Eliminação de Gauss: Exemplo com Pivô Nulo (Pivoteamento)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 10 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 5

  • @uploadmusicassoltas
    @uploadmusicassoltas Рік тому +3

    Questão bacana, professor. Gostei

  • @kakashi-d9q
    @kakashi-d9q 3 місяці тому +1

    Porque voce na primeira etapa nao somou a linha dois com a linha 4 seria muito mais facil? Eu fiz e deu solucao diferente e nao entendi.

    • @prof.dr.diegoveras
      @prof.dr.diegoveras  3 місяці тому

      Olá Kakashi.
      Ótima observação.
      Em princípio você poderia sim fazer essa primeira operação elementar sem problemas.
      Porém seguindo o algoritmo da eliminação de Gauss, na primeira etapa de eliminação todos os escalonamentos são feitos com relação ao primeiro pivô. É exatamente um método que pode ser implementado em um ambiente computacional.
      Sobre o seu resultado ter dado diferente é porque todas as operações devem ser feitas com relação à primeira linha. Quando você utilizou a operação com relação a segunda linha, os elementos desta linha 2 já foram alterados devido ao escalonamento anterior. Então você acabou fazendo operações com a linha 2 utilizando valores antigos.

    • @kakashi-d9q
      @kakashi-d9q 3 місяці тому

      @@prof.dr.diegoveras então após eu efetuar a eliminação de Gauss para a primeira coluna todos devem ser operados com relação a primeira linha? E as demais colunas posso usar a primeira e somente ela ou vou fazendo subsequentemente a 2 linha com a segunda coluna, a terceira linha com a terceira coluna ?

    • @prof.dr.diegoveras
      @prof.dr.diegoveras  3 місяці тому

      @kakashi-d9q exatamente. Na primeira etapa de eliminação, todos os elementos (por exemplo, da segunda linha) farão operações com relação aos elementos da primeira linha. Sempre respeitando que cada elemento "conversa" apenas com quem está acima dele na sua mesma coluna.
      Isso se repete para todas as outras linhas seguintes