Uau! Depois de anos que esta reportagem foi ao ar, por coincidência hoje 14/10/23 plantei meu primeiro cedro, não sei qual tipo, más creio que seja este australiano, comprei da Embrapa em Minas gerais.
araucária arvore de madeira nobre do sul do Brasil não deixam derrubar e vender a madeira, isso desestimula o plantio, muitos fazendeiros quando veem um pe de araucária pequeno ja arrancam porque sabem que vão ter dor de cabeça la na frente.
Devemos apoiar, incentivar e valorizar os reflorestamentos! A prioridade nas pesquisas e desenvolvimento de variedades, no entanto, deveria ser sobre as espécies nativas brasileiras, mais adaptadas, cujo corte é permitido quando for em projetos de exploração comercial planejada.
Deveria ser uma OBRIGAÇÃO LEGAL para todos os sitiantes e produtores rurais, grandes, médios e pequenos, promoverem o plantio de árvores brasileiras (cedro-rosa, ipê, mogno, braúna, jacarandá, pau-brasil, pau-marfim, etc, etc...).
Plantei 4 hectares de cedro australiano . Estao com 5 anos. Media de 5 mts de altura. Comprei mudas deles mesmo. O único problema q estou tendo eh a formiga quem quem cortadeira. Hj vou colocar Formifita nas árvores.
Quando será q o nordeste terå a coragem fazer reflorestamento? Nossas aroeiras, baraunas, angicos, umbuzeiros, umburanas e varias outras especies de plantas q foram e sao tao esploradas e pc cuidadas.
Muito bem e ainda tem o pau branco, paudarco, cumaru ,frejor e a violeta Acho que invés de proibir o corte deveria se incentivar o cultivo dessa arvores e a extração consciente . As leis brasileiras são feitas para não serem cumpridas. Não dá para viver sem a madeira sem carvão quem não gosta de um churrasquinho.
@@limaneto4419 ai cultivar as nossas madeiras locais seria de melhor,mas a legislaçao proibibe tirar sem incentivo ninguem quer saber então em ves de manter as madeiras nativas acaba sendo eliminado por falta de leis
@@urbanchaos5883 ainda temos muitas terras. E temos muitas agua subterranea. E sem falar que cada um plantar uma arvore nao vai gastar mais que um litro de agua por dia.
@@limaneto4419 O problema é que se não proibir o corte, muitas espécies vão desaparecer, pq leva- dezenas de anos pare se ter algumas destas já em idade de reprodução. O que leva a acabar não é o uso para consumo próprio, é a extração para comércio. Na minha região um determinado cidadão matou dezenas de hectares de pau de casca ( cascudo) para vender a lenha para uma cerâmica. Depois de TD feito o IBAMA foi lá e multou. Mas, as plantas não voltaram a viver não.
Acontece que na Austrália não somente Eucalipto, tem outras árvores também, e o vídeo prova isso, CEDRO AUSTRALIANO. O problema real não é esse, o problema consiste que nossa fauna não absorve ou não adapta facilmente a Flora Exótica, principalmente se for monocultura florestal, como é o caso do vídeo. O resultado é drástico - Redução ou Extinção da Fauna Silvestre local.
@@lutaporjusticadoconsumidor6797 ah sim, o bom é deixar o pasto degradar, nao plantar nada e viver de catação de açai e castanha e, claro, receber bolsa familia e ficar reclamando no youtube de barriga para cima
@@maurohalpern Acho que extremismo não é solução pra ninguém! Monocultura é extremismo! Não é bom pra fauna, e ao mesmo tempo, favorece o aparecimento de pragas. Nenhum momento escrevi que sou contra árvores exóticas, pelo contrário, vou plantar árvores exóticas em consórcio com outras árvores nativas/frutíferas/pasto e agricultura. Quanta a sua colocação infeliz. A seringueira é plantada fora da AMAZÔNIA, mas o CULTURAS COMERCIAIS DO AÇAI e da CASTANHA DO PARÁ fora da AMAZÔNIA nunca vi ou ouvi falar. Com certeza está CERTO em escrever, que o extrativismo vegetal é uma atividade de subsistência. Melhor seria se uma das diversas sedes da EMBRAPA situadas dentro ou próximas a AMAZÔNIA desenvolve-se o cultivo comercial dessas duas plantas dentro e fora do bioma amazônico. Quando isso acontecer, deixará sua VERDADE NO PASSADO! De qualquer forma, MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!!!
rui proença Estou interessado no plantar Sementes de Mogno Africano espécie Khaya ivorensis, todavia ainda não conheço a logistica para tal, gostaria de informações complementares como: - Onde compro; - Qual preço; - Local em Portugal atentamente Rui Proença
Primeiro porque ela tem um resultado de produção m³/ano de madeira bem maior. Como o objetivo é produzir "mais" madeira, economicamente é mais interessante. O segundo ponto é que o nosso cedro é imune ao corte. Mesmo fazendo um plantio programado, não há uma garantia total de que lá no futuro você possa vir a colher sem restrições. Sabes como é o vai-e-vem das leis ambientais por aqui (sem entrar no mérito disso) Agora sob o aspecto ambiental, daí é outra conversa...
Nosso cedro é muito atacado pela borboleta das ponteiras, ela come o broto e atrapalha o crescimento. Isso na natureza, onde ele cresce pontualmente. imagine num plantio homogêneo. Já o cedro australiano não sofre o ataque desse inseto.
@@joaoeliziosmulek3691 uma árvore nativa até pode ser cortada, mas tem que estar madura e tem que tirar licença, e tem algumas que são as madeiras de lei que não são liberadas as licenças pra corte
Se as leis feitas por idiotas impedem até de se plantar as nativas, qual a solução?? amigo. Parabéns à eles. E quem tem de falar sobre isso são os engenheiros florestais e que não sejam os da esquerdinha, que se alinham aos ecoloucos.
@@josehess9979 ecologistas tão cagando pra árvore nativa, o que eles querem é levantar bandeira de preservação e mamar um dinheiro governamental ou montar uma ONG ou projeto pra arrecadar
De tempos em tempos a mídia vem com esses engodos, Cedro australiano, Acácia mangium, Teca, Mogno africano... vai ver quem plantou a 20 anos atrás se compensou kkkkkkkk...
Não seria melhor no desbaste deixar a madeira para adubar a terra e melhorar a qualidade das outras plantas? Mil reais é muito barato pra vender a matéria orgânica de umas 200 árvores jovens.
Siiiii....... el eucalipto mata la tierra definitivamente hasta 100 mètros de profundidad!!!... en selva de eucalipto no hay ni flore ni fauna... y eso queima muy rapido y facil.... el fuego acaba todo y solo se queda deserto...
Países como Canadá, Rússia e EUA, se utilizam de um sistema inteligente, por exemplo nos EUA, a pessoa faz uma solicitação via internet, para comprar 200 árvores, paga $800, um técnico seleciona uma área de 10 milhas quadradas, e vai até o local com GPS, e seleciona as 200 maiores e mais velhas árvores dentro daquele perímetro de 10 milhas quadradas, marca as árvores com um "X", essas árvores tem que ficar cerca de 200 metros de distância uma da outra, isso não afeta a vida animal, abre clareira para o crescimento e desenvolvimento de árvores pequenas, que é bom, tendo em vista que árvores muito grandes e velhas não produzem boas sementes e também não são tão eficientes no consumo de gás carbônico e produção de oxigênio, isso causa uma renovação florestal, no Canadá são criadas clareiras de 10 metros de largura por 50 de comprimento, e ali o crescimento das árvores é 35% mais rápido e eficiente, e uma clareira de 10 metros por 50 metros não influencia na vida animal, isso também favorece o combate a queimadas, diminuindo a intensidade nessas clareiras.
Após os 2 minutos e 50 segundos ele se atreve a dizer que a semente não é e como a do nosso cedro nativo, e que é alada... Que engenheiro florestal é esse que nunca percebeu que toda semente de cedro é alada? Não é exclusividade do Cedro australiano! Já começa a desinformação por aí! O resto, nem se fala! Até o mogno tem semente alada. O resto do vídeo deixo o comentário para o pessoal que já deu show nos comentários anteriores.
Para a fazenda fazer os próprios cortes de pranchas, fazer os móveis para venda e vender as mudas, é porque o mercado já está inflado e tem pouco comprador ou o valor diminuiu devido a bolha do plantio
Se tivesse lei pra plantar canela araucaria peroba e poder colher seria ótimo mas nada de arvore brasileiras pode ser colhida erro da legislação brasileira
@@urbanchaos5883 já sei de tudo isso gênio da lâmpada! A questão é pq não mudam essa lei!? Você que é o Albert Einstein versão 2020 poderia mudar essa lei e colocar a sua carinha feia a capa! É muito fácil ofender os outros usando perfil fake, sem colocar a fuça e o nome verdadeiro, covarde!
@@stn4442 . "Proteção desprotege, e carinho demais faz arrepender." - lembram desta música de Erasmo Carlos. O IBAMA RIDÍCULO E SEUS ASSECLAS criam todo o tipo de embaraço para certificar madeira de flora nativa. Até mesmo cultivo de flora nativa, não garante ao proprietário da terra a sua exploração futura, no final é mais fácil cultivar espécies exóticas. Mas, a "RIDICULARIZAÇÃO NÃO PARA POR AÍ", em MG, agentes ambientais MULTAM QUEM DERRUBA EUCALIPTO (árvore exótica australiana) onde o plantio não faz parte de um Projeto de Reflorestamento, como se admitissem a sua ineficiência. Portanto, não basta somente plantar árvores exóticas, também precisam ter um Projeto de Reflorestamento com licenciação aprovada pelo IBF (Instituto Brasileiro de Florestas) para a futura exploração comercial. Um PAÍS QUE A BURROCRACIA É MAIOR QUE A INTELIGÊNCIA NÃO TEM A DECÊNCIA DE ADMITIR QUE ESTÁ ERRADO. Burrocracia não é um erro gramatical, é um NEOLOGISMO, significando a soma de significados das palavras: Burrice + Burocracia.
Amigo, nao fale assim, com raiva! Na minha pequena propriedade tenho eucaliptos e ciprestes. Em ambos, passarinhos fazem ninhos e, bem feitos, propiciam várias ninhadas! Na verdade, não existem árvores nativas ou exoticas. Todas sairam das mãos do Altíssimo. Nos, os filhos do Capeta é que convencionamos que tal arvore é nativa e que a outra não o é! O que as separa mesmo, são as circunstâncias climáticas e a composição do solo! Essa babozeira de espécie exótica não passa de preconceito! Afinal, o filho do japones que nasce no Brasil, não é brasileiro? Faço apenas uma alegoria, para demonstrar e apoiar meu argumento! Bom Natal! Boas Festas!
@@arifurbino379 meu querido, não falei com raiva mas, com indignação. A raiva talvez esteja dentro de você e você a quis ver em mim. A agricultura está fud - - do com o planeta e o essas árvores exóticas são apenas o enfeite do bolo. Infelizmente nossa espécie vive nesse planeta e não existe outro. Nosso crescimento desordenado, inconsequente, irresponsável está exterminando espécies e biomas. Nos tornamos dependentes de venenos para poder comer. Infelizmente eu faço parte do 0,01% de humanos que vêm com clareza o desastre para o qual alegremente caminhamos. Nossa espécie (filhos do capeta, nas suas palavras) está prestes a levar um bom chute na bunda que marcará o fim dessa civilização.
Uau! Depois de anos que esta reportagem foi ao ar, por coincidência hoje 14/10/23 plantei meu primeiro cedro, não sei qual tipo, más creio que seja este australiano, comprei da Embrapa em Minas gerais.
Que maravilha!!! Achei incrível! Produtividade e sustentabilidade, além da beleza da linha de móveis e utensílios caseiros.
araucária arvore de madeira nobre do sul do Brasil não deixam derrubar e vender a madeira, isso desestimula o plantio, muitos fazendeiros quando veem um pe de araucária pequeno ja arrancam porque sabem que vão ter dor de cabeça la na frente.
Feliz de ver um projeto de excelência como esse. Parabéns.
Globo Rural, um dos melhores programas da TV e talvez o único da Rede Globo que merece crédito.
Jornal Nacional é excelente tbm. não tem passado a mão na cabeça de ninguem, meteu pau no lula e agora tá metendo no bozo, no zé serra, no alckmin etc
nem globo rural ta prestando mais
Muito lindo a plantação das árvores. Parabéns por estes projetos e laboratorios linda florestas
Devemos apoiar, incentivar e valorizar os reflorestamentos! A prioridade nas pesquisas e desenvolvimento de variedades, no entanto, deveria ser sobre as espécies nativas brasileiras, mais adaptadas, cujo corte é permitido quando for em projetos de exploração comercial planejada.
Deveria ser uma OBRIGAÇÃO LEGAL para todos os sitiantes e produtores rurais, grandes, médios e pequenos, promoverem o plantio de árvores brasileiras (cedro-rosa, ipê, mogno, braúna, jacarandá, pau-brasil, pau-marfim, etc, etc...).
Genial parabéns pelo trAbalho continue assim
Maravilhosa a madeira. Parabens aos proprietarios por este projeto...por esta pesquisa. Coragem e inteligencia....isso que o Brasil precisa.
Plantei 4 hectares de cedro australiano . Estao com 5 anos. Media de 5 mts de altura. Comprei mudas deles mesmo. O único problema q estou tendo eh a formiga quem quem cortadeira. Hj vou colocar Formifita nas árvores.
me passa o contato deles mano por favor
@@edvaldosantosdilao2858 (35) 3832-1132
Gostei da reportagem
Quando será q o nordeste terå a coragem fazer reflorestamento? Nossas aroeiras, baraunas, angicos, umbuzeiros, umburanas e varias outras especies de plantas q foram e sao tao esploradas e pc cuidadas.
Muito bem e ainda tem o pau branco, paudarco, cumaru ,frejor e a violeta
Acho que invés de proibir o corte deveria se incentivar o cultivo dessa arvores e a extração consciente . As leis brasileiras são feitas para não serem cumpridas.
Não dá para viver sem a madeira sem carvão quem não gosta de um churrasquinho.
@@limaneto4419 ai cultivar as nossas madeiras locais seria de melhor,mas a legislaçao proibibe tirar sem incentivo ninguem quer saber então em ves de manter as madeiras nativas acaba sendo eliminado por falta de leis
@@urbanchaos5883 ainda temos muitas terras.
E temos muitas agua subterranea. E sem falar que cada um plantar uma arvore nao vai gastar mais que um litro de agua por dia.
é questão cultural. A população tem que entender que só explorar, explorar, explorar leva a acabar.
@@limaneto4419 O problema é que se não proibir o corte, muitas espécies vão desaparecer, pq leva- dezenas de anos pare se ter algumas destas já em idade de reprodução.
O que leva a acabar não é o uso para consumo próprio, é a extração para comércio.
Na minha região um determinado cidadão matou dezenas de hectares de pau de casca ( cascudo) para vender a lenha para uma cerâmica.
Depois de TD feito o IBAMA foi lá e multou. Mas, as plantas não voltaram a viver não.
Adorei ver este vídeo amo plantas como conseguir algumas mudas?
Tomara que esse exemplo se propaga
❤ gostei, contato para conseguir mudas, obrigado
Fantástico esse vídeo!
essa madeira serve para fazer casas ?
Moro na Austrália e tenho saudades da variedades de verde do Brasil, aqui é tudo o mesmo verde eucalipto.
Acontece que na Austrália não somente Eucalipto, tem outras árvores também, e o vídeo prova isso, CEDRO AUSTRALIANO.
O problema real não é esse, o problema consiste que nossa fauna não absorve ou não adapta facilmente a Flora Exótica, principalmente se for monocultura florestal, como é o caso do vídeo.
O resultado é drástico - Redução ou Extinção da Fauna Silvestre local.
@@lutaporjusticadoconsumidor6797 ah sim, o bom é deixar o pasto degradar, nao plantar nada e viver de catação de açai e castanha e, claro, receber bolsa familia e ficar reclamando no youtube de barriga para cima
@@maurohalpern Acho que extremismo não é solução pra ninguém!
Monocultura é extremismo! Não é bom pra fauna, e ao mesmo tempo, favorece o aparecimento de pragas.
Nenhum momento escrevi que sou contra árvores exóticas, pelo contrário, vou plantar árvores exóticas em consórcio com outras árvores nativas/frutíferas/pasto e agricultura.
Quanta a sua colocação infeliz. A seringueira é plantada fora da AMAZÔNIA, mas o CULTURAS COMERCIAIS DO AÇAI e da CASTANHA DO PARÁ fora da AMAZÔNIA nunca vi ou ouvi falar.
Com certeza está CERTO em escrever, que o extrativismo vegetal é uma atividade de subsistência.
Melhor seria se uma das diversas sedes da EMBRAPA situadas dentro ou próximas a AMAZÔNIA desenvolve-se o cultivo comercial dessas duas plantas dentro e fora do bioma amazônico.
Quando isso acontecer, deixará sua VERDADE NO PASSADO!
De qualquer forma, MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO!!!
Como adquirir as mudas ❓ Gostaria muito de adquirir algumas mudas.
Eu quero saber para plantar. Manuseio da terra bem como adubar e cuidados e os valores
Boa noite como eu consigo boas mudas de cedro a exemplo vídeo
Sai pelo GOIÁS plantando nas fazendas. Espalha a especia. Dessa árvores lindas.....
Também usado para construção naval.
Legal.! So assim podemos proteger nossas florestas
Por que não fazemos do nosso cedro?? Cadê a Embrapa Florestas????
Parabéns péla reportagem
Gostaria de comprar as mudas, como comprar ? Demora pra crescer ? Quero só pra reflorestar uma chácara
IBAMA tem que mudar a visão e pesquisar e dar preferência as árvores brasileiras.
Com certeza!
cual es el costo de cada platula, o cada semilla para colombia? y como la puedo coseguir
Send me an e-mail to bruno.azevedo@naturezareflorestamento.com.br please
Boa tarde
Muito legal !!!
rui proença
Estou interessado no plantar Sementes de Mogno Africano espécie Khaya ivorensis, todavia ainda não conheço a logistica para tal, gostaria de informações complementares como:
- Onde compro;
- Qual preço;
- Local em Portugal
atentamente
Rui Proença
Rui Proença, procure aqui o Vídeo da Selva Florestal, ele vende as mudas de Mogno Africano, segue o telefone dele.(62) 99219-5007 whatsapp
Muito bom, porém, por que não o NOSSO Cedro tupiniquim?
Primeiro porque ela tem um resultado de produção m³/ano de madeira bem maior. Como o objetivo é produzir "mais" madeira, economicamente é mais interessante. O segundo ponto é que o nosso cedro é imune ao corte. Mesmo fazendo um plantio programado, não há uma garantia total de que lá no futuro você possa vir a colher sem restrições. Sabes como é o vai-e-vem das leis ambientais por aqui (sem entrar no mérito disso) Agora sob o aspecto ambiental, daí é outra conversa...
@@eliosecchi2754 como assim questão ambiental?
Qual é a consequência?
O solo aguenta essa monocultura pesada?
Nosso cedro é muito atacado pela borboleta das ponteiras, ela come o broto e atrapalha o crescimento. Isso na natureza, onde ele cresce pontualmente. imagine num plantio homogêneo. Já o cedro australiano não sofre o ataque desse inseto.
Ólha vocês mostraram uma árvore dê Portugal quê faz rolha e aqui em Birigui têm umas. EU têntei pegar algumas sementes más não consegui.
O ibama acaba atrapalhando o reflorestamento , porque voce planta as.avores , mas mas nao pode cortar.!
Tem uma documentação certa pra isso ... Nao pode só plantar ...
Tem q fazer toda a documentação pra poder cortar
Aqui em manhuçu plantaram e virou uma bosta tivemos que corta para fazer lenha nao tem mercado igual o eucalipido e a manona
E continua o Brasil investindo em exóticas, com milhares de especies nativas de variados usos.
O Brasil não tá investindo em nada, quem investe é o brasileiro e com base em produção
As nativas não são permitidas pelas leis ambientais, se plantar uma arvore nativa nunca mais corta e se cortar pode ir preso.
@@joaoeliziosmulek3691 uma árvore nativa até pode ser cortada, mas tem que estar madura e tem que tirar licença, e tem algumas que são as madeiras de lei que não são liberadas as licenças pra corte
Se as leis feitas por idiotas impedem até de se plantar as nativas, qual a solução?? amigo. Parabéns à eles. E quem tem de falar sobre isso são os engenheiros florestais e que não sejam os da esquerdinha, que se alinham aos ecoloucos.
@@josehess9979 ecologistas tão cagando pra árvore nativa, o que eles querem é levantar bandeira de preservação e mamar um dinheiro governamental ou montar uma ONG ou projeto pra arrecadar
Y la polilla de las Meliaseaes ?
De tempos em tempos a mídia vem com esses engodos, Cedro australiano, Acácia mangium, Teca, Mogno africano... vai ver quem plantou a 20 anos atrás se compensou kkkkkkkk...
Não seria melhor no desbaste deixar a madeira para adubar a terra e melhorar a qualidade das outras plantas? Mil reais é muito barato pra vender a matéria orgânica de umas 200 árvores jovens.
Pelo menos não é tão devastadora quanto o eucalipto que empobrece e resseca os solos brasileiros.
Poderiam mesclar com outras árvores.
Siiiii....... el eucalipto mata la tierra definitivamente hasta 100 mètros de profundidad!!!... en selva de eucalipto no hay ni flore ni fauna... y eso queima muy rapido y facil.... el fuego acaba todo y solo se queda deserto...
Não existe árvore nativa de alta qualidade ? Por que não plantar?
A lei não permite o uso de árvores nobres brasileiras, pois podem arrancar nativas e fraudar documentos dizendo que é de plantação de reflorestamento
@@vdnneves2068 entendi, mas convenhamos o desmatamento ilegal vai a mil.
Países como Canadá, Rússia e EUA, se utilizam de um sistema inteligente, por exemplo nos EUA, a pessoa faz uma solicitação via internet, para comprar 200 árvores, paga $800, um técnico seleciona uma área de 10 milhas quadradas, e vai até o local com GPS, e seleciona as 200 maiores e mais velhas árvores dentro daquele perímetro de 10 milhas quadradas, marca as árvores com um "X", essas árvores tem que ficar cerca de 200 metros de distância uma da outra, isso não afeta a vida animal, abre clareira para o crescimento e desenvolvimento de árvores pequenas, que é bom, tendo em vista que árvores muito grandes e velhas não produzem boas sementes e também não são tão eficientes no consumo de gás carbônico e produção de oxigênio, isso causa uma renovação florestal, no Canadá são criadas clareiras de 10 metros de largura por 50 de comprimento, e ali o crescimento das árvores é 35% mais rápido e eficiente, e uma clareira de 10 metros por 50 metros não influencia na vida animal, isso também favorece o combate a queimadas, diminuindo a intensidade nessas clareiras.
Na boa quase mil árvores sobra 300 acho q o trabalho não compensa
coisa fina
Crítico os donos de terras que nunca plantaram nada, qdo poderíamos ser alto fornecedor de madeira de toda qualidade
Após os 2 minutos e 50 segundos ele se atreve a dizer que a semente não é e como a do nosso cedro nativo, e que é alada...
Que engenheiro florestal é esse que nunca percebeu que toda semente de cedro é alada?
Não é exclusividade do Cedro australiano!
Já começa a desinformação por aí!
O resto, nem se fala!
Até o mogno tem semente alada.
O resto do vídeo deixo o comentário para o pessoal que já deu show nos comentários anteriores.
Para a fazenda fazer os próprios cortes de pranchas, fazer os móveis para venda e vender as mudas, é porque o mercado já está inflado e tem pouco comprador ou o valor diminuiu devido a bolha do plantio
Trazer plantas estrangeiras. Enquanto, a nossa madeira é a melhor do mundo. Nossas leis, são a maior burrice, desse país.
Burrice é a sua, você já estudou que com quantos anos uma madeira nativa de boa qualidade para serraria chaga ao pondo de corte?
o impressionante e que ninguem quer produzir a madeira Brasileira
Dificil é competir com a madeira ilegal .
Eu aposto no reflorestamento de cedro e eucaliptos
👏👏
Nada é dito do impacto de plantas alienígenas em nossa biodeversidade
As nossas árvores são incríveis, não entendo pq temos que trazer da África e da Austrália... LAMENTÁVEL!
Se tivesse lei pra plantar canela araucaria peroba e poder colher seria ótimo mas nada de arvore brasileiras pode ser colhida erro da legislação brasileira
@@urbanchaos5883 já sei de tudo isso gênio da lâmpada! A questão é pq não mudam essa lei!? Você que é o Albert Einstein versão 2020 poderia mudar essa lei e colocar a sua carinha feia a capa! É muito fácil ofender os outros usando perfil fake, sem colocar a fuça e o nome verdadeiro, covarde!
Mundo 🌎vei sem porteira 🌎hfyhvjj
Hhjhhhhj. Nkuu
Mogno africano tem mais rentabilidade...
Tá longe do cedro Brasileiro.
e a madeira nativa certificada vai pra europa...
madeira nativa n pode ser comercializada, apenas madeira exótica.
@@stn4442 só comprando de leilão público ou requerendo autorização (o meio mais difícil e complicado, dado o olho grande das autoridades)...
@@stn4442 . "Proteção desprotege, e carinho demais faz arrepender." - lembram desta música de Erasmo Carlos.
O IBAMA RIDÍCULO E SEUS ASSECLAS criam todo o tipo de embaraço para certificar madeira de flora nativa. Até mesmo cultivo de flora nativa, não garante ao proprietário da terra a sua exploração futura, no final é mais fácil cultivar espécies exóticas.
Mas, a "RIDICULARIZAÇÃO NÃO PARA POR AÍ", em MG, agentes ambientais MULTAM QUEM DERRUBA EUCALIPTO (árvore exótica australiana) onde o plantio não faz parte de um Projeto de Reflorestamento, como se admitissem a sua ineficiência.
Portanto, não basta somente plantar árvores exóticas, também precisam ter um Projeto de Reflorestamento com licenciação aprovada pelo IBF (Instituto Brasileiro de Florestas) para a futura exploração comercial.
Um PAÍS QUE A BURROCRACIA É MAIOR QUE A INTELIGÊNCIA NÃO TEM A DECÊNCIA DE ADMITIR QUE ESTÁ ERRADO.
Burrocracia não é um erro gramatical, é um NEOLOGISMO, significando a soma de significados das palavras: Burrice + Burocracia.
O principal ninguém fala: passarinho faz ninho nisso? Se não faz é uma m... igual ao eucalipto.
É pra madeira não pra pássaro chocar, pra isso já tem um punhado de árvore ceborréia que temos nativas
Amigo, nao fale assim, com raiva! Na minha pequena propriedade tenho eucaliptos e ciprestes. Em ambos, passarinhos fazem ninhos e, bem feitos, propiciam várias ninhadas! Na verdade, não existem árvores nativas ou exoticas. Todas sairam das mãos do Altíssimo. Nos, os filhos do Capeta é que convencionamos que tal arvore é nativa e que a outra não o é! O que as separa mesmo, são as circunstâncias climáticas e a composição do solo! Essa babozeira de espécie exótica não passa de preconceito! Afinal, o filho do japones que nasce no Brasil, não é brasileiro? Faço apenas uma alegoria, para demonstrar e apoiar meu argumento! Bom Natal! Boas Festas!
@@arifurbino379 meu querido, não falei com raiva mas, com indignação. A raiva talvez esteja dentro de você e você a quis ver em mim. A agricultura está fud - - do com o planeta e o essas árvores exóticas são apenas o enfeite do bolo. Infelizmente nossa espécie vive nesse planeta e não existe outro. Nosso crescimento desordenado, inconsequente, irresponsável está exterminando espécies e biomas. Nos tornamos dependentes de venenos para poder comer. Infelizmente eu faço parte do 0,01% de humanos que vêm com clareza o desastre para o qual alegremente caminhamos. Nossa espécie (filhos do capeta, nas suas palavras) está prestes a levar um bom chute na bunda que marcará o fim dessa civilização.
Só querem dinheiro, não estão nem aí para flora brasileira.
7
Uyhh
Esperar 15 anos p lucrar nem pensar....
Desculpe, não mais assisto a Globo.