CASA DO CHORO - Visita Virtual

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 14 жов 2024
  • Você conhece a Casa do Choro? Nesse vídeo a gente vai trazer você para conhecer tudo o que acontece por aqui. Mas essa história começa há muito tempo atrás.
    Rio de... Janeiro, da música popular brasileira. Da flauta, do cavaquinho, do violão, do pandeiro... do choro. Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
    A história dessa música passa pela Rua da Carioca, no coração do Centro da cidade.
    Uma vizinhança muito musical que tinha as antigas lojas de partituras e instrumentos onde trabalharam tantos músicos incríveis, assim como nos teatros e bares das redondezas.
    Rio... da Casa do Choro.
    Aqui, toda visita começa pelo Espaço Chiquinha Gonzaga, assim chamado em homenagem à grande maestrina, que foi vizinha aqui da Casa e fez muito sucesso compondo para os espetáculos da Praça Tiradentes, aqui pertinho.
    Depois do foyer, é a vez de conhecermos o Auditório Radamés Gnattali, nossa sala de shows, com capacidade para cem pessoas, ambiente com tratamento acústico e algumas noites incríveis para guardar na memória. Por este palco passaram os novos caminhos não só do choro, como também da música instrumental nacional e internacional, além do melhor da canção brasileira e importantes concertos de música clássica. Aqui, estamos equipados para gravar tanto no auditório quanto no nosso estúdio, o Estúdio Raphael Rabello, assim batizado em referência a um dos grandes violonistas brasileiros de todos os tempos. Daqui já saíram discos, programas de rádio, podcasts e, agora, esse vídeo.
    E pelas salas de aula da Casa do Choro e da Escola Portátil de Música, sabe lá quantos alunos já passaram? Milhares? Dezenas de milhares? São alunos das mais diversas idades. Atividades profissionais... E também de lugares os mais diversos, especialmente depois das turmas virtuais que foram abertas durante a pandemia. E aí veio gente de tudo quanto é lugar para o choro. Dos cinco continentes. E das cinco regiões brasileiras.
    E se você não estiver na Casa, outra visita imperdível é ao nosso acervo digital: são mais de 10.000 partituras para você pesquisar, baixar e tocar onde estiver.
    Já no Centro de Pesquisa Jacob do Bandolim, além de outras tantas partituras (muitas delas em cadernos manuscritos da velha-guarda), o acervo tem instrumentos, fotografias, livros e milhares de discos, entre LPs de vinil, discos de 78 rotações e CDs. É aqui que a gente vem trabalhando na digitalização das novas coleções de partituras do universo do choro.
    Nosso passeio pela Casa do Choro segue até o terceiro andar. Ao nosso terraço. Onde fica o espaço Dino, Meira e Canhoto, assim batizado em homenagem a esses grandes nomes do choro e da música popular brasileira. Um espaço que, além de aulas e ensaios, já recebeu memoráveis rodas de choro com professores, alunos e músicos em mais esse local da nossa Casa onde o choro se renova, através dos três eixos fundamentais do nosso trabalho: a memória, a educação e a performance.
    Agradecemos por essa visita à Casa do Choro. Quando quiser vir presencialmente conhecer o nosso espaço, um sobrado mourisco do início do século XX, inteiramente restaurado, será um prazer para nós.
    Estamos na Rua da Carioca, número 38, no centro do Rio de... Janeiro... da música brasileira. Da flauta, do cavaquinho, do violão, do pandeiro... do choro.
    🏠 O Plano Anual da Casa do Choro é uma realização da Casa do Choro, com patrocínio da Icatu Seguros, do CNPC e do escritório Sérgio Bermudes Advogados, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet.

КОМЕНТАРІ • 12