Muito Bom! Servi o Exército brasileiro de 1999 até março de 2005. Fui cabo de infantaria no 4° Batalhão de infantaria Blindado, motorista de blindado M113b e atleta militar. Orgulho de ter servido no Exercício de Caxias. Brasil!
Fui militar do Exército por quase 14 anos, sendo que a última graduação que possuí foi a de Segundo-Sargento de Infantaria. Gosto muito dos vídeos do seu canal e, salvo pequeníssimas correções pontuais, eles são excelentes. Uma dessas correções faço agora: apesar de correto, a palavra "chevron" é estrangeira, e não utilizada nas Forças Amadas Brasileiras. O termo correto é "divisa": uma divisa, duas divisas, três divisas, e assim por diante. Pode entrar em contato comigo se necessitar de alguma consultoria. Um forte abraço! Infantaria! Brasil!
@@messiasdeo.santos9804 se você foi dispensado do serviço militar obrigatório e quer ser um militar de carreira, é só você estudar bastante e prestar concurso para a ESA (Escola de Sargento das Armas) ou a Espcex (Escola preparatória de Cadetes do Exército).
Sr. Júlio César, receba um FO+ (Fato Observado Positivamente) pelo vídeo. Sou Of Res e fui instrutor de NPOR. Com certeza esse audio visual reune um alto grau de dedicação, pesquisa e apresentação didática. Poderia sim, com certeza, servir de material de apoio às instruções dos quadros da Força. Acredito, salvo melhor juízo, que uma revisão prévia por um Instr Mil seria interessante para retificar pequenos pontos. Acrescento, de forma particular, a satisfação em reconhecer na ilustração "patente de generais" o outrora Ten Viana Filho, atual general. Reforço minhas felicitações pelo empreendimento e rogo elevado êxito a esta sua "campanha". PÁTRIA ! BRASIL !
Tantos anos acessando este portal de vídeos e não me recordo de ler qualquer comentário com vocabulário tão rico e rebuscado. Que deleite, que bálsamo para estes olhos cansados de tanta asneira escrita neste mundo chamado World Wide Web. Receba minhas felicitações sinceras meu caro RIO Bar, parece algo pífio, posto que pessoa com grau de instrução e domínio da língua culta tão elevado quanto o seu pode achar normal se expressar de tal forma, mas não se engane, seu comentário foi como encontrar um oásis em meio ao deserto.
Parabéns pelo excelente vídeo. Como colaboração , gostaria de acrescentar que: 1. As Armas dividem-se em Armas Base, Armas de Apoio ao Combate e Armas (Quadro ou Serviço) de Apoio Logístico. São Armas Base a Infantaria e a Cavalaria; de Apoio ao Combate a Artilharia, Engenharia e Comunicações e de Apoio Logístico a de Saúde, o Quadro de Material Bélico e o Serrviço de Intendência. 2. Na tropa blindada, as Unidades são quaternárias. Assim temos na Infantaria os Batalhões de Infantaria Blindados com 04 Cias Fuz Bld; na Cavalaria os Regimentos de Carros de Combate com 04 Esqd CC e nos Regimentos de Cavalaria Blindados com 02 Esqd CC e 02 Esqd Fuz Bld e, na Artilharia os Grupos de Artilharia de Campanha Autopropulsados com 04 Bias O Ap. 3. Quando aos escalões da Força Terrestre, em 2019 foi ativado o Corpo de Exército, que pode reunir de 2 a 5 Divisões de Exército. O C Ex poderá ser ativado em Operações de Guerra ou Crises, sendo uma organização temporária, permanecendo ativado até o final da guerra ou crise (em princípio). 4. A Regiões Militares não tem o encargo de proteção de fronteiras. Essa missão é dos Comandos de Área e suas Divisões de Exército, Brigadas , Unidades, Companhis e os Pelotões. As RM são Grandes Comandos com encargo territorial (mobilização , patrimonio etc.), logístico (saúde, suprimentos, manutenção etc.), contábil e financeiro etc. 5. Os Oficiais possuem Patentes (ou posto) e os Praças Graduações. 6. Os Comandos Militares de Área são oito: do Sul, do Sudeste, do Leste, do Planalto, do Oeste, do Nordeste, do Norte e da Amazonia. Forte Abraço.
Servi como médico temporário na décima segunda RM, ano de 1994, em Manaus, no batalhão de transportes. Na época ainda se chamava Centro Especial de Transportes, tinha status de compania. Sai após um ano, com uma estrelinha de segundo tenente.
Júlio, meu consagrado, depois faz um específico sobre as armas do exército, fazendo a caridade para nós! Ps: vídeo espetacular. Adoro a musiquinha de fundo.
como militar da reserva o que posso dizer sobre o vídeo, e que ele foi elaborado com extremo esmero muito intuitivo, a forma como foi apresentado e excepcional pois deixa muito bem explicado e de fácil entendimento. Parabéns pelo excelente trabalho assim como todos os outros vídeos postado de excelência! continue seu trabalho o qual tem contribuído e muito para o bom entendimento.
@Marcio Araujo cara, o concurso da ESA, EEAR, ESPECEX, entre outros não quer dizer que está mais "fácil" ou mais difícil do que outros anos, cada tempo há a sua dificuldade, mas é claro, cada um puxará saco para o seu ano. Hahahahah normal isso.
Melhor explanação sobre as patentes do Exército Brasileiro, sempre apresentando um conteúdo exemplar com uma didática perfeita para todos compreenderem facilmente! Aguardando os próximos videos sobre as patentes da Marinha e da Força Aérea Brasileira!
Cara, seu canal é show!!!!!! Descrições técnicas precisas com uma narrativa que prende a atenção. Parabéns!!!! Estou aguardando as patentes das demais forças.
A FAB segue a mesma sequência, tendo alteração apenas no posto de Marechal, que muda pra Marechal do Ar (se não me engano). Tem uma diferença na Marinha do Brasil, pois não existe a graduação de soldado (exceto os fuzileiros navais, pois existe a graduação de soldado, cabo por aí vai)
Excelente! Sucinto, muito bem apresentado é explicado. Como filho de militar confirmei algumas q sabia, recordei outras, aprendi bastante! Continue! Temos a apoiar e prestigiar nossas FFAA!
PQP! Simplesmente sensacional essa aula, baaaaita explicação, gostaria sim de ver um vídeo ainda mais detalhado, pois trata-se de um assunto fascinante que serve pra organização de muita coisa extra exército.
Grande Júlio, excelente trabalho! Gostaria de fazer uma humilde sugestão. Você poderia fazer uma série sobre a Guerra do Paraguai, Um conflito tenso, sangrento e tão controverso até hoje. Seria espetacular!
Adoro essas paradas, sempre curti esse lance de patentes e insígnias, mesmo nunca tendo sido militar. O que acho mais "estranho" é que na Aeronáutica e no Exército, os nomes das patentes são exatamente iguais, desde o soldado até o coronel, diferindo apenas nas partes de generais. Porém na Marinha praticamente todas as patentes têm nomes diferentes (muito embora tenham total equivalência com as demais). No caso dos oficiais, têm-se Guarda Marinha (equivalente do cadete), Tenentes (esses são iguais), Capitão-Tenente (equivalente a Capitão), Capitão de Corveta (equivalente a Major), Capitão de Fragata (equivalente a Tenente-Coronel) e Capitão de Mar e Guerra (equivalente a coronel). Ou seja, cada patente comanda um navio com maior capacidade de fogo. A Marinha é a força que eu mais tenho dificuldade em reconhecer as patentes olhando apenas a insígnia, pois são basicamente traços horizontais finos e grossos. Ainda confundo. E é dito, não sei se é verdade isso, que o comandante de um batalhão em uma determinada cidade, nunca tem uma patente maior que o comandante da PM ou Bombeiros, sempre igual, para não correr o risco de haverem "desmandos" entre uma força e outra, por causa da patente superior. Como disse, não sei o quanto isso é verdade. Agora uma dúvida: a patente dos generais de 5 estrelas, que só são dadas a generais em períodos de guerra, é temporário? Digo, quando se encerra a guerra eles voltam a ter 4 estrelas, ou uma vez 5 estrelas, sempre 5 estrelas?
Olá Júlio, tudo bem? Gostaria de ver um vídeo seu falando das patentes da Marinha de Guerra e da Aeronáutica, nos mesmos moldes do que você fez em relação ao Exército. Um grande abraço.
Parabéns! Além de explicar a organização das patentes, você explicou a origem do nome, como o caso da palavra "Tenente". A explicação da etimologia ajudou muito a compreender. Eu não sou militar e tinha curiosidade de compreender. Sempre tinha dificuldade com a ordem e o porquê dos nomes das patentes. Uma sugestão de tema de vídeo seria a organização das patentes da Marinha. Lá o nome das patentes equivalente ao do exército é bem distinta, e ainda não entendi a lógica.
é que ele posta antecipado, ai o UA-cam só libera no horário que ele determinou. Por isso é possível comentar antes do vídeo ser lançado. Ele faz isso para criar espectativa no pessoal, o que é uma estratégia boa.
Poderia elaborar um vídeo sobre os generais e marechais Alemães na Segunda Guerra Mundial, suas qualidades e características. Um forte abraço e continue esse trabalho;
Esqueceu dos batalhões de ENGENHARIA. No qual eu servi, lembrando que essa força é a primeira a ir nos campos de guerra pra armar explosivos, cavar trincheiras, construir ou destruir obstáculos. Não esqueçam do Castelo azul turquesa, mais conhecido como a engenharia!
9:39 cabo não presta concurso,pra se tornar cabo o soldado tem que fazer um curso chamado CFC,curso de formação de cabo que é feito todo ano dentro das unidades militares.
Eu tenho um primo que foi um 1° Tenente do Exercito, mas que foi um oficial temporário, após um ano, ele entrou para o CPOR (Curso Preparatório de Oficiais da Reserva)
Muito obrigado meu Amigo tem sempre alguma variação mas acontece com o tempo, PARABÉNS pela pesquisa tô sempre aqui no seu canal, vc me motiva muito, DEUS te abençoe e proteja e aquele forte abraço, André Avelino.
Atiradores, Monitores e Cadetes acabam por firmar uma espécie de "hierarquia interna" dos Tiro-de-Guerra e das Academias, não constando no quadro principal de Patentes e Graduações. Já os Taifeiros costumam ser lembrados, por existirem em vários quartéis. Detalhe: fui Monitor de TG.
Atiradores são recrutas, depois de 10 meses servindo, no final são formados como soldados de 2ªclasse, junto com os monitores (auxiliares do sargento de instrução)como cabo de 2ª classe.
Só complementando, o termo é "Reservista de 2ª Classe não-qualificado". Os Soldados e Cabos que são dispensados no final do primeiro semestre, por conta de corte de despesas, também saem com seus Certificados de Reservista dessa forma, pois não concluem o CFSd da Arma na qual se alistaram. Mas voltando ao TG, somos chamados de Soldados e Cabos apenas após a conclusão do tempo de serviço e antes recebemos esses "apelidos". Nessa hierarquia interna, Atirador seria o equivalente a recruta e Monitor seria mais ou menos equivalente ao "xerife". Só que diferente do "xerife", que é um aluno de curso de formação indicado para ser líder de uma turma, os Monitores são Atiradores que estão fazendo Curso de Formação de Cabos. ; D
Gostei do Tema, Você tem como fazer uma sobre os quatro últimos taifeiros do Exército mencionados e o mesmo na Marinha e Força Aerea os equivalentes, fui Soldado da FAB na função de Taifeiro Arrumador (Garçom) e me disseram que taifeiro da FAB eram todas as especialidades de um hotel, comissária e barbearia sendo que eu conheci um Taifeiro Barbeiro e Motorista, sendo que hoje só existem os Arrumadores (Garçons e Cozinheiros) sendo que o quadro também está se extinguindo. Vlw continue com esse canal que enaltece a caserna.
Júlio...se ainda não tiver, faz um vídeo sobre as condecorações brasileiras e americanas...pode até ser dois vídeos como esse das patentes Parabéns pelo trabalho primoroso Abraço, irmão... Sucesso
E só puxar um guarda no "Qgex -Brasilia Quartel General" 1 hora vc aprende tudo, toda hora vc está em posição de sentido, até as camas lá têm uma patente superior kkkkkkk
Muito Bom! Servi o Exército brasileiro de 1999 até março de 2005. Fui cabo de infantaria no 4° Batalhão de infantaria Blindado, motorista de blindado M113b e atleta militar. Orgulho de ter servido no Exercício de Caxias. Brasil!
Fui militar do Exército por quase 14 anos, sendo que a última graduação que possuí foi a de Segundo-Sargento de Infantaria. Gosto muito dos vídeos do seu canal e, salvo pequeníssimas correções pontuais, eles são excelentes. Uma dessas correções faço agora: apesar de correto, a palavra "chevron" é estrangeira, e não utilizada nas Forças Amadas Brasileiras. O termo correto é "divisa": uma divisa, duas divisas, três divisas, e assim por diante.
Pode entrar em contato comigo se necessitar de alguma consultoria.
Um forte abraço!
Infantaria! Brasil!
Por que saiu amigo você foi dispensado
@@gustavorodriguesmartins4305
O que acontece se você for dispensado, mas ainda tem vontade de seguir carreira?
Up
@@messiasdeo.santos9804 se você foi dispensado do serviço militar obrigatório e quer ser um militar de carreira, é só você estudar bastante e prestar concurso para a ESA (Escola de Sargento das Armas) ou a Espcex (Escola preparatória de Cadetes do Exército).
INFA
Sr. Júlio César, receba um FO+ (Fato Observado Positivamente) pelo vídeo. Sou Of Res e fui instrutor de NPOR. Com certeza esse audio visual reune um alto grau de dedicação, pesquisa e apresentação didática. Poderia sim, com certeza, servir de material de apoio às instruções dos quadros da Força. Acredito, salvo melhor juízo, que uma revisão prévia por um Instr Mil seria interessante para retificar pequenos pontos.
Acrescento, de forma particular, a satisfação em reconhecer na ilustração "patente de generais" o outrora Ten Viana Filho, atual general.
Reforço minhas felicitações pelo empreendimento e rogo elevado êxito a esta sua "campanha".
PÁTRIA !
BRASIL !
Tantos anos acessando este portal de vídeos e não me recordo de ler qualquer comentário com vocabulário tão rico e rebuscado. Que deleite, que bálsamo para estes olhos cansados de tanta asneira escrita neste mundo chamado World Wide Web.
Receba minhas felicitações sinceras meu caro RIO Bar, parece algo pífio, posto que pessoa com grau de instrução e domínio da língua culta tão elevado quanto o seu pode achar normal se expressar de tal forma, mas não se engane, seu comentário foi como encontrar um oásis em meio ao deserto.
@@barrosojunior1134 tive que reler o comentário acima citado por 3 vezes, apreciando as palavras. Cansada de tanta asneiras nos comentários.
RIO Bar Eu nunca vi a língua portuguesa tão bem usada , parabéns 👏🏻
Pedante.
Comentário digno de prestar continência.
Parabéns pelo excelente vídeo. Como colaboração , gostaria de acrescentar que:
1. As Armas dividem-se em Armas Base, Armas de Apoio ao Combate e Armas (Quadro ou Serviço) de Apoio Logístico. São Armas Base a Infantaria e a Cavalaria; de Apoio ao Combate a Artilharia, Engenharia e Comunicações e de Apoio Logístico a de Saúde, o Quadro de Material Bélico e o Serrviço de Intendência.
2. Na tropa blindada, as Unidades são quaternárias. Assim temos na Infantaria os Batalhões de Infantaria Blindados com 04 Cias Fuz Bld; na Cavalaria os Regimentos de Carros de Combate com 04 Esqd CC e nos Regimentos de Cavalaria Blindados com 02 Esqd CC e 02 Esqd Fuz Bld e, na Artilharia os Grupos de Artilharia de Campanha Autopropulsados com 04 Bias O Ap.
3. Quando aos escalões da Força Terrestre, em 2019 foi ativado o Corpo de Exército, que pode reunir de 2 a 5 Divisões de Exército. O C Ex poderá ser ativado em Operações de Guerra ou Crises, sendo uma organização temporária, permanecendo ativado até o final da guerra ou crise (em princípio).
4. A Regiões Militares não tem o encargo de proteção de fronteiras. Essa missão é dos Comandos de Área e suas Divisões de Exército, Brigadas , Unidades, Companhis e os Pelotões. As RM são Grandes Comandos com encargo territorial (mobilização , patrimonio etc.), logístico (saúde, suprimentos, manutenção etc.), contábil e financeiro etc.
5. Os Oficiais possuem Patentes (ou posto) e os Praças Graduações.
6. Os Comandos Militares de Área são oito: do Sul, do Sudeste, do Leste, do Planalto, do Oeste, do Nordeste, do Norte e da Amazonia.
Forte Abraço.
Eis um vídeo que deverá tirar muitas dúvidas daqueles que querem conhecer melhor o nosso Exército.
🇧🇷👍
Podia ensinar isso era nas escolas, geração de povo sem graça não se enteressa por nada.
Saudações, muito bom, gostei das origens dos nomes. Obrigado
Servi como médico temporário na décima segunda RM, ano de 1994, em Manaus, no batalhão de transportes. Na época ainda se chamava Centro Especial de Transportes, tinha status de compania. Sai após um ano, com uma estrelinha de segundo tenente.
Júlio, meu consagrado, depois faz um específico sobre as armas do exército, fazendo a caridade para nós! Ps: vídeo espetacular. Adoro a musiquinha de fundo.
EXCELENTE E EMOCIONANTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
como militar da reserva o que posso dizer sobre o vídeo, e que ele foi elaborado com extremo esmero muito intuitivo, a forma como foi apresentado e excepcional pois deixa muito bem explicado e de fácil entendimento.
Parabéns pelo excelente trabalho assim como todos os outros vídeos postado de excelência!
continue seu trabalho o qual tem contribuído e muito para o bom entendimento.
Excelente vídeo. Fiz um com essa mesma temática no meu canal, a respeito das patentes e salários do Exército Brasileiro. BRASIL!
Estou fazendo estágio em um hospital militar, adoro ficar olhando as patentes do pessoal, esse vídeo ajudou muito! Obrigado!
Eu faço isso kkkkkkkk sempre que vejo policial ou militar na rua fardado faço questão de tentar olhar a patente
Vídeo Excelente!! Muito esclarecedor.
Um dos melhores canais do UA-cam sem sombra de dúvidas! Seu conteúdo é valioso, obrigado pelas horas de entretenimento e conhecimento 🙂
Parabéns, show de bola
ESA 2021 se Deus quiser 🙏
Tô torcendo por você!
@@SaladeGuerraSdG Obrigado!
Já é!
Tô tentando desde 2017. Se fudê, esse ano é meu!
@Marcio Araujo cara, o concurso da ESA, EEAR, ESPECEX, entre outros não quer dizer que está mais "fácil" ou mais difícil do que outros anos, cada tempo há a sua dificuldade, mas é claro, cada um puxará saco para o seu ano. Hahahahah normal isso.
teu canal é show de bola
Conheci pessoalmente essa graduação:
Fui conscrito, aí ralei muito pra ser recruta pra passar um ano sofrendo mais que sovaco de aleijado 😂😂😂
Júlio César Guedes, o seu programa Sala de Guerra é um espetáculo de conhecimento militar. Muito bom !
Muito obrigado Fernando!!
Excelente vídeo!! 😀🇧🇷
Melhor explanação sobre as patentes do Exército Brasileiro, sempre apresentando um conteúdo exemplar com uma didática perfeita para todos compreenderem facilmente! Aguardando os próximos videos sobre as patentes da Marinha e da Força Aérea Brasileira!
MUITO BOM!! PARABENS!
Excelente , esse vídeo serviria até para auxiliar na instrução dos recrutas .. Parabéns !
Muito bom otimo esclarecimento!!
Ah esse sim eu amo meu País Brasil pois sou Extremanete Patriota com ele muito mesmo.
Parabéns pelo video com conteúdo ótimo
Cara, seu canal é show!!!!!! Descrições técnicas precisas com uma narrativa que prende a atenção. Parabéns!!!! Estou aguardando as patentes das demais forças.
Gostei os videos da sala de guerra. estou soscrito. O brigado
Faz sobre as patentes e organização da Marinha do Brasil e da FAB, seria massa demais!
Show!!!! Belíssima explicação!!!!! 👍
Parabéns pelo canal.
Uma observação de um fuzileiro naval da reserva:
Somente oficiais possuem patentes ou postos.
Para praças são graduações.
Obrigado por esclarecer melhor !!!
Isso e uma aula de militarismo!!! muito bom!!!
Tema interessante! Poderia um dia fazer da Força Aérea também? Abraço!
Eu gostaria muito, pois estou com dúvida a qual seguir
A FAB segue a mesma sequência, tendo alteração apenas no posto de Marechal, que muda pra Marechal do Ar (se não me engano).
Tem uma diferença na Marinha do Brasil, pois não existe a graduação de soldado (exceto os fuzileiros navais, pois existe a graduação de soldado, cabo por aí vai)
é a mesma coisa praticamente .
@@MatheusHenrique-ij6uf, o posto de Marechal ou equivalente não existe em tempos de paz em nenhuma das 3 FAs.
@@AlexandreFontoura61 eu sei disso, eu esqueci de deixar isso no comentário, era mesmo para deixar explicado as diferenças das graduações.
Excelente! Sucinto, muito bem apresentado é explicado. Como filho de militar confirmei algumas q sabia, recordei outras, aprendi bastante! Continue! Temos a apoiar e prestigiar nossas FFAA!
PQP! Simplesmente sensacional essa aula, baaaaita explicação, gostaria sim de ver um vídeo ainda mais detalhado, pois trata-se de um assunto fascinante que serve pra organização de muita coisa extra exército.
Minha nossa ótimo trabalho explica muito bem👏🏼👏🏼
Os Praças não tem patente! Os praças tem "graduação", as patentes são dos oficiais!
As Praças têm "graduações" e os oficias "postos".
Errado todos tem patentes, praças tem graduação acho que vc se confundio
@@pedroigor8987 sou militar, não aprendi assim... Mas sem pró!
@@Reinodoceu todos tem "patentes". Mas esse é um termo civil pra "postos e graduações", como é dividida a hierarquia dos militares.
@@Reinodoceu um civil fala, por exemplo: "ele é um militar de alta patente"
Um militar fala:"ele é um oficial superior/oficial general"
Muito bom ....muito bem explicado parabéns
Ótimo vídeo. Esclareceu. Obrigado por todas as postagens.
Ótimo trabalho
Ótimo vídeo, com explicações excelentes. Parabéns.
Excelente vídeo explicativo 👏🏽 parabéns
Faz um video explicando sobre a missão militar Francesa no Brasil de 1919 !
Brilhante trabalho, parabens!
EXCELENTE!!!!
COMO MILITAR QUE FUI, CONFESSO QUE JÁ NÃO LEMBRAVA MAIS DE TODAS.
GOSTEI MUITO!
Melhor vídeo que já vi sobre o assunto!
Professor, muito bom o vídeo! Excelente material!
Sou soldado no exercito Americano, e muito parecido a estrutura. Muito legal o video, eu não sabia como era ai no Brasil. Parabéns
Ótimas informações
E foi bom para matar a saudade do 12°GAC
Parabéns pelo canal ! melhor canal de guerra.
Saudações! 22° BLog aqui...
Parabéns!
Grande Júlio, excelente trabalho! Gostaria de fazer uma humilde sugestão. Você poderia fazer uma série sobre a Guerra do Paraguai, Um conflito tenso, sangrento e tão controverso até hoje. Seria espetacular!
Uma bela aula.
Adoro essas paradas, sempre curti esse lance de patentes e insígnias, mesmo nunca tendo sido militar.
O que acho mais "estranho" é que na Aeronáutica e no Exército, os nomes das patentes são exatamente iguais, desde o soldado até o coronel, diferindo apenas nas partes de generais. Porém na Marinha praticamente todas as patentes têm nomes diferentes (muito embora tenham total equivalência com as demais).
No caso dos oficiais, têm-se Guarda Marinha (equivalente do cadete), Tenentes (esses são iguais), Capitão-Tenente (equivalente a Capitão), Capitão de Corveta (equivalente a Major), Capitão de Fragata (equivalente a Tenente-Coronel) e Capitão de Mar e Guerra (equivalente a coronel).
Ou seja, cada patente comanda um navio com maior capacidade de fogo.
A Marinha é a força que eu mais tenho dificuldade em reconhecer as patentes olhando apenas a insígnia, pois são basicamente traços horizontais finos e grossos. Ainda confundo.
E é dito, não sei se é verdade isso, que o comandante de um batalhão em uma determinada cidade, nunca tem uma patente maior que o comandante da PM ou Bombeiros, sempre igual, para não correr o risco de haverem "desmandos" entre uma força e outra, por causa da patente superior. Como disse, não sei o quanto isso é verdade.
Agora uma dúvida: a patente dos generais de 5 estrelas, que só são dadas a generais em períodos de guerra, é temporário? Digo, quando se encerra a guerra eles voltam a ter 4 estrelas, ou uma vez 5 estrelas, sempre 5 estrelas?
Não, pois são promovidos por lei, ou seja, ao acabar a guerra permanecerão no posto de marechal.
Parabéns, amei o vídeo, bem explicado e organizado. Mais uma vez parabéns!!!
Tema excelente, tenho muita curiosidade pra entender as patentes dos soldados da união soviética da segunda guerra. Ainda tenho esperança kkkkk
Uma hora vai sair
muito bom excelente comentario
Faz uma Série sobre a Guerra do Paraguai
Boa noite excelente vídeo parabéns pelo seu trabalho
excelente vídeo! Sugestão de vídeo: patentes americanas durante a 2ª guerra e as patentes malucas de sargente, tipo staff sargent,
Caralh* maluc*, minuto 3:25, foto do 3ºBPE e eu em forma! Fera de mais!
Olá Júlio, tudo bem?
Gostaria de ver um vídeo seu falando das patentes da Marinha de Guerra e da Aeronáutica, nos mesmos moldes do que você fez em relação ao Exército.
Um grande abraço.
Melhor explicação do Exército Brasileiro que vi até hj. Parabéns 👏
Muito esse canal da sala da guerra. Peço ao Sr. Fala sobre as patentes da : Marinha e Aeronáutica Brasileira e as forças auxiliares do BM e PM.
Excelente! Para mim essa é uma aula inédita. Explicação bem clara a respeito da organização do Exército!
Parabéns! Além de explicar a organização das patentes, você explicou a origem do nome, como o caso da palavra "Tenente". A explicação da etimologia ajudou muito a compreender. Eu não sou militar e tinha curiosidade de compreender. Sempre tinha dificuldade com a ordem e o porquê dos nomes das patentes. Uma sugestão de tema de vídeo seria a organização das patentes da Marinha. Lá o nome das patentes equivalente ao do exército é bem distinta, e ainda não entendi a lógica.
Eu me lembro quando também não entendia, então resolvi começar pelo embasamento, acho muito importante 😄
Professor faça um vídeo por obséquio sobre as patentes da Marinha que faz muita confusão. Obrigado
Ótimo vídeo Júlio parabéns. Quando puder fale sobre a Casa de Pavilov em Staligrado na WW II, grande abraço.
Ótimo vídeo!
Cara, que canal bom! Dá pra passar o tempo inteiro de trabalho aqui kkkkkkk
Quero lhe parabenizar pelo grau altíssimo da sua didática. Esclareceu, profundamente, dúvidas que eu tinha há tempos. Muito obrigada!
Esse vídeo é maravilhoso, se possível faça um da Marinha
Um vídeo desse vale ouro mano , um cara q quer servi e ver um vídeo desse já faz a diferença!🇧🇷💪
Vc poderia ter falado dos quadros complementares, IME, de outros quadros e serviços do exército, e tambem das carreiras temporarias e idades
Aprendi bastante nesse video c é hum grande professor.
*Tava marcado cinco minutos, chego aqui vejo comentários de 19 horas atrás kk*
é que ele posta antecipado, ai o UA-cam só libera no horário que ele determinou. Por isso é possível comentar antes do vídeo ser lançado. Ele faz isso para criar espectativa no pessoal, o que é uma estratégia boa.
Que Aula!
Poderia elaborar um vídeo sobre os generais e marechais Alemães na Segunda Guerra Mundial, suas qualidades e características. Um forte abraço e continue esse trabalho;
Parabéns pelo conteúdo! Bem didático e completo. Através desta explicação pude tirar bom proveito na minha prova IG do Curso.
Obrigado!!
Recruta: o cachorro
Soldado: a faxineira
Cabo: o jardineiro
Sargento: o mordomo das crianças
Tenentes: as crianças
até agora a brasileira e a melhor q vi,simples,direto,sem pompa só focando na função,show,selva
Fala sobre o exercito de Israel por favor.
Elogiós:otimo conteudo parabens pelo excelente trabalho.
O melhor vídeo sobre o assunto que vi até agora no UA-cam. Meus sinceros parabéns.
Esqueceu dos batalhões de ENGENHARIA. No qual eu servi, lembrando que essa força é a primeira a ir nos campos de guerra pra armar explosivos, cavar trincheiras, construir ou destruir obstáculos. Não esqueçam do Castelo azul turquesa, mais conhecido como a engenharia!
Valeu, obrigado....vamos continuar nessa empreitada....
Só uma correção, é EV, efetivo variavel. Pelo menos foi assim que fui adestrado
Muito bom mesmo gostei do tema. Meus parabéns ao sala de guerra. 👍
9:39 cabo não presta concurso,pra se tornar cabo o soldado tem que fazer um curso chamado CFC,curso de formação de cabo que é feito todo ano dentro das unidades militares.
Por uma prova de português e matemática, logo, pode ser considerado sim um concurso, pois possui um edital com tudo o que deve ser feito até o CFC
Tem sim concurso
Há concurso sim. Para ser promovido para Cabo o concurso é interno, o candidato deve ser Soldado E.P.
Excelente vídeo, sou militar da PMMG. Ficou muito bem explicado. Parabéns
Eu tenho um primo que foi um 1° Tenente do Exercito, mas que foi um oficial temporário, após um ano, ele entrou para o CPOR (Curso Preparatório de Oficiais da Reserva)
A mamata e grande
Parabéns pelo vídeo! 👏👏👏
Me elucidou algo que eu estava a um tempo pesquisando, que é organização militar.
Muito obrigado meu Amigo tem sempre alguma variação mas acontece com o tempo, PARABÉNS pela pesquisa tô sempre aqui no seu canal, vc me motiva muito, DEUS te abençoe e proteja e aquele forte abraço, André Avelino.
Muito bom aforei
Não vai esquecer de citar os " Atiradores"!! Os soldados dos TG e os "Monitores" os cabos do TG!!
Atiradores, Monitores e Cadetes acabam por firmar uma espécie de "hierarquia interna" dos Tiro-de-Guerra e das Academias, não constando no quadro principal de Patentes e Graduações.
Já os Taifeiros costumam ser lembrados, por existirem em vários quartéis.
Detalhe: fui Monitor de TG.
Atiradores são recrutas, depois de 10 meses servindo, no final são formados como soldados de 2ªclasse, junto com os monitores (auxiliares do sargento de instrução)como cabo de 2ª classe.
Só complementando, o termo é "Reservista de 2ª Classe não-qualificado". Os Soldados e Cabos que são dispensados no final do primeiro semestre, por conta de corte de despesas, também saem com seus Certificados de Reservista dessa forma, pois não concluem o CFSd da Arma na qual se alistaram.
Mas voltando ao TG, somos chamados de Soldados e Cabos apenas após a conclusão do tempo de serviço e antes recebemos esses "apelidos". Nessa hierarquia interna, Atirador seria o equivalente a recruta e Monitor seria mais ou menos equivalente ao "xerife". Só que diferente do "xerife", que é um aluno de curso de formação indicado para ser líder de uma turma, os Monitores são Atiradores que estão fazendo Curso de Formação de Cabos.
; D
@@pedrorocha4817 Pelo que consta no vídeo, só existem 4 Taifeiros (Taifa) na ativa no EB.
monitores e cabos, parece até que ta montando um computador :)
muito bom o conteúdo, qualidade excepcional me ajudou muito e com certeza ajudará outras pessoas. Parabéns pelo trabalho.
Gostei do Tema, Você tem como fazer uma sobre os quatro últimos taifeiros do Exército mencionados e o mesmo na Marinha e Força Aerea os equivalentes, fui Soldado da FAB na função de Taifeiro Arrumador (Garçom) e me disseram que taifeiro da FAB eram todas as especialidades de um hotel, comissária e barbearia sendo que eu conheci um Taifeiro Barbeiro e Motorista, sendo que hoje só existem os Arrumadores (Garçons e Cozinheiros) sendo que o quadro também está se extinguindo.
Vlw continue com esse canal que enaltece a caserna.
Fui infantaria por 5 anos 💪👊✌️
Parabéns pelo vídeo. Muito instrutivo e preciso. Gostei muito da explicação para a origem histórica do nome de cada patente ou graduação.
Júlio...se ainda não tiver, faz um vídeo sobre as condecorações brasileiras e americanas...pode até ser dois vídeos como esse das patentes
Parabéns pelo trabalho primoroso
Abraço, irmão...
Sucesso
Ótima explicação!!!👏👏👏👏👏
E só puxar um guarda no "Qgex -Brasilia Quartel General" 1 hora vc aprende tudo, toda hora vc está em posição de sentido, até as camas lá têm uma patente superior kkkkkkk
Tu é fera !!!!!!