Pode parecer bobeira, mas senti um orgulho, por saber que temos acadêmicos nesse nível que são brasileiros, geralmente sofremos com a "síndrome do vira lata" nada que é daqui é bom , nada daqui presta , se for brasileiro está errado , etc ... Meio que orgulho pelo especialista ser brasileiro.
Os professores de universidades foram oa que deram as melhores explicações. O comandante da marinha não soube falar nada com nada. E ainda tem quem ache que faculdade pública é só baderna ao mesmo tempo em que exalta as forças armadas... precisamos de mais cientistas!!!
@@luciomoura1176 , ainda bem que lá também tem professores para ensinar essa galera o que pode ser feito. A diferença aqui é que se investe mais no "meio militar" do que em projetos de iniciação científica nas faculdades, onde se formam os especialistas que vão prestar serviço no exército, né? Por razões óbvias...
@@iurimandello5372 A NAU DE CABRAL, aquela.................... que teve que ir pra reforma antes de ser inaugurada construída no governo P# os que enaltecem o estudo qdo começaram os alunos estavam na 1ª série e qdo saíram, os mesmos estudantes terminaram o segundo grau.
@@luciomoura1176 , universidades militares podem ter como professores profissionais da área do magistério ou licenciatura. Não é obrigatório que sejam militares também, mas a parte administrativa dessas universidades é sim feita por profissionais de carreira militar.
Ouvi 7 especialistas em ingles. O professor brasileiro foi quem respondeu de forma absolutamente satisfatória a todas as questoes que todos tinnhamos a respeito deste incidente. Orgulhosa do acadêmico brasileiro.
Escuta aí o que o luciomoura falou nada haver, lembrando que o Brasil não tem domínio sobre a área naval. Mas sim os gringos que falam inglês EUA, Inglaterra etc..NADA de EGO tá, preste mais atenção. Ainda te falo brasileiros vão atrás desses nesses países pra aprender e trazer conhecimentos pra.
@@sec.1154 Na verdade, nenhum deles, inclusive os americanos, disseram algo relevante. E por motivos óbvios: o submersível não foi encontrado para que seja feito uma perícia. Somente depois de uma perícia é que teram dados suficientes para supor as causas. No momento, só estão falando o obvio para fazer matérias jornalísticas. Ninguém saberá nada relevante e específico ao submersível até que traga o mesmo para a terra.
@@edsonrodrigues3553 pra começar muito desses especialistas nem sabiam dessa loucura que essa gente ia fazer eles foram meio que escondidos pq varios órgãos regulamentação reprovaram esse submersível
@@chizzo777A ciência não é estática. A forma como entendemos e interpretamos o mundo muda com novas evidências e isso é parte de como a ciência funciona. Mas a pressão de baixo da água é um fato e é real, por mais que bilionários malucos liberais contra regulação não entendam. É um fato que você não desce quilômetros a baixo do nível do mar em uma gambiarra sem sofrer com a pressão. É sim muito bom ouvir um especialista.
Eu ia comentar o mesmo. Fiz faculdade de engenharia mecânica e de todos os professores que eu tive, apenas 1 eu chamava de professor porque a didática era brilhante assim. Inclusive ministrava o curso de Mecânica dos Fluidos e Termodinâmica. Era literalmente uma aula.
Ele tem no youtube alguns vídeos? Eu acho que ja vi ele quando fui entender uns assuntos pra ajudar meu pai nos trabalhos da faculdade essa voz não me é estranha
Um dos poucos professores que eu posso falar sem medo de errar que sinto saudades das aulas. Tive a honra de ter ele como meu professor de Estruturas Navais I e II além de outras disciplinas. Ele também foi meu orientador de TCC. Parabéns Professor, o mérito é todo seu pelo vasto conhecimento na área adquirido ao longo de muitas horas (anos) de estudo!👏🏻👏🏻👏🏻
Que explicação fantástica e esclarecedora. Ao contrário disso, são as interrupções do jornalista. Muitos não aprendem que as idéias são construídas e precisam ser completamente expressas. Numa só interrupção, se perde um conteúdo que não foi dito.
É normal o Jornalista cortar a pessoa no meio da frase pra perguntar algo que pode não ter tido muita enfase no contexto. Ajuda as pessoas que estão assistindo se manterem no assunto, as pessoas que acabaram de chegar e as que não estavam entendendo o assunto. No geral mais ajuda que atrapalha, tendo em vista que o Professor tem uma mente brilhante e não vai perder seu pensamento por uma interrupção minima
Entendo seu comentário. Mas na verdade , o jornalista interrompe. Porque o diretor está falando no ponto eletrônico dele. A televisão está no caso , só pará explorar a reportagem. Porisso das interrupcões. Eles não estão afim de esclarecer o público. E sim ter audiência sobre o caso. Deixando claro , que concordo com vc.
De todas as explicações que vi sobre a catástrofe, a desse professor foi a melhor, mais esclarecedora, embasada e acessível! Orgulho termos um acadêmico com esse gabarito! Parabens, professor Thiago!
O próprio CEO da empresa que opera esse submarino e que estava a bordo disse em entrevistas anteriores que a segurança dessas expedições deveria ser desprezada. Então não precisa nem dizer quem é o principal responsável por essa tragédia. Várias reportagens mostraram que esse submarino apresentava condições de operação não segura. Outra palhaçada praticada pelo dono dessa empresa irresponsável foi ter demitido em 2018 um funcionário que alertou sobre riscos relacionados à segurança dessa embarcação. Com tantas negligências praticadas ao longo desses anos a conta uma hora iria chegar e aí está o resultado. Vasculhar uma superfície fria e inóspita de milhares de quilômetros em meio à imensidão do atlântico norte em busca desse submarino é como procurar agulha em um palheiro. Essa mesma situação se aplica ao leito oceânico pois, como esse submersível se despedaçou, é praticamente impossível trazer os destroços à superfície devido a enorme profundidade de cerca de 3.982 metros. Também é altamente improvável a recuperação dos corpos já que os mesmos foram esmagados pela enorme pressão, desintegrados e tendo seus restos espalhados pela escuridão através das correntes marítimas. O fundo do mar infelizmente se tornou o túmulo definitivo dessas pessoas que perderam a vida.
O fundo do mar é um inferno de frio, escuridão e pressões da ordem de várias toneladas por centímetro cúbico de água. Quem se arrisca numa aventura dessa em condições não seguras pode acabar não voltando.
Rapaz que didática, que sabedoria , um verdadeiro conhecedor do assunto. Que especialista incrível, da gosto de ver ele falar . Parabéns professor. Deviam te dado mais tempo.
Muito bem explicado. Excelência de quem sabe o que está falando. Pena que o repórter ficava querendo interromper a toda hora. Mas, deu pra entender o que aconteceu e como são falhas as normas de segurança nessas aventuras milionárias.
O jornalista tentou interromper porque o programa é dele, as perguntas são dele e o convite foi dele, não do professor. O professor pode explicar o que quiser pelo tempo que quiser nas redes sociais dele, mas em um programa onde ele é o convidado ele precisa se ater às regras do programa (que certamente foram passadas a ele e não foram cumpridas).
Sugiro à todas as emissoras sempre trazê-lo para outras explicações relacionadas a este assunto. Parabéns ao Prof. Thiago pela excelente didática que esclareceu tudo numa linguagem totalmente acessível a leigos. Parabéns ao apresentador que deixou o convidado totalmente à vontade para os esclarecimentos, sem intervenções indevidas, como costumamos ver em alguns outros.
Que aula magna descortinada, não obstante o pesar pelo passamento dos tripulantes. Este sim, domina com invulgar preparo o tema e o expressa com fina e hialina didática.Parabéns.
Nao sabia que o lord vinheteiro manjava de submarino. Uma verdadeira aula senhores ! Infelizmente o pessoal do submarino foi atras da xampola perdida !
Foi uma experiência desastrosa, servirá como base para projetos futuros. Logo vão criar uma nova cápsula que garante uma viagem segura para visitar os destroços dos destroços. E alguém vai pagar pra ver.
Eu ia brincar com o pano atrás do professor mas o conteúdo, a didática, e eloquência deste digno profissional do ensino brasileiro deixou o pano de fundo. Parabéns professor. Uma aula.
Excelente explicação do Professor Thiago Pontin. O reporter poderia ser mais educado e nao interrompe-lo no meio das explicações. No mais, uma otima aula.
O jornalista com uma pressa da porra e o entrevistado: "Um navio convencional é projetado por um escritório na Europa, construído por um estaleiro na china, certificado por uma empresa americana, assegurado por uma companhia inglesa, tripulado por uma tripulação grega, tem uma bandeira que pode ser do Panamá, presta serviço para uma companhia brasileira..." A cara do jornalista 😢😢😢😢😢😢
E isso, não equivale só para o tema citado, olhemos para todos os produtos de nossa casa, sem contar com os impostos neles colocados! Prof.T.P. deu aula MESMO, do início ao fim.. começando com a comparação de que ; " cada 5 cm do submersível, estaria com um elefante encima ". Muito Grato por sua's explicaçõe's PROFESSOR!
@@YURIALVES-yf6qp @YURIALVES-yf6qp Na verdade as informações do professor são bem imprecisas: A pressão sobre uma superfície deve ser calculada entre a força e a área, portando faria mais sentido algo como "Um elefante em cima de 5cm quadrados (5cm²)" Além disso demonstra uma falta de capacidade de síntese, essencial para entrevistas.
9:32 repare na informação do Professor, pouco se falou nesta hipótese, a Salva Guarda. Se não teve comunicação por 20 horas ela deveria INFLAR "os tanques de lastro" e o Submersível voltar pra superfície por questões de segurança, isso segundo os projetistas. Não faz sentido nenhum então tudo que foi falado antes.
Caramba Sinistro oq o Rapaz Falou sobre a Pressão que estava Sobre Esse Submersível, como se fosse um 🐘 A Cada 5 Centímetro Sobre o Submersível, Bagulho Sinistro mesmo em 😲😲😲 Por isso que não aguentou.
Descer 4000m com escotilhas pequenas pra não ver quase nada. Gente ! Vamos buscar a emoção de ver um por do sol, ajudar crianças carentes, animais de rua! Custa bem mais barato e sem riscos!!!
@@joaopaulomaiadelima9386 com certeza, não precisa ser bilionário pra isso. Na vdd é só sugestão. Ninguém é obrigado a ajudar o próximo. Aliás tem gente que passa a vida toda só pensando em trocar de casa ou de carro. Até o dia que não aguenta mais.
Excelente explicação do engenheiro. Muita gente leiga acha que os corpos foram triturado e espalhados junto com demais peças do submersível. O acontece, é que os cinco estão extremamente comprimidos e deformados, tanto pelas ferrugens, quando pela pressão monstruoso lá. Se o Odisseu e o Victor 6.000, acharem o tubo principal, em tese teria como heaver algumas partes dos corpos e só isso.
Os tripulantes sentem dor durante uma implosão? Durante a implosão, o casco do submarino sofre um colapso sob a pressão extrema do ambiente externo. Esse colapso ocorre rapidamente e resulta em danos graves e destruição dentro do submarino. A força exercida no casco e nos objetos internos pode ser intensa, levando a lesões traumáticas e, provavelmente, à morte instantânea dos ocupantes. Devido ao rápido aumento na pressão externa e à mudança repentina na pressão interna, é provável que ocorram descompressão explosiva e rupturas de objetos dentro do submarino. Esses eventos podem causar traumas físicos severos nos corpos dos tripulantes, incluindo danos nos órgãos, fraturas ósseas e lesões internas. Dado o caráter catastrófico da implosão de um submarino, é razoável presumir que qualquer tripulante presente no submarino não teria a capacidade de sentir dor por um longo período, uma vez que a implosão resultaria em perda de consciência e morte imediata.
Foi oque o professor disse, o tem de fibra de carbono na carcaça do submarino, e esse material se quebraria como vidro, e por isso vários pedaços surgiriam. Mas oque fosse de metal iria estar amassado.
Ou não! Ainda estavam muito longe do Titanic para ter destroços tão próximos do Titanic 👍! Lembrando que tem corrente marítima, e pelas informações, os detritos estão próximos, o que indica que a explosão já foi próxima dos 3800 metros mesmo!
SEMANA PASSADA UMA BALSA COM IMIGRANTES TENTANDO UMA VIDA MELHOR NAUFRAGOU PERTO DA GRÉCIA E COM 750 PESSOAS, SENDO 100 CRIANÇAS, NAO VI NENHUMA REDE DE TV NOTÍCIAR PRATICAMENTE 24 HRS O ASSUNTO, 5 MILIONÁRIOS VALEM MAIS Q 750.
@@karinesantos7453 como vc PD falar isso?? Claro q não vale! A mídia apenas distorce as coisas e faz entretenimento com tragédias como essas dos ricos. Lembre-se " nomes importantes" que morrem igual todo mundo. Ctz a vida dos imigrantes também é válida
É um sentimento estranho em saber como eles morreram. Com certeza eles não tiveram tempo, de se dar conta do que acorreu, foi instantaneo. Mas eu acredito que seus sentidos puderam perceber nem que por milésimo de segundo e...silencio total, dentro do sono da morte. Talvéz o único conforto agora, seja pensar e saber que partiram sem dor.
não esquecendo que o padre era paraquedista extremamente experiente, e ja tinha feito diversos voos parecidos. Não um zé ninguem que não sabia o que tava fazendo
Obrigada, professor Thiago Pontin Tancredi! Foi o melhor conteúdo que assisti e posso dizer, muito provavelmente o último, ante a tanta informação. Acredito que o professor tenha respondido as dúvidas genuínas dos brasileiros. O assunto Titanic e 11 de setembro geram muita curiosidade ao meu imaginário e é sempre bom contar com profissionais qualificados para nos ensinar. Em relação ao curto vídeo, deixo aqui minhas observações: gostaria que o professor fosse menos interrompido, e as perguntas e observações fossem deixadas para o fim, perdi minha linha de raciocínio algumas vezes. Quanto ao jornalista, não pude deixar de notar na vestimenta muito elegante e de bom gosto. Sugestão de alteração do título do vídeo: Submarino Titan: entenda o que realmente aconteceu com professor Thiago Pontin Tancredi - CNN
Não é pra menos né! O professor se empolgou e não parava de falar, parecia até que era o dono do programa. Esses programas são todos milimetricamente cronometrados e o jornalista precisa fazer todas as perguntas da pauta no tempo exato. Se o convidado começa a querer dirigir a conversa, explicando o que ele acha que o jornalista e o público quer ouvir, o cronograma do programa vai pro saco. Faltou bom senso e respeito do professor, pois instrução para dar respostas objetivas se sucintas ele certamente teve.
Perfeita colocação do professor a mais bem clara e real que ja ouvi.e dita por um brasileiro parabéns a cnn por trazer um profissional gabaritado pra nos ajudar a entender o que aconteceu.
A causa principal no meu ver e que as pessoas devem ser mais prudentes e sabias e não se enfiar e aventuras tolas e perigosas para provar aos outros que e melhor que eles
Gente tão experiente, tão ricas, tão sem juízo. Como pode alguém entrar numa coisa dessas para mergulhar na imensidão e profundeza do mar? Parece que escolheram a finitude da vida de forma inconsciente. Vendo essa "GIRINGONÇA" sendo levada para o ponto de submersão fica o espanto em observar a falta de noção do perigo que esses tripulantes demonstraram. Que lástima.
O que você usa de conforto na sua vida hoje é porque pessoas como eles fizeram insanidades que algumas pessoas, desde o conforto da sua casa, não teriam coragem de fazer.
@@chizzo777não tem nada haver amigo, qualquer pessoa com o mínimo de entendimento sobre o assunto e também ao saber que o submersível não tinha sido submetido aos devidos testes de certificação, jamais teria entrado nele para realizar esse tipo de turismo, poderíamos considerar esse fato caso o criador estivesse sozinho e ainda testando esse protótipo dele.
ACREDITO QUE AGORA ESSE TENEBROSO SUBMARINO QUE CAUSOU CENTENAS DE MORTES QUE ESTÁ NO FUNDO DO OCEANO A QUATRO QUILÔMETROS DE PROFUNDIDADE SERÁ ESQUECIDO 👌👌👌 NEM PAGANDO FARIA UM PASSEIO DESSE TIPO 👌👌👌👌🇺🇸🇧🇷🇬🇧
Tem que haver estudos, planejamento, treinamento rigoroso e preparação dos tripulantes para essa empreitada, gerenciamento de riscos além de manter as manutenções do equipamento de mergulho em dia. Não é só pegar o submersível e descer em direção a um abismo de quase 4 mil metros de profundidade sem se preocupar com nada. Se não houver alta perícia e treinamento esta atividade que já é perigosa se torna ainda mais arriscada transformando esse "passeio" numa viagem sem volta. E nem mesmo os corpos podem ser recuperados já que são facilmente esmagados e desintegrados pelas enormes pressões da ordem de centenas de toneladas por centímetro cúbico. E por fim os restos desses corpos acabam sendo espalhados pela escuridão do leito oceânico através das correntes marítimas.
Provávelmente seu casco de pressão colapsou e implodiu por fadiga de material devido ao número de ciclos de pressão e descompressão a que era submetido por operar naquela enorme profundidade.
Pra mim deve ter sido o vidro, e talvez de tão rápido eles nem tenha percebido. Ou possam ter sim percebido, e teve aquele “oh my God, Oh my God” e aí o vidro se quebra e em menos de 1 segundo, estão mortos.
Pode parecer bobeira, mas senti um orgulho, por saber que temos acadêmicos nesse nível que são brasileiros, geralmente sofremos com a "síndrome do vira lata" nada que é daqui é bom , nada daqui presta , se for brasileiro está errado , etc ...
Meio que orgulho pelo especialista ser brasileiro.
Os professores de universidades foram oa que deram as melhores explicações. O comandante da marinha não soube falar nada com nada.
E ainda tem quem ache que faculdade pública é só baderna ao mesmo tempo em que exalta as forças armadas... precisamos de mais cientistas!!!
@@luciomoura1176 , ainda bem que lá também tem professores para ensinar essa galera o que pode ser feito. A diferença aqui é que se investe mais no "meio militar" do que em projetos de iniciação científica nas faculdades, onde se formam os especialistas que vão prestar serviço no exército, né? Por razões óbvias...
@@luciomoura1176 Qual a grande inovação tecnológica que foi desenvolvida por militares brasileiros?
@@iurimandello5372 A NAU DE CABRAL, aquela.................... que teve que ir pra reforma antes de ser inaugurada construída no governo P# os que enaltecem o estudo qdo começaram os alunos estavam na 1ª série e qdo saíram, os mesmos estudantes terminaram o segundo grau.
@@luciomoura1176 , universidades militares podem ter como professores profissionais da área do magistério ou licenciatura. Não é obrigatório que sejam militares também, mas a parte administrativa dessas universidades é sim feita por profissionais de carreira militar.
Ouvi 7 especialistas em ingles.
O professor brasileiro foi quem respondeu de forma absolutamente satisfatória a todas as questoes que todos tinnhamos a respeito deste incidente.
Orgulhosa do acadêmico brasileiro.
É porque você só entende português.
@@NN-dl1bv - A mulher ouviu especialistas que falam inglês, está subentendido que ela conhece a língua inglesa.
Escuta aí o que o luciomoura falou nada haver, lembrando que o Brasil não tem domínio sobre a área naval. Mas sim os gringos que falam inglês EUA, Inglaterra etc..NADA de EGO tá, preste mais atenção. Ainda te falo brasileiros vão atrás desses nesses países pra aprender e trazer conhecimentos pra.
@@sec.1154 Na verdade, nenhum deles, inclusive os americanos, disseram algo relevante. E por motivos óbvios: o submersível não foi encontrado para que seja feito uma perícia. Somente depois de uma perícia é que teram dados suficientes para supor as causas.
No momento, só estão falando o obvio para fazer matérias jornalísticas.
Ninguém saberá nada relevante e específico ao submersível até que traga o mesmo para a terra.
Acadêmico? Ele não parece frequentar a academia.
Nada como convidar um especialista de verdade. Valorizemos mais nossos acadêmicos.
sim kkkkk ao contrario do militar que falou, falou e nao disse nada na outra entrevista
@@edsonrodrigues3553 pra começar muito desses especialistas nem sabiam dessa loucura que essa gente ia fazer eles foram meio que escondidos pq varios órgãos regulamentação reprovaram esse submersível
Amigue, a ciência não é estátique. O que é assumide como um conhecimente absolute hoje amanhã pode ser vista como ume ignorâncie.
@@chizzo777A ciência não é estática. A forma como entendemos e interpretamos o mundo muda com novas evidências e isso é parte de como a ciência funciona.
Mas a pressão de baixo da água é um fato e é real, por mais que bilionários malucos liberais contra regulação não entendam. É um fato que você não desce quilômetros a baixo do nível do mar em uma gambiarra sem sofrer com a pressão.
É sim muito bom ouvir um especialista.
@@chizzo777 seu jeito de escrever me deu nojo
Mais respeito por nossos acadêmicos tão maltratados e desprezados... Parabéns professor. Minha admiração.
Que aula! Esse professor está de parabéns! Foi a melhor explicação que eu vi nesses dias. Obrigado, Professor Thiago.
Também achei esse é técnico viu.
Incrível a humildade de professor tbm! Que ser iluminado!
Essa entrevista e a do James Cameron são muito esclarecedoras.
Eu ia comentar o mesmo. Fiz faculdade de engenharia mecânica e de todos os professores que eu tive, apenas 1 eu chamava de professor porque a didática era brilhante assim. Inclusive ministrava o curso de Mecânica dos Fluidos e Termodinâmica. Era literalmente uma aula.
@@torresclefoda-se
Tive aulas com o professor Pontin e inclusive meu TCC foi orientado por ele. Didático, competente e extremamente dedicado.
Ele tem no youtube alguns vídeos? Eu acho que ja vi ele quando fui entender uns assuntos pra ajudar meu pai nos trabalhos da faculdade essa voz não me é estranha
@@franciellidesouzazequim247 Acredito que sim, lembro que ele tinha uma série de vídeos aqui no UA-cam que foram gravados durante a pandemia
Um dos poucos professores que eu posso falar sem medo de errar que sinto saudades das aulas. Tive a honra de ter ele como meu professor de Estruturas Navais I e II além de outras disciplinas. Ele também foi meu orientador de TCC. Parabéns Professor, o mérito é todo seu pelo vasto conhecimento na área adquirido ao longo de muitas horas (anos) de estudo!👏🏻👏🏻👏🏻
Puxa, que legal!!
😊🙌🙌🙌🙌🙌🙌😊
Realmente ele é diferenciado. Professor muito bom em explicar conteúdos da matéria. E é gente finíssima
Que explicação fantástica e esclarecedora. Ao contrário disso, são as interrupções do jornalista. Muitos não aprendem que as idéias são construídas e precisam ser completamente expressas. Numa só interrupção, se perde um conteúdo que não foi dito.
Por isso que nem consigo mais ver jornal. Tem muitos canais no UA-cam excelente onde os especialistas podem falar por horas.
É normal o Jornalista cortar a pessoa no meio da frase pra perguntar algo que pode não ter tido muita enfase no contexto. Ajuda as pessoas que estão assistindo se manterem no assunto, as pessoas que acabaram de chegar e as que não estavam entendendo o assunto. No geral mais ajuda que atrapalha, tendo em vista que o Professor tem uma mente brilhante e não vai perder seu pensamento por uma interrupção minima
Melhor ouvir um podcast depois de um especialista. Porque jornalista só interrompe atoa.
Entendo seu comentário. Mas na verdade , o jornalista interrompe. Porque o diretor está falando no ponto eletrônico dele. A televisão está no caso , só pará explorar a reportagem. Porisso das interrupcões. Eles não estão afim de esclarecer o público. E sim ter audiência sobre o caso. Deixando claro , que concordo com vc.
Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh váááá. Agora imagina o que eles falam de política, economia e ciência.
Nossa! Que didática desse professor! Incrível. Explicação de TRILHÕES!
Tive o prazer de ter aula com ele. Um gênio
Sou engenheiro de instalações e me admira bastante quando acadêmicos são consultados, assim como esse competente professor.
De todas as explicações que vi sobre a catástrofe, a desse professor foi a melhor, mais esclarecedora, embasada e acessível! Orgulho termos um acadêmico com esse gabarito! Parabens, professor Thiago!
O próprio CEO da empresa que opera esse submarino e que estava a bordo disse em entrevistas anteriores que a segurança dessas expedições deveria ser desprezada. Então não precisa nem dizer quem é o principal responsável por essa tragédia. Várias reportagens mostraram que esse submarino apresentava condições de operação não segura. Outra palhaçada praticada pelo dono dessa empresa irresponsável foi ter demitido em 2018 um funcionário que alertou sobre riscos relacionados à segurança dessa embarcação. Com tantas negligências praticadas ao longo desses anos a conta uma hora iria chegar e aí está o resultado. Vasculhar uma superfície fria e inóspita de milhares de quilômetros em meio à imensidão do atlântico norte em busca desse submarino é como procurar agulha em um palheiro. Essa mesma situação se aplica ao leito oceânico pois, como esse submersível se despedaçou, é praticamente impossível trazer os destroços à superfície devido a enorme profundidade de cerca de 3.982 metros. Também é altamente improvável a recuperação dos corpos já que os mesmos foram esmagados pela enorme pressão, desintegrados e tendo seus restos espalhados pela escuridão através das correntes marítimas. O fundo do mar infelizmente se tornou o túmulo definitivo dessas pessoas que perderam a vida.
Só faltou ele parafrasear a famosa frase dizendo "Nem Deus afunda esse submersivel " dado a arrogância.
@Debora_King2023Obrigado🤝🏽
O fundo do mar é um inferno de frio, escuridão e pressões da ordem de várias toneladas por centímetro cúbico de água. Quem se arrisca numa aventura dessa em condições não seguras pode acabar não voltando.
Meu Deus tenho mais medo de muita água doquê fogo misericórdia senhor que Deus conforte o coração da família e amigos
Esse professor, entre todos, foi o que melhor explicou cada cenário, extremamente didático.
Rapaz que didática, que sabedoria , um verdadeiro conhecedor do assunto.
Que especialista incrível, da gosto de ver ele falar . Parabéns professor.
Deviam te dado mais tempo.
Ouvir 😅😅😅
Muito bem explicado. Excelência de quem sabe o que está falando. Pena que o repórter ficava querendo interromper a toda hora. Mas, deu pra entender o que aconteceu e como são falhas as normas de segurança nessas aventuras milionárias.
Dei um like pela bela explicação.
Mas dá até nojo de ver esse reporte interrompendo o raciocínio.
Mas ele não deixou..😂😂😂
O jornalista tentou interromper porque o programa é dele, as perguntas são dele e o convite foi dele, não do professor. O professor pode explicar o que quiser pelo tempo que quiser nas redes sociais dele, mas em um programa onde ele é o convidado ele precisa se ater às regras do programa (que certamente foram passadas a ele e não foram cumpridas).
@@schroedinger05 Isso mesmo jovem.
Parabéns professor pela clareza com que nos explicou esta "estória" tão triste.
q professor top , nunca vi tanta informação em tao pouco tempo, que orgulho os professores estão desse colega. 🥇
Explicação impecável do professor. Não posso dizer o mesmo das intervenções do jornalista.
Verdade uma falta de educação
Sugiro à todas as emissoras sempre trazê-lo para outras explicações relacionadas a este assunto. Parabéns ao Prof. Thiago pela excelente didática que esclareceu tudo numa linguagem totalmente acessível a leigos. Parabéns ao apresentador que deixou o convidado totalmente à vontade para os esclarecimentos, sem intervenções indevidas, como costumamos ver em alguns outros.
Magnífico professor, nos do oceano que trabalhamos com resgate e perfuração de petróleo, nos sentimos representados
Que aula do pf Thiago. É edificante quando trazem profissionais com real conhecimento de causa para o esclarecimento público.
Muito bom ouvir quem realmente entende! Obg, professor. Que triste morrer dessa forma. :(
Parabéns Professor! Você explicou muito bem e ainda foi além com a crítica, nossas universidades precisam valorizar mais pessoas como ele!
Melhor entrevista até agora. Que homem inteligente e que explicações maravilhosas
Rapaz, esse professor é o cara, esse sim sabia o que tava falando, deu uma palestra absolutamente compreensível pra qualquer leigo. 👏👏👏👏
Um otimo professor! Com uma bela didática, sem atropelos e pontas soltas 👏👏
Que aula magna descortinada, não obstante o pesar pelo passamento dos tripulantes. Este sim, domina com invulgar preparo o tema e o expressa com fina e hialina didática.Parabéns.
Rapaz! Seu comentário precisa de um dicionário ao lado de tanta palavra complexa!
@@pauladosanjos1211 Eis como é belo, rico e não muito utilizado o nosso vasto e maravilhoso idioma.
Poderiam ter dado mais espaço para ele falar. Ótima didática para explicar para quem pouco compreende do assunto.
Mais?? P0rra o cara só falou, não deixou nem o repórter falar
Credo, era só mandar o Jornalista pra casa então kkkk, ele nem pode fazer o trabalho dele direito kkk
@@felipeyoutube04 É lógico. Quem era o entrevistado? O professor. Tu queria ver uma explicação altamente técnica do repórter? Kkkkkkkk
Se fosse para o reportar falar bastasse não chamar ninguem e deixar o entrevistador falar tudo o que entende sobre tal assunto.
@@fernandogaribaldi4682 Mas precisa falar desesperadamente como se não houvesse amanhã? P0rra o cara nem respira de tanto que fala
Explica muito bem esse professor, parece ministrar ótimas aulas.
Melhor profissional que falou sobre o caso do Titan , falou de forma que todo mundo entendeu um pouco
Nao sabia que o lord vinheteiro manjava de submarino. Uma verdadeira aula senhores ! Infelizmente o pessoal do submarino foi atras da xampola perdida !
Este professor tem uma sabedoria tremenda parabéns professor engenheiro naval o senhor merece ser convidado mais vezes
A melhor explicação que já vi 👏🏻👏🏻👏🏻 parabéns professor pela dedicação e clareza nas informações prestadas.
Imagina só ter aula com um professor desse... q didática hein!
Foi uma experiência desastrosa, servirá como base para projetos futuros. Logo vão criar uma nova cápsula que garante uma viagem segura para visitar os destroços dos destroços. E alguém vai pagar pra ver.
Que aula... obrigado ao engenheiro.
Eu ia brincar com o pano atrás do professor mas o conteúdo, a didática, e eloquência deste digno profissional do ensino brasileiro deixou o pano de fundo. Parabéns professor. Uma aula.
Mas acabou falando😂
o pano foi o que achei mais legal, mestre humilde kkkk
Que aula! Melhor explicação que vi até agora desse fatídico acontecimento.
Ele é brasileiro que orgulho ❤
Excelente explicação do Professor Thiago Pontin. O reporter poderia ser mais educado e nao interrompe-lo no meio das explicações. No mais, uma otima aula.
Na verdade o repórter abriu portas para mais respostas deixando a reportagem mais longa, ótimo repórter!
O jornalista com uma pressa da porra e o entrevistado:
"Um navio convencional é projetado por um escritório na Europa, construído por um estaleiro na china, certificado por uma empresa americana, assegurado por uma companhia inglesa, tripulado por uma tripulação grega, tem uma bandeira que pode ser do Panamá, presta serviço para uma companhia brasileira..."
A cara do jornalista 😢😢😢😢😢😢
E isso, não equivale só para o tema citado, olhemos para todos os produtos de nossa casa, sem contar com os impostos neles colocados!
Prof.T.P. deu aula MESMO, do início ao fim.. começando com a comparação de que ; " cada 5 cm do submersível, estaria com um elefante encima ".
Muito Grato por sua's explicaçõe's PROFESSOR!
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@@YURIALVES-yf6qp @YURIALVES-yf6qp Na verdade as informações do professor são bem imprecisas:
A pressão sobre uma superfície deve ser calculada entre a força e a área, portando faria mais sentido algo como "Um elefante em cima de 5cm quadrados (5cm²)"
Além disso demonstra uma falta de capacidade de síntese, essencial para entrevistas.
Lllll l
😂😂😂😂 bem isso!
Esse especialista foi o melhor que vi explicar. Super didático parabéns.
9:32 repare na informação do Professor, pouco se falou nesta hipótese, a Salva Guarda. Se não teve comunicação por 20 horas ela deveria INFLAR "os tanques de lastro" e o Submersível voltar pra superfície por questões de segurança, isso segundo os projetistas. Não faz sentido nenhum então tudo que foi falado antes.
Caramba, esse professor é insano, excelente explicação.
Parabéns professor. Claro e objetivo. Foi um prazer lhe ouvir. Aula espetacular grátis.
Esse cara sabe muito, super didático seja na parte estrutural ou legislativa
Caramba Sinistro oq o Rapaz Falou sobre a Pressão que estava Sobre Esse Submersível, como se fosse um 🐘 A Cada 5 Centímetro Sobre o Submersível, Bagulho Sinistro mesmo em 😲😲😲 Por isso que não aguentou.
Isso ao redor de todo o submarino, não apenas a parte de cima… pressão demais
@@wendelmoreira1710 tô Ligado pow né isso.
Quê explicação genial Professor majestoso de saber muitíssimo obrigado que educação. Parabéns 👏 tbm apresentador
interrupções desnecessárias, jornalismo amador. excelente professor e não deixam terminar seu raciocínio.
Você é muito bonito, Wellington.
@@DionisoBaco.vc tbm 😅
querido...é uma entrevista nao uma aula na federal
Que aula! Professor Thiago Tancredi está de parabéns!
Obrigado professor melhor explicação até agora!
ESSE PROFESSOR É UM MESTRE.......as comparações é fundamental pra gente entender......poucos sabem usar as PALAVRAS
Descer 4000m com escotilhas pequenas pra não ver quase nada. Gente ! Vamos buscar a emoção de ver um por do sol, ajudar crianças carentes, animais de rua! Custa bem mais barato e sem riscos!!!
Vc ajuda crianças carentes e animais de rua?
Tem que falar isso pro ricos pow não para os pobres aqui skksskskksksksks
@@joaopaulomaiadelima9386 com certeza, não precisa ser bilionário pra isso. Na vdd é só sugestão. Ninguém é obrigado a ajudar o próximo.
Aliás tem gente que passa a vida toda só pensando em trocar de casa ou de carro. Até o dia que não aguenta mais.
@@arthurgabriel2444vida é dos caras...eles nem tava fazendo nada de ruim.
Estava demorando para os sinalizadores de falsas virtudes aparecerem...
Excelentes explicações, achei mesmo que fosse por micro rachaduras, nenhuma outra emissora falou isso e explicou tão bem como você, parabéns!
Excelente explicação do engenheiro. Muita gente leiga acha que os corpos foram triturado e espalhados junto com demais peças do submersível. O acontece, é que os cinco estão extremamente comprimidos e deformados, tanto pelas ferrugens, quando pela pressão monstruoso lá. Se o Odisseu e o Victor 6.000, acharem o tubo principal, em tese teria como heaver algumas partes dos corpos e só isso.
Explicação extremamente técnica de quem é conhecedor do assunto ! 👏👏👏👏👏👏👏👏
Entrevista mais completa sobre o assunto, parabéns ao professor
Esse cara além de ser muito inteligente, sabe passar a informação muito bem! Deu para entender tudo
Muito esclarecedor, eu imaginei que tudo tinha ocorrido logo no comeco tambem, foi uma morte rápida e trágica, eles nem sequer sentiram .
Uma verdadeira aula! Parabéns ao professor. Foi um privilégio ouvi-lo. Att.,
Explicação excelente.
Perfeita explicação, realmente uma aula. Parabéns professor!
Os tripulantes sentem dor durante uma implosão?
Durante a implosão, o casco do submarino sofre um colapso sob a pressão extrema do ambiente externo. Esse colapso ocorre rapidamente e resulta em danos graves e destruição dentro do submarino. A força exercida no casco e nos objetos internos pode ser intensa, levando a lesões traumáticas e, provavelmente, à morte instantânea dos ocupantes.
Devido ao rápido aumento na pressão externa e à mudança repentina na pressão interna, é provável que ocorram descompressão explosiva e rupturas de objetos dentro do submarino. Esses eventos podem causar traumas físicos severos nos corpos dos tripulantes, incluindo danos nos órgãos, fraturas ósseas e lesões internas.
Dado o caráter catastrófico da implosão de um submarino, é razoável presumir que qualquer tripulante presente no submarino não teria a capacidade de sentir dor por um longo período, uma vez que a implosão resultaria em perda de consciência e morte imediata.
Obrigada pela explicação 😊
Mesmo que fosse por meio segundo, so de imaginar ja da um ruim
Fonte: GPT
@@Josewyraquitan001 exatamente. Ele ajuda demais.
Obrigado amigo vc é um amigo!!
Esse cara fala muito bem 👏
Mas um Oficial da guarda costeira americana disse que eles acharam cinco pedaços de destroços, indicando uma implosão extremamente violenta...
Foi oque o professor disse, o tem de fibra de carbono na carcaça do submarino, e esse material se quebraria como vidro, e por isso vários pedaços surgiriam. Mas oque fosse de metal iria estar amassado.
@@FallenLight0 pois é, é tipo vc querer apertar uma garrafa de vídro e outra de plástico. depois do primeiro dano, ela estraçalha.
Esse sim é um Conhecedor e doutor no assunto !!um dos melhores !. O Jornalista também é um dos melhores.
Com certeza 1:45 minutos quanto perderam o contato foi que houve a implosão.
Sim
Ou não! Ainda estavam muito longe do Titanic para ter destroços tão próximos do Titanic 👍! Lembrando que tem corrente marítima, e pelas informações, os detritos estão próximos, o que indica que a explosão já foi próxima dos 3800 metros mesmo!
Exato man deu nem tempo de avisar Nd, nem de piscar deve ter sido muito rápido !!
Exatamente oque eu imagino!!
1 hora e 45 minutos no caso né
Excelente contribuição do professor! A melhor que vi até agora!
SEMANA PASSADA UMA BALSA COM IMIGRANTES TENTANDO UMA VIDA MELHOR NAUFRAGOU PERTO DA GRÉCIA E COM 750 PESSOAS, SENDO 100 CRIANÇAS, NAO VI NENHUMA REDE DE TV NOTÍCIAR PRATICAMENTE 24 HRS O ASSUNTO, 5 MILIONÁRIOS VALEM MAIS Q 750.
Concordo plenamente, é porque não são brancos ricos.
Sim vale, pois são pessoas com nomes importantes no mundo.
@@karinesantos7453 como vc PD falar isso?? Claro q não vale! A mídia apenas distorce as coisas e faz entretenimento com tragédias como essas dos ricos. Lembre-se " nomes importantes" que morrem igual todo mundo. Ctz a vida dos imigrantes também é válida
Viu o vídeo do Agostinho Carrara né 😂
Lastimável
Esse cara manja demais e se comunica muito bem
Tomara mesmo, pra o bem deles, melhor do que ficar sem fôlego.
Escutar explicação de quem entende do assunto é outro patamar !
Só peço que Deus conforte as famílias nesse momento 😞😢🙏
Choquei com as explicações do prof ,👏👏👏 parabéns ! Conhecimento e tudo 😊
É um sentimento estranho em saber como eles morreram. Com certeza eles não tiveram tempo, de se dar conta do que acorreu, foi instantaneo. Mas eu acredito que seus sentidos puderam perceber nem que por milésimo de segundo e...silencio total, dentro do sono da morte. Talvéz o único conforto agora, seja pensar e saber que partiram sem dor.
Estão dormindo aguardo o grande julgamento, desse ninguém escapa.
Sem dor?serà?😞😞😞😞
@@gina-sy4vesim. Foi algo instantâneo. 100% de certeza que foi algo indolor porque durou milésimos de segundos a implosão
Não tão sem dor assim . Não acredito nisso . Ainda mais se a gerigonça se abriu e se afogaram é um terror horror segundos viramquase eternidade.
@@HondaCg160 voçê quer dizer julgamento depois da rreçurreição nè.
Um dos poucos que vi ser tão claro e preciso em suas posições. Parabéns professor.
A ideia desses caras só foi superada pela aquela do padre que se amarrou numa cadeira e foi voar com balão de festa.
não esquecendo que o padre era paraquedista extremamente experiente, e ja tinha feito diversos voos parecidos. Não um zé ninguem que não sabia o que tava fazendo
kkkkkkkk
@@marcelopocebon Imagina se ele não fosse experiente. kkkkkkkkkkkkkk
@@arthur.pereira
Deve ter sido o tempo que não ajudou, talvez ele até passou por uma tempestade forte e acabou desviando do caminho que iria seguir.
Não dá para entender porquê as pessoas arriscam a vida assim. É algo que, aos olhos de qualquer pessoa comum, não irá dar certo.
melhor explicação que ouvi sobre o assunto !
Ser humano e sua ganância, inacreditável 😭
Que explicação foda! Obrigado ao Thiago Pontin Tandredi, melhor explicação que eu vi até agora!
Professor pistola: " Nao nao não, nao vai me interromper: como eu dizia, a implosão...."
Explicação cirúrgica!! Excepcional! A melhor de todos que já assisti sobre o caso em tela.
Obrigada, professor Thiago Pontin Tancredi! Foi o melhor conteúdo que assisti e posso dizer, muito provavelmente o último, ante a tanta informação. Acredito que o professor tenha respondido as dúvidas genuínas dos brasileiros. O assunto Titanic e 11 de setembro geram muita curiosidade ao meu imaginário e é sempre bom contar com profissionais qualificados para nos ensinar.
Em relação ao curto vídeo, deixo aqui minhas observações: gostaria que o professor fosse menos interrompido, e as perguntas e observações fossem deixadas para o fim, perdi minha linha de raciocínio algumas vezes.
Quanto ao jornalista, não pude deixar de notar na vestimenta muito elegante e de bom gosto.
Sugestão de alteração do título do vídeo: Submarino Titan: entenda o que realmente aconteceu com professor Thiago Pontin Tancredi - CNN
Ual que engenheiro inteligentíssimo, parabéns professor Tiago 👏
.
O jornalista NÃO TEM PACIÊNCIA com a explicação e fica interrompendo o raciocínio a cada 2 minutos, cara CHATO!
Tbm percebi isso. Não sei se foi pela falta de tempo. Mas professor fala bastante mesmo, era o esperado.
É da globe
Ele quer se promover com as explicações rsrs
Não é pra menos né! O professor se empolgou e não parava de falar, parecia até que era o dono do programa. Esses programas são todos milimetricamente cronometrados e o jornalista precisa fazer todas as perguntas da pauta no tempo exato. Se o convidado começa a querer dirigir a conversa, explicando o que ele acha que o jornalista e o público quer ouvir, o cronograma do programa vai pro saco. Faltou bom senso e respeito do professor, pois instrução para dar respostas objetivas se sucintas ele certamente teve.
@@alfraniopotiguar4578o repórter tá certo ótimo profissional
Perfeita colocação do professor a mais bem clara e real que ja ouvi.e dita por um brasileiro parabéns a cnn por trazer um profissional gabaritado pra nos ajudar a entender o que aconteceu.
A causa principal no meu ver e que as pessoas devem ser mais prudentes e sabias e não se enfiar e aventuras tolas e perigosas para provar aos outros que e melhor que eles
Nada como ouvir um especialista no assunto pra trazer informações para nós que somos leigos no assunto. A Ciência encanta!
Gente tão experiente, tão ricas, tão sem juízo. Como pode alguém entrar numa coisa dessas para mergulhar na imensidão e profundeza do mar? Parece que escolheram a finitude da vida de forma inconsciente. Vendo essa "GIRINGONÇA" sendo levada para o ponto de submersão fica o espanto em observar a falta de noção do perigo que esses tripulantes demonstraram. Que lástima.
O que você usa de conforto na sua vida hoje é porque pessoas como eles fizeram insanidades que algumas pessoas, desde o conforto da sua casa, não teriam coragem de fazer.
Pelo que parece, o dono desse submarino já fazia esse tipo de excursão a um tempo, então meio que dava um tipo de confiança por parte dos compradores
@@chizzo777 morrerão porq procuraro amort simplis assim
@@chizzo777não tem nada haver amigo, qualquer pessoa com o mínimo de entendimento sobre o assunto e também ao saber que o submersível não tinha sido submetido aos devidos testes de certificação, jamais teria entrado nele para realizar esse tipo de turismo, poderíamos considerar esse fato caso o criador estivesse sozinho e ainda testando esse protótipo dele.
Pobres também fazem insanidades e morrem! Só que não viram notícia!
Que memorável professor. Parabéns!
ACREDITO QUE AGORA ESSE TENEBROSO SUBMARINO QUE CAUSOU CENTENAS DE MORTES QUE ESTÁ NO FUNDO DO OCEANO A QUATRO QUILÔMETROS DE PROFUNDIDADE SERÁ ESQUECIDO 👌👌👌 NEM PAGANDO FARIA UM PASSEIO DESSE TIPO 👌👌👌👌🇺🇸🇧🇷🇬🇧
Centenas ?
Ta sabendo legal
Esse professor é muito bom 👏👏👏👏
como um jornalista faz uma pergunta e fica interrompendo a resposta , deve ser parente do faustão .
Um chato.
Melhor analise de todas!!!
Citando possibilidades super simples de entender. 👌
Tem que haver estudos, planejamento, treinamento rigoroso e preparação dos tripulantes para essa empreitada, gerenciamento de riscos além de manter as manutenções do equipamento de mergulho em dia. Não é só pegar o submersível e descer em direção a um abismo de quase 4 mil metros de profundidade sem se preocupar com nada. Se não houver alta perícia e treinamento esta atividade que já é perigosa se torna ainda mais arriscada transformando esse "passeio" numa viagem sem volta. E nem mesmo os corpos podem ser recuperados já que são facilmente esmagados e desintegrados pelas enormes pressões da ordem de centenas de toneladas por centímetro cúbico. E por fim os restos desses corpos acabam sendo espalhados pela escuridão do leito oceânico através das correntes marítimas.
Melhor explicação que assisti até agora.
Provávelmente seu casco de pressão colapsou e implodiu por fadiga de material devido ao número de ciclos de pressão e descompressão a que era submetido por operar naquela enorme profundidade.
Pra mim deve ter sido o vidro, e talvez de tão rápido eles nem tenha percebido.
Ou possam ter sim percebido, e teve aquele “oh my God, Oh my God” e aí o vidro se quebra e em menos de 1 segundo, estão mortos.
Esse professor é muito inteligente!
um pouco irritada com a interrupção constante do jornalista numa explicação tão boa quanto a desse professor
Um dos melhores especialistas que vi em todos os jornais ate agora, explicação bem didática, realista e tranquila. Parabéns!