"Não existe CIS" | 19

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 17 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 287

  • @renatadias2726
    @renatadias2726 4 роки тому +229

    " era de cisperar" KKKKKKKKKKKK Jonas,eu não tenho maturidade pra essas piadaaa

  • @luisafajardo13
    @luisafajardo13 4 роки тому +161

    eu amo que você anuncia no começo o "planejamento" do vídeo

    • @JonasMaria
      @JonasMaria  4 роки тому +28

      acho que fica mais didático! é sabido!

  • @_psicogeek
    @_psicogeek Рік тому +1

    Jonas, eu adoro os títulos dos teus vídeos, sempre um jogo de palavras muito inteligente!

  • @biancasouza4931
    @biancasouza4931 4 роки тому +63

    Eu tava pensando sobre isso esses dias, como é importante a gente entende o “ lugar social” que a gente ocupa na sociedade, gênero, raça, sexualidade, classe, pra que a gente consiga entender tudo né, tipo nossos privilégios, opressões que sofremos, e como nos entender, entender o próximo e respeitar. Entender oq é seu e oq é imposto pela forma como vc é lido socialmente, esse processo é muito importante. Não sei se da pra entender oq eu to querendo dizer, mais é isso aí kkkkkkkk

    • @messiah7112
      @messiah7112 4 роки тому +6

      Faz todo o sentido!! Entender a si próprio, é um grande passo!
      Ser consciente da nossa própria posição na sociedade, também nos afasta da ignorância e do preconceito.
      E olha que entender a ti mesmo, é difícil, heim!

    • @nataliaalves9791
      @nataliaalves9791 4 роки тому +1

      Bianca Souza Li esse comentário três meses depois, interessante como colocou as palavras, saber o lugar que ocupada na sociedade é fundamental, bati um papo com meu irmão esse dia sobre o assunto.
      Valeu Bianca🌻

  • @LuccaNajar
    @LuccaNajar 4 роки тому +52

    Adorei amigo, excelente sua fala. Muito bom!

  • @dhafnebraga243
    @dhafnebraga243 4 роки тому +38

    Oi Jonas, eu me alinho a teoria radical e sempre vejo teus vídeos e leio o que colocas pois acho que assim se faz um debate honesto, compreender de fato o transativismo me ajuda muito como pessoa e como ser político. Toda vez que vejo um vídeo teu eu me sinto mais evoluída e honesta intelectualmente e como ser humano socializado nessa nossa sociedade binária, patriarcal e branca, e esse vídeo por sinal me ajudou muitooooo pois o que eu conhecia era essa definição do cis se identificar com o gênero, como vc bem coloca essa percepção vem a partir do gênero como uma opressão social (apesar de eu nunca ter me recusado a usar, porque ela realmente organiza as coisas, tipo quando vou falar de uma mulher trans e uma cis, o prefixo do cis vai especificar sobre qual mulher eu estou falando) e eu sou uma mulher cis que já sofreu diversas violências de gênero então eu me senti sim muito atacada ao ser chamada de cis. era quase como falar que eu me identifico com o que causou meus traumas psicológicos, entende? Então esse vídeo foi muito importante pra dizer que não é nada disso.
    Obrigada
    (Ah, eu queria pedir um vídeo sobre o que é transmed)

    • @leaosereia
      @leaosereia 4 роки тому +15

      Só um toque, você usar o termo "transativismo" vai quase sempre afastar pessoas trans de quererem ter um diálogo com você, porque 99% das vezes q esse termo é empregado, ainda mais por radfems, é com uma conotação negativa e de escárnio.

    • @dhafnebraga243
      @dhafnebraga243 4 роки тому +4

      @@leaosereia obrigada. qual o melhor termo pra usar?

    • @brunahaassaft
      @brunahaassaft 4 роки тому +3

      @@dhafnebraga243 identidade trans acredito ou debate trans. Smepre tentando evitar sufixos "ismo" que denota doença. Não sei exatamente mas quando vou falar uso muito o "comunidade trans".

    • @brunahaassaft
      @brunahaassaft 4 роки тому +2

      A comunidade trans***

    • @edu22218
      @edu22218 4 роки тому

      transfeminismo

  • @Leticiapcosta
    @Leticiapcosta 4 роки тому +83

    Puts, Jonas, teus vídeos me abrem a cabeça! Depois daquele tweet da JK Rowling eu pesquisei bastante sobre TERFs e várias vertentes do feminismo, como as coisas não são preto e branco. Mas na minha cabeça, se você apoia uma minoria, você apoia todas! As discussões de esteriótipos de gênero e privilégios são fundamentais pra mim, como feminista, e entender que alguns pontos de vistas feministas na verdade são extremamente excludentes quanto a comunidade trans ajuda as engrenagens do meu cérebro a se encontrarem melhor. Muito obrigada pelos seus vídeos!

    • @Gabi-hv1uz
      @Gabi-hv1uz 4 роки тому +5

      "Se você apoia uma minoria, você apoia todas" Mds, de onde vc tirou isso?

    • @tamaranery92
      @tamaranery92 4 роки тому +1

      Bonitinho,mas ñ

    • @brunacarolina896
      @brunacarolina896 3 роки тому +8

      Questões para refleitir: 🤔
      As mulheres lutam por seus direitos há séculos. Lutam para sobreviver a supremacia masculina. ( NUNCA conquistaram nada )
      Agora vão ser dizimadas no esporte misto entre mulheres e mulheres trans.
      Vão perder mais espaços em faculdades, empregos etc.
      Resumo um dia seremos apenas "parideiras". Só não enxerga quem não quer ver. O movimemto LGBT não representa as mulheres só não enxerga quem não quer. Querer unir mulheres com mulher trans é negar toda uma história de estrupos, servidão e etc... Vão acabar com a nossa história e com a nossa ajuda. Mulheres acordem enquanto há tempo!

    • @ahri7644
      @ahri7644 2 роки тому +1

      @@brunacarolina896 mulheres cis*

    • @GuilhermeRodrigues-wj9ps
      @GuilhermeRodrigues-wj9ps 2 роки тому

      @@brunacarolina896 Toma um rivotril

  • @jadefonseca616
    @jadefonseca616 4 роки тому +67

    Ótimo vídeo! Jonas, pfr, tenta falar sobre abolição de gênero e o que você acha sobre. Se concorda ou se discorda. Etc

    • @insanefuckingmind
      @insanefuckingmind 4 роки тому +4

      seria bem interessante!

    • @flaviolinsferre9973
      @flaviolinsferre9973 4 роки тому +17

      Também acho que seria legal! É possível pensar em abolir o gênero e não ser transfobico?

    • @joaovictordiniz3026
      @joaovictordiniz3026 4 роки тому +4

      Queria muito um vídeo sobre isso

    • @TeslaTritone
      @TeslaTritone 4 роки тому +6

      @@flaviolinsferre9973 Acho o contrário - é possível imaginar abolição de gênero sem obrigatoriamente deixar qualquer pessoa trans (ou cis) livre para ser como é e como quer ser?
      Porque se houver uma imposição não há abolição.

  • @camilafernandes1816
    @camilafernandes1816 4 роки тому +2

    Seu conteúdo é incrível! Muito didático, você fala muito bem e constrói um raciocínio/narrativa pro vídeo que ajuda bastante na compreensão. Admiro muito a sua humildade em encorajar as pessoas a pesquisarem mais e não tomarem o que vc diz por absoluto. Parabéns!! Vida longa ao canal

  • @suavesgritos
    @suavesgritos 4 роки тому +13

    Sabe que acebei pensando uma coisa aqui, e assim, vou jogar a ideia crua como estou tendo ela agora, tá: hoje nós estamos presenciando, felizmente, muito felizmente, crianças trans que já estão sendo reconhecidas nos seu gêneros de afirmação e já vão passar uma adolescência não tão problemática, e já vão entrar na vida adulta com documentos corretos, corpo harmonizado com o gênero, e enfim, uma série de elementos de construção social, que independente de cirurgia, vão posicionar estas pessoas, dentro de uma perspectiva de futuro, num lugar de... como vou chamar, "conforto", pois serão pessoas trans que vão ter uma vivência trans muito diferente do que a que a gente conhece hoje. Neste caso, me parece ainda mais interessante o cis como um termo como você posiciona no final, sobre local de ocupação e posicionamento social.

  • @camilanishimoto2476
    @camilanishimoto2476 4 роки тому +4

    Vídeos do Jonas sempre me deixam animada pro final de semana, muito bom aprender com você, especialmente sobre coisas que eu achava que já compreendia! Obrigada mais uma vez, Jonas! 💜

  • @juliamonticeli2475
    @juliamonticeli2475 4 роки тому +22

    Eu não sou fem rad e/ou Terf. Acho que isso precisa ficar claro de cara aqui.
    cis é um prefixo latino cujo significado é "aquém de" em oposição a trans que significa "além de" -não sou eu que disse e sim o google - ou seja, o "o lado de cá" e o "lado de lá" vem do sufixo das palavras.
    Para além da construção histórica dos conceitos que também carregam significados, e, isso nesse caso, é problemático pois causa confusão obvia que foi dita no vídeo. Acredito que isso é o maior motivo para que o Jonas tenha que fazer um vídeo explicando a partir das pesquisas que realizou.
    Por fim, minha dúvida: Se cis é aquele que corresponde a questões que tu citou. Como pensar uma mulher cis que recorre a cirurgias estéticas para cumprir um padrão de beleza do qual ela não se sente contemplada ? Ela está de acordo com o sexo que foi designado, ok, mas o seu corpo não é visto dessa maneira por ela mesma. No mundo das ideias existe a idealização do sexo feminino (em sua maioria correspondendo a feminilidade) e as mulheres cis que não querem corresponder a isso elas podem continuam a ser consideradas cis por que? As mulheres cis lidas como não femininas, elas tem privilegio no que exatamente?
    Admiro o teu trabalho. Parabéns!

    • @TeslaTritone
      @TeslaTritone 4 роки тому +11

      A existência do termo cis para distinguir fatores no eixo cis-trans não significa que ainda não haja influência de sexismo, machismo, misoginia, padrões de beleza irreais, etc. Se pensa da mesma forma, e são fatores que afetam tanto o lado cis quanto trans da coisa (homens cis tomando suplementos para crescer barba, pessoas trans não querendo nenhuma intervenção cirúrgica, ou querendo, etc.).
      Pela mesma razão que mulheres trans que não desejam corresponder a feminilidade típica ainda são consideradas trans. Existem muitas mulheres trans butch, como existem muitos homens trans afeminados - isso não os faz menos trans.
      No caso dos privilégios, por exemplo... maior permeabilidade no mercado de trabalho, taxas de aceitação social/suicidabilidade/apoio familiar/sem-teto melhores, permanência escolar, documentação condizente com sua identidade, acesso a serviços médicos corretos, acesso a espaços seguros femininos...

    • @juliamonticeli2475
      @juliamonticeli2475 4 роки тому +7

      @@TeslaTritone Nesse caso Lily, tu não achas que uma mulher cis não feminina, uma mulher por exemplo que não condiz em nada com a feminilidade, ela tem maior permeabilidade no mercado de trabalho, maior taxas de aceitação social/suicidabilidade/apoio familiar/sem-teto melhores, permanência escolar, acesso a serviços médicos corretos, acesso a espaços seguros femininos?
      Eu vejo uma violência muito grande não apenas simbólica, psicológica, e, inclusive, física por não corresponder a um arcabouço do que é ser uma mulher cis, e não falo aqui somente no padrão de beleza, falo na obrigatoriedade de ser mãe, da esposa dedicada a família e serviços do lar (as taxas informam que mulheres ainda são as que mais exercem os serviços domésticos), a obrigatoriedade da presença irrestrita na vida dos filhos, a trajetória tripla de trabalho e etc.
      Acredito que os conceitos são limitadores por si só, porém, é um risco agregarmos certos fatores a grupos diversos. Assim como o conceito de trans não deve ser um conceito limitante do potencial de homens e mulheres que nós estamos agrupando em um conceito, que, por si só é fechado e limitante.
      Abraços!

    • @TeslaTritone
      @TeslaTritone 4 роки тому +2

      @@juliamonticeli2475 Estatisticamente bem mais que pessoas trans, sim, tem.

    • @garudadrakon4728
      @garudadrakon4728 4 роки тому +4

      pra responder isso, é simples. Apenas leve em consideração o seguinte ponto
      1- Cis é todo aquele que se identifica com o sexo biológico que nasceu
      2- Trans é todo aquele que se identifica com o oposto do sexo biológico que nasceu
      uma mulher cis pode se sentir desconfortável com o corpo dela, mas será que ela vai negar que ela nasceu biologicamente como mulher? Será que elas tem realmente a necessidade de mudar de sexo?
      o problema disso é puramente na burrice das pessoas e na inutilidade da mídia. Se as pessoas soubessem diferenciar sexo biológico de gênero e de aceitação da própria aparência, n haveria essa confusão
      é facil diferenciar uma mulher trans de um homem afeminado de um crossdresser/drag

  • @nataliagollo
    @nataliagollo 4 роки тому +1

    Primeiramente, obrigada pelo trabalho aqui no youtube, Jonas! Conteúdo que só acrescenta :)
    Por último, mas não menos importante, cada vez mais inspirada com suas maquiagens! Cê tá arrasando!!!

  • @vidaexaminada9440
    @vidaexaminada9440 3 роки тому +2

    Cara, ñ tem nem uma pesquisa cientifica séria sobre isso🍃

  • @nathaliafaria1177
    @nathaliafaria1177 4 роки тому +1

    Muito legal. Abriu demais minha cabeça e respondeu questões que tinha vergonha de perguntar pra pessoas trans por medo de estar invalidando a vivência delas.

  • @sara-sr9rv
    @sara-sr9rv 4 роки тому +2

    ótimo vídeo, Jonas. essas questões ainda são tão confusas pra mim , seus vídeos me ajudam muito

  • @helena_kl
    @helena_kl 3 роки тому

    Adorei seu video, um dos melhores que já vi a respeito, gosto do seu estilo simples e direto.

  • @gattomiaensina
    @gattomiaensina 4 роки тому

    Jonas, seus vídeos abordam assuntos importantíssimos e de uma forma didática que só um educador consegue realizar rs
    Queria te dizer que acho o máximo sua sinceridade e, principalmente, a atitude de mencionar todos os artigos e links dos textos pra irmos aprofundando os conhecimentos. Ainda mais hoje em dia que as pessoas assistem vídeos de 10 minutos sobre qualquer assunto e se acham doutores sobre aquilo rs (claro, não estou desmerecendo o trabalho dos produtores de conteúdo por aqui, que inclusive deve ser exaustivo sintetizar certas temáticas, mas acho que deu pra entender meu ponto).
    Suas recomendações tem me ajudado basante a me reintegrar em certas discussões e reflexões, já que elas vêm mudando ao longo dos anos. Falo isso porque quando entrei na minha primeira graduação, há quase 7 anos atrás, os debates sobre gênero e sexualidade eram um pouco diferentes dos que temos hoje em dia... Tava pensando nisso aqui... Sobre o quanto avançamos, mas também no quanto ainda precisamos conquistar. No entanto, o que não mudou de lá pra cá foi a necessidade de ocuparmos espaços que nos deem voz. Parabéns pelo seu trabalho e obrigada por ajudar tantas pessoas.

  • @flaviolinsferre9973
    @flaviolinsferre9973 4 роки тому +13

    Jonas se a cisgeneridade é um lugar de normatividade em relação ao gênero como a gente posiciona a experiência de lésbicas "butch" e bixas afeminadas, que, para além da sexualidade, vivem uma experiência não normativa de gênero e ainda assim são cis? Adorei o vídeo, também não gosto da noção que reduz a relação cis/trans a um mero "sentir-se" algo e a uma identificação individual de maneira liberal. Mesmo que haja muito de subjetividade e identificações, mas sem se reduzir a isso

    • @insanefuckingmind
      @insanefuckingmind 4 роки тому +6

      Eu gosto muito do termo "não-conforme de gênero". Pessoas trans, butchs e bixas são todas pessoas em não-conformidade de gênero, mas a experiência de assumir uma identidade trans muda completamente a vivência dentro dessa não-conformidade. Me sinto extremamente conectado as minhas amigas butchs, sei que compartilhamos experiencias de não-conformidade (como idas ao banheiro e a confusão de gênero persistente todo dia a dia), mas sei tmb que me entender como uma pessoa trans me coloca em um novo lugar dentro desse espaço.

    • @flaviolinsferre9973
      @flaviolinsferre9973 4 роки тому +5

      @@insanefuckingmind concordo que a vivência de pessoas trans tem semelhanças (assim como suas especificidades) em relação a outras pessoas em não conformidade de gênero. Mas ainda acho que pessoas em não conformidade de gênero cis, como bixas e butchs, tensionam a ideia convencional de "cis" e a fronteira entre cis e trans.

    • @leaosereia
      @leaosereia 4 роки тому +7

      Eu tenho a impressão que o termo de "gender non-conforming" foi pensado exatamente pra abarcar essas experiências. Essa "área cinza" entre pessoas trans e pessoas cis.

    • @flaviolinsferre9973
      @flaviolinsferre9973 4 роки тому +1

      @@leaosereia sim, tem razão...

  • @amandanascimento1869
    @amandanascimento1869 4 роки тому

    Ainnn, vc é tão organizado eu amo seus vídeos e como vc explica é perfeito, muito obrigada ❤️❤️❤️

  • @arianemarques3933
    @arianemarques3933 4 роки тому +11

    Esse vídeo me tirou da zona de conforto. Escrevi merda. Apaguei. Refleti. E virei a chave.

  • @Ligthengel
    @Ligthengel 2 роки тому

    Que vídeo rico! Obrigada pelas referências! Amei a piada kkkk

  • @carolzca12
    @carolzca12 4 роки тому +9

    Jonas! Quanta coisa boa aprendo contigo!
    Se eu puder dar minha opinião sem, de forma alguma, fazer uma reclamação eu digo que é muito mais confortável escutar somente a sua voz. Essa música de fundo dificulta muito a concentração na sua fala ao ponto de eu ter de rever alguns trechos. E rever novamente, mesmo que eu esteja com foco todo em vc.
    Claro, pode ser algo que atrapalhe somente a mim...

  • @giovannabatista6542
    @giovannabatista6542 4 роки тому +1

    Ai, ótima síntese sobre o assunto! As referências são ótimas pra gente se aprofundar e abrir esse debate, vivendo em sociedade é algo essencial. Obviamente as definições apresentadas atualmente condizem muito mais com nossa realidade, a diversidade de nossa experiência social.
    E a musica de fundo está ótima, e em ótima altura tbm.

  • @rel_bis
    @rel_bis 3 роки тому +1

    eu sempre me identifiquei como cis mas tbm sempre senti muitos desconfortos em relaçao ao "ser mulher". tbm sempre senti meio indiferente em relaçao ao meu genero, nao ligo do q as pessoas me chamem e sempre fiquei desconfortavel com a forma como genero afeta tudo na sociedade. mas tbm reconheço que navego pela sociedade no papel de "mulher cis" e nunca me senti disforica com isso como uma pessoa trans provavelmente se sentiria
    por isso a definição senso comum de "estar comfortavel com o genero q lhe foi imposto" sempre meio q bugou minha cabeça. recentemente eu tenho questionado ser nao-binaria pq né, eu nao me considero identificada ou confortavel com meu genero imposto e sinto indiferença ao conceito de genero, mas acho inegavel q sou alinhada com a cisgeneridade e os privilegios q vem com isso
    bem, nao sei se oq eu disse faz sentido aksjd mas esse video me ajudou muito a entender melhor o conceito de cis e com certeza vou pesquisar mais :)

  • @biancavieira7314
    @biancavieira7314 2 роки тому

    Af, perfeito! Um fluxo super bem organizado e coeso de ideias. Ajudando e muito essa pobre cis a desenvolver argumentos nos debates com as radioativas e estimulando a busca pelo conhecimento! Obrigadaaaaaaaaa s222

  • @isabelagusmao6504
    @isabelagusmao6504 4 роки тому

    Maravilhoso o trabalho de pesquisa que vc faz pra esses vídeos

  • @imkikinhaa
    @imkikinhaa 4 роки тому

    amei o trocadilho da tumb, e o video necessário e perfeito como sempre ♡

  • @patriciamelloetc7054
    @patriciamelloetc7054 4 роки тому +1

    Seu trabalho é incrível, Jonas! Vídeo espetacular 💜

  • @slamano5044
    @slamano5044 4 роки тому

    acho muito interessante que o jonas traz temas variados e faz a gente entender muito mais outras realidades

  • @waltercomdablio
    @waltercomdablio 4 роки тому

    Lindo vídeo Jonas. E bem esclarecedor. Não sabia dessa discussão em torno da palavra e dos seus conceitos. Como homem cis eu vou espalhar essa informação! heheheh. bjox bjox

  • @zeniteastra8585
    @zeniteastra8585 4 роки тому

    Jonas é um ótimo educador, didático e preciso
    parabéns pelo vídeo, necessário e mt bem feito :)

  • @juliahassegawa2957
    @juliahassegawa2957 4 роки тому

    Jonas tu és tão organizado mds que omi maravilhoso

  • @mayararoman
    @mayararoman 4 роки тому

    Muito professor! Sua didática e capacidade de síntese estão cada vez melhores!

  • @Kim-qp3wg
    @Kim-qp3wg 4 роки тому +6

    Eu vi o vídeo e achei bem interessante, mas pra mim foi muito mais falado sobre a importância de nomear a cisgenêridade do que o que ela significa de fato. A Viviane Vergueiro fez a relação de que cisgenridade está pra transgeneridade assim como branquitude está para negritude ou o hetero está para o homo, ou seja, existe uma relação de oprimido e opressor e um se trata do oposto do outro (com exceção da questão racial). Se cis é simplesmente o oposto de trans, e trans é alguém que não se identifica com o gênero imposto ao nascimento, a gente volta pra primeira definição do vídeo em que o Jonas disse ser problemática e questionável. Não quero causar discórdia, é só um questionamento mesmo, agradeço a quem responder

    • @Kim-qp3wg
      @Kim-qp3wg 4 роки тому +10

      Outro questionamento que não encontro muita saída é:
      *Pessoas cis também sofrem transfobia?*
      A resposta pode parecer óbvia, mas então vamo lá
      quando por ,exemplo, um homem trans é apedrejado por desconhecidos ou é expulso do banheiro masculino, isso é considerado um ataque de ódio motivado por transfobia.
      E quando o mesmo ataque ocorre com homens desmasculinizados? perceba, não tem como o agressor saber a >>identidade

    • @natterra
      @natterra 4 роки тому +4

      Kim oi! leia "Designado Bicha ao Nascer" creio que vá sanar sua dúvida

    • @Kim-qp3wg
      @Kim-qp3wg 4 роки тому +1

      @@natterra obg, vou dar uma olhada!

    • @edu22218
      @edu22218 4 роки тому +8

      @@Kim-qp3wg Bom, existem algumas teorias que apontam que todo ódio de gênero é misógino, ou seja é direcionado a tudo que é feminino. Dessa maneira, a masculinidade é uma forma de ideal, e funciona como o centro de gravidade de todos os valores de gênero. Assim, uma mulher trans vai sofrer violência por "negar a sua masculinidade biológica" e um homem trans "por presumir querer ser homem", já que ambos as formas seriam uma ofensa a masculinidade ideal. O mesmo vale para pessoas "cis", que de alguma maneira não se enquadram nessa normativa de gênero. É um dos efeitos do patriarcado, já que essa violência de alguma maneira regula as relações de gêneros de masculino para feminino, de modo estrutural.

    • @Kim-qp3wg
      @Kim-qp3wg 4 роки тому +1

      @@edu22218 sim! conheço essa ideia e faz muito sentido dentro da nossa sociedade.

  • @deboralima4673
    @deboralima4673 3 роки тому

    E esses capítulos no vídeo? Sim, perfeito

  • @claramiie
    @claramiie 4 роки тому

    Jooonaasss!!!!!! to chocada!!! minha vida inteira foi uma mentiraaa, eu entendi o conceito totalmente errado!
    Q trabalho de qualidade o teu, pq tu consegue transmitir o conhecimento de assuntos complexos de modo acessível, didático.
    Mas mesmo tendo aprendido o conceito errado, eu nunca vi alguém (no meu ciclo social), se ofender ou dizer q não existem pessoas Cis. Eu só fui descobrir isso este ano, contigo, e fiquei decepcionada q tenham mulheres q pensem assim...

  • @AbbadonOffline
    @AbbadonOffline 2 роки тому

    Gostei muito, eu ia fazer um vídeo onde em uma parte eu ia falar algo sobre, eu ainda não sei se eu falo, eu ainda vou tocar em muitos tópicos que se forem mau interpretados quando eu abrir a boca, eu vou virar uma espécie de monark gótico

  • @lucasbarros5101
    @lucasbarros5101 4 роки тому +1

    Nossa adorei
    Obrigado pelas elucidações sobre essas discussões entre pessoas Trans sobre os conceitos de cisgeneridade ❤️❤️❤️❤️

  • @ewerthonnunescosta7649
    @ewerthonnunescosta7649 4 роки тому +27

    Eu nem sabia que existia desconforto com a denominação cisgênero :|
    Mas interessante demais esse aprofundamento desse termo

    • @thebillybarros
      @thebillybarros 4 роки тому +7

      Talvez exista pela ignorância, ne? Não estudei sobre e não sei como foi lá atrás.. mas será que quando denominaram heterosexual e homosexual, será que não rolou esse pensamento também de "não sou heterosexual, sou homem. (pq é o normal)", sabe? E aí vem esse "novo" termo e os ignorantes que pendem pro lado preconceituoso não aceita uma simples denominação do que ele é. Acho..

    • @dandara1513
      @dandara1513 3 місяці тому

      Eu não sou CIS, eu sou uma mulher, e não é ignorância, até pq esse termo Cis, foi criado por um travesti, e n tem base científica.​@@thebillybarros

  • @pauloteixeira4812
    @pauloteixeira4812 4 роки тому

    Viviane Vergueiro MARAVILHOSAAAAA!!! Foi a primeira autora que eu comecei a estudar para a pesquisa do meu TCC.

  • @kaeduarte
    @kaeduarte Рік тому

    olá, alguém tem o link da dissertação da Viviane? Por algum motivo o link da descrição não está abrindo

  • @danigarota
    @danigarota 4 роки тому

    Jô, só gostaria de pedir que você deixasse a lista de referências no blog com o nome do autor e ano de publicação e tal, mais ou menos mo modelinho convencional, porque fica mais fácil de localizar 😭😭
    Gostei muito do vídeo e das refs 😊

  • @mayragomes4005
    @mayragomes4005 4 роки тому

    obrigada pelo vídeo, amo demais a sua oratória e o quanto você é organizado 💙

  • @m.e.6084
    @m.e.6084 4 роки тому

    seus vídeos me ajudam a explicar melhor esses assuntos a outros, amei esse!

  • @taispardo
    @taispardo 3 роки тому

    Ai jonas, adoro seus vídeos. Vc e a nataly sao tao queridos aqui no meu yt

  • @psi.karinamatos
    @psi.karinamatos 3 роки тому

    Muito bom! Obrigada e você fala de forma bem clara e objetiva. 👏👏👏👏

  • @julialacerda6770
    @julialacerda6770 4 роки тому

    Jonas to aprendendo mt com vc, obrigada pelos vídeos!

  • @michellisuzart5709
    @michellisuzart5709 4 роки тому

    yeyyyyyyyyyy video toda semana, vamos logo pra mais vezes por semana.

  • @maria-mx4er
    @maria-mx4er 4 роки тому

    obrigada por tentar educar as pessoas :3 é muito bom porque eu percebo erros q eu fazia e faço e tals

  • @LynVall
    @LynVall 4 роки тому

    Amei o vídeo!
    Teria como você dizer sua opinião da mulher trans representada na série Control Z? Acredito que daria em um bom conteúdo.

  • @AlessandroAued
    @AlessandroAued 4 роки тому

    Como assim eu assisti o vídeo e não tinha comentado!? Passando aqui p deixar aquele comentáriozin maroto de engajamento.

  • @carolcarniel9940
    @carolcarniel9940 4 роки тому

    Todo dia aprendendo mais e mais com Jonas Maria

  • @amandaxavier2940
    @amandaxavier2940 4 роки тому

    Obrigada pelo vídeo ele é muito importante eu não podia deixar de comentar! ...

  • @anagarrido4851
    @anagarrido4851 4 роки тому

    obrigada pelo vídeo! super bem explicado! estou aprendendo muito com você ❤️✨

  • @leocarvalho8489
    @leocarvalho8489 4 роки тому

    Seus vídeos são maravilhosos, me da vontade de me aprofundar em cada assunto ❤

  • @Julia-gc5rf
    @Julia-gc5rf 4 роки тому +4

    Esse cara eh muito inteligente! Esperto demais, caraca!

  • @joaopaulo1802
    @joaopaulo1802 4 роки тому +2

    Se a pessoa nao concorda com a teoria queer eu acho que ela ta no direito dela, ela se classifica do jeito que ela quiser, so tem que respeitar

  • @bay2cookie
    @bay2cookie 4 роки тому

    Ótimo vídeo mais uma vez, parabéns, Jonas!

  • @tatianateixeira7474
    @tatianateixeira7474 4 роки тому

    Maravilhoso!!! Obrigada pelo vídeo. 👏🏼👏🏼👏🏼

  • @zebra32ful
    @zebra32ful 4 роки тому

    Jonas sou apaixonado por ver Jonas falando gente, perfeitooo 💚

  • @najdowload6326
    @najdowload6326 4 роки тому

    amando cada vez mais o canal!💓

  • @FlowNzinga
    @FlowNzinga 4 роки тому

    No caso além da definição tradicional cisgenero seria aquele/a que não é trans?

  • @tatofornazieri7501
    @tatofornazieri7501 4 роки тому

    jonas so deixa a musica um pouco masi baixa bem de fundo para ficar ainda melhor sua fala... video importantissimo

  • @aleg2490
    @aleg2490 4 роки тому

    Nossa, isso sobre a mal interpretação sobre o Lugar de Fala é importantíssimo!

  • @thais_divergente
    @thais_divergente 2 роки тому

    AAAAHHHH!!! Agora sim!!! Agora eu entendi!!! Obrigada!!!

  • @insanefuckingmind
    @insanefuckingmind 4 роки тому +2

    Jonas, caso você fosse jornalista e precisasse contextualizar um leitor sobre o que é cis faria isso de que forma? Supondo que você escrevesse para um grande veiculo de comunicação, com leitores que nem se quer conhecem a transgeneridade.

  • @nataliaalves9791
    @nataliaalves9791 4 роки тому +2

    Ao meu vê cisgênero é a casca da cebola e cebola são cheia de camadas. Ninguém precisa bugar por isso, achando que esse termo dirá tudo de uma pessoa.

  • @gabrielasevero3824
    @gabrielasevero3824 3 роки тому

    Jonas, me ajuda aqui, se eu me considero nb, mas estou confortável em performar o genero que me foi designado e parto de uma experiência de privilegio cis, então este termo se aplica a mim certo?

    • @jokertalih
      @jokertalih 2 роки тому +1

      Não meu bem, você é uma pessoa nb com privilégios cis isso não faz você ser cis

    • @gabrielasevero3824
      @gabrielasevero3824 2 роки тому +1

      Obrigada, eu fiquei em dúvida real

  • @idonthavegraca1127
    @idonthavegraca1127 3 роки тому +1

    Jonas, seu link para os artigos ta dando como 404 not found D:

  • @edumorais9413
    @edumorais9413 4 роки тому

    obrigado pelo video, jonas!💗

  • @pedrolira9342
    @pedrolira9342 4 роки тому +11

    anjo esclarecedor

  • @lightangelline
    @lightangelline 4 роки тому +5

    esclareceu muito, como sempre. a minha dúvida sobre tudo isso é como ficaria a questão das pessoas que não se encaixam no padrão cisnormativo, mas não se consideram trans? tipo homens cis que performam feminilidade e mulheres cis que perfomam masculinidade? dá pra chamar essas pessoas de cis? existe um termo pra isso?

    • @flaviolinsferre9973
      @flaviolinsferre9973 4 роки тому

      Sim, eu tenho essa mesma questão... Tem o termo "gender non conforming" (não conformidade de gênero) pra falar das pessoas que fogem desse padrão

  • @karymassemany6769
    @karymassemany6769 4 роки тому

    Eu amooooo seus videossss. Começa a fazer vídeos de 20 min pfffffd

  • @deborahfigueira1675
    @deborahfigueira1675 2 роки тому

    Jonas, eu não sei se foi só comigo, mas o link não está abrindo, poderia verificar ? 😭😭😭

  • @Pamellivero
    @Pamellivero 3 роки тому

    Num tem nada a ver com o vídeo, mas é que essa frase é facilitadora. 7:42 - "É sobre o local que a gente ocupa e de como somos percebidos e tratados pela sociedade" - Serve também pra quem ainda não entendeu o porquê o pardo tb é negro. É uma definição político-social.

  • @JoyceSilva-kn7ue
    @JoyceSilva-kn7ue 4 роки тому

    Eu fiquei um pouco confusa. Tentarei rever para ver se entendo melhor .

  • @paulaterrabandeira4370
    @paulaterrabandeira4370 4 роки тому +2

    O próximo vai ser sobre privilégio Cis? Vai ter 500 h e duração? *rindo de nervoso*

  • @julianajurema9513
    @julianajurema9513 4 роки тому +1

    Acho que o que acontece é uma confusão no conceito de gênero, uma pessoa com um conceito de gênero feminista nao vai se identificar cis de acordo com o que ela acredita e uma pessoa que aborda o conceito de gênero transativista nao vai entender o porque.

  • @Italuuu
    @Italuuu 3 роки тому

    jonas o link da descrição nao esta funcionando :(

  • @paulojuacidealmeidabrito3849
    @paulojuacidealmeidabrito3849 4 роки тому

    Permita-me fazer uma observação, Jonas, em sua ótima discussão do assunto. Um gênero de nascença trata-se, na verdade, de sexo físico (cromossomos sexuais, composição hormonal, genitálias internas e externas, postura e comportamento). Ao se falar em gênero-de-nascença, o que se está fazendo é usar a palavra "gênero" como sinônimo de "sexo". Não está errado se quem usa sabe e entende a(s) diferença(s).

    • @paulojuacidealmeidabrito3849
      @paulojuacidealmeidabrito3849 4 роки тому

      Mas eu penso que, para superarmos o fator biológico, precisamos enfrentar a questão até superarmos a questão do preconceito e da discriminação!...

    • @paulojuacidealmeidabrito3849
      @paulojuacidealmeidabrito3849 4 роки тому

      Um caso que pode bem nos ajudar nisso, penso eu, é conhecermos, tanto mais aprofundado quanto possível, a história do "homem elefante"!...Pra começar o aprofundamento, há um filme que conta essa história; seria bom assistirmos!...Outro caminho, me parece, está em compreender as estatísticas e em como elas vão se comportando ao longo da história da humanidade!...Tudo isso para superarmos tudo com a superação do preconceito e da discriminação; superarmos nossos sentimentos negativos.

  • @noahruiz9532
    @noahruiz9532 4 роки тому

    Amo seus vídeos, impecável como sempre 💖

  • @laramaglia4636
    @laramaglia4636 4 роки тому

    Muito interessante e importante, seu canal é ótimo!

  • @evandrocg5736
    @evandrocg5736 4 роки тому

    Fiquei com uma dúvida. Se puder, quiser e tiver tempo de me esclarecer, eu agradeceria. Até onde eu sei, nenhum homem heterossexual, como é o meu caso, tem desejo de se tornar trans. Nesse caso heterossexual e cis não seriam redundantes? Ou o termo cis tem, exclusivamente, a função de tirar a "aura de normalidade" de quem não é trans? Ou seja, criar um termo oposto a trans, para combater a ideia estúpida de que o trans é anormal, como você explicou em certo trecho do vídeo. É um conceito de oposição para expor a arbitrariedade dos padrões de "normalidade". É só isso mesmo ou vai além?

    • @ka.8042
      @ka.8042 4 роки тому +3

      primeiro, está errado em você colocar a transgeneridade como um “desejo”. NINGUÉM deseja se tornar trans, é simplesmente você reduzir nossa vivência a um mero “querer ser algo”. Nós não nos tornamos, não queremos, nós SOMOS. segundo, ser trans e ser hétero não possuem ligação nenhuma. orientação sexual e gênero são coisas completamente diferentes e não possuem uma ligação estrita e direta. como o jonas fala, o trans contempla sua pluralidade, e isso inclui dizer, também, quanto a orientação de cada um de nós. uma mulher trans pode ser hétero ou lésbica, assim como bi ou qualquer sexualidade multi, e isso também vale pra homens trans e pessoas não-binário. não há regras. logo, resumindo, não há redundância, já que ambas as coisas são diferentes. e o termo cis contempla toda uma questão social, não é só se identificar com seu gênero lhe “dado” ao nascer. trata-se de privilégios que a vivência trans, infelizmente, não contempla. espero que tenha conseguido explicar.

    • @evandrocg5736
      @evandrocg5736 4 роки тому +1

      @@ka.8042 , muito obrigado pela sua atenção e pela resposta tão detalhada. Depois que eu escrevi, fazendo tarefas aqui em casa, fiquei com aquela pulga atrás da orelha, imaginando que eu tinha errado ao usar o termo desejo. Cheguei a pensar em editar e trocar por necessidade, mas não tive tempo. Mas, foi bom. As vezes, estes nossos atos falhos revelam conceitos equivocados aos quais ainda estamos presos. O termo Cis marca uma questão que vai além de sexualidade e também é um marcador de privilégios, como branquitude é para questões raciais. Foi o que entendi ao final. É meio doloroso se admitir com tantos privilégios, que são opressões sobre outros. No meu caso homem, hétero, cis e branco. Mas, com certeza, é muito mais doloroso para quem não está nestes lugares de privilégio.

    • @sr.cartorio6577
      @sr.cartorio6577 4 роки тому

      @@ka.8042 Sensato.

    • @stefanisilva2493
      @stefanisilva2493 4 роки тому +1

      @@ka.8042 Por que o termo "desejo/vontade" seria necessariamente perjorativo ou incorreto?
      Isso me soa como uma espécie de justificativa perante a sociedade atrasada. Como entusiasta de bodymod, não vejo nenhum problema no ser humano desejar ter um corpo físico e/ou social diferente daquilo que lhe foi passado.
      Me lembra o tanto de destaque que se dá ao fato da sexualidade ser involuntária quando se fala em homossexualidade. E se fosse voluntária? Continuaria válida do mesmo jeito, ué.
      Eu gostaria de entender melhor essa perspectiva que vc trouxe.

  • @Psi.underthestar
    @Psi.underthestar 4 роки тому

    Jonas cada vez melhor. 🖤

  • @angelinasolaris.3885
    @angelinasolaris.3885 4 роки тому

    OBRIGADA POR FAZER ESSE VÍDEO 👉👈

  • @gabrielconstantino4648
    @gabrielconstantino4648 4 роки тому

    muito bom o vídeo, jonas!

  • @helohelenabezerranogueirad5890
    @helohelenabezerranogueirad5890 4 роки тому

    Eu tenho uma dúvida. Se eu me identifico como uma pessoa não-binária, mas a sociedade me enxerga como uma mulher cis, eu me enquadro como uma pessoa cis nessa ferramenta de análise?

  • @sergiolima_
    @sergiolima_ 3 роки тому

    Parabéns pelo vídeo.

  • @thiana333
    @thiana333 3 роки тому

    Jonas, o link com as referências está quebrado.

  • @kaiquevalente2788
    @kaiquevalente2788 4 роки тому

    Gostei da musiquinha de fundo!

  • @darkwavevamp
    @darkwavevamp 3 роки тому

    Tenho uma dúvida genuína que vem me assolando já há muito, muito tempo.
    Eu sou lésbica não-binária. De modo amplo, por ser lésbica, a maioria das pessoas não me vê de fato como mulher. Apesar de não seguir certos estereótipos, eu sou bem feminina, gosto de me vestir com roupas supostamente 'de mulher', e às vezes manter um visual mais neutro. Sei que minha feminilidade não é lida tal qual a de uma mulher cis, porque é diferente; eu sei que é, quem me vê sabe que é. Mesmo assim, quem me vê me lê como mulher. Se à maioria eu pareço mulher, ainda que eu não """me identifique""" com isso, então eu posso dizer que sou de fato trans? Se eu estou próxima do "gênero que me foi designado ao nascer", de forma que provavelmente as pessoas não saberão que eu sou trans a menos que eu fale, eu sou mesmo trans? Nunca encontro uma resposta e tenho medo de ser uma impostora no terreno. Tenho medo de ser, de alguma forma, um desserviço à comunidade trans.

    • @ピトウ-u6s
      @ピトウ-u6s 3 роки тому +1

      simmm, seu corpo, suas roupas, seu jeito de falar ou de agir nao significam nada com seu gênero, e sim pessoas nao binarias (todos dentro da nao binaridade) entram sim na comunidade trans

  • @maurorodrigues5436
    @maurorodrigues5436 3 роки тому +3

    Eu só conheço macho e fêmea o resto é invenção dessa geração.

    • @jokertalih
      @jokertalih 2 роки тому +1

      Mano...... me deixa feliz saber que vc vai viver menos q eu

  • @carolinalopes3743
    @carolinalopes3743 4 роки тому +5

    Eu entendo a lógica que vc explicou de “cis é uma posição social” e acredito que esse tal privilégio funciona para homens, principalmente brancos e com condições financeiras (fznd um recorte de raça, classe e sexo/gênero). Uma vez que, não há privilégios em ser fêmea, os que podemos considerar como tais provêm de raça e classe.

  • @nnaclarah
    @nnaclarah 4 роки тому

    você citou que o trabalho da viviane vergueiro era decolonialista, corri pra ver, cheguei lá e pra completar ainda é da minha faculdade = tudo sabekkkk

  • @larissaoliva7531
    @larissaoliva7531 4 роки тому +1

    Acho que o áudio tá um pouquinho adiantado ;-;
    No geral, é por isso que a gente bate claquete, então fica a dica de bater uma palma no início ou algo assim pra ajudar a sincronizar :)

  • @claricedovalearaujomelo9475
    @claricedovalearaujomelo9475 4 роки тому +2

    Obrigada pelo seu trabalho tão bem feito, Jonas! ♥️

  • @raywanne
    @raywanne 4 роки тому

    Como abordar a violência obstétrica com homens trans em gestação?

  • @alicemonteiro5567
    @alicemonteiro5567 4 роки тому +1

    Me considero feminista radical e acho seus vídeos importantíssimos e muito esclarecedores! Me ajudam muito a conduzir os meus pensamentos dentro do radical, de maneira não transfóbica (pelo menos ao meu ver, né, que é de uma pessoa cis). Agradeço pelo aprendizado!

  • @matheusatella9972
    @matheusatella9972 4 роки тому

    Sempre fico pensando nesse termo "identidade de gênero" e sempre acabo problematizando isso na minha cabeça, fico pensando de como na verdade a performance de gênero é que vai causar a fragmentação que aquela pessoa vai ter socialmente e isso que vai afetar todas relações de poder q a pessoa vai estabelecer... ou pelo menos a maioria, mas enfim, isso sempre fica em conflito meio mal resolvido na minha cabeça pq as únicas pessoas que eu já li conteúdo sobre isso foram textos rads, q nesse assunto eu até achei uma discussão interessante, ai fico pensando de como algumas pessoas podem se sentir invalidadas por isso e entro em conflito, queria saber se alguém aqui tem textos com uma perspectiva mais queer ou interssec sobre isso p indicar? podia ter um video sobre isso :)