Revolução: o lugar da política na teoria marxista da história

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 10 лют 2021
  • Marx e os marxistas sempre concederam um lugar determinante à economia no processo de mudança histórica. É sabido que concederam, também, um lugar decisivo à revolução (política) nesse processo. O desenvolvimento do capitalismo dependeu da revolução (política) burguesa e o socialismo só poderá ser implantado a partir de uma revolução (política) proletária. O objetivo desta aula é mostrar o papel da economia, da política (a ação) e do político (as instituições) na transição de um modo de produção a outro - do feudalismo ao capitalismo, do escravismo moderno ao capitalismo, do capitalismo ao socialismo. Esses pontos remetem à discussão da teoria da transição e o que nos interessa é o lugar da política e do político nessa teoria.
    Temos, como leitura recomendada, dois textos de Marx. O primeiro trata do papel do desenvolvimento das forças produtivas na mudança histórica e permite, inclusive, uma leitura economicista que descura a importância do político. O segundo texto, diferentemente, trata do tipo de organização do poder político (instituições políticas) que é condição para o estabelecimento da economia socialista. Na leitura complementar, o texto de Boito apresenta a reorganização da instituição estatal como pré-condição para a transição do feudalismo ao capitalismo e também para a transição do capitalismo ao socialismo: sem a extinção das ordens e estamentos e do particularismo de classe, típicos do direito e das instituições do Estado feudal, não seria possível a formação do mercado de trabalho capitalista e os Estados nacionais, e sem a democracia de massas, que é a democracia socialista, não é possível o controle dos trabalhadores sobre os meios de produção. Os textos de Chiber, Vanzulli e Saes discutem a teoria marxista da história. Os demais aprofundam diferentes aspectos dessas questões todas.
    Material do curso: cutt.ly/jjSxT1S​
    Leitura recomendada para essa aula:
    Karl Marx. Prefácio à Contribuição à crítica da economia política
    Karl Marx. Guerra civil na França.
    Leitura complementar:
    Armando Boito Jr. “O lugar da política na teoria marxista da história”.
    Etienne Balibar. “Sobre os conceitos fundamentais do materialismo histórico”. Em "Ler o Capital", Althusser.
    Perry Anderson. . “Las ideas y la acción política en el cambio histórico”. Em Atilio Boron, Javier Amadeo e Sabrina
    González (orgs.) La teoría marxista hoy. Problemaz y
    perspectivas.
    Eric J. Hobsbawm. “Aspectos políticos da transição do socialismo ao capitalismo”.
    Vivek Chibber. “O que vive e o que está morto na teoria marxista da história”.
    Marco Vanzulli. “Sobre a teoria marxiana da história nas ‘Formações econômicas pré-capitalistas”.
    Paul Veyne.. O inventário das diferenças.
    Décio Saes. Marxismo e história.

КОМЕНТАРІ • 1

  • @taisbaldon
    @taisbaldon 3 роки тому

    Armando Boito Junior - Professor Titular de Ciência Política da Unicamp onde trabalha em regime de dedicação exclusiva. Desenvolve pesquisa sobre as relações de classe no capitalismo neoliberal no Brasil e na América Latina. É editor da revista Crítica Marxista e dirige a Coleção Marx 21 publicada pela Editora da Unicamp.