Arqueologia ferroviária é com Paulo Ferrovias , mas pensei que você fosse atravessar o túnel, mas vai que tem bicho lá hein? 😂😂. Mas você tá certo segurança em primeiro lugar . Mas o lugar é bonito, paisagem agradável , e o trem veio para brindar a aventura . Parabéns.
Fala aí meu amigo, onde vc passou aí na bitola mista é com certeza uma vala falsa onde se fazia manutenção por baixo do trem, muito legal mesmo e tem um pátio enorme aí Valeu pelo vídeo.
Parabéns pelo belo video Paulo. Nesse local ondr vc mostra as duas bitolas larga e métrica parece ser uma balança de vagões pois tem páteo grande a frente.
Boa tarde rapaz que que lembrança maravilhosa isso tudo aí é a minha história eu naci aí no ano de 1940 no mês de maio e vivi até os meus nove anos de vida essa casa que você filmou aí perto do túnel meu avô morou ele era mestre de linha foi muito bom relembrar um pouco da minha história obrigado.
Parabéns pelo video! E realmente muito estranho,após a privatização dessas ferrovias a quantidade de linhas que foram desativadas! Eu lembro que no tempo da rede é,da fepasa a maioria das linhas estavam ativas e,com grande movimento! Chegaram ao ponto de desativar não só Ramos menores mas desativaram ferrovias inteira! Eu lembro das estradas de ferro Noroeste do Brasil que ligava São Paulo ao Mato Grosso do Sul e a Bolívia que tinha um enorme movimento de,cargas e passageiros,principalmente tamqueiros que,transportavam combustíveis da reclamação em Paulinha para o noroeste,de,São Paulo e Mato Grosso do Sul tamqueiros também com óleos,vegetais que vinham do interior para serem beneficiados em São Paulo,graneleiros, os trens de passageiros andavam sempre lotados, e quando privatizaram desativaram tudo dizendo que não tem demanda! E hoje em dia toda essa movimentação de carga que eu falei vai por,caminhao!
É impressão minha ou desconstruíram nossas possibilidades de progresso contínuo nos tornando dependentes do gigante asiático e outros penduricalhos internacionais?
Muito bom conhecer essa região ai com registro mostrando o trecho e um túnel desativado por onde passaram as locomotivas a vapor da Estrada de Ferro Central do Brasil, excelente registro com as fotos mostrando o antes e o depois e da saída do trem siderúrgico da MRS da estação 👏👏👏👏👏👏 e por isso vai-lhes ganhar um joinha 👍
Vídeo bem interessante, meu lazer favorito, ferrovia + história, parabéns por mais trabalho, já assisti esse vídeo umas 3 vezes, por isso vai meu like.
Já o trajeto p Ponte Nova era por onde está a linha mista hoje, sendo que ela "morre" no pátio de transbordo, porém se olhar pelo Earth é fácil ver o leito abandonado que ia até Ouro Preto! Quanto as linhas que aparecem na foto, elas formavam um triângulo que ia até o morro, mesmo morro que o túnel passa para esquerda e que vc foi até ele! Ótimo vídeo!
Fala meu amigo Paulo blz !! Bom conteúdo sobre história de ferrovias é contigo mesmo , localizou túnel histórico e ainda conseguiu filmar um trem de carga geral !! Valeu meu brother tamojunto 👍😁👍
Interessante! Aproveitando esses registros históricos poderia entrevistar os moradores locais (remanescentes) sobre como eles se mantém nesses locais tão remotos e aparentemente sem uma estrutura básica(saúde, educação, transporte,...).
Esse pedaço de linha que Vc mostrou, onde a bitola estreita tá dentro da bitola larga , era uma balança. Me parece que era a única balança no trecho da EFCB. A linha por onde passou o trem era o ramal de Ponte Nova.
Muito bacana este vídeo, se você poder um dia, faz uma visita aos trilhos abandonados da serra de São Geraldo, que fica entre Viçosa e Ubá, nesta serra antes da Cidade de São Geraldo, tem uma estação bem no alto da serra.
Realmente, MG tem história pra dar e vender. As coisas mudam, é claro; mas ver linha abandonada, estação em ruína, etc... é algo sempre deprimente (no meu ponto de vista), já que houve trabalho, tempo, dinheiro... empregados nas construções que acabaram descartadas mas que, talvez, pudessem ter sido melhor aproveitadas. Por outro lado, esse registro seu é fabuloso; lembra uns vídeos que vc fez no ES e em SP como o trecho da antiga FEPASA após Amador Bueno), mostrando linhas também abandonadas... Obrigado por compartilhar e sucesso ao canal. Abraço.
No ano de 1965viagei de trem misto guê saia da estação do horto florestal em BH este trem saia do horto as 8 horas da manhã e chegava em ouro preto as 18 horas da terde
Esse ramal não era da Central do Brasil, era da Leopoldina e ligava Miguel Burnier a Ponte Nova, passando por Mariana,Ouro Preto e outras.Em Ponte Nova,havia a Linha da Leopoldina que vinha do Rio de Janeiro,estação Barão de Mauá (infelizmente essa estação que era majestosa, atualmente está num triste abandono e totalmente desativada),é um lamentável exemplo de como Poder Público trata a Memória Ferroviária Brasileira. Essa linha tronco da Leopoldina tinha uma extensão de 484 kms do Rio até Ponte Nova e dali havia o ramal de Caratinga, que servia Rio Casca, Raul Soares,Bom Jesus dos Galhos e outras. Havia um trem turístico entre Ouro Preto e Mariana,não sei se ainda está ativo. Para terminar, sempre lembrando a importância histórica de Ouro Preto:foi também a primeira capital de Minas Gerais. Congratulações pelo vídeo,a Memória Ferroviária Brasileira agradece. Ps.A pergunta ainda é tristemente pertinente:por que após a privatização da malha ferroviária brasileira,os trens de passageiros de médio e longo percurso foram suprimidos?
Show meu amigo. A linha da Leopoldina vinha Miguel Burnier, a central ia até BH. Conheço o ramal de Caratinga, já passei lá, não tem trilho nenhum mais infelizmente. Para as concessionarias trem de passageiro só da prejuízo.
@@danielbacker7763 Em 1720,Ouro Preto foi escolhida para capital da nova capitania das Minas Gerais.Em 1823, após a independência do Brasil,a então Vila Rica recebeu de Dom Pedro I o título de Imperial Cidade. Em 1897,Ouro Preto perde o título de capital mineira,sendo a sede transferida para a atual Belo Horizonte.
@@jaimedesouza2138 ..."Atualmente com pouco mais de 60 mil habitantes e localizada a 110 quilômetros de Belo Horizonte, Mariana tem muita história para contar. Tudo começa com a descoberta de ouro na região por bandeirantes paulistas, entre os séculos XVII e XVIII, quando se consolidou como a primeira vila, cidade e capital de Minas Gerais, e chega aos dias atuais, em que a economia local é pautada pela exploração de minério e pelo turismo"...
Poxa, por que minas não explora essas linhas desativadas para trens de passageiros assim como nos países da Europa? Espaço tem, demanda tem... Falta o que? Vergonha na cara mesmo né. Que tristeza. Aliás, excelente vídeo!
Apesar de bitola mista, o trecho estava (está) sob a administração DA FCA/VLI, a partir de Miguel Burnier. Mais para frente os trilhos já foram até arrancados…
Este saiu do horto parava em Caetano furguin depois parava em Marzagão depois general Carneiro depois Sabará depois raposos depois rio acima depois itabirito depois engenheiro correia Miguel Burnier Rodrigo Silva depois ouro preto
nesse video as duas coisa que vi me parece que no 10,13 era tipo uma balança e no 10,14 ai tinha um equipamento que mudava a linha da bitola estreita de lado
Vc inicia um vídeo muito interessante com uma estação ferroviária. Mas não fala, qual cidade, qual estado do Brasil vc se encontra. O País é muito grande, as pessoas não são obrigadas a saberem onde fica a estação Miguel Bornier. Seus vídeos são interessantes, parabéns. Paulo Barros do Tucuruvi SP 0:02
Paulo Deixa Eu Te Perguntar Una Coisa Quando a VL! Vai Colocar as ES43BBI Aqui No Corredor Centro-Leste e Transfirir as DASHs e as SD70Ace-BB Lá Para a Malha Paulísta Hein???
ouvi que queriam re-ligar mariana a belo horizonte por riscos de rompimento de barragem isso significaria que metade do ramal de ponte nova voltaria a operar
Arqueologia ferroviária é com Paulo Ferrovias , mas pensei que você fosse atravessar o túnel, mas vai que tem bicho lá hein? 😂😂. Mas você tá certo segurança em primeiro lugar . Mas o lugar é bonito, paisagem agradável , e o trem veio para brindar a aventura . Parabéns.
Bem bonito mesmo.
Posso arriscar não kk se uma cobra me pica eu morro dentro do túnel kkk
Fala aí meu amigo, onde vc passou aí na bitola mista é com certeza uma vala falsa onde se fazia manutenção por baixo do trem, muito legal mesmo e tem um pátio enorme aí Valeu pelo vídeo.
Tmj meu camarada, muito obrigado
Parabéns pelo belo video Paulo.
Nesse local ondr vc mostra as duas bitolas larga e métrica parece ser uma balança de vagões pois tem páteo grande a frente.
Boa tarde. Tenho varias historias de Miguel burnier. Passei muito por ai nos trens de passageiros de Itabirito para Conselheiro Lafaiete.
Que bacana meu amigo, infelizmente ese trajeto nem tem como fazer mais, uma pena
Miguel Burnier !
Lugarzinho gostoso e agradável , também chamado carinhosamente por AMIGOS que lá foram criados de CHÃO PARADO !
@Paulo Ferrovias Ganhou Um Joinha 👍🏻
Vlw meu amigo
Segundo o Minas Gerais Railways, passou trem de bitola métrica aí até 2003, já nos tempos da FCA
Foi a FCA que desativou
@@PauloFerroviasHO sim sim
Sou bisneto neto e filho de ferroviário tá no segue esse pátio ê simplesmente lindo valeu
Isso ai Sangue ferroviário
Eita homem de sorte. Além de fazer a descoberta do túnel, ainda pega um trem da MRS com a 3759 de líder e o seu apito diferenciado.
Esse passeio deu bom demais
Boa tarde rapaz que que lembrança maravilhosa isso tudo aí é a minha história eu naci aí no ano de 1940
no mês de maio e vivi até os meus nove anos de vida essa casa que você filmou aí perto do túnel meu avô morou ele era mestre de linha foi muito bom relembrar um pouco da minha história obrigado.
Que bacana meu amigo, legal demais
Valeu, você agora é o Paulo, Indiana Paulo!! 😂😂👏🏻👏🏻👍🏻
Ai sim, Gostei haha, obrigado pelo prestígio meu amigo
@Paulo Ferrovias Parabéns Pelo Vídeo 🙏🏻🙏🏻👍🏻👍🏻👏🏻👏🏻
Vlw meu amigo
Parabéns pelo video! E realmente muito estranho,após a privatização dessas ferrovias a quantidade de linhas que foram desativadas! Eu lembro que no tempo da rede é,da fepasa a maioria das linhas estavam ativas e,com grande movimento! Chegaram ao ponto de desativar não só Ramos menores mas desativaram ferrovias inteira! Eu lembro das estradas de ferro Noroeste do Brasil que ligava São Paulo ao Mato Grosso do Sul e a Bolívia que tinha um enorme movimento de,cargas e passageiros,principalmente tamqueiros que,transportavam combustíveis da reclamação em Paulinha para o noroeste,de,São Paulo e Mato Grosso do Sul tamqueiros também com óleos,vegetais que vinham do interior para serem beneficiados em São Paulo,graneleiros, os trens de passageiros andavam sempre lotados, e quando privatizaram desativaram tudo dizendo que não tem demanda! E hoje em dia toda essa movimentação de carga que eu falei vai por,caminhao!
Essas concessionárias tem hora que realmente não da pra entender
É impressão minha ou desconstruíram nossas possibilidades de progresso contínuo nos tornando dependentes do gigante asiático e outros penduricalhos internacionais?
Show
Vlww
Ótimo vídeo amigo, muito top esse trecho, filmei a c36-7 aqui em itirapina sp no começo do ano
Opa, bom demais , tenho que ir ai
Muito bom! Pretendo visitar um dia. E em seguida, ir para a estação de Chrockatt de Sá, que é perto de Burnier.
E bem perto mesmo, é no caminho
Muito bom conhecer essa região ai com registro mostrando o trecho e um túnel desativado por onde passaram as locomotivas a vapor da Estrada de Ferro Central do Brasil, excelente registro com as fotos mostrando o antes e o depois e da saída do trem siderúrgico da MRS da estação 👏👏👏👏👏👏 e por isso vai-lhes ganhar um joinha 👍
vlw meu camarada
Vídeo bem interessante, meu lazer favorito, ferrovia + história, parabéns por mais trabalho, já assisti esse vídeo umas 3 vezes, por isso vai meu like.
Muito obrigado pelo prestígio meu amigo , fico feliz que tenha gostado
Quando eu tinha meus 14 anos de idade viajei muito de Itabirito para Conselheiro Lafaiete era muito bom que saudades!
Tempo bom né
Bom de mais!
Já o trajeto p Ponte Nova era por onde está a linha mista hoje, sendo que ela "morre" no pátio de transbordo, porém se olhar pelo Earth é fácil ver o leito abandonado que ia até Ouro Preto!
Quanto as linhas que aparecem na foto, elas formavam um triângulo que ia até o morro, mesmo morro que o túnel passa para esquerda e que vc foi até ele!
Ótimo vídeo!
Interessante meu camarada, olhei no Google maps e no trajeto ainda tem linha em certos locais, um dia quero ir lá registrar
@@PauloFerroviasHO sim, uma parte inclusive é o trem da vale em Ouro Preto
@@roberrdmf siim, uma pena que não tem ligação BH- ouro preto mais, absurdo
Fala meu amigo Paulo blz !! Bom conteúdo sobre história de ferrovias é contigo mesmo , localizou túnel histórico e ainda conseguiu filmar um trem de carga geral !! Valeu meu brother tamojunto 👍😁👍
Tmj meu camarada, vlww
Muito bacana ,adoro ver trilhos abandonado ,vó puxa no Google mapa essa ferrovia não conhecia ,vc explica muito bem
Vê lá que tem muita coisa
Mais uma vez parabéns meu amigo, realmente algumas cenas da Ferrovia so encontramos aqui, ótimo video
Muito obrigado meu camarada, tentamos mostrar o máximo possível
Faz um vídeo falando do vagão gôndola da vale carajá
Obrigado pela sugestão meu amigo
que triste ver esses trilhos e túnel abandonado, mais a mes fez o ar da graça muito bom
Triste mesmo
Que triste, apesar de passar uma composição ( trem) a cidade parece uma cidade fantasma
Bem pacata mesmo
Interessante! Aproveitando esses registros históricos poderia entrevistar os moradores locais (remanescentes) sobre como eles se mantém nesses locais tão remotos e aparentemente sem uma estrutura básica(saúde, educação, transporte,...).
Fala irmão esse túnel que vc achou ê um túnel grande e cheio de histórias gostei muito abraço Joel Luiz de piranguinho mg
Salve meu amigo
CONHECI ISSO AÍ AINDA QUANDO ESTAVA EM OPERAÇÃO.
PARABÉNS PELO TRABALHO.
vlw amigo
Bom-dia amigo vc precisa pesquisar sb os tuneis de Humberto Antunes RJ e do lado mais 2 de Paulo de frntim RJ vale a pena
@@joelluiz4813 ja fui la
Esse pedaço de linha que Vc mostrou, onde a bitola estreita tá dentro da bitola larga , era uma balança. Me parece que era a única balança no trecho da EFCB.
A linha por onde passou o trem era o ramal de Ponte Nova.
Obrigado pelas informações meu amigo
Muito bacana este vídeo, se você poder um dia, faz uma visita aos trilhos abandonados da serra de São Geraldo, que fica entre Viçosa e Ubá, nesta serra antes da Cidade de São Geraldo, tem uma estação bem no alto da serra.
Já vi vídeo sobre esse lugar, tenho muita vontade de ir la, falra é oportunidade
E muita história ferroviária triste. País sem ferrovias e pais morto ..
vdd
Ótimo vídeo. Parabéns por no mostrar um pedaço da história das ferrovias do Brasil.
Muito obrigado meu amigo, adoro fazer isso.
Paramin e sempre muito triste o que fizeram com nossas ferrovias! Quanta coisa bonita nos perdemos de bobeira!
Triste demais, muito lugar bonito que nunca foi registrado pq já foi desativado
Faz um vídeo sobre as linhas escodidas em contagem o ramal da Vilma e a linha que ligava na parte de trás da Vallourec que sai do pátio do Ferrugem
Boa sugestão, problema que ali mal dá pra andar kkkk
Top , muito bacana 👏🏻👏🏻👏🏻
vlww
Excelente vídeo, gostei da trilha sonora, autotrac é um rastreador via satélite, será que é por conta do túnel ele perde sinal?
Provavelmente heim , obrigado pela informação
Não sabia que a MRS chegou a ir em Itabirito
Vivendo a aprendendo
Lembrando do bar do. Sasvasi armazém do sr Domingos lembro me do Euclides barbosa sr Miranda pio que era. Delegado. Lembrando do tuia muitas saudades
Realmente, MG tem história pra dar e vender. As coisas mudam, é claro; mas ver linha abandonada, estação em ruína, etc... é algo sempre deprimente (no meu ponto de vista), já que houve trabalho, tempo, dinheiro... empregados nas construções que acabaram descartadas mas que, talvez, pudessem ter sido melhor aproveitadas.
Por outro lado, esse registro seu é fabuloso; lembra uns vídeos que vc fez no ES e em SP como o trecho da antiga FEPASA após Amador Bueno), mostrando linhas também abandonadas...
Obrigado por compartilhar e sucesso ao canal.
Abraço.
Muito obrigado pelo prestígio meu amigo, se eu pudesse só fazia vídeo mostrando trecho abandonado kkk
Isso é um dos maiores absurdo do país ,onde os políticos brasileiros sem escupolo destruíram nossas ferrovias
sem dúvidas
No ano de 1965viagei de trem misto guê saia da estação do horto florestal em BH este trem saia do horto as 8 horas da manhã e chegava em ouro preto as 18 horas da terde
Rapaz que bacana devia ser essa viagem.
Boa noite esse trecho que vc percorreu de terra era ó que vinha pra Ponte Nova.
show
Boa Noite Paulo Tudo Bem Com Você Aqui? Me Desculpe Por Não Ter Lido e Respondido o Seu Comentário Lá No Meu Vídeo Da SD40 8145 Da VL! Tá Bom???
Suave
O equipamento que possui 4 trilhos é uma balança
Interessante, obrigado pela resposta
Esse ramal não era da Central do Brasil, era da Leopoldina e ligava Miguel Burnier a Ponte Nova, passando por Mariana,Ouro Preto e outras.Em Ponte Nova,havia a Linha da Leopoldina que vinha do Rio de Janeiro,estação Barão de Mauá (infelizmente essa estação que era majestosa, atualmente está num triste abandono e totalmente desativada),é um lamentável exemplo de como Poder Público trata a Memória Ferroviária Brasileira.
Essa linha tronco da Leopoldina tinha uma extensão de 484 kms do Rio até Ponte Nova e dali havia o ramal de Caratinga, que servia Rio Casca, Raul Soares,Bom Jesus dos Galhos e outras. Havia um trem turístico entre Ouro Preto e Mariana,não sei se ainda está ativo.
Para terminar, sempre lembrando a importância histórica de Ouro Preto:foi também a primeira capital de Minas Gerais.
Congratulações pelo vídeo,a Memória Ferroviária Brasileira agradece.
Ps.A pergunta ainda é tristemente pertinente:por que após a privatização da malha ferroviária brasileira,os trens de passageiros de médio e longo percurso foram suprimidos?
Show meu amigo. A linha da Leopoldina vinha Miguel Burnier, a central ia até BH.
Conheço o ramal de Caratinga, já passei lá, não tem trilho nenhum mais infelizmente.
Para as concessionarias trem de passageiro só da prejuízo.
A primeira capital de Minas Gerais foi Mariana e ñ Ouro Preto! 😉
@@danielbacker7763
Em 1720,Ouro Preto foi escolhida para capital da nova capitania das Minas Gerais.Em 1823, após a independência do Brasil,a então Vila Rica recebeu de Dom Pedro I o título de Imperial Cidade.
Em 1897,Ouro Preto perde o título de capital mineira,sendo a sede transferida para a atual Belo Horizonte.
@@jaimedesouza2138
..."Atualmente com pouco mais de 60 mil habitantes e localizada a 110 quilômetros de Belo Horizonte, Mariana tem muita história para contar. Tudo começa com a descoberta de ouro na região por bandeirantes paulistas, entre os séculos XVII e XVIII, quando se consolidou como a primeira vila, cidade e capital de Minas Gerais, e chega aos dias atuais, em que a economia local é pautada pela exploração de minério e pelo turismo"...
@@jaimedesouza2138
www.minas300anos.mg.gov.br/noticias-e-artigos/primeira-capital-de-minas-mariana-guarda-memorias-do-ciclo-do-ouro/
Se antes tinha demanda porque foi só privatizar que a demanda acabou?
Não da pra entender
Poxa, por que minas não explora essas linhas desativadas para trens de passageiros assim como nos países da Europa? Espaço tem, demanda tem... Falta o que? Vergonha na cara mesmo né. Que tristeza. Aliás, excelente vídeo!
triste mesmo, vlw amigo
Quem do grupo " Movimento Pró- ferrovia BH/ Cataguases" topa programar um passeio nos trilhos abandonados da métrica no entorno de MIGUEL BURNIER ???
Não conhecia esse movimento
Om dia vc já fez vídeo no pi no pátio do Patrack .
Eu ia fazer nesse dia, mas o vídeo ficou com muito curto.
Te ver um tempo faz lá rola várias manobras lá na parte da tarde .sou maquinista lá vairser bancana ver a manobras pelo seu canal .estou aguardando
Quem dera a MRS reativar esse trecho
Apesar de bitola mista, o trecho estava (está) sob a administração DA FCA/VLI, a partir de Miguel Burnier. Mais para frente os trilhos já foram até arrancados…
@@regisbraga3833 ata, valeu mano
Teria que ter carga pra ser reativado
@@PauloFerroviasHO vdd
Este saiu do horto parava em Caetano furguin depois parava em Marzagão depois general Carneiro depois Sabará depois raposos depois rio acima depois itabirito depois engenheiro correia Miguel Burnier Rodrigo Silva depois ouro preto
Paulo F. O ferromodelismo é só pra adultos?amei o vídeo
Pra todos
Poxa! Fiquei esperando vc atravessar o túnel. Ele não é muito grande e nem tão escuro, já que a gente consegue ver a saída do outro lado.
nesse video as duas coisa que vi me parece que no 10,13 era tipo uma balança e no 10,14 ai tinha um equipamento que mudava a linha da bitola estreita de lado
Interessante isso, vivendo e aprendendo
Vc inicia um vídeo muito interessante com uma estação ferroviária. Mas não fala, qual cidade, qual estado do Brasil vc se encontra. O País é muito grande, as pessoas não são obrigadas a saberem onde fica a estação Miguel Bornier. Seus vídeos são interessantes, parabéns. Paulo Barros do Tucuruvi SP 0:02
Ao decorrer do vídeo eu falo. Ouro Preto MG
Paulo Deixa Eu Te Perguntar Una Coisa Quando a VL! Vai Colocar as ES43BBI Aqui No Corredor Centro-Leste e Transfirir as DASHs e as SD70Ace-BB Lá Para a Malha Paulísta Hein???
Não sei viu
ouvi que queriam re-ligar mariana a belo horizonte por riscos de rompimento de barragem
isso significaria que metade do ramal de ponte nova voltaria a operar
A concessionária recebe com os trilhos e depois desativa tudo.Uma vergonha.
Triste isso
Essa composição da MRS de bobinas e chapas de aço saiu da Gerdau ou no transbordo da vale (Usiminas) para a MRS?
Saiu do pátio de lafaiete Bandeira
A Leopoldina assumiu o trecho de Ponte Nova a Burnier ja nos fins dos tempos.
Interessante
Voce oviu falar ser o trem rio minas de passageiros Realmente irar funcionar estao començando as obras no tilhos quebrados na cidade Três rios
Ouvi sim, direto sai alguma notícia sobre, o negócio é aguardar, espero conseguir fazer essa viagem quando sair kk
Paulo F. O ferromodelismo é só pra adultos?amei o vídeo
Pra todos