Certíssimo, eu também não forneço mais material. Apenas M.O. geralmente passo três fornecedores para o cliente e ele se responsabiliza pela compra, garantia etc. Só forneço a lista de material, após a compensação do valor de 30% de sinal. Caso contrário não faço questão de pegar o serviço. "Muitas vezes passei a lista de material e o cliente fechou com algum outro irresponsável que sequer sabia o que fazer com as peças que eu pedi. Kkkk Mais perdi tempo. Hoje nao perco mais É 30% de sinal, 35% no término e 35% 10 dias após emissão da última NF e se não pagar eu protesto.
Só um detalhe, recomendo acompanhar o cliente para comprar o material, para que seja mantido a qualidade dos materiais, porque sempre o cliente muda para ficar mais barato e o vendedor da loja não tem compromisso com vender boas marcas de produtos ou detalhes técnicos, ele apenas quer vender.
Tem tbm aquela situação que o cliente é muito ocupado e vc tem que descascar o abacaxi. Eu tbm utilizo depois de tudo acertado de preferência num contrato básico depois de ter escolhido os valores (mão de obra e material), ligo pra loja que fez o orçamento escolhido pedindo pra preparar a nota e enviar via boleto, transferencia bancaria, etc.... que será enviada no e-mail do cliente com cópia para o meu tbm. Feito o pagamento, é só aguardar a entrega e começar a obra. Ah!! Pra quem está se perguntando: E se o cliente não tiver e-mail? Acho pouco provável que uma pessoa que diz não ter tempo pra sair e comprar o material, não dispor de um e-mail...entendeu? Por isso, peço cópia para meu e-mail. Não vou perder um orçamento de 5, 10, ou até 2 mil por causa de 2 horas de viagem até o cliente para entregá-lo um boleto. Já até sai de escritório com o dinheiro na mão para pagar boleto em lotericas!!! Errado? Não sei, talvez! Mas só sei que a comida e as contas estão em dia!!!
Leônidas! Tem, mais ou menos, dois meses q resolvi acessar sites que mostram vídeos relacionados a eletricidade. Resolvi fazer isso, pois a muito tempo, ou seja, acerca de 6 anos deixei de trabalhar com elétrica para me tornar funcionário público numa atividade não ligada em elétrica, se bem que, face as condições lá existente acabava de vez enquando atuando como eletricista de maneira esporádica: manutenção de paneis de bomba, QDCs, enfim... Agora, estou próximo de me aposentar, mesmo com uma certa idade, gostaria de retomar a carreira de eletricista. Bom, só para esclarecer, há mais de 20 anos me formei em tecnólogo em elétrica além de fazer alguns cursos no SENAI relacionados intimamente à elétrica, mas também ter sido feito já a um bom tempo, necessitando de atualizações imediatas e justamente por isso recorri aos vídeos no youtube. Bom!,você deve se pergunta: - por que esse cara está contando essa história?! Na verdade explico: na maioria dos vídeos q tenho assistido de diversos profissionais, que na sua maioria são muito bons no meu ponto de vista, mas me chama atenção uma diferença crucial em alguns dos teus vídeos, que você mostra através de uma didática simples e eficiente que, independente da qualidade do serviço prestado com qualidade, por trás disso tudo há pessoas com vontades, desejos e expectativas diversas querendo soluções aos seus problemas. Portanto, é aí, eu noto, q você entra com a habilidade de forma clara e direta de como lidar com pessoas.. Entendo pela tuas ponderações nos vídeos q para chegar nisso passou vários "perrengues" e melhor de tudo se preocupa em passar essa experiência aos teus ouvintes e telespectadores, mais conhecidos como alunos.. por quê não; não é mesmo!?..... Boas rapaz...
Muito Obrigado. É o que tento fazer, passar o conteúdo de maneira simples e eficiente. E com foco não somente teórica, mas prática e sempre mais próximo possível da realidade. Abraço
Amigo Roberto apesar do comentário tardio e ser mais jovem temos bastante semelhança fui jovem Aprendiz do Senai, trabalhei cerca de 7 anos em empresas e como autônomo fazendo manutenção elétrica nas próprias e instalações residenciais, e também larguei a carreira para me tornar funcionário público função cujo atuo hoje em dia sendo professor em escola estadual, mas creio que a área de eletricidade é um dom no qual nascemos com essa "pré-disposição" comecei assistindo os vídeos do Leônidas apenas para me atualizar de alguns conceitos que já estavam batidos em minha lembrança, sem compromisso, e nisso creio que já assisti uns 15 seguidos, por tamanha sapiência do interlocutor, e várias atualizações que não tenho/tinha noção. Parabéns amigo Roberto pela aposentadoria e querer voltar a nossa querida área inicial de atuação e parabéns professor Leônidas pelo excelente conteúdo do canal.
Parabéns aos dois , más eu Aírton Carlos da Silva não quero ser mais eletricista não kkķkkk kkķkkk kkķkkk kkķkkk kkķkkk kkķkkk kkķkkk eu hem Deus é mais abraços à vcs PS quanto mais eu vejo vídeos do Sr Leonidas mais doido eu fico rsrsrsrs kkķkkk amo vcs kkkķ
Tenho CNPJ as vezes compro material! As vezes compro sem usa CNPJ boto valor da mercadoria do combustível mão de obra tudo junto. Mais em caso de emergência.
Tá muito boas as dicas do profesor,já goi muito calejado nessa area de cliente teimoso que ñao percebe que o electricista não é culpado por defeitos nas lâmpadas,porque o electricista não é fabricante. Muito sabia essa dica de mandar o cliente a loja comprar os materiais para ele se matar sozinho com as qualidades e preços da loja.😀👍
é aí Leônidas TD bom aqui quem fala é o Leandro de Americana sp,trabalho na área de elétrica a 15 anos e assim q tenho um tempo assisto seus vídeos,e são bem úteis no dia dia vc entende bem a profissão e manja muito, meus parabéns q deus te abemcoe,um abraço !
Eu também só trabalho com a mão de obra. Não trabalho em uma só profissão na construção civil, já dei diversos orçamentos de material que ao executar as atividades faltou aí o cliente deve que comprar mais. E quase acabando o serviço apresentava diversos problemas que não dava pra dar continuidade ao projeto inicial, as vezes por se tratar de um pilar central( escondido que o cliente não sabia por se tratar de uma casa comprada de uma pessoa); então ter que trocar os materiais e comprar mais isso trás maior transtorno eu teria que arcar com as despesas.
Olá Leônidas perfeito sua explicações ; eu trabalho do jeito que vc trabalha, faço uma lista do q precisa e passa para o cliente,toda a responsabilidade de material e por conta do cliente ,a minha responsabilidade e executar o serviço dentro da norma e terminar entrega ao cliente ,e receber o meu pagamento.
Show de bola essa sua aula Leônidas, parabéns, as vezes é ruim quando falamos em preço pro cliente, e tem muitos dele que quer tornar seu amigo pro serviço ficar mais barato. Tudo de bom amigo, obrigado.
Olá Prof° Leônidas, a única vez que eu tive que comprar um equipamento para um cliente, foi uma campainha sem fiu para um advogado. Não teve jeito, fui três vezes no escritório dele para fazer a instalação e ele não tinha comprado, na quarta vez que ele me chamou, PRECISEI ir até a loja e comprar. Chegando no escritório, entreguei a nota fiscal para ele. Sabe aquela pessoa que entra no escritório as oito horas da manhã e só sai as seis da tarde, só saindo para alguma audiência ou coisa parecida. Esse é esse cliente ! Até almoçar, ele almoça no escritório ! Aí não tem jeito, tive eu que ir na loja comprar a campainha para ele. Mas eu não costumo fazer isso, pois esse caso foi a única exceção.
Leonidas assisto todos os seus videos,agora estou repassando tambem para os clientes muito bacana! Eu ja fiz tudo isso que vc falou no video,como de costume ja fui prejudicado,algumas vezes fui mau interpretado,ja recebi ate multa devido esta comprando material para o cliente e meu carro foi removido para o patio do detran.
Eu sempre que posso, incluo materiais também. Com exceção de luminárias e lâmpadas, pois como vc bem diz no vídeo, são passíveis de queimar e acabam dando prejuízo, pelo tempo gasto na reposição. Mas tem materiais que não dão problema, então procuro comprar com bom preço e repassar com alguma margem.
Gostei, eletricista não é vendedor de material, evita muitas dores de cabeça, eu particularmente passo a relação e advirto, só compre material de boa qualidade, anti chama para não ter prejuizo após instalação.
Olá pode me tirar uma dúvida? A árvore... Serve de proteção para a casa, como para raio? Ou não protege a casa, e o fio terra protege os equipamentos do raio que cai no poste?
Boa noite Leônidas, parei de fazer orçamento pra cliente pois perdia muito tempo de loja em loja e no final nem cobrava e na maioria das vezes o serviço não era feito.
Eu acho muito mais fácil fazer a lista é passar pro cliente pois fico sem a responsabilidade com a garantia do material .coloco a marca que eu uso e se vier outra marca mando trocar pois as vezes perdemos muito tempo na compra .
Leônidas meu amigo, boa noite. Depois de esses 4nos , assistindo 11/11/22 vejo que esse negócio de comprar pra cliente, dá orçamento pronto, já fiz isso e só deu certo uma vez, não tenho nem muito tempo 🤔🤔🤔 com essa, só vou notar aquilo que irá precisar, e eles que se vire, daí darei meu preço. Pelo que observei, é o melhor 🤔🤔 Forte abraço seu amigo, Macêdo são Paulo capital. Temos que ficarmos atentos, complicado viu😫
Boa cara mas uma vez valeu muito assistir o seu vídeo 👍🔌💡 Eu já estive em ambas as partes esse assunto é muito complexo Vou falar por min as maiorias das vezes eu compro pro cliente No meu caso compro como cliente final e espaço a nota fiscal sempre aconselhável tirá uma xerox e Guarda para algumas eventualidades de trocar aí assim O cliente tem faz amelhor escolhar Se vai a loja fazer a troca ou chama o eletricista para fazê-lo o serviço indicado e outras eveeventualidades existente na residência do cliente
Boa noite O problema que ja fiz isso de deixar o cliente ir comprar materiais e ele compra sempre errado ou entao compra coisas de promoçao ai vai eu na loja teocar td cabos na cor errada e tal
Obrigado pelas informação. Me ajuda aí: como orçar uma troca de toda uma instalação, tirando fiação antiga (rígido) para cabeamento flexível? Como mensurar o material a fim de não ter muita sobra ou pouco material?
Ótimo vídeo. E quando o cliente se dispõe de comprar o material sendo que as cores dos cabos não obedecem a norma NBR 5410 ou compra os cabos de má qualidade; ainda mais quando faz a compra dos disjuntores não atendendo a curva do mesmo para a carga destinada? Observo que há muitos funcionários em casas de materiais de construção que não tem uma noção básica de elétrica e isso deixa muito a desejar. Valeu meu amigo, depois faça um vídeo sobre os equipamentos que o eletricista deve carrregar em sua maleta.
Sim. Por isso é muito importante fazer a lista com todas as informações do produto e eu sempre faço o orçamento em uma loja especializada em material elétrico. Ótima ideia do vídeo. Abraço
Se for possivel, marque um dia para fazer esta compra com o seu cliente. Acompanhe-o durante a compra com a sua lista já feita! Vai perder tempo? Sim, mas será melhor perder ali umas 3 horas de compra do que 2, 3 dias tentando resolver problemas de troca na loja!!! Isto quando trocam!! Por isso faça orçamentos em boas lojas, eles jamais irão deixar de atender algum problema que tenha tido na compra. Eu faço assim na maioria das vezes, no final o cliente vai mesmo é só pra passar o cartão!!!
Boa noite,sou técnico em eletrotécnica,na minha opnião e como faço ,se o profissional tive um capital para compra o mateial eletrico com um preço que de para competir com o mercado,é como certeza melhor vc oferecer o serviço com mão de obra e material eletrico,o prof issional ganha em muito com a venda do material,conseguindo compra com preço de atacado.
Boa noite, nessas condições até da para pensar, mas não pode se esquecer que poderá ter sérios problemas fiscais, então é preciso planejar muito bem, pois multa por sonegação de imposto é pesada
agradeço muito pela força que tens dado à todos que amam a elétrica...Podes ter certeza que quem ama a elétrica e está inscrito no seu canal, não se arrependeu assim como eu.
justo, Leônidas. eu também só trabalho com mão de obra, mais na hora de comprar o material sempre procuro acompanhar o meu cliente, caso contrário , na maioria das vezes, vem material errado.
Se for possivel, marque um dia para fazer esta compra com o seu cliente. Acompanhe-o durante a compra com a sua lista já feita! Vai perder tempo? Sim, mas será melhor perder ali umas 3 horas de compra do que 2, 3 dias tentando resolver problemas de troca na loja!!! Isto quando trocam!! Por isso faça orçamentos em boas lojas, eles jamais irão deixar de atender algum problema que tenha tido na compra. Eu faço assim na maioria das vezes, no final o cliente vai mesmo é só pra passar o cartão!!!
BOM DIA LEONIDAS EU VEJO OS SEUS VIDEOS TODOS OS DIA PRA MIM ATUALIZAR .EU QUERIA AVISAR AOS OUTROS ELETRICISTA SOBRE OS CURSOS DE ENERGIA FOTOVOLTAICA QUE E MUITO BOM E UMA NOVA TECNOLOGIA MAS AQUI EM MINAS O ELETRICISTA ELE NÃO PODE ASSINAR O PROJETO E O ELETROTÉCNICO COM CREA ATIVO TAMBEM NÃO. EOS CURSOS SÃO CAROS DE 1200 A 1850.
Bom dia, então,como posicionar quando passo um orçamento com matérias,mas por conveniência não posso cobrir o material, naquele momento. Como posso me posicionar diante do cliente ?
quando o cliente não está dependendo do caso eu compro o material guardo a nota, e no final cobro a mão de obra e o ressarcimento da nota, prefiro ir junto com o cliente para escolher o material disponível no comércio local
Eu passo o orçamento de mao de obra, na maiorias dos serviço que eu fiz foi tudo indicação, e graças a Deus nao tomei calote e na maioria das vezes o cliente que que compra o material. Cara enquanto existir o ze faisca, e pedreiro,pintor,gesseiro pegando serviço de eletrica e cliente aceitando que esses profissionais executem, nos eletricista serios vamos ficar sofrendo por causa disso.
Eu já sofri com isso ! Perdia meu tempo indo com Criente nas lojas até meu carro servil de transporte várias vezes ,é muito prejuízo o Criente gosta muito de vantagem , de alguns anos pra car eu dou a lista é peço pro Criente compra
Olá amigo muito bom a tua explicação, já fiz serviço junto com o material. Mas hoje todo serviço que faço só cobro a mão de obra. Orçamento de material faço separado e paço para o contratante.forte abraço.
Boa noite Leônidas falando com um eletrecista aki hoje sobre aterramento ele me disse " pra q hastes coloca um cano galvanizado a haste em menos de seis meses ta enferrujada já sumiu td o cobre q é só um banho "" gostaria da sua opinião sobre isso. Obrigado
Boa noite. Canos galvanizados não são feitos para essa função, não funcionarão direito. As hastes tem essa função específica funciona muito melhor e sairá mais barato que se tentar adaptar esse cano
Concordo, e además há perfis de clientes que não querem perder tempo comprando e nem entendem, e se vc não coloca uma % nos materiais ou o cliente comprar e vc instala aí falha um disjuntor ou dr vc vai ficar indo e vindo de graça? Porque na hora de comprar ele compra mas na hora da garantia ele vai querer que vc garanta mesmo que não seja vc que comprou.
Tudo depende de como vc trabalha, pois normalmente, no meu caso, os clientes não não querem se incomodar e como trabalho por indicação não tenho problema se pedir entrada e dependendo do serviço, e na questão do seu orçamento se ficar mais caro que do Zé ( como diz o Leônidas ) na realidade fica mais caro em relação a quê? Pois são orçamentos distintos e produtos ( mão de obra ) distintos...isso vc tem que argumentar com o cliente do porquê pagar mais, passar p ele que o mais é menos...agora se mesmo assim ele não aceitar contrata o Zé...e veja quanto custa contratar um incompetente ou mal profissional que se preocupa somente em ganhar um troquinho rápido sem qualificação... aí meus amigos depende de que profissional quer ser e clientes vc quer ter.
Eu já tomei na cabeça fazendo isso. Nunca mais essa vez foi pra aprender só faço minha lista e também jamais entrego a lista para o cliente só o valor.
No caso vc faz o orçamento em alguma loja de confiança, e passa o valor total. Ai o cliente fechando indica a ele para ir ate o vendedor fazer a compra?
Ok. Meu amigo Leondas . Ótimo vídeo. Deus me livre não faria isso de vender mercadoria. Rsrs...Ficaria na sua opção. Sim, amigo por favor, você é de qual Estado? Feliz Ano Novo aí pra você e Familiares. Sucessos! !! Abraço. Att, Macêdo
Por enquanto meus clientes todos preferem não correr Atraz de nada. Confiam e desta forma eu sempre utilizo material de qualidade sempre procurando melhor preço. Corro o risco de perder pois eu entro com o material mas até agora não tive problema.
Tenho 17 anos. Fiz cursos no senai,e trabalhei como menor aprendiz numa multinacional. Tenho uma boa nocao de instalaçoes elétricas prediaise qro me tornar um eletricista autonomo. Vc tem alguma dica de como posso entrar nesse mercado?? n tenho experiemcia pratica, só teorica
No meu caso, só vendo a mão de obra. Vejo o serviço, passo a lista de material junto com o orçamento. 50% antes de iniciar e o restante no término da obra. Caso contrário já dou uma desculpa para não fazer.
O legal do Leônidas é que ele fala na lata a realidade kkkkkk doa a quem doer kkkkk... Se o cara tiver com vontade de se tornar autônomo na área da elétrica ele continua, se for fogo de palha ele desiste no primeiro vídeo.
Certíssimo, eu também não forneço mais material.
Apenas M.O. geralmente passo três fornecedores para o cliente e ele se responsabiliza pela compra, garantia etc.
Só forneço a lista de material, após a compensação do valor de 30% de sinal.
Caso contrário não faço questão de pegar o serviço.
"Muitas vezes passei a lista de material e o cliente fechou com algum outro irresponsável que sequer sabia o que fazer com as peças que eu pedi. Kkkk
Mais perdi tempo. Hoje nao perco mais
É 30% de sinal, 35% no término e 35% 10 dias após emissão da última NF e se não pagar eu protesto.
Só um detalhe, recomendo acompanhar o cliente para comprar o material, para que seja mantido a qualidade dos materiais, porque sempre o cliente muda para ficar mais barato e o vendedor da loja não tem compromisso com vender boas marcas de produtos ou detalhes técnicos, ele apenas quer vender.
Tem tbm aquela situação que o cliente é muito ocupado e vc tem que descascar o abacaxi. Eu tbm utilizo depois de tudo acertado de preferência num contrato básico depois de ter escolhido os valores (mão de obra e material), ligo pra loja que fez o orçamento escolhido pedindo pra preparar a nota e enviar via boleto, transferencia bancaria, etc.... que será enviada no e-mail do cliente com cópia para o meu tbm. Feito o pagamento, é só aguardar a entrega e começar a obra. Ah!! Pra quem está se perguntando: E se o cliente não tiver e-mail? Acho pouco provável que uma pessoa que diz não ter tempo pra sair e comprar o material, não dispor de um e-mail...entendeu? Por isso, peço cópia para meu e-mail. Não vou perder um orçamento de 5, 10, ou até 2 mil por causa de 2 horas de viagem até o cliente para entregá-lo um boleto. Já até sai de escritório com o dinheiro na mão para pagar boleto em lotericas!!! Errado? Não sei, talvez! Mas só sei que a comida e as contas estão em dia!!!
muito bom o vídeo Leônidas Borges
obrigado pela explicação
Boa noite
Deus te abençoe
Gostei da solução.da a lista pro cliente e a gente fAz o serviço.😁😁😁👏👏👏💙💙
Leônidas! Tem, mais ou menos, dois meses q resolvi acessar sites que mostram vídeos relacionados a eletricidade. Resolvi fazer isso, pois a muito tempo, ou seja, acerca de 6 anos deixei de trabalhar com elétrica para me tornar funcionário público numa atividade não ligada em elétrica, se bem que, face as condições lá existente acabava de vez enquando atuando como eletricista de maneira esporádica: manutenção de paneis de bomba, QDCs, enfim... Agora, estou próximo de me aposentar, mesmo com uma certa idade, gostaria de retomar a carreira de eletricista. Bom, só para esclarecer, há mais de 20 anos me formei em tecnólogo em elétrica além de fazer alguns cursos no SENAI relacionados intimamente à elétrica, mas também ter sido feito já a um bom tempo, necessitando de atualizações imediatas e justamente por isso recorri aos vídeos no youtube. Bom!,você deve se pergunta: - por que esse cara está contando essa história?! Na verdade explico: na maioria dos vídeos q tenho assistido de diversos profissionais, que na sua maioria são muito bons no meu ponto de vista, mas me chama atenção uma diferença crucial em alguns dos teus vídeos, que você mostra através de uma didática simples e eficiente que, independente da qualidade do serviço prestado com qualidade, por trás disso tudo há pessoas com vontades, desejos e expectativas diversas querendo soluções aos seus problemas. Portanto, é aí, eu noto, q você entra com a habilidade de forma clara e direta de como lidar com pessoas.. Entendo pela tuas ponderações nos vídeos q para chegar nisso passou vários "perrengues" e melhor de tudo se preocupa em passar essa experiência aos teus ouvintes e telespectadores, mais conhecidos como alunos.. por quê não; não é mesmo!?..... Boas rapaz...
Muito Obrigado. É o que tento fazer, passar o conteúdo de maneira simples e eficiente. E com foco não somente teórica, mas prática e sempre mais próximo possível da realidade. Abraço
Amigo Roberto apesar do comentário tardio e ser mais jovem temos bastante semelhança fui jovem Aprendiz do Senai, trabalhei cerca de 7 anos em empresas e como autônomo fazendo manutenção elétrica nas próprias e instalações residenciais, e também larguei a carreira para me tornar funcionário público função cujo atuo hoje em dia sendo professor em escola estadual, mas creio que a área de eletricidade é um dom no qual nascemos com essa "pré-disposição" comecei assistindo os vídeos do Leônidas apenas para me atualizar de alguns conceitos que já estavam batidos em minha lembrança, sem compromisso, e nisso creio que já assisti uns 15 seguidos, por tamanha sapiência do interlocutor, e várias atualizações que não tenho/tinha noção. Parabéns amigo Roberto pela aposentadoria e querer voltar a nossa querida área inicial de atuação e parabéns professor Leônidas pelo excelente conteúdo do canal.
Ótimo comentário que agrega muito. Obrigado pelo elogio. Abraço
Parabéns aos dois , más eu Aírton Carlos da Silva não quero ser mais eletricista não kkķkkk kkķkkk kkķkkk kkķkkk kkķkkk kkķkkk kkķkkk eu hem Deus é mais abraços à vcs PS quanto mais eu vejo vídeos do Sr Leonidas mais doido eu fico rsrsrsrs kkķkkk amo vcs kkkķ
Boa Noite parabéns pela palestra..
eu tambem faço assim relaciono o material o cliente e q efetua a compra na loja q ele quizer
Muito bom,a sua explicação é muito boa existe muita situação que complica.
Muito importante seu esclarecimento, Leônidas , nunca mais incluo os materiais, somente a mão de obra.
Tenho CNPJ as vezes compro material! As vezes compro sem usa CNPJ boto valor da mercadoria do combustível mão de obra tudo junto. Mais em caso de emergência.
Tá muito boas as dicas do profesor,já goi muito calejado nessa area de cliente teimoso que ñao percebe que o electricista não é culpado por defeitos nas lâmpadas,porque o electricista não é fabricante. Muito sabia essa dica de mandar o cliente a loja comprar os materiais para ele se matar sozinho com as qualidades e preços da loja.😀👍
Faria a relação de material, ressaltaria a maior eficiência da marca que teria indicado. A opção de comprar o melhor, fica por conta dele.
boa noita leonidas eu prefiro fazer orçamento e da oneu preço
é aí Leônidas TD bom
aqui quem fala é o Leandro de Americana sp,trabalho na área de elétrica a 15 anos e assim q tenho um tempo assisto seus vídeos,e são bem úteis no dia dia vc entende bem a profissão e manja muito, meus parabéns q deus te abemcoe,um abraço !
Olá Leandro, que legal. Muito Obrigado
Amém. Igualmente
Eu também só trabalho com a mão de obra. Não trabalho em uma só profissão na construção civil, já dei diversos orçamentos de material que ao executar as atividades faltou aí o cliente deve que comprar mais. E quase acabando o serviço apresentava diversos problemas que não dava pra dar continuidade ao projeto inicial, as vezes por se tratar de um pilar central( escondido que o cliente não sabia por se tratar de uma casa comprada de uma pessoa); então ter que trocar os materiais e comprar mais isso trás maior transtorno eu teria que arcar com as despesas.
Claro que sim, si voce comprar p material com seu dinheiro tem que ganhar em cima do material tbm
Mais vou melhorar vendo as tuas aulas abraco
Este assunto foi relevante para mim
Olá Leônidas perfeito sua explicações ; eu trabalho do jeito que vc trabalha, faço uma lista do q precisa e passa para o cliente,toda a responsabilidade de material e por conta do cliente ,a minha responsabilidade e executar o serviço dentro da norma e terminar entrega ao cliente ,e receber o meu pagamento.
Show de bola essa sua aula Leônidas, parabéns, as vezes é ruim quando falamos em preço pro cliente, e tem muitos dele que quer tornar seu amigo pro serviço ficar mais barato. Tudo de bom amigo, obrigado.
Valeu abraço
Olá Prof° Leônidas, a única vez que eu tive que comprar um equipamento para um cliente, foi uma campainha sem fiu para um advogado. Não teve jeito, fui três vezes no escritório dele para fazer a instalação e ele não tinha comprado, na quarta vez que ele me chamou, PRECISEI ir até a loja e comprar. Chegando no escritório, entreguei a nota fiscal para ele. Sabe aquela pessoa que entra no escritório as oito horas da manhã e só sai as seis da tarde, só saindo para alguma audiência ou coisa parecida. Esse é esse cliente ! Até almoçar, ele almoça no escritório ! Aí não tem jeito, tive eu que ir na loja comprar a campainha para ele. Mas eu não costumo fazer isso, pois esse caso foi a única exceção.
Leonidas assisto todos os seus videos,agora estou repassando tambem para os clientes muito bacana!
Eu ja fiz tudo isso que vc falou no video,como de costume ja fui prejudicado,algumas vezes fui mau interpretado,ja recebi ate multa devido esta comprando material para o cliente e meu carro foi removido para o patio do detran.
Pois é, as vezes agente tenta ajudar mais acabamos nos prejudicando
GIGANTESCA aula professor, muito obrigado por suas dicas, vc é realmente uma FERA LEÔNIDAS
Concordo com o que você apresentou. Fico só com a mão de obra
Eu sempre que posso, incluo materiais também.
Com exceção de luminárias e lâmpadas, pois como vc bem diz no vídeo, são passíveis de queimar e acabam dando prejuízo, pelo tempo gasto na reposição.
Mas tem materiais que não dão problema, então procuro comprar com bom preço e repassar com alguma margem.
Sim, nesse caso compensa mesmo.
Gostei, eletricista não é vendedor de material, evita muitas dores de cabeça, eu particularmente passo a relação e advirto, só compre material de boa qualidade, anti chama para não ter prejuizo após instalação.
Sim, já vi muita gente se enrolar com essas coisas de vender material.
Olá pode me tirar uma dúvida? A árvore... Serve de proteção para a casa, como para raio? Ou não protege a casa, e o fio terra protege os equipamentos do raio que cai no poste?
parabens leonidas
Obrigado
Boa noite Leônidas, parei de fazer orçamento pra cliente pois perdia muito tempo de loja em loja e no final nem cobrava e na maioria das vezes o serviço não era feito.
Bom dia amigo vejo todos os teus vídeos são top.s
Eu acho muito mais fácil fazer a lista é passar pro cliente pois fico sem a responsabilidade com a garantia do material .coloco a marca que eu uso e se vier outra marca mando trocar pois as vezes perdemos muito tempo na compra .
Leônidas meu amigo, boa noite. Depois de esses 4nos , assistindo 11/11/22 vejo que esse negócio de comprar pra cliente, dá orçamento pronto, já fiz isso e só deu certo uma vez, não tenho nem muito tempo 🤔🤔🤔 com essa, só vou notar aquilo que irá precisar, e eles que se vire, daí darei meu preço. Pelo que observei, é o melhor 🤔🤔 Forte abraço seu amigo, Macêdo são Paulo capital. Temos que ficarmos atentos, complicado viu😫
Vdd
Valeu. Abraço
boa noite eu estou muito contente com o sr pq o sr esta correto quanto mais agente quer ajudar ainda acha pouco
esta lista que o sr fez esta otimo eu aprendi muito por isso que que estamos vendo dia a dia
leonidas tou gostando muito de ver o se canal almentando de INSCRITOS MUITO LEGAL ESSO É RESUTADOS DE OTIMOS TRABALHO SEU.
Que legal. Obrigado amigo, estamos crescendo cada vez mais graças a vocês. Abraço
Boa cara mas uma vez valeu muito assistir o seu vídeo 👍🔌💡
Eu já estive em ambas as partes esse assunto é muito complexo
Vou falar por min as maiorias das vezes eu compro pro cliente
No meu caso compro como cliente final e espaço a nota fiscal sempre aconselhável tirá uma xerox e Guarda para algumas eventualidades de trocar aí assim
O cliente tem faz amelhor escolhar
Se vai a loja fazer a troca ou chama o eletricista para fazê-lo o serviço indicado e outras eveeventualidades existente na residência do cliente
Sim, essa parte de trocas e garantia complica bastante
Além de um grande professor ainda passa assuntos bem importantes para quem está começando muito obrigado mestre
Boa noite
O problema que ja fiz isso de deixar o cliente ir comprar materiais e ele compra sempre errado ou entao compra coisas de promoçao ai vai eu na loja teocar td cabos na cor errada e tal
eu não compro nem uma fita isolante só acompanho o cliente a loja,é a primeira coisa que falo se quiser bem se não procure outro.
E precisa ser fita isolante Boa ainda.
Eu uso a fita isolante 33+
olá, muito boa a dica, eu prefiro quê o Cliente compra o material.
Legal. Obrigado
Obrigado pelas informação. Me ajuda aí: como orçar uma troca de toda uma instalação, tirando fiação antiga (rígido) para cabeamento flexível? Como mensurar o material a fim de não ter muita sobra ou pouco material?
Ótimo vídeo. E quando o cliente se dispõe de comprar o material sendo que as cores dos cabos não obedecem a norma NBR 5410 ou compra os cabos de má qualidade; ainda mais quando faz a compra dos disjuntores não atendendo a curva do mesmo para a carga destinada? Observo que há muitos funcionários em casas de materiais de construção que não tem uma noção básica de elétrica e isso deixa muito a desejar. Valeu meu amigo, depois faça um vídeo sobre os equipamentos que o eletricista deve carrregar em sua maleta.
Sim. Por isso é muito importante fazer a lista com todas as informações do produto e eu sempre faço o orçamento em uma loja especializada em material elétrico. Ótima ideia do vídeo. Abraço
Se for possivel, marque um dia para fazer esta compra com o seu cliente. Acompanhe-o durante a compra com a sua lista já feita! Vai perder tempo? Sim, mas será melhor perder ali umas 3 horas de compra do que 2, 3 dias tentando resolver problemas de troca na loja!!! Isto quando trocam!! Por isso faça orçamentos em boas lojas, eles jamais irão deixar de atender algum problema que tenha tido na compra. Eu faço assim na maioria das vezes, no final o cliente vai mesmo é só pra passar o cartão!!!
Cara eu estou pensando muito nisso, pelo o que vc falou só basta ter honestidade e tudo da certo com um pouco de otimismo.
Vejamos também a qualidade do material que o cliente fornece porque se não teu trabalho fica comprometido sem garantia.
valeu meu caro amigo Deus te ajude
Amém
Bom dia Leonidas poderia fazer um vídeo explicando como instalar o VCL PERFURANTE? OBRIGADO
Passe a lista de materiais, a marca e já avise sobre as marcas de má qualidade e que o barato pode sair caro
Muito bom as informações. Professor..
Excelente esclarecimento!
Obrigado.
Boa noite,sou técnico em eletrotécnica,na minha opnião e como faço ,se o profissional tive um capital para compra o mateial eletrico com um preço que de para competir com o mercado,é como certeza melhor vc oferecer o serviço com mão de obra e material eletrico,o prof issional ganha em muito com a venda do material,conseguindo compra com preço de atacado.
Boa noite, nessas condições até da para pensar, mas não pode se esquecer que poderá ter sérios problemas fiscais, então é preciso planejar muito bem, pois multa por sonegação de imposto é pesada
Excelente aula , faço as vezes quando e algum material pequeno e perto de casa .
Isso, eu também quando é pouca coisa eu mesmo compro e resolvo
Sempre deixo a lista de material com o cliente.
Eu também não gosto de comprar o material i cliente e que sempre compra ok
Parabéns..simples/didático e muito direto..
Muito Obrigado
Verdade sim meu parceiro
Valeu
agradeço muito pela força que tens dado à todos que amam a elétrica...Podes ter certeza que quem ama a elétrica e está inscrito no seu canal, não se arrependeu assim como eu.
Parabéns pelo vídeo muito bom.
muito bom, Leônidas.
Obrigado amigo
justo, Leônidas.
eu também só trabalho com mão de obra, mais na hora de comprar o material sempre procuro acompanhar o meu cliente, caso contrário , na maioria das vezes, vem material errado.
Sim, na hora da compra é muito importante mesmo acompanhar o cliente
@@LeonidasBorgesEletrica estou assistindo agora muito bom
Olá professor, gosto muito de seus vídeos me ajuda bastante , fico olhando cada vídeo, pois sonho em cursar elétrica em breve.
Eu prefiro que o cliente compre o material. Fico mais tranquilo. E o cliente pode parcelar ou pagar a vista. Ele que decide.
Verdade. Será um problema a menos para nós
Nunca tinha pensado dessa forma!
Muito bom amigo
Estava precisando dessa informação
Legal
Se for possivel, marque um dia para fazer esta compra com o seu cliente. Acompanhe-o durante a compra com a sua lista já feita! Vai perder tempo? Sim, mas será melhor perder ali umas 3 horas de compra do que 2, 3 dias tentando resolver problemas de troca na loja!!! Isto quando trocam!! Por isso faça orçamentos em boas lojas, eles jamais irão deixar de atender algum problema que tenha tido na compra. Eu faço assim na maioria das vezes, no final o cliente vai mesmo é só pra passar o cartão!!!
👏👏👏👏 Muito bom professor como sempre tirando todas as nossas dúvidas obrigado
perfeita esta explicação .
BOM DIA LEONIDAS EU VEJO OS SEUS VIDEOS TODOS OS DIA PRA MIM ATUALIZAR .EU QUERIA AVISAR AOS OUTROS ELETRICISTA SOBRE OS CURSOS DE ENERGIA FOTOVOLTAICA QUE E MUITO BOM E UMA NOVA TECNOLOGIA MAS AQUI EM MINAS O ELETRICISTA ELE NÃO PODE ASSINAR O PROJETO E O ELETROTÉCNICO COM CREA ATIVO TAMBEM NÃO.
EOS CURSOS SÃO CAROS DE 1200 A 1850.
Legal, tem um curso on line bem conceituado sobre o assunto, muito completo e com custo bem acessível
Dá uma olhada go.hotmart.com/N8949953P
OBRIGADO LEONIDAS PELA TROCA DE CONHECIMENTO
Valeu. Abraço
Em algumas situações é melhor perder o cliente dq a credibilidade
Com certeza é melhor mesmo
Bom dia, então,como posicionar quando passo um orçamento com matérias,mas por conveniência não posso cobrir o material, naquele momento. Como posso me posicionar diante do cliente ?
quando o cliente não está dependendo do caso eu compro o material guardo a nota, e no final cobro a mão de obra e o ressarcimento da nota,
prefiro ir junto com o cliente para escolher o material disponível no comércio local
Legal Everton
Porém, pode acontecer do cliente comprar errado, achar o material caro, comprar itens como fios de baixa qualidade, etc!
Ótimas dicas!!
Sim amigo tenho certeza vc pd me explicar como se faz
Você precisa ligar uma fase na lâmpada e o outro "polo" da lâmpada na lâmpada seguinte assim sucessivamente e na última liga a outra fase ou neutro
muito bom !
Muito Obrigado Jonas
Eu passo o orçamento de mao de obra, na maiorias dos serviço que eu fiz foi tudo indicação, e graças a Deus nao tomei calote e na maioria das vezes o cliente que que compra o material.
Cara enquanto existir o ze faisca, e pedreiro,pintor,gesseiro pegando serviço de eletrica e cliente aceitando que esses profissionais executem, nos eletricista serios vamos ficar sofrendo por causa disso.
Eu já sofri com isso ! Perdia meu tempo indo com Criente nas lojas até meu carro servil de transporte várias vezes ,é muito prejuízo o Criente gosta muito de vantagem , de alguns anos pra car eu dou a lista é peço pro Criente compra
EU TAMBÉM PREFIRO QUE O CLIENTE COMPRE
É menos preocupação para nós
Olá amigo muito bom a tua explicação, já fiz serviço junto com o material.
Mas hoje todo serviço que faço só cobro a mão de obra.
Orçamento de material faço separado e paço para o contratante.forte abraço.
Legal. Abraço Francisco
Boa noite Leônidas falando com um eletrecista aki hoje sobre aterramento ele me disse " pra q hastes coloca um cano galvanizado a haste em menos de seis meses ta enferrujada já sumiu td o cobre q é só um banho "" gostaria da sua opinião sobre isso. Obrigado
Boa noite. Canos galvanizados não são feitos para essa função, não funcionarão direito. As hastes tem essa função específica funciona muito melhor e sairá mais barato que se tentar adaptar esse cano
Ótimo vídeo, obrigado pelas dicas.
Muito obrigado
Dica top
Valeu amigo
Prefiro comprar o material ,porque compro tudo Certo e não perco tempo com a demora do cliente e com compras erradas .
Sim, tem muitos casos que é melhor mesmo
Concordo, e además há perfis de clientes que não querem perder tempo comprando e nem entendem, e se vc não coloca uma % nos materiais ou o cliente comprar e vc instala aí falha um disjuntor ou dr vc vai ficar indo e vindo de graça? Porque na hora de comprar ele compra mas na hora da garantia ele vai querer que vc garanta mesmo que não seja vc que comprou.
Tudo depende de como vc trabalha, pois normalmente, no meu caso, os clientes não não querem se incomodar e como trabalho por indicação não tenho problema se pedir entrada e dependendo do serviço, e na questão do seu orçamento se ficar mais caro que do Zé ( como diz o Leônidas ) na realidade fica mais caro em relação a quê? Pois são orçamentos distintos e produtos ( mão de obra ) distintos...isso vc tem que argumentar com o cliente do porquê pagar mais, passar p ele que o mais é menos...agora se mesmo assim ele não aceitar contrata o Zé...e veja quanto custa contratar um incompetente ou mal profissional que se preocupa somente em ganhar um troquinho rápido sem qualificação... aí meus amigos depende de que profissional quer ser e clientes vc quer ter.
Sempre tem folgados que querem todo de graça, mas precisa deixar bem claro que valor é da mão der obra da instalação
Sim, mas fica o alerta sobre questões legais, será que a empresa do eletricista que compra material, está legalmente habilitada para isso.
Em relação a compra de material é muito relativo, no meu entender se o cliente for comprar depois do serviço fechado tbm não vejo nenhum problema
Eu já tomei na cabeça fazendo isso.
Nunca mais essa vez foi pra aprender só faço minha lista e também jamais entrego a lista para o cliente só o valor.
No caso vc faz o orçamento em alguma loja de confiança, e passa o valor total. Ai o cliente fechando indica a ele para ir ate o vendedor fazer a compra?
Parabéns, excelente vídeo!Bem explicado e objetivo.👏👏👏👏
Muito obrigado Anderson
Ok. Meu amigo Leondas . Ótimo vídeo. Deus me livre não faria isso de vender mercadoria. Rsrs...Ficaria na sua opção. Sim, amigo por favor, você é de qual Estado? Feliz Ano Novo aí pra você e Familiares. Sucessos! !!
Abraço. Att, Macêdo
Olá amigo. Sou da Região de Curitiba no Paraná
Eu forneço o material e por consequência a garantia total da obra. Se o cliente fornecer o material a garantia do material é dele.
Por enquanto meus clientes todos preferem não correr Atraz de nada. Confiam e desta forma eu sempre utilizo material de qualidade sempre procurando melhor preço. Corro o risco de perder pois eu entro com o material mas até agora não tive problema.
Tenho 17 anos. Fiz cursos no senai,e trabalhei como menor aprendiz numa multinacional. Tenho uma boa nocao de instalaçoes elétricas prediaise qro me tornar um eletricista autonomo. Vc tem alguma dica de como posso entrar nesse mercado?? n tenho experiemcia pratica, só teorica
Bom dia leonidas
Bom dia amigo. Ótimo ano
Eu vendo só a minha mão de obra qualificada, claro que terminal e fita e por minha conta ...
Verdade leonidas eu tbm trabalho assim, é bem melhor...
As vezes o cliente nao encontra o matetial necessário,mas o eletticista têm na maioria das vezes.
Verdade
Professor eu prefiro que o cliente compre o material eu fasor só amao de obra
Sim, é um problema à menos
Faço isso a mais de 30anos óbrigado cara
No meu caso, só vendo a mão de obra.
Vejo o serviço, passo a lista de material junto com o orçamento.
50% antes de iniciar e o restante no término da obra.
Caso contrário já dou uma desculpa para não fazer.
Assim temos menos problemas
Nunca faça a lista de material sem fechar o serviço .
Ao invés de 50% peça 30% no meio do serviço pega mais 30 e no final 40%.
Isso mesmo
Qual a garantia que teremos no quesito pagamento do cliente para não tomar calote, o que vc faz? algum contrato?
O legal do Leônidas é que ele fala na lata a realidade kkkkkk doa a quem doer kkkkk... Se o cara tiver com vontade de se tornar autônomo na área da elétrica ele continua, se for fogo de palha ele desiste no primeiro vídeo.
Legal
Valeu
Ta igual um pastor com essa blusa em Leonidas haha meu amigo. Faz um video ai pra gente de instalação de interfone coletivo meu querido.
Rsrsrsrs, assim que conseguir oportunidade eu faço sim
Leônidas Borges Brigadão professor
Valeu
Muito bom esse seu vídeo!!! Parabéns, valeu a força!!!
Muito Obrigado