Um vídeo do tamanho do Zoom de Art of Fighting pra vcs 😅 👇Apoie o pior e ganhe desvantagens marciobaiao.com/piordomundo 👇Redes sociais instagram.com/baionder/ facebook.com/baionder twitter.com/Baionder
É quente! Mas historicamente nunca existiu um console que abrisse tanta "vantagem" em relação aos "concorrentes". Até hoje ele é, na minha concepção, o maior video game da história! Você disse tudo, amigo!
A Neo Geo sempre se preocupou em ter uma identidade visual própria e passar a melhor experiêncipossível em jogo de luta. Isso é muito bom! Agente pode levar isso pra vida: Não queira ser igual aos outros, seja uma versão melhorada de si mesmo.
Cara, praticamente foi um minidocumentário sobre os jogos de luta mais marcantes do Neo Geo. Notei que citou apenas suas primeiras versões de cada franquia, pois senão, o vídeo daria mais de 2 horas tranquilo. Marcio, brigue com a preguiça para termos mais vídeos assim, no Pior Canal do Mundo.
Roteiro e edição sensacional, Baião. Sou do tipo que antes de pensar em competitivo, gosta de curtir o jogo lá na minha paz, ver o enredo, abrir finais, ver como as coisas se interligam. E a SNK sempre me entregou essa experiência, a série Fatal Fury mesmo tem ótimas histórias. Por alguma razão, sempre tem corno que acha surreal o fato de alguém aproveitar um jogo sem que seja num contra online. Sobre Samurai, você não poderia resumir melhor. Pra mim, é o único game de luta em que realmente se há uma boa sensação no peso da arma. É quase cômico você jogar um Soul Calibur e ter a sensação de estar golpeando com um pedaço de plástico quando na verdade é uma espada gigante de ferro maciço
Cara, penso exatamente isso. Principalmente sobre os jogos de luta com armas. Edit: ciente de que eu prefiro tirar contras, mas os clássicos da snk entregavam isso aí que a gente já sabe.
O neo geo era o cálice sagrado pra molecada, um sonho q nunca seria alcançado, as fitas eram muito caras, eu tive um colega de escola q teve o CD, de vez em qd eu ia lá jogar, um role do caraleo e a família dele era de doido, pra vc ter uma ideia tinha um aviso no tanque "vô favor não mijar aqui" hauahhaau, mas valeu as jogatinas, apesar do loading imenso
Mano eu morei na rua "Euclides" no Jabaquara onde ficava a "SNK do Brasil" e mesmo bem novinho eu me lembro de várias máquinas saindo para entrega e sempre que ouço a palavra snk confesso que o coração aperta de saudade da época é muito nostalgia pelo menos pra mim abraço 👍
Caro Baião primeiramente quero lhe parabenizar por esse magnífico conteúdo cheio de emoção e real sentimento de nostalgia ao relembrar desses verdadeiros classicos da lendária SNK,fiquei até sem comentários simplesmente fantástico esse vídeo,mto obrigado por nos presentear com suas experiências verdadeiras de quem realmente viveu,top video.
Pela descrição da sua experiência, você deve ser da minha geração. Eu joguei muito fliperamas entre os anos 90 e inicio dos anos 2000. Nesta época eu idolatrava a serie KOF . Curti muito até o 99, depois disto, os demais não me atraiam tanto. Sei lá, eu gostava daquela aura de filmes de artes marciais que os primeios KOFs passavam, os seguintes foram para uma linha mais anime, com personagens esquisitos mais infantis.
Sim.. inclusive, ainda molecão, eu até achava os personagens novos afeminados kkk. Mas a minha impressão mesmo era que os jogos estavam bagunçados. (Eu já era enfiado em Fliperama nos anos 80 kk mas era muito pivete).
Uma das vantagens de morar numa cidade grande como o RJ é q tive acesso a todos os clássicos da SNk e muitos obscuros tbm. A SNK divide o meu amor eterno com a SEGA. A sensação de ver os seus jogos pela primeira vez é inesquecível. Samurai era algo muito extraordinário e assim q saiu FF2, pra mim, já superou SF2 por conta do carisma dos personagens. Quando se vai enfrentar o Krauser com aquela frase dele e depois começando a música clássica era foda demais... Compara Krauser com o Bison, tem nem graça... Rsrsrs
Fala, Márcio! Mano, simplesmente fantástica essa trajetória, e a sua paixão ao contá-la, deixa realmente tudo muito mais emocionante. Tive pouco contato com os Games da SNK, não me chamavam tanto a atenção assim... Preferia jogar uma SF Champion Edition, caso estivesse num arcade... Mas realmente, o impacto visual dos games da SNK sempre foi grande. Lembro qdo chegou Fatal Fury 2 no fliperama que eu sempre passava ao voltar da escola, a abertura era foda... "Again... the legendary men... RETURN!"... Animal demais... Foda que aquele cenário em que eles lutam em cima de algo como uma jangada, enquanto vão indo pelo rio era fantástico... Art of Fighting eu pouco vi, sempre ficava olhando qdo alugava ou entregava um cartucho de SNES, lá na locadora... tinha uma máquina dessas lá... Fatal Fury 1, só joguei o do SNES... que MERDA de port, o do mega, apesar de faltar "bonecos", era bem mais legal... The king 94 e 95, cheguei a jogar um pouco na casa de um amigo que tinha um Neo Geo CD, mas o loads era CRUÉIS... pqp... Joguei bastante o Double Dragon, no bar da avó de uma namoradinha que eu tive, mas depois trocaram a máquina pra Savage Reign e eu nem me arrisquei... Tb tinha um Super Sidekicks 3 - A próxima Glória, mas aí já não era de luta... Só marcou munha memória por eu estar sempre perto dessa máquina... Ah, já ia esquecendo... o estrondo de Samurai Shodown foi tanto, que eu até comprei pro 3DO, na época... chamava de Samurai "Slowdown", pq apesar de LINDO, ele era meio lento... kkkkk Mas me diverti pra kct jogando tb, embora a máquina quase sempre me encaçapasse... kkkkkkkk Enfim, é isso... acho que não esqueci de nada... ótimo video, muito bom mesmo... Um abraço e tamo junto!!!
"Batalhas disputadas ombro a ombro, podendo estourar uma briga real a qualquer momento"- Até agora não havia ouvido melhor definição kkkk A galera de hoje não saberá como é isso, vão só para o twitter resolver a vida hahahah. Bravo pelo vídeo, seu sarcasmo tbm é de outro nível. Obrigado.
Muito bom seu ponto de vista sobre a plataforma Neo Geo não ter sido pensada como jogos de luta, mas sim um sistema "multi-arcade", nos quais os jogos de luta acabaram sendo melhor representado! Não tinha pensado sobre o teu prisma, mas o bom é que vc viveu essa época desde o início da plataforma então, deu para ter uma ideia mais verídica do contexto que os jogos iniciais foram lançados! Parabéns pela análise temporal, usando séries que foram mais marcantes, também gostei de alguns jogos que não eram da plataforma Neo Geo, mas serviram como base para jogos de luta deste sistema! Enfim, obrigado por compartilhar sua experiência da época e nós trazer uma percepção mais acurada de porquê os games de luta foram o carro chefe da SNK no Neo Geo!
Cara, toda vez que eu assisto um vídeo seu eu penso "No final vou dar uma zuada nesse mendigo" mas não tem como mano, você realmente capricha mesmo nos vídeos viu. A cronologia dos jogos mencionados é mais que perfeita, assim como a impressão que você teve com cada jogo, eu confesso que também tive. Quando eu vi o KOF 94 no fliperama eu não conseguia pensar em outra coisa. Só lembrando que bem no comecinho de 94 eu já pirava com o Fatal Fury 2 e Art of Fightinig do Snes. Eis que derrepente eu vejo ali, bem na minha frente um jogo que reuniu os personagens de ambos os jogos. Sem palavras. Inclusive a gente tem que jogar uns contras nesses jogos aí que você mencionou heim. Não foge não kkkkkkkkkkkkk.
Aeeee caraiii o sininho avisa na horinha. Pô me identifico com o lance do impacto que era ver os personagens ficando machucados em Art of Fighting e também com a brutalidade e sensação de impacto dos golpes no Samurai Showdown... Lembro que fiquei pirado quando o Galford que eu tava jogando foi torado ao meio pelo Haomaru kkkkkk
Não joguei KoF 94 no ano de lançamento, mas lembro de ter tido a mesma sensação que você descreveu no vídeo, foi incrível. Eu era muito pequeno, perdi muitas fichas, mas eu adorava.
Garou trás um carga imensa , e um jogo muito bonito e feito com muito carinho pelo desenvolvedores o Rock mesclando o estilo de seu pai com o de seu mestre terry e muito simbólico... onde a corrente de ódio foi finalmente quebrada .
Eu tive muita sorte de no nosso bairro ter uma locadora com Neogeo. Dito isso, o povo respirava Art of Fighting 1. Destaque pra dois momentos: 1. quando chegou q a meninada pagava meia hora pra ficar fazendo haoh shokoken um no outro e dando pausa; 2. Qdo um amigo foi tentar emendar dois golpes do Robert em sequencia e fez o especial secreto sem querer e só quem viu na hora acreditou hahaha. Ele tentou descobrir o comando por dias a fio e nada. Lembro q saiu inclusive uma nota numa dessas revistas (Gamepower ou Ação Games, talvez) que a SNK ia dar um neogeo gold (o completaço com 2 controles e um jogo) p quem descobrisse o movimento correto. Até q um carinha de outro bairro chegou lá, pediu meia hora e fez o golpe várias vezes... e depois nos disse como fazia (hadouken + C, A com pouco life). Nós jogamos AOF demais até ninguém aguentar mais as táticas uns dos outros no versus. Eu jogava de Jack e tirava a defesa do povo com uma voadora. Outro amigo jogava de Micky e tonteava com um soquinho fraco dado no timing certo. Outro jogava com o Lee e fazia aquele trás frente e A indo e voltando, pegava umas 6x e tirava metade do life. As apelações ficaram insuportáveis e a gente ficou imaginando como seria um eventual AOF 2, q confesso, não chegamos a debulhar devidamente (no versus ele não era tão divertido, na vdd).
Disparado a melhor lista piorzão!!! Senti aqui a saudade dessa época. Apesar de não ter experimentado os flipers na primeira metade de 90 (mesmo eu tendo começado meu relacionamento com a jogatina num), só de sentir esse sentimento por kof 94 (q eu vim conhecer em 95, junto com o samurai 2) foi foda. Era lindo de ver os personagens do fatal fury com os do art fighting, mas engraçado q a gente só queria jogar com o time brasil kkk. Só de ver o Rugal a primeira vez mano, já sentia a imponência do cara (q pra mim dava até medo). Rugal foi tão marcante que a gente divagava qual chefe era o mais fodão (msm ele perdendo pro "Gay"nitz na historia - mas a gente não ligava). Fora q quando chegou a emulação eu tentava saber de q jogo era o kyo e o benimaru kkkk... bons tempos. Obrigado
@@PiordoMundo haahah tinha um maluco q dizia q era de outro jogo msm. Ai a gente perguntava dele e dizia: "eu vi la no videorama no ano passado esse jogo, não lembro o nome, mas era assim assado etc". kkkkk (videorama era a maior casa de flipers aqui de Manaus e ficava no Centro). Foda q eu acreditei e fui pesquisar kakakak
@@andersongadelhafontoura4346 eu nunca liguei que o cara mentisse, se a mentira fosse interessante ou engraçada. Mentir só pra dizer que sabe, é que é uma merda
A biblioteca do Neo-Geo eu tô descobrindo somente agora, via emulação, e estou adorando, mas confesso que estou me ligando mais nos jogos de navinha, tipo Zed Blade, e Beat’em ups como o Mutant Nation. Os jogos de luta pós-Street Fighter II ainda são pra mim um universo totalmente inexplorado, por incrível que possa parecer, porque surgiram na época em que começou meu grande hiato pessoal no mundo dos games.
O arco de redenção de Fatal Fury, onde Geese mata o pai de Terry e Terry cria o filho de Geese, é sensacional e ninguém percebe o que tem além do jogo de luta. A SNK perde dinheiro abandonando uma franquia que também abraça Art of Fighting.
Eu acho esquisito Terry criar o filho de Geese. A família inteira de Geese morreu? Pois Terry com certeza nunca foi amigo da familia de Geese...Se eu fosse Geese, veria Terry criar meu filho como uma extra cusparada na minha lápide.
Neo-Geo MVS/AES foi guerreiro nos anos 90. Só jogo interessante na placa, a franquia Fatal Fury e Art of Fighters foram bem diferenciadas, o KOF é um crossover perfeito, com personagens bem bacanas de jogar (mas sempre tem sua excessão).
neo geo o sonho , eu tive o neo geo cd puts não queria fazer mais nada na vida quando peguei um , o meu ficava na casa de um amigo por que agente bolava aula pra passar o dia inteiro jogando samurai spirits 4 , só perdeu a graça pra min quando eu peguei o dream cast. .
Snk fez ótimos jogos de luta soube inovar bastante uma pena que não teve o mesmo sucesso que a Capcom mas criou franquias memoráveis aqui onde moro era difícil achar um fliperama e mais raro ainda uma máquina da snk. O bom que depois que veio a emulação eu curti bastante hoje é mais relembrar porque jogar é difícil arrumar tempo e não duro muito pois a artrite arregaça meus dedos, mas brinco um pouco quando tenho tempo.
Caraca que canal maneiro! Eu gosto mais de street fighter alpha 2 e 3, mas logo em seguida vêm todos os jogos de luta de neo geo, todos são excelentes, bons de serem jogados é lindos até hoje em dia. Jogos de arcade são eternos e ninguém consegue fazer melhor, tanto que estão vivos até hoje.
Caraca Márcio, que vídeo foda, voltei no tempo, art of fighting, Samurai, caraca veio, jogar um par de fichas em 10 min e ficar horas assistindo os outros jogarem, vibrando, torcendo, caraca esse e o melhor dos piores vídeos que já assisti. Vlw
@@PiordoMundo puta q p@riu cara, tem colegas que jogávamos juntos q já se foram, caraca veio, to assistindo de novo o vídeo e lembrando dos brothers, puta merda cara, eu comprei uma mvs só pra jogar Samurai, que lembrança boa, valeu mesmo, continua fazendo estes vídeos merdas que eu vou continuar "sofrendo" mas não deixo de não assistir 👌🏼👌🏼🔥🔥🔥🔥
Estou atualmente começando a apreciar a biblioteca de Neogeo, mas dos jogos mais obscuros e menos conhecidos. Joguei esses dias Blazing Star e que shmup incrivel com uma das trilhas sonoras mais fodas no gênero.
Aaahh mano, Blazing Star eu jogava demais na época do fliperama. Com uma ficha eu chegava no último estágio na parte que vinha naves na frente e atrás. Ali tinha como passar não kkkkk Só com a nave que atira pra trás, mas eu jogava com a verde
Eu vi primeiro "Art of fighting" depois "Fatal Fury". O primeiro jogo que joguei era da ADK, Super Stingray, o jogo do tanque que quando vai acabando o combustível uma voz grita "come back". Voltando a luta Art of Fighting era bem legal, por vários motivos, mas Street Fighter já estava influenciando, afinal o golpe do Ryo era um bolão (galera falava assim) ou falavam "Mano tu viu o raduguem, gigante maior que o do Ryu!" Hadouken escrito corretamente só depois das revistas, da Herói e do anime SF2 Victory.
Da hora mano , eu so fui ver o neo geo aes em locadoras e lojas de shopping, e as maquinas da neo geo , me lembro de quando vi art of fighting , eu achei muito louco e bonito os sprites enormes , e os rostos se machucando ! Legal baiao !
Quando adolescente só uma vez vi uma garota num jogo de luta: Era KoF '94 (arcade), ela jogou uma ficha e foi embora, mas deu pra ver que mandava bem. Com o fim dos fliperamas e eu não ter mergulhado no "mundo gamer", só quase 30 anos depois encontrei outra que jogou (ou ainda joga?) jogos de luta da SNK, ainda por cima FF e AoF e num Neo Geo. Muito legal! Parabéns pelo bom gosto. Desculpe a surpresa e curiosidade, mas você jogou bastante esses dois jogos? com quais personagens? @@Cinthiandreia
Os neo geo(ou como conhecido aqui na favela por máquinas mesmo)reinou absolutamente mais do que as máquinas da Capcom, não peguei o auge do SF2 ou a emoção de ver kof 94 pela primeira vez pois sou de 89 mas deu pra aproveita o final da metade dos anos 90. Eu pude jogar todo tipo de jogo por aqui e me apaixonei por kof e samurai shodown que pra mim são os melhores jogos de luta da SNK,os contras com os amigos e aqueles que nós não se batia muito bem,realmente já me causou um briga na frente do fliperama no qual teve que vir 2 primos do cara ja adulto vir me bater pra eu parar de surrar o infeliz,bons tempos
Cara, em uma galeria aqui perto de casa tinha uma máquina do Art Of Fighting com dois auto-falantes gigantes. Eu achava o jogo de luta mais foda de todos os tempos com aquele efeito zoom, porém nunca consegui ganhar um round sequer. A dificuldade me afastou do jogo, e eu tive a melhor experiência vendo os mais velhos jogando, pois conseguiam ter mais sucesso do que eu.
Joguei todos esses jogos tbm nos fliperama em João pessoa lembro q sempre q lançava novos jogos chegava lá praticamente joguei todos fazia fila pra jogar um contra o outro muitas vezes a pessoa só tinha uma ficha aí a pessoa tinha se vira pra não perder a ficha
Raramente alguém aceita quando eu explico isso. E como eu digo no vídeo, é interessante que só na franquia samurai shodown, a snk meteu a cara no "jogador contra jogador" como produto... desde o primeiro título. Foda de criar conteúdo, é lidar com a teimosia de uma galera acostumada a consumir material que não explica nada concreto.
... O foco é também o modo de um jogador. Esse título prioriza ainda o reconhecimento de padrões nos inimigos. Em geral todos os jogos de luta têm essa característica, está claro, mas mais no que respeita à antecipação mais psicológica do oponente humano. No FF1 esse reconhecimento é feito como se cada fase fosse um puzzle: os inimigos são uns durões apenas até o jogador resolver o puzzle do cpu. Esse título serve como sequência não oficial do primeiro street fighter, que também não é um fighter. Gosto muito de Street fighter 2, mas não dá para avaliar jogos que não se propunham a realizar os objectivos do design do SF2, por esses mesmos objectivos (Não que você tenha feito isso é claro - estou apenas me tornando em um véio rezingão kkk). Eu vejo muitos desses jogos iniciais da snk como beat em ups com um só oponente de cada vez. Por isso mesmo que no FF1 você apenas pode escolher entre 3 protagonistas. Parabéns pelo belíssimo vídeo e por esse sotaque nordestino sedutor xd 😂😉🙂
KOF 94 e KOF 95 foram jogos que joguei recentemente só para tirar da cabeça a "dificuldade chata" e "jogabilidade dura" de jogo antigo. Eu tento entender o meu eu de 2011, que jogava KOF no emulador Neo-Geo X, não gostar das duas primeiras versões da franquia. Parecia que tinha um preconceito com os games. Chega o ano de 2022 e revisito os games num emulador de arcade para tablet, e começo a amar tudo nos jogos. Tirei meu preconceito com "jogo datado", compreendi toda a fama de KOF 94 e KOF 95.
A jogabilidade do 95 eu acho bem aceitavel,é o meu preferido inclusive. A do 94 já é mais rudimentar e o nivel de dificuldade parece ser mais alto tbm. Eu levo uma surra da CPU
Fatal Fury e ART joguei mto pouco , só esperando minha vez no SF rs Samurai já joguei mais velho tipo fora do seu auge ( que até ano passado eu brinquei um pouquinho ) já o último jogo que vc mencionou eu nem.conhecia , pois já não frequentava mais os fliper deste 97 Já the king , joguei bastante, perdi mtos versus e fichas kkkk
Eu gosto muito de jogos de luta,eu vivi essa época dos fliperamas e locadora de games,na época o meu irmão mais velho teve várias,tinha consoles e arcades.
Em KoF '94, quando Takuma vence o último do time Fatal Fury, diz "Jeff deve estar chorando no paraíso" e me perguntei se o conhecera só de nome ou pessoalmente. Quando vi Street Smart, achei o carateca muito parecido com Takuma de AoF2 só que jovem e, sendo Street Smart um jogo mais antigo, também imaginei que seria muito interessante se a SNK dissesse que o outro player era Jeff Bogard, até por ele ter uma estrela bordada na roupa (calça), assim como Terry (casaco). Mas viajei na maionese de vez quando vi nas ilustrações oficiais da SNK (do artista Shinkiro), uma de Takuma e sua esposa, uma corôa loira. Imaginei se ela seria uma das "marias tatames" que vão cercando o carateca conforme ele vai evoluindo no jogo! rsrsrs
Começou com um clássico, terminou com outro! Joguei pouco Garou, mas é um jogo fantástico como muitos de hoje em dia não são! Acho que K.O.F. 99 até me lembra um pouco dele, principalmente bela beleza dos gráficos e telas, quanto a jogabilidade, que acho uma das melhores de todas as k.o.f's, !
Agora entendi porque não conheço nada de Neo Geo, de mais ou menos até 92 eu frequentei os Fliper da vida, depois não mais, embora jogasse ainda muito Master, era só em casa, até pegar o Super (onde jogava e zerava fácil depois que aprendi a mecânica do jogo) o, pra mim muito divertido King of The Monsters...
Baião,eu só tenho uma questão pra ressaltar em relação a cronologia de Fatal Fury e Art of Fighting que é a seguinte:como que Art of Fighting se passaria na década de 70,se a Ferrari do Robert,a F40 foi lançada em 1987 na Italia?Entende,e ela está presente também em AOF2 no senário do personagem,me levando a conclusão deque os únicos games que realmente se encaixariam cronologicamente seria á partir de Real Bout,lançado em 96.
Achei péssima a SNK dizer que, em sua cronologia, Art of Fighting 1 se passa dez anos (ou mais) antes de Fatal Fury (1991). Nada no visual de AoF 1, 2 e 3 remete aos anos 70, mas a fins de 80 como você reprou, ou início de 90. Acho que fizeram isso para justificar o Geese aparecer em AoF2 mais jovem, mas não precisa abrir uma década de diferença, bastava dizer que AoF 1 foi dois ou três anos antes de FF1. Outro furo é Ryo Sakazaki parecer o mesmo de AoF 1 em sua participação em Fatal Fury Special, quando deveria então parecer bem mais velho. Quando veio KoF '94 e o grande encontro das duas franquias, todos os personagens batendo a mesma idade, recorreram a péssima desculpa de dizer que King of Fighters era "outro universo não canônico". KoF acabou se tornando a maior franquia da empresa, a lógica é que sua timeline seja a principal, então teria sido muito melhor ter corrigido a versão de AoF.
Cara tive oportunidade de jogar no console e TV de 29 polegadas , e só jogaços ... E duro era ouvir que o Snes era melhor que Neo Geo, o joystick era coisa de louco, isso nos longínquos anos 90 .
Baião, qual o nome da trilha de fundo que vc usa após a vinheta? É muito top!!!! 😀 E sobre Samurai Shodown, que moleque não tinha medo de levar uma naifada forte do Genjuro com a barra de POW cheia?! 😂😂😂😂 Aquela p0rr4 doía na alma!! kkkk
Se eu não me engano vc não fala de consoles modernos na minha opinião não é pelo preço em si mais assim vc compra o console tem q ter uma Net boa os jogos muito caros em fim os jogos de console pra min acaba no Xbox 360 e eu já tive o Xbox one me arrependo até hoje de ter comprado esse console é isso valeu e parabéns pelos seus vídeos e comentários
Art of Fighting, para mim, é o único jogo de luta que bate de frente com Street Fighter 2, independente de sua jogabilidade... mas em termos de inovação. O zoom, a deformação dos rostos, a sensação de impacto, e o clima de mafia suburbana são demais! Já Samurai Shodown considero o melhor jogo da SNK, exatamente pela ambientação feudal, que por si só já transmite um clima de morte... sem falar dos personagens bem caratcterizados e gráficos extremamente belos... tudo é muito bom... E Baião, poxa cara, esta linha de jogos que definiram determinado estilo em determinado console ficou muito própria e sensacional mano! Poderia expandir para outros estilos, tipo, 5 jogos de corrida que definiram este estilo nos consoles... jogos de aventura, tiro e por aí vai... é uma abordagem que até agora só vi neste canalzinho mequetrefe sem vergonha..
@@PiordoMundo ai sim Baião! Fazendo jus ao nome do canal... porque fazer listinha embasada em análises profundas e mais detalhadas nem canal famosinho se propõe a fazer.. por isso que este é o pior canal, se fosse realmente preguiçoso, era só colocar os 5 jogos mais bacaninhas, falar uma historinha sobre e já era..
@@PiordoMundo exatamente mano kkkk até curto umas listas de uns canais perdidos ai sobre jogos obscuros pra conhecer coisa bacana pra jogar... mas as suas nem considero lista, dada a profundidade que você aborda o tema.. dahora mesmo Baião... mas é sério, sobre outros estilos de jogos vai ser show
é neo geo foi mais no fliplerama mesmo que tive contato, o neo geo cd foram poucas locadoras que vi e quando vimos questao do loading não gastamos dinheiro kkk davamos risadava quem ficava puto vendo o loading passando e sua hora de aluguel indo pro ralo ahuahu
@@VelhaEscola um amigo teve a brilhante ideia da gente treinar um contra o outro na locadora, pra melhorar no vs. Aprendemos mesmo foi a passar raiva no load.
Neo Geo eu fiquei sabendo quando vi num programas Top TV da vida Sengoku e achei os melhores gráficos do mundo: voz? Bonecos grandes? Pra quem via só Nintendinho, era impressionante! Já o Kof 94, eu vi as fotos pela primeira vez numa revista de videogame, e bateu o "adolescente Boça sabichão" em mim: falei "Méu... King of Fighters era o nome do Fatal Fury 1, que forçado...". Eu era só um fanático da SNK. Entendo reação dos muleques imaturos, pois já fui um deles. kkkkkkk
Como vc disse, o primeiro Fatal Fury veio com as ideias que o Takashi não pode implementar no primeiro Street Fighter. O Primeiro FF veio entre o SF e o SF2, Se comparar o primeiro FF com o primeiro SF, Fatal Fury ganha de lavada, a jogabilidade dos dois não são boas mas a do FF ainda se sobressai
realmente Samuray Shadow conseguiu ser melhor que Street Fighter, pena que veio depois e não teve a versão pra rodoviária. eu comprei o Nego Geo CD so por causa desse jogo, e nem tinha outros legais tbm...td muito batido.
Neogeo eu nunca gostei muito dos títulos, justamente por ter começado a aparecer no boteco da quebrada trocando máquinas de outros estilos tudo por maquina de luta com KOF... Deixando o boteco apenas com um estilo de jogo... Acho que isso me deixou meio com trauma, podendo jogar jogo de navinha só qdo eu ia pra outra cidade basicamente...
Art of Fighting do SNES é bem mais fraco tecnicamente que a versão arcade mas A MUSICA daquele game arrebenta, sendo quase composições originais cheias de impacto e emoção, eu pessoalmente acho que a Takara fez tudo o que pode pra fazer aquele game digno até extendendo o final que no arcade terminava em um cliffhanger! Art of Fighting do SNES é um game que me marcou muito, é um dos meus preferidos
@@PiordoMundo vish aí eu já nem sei se poderia servir de base pq desde crianço eu sempre fui do tipo "música boa então jogo bom" hauwuwuwue Até hoje eu aprecio qualquer jogo dependendo da música kkkkk
Um amigo fala para o outro: -Vou comprar um PS5 mês que vem. -Ah é? Blz. Outro amigo fala para o comprador do PS5: -Vou comprar um NeoGeo AES e os KOFs do 94 ao 98 com Samurai Shodown 2 e Garou. O amigo que ia comprar o PS5: -O QUÊ? MANO, SÉRIO? TU É BARÃO MESMO HEIN? VAI COMPRAR POR QUANTO? MANO, MEU SONHO É TER UM NEOGEO AES, VAI COMPRAR ONDE? DE QUEM? Esse é o sentimento de quem conhece a história do NeoGeo AES, e sempre sonhou em ter um. Nenhum Playstation, por mais moderno que seja, vai valer mais que um NeoGeo AES...
Só deixei meu like por se tratar de uma matéria ruim feito por uma que está sendo quase um David Jones e postado em um dos piores canais do mundo....porém. sobretudo,continue assim caro jovem rsrs abrs.
Um vídeo do tamanho do Zoom de Art of Fighting pra vcs 😅
👇Apoie o pior e ganhe desvantagens
marciobaiao.com/piordomundo
👇Redes sociais
instagram.com/baionder/
facebook.com/baionder
twitter.com/Baionder
Praticamente 30 minutos, nossa!
@@lendoanona4688 saspoha tão dando trabalho
A, só posso ver, não ouvir agora. Esse King of Monsters é dureza hein. Nem com "Deus" desce. A versão do Mega então.
@@lendoanona4688 jogado por todos, entendido por ninguém
@@PiordoMundo quauauauauauajqua
Até hoje o Neogeo me passa aquela sensação de "alta tecnologia" mesmo sendo hoje completamente defasado tecnicamente. Eterno monstro.
Eu vejo da mesma forma
Verdade kkkk
É quente! Mas historicamente nunca existiu um console que abrisse tanta "vantagem" em relação aos "concorrentes". Até hoje ele é, na minha concepção, o maior video game da história! Você disse tudo, amigo!
Sinto o mesmo, principalmente quando jogo o Real Bout Fatal Fury Special. Até hoje acho ele bastante moderno graficamente. Lindo
@@ocontemplador8089 acho horrível stret figter The king of fighters 3d fica horrível parece max steel aqueles desenho kkkk
A Neo Geo sempre se preocupou em ter uma identidade visual própria e passar a melhor experiêncipossível em jogo de luta. Isso é muito bom! Agente pode levar isso pra vida: Não queira ser igual aos outros, seja uma versão melhorada de si mesmo.
Sempre foi a impressão que eu tive.
Cara, praticamente foi um minidocumentário sobre os jogos de luta mais marcantes do Neo Geo. Notei que citou apenas suas primeiras versões de cada franquia, pois senão, o vídeo daria mais de 2 horas tranquilo. Marcio, brigue com a preguiça para termos mais vídeos assim, no Pior Canal do Mundo.
Kkk é que realmente o primeiro jogo de cada franquia, é muito impactante mesmo. E com ctz, seria um vídeo absurdo de longo.
Roteiro e edição sensacional, Baião.
Sou do tipo que antes de pensar em competitivo, gosta de curtir o jogo lá na minha paz, ver o enredo, abrir finais, ver como as coisas se interligam. E a SNK sempre me entregou essa experiência, a série Fatal Fury mesmo tem ótimas histórias. Por alguma razão, sempre tem corno que acha surreal o fato de alguém aproveitar um jogo sem que seja num contra online.
Sobre Samurai, você não poderia resumir melhor. Pra mim, é o único game de luta em que realmente se há uma boa sensação no peso da arma. É quase cômico você jogar um Soul Calibur e ter a sensação de estar golpeando com um pedaço de plástico quando na verdade é uma espada gigante de ferro maciço
Cara, penso exatamente isso. Principalmente sobre os jogos de luta com armas.
Edit: ciente de que eu prefiro tirar contras, mas os clássicos da snk entregavam isso aí que a gente já sabe.
O neo geo era o cálice sagrado pra molecada, um sonho q nunca seria alcançado, as fitas eram muito caras, eu tive um colega de escola q teve o CD, de vez em qd eu ia lá jogar, um role do caraleo e a família dele era de doido, pra vc ter uma ideia tinha um aviso no tanque "vô favor não mijar aqui" hauahhaau, mas valeu as jogatinas, apesar do loading imenso
Hahahahahah
Mano eu morei na rua "Euclides" no Jabaquara onde ficava a "SNK do Brasil" e mesmo bem novinho eu me lembro de várias máquinas saindo para entrega e sempre que ouço a palavra snk confesso que o coração aperta de saudade da época é muito nostalgia pelo menos pra mim abraço 👍
Que da hora ein cara! Snk é muito anos 90.
Caro Baião primeiramente quero lhe parabenizar por esse magnífico conteúdo cheio de emoção e real sentimento de nostalgia ao relembrar desses verdadeiros classicos da lendária SNK,fiquei até sem comentários simplesmente fantástico esse vídeo,mto obrigado por nos presentear com suas experiências verdadeiras de quem realmente viveu,top video.
Que é isso cara, sou eu quem agradece a moral
Pela descrição da sua experiência, você deve ser da minha geração. Eu joguei muito fliperamas entre os anos 90 e inicio dos anos 2000.
Nesta época eu idolatrava a serie KOF . Curti muito até o 99, depois disto, os demais não me atraiam tanto. Sei lá, eu gostava daquela aura de filmes de artes marciais que os primeios KOFs passavam, os seguintes foram para uma linha mais anime, com personagens esquisitos mais infantis.
Sim.. inclusive, ainda molecão, eu até achava os personagens novos afeminados kkk. Mas a minha impressão mesmo era que os jogos estavam bagunçados.
(Eu já era enfiado em Fliperama nos anos 80 kk mas era muito pivete).
APLAUSOS!!!!
👏👏👏👏👏
Quando não há palavras pra expressar uma grande satisfação, só resta aplaudir, de pé!!
👏👏👏👏👏
Que é isso mano, valeu ein!
Uma das vantagens de morar numa cidade grande como o RJ é q tive acesso a todos os clássicos da SNk e muitos obscuros tbm. A SNK divide o meu amor eterno com a SEGA. A sensação de ver os seus jogos pela primeira vez é inesquecível. Samurai era algo muito extraordinário e assim q saiu FF2, pra mim, já superou SF2 por conta do carisma dos personagens. Quando se vai enfrentar o Krauser com aquela frase dele e depois começando a música clássica era foda demais... Compara Krauser com o Bison, tem nem graça... Rsrsrs
Snk era foda
Fala, Márcio!
Mano, simplesmente fantástica essa trajetória, e a sua paixão ao contá-la, deixa realmente tudo muito mais emocionante.
Tive pouco contato com os Games da SNK, não me chamavam tanto a atenção assim... Preferia jogar uma SF Champion Edition, caso estivesse num arcade... Mas realmente, o impacto visual dos games da SNK sempre foi grande. Lembro qdo chegou Fatal Fury 2 no fliperama que eu sempre passava ao voltar da escola, a abertura era foda... "Again... the legendary men... RETURN!"... Animal demais... Foda que aquele cenário em que eles lutam em cima de algo como uma jangada, enquanto vão indo pelo rio era fantástico... Art of Fighting eu pouco vi, sempre ficava olhando qdo alugava ou entregava um cartucho de SNES, lá na locadora... tinha uma máquina dessas lá... Fatal Fury 1, só joguei o do SNES... que MERDA de port, o do mega, apesar de faltar "bonecos", era bem mais legal... The king 94 e 95, cheguei a jogar um pouco na casa de um amigo que tinha um Neo Geo CD, mas o loads era CRUÉIS... pqp... Joguei bastante o Double Dragon, no bar da avó de uma namoradinha que eu tive, mas depois trocaram a máquina pra Savage Reign e eu nem me arrisquei... Tb tinha um Super Sidekicks 3 - A próxima Glória, mas aí já não era de luta... Só marcou munha memória por eu estar sempre perto dessa máquina...
Ah, já ia esquecendo... o estrondo de Samurai Shodown foi tanto, que eu até comprei pro 3DO, na época... chamava de Samurai "Slowdown", pq apesar de LINDO, ele era meio lento... kkkkk Mas me diverti pra kct jogando tb, embora a máquina quase sempre me encaçapasse... kkkkkkkk
Enfim, é isso... acho que não esqueci de nada... ótimo video, muito bom mesmo...
Um abraço e tamo junto!!!
samurai foi foda mesmo cara, joguei o do 3do kkk. sobre esse "the legendary men return" eu tava pensando exatamente nisso agora haha
@@PiordoMundo "Transmimento de pensação", meu amigo... XD
Kkkk
CAPCOM & SNK: Muito Obrigado.
Quase chorei de lembrar minha infância e puberdade nos Anos 90 e 2000. VALEU MESMO!
Caramba cara, essas duas empresas me.deram muita alegria.
"Batalhas disputadas ombro a ombro, podendo estourar uma briga real a qualquer momento"- Até agora não havia ouvido melhor definição kkkk A galera de hoje não saberá como é isso, vão só para o twitter resolver a vida hahahah. Bravo pelo vídeo, seu sarcasmo tbm é de outro nível. Obrigado.
po.. sou eu quem agradece a visita...
Maravilhoso vídeo Marcio! SNK fez história e criou um panteão de jogos de luta sensacionais.
E como criou cara
Muito bom seu ponto de vista sobre a plataforma Neo Geo não ter sido pensada como jogos de luta, mas sim um sistema "multi-arcade", nos quais os jogos de luta acabaram sendo melhor representado! Não tinha pensado sobre o teu prisma, mas o bom é que vc viveu essa época desde o início da plataforma então, deu para ter uma ideia mais verídica do contexto que os jogos iniciais foram lançados! Parabéns pela análise temporal, usando séries que foram mais marcantes, também gostei de alguns jogos que não eram da plataforma Neo Geo, mas serviram como base para jogos de luta deste sistema! Enfim, obrigado por compartilhar sua experiência da época e nós trazer uma percepção mais acurada de porquê os games de luta foram o carro chefe da SNK no Neo Geo!
Ah, valeu Igor. Compartilho a experiência pra isso aí mesmo, pra história não se perder no meio do caminho.
Se eu soubesse da existência do Neo Geo na época iria querer ter um, mas só ia ficar na vontade, ahah, nem nas locadoras se via isso...
Pois é kk.
Cara, toda vez que eu assisto um vídeo seu eu penso "No final vou dar uma zuada nesse mendigo" mas não tem como mano, você realmente capricha mesmo nos vídeos viu. A cronologia dos jogos mencionados é mais que perfeita, assim como a impressão que você teve com cada jogo, eu confesso que também tive. Quando eu vi o KOF 94 no fliperama eu não conseguia pensar em outra coisa. Só lembrando que bem no comecinho de 94 eu já pirava com o Fatal Fury 2 e Art of Fightinig do Snes. Eis que derrepente eu vejo ali, bem na minha frente um jogo que reuniu os personagens de ambos os jogos. Sem palavras.
Inclusive a gente tem que jogar uns contras nesses jogos aí que você mencionou heim. Não foge não kkkkkkkkkkkkk.
Kkk podescrer
Aeeee caraiii o sininho avisa na horinha.
Pô me identifico com o lance do impacto que era ver os personagens ficando machucados em Art of Fighting e também com a brutalidade e sensação de impacto dos golpes no Samurai Showdown... Lembro que fiquei pirado quando o Galford que eu tava jogando foi torado ao meio pelo Haomaru kkkkkk
isso foi muito foda cara
Que vídeo bem feito, parabéns pelo trabalho. Digno das franquias mencionadas. Espero que a qualidade de seu canal seja reconhecida.
Ah, valeu cara
22:42 "aqui a snk estava em nossos corações" a frase casou certinho com o frame do vídeo.
Sim kk
Muito bom Baião...já tinha alguns meses que não assiste esse conteúdo deprimente senti saudades 😂seus roteiros são tops!
Kkkk normal, eu TB não consigo acompanhar o que eu curto
Não joguei KoF 94 no ano de lançamento, mas lembro de ter tido a mesma sensação que você descreveu no vídeo, foi incrível.
Eu era muito pequeno, perdi muitas fichas, mas eu adorava.
Foda né cara. Pior que considerando que eu joguei lá por novembro, foi um dos que mais demorei pra jogar, em relação a lançamento
Garou trás um carga imensa , e um jogo muito bonito e feito com muito carinho pelo desenvolvedores o Rock mesclando o estilo de seu pai com o de seu mestre terry e muito simbólico... onde a corrente de ódio foi finalmente quebrada .
isso é interessante demais
Eu tive muita sorte de no nosso bairro ter uma locadora com Neogeo. Dito isso, o povo respirava Art of Fighting 1.
Destaque pra dois momentos:
1. quando chegou q a meninada pagava meia hora pra ficar fazendo haoh shokoken um no outro e dando pausa;
2. Qdo um amigo foi tentar emendar dois golpes do Robert em sequencia e fez o especial secreto sem querer e só quem viu na hora acreditou hahaha. Ele tentou descobrir o comando por dias a fio e nada. Lembro q saiu inclusive uma nota numa dessas revistas (Gamepower ou Ação Games, talvez) que a SNK ia dar um neogeo gold (o completaço com 2 controles e um jogo) p quem descobrisse o movimento correto. Até q um carinha de outro bairro chegou lá, pediu meia hora e fez o golpe várias vezes... e depois nos disse como fazia (hadouken + C, A com pouco life).
Nós jogamos AOF demais até ninguém aguentar mais as táticas uns dos outros no versus. Eu jogava de Jack e tirava a defesa do povo com uma voadora. Outro amigo jogava de Micky e tonteava com um soquinho fraco dado no timing certo. Outro jogava com o Lee e fazia aquele trás frente e A indo e voltando, pegava umas 6x e tirava metade do life. As apelações ficaram insuportáveis e a gente ficou imaginando como seria um eventual AOF 2, q confesso, não chegamos a debulhar devidamente (no versus ele não era tão divertido, na vdd).
Demorou um pouco pra snk caprichar no modo vs. Uma pena
Ótimo conteúdo! Como sempre impecável!!! Obrigado mesmo por colocar vídeos assistiveis. O logaritmo do UA-cam limitou muito conteúdo dessas bases.
Algumas mudanças no algoritimo são até desestimuladoras. Mas vou continuar sendo teimoso kk
Excelente vídeo e texto.
Não tenho nem palavras, obrigado. 👏🏼👏🏼👏🏼
Eu vivi essa época e assino, foi exatamente isso aí mermão.
Quem tava lá sabe como foi
Disparado a melhor lista piorzão!!! Senti aqui a saudade dessa época. Apesar de não ter experimentado os flipers na primeira metade de 90 (mesmo eu tendo começado meu relacionamento com a jogatina num), só de sentir esse sentimento por kof 94 (q eu vim conhecer em 95, junto com o samurai 2) foi foda. Era lindo de ver os personagens do fatal fury com os do art fighting, mas engraçado q a gente só queria jogar com o time brasil kkk. Só de ver o Rugal a primeira vez mano, já sentia a imponência do cara (q pra mim dava até medo). Rugal foi tão marcante que a gente divagava qual chefe era o mais fodão (msm ele perdendo pro "Gay"nitz na historia - mas a gente não ligava). Fora q quando chegou a emulação eu tentava saber de q jogo era o kyo e o benimaru kkkk... bons tempos. Obrigado
Os caras mentiam pra caraio, falando que conheciam o time do Japão de outro jogo. Igual youtuber faz hoje em dia kk
@@PiordoMundo haahah tinha um maluco q dizia q era de outro jogo msm. Ai a gente perguntava dele e dizia: "eu vi la no videorama no ano passado esse jogo, não lembro o nome, mas era assim assado etc". kkkkk (videorama era a maior casa de flipers aqui de Manaus e ficava no Centro). Foda q eu acreditei e fui pesquisar kakakak
@@andersongadelhafontoura4346 eu nunca liguei que o cara mentisse, se a mentira fosse interessante ou engraçada. Mentir só pra dizer que sabe, é que é uma merda
@@PiordoMundo mas criança é uma merda.... fiquei com aquela msg na cabeça q depois só fui pesquisar msm.
Podescrer
O Neo Geo, em seu apogeu, foi um aparelho à frente de seu tempo.
Samurai Showdown 2 para mim foi um marco dos jogos de combate.
O samurai mais marcante pra mim
Vídeo épico sobre Neo Geo e SNK hein Baião ?!? Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu Man! Tem quem ache ruim esse ponto de vista kk
A biblioteca do Neo-Geo eu tô descobrindo somente agora, via emulação, e estou adorando, mas confesso que estou me ligando mais nos jogos de navinha, tipo Zed Blade, e Beat’em ups como o Mutant Nation. Os jogos de luta pós-Street Fighter II ainda são pra mim um universo totalmente inexplorado, por incrível que possa parecer, porque surgiram na época em que começou meu grande hiato pessoal no mundo dos games.
Eu gosto muito de vasculhar o neo geo, eu vou retomar o papo sobre ele, e pretendo cobrir toda a biblioteca.
Gostei da gravação via Tape Deck da National 1970, baita raridade! Retrô até no som!
hahahahah
Sucesso no canal mano. Conteúdo de qualidade.❤
opa moisés.. agradecemos aí o péssimo gosto
Parabéns pelo vídeo, mano! edição, narrativa, viajei aqui pelas longínquas tardes dos anos 90...
Valeu cellos! Especialmente quem viveu a época sente o peso do que tou falando
Vale lembrar também do Double Dragon que era bem bacana, com Sprites Gigantes também ...... joguei bastante !!!!
bom jogo, bacana, mas muito abaixo dos grandes jogos do neo geo.
O arco de redenção de Fatal Fury, onde Geese mata o pai de Terry e Terry cria o filho de Geese, é sensacional e ninguém percebe o que tem além do jogo de luta. A SNK perde dinheiro abandonando uma franquia que também abraça Art of Fighting.
E ainda tinha cada que me enchia o saco falando que ninguém liga pra isso.
Eu acho esquisito Terry criar o filho de Geese. A família inteira de Geese morreu? Pois Terry com certeza nunca foi amigo da familia de Geese...Se eu fosse Geese, veria Terry criar meu filho como uma extra cusparada na minha lápide.
A ideia é essa mesmo.
Neo-Geo MVS/AES foi guerreiro nos anos 90. Só jogo interessante na placa, a franquia Fatal Fury e Art of Fighters foram bem diferenciadas, o KOF é um crossover perfeito, com personagens bem bacanas de jogar (mas sempre tem sua excessão).
seeempre kk
neo geo o sonho , eu tive o neo geo cd puts não queria fazer mais nada na vida quando peguei um , o meu ficava na casa de um amigo por que agente bolava aula pra passar o dia inteiro jogando samurai spirits 4 , só perdeu a graça pra min quando eu peguei o dream cast. .
Hahahah
Lembro ate hoje a emoção de ir no boteco e o cara ter todas essss máquinas. Bons tempos
Podescrer cara
Snk fez ótimos jogos de luta soube inovar bastante uma pena que não teve o mesmo sucesso que a Capcom mas criou franquias memoráveis aqui onde moro era difícil achar um fliperama e mais raro ainda uma máquina da snk. O bom que depois que veio a emulação eu curti bastante hoje é mais relembrar porque jogar é difícil arrumar tempo e não duro muito pois a artrite arregaça meus dedos, mas brinco um pouco quando tenho tempo.
Cara, eu tou tendo dores seríssimas nos dedoa editando os vídeos. Tá até atrapalhando a jogatina
Caraca que canal maneiro! Eu gosto mais de street fighter alpha 2 e 3, mas logo em seguida vêm todos os jogos de luta de neo geo, todos são excelentes, bons de serem jogados é lindos até hoje em dia. Jogos de arcade são eternos e ninguém consegue fazer melhor, tanto que estão vivos até hoje.
Minha preferência total é a arcade até hoje man
@@PiordoMundo a minha tbm! Vida longa aos arcades de PC 🤣🤣🤣
Caraca Márcio, que vídeo foda, voltei no tempo, art of fighting, Samurai, caraca veio, jogar um par de fichas em 10 min e ficar horas assistindo os outros jogarem, vibrando, torcendo, caraca esse e o melhor dos piores vídeos que já assisti. Vlw
Essa experiência era única né cara... Nunca vou esquecer
@@PiordoMundo puta q p@riu cara, tem colegas que jogávamos juntos q já se foram, caraca veio, to assistindo de novo o vídeo e lembrando dos brothers, puta merda cara, eu comprei uma mvs só pra jogar Samurai, que lembrança boa, valeu mesmo, continua fazendo estes vídeos merdas que eu vou continuar "sofrendo" mas não deixo de não assistir 👌🏼👌🏼🔥🔥🔥🔥
Os dois caras que tavam comigo vendo a 94 na primeira vez já faleceram. Não quis falar isso no vídeo, mas essa é a verdade.
@@PiordoMundo poxa cara sinto muito, meus pesames
@@fabianologfatec aah valeu
Baião, macho véio, esse é o tipo de conteúdo preguiçoso mais bem feito que eu conheço.
Parabéns pelo trabalho!!!
Hahaha valeu cara
Estou atualmente começando a apreciar a biblioteca de Neogeo, mas dos jogos mais obscuros e menos conhecidos. Joguei esses dias Blazing Star e que shmup incrivel com uma das trilhas sonoras mais fodas no gênero.
Tem umas coisas muito boas, deu até vontade de jogar top hunter
Aaahh mano, Blazing Star eu jogava demais na época do fliperama. Com uma ficha eu chegava no último estágio na parte que vinha naves na frente e atrás. Ali tinha como passar não kkkkk
Só com a nave que atira pra trás, mas eu jogava com a verde
Eu vi primeiro "Art of fighting" depois "Fatal Fury". O primeiro jogo que joguei era da ADK, Super Stingray, o jogo do tanque que quando vai acabando o combustível uma voz grita "come back". Voltando a luta Art of Fighting era bem legal, por vários motivos, mas Street Fighter já estava influenciando, afinal o golpe do Ryo era um bolão (galera falava assim) ou falavam "Mano tu viu o raduguem, gigante maior que o do Ryu!" Hadouken escrito corretamente só depois das revistas, da Herói e do anime SF2 Victory.
O bom e velho haoshoboguem/haoshodouken kk
Da hora mano , eu so fui ver o neo geo aes em locadoras e lojas de shopping, e as maquinas da neo geo , me lembro de quando vi art of fighting , eu achei muito louco e bonito os sprites enormes , e os rostos se machucando ! Legal baiao !
Eu nem sabia que era console kk
Ótima listinha. Só jogos excelentes. Dois desses jogos conheci no próprio Neo Geo, em locadoras perto da escola.
Bom que teve acesso ao neo geo. Eu nem sabia que era console de mesa até certa época.
E eu não sabia que era uma máquina de fliperama 😂
@@Cinthiandreia kkkk
Fatal Fury e Art of Fighting
Quando adolescente só uma vez vi uma garota num jogo de luta: Era KoF '94 (arcade), ela jogou uma ficha e foi embora, mas deu pra ver que mandava bem.
Com o fim dos fliperamas e eu não ter mergulhado no "mundo gamer", só quase 30 anos depois encontrei outra que jogou (ou ainda joga?) jogos de luta da SNK, ainda por cima FF e AoF e num Neo Geo. Muito legal! Parabéns pelo bom gosto.
Desculpe a surpresa e curiosidade, mas você jogou bastante esses dois jogos? com quais personagens?
@@Cinthiandreia
Ótimo compilado Baião, Art of Fighters pra mim é o que tem melhor design da Yuri, bem menos infantilizado que a série KOF.
Mais uns 5 kofs, e ela vai estar na barriga da mãe.
O neo geo é um dos melhores consoles de todos os tempos. Impressionante como o vídeo game consegue ser tão imponente até os dias atuais.
Um monstro
Os neo geo(ou como conhecido aqui na favela por máquinas mesmo)reinou absolutamente mais do que as máquinas da Capcom, não peguei o auge do SF2 ou a emoção de ver kof 94 pela primeira vez pois sou de 89 mas deu pra aproveita o final da metade dos anos 90. Eu pude jogar todo tipo de jogo por aqui e me apaixonei por kof e samurai shodown que pra mim são os melhores jogos de luta da SNK,os contras com os amigos e aqueles que nós não se batia muito bem,realmente já me causou um briga na frente do fliperama no qual teve que vir 2 primos do cara ja adulto vir me bater pra eu parar de surrar o infeliz,bons tempos
Hahaha histórias da vida real. Sempre as melhores! Vc foi mais dos anos 90, as máquinas neo geo é quem mandavam na segunda metade da década.
Baita encerramento, meu caro. Nos anos 90, era bem assim mesmo.
Exato cara!
Cara, em uma galeria aqui perto de casa tinha uma máquina do Art Of Fighting com dois auto-falantes gigantes. Eu achava o jogo de luta mais foda de todos os tempos com aquele efeito zoom, porém nunca consegui ganhar um round sequer. A dificuldade me afastou do jogo, e eu tive a melhor experiência vendo os mais velhos jogando, pois conseguiam ter mais sucesso do que eu.
Tá aí um jogo que eu não me importava de assistir kk
@@PiordoMundo Era a máquina com o áudio mais alto da galeria. 🤣🤣🤣
@@tadeugomesdasilvajunior7777 😆😆
Joguei todos esses jogos tbm nos fliperama em João pessoa lembro q sempre q lançava novos jogos chegava lá praticamente joguei todos fazia fila pra jogar um contra o outro muitas vezes a pessoa só tinha uma ficha aí a pessoa tinha se vira pra não perder a ficha
Padrão
O primeiro Fatal Fury é muito bom mesmo, desde que não o avaliemos como jogo de luta 1v1 focado em multiplayer, mas sim como "boss rush beat 'em up"
Raramente alguém aceita quando eu explico isso. E como eu digo no vídeo, é interessante que só na franquia samurai shodown, a snk meteu a cara no "jogador contra jogador" como produto... desde o primeiro título. Foda de criar conteúdo, é lidar com a teimosia de uma galera acostumada a consumir material que não explica nada concreto.
... O foco é também o modo de um jogador. Esse título prioriza ainda o reconhecimento de padrões nos inimigos. Em geral todos os jogos de luta têm essa característica, está claro, mas mais no que respeita à antecipação mais psicológica do oponente humano. No FF1 esse reconhecimento é feito como se cada fase fosse um puzzle: os inimigos são uns durões apenas até o jogador resolver o puzzle do cpu. Esse título serve como sequência não oficial do primeiro street fighter, que também não é um fighter. Gosto muito de Street fighter 2, mas não dá para avaliar jogos que não se propunham a realizar os objectivos do design do SF2, por esses mesmos objectivos (Não que você tenha feito isso é claro - estou apenas me tornando em um véio rezingão kkk). Eu vejo muitos desses jogos iniciais da snk como beat em ups com um só oponente de cada vez. Por isso mesmo que no FF1 você apenas pode escolher entre 3 protagonistas. Parabéns pelo belíssimo vídeo e por esse sotaque nordestino sedutor xd 😂😉🙂
@@nmpltleopardi hahahahahaha
KOF 94 e KOF 95 foram jogos que joguei recentemente só para tirar da cabeça a "dificuldade chata" e "jogabilidade dura" de jogo antigo. Eu tento entender o meu eu de 2011, que jogava KOF no emulador Neo-Geo X, não gostar das duas primeiras versões da franquia. Parecia que tinha um preconceito com os games. Chega o ano de 2022 e revisito os games num emulador de arcade para tablet, e começo a amar tudo nos jogos. Tirei meu preconceito com "jogo datado", compreendi toda a fama de KOF 94 e KOF 95.
eles não tem a "abreviação de golpes" se errar o golpe não sai mesmo. mas ambos funcionam muito bem.
A jogabilidade do 95 eu acho bem aceitavel,é o meu preferido inclusive. A do 94 já é mais rudimentar e o nivel de dificuldade parece ser mais alto tbm. Eu levo uma surra da CPU
@@ericjpdt haha normal
Fatal Fury e ART joguei mto pouco , só esperando minha vez no SF rs
Samurai já joguei mais velho tipo fora do seu auge ( que até ano passado eu brinquei um pouquinho ) já o último jogo que vc mencionou eu nem.conhecia , pois já não frequentava mais os fliper deste 97
Já the king , joguei bastante, perdi mtos versus e fichas kkkk
Deu pra viver muita coisa ainda.
14:26 jogo foda, até dente e dinheiro do lanche da escola nego perdeu, experiência própria.
Hahahaha
nós vivemos pra ver o anuncio de Garou 2
😆
Eu gosto muito de jogos de luta,eu vivi essa época dos fliperamas e locadora de games,na época o meu irmão mais velho teve várias,tinha consoles e arcades.
🙂
Os gradiente do NEO GEO eram bons demais mas o que realmente me impressionava era o som, não existia nada igual aquilo, pqp
Podescrer, era muito bom
Robo Army era o q eu mais jogava em fliperama de neo geo.
Bom jogo
Até que enfim Pedro de Lara! Tem sumido e feito viúvas do canal.
Kk diminui a frequência, mas tá saindo vídeo.
Eu tenho uma teoria maluca que o Street Smart são o Takuma e o Jeff Bogard,parabéns pelo vídeo 👍🏽
muita gente falava a parte do takuma nas antigas (o jeff bogard não era popular devido a incapacidade de entender o texto em inglês) kk
Em KoF '94, quando Takuma vence o último do time Fatal Fury, diz "Jeff deve estar chorando no paraíso" e me perguntei se o conhecera só de nome ou pessoalmente. Quando vi Street Smart, achei o carateca muito parecido com Takuma de AoF2 só que jovem e, sendo Street Smart um jogo mais antigo, também imaginei que seria muito interessante se a SNK dissesse que o outro player era Jeff Bogard, até por ele ter uma estrela bordada na roupa (calça), assim como Terry (casaco).
Mas viajei na maionese de vez quando vi nas ilustrações oficiais da SNK (do artista Shinkiro), uma de Takuma e sua esposa, uma corôa loira. Imaginei se ela seria uma das "marias tatames" que vão cercando o carateca conforme ele vai evoluindo no jogo! rsrsrs
NEO GEO ❤ praticamente toda minha adolescência
kkk e a minha, só qu jogando em máquinas na rua
Era nos fliperamas mesmo onde eu jogava, kkkkkk, muitas vezes gastei o dinheiro da merenda do colégio pra comprar fichas kkkkkk
kkk o de sempre
Quem nunca gastou o dinheiro da merenda com fichas nos arcades que atire a primeira pedra kkkkkkkkkkkk
dinheiro do rango, voltar pra casa andando pq trocou o bilhete estudantil por fichas e etc.
Bem que a SNK podia lançar novos jogos comemorativos para o Neo Geo.
Kkk pra quem comprar?
Começou com um clássico, terminou com outro! Joguei pouco Garou, mas é um jogo fantástico como muitos de hoje em dia não são! Acho que K.O.F. 99 até me lembra um pouco dele, principalmente bela beleza dos gráficos e telas, quanto a jogabilidade, que acho uma das melhores de todas as k.o.f's, !
99 foi justamente o jogo que me fez parar de querer jogar Kof, daí foi ladeira abaixo. Não de qualidades técnicas, mas de carisma mesmo.
Eu vi kof 94 num fliperama perto da Ribeira em novembro de 94. Pirei na hora e um amigo meu só acreditou pq o irmão dele tava comigo.
Da hora cara! Meu avô paterno era da ribeira. Fui várias vezes
Agora entendi porque não conheço nada de Neo Geo, de mais ou menos até 92 eu frequentei os Fliper da vida, depois não mais, embora jogasse ainda muito Master, era só em casa, até pegar o Super (onde jogava e zerava fácil depois que aprendi a mecânica do jogo) o, pra mim muito divertido King of The Monsters...
Sim, neo geo começou a ficar bom a partir de 92 haha
Samurai 2 joguei demais, seloko. Uma vez tirei mais de 20 fichas dos parça do buteco. Nível era monstro.
Aí sim!
24:28 Olha ele ai!
Kkk
Baião,eu só tenho uma questão pra ressaltar em relação a cronologia de Fatal Fury e Art of Fighting que é a seguinte:como que Art of Fighting se passaria na década de 70,se a Ferrari do Robert,a F40 foi lançada em 1987 na Italia?Entende,e ela está presente também em AOF2 no senário do personagem,me levando a conclusão deque os únicos games que realmente se encaixariam cronologicamente seria á partir de Real Bout,lançado em 96.
Como? Com os japoneses errando o carro. Ou considere que ele era tão rico, que tinha uma edição especial. O que sua imaginação preferir.
Achei péssima a SNK dizer que, em sua cronologia, Art of Fighting 1 se passa dez anos (ou mais) antes de Fatal Fury (1991). Nada no visual de AoF 1, 2 e 3 remete aos anos 70, mas a fins de 80 como você reprou, ou início de 90. Acho que fizeram isso para justificar o Geese aparecer em AoF2 mais jovem, mas não precisa abrir uma década de diferença, bastava dizer que AoF 1 foi dois ou três anos antes de FF1. Outro furo é Ryo Sakazaki parecer o mesmo de AoF 1 em sua participação em Fatal Fury Special, quando deveria então parecer bem mais velho.
Quando veio KoF '94 e o grande encontro das duas franquias, todos os personagens batendo a mesma idade, recorreram a péssima desculpa de dizer que King of Fighters era "outro universo não canônico". KoF acabou se tornando a maior franquia da empresa, a lógica é que sua timeline seja a principal, então teria sido muito melhor ter corrigido a versão de AoF.
Baião, pra vc, o Marco do Garou é o mesmo carinha do cenário do Takuma no AOF2 ?
Não acho, isso é papo de maluco
Francamente ta na Cara que o Geese é pai dos irmãos bogard! Só que a SNK faz questão só de deixar no ar sem confirmar esse plot twist na trama!
É o que parece
Cara tive oportunidade de jogar no console e TV de 29 polegadas , e só jogaços ... E duro era ouvir que o Snes era melhor que Neo Geo, o joystick era coisa de louco, isso nos longínquos anos 90 .
Pois é cara
@@PiordoMundo Grande Baião.
@@oliveiraoliveira3543 kkk médio
Baião, qual o nome da trilha de fundo que vc usa após a vinheta?
É muito top!!!! 😀
E sobre Samurai Shodown, que moleque não tinha medo de levar uma naifada forte do Genjuro com a barra de POW cheia?! 😂😂😂😂
Aquela p0rr4 doía na alma!! kkkk
Celoko, cortava a alma. A música eu sempre esqueço o nome, quando tiver no Pc eu olho. edt. música: bar crawl
Graças aos emuladores eu tenho acesso a esses jogos que não tive a oportunidade de jogar, por ter nascido no fim dos anos 2000
Que deus abençoe a Emulação
Excelente
Valeu cara!
Se eu não me engano vc não fala de consoles modernos na minha opinião não é pelo preço em si mais assim vc compra o console tem q ter uma Net boa os jogos muito caros em fim os jogos de console pra min acaba no Xbox 360 e eu já tive o Xbox one me arrependo até hoje de ter comprado esse console é isso valeu e parabéns pelos seus vídeos e comentários
Eu não tenho muita vontade de jogar jogos recentes, até tenho alguma coisa na steam, mas mal jogo.
Mais um ótimo vídeo, Baião. Valeu ae
Sou eu quem agradece po
Olha o Homi ai dnv!!! Só lançando a braba
😆
Art of Fighting, para mim, é o único jogo de luta que bate de frente com Street Fighter 2, independente de sua jogabilidade... mas em termos de inovação. O zoom, a deformação dos rostos, a sensação de impacto, e o clima de mafia suburbana são demais! Já Samurai Shodown considero o melhor jogo da SNK, exatamente pela ambientação feudal, que por si só já transmite um clima de morte... sem falar dos personagens bem caratcterizados e gráficos extremamente belos... tudo é muito bom...
E Baião, poxa cara, esta linha de jogos que definiram determinado estilo em determinado console ficou muito própria e sensacional mano!
Poderia expandir para outros estilos, tipo, 5 jogos de corrida que definiram este estilo nos consoles... jogos de aventura, tiro e por aí vai...
é uma abordagem que até agora só vi neste canalzinho mequetrefe sem vergonha..
comecei já pensando em fazer isso kk
@@PiordoMundo ai sim Baião!
Fazendo jus ao nome do canal... porque fazer listinha embasada em análises profundas e mais detalhadas nem canal famosinho se propõe a fazer..
por isso que este é o pior canal, se fosse realmente preguiçoso, era só colocar os 5 jogos mais bacaninhas, falar uma historinha sobre e já era..
faço as listas já zombando de listas, pq vejo nelas exatamente o que voce falou.
@@PiordoMundo exatamente mano kkkk
até curto umas listas de uns canais perdidos ai sobre jogos obscuros pra conhecer coisa bacana pra jogar...
mas as suas nem considero lista, dada a profundidade que você aborda o tema..
dahora mesmo Baião...
mas é sério, sobre outros estilos de jogos vai ser show
em breve trilho esse caminho tortuoso (dá trabalho)
é neo geo foi mais no fliplerama mesmo que tive contato, o neo geo cd foram poucas locadoras que vi e quando vimos questao do loading não gastamos dinheiro kkk davamos risadava quem ficava puto vendo o loading passando e sua hora de aluguel indo pro ralo ahuahu
Joguei uma vez o Kof 95 numa locadora, pra nunca mais
@@PiordoMundo sim foi ver na locadora pra se sentir mais feliz jogar no fliper auhauh
@@VelhaEscola um amigo teve a brilhante ideia da gente treinar um contra o outro na locadora, pra melhorar no vs. Aprendemos mesmo foi a passar raiva no load.
Qdo criança lembro de gostar mto dos animes de fatal fury.
Eu gostava também.
Neo Geo eu fiquei sabendo quando vi num programas Top TV da vida Sengoku e achei os melhores gráficos do mundo: voz? Bonecos grandes? Pra quem via só Nintendinho, era impressionante! Já o Kof 94, eu vi as fotos pela primeira vez numa revista de videogame, e bateu o "adolescente Boça sabichão" em mim: falei "Méu... King of Fighters era o nome do Fatal Fury 1, que forçado...". Eu era só um fanático da SNK. Entendo reação dos muleques imaturos, pois já fui um deles. kkkkkkk
kk normal po
Como vc disse, o primeiro Fatal Fury veio com as ideias que o Takashi não pode implementar no primeiro Street Fighter. O Primeiro FF veio entre o SF e o SF2, Se comparar o primeiro FF com o primeiro SF, Fatal Fury ganha de lavada, a jogabilidade dos dois não são boas mas a do FF ainda se sobressai
O primeiro sf é uma bela de uma porcaria, convenhamos. Até pra andar é ruim
😂😂😂😂😂😂😂
Eu ofereci 50 mil pro cara recriar essa vinheta e o cara me voltou 70 mil como pedido de desculpas por ter falhado miserávelmente!
Hahahaha
O canal desse cara pode ser o "pior do mundo",mas os vídeos dele são foda!🤘🏻
vamos tratar de piorar assim que possível haha
realmente Samuray Shadow conseguiu ser melhor que Street Fighter, pena que veio depois e não teve a versão pra rodoviária. eu comprei o Nego Geo CD so por causa desse jogo, e nem tinha outros legais tbm...td muito batido.
Foda
Falando em desenho, sdds cena da mai, chupada da chun li? Sim! Mas me ajudou muito qd moleque hauahahhah
Hahaha
Neogeo eu nunca gostei muito dos títulos, justamente por ter começado a aparecer no boteco da quebrada trocando máquinas de outros estilos tudo por maquina de luta com KOF... Deixando o boteco apenas com um estilo de jogo... Acho que isso me deixou meio com trauma, podendo jogar jogo de navinha só qdo eu ia pra outra cidade basicamente...
Foi canibalização total
Comprado por pais de Aperta start kkkkkkkkkkkk os enzo da época.
Hahaha
Samurai Shadown é lindo e eu demorei a entender a mecânica do jogo infelizmente foi do pior jeito 😂
Eita poha kkk
Eu gosto muito do Double Dragon ainda jogo até hoje no emulador muito bom
Jogo também
Art of Fighting do SNES é bem mais fraco tecnicamente que a versão arcade mas A MUSICA daquele game arrebenta, sendo quase composições originais cheias de impacto e emoção, eu pessoalmente acho que a Takara fez tudo o que pode pra fazer aquele game digno até extendendo o final que no arcade terminava em um cliffhanger!
Art of Fighting do SNES é um game que me marcou muito, é um dos meus preferidos
Já pra mim, fracasso total. Nao me dava nem vontade de jogar. Até pq eu curto os sons dos jogos hoje, mas na época eu não tava nem aí
@@PiordoMundo vish aí eu já nem sei se poderia servir de base pq desde crianço eu sempre fui do tipo "música boa então jogo bom" hauwuwuwue
Até hoje eu aprecio qualquer jogo dependendo da música kkkkk
Ah... Hj eu sou de colocar em playlist pra ouvir kk.
Não joguei tantos títulos de luta, mas Garou é o meu jogo de luta favorito!
É um dos melhores do sistema.
É incrível como tu consegue trazer qualidade pra um vídeo de lista, mesmo sendo o pior roteirista do mundo! kkkkkk
Kkkk é que os outros são muito horríveis, aí passa a impressão de que o meu prestou
Um amigo fala para o outro:
-Vou comprar um PS5 mês que vem.
-Ah é? Blz.
Outro amigo fala para o comprador do PS5:
-Vou comprar um NeoGeo AES e os KOFs do 94 ao 98 com Samurai Shodown 2 e Garou.
O amigo que ia comprar o PS5:
-O QUÊ? MANO, SÉRIO? TU É BARÃO MESMO HEIN? VAI COMPRAR POR QUANTO? MANO, MEU SONHO É TER UM NEOGEO AES, VAI COMPRAR ONDE? DE QUEM?
Esse é o sentimento de quem conhece a história do NeoGeo AES, e sempre sonhou em ter um. Nenhum Playstation, por mais moderno que seja, vai valer mais que um NeoGeo AES...
Há sentido
Cai na porrada no contra na máquina de fliperama o cara empurrava e apertava o botão do primeiro controle a deu em porrada mesmo.
aqui era o normal
Vídeo muito bonito😊
valeu man
Só deixei meu like por se tratar de uma matéria ruim feito por uma que está sendo quase um David Jones e postado em um dos piores canais do mundo....porém. sobretudo,continue assim caro jovem rsrs abrs.
É ladeira abaixo