O meu valente pai proteguia o apis dos bandidos e traidores da patria, ous eja era da PIDe, e cantava esta musica , nunca mais me esqueço naquela altura nao ahvia muita coisa, incluindo incendioos, fossem fazer um eram logo presos pela maravilhosa PIDe que protegia o apis de traidores. e retardados vagabundos e criminosos, Agora os criminosos estoa na ass da republica e os outros andam todos a solta.subsidio dependentes. trabalhar ta quieto Olha se ninguem trbalahasse eels comiam do que?
A VOZ DE ZECA AFONSO E INESQUECIVEL E BONITA SO QUEM E PORTUGUES E QUE SABE COMO DOI A SAUDADE A SOMBRA DA MINHA CAPA DEU NO CHAO ABRIU EM FLORES LINDO.
José Caetano Pereira Reviver a década de 50. É Bom, é muito Bom! Que maravilha, a sua voz linpa e pura enchendo a zona da Sé Velha nas doces noites de Coimbra. Obrigado ZECA! Que descanses em PAZ
Grande Zeca. Foi uma tristeza ver-te partir. Mas deixaste-nos os registos dos teus grandes momentos. Continuarei sempre a escutar-te porque me enches a alma.!
o José de Afonso é o nosso melhor cantor da História de Portugal, é o Pai da Música Popular Portuguesa e o cantor de baladas e fados de Coimbra dos Estudantes Universitários de Coimbra de todos os tempos, não voltaremos a ter outro cantor como ele e qualidade vocal e poesia dele, e as composições musicais.
Houve outro que se perdeu, e era da família do Zeca: O sobrinho, João Afonso, cuja voz tenha o mesmo timbre da do tio, e que bem poderia reviver - em palco, na rádio e na televisão as músicas do saudoso Zeca Afonso. Até porque nos tempos que correm os actores sociais e políticos as fizeram actuais. Que aconteceu ao João Afonso, alguém sabe?
Do Choupal até à Lapa foi Coimbra o meu AMOR, sempre será a canção da saudade do tempo feliz de estudante! Gosto desta e de toda a música do ZECA, GRANDE HOMEM!
SÓ POSSO GOSTAR!!Formei-me em Medicina em COIMBRA!!PARTILHEI a CASA no «PENEDO»com O JOÃO AFONSO,Irmão do ZECA!!E FUI «AMIGO do ZECA»que nasceu em 1929 ,como EU!!!
Em Coimbra passei grandes e belos momentos da minha vida e que ficaram para recordar ao longo do tempo que passa.... E foi lá que me começaram a chamar Zeca, viva o Zeca Afonso que eu adoro!!!!
Saudades..... grande Zeca Afonso Nesta hora tão dificil que vivemos, temos de assumir em cada um de nós a coragem e a luta travada por este grande senhor ZECA AFONSO
Um dos grandes nomes da designada Canção de Coimbra, uma grande referência na luta contra a ditadura de Salazar e Caetano, um homem corajoso,frontal, contra todas as injustiças.
Ele nunca lutou contra o salazar, ele proprio disse nao ter nada a ver com a politca e pediu q as pessoas nao o referenciassem na politica...pediu por favor, mas os retardados nao respeitaram isso e hoje, os filhos deles continuam coma mesma cassete comunista riscada.
Zeca Afonso não morreu esta sempre presente nos seus fados e no nosso coração, grande líder grande lutador, um grande amigo. que perdi, e todos nós que Deus o tenha em seu eterno descanso.
A combinação perfeita: Coimbra, Zeca Afonso, uma voz fantástica, um coração de ouro, a saudade portuguesa que faz vibrar o coração. Grande Zeca, grande Coimbra, grande Portugal, grande povo e nação valente. Não vamos baixar os braços. Não vamos deixar-nos escravizar pelo pelos senhores do dinheiro (ainda por cima ganho a explorar o povo...)
23 de fevereiro 1987 - 23 de fevereiro 2017, trinta anos sobre a morte física do Zeca Afonso, a sua arte perdura, vencendo a morte, as suas crenças bem despertas e andam bem vivas! Obrigado José Afonso pelo teu legado artístico e político, estamos cá para continuar!
amar estes fadistas só nos trás paz e amor era isso que eles nos traziam sempre com as suas vozes maravilhas bem hajam que deus vos guarde sempre no seu cantinho
Muito obrigada pela música que nos deixaste e pela grande voz que tu tinhas. Estas pessoas nunca devem desaparecer da memória dos portugueses. Um até sempre Zeca Afonso.
Ó Coimbra do Mondego E dos amores que eu lá tive Ó Coimbra do Mondego E dos amores que eu lá tive Quem te não viu anda cego Quem te não amar não vive Quem te não viu anda cego Quem te não amar não vive Do Choupal até à Lapa Foi Coimbra os meus amores Do Choupal até à Lapa Foi Coimbra os meus amores A sombra da minha capa Deu no chão, abriu em flores A sombra da minha capa Deu no chão, abriu em flores Jorge Belo 🇵🇹
@@jorgefrbelo254 meu sobrenome paterno é Andrade..A minha família é de Cantanhede.Minha mãe vendeu a casa em que morávamos e agora é complicado voltar pra Portugal...
Do choupal até à Lapa,...Cidade de Setúbal,Regimento de Infantaria 11,ano de 1975,não me lembro o mês,fantástico,o encontro perfeito,Zeca canta músicas lindas!!Mas que voz tão pura.
sou ateu politico...nunca votei nem esquerda, nem direita...respeito o meu País detesto politica, escrevo português e trago na minha lembrança desde novo como filho de alentejano que sou, a grande voz e poesia deste MESTRE!...nunca associei directamente o Zeca á politica apesar do seu enorme peso na nossa revolução...apenas o observo o e oiço como musico! respeito! abraços p todos!
Lindo tema grande Zeca toda gente fala da musica do Zeca que era uma luta contra o fascismo mas o fascismo continua só que com o nome de democracia Nāo sei até que ponto toda a musica do Zeca se ajusta á realidade de hoje
Quando ouço José Afonso fico com saudades de não ter conhecido tão importante pessoa, já não digo conhecer pessoalmente( quem sou eu) mas ter seguido de perto a sua luta e a sua coragem . Bem Haja.
Isto é FADO DE COIMBRA! Embora alguns puristas gostem de chamar de canção de coimbra, toda a gente em Coimbra se refere à sua música como FADO! Mais nada! Que tivessem deixado isto de fora da candidatura do FADO a património imaterial da humanidade, na minha opinião, foi uma lacuna IMPERDOÁVEL!
Peço desculpa por corrigir: Esta música não é do Zeca Afonso. A música é de M. Fonseca e a letra é de A. de Sousa (não sei o significado das iniciais) e foi gravada pela primeira vez por Edmundo de Bettencourt (1889-1973) nos finais dos anos 30, sendo acompanhado pelo génio/mago/mestre Artur Paredes -pai do Carlos, que recusava o título de mestre, em favor do pai. Por outro lado, há que distinguir no cantor duas fases. Na primeira, ele é apenas um estudante que canta fados de Coimbra que não são da sua autoria. Tive privilégio de o acompanhar numa serenata no sarau da Benção das Pastas, no auditório da Faculdade de Letras, em 1958: Tentámos fazer uma serenata só com quintanistas, mas umas inoportunas anginas impediram o Sutil Roque de cantar e foi substituído pelo José Afonso, na altura veterano. Cantaram ele e o Machado Soares e tocámos o Júlio Ribeiro e eu (guitarras), o Manuel Pepe e o José Rafael (violas). Desde os ensaios, numas escadas da Fac. de Letras, tive a oportunidade de confirmar directamente duas coisas: o volume de voz do Machado Soares (meu condiscípulo) e a excelência do José Afonso como cantor de fado de Coimbra, pois era espantosamente expressivo e dava aos fados uma entoação notável. Tendo a considerar que é, da pléiade do meu tempo (1), quem melhor cantava o fado de Coimbra. Só dois ou três anos depois é que gravou as primeiras baladas, entre elas os Vampiros (que não teria menos actualidade agora), o Menino do Bairro Negro, etc.; mas nos discos (que eu tenho, claro) ele ainda figura como "Dr. José Afonso". Mais tarde, numa fase mais politizada, passou então a ser conhecido por Zeca e são dessa época as coisas mais conhecidas dele. O Adriano Correia de Oliveira tem um estilo muito semelhante. O nosso comum amigo Dr. António Moniz Palme (que o acompanhou muitas vezes), tem um artigo em que lhe chama "santo dos tempos modernos". Note-se que raramente os fados de Coimbra são da autoria do próprio cantor. 1) Fernando Rolim, Luís Góis, Machado Soares, José Afonso, Sutil Roque.
+Mário Ribeiro , A letra é do poeta António de Sousa e a música de Mário Faria Fonseca. Esta introdução e acompanhamento de guitarra de Coimbra é da autoria do Dr. Octávio Sérgio.
Olá, vivam todos os que houvem a música destes tempos e que como eu já têm 65 anos, a saudade que nos porque no ano que se deu o 25 de Abril os que têm a minha idade fomos à inspecção um abraço a todos e como é agradável houvir as músicas desse tempo. Obrigados
A composição tem o título de SAUDADES de COIMBRA. Tem música de MÁRIO FARIA da FONSECA e letra do Dr. ANTÓNIO de SOUSA. A gravação de Edmundo de Bettencourt é de Dezembro de 1929.
é a verdade eu também sabia que esta música não é do Zeca Afonso, até porque sabia que esta musica foi escrita há´mais de 120 anos, e porque os estudantes Universitários de Coimbra já cantam há muitos anos na Sé de Coimbra, por altura da queima das fitas dos estudantes de Coimbra, como dantes a cantavam no Jardim da Sereia e junto ao choupal.
O nome deste lindíssimo tema cantado pelo nosso Zeca Afonso é "Saudades de Coimbra" e o autor do poema - registado no IGAC e na SPA - é o poeta António de Sousa.
o mais importante nao disse que a musica e o fado sao de edmundo de bettencourt o maior fadista de coimbra..por favor quando se der informacao que seja precisa!!
Estão de volta os vampiros ZÉCA andam por aí uns a dizer chega, outros que se tome a iniciativa de vender Portugal liberal o plano deles é exatamente siga a roubalheira e viva Portugal... A luta continua amigo viva portugal e os que o defendem verdadeiramente 🌹🇵🇹✌️
O Zeca não morreu. Vive eternamente no nosso coração. ZECA SEMPRE!
Para sempre, tenho uma admiração e um respeito enorme por este Homem. Para mim nunca morreu…
"se faleço no mundo físico, sou eterno no teu ouvido"
Só morrem os que são esquecidos: ZÉCA é dos mortos que não morre... Viva Portugal e os que o defendem verdadeiramente. 🌹🇵🇹✌️✌️
O meu valente pai proteguia o apis dos bandidos e traidores da patria, ous eja era da PIDe, e cantava esta musica , nunca mais me esqueço
naquela altura nao ahvia muita coisa, incluindo incendioos, fossem fazer um eram logo presos pela maravilhosa PIDe que protegia o apis de traidores. e retardados vagabundos e criminosos,
Agora os criminosos estoa na ass da republica e os outros andam todos a solta.subsidio dependentes. trabalhar ta quieto
Olha se ninguem trbalahasse eels comiam do que?
A VOZ DE ZECA AFONSO E INESQUECIVEL E BONITA SO QUEM E PORTUGUES E QUE SABE COMO DOI A SAUDADE A SOMBRA DA MINHA CAPA DEU NO CHAO ABRIU EM FLORES LINDO.
Isto é tão bom, que até faz doer a alma.
faz doer a alma mas da alegia ao coraçao
É verdade.
A honra de ser português....o previlegio de termos cidadãos como o Zeca.
Grande Sr além de Cantor Músico Compositor e Professor, foi e será sempre recordado que Deus o tenha no Céu e paz à sua alma
José Caetano Pereira
Reviver a década de 50. É Bom, é muito Bom!
Que maravilha, a sua voz linpa e pura enchendo a zona da Sé Velha nas doces noites de Coimbra. Obrigado ZECA! Que descanses em PAZ
AS NOITES de COIMBRA eram mais DOCES quando se bebia «G€ROPIGA»no «TÓNIO £@dr@o»!!!
Tudo quanto peço nestes tempos tão conturbados de pós 25 de abril, é que surjam muitos Zeca Afonso. Bem precisamos. Zeca sempre❤
Grande Zeca. Foi uma tristeza ver-te partir. Mas deixaste-nos os registos dos teus grandes momentos. Continuarei sempre a escutar-te porque me enches a alma.!
Grande verdade não torna outro como el
o José de Afonso é o nosso melhor cantor da História de Portugal, é o Pai da Música Popular Portuguesa e o cantor de baladas e fados de Coimbra dos Estudantes Universitários de Coimbra de todos os tempos, não voltaremos a ter outro cantor como ele e qualidade vocal e poesia dele, e as composições musicais.
Houve outro que se perdeu, e era da família do Zeca: O sobrinho, João Afonso, cuja voz tenha o mesmo timbre da do tio, e que bem poderia reviver - em palco, na rádio e na televisão as músicas do saudoso Zeca Afonso. Até porque nos tempos que correm os actores sociais e políticos as fizeram actuais. Que aconteceu ao João Afonso, alguém sabe?
Do Choupal até à Lapa foi Coimbra o meu AMOR, sempre será a canção da saudade do tempo feliz de estudante! Gosto desta e de toda a música do ZECA, GRANDE HOMEM!
Saudades, mas que saudades do Zeca Afonso Que tão lindas canções nos cantou de Coimbra e não só! Voz como a Dele não há Mais.
£€VOU-A para O CÉU!!!
Zeca Afonso será sempre o máximo em qualquer registo. Será imortal,sempre lembrado,com muita saudade!❤
Grande Zeca! Grande Voz! Grande música! Grande Coimbra! Amo todos e que saudades
SÓ POSSO GOSTAR!!Formei-me em Medicina em COIMBRA!!PARTILHEI a CASA no «PENEDO»com O JOÃO AFONSO,Irmão do ZECA!!E FUI «AMIGO do ZECA»que nasceu em 1929 ,como EU!!!
O Zeca Afonso tinha uma bela voz e que jamais será esquecida.
Homem íntegro como fazem falta, suas canções ímpares . Paz alma do dr. Zeca Afonso
A eterna e icónica canção que nunca vai ser esquecida
Em Coimbra passei grandes e belos momentos da minha vida e que ficaram para recordar ao longo do tempo que passa.... E foi lá que me começaram a chamar Zeca, viva o Zeca Afonso que eu adoro!!!!
Zeca canta com alma e coração...abencoado sejas sempre no céu e na terra grande José Afonso.obg.
obrigada por estas lindas canções que nos deixaste
por isto ,não esperava eu,rever-me a ouvir o Zeca em Coimbra,com os meus 19 anos,raio, estou com a sensibilidade ao rubro.....
que saudades tenho deste sr com tao grande talento tive o prazer de o conhecer na preparacao da festa do avante no ano 1977 que esteijas em paz amigo
Saudades..... grande Zeca Afonso
Nesta hora tão dificil que vivemos, temos de assumir em cada um de nós a coragem e a luta travada por este grande senhor ZECA AFONSO
FUI AMIGO D'ELE que era da «MINHA IDADE»!!!Nasceu em Agosto de 1929!!!!
Um dos grandes nomes da designada Canção de Coimbra, uma grande referência na luta contra a ditadura de Salazar e Caetano, um homem corajoso,frontal, contra todas as injustiças.
Ele nunca lutou contra o salazar, ele proprio disse nao ter nada a ver com a politca e pediu q as pessoas nao o referenciassem na politica...pediu por favor, mas os retardados nao respeitaram isso e hoje, os filhos deles continuam coma mesma cassete comunista riscada.
Obrigado Zeca Afonso, pois só a matéria partiu, o resto fica para delicia de todos os que te apreciam como homem, político a fadista. OBRIGADO
Alma nobre a deste homem. Um exemplo de luta e solidariedade humana. Onde quer que esteja que a luz o ilumine. 🙏💞🌻🌟
Fui feliz em Coimbra! Esta canção tb é minha, de certa forma, sensível e íntima como recordação! Linda Balada!
Obrigada pela linda voz que nos deixas te sao musicas que nunca se esquecem descansa em paz
Grande Zeca Afonso que saudades ❤ Serás sempre Imortal
Zeca Afonso não morreu esta sempre presente nos seus fados e no nosso coração, grande líder grande lutador, um grande amigo. que perdi, e todos nós que Deus o tenha em seu eterno descanso.
QU€ «ASSIM S€JA»!!! «AMEN» !!!
ANTÓNIO CÂNDIDO ABRANCHES MONTEIRO
Voz inigualável, alma funda que nos leva até ele.
quando se ouve uma musica assim é que se vê os poucos bons músicos temos hoje em dia...
Zeca Afonso imortal!...És e serás sempre um dos meus ídolos....
A combinação perfeita: Coimbra, Zeca Afonso, uma voz fantástica, um coração de ouro, a saudade portuguesa que faz vibrar o coração. Grande Zeca, grande Coimbra, grande Portugal, grande povo e nação valente. Não vamos baixar os braços. Não vamos deixar-nos escravizar pelo pelos senhores do dinheiro (ainda por cima ganho a explorar o povo...)
grande edmundo de bettencourt autor deste fado....que zeca plageou ou teve autorizacao...portanto nao e assim tao magnifico!!
Excelente em tudo o que canatavas. Zeca, continuas sempre a ser o maior. Saudades.
O ZECA não morreu porque os GRANDES HOMENS NÃO MORREM SÓ QUANDO SÃO ESQUECIDOS
Que linda voz e é uma homenagem aos estudantes de Coimbra. Parabens Zeca.
LINDO CHEIO DE TERNURA COM UMA VOZ CHEIA DE VERDADE PAZ A ALMA
23 de fevereiro 1987 - 23 de fevereiro 2017, trinta anos sobre a morte física do Zeca Afonso, a sua arte perdura, vencendo a morte, as suas crenças bem despertas e andam bem vivas! Obrigado José Afonso pelo teu legado artístico e político, estamos cá para continuar!
Parte o homem, fica a obra! GENIAL!!
zeca foste um simbolo e seras sempre mesmo para os vampiros de hoje,,,,,,,,,OBRIGADO PELA TUA MUSICA PAZ PARA TUA ALMA
Saudades tuas,Zeca! Saudades de te ouvir cantar ,em Coimbra ,enquanto meu Pai te acompanhava!
Saudades do Zeca Afonso e de todas as suas músicas e baladas
canção de encanto puro bjs zeca onde estiveres.
Uma referência de alto nível,no mundo músical portugues.
Inesquecivel , Zeca Afonso estará sempre em nós!
que maravilha... e quantas saudades de coimbra
obrigada por ter postado
Lindo, lindo, lindo...Muito obrigada, Zeca Afonso pela linda musica que nos deixaste.
O IRMÃO Do Z€CA,o Dr.JOÃO AFONSO,Licenciado em Direito tambem cantava «MUITO B€M»!!!
Recordo-te a cada momento que passa! A tua voz emociona-me quando a ouço vinda do sitio onde estás.
amar estes fadistas só nos trás paz e amor era isso que eles nos traziam sempre com as suas vozes maravilhas bem hajam que deus vos guarde sempre no seu cantinho
QUE O «AMOR»nem $€MPR€ «TRAZ PAZ»!!!!ÁS VEZES TRAZ «M@RR@D@S»!!!«ÓÓ££ÉÉ»!!!
LINDA VOZ ! MENSAGEM INFINITA POIS É UM BALSAMO PARA A ALMA E SENTIMENTO !
Saudades desta grade voz!!!
Eterno! Voz única! Ef rrrr Ah.....! Abraço
Sempre atual Zeca Afonso maravilhoso
Partiste para sempre mas a tua Voz será eterna ❤
sou brasileiro,mas pedi um amigo pra ir comigo ate coimbra e mostrar o choupal e lapa..achei fantástico..genial zeca..
Adoro Coimbra, adoro este SENHOR! A sua voz é inigualável. ...Grande democrata!
FAÇO «MINHAS»as Suas Palavras!!!
como disseram, até arrepia.... está no sangue lusitano..............
Quelle merveilleuse chanson ! 💯❤️
Será que exista alguém que não gosta de fados de Coimbra. É maravilhoso
AINDA NÃO ENCONTREI NINGUEM!!!!O «FADO de COIMBRA»ouve-se com «O CORAÇÃO»!!!!OUÇO-«O»desde Criança!!!
Muito obrigada pela música que nos deixaste e pela grande voz que tu tinhas. Estas pessoas nunca devem desaparecer da memória dos portugueses. Um até sempre Zeca Afonso.
0
O idolo da Liberdade.Obrigado amigo.
És um mito Zeca. Para mim nunca morres, és eterno
muito lindo! gosto muito. Obrigado
FAZEM TANTA FALTA ESTAS CANÇOES DO ZECA AFONSO PARA ALERTAR AS MENTES RETROGADAS PAZ A ALMA INFELIZMENTE JA NAO EXISTE DESTA GENTE?
TORNEI OUVIR QUE LINDO DEPOIS O ADRIANO
Manuel Santos Urbano
grande homem de letras andre santos pombal de ansiaes
Tão longe do meu país mas sempre te lembrando camarada...
Que música más hermosa!
Voz linda musica de todes oos tempos
Zeca Afonso não morrerá nunca!
Ó Coimbra do Mondego
E dos amores que eu lá tive
Ó Coimbra do Mondego
E dos amores que eu lá tive
Quem te não viu anda cego
Quem te não amar não vive
Quem te não viu anda cego
Quem te não amar não vive
Do Choupal até à Lapa
Foi Coimbra os meus amores
Do Choupal até à Lapa
Foi Coimbra os meus amores
A sombra da minha capa
Deu no chão, abriu em flores
A sombra da minha capa
Deu no chão, abriu em flores
Jorge Belo 🇵🇹
Linda letra, uma homenagem à terra em que nasci, mas por um fado do destino aí não pude herdar..
@@AgathosDaimon2 Nasceste em Coimbra? De onde é o teu sobrenome? Não pudeste herdar o quê?
@@jorgefrbelo254 meu sobrenome paterno é Andrade..A minha família é de Cantanhede.Minha mãe vendeu a casa em que morávamos e agora é complicado voltar pra Portugal...
@@AgathosDaimon2 Pois, Cantanhede é no distrito de Coimbra. Assim, complica, de facto. Saúde e esperança. Beijinhos.
grande sr do fado,os quais fados nos fazem muita falta,nesta democracia lente há medida dos meninos ,muita saudade nos deixou
Lindo....Grande Zwca Afonso...
NÃO TENHO A MENOR DÚVIDA FOI UM DEFENSOR DO TRABALHADOR
cabritapina o Zeca foi sempre um sr.homem com uma educação fora do vulgar simples gente desta não há muito infelizmente paz amigo obrigado
Grande Zeca. Parabéns.
uma bela voz,para cantar um dos mais lindos fados de Coimbra.
Do choupal até à Lapa,...Cidade de Setúbal,Regimento de Infantaria 11,ano de 1975,não me lembro o mês,fantástico,o encontro perfeito,Zeca canta músicas lindas!!Mas que voz tão pura.
Voce deve ter feito tropo com um amigo meu Joao Monteiro era de Setubal e acho que oficial.
Adoro este fado! Fado para mim é um calmante. Zeca onde estiveres, muito obrigado por me acalmares com tua canção!
edmundo de bettencourt obrigado!!!o fado e dele!!nao do zeca pireca!!
ZECA AFONSO,O INESQUECÍVEL ZECA AFONSO DEIXOU-NOS OBRA PARA RECORDARMOS SEMPRE E MAIS DO QUE NUNCA!
EU nasci no mesmo ANO que «O ZECA»!!FUI Grande AMIGO D'ÊLE e do IRMÃO «JOÃO DOMINGOS Cerqueira Afonso dos Santos»!!!!!
GOSTO MUITO DESTE FADO DE COIMBRA E O SAUDOSO ZECA AFONSO NAO DEIXOU SO SAUDADES.
sou ateu politico...nunca votei nem esquerda, nem direita...respeito o meu País detesto politica, escrevo português e trago na minha lembrança desde novo como filho de alentejano que sou, a grande voz e poesia deste MESTRE!...nunca associei directamente o Zeca á politica apesar do seu enorme peso na nossa revolução...apenas o observo o e oiço como musico! respeito! abraços p todos!
Tiago Guerreiro momento oln.
Adoro adoro
É assim mesmo ! Abraço.
Tiago Guerr
Lindo tema grande Zeca toda gente fala da musica do Zeca que era uma luta contra o fascismo mas o fascismo continua só que com o nome de democracia
Nāo sei até que ponto toda a musica do Zeca se ajusta á realidade de hoje
Quando ouço José Afonso fico com saudades de não ter conhecido tão importante pessoa, já não digo conhecer pessoalmente( quem sou eu) mas ter seguido de perto a sua luta e a sua coragem . Bem Haja.
EU FUI AMIGO D'€£€ e Colega de CASA do IRMÃO JOÃO DOMINGOS CERQUEIRA AFONSO dos SANTOS!!!
Linda voz de Zeca Afonso
¡Conmovedor!
Sempre atual e...e sobretudo imortal!
Adoro imensamente.
Amo as músicas de Zeca Afonso!
Isto é FADO DE COIMBRA! Embora alguns puristas gostem de chamar de canção de coimbra, toda a gente em Coimbra se refere à sua música como FADO! Mais nada! Que tivessem deixado isto de fora da candidatura do FADO a património imaterial da humanidade, na minha opinião, foi uma lacuna IMPERDOÁVEL!
Huu g e uh
Aw
HaAuZ,zzAXA11"©~~~££
H wnw wxz,wC'`
Sem dúvida, uma falha imperdoável. Quem sabe ainda há tempo?!
GRANDE SAUDOSO, ZECA AFONSO!
Quem não te viu anda cego, quem não te ama não vive!
sempre gostei do Zeca é das vozes mais lindas que Portugal tem .político não
Zeca Afonso, como ser imortal .
Imortal Zeca Afonso!
GRANDE CANTOR.....TOP......
Peço desculpa por corrigir:
Esta música não é do Zeca Afonso. A música é de M. Fonseca e a letra é de A. de Sousa (não sei o significado das iniciais) e foi gravada pela primeira vez por Edmundo de Bettencourt (1889-1973) nos finais dos anos 30, sendo acompanhado pelo génio/mago/mestre Artur Paredes -pai do Carlos, que recusava o título de mestre, em favor do pai.
Por outro lado, há que distinguir no cantor duas fases. Na primeira, ele é apenas um estudante que canta fados de Coimbra que não são da sua autoria. Tive privilégio de o acompanhar numa serenata no sarau da Benção das Pastas, no auditório da Faculdade de Letras, em 1958: Tentámos fazer uma serenata só com quintanistas, mas umas inoportunas anginas impediram o Sutil Roque de cantar e foi substituído pelo José Afonso, na altura veterano. Cantaram ele e o Machado Soares e tocámos o Júlio Ribeiro e eu (guitarras), o Manuel Pepe e o José Rafael (violas).
Desde os ensaios, numas escadas da Fac. de Letras, tive a oportunidade de confirmar directamente duas coisas: o volume de voz do Machado Soares (meu condiscípulo) e a excelência do José Afonso como cantor de fado de Coimbra, pois era espantosamente expressivo e dava aos fados uma entoação notável. Tendo a considerar que é, da pléiade do meu tempo (1), quem melhor cantava o fado de Coimbra.
Só dois ou três anos depois é que gravou as primeiras baladas, entre elas os Vampiros (que não teria menos actualidade agora), o Menino do Bairro Negro, etc.; mas nos discos (que eu tenho, claro) ele ainda figura como "Dr. José Afonso".
Mais tarde, numa fase mais politizada, passou então a ser conhecido por Zeca e são dessa época as coisas mais conhecidas dele.
O Adriano Correia de Oliveira tem um estilo muito semelhante.
O nosso comum amigo Dr. António Moniz Palme (que o acompanhou muitas vezes), tem um artigo em que lhe chama "santo dos tempos modernos".
Note-se que raramente os fados de Coimbra são da autoria do próprio cantor.
1) Fernando Rolim, Luís Góis, Machado Soares, José Afonso, Sutil Roque.
+Mário Ribeiro , A letra é do poeta António de Sousa e a música de Mário Faria Fonseca. Esta introdução e acompanhamento de guitarra de Coimbra é da autoria do Dr. Octávio Sérgio.
de fonte bem informada a musica e de edmundo de bettencourt de 1936
Olá, vivam todos os que houvem a música destes tempos e que como eu já têm 65 anos, a saudade que nos porque no ano que se deu o 25 de Abril os que têm a minha idade fomos à inspecção um abraço a todos e como é agradável houvir as músicas desse tempo. Obrigados
A composição tem o título de SAUDADES de COIMBRA. Tem música de MÁRIO FARIA da FONSECA e letra do Dr. ANTÓNIO de SOUSA. A gravação de Edmundo de Bettencourt é de Dezembro de 1929.
é a verdade eu também sabia que esta música não é do Zeca Afonso, até porque sabia que esta musica foi escrita há´mais de 120 anos, e porque os estudantes Universitários de Coimbra já cantam há muitos anos na Sé de Coimbra, por altura da queima das fitas dos estudantes de Coimbra, como dantes a cantavam no Jardim da Sereia e junto ao choupal.
O NOSSO IMORTAL E PARA SEMPRE MUITO QUERIDO ZE
até arrepia... está no sangue lusitano...
O nome deste lindíssimo tema cantado pelo nosso Zeca Afonso é "Saudades de Coimbra" e o autor do poema - registado no IGAC e na SPA - é o poeta António de Sousa.
o mais importante nao disse que a musica e o fado sao de edmundo de bettencourt o maior fadista de coimbra..por favor quando se der informacao que seja precisa!!
musica espectacular
lindo fado coimbra
londa voz que o intérprete obrigada
Estão de volta os vampiros ZÉCA andam por aí uns a dizer chega, outros que se tome a iniciativa de vender Portugal liberal o plano deles é exatamente siga a roubalheira e viva Portugal... A luta continua amigo viva portugal e os que o defendem verdadeiramente 🌹🇵🇹✌️
ETERNO.....Zeca e Coimbra....
OH!!! COIMBRA QU€M me D€RA ter UM FADO IGU@£ ao T€U!!!
O nosso Zeca Afonso Saudade
Formidável! Tenho saudades dos arcos do jardim!
EU e O IRMÃO (JOÃO)do ZECA Vivíamos perto(+ó-) dos «Arcos do JARDIM»que era Nossa passagem quando íamos para Casa!!!
DE LÁ ao PENEDO(Nossa CASA) era...UM S@£TO !!!!
Sempre lindo.........