Eu fui tentar fazer um voluntariado pela WP aqui no BR mesmo, em Icaraizinho de Amontada - CE, era um eco camping, o lugar era completamente isolado, nada nada por perto, sem internet e sem sinal de telefone, fui até lá com um motorista conhecido justamente para não passar perrengue. Chegamos no lugar e foi bem diferente do que parecia nas imagens e avaliações. Quando cheguei perguntei quantos voluntários teria junto comigo (ja tinha perguntado antes e sem resposta) e lá ela disse que seria somente eu, que eles não estavam recebendo mais de uma pessoa porque não tinha produção de comida sufuciente. O motorista olhou pra mim e disse: tem certeza que vc vai ficar aqui sozinha? Eu disse que nao e aí, como fiquei com medo disse que ia almoçar e não voltei, depois mandei mensagem me desculpando e sendo honesta porque realmente não me senti segura. O lugar era simples e ajeitadinho, mas basicamente era a casa delas com um terreno grande, onde elas montaram uma cabana para um casal de hóspedes, os voluntários (eu, basicamente) dormiria na rede que levei no quintal e aí tinha um lojinha de artesanatos que seria onde eu trabalharia. E aí, é como ela fala no vídeo, vi muitas avaliações boas, pode ser que seja um lugar muito legal que esteja passando por uma dificuldade naquele momento, porém eu não conseguiria ficar tranquila sabendo que estava em lugar tão isolado como aquele e naquelas condições.
Eu e meu marido fizemos exatamente esse voluntariado em Amontada há 2 anos atrás e foi uma das experiências mais incríveis e transformadoras que tivemos. Não sei como está agora, mas pelo o que acompanho eles estão trazendo cada vez mais inovação. Que pena que se sentiu assim e não vivenciou a experiência de estar lá, tenho certeza de que iria amar e levar essa família e esse lugar no coração pra sempre. 🥹
Fiz também um único voluntariado pelo WP , foi uma experiência péssima, em um lugar super longe. Não fui respondida antes de começar o voluntariado e fui mesmo assim, quando vi que era só eu na função e sendo tratada como funcionária e em uma situação de muito desrespeito, fui embora seguir o fluxo da viagem. Mas uma questão muito importante do vídeo. TENHAM RESERVA FINANCEIRA para sair sem nenhum problema, isso me salvou certamente.
@@JuliapeloMundoa questão NEM DE LONGE foi a distância do voluntariado. E sim, a maneira que fui tratada que me deixou super mal e desconfortável. Respeito era pra ser uma base. Até GRITO levei. Dei o fora rapidinho. Inventei uma desculpa e saí fora.
@@raissaaquino9229 Voluntariado tu faz na tua cidade. Isso aí é armadilha para tráfico humano. Incrível como tem gente ingênua no mundo de hoje com tanta informação e tecnologia.
Simplicidade, educação na didática, sem palavrões no diálogo, simpática e sincera. Coragem para expor irregularidades alertando as pessoas sonhadoras e honestas das ilusões. É raro nos dias de hoje. Parabéns moça.
Minha tia mora no interior da Argentina e é parte de uma ONG que ajuda cachorros de rua. Uma agência enviou alguns voluntários de outros países para ajudar nas feiras e outras campanhas. A ONG não tem sede então a hospedagem e etc não tem nada a ver com eles, só passavam as atividades e convidavam para as reuniões, o resto era com a agência. Um dos voluntários era brasileiro então a minha tia foi receber no dia da chegada, e ela disse que quando chegou na casa que ele ia ficar, o menino estava desesperado. A agência tinha dito que a hospedagem incluía comida, mas chegando lá, disseram que não tinha nada e só ofereceram arroz puro. Isso depois de uma viagem longa, contando o tempo de conexão são umas 12h! E ainda por cima a casa era em uma cidade vizinha bem pequena, não tinha nenhum comércio nem nada por perto. Sinceramente, não é um lugar bom pra ficar... Uma grande furada! Minha tia ajudou ele e logo a família trouxe ele de volta.
Parabéns Julia, excelentes informações. Boas dicas. Tenho 63 já estou no meu 10° voluntariado pelo worldpackers. Indo dia 8/08 + 1 em Olivença BA até dia 14, dia 14 / 15 e 16 pra um Beach Clean UP limpeza de praia em Itacaré BA, seguindo pra outros Salvador, Aracaju e assim foi subindo pra fazer todo o Nordeste. Com certeza TODOS meus voluntariado por onde passei fui muito bem recebida, me respeitaram, o que me deu a oportunidade de viajar esse ano 2024 pela plataforma sem pagar nada por só ter + 5 avaliações excelentes.
Fiz pelo Workaway na França e foi terrível kkkk fiquei traumatizada. Era literalmente um casal francês querendo que os voluntários limpassem as casas que eles alugavam sem nenhum contato, apenas deixavam eu e o outro voluntário (ambos latinos) limpando, sem conversar nada, só davam uma cama pra dormir e era no meio do nada, não dava nem pra sair pra fazer algo. Tinha me inscrito porque achei que ia falar francês, nem isso aconteceu, foi foda. Saí depois de 2 dias depois que a anfitriã me disse que eu não tava limpando direito, tive que pedir pra ela me levar na estação de trem e gastar um dinheiro num hostel em Bordeaux.
Eu acho que é preciso filtrar muuuito o voluntariado, eu por exemplo fujo de hostels, quarto compartilhado e 32 horas de trabalho, pq meu perfil é de ser uma pessoa mais tranquila.. leio vários comentários e pergunto como é realmente o local pra quem esteve lá. Isso me poupou de várias dores de cabeça! Em relação ao voluntariado da Tailândia eu até fiquei pensando, 6 horas parada eu na verdade pegaria meu notebook e trabalharia nos meus projetos remotos kkkkk melhor coisa! Mas entendo que cada pessoa tem um perfil diferente!
siiim Yas, é que na época eu não tinha projetos remotos, estava de sabático mesmo! então preferi sair kkkkk mas é isso mesmo, cada momento e cada perfil é diferente
Nossa eu pensei exatamente o mesmo. Eu nessa situação já venderia um serviço de midia social pro hostel e cobrava porcentagem dos hospedes que chegassem pela minha indicação. Tem muito a ver de aproveitar as oportunidades de transformar uma situação ruim em uma oportunidade de crescimento.
Pois é em um dado momento ela disse que não aguentava ficar sem fazer nada na Tailândia, mas em outro, ela não tinha bateria social para sair para os bares da cidade em Praga. Logo, ela tem que ter um voluntariado conforme a lua do momento, rsrsrs.
Essa diferença cultural referente à franqueza como apontam as nossas falhas é recorrente em vários lugares por onde passei. Eu não faço voluntariado e caí aqui por acaso, mas já andei um pouquinho sobre o globo, suficiente para perceber que somos (brasileiros) um povo muito sensível e melindroso. Essas andanças nos servem para criarmos um pouco de casca e resistência ao mesmo tempo que deixamos um pouquinho de nós por aí e o mundo se torna um pouco mais suave.
@@marisequeiroz6625 verdade Marise, muitas vezes não somos diretos e no exterior achamos que isso é falta de educação, mas é só sinceridade. Importante sempre avaliar o contexto cultural
Eu acho grosseria mesmo, existe uma grande diferença entre ser sincero ou ser rude e deselegante e em muitos lugares eles não são sinceros e sim deselegantes mesmo...
@@PAULO_ARUCARDO, muitos brasileiros não sabem o quão vocês podem ser bem deselegantes e até tóxicos. Muitos de vocês usam comédia para camuflar falta de civismo e respeito. Por isso muitos recebem comunicação direta e objetiva como grosseria
obrigada, Julia! seu vídeo é muito necessário. passei 7 meses viajando e voluntariando entre europa, norte da áfria e ásia, e nesses 7 meses fiz 4 voluntariados. foram 2 experiências incríveis, sendo uma na Espanha e outra no Marrocos. os outros dois voluntariados foram importantes para me fazer entender meus limites e o que não aceito. voluntariei no interior da Grécia em uma eco vila em que me senti enganada ao ver que o projeto “eco” da vila não estava acontecendo e que as atividades foram mudadas, fora um tratamento hostil com xingamentos por parte de uma pessoa que o anfitrião deixava responsável para organizar as atividades dos voluntários, já que ele próprio não tinha tempo. para além disso, era uma pessoa que gostava muito de toques e abraços, e mesmo sendo brasileira, foi algo que me incomodou, principalmente porque o primeiro comentário que ele fez assim que cheguei no voluntariado, foi sobre minhas tatuagens, minha roupa e um olhar que me desagradou. como busco olhar por diferentes perspectivas, nesse voluntariado conheci outros voluntários maravilhosos, pessoas que 1 ano depois ainda mantenho contato e construí um laço bonito. deixei o voluntariado 2 semanas antes, junto com outros voluntários que também estavam incomodados com os acontecimentos e a worldpackers me ressarciu por 2 noites de hostel em Atenas após eu entrar em contato para comunicar o ocorrido, o que foi ótimo. outro voluntariado problemático foi na Tailândia, onde o lugar das fotos e o lugar que fiquei eram diferentes. eles estavam num período de transição do projeto, e não mencionaram isso na vaga. cheguei depois de 15 horas de viagem e não havia lugar pra descansar, a cama que eu iria dormir estava lotada de caixas e quinquilharia, um travesseiro sujo e um banheiro também muito sujo. foi decepcionante. tentei ficar, mas durei apenas 6 dias por lá, porque pra além do problema com o “quarto”, a anfitriã apesar de muito educada e querida, não estava sabendo estabelecer as atividades que eu deveria fazer, parecia estar perdida. acabei ficando com tempo ocioso e senti que não iria me agregar. pra mim foi um tanto estranho porque as avaliações foram boas, porém me lembrei que se tratavam das avaliações de quando eles tinham o outro projeto. enfim, acabei avisando a anfitriã que não iria continuar no voluntariado e parti, ela nunca me respondeu. por essas duas experiências ruins e também pelas duas maravilhosas que tive, eu realmente concordo com tudo o que foi dito em seu vídeo. acredito que vale a pena sim voluntariar, mas que seja feita uma busca por vagas com calma, conversar com pessoas que já viveram a experiência da vaga é super importante e claro, ter uma reserva caso algo fuja do esperado.
obrigada por compartilhar, Yankha! realmente nem toda experiência vai ser boa, mas experiências ruins podem ser evitadas ou detectadas rapidamente se seguirmos esses conselhos que trouxe no vídeo. parabéns por ter ido e vivido tudo isso!
Julia, excelente suas colocações. São mais que dicas de viagem. São incentivo de reconhecimento de auto valor. Isso é extremamente importante, pois na relação "patrão/funcionário" ou qualquer outro sistema de troca de serviços, produtos e valores, ambos devem reconhecer o valor de cada um. É hora de quebrar essa crença de que o senhor feudal está fazendo favor a seus vassalos permitindo que trabalhem duro em suas terras e paguem 5/12 avos de suas produções/trabalho para pagar pela "gentileza" do proprietário., desde a época do feudalismo. Sem mão de obra, nenhum sinhozinho constrói suas riquezas. Bora valorizar a mão de obra, dentro do que é justo, tudo combinado antes, POR ESCRITO
Ju, você é muito necessária, parabéns! Estou fazendo meu segundo voluntariado porém esse é meu primeiro no Worldpackers. Estou em Barcelona, num hostel, tem sido uma experiência muito legal e espero conseguir voluntariar em todos os 27 países da União Europeia que viajarei agora aos 27 ans, no meu Projeto 27! Mas sei que existirão situações que terei que me impor e você é minha inspiração. Obrigada
Nossa. Fui fazer um voluntariado na Romênia e foi a pior experiência que tive. Fui fazer pelos doguinhos mesmo, mas saí 2 semanas antes porque não levo desaforo para casa. Depois disso desisti de fazer definitivamente. Melhor poupar meu tempo de energia
😂 mimizenta , criada por vó , qualquer forma de falar mais forte já chora, entende uma coisa , Europeu nem sempre é docinho mas tbm n significa que são maus. Brasileiro tem disso ain pai para
@@toyouBRE você estava lá para saber tudo o que se passou e julgar se uma pessoa é mimizenta ou não? Há quanto tempo você me conhece profundamente e sabe toda a história de vida para julgar se sou mimizenta ou não? Talvez seja você quem precisa crescer antes de julgar as pessoas.
Elizer já dizia. Nada é de Graça. Voluntariar é legal demais! Mas é melhor conseguir ir com o proprio dinheiro, pagando tudo. Mas se não da, não tem que esperar ter grana, só n ir iludido da vida.
@@Thierrej Entendo perfeitamente, mas mesmo podendo pagar, tem experiências que só voluntariando pude ter acesso, porque não são lugares turísticos… o melhor é ter um bom planejamento financeiro pra decidir voluntariar porque quer, não porque precisa
Na verdade eu nem chamo o worlpackers de voluntariado. Chamo de troca mesmo. Vc dá o trabalho e te dão hospedagem. É isso. Tem lugares que tratam a plataforma como "mão de obra grátis", principalmente aqui no brasil. Voluntariado pra mim seria algo mais relacionado a algo social ou ambiental, que causasse algum impacto no mundo. Workaway e woof acho que tem umas oportunidades que vão mais de encontro a isso. Fiz troca pelo WP poucas vezes quando comecei a viajar, mas depois aprendi outras formas que se adequam mais a meu estilo. Realmente, é necessário filtrar muito e ser muito aberto e honesto caso algo dê errado. Adorei vc dizendo que não se pode criar uma gaiola dentro da liberdade. Viajo sozinha há 6 anos e estou constantemente me "checando" para ver se não tô caindo nessa cilada, pois acontece!
Obrigadooo Eu estou consumindo muito conteúdo de voluntariado e vida nomade e na maioria das vzs tratam como uma vida mágica sem problemas, mesmo sabendo das coisas que podem dar errado como tu falou, eu tava precisando que alguém que vive essa vida falasse sobre isso! As dicas foram ótimas tbm
Não tem nada de magia. Fica racional e pés no chão. Se prepara financeiramente e fisicamente, pois há uns que gastam seu físico e emocional. Reveja sempre a logística do local, mantenha seu localizador sempre acionado e atualizando sua família sempre, no mínimo três vezes ao dia.
Gente fiz voluntariado pela AISEC no inicio de 2020, no Norte da Argentina e foi maravilhoso. Conheci pessoas muito legais que tenho contato até hoje. Fiquei na casa de uma moça que me acolheu muito bem. Trabalhava em uma instituição social de apoio a crianças chamada Por Nuestro Ninõs. Tenho interesse em fazer voluntariado pela Worldpackers e seu vídeo me esclareceu muito.
17:47 Fantástica você Júlia e sua honesidade e generosidade em contribuir com todas as pessoas que procurem o voluntariado como opção de vida . ❤ Sucesso em todas as suas viagens ! Você tem tudo pra dar certo nessa sua caminhada! ❤
Eu nem tenho vontade de fazer isso( voluntariado )😂mas assisti o vídeo todo porque seu ponto de vista, na verdade seus conselhos da para colocar em pratica na vida em geral mesmo e assim levar a vida mas leve e aprender a se impor a dizer não , por isso tem muitas pessoas doentes mentalmente por estarem sobrecarregadas , bom é isto amei o vídeo 😅
Ótimo relato, pensei em criar um canal e falar sobre as experiencias de morar em outra cidade, estado, pais. O impacto pessoal e social é gigante e pode ser da mesma proporção trágico. Força ai Julia! Te desejo boas trips e resenhas!
Mulher, que vídeo necessário! Isso sempre me pegou muito no voluntariado. É uma troca, ninguém está fazendo favor pra ninguém. Nós voluntários temos direito de pensar em nosso bem estar e estabelecer limites :)
Estou planejando fazer esse programa de voluntariado com minha esposa, sou diretor de cinema e ela é maquiadora. Seu video foi muito esclarecedor! Vou seguir mais videos no seu canal. Obrigado!
ah que demais!! feliz que ajudou vocês. estou com um grupo aberto no WhatsApp também para tirar mais dúvidas, se quiserem entrar é só me pedir o link lá no Instagram @julia.pelomundo
Eu tive duas experiências desagradáveis na Europa. Na França me recusei a usar motossera e vi dois acidentes no trabalho! Na Eslovênia vi animais confinados na lama, o anfitrião quase me fez perder o ônibus etc... Parabéns pelo seu vídeo! Queria saber se para ser anfitrião de europeus é melhor o Workaway ou Worldpackers?
Excelente sua análise, Júlia! A ideia e do trabalho voluntário e muito boa, mas imagino os desafios e também a forma como alguns anfitriões lidam com isso, inclusive se aproveitando da situação, conforme você relatou. Em relação ao respeito, nós brasileiros realmente temos um jeito único de nos comunicarmos, já os anfitriões podem inclusive se aproveitarem e tornar a experiência ruim. Deus abençoe sua vida!
Muito boa sua analise, realmente é preciso pesquisar e ver se é o que a pessoa quer fazer. Voluntariar é trocar experiencia, aprender e conhecer coisas novas em troca do seu precioso tempo então devemos ter bastante atenção. O erro é que os voluntários fazem é só querer viajar barato e essa não é a proposta. Agora, um ponto que você não abordou aqui é o lado do anfitrião, pois também há muitos e muitos viajantes que só querem um lugar pra ficar e vida boa e isso afeta a troca e interação boa para os 2 lados.
sim! do lado do anfitrião também tem esse problema dos viajantes que não cumprem o combinado ou se interessam na troca, apesar de na minha opinião ser menos comum do que o contrário...
Olá Júlia. Seu canal é excelente e gosto das verdades que são ditas. Amo viajar e como vou ser aposentada esse ano 😅 , pois é, o termo é esse mesmo, ser aposentada, então, vou aproveitar a oportunidade para me aventurar pelo mundo através do voluntariado. Já faço voluntariado em uma ong com meu serviço de Psicologia, e amoooo demais! Já conheço todo o Brasil, mas pagando hospedagem e tudo mais. Recentemente voltei da Europa, mas pretendo contribuir com o próximo e comigo mesmo através deste modo que você conta em seus vídeos. Aprender e ter uma completa imersão com outros idiomas (já sei inglês e alemão), amo aprender sobre tudo, e todxs! Todxs culturas, idiomas, 😅 lugares, e continuar ativa. Você é maravilhosa, teu canal é muito legal. ❤
Fiz há uns 10 anos e como eu queria ter visto esse vídeo antes de ir. Resolvi fazer na Colômbia, pra aprender espanhol pois o espanhol deles é mais lento e fácil de entender. O problema foi não ter me programado direito, cheguei numa época com bastante feriados, o que fez os preços das passagens de ônibus/avião/táxi explodirem. Lembro que fiquei numa fazenda onde trabalhei bem mais horas do que o combinado, mas foi OK (tanto que fiquei 10 dias) porque parte do tranalho era cuidar de uma menina de 3 anos, o que foi ótimo para aprender espanhol.
Nesse ponto foi ótimo, cheguei falando portunhol e, em um mês, já saí conversando normalmente com os nativos. Recomendo, sai bem mais barato morar alguns meses num país (e fazendo duolingo) do que matricular num CCAA, por exemplo. Pelo menos pro espanhol.
Simplesmente o vídeo mais completo e explicativo que eu já vi!!! Parabéns pela sua comunicação clara! Conheço agora e já me inscrevi!! Obrigado pelo conteúdo!
A parte do "favor" HAHAHAA, já tive trabalho remunerado onde o empregador queria ensinuar que estava me fazendo um grande favor, imagine na troca, né? Hahaha povo abusado.
Coincido contigo, hicimos 1 año de voluntariado por Europa y no queremos volver a hacerlo. Hemos conocido buenas personas pero también hemos sido muy explotados y conocimos malas personas. En conclusión no volveremos a hacer voluntariados. Gracias por tu vídeo y por visibilizar lo que muchos ocultan.
Peguei um voluntariado em ilhabela.. eu tinha que ficar lá na entrada durante 4 horas e só.. não tinha que limpar e nem nada! foi perfeito... em cabo frio trabalhei bastante com limpeza e arrumação de hostel, más o local era bem daora e valeu a pena... no chile tive uma experiência de levar o pessoal pra festas e tinha que trabalhar a noite, era pesado mas era divertido e eu estava disposto aquilo. tudo depende da sua disposição.. porém teve um no RJ que era escravidão total, más a plataforma me ajudou e no outro dia já me arrumaram outro local.
Que vídeo maravilhoso! Obrigado pela a sinceridade. Como você falou no final do vídeo: Isso não me faz desistir, mas me faz pensar e pesquisar com muito mais cautela. Thanks!
Parabéns pelo vídeo, Ju!! Super necessário mostrar que nem tudo são flores e que existe um lado B. A forma como você apresenta isso foi excelente, pois hoje mesmo vi um vídeo em outra rede social que é o puro terrorismo em cima dos voluntariados, permuta.. Continue trazendo conteúdos assim, que realmente agregam e mostrem a realidade dos viajantes. Sucesso!!!
Fiquei com essa ideia depois de um tempo mas só fui ver informações sobre isso finalzinho do ano passado com a Vaah(amiga do Tavo do canal do Tavo). Ela foi fazer voluntariado na Coréia do Sul e explicou tudo. Nem sabia que tinha app específico pra isso kkk!! Eu tenho estudado japonês pra fazer uma visita em breve. Antes de 2026 consigo ir ao Japão. Agora tenho mais informações sobre voluntariado. A princípio quero fazer minha viajem por conta própria mesmo(mesmo sendo caro kkk). Outra ocasião penso num voluntariado!! Ótimo vídeo!!! 😎✌🏾
Valeu pela clareza,e honestidade ,passei por umas boas,no voluntariado que fuz, realmente,nada a ver com as fotos de apresentação, tudo precário e lá no fum do mundo,longe 1/2 hora sa cidade,qyer dizer do povoado mais próximo 😮
Sensacional! Tudo que precisava saber! Clara, objetiva, sem soluções mágicas que desconsideram a realidade de cada um e com informações extremamente relevantes! Amei descobrir seu canal, Julia! Muito obrigada! 😍
Amei, não quero ir de voluntária, ao contrário gostaria de abrir vagas para voluntários virem a meu espaço É a primeira vez que me adentro a informar-me sobre este tipo de troca, ee pareceu muuuito bom o conteúdo, para saber mais sobre essa troca. . Muito bom seu vídeo obrigada. ❤
Não e difícil,filtra bem as pessoas que irá receber, seja sincera e não ofereça mais do que pode banca, cuidado pra não sair perdendo tem pessoas ruins dos dois lados.
Faltou falar que a maioria esmagadora dos brasileiros que tentam o visto americano, tem o visto NEGADO. Já li casos de brasileiros tendo visto negado na entrevista mesmo com carta de recomendação, por não terem dinheiro "suficiente" em caixa. Os casos mais realistas de viajantes pros EUA que eu vi, foram os que juntaram no mínimo 100 mil reais, aí tiveram o visto aprovado. O Consul americano nega ao máximo o visto para quem não tem MUITO dinheiro, salvo quem tem cidadania europeia, como a italiana, por isso estou investindo na minha. A Europa ainda é o destino de primeiro mundo mais acessível para brasileiros, que até ano passado permitia a entrada só com o mísero passaporte, e agora o visto Schengen tem uma taxa, mas ainda vale a pena. Hoje em dia, prefiro pagar para viajar por uma agência. Mas seu depoimento foi revelador, exatamente o que eu já estava percebendo. Parabéns pelo conteúdo!
Obrigada pelo comentário! Eu tirei o visto há 9 anos, então muita coisa pode ter mudado desde então, aproveitei pra vir justamente antes do meu visto vencer, Europa realmente é mais acessível
Eu acho que nem sempre o visto se aplica ao voluntariado, uma vez que VC pode Fazer no Brasil ou em países em que somos isentos de visto. Porém, já que você citou, queria saber como seria passar na imigração Americana com visto de turista falando que vai Fazer voluntariado. Como nos EUA o governo exige um visto diferente para cada tipo de situação, eu tenho receio de aplicar para uma vaga nos EUA, apesar de ter vontade de Fazer voluntariado, não gostaria de arriscar fazendo Algo que poderia ser considerado illegal.
@@nathan_408 Não entendi. Ninguém aqui disse que quer Fazer voluntariado somente no USA. Você que está supondo isso. E não vejo problema em querer ir para lá, tem tantos lugares incríveis, como a moça do vídeo mostrou, Alasca por exemplo é um deles.
Fiz trabalho assim durante 9 meses no Canadá e EUA. Foi ótimo pra melhorar o inglês e conhecer outra cultura. E realmente os americanos são diretos e francos, mas acho isso bom pois não há muita falsidade, diferente daqui. Rsrs
@@caiquesantanasilva7291 eu fiz pelo wwoof. É bem simples o processo de candidatura, mas o site é (ou pelo menos era) todo em inglês. Paga um valor anual pra adesão (era $ 60,00). Claro que terá que ter visto pra poder sonhar com isso. Visto de turista mesmo, podendo ficar no país até 6 meses. Eu ficava alternando entre Canadá e EUA.
Parabéns por discernimento. Muitos brasileiros estão tão habituados à comunicação infantil que existe no Brasil. E confundem comunicação precisa, direta e clara com falta de gentileza. Eu conheci várias pessoas que também falam português, e muitas disseram que os brasileiros soam ser muito falsos e mentirosos 😂😂😂😂
Legal saber sobre essa modalidade de viagem. Como tenho poucos dias de férias no ano, não faria porque quero aproveitar cada minutinho. Mas há 15 anos atrás, faria demais!
Meu primeiro e único voluntariado até o momento foi num B&B numa cidadezinha minúscula no norte da Irlanda. E realmente foi mto frustrante chegar lá e ver que a pessoa mentiu na plataforma. Nas conversas com a host antes de ir foi tudo incrível. A proposta era ajudar na rotina ali da pousada, e o perfil dizia que vc viveria numa casa de luxo. Realmente, a pousada era mto luxuosa, era a casa da mulher. Mas pros voluntários, era um chalé no jardim, que na verdade era basicamente um depósito de tralha dela e estoque de roupas da loja on-line que ela tinha, sem aquecimento, sem banheiro. Ela na verdade não queria um voluntário, queria um Funcionário 5 estrelas de graça. Foi horrível. Acabei tratando com a estrupícia. Nós acertamos e tals, ela disse que ia tentar melhorar e era foda pq tava esperando meu visto sair e não conseguia outro lugar pra ficar. Além da mulher ficar intimidando a gente com avaliação, pois ela te colocava uma ruim cheia de maluquices caso vc escrevesse algo ruim pra ela. Mas se eu faria outros voluntáriados? Com certeza. Acho um jeito mto interessante de viajar, mas tem isso, esse pessoal que não entendeu nada ou quer se aproveitar da plataforma pra não contratar a equipe. Temos que ficar atentos.
feliz que foi útil Amanda!! estou com um grupo aberto no WhatsApp tirando dúvidas, se quiser é só me chamar lá no Instagram que te mando o link :) @julia.pelomundo é meu @ lá
Muito bom o seu vídeo, Julia! Obrigado por esclarecer muitas dessas dúvidas e todo sucesso do mundo para você em sua jornada e com o canal! Tenho muito pé atrás com esse sistema de voluntariado por 2 motivos: 1) É virtualmente trabalho escravo. Por mais que jurem de pé junto que não, a premissa inteira é atrair mão de obra em troca de moradia. O quanto você aproveita depende única e exclusivamente da boa vontade do patrão. 2) Quando olho pessoas que tiveram essa experiência mencionar as cifras envolvidas, a impressão que me dá é que nunca se ganha nada de fato, só se perde dinheiro pro hoje e se deixa de ganhar pro amanhã. Eu não sei até que ponto viver essas experiências e obter esse enriquecimento cultural é válido em detrimento de sacrificar o próprio futuro.
obrigada pelo comentário, Gus! o voluntariado na verdade me trouxe inúmeros benefícios pro presente e pro futuro, mas vai de cada um a encarar esse estilo de viagem como um meio de se alavancar pessoal e profissionalmente. aperfeicoei o inglês e espanhol, me tornei mais criativa, empreendedora e desenvolvi múltiplas fontes de renda enquanto não tenho gastos fixos altos como um aluguel, o que me faz crescer a minha reserva financeira pro futuro com muito mais facilidade. vejo que isso aconteceu com muitos outros viajantes também, que graças ao voluntariado puderam furar a sua bolha e começar a ver o mundo de novas formas e assim criaram negócios digitais, construíram novas relações... ele com certeza não é um estilo de vida permanente, mas uma porta de entrada excelente para quem quer viver uma vida fora do comum e do país por um tempo. o voluntariado me trouxe e traz oportunidades sensacionais de crescimento que já sinto os benefícios no presente e no futuro, mas de novo, vai da pessoa entrar intencionalmente com um propósito ou pelo menos abertura ao novo!
Nossa eu era muito assim, aceitava tudo o que mandavam eu fazer e ainda achava que deveria agradecer. E na hora de avaliar era isso mesmo, tenha medo de avaliar de forma mais direta
Bem legal esse conteúdo, parabéns! Só queria pontuar uma coisa, isso não deveria ser chamado de voluntariado. O nome permuta é mais apropriado. Um voluntário atua pela própria vontade de ajudar, sem esperar receber algo em troca. Não quero ser chata ou crítica demais, mas é que isso esvazia o verdadeiro sentido da palavra, que é tão lindo em sua essência.
Uma amiga minha fez voluntariado em um orfanato de elefantes na África, aí eu pensei q como ela estaria trabalhando, seria de graça, mas não! Ela pagou caríssimo, acho q foi uns 15 mil na epoca, pra ficar um mês
@@ExuCaveira-l2reu te garanto que ela emocionou-se e não entendeu o contrato e acabou pagando caro. Estes voluntariado é para pessoas que estão dispostas a doar o seu tempo, conhecimento, e fazer uma doação para instituições como estás que não tem fins lucrativos que dependem de doações. Em troca estás instituições proporcionam certos retorno para sociedade e comunidade onde elas existem
@@a.m.icadete7578 Estava fazendo algumas pesquisas esses dias e realmente tem esse tipo de voluntariado, você paga para uma agencia que te dar o suporte, tem que pagar passagem e ainda você trabalha no local.
Informações muito uteis, isso as influenciadoras que vendem o cupom a qualquer custo não falam. +30 horas pode ter certeza que o anfitrião só quer mão de obra barata, ter a reserva é essencial, já vi muita gente se sujeitar a muita coisa por estar sem grana e ter que aceitar o que tem. Conversar no direct com quem já fez o voluntariado no lugar, também é dica de ouro.
oi cheguei no seu canal agora estou amando. sou de brasilia e pretendo iniciar meu mochilão em setembro, e sim o meu maior medo tambem vai ser a questão de boa conexão com a internet , pois também dependo dela para trabalhar.
@@daidias-w5m oi Daiane, bem-vinda! que massa saber disso, viajar e trabalhar online é uma ótima alternativa mesmo com os desafios da internet. te desejo muito sucesso, me acompanha lá pelo Instagram também que compartilho mais do dia a dia
O ponto que mais ke pega nessas platafoemas é o primeiro que você colocou. Penso muito no impacto econômico que gera em muitos locais. Por que o dono de uma pousada vai preferir um voluntário, a pagar o salário de um funcionário. E tem muitos locais que vivem do turismo, que o unico local que tem para as pessoas daquela comunidade trabalhar é com atendimento, pousadas, padarias, restaurante
Pelo que eu entendi o voluntariado é só 3 horas por dia, ent a pessoa vai terq contratar um funcionário, pq se não iria terq pegar mais voluntariados para cobrir o horário de funcionamento e acabaria saindo mais caro acomodar e alimentar esse tanto de gente. É o que acho! Não tenho certeza.
eu concordo totalmente, pra mim o melhor formato é quando os voluntários são para cuidar de funções como atividades pros hóspedes, e deixar tarefas administrativas, recepção, limpeza que exigem mais responsabilidade para o staff local. a maioria dos hostels que passei ultimamente é assim, mas quando é 100% mantido por voluntários é triste pelo impacto econômico
Eu fui tentar fazer um voluntariado pela WP aqui no BR mesmo, em Icaraizinho de Amontada - CE, era um eco camping, o lugar era completamente isolado, nada nada por perto, sem internet e sem sinal de telefone, fui até lá com um motorista conhecido justamente para não passar perrengue. Chegamos no lugar e foi bem diferente do que parecia nas imagens e avaliações. Quando cheguei perguntei quantos voluntários teria junto comigo (ja tinha perguntado antes e sem resposta) e lá ela disse que seria somente eu, que eles não estavam recebendo mais de uma pessoa porque não tinha produção de comida sufuciente. O motorista olhou pra mim e disse: tem certeza que vc vai ficar aqui sozinha? Eu disse que nao e aí, como fiquei com medo disse que ia almoçar e não voltei, depois mandei mensagem me desculpando e sendo honesta porque realmente não me senti segura.
O lugar era simples e ajeitadinho, mas basicamente era a casa delas com um terreno grande, onde elas montaram uma cabana para um casal de hóspedes, os voluntários (eu, basicamente) dormiria na rede que levei no quintal e aí tinha um lojinha de artesanatos que seria onde eu trabalharia. E aí, é como ela fala no vídeo, vi muitas avaliações boas, pode ser que seja um lugar muito legal que esteja passando por uma dificuldade naquele momento, porém eu não conseguiria ficar tranquila sabendo que estava em lugar tão isolado como aquele e naquelas condições.
Você fez bem, nunca se sabe.
@@nahilacoelho5794 sempre importante seguir sua intuição mesmo, e fazer uma boa pesquisa do lugar pra ver se realmente se encaixa com o que busca
na Europa n tem esse problema
@@nathan_408 não o escambau, todos os lugares do mundo tem área rural.
Eu e meu marido fizemos exatamente esse voluntariado em Amontada há 2 anos atrás e foi uma das experiências mais incríveis e transformadoras que tivemos. Não sei como está agora, mas pelo o que acompanho eles estão trazendo cada vez mais inovação. Que pena que se sentiu assim e não vivenciou a experiência de estar lá, tenho certeza de que iria amar e levar essa família e esse lugar no coração pra sempre. 🥹
Trabalho analogo à escravidão não é voluntariado meu povo! Obrigada pelo post minha linda!
Fiz também um único voluntariado pelo WP , foi uma experiência péssima, em um lugar super longe. Não fui respondida antes de começar o voluntariado e fui mesmo assim, quando vi que era só eu na função e sendo tratada como funcionária e em uma situação de muito desrespeito, fui embora seguir o fluxo da viagem. Mas uma questão muito importante do vídeo. TENHAM RESERVA FINANCEIRA para sair sem nenhum problema, isso me salvou certamente.
sinto muito, Raissa! a questão da distância, o local já não era mencionado na vaga?
@@JuliapeloMundoa questão NEM DE LONGE foi a distância do voluntariado. E sim, a maneira que fui tratada que me deixou super mal e desconfortável. Respeito era pra ser uma base. Até GRITO levei. Dei o fora rapidinho. Inventei uma desculpa e saí fora.
@@raissaaquino9229 Tem cada cultura temperamental nesse mundo que é fogo...
@@raissaaquino9229 Voluntariado tu faz na tua cidade. Isso aí é armadilha para tráfico humano. Incrível como tem gente ingênua no mundo de hoje com tanta informação e tecnologia.
Simplicidade, educação na didática, sem palavrões no diálogo, simpática e sincera. Coragem para expor irregularidades alertando as pessoas sonhadoras e honestas das ilusões.
É raro nos dias de hoje. Parabéns moça.
Muito obrigada pelo comentário! Fico feliz com esse feedback
Em breve esse canal estará com cem mil inscritos, conteúdo necessário. Linda, inteligente, simpática, uma dicção perfeita.
@@nalvanalvita9795 amémmmm Nalva 🙌🏽🙌🏽 muito obrigada pelos comentários e pelo apoio! Significa muito
Verdade ❤ eu eu gostaria muito de ser worldpacker ,por isso me inscrevi e assim como eu virão muitos mais 😊❤👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Concordo com você, conteúdo totalmente necessário , logo logo o canal já está estourando
Minha tia mora no interior da Argentina e é parte de uma ONG que ajuda cachorros de rua. Uma agência enviou alguns voluntários de outros países para ajudar nas feiras e outras campanhas. A ONG não tem sede então a hospedagem e etc não tem nada a ver com eles, só passavam as atividades e convidavam para as reuniões, o resto era com a agência. Um dos voluntários era brasileiro então a minha tia foi receber no dia da chegada, e ela disse que quando chegou na casa que ele ia ficar, o menino estava desesperado. A agência tinha dito que a hospedagem incluía comida, mas chegando lá, disseram que não tinha nada e só ofereceram arroz puro. Isso depois de uma viagem longa, contando o tempo de conexão são umas 12h! E ainda por cima a casa era em uma cidade vizinha bem pequena, não tinha nenhum comércio nem nada por perto. Sinceramente, não é um lugar bom pra ficar... Uma grande furada! Minha tia ajudou ele e logo a família trouxe ele de volta.
@@Kaitopia_ qual o nome da agência? por isso tem que ter cuidado com agência, organizar de forma independente pode ser melhor!
Meu Deus, o tanto de golpe que envolve agências! Ainda bem que o ajudaram :(( vocês tem corações maravilhosos
Parabéns Julia, excelentes informações. Boas dicas.
Tenho 63 já estou no meu 10° voluntariado pelo worldpackers. Indo dia 8/08 + 1 em Olivença BA até dia 14, dia 14 / 15 e 16 pra um Beach Clean UP limpeza de praia em Itacaré BA, seguindo pra outros Salvador, Aracaju e assim foi subindo pra fazer todo o Nordeste.
Com certeza TODOS meus voluntariado por onde passei fui muito bem recebida, me respeitaram, o que me deu a oportunidade de viajar esse ano 2024 pela plataforma sem pagar nada por só ter + 5 avaliações excelentes.
que maravilhosa!! feliz que está aproveitando muito e tendo experiências incríveis
Parabéns e Deus te abençoe sempre .
Aaahh que inspiração. Estou no inicio do planejamento aos 45 anos. Seu depoimento me inspirou ❤️
que lindeza
Que maravilha! Parabéns e sempre firme e forte!
Fiz pelo Workaway na França e foi terrível kkkk fiquei traumatizada. Era literalmente um casal francês querendo que os voluntários limpassem as casas que eles alugavam sem nenhum contato, apenas deixavam eu e o outro voluntário (ambos latinos) limpando, sem conversar nada, só davam uma cama pra dormir e era no meio do nada, não dava nem pra sair pra fazer algo. Tinha me inscrito porque achei que ia falar francês, nem isso aconteceu, foi foda. Saí depois de 2 dias depois que a anfitriã me disse que eu não tava limpando direito, tive que pedir pra ela me levar na estação de trem e gastar um dinheiro num hostel em Bordeaux.
Eu acho que é preciso filtrar muuuito o voluntariado, eu por exemplo fujo de hostels, quarto compartilhado e 32 horas de trabalho, pq meu perfil é de ser uma pessoa mais tranquila.. leio vários comentários e pergunto como é realmente o local pra quem esteve lá. Isso me poupou de várias dores de cabeça! Em relação ao voluntariado da Tailândia eu até fiquei pensando, 6 horas parada eu na verdade pegaria meu notebook e trabalharia nos meus projetos remotos kkkkk melhor coisa! Mas entendo que cada pessoa tem um perfil diferente!
siiim Yas, é que na época eu não tinha projetos remotos, estava de sabático mesmo! então preferi sair kkkkk mas é isso mesmo, cada momento e cada perfil é diferente
Nossa eu pensei exatamente o mesmo. Eu nessa situação já venderia um serviço de midia social pro hostel e cobrava porcentagem dos hospedes que chegassem pela minha indicação. Tem muito a ver de aproveitar as oportunidades de transformar uma situação ruim em uma oportunidade de crescimento.
Pois é em um dado momento ela disse que não aguentava ficar sem fazer nada na Tailândia, mas em outro, ela não tinha bateria social para sair para os bares da cidade em Praga. Logo, ela tem que ter um voluntariado conforme a lua do momento, rsrsrs.
Como acha as pessoas que já passaram pelo local como voluntariado pra perguntar sobre o local?
@@oangelogentilÉ armadilha, tráfico humano ingênua
Essa diferença cultural referente à franqueza como apontam as nossas falhas é recorrente em vários lugares por onde passei. Eu não faço voluntariado e caí aqui por acaso, mas já andei um pouquinho sobre o globo, suficiente para perceber que somos (brasileiros) um povo muito sensível e melindroso. Essas andanças nos servem para criarmos um pouco de casca e resistência ao mesmo tempo que deixamos um pouquinho de nós por aí e o mundo se torna um pouco mais suave.
Muito verdade isso.
@@marisequeiroz6625 verdade Marise, muitas vezes não somos diretos e no exterior achamos que isso é falta de educação, mas é só sinceridade. Importante sempre avaliar o contexto cultural
povo muito emotivo tb, qualquer coisa acha q é grosseria, mtas vezes n é
Eu acho grosseria mesmo, existe uma grande diferença entre ser sincero ou ser rude e deselegante e em muitos lugares eles não são sinceros e sim deselegantes mesmo...
@@PAULO_ARUCARDO, muitos brasileiros não sabem o quão vocês podem ser bem deselegantes e até tóxicos. Muitos de vocês usam comédia para camuflar falta de civismo e respeito. Por isso muitos recebem comunicação direta e objetiva como grosseria
Já fiz e NUNCAAAAA mais quero fazer. Prefiro demorar mais dois anos pra viajar, mas ter dinheiro pra pagar hospedagem.
Sim ...vdd ...mas é sempre bom ter um dinheirinho de lado né caso nao da certo
O que rolou na sua experiência Priscila?
Oq aconteceu?
@@usuarionaoencontrado3060 Aconteceu coisas maravilhosas 😅🤣😂
Deixa sua experiência para a gente!!
Quando a gente está num momento meio perdido na vida, em busca de respostas caímos nessa. Eu já caí.
obrigada, Julia! seu vídeo é muito necessário. passei 7 meses viajando e voluntariando entre europa, norte da áfria e ásia, e nesses 7 meses fiz 4 voluntariados. foram 2 experiências incríveis, sendo uma na Espanha e outra no Marrocos. os outros dois voluntariados foram importantes para me fazer entender meus limites e o que não aceito. voluntariei no interior da Grécia em uma eco vila em que me senti enganada ao ver que o projeto “eco” da vila não estava acontecendo e que as atividades foram mudadas, fora um tratamento hostil com xingamentos por parte de uma pessoa que o anfitrião deixava responsável para organizar as atividades dos voluntários, já que ele próprio não tinha tempo. para além disso, era uma pessoa que gostava muito de toques e abraços, e mesmo sendo brasileira, foi algo que me incomodou, principalmente porque o primeiro comentário que ele fez assim que cheguei no voluntariado, foi sobre minhas tatuagens, minha roupa e um olhar que me desagradou. como busco olhar por diferentes perspectivas, nesse voluntariado conheci outros voluntários maravilhosos, pessoas que 1 ano depois ainda mantenho contato e construí um laço bonito. deixei o voluntariado 2 semanas antes, junto com outros voluntários que também estavam incomodados com os acontecimentos e a worldpackers me ressarciu por 2 noites de hostel em Atenas após eu entrar em
contato para comunicar o ocorrido, o que foi ótimo.
outro voluntariado problemático foi na Tailândia, onde o lugar das fotos e o lugar que fiquei eram diferentes. eles estavam num período de transição do projeto, e não mencionaram isso na vaga. cheguei depois de 15 horas de viagem e não havia lugar pra descansar, a cama que eu iria dormir estava lotada de caixas e quinquilharia, um travesseiro sujo e um banheiro também muito sujo. foi decepcionante. tentei ficar, mas durei apenas 6 dias por lá, porque pra além do problema com o “quarto”, a anfitriã apesar de muito educada e querida, não estava sabendo estabelecer as atividades que eu deveria fazer, parecia estar perdida. acabei ficando com tempo ocioso e senti que não iria me agregar. pra mim foi um tanto estranho porque as avaliações foram boas, porém me lembrei que se tratavam das avaliações de quando eles tinham o outro projeto. enfim, acabei avisando a anfitriã que não iria continuar no voluntariado e parti, ela nunca me respondeu.
por essas duas experiências ruins e também pelas duas maravilhosas que tive, eu realmente concordo com tudo o que foi dito em seu vídeo. acredito que vale a pena sim voluntariar, mas que seja feita uma busca por vagas com calma, conversar com pessoas que já viveram a experiência da vaga é super importante e claro, ter uma reserva caso algo fuja do esperado.
obrigada por compartilhar, Yankha! realmente nem toda experiência vai ser boa, mas experiências ruins podem ser evitadas ou detectadas rapidamente se seguirmos esses conselhos que trouxe no vídeo. parabéns por ter ido e vivido tudo isso!
Julia, excelente suas colocações. São mais que dicas de viagem. São incentivo de reconhecimento de auto valor. Isso é extremamente importante, pois na relação "patrão/funcionário" ou qualquer outro sistema de troca de serviços, produtos e valores, ambos devem reconhecer o valor de cada um. É hora de quebrar essa crença de que o senhor feudal está fazendo favor a seus vassalos permitindo que trabalhem duro em suas terras e paguem 5/12 avos de suas produções/trabalho para pagar pela "gentileza" do proprietário., desde a época do feudalismo.
Sem mão de obra, nenhum sinhozinho constrói suas riquezas. Bora valorizar a mão de obra, dentro do que é justo, tudo combinado antes, POR ESCRITO
muito obrigada, Liliane!! amei seu comentário
Ju, você é muito necessária, parabéns! Estou fazendo meu segundo voluntariado porém esse é meu primeiro no Worldpackers. Estou em Barcelona, num hostel, tem sido uma experiência muito legal e espero conseguir voluntariar em todos os 27 países da União Europeia que viajarei agora aos 27 ans, no meu Projeto 27! Mas sei que existirão situações que terei que me impor e você é minha inspiração. Obrigada
te desejo todo sucesso e coragem pra enfrentar as adversidades, Le!
Esse foi o primeiro vídeo que assisti no canal. Já adorei a forma de falar, espontaneidade, honestidade, mostrar a vida como ela é. ❤
@@julianapmeyer bem vindaaaa Ju!! Obrigada pelo feedback ❤️
Nossa. Fui fazer um voluntariado na Romênia e foi a pior experiência que tive. Fui fazer pelos doguinhos mesmo, mas saí 2 semanas antes porque não levo desaforo para casa. Depois disso desisti de fazer definitivamente. Melhor poupar meu tempo de energia
sinto muito que tenha tido uma experiência ruim! que bom que se respeitou e saiu. quem sabe no futuro algum projeto mais legal apareça
😂 mimizenta , criada por vó , qualquer forma de falar mais forte já chora, entende uma coisa , Europeu nem sempre é docinho mas tbm n significa que são maus. Brasileiro tem disso ain pai para
@@toyouBRE você estava lá para saber tudo o que se passou e julgar se uma pessoa é mimizenta ou não?
Há quanto tempo você me conhece profundamente e sabe toda a história de vida para julgar se sou mimizenta ou não?
Talvez seja você quem precisa crescer antes de julgar as pessoas.
Elizer já dizia. Nada é de Graça. Voluntariar é legal demais! Mas é melhor conseguir ir com o proprio dinheiro, pagando tudo. Mas se não da, não tem que esperar ter grana, só n ir iludido da vida.
@@Thierrej Entendo perfeitamente, mas mesmo podendo pagar, tem experiências que só voluntariando pude ter acesso, porque não são lugares turísticos… o melhor é ter um bom planejamento financeiro pra decidir voluntariar porque quer, não porque precisa
Na verdade eu nem chamo o worlpackers de voluntariado. Chamo de troca mesmo. Vc dá o trabalho e te dão hospedagem. É isso. Tem lugares que tratam a plataforma como "mão de obra grátis", principalmente aqui no brasil. Voluntariado pra mim seria algo mais relacionado a algo social ou ambiental, que causasse algum impacto no mundo. Workaway e woof acho que tem umas oportunidades que vão mais de encontro a isso. Fiz troca pelo WP poucas vezes quando comecei a viajar, mas depois aprendi outras formas que se adequam mais a meu estilo. Realmente, é necessário filtrar muito e ser muito aberto e honesto caso algo dê errado. Adorei vc dizendo que não se pode criar uma gaiola dentro da liberdade. Viajo sozinha há 6 anos e estou constantemente me "checando" para ver se não tô caindo nessa cilada, pois acontece!
é um termo que gera controvérsia mesmo, concordo com o seu ponto de vista de ser uma troca! feliz que gostou do vídeo
Obrigadooo
Eu estou consumindo muito conteúdo de voluntariado e vida nomade e na maioria das vzs tratam como uma vida mágica sem problemas, mesmo sabendo das coisas que podem dar errado como tu falou, eu tava precisando que alguém que vive essa vida falasse sobre isso!
As dicas foram ótimas tbm
@@gabibyes fico feliz que te ajudou!!
Não tem nada de magia. Fica racional e pés no chão. Se prepara financeiramente e fisicamente, pois há uns que gastam seu físico e emocional. Reveja sempre a logística do local, mantenha seu localizador sempre acionado e atualizando sua família sempre, no mínimo três vezes ao dia.
Gente fiz voluntariado pela AISEC no inicio de 2020, no Norte da Argentina e foi maravilhoso. Conheci pessoas muito legais que tenho contato até hoje. Fiquei na casa de uma moça que me acolheu muito bem. Trabalhava em uma instituição social de apoio a crianças chamada Por Nuestro Ninõs. Tenho interesse em fazer voluntariado pela Worldpackers e seu vídeo me esclareceu muito.
Muito simpática. Parabéns, pela coragem!
Cara, aqui pensando se quero fazer isso! Obrigado por mostrar esse outro lado do voluntariado. Estava me preparando para ir.
imagina, Joselia! lá no insta vou compartilhando bastante também do dia a dia
Faz um na cidade vizinha, por exemplo.
Que mina fera meu .. sem mimimi, falou tudo.
muito obrigada pelo comentário!
17:47 Fantástica você Júlia e sua honesidade e generosidade em contribuir com todas as pessoas que procurem o voluntariado como opção de vida . ❤ Sucesso em todas as suas viagens ! Você tem tudo pra dar certo nessa sua caminhada! ❤
muito obrigada pelo carinho e torcida Luh!
Eu nem tenho vontade de fazer isso( voluntariado )😂mas assisti o vídeo todo porque seu ponto de vista, na verdade seus conselhos da para colocar em pratica na vida em geral mesmo e assim levar a vida mas leve e aprender a se impor a dizer não , por isso tem muitas pessoas doentes mentalmente por estarem sobrecarregadas , bom é isto amei o vídeo 😅
Hahaha amei, exatamente! Impor limites e saber se escutar é pra vida ❤️
Ótimo relato, pensei em criar um canal e falar sobre as experiencias de morar em outra cidade, estado, pais. O impacto pessoal e social é gigante e pode ser da mesma proporção trágico. Força ai Julia! Te desejo boas trips e resenhas!
Muito obrigada, Jose! Cria seu canal sim!!
Mulher, que vídeo necessário! Isso sempre me pegou muito no voluntariado. É uma troca, ninguém está fazendo favor pra ninguém. Nós voluntários temos direito de pensar em nosso bem estar e estabelecer limites :)
exaaato! tem muito voluntário abaixando a cabeça achando que o anfitrião pode nos tratar como funcionários. muito complicado. feliz que curtiu o vídeo
Parabéns pela sua atitude porque romantizam muito sobre o voluntariado
é uma oportunidade incrível pra viajar mas sem romantizar! obrigada pelo comentário
Mana, adorei seu canal! E esse vídeo é MUITO IMPORTANTE, sem romanticar a "vida nômade". Obrigada!
muito obrigada Magda, feliz de ter você por aqui!
Estou planejando fazer esse programa de voluntariado com minha esposa, sou diretor de cinema e ela é maquiadora. Seu video foi muito esclarecedor! Vou seguir mais videos no seu canal. Obrigado!
ah que demais!! feliz que ajudou vocês. estou com um grupo aberto no WhatsApp também para tirar mais dúvidas, se quiserem entrar é só me pedir o link lá no Instagram @julia.pelomundo
Eu tive duas experiências desagradáveis na Europa. Na França me recusei a usar motossera e vi dois acidentes no trabalho! Na Eslovênia vi animais confinados na lama, o anfitrião quase me fez perder o ônibus etc...
Parabéns pelo seu vídeo!
Queria saber se para ser anfitrião de europeus é melhor o Workaway ou Worldpackers?
nossa! sinto muito por essas experiências. acho que a Workaway no geral tem mais oportunidades na Europa
como assim animais confinados na lama?
@@mychls deve estar se referindo a porcos.
O vídeo mais verdadeiro que vi até agora sobre um voluntariado. Estou na minha primeira experiência e me vi muito nas tuas falas.
Feliz de ler esse comentário! E espero que consiga curtir bastante a sua primeira experiência
Júlia seu vídeo foi sensacional. Compartilhe mais com a gente ❤obrigado!
obrigada Luciano, pode deixar que vou compartilhando mais por aqui!
Parabéns pelo vídeo! Em 6 meses fazendo voluntariado vi mais armadilhas que oportunidades! Tenham sempre muita atenção!
Ganhe mais dinheiro pela internet, vc consegue. Sucessos. Obrigado pelos alertas. Muuuito obrigado mesmo. ❤❤❤❤❤❤❤
muito obrigada Mauricio, todo dia crescendo! ❤❤
Excelente sua análise, Júlia! A ideia e do trabalho voluntário e muito boa, mas imagino os desafios e também a forma como alguns anfitriões lidam com isso, inclusive se aproveitando da situação, conforme você relatou. Em relação ao respeito, nós brasileiros realmente temos um jeito único de nos comunicarmos, já os anfitriões podem inclusive se aproveitarem e tornar a experiência ruim. Deus abençoe sua vida!
obrigada pelo comentário, André!
Ja fui pro Alasca ❤ aproveite. Estou pensando em me aventurar pelo worldpackers futuramente.
Ahh o Alasca é incrível! Espero que os conteúdos aqui te inspirem
É tipo o slave experience em alguns casos. Fora uma coisa que ja percebei trocando ideia com locais é tira um trabalho remunerado dos mesmos.
Muito boa sua analise, realmente é preciso pesquisar e ver se é o que a pessoa quer fazer. Voluntariar é trocar experiencia, aprender e conhecer coisas novas em troca do seu precioso tempo então devemos ter bastante atenção.
O erro é que os voluntários fazem é só querer viajar barato e essa não é a proposta.
Agora, um ponto que você não abordou aqui é o lado do anfitrião, pois também há muitos e muitos viajantes que só querem um lugar pra ficar e vida boa e isso afeta a troca e interação boa para os 2 lados.
sim! do lado do anfitrião também tem esse problema dos viajantes que não cumprem o combinado ou se interessam na troca, apesar de na minha opinião ser menos comum do que o contrário...
Muito bom o vídeo! Parabéns e obrigada pelos esclarecimentos! :))
Olá Júlia. Seu canal é excelente e gosto das verdades que são ditas. Amo viajar e como vou ser aposentada esse ano 😅 , pois é, o termo é esse mesmo, ser aposentada, então, vou aproveitar a oportunidade para me aventurar pelo mundo através do voluntariado.
Já faço voluntariado em uma ong com meu serviço de Psicologia, e amoooo demais! Já conheço todo o Brasil, mas pagando hospedagem e tudo mais. Recentemente voltei da Europa, mas pretendo contribuir com o próximo e comigo mesmo através deste modo que você conta em seus vídeos.
Aprender e ter uma completa imersão com outros idiomas (já sei inglês e alemão), amo aprender sobre tudo, e todxs!
Todxs culturas, idiomas, 😅 lugares, e continuar ativa.
Você é maravilhosa, teu canal é muito legal. ❤
que incrívellll, aproveite muito, é isso aí, aprender sempre ❤ feliz que gosta do canal
Arrasou mulher, falou muita verdade nesse video
feliz que foi útil pra você!
Fiz há uns 10 anos e como eu queria ter visto esse vídeo antes de ir.
Resolvi fazer na Colômbia, pra aprender espanhol pois o espanhol deles é mais lento e fácil de entender. O problema foi não ter me programado direito, cheguei numa época com bastante feriados, o que fez os preços das passagens de ônibus/avião/táxi explodirem.
Lembro que fiquei numa fazenda onde trabalhei bem mais horas do que o combinado, mas foi OK (tanto que fiquei 10 dias) porque parte do tranalho era cuidar de uma menina de 3 anos, o que foi ótimo para aprender espanhol.
Nesse ponto foi ótimo, cheguei falando portunhol e, em um mês, já saí conversando normalmente com os nativos.
Recomendo, sai bem mais barato morar alguns meses num país (e fazendo duolingo) do que matricular num CCAA, por exemplo. Pelo menos pro espanhol.
A propósito, nessa fazenda não tinha chuveiro quente pros voluntários.
Mulher é muito SINCERA!!
E não ter sua PRIVACIDADE EM OUTRO PAÍS É MUITO PERIGOSO!
Obrigado por CONTAR A VERDADE POR TRÁS DOS BASTIDORES JÚLIA!😮
não é perigoso não... é só uma forma diferente de viajar :)
NOVO INSCRITO, FÃ E SEGUIDOR DE TODOS OS SEUS VIDEOS. Você é necessária para nós ksksk contou o que eu queria saber
Tirou muitas dúvidas que eu tinha, primeira pesquisa sobre como começar e achei o canal certo ❤
ahhh maravilhosa, que bom que te ajudou, seja bem-vinda
Simplesmente o vídeo mais completo e explicativo que eu já vi!!! Parabéns pela sua comunicação clara! Conheço agora e já me inscrevi!! Obrigado pelo conteúdo!
Até segui. Que pessoa eloquente ❤
muito obrigadaa
Clara,objetiva e sincerona.Perfeito
obrigada, Angélica!
Melhor vídeo que já vi sobre voluntariado! 👏🏼👏🏼👏🏼
Super necessário mostrar a realidade
@@stellan1789 que demais ler isso, muito obrigada!
Finalmente alguem jogou a real, parabens julia.
Show informação e conhecimento é tudo adimiro tua energia e coragem 🙌👏👏👏🍀🙏🪷❤️
muito obrigada!!
Amei, Julia. Tô indo viajar, mas acho importantíssimo estar a par de tudo, incluindo as coisas "ruins".
A parte do "favor" HAHAHAA, já tive trabalho remunerado onde o empregador queria ensinuar que estava me fazendo um grande favor, imagine na troca, né? Hahaha povo abusado.
feliz que curtiu, aproveite muitoooo a sua viagem!
Coincido contigo, hicimos 1 año de voluntariado por Europa y no queremos volver a hacerlo. Hemos conocido buenas personas pero también hemos sido muy explotados y conocimos malas personas. En conclusión no volveremos a hacer voluntariados. Gracias por tu vídeo y por visibilizar lo que muchos ocultan.
Peguei um voluntariado em ilhabela.. eu tinha que ficar lá na entrada durante 4 horas e só.. não tinha que limpar e nem nada! foi perfeito... em cabo frio trabalhei bastante com limpeza e arrumação de hostel, más o local era bem daora e valeu a pena... no chile tive uma experiência de levar o pessoal pra festas e tinha que trabalhar a noite, era pesado mas era divertido e eu estava disposto aquilo. tudo depende da sua disposição.. porém teve um no RJ que era escravidão total, más a plataforma me ajudou e no outro dia já me arrumaram outro local.
Obrigado pelo conteúdo, super valioso , estou pensando em começar a fazer voluntariado para conhecer e aprender novas culturas .
vai com tudo!
Que video elucidativo.
Melhor video que ja vi sobre voluntariado.
feliz de ler esse comentário Gabriel!
Que vídeo maravilhoso! Obrigado pela a sinceridade. Como você falou no final do vídeo: Isso não me faz desistir, mas me faz pensar e pesquisar com muito mais cautela. Thanks!
Feliz que curtiu, Jonathas!
Excelente vídeo!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigada pelas informações, adorei o vídeo ❤
Feliz que curtiu!
Parabéns pelo vídeo, Ju!! Super necessário mostrar que nem tudo são flores e que existe um lado B. A forma como você apresenta isso foi excelente, pois hoje mesmo vi um vídeo em outra rede social que é o puro terrorismo em cima dos voluntariados, permuta.. Continue trazendo conteúdos assim, que realmente agregam e mostrem a realidade dos viajantes. Sucesso!!!
@@viniciosolegario8569 exato Vini!! tem que mostrar a realidade, mas sem aterrorizar porque aí ninguém sairia de casa. feliz que curtiu o vídeo
Gostei muito de você. Mostrando que a vida não é só flores. Parabéns! Você é muito adulta.
Fiquei com essa ideia depois de um tempo mas só fui ver informações sobre isso finalzinho do ano passado com a Vaah(amiga do Tavo do canal do Tavo). Ela foi fazer voluntariado na Coréia do Sul e explicou tudo. Nem sabia que tinha app específico pra isso kkk!! Eu tenho estudado japonês pra fazer uma visita em breve. Antes de 2026 consigo ir ao Japão. Agora tenho mais informações sobre voluntariado. A princípio quero fazer minha viajem por conta própria mesmo(mesmo sendo caro kkk). Outra ocasião penso num voluntariado!! Ótimo vídeo!!! 😎✌🏾
Adorei sua energia, continua ❤ aprendi muito
obrigadaaa, continuarei
Valeu pela clareza,e honestidade ,passei por umas boas,no voluntariado que fuz, realmente,nada a ver com as fotos de apresentação, tudo precário e lá no fum do mundo,longe 1/2 hora sa cidade,qyer dizer do povoado mais próximo 😮
isso da distância é sempre bom checar mesmo antes de chegar. feliz que gostou do vídeo!
uau, adorei seu vídeo. Você foi muito sincera e pontuou coisas extremamente importantes que não vi em outros vídeos. Obrigada pelas dicas!!
Feliz que foi útil!!
Sensacional! Tudo que precisava saber! Clara, objetiva, sem soluções mágicas que desconsideram a realidade de cada um e com informações extremamente relevantes! Amei descobrir seu canal, Julia! Muito obrigada! 😍
Muito bom ler esse feedback, obrigada mesmo! Seja bem-vinda
Amei, não quero ir de voluntária, ao contrário gostaria de abrir vagas para voluntários virem a meu espaço É a primeira vez que me adentro a informar-me sobre este tipo de troca, ee pareceu muuuito bom o conteúdo, para saber mais sobre essa troca. . Muito bom seu vídeo obrigada. ❤
Não e difícil,filtra bem as pessoas que irá receber, seja sincera e não ofereça mais do que pode banca, cuidado pra não sair perdendo tem pessoas ruins dos dois lados.
JULIAAAAAA
Vc não é boa no que faz! Vc é ÓTIMA 👍🏻
Sucesso para teu canal ...
@@jcs6486 que susto! Kkkk obrigada!!
Faltou falar que a maioria esmagadora dos brasileiros que tentam o visto americano, tem o visto NEGADO. Já li casos de brasileiros tendo visto negado na entrevista mesmo com carta de recomendação, por não terem dinheiro "suficiente" em caixa. Os casos mais realistas de viajantes pros EUA que eu vi, foram os que juntaram no mínimo 100 mil reais, aí tiveram o visto aprovado. O Consul americano nega ao máximo o visto para quem não tem MUITO dinheiro, salvo quem tem cidadania europeia, como a italiana, por isso estou investindo na minha. A Europa ainda é o destino de primeiro mundo mais acessível para brasileiros, que até ano passado permitia a entrada só com o mísero passaporte, e agora o visto Schengen tem uma taxa, mas ainda vale a pena. Hoje em dia, prefiro pagar para viajar por uma agência. Mas seu depoimento foi revelador, exatamente o que eu já estava percebendo. Parabéns pelo conteúdo!
Obrigada pelo comentário! Eu tirei o visto há 9 anos, então muita coisa pode ter mudado desde então, aproveitei pra vir justamente antes do meu visto vencer, Europa realmente é mais acessível
Eu acho que nem sempre o visto se aplica ao voluntariado, uma vez que VC pode Fazer no Brasil ou em países em que somos isentos de visto. Porém, já que você citou, queria saber como seria passar na imigração Americana com visto de turista falando que vai Fazer voluntariado. Como nos EUA o governo exige um visto diferente para cada tipo de situação, eu tenho receio de aplicar para uma vaga nos EUA, apesar de ter vontade de Fazer voluntariado, não gostaria de arriscar fazendo Algo que poderia ser considerado illegal.
tem muito voluntariado interessante na America do Sul, no oriente médio, Ásia etc q brasileiro entra facilmente, o mundo n é só EUA n gente.
@@nathan_408 Não entendi. Ninguém aqui disse que quer Fazer voluntariado somente no USA. Você que está supondo isso. E não vejo problema em querer ir para lá, tem tantos lugares incríveis, como a moça do vídeo mostrou, Alasca por exemplo é um deles.
Bah que desenvoltura! Fala super bem Parabéns
Muito obrigada, Rosane!!
Fiz trabalho assim durante 9 meses no Canadá e EUA. Foi ótimo pra melhorar o inglês e conhecer outra cultura. E realmente os americanos são diretos e francos, mas acho isso bom pois não há muita falsidade, diferente daqui. Rsrs
Vocoe aplicou esse voluntáriado por qual plataforma? Quero fazer voluntáriado nos EUA como aplicar ?
@@caiquesantanasilva7291 eu fiz pelo wwoof. É bem simples o processo de candidatura, mas o site é (ou pelo menos era) todo em inglês. Paga um valor anual pra adesão (era $ 60,00). Claro que terá que ter visto pra poder sonhar com isso. Visto de turista mesmo, podendo ficar no país até 6 meses. Eu ficava alternando entre Canadá e EUA.
Parabéns por discernimento. Muitos brasileiros estão tão habituados à comunicação infantil que existe no Brasil. E confundem comunicação precisa, direta e clara com falta de gentileza. Eu conheci várias pessoas que também falam português, e muitas disseram que os brasileiros soam ser muito falsos e mentirosos 😂😂😂😂
Cara, que vídeo gostoso e necessário de assistir quanto se está pensando em embarcar pra um voluntariado, parabéns Ju! 🤍
@@AustinMattone obrigada Austin!! Feliz que te ajudou
Adorei as dicas Ju, estou aplicando essa semana pela primeira vez e tem várias dicas que você deu que eu não tinha me ligado. Obrigadaaa diva
boaaa Jessica, arrasou!! sucesso nas buscas
Legal saber sobre essa modalidade de viagem. Como tenho poucos dias de férias no ano, não faria porque quero aproveitar cada minutinho. Mas há 15 anos atrás, faria demais!
Quem sabe no futuro! De vez em quando tem voluntariados de final de semana também nas praias no Brasil
Meu primeiro e único voluntariado até o momento foi num B&B numa cidadezinha minúscula no norte da Irlanda. E realmente foi mto frustrante chegar lá e ver que a pessoa mentiu na plataforma. Nas conversas com a host antes de ir foi tudo incrível. A proposta era ajudar na rotina ali da pousada, e o perfil dizia que vc viveria numa casa de luxo. Realmente, a pousada era mto luxuosa, era a casa da mulher. Mas pros voluntários, era um chalé no jardim, que na verdade era basicamente um depósito de tralha dela e estoque de roupas da loja on-line que ela tinha, sem aquecimento, sem banheiro. Ela na verdade não queria um voluntário, queria um
Funcionário 5 estrelas de graça. Foi horrível. Acabei tratando com a estrupícia. Nós acertamos e tals, ela disse que ia tentar melhorar e era foda pq tava esperando meu visto sair e não conseguia outro lugar pra ficar. Além da mulher ficar intimidando a gente com avaliação, pois ela te colocava uma ruim cheia de maluquices caso vc escrevesse algo ruim pra ela. Mas se eu faria outros voluntáriados? Com certeza. Acho um jeito mto interessante de viajar, mas tem isso, esse pessoal que não entendeu nada ou quer se aproveitar da plataforma pra não contratar a equipe. Temos que ficar atentos.
Ótimo vídeo. Vou encaminhar para outros voluntários.
amei seu vídeo, estou me organizando pra fazer meu primeiro voluntariado com uma amiga e vou maratonar seu canal :) obrigada pelas dicas
feliz que foi útil Amanda!! estou com um grupo aberto no WhatsApp tirando dúvidas, se quiser é só me chamar lá no Instagram que te mando o link :)
@julia.pelomundo é meu @ lá
Muito bom o seu vídeo, Julia! Obrigado por esclarecer muitas dessas dúvidas e todo sucesso do mundo para você em sua jornada e com o canal!
Tenho muito pé atrás com esse sistema de voluntariado por 2 motivos: 1) É virtualmente trabalho escravo. Por mais que jurem de pé junto que não, a premissa inteira é atrair mão de obra em troca de moradia. O quanto você aproveita depende única e exclusivamente da boa vontade do patrão. 2) Quando olho pessoas que tiveram essa experiência mencionar as cifras envolvidas, a impressão que me dá é que nunca se ganha nada de fato, só se perde dinheiro pro hoje e se deixa de ganhar pro amanhã. Eu não sei até que ponto viver essas experiências e obter esse enriquecimento cultural é válido em detrimento de sacrificar o próprio futuro.
obrigada pelo comentário, Gus! o voluntariado na verdade me trouxe inúmeros benefícios pro presente e pro futuro, mas vai de cada um a encarar esse estilo de viagem como um meio de se alavancar pessoal e profissionalmente.
aperfeicoei o inglês e espanhol, me tornei mais criativa, empreendedora e desenvolvi múltiplas fontes de renda enquanto não tenho gastos fixos altos como um aluguel, o que me faz crescer a minha reserva financeira pro futuro com muito mais facilidade.
vejo que isso aconteceu com muitos outros viajantes também, que graças ao voluntariado puderam furar a sua bolha e começar a ver o mundo de novas formas e assim criaram negócios digitais, construíram novas relações... ele com certeza não é um estilo de vida permanente, mas uma porta de entrada excelente para quem quer viver uma vida fora do comum e do país por um tempo.
o voluntariado me trouxe e traz oportunidades sensacionais de crescimento que já sinto os benefícios no presente e no futuro, mas de novo, vai da pessoa entrar intencionalmente com um propósito ou pelo menos abertura ao novo!
Muito bom mesmo! Obrigada pela perspectiva realista!
@@crisgodoy21 estou aqui pra isso Cris! Obrigada pelo comentário
Que vídeo incrível! Amei conhecer seu canal ❤
@@nickolasmenescal5721 seja bem vindooo
Brabíssimo! Obrigado pela transparência :)
obrigada, feliz que curtiu!
Nossa eu era muito assim, aceitava tudo o que mandavam eu fazer e ainda achava que deveria agradecer. E na hora de avaliar era isso mesmo, tenha medo de avaliar de forma mais direta
adorei esse video, precisava dessas dicas, faça mais videos sobre os seus voluntariados pfvrr ❤
fareeeei, esse ano não terei mais voluntariados mas vem ai!
Que vídeo incrível!! Faz mais por favor
fico feliz que curtiu, Ana!! pode deixar
Bem legal esse conteúdo, parabéns! Só queria pontuar uma coisa, isso não deveria ser chamado de voluntariado. O nome permuta é mais apropriado. Um voluntário atua pela própria vontade de ajudar, sem esperar receber algo em troca. Não quero ser chata ou crítica demais, mas é que isso esvazia o verdadeiro sentido da palavra, que é tão lindo em sua essência.
concordo, Paula, permuta é mais apropriado mesmo!
Parabéns pela sinceridade ❤
Estou aqui pra isso! ❤️
Conteúdo muito bom, obrigado!
Uma amiga minha fez voluntariado em um orfanato de elefantes na África, aí eu pensei q como ela estaria trabalhando, seria de graça, mas não! Ela pagou caríssimo, acho q foi uns 15 mil na epoca, pra ficar um mês
Tem algumas instituições mesmo que cobram esse valor como doação e mantimento do local, já que eles não tem fins lucrativos como um hotel, por exemplo
Pagou pra trabalhar ? Kkkkkk.
@@ExuCaveira-l2reu te garanto que ela emocionou-se e não entendeu o contrato e acabou pagando caro. Estes voluntariado é para pessoas que estão dispostas a doar o seu tempo, conhecimento, e fazer uma doação para instituições como estás que não tem fins lucrativos que dependem de doações. Em troca estás instituições proporcionam certos retorno para sociedade e comunidade onde elas existem
@@a.m.icadete7578 Estava fazendo algumas pesquisas esses dias e realmente tem esse tipo de voluntariado, você paga para uma agencia que te dar o suporte, tem que pagar passagem e ainda você trabalha no local.
muito bacanaa, muito obrigado pelas dicas! :)
imagina!
Que conteudo fodastico parabéns, não se acha conteudo assim pra te abrir os olhos
valeu demais! é pra isso que to aqui
Informações muito uteis, isso as influenciadoras que vendem o cupom a qualquer custo não falam. +30 horas pode ter certeza que o anfitrião só quer mão de obra barata, ter a reserva é essencial, já vi muita gente se sujeitar a muita coisa por estar sem grana e ter que aceitar o que tem. Conversar no direct com quem já fez o voluntariado no lugar, também é dica de ouro.
sempre que divulgo algo trago informação útil porque é isso, temos que tomar decisões cientes do panorama completo
oi cheguei no seu canal agora estou amando. sou de brasilia e pretendo iniciar meu mochilão em setembro, e sim o meu maior medo tambem vai ser a questão de boa conexão com a internet , pois também dependo dela para trabalhar.
@@daidias-w5m oi Daiane, bem-vinda! que massa saber disso, viajar e trabalhar online é uma ótima alternativa mesmo com os desafios da internet. te desejo muito sucesso, me acompanha lá pelo Instagram também que compartilho mais do dia a dia
Que video necessario!!! Amei!
feliz que curtiu Jessica!
O ponto que mais ke pega nessas platafoemas é o primeiro que você colocou. Penso muito no impacto econômico que gera em muitos locais. Por que o dono de uma pousada vai preferir um voluntário, a pagar o salário de um funcionário. E tem muitos locais que vivem do turismo, que o unico local que tem para as pessoas daquela comunidade trabalhar é com atendimento, pousadas, padarias, restaurante
Pelo que eu entendi o voluntariado é só 3 horas por dia, ent a pessoa vai terq contratar um funcionário, pq se não iria terq pegar mais voluntariados para cobrir o horário de funcionamento e acabaria saindo mais caro acomodar e alimentar esse tanto de gente. É o que acho! Não tenho certeza.
eu concordo totalmente, pra mim o melhor formato é quando os voluntários são para cuidar de funções como atividades pros hóspedes, e deixar tarefas administrativas, recepção, limpeza que exigem mais responsabilidade para o staff local. a maioria dos hostels que passei ultimamente é assim, mas quando é 100% mantido por voluntários é triste pelo impacto econômico
Muito bom, obrigada por mostrar esse lado do voluntariado
Imagina!!
Que vídeo incrível, parabéns super obrigada!!!
obrigada pelo comentário!
Seu vídeo é muito necessário
obrigada!
Sensacional Julia! Obrigado! :)
Com prazer!
Importantes essas informações. Obrigada ❤
@@soniamaraoficial fico feliz em ajudar Sonia!