Meu pai é 1° Tentente, formado em comunicações mas agora ele cuida da Delegacia/junta do serviço militar. Me espelho nele para servir o exército no futuro.
@@thalison.. hum... pero no mucho! Concordo que uma vez dentro todos são iguais perante o posto, Brig Av Botelho que foi comandante da I FAE é negro. Foda é entrar, a prova é democratica, mas o ensino brasileiro nao. Entre os aviadores mesmo eu so via sobrenome alemao que tem mais consoante que vogal. A esmagadora maioria é de playboy, entre os aspirantes da caça a diferenrça esta no rosto e na quatidade de consoantes no nome. A cultura, mente, modo comportamental e origem sociais são praticamente idênticos. Um ou outro é a exceção que comprova a regra.
@@thalison.. eu imagino que seja igual, mas é apenas suposição dado que minha vivência foi a FAB. O que eu percebi em relaçao ao oficialato (ao menos o oficialato juvenil, de carreira, e nao um SGT que passa em concurso interno em fim de carreira) foi isso, que nada mais é do que um retrato também da sociedade civil onde o acesso a recusos financeiros se traduz em uma melhor qualidade da educaçao e por conseguinte maiores chances em concursos que levara novamente a melhores recursos financeiros para seus filhos gerando assim uma hereditariedade econômica, isso é válido pra tudo: Judiciario, área médica, administrativa, politica, engenharia e por ai vai... Não é nada incomum um aspira ser filho de um oficial general (e nao foi peixada nao, foi aprovaçao mesmo). Claro, com o tempo o sgt sofrido ou um trabalhador de classe media consegue dar ao seu filho uma condiçao nao de igualdade escolar mas ao menos o suficiente para concorrer realisticamente a tais vagas. Um concurso que ja creio ser alcançável ate mesmo por alunos de escola pública é a ESA, mas claro tem que papirar muito. Cria da escola pública colocando divisa por sobre o ombro? 1 a cada 100 pra virar romance. Forte abraço!
@@robertodelima5803 Eu Servi em 2003 no 16° BImtz em Natal-RN na época capitão, cara pense em um cara altamente profissional o respeito muito um dia quero vê-lo General de Exército quem sabe no comando do Exército. 👏👏👏 E estou de conhecendo cara, acho que vc é De Lima o meu era Jessé lá.
Nas 3 Forças é a mesma coisa! Marechal (Mal.) era a patente máxima no Exército Brasileiro e na FAB o nome de "Marechal-do-Ar", posição equivalente à de Almirante na Marinha. O mais alto posto da força terrestre se distingue por utilizar cinco estrelas, sendo que o Marechal-do-Ar as utilizava na posição aproximada do Cruzeiro do Sul e o Marechal no Exército, em formato de "x", enquanto as estrelas do Almirante se posicionavam em pentágono. Até a reforma estrutural do Exército, em 1967, durante o governo do então presidente Castelo Branco, os Generais-de-Exército (com quatro estrelas), ao passarem para a reserva, ganhavam a quinta estrela pela promoção automática. Em 1975, o Exército tinha 73 Marechais, o que significa que haviam mais Marechais brasileiros do que franceses e ingleses juntos ao longo de toda a história de guerras no decorrer do século 20. Com a reforma, ficou definido que somente haveria a promoção de General-de-Exército ao posto de marechal em caso de guerra. O último Marechal brasileiro na ativa foi Mascarenhas de Moraes, em função da posição de comandante da FEB, que por um decreto do Congressol, foi mantido, de forma honorífica e vitalícia na tropa ativa, até seu falecimento, em 1968. No período imperial, a patente era denominada de marechal do Exército.
O vídeo não está errado, porém em tempos de paz o soldado cumpre a importantíssima missão de faxineiro militar e o cabo de comandante supremo da faxina. Kkk
O de General eu sei. Obedece cegamente as ordens insanas do presidente e depois, com uma covardia indigna de um comandante militar, se peida todo na CP.I
Meu pai foi SubTenente ,eu fui cabo por oito anos,o Exército Brasileiro uma grande escola,hoje com 56 anos ainda aplico muito do que aprendi em minha vida(ta na massa do sangue),o conhecimento que adquiri nos quartéis me ajudou a enfrentar muitos momentos dificeis honestamente com coragem e cabeça erguida.Meu filho já disse eu sai do exército mas o exército não saiu de mim..EB a grande escola,ótimo vídeo!!
Definição de Soldado : faxina , puxar hora até a morte . Definição de Recruta : Monstro , animal oriundo de todas as coisas ruins da face da terra . Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quando me alistei em 1999 fui encaminhado ao Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) sem nem saber o grande privilégio que estava tendo. Foram 8 bons anos de serviço.
Soldado: -Sargento, estou com dor de abdômen. Sargento: -Só Major, Coronél e General tem dor de abdômen, Cabo, Sargento, Tenente e Capitão tem dor de estômago e Soldado tem é dor de barriga mesmo.
Olá Marcelo, tive a honra e com muito orgulho de fazer o curso de Cabo, e em seguida ser promovido onde servi por 7 anos com meus companheiros no 15 BIMTz, OM histórica em JP-PB
Esse canal é excepcionalmente perfeito,o nível de informações bem estruturadas é formidável,passando conhecimento de uma forma simples de entender ,conhecimentos geralmente não são muito abordados no Brasil. A maior prova disso é o reconhecimento do próprio Exercito Brasileiro Marcelo, seu trabalho é incrível, Parabéns !
@@MrPhilborin N se trata so de patriotismo e amor a partria. Mas alem de tudo, é desenvolvimento pessoal, não pretendo Passar a vida toda no CFN se eu Passar no concurso e na formação. E o meu real objetivo é entrar para os COMANFs e pro Batalhão toneleiro.
Nego viaja hahaha. Impossível privatizar forças armadas. O máximo que pode acontecer é aumentar o número de militares temporários e diminuir os de carreira. Sobre miliciano, os militares trabalham dentro dos quartéis, só saem no 7 de setembro kkkkk. Tá sabendo legal
1:13 soldados não são classificados como graduados. 1:41 o taifeiro de 2° classe está para o soldado, como o taifeito mor está para o 3 sgt. 1:52 o Cabo não vem após os taifeiros , pois o Mor está acima dele.3:45 Não, o soldado não pode chegar a ST, sub tenente, somente sargentos concursados de escola podem chegar a sub. Vale salientar que o ST não é o fim da carreira de um sgt concursados. Podendo em alguns casos chegar a capitão.
Apenas uma correção no seu comentário, o Subtenente é sim a última graduação das carreiras das Praças, após um certo período na graduação de Subtenente existe um curso de aperfeiçoamento que habilita ao OFICIALATO, ou seja, concluindo esse curso, ele deixaria de figurar no quadro das Praças e estaria entre os Oficiais Subalternos.
30 bilhoes de dolares anuais, as forças armadas que mais pagam beneficios no planeta terra. 100 bilhoes de reais anuais, 95 bilhoes para salarios e beneficios. fonte : site do ministerio da defesa.
@@messiasalmeidasilva5839 o cara que entra de recruta e que ficar para sempre se foçe assim muitas pessoas ia entrar para ganhar um salario até aponsenta
@@IgrwOw precisa usar o sistema americano, com maior parte da tropa de temporários profissionais bem pagos, mas temporários. Definitivos somente em ramos essenciais, ou seja, aqueles que lidam com os códigos e estratégias das forças armadas.
Marcelo, sou um grande admirador de seu trabalho. Resido (Assis/SP) pertinho à sua terra natal (Londrina/PR). Gostaria que soubesse que lhe acompanho em seus 3 canais há pelo menos 3 anos. Tudo de bom amigo, feliz virada de ano e que venha a crescer cada vez mais! Gabriel Lisboa
Olá, o oficial citado no posto de ten.cel. acima, foi meu comandante de companhia no ano 1999 no 19°bc salvador. Ten. Carneiro na época. Sd. Adriano, 1° cia de fzo. Águia "maldita" Brasil!
No final desse vídeo eu vi sentado a mesa o tenente coronel Montenegro , q em 2008 no ano q sevi era o comandante do batalhão 16bimtz situado em Natal RN , era um homem simples e educado de pulso firme , tinha o respeito d todos no batalhão .
Esse modelo de destribuicao de corgos cargos e funções e conquista através de mérito capacidade e preparação ,deveria ser aplicado em toda a função pública e administrativa ,sem esquecer a disciplina e hierarquia e o sentimento patriotico.
Prezado, bom dia. Sobre esse vídeo faz se necessário apontar algumas incorreções. 1ª) O curso de formação Cabo (CFC) não é um curso especializado de formação e sim um curso específico de formação para cada arma ou serviço e está sempre relacionado ao emprego da Unidade Militar em que serve. Por exemplo um CFC de uma Unidade de Artilharia Antiaérea é totalmente diferente de um CFC de Artilharia de Campanha ou de Artilharia de Costa devido ao emprego tático e ao armamento pesado utilizado (canhão antiaéreo, obús, canhão de campanha ou canhão de costa) 2ª) Nos exércitos de vários países a esquadra é fração elementar de infantaria, de cavalaria ou de outras armas, normalmente composta por entre três e dez soldados, sob comando de um Cabo ou Sargento. Na unidade em que servi por oito anos, cada esquadra era composta por quatro soldados sendo a 1ª esquadra comandada por um Sargento e a 2ª esquadra comandada por um Cabo. 3ª) O curso de formação de Sargento (CFS) não é um curso de especialização e sim, como o próprio nome já diz, é um curso de formação. Na Arma de Artilharia o Sargento pode fazer curso de especialização em Artilharia Antiaérea, Artilharia de Costa ou de Artilharia de Costa e Antiaérea. Para exercer suas funções nas Unidades de Artilharia de Campanha não é necessário nenhum curso de especialização devido a formação básica ser a de campanha. 4ª) Um Soldado jamais chega a graduação de Subtenente somente os sargentos oriundos de Escola ou Centro de Formação podem chegar a essa graduação depois de aprovado no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) não sendo necessário nenhum curso de especialização. Para promoção a graduação de Primeiro Sargento também é necessário o CAS. O Subtenente é uma Praça Especial da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. 5ª) O Aspirante a Oficial não faz parte do Circulo dos Oficiais Subalternos. Ele também é uma Praça Especial dentro da estrutura das Forças Armadas do Brasil. O Circulo dos Oficiais Subalternos é composto, somente, pelos 1º Tenentes e 2º Tenentes. 6ª) Não só depois de "sair" (melhor seria dizer após concluir o curso de formação com aproveitamento) das escolas de formação de oficiais de carreira o militar é declarado Aspirante a Oficial. Depois de concluído o Curso de Formação de Oficial em um Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) ou de um Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), o aluno de CPOR ou de NPOR que desejar realizar o Estágio de Serviço é declarado Aspirante a Oficial (se o aluno de CPOR ou de NPOR não quiser realizar o Estágio de Serviço ele é promovido a graduação de Terceiro Sargento). Após cumprido o Estágio de Serviço, o aluno de CPOR ou de NPOR também é promovido ao posto de 2º Tenente (este sim o primeiro posto do oficialato. Posto este em que o militar faz, perante a Bandeira do Brasil, o Compromisso de Oficial assim como quando aluno, outra praça especial de nossas Forças Armadas, fez o compromisso das Praças).
Poxa! Muito massa esse vídeo, bem educativo. Tenho certeza que muit gente nao tinha nocao de como se organizava nossas forças armadas principalmemte o Exercito que esta presente em todo território brasileiro e é o orgulho na nossa nação
Recrutas e alunos da EsSA, EsPCEx, (Cadete) AMAN, IME, EsFCEx, EsAO, NPOR e CPOR. Vamos parar com essa de que somente recrutas fazem o trabalho sujo, pois isto é conversa de conscrito com o CAM na mão esperando a chamada para saber se vai ser dispensado ou passará para da seleção.
Marcelo faz um vídeo falando sobre a modalidade do Tiro de Guerra. Pois existem milhares de jovens que passam por eles, servi no TG 02-040 Sorocaba SP e digo que foi algo importante que ajudou na minha formação como cidadão.
O de General eu sei. Obedece cegamente as ordens insanas do presidente e depois, com uma covardia indigna de um comandante militar, se peida todo na CP.I
fora que ele disse que soldado pode chegar a subtenente, ri muito.(ao menos hoje em dia isso é muito difícil de acontecer, em vista de que soldado é descartável)
Sensacional esse vídeo!! Para mim é inédito um vídeo sobre esse assunto em idioma português!! E o melhor, sempre com a enorme categoria e capacidade de explicação desse canal que amo!!! Obrigado por compartilhar tanto conhecimento!!
Alguns nomes dos Postos e Graduações mudam, como por exemplo, Suboficial na FAB e MB e Subtenente no EB. Já as funções desempenhadas são equivalentes dentro de cada Força, mas claro, com algumas peculiaridades em cada um dos ramo.
Parabéns pelo vídeo Marcelo, e me lembrou aí um dos caras mais respeitado que já vi no exército, servi em 2003 no 16° BIMtz em Natal-RN na época era capitão no vídeo apareceu nos minutos 5:30s, hoje Coronel André Lúcio, desejo que chegue a General de Exército merece muito.
Marcelo, ótimo vídeo. Poderia fazer um vídeo explicando sobre cada arma do nosso Exército (Infantaria, artilharia, cavalaria etc) e se suas características são condizentes com os padrões do restante do mundo. Obrigado!
Muito bom vídeo. Uma ressalva: o Aspirante a oficial, por vias de regras, não é um oficial ainda e, sim, praça especial. Ele frequenta o círculo dos Oficiais da sua unidade, mas só após sua promoção a 2° Tenente é que o mesmo passa a ser oficial de fato e de direito. Outra situação que poderia ser mencionada é que o subtenente também pode alcançar o oficialato através da realização do Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais, acessível através de concurso interno do Exército.
Muito boa essa reportagem. Proponho que façam o seguinte: O que cada posto faz na Marinha do Brasil e também O que cada posto na Força Aérea Brasileira.
Fala Marcelo, vídeo muito bom. Você poderia usar o próximo título: "Quando a guerra, vira algo mais pessoal". Abordando a situação onde os soldados chegam no campo de batalha e ali travam traços pessoais de fato. Não apenas por lutar pelo país ou por alguém que "mandou" e sim quando perde um amigo no campo e etc.
Caro amigo do mundo militar... Faz pouco tempo que acompanho o seu canal, mas cada matéria, cada notícia, cada episódio foi visto como algo bem informativo, área específicas esclarecidas com muitos detalhes interessantes. PARABÉNS pelo canal, parabéns pelas matérias. Um grande abraço. Que venham muitos vídeos mais, muitos anos de canal, incontáveis inscritos. Tenha um ótimo fim de ano e um prospero ano novo. 😎✌👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏
muito bem marcelo otimo video explicação simples e facil de enteder, e foi isso mesmo que aprendi em 2001 quando servi a patria mim fez voltar no tempo com esse video
Todos os soldados em vários lugares do mundo aprendem a manter o local onde estão, limpos. Isso faz parte da rotina e doutrina do militar, ninguém quer ficar em um lugar cheio de sujeira.
Que eu saiba ninguém gosta de morar em um local sujo, afinal , o militar passa mais tempo nos quarteis do quê em cs, ou seja, mantenha sua casa limpa. Nunca reclamei em fazer as manutenções da OM. Quem não faz nada dentro de casa q fica resmungando quando chega lá
Cada patente e não posto. Postos e graduações formam as patentes. Postos se refere as patentes dos oficiais. Graduações se refere as patentes das praças. A graduação mais alta é a dos cadetes, considerados praças especiais. Não sou eu que fiz o regulamento. 🇧🇷
Um general de 4 estrelas seria promovido a marechal ganhando a quinta estrela,sendo de preferência o comandante do exército, no momento General de Exército Edson Leal Pujol
Em caso de guerra é promovido a Marechal de campo o general 4 estrelas que durante a guerra tenha realizado notórios feitos militares,como por exemplo levando o exercito a conquistar grandes vitorias sobre o inimigo.
4:00 Tecnicamente, o aspirante e o subtenentes são praças especiais. Porém, o aspirante é um praça especial do círculo dos oficiais. Só um detalhe técnico, já que não muda em nada.
5:20, 35° Batalhão de Infantaria, o batalhão que tive a honra de servir ano passado... Inclusive eu estava participando dessa formatura que apareceu na foto, com o uniforme do guerreiro de caatinga... Brasil 🔰 Caatinga 🌵
"Chovendo pic* e o soldado vai lá e bota o c* na goteira"
Quase dez anos depois, ainda riu dessa frase q um sargento falou no básico.
Seu comentário foi sem dúvidas o mais engraçado! Kkkkkkkkkkk
Boa kkkkkk
🤣🤣🤣🤣
🤣🤣🤣🤣
Kkkkk maldito
Meu pai é 1° Tentente, formado em comunicações mas agora ele cuida da Delegacia/junta do serviço militar. Me espelho nele para servir o exército no futuro.
seu pai é foda
Melhor vc entrar numa escola militar do que servir o Exército. Ou vai para a ESA ou para EsPCEX/Aman...
Pelo que vc falou seu pai é o um tenente QAO do quadro auxiliar de oficiais!
Em resumo: oficial engorda, sgt pega no cabo do chicote e soldado limpa mato!🤣🤣🤣
Kkkkk
@@thalison.. hum... pero no mucho! Concordo que uma vez dentro todos são iguais perante o posto, Brig Av Botelho que foi comandante da I FAE é negro.
Foda é entrar, a prova é democratica, mas o ensino brasileiro nao.
Entre os aviadores mesmo eu so via sobrenome alemao que tem mais consoante que vogal.
A esmagadora maioria é de playboy, entre os aspirantes da caça a diferenrça esta no rosto e na quatidade de consoantes no nome. A cultura, mente, modo comportamental e origem sociais são praticamente idênticos. Um ou outro é a exceção que comprova a regra.
@@thalison.. eu imagino que seja igual, mas é apenas suposição dado que minha vivência foi a FAB.
O que eu percebi em relaçao ao oficialato (ao menos o oficialato juvenil, de carreira, e nao um SGT que passa em concurso interno em fim de carreira) foi isso, que nada mais é do que um retrato também da sociedade civil onde o acesso a recusos financeiros se traduz em uma melhor qualidade da educaçao e por conseguinte maiores chances em concursos que levara novamente a melhores recursos financeiros para seus filhos gerando assim uma hereditariedade econômica, isso é válido pra tudo: Judiciario, área médica, administrativa, politica, engenharia e por ai vai... Não é nada incomum um aspira ser filho de um oficial general (e nao foi peixada nao, foi aprovaçao mesmo). Claro, com o tempo o sgt sofrido ou um trabalhador de classe media consegue dar ao seu filho uma condiçao nao de igualdade escolar mas ao menos o suficiente para concorrer realisticamente a tais vagas.
Um concurso que ja creio ser alcançável ate mesmo por alunos de escola pública é a ESA, mas claro tem que papirar muito.
Cria da escola pública colocando divisa por sobre o ombro? 1 a cada 100 pra virar romance.
Forte abraço!
kkk vdd, aqui tem um major que a farda dela deve ter sido feito por encomenda pq o cara é gordão
Nem deveria existir tanto oficial e sargento de carreira na força armada, deveria ser tudo temporário, não tem função nenhuma.
Esse coronel que aparece no vídeo, é o grande coronel André Lúcio, coronel esse que é FE(Forças Especiais),um grande militar e humilde.
Foi meu comandante de Cia no início de 2003 e S3 do 16 BIMTz, Natal RN na época ainda Capitão mas já era FE !!!
Conheci ele no CPOR/POA - RS, eu era soldado de infantaria, más precisamente eu era do rancho, participei de um jantar de oficiais.
@@robertodelima5803 Eu Servi em 2003 no 16° BImtz em Natal-RN na época capitão, cara pense em um cara altamente profissional o respeito muito um dia quero vê-lo General de Exército quem sabe no comando do Exército. 👏👏👏 E estou de conhecendo cara, acho que vc é De Lima o meu era Jessé lá.
Humilde msm ,um ser humano incrível, tive a honra de te lo como comandante quando servi no 11bimt h em sao joao del rei
Faz o mesmo vídeo só que sobre a FAB e a Marinha ! Por favor!
Up
O mesmo se aplica nas outras forças.
Nas 3 Forças é a mesma coisa!
Marechal (Mal.) era a patente máxima no Exército Brasileiro e na FAB o nome de "Marechal-do-Ar", posição equivalente à de Almirante na Marinha. O mais alto posto da força terrestre se distingue por utilizar cinco estrelas, sendo que o Marechal-do-Ar as utilizava na posição aproximada do Cruzeiro do Sul e o Marechal no Exército, em formato de "x", enquanto as estrelas do Almirante se posicionavam em pentágono. Até a reforma estrutural do Exército, em 1967, durante o governo do então presidente Castelo Branco, os Generais-de-Exército (com quatro estrelas), ao passarem para a reserva, ganhavam a quinta estrela pela promoção automática. Em 1975, o Exército tinha 73 Marechais, o que significa que haviam mais Marechais brasileiros do que franceses e ingleses juntos ao longo de toda a história de guerras no decorrer do século 20. Com a reforma, ficou definido que somente haveria a promoção de General-de-Exército ao posto de marechal em caso de guerra.
O último Marechal brasileiro na ativa foi Mascarenhas de Moraes, em função da posição de comandante da FEB, que por um decreto do Congressol, foi mantido, de forma honorífica e vitalícia na tropa ativa, até seu falecimento, em 1968. No período imperial, a patente era denominada de marechal do Exército.
@@brazmaster tá, mas eu já sabia a muito tempo oq era marechal
@@emanuelcarlos007s ah sim. Perdão.
O vídeo não está errado, porém em tempos de paz o soldado cumpre a importantíssima missão de faxineiro militar e o cabo de comandante supremo da faxina. Kkk
Que fase kkkkkk
Oremos que fique assim, melhor limpar pátio que sangue do corpo.
exatamente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vivo essa realidade todo dia, é triste a vida do soldado
@@nickgamerbr1 só os oficiais que podem fazer operações? Sou novo nesse negócio de militarismo
@@felipelourenco6987 normalmente as missões são feitas apenas pelo efetivo profissional, muito raramente o EV é empregado em alguma missão real
Sacanagem, eu estou um pouco mais a direita da foto do 2º Bis, acabei não saindo, maldade. Kkk
puts mano que azar kkkkkkkkkk
Toda mano. Na próxima pula na frente kkkk
Saudades do 2BIS..
AZM!
O de General eu sei. Obedece cegamente as ordens insanas do presidente e depois, com uma covardia indigna de um comandante militar, se peida todo na CP.I
3:36
Tive a grande oportunidade de servir ao lado e aprender muito sobre o EB com este grande homem! Carcaça!
Meu pai foi SubTenente ,eu fui cabo por oito anos,o Exército Brasileiro uma grande escola,hoje com 56 anos ainda aplico muito do que aprendi em minha vida(ta na massa do sangue),o conhecimento que adquiri nos quartéis me ajudou a enfrentar muitos momentos dificeis honestamente com coragem e cabeça erguida.Meu filho já disse eu sai do exército mas o exército não saiu de mim..EB a grande escola,ótimo vídeo!!
Orgulho do meu velho, ainda mais agora que está indo pra reserva como cap, obrigado pelo vídeo marcelo
Definição de Soldado : faxina , puxar hora até a morte . Definição de Recruta : Monstro , animal oriundo de todas as coisas ruins da face da terra .
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esperei 2 anos por esse vídeo !!!! Obrigado Marcelo ! Próximo ensine a diferença entre esquadrão, batalhão, companhia...
EB : esquadrão=companhia, FAB: esquadrão=batalhão!
Quando me alistei em 1999 fui encaminhado ao Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) sem nem saber o grande privilégio que estava tendo. Foram 8 bons anos de serviço.
Aqui no Rio, é chamado de CPOR. Fui encaminhado para lá em 2001. Mas não consegui entrar. Acabei sobrando. Iria servir como "Aluno".
Lembrando que o praça através de curso de especializado pode chegar ao oficialato. Até cap. E não somente suboficial como mencionando. Brasil!
Soldado:
-Sargento, estou com dor de abdômen.
Sargento:
-Só Major, Coronél e General tem dor de abdômen,
Cabo, Sargento, Tenente e Capitão tem dor de estômago e
Soldado tem é dor de barriga mesmo.
Não entendi
@@Zekila1 acho que era pra ser engraçado, sei la.
@@eduvskii2033 hm
Kkkkkkkk
KKKKKKK
Olá Marcelo, tive a honra e com muito orgulho de fazer o curso de Cabo, e em seguida ser promovido onde servi por 7 anos com meus companheiros no 15 BIMTz, OM histórica em JP-PB
3:15 - 1º sargento Denis e 5:37 general Elias foram militares do comando militar do oeste onde eu servi de 2013 a 2016.
Esse canal é excepcionalmente perfeito,o nível de informações bem estruturadas é formidável,passando conhecimento de uma forma simples de entender ,conhecimentos geralmente não são muito abordados no Brasil.
A maior prova disso é o reconhecimento do próprio Exercito Brasileiro
Marcelo, seu trabalho é incrível, Parabéns !
poxa cara, não, não e não, ele se equivocou feio em vários quesitos, não me leve a mal mais o vídeo foi equivocado.
Soldado tem a mão sexual... Onde toca fode! hahaha Saudades EB ♥
Muito bom, parabéns pela informação!! Tem que informar também sobre os segmentos do exército, comunicação, artilharia, infantaria etc.
As armas do exército.
6:22, Na direita de uniforme camuflado,General Montenegro, foi comandante do 16 BIMTz Natal-RN, ainda Ten. Cel. na época!!!
4:36 Cap. Edmar César Alves.
Foi uma satisfação servir junto ao senhor no 11º BEC.
Acabei de Passar pro 1 ano e no futuro farei o concurso pro CFN
BRASIL ACIMA DE TUDO.
E privatização a cima de tudo, e o povo sem trabalho e sem carne pra comer, viva kkkkkkkk
Tudo isso pra chupar bola de miliciano? Entra pro crime logo que é mais rápido.
@@MrPhilborin N se trata so de patriotismo e amor a partria.
Mas alem de tudo, é desenvolvimento pessoal, não pretendo Passar a vida toda no CFN se eu Passar no concurso e na formação.
E o meu real objetivo é entrar para os COMANFs e pro Batalhão toneleiro.
@@edrickmikhaylovich5439 N levei isso a serio, pq vc tambem n levou😂😂😀
Nego viaja hahaha. Impossível privatizar forças armadas. O máximo que pode acontecer é aumentar o número de militares temporários e diminuir os de carreira. Sobre miliciano, os militares trabalham dentro dos quartéis, só saem no 7 de setembro kkkkk. Tá sabendo legal
Canal TOP parabéns pelos excelentes conteúdos aqui disponível pra nós do hoje no mundo militar
É interessante atentar que o Aspirante a oficial é praça especial e não oficial subalterno
Confere, na mesma classe de alunos, cadetes e sub.
@@Luis.Rodrigoeb sub não é praça especial.
@@diogo123. É msm, varei, é praça comum msm.
EXCELENTE VÍDEO ,MOSTRA TODA A ESTRUTURA DE NOSSO EXÉRCITO COM CLAREZA.
1:13 soldados não são classificados como graduados.
1:41 o taifeiro de 2° classe está para o soldado, como o taifeito mor está para o 3 sgt.
1:52 o Cabo não vem após os taifeiros , pois o Mor está acima dele.3:45 Não, o soldado não pode chegar a ST, sub tenente, somente sargentos concursados de escola podem chegar a sub. Vale salientar que o ST não é o fim da carreira de um sgt concursados. Podendo em alguns casos chegar a capitão.
Fala meu amigo na época que eu estava no EB. Taifeiro mor é equivalente ao cabo.
Ta maluco taifeiro Mor é esquiparado a cabo e depois promovidos a Sgt!
Difícil ver um major comandando uma companhia. E o aspirante ainda não é oficial, é um praça especial.
Apenas uma correção no seu comentário, o Subtenente é sim a última graduação das carreiras das Praças, após um certo período na graduação de Subtenente existe um curso de aperfeiçoamento que habilita ao OFICIALATO, ou seja, concluindo esse curso, ele deixaria de figurar no quadro das Praças e estaria entre os Oficiais Subalternos.
Esse curso pra ser oficial superior é qualquer Praça graduado que pode fazer ou só quem é escolhido?
Mais uma aula Parabéns Marcelo. ..
Fala do quesito de remuneração e privilégios de cada cargo
Privilégios só se for pra oficial kkk
30 bilhoes de dolares anuais, as forças armadas que mais pagam beneficios no planeta terra. 100 bilhoes de reais anuais, 95 bilhoes para salarios e beneficios. fonte : site do ministerio da defesa.
@@messiasalmeidasilva5839 é com mt desgosto que eu me vejo obrigado a concorda cntg
@@messiasalmeidasilva5839 o cara que entra de recruta e que ficar para sempre se foçe assim muitas pessoas ia entrar para ganhar um salario até aponsenta
@@IgrwOw precisa usar o sistema americano, com maior parte da tropa de temporários profissionais bem pagos, mas temporários. Definitivos somente em ramos essenciais, ou seja, aqueles que lidam com os códigos e estratégias das forças armadas.
Parabéns pelo canal hoje no mundo militar 👏 está de parabéns um abraço ...
Marcelo, sou um grande admirador de seu trabalho.
Resido (Assis/SP) pertinho à sua terra natal (Londrina/PR).
Gostaria que soubesse que lhe acompanho em seus 3 canais há pelo menos 3 anos.
Tudo de bom amigo, feliz virada de ano e que venha a crescer cada vez mais!
Gabriel Lisboa
Sobre coronel foi uma passagem muito rápida sem explicações
Esse vídeo que eu sempre quis, adoro quando faz vídeo falando das forças armadas brasileiras 🇧🇷🇧🇷
Muito bom vídeo Marcelo
Notificação chegou? Para tudo que é hora HNMM.
Olá, o oficial citado no posto de ten.cel. acima, foi meu comandante de companhia no ano 1999 no 19°bc salvador. Ten. Carneiro na época. Sd. Adriano, 1° cia de fzo. Águia "maldita" Brasil!
O oficial pensa, o sargento transmite e o soldado executa
No final desse vídeo eu vi sentado a mesa o tenente coronel Montenegro , q em 2008 no ano q sevi era o comandante do batalhão 16bimtz situado em Natal RN , era um homem simples e educado de pulso firme , tinha o respeito d todos no batalhão .
Se puder fale também das patentes/graduações da Polícia Militar. Devem ser muito interessantes também.
Abraços
É a mesma, só não tem general.
O vídeo que estava esperando. Parabéns por ser tão preciso e objetivo!
MELHOR VÍDEO DE TODOS QUE EU PROCUREI!!👍🏻🥳
Obrigado pelas informações Marcelo!! 👊🏾
O Taifeiro é o Edmílson do exército kkkkkk.
KKKKKKKKK KKKKKKKKK KKKKKKKKK KKKKKKKKK KKKKKKKKK KKKKKKKKK KKKKKKKKK KKKKKKKKK KKKKKKKKK KKKKKKKKK KKKKKKKKK KKKKKKKKK KKKKKKKKK KKKKKKKKK KKKKKKKKK MANO
Esse modelo de destribuicao de corgos cargos e funções e conquista através de mérito capacidade e preparação ,deveria ser aplicado em toda a função pública e administrativa ,sem esquecer a disciplina e hierarquia e o sentimento patriotico.
Quem serviu no Tiro de Guerra e quer que o Marcelo faça um vídeo, deixa aqui o like.🤠
Servi em 2017, Monitor 60 Guedes (Cabo de 2° Categoria)
Prezado, bom dia.
Sobre esse vídeo faz se necessário apontar algumas incorreções.
1ª) O curso de formação Cabo (CFC) não é um curso especializado de formação e sim um curso específico de formação para cada arma ou serviço e está sempre relacionado ao emprego da Unidade Militar em que serve. Por exemplo um CFC de uma Unidade de Artilharia Antiaérea é totalmente diferente de um CFC de Artilharia de Campanha ou de Artilharia de Costa devido ao emprego tático e ao armamento pesado utilizado (canhão antiaéreo, obús, canhão de campanha ou canhão de costa)
2ª) Nos exércitos de vários países a esquadra é fração elementar de infantaria, de cavalaria ou de outras armas, normalmente composta por entre três e dez soldados, sob comando de um Cabo ou Sargento. Na unidade em que servi por oito anos, cada esquadra era composta por quatro soldados sendo a 1ª esquadra comandada por um Sargento e a 2ª esquadra comandada por um Cabo.
3ª) O curso de formação de Sargento (CFS) não é um curso de especialização e sim, como o próprio nome já diz, é um curso de formação. Na Arma de Artilharia o Sargento pode fazer curso de especialização em Artilharia Antiaérea, Artilharia de Costa ou de Artilharia de Costa e Antiaérea. Para exercer suas funções nas Unidades de Artilharia de Campanha não é necessário nenhum curso de especialização devido a formação básica ser a de campanha.
4ª) Um Soldado jamais chega a graduação de Subtenente somente os sargentos oriundos de Escola ou Centro de Formação podem chegar a essa graduação depois de aprovado no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) não sendo necessário nenhum curso de especialização. Para promoção a graduação de Primeiro Sargento também é necessário o CAS. O Subtenente é uma Praça Especial da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.
5ª) O Aspirante a Oficial não faz parte do Circulo dos Oficiais Subalternos. Ele também é uma Praça Especial dentro da estrutura das Forças Armadas do Brasil. O Circulo dos Oficiais Subalternos é composto, somente, pelos 1º Tenentes e 2º Tenentes.
6ª) Não só depois de "sair" (melhor seria dizer após concluir o curso de formação com aproveitamento) das escolas de formação de oficiais de carreira o militar é declarado Aspirante a Oficial. Depois de concluído o Curso de Formação de Oficial em um Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) ou de um Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), o aluno de CPOR ou de NPOR que desejar realizar o Estágio de Serviço é declarado Aspirante a Oficial (se o aluno de CPOR ou de NPOR não quiser realizar o Estágio de Serviço ele é promovido a graduação de Terceiro Sargento). Após cumprido o Estágio de Serviço, o aluno de CPOR ou de NPOR também é promovido ao posto de 2º Tenente (este sim o primeiro posto do oficialato. Posto este em que o militar faz, perante a Bandeira do Brasil, o Compromisso de Oficial assim como quando aluno, outra praça especial de nossas Forças Armadas, fez o compromisso das Praças).
Passei 6 anos da minha juventude na Escola militar do meu estado, conseguir a patente de sub tenete era muito trabalho e ralação kk lembranças.
Esse curso pra ser oficial superior é qualquer soldado graduado que pode fazer ou só quem é escolhido?
Entre os teus vídeos, esse é um dos mais úteis, gostaria que fizesse mais vídeos sobre esse assunto. Exemplo, um vídeo de cada patente, obrigado
5:14 ten. Cel. Carneiro, comandante do 28°bc Aracaju/se
Eu servir com muito orgulho e honrra, por 7 anos , sendo soldado motorista , voltei como servidor civil temporario por mais 3 anos , Selvaaaaaaaaa
Hoje no Mundo Militar melhor canal 💯☝️👍👍
Como sempre ótimo vídeo, esse vídeo estava em falta.
Mais um excelente vídeo.
Mais um conhecido adquirido 👏
Poxa! Muito massa esse vídeo, bem educativo. Tenho certeza que muit gente nao tinha nocao de como se organizava nossas forças armadas principalmemte o Exercito que esta presente em todo território brasileiro e é o orgulho na nossa nação
O recruta só faz faxina e bizonha! 🤣
São muito bem treinados com enxadas e vassouras.
Recrutas e alunos da EsSA, EsPCEx, (Cadete) AMAN, IME, EsFCEx, EsAO, NPOR e CPOR. Vamos parar com essa de que somente recrutas fazem o trabalho sujo, pois isto é conversa de conscrito com o CAM na mão esperando a chamada para saber se vai ser dispensado ou passará para da seleção.
@@bekanbonifacio316 Vai num tiro de guerra pra ver se não é assim....kkkk...Em academias militares é outro naipe.
@@Andre-mv1mp tiro de guerra é meio zoado mesmo, mas se fizer um Curso de Cabos lá, já te livra de bastante coisa, eu fiz e foi bem tranquilo
Não esqueça de puxar guarda, pintar guia de calçada com cal e carpir mato sai forças especiais dessas missões ahuhauauauaaahuaahuaha
Marcelo faz um vídeo falando sobre a modalidade do Tiro de Guerra.
Pois existem milhares de jovens que passam por eles, servi no TG 02-040 Sorocaba SP e digo que foi algo importante que ajudou na minha formação como cidadão.
2:53 Sargento Danley, um dos Sargentos mais fodas que ja conheci
O de General eu sei. Obedece cegamente as ordens insanas do presidente e depois, com uma covardia indigna de um comandante militar, se peida todo na CP.I
Que explicação didática 👏
2:29 É um posto que se alcança por meio de um curso de formação* e não especialização
fora que ele disse que soldado pode chegar a subtenente, ri muito.(ao menos hoje em dia isso é muito difícil de acontecer, em vista de que soldado é descartável)
@@FlapJack96 só vejo isso acontecer na marinha
Conteúdos muito interessantes e de fácil entendimento, parabéns marcelo
Porque ele não mostrou as insígnias de identificação de cada posto hierárquico .
Nada do que prestar atenção no vídeo, ou uma olhada no wikipedia não resolva.
Excelente, creio que poderia haver um vídeo para cada posto!
meu sonho era ser militar oficial do exército, infelizmente não lutei pelo meu sonho, mais me tornei polícial graças a Deus.
@@claudiotavares9580 obrigado pelas palavras
Excelente, perfeita colocação Marcelo.
amigo, se puder fazer, posteriormente, videos falando da função dos postos da marinha do brasil e da força aérea brasileira seria magnífico !!
Sensacional esse vídeo!! Para mim é inédito um vídeo sobre esse assunto em idioma português!! E o melhor, sempre com a enorme categoria e capacidade de explicação desse canal que amo!!! Obrigado por compartilhar tanto conhecimento!!
Muito bom. Só faltou falar dos CPOR. Aliás, bom tema: os oficiais e sargentos temporários na história dos exércitos.
Parabéns Marcelo pelo vídeo .dentre todos os vídeos toop que você posta, este pra mim esta entre os melhores .
Valeu !
Boa tarde Marcelo, poderia esse vídeo mas dedicado para a Marinha?
Eu considero seu canal como uma forma de estudo de assuntos militares. Aprendo muito aqui no hoje no mundo militar.
Parabéns pelo ótimo trabalho.
Como o título do vídeo diz ser referente ao exército. As patentes e ou cargos são diferentes nos demais ramos das Forças Armadas?
Alguns nomes dos Postos e Graduações mudam, como por exemplo, Suboficial na FAB e MB e Subtenente no EB. Já as funções desempenhadas são equivalentes dentro de cada Força, mas claro, com algumas peculiaridades em cada um dos ramo.
@@cruz5853ok
Assim como todos os outros, mais um EXCELENTE Vídeo, Marcelo, Parabéns 👏👏🇧🇷💪🖐️🤝
Olá Marcelo, fará vídeos dos outros ramos das FFAA?
Parabéns pelo vídeo Marcelo, e me lembrou aí um dos caras mais respeitado que já vi no exército, servi em 2003 no 16° BIMtz em Natal-RN na época era capitão no vídeo apareceu nos minutos 5:30s, hoje Coronel André Lúcio, desejo que chegue a General de Exército merece muito.
Entre as nossas mulheres no Brasil qual o cargo maior alcançado?
Marcelo, ótimo vídeo. Poderia fazer um vídeo explicando sobre cada arma do nosso Exército (Infantaria, artilharia, cavalaria etc) e se suas características são condizentes com os padrões do restante do mundo. Obrigado!
Muito bom vídeo. Uma ressalva: o Aspirante a oficial, por vias de regras, não é um oficial ainda e, sim, praça especial. Ele frequenta o círculo dos Oficiais da sua unidade, mas só após sua promoção a 2° Tenente é que o mesmo passa a ser oficial de fato e de direito. Outra situação que poderia ser mencionada é que o subtenente também pode alcançar o oficialato através da realização do Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais, acessível através de concurso interno do Exército.
Muito boa essa reportagem. Proponho que façam o seguinte:
O que cada posto faz na Marinha do Brasil e também O que cada posto na Força Aérea Brasileira.
Fala Marcelo, vídeo muito bom. Você poderia usar o próximo título:
"Quando a guerra, vira algo mais pessoal". Abordando a situação onde os soldados chegam no campo de batalha e ali travam traços pessoais de fato. Não apenas por lutar pelo país ou por alguém que "mandou" e sim quando perde um amigo no campo e etc.
Parabéns pelo vídeo! Me ajudou muito com essas questões dos "grupos" presentes no exército, como pelotão, brigada, companhia...
Mas de todas as classes, em tempos de guerra, o sargento é que mais se fode, e o mais cobrado...
Não é só em tempo de guerra, o sgt é que move o exército, faz acontecer!
POR ISSO O SARGENTO É O ELO FUNDAMENTAL NA ESTRUTURA DO EXÉRCITO.
@@juliofarias8393 quem move o exército é o Soldado, o Cabo e o Sargento devem dar o exemplo e orientar o Soldado
Caro amigo do mundo militar...
Faz pouco tempo que acompanho o seu canal, mas cada matéria, cada notícia, cada episódio foi visto como algo bem informativo, área específicas esclarecidas com muitos detalhes interessantes.
PARABÉNS pelo canal, parabéns pelas matérias. Um grande abraço.
Que venham muitos vídeos mais, muitos anos de canal, incontáveis inscritos.
Tenha um ótimo fim de ano e um prospero ano novo.
😎✌👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Um dia sem vídeo e eu tava ficando louco😁
Marcelo foi feliz em compactar a explicação de maneira bem sucinta.
Deixaria apenas a observação de que o Asp a Oficial não é Oficial ainda, é praça.
2:09 72° batalhão de infantaria motorizada , em minha Petrolina-Pe 🇧🇷💚🖤
muito bem marcelo otimo video explicação simples e facil de enteder, e foi isso mesmo que aprendi em 2001 quando servi a patria mim fez voltar no tempo com esse video
O SD é mole: Ele serve de faxineiro e vigia do quartel.
Faz faxina, café, pinta, lava, borda...
Todos os soldados em vários lugares do mundo aprendem a manter o local onde estão, limpos. Isso faz parte da rotina e doutrina do militar, ninguém quer ficar em um lugar cheio de sujeira.
@@marcosviny5816 hahaha capaz? Sério?
Que eu saiba ninguém gosta de morar em um local sujo, afinal , o militar passa mais tempo nos quarteis do quê em cs, ou seja, mantenha sua casa limpa. Nunca reclamei em fazer as manutenções da OM. Quem não faz nada dentro de casa q fica resmungando quando chega lá
o famoso faz tudo
A foto do general alemão se rendendo pro general brasileiro no final do video e a melhor. Que satisfação!
general^ " e assim Deus criou os céus e a terra"^^^hehe sangra guerreiro, só o papiro liberta!!
Adorei esse vídeo, procuro um deste há tempos
Cada patente e não posto. Postos e graduações formam as patentes.
Postos se refere as patentes dos oficiais.
Graduações se refere as patentes das praças.
A graduação mais alta é a dos cadetes, considerados praças especiais.
Não sou eu que fiz o regulamento. 🇧🇷
Porra cara! Que saudades do meu serviço militar na FAB, Base Aérea de Manaus, segunda turma de 1988. Que escola! Inesquecível.
Professor em caso de o Brasil entrar em alguma guerra, hoje quem seria Marechal do Exército brasileiro ❓
O atual comandante do Exército. Ele automaticamente é promovido a Marechal de Exército. Pelo oq sei é assim...
O comandante do exército general pujol
Um general de 4 estrelas seria promovido a marechal ganhando a quinta estrela,sendo de preferência o comandante do exército, no momento General de Exército Edson Leal Pujol
Seria o comandante geral do exército, general Edson Leal pujol
Em caso de guerra é promovido a Marechal de campo o general 4 estrelas que durante a guerra tenha realizado notórios feitos militares,como por exemplo levando o exercito a conquistar grandes vitorias sobre o inimigo.
Sempre aprendo muito com esse canal
Só uma correção. Posto é usado APENAS para oficiais, para as praças se usa o termo graduação.
Marcelo, só faltou o link do vídeo de como nosso exército e divido, desde da esquadra até os batalhões!!!!
4:00 Tecnicamente, o aspirante e o subtenentes são praças especiais. Porém, o aspirante é um praça especial do círculo dos oficiais. Só um detalhe técnico, já que não muda em nada.
muda muito sim,ser do circulo social dos oficiais e nao ser é como o dia e a noite
5:20, 35° Batalhão de Infantaria, o batalhão que tive a honra de servir ano passado... Inclusive eu estava participando dessa formatura que apareceu na foto, com o uniforme do guerreiro de caatinga...
Brasil 🔰 Caatinga 🌵
E a guerra continua...
Muito explicativo, parabéns pelo vídeo