Ser ateu é ter coragem de assumir tudo na vida. E saber que está sozinho. Que estamos aqui jogados num plano sem começo e sem fim. Na metáfora de Camus. O mito de Sisifo. Abraço!
Acreditar em Deus e você como um pássaro lançar se com as asas abertas em um abismo e ver que em baixo de você não tem nada, não existe nada que possa se firmar, aí você tem que se contentar com um mundo de não respostas, aí o que muitos pássaros preferem? A gaiola, porque e lá que moram todas as certezas, lá a comida e certa o chão e firme e você não precisa enfrentar o abismo, aí alguma coisa no seu coração de pássaro diz assim " eu queria tanto voar, mas isso e impossível e só mais uma invenção dos religiosos" eu prefiro o céu com as aves a gaiola do ateísmo
@@Jhonynhah Acreditar em Deus, na verdade pra maioria das pessoas, não tem nada haver com isso(apesar de eu entender a sua metáfora e compreender o que você quis dizer) mas acreditar em Deus ou ter fé é algo do tipo, passa longe disso, isso é só uma percepção que você tem da realidade do que é ser ateu, as vezes, não acreditar em Deus se torna até a perspectiva mais “confortável” pra ser ateu não precisa pensar muito, a grande maioria das pessoas que acreditam em Deus, acabam acreditando e optando por acreditar, por conta de outras perspetivas
Interessante o ponto de vista. Mas é bem agonizante imaginar que morreu acabou tudo. É meio que impossível conseguir imaginar o nada absoluto. Do mesmo jeito que parece surreal uma vida após a morte, também é surreal um nada após a morte.
Estava tentando ajudar uma amiga ontem, ela muito religiosa e eu ateu agnóstico. Ela dizia que ia deixar as coisas como eram, estava orando para que Deus a ajudasse e nada acontecia. E eu simplesmente disse que a mentalidade fatalista era ruim em muitos aspectos. De certa forma meu jeito de encarar a vida trás desconforto a ela pois não existe nada que me guie e por outro lado o ponto de vista dela me causa aflição pela perda da liberdade de pensar, ler e "fazer" o que eu quiser com os limites morais que acho bons e úteis.
Ótimo comentário! Existem coisas que precisam ser feitas pelas próprias mãos, Talvez dentro da crença dela existem outros parâmetros que ela pode não ter conhecido como o de pedir e não receber Pedir e esperar nem sempre é a melhor opção : )
Na minha opinião isso vai mais da personalidade e modo de pensar da pessoa do que pela crença. Sou cristã e não me vejo tendo o mesmo comportamento da sua amiga. Aliás não consigo entender os cristãos que acham que "entregar para Deus" significa deixar tudo como está e não tomar nenhuma atitude, mesmo quando vc tem essa possiblidade.
Gabrielle Pontmercy Entendo perfeitamente, realmente a forma de pensamento dela é muito diferente até mesmo da minha família que é católica. Gostaria que ela tivesse essa percepção de poder interferir no mundo. Acho realmente não tem haver com crença em Deus, mas sim com a filosofia e educação que ela teve da família dela.
@@Jeeporto123 Tu é otário, na vdd todo ateu é otario. Ateu quando um parente morre, quer ser enterrado como cristão. Vai entender a infantilidade de gente como vc.
O preconceito é foda. As pessoas na maioria, não gostam de ateus. Uma vez disse a uma antiga namorada que eu sou ateu, ela surtou, quase teve um colapso 😂
Viver é um privilégio, morrer é apenas não utilizar dele. Essa foi a única forma de eu colocar na minha cabeça que eu tenho que aceitar a realidade como ela é
@@anonimo-rk5km Como não? Se pensarmos na vida sem que ela tenha sentido, ela simplesmente não tem valor algum. Nascemos, crescemos, vivemos e morremos. Ela não é obra do acaso. Não estamos aqui por uma mera explosão que ocasionou tudo o que há no mundo. Tem um motivo maior para estarmos aqui, um alguém que nos colocou neste mundo e o fez como é. Entendo seu ponto. Respeito sua ideia e a de outrem sobre a vida não necessariamente precisar ter um sentido dado por nós, mas não o dar é pura ignorância.
Cada um busca a orientação que mais lhe convém e que cabe em sua realidade! Eu escolho a compreensão de que existe uma pequena verdade em cada discurso e, a mim reservo o direito de experimentar novas possibilidades!
No meu entendimento, o ateu quando conquista, é mérito dele, quando algo dá errado, não pode dividir ou transferir a culpa para um ser divino, nem obter o perdão para amenizar seu sofrimento.
Dá pra ver que nem meamo quem se diz ateu, entende o que é ser ateu. As pessoas não tem conhecimento de nada e dizem acreditar ou não. Acreditar ou não em que?? Que conhecimento você realmente teve para dizer que é assim ou assado?
Em tese não pode transferir a culpa, pois qualquer pessoa independente da fé ou ausência dela, pode transferir a responsabilidade de seus atos ao externo (pessoas, circunstâncias, contexto social e econômico).
Hoje sou ateia, faz dois anos que embarquei na jornada de me conhecer direito e questionar ascoisas à minha volta que eu via que deeria questionar. Desde minha infância estive no cristianismo. Na minha experiência, nao era uma boa ideia ficar questionando as coisasce Deus ou a existecia dele, mas eu entendi que nao era um problema. Eu acreditava muito que nao podeia ser feliz se nao acreditasse, ou que jamais viveria bem. Bom, joje eu ja digo ao contrario. É a minha experiência. A fé é para quem precisa dela. Se vc precisa, que bom, se nao precisa, que bom também. Gostei muito dessa abordagem do Pondé👏👏👏
Otima explicaçaõ somos totalmente plenos em Cristo , estamos cheios de Deus e detale "a terra também está cheia de Deus e de sua gloria ,isaias 6.3 " Deus abençõe 🖐🙌🌻🌺
Acredito em Deus e na continuidade da vida transcendental. Gosto de ouvir Pondé, e ao contrário do pensamento da ruindade da continuidade da vida, da questão fadigante, a Bíblia declara que a dimensão será de pleno gozo e Paz! Embora, reclamamos da vida aqui, com todos os males, ninguém deseja morrer. Apesar de tudo, momentos felizes existem, e não gostamos de sair deles, então uma eternidade de plena alegria seria bem vinda.
Pondé, pegando como ponto de partida essa sua última frase, de que estar sempre vivo pode ser cansativo, é possível que as pessoas que desejam o suicídio tenham de alguma maneira se cansado da vida? Que talvez não seja uma depressão profunda, mas estar cansado mesmo disto tudo mesmo? Obrigada desde já! Acompanho todos os seus vídeos. São ótimos!
Pondé, no ponto de vida cristão, quando falamos de eternidade, é algo que transcende a natureza carnal humana, vai além das nossas limitações e cansaços dessa vida. Não é palpável e nem possível de ser explicado. Nós tentamos compreender segundo a nossa visão limitada, mas a única maneira de enxergar além e sentir é mediante a fé.
Faz sentido o que o Pondé falou se levamos em consideração que só podemos falar daquilo que a nossa mente alcança e que a experiência nos ensina. Como bem disse Rubem Alves certa vez, quem gostaria de ler um livro que não acaba nunca, um filme ou um beijo que não tem fim? Ninguém. Se soubermos que o livro não tem fim a gente nem começa a leitura rsrs. Ele faz esse paralelo com a vida. Mas como eu afirmei no início, só podemos falar acerca da realidade percebida por nossa mente extremamente limitada.
O problema da visão dele é que ele supõe que a consciência do morto é idêntica ao do vivo. E nisso a simbologia religiosa é clara, vida eterna não significa que é sem fim, significa que é fora do tempo. O espírito está fora do tempo, assim como Deus.
Exatamente ...muito bom, as pessoas se associam nas crenças e e doutrinas sobre tudo para se sentirem seguras , protegidas, entendidas , seguras, etc!!! uma busca permanente não só por respostas mas por respostas que lhes de um sentido de coadunar com a realidade que escolheram !!!! já nós ateu...
Sou cristã ( aceitei a Jesus...só que acredito que tem ateu que vive melhor que certos crentes por aí...quanto a eternidade...não é essa vida que estamos levando, a Bíblia nos relata que é em corpo glorificado...sem absolutamente nada dessa vida terrena)...amém! Creio nisso.Obrigada!
sou cristão de nascimento e sempre me senti livre para fazer o que a lei determina, mais não posso dirigir sem habilitação fura o sinal a lei brasileira proíbe um monte de coisas
A verdade é que eu nunca tive fé e tão pouco senti, das vezes que me aproximei de Deus ( tentei) foi motivada pelo desespero. Se entregar a essa fé sempre foi uma confusão em minha mente, hoje estou convencida que se Deus existe Ele tem seus favoritos.
Eu tenho tanta inveja, raiva e pena de todos que se agarram a crenças. Eu acho todo mundo assim tão covarde. Eu acho tudo cansativo, parece tudo uma repetição. Como vocês fazem? Você se contentam com poucos momentos de prazer, de um mundo ilusório quase sempre? O que move? O amor? Tanta gente escrota, são tão poucos que parecem mesmo especiais e tudo para nada. Eu não consigo controlar tanto os pensamentos. As pessoas se blindam muito mas é sempre uma ilusão. Um bando de robô que prefere viver no mundo de ilusões para suportar.
Os ateus tendem á ser mais atentos aos detalhes da vida, já que não acreditam na vida após a morte, mas o crente me faz lembrar uma ostra que só produz a perola através de sofrimento.
@@leidianecarvalho9160 Isso vai depender da visão de mundo de cada ateu. Com certeza ele não culparia nenhuma Divindade pelo simples fato de não crer kkk.
Pondé, se pudesse fazer um vídeo do "por que?" em paises nordicos(Suécia, Finlândia, Noruega, Islândia e dinamarca) o número de ateus é tão grande. Lembrando que são os países que segundo pesquisas possuem o maior índice de felicidade, menor número de suicídios e se destacam por terem um governo honesto. Seria um bom tema de vídeo, ainda mais vindo de você.
Ainda ontem falei sobre isso , o cristianismo foi imposto no mundo nos tempos medievais, ou o povo se convertia ou morria , não havia nem como escolher ! Atualmente, Europa , países nórdicos , ou seja países mais evoluídos , primeiro mundo , e que sentem e SABEM que já não são obrigados a crer ou fingir que creem , tem se vindo a libertar dessa obrigação de acreditar em Deus e numa salvação etc , as pessoas nascem vivem e morrem sem essa necessidade de acreditar que há algo superior , que tem de se reunir num local para buscar a salvação sabe se lá do que ! Ao passo que países de terceiro mundo , América do Sul principalmente, onde o povo parece que vive em uma bolha , são o povo mais religioso ainda hoje , todo mundo acredita que tem de acreditar … é estranho , como no mundo pode existir povos tão evoluídos e povos ainda tão atrasados .
@@camilasantana6026 conheço a Noruega e os outros países escandinavos, tenho amigos noruegueses e afirmo que não são depressivos, talvez essa tenha sido a impressão da sua amiga porque eles não são palhaços alegrinhos infantis, como alguns outros povos.
É natural de países com climas frios a depressão, logo pesquisas que medem algo tão subjetivo como a felicidade, não seria algo muito confiável. Peguemos o Brasil por exemplo, você encontrará pessoas muito felizes vivendo em comunidades com extrema violência, tráfico e falta de infraestrutura e pessoas depressivas morando em Alphaville. É muito relativo! Em relação a riqueza, souberam aproveitar bem os recursos naturais e investimentos em educação e tecnologia, e junto com a cultura da honestidade temos aí um bom caminho ao progresso. Por fim, falando de prosperidade e riqueza temos os Estados Unidos, um país extremamente protestante, em que a crença em Deus e a religiosidade não o impediram de ser a maior economia mundial. Lembrando que os pais fundadores desta nação eram cristãos, cuja crença, influenciou a constituição e outras áreas importantes ao progresso. Então penso que os altos índices de felicidade, que como disse é subjetivo, não estaria ligado a falta de crença em um deus ou religião, mas no alto grau de bem-estar promovido pelo bom uso dos recursos naturais, negócios e riqueza gerada. Por fim, você verá pessoas felizes e depressivas em todos os ambientes, seja no trabalho, na religião, nas artes, na academia, na política, entre crentes e ateus. E está mais relacionado com a sua capacidade psicológica e biológica de se relacionar com o seu meio, com a abundância e desafios, do que meramente com a crença em deus.
Como sempre, admiro sua narrativa analítica, posicionado como observador, sem levar conceitos pessoais para o debate. Parabéns Professor!! Dentro desta visão, acredito que estejam os crentes em religião, não em Deus como é apresentado na bíblia, pois não há referência de bem ou de mal, mas de justiça e cumprimento de palavra para com o homem. Os crentes de hoje, são na maioria movidos a resultados, o que explica esta alienação com relação a Deus, pois Ele não segue a lógica humana, nem tem justiça segundo o que achamos que é. Acredito que o verdadeiro cristão, não precisa de religião para crer em Deus, pois recebe do próprio Deus uma revelação para sua vida, sendo que estes são cada vez mais escassos em dias de hoje.
Verdade Luiz, deve ser muito chato ter uma vida considerada eterna, sempre haver um recomeço e sempre estar consciente aqui ou em outro mundo, pois o sentido da vida é a morte. É ela, que nos faz querer ser melhor a cada dia e também não perder tempo!!!!!
Sou ateu, mas a ideia d vida apos a morte e ser eterno é bom no conceito teista, pois na "outra vida" estaremos livres dos problemas e viveremos numa paz eterna que a vida carnal nao nos dá. Essa sensação de dor, cansaço, angústia, medo nao existiria na vida apos a morte - apenas no livro Entre 4 Paredes q a eternidade é como Pondé falou.
Quando me perguntam: -Você é áteu, e quando morrer vai para onde? -Morreu acabou. Você quer ir aonde? -Não consigo imaginar!? -Você se lembra antes de ter nascido? -Não. -Poise, é assim.
Luiz pondé, viver eternamente na visão espiritual das religiões cristãs não é como viver eternamente aqui neste mundo, viver eternamente aqui neste mundo deve ser um saco mesmo, mas lá no Reino dos Céus que a realidade é totalmente diferente dessa aqui viver eternamente deve ser um privilégio prazeroso, por não haver cansaço, nem sofrimento, nem preocupações, nem estereótipos de qualquer tipo, nem injustiça, etc...
“Não confie na compaixão; prefira a dignidade para você e para os outros. Não tema ser considerado arrogante ou egoísta. Olhe todos os experts como se eles fossem mamíferos. Nunca seja um espectador da injustiça e da estupidez. Procure o debate e a discussão por eles mesmos; o túmulo fornecerá muito tempo para o silêncio.” Christopher Hitchens O ateísmo foi uma das melhores coisas que me aconteceu.
Luc Anderssen "O ateísmo foi a melhor coisa que já me aconteceu", claro. Até vim Craig e desiludir essa "fé cega" e sem luz. O "Ateísmo é um conto de fadas para pessoas que tem medo da luz" - John Lennox
Uma coisa que sempre vejo o pondé falar e que muito crente e descrente não entende é de que é muito facil ser ateu, quando ele diz isso ele quer dizer que você é ou não é, eu mesmo me defini ateu com 12 anos de idade, sim muito novo, me defini com essa idade porque antes não conhecia a palavra "ateu", tanto que por muito tempo quando falava que era ateu muita gente não sabia o que era isso, resumindo sempre fui ateu desde que me conheço por gente nunca tive crenças em divindades só depois descobri que tinha uma definição pra isso.
A humanidades! Sempre irá procura confortos + além....o invisível !+ é viável ter reposta para continuação! Do que uma realidade cheia de abstenção .70 anos é pouco na visão de que, algumas espécies, vivem mais do seres humanos. Um espírito imortal + para baluarte humano do ego.
Interessante o Pondé no fim do vídeo tocar na questão de vida eterna, porque exatamente este era meu maior medo na infância: a eternidade. Vindo de contexto protestante, essa crença sempre fez parte do meu imaginário, e por causa dela, tive alguns ataques de pânico ao imaginar que após a morte, a vida NUNCA acabaria. Conhecendo mais da Bíblia, algumas passagens têm mudado minha perspectiva sobre a eternidade, e sinceramente ainda tenho pensado muito no assunto. O que mais tem me acompanhado são trechos que declaram que Deus é totalmente aberto e confiável. Em 1 João 3: 2, diz que "...seremos semelhantes a Ele, pois o veremos como Ele é". E em 1 Coríntios 13: 12 é dito que "... Hoje, conheço em parte; então conhecerei perfeitamente, da mesma maneira como sou plenamente conhecido." A princípio, parece não ter conexão uma coisa com a outra, mas, pelo menos no meu caso, o medo da eternidade estava intimamente ligado a minha dúvida se Deus seria alguém confiável. E isto se confirmado não só por Jesus na cruz em nosso lugar (sendo esta a maior prova de sua confiabilidade), mas pelo que Ele nos promete após a morte.
quando eu era mais novo e mais religioso do que crente, eu não pensava muito por mim mesmo e cria mais no que os outros diziam: meus pais e os pastores.. eu tinha nessa época sim um certo receio pela vida após a morte. eu imaginava o céu como um grande pátio onde todo mundo vestido de branco passava toda a eternidade de joelhos adorando a Deus sem parar. então fui para o seminário e aprendi a pensar por conta própria. e me apaixonei ainda mais pela fé cristã. hoje eu sei que a vida eterna é bem diferente do que o Pondé disse. respeito muito ele e admiro muito. é prazeroso ouvir ele falar. mas discordo nesse ponto específico. eu hoje vejo a vida eterna como a coisa mais maravilhosa que poderia existir no universo. a única coisa digamos "ruim" é saber que nem todos irão desfrutar disso. então se existe em mim hoje algum temor ou medo da morte e do pós-vida é de eu não mais poder compartilhar com todo mundo a maravilhosa concepção da vida eterna. em pensar que tudo vai se acabar para mim quando eu morrer. mas para outros o sofrimento continuará... então fico nessa tensão, entre querer ir logo pra lá e ao mesmo tempo queria viver mais tempo aqui.
Penso que Deus é um projeto futuro, que ainda vai existir ao passo em que a humanidade evolua e se torne equilibrada em conhecimento e oportunidade. Todos então serão uma só "energia"
Pondé é o primeiro Ateu que fala coisas com sentido, porque a maioria dos ateus eh revoltz com a vida, sendo cristão sempre aprendo algo com esse mestre.
Pondé, você fala muito na questão do Bem, acho que vale um vídeo sobre "O que é o bem?" ou um vídeo sobre a célebre frase "O bem sempre vence no final" que acho muito complexa do ponto de vista filosófico. Grande abraço Pondé!
Não há uma relação lógica entre o sr colocar a foto de uma garota com a minha pergunta. Uma vez que o teu ato precede o meu questionamento. Quer justificar uma ação a posteriori contrapondo uma ação a priori? O sr deveria está em uma casa de reabilitação.
Cara, eu não quero ser engraçado e nem politizar nenhum discurso, só quero saber pq um suposto cara que supostamente se chama "Carlos Almir" coloca a foto de uma garota no avatar. Será que o meu questionamento foi tão complexo assim?
Depois de tantas coisas experiências religiosas e vendo como funciona os mecanismos ...me tornei ateu ...fiz um acordo co. a vida vivendo a minha própria vida ...
Pode parecer estranho, mas quando a vida tem um fim você acaba atribuindo mais valor à ela. Ela fica mais valorizada do que a vida eterna, ela deixa de ser banal. Além de ser muito cansativo viver para sempre, você acaba por pensar: "Por que aproveitar esse dia?" "O que ele tem de mais especial do que o outro?" Esse é só mais outro dia da minha eternidade!". Enquanto que, quando você acredita que o tempo é recurso escasso e finito, você tende a não desperdiça-lo com coisas fúteis. Salvo exceções, como: ateus e descrente com depressão e etc...
Porque associam DEPRESSÃO com RELIGIÃO? Duas cousas que não se tocam. Qualquer ser humano pode ter depressão, desde um ateu a Moisés, e Elias, que pediram para morrer. O cérebro tem estímulos e substâncias balanceados, tire este equilíbrio e eis a depressão
discordo. tem mt religioso e mt crente que dá muito valor as coisas daqui. a vida pra mim não é banal por eu crer na vida eterna. isso é uma percepção muito equivocada da sua parte. eu não desperdiço tempo com coisas fúteis principalmente por crer na vida eterna.
Acredito que a maior maldição que possa existir é a eternidade, ainda mais em um lugar supostamente perfeito. Deve ser algo extremamente entediante e sem sentido. A morte é necessária, ela é o fim de uma história, de uma aventura. É ela que dá sentido à todas as fases da vida, nos faz levantar todos os dias e nos estimula a construir nossos projetos. Sem ela, só restaria a procrastinação absoluta. Não me interessa um além vida, tudo o que eu quero é consumir a vida que eu tenho aqui e agora.
" Morrice ", no contexto do Cristianismo (não sei quanto às outras religiões), quem alcançar a vida eterna no paraíso será a ela "adaptado", deixando de existir o tédio, a falta de sentido, a desilusão característicos da vida humana presente..
Eu, como Ateu, acredito que nós aproveitamos muito mais a vida do que os religiosos porque, ao termos consciência da finitude da existência , vivemos nossas vidas mais intensamente e focados no presente, já o crente vive a vida preocupado em não ir pro inferno e troca a certeza da vida pela incerteza de "um algo a mais" após a morte.
Sou ateu também, mas acho que isso não tem nada a ver. A qualidade de vida da pessoa é muito mais determinada pelos hábitos de vida que ela cultiva do que por possuir ou não uma crença religiosa. O ateísmo e a religião ocupam um papel secundário nessa conta, as atitudes vêm em primeiro plano (relações interpessoais em geral, amizade, amor, emprego, família, humor, proatividade, etc). Não estou levando em consideração os fanáticos, talvez para eles a conta seja diferente, rs
As crenças determinam os seus hábitos, os hábitos determinam a qualidade de vida. Quer mudar sua vida? Mude suas crenças. Tenho preocupações sim, só que ao invés de jogar a responsabilidade de resolver minhas dores pra alá (ou será que é acá? ou aqui? ou ali?) eu resolvo os meu problemas na medida do possível.
Lucas Simões, para a sua hipótese funcionar você, necessariamente, tem que considerar pessoas fanáticas, ou seja, aquelas que dão um peso muito grande para a crença/não crença para que realmente isso tenha um peso impactante na vida delas. A maioria dos religiosos não é assim, pois, embora tenham a sua crença, acreditam sim que são responsáveis por seus problemas e lutam para resolve-los, tomam atitudes. Nesse sentido, a maioria deles tem essa mesma visão sua sobre a vida, de ter que batalhar para conseguir e resolver as coisas.
Ser Ateu não é convencimento e sim conhecimento…. Um abraço forte em todos os Ateus,que vivem a verdadeira realidade da vida,assumindo seus erros e melhorando a cada dia como ser humano…❤
Eu só sei de uma coisa. É MUITO BOM SER ATEU. É ser livre para fazer da sua vida o que bem entender, sem preocupação de que um pseudo deus está te olhando para posterior punição. É fazer o que bem entender sem necessidade de aprovação de irmão religiosos. É não se dobrar a nenhum guia espiritual. É viver a liberdade.
Ailton Silva sim, o problema é q os religiosos atribuem essa liberdade de atos a um ideal de imoralidade. Deduzem que pelo ateu ter tal liberdade, irá estuprar, matar e roubar sem culpa. Os religiosos se assumem dessa forma como cães acorrentados à moral que é imposta sobre eles.
Ailton Silva , sem dúvida, a vida presente é muito melhor para o ateu do que para um religioso.. mas a questão é outra: se realmente existirem castigo (para o ateu) e recompensa (para religioso) eternos, a vida no contexto mais amplo (presente + futura) do religioso será melhor do que a do ateu; ou seja, a coisa se inverte..
Rodrigo Peruchi se existe deus e ele for justo, e se existir ALGO após a morte (ou seria algo após a vida?) e se em algum momento se pagará pelos atos da vida passada, será melhor para aqueles que nesta vida FEZ o bem, independendo das crenças. Não para aqueles hipócritas que falam uma coisa e fazem outras ou que fez o "bem" esperando recompensa ou com medo de ir para o inferno. É aquele velho ditado: Vc é melhor pelo que FAZ e não pelo que acredita. Além do mais os religiosos podem estar seguindo o deus errado, visto que foram criados milhares deles por aí.
Ailton Silva, um eventual julgamento pós-morte terá como base o "bem" conforme o critério do julgador, e para este a adesão a uma certa religião (ou a qualquer religião) talvez seja mais importante do que fazer o que os humanos chamam de "bem"..
Ailton Silva, "Vc é melhor pelo que FAZ e não pelo que acredita." Certamente o acreditar só tem valor se levar a fazer o que é certo.. mas essa é a nossa opinião de humanos e pode não ser a de um deus julgador.. e tomando o exemplo mais próximo dos brasileiros, pela Bíblia acreditar é mais importante do que fazer..
Pesquisei aqui e no primeiro vídeo já me pareceu uma versão relativizada de teologias como a Teologia da Libertação. Basicamente "Deus é tudo" e nada ao mesmo tempo. Parece bonito mas se você prestar atenção, não tem diferença de ateísmo. Não sou nenhum teólogo e sou agnóstico. Mas acho que é bem horrível essa subjetividade do conceito de Deus.
Eu vejo que o intuito das religiões é dar um conforto espiritual para os que temem a morte pois estão muito apegados a esse mundo material e isso aflige a sua existência, quando a morte é apenas uma consequência da vida não há o que temer, eu adquiri uma paz interior quanto abandonei o medo de prestar contas a um ser supremo, minha existência ou não pouco importa apenas existo agora daqui a pouco não mais, simples assim.
Após ler alguns livros do Camus, creio que ajuda a ter uma visão/postura mais positiva, no sentido de viver a vida mais presentemente e aceitar aquilo que não podemos resolver. Mas...cada um é cada um e eu respeito que, esse cada um, busque aquilo que pode tornar a sua existência mais confortável e deixar sua vida menos miserável.
Victor Edson Por exemplo, uma criança nasce com uma doença, ou uma pessoa desenvolve um cancer quando jovem, a resposta religiosa pra isso é que faz parte de um plano de deus pra você. Na minha visao esse conformismo impede que se busque explicacoes na ciencia entende ? Isso perpetua a ignorancia na minha visao.
Túlio Nicolas não não. Nós cristãos não somos impedidos de procuramos médico não. Muito pelo contrário, somos incentivados a buscar a Medicina. O nosso "conformismo" se dá quando os médicos fazem de tudo para salvar tal vida , e no final nos dizem que é so um milagre tal pessoa passar mais do que 24 vivo. Aí sim começamos a imaginar que faz parte dos planos do Senhor fazer uma obra de milagre ou recolher aquela pessoa do leito.
Mariana Rufino Mariana, pessoas mais esclarecidas como você e oa demais que estao aqui eu concordo que vao aos medicos e tals, eu digo pessoas onde o poder publica nao chega. Essas pessoas que nao contam com informacao acreditam que a miseria da vida delas "é porque deus quis" e isso na minha visao gera uma sensacao de incapacidade de sair de tal situacao, tanto economica quanto social,mas eu entendi seu ponto de vista
Tenho motivos para acreditar em Deus e como dizia C S Lewis acreditar ( diferente da crença dos ateus ) implica em ter realmente muito mais a preocupar a mente e a alma pois como disse um pensador que respeito muito: “ A alma sabe mais do que deve, mas nunca vai saber tudo que precisa. Abração Pondé!
Realmente, seria um tédio ter vida eterna. Sou mais adepta da idéia que somos seres limitados e que, depois da morte nada mais existe. Não existe nenhum ser com um destino pré-determinado.
Farla Veloso duvido vc pensar assim quando estiver para morrer. Ninguém quer morrer. A vida prometida por Deus não é a vida que conhecemos, simples assim.
Farla Veloso Não é chato não moça, a vida eterna é estar com Deus e não morto eternamente. Olha, não quero mudar sua visão de nada, mas se tem uma coisa que está ardendo no inferno ( em sentido metafórico) é o "não".
Tá aí uma excelente explicação, pra mim o melhor da vida é a própria vida, Jesus disse eu sou o caminho a verdade e a vida, um ateu está tão distante que se sente cansado de viver, não vê e não quer... E acreditar no que um ateu acredita precisa de mais fé do que um teísta eu fico admirado...
@• ЯεlιgιασÐεMεяdα • as pessoas usam deus como papai Noel ou caixa eletrônico,se tiver na merda é só rezar,se fosse amor de verdade ninguém ficaria pedido coisas e esperando entrar no paraíso.
@@adrianogigabike sim então vcs teriam que ficar felizes quando morrem ..deviam ficar loucos pra morrer logo.. não se lamentar... afinal vcs estarão com Deus...
@@giselecandida8138 a vida é dom de Deus então você está parcialmente correta, vivemos e morremos no Senhor, e após essa vida outra vida, não há tristeza mas sim conforto, o homem não foi criado para morrer, pois Deus é a vida.
Adorei quando o Ponde falou " quem disser que sabe é mentiroso". Preciso 😁😁😁 Acredito e desacredito em muita coisa. Mas como as vezes não sei sequer o nome próprio delas, prefiro não opinar. Hoje aprendi um pouco mais o que significa. ATEU. Já foi o tempo em que me cansava tentando convencer as pessoas sobre o que realmente acredito. Hoje nem pensar. Bacana é o Ponde, que passa seu conhecimento pra gente. Ajuda muito a organizar minha bagunça pensante. 🐣✌️️❤️🌹 muito obrigada. Tudo de bom em compartilhar conhecimento. 🙏
Engraçado que eu nunca senti isso. Eu tenho sentido na minha vida, não precisa ser algo místico ou divino, ou ser parte de algo maior. Tenho meus objetivos na vida como qualquer um, quero uma forma de ganhar, alguém pra amar, e amigos que eu possa confiar e me divertir com eles.
@@ErickGarcia-qs2yh isso acontece pois você aceita ou simplesmente nunca parou pra refletir na falta de sentido, o ateísmo tira totalmente o encantamento pelo mundo, não há beleza no acaso, não há beleza na consciência com ela sendo fruto do acaso, todo o prazer que sentimos durante a vida fica praticamente impossível de não racionalizarmos, ou são para permanecermos vivos ou para reproduzirmos
@@pedrinc4307 realmente eu não vejo beleza no acaso. Na vdd acho ele muito sarcástico, irônico e por vezes tem um caráter de deboche. Tipo a pessoa ser super boa e honesta, mas q só se foder na vida. Em relação aos prazeres q vc comentou, acho que não é simplesmente pra permanecer vivo, e sim pra se sentir vivo.
Para mim independente se tivesse um "depois da morte" não mudaria em nada o agora. Você ainda vai gostar e querer as mesmas coisas, vai ter os mesmos sonhos na vida e objetivos. Acho engraçado Até, pessoas muito preocupadas com isso e deixando que isso as afete. Pensar nisso é que não tem sentido.
Interessante, "se uma hora não acabar... é muito cansativo" Viver é Cansativo? Acredito que, mesmo aqueles que desejam a morte, escolheriam se arriscam em uma nova experiência, caso fosse possível...
Paulo Henrique o problema é que grande parte do impulso por continuar vivendo não é racional, e sim puro instinto de sobrevivência que é algo inato. Se não houvesse este instinto será msm q mts continuariam a viver após analisar racionalmente a existência?
O que te garante, que o contrato é racional? Está certo sobre instituto natural do "medo da morte". Más e o medo "amedrontador" da hipótese de sobrevivência de "outra coisa" extra "secreção cerebral". Racional ou Medo? "A vida sem dá um jeito...?". O micro cosmo e o macro Cosmo, duas evidentes realidades diferentes, particula ou onda? Quem está olhando para o gato dentro da caixa? A consciência viva ou morta? Consciência viva integralmente ou fragmentada? ..etc. Não racionalidade que encerre estas questões, ao menos por enquanto. Abs👍🏽
rodrigohermontabbes - Existe algo mais triste do que viver sem propósito algum, ter uma vida sem sentido, como soi acontecer com os ateus? A filosofia e a psicologia (psicanálise tb) chamam isso de angústia: sentimento de falta de controle sobre coisas que a gente queria controlar. No mundo moderno, angústia é o sentimento de estar perdido. Tudo isto faz parte do universo da vida dos ateus. porque a base de sustentação de uma mente saudável é o sentido e sem sentido do futuro fica vazio, o oco, o desespero, o caos... Tanto que os que adentram neste espaço de comentários parecem estar entrando numa sala cheia de trevas, todo mundo só fala em enfado da vida, querer que ela acabe logo, tédio para com a vida... são trevas puras. quando a gente entra nesse canal sente que está entrando em trevas. Pode crer. Triste de você, amigo! Creia em Deus para livrar-se dessa angústia (a palavra mais presente no discurso freudiano; no lacaniano também).
Alexandre Francisco - Temor e amor não são excludentes entre si. Ambos podem conviver harmonicamente em um indivíduo, tendo a mesma pessoa no outro polo de um relacionamento. Modernamente, é que se criou um modismo de que a relação com os nossos pais deve ser apenas de amor. Todavia, desde que o mundo é mundo sempre conviveram pacificamente amor e temor pelos pais. Dona Canô, mãe do Caetano Veloso, em uma entrevista (é possível localizá-la na internet) afirmou que o pai do Caetano não precisava nem bater nos seus filhos: bastava “aquele olhar” e os filhos “morriam” de medo. Agora pergunte a eles se não amavam também o pai. Pois é, a geração que não teme os pais, que é só mimo e amor, faz o que quer. Desafiam até autoridades e o Poder Público. Se arrogam os donos da verdade. Outro dia, vi num noticiário de televisão que uns jovens, “filhinhos de papai”, faziam racha em Brasília (DF) e, ao serem entrevistados, lhes foi perguntado se não se envergonhavam de fazer aquilo e que o valor das multas era muito elevado. Simplesmente responderam: (fala de um deles) “meu pai tem muito dinheiro. Ele paga as multas todas e eu volto a fazer racha.” Você deve ser dessa geração “millennial”. Nunca vai entender isso.
Sentido, significado. Recebemos e percebemos as coisas e interpretamos de varias perspectivas diferentes. Várias ideias formam uma visão da realidade coerente ou incoerente, caos ou cosmos.
Ser ateu é ter coragem de assumir tudo na vida. E saber que está sozinho. Que estamos aqui jogados num plano sem começo e sem fim. Na metáfora de Camus. O mito de Sisifo. Abraço!
Exato
Acreditar em Deus e você como um pássaro lançar se com as asas abertas em um abismo e ver que em baixo de você não tem nada, não existe nada que possa se firmar, aí você tem que se contentar com um mundo de não respostas, aí o que muitos pássaros preferem? A gaiola, porque e lá que moram todas as certezas, lá a comida e certa o chão e firme e você não precisa enfrentar o abismo, aí alguma coisa no seu coração de pássaro diz assim " eu queria tanto voar, mas isso e impossível e só mais uma invenção dos religiosos" eu prefiro o céu com as aves a gaiola do ateísmo
Tbm penso assim.
Se eu não fosse católico, eu seria ateu
@@Jhonynhah Acreditar em Deus, na verdade pra maioria das pessoas, não tem nada haver com isso(apesar de eu entender a sua metáfora e compreender o que você quis dizer) mas acreditar em Deus ou ter fé é algo do tipo, passa longe disso, isso é só uma percepção que você tem da realidade do que é ser ateu, as vezes, não acreditar em Deus se torna até a perspectiva mais “confortável” pra ser ateu não precisa pensar muito, a grande maioria das pessoas que acreditam em Deus, acabam acreditando e optando por acreditar, por conta de outras perspetivas
"O mundo tem prazer em maltratar pessoas que querem ter uma vida razoavelmente virtuosa."
Interessante o ponto de vista. Mas é bem agonizante imaginar que morreu acabou tudo. É meio que impossível conseguir imaginar o nada absoluto. Do mesmo jeito que parece surreal uma vida após a morte, também é surreal um nada após a morte.
@gorgonoid concordo.
Tenho certeza que após a morte você não terá mais essa dúvida. rs
Tá ligado quando tu tá com muito sono e deita na cama
E sem se imaginar quando, tu dorme?
Pse é igualzinho
pode ser mais confortavel acreditar em vida apos a morte, so que nao e' a realidade.
@@giuseppe5397 engraçado só gente que 'nunca morreu' falando desses assuntos.
Estava tentando ajudar uma amiga ontem, ela muito religiosa e eu ateu agnóstico. Ela dizia que ia deixar as coisas como eram, estava orando para que Deus a ajudasse e nada acontecia. E eu simplesmente disse que a mentalidade fatalista era ruim em muitos aspectos. De certa forma meu jeito de encarar a vida trás desconforto a ela pois não existe nada que me guie e por outro lado o ponto de vista dela me causa aflição pela perda da liberdade de pensar, ler e "fazer" o que eu quiser com os limites morais que acho bons e úteis.
Ótimo comentário!
Existem coisas que precisam ser feitas pelas próprias mãos,
Talvez dentro da crença dela existem outros parâmetros que ela pode não ter conhecido como o de pedir e não receber
Pedir e esperar nem sempre é a melhor opção : )
Na minha opinião isso vai mais da personalidade e modo de pensar da pessoa do que pela crença. Sou cristã e não me vejo tendo o mesmo comportamento da sua amiga. Aliás não consigo entender os cristãos que acham que "entregar para Deus" significa deixar tudo como está e não tomar nenhuma atitude, mesmo quando vc tem essa possiblidade.
Gabrielle Pontmercy Entendo perfeitamente, realmente a forma de pensamento dela é muito diferente até mesmo da minha família que é católica. Gostaria que ela tivesse essa percepção de poder interferir no mundo. Acho realmente não tem haver com crença em Deus, mas sim com a filosofia e educação que ela teve da família dela.
# NOTHING IS TRUE ! Exato, independe de crenças não podemos ficar parados.
Não existe ateu agnóstico, ou é ateu ou é agnóstico .
"Porque uma hora se isso não acabar, fica muito cansativo"🤣🤣🤣🤣🤣
"A beleza da vida está na viajem não no destino!"
Sou evangélico a 18 anos, tenho uma enorme admiração pelo Pondé e acompanho-o seja através de suas literaturas, palestras e aquí no canal.
Legal. Mostra que vc não mistura as coisas.
Então procura sua corja e saia do nosso comentário para ateus. Ou vc não leu o que foi perguntado? Larga de ser intrometido. Kkkkkkk
@@Jeeporto123 Tu é otário, na vdd todo ateu é otario. Ateu quando um parente morre, quer ser enterrado como cristão. Vai entender a infantilidade de gente como vc.
@@Jeeporto123O Ponde é um Ateu de respeito. Você é só um frustradinho que se acha o espertão por ser Ateu.
Gostei muito da sua colocação. Raramente encontro alguem com o mesmo ponto de vista que eu. È super dificil ser ateu.
O preconceito é foda. As pessoas na maioria, não gostam de ateus. Uma vez disse a uma antiga namorada que eu sou ateu, ela surtou, quase teve um colapso 😂
Sou Cristão, mas amo ouvir o Pondé, ele respeitando as crenças das pessoas mesmo sendo ateu, te admiro muito!!!!
Viver é um privilégio, morrer é apenas não utilizar dele. Essa foi a única forma de eu colocar na minha cabeça que eu tenho que aceitar a realidade como ela é
o que tem de privilégio em viver sendo pobre num mundo medíocre desse?
@@vitorfalcao3519 Né? Por isso que a vida sem Deus não faz nenhum sentido (Pra mim, pelo menos...)
@@kevin_vr17 A vida não precisa necessariamente ter sentido, mas ok
@@anonimo-rk5km Como não? Se pensarmos na vida sem que ela tenha sentido, ela simplesmente não tem valor algum. Nascemos, crescemos, vivemos e morremos. Ela não é obra do acaso. Não estamos aqui por uma mera explosão que ocasionou tudo o que há no mundo. Tem um motivo maior para estarmos aqui, um alguém que nos colocou neste mundo e o fez como é.
Entendo seu ponto. Respeito sua ideia e a de outrem sobre a vida não necessariamente precisar ter um sentido dado por nós, mas não o dar é pura ignorância.
@@kevin_vr17 como eu disse ela não precisa ter, os seres humanos que dão sentido a ela seja criando algum deus ou algo do.tipo
Pondé o Sr. é muito estiloso.
Sou grande apreciador dos seus pensamentos. Agradeço por continuar a insistir em ensinar homens que tem medo de pensar.
Cada um busca a orientação que mais lhe convém e que cabe em sua realidade! Eu escolho a compreensão de que existe uma pequena verdade em cada discurso e, a mim reservo o direito de experimentar novas possibilidades!
No meu entendimento, o ateu quando conquista, é mérito dele, quando algo dá errado, não pode dividir ou transferir a culpa para um ser divino, nem obter o perdão para amenizar seu sofrimento.
Dá pra ver que nem meamo quem se diz ateu, entende o que é ser ateu. As pessoas não tem conhecimento de nada e dizem acreditar ou não. Acreditar ou não em que?? Que conhecimento você realmente teve para dizer que é assim ou assado?
Azar o dele
Como dizem ´´com a dor vem o beneficio´´
@@wilsonsantanapereira3487 ateu é pessoa sem fé e sem total sentimento sobre Deus, más tem raciocínio no mundo
Em tese não pode transferir a culpa, pois qualquer pessoa independente da fé ou ausência dela, pode transferir a responsabilidade de seus atos ao externo (pessoas, circunstâncias, contexto social e econômico).
Hoje sou ateia, faz dois anos que embarquei na jornada de me conhecer direito e questionar ascoisas à minha volta que eu via que deeria questionar. Desde minha infância estive no cristianismo. Na minha experiência, nao era uma boa ideia ficar questionando as coisasce Deus ou a existecia dele, mas eu entendi que nao era um problema. Eu acreditava muito que nao podeia ser feliz se nao acreditasse, ou que jamais viveria bem. Bom, joje eu ja digo ao contrario. É a minha experiência. A fé é para quem precisa dela. Se vc precisa, que bom, se nao precisa, que bom também. Gostei muito dessa abordagem do Pondé👏👏👏
Eu estou sofrendo muito nessa mudança, me Sentindo culpada com medo, estou estudando muito para me libertar desse medo.
Otima explicaçaõ somos totalmente plenos em Cristo , estamos cheios de Deus e detale "a terra também está cheia de Deus e de sua gloria ,isaias 6.3 " Deus abençõe 🖐🙌🌻🌺
Acredito em Deus e na continuidade da vida transcendental. Gosto de ouvir Pondé, e ao contrário do pensamento da ruindade da continuidade da vida, da questão fadigante, a Bíblia declara que a dimensão será de pleno gozo e Paz! Embora, reclamamos da vida aqui, com todos os males, ninguém deseja morrer. Apesar de tudo, momentos felizes existem, e não gostamos de sair deles, então uma eternidade de plena alegria seria bem vinda.
Pondé, pegando como ponto de partida essa sua última frase, de que estar sempre vivo pode ser cansativo, é possível que as pessoas que desejam o suicídio tenham de alguma maneira se cansado da vida? Que talvez não seja uma depressão profunda, mas estar cansado mesmo disto tudo mesmo? Obrigada desde já! Acompanho todos os seus vídeos. São ótimos!
Pondé, no ponto de vida cristão, quando falamos de eternidade, é algo que transcende a natureza carnal humana, vai além das nossas limitações e cansaços dessa vida. Não é palpável e nem possível de ser explicado. Nós tentamos compreender segundo a nossa visão limitada, mas a única maneira de enxergar além e sentir é mediante a fé.
A conclusão foi simplesmente perfeita!
Faz sentido o que o Pondé falou se levamos em consideração que só podemos falar daquilo que a nossa mente alcança e que a experiência nos ensina. Como bem disse Rubem Alves certa vez, quem gostaria de ler um livro que não acaba nunca, um filme ou um beijo que não tem fim? Ninguém. Se soubermos que o livro não tem fim a gente nem começa a leitura rsrs. Ele faz esse paralelo com a vida. Mas como eu afirmei no início, só podemos falar acerca da realidade percebida por nossa mente extremamente limitada.
O problema da visão dele é que ele supõe que a consciência do morto é idêntica ao do vivo. E nisso a simbologia religiosa é clara, vida eterna não significa que é sem fim, significa que é fora do tempo. O espírito está fora do tempo, assim como Deus.
Isso que é ter estilo.
Pondé... O descanso é um alívio pra alma.
Exatamente ...muito bom, as pessoas se associam nas crenças e e doutrinas sobre tudo para se sentirem seguras , protegidas, entendidas , seguras, etc!!! uma busca permanente não só por respostas mas por respostas que lhes de um sentido de coadunar com a realidade que escolheram !!!! já nós ateu...
Professor Luiz Felipe Pondé. Eu crente e é sempre um prazer te ver e te ouvir. Você é sempre muito sábio em tudo que fala.
“Deus é um combo” ahhhhhh ele é ótimo! Kkkk
Eu prefiro ser de Deus, amo meu senhor Jesus Cristo que deu a vida por mim, á ele a Glória!
Adoro o canal. Mas o áudio está ruim, pessoal. Bora investir num microfone lapela. Não é tão caro.
Sim, o audio está ruim e baixo!
E eu sempre pensando que eu não ouvia direito os vídeos do Pondé por causa do meu auto-falante
Eu tb.
Eu ajudo!
Tive que por o fone de ouvido! Audio horrível.
Sou cristã ( aceitei a Jesus...só que acredito que tem ateu que vive melhor que certos crentes por aí...quanto a eternidade...não é essa vida que estamos levando, a Bíblia nos relata que é em corpo glorificado...sem absolutamente nada dessa vida terrena)...amém! Creio nisso.Obrigada!
Gostei...sou agnóstico a uns 3 anos. Nunca fui tão livre na minha vida.
sou cristão de nascimento e sempre me senti livre para fazer o que a lei determina, mais não posso dirigir sem habilitação fura o sinal a lei brasileira proíbe um monte de coisas
A verdade é que eu nunca tive fé e tão pouco senti, das vezes que me aproximei de Deus ( tentei) foi motivada pelo desespero. Se entregar a essa fé sempre foi uma confusão em minha mente, hoje estou convencida que se Deus existe Ele tem seus favoritos.
A realidade é uma verdadeira loucura .
VERDADE
Sinto isso toda vez que acordo de manhã observo o mundo
Concordo
Sim por causa da loucura da falha de nois mesmo
Eu tenho tanta inveja, raiva e pena de todos que se agarram a crenças. Eu acho todo mundo assim tão covarde. Eu acho tudo cansativo, parece tudo uma repetição. Como vocês fazem? Você se contentam com poucos momentos de prazer, de um mundo ilusório quase sempre? O que move? O amor? Tanta gente escrota, são tão poucos que parecem mesmo especiais e tudo para nada. Eu não consigo controlar tanto os pensamentos. As pessoas se blindam muito mas é sempre uma ilusão. Um bando de robô que prefere viver no mundo de ilusões para suportar.
Os ateus tendem á ser mais atentos aos detalhes da vida, já que não acreditam na vida após a morte, mas o crente me faz lembrar uma ostra que só produz a perola através de sofrimento.
MAIS ou MAS ??
E o que ateu faz quando dá errado?
Atribui a culpa a alguma divindade?
@@leidianecarvalho9160 Isso vai depender da visão de mundo de cada ateu. Com certeza ele não culparia nenhuma Divindade pelo simples fato de não crer kkk.
@@shelbyblinders6996 os 2
@@j.gabriel1074 😂 me desculpe
Pondé, se pudesse fazer um vídeo do "por que?" em paises nordicos(Suécia, Finlândia, Noruega, Islândia e dinamarca) o número de ateus é tão grande. Lembrando que são os países que segundo pesquisas possuem o maior índice de felicidade, menor número de suicídios e se destacam por terem um governo honesto. Seria um bom tema de vídeo, ainda mais vindo de você.
Semana passada acabei de estar com uma amiga que disse que morou na Noruega e disse que a maioria é depressivo
Ainda ontem falei sobre isso , o cristianismo foi imposto no mundo nos tempos medievais, ou o povo se convertia ou morria , não havia nem como escolher !
Atualmente, Europa , países nórdicos , ou seja países mais evoluídos , primeiro mundo , e que sentem e SABEM que já não são obrigados a crer ou fingir que creem , tem se vindo a libertar dessa obrigação de acreditar em Deus e numa salvação etc , as pessoas nascem vivem e morrem sem essa necessidade de acreditar que há algo superior , que tem de se reunir num local para buscar a salvação sabe se lá do que !
Ao passo que países de terceiro mundo , América do Sul principalmente, onde o povo parece que vive em uma bolha , são o povo mais religioso ainda hoje , todo mundo acredita que tem de acreditar … é estranho , como no mundo pode existir povos tão evoluídos e povos ainda tão atrasados .
@@camilasantana6026 São depressivos por causa do clima . E em paises ricos de primeiro mundo q tem a maior taxa de riqueza são ateus.
@@camilasantana6026 conheço a Noruega e os outros países escandinavos, tenho amigos noruegueses e afirmo que não são depressivos, talvez essa tenha sido a impressão da sua amiga porque eles não são palhaços alegrinhos infantis, como alguns outros povos.
É natural de países com climas frios a depressão, logo pesquisas que medem algo tão subjetivo como a felicidade, não seria algo muito confiável. Peguemos o Brasil por exemplo, você encontrará pessoas muito felizes vivendo em comunidades com extrema violência, tráfico e falta de infraestrutura e pessoas depressivas morando em Alphaville. É muito relativo!
Em relação a riqueza, souberam aproveitar bem os recursos naturais e investimentos em educação e tecnologia, e junto com a cultura da honestidade temos aí um bom caminho ao progresso.
Por fim, falando de prosperidade e riqueza temos os Estados Unidos, um país extremamente protestante, em que a crença em Deus e a religiosidade não o impediram de ser a maior economia mundial. Lembrando que os pais fundadores desta nação eram cristãos, cuja crença, influenciou a constituição e outras áreas importantes ao progresso.
Então penso que os altos índices de felicidade, que como disse é subjetivo, não estaria ligado a falta de crença em um deus ou religião, mas no alto grau de bem-estar promovido pelo bom uso dos recursos naturais, negócios e riqueza gerada.
Por fim, você verá pessoas felizes e depressivas em todos os ambientes, seja no trabalho, na religião, nas artes, na academia, na política, entre crentes e ateus. E está mais relacionado com a sua capacidade psicológica e biológica de se relacionar com o seu meio, com a abundância e desafios, do que meramente com a crença em deus.
Como sempre, admiro sua narrativa analítica, posicionado como observador, sem levar conceitos pessoais para o debate. Parabéns Professor!!
Dentro desta visão, acredito que estejam os crentes em religião, não em Deus como é apresentado na bíblia, pois não há referência de bem ou de mal, mas de justiça e cumprimento de palavra para com o homem. Os crentes de hoje, são na maioria movidos a resultados, o que explica esta alienação com relação a Deus, pois Ele não segue a lógica humana, nem tem justiça segundo o que achamos que é.
Acredito que o verdadeiro cristão, não precisa de religião para crer em Deus, pois recebe do próprio Deus uma revelação para sua vida, sendo que estes são cada vez mais escassos em dias de hoje.
Sou ateu. Mais alguém aí é ateu?
É nois.
Salveeee
Euzinha sou ateia graças a deus
Tmj
@@sirleialvesribeiro758 kkkkkkkkkkkkk??
Verdade Luiz, deve ser muito chato ter uma vida considerada eterna, sempre haver um recomeço e sempre estar consciente aqui ou em outro mundo, pois o sentido da vida é a morte. É ela, que nos faz querer ser melhor a cada dia e também não perder tempo!!!!!
4:45 Nós crentes da vida eterna não temos como pensar que viver eternamente vai ser chato, porque também acreditarmos que tudo vai ser melhor.
Sou ateu, mas a ideia d vida apos a morte e ser eterno é bom no conceito teista, pois na "outra vida" estaremos livres dos problemas e viveremos numa paz eterna que a vida carnal nao nos dá. Essa sensação de dor, cansaço, angústia, medo nao existiria na vida apos a morte - apenas no livro Entre 4 Paredes q a eternidade é como Pondé falou.
Quando me perguntam:
-Você é áteu, e quando morrer vai para onde?
-Morreu acabou. Você quer ir aonde?
-Não consigo imaginar!?
-Você se lembra antes de ter nascido?
-Não.
-Poise, é assim.
Brendo Ribas hahaha boa, vou mandar essa na próxima ;)
Brendo Ribas tbm penso assim
os crentes piram com estes argumentos. 😏
Pesquise sobre os relatos dos que passaram pelas experiências de quase morte e tire suas conclusões.
valete, um dia vc não existia e no futuro voltara para a mesma situação....não há nada alem disso.
Luiz pondé, viver eternamente na visão espiritual das religiões cristãs não é como viver eternamente aqui neste mundo, viver eternamente aqui neste mundo deve ser um saco mesmo, mas lá no Reino dos Céus que a realidade é totalmente diferente dessa aqui viver eternamente deve ser um privilégio prazeroso, por não haver cansaço, nem sofrimento, nem preocupações, nem estereótipos de qualquer tipo, nem injustiça, etc...
“Não confie na compaixão; prefira a dignidade para você e para os outros. Não tema ser considerado arrogante ou egoísta. Olhe todos os experts como se eles fossem mamíferos. Nunca seja um espectador da injustiça e da estupidez. Procure o debate e a discussão por eles mesmos; o túmulo fornecerá muito tempo para o silêncio.”
Christopher Hitchens
O ateísmo foi uma das melhores coisas que me aconteceu.
O Ateísmo foi e continua sendo pra mim libertador.
Luc Anderssen Tmb cara!! Hj sou livre.
Libertador. Essa é a palavra que me vem à mente quando eu me lembro que sou Ateu.
Luc Anderssen me livrei desse conto de fadas a 2 semanas
Luc Anderssen
"O ateísmo foi a melhor coisa que já me aconteceu", claro. Até vim Craig e desiludir essa "fé cega" e sem luz.
O "Ateísmo é um conto de fadas para pessoas que tem medo da luz" - John Lennox
Um dos melhores vídeos do Pondé
Uma coisa que sempre vejo o pondé falar e que muito crente e descrente não entende é de que é muito facil ser ateu, quando ele diz isso ele quer dizer que você é ou não é, eu mesmo me defini ateu com 12 anos de idade, sim muito novo, me defini com essa idade porque antes não conhecia a palavra "ateu", tanto que por muito tempo quando falava que era ateu muita gente não sabia o que era isso, resumindo sempre fui ateu desde que me conheço por gente nunca tive crenças em divindades só depois descobri que tinha uma definição pra isso.
Toith meu caso e parecido tenho 12 anos e me defino como um agnóstico deísta
Eu aos 17 anos, hoje tenho 76
Verdade pura. Descansem em paz pelo amor de Deus...
Sou fã das suas reflexões!!! Tbém já pensei: e não acaba nunca? rsrssrsrsrs
Só os ateus sentem esse tédio: não acaba nunca!
A humanidades! Sempre irá procura confortos + além....o invisível !+ é viável ter reposta para continuação! Do que uma realidade cheia de abstenção .70 anos é pouco na visão de que, algumas espécies, vivem mais do seres humanos. Um espírito imortal + para baluarte humano do ego.
Interessante o Pondé no fim do vídeo tocar na questão de vida eterna, porque exatamente este era meu maior medo na infância: a eternidade. Vindo de contexto protestante, essa crença sempre fez parte do meu imaginário, e por causa dela, tive alguns ataques de pânico ao imaginar que após a morte, a vida NUNCA acabaria.
Conhecendo mais da Bíblia, algumas passagens têm mudado minha perspectiva sobre a eternidade, e sinceramente ainda tenho pensado muito no assunto. O que mais tem me acompanhado são trechos que declaram que Deus é totalmente aberto e confiável. Em 1 João 3: 2, diz que "...seremos semelhantes a Ele, pois o veremos como Ele é". E em 1 Coríntios 13: 12 é dito que "... Hoje, conheço em parte; então conhecerei perfeitamente, da mesma maneira como sou plenamente conhecido."
A princípio, parece não ter conexão uma coisa com a outra, mas, pelo menos no meu caso, o medo da eternidade estava intimamente ligado a minha dúvida se Deus seria alguém confiável. E isto se confirmado não só por Jesus na cruz em nosso lugar (sendo esta a maior prova de sua confiabilidade), mas pelo que Ele nos promete após a morte.
quando eu era mais novo e mais religioso do que crente, eu não pensava muito por mim mesmo e cria mais no que os outros diziam: meus pais e os pastores.. eu tinha nessa época sim um certo receio pela vida após a morte. eu imaginava o céu como um grande pátio onde todo mundo vestido de branco passava toda a eternidade de joelhos adorando a Deus sem parar. então fui para o seminário e aprendi a pensar por conta própria. e me apaixonei ainda mais pela fé cristã. hoje eu sei que a vida eterna é bem diferente do que o Pondé disse. respeito muito ele e admiro muito. é prazeroso ouvir ele falar. mas discordo nesse ponto específico. eu hoje vejo a vida eterna como a coisa mais maravilhosa que poderia existir no universo. a única coisa digamos "ruim" é saber que nem todos irão desfrutar disso. então se existe em mim hoje algum temor ou medo da morte e do pós-vida é de eu não mais poder compartilhar com todo mundo a maravilhosa concepção da vida eterna. em pensar que tudo vai se acabar para mim quando eu morrer. mas para outros o sofrimento continuará... então fico nessa tensão, entre querer ir logo pra lá e ao mesmo tempo queria viver mais tempo aqui.
Penso que Deus é um projeto futuro, que ainda vai existir ao passo em que a humanidade evolua e se torne equilibrada em conhecimento e oportunidade. Todos então serão uma só "energia"
Pondé é o primeiro Ateu que fala coisas com sentido, porque a maioria dos ateus eh revoltz com a vida, sendo cristão sempre aprendo algo com esse mestre.
Eu creio em Cristo VIVO tenho fé que ele voltará em breve! E nada e nem ninguém tira isso de mim. Quanto aos outros eu só lamento.
Pondé, você fala muito na questão do Bem, acho que vale um vídeo sobre "O que é o bem?" ou um vídeo sobre a célebre frase "O bem sempre vence no final" que acho muito complexa do ponto de vista filosófico. Grande abraço Pondé!
P q tu coloca a foto de uma garota no teu avatar?
Não há uma relação lógica entre o sr colocar a foto de uma garota com a minha pergunta. Uma vez que o teu ato precede o meu questionamento. Quer justificar uma ação a posteriori contrapondo uma ação a priori? O sr deveria está em uma casa de reabilitação.
Ele já fez, mais de um vídeo. Procura no canal dele ;)
Alex C360 KKKKKKKKKKKKK
Cara, eu não quero ser engraçado e nem politizar nenhum discurso, só quero saber pq um suposto cara que supostamente se chama "Carlos Almir" coloca a foto de uma garota no avatar. Será que o meu questionamento foi tão complexo assim?
Te amo Pondé !
No trecho 5:00"...penso da mesma forma.
Depois de tantas coisas experiências religiosas e vendo como funciona os mecanismos ...me tornei ateu ...fiz um acordo co. a vida vivendo a minha própria vida ...
Pode parecer estranho, mas quando a vida tem um fim você acaba atribuindo mais valor à ela. Ela fica mais valorizada do que a vida eterna, ela deixa de ser banal. Além de ser muito cansativo viver para sempre, você acaba por pensar: "Por que aproveitar esse dia?" "O que ele tem de mais especial do que o outro?" Esse é só mais outro dia da minha eternidade!". Enquanto que, quando você acredita que o tempo é recurso escasso e finito, você tende a não desperdiça-lo com coisas fúteis.
Salvo exceções, como: ateus e descrente com depressão e etc...
Porque associam DEPRESSÃO com RELIGIÃO? Duas cousas que não se tocam. Qualquer ser humano pode ter depressão, desde um ateu a Moisés, e Elias, que pediram para morrer. O cérebro tem estímulos e substâncias balanceados, tire este equilíbrio e eis a depressão
discordo. tem mt religioso e mt crente que dá muito valor as coisas daqui. a vida pra mim não é banal por eu crer na vida eterna. isso é uma percepção muito equivocada da sua parte. eu não desperdiço tempo com coisas fúteis principalmente por crer na vida eterna.
o seu canal só está crescendo. estou muito feliz por isso, professor pondé. abraço
Acredito que a maior maldição que possa existir é a eternidade, ainda mais em um lugar supostamente perfeito. Deve ser algo extremamente entediante e sem sentido.
A morte é necessária, ela é o fim de uma história, de uma aventura. É ela que dá sentido à todas as fases da vida, nos faz levantar todos os dias e nos estimula a construir nossos projetos. Sem ela, só restaria a procrastinação absoluta.
Não me interessa um além vida, tudo o que eu quero é consumir a vida que eu tenho aqui e agora.
"
Morrice
", no contexto do Cristianismo (não sei quanto às outras religiões), quem alcançar a vida eterna no paraíso será a ela "adaptado", deixando de existir o tédio, a falta de sentido, a desilusão característicos da vida humana presente..
Morrice concordo
Perfeito é isso aí mesmo crendo em um criador... eu acho essa vida eterna um porre entediante.
É muita gente achando que sabe de alguma coisa.🤔
Sou crente. Assisto e leio o Pondé, sempre achei q os ateus tinham algo importante para dizer...agora tenho certeza disso.
acho q esse vídeo superou todos do canal. muito bom.
Fechou com chave de ouro!♡
Eu, como Ateu, acredito que nós aproveitamos muito mais a vida do que os religiosos porque, ao termos consciência da finitude da existência , vivemos nossas vidas mais intensamente e focados no presente, já o crente vive a vida preocupado em não ir pro inferno e troca a certeza da vida pela incerteza de "um algo a mais" após a morte.
Lucas Simões você não tem preocupações na vida? Poxa, como conseguiu isso?? Hhh
Sou ateu também, mas acho que isso não tem nada a ver. A qualidade de vida da pessoa é muito mais determinada pelos hábitos de vida que ela cultiva do que por possuir ou não uma crença religiosa. O ateísmo e a religião ocupam um papel secundário nessa conta, as atitudes vêm em primeiro plano (relações interpessoais em geral, amizade, amor, emprego, família, humor, proatividade, etc). Não estou levando em consideração os fanáticos, talvez para eles a conta seja diferente, rs
As crenças determinam os seus hábitos, os hábitos determinam a qualidade de vida. Quer mudar sua vida? Mude suas crenças.
Tenho preocupações sim, só que ao invés de jogar a responsabilidade de resolver minhas dores pra alá (ou será que é acá? ou aqui? ou ali?) eu resolvo os meu problemas na medida do possível.
Aí vêm as crente falando que ela não pode usar calça jeans, se não vai queimar eternamente no inferno.
Lucas Simões, para a sua hipótese funcionar você, necessariamente, tem que considerar pessoas fanáticas, ou seja, aquelas que dão um peso muito grande para a crença/não crença para que realmente isso tenha um peso impactante na vida delas. A maioria dos religiosos não é assim, pois, embora tenham a sua crença, acreditam sim que são responsáveis por seus problemas e lutam para resolve-los, tomam atitudes. Nesse sentido, a maioria deles tem essa mesma visão sua sobre a vida, de ter que batalhar para conseguir e resolver as coisas.
apesar de gostar dos comentários políticos/atualidades, quando o assunto é mais profundo, como esse do video, é sempre mais legal.
Sou ateu e concordo plenamente
2:20 - TOP - De fato, o mundo tem esse prazer especial mesmo.
Ser ateu é jogar no modo hard, sem códigos, trapaças e vida extra...
haha voce precisa ser alfabetizado em ateismo e parar de escrever merda como essa !
Vdd sksksk
Poetico vsfd kkkkkkkkkkk
Todos jogam da desta forma, só que alguns acham que não...
@@giuseppe5397 Cara, vc acredita em um ser onipotente e ele que precisa ser alfabetizado ? Que vergonha, na moral...
A reflexões do Pondé estão evoluindo. ☺
Ser Ateu não é convencimento e sim conhecimento…. Um abraço forte em todos os Ateus,que vivem a verdadeira realidade da vida,assumindo seus erros e melhorando a cada dia como ser humano…❤
Pondé é um grande orador
Eu só sei de uma coisa. É MUITO BOM SER ATEU. É ser livre para fazer da sua vida o que bem entender, sem preocupação de que um pseudo deus está te olhando para posterior punição. É fazer o que bem entender sem necessidade de aprovação de irmão religiosos. É não se dobrar a nenhum guia espiritual. É viver a liberdade.
Ailton Silva sim, o problema é q os religiosos atribuem essa liberdade de atos a um ideal de imoralidade. Deduzem que pelo ateu ter tal liberdade, irá estuprar, matar e roubar sem culpa. Os religiosos se assumem dessa forma como cães acorrentados à moral que é imposta sobre eles.
Ailton Silva
, sem dúvida, a vida presente é muito melhor para o ateu do que para um religioso.. mas a questão é outra: se realmente existirem castigo (para o ateu) e recompensa (para religioso) eternos, a vida no contexto mais amplo (presente + futura) do religioso será melhor do que a do ateu; ou seja, a coisa se inverte..
Rodrigo Peruchi se existe deus e ele for justo, e se existir ALGO após a morte (ou seria algo após a vida?) e se em algum momento se pagará pelos atos da vida passada, será melhor para aqueles que nesta vida FEZ o bem, independendo das crenças. Não para aqueles hipócritas que falam uma coisa e fazem outras ou que fez o "bem" esperando recompensa ou com medo de ir para o inferno.
É aquele velho ditado:
Vc é melhor pelo que FAZ e não pelo que acredita.
Além do mais os religiosos podem estar seguindo o deus errado, visto que foram criados milhares deles por aí.
Ailton Silva, um eventual julgamento pós-morte terá como base o "bem" conforme o critério do julgador, e para este a adesão a uma certa religião (ou a qualquer religião) talvez seja mais importante do que fazer o que os humanos chamam de "bem"..
Ailton Silva, "Vc é melhor pelo que FAZ e não pelo que acredita." Certamente o acreditar só tem valor se levar a fazer o que é certo.. mas essa é a nossa opinião de humanos e pode não ser a de um deus julgador.. e tomando o exemplo mais próximo dos brasileiros, pela Bíblia acreditar é mais importante do que fazer..
Pondé... eu te amo. 💙
Estou dividido ainda estou tentando mi conhecer. Ótimo vídeo.
Só falou verdade.
Parabéns.
Pondé! gostaria que você falasse, da visão de Spinoza sobre Deus.
Se puder é claro. Fico agradecido.
Também gostaria!!!
Pesquisei aqui e no primeiro vídeo já me pareceu uma versão relativizada de teologias como a Teologia da Libertação. Basicamente "Deus é tudo" e nada ao mesmo tempo. Parece bonito mas se você prestar atenção, não tem diferença de ateísmo.
Não sou nenhum teólogo e sou agnóstico. Mas acho que é bem horrível essa subjetividade do conceito de Deus.
emerson bezerra É uma visão de auto ajuda filosófica teista. O Deus de Espinosa é um Deus Cristão sem pecado e sem ser um Deus pessoal.
Jorge, você só disse equívocos. Galera, recomendo o vídeo do Clóvis de Barros Filho sobre Baruch Espinoza no "Quem Somos Nós?".
Estou me referindo ao Texto de Espinosa sobre Deus. É um texto bem "auto-ajuda", você pode tudo etc...
Ser ateu é um enorme ato de coragem...
melhor coisa que fiz foi virar ateu
@@weyper provavelmente pq ele é burro
@@cauamedeiros3361 hahaha inteligencia e' acreditar sem evidencias e logica num papai do ceu protetor particular hahaha
Ninguém é ateu na hora que o avião começa a cair.
@@moisesfrancaoficial É mesmo é!!
Já eu queria acreditar em Deus mas n consigo.
Eu vejo que o intuito das religiões é dar um conforto espiritual para os que temem a morte pois estão muito apegados a esse mundo material e isso aflige a sua existência, quando a morte é apenas uma consequência da vida não há o que temer, eu adquiri uma paz interior quanto abandonei o medo de prestar contas a um ser supremo, minha existência ou não pouco importa apenas existo agora daqui a pouco não mais, simples assim.
Eu acho que vivo num mundo com menos preocupações do que o mundo dos religiosos.
Após ler alguns livros do Camus, creio que ajuda a ter uma visão/postura mais positiva, no sentido de viver a vida mais presentemente e aceitar aquilo que não podemos resolver. Mas...cada um é cada um e eu respeito que, esse cada um, busque aquilo que pode tornar a sua existência mais confortável e deixar sua vida menos miserável.
Eu vivo com minha mentalidade bem firme, enquanto os cristãos andam perturbados ....!
Sim
Parabéns pelo excelente trabalho. Antônio Inácio de Caruaru Pernambuco !!!!
Em minha visāo, o pior da religiao é o conformismo !
Túlio Nicolas em que sentido? Desenvolva fiquei curioso.
Victor Edson Por exemplo, uma criança nasce com uma doença, ou uma pessoa desenvolve um cancer quando jovem, a resposta religiosa pra isso é que faz parte de um plano de deus pra você. Na minha visao esse conformismo impede que se busque explicacoes na ciencia entende ? Isso perpetua a ignorancia na minha visao.
Pior do cristianismo então pq o budismo e até o judaísmo tem respostas diferentes sobre esse teu exemplo.
Túlio Nicolas não não. Nós cristãos não somos impedidos de procuramos médico não. Muito pelo contrário, somos incentivados a buscar a Medicina. O nosso "conformismo" se dá quando os médicos fazem de tudo para salvar tal vida , e no final nos dizem que é so um milagre tal pessoa passar mais do que 24 vivo. Aí sim começamos a imaginar que faz parte dos planos do Senhor fazer uma obra de milagre ou recolher aquela pessoa do leito.
Mariana Rufino Mariana, pessoas mais esclarecidas como você e oa demais que estao aqui eu concordo que vao aos medicos e tals, eu digo pessoas onde o poder publica nao chega. Essas pessoas que nao contam com informacao acreditam que a miseria da vida delas "é porque deus quis" e isso na minha visao gera uma sensacao de incapacidade de sair de tal situacao, tanto economica quanto social,mas eu entendi seu ponto de vista
Tenho motivos para acreditar em Deus e como dizia C S Lewis acreditar ( diferente da crença dos ateus ) implica em ter realmente muito mais a preocupar a mente e a alma pois como disse um pensador que respeito muito: “ A alma sabe mais do que deve, mas nunca vai saber tudo que precisa. Abração Pondé!
3:29 "A priori"
Mas a eternidade será linda sem cansaço, só alegria , só paz,amor e o belo.
Como você sabe?
Tá todo mundo na msm merda.
Kkkkkkkk
Melhor comentário kkk
Comentário Sincero
@@danieldoidogamer1 palmeras cada o mumdial?
@@gabrielvelozo9866 todo mundo menos o palmeiras, eles não tem mundial. (Corinthians aqui)
Sou uma ateia convicta, solitária e feliz.
Realmente, seria um tédio ter vida eterna. Sou mais adepta da idéia que somos seres limitados e que, depois da morte nada mais existe. Não existe nenhum ser com um destino pré-determinado.
Vida Limitada eu sei o que é . Vida Eterna não faço a menor ideia, mas gostaria de experimentar.
Segundo Nietzsche a vida nunca termina, sendo assim: a morte nada mais é que um ponto de vista, já que a mesma gera vida...
Farla Veloso duvido vc pensar assim quando estiver para morrer. Ninguém quer morrer. A vida prometida por Deus não é a vida que conhecemos, simples assim.
Pré-determinado talvez não, mas o próprio ser é quem determina o seu destino (cria a sua própria realidade) com ajuda do ser Universo.
Farla Veloso Não é chato não moça, a vida eterna é estar com Deus e não morto eternamente. Olha, não quero mudar sua visão de nada, mas se tem uma coisa que está ardendo no inferno ( em sentido metafórico) é o "não".
Concordo que a morte é um alento. Saber que acabará, é uma bênção.
Lógica / Ateu
Conformismo / Deus
Tá aí uma excelente explicação, pra mim o melhor da vida é a própria vida, Jesus disse eu sou o caminho a verdade e a vida, um ateu está tão distante que se sente cansado de viver, não vê e não quer... E acreditar no que um ateu acredita precisa de mais fé do que um teísta eu fico admirado...
@• ЯεlιgιασÐεMεяdα • as pessoas usam deus como papai Noel ou caixa eletrônico,se tiver na merda é só rezar,se fosse amor de verdade ninguém ficaria pedido coisas e esperando entrar no paraíso.
Mas morrer pra ir pro céu, vcs não falam que é melhor
@@giselecandida8138 exatamente e novamente ter a vida eterna ao lado de Deus.
@@adrianogigabike sim então vcs teriam que ficar felizes quando morrem ..deviam ficar loucos pra morrer logo.. não se lamentar... afinal vcs estarão com Deus...
@@giselecandida8138 a vida é dom de Deus então você está parcialmente correta, vivemos e morremos no Senhor, e após essa vida outra vida, não há tristeza mas sim conforto, o homem não foi criado para morrer, pois Deus é a vida.
A INSATISFAÇÃO PERSISTENTE é geralmente,um traço dos ateus...😧
Adorei quando o Ponde falou " quem disser que sabe é mentiroso". Preciso 😁😁😁
Acredito e desacredito em muita coisa. Mas como as vezes não sei sequer o nome próprio delas, prefiro não opinar. Hoje aprendi um pouco mais o que significa. ATEU.
Já foi o tempo em que me cansava tentando convencer as pessoas sobre o que realmente acredito. Hoje nem pensar. Bacana é o Ponde, que passa seu conhecimento pra gente. Ajuda muito a organizar minha bagunça pensante. 🐣✌️️❤️🌹 muito obrigada. Tudo de bom em compartilhar conhecimento. 🙏
Essa é a parte mais "difícil" de ser ateu, a solidão... A falta de sentido
Pega no meu com a mão
Engraçado que eu nunca senti isso. Eu tenho sentido na minha vida, não precisa ser algo místico ou divino, ou ser parte de algo maior. Tenho meus objetivos na vida como qualquer um, quero uma forma de ganhar, alguém pra amar, e amigos que eu possa confiar e me divertir com eles.
@@ErickGarcia-qs2yh isso acontece pois você aceita ou simplesmente nunca parou pra refletir na falta de sentido, o ateísmo tira totalmente o encantamento pelo mundo, não há beleza no acaso, não há beleza na consciência com ela sendo fruto do acaso, todo o prazer que sentimos durante a vida fica praticamente impossível de não racionalizarmos, ou são para permanecermos vivos ou para reproduzirmos
@@pedrinc4307 realmente eu não vejo beleza no acaso. Na vdd acho ele muito sarcástico, irônico e por vezes tem um caráter de deboche. Tipo a pessoa ser super boa e honesta, mas q só se foder na vida. Em relação aos prazeres q vc comentou, acho que não é simplesmente pra permanecer vivo, e sim pra se sentir vivo.
Para mim independente se tivesse um "depois da morte" não mudaria em nada o agora. Você ainda vai gostar e querer as mesmas coisas, vai ter os mesmos sonhos na vida e objetivos. Acho engraçado Até, pessoas muito preocupadas com isso e deixando que isso as afete. Pensar nisso é que não tem sentido.
“Uma hora se isso não acabar, fica cansativo” sem mais
Interessante, "se uma hora não acabar... é muito cansativo" Viver é Cansativo? Acredito que, mesmo aqueles que desejam a morte, escolheriam se arriscam em uma nova experiência, caso fosse possível...
Amendrontador? Pode falar mais sobre isto, Alex?
Paulo Henrique o problema é que grande parte do impulso por continuar vivendo não é racional, e sim puro instinto de sobrevivência que é algo inato. Se não houvesse este instinto será msm q mts continuariam a viver após analisar racionalmente a existência?
O que te garante, que o contrato é racional? Está certo sobre instituto natural do "medo da morte". Más e o medo "amedrontador" da hipótese de sobrevivência de "outra coisa" extra "secreção cerebral". Racional ou Medo? "A vida sem dá um jeito...?". O micro cosmo e o macro Cosmo, duas evidentes realidades diferentes, particula ou onda? Quem está olhando para o gato dentro da caixa? A consciência viva ou morta? Consciência viva integralmente ou fragmentada? ..etc. Não racionalidade que encerre estas questões, ao menos por enquanto. Abs👍🏽
A vida é uma viagem mesmo 😁, o confusão 😅
Guio-me mais pelo Eterno Retorno.
Você é inspiração dos meus dias! 👏👏👏
O que é mais insano que ter um "amigo imaginário " ( deus) ?? tem um "inimigo imaginário " ( diabo)
Interessante o raciocínio. 😊
rodrigohermontabbes - Existe algo mais triste do que viver sem propósito algum, ter uma vida sem sentido, como soi acontecer com os ateus?
A filosofia e a psicologia (psicanálise tb) chamam isso de angústia: sentimento de falta de controle sobre coisas que a gente queria controlar.
No mundo moderno, angústia é o sentimento de estar perdido.
Tudo isto faz parte do universo da vida dos ateus.
porque a base de sustentação de uma mente saudável é o sentido e sem sentido do futuro fica vazio, o oco, o desespero, o caos... Tanto que os que adentram neste espaço de comentários parecem estar entrando numa sala cheia de trevas, todo mundo só fala em enfado da vida, querer que ela acabe logo, tédio para com a vida... são trevas puras. quando a gente entra nesse canal sente que está entrando em trevas. Pode crer.
Triste de você, amigo! Creia em Deus para livrar-se dessa angústia (a palavra mais presente no discurso freudiano; no lacaniano também).
@@servododeusvivoaltissimo5374 quer dizer que vc não ama Deus tem medo só isso
Alexandre Francisco - Temor e amor não são excludentes entre si. Ambos podem conviver harmonicamente em um indivíduo, tendo a mesma pessoa no outro polo de um relacionamento.
Modernamente, é que se criou um modismo de que a relação com os nossos pais deve ser apenas de amor. Todavia, desde que o mundo é mundo sempre conviveram pacificamente amor e temor pelos pais. Dona Canô, mãe do Caetano Veloso, em uma entrevista (é possível localizá-la na internet) afirmou que o pai do Caetano não precisava nem bater nos seus filhos: bastava “aquele olhar” e os filhos “morriam” de medo. Agora pergunte a eles se não amavam também o pai.
Pois é, a geração que não teme os pais, que é só mimo e amor, faz o que quer. Desafiam até autoridades e o Poder Público. Se arrogam os donos da verdade.
Outro dia, vi num noticiário de televisão que uns jovens, “filhinhos de papai”, faziam racha em Brasília (DF) e, ao serem entrevistados, lhes foi perguntado se não se envergonhavam de fazer aquilo e que o valor das multas era muito elevado. Simplesmente responderam: (fala de um deles) “meu pai tem muito dinheiro. Ele paga as multas todas e eu volto a fazer racha.”
Você deve ser dessa geração “millennial”. Nunca vai entender isso.
@@servododeusvivoaltissimo5374 q
Excelente resposta.
Pondé já leu o livro "Sapiens"?
Ralph Danis ele já recomendou.
Melhor livro que tive o prazer de ler nos últimos anos.
Alex C360, para que a ofensa? Para se sentir superior? Procure um tratamento para esse seu complexo de inferioridade.
Sentido, significado. Recebemos e percebemos as coisas e interpretamos de varias perspectivas diferentes. Várias ideias formam uma visão da realidade coerente ou incoerente, caos ou cosmos.