Porque musica é dinheiro... Nada se faz p não ganhar....e concerteza pagam as rádios p passar as musicas....isto digo eu...pq o comércio funcionar assim e não pq tenha conhecimento concreto deste ramo...
Infelizmente a realidade é que a rádio só coloca músicas que a maioria dos portugueses preferem ouvir e infelizmente os portugueses não teem memória a Zeca Afonso.
Sou jovem mas grande fã deste homem. Não percebo porque não se ouvem mais músicas como esta na rádio. Não tenho qualquer relação com a guerra colonial mas as suas palavras dão-me arrepios. E em qualquer altura esta música é perfeitamente aplicável porque infelizmente há sempre conflitos a acontecerem e há sempre pessoas a sofrer com as guerras. Interiorizo mais estas palavras agora que vejo o que se está a passar na Ucrânia. Espero que se mantenham todos fortes, resilientes e com esperança. São estes sentimentos que sempre descreveram o povo português.
Porque será que não passa nas rádios? Pense um pouco e encontra a resposta. É musica de intervenção, e quem é que manda nas rádios? Os tubarões que querem comer tudo. Só lhes interessa encher a barriga e aos que estão ao seu redor.
Este Homen, filho de boas famílias que podia acomodar-se na sua posição, escolheu lutar por aqueles que nada tinham, sacrificou-se em prol do seu semelhante. Viva o Zeca Afonso, viva 🇵🇹, viva o 25 de Abril.
Viva todos os que lutaram e lutam por um mundo melhor! ❤ So podem ir a avante se nos mortais comuns os acompanharmos! A ferida da Guerra em Africa e tao profunda, o dia a dia das pessoas tao complicado, que no dia a dia as emissoes perferem tocar titulos em ingles para amacear os coracoes. E util nao se entender nada ou pouco, fica a musica
Foi a primeira vez que ouvi esta música, mesmo sendo jovem, não pude evitar emocionar-me. O meu sogro e o meu tio avô serviram na guerra colonial em Angola, felizmente voltaram pelo próprio pé, e ainda são vivos. O meu tio foi soldador, soldava os caixões que transportavam os "soldadinhos" já sem vida para Portugal. Foram Grandes Homens, em tempos insanos.
Sim, é das melhores musicas do Zeca, mas a letra é de Reinaldo Ferreira, que faleceu em 1959, logo, embora se ajuste à Guerra Colonial, não foi nela que o Poeta se inspirou. mas na guerra no sentido mais abrangente:
Pois, também fui dos que andei por lá (27 meses em Angola) e sei o que sentíamos ao ouvir esta linda e emocionante canção. Tudo ficáva em silêncio profundo, apenas se ouviam alguns suspiros! Tempos danados, os daquela nossa juventude!
1962,tive a sorte de voltar sem ser numa caixa de pinho, como explicar aos meus filhos e netos aquela triste porra de vida,creiam não consigo mesmo explicar,
Très belle chanson très émouvante. Je suis désolé car je n’écris pas le portugais mais en tant qu’enfant de portugais vivant en France je comprends cette belle langue.
É incrível haver pessoas (como eu) que nasceram no Portugal democrático e membro da UE, sem qualquer ligação familiar à guerra do ultramar e sem ligações partidárias absolutamente nenhumas, se emocionar tanto com estas palavras, esta interpretação tão simples e tão genial. Os meus respeitos.
E muito actual... Talvez mais agora, do que outrora... Conheci o Zeca, e tenho a certeza que a arma dele, nos tempos actuais, ainda ia ser muito mais acutilante...
Como se diz em tom de brincadeira cá em Portugal, você é mesmo uma ave rara! A cultura actual portuguesa é pouco divulgada no Brasil, a cultura do Portugal ditadura é completamente desconhecida. Você encontrou José Afonso por aqui, digo-lhe desde já que não perdeu o seu tempo. Zéca é um símbolo da intervenção em Portugal, cada música dele é um poema cantado e trás sempre uma mensagem. Sem nunca ter sido um génio musical, as músicas deste homem, inexplicavelmente tocam no mais profundo sentimento humano. Obrigado pelo seu bom gosto amigo Douglas. Abraço.
Sinto uma mágoa imensa, nessa que foi a "canção" que levou o meu pai . Pelas mãos da PIDE voltou a casa completamente desgraçado por mais não querer viver, breve morreu de outra patologia que não essa a de voltar quebrado ao ponto de nunca mais se conhecer.... Zeca, obrigado.
Eu fui uma menina- mulher dos olhos tristes fiquei sozinha a cirar um filho e comi o pão que o diabo amassou 😪 é por isso que eu não ma canso de dizer 25 de Abril sempre fascismo nunca mais 🌹
Força queridas pessoas irmãs: eles sobrevivem em função de nossas próprias contradições: necessário se faz nos irmanar em um processo que liberta todas as pessoas... Algumas ficaram no meio do caminho ... É parte do parto😊
Um homem muito a frente com um talento ímpar, ainda ontem falei com uma amiga de Alemanha, da antiga RDA que ama as musica de Zeca Afonso. o seja reconhecido internacionalmente pela musica eo impacto da mesma. É triste valorizar-mos os talentos depois de morrerem, não podemos esquecer, que mesmo depois do 25 Abril era rejeitado pela sociedade, o melhor mal-amado... VIVA ZECA AFONSO..
grande Zeca ! é pena que a nova geração não da valor aos grandes portugueses! cumps de um rapzito de 24anos farto da pessima musica comercial de hoje..
Não me canso de ouvir e voltar a ouvir por várias vezes a voz e as canções da autoria de José Afonso ou em que ele participou na melodia ou música, ao longo da minha juventude e agora com cinquenta e três anos, ainda me encanta a sua grande e variada obra discográfica.
Esta música é um grito contra a guerra colonial que devastou gerações durante 13 anos, quando todos os jovens tinham que fazer 4 anos de tropa obrigatória, 2 deles em África. Zeca, ao contrário do que dizem alguns mentirosos, sempre foi estritamente apartidário e uma figura incómoda para os partidos, que o marginalizaram. José Afonso, o corpo morreu, mas a memória vive! Tomemos-lhe o exemplo de coragem e frontalidade, que nunca ninguém calou.
Mesmo sendo jovem e sem ter qualquer ligação neste momento às tropas portuguesas, está música arrepia. A ambição de servir Portugal mantém-se. Os meus sentimentos a quem sentiu propriamente estas palavras.
Que sensibilidade tens para mandares sentimentos que não conheces, só posso agradecer o respeito que tens, por esta ''nossa'' entrega que para muitos não tem valor. Somos o povo vestido camuflado, soldado, porque escolhemos lutar por este País, se tivermos a chance, engana-se quem pensa que estamos aqui para comer impostos.
Bom. Realmente com vontade servir tropa... Não entende nada dem letra música sentimento.. Novo demais ou imbecil.. Não queira viver esse tempo.. Triste a ignorância...
Discordo quando alguém diz que o Zeca não era comunista porque era de origem burguesa. Então e as grandes figuras que foram Álvaro Cunhal, Ary dos Santos e tantos outros, cuja origem era burguesa e isso não inviabilizou a sua militância comunista, "do antes 25 de Abril", Se o Zeca não foi comunista, não lhe será retirado qualquer valor por esse motivo. Não foi por acaso que o P.C.P. tinha pelo Zeca um grande apreço e admiração.
boa noite Sr José Ferreira tem toda a Razaõ pois o Capital falom muito mas naõ gostom de repartir ,qualquer coisa que seja ,pois saõ os TRABALHADORES que produzem ,estes é que teem o direto de ter uma VIDA melhor ,um abraço ALGARVIO
Que grande falta nos fez os nossos jovens teriam outra perspectiva pela pela política sofri quanto à guerra colónial estive na Guiné, ouvir músicas de Zeca Afonso da me saudades
Um músico, um poeta, um Guerreiro corajoso e fortíssimo. Mantém a actualidade, nestes dias em que apenas tem valor quem produz, em que a Arte se encontra tão alienada, sendo considerada apenas pelo seu valor de mercado. Saibamos seguir o seu legado, em que a sensibilidade a lucidez e a intervenção se conjugam, mudando mundos. Bem hajas Zeca, para sempre uma estátua de febre a arder... 🌹🌺🌍🤗
Basta de palavras. Já se disse e já se escreveu tanta coisa sobre o Zeca. Eu só vou dizer mais umas quantas. Zeca só houve um.....Ele inventou a NOVA CANÇÃO PORTUGUESA. Estou convencido que todos aqueles que o ouvem.....são ou se tornam....melhores pessoas.
Esperemos que voltem homens com um carisma igual. Sem homens, poesias, inteligências e sensibilidades como estas, um país perde-se da sua essência e isso vê-se no caos do nosso portugal de hoje.
Um pensamento às meninas orientais que esperam uma carta dos soldadinhos, sejam russos ou ucranianos. Sejam de um lado da linha ou do outro lado. Não importa o país, a pátria : guerra é terrível. Tudo o que queremos é paz.
Encanto as letras e a voz do dr. José Afonso , igual a si próprio não se deixou nunca de ser ele percebem o que eu quero dizer . Paz à sua Almoçar Homem bom
O Zeca e o Adriano tão bem expremiam o sentimento do povo português e com tanta emoção e grandiosidade. Que as suas cantigas sejam sempre ouvidas e cantadas.
Uma bela interpretacao do poema do messmo nome de Reinaldo Ferreira, que sobre o tema da guerra colonial (e nao so) escreveu belezas, tais como a Receita para fazer um heroi..../Tome-se um homem,/ Feito de nada como nos, /E em tamanho natural./Embeba-se-lhe a carne, /Lentamente, /Duma certeza aguda, irracional, /Intensa como o odio ou como a fome, / Depois, perto do fim, / Agite-se um pendao / E toque-se um clarim. // Serve-se morto.
Tantos foram os tristes olhos que deixaste...e nem numa caixa de pinho te souberam trazer Descansa em paz onde a tua pátria te assassinou À memoria de António André Vargas
Estão de volta os vampiros ZÉCA: Andam por aí uns a dizer chega, outros que se tome a iniciativa de vender Portugal liberal o plano deles é exatamente siga a roubalheira e viva Portugal. Até sempre amigo a luta continua viva portugal e os que o defendem verdadeiramente. 🌹🇵🇹
Zeca Afonso foi,é, e será eterno,mas gostaria de realçar a mais valia do poema desta canção,que foi escrito por um dos maiores poetas que viveu e morreu precocememte em 1959 com 37 anos em Moçambique,de nome Reinaldo Ferreira e que infelizmente foi e é ignorado pelas elites intelectuais portuguesas,salvo raras excepções (António José Saraiva Lopes,Eugénio Lisboa.E se a canção foi proibida durante a ditadura,poderei afirmar que o seu livro que contém este poema não o foi.1ª edição 1960 Lourenço Marques,2ª edição 1962 Portugália-Lisboa.Como podem constatar,a musica terá sido proibida,mas na sua essencia ,ou seja o seu conteudo,que sem ele a canção não tinha razão de existir, não o foi .Para bem da verdade.E para todos aqueles que passados 40 anos vivem e sobrevivem ainda e só á á custa do antifascismo,por favor,não esqueçam o passado ,mas olhem para o presente e pensem no futuro.Nos ultimos 20/30 anos o mundo mudou.E muito.E não é com velhos do restelo conservadores que um dia poderemos vir a mudar o mundo.O PCP e alguma esquerda caviar que dividam o Zeca entre si.Ele de certeza que não se importa.E mais,o Poeta que escreveu este poema morreu em 1959.A agora pergunto:quando começou a guerra do ultramar(colonial para alguns)?De certeza que depois.Conclusão:o poema escrito foi muito antes da referida guerra,e tudo não passou de um feliz coincidência muito bem aproveitada por parte de Zeca Afonso .Mais uma vez ,a bem da verdade dos factos.
Claro que este poema do Reinaldo Ferreira, não tem rigorosamente nada que ver com a guerra nas ex colónias. A guerra teve o seu inicio, como toda a gente sabe, em 1961. O Zeca teve conhecimento do poema, e simplesmente adaptou-o a uma melodia. E mesmo o Reinaldo Ferreira, era muito pouco conhecido, e até "beneficiava" de ser filho do famoso "Reporter X", que sempre ajudava a ter alguma "visibilidade" publica.
Bom que as coisas sejam clarificadas....mas pergunto quando e q ele a cantou ? Será q já durante a Guerra? Isso queriria dizer q aproveitou algo mais antigo mas q era premente p a situação. So pergunto por curiosidade, pois parece pessoa com conhecimento do assunto
Não alinhado politicamente, Zeca Afonso foi o sublime exemplo da intervenção cívica com inebriantes letra (poemas) música e canções. Contagiante antes e depois do 25 de Abril de 1974, ainda não foi superado nessa área. Com ele viveram muitos músicos e cantores que nunca atraiçoarão o companheirismo no sulco fundo da caminhada das suas vidas..
O poema, de Reinaldo Ferreira, parece-me que é anterior à guerra do ultramar, mas foi associado a essa guerra, depois de cantado pelo Zeca e pelo Adriano.
Como é possível que raramente se ouçam canções deste homem na rádio e televisão?
Triste país...
Porque musica é dinheiro...
Nada se faz p não ganhar....e concerteza pagam as rádios p passar as musicas....isto digo eu...pq o comércio funcionar assim e não pq tenha conhecimento concreto deste ramo...
Infelizmente os portugueses têem pouca memória
Infelizmente a realidade é que a rádio só coloca músicas que a maioria dos portugueses preferem ouvir e infelizmente os portugueses não teem memória a Zeca Afonso.
Produtoras mandam nas rádios, e claro que querem meter as músicas novas... Músicas arte antigas não fazem dinheiro às rádios
Adoro as músicas/ canções de Zeca Afonso.
Pena não se ouvir nas rádios!
Bem haja Zeca Afonso,pelo legado que nos deixaste! Obrigada!
Paulo braganca
Paulo braganca.
Desde España un homenaje para el gran José Afonso.
Grande e genial José Afonso!!!!
Sou jovem mas grande fã deste homem. Não percebo porque não se ouvem mais músicas como esta na rádio.
Não tenho qualquer relação com a guerra colonial mas as suas palavras dão-me arrepios. E em qualquer altura esta música é perfeitamente aplicável porque infelizmente há sempre conflitos a acontecerem e há sempre pessoas a sofrer com as guerras.
Interiorizo mais estas palavras agora que vejo o que se está a passar na Ucrânia.
Espero que se mantenham todos fortes, resilientes e com esperança. São estes sentimentos que sempre descreveram o povo português.
Porque será que não passa nas rádios? Pense um pouco e encontra a resposta. É musica de intervenção, e quem é que manda nas rádios? Os tubarões que querem comer tudo. Só lhes interessa encher a barriga e aos que estão ao seu redor.
Todo mundo gosta de Zeca Afonso, paz a sua alma
Grande Zeca Afonso! Ainda hoje choro quando escuto esta canção! Muito obrigada pela partilha!
Esta canção diz- me muito.
Esta Voz é imortal irá permanecer no Cancioneiro Português ❤❤
Grande e genial José Afonso!!!!
Este Homen, filho de boas famílias que podia acomodar-se na sua posição, escolheu lutar por aqueles que nada tinham, sacrificou-se em prol do seu semelhante. Viva o Zeca Afonso, viva 🇵🇹, viva o 25 de Abril.
Viva todos os que lutaram e lutam por um mundo melhor! ❤
So podem ir a avante se nos mortais comuns os acompanharmos!
A ferida da Guerra em Africa e tao profunda, o dia a dia das pessoas tao complicado, que no dia a dia as emissoes perferem tocar titulos em ingles para amacear os coracoes.
E util nao se entender nada ou pouco, fica a musica
Foi a primeira vez que ouvi esta música, mesmo sendo jovem, não pude evitar emocionar-me. O meu sogro e o meu tio avô serviram na guerra colonial em Angola, felizmente voltaram pelo próprio pé, e ainda são vivos. O meu tio foi soldador, soldava os caixões que transportavam os "soldadinhos" já sem vida para Portugal. Foram Grandes Homens, em tempos insanos.
Sim, é das melhores musicas do Zeca, mas a letra é de Reinaldo Ferreira, que faleceu em 1959, logo, embora se ajuste à Guerra Colonial, não foi nela que o Poeta se inspirou. mas na guerra no sentido mais abrangente:
Não há canção do Zeca que não "toque" no fundo da nossa alma.
Que 'masterpiece' Zeca, que génio foste, que saudades nos deixaste. Lembra-te de nós, a luta continua. ❤️🙏🌹🇵🇹
🇵🇹✌️✌️
Pois, também fui dos que andei por lá (27 meses em Angola) e sei o que sentíamos ao ouvir esta linda e emocionante canção. Tudo ficáva em silêncio profundo, apenas se ouviam alguns suspiros! Tempos danados, os daquela nossa juventude!
Muito respeito por todos os que por lá passaram...e lá "deixaram/ perderam algo"...
Ahhh! Grande gente vós sois!! Grande gente vós sois!! Ponho-me em sentido, diante de vós!!
Respeito, e obrigado
Grande voz, grande homem, grande música. Não há adjectivos suficientes para qualificar o Zeca Afonso, que me acompanhou a vida toda.
Emocionante voz, letra... jamais será esquecido...🙏🇵🇹
sem duvida este homem foi um poeta, todas as suas canções são maravilhosas
obrigado Zeca por teres deixado tão bela musica
Foi, é, e será sempre.
1962,tive a sorte de voltar sem ser numa caixa de pinho, como explicar aos meus filhos e netos aquela triste porra de vida,creiam não consigo mesmo explicar,
Très belle chanson très émouvante. Je suis désolé car je n’écris pas le portugais mais en tant qu’enfant de portugais vivant en France je comprends cette belle langue.
É incrível haver pessoas (como eu) que nasceram no Portugal democrático e membro da UE, sem qualquer ligação familiar à guerra do ultramar e sem ligações partidárias absolutamente nenhumas, se emocionar tanto com estas palavras, esta interpretação tão simples e tão genial. Os meus respeitos.
E muito actual... Talvez mais agora, do que outrora...
Conheci o Zeca, e tenho a certeza que a arma dele, nos tempos actuais, ainda ia ser muito mais acutilante...
Como se diz em tom de brincadeira cá em Portugal, você é mesmo uma ave rara! A cultura actual portuguesa é pouco divulgada no Brasil, a cultura do Portugal ditadura é completamente desconhecida. Você encontrou José Afonso por aqui, digo-lhe desde já que não perdeu o seu tempo. Zéca é um símbolo da intervenção em Portugal, cada música dele é um poema cantado e trás sempre uma mensagem. Sem nunca ter sido um génio musical, as músicas deste homem, inexplicavelmente tocam no mais profundo sentimento humano. Obrigado pelo seu bom gosto amigo Douglas. Abraço.
O
"Simples e genial" são boas palavras para descrever o Zeca Afonso.
@Fátima Pio Viva á monarquia. Viva ao padre Pio. Abaixo UE!
Imortal!!
Obrigada ZECA, ouvir-te-ei sempre com emoção......
A guerra colonial ? !!!! Vivi-a na pele ! Por isso admiro a coragem do Zeca Afonso !
José Afonso é inigualável. Esta canção toca bem fundo em quem sofreu a ditadura e viu os jovens partindo para uma guerra anacrónica e sem sentido.
Sinto uma mágoa imensa, nessa que foi a "canção" que levou o meu pai . Pelas mãos da PIDE voltou a casa completamente desgraçado por mais não querer viver, breve morreu de outra patologia que não essa a de voltar quebrado ao ponto de nunca mais se conhecer.... Zeca, obrigado.
Boas palavras!
Fizeram o mesmo com o meu pai.
E não digo mais... PIDE nunca mais!
eu ouço logo existo se nao ouvisse nao existia
Excelente trabalho. Todos os seus trabalhos são divinais. Adoro todas as suas músicas
Eu fui uma menina- mulher dos olhos tristes fiquei sozinha a cirar um filho e comi o pão que o diabo amassou 😪 é por isso que eu não ma canso de dizer 25 de Abril sempre fascismo nunca mais 🌹
👍Toda a razão! Mas agora andam para aí uns abutres miseráveis fascistas a dizer chega?? 😏
@@luisfilipe316 Pois andam, infelizmente, pobres tontos.
Esperemos que quando acordarem, não seja já tarde demais.
Força queridas pessoas irmãs: eles sobrevivem em função de nossas próprias contradições: necessário se faz nos irmanar em um processo que liberta todas as pessoas... Algumas ficaram no meio do caminho ... É parte do parto😊
@@filomenafigueiredo3163 🌹✌️✌️
@@ColunaPresChe❤❤
Homem , sim com letra grande, paz à sua alma🙏🙏
Um hino que sempre que o ouço me faz chorar.Eu não vim numa caixa de pinho felizmente.
Obrigado Zeca, por tudo o que foste e nos deixaste.
Um homem muito a frente com um talento ímpar, ainda ontem falei com uma amiga de Alemanha, da antiga RDA que ama as musica de Zeca Afonso. o seja reconhecido internacionalmente pela musica eo impacto da mesma. É triste valorizar-mos os talentos depois de morrerem, não podemos esquecer, que mesmo depois do 25 Abril era rejeitado pela sociedade, o melhor mal-amado... VIVA ZECA AFONSO..
grande Zeca ! é pena que a nova geração não da valor aos grandes portugueses!
cumps de um rapzito de 24anos farto da pessima musica comercial de hoje..
Sem dúvida! Foi um homem integro com convicções fortes e cheias de significado. Ficou a sua obra pela qual será sempre recordado.
Não me canso de ouvir e voltar a ouvir por várias vezes a voz e as canções da autoria de José Afonso ou em que ele participou na melodia ou música, ao longo da minha juventude e agora com cinquenta e três anos, ainda me encanta a sua grande e variada obra discográfica.
Com 74 tb. Saudações
Esta música é um grito contra a guerra colonial que devastou gerações durante 13 anos, quando todos os jovens tinham que fazer 4 anos de tropa obrigatória, 2 deles em África.
Zeca, ao contrário do que dizem alguns mentirosos, sempre foi estritamente apartidário e uma figura incómoda para os partidos, que o marginalizaram.
José Afonso, o corpo morreu, mas a memória vive!
Tomemos-lhe o exemplo de coragem e frontalidade, que nunca ninguém calou.
Os génios ficam eternos
Será só a guerra colonial
@@k7a3y8, claro que no caso específico desta música, era referida à guerra colonial
E uma can'cao que ainda hoje faz sentir. -
Mesmo sendo jovem e sem ter qualquer ligação neste momento às tropas portuguesas, está música arrepia. A ambição de servir Portugal mantém-se. Os meus sentimentos a quem sentiu propriamente estas palavras.
Que sensibilidade tens para mandares sentimentos que não conheces, só posso agradecer o respeito que tens, por esta ''nossa'' entrega que para muitos não tem valor. Somos o povo vestido camuflado, soldado, porque escolhemos lutar por este País, se tivermos a chance, engana-se quem pensa que estamos aqui para comer impostos.
Bom. Realmente com vontade servir tropa... Não entende nada dem letra música sentimento.. Novo demais ou imbecil.. Não queira viver esse tempo.. Triste a ignorância...
Grande Zeca.Todos nos te recordamos com muito carinho.Estás vivo na nossa memoria
Nunca nunca te esquecerei, Zeca.
A fortaleza do nosso ZECA é memória e exemplo para nós todos! Grandeza de alma e de caráter......
Discordo quando alguém diz que o Zeca não era comunista porque era de origem burguesa. Então e as grandes figuras que foram Álvaro Cunhal, Ary dos Santos e tantos outros, cuja origem era burguesa e isso não inviabilizou a sua militância comunista, "do antes 25 de Abril", Se o Zeca não foi comunista, não lhe será retirado qualquer valor por esse motivo. Não foi por acaso que o P.C.P. tinha pelo Zeca um grande apreço e admiração.
boa noite Sr José Ferreira tem toda a Razaõ pois o Capital falom muito mas naõ gostom de repartir ,qualquer coisa que seja ,pois saõ os TRABALHADORES que produzem ,estes é que teem o direto de ter uma VIDA melhor ,um abraço ALGARVIO
Não me canso de ouvir Zeca Afonso
Que grande falta nos fez os nossos jovens teriam outra perspectiva pela pela política sofri quanto à guerra colónial estive na Guiné, ouvir músicas de Zeca Afonso da me saudades
Um músico, um poeta, um Guerreiro corajoso e fortíssimo. Mantém a actualidade, nestes dias em que apenas tem valor quem produz, em que a Arte se encontra tão alienada, sendo considerada apenas pelo seu valor de mercado. Saibamos seguir o seu legado, em que a sensibilidade a lucidez e a intervenção se conjugam, mudando mundos. Bem hajas Zeca, para sempre uma estátua de febre a arder... 🌹🌺🌍🤗
Basta de palavras. Já se disse e já se escreveu tanta coisa sobre o Zeca. Eu só vou dizer mais umas quantas. Zeca só houve um.....Ele inventou a NOVA CANÇÃO PORTUGUESA. Estou convencido que todos aqueles que o ouvem.....são ou se tornam....melhores pessoas.
Esperemos que voltem homens com um carisma igual. Sem homens, poesias, inteligências e sensibilidades como estas, um país perde-se da sua essência e isso vê-se no caos do nosso portugal de hoje.
Depois de Zeca Afonso, só Rosamusgo me dá hoje esperança...
Um pensamento às meninas orientais que esperam uma carta dos soldadinhos, sejam russos ou ucranianos. Sejam de um lado da linha ou do outro lado. Não importa o país, a pátria : guerra é terrível.
Tudo o que queremos é paz.
O problema é que quem manda sim quer a guerra, não são eles que vão para lá, e ainda fazem dinheiro com elas
Para mim, o Zeca Afonso foi e é o mentor de todas as musicas d intervenção .
Grande e genial José Afonso!!!!
Zeca brilhante, Zeca eterno e intemporal!
lindas canções que estão fugindo da minha alma.
Sr Camilo eu digo,o mesmo ,um abraço ALgarvio.
Faz-me lembrar os tempos que andei na guerra de Angola 1963.
brilhante e inesquecivel !
Homens de SEMPRE.
Maravilhoso sempre será recordado com saudades.
Encanto as letras e a voz do dr. José Afonso , igual a si próprio não se deixou nunca de ser ele percebem o que eu quero dizer . Paz à sua Almoçar Homem bom
Paz sua alma assim é que é 🙏💥
...ouvi esta e mais algumas na minha instruçao militar na noite de Prisioneiros de guerra na parte do isolamento... ate arrepia
Zeca Afonso é um génio da musica popular portuguesa
Zeca Afonso, gram persoa e gran músico. Sempre na memoria.
Enorme músico da nossa música seja a popular, o fado ou a música de intervenção!!Descansa em paz, Zeca!!!!
O Zeca e o Adriano tão bem expremiam o sentimento do povo português e com tanta emoção e grandiosidade. Que as suas cantigas sejam sempre ouvidas e cantadas.
Até sempre, Zeca.
o q é isto meu deus?? q obra prima é esta.... q sentimento... incrivel
Fruto de uma Arvore chamada Zeca regada pela dor de um Povo, PORTUGAL.
Uma bela interpretacao do poema do messmo nome de Reinaldo Ferreira, que sobre o tema da guerra colonial (e nao so) escreveu belezas, tais como a Receita para fazer um heroi..../Tome-se um homem,/ Feito de nada como nos, /E em tamanho natural./Embeba-se-lhe a carne, /Lentamente, /Duma certeza aguda, irracional, /Intensa como o odio ou como a fome, / Depois, perto do fim, / Agite-se um pendao / E toque-se um clarim. // Serve-se morto.
Não me canso de te ouvir,ZECA!!!
Lindo e reviver esta voz é emocionante
Uma voz sublime e intemporal. ❤️
Tantos foram os tristes olhos que deixaste...e nem numa caixa de pinho te souberam trazer
Descansa em paz onde a tua pátria te assassinou
À memoria de António André Vargas
GRANDE ZECA AFONSO!!!SEMPRE FOSTE O MAIOR!...
QUE DEUS TE GUARDE E TE PROTEJA ESTEJAS A ONDE ESTIVERES.
Manuel Pimenta Apoiado: VIVA ZECA AFONSO.
O maior da liberdade. Paz à sua alma.Amém.
Sublime!
E bom que olhos tristes não desapareçam, a esperança dos novos sorrisos e cada vez maior.
Músicas com muito sentido, não me aborrece recordar !!!
Uma canção linda e muito triste.
espetacular
Nunca é demais recordar a vós do Rouxinol que simboliza a Liberdade .
R.I.P. Zeca até sempre
Tu Zeca Afonso !!!
Uma delicia ouvir esta melodia emocionante.
Beautiful thanks 🌹
Linda esta música 👋👋👋
Emocionante
O eterno Zeca Afonso-
Belíssimo
Maravilha!
sim ..the best ...of the best.
Precisa-mos de ideais como os teus na nossa classe politica!
linda canção o zeca SÓ HOUVE UM E MAIS NENHUM
Onde estiveres olha por nós.
Estão de volta os vampiros ZÉCA: Andam por aí uns a dizer chega, outros que se tome a iniciativa de vender Portugal liberal o plano deles é exatamente siga a roubalheira e viva Portugal. Até sempre amigo a luta continua viva portugal e os que o defendem verdadeiramente. 🌹🇵🇹
descansa em paz, meu querido amigo...
Gênio absoluto.
o melhor revolucionário de sempre do 25 de abril, lindissimaaaa cançao
é a minha musica favorita
....ETERNO....
maravilhoso ...
Música boa de mais
uma visão única que por mais que digam que percebem, nunca perceberam...a liberdade não isto que temos hoje...
Zeca Afonso foi,é, e será eterno,mas gostaria de realçar a mais valia do poema desta canção,que foi escrito por um dos maiores poetas que viveu e morreu precocememte em 1959 com 37 anos em Moçambique,de nome Reinaldo Ferreira e que infelizmente foi e é ignorado pelas elites intelectuais portuguesas,salvo raras excepções (António José Saraiva Lopes,Eugénio Lisboa.E se a canção foi proibida durante a ditadura,poderei afirmar que o seu livro que contém este poema não o foi.1ª edição 1960 Lourenço Marques,2ª edição 1962 Portugália-Lisboa.Como podem constatar,a musica terá sido proibida,mas na sua essencia ,ou seja o seu conteudo,que sem ele a canção não tinha razão de existir, não o foi .Para bem da verdade.E para todos aqueles que passados 40 anos vivem e sobrevivem ainda e só á á custa do antifascismo,por favor,não esqueçam o passado ,mas olhem para o presente e pensem no futuro.Nos ultimos 20/30 anos o mundo mudou.E muito.E não é com velhos do restelo conservadores que um dia poderemos vir a mudar o mundo.O PCP e alguma esquerda caviar que dividam o Zeca entre si.Ele de certeza que não se importa.E mais,o Poeta que escreveu este poema morreu em 1959.A agora pergunto:quando começou a guerra do ultramar(colonial para alguns)?De certeza que depois.Conclusão:o poema escrito foi muito antes da referida guerra,e tudo não passou de um feliz coincidência muito bem aproveitada por parte de Zeca Afonso .Mais uma vez ,a bem da verdade dos factos.
Carlos Silva só Zeca? É tudo
Claro que este poema do Reinaldo Ferreira, não tem rigorosamente nada que ver com a guerra nas ex colónias. A guerra teve o seu inicio, como toda a gente sabe, em 1961. O Zeca teve conhecimento do poema, e simplesmente adaptou-o a uma melodia. E mesmo o Reinaldo Ferreira, era muito pouco conhecido, e até "beneficiava" de ser filho do famoso "Reporter X", que sempre ajudava a ter alguma "visibilidade" publica.
Bom que as coisas sejam clarificadas....mas pergunto quando e q ele a cantou ?
Será q já durante a Guerra?
Isso queriria dizer q aproveitou algo mais antigo mas q era premente p a situação.
So pergunto por curiosidade, pois parece pessoa com conhecimento do assunto
Nunca podemos esquecer quanto devemos aos cantores de Intervenção
Não alinhado politicamente, Zeca Afonso foi o sublime exemplo da intervenção cívica com inebriantes letra (poemas) música e canções. Contagiante antes e depois do 25 de Abril de 1974, ainda não foi superado nessa área. Com ele viveram muitos músicos e cantores que nunca atraiçoarão o companheirismo no sulco fundo da caminhada das suas vidas..
Eterno Zeca✌💚❤
🗣🗣🗣🔥🔥🔥O SOLADADINHO NÃO VOLTA DO OUTRO LADO DO MAR🔥🔥🔥🔥🔥🔥
Saudades
O poema, de Reinaldo Ferreira, parece-me que é anterior à guerra do ultramar, mas foi associado a essa guerra, depois de cantado pelo Zeca e pelo Adriano.
Muito bom