Suas aulas são sempre boas, matemática bem explicada e sem enrolação, não fica dando voltas, más sim já vai direto ao ponto, parabéns, sempre assisto suas aulas, obrigado
Agradeço muito pela aula, Cálculos são de extrema importância para o entendimento do comportamento físico dos semicondutores, estou estudando o livro Introdução a Análise de Circuitos do R. Boylestad praticamente sozinho, e estou levando uma surra, na parte de calculo, seu vídeo me ajudou a entender ainda mais o comportamento físico do capacitor, e a razão de alguns Cálculos, que não entravam na cabeça, Obrigado.
Que conteúdo incrível!!! Admito que sofro bastante com a matemática, infelizmente, mas serve de bastante incentivo pra eu reaprender os conceitos básicos e tentar chegar nesse nível de aprofundamento. De qualquer forma, te agradeço muito por esse conteúdo focado, didáctico e bem feito. Está sendo primordial pra minha volta aos estudos da eletrônica, que sempre me fascinou, mas que eu também sempre pensei que "não fosse pra mim". Parabéns pelo excelente trabalho!!!
Obrigado Michel! Temos um foco mais prático, mas sempre com alguma teoria. Nesse caso, foi mais teoria de circuitos elétricos (engenharia) que prática, para poder equilibrar um pouco!
Foda acompanhar uma aula desse Nível quando nao se teve uma base consolidada na Matemática no ENSINO fundamental e Médio, mas estou correndo atrás e um dia chego lá 💪
Essas integrações e deduções não são complicadas, é so mostrar na pratica com exemplos simples. É tudo uma questão de entender o fenômeno e tudo vem automaticamente
Parabéns Professor! Seus videos são muito construtivos no ponto de vista de conhecimento! Muito bom ver o embasamento do calculo, no caso da demonstração da equação da carga, na pratica! Nada como uma prova matemática para uma pratica de um circuito RC! Continue assim! Não seria interessante fazer aulas sobre Circuitos CC e CA, com embasamentos de calculo?
Muito bom, você me lembrou um prof. meu da graduação de química, sempre com as deduções de formulas. faz um vídeo por favor aplicando a utilização destes filtros para cortar frequências sonoras.
ótimo vídeo, parabéns. Tenho uma dúvida em relação a ter uma carga anexada estar gerando/ou captando ruído e levando para a fonte, como alterar o circuito para filtrar que essas frequências de ruído e interferência consigam chegar na fonte? Ou o circuito funciona filtrando bidireccionalmente?
@@Electrolab-Eletronica O que eu quero dizer o seguinte: tem que ser de 0V a 1V não é isso? Não pode ser, por exemplo, uma onda quadrada de +0,5v e -0,5V. Tá certo. É necessário deslocar a onda para 0v. É isso mesmo?
@@Electrolab-Eletronica Agora que assisti seu vídeo sobre PWM, posso refazer minha pergunta! Você aplicou no circuito RC um PWM de 1V não é isso? Kkkkkkkk Incrível como estudar faz a toda diferença.
Muito boa essa aula cara! Mostrou do início ao fim toda a dedução parabéns! Eu faço isso usando a modelagem matemática, achando as EDOs e depois aplico LAPLACE para achar a função de transferência. Porém uma coisa que não entendi é que para a resposta ao IMPULSO UNITário no dominio do tempo já usando a inversa de laplace fica parecida com a função de descarga, porém ao invés de v(0) fica 1/RC multiplicado pelo e⁽-t/RC). Isso eu não consigo entender na prática... Vc poderia explicar a diferença de usar a função de transferência e dessa resposta natural (descarga do capacitor)? Muito obrigado!! Adoro seus vídeos!
Obrigado Marcos! Não sei se entendi bem a sua questão, mas o método para resposta ao impulso é esse mesmo usando a inversa de laplace na F(t). No exemplo, eu mostro um regime permanente, com a carga completa do capacitor, que deve levar em conta a tensão inicial (V0), já no impulso V0 é zero.
Minha dúvida era ver na prática a função impulso na prática, tanto no domínio do tempo como no domínio da frequência. Um circuito que implementa o degrau e rampa é fácil de entender em ambos os domínios, porém a função impulso no domínio do tempo é mais complicada.
Joinha 108. Parabéns pelo vídeo ! Mudando o assunto, você está satisfeito com o seu osciloscópio UNI-T ? Ele é comparável a quais marcas ? Em um futuro vídeo você poderia mostrar as suas funcionalidades ? Obrigado.
Bom dia primeiramente ótima aula muito técnica, comecei a estudar eletrônica a pouco e sou praticamente leigo no assunto poderia me ajudar ? Preciso montar um filtro RC série para poder instalar na bobina de um contator que é atuado por um controlador de temperatura e o manual do fabricante diz que é obrigatório a instalação de um filtro supressor de ruído no contator de 40A, bobina 110 V , qual capacitor e resistor ideal ? Tem no mercado já prontos mas nenhum específica se vai resolver o problema de ruído.
Olá Bernardo! Em geral esses valores não são muito críticos. Há muitos filtros desses no mercado que usam resistores de 100 ohms e capacitores de 0,1uF. Se usar esses, recomendo resistores de no mínimo 5W, podendo ser de 10W e capacitores do tipo X2, MKP ou similares.
@@Electrolab-Eletronica , Obrigado notei mesmo que a maioria dos filtros tem estes valores mesmo , mas obrigado pelo esclarecimento , forte abraço e excelente seus vídeos. Abração.
Não serve, precisa de indutores para ser eficiente. Por exemplo um Indutor toroidal (5-10 mH), capacitores de filme ou cerâmicos (X2 ou Y2, 0.1 µF a 0.33 µF). O indutor em série com a linha "fase" e "neutro", depois conecte os capacitores entre fase e neutro, fase e terra, e neutro e terra (se disponível). Ou se preferir, você pode comprar um filtro de linha pronto, como aqueles usados em fontes chaveadas de computadores ou eletrodomésticos, o que seria mais prático.
Muito obrigado. Nao consigo entender a resposta por funçao de transferência e a usando a analise de circuitos usando a forma tradicional... são muitas formas de analisar e nao sei para que casos qual usar...
Muito bom! Me tirou muitas dúvidas. Sobre a equação de carga do capacitor, onde "e^-t/rc", aprendi que RC é a constante de tempo (o tempo que o capacitor leva para atingir cerca de 63,2% da carga total. Então na pratica, o que seria o "t", que na equação, é o numerador de RC? Se alguém puder me esclarecer, ficarei muito agradecido. Boa tarde!
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado pela resposta. Na verdade, o que eu realmente queria era saber dimensionar um dimmer. saber com calcular o disparo de um triac através de um diac, calculando a malha RC. Porém não sei se essa equação se aplica a uma tensão senoidal. Queria muito saber os cálculos, dimensionando um do zero, mas infelizmente não consegui encontrar. Se você tiver ou alguém tiver uma material que possa estudar, ficarei muito feliz. Muito obrigado mais uma vez pela resposta e por seu canal excelente! Tem me ajudado muito!
Olá Edipo, tenho até um vídeo que mostra um dimmer com TRIAC: ua-cam.com/video/GBxwM8ROV7k/v-deo.html. Ele explica o funcionamento mas não faz o cálculo, pois como o valor de variação de fase é grande, os valores de RC são fixos e um potenciômetro em séria varia o R de modo a variar o ângulo de fase no gate do TRIAC e assim fazer o dimmer de 0 a aproximadamente algo perto de 100%.
@@Electrolab-Eletronica já vi esse vídeo a um tempo atrás. Ele é ótimo! Mas continuarei com minha busca! Muito obrigado por disponibilizar seu tempo pra nos transmitir conhecimento.
Cara, eu preciso tirar ruido de uma fonte chaveada que eu tenho e uso para alimentar um radio PX, o radio funciona entre 25Mhz e 29Mhz, que filtro eu uso nesse caso ?
Charlles, o ideal para para transceptores é usar fonte linear, ou chaveada de alta qualidade, específica para rádios. Remover o ruído de uma fonte chaveada e sem filtros pode ser complicado e não valer a pena, elas geram ruído em modo comum e modo diferencial. Em todo caso, você pode tentar, coloque um filtro RFI/EMI na entrada da fonte (A/C), veja nesse artigo idéias para os filtros de saída: Artigo do PY3PZ, com vários links para redução de interferências: py3pz.blogspot.com.br/2012/01/solucionando-problemas-com-rfi-nao-e.html
boa noite! prof. o sr tem algo sobre transistores? gostaria de entender melhor o funcionamento, quando satura, uma forma mais pratica de entender este componente
Boa noite Alberto! Sobre transitores BJTs, tenho apenas um video sobre como identificar e testar. Um video mais completo sobre o assunto cobre apenas os MOSFETs, neste link: ua-cam.com/video/VgfFCt9lHug/v-deo.html . de qualquer forma, sugestão anotada!
Eu estou montando um automodelo caseiro o problema é q quando o motor é acionado gera ruído. Esse ruído comuta o meu micro servo motor esse ultimo é responsável pela direção. Como posso eliminar o ruído o capacitor em paralelo com o motor não é suficiente. Coloquei 4 capacitores de 100nF na alimentação do circuito e persiste o problema. Alimentação separada funciona mas o ground em comum das fontes o ruido não passa por ele ?. Estava pensando em acionar a ponte h com optoacopladores mas não sei se funcionará, posso aplicar algum sistema de filtro para resolver isso?, e qual tipo? LC?. Caso ponha o filtro devo por ele na alimentação dos circuitos lógicos ou da ponte h do motor dc?
Olá Danilo, algums recomendações: As conexões entre os capacitores e o motor devem ser a s mais curtas possível, assim como os fios de alimentação do motor. Coloque um capacitor de 100nF cerâmico entre os dois terminais do motor e depois mais dois capacitores soldados diretamente entre a carcaça do motor e cada um dos terminais do motor (positivo e negativo). Fora isso, coloque capacitores de 100nF para desacoplamento da alimentação, bem próximos aos dispositivos eletrônicos sensíveis, que acionam os micro servos. Tente passar a alimentação por uma caminho distante das linhas de sinal. Entrelace os fios de alimentação do motor DC em espiral. Isolar a ponte H poderia ajudar, mas vai depender de como o ruído está sendo induzido, se for por outro caminho, ficará na mesma situação, o ideal aqui é tentar reduzir na origem. Veja se ajuda! Boa Sorte!
Boa tarde Valter! Houve uma falha nesse denominador, o C fica apenas no denominador do Q e não do V. Por isso quando Q=0, todo esse membro some e fica somente ln V. Conforme a expressão de u. Na descrição do vídeo tem um comentário. Obrigado!
Preciso de CIRCUITO CROSSOVER ATIVO TRI WAY e ou TREE BAND AMPLIFIER, baixa potência, são 3 circuitos independentes com seus amplificadores operacionais, em Classe D, com fonte SIMÉTRICA, circuitos quase iguais e SÓ sintonizados na entrada de áudio. Não é SÓ Pré ou SÓ Equalizador. É bem simples, mas é AMPLIFICADOR e sem potenciômetros nas tonalidades. Por favor. Muito obrigado.
É verdade Jason! De qualquer forma, procuro equilibrar o nível de dificuldade dos vídeos, mesclando sempre os mais básicos e os intermediários como a maioria e uns poucos avançados de tempos em tempos.
Olá Willian, há uma nota em 1:39, comentando que para análise de frequência o sinal é alternado, mas para o estudo da carga do capacitor pode ser uma bateria, pois esse estudo analisa o comportamento no instante imediato após t=0, e para isso não é necessário o sinal periódico.
Relembrando as aulas de Cálculo. Muito bom!!
Valeu Tales!
Suas aulas são sempre boas, matemática bem explicada e sem enrolação, não fica dando voltas, más sim já vai direto ao ponto, parabéns, sempre assisto suas aulas, obrigado
Obrigado Edison!
Equações diferenciais é uma delícia Electrolab
Rsrsrrsrs, verdade Paulo!
Respeito total por esse canal! Conteúdo de primeira linha! Parabéns!
Obrigado! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Agradeço muito pela aula, Cálculos são de extrema importância para o entendimento do comportamento físico dos semicondutores, estou estudando o livro Introdução a Análise de Circuitos do R. Boylestad praticamente sozinho, e estou levando uma surra, na parte de calculo, seu vídeo me ajudou a entender ainda mais o comportamento físico do capacitor, e a razão de alguns Cálculos, que não entravam na cabeça, Obrigado.
Obrigado Karl! O Boylestad é um excelente livro! Bons estudos!!
Parabéns essas aulas com a dedução matemática são fascinantes.
Obrigado!
Obrigado José!
Que conteúdo incrível!!! Admito que sofro bastante com a matemática, infelizmente, mas serve de bastante incentivo pra eu reaprender os conceitos básicos e tentar chegar nesse nível de aprofundamento. De qualquer forma, te agradeço muito por esse conteúdo focado, didáctico e bem feito. Está sendo primordial pra minha volta aos estudos da eletrônica, que sempre me fascinou, mas que eu também sempre pensei que "não fosse pra mim". Parabéns pelo excelente trabalho!!!
Obrigado Vinicius! Seja sempre bem vindo ao canal!
Eita, esse professor sabe muito. Grato.
Obrigado Tom!
Muito bom, parabéns
É um dos mais completo na explicação da contante do TAL.
Muito obrigado Sergio!
gostei, realmente ficou aula de graduação, talvez não seja a ideia do canal, mas ficou top, parabéns.
Obrigado Michel! Temos um foco mais prático, mas sempre com alguma teoria. Nesse caso, foi mais teoria de circuitos elétricos (engenharia) que prática, para poder equilibrar um pouco!
Show de bola mestre! É importantíssimo mostrar a parte da matemática. Sucesso pra ti sempre.
Obrigado Gleison! Em breve novos videos no canal!
Electrolab Estaremos no aguardo mestre!
Despretencioso, e surge a melhor demonstração (aula?) de cálculo aplicado à eletrónica q já vi.
Obrigado Johnny!!
Concordo!
Mais foi ótimo essa aula da constante amigo 👦
Obrigado Roger!
essa dedução é uma coisa linda!!!
Valeu Lucas!
excelente, voce pode continuar nessa linha, parabéns
Obrigado CI!
Baita aula, parabéns!
Obrigado!
parabens pelos videos e aulas. eu estou seguindo muita coisa usando inclusive o ociloscopio para validar na pratica os ensinamentos... obrigado
Obrigado Roney! Bons estudos!
Foda acompanhar uma aula desse Nível quando nao se teve uma base consolidada na Matemática no ENSINO fundamental e Médio, mas estou correndo atrás e um dia chego lá 💪
Com certeza chega! Hoje tem como rever essa matéria com facilidade! Bons estudos!!
Excelente vídeo, vou estudar eletrônica ( iniciante).
Obrigado Marcos! Sucesso nos estudos! Tenho um video com dicas de onde estudar eletrônica, dê uma olhada: ua-cam.com/video/rNWH-s65_w0/v-deo.html
muito bom... deu para revisar kkk fiquei com vontade de ver mais sobre filtros passivos e relembrar ckts RLC em ckts alternados
Obrigado Daniel! Fica para os próximos videos sobre o assunto!
Parabéns excelente explicação !!!
Obrigado Ricardo!
Muito boa a aula!
Obrigado Lucas!
Essas integrações e deduções não são complicadas, é so mostrar na pratica com exemplos simples. É tudo uma questão de entender o fenômeno e tudo vem automaticamente
Exato!
Parabéns Professor! Seus videos são muito construtivos no ponto de vista de conhecimento! Muito bom ver o embasamento do calculo, no caso da demonstração da equação da carga, na pratica! Nada como uma prova matemática para uma pratica de um circuito RC! Continue assim! Não seria interessante fazer aulas sobre Circuitos CC e CA, com embasamentos de calculo?
Muito Obrigado Diogo! Sugestão anotada!
Muito interessante esta didática ,ótima e agora me escrevi no seu canal ,muito obrigado.
Seja bem vindo ao canal Jair!!
Parabéns, achei bastante proveitoso!
Obrigado Antonio!
Sensacional professor me lembro da minha faculdade de engenharia!
Obrigado Abraão!
@@Electrolab-Eletronica oi professor como poderia entrar em contato com vc?
Olá Abraão, faço contatos somente por aqui, em função do grande volume de mensagens.
vc tem ótimos videos amigo, muito obrigado pelas informações
Obrigado Pedro Henrique! Em breve novos videos no canal!
Muito bom, você me lembrou um prof. meu da graduação de química, sempre com as deduções de formulas. faz um vídeo por favor aplicando a utilização destes filtros para cortar frequências sonoras.
Obrigado Jorge! Sugestão anotada!
Show de bola...
Obrigado Lourival!
Integral definida aí sim
Rsrsrsr, valeu Jhonson!
ótima explicação
Obrigado Leila!!
Muito bom ótimo.
Obrigado Jairo!
ótimo vídeo, parabéns. Tenho uma dúvida em relação a ter uma carga anexada estar gerando/ou captando ruído e levando para a fonte, como alterar o circuito para filtrar que essas frequências de ruído e interferência consigam chegar na fonte? Ou o circuito funciona filtrando bidireccionalmente?
Obrigado Thiago, em geral usam-se filtros tipo choque de RF, uma espécie de indutor em série com a linha do Vcc.
excelente
Obrigado William!
parabéns sempre !
Obrigado Anderson!
Mais um show de explicação!! Só me tire uma dúvida: para essa finalidade, você ajustou o offset da onda quadrada variando de 1v para 0v?
Obrigado Francis! Eu apenas desloquei o 0V no vertical do osciloscópio para ficar mais apresentável. O offset foi mantido.
@@Electrolab-Eletronica O que eu quero dizer o seguinte: tem que ser de 0V a 1V não é isso? Não pode ser, por exemplo, uma onda quadrada de +0,5v e -0,5V. Tá certo. É necessário deslocar a onda para 0v. É isso mesmo?
Isso mesmo Francis!
@@Electrolab-Eletronica Agora que assisti seu vídeo sobre PWM, posso refazer minha pergunta! Você aplicou no circuito RC um PWM de 1V não é isso? Kkkkkkkk Incrível como estudar faz a toda diferença.
Olá Francis! Pode se considerar assim, embora eu não tenha variado o duty cycle da onda quadrada, mantendo-a em 50%.
Ótimo vídeo!!!
Obrigado Custódio!
Excelente. Like.
ObrigadoTales!
Muito boa essa aula cara! Mostrou do início ao fim toda a dedução parabéns! Eu faço isso usando a modelagem matemática, achando as EDOs e depois aplico LAPLACE para achar a função de transferência. Porém uma coisa que não entendi é que para a resposta ao IMPULSO UNITário no dominio do tempo já usando a inversa de laplace fica parecida com a função de descarga, porém ao invés de v(0) fica 1/RC multiplicado pelo e⁽-t/RC).
Isso eu não consigo entender na prática... Vc poderia explicar a diferença de usar a função de transferência e dessa resposta natural (descarga do capacitor)? Muito obrigado!! Adoro seus vídeos!
Obrigado Marcos! Não sei se entendi bem a sua questão, mas o método para resposta ao impulso é esse mesmo usando a inversa de laplace na F(t). No exemplo, eu mostro um regime permanente, com a carga completa do capacitor, que deve levar em conta a tensão inicial (V0), já no impulso V0 é zero.
Minha dúvida era ver na prática a função impulso na prática, tanto no domínio do tempo como no domínio da frequência. Um circuito que implementa o degrau e rampa é fácil de entender em ambos os domínios, porém a função impulso no domínio do tempo é mais complicada.
Muito bom
Obrigado Jozinaldo!
Joinha 108. Parabéns pelo vídeo ! Mudando o assunto, você está satisfeito com o seu osciloscópio UNI-T ? Ele é comparável a quais marcas ? Em um futuro vídeo você poderia mostrar as suas funcionalidades ? Obrigado.
Obrigado Edson! Sim estou satisfeito, atende bem, seria comparável a um Rigol lá fora, ou aos Minipa aqui.
Obrigado por responder.
Bom dia primeiramente ótima aula muito técnica, comecei a estudar eletrônica a pouco e sou praticamente leigo no assunto poderia me ajudar ? Preciso montar um filtro RC série para poder instalar na bobina de um contator que é atuado por um controlador de temperatura e o manual do fabricante diz que é obrigatório a instalação de um filtro supressor de ruído no contator de 40A, bobina 110 V , qual capacitor e resistor ideal ? Tem no mercado já prontos mas nenhum específica se vai resolver o problema de ruído.
Olá Bernardo! Em geral esses valores não são muito críticos. Há muitos filtros desses no mercado que usam resistores de 100 ohms e capacitores de 0,1uF. Se usar esses, recomendo resistores de no mínimo 5W, podendo ser de 10W e capacitores do tipo X2, MKP ou similares.
@@Electrolab-Eletronica , Obrigado notei mesmo que a maioria dos filtros tem estes valores mesmo , mas obrigado pelo esclarecimento , forte abraço e excelente seus vídeos. Abração.
Video muito bom
Muito obrigado Jorge! Em breve novos videos no canal!
adoro essa matéria! mas sou muito ruim em equação, não consigo gravar na memória, mais é muito bom,!!! legal
Obrigado José Santos!
muito bom valeu
Obrigado Cleciano!
Este filtro RC pode ser aplicado em AC, na hipótese que eu comentei contigo, de EMI de TRIAC
Não serve, precisa de indutores para ser eficiente. Por exemplo um Indutor toroidal (5-10 mH), capacitores de filme ou cerâmicos (X2 ou Y2, 0.1 µF a 0.33 µF). O indutor em série com a linha "fase" e "neutro", depois conecte os capacitores entre fase e neutro, fase e terra, e neutro e terra (se disponível). Ou se preferir, você pode comprar um filtro de linha pronto, como aqueles usados em fontes chaveadas de computadores ou eletrodomésticos, o que seria mais prático.
Olá. Faz sentido falar em filtros passa baixas e altas num circuito com alimentação DC?
Olá Alexandre sim, faz, ou por conta de possíveis interferências externas, ou mesmo para tratar algum sinal que não seja DC dentro do circuito.
Ola, amigo poderia mostrar a resposta desse circuito nas entradas Degrau, Impulso e rampa pra gente entender na prática? Obrigado!
Olá Marcos, esse daria um novo vídeo completo! Sugestão anotada, obrigado!!
Muito obrigado. Nao consigo entender a resposta por funçao de transferência e a usando a analise de circuitos usando a forma tradicional... são muitas formas de analisar e nao sei para que casos qual usar...
Muito bom! Me tirou muitas dúvidas.
Sobre a equação de carga do capacitor, onde "e^-t/rc", aprendi que RC é a constante de tempo (o tempo que o capacitor leva para atingir cerca de 63,2% da carga total. Então na pratica, o que seria o "t", que na equação, é o numerador de RC? Se alguém puder me esclarecer, ficarei muito agradecido.
Boa tarde!
O "t" é o tempo, é a variável da equação, considerando que RC é uma constante.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado pela resposta. Na verdade, o que eu realmente queria era saber dimensionar um dimmer. saber com calcular o disparo de um triac através de um diac, calculando a malha RC. Porém não sei se essa equação se aplica a uma tensão senoidal. Queria muito saber os cálculos, dimensionando um do zero, mas infelizmente não consegui encontrar. Se você tiver ou alguém tiver uma material que possa estudar, ficarei muito feliz. Muito obrigado mais uma vez pela resposta e por seu canal excelente! Tem me ajudado muito!
Olá Edipo, tenho até um vídeo que mostra um dimmer com TRIAC: ua-cam.com/video/GBxwM8ROV7k/v-deo.html. Ele explica o funcionamento mas não faz o cálculo, pois como o valor de variação de fase é grande, os valores de RC são fixos e um potenciômetro em séria varia o R de modo a variar o ângulo de fase no gate do TRIAC e assim fazer o dimmer de 0 a aproximadamente algo perto de 100%.
@@Electrolab-Eletronica já vi esse vídeo a um tempo atrás. Ele é ótimo! Mas continuarei com minha busca! Muito obrigado por disponibilizar seu tempo pra nos transmitir conhecimento.
Cara, eu preciso tirar ruido de uma fonte chaveada que eu tenho e uso para alimentar um radio PX, o radio funciona entre 25Mhz e 29Mhz, que filtro eu uso nesse caso ?
Charlles, o ideal para para transceptores é usar fonte linear, ou chaveada de alta qualidade, específica para rádios. Remover o ruído de uma fonte chaveada e sem filtros pode ser complicado e não valer a pena, elas geram ruído em modo comum e modo diferencial. Em todo caso, você pode tentar, coloque um filtro RFI/EMI na entrada da fonte (A/C), veja nesse artigo idéias para os filtros de saída: Artigo do PY3PZ, com vários links para redução de interferências: py3pz.blogspot.com.br/2012/01/solucionando-problemas-com-rfi-nao-e.html
boa noite!
prof. o sr tem algo sobre transistores?
gostaria de entender melhor o funcionamento, quando satura, uma forma mais pratica de entender este componente
Boa noite Alberto! Sobre transitores BJTs, tenho apenas um video sobre como identificar e testar. Um video mais completo sobre o assunto cobre apenas os MOSFETs, neste link: ua-cam.com/video/VgfFCt9lHug/v-deo.html . de qualquer forma, sugestão anotada!
Eu estou montando um automodelo caseiro o problema é q quando o motor é acionado gera ruído. Esse ruído comuta o meu micro servo motor esse ultimo é responsável pela direção. Como posso eliminar o ruído o capacitor em paralelo com o motor não é suficiente. Coloquei 4 capacitores de 100nF na alimentação do circuito e persiste o problema. Alimentação separada funciona mas o ground em comum das fontes o ruido não passa por ele ?. Estava pensando em acionar a ponte h com optoacopladores mas não sei se funcionará, posso aplicar algum sistema de filtro para resolver isso?, e qual tipo? LC?. Caso ponha o filtro devo por ele na alimentação dos circuitos lógicos ou da ponte h do motor dc?
Olá Danilo, algums recomendações: As conexões entre os capacitores e o motor devem ser a s mais curtas possível, assim como os fios de alimentação do motor. Coloque um capacitor de 100nF cerâmico entre os dois terminais do motor e depois mais dois capacitores soldados diretamente entre a carcaça do motor e cada um dos terminais do motor (positivo e negativo). Fora isso, coloque capacitores de 100nF para desacoplamento da alimentação, bem próximos aos dispositivos eletrônicos sensíveis, que acionam os micro servos. Tente passar a alimentação por uma caminho distante das linhas de sinal. Entrelace os fios de alimentação do motor DC em espiral. Isolar a ponte H poderia ajudar, mas vai depender de como o ruído está sendo induzido, se for por outro caminho, ficará na mesma situação, o ideal aqui é tentar reduzir na origem. Veja se ajuda! Boa Sorte!
Boa tarde, fiquei com duvida no minuto 13.58 porque fica ln de v
Porque nao fica ln de v/c
Pq apenas substituimos o Q por zero
Nao entendo
Boa tarde Valter! Houve uma falha nesse denominador, o C fica apenas no denominador do Q e não do V. Por isso quando Q=0, todo esse membro some e fica somente ln V. Conforme a expressão de u. Na descrição do vídeo tem um comentário. Obrigado!
Preciso de CIRCUITO CROSSOVER ATIVO TRI WAY e ou TREE BAND AMPLIFIER, baixa potência, são 3 circuitos independentes com seus amplificadores operacionais, em Classe D, com fonte SIMÉTRICA, circuitos quase iguais e SÓ sintonizados na entrada de áudio. Não é SÓ Pré ou SÓ Equalizador. É bem simples, mas é AMPLIFICADOR e sem potenciômetros nas tonalidades. Por favor. Muito obrigado.
Olá Santo, não conheço nenhum circuito pronto com essas características, precisaria projetar um.
Como fazer a equacao para uma fonte de 5 v ...qual resistor e qual.capacitor eu uso...???
O cálculo das frequências do circuito independe da tensão de entrada.
Meio complicado ,mas bom , Miguel
Valeu Miguel!
Este capacitor é Bipolar ou Eletrolítico ?
Olá Jonas, tanto faz, todos terão o mesmo comportamento.
Integrais ,cálculo- matemática de nível superior.Um pouco demais para um nível técnico ou autodidata.
É verdade Jason! De qualquer forma, procuro equilibrar o nível de dificuldade dos vídeos, mesclando sempre os mais básicos e os intermediários como a maioria e uns poucos avançados de tempos em tempos.
No início do vídeo vc falou que a fonte é uma bateria? A fonte não precisa ser AC? Seria um sinal com frequência, caso contrário não faz sentido.
Olá Willian, há uma nota em 1:39, comentando que para análise de frequência o sinal é alternado, mas para o estudo da carga do capacitor pode ser uma bateria, pois esse estudo analisa o comportamento no instante imediato após t=0, e para isso não é necessário o sinal periódico.
@@Electrolab-Eletronica Perfeito!
Không có một cái phần mềm nào dịch video qua
Tôi không nghĩ có một người bạn.
Ý là sao
Tiếng pháp phải không
Các video ở Bồ Đào Nha
Electrolab mình muốn xem nhưng mà không hiểu tiếng bạn ơi