O Brasil conseguiu evitar a divisão em vários países devido à forte influência de uma ideia de identidade nacional unificada. A manutenção da unidade territorial do país foi viável, mesmo com as diferenças regionais e tentativas de fragmentação, porque havia uma consciência nacional que prevalecia sobre essas divisões. Essa identidade compartilhada foi fortalecida por fatores como a língua portuguesa, a religião católica, e a liderança central do Imperador, que funcionaram como elementos de coesão para a nação brasileira.
o mérito é para quem governa... mas os brasileiros por motivos óbvios, omitem quanto podem o nome do monarca e de Portugal que ainda hoje perdura, sempre a tentarem ridiculizar Portugal, com chavões e mentiras miseráveis, com insultos de porcos e ladrões, é assim que os brasileiros narram a história dos duzentos anos do seu país... independente...
@@joseluiszasso404 Não foi apenas isso, mas a principal foi a continuidade de uma autoridade central forte, representada pela monarquia, que manteve o controle e assegurou a coesão nacional. No Brasil, o Imperador atuava como um símbolo unificador, diferente da América Espanhola, onde a ausência de uma liderança central levou à fragmentação. Além disso, o Brasil manteve suas instituições coloniais mais intactas após a independência, enquanto as colônias espanholas passaram por uma desarticulação de suas estruturas políticas e administrativas, o que facilitou a divisão.
@@joseluiszasso404 A unidade do Brasil foi assegurada pela existência de um contato constante entre as diversas capitanias hereditárias, desde o início do período colonial. Esse vínculo entre as capitanias, embora com diferenças regionais, criou uma base de coesão que facilitou a integração nacional. Ao contrário, os vice-reinados da América Espanhola viviam praticamente isolados uns dos outros, sem uma comunicação eficiente ou colaboração entre si, o que contribuiu para a fragmentação após a independência.
Cara, sensacional! Vitor, Marcos, equipe do vogalizando, vocês são demais. Melhor canal de história do Brasil, não perco um vídeo, conteúdo sempre top! Deus abençoe e vamos se amar
O meu estado (até então chamado de província do Grão Pará) foi a última província brasileira a aderir a independência do brasil. Cerca de um ano depois. E isso a base da força e ameaça de bombardear Belém, caso a elite local (que ainda tinha fortes vínculos com Lisboa) não assinasse a adesão.
O vídeo acaba fortalecendo o mito de que houve apenas uma unidade colonial portuguesa nas Américas, o que não é verdade. Chegou a ter três Estados coloniais portugueses por aqui: o Estado Colonial do Brasil, o Estado Colonial do Maranhão e o Estado Colonial do Grão Pará. Esses Estados Coloniais não eram integrados e respondiam à coroa portuguesa individualmente, não tendo interação intensa entre suas elites e habitantes. Com a vinda da família real portuguesa em 1808, essa divisão some, sendo restabelecida com a volta da família real à Portugal e a retomada das relações do pacto colonial. Tanto é que as elites locais não aderiram à Independência do Brasil, tendo, Dom Pedro I que contratar um mercenário escocês para sitiar, invadir e submeter à rendição, Belém e São Luís para que pudessem se tornar parte integrantes do império brasileiro. O historiador, Laurentino Gomes conta isso no livro 1822.
Parabéns. Obrigado por postar, vou procurar este livro. Minha BAHIA vacilou em não ter-se tornado independente, fez uma guerra, venceu e não deu continuidade.
@@claudiopereira6905 "[Caxias] Lutou pela consolidação da independência, pacificou províncias conflagradas e conduziu as armas nacionais à vitória nos conflitos da Bacia do Prata." Fonte: Exercito Brasileiro. "Após a Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822, foi preciso expulsar as tropas lusitanas fiéis às Cortes de Lisboa. [...] A Guerra da Independência possibilitou a integração nacional, e nela essa Esquadra desempenhou um papel relevante." Fonte: Marinha do Brasil.
A ideia generalizada de unidade territorial só pode ser levantada a partir da segunda metade do século XIX, após o período de guerras civis, que amenizamos chamando de revoltas regenciais, mas principalmente após a expansão do pensamento positivista e militarista das três últimas décadas do Segundo Reinado.
Antes existia a região que foi chamada de Grão Pará, social e economicamente autônoma do centro político e administrativo, fosse representado por Salvador, fosse depois pelo Rio de Janeiro, por exemplo.
Creio que a presença da Corte aqui, chegando em 1808, terminou por consolidar alguma unidade na América portuguesa, afinal, todo o aparelho de Estado português foi escoltado para Salvador, a princípio, e, depois, Rio de Janeiro... além das inovações como alguma reforma urbana, banco do Brasil, formação de oficiais para forças armadas, comércio direto com os ingleses e abertura de faculdade por aqui, em Salvador, Olinda, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo... Creio que o Estado português nos fez esse 'favor'
muito boom seus vídeos, porem seria, no meu ponto de vista, se vc falasse um pouco mais devagar, a fala é muito rápida para ser compreendida, mas são ótimos os conteúdos do canal, parabéns.
Esse vídeo é perfeito, explicou, nos primeiros 2 min, melhor q minha professora em 2 meses, vc é D+, parabéns, d vdd, pena q só vi esse vídeo agr (1 semana dps da prova) mas é a Vida, ganhou um seguidor
@@LuodaDerioa eu como português tenho mais direito a falare da historia do brasil que vcs italianos o brasil foi português quase 4 seculos na Bélgica tem 3 milhões de itslianos e França tem 9 milhões de italianos e continua noutros paises europeus numca ouvi imigrantes a falar de uma história que não tem nada aver não são originais dos paises para honde imigram nem vcs são originais do brasil são os portugueses
@@JosePereira-ww8kp O brasil nunca foi português, o brasil era um território indígena, que foi pegado e explorado, e os índios escravizados e os negros trazidos dos seus paises para serem escravos, vc como português tem direito de ficar calado
Não existiu nenhuma guerra da independência e por isso a história da América Portuguesa é tão única e fascinante. O Rei de Portugal, Brasil e Algarves soube negociar com os Portugueses do Brasil para garantir uma cessação pacífica e manter a unidade do território. Assim os Portugueses do Brasil tornaram-se os primeiros Brasileiros antepassados dos Brasileiros de hoje.
@@frapiment6239 "[Caxias] Lutou pela consolidação da independência, pacificou províncias conflagradas e conduziu as armas nacionais à vitória nos conflitos da Bacia do Prata." Fonte: Exercito Brasileiro. "Após a Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822, foi preciso expulsar as tropas lusitanas fiéis às Cortes de Lisboa. [...] A Guerra da Independência possibilitou a integração nacional, e nela essa Esquadra desempenhou um papel relevante." Fonte: Marinha do Brasil.
Ainda hoje há uma enorme diferença na organização política e administrativa entre Portugal e Espanha. Portugal é um Estado unitário com duas regiões autónomas (arquipélagos dos Açores e Madeira) enquanto a Espanha se divide em regiões autónomas em todo o território com governos regionais para além do governo central. Também em Espanha se mantêm movimentos independentistas e isso não existe em Portugal.
Um ponto importante foi o desconhecimento de Fernando VII das cortes de Cádiz. Porque muitos dos realistas eram liberais so que não gostavam dos crioulos. Esse fato já deu muita mais legitimidade as repúblicas.
Oi!! Comentei nesta semana com a minha irmã que por pouco Roraima não ficou sendo da Espanha, somos de Roraima. Que nojo da elite do atraso, até hoje nota-se a estrutura de não investir em educação para todos e o país figura na lista dos países com desigualdade gritantes. Quando sai algum projeto para o coletivo: ain, é gasto, não pode, vamos vetar, derrubar! 🤡
E mesmo nosso território não tendo sido dividido, eu acho incrível a grandeza dele. Imaginar que é mais perto ir de São Paulo à Assunção no Paraguai é mais perto do que de São Paulo à Recife… ou melhor, a distância entre a ponta mais ao sul do Brasil à ponta mais ao norte ser maior do que a distância entre a ponta mais ao norte e à Flórida nos EUA.
Uma sugestão, falar das diferenças entre a arquitetura das casas da América Espanhola e portuguesa, queria aprender as diferenças na arquitetura porque é muito parecido.
A história da América Latina é cheia de peculiaridades, e o caso do Brasil é um verdadeiro exemplo de "quando a bagunça funciona". Enquanto as colônias espanholas decidiram que a fragmentação era a nova tendência, o Brasil manteve-se inteiro, talvez por um misto de preguiça e bom humor tropical. Portanto, o Brasil não se dividiu porque, no fim das contas, a bagunça daqui sempre foi mais harmoniosa que a dos vizinhos. E quando algo funciona, mesmo que de um jeito peculiar, por que mudar? Afinal, se tem uma coisa que brasileiro sabe fazer bem, é dar um jeitinho.
Da mesma maneira que existem tantas regioes autonomas na Espanha , aconteceu o mesmo nas areas de colonia Espanhola. Nao tem nada haver com o jeitinho Brasileiro.
O brasileiro e a América Latina são unidos, e apesar de uma rusga aqui outra ali, é um continente de paz, aonde os países se respeitam, ao contrário da civilizada Europa.
Lo gracioso es que la Corona Española apoyó la independencia de las 13 colonias americanas, y loa ingleses hicieron lo mismo con los virreinatos. En México se dice: los indígenas ayudaron a la conquista, y los españoles la independencia. Aún así, México esta lleno de bellas ciudades coloniales, el bello español, gastronomía y danzas.
Também temos algumas cidades históricas no Brasil como em Salvador, capital do estado da Bahia (onde foi a primeira capital do Brasil durante o domínio português), no Rio de Janeiro, Ouro Preto no interior do estado de Minas Gerais e etc 👍
Tava achando muito diferente o jeito de falar, mas bastou eu identificar o sotaque semelhante ao de Recife... Fiquei até entendendo melhor o que você fala 😅 nem sei se é mesmo
Só sei de uma coisa, sou orgulhoso de ser nativo de um país gigantesco, maravilhoso. Eu amo falar a belíssima lingua portuesa BRASILEIRA. Amo meu Brasil. Se eu posso ser gigante, jamais gostaria de ser pequeno e frágil. São Paulo SP BRASIL.
O pior é que em Lima temos políticos que já se ajoelharam ao rei da Espanha em visita oficial há alguns anos atrás, falando que se sentiam mais espanhóis que peruanos. A vontade de enforcalos por traição foi muito grande, mas em meu país, a pena de morte por traição à só é permitida em tempos de guerra. O vice reino do Peru jamais quis ser independente e até o final teve a lealdade com o rei da Espanha. Tiveram que ser Bolívar pelo norte e San Martin pelo Sul os que forçaram os peruanos a se libertar de Espanha.
Pior! Já tivemos um presidente que bateu continência para a bandeira dos Estados Unidos e ainda disse ao presidente daquele país, I love you. E ainda tem brasileiro idiota que chama esse energúmeno de patriota. Nem vou dizer que a vontade que deu foi igual à sua. Mas, enfim...
Primeiro: as colônias espanholas já eram divididas em vice-reinos até geograficamente longe uns dos outros. Quando Napoleão invadiu a Espanha, deixou as colônias nas mãos dos cabildios locais e suas juntas governativas. Uma dessas juntas, na própria Espanha, editou uma Carta Liberal em Cádiz criando uma monarquia constitucional. Quando o antigo regime espanhol voltou, liberais e absolutistas entraram em conflito. Os absolutistas queriam o retorno de tudo ao que era antes, inclusive com relação às colônias. Mas já era tarde. O vácuo no poder criou movimentos de independência que eclodiram em todas as colônias com guerras violentas explodindo ao mesmo tempo contra a metrópole.
A história q conhecemos foi escrita a mando de quem tinha interesse e papel caneta conta uma visão de quem viu? O mesmo dia na mesma batalha tem diferença gritantes para quem estava presente. Ter por verdade o q foi escrito conta uma visão da história pessoal. História deve ser confirmada em todas as bases possíveis ganhadores perdedores.
O tanto que esse canal é foda… O tanto que esse canal me salva nos meus melhores e piores dias… Tudo que tenho é gratidão. E com certeza minhas energias positivas chegam pro Voga e pra toda a equipe do canal. Tamo junto!!!!!
A principal razão da não separação do Brasil foi a causa independentista ter sido assumida por D. Pedro, o que esvaziou bastante o poder de caciques locais.
@@kaizennojujutsu6134 Porque a independência do Brasil se deu em torno de uma monarquia que havia sido transplantada de Portugal. Houve diversas revoltas separatistas tanto sob Pedro I quanto no período regencial. O fato de haver um poder central assegurou a unidade do Brasil.
E sua falta de educação e respeito pelo comentário de outra pessoa não faz parte da iniciativa desse canal, e principalmente da conduta da imensa maioria que comenta por aqui...
Medalha de ouro para esse canal 🏅
É a educação que salvará esse país 👏👏👏
Salto com vara?
Não existe um mineral para uma medalha para esse canal, é nota 1 bilhão
O Brasil conseguiu evitar a divisão em vários países devido à forte influência de uma ideia de identidade nacional unificada. A manutenção da unidade territorial do país foi viável, mesmo com as diferenças regionais e tentativas de fragmentação, porque havia uma consciência nacional que prevalecia sobre essas divisões. Essa identidade compartilhada foi fortalecida por fatores como a língua portuguesa, a religião católica, e a liderança central do Imperador, que funcionaram como elementos de coesão para a nação brasileira.
o mérito é para quem governa... mas os brasileiros por motivos óbvios, omitem quanto podem o nome do monarca e de Portugal que ainda hoje perdura, sempre a tentarem ridiculizar Portugal, com chavões e mentiras miseráveis, com insultos de porcos e ladrões, é assim que os brasileiros narram a história dos duzentos anos do seu país... independente...
@@cjnge6828 Sim, infelizmente nosso povo desconhece sua própria história e ridiculariza seus heróis e aplaudes países e líderes estrangeiros.
identidade compartilhada por língua e religião católica e América Espanhola também tinha, a explicação não é por aí.
@@joseluiszasso404 Não foi apenas isso, mas a principal foi a continuidade de uma autoridade central forte, representada pela monarquia, que manteve o controle e assegurou a coesão nacional. No Brasil, o Imperador atuava como um símbolo unificador, diferente da América Espanhola, onde a ausência de uma liderança central levou à fragmentação.
Além disso, o Brasil manteve suas instituições coloniais mais intactas após a independência, enquanto as colônias espanholas passaram por uma desarticulação de suas estruturas políticas e administrativas, o que facilitou a divisão.
@@joseluiszasso404 A unidade do Brasil foi assegurada pela existência de um contato constante entre as diversas capitanias hereditárias, desde o início do período colonial. Esse vínculo entre as capitanias, embora com diferenças regionais, criou uma base de coesão que facilitou a integração nacional. Ao contrário, os vice-reinados da América Espanhola viviam praticamente isolados uns dos outros, sem uma comunicação eficiente ou colaboração entre si, o que contribuiu para a fragmentação após a independência.
Teu canal é foda meu irmão! Sou graduado em história pela ufpa e seus vídeos me ajudam muito no meu trabalho de docência!
Cara, sensacional! Vitor, Marcos, equipe do vogalizando, vocês são demais. Melhor canal de história do Brasil, não perco um vídeo, conteúdo sempre top! Deus abençoe e vamos se amar
O meu estado (até então chamado de província do Grão Pará) foi a última província brasileira a aderir a independência do brasil. Cerca de um ano depois. E isso a base da força e ameaça de bombardear Belém, caso a elite local (que ainda tinha fortes vínculos com Lisboa) não assinasse a adesão.
Que oratória, didática e roteiro incríveis! 👏🏻👏🏻👏🏻 parabéns ao canal!
Muiito bom para todas as postagens históricas e culturais.
Sempre sensacional. Guerras de independência do Brasil é um baita tema.
O vídeo acaba fortalecendo o mito de que houve apenas uma unidade colonial portuguesa nas Américas, o que não é verdade.
Chegou a ter três Estados coloniais portugueses por aqui: o Estado Colonial do Brasil, o Estado Colonial do Maranhão e o Estado Colonial do Grão Pará.
Esses Estados Coloniais não eram integrados e respondiam à coroa portuguesa individualmente, não tendo interação intensa entre suas elites e habitantes.
Com a vinda da família real portuguesa em 1808, essa divisão some, sendo restabelecida com a volta da família real à Portugal e a retomada das relações do pacto colonial. Tanto é que as elites locais não aderiram à Independência do Brasil, tendo, Dom Pedro I que contratar um mercenário escocês para sitiar, invadir e submeter à rendição, Belém e São Luís para que pudessem se tornar parte integrantes do império brasileiro.
O historiador, Laurentino Gomes conta isso no livro 1822.
Parabéns. Obrigado por postar, vou procurar este livro. Minha BAHIA vacilou em não ter-se tornado independente, fez uma guerra, venceu e não deu continuidade.
Excelente.
Sobreviva ao Bostil do terceiro mundo 🇧🇷🤏🤏🤏🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Eu acho que não!
E p finalizar a bahia que consolidou a integração do Brasil com a vdd independência do Brasil 2 de julho de 1823
Sim, façam um vídeo sobre a guerra da independência
Não ouve guerra eram irmãos
Que guerra de independencia??? A indepencia do Brasil foi dada. KKK
@@claudiopereira6905 "[Caxias] Lutou pela consolidação da independência, pacificou províncias conflagradas e conduziu as armas nacionais à vitória nos conflitos da Bacia do Prata." Fonte: Exercito Brasileiro.
"Após a Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822, foi preciso expulsar as tropas lusitanas fiéis às Cortes de Lisboa. [...] A Guerra da Independência possibilitou a integração nacional, e nela essa Esquadra desempenhou um papel relevante." Fonte: Marinha do Brasil.
A ideia generalizada de unidade territorial só pode ser levantada a partir da segunda metade do século XIX, após o período de guerras civis, que amenizamos chamando de revoltas regenciais, mas principalmente após a expansão do pensamento positivista e militarista das três últimas décadas do Segundo Reinado.
Antes existia a região que foi chamada de Grão Pará, social e economicamente autônoma do centro político e administrativo, fosse representado por Salvador, fosse depois pelo Rio de Janeiro, por exemplo.
@@Rafaelfccunhasim, a cabanagem, seríamos independentes do brasil aqui no norte
De fato, a unificação nacional completa do Brasil só ocorreu no Segundo Reinado, é por isso que Dom Pedro II foi tão importante na história do Brasil.
Baita vídeo!! Aprendi várias coisas que não percebia. Que tal um vídeo dos motivos sobre a mudança da capital de Salvador para o Rio??
Creio que a presença da Corte aqui, chegando em 1808, terminou por consolidar alguma unidade na América portuguesa, afinal, todo o aparelho de Estado português foi escoltado para Salvador, a princípio, e, depois, Rio de Janeiro... além das inovações como alguma reforma urbana, banco do Brasil, formação de oficiais para forças armadas, comércio direto com os ingleses e abertura de faculdade por aqui, em Salvador, Olinda, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo... Creio que o Estado português nos fez esse 'favor'
Esse canal merece like e comentários!
Gostei bastante, meu professor está justamente passnado esse conteúdo atualmente
Um dos melhores canais do UA-cam...
Muito boa explicação
Esse canal é sensacional!!
Melhor canal de história da atualidade
Descobrir seu canal hoje e gostei muito, parabéns pelo conteudo.
Valeu, adoro vcs. Aprendo mto
Faz um vídeo sobre as guerras de independência
muito boom seus vídeos, porem seria, no meu ponto de vista, se vc falasse um pouco mais devagar, a fala é muito rápida para ser compreendida, mas são ótimos os conteúdos do canal, parabéns.
Esse vídeo é perfeito, explicou, nos primeiros 2 min, melhor q minha professora em 2 meses, vc é D+, parabéns, d vdd, pena q só vi esse vídeo agr (1 semana dps da prova) mas é a Vida, ganhou um seguidor
Ótimo conteúdo, parabéns!
Obrigado pelo vídeo, Vogel!
Cara isso é conteúdo boraaaaa assistir com muita alegria 😊
Faz um vídeo listando as guerra civis, conflitos e revoltas que aconteceram no Brasil
O Brasil é um país com uma história fascinante.
@@adrianofmaia8490 travamos fodidos se na Europa andacem sempre a falar da história nunca mais era sábado
😂😂😂😂
@@JosePereira-ww8kp Para de falar como se fosse brasileiro português
@@LuodaDerioa eu como português tenho mais direito a falare da historia do brasil que vcs italianos o brasil foi português quase 4 seculos na Bélgica tem 3 milhões de itslianos e França tem 9 milhões de italianos e continua noutros paises europeus numca ouvi imigrantes a falar de uma história que não tem nada aver não são originais dos paises para honde imigram nem vcs são originais do brasil são os portugueses
@@JosePereira-ww8kp O brasil nunca foi português, o brasil era um território indígena, que foi pegado e explorado, e os índios escravizados e os negros trazidos dos seus paises para serem escravos, vc como português tem direito de ficar calado
Melhor vídeo que assisti no canal! E acho todos muito bons! 🎉
Tem algum vídeo do Vogalizando falando especificamente sobre o Grão-Pará? Se não, seria legal um vídeo sobre isso. Abraço!
Mais canais assim por favor...
Parabéns
Aborda esse tema da guerra de independência do Brasil! Ótimo video.
Não existiu nenhuma guerra da independência e por isso a história da América Portuguesa é tão única e fascinante. O Rei de Portugal, Brasil e Algarves soube negociar com os Portugueses do Brasil para garantir uma cessação pacífica e manter a unidade do território. Assim os Portugueses do Brasil tornaram-se os primeiros Brasileiros antepassados dos Brasileiros de hoje.
@@frapiment6239 existiu guerra de independência no Brasil, SIM! Não espalhe desinformação.
@@frapiment6239existiu sim, portugal não ia desistir do meu Brasil, fácil os assassinos de guerras mataram muitos
Pelo seu comentário, realmente precisa falar da guerra de independência!!! @@frapiment6239
@@frapiment6239 "[Caxias] Lutou pela consolidação da independência, pacificou províncias conflagradas e conduziu as armas nacionais à vitória nos conflitos da Bacia do Prata." Fonte: Exercito Brasileiro.
"Após a Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822, foi preciso expulsar as tropas lusitanas fiéis às Cortes de Lisboa. [...] A Guerra da Independência possibilitou a integração nacional, e nela essa Esquadra desempenhou um papel relevante." Fonte: Marinha do Brasil.
Fala Sim sobre as guerras de independência. Mais pessoas precisam conhecer melhor o Dois de Julho;
Um dos melhores canais de história do ytb
Ainda hoje há uma enorme diferença na organização política e administrativa entre Portugal e Espanha.
Portugal é um Estado unitário com duas regiões autónomas (arquipélagos dos Açores e Madeira) enquanto a Espanha se divide em regiões autónomas em todo o território com governos regionais para além do governo central.
Também em Espanha se mantêm movimentos independentistas e isso não existe em Portugal.
👍
Valeu demais! Canal excelente
esse canal é foda, todo sucesso é pouco
Parabens pelo canal. Felicidades
Ótimo vídeo, professor foice e martelo!
Melhor canal de histórias
Parabéns. Cada vez melhor.
Faz um vídeo sobre a guerra de independência do Brasil por favor.
Porque o povo era muito unido e dissidiram ficarem juntinhos❤
Ótimo vídeo. Parabéns pelo conteúdo
Vídeo sobre a Guerra de Independência, por favor
Vitor faz um vídeo sobre a escravidão africana e indígena pfvv
Algo interessante seria saber quais são as diferenças entre a colonização dos EUA e do Brasil e como essas diferenças moldaram o futuro desses países.
Um ponto importante foi o desconhecimento de Fernando VII das cortes de Cádiz. Porque muitos dos realistas eram liberais so que não gostavam dos crioulos. Esse fato já deu muita mais legitimidade as repúblicas.
Muito bom conteúdo
Comentário maneiro pra ajudar no engajamento
Mais um vídeo excelente
Conteúdo relevante. Parabéns
Oi!! Comentei nesta semana com a minha irmã que por pouco Roraima não ficou sendo da Espanha, somos de Roraima. Que nojo da elite do atraso, até hoje nota-se a estrutura de não investir em educação para todos e o país figura na lista dos países com desigualdade gritantes. Quando sai algum projeto para o coletivo: ain, é gasto, não pode, vamos vetar, derrubar! 🤡
Seria melhor se o Brasil fosse parlamentarista.
E mesmo nosso território não tendo sido dividido, eu acho incrível a grandeza dele. Imaginar que é mais perto ir de São Paulo à Assunção no Paraguai é mais perto do que de São Paulo à Recife… ou melhor, a distância entre a ponta mais ao sul do Brasil à ponta mais ao norte ser maior do que a distância entre a ponta mais ao norte e à Flórida nos EUA.
A edição e os memes são excelentes!! 😂😂😂😂
Entrei achando que era o Afonso Padilha, mas gostei tbm 😂😂😂
Malucooooo hahahahahahhaha
Ótimo vídeo! Beijo Vogel, vamo se amá 💖
Manda esse vídeo da guerra de independência!
esse canal foi um dos melhores achados desse ano, sem falar que o vogal é um xuxuzinho
Valeu demais
Ansioso pelo vídeo do Luis Gama
Uma sugestão, falar das diferenças entre a arquitetura das casas da América Espanhola e portuguesa, queria aprender as diferenças na arquitetura porque é muito parecido.
@@Luffy-Nordestino e só vc ir em salvador no pelourinho e compra com rn sul, na parte dos espanhóis la
Ótimo trabalho 👏👏👏👏
Esses caras são fera!
Seria uma boa, fazer um vídeo sobre a guerra de independência
Faz um video sobre a teoria q Tiradentes não foi esquartejado e que tem a assinatura dele na ata da revolução francesa.
Mais um ótimo vídeo
A história da América Latina é cheia de peculiaridades, e o caso do Brasil é um verdadeiro exemplo de "quando a bagunça funciona". Enquanto as colônias espanholas decidiram que a fragmentação era a nova tendência, o Brasil manteve-se inteiro, talvez por um misto de preguiça e bom humor tropical.
Portanto, o Brasil não se dividiu porque, no fim das contas, a bagunça daqui sempre foi mais harmoniosa que a dos vizinhos. E quando algo funciona, mesmo que de um jeito peculiar, por que mudar? Afinal, se tem uma coisa que brasileiro sabe fazer bem, é dar um jeitinho.
Da mesma maneira que existem tantas regioes autonomas na Espanha , aconteceu o mesmo nas areas de colonia Espanhola. Nao tem nada haver com o jeitinho Brasileiro.
O brasileiro e a América Latina são unidos, e apesar de uma rusga aqui outra ali, é um continente de paz, aonde os países se respeitam, ao contrário da civilizada Europa.
O sindrome
@@vagnersilva5081Brasil e Hispanoamérica, si no incluyes a Brasil en Latinoamerica, el concepto de Latino se rompe.
Lo gracioso es que la Corona Española apoyó la independencia de las 13 colonias americanas, y loa ingleses hicieron lo mismo con los virreinatos.
En México se dice: los indígenas ayudaron a la conquista, y los españoles la independencia.
Aún así, México esta lleno de bellas ciudades coloniales, el bello español, gastronomía y danzas.
En Brasil también tenemos ciudades coloniales muy bonitas. Un abrazo para los hermanos Mexicanos.
Também temos algumas cidades históricas no Brasil como em Salvador, capital do estado da Bahia (onde foi a primeira capital do Brasil durante o domínio português), no Rio de Janeiro, Ouro Preto no interior do estado de Minas Gerais e etc 👍
Show de bola!!!
Incrível vídeo 👏🏻👏🏻
Tava achando muito diferente o jeito de falar, mas bastou eu identificar o sotaque semelhante ao de Recife... Fiquei até entendendo melhor o que você fala 😅 nem sei se é mesmo
Comentario maneiro pra gerar engajamento!!
Nada como assistir o Vogalizando depois de um dia de estudo.
E essa foto do bob esponja kkkkkkk
Muito didático
Só sei de uma coisa, sou orgulhoso de ser nativo de um país gigantesco, maravilhoso.
Eu amo falar a belíssima lingua portuesa BRASILEIRA.
Amo meu Brasil.
Se eu posso ser gigante, jamais gostaria de ser pequeno e frágil.
São Paulo SP BRASIL.
Ótimo conteúdo!!
Faltou falar sobre a importância de José Bonifácio para manter o território unificado
Que vídeo interessante 👏🏻
Faça um vídeo sobre como era a economia do brazil império.
O pior é que em Lima temos políticos que já se ajoelharam ao rei da Espanha em visita oficial há alguns anos atrás, falando que se sentiam mais espanhóis que peruanos. A vontade de enforcalos por traição foi muito grande, mas em meu país, a pena de morte por traição à só é permitida em tempos de guerra. O vice reino do Peru jamais quis ser independente e até o final teve a lealdade com o rei da Espanha. Tiveram que ser Bolívar pelo norte e San Martin pelo Sul os que forçaram os peruanos a se libertar de Espanha.
Pior! Já tivemos um presidente que bateu continência para a bandeira dos Estados Unidos e ainda disse ao presidente daquele país, I love you.
E ainda tem brasileiro idiota que chama esse energúmeno de patriota.
Nem vou dizer que a vontade que deu foi igual à sua.
Mas, enfim...
não atoa as elites locais de Lima assassinaram Tupac Amaru II que liderou a maior revolução indígena nas Américas
Aqui teve um político que disse "I love you" para o Trump.
Show de bola 😃
Abraço de Portugal sempre vídeos top
Sai fora português, povo chato
Português nojento
🤮
@@LuodaDerioa qual seu problema?
@@putchgaming8941 O problema dessa pessoa é a "xenofobia do bem".
Primeiro: as colônias espanholas já eram divididas em vice-reinos até geograficamente longe uns dos outros. Quando Napoleão invadiu a Espanha, deixou as colônias nas mãos dos cabildios locais e suas juntas governativas. Uma dessas juntas, na própria Espanha, editou uma Carta Liberal em Cádiz criando uma monarquia constitucional. Quando o antigo regime espanhol voltou, liberais e absolutistas entraram em conflito. Os absolutistas queriam o retorno de tudo ao que era antes, inclusive com relação às colônias. Mas já era tarde. O vácuo no poder criou movimentos de independência que eclodiram em todas as colônias com guerras violentas explodindo ao mesmo tempo contra a metrópole.
Amo o canal
A história q conhecemos foi escrita a mando de quem tinha interesse e papel caneta conta uma visão de quem viu?
O mesmo dia na mesma batalha tem diferença gritantes para quem estava presente.
Ter por verdade o q foi escrito conta uma visão da história pessoal.
História deve ser confirmada em todas as bases possíveis ganhadores perdedores.
¡Buen video mi pana brasileño! 👍
Valeu
Faz um vídeo sobre a guerra da independência! Seria o 2 de julho na Bahia?
Essa guerra não foi de independência mas sim uma revolta regional que não visava a independência do Brasil.
Muito bom.
O tanto que esse canal é foda…
O tanto que esse canal me salva nos meus melhores e piores dias…
Tudo que tenho é gratidão. E com certeza minhas energias positivas chegam pro Voga e pra toda a equipe do canal.
Tamo junto!!!!!
A principal razão da não separação do Brasil foi a causa independentista ter sido assumida por D. Pedro, o que esvaziou bastante o poder de caciques locais.
Não
@@LuodaDerioa pq não?
@@kaizennojujutsu6134 Porque a independência do Brasil se deu em torno de uma monarquia que havia sido transplantada de Portugal. Houve diversas revoltas separatistas tanto sob Pedro I quanto no período regencial. O fato de haver um poder central assegurou a unidade do Brasil.
Canal muito bom
Grato
Tenho dificuldade com a sua retórica ritmada 😂, mas gosto do conteúdo.
Esse vídeo veio no momento em que jogando um jogo de memória que consiste em memorizar as 243 subdivisões administrativas da América do Sul.
Esse comentário veio no momento em que ninguém perguntou nada.
Qual nome desse jogo pra jogar
E sua falta de educação e respeito pelo comentário de outra pessoa não faz parte da iniciativa desse canal, e principalmente da conduta da imensa maioria que comenta por aqui...
@@kaizennojujutsu6134 Seterra.
Eitaaaaaa... Que jogo é???
Melhor canal do UA-cam
Incrível a quantidade de lunáticos monarquistas que esse vídeo atraiu kkkk
Faz um video das guerras de independência do Brasil 😊
Não dá para fazer o que não existiu.