Cada caso é um caso. Minha primeira montanha foi o pico Paraná, aos 62 anos. Com muito planejamento e preparação, consegui chegar com tranquilidade, eu e minha esposa com 55 anos, na época.
Nossa, que lindo. Eu amo trilha, mas acho que o Pico Paraná não é pra mim. Tenho 48 anos e fico feliz em saber que pessoas com mais idade subiram lá. Parabéns... Acredito que com planejamento e preparo físico eu conseguiria chegar no topo. Mas não é um sonho. Acho lindo olhar aqui no UA-cam quem sobe lá. Grande abraço.
Excelente vídeo!! Já fui guia de montanha no Paraná e olha o que me aconteceu!! HISTÓRIA SINISTRA!!!! Subi tudo o que tinha direito aqui no Sul do Brasil entre 2013 e 2017 e deixei o Pico Paraná como a cereja do bolo... No início de 2017 comecei a sentir uma dorzinha no tornozelo esquerdo bem nos preparativos para subir o "meu Everest" que era o PP... Fiz um raio X e nada, fiz ecografia e nada, dores só aumentando e quando a médica me passou que poderia ser um câncer no pé, fiz uma ressonância magnética e BINGO!! Uma fratura por stress dentro do osso do tálus!! Extremamente rara!! Usei bota ortopédica por 70 dias e sem colocar o pé no chão. Após tratamento médico, retomei meu trabalho e vida normal e as dores voltaram... Nova ressonância magnética e BINGO!!! O osso necrosou por dentro!!!!! Resultado: tive que me aposentar TOTALMENTE de caminhadas, montanhismo nunca mais (eu poderia ter um afundamento de tálus e ver o capeta na frente e me ferrar pra nunca mais andar normalmente na vida), aposentadoria do futebol e nada de longas caminhadas para o resto da vida!! Não há prótese de tálus nem no exterior e nem cirurgia de reparo de osso necrosado (já visitei todos os especialistas em pé e ortopedistas especialistas em traumatologia esportiva, sem volta...) e tive que comprar um carro por prescrição médica para dirigir mais e andar menos!!!! Fim de jornada para mim!!!!!! Sou historiador com pós-graduação em História e Geografia do Paraná e fazia medições de altitudes na Serra do Mar... Quando vendi todos os meus equipamentos de montanhismo chorei copiosamente e hoje estou completamente aposentado do ramo... Até atividades físicas em academia tive que mudar muitas coisas... Ficaram as fotos, vídeos, lembranças e relógio com altímetro... Um abraço a todos!!!!
Karaka Erico. Imagino a dor de n poder fazer o esporte novamente. Mas ainda vc ta vivo e sei q vai aparecer outro esporte q vc venha a se adaptar. Tenho um amigo q era mountain biker e sofreu um acidente e ficou p sempre numa cadeira d rodas (situação bem pior). Logo descobriu algo d esporte novo q é a canoa havaiana e ja virou campeão desse esporte, se relaciona c vários atletas c o mesmo problema e o mesmo esporte e montou uma escola d remo havaiana. Desejo sucessos aí p vc fera. Forte abraço.
Verdades e mais verdades... Falta palavras para definir gente ESCROTA na trilha. Obrigado por dizer essas verdade e muitoo mais pelas dicas. Não sou trilheiro, mas quem é de São Paulo e acha que a trilha que leva ao Pico do Jaraguá é difícil, nem cogite o Pico Paraná, simples assim!!
Gente, vocês sabem se os recordes do caratuva e do itapiroca são aqueles mesmo do Strava? Parecem bem "menos fortes" que esses tempos absurdos abaixo de 2h do PP. Parabéns pelos tempos vocês todos, aliás 🔥🔥
Excelente vídeo.. muito importante.. quando fiz a besteira de subir o PP pela 1ª vez, não existia esse tipo de recurso (vídeos explicativos, canais de youtube, etc).. foi a minha primeira montanha.. fui com uma roupa pesada e tênis casual.. pior cagada.. fui com mais 2 amigos.. também nunca tinham subido o PP.. chegamos no cume.. mas levamos umas 13 horas pra fazer esse ataque. Não aconselho a ninguém cometer esse erro.. encontramos muita gente na trilha.. todos com olhares de reprovação contra a nossa atitude.. entendi exatamente o que estava acontecendo.. maior irresponsabilidade de nossa parte.. total falta de respeito à montanha.. Mas valeu a experiência.. depois dessa, me equipei melhor.. roupas e botas adequadas.. e a partir daí, só alegria e satisfação.. E vamos lá.. pq só o cume interessa!!! E não sejam porcos.. levem pra baixo o seu lixo.. logo as autoridades fecham a trilha e começam cobrar valores exorbitantes pra acesso por causa dessa gente escrota e sem educação..
To procurando um pessoal pra subir comigo. Eu nao sou do Paraná, porem estarei em Curitiba a viagem nas duas primeiras semanas de março. Subirei o pico PR no primeiro final de semana de março (dia 6 e 7) acampando no pico. Se interessarem por favor entre em contato comigo, pois a principio vou só.
O youtube apresentou o canal para mim. Minhas aventuras são sentada no sofá assistindo youtube. Estou adorando canal. 💖💗💕A parte do puxão de orelha nas pessoas sem noção que poluem é de rir para não chorar. Parabéns pela preocupação e cuidado com os desavisados e iniciantes! Com o zelo pela natureza! Ganharam uma inscrição.
Fiz o Pico dos Marins, primeira montanha. Foi difícil por conta do físico 😕 mas valeu muito a pena. Infelizmente fui com um tênis 👟 nada ver para trilha kkkkk resultado faltando 30 min para terminar escorreguei e caí. Bati o cóccix e a mão, quebrei um ossinho 😕 mas faria de novo. Pq a vista é incrível, seu corpo cansa mas a mente descansa.
Excelente vídeo com dicas muito esclarecedoras! Minha namorada e eu seguimos as orientações e concluímos a expedição com sucesso no dia 24/05/2021. Ótimo conteúdo.
Que show. Eu conheço a Serra do mar desde 1996, subi o marumbi, itapiroca, caratuva quem me dera exisstisse youtube e google para me informar naquela época. Parabéns pelas dicas, informações e orientações com foco no respeito ao ambiente natural.
Estou com a travessia já planejada para esse ano ainda , estou esperando abrir o Pico Paraná , estive na Travessia Marins a Itaguaré fiz no mês de Fevereiro de 2021 e FINALIZADA, e referente a chuva, realmente chove bastante na região de montanha nessa época, teve 1 casal que cancelou a travessia por conta disso pela chuva forte que caia , utilizei duas camadas para barraca isso que me salvou foi 1 capa em cima da outra de barrracas diferentese e referente a água que fica na vegetação utilizei anorak e calça impermeável, a dica é fuja destas épocas se vc não gosta de chuvas, bom eu não ligo e a aventura fica até mais desafiadora, e valeu pelas super dicas equipe da Alta Montanha, vcs são nota 10 e a mulher com todo respeito é Super Gata.
Excelente vídeo, muito didático; de suma importância assistir e levar ao pé da letra, com muita seriedade! Sou iniciantes, estou me preparando para subir o PP. Sempre gostei de fazer caminhadas com minha esposa, e tive a ideia de aprimorar nossas caminhadas através das trilhas.Para fortalecer a musculatura, começamos a subir montanhas, começamos pelo Anhangava, morro pão de Lo, caminho do itupava, morro do canal em piraquara. Agora já estamos se programando para subir o PP...ansioso para chegar esse dia!!!
Foi a minha primeira montanha de verdade e subi com a Ju e o Gente de Montanha. Não é uma montanha difícil mas eu sofri pra descer/voltar, foi bastante desgastante, as pernas falharam. Não se deve subestimar de modo algum. Hoje fica claro que eu fiz a opção certa de subir com guia porque eu não tinha a menor condição de ir lá na cara e na coragem. O objetivo primeiro de ir pra montanha é voltar vivo e inteiro. Um grande abraço pra turma!
Parabéns pelo vídeo, pretendo começar a subir montanhas assim, subi a primeira vez o Pico da Bateias aqui perto com 620 metros, subi de bike, pretendo subir o Monte Crista em Garuva e quem sabe um dia o Pico Paraná
Alimentos ótimos para acampamento na montanha, são os prontos para consumo: arroz, feijão/feijoada; carne cozida em sachê ou em lata. Arroz, eu levo aquele em saquinhos. É um pacote de 1 kg. com 8 saquinhos de 125 gramas, cada. Coloca um saquinho na panela com 1 ou 1 1/2 de água e temperos. O arroz coxinha e suja pouco a panela. Eu costumo usar caldo knnor para temperar o arroz. Levo também linguiça calabresa, ovos e às vezes batatas. Calculo a porção diária para não levar muito alimentos e sobrar. É certo que eu sempre reservo o alimento de emergência/sobrevivência para o caso de eu não conseguir retornar no dia previsto por algum fato inesperado e ter que ficar mais um ou dois dias. Este alimento de sobrevivência tem que voltar na mochila até sair da trilha, caso não tenha sido necessário consumir. É quase uma regra de sobrevivência ter reservado o alimento de emergência, para necessidade extrema.
Estive ontem no PP (4 e 5/12/2021) - Primeira vez! E segundo o guia que nos levou até lá, a previsão de chuva era quase no final da expedição. Mas infelizmente, surpresas acontecem e tivemos que encarar chuva na última subida ao pico. Montamos nossa barraca na chuva. Ainda bem que as roupas, comida e papel higiênico, estavam todas nos sacos plásticos. Imaginem a minha preocupação de encarar a descida do paredão no dia seguinte. Felizmente, para nossa tranquilidade, no dia seguinte, o céu estava limpo, azul, e pudemos descer com "certa segurança" e cuidado. Por falta de preparo adequado e pré-treino, sofri com o cansaço. Mas valeu a pena. É uma experiência indescrítivel que ficará na minha memória para sempre. Ressalto algumas observações: vá sempre acompanhado com gente experiente, e de preferência, com capacete e talabarte. O paredão, á primeira vista, é assustadora. Mas conforme vai escalaminhado, atentando bem aonde pisar e onde segurar, o medo vai saindo. Só que, se bobear, o "encontro com Deus" é certo.
Boa tarde. Eu sou de Ribeirão Preto , São Paulo e gostei muito das dicas que vocês deram e estou me equipando para escalar Montanhas. Comprei uma bota de vcs da vento. Um dia quem sabe vou conhecer o pico Paraná
Fala Claudio!! Que bom que gostou do vídeo e melhor ainda por saber que é nosso cliente! Venha mesmo, você não vai se arrepender! Aproveite e venha tomar um café na nossa loja física! Até o próximo vídeo.
opa gente, tudo certo? sou jovem e tenho bom condicionamento físico, estou querendo fazer o pico paraná minha porta de entrada no mundo do montanhismo. estou planejando uma expedição com dois amigos para lá o ano que vem. achei bacana o vídeo, compreendo a fala do apresentador sobre a dificuldades dele e que o PP não deve ser a primeira montanha de alguém, mas eu acredito que tenho um condicionamento físico adequado e o treinamento certo eu consiga subir sim. Talvez até podemos ir de SoulOutdoor kkkk
Olá Roberto, uma dica é usar algum equipamento de proteção. Mas se quiser evoluir no montanhismo, um curso de escalada vai te deixar afiado para superar esse desafio. O Gente de Montanha tem cursos abertos com regularidade. Bora evoluir no esporte!!!
Excelentes dicas para chegar ao cume do Pico Paraná e que também pode ser usado para ir em outras montanhas relativamente difíceis, muito bom o vídeo galera (que também pode se chamar de aula), obrigado mais uma vez, vocês são foda, abraço !!
Perfeitas as dicas. Principalmente quanto ao respeito aos demais trilheiros e proteção à montanha e natureza. A cada montanha que subimos estamos encontrando mais problemas e pessoas que não respeitam a ninguém
Minha primeira trilha em montanha foi o Pico Paraná porém treinei bem antes em trilhas com subidas e isso ajudou muito, duas dicas importantes é: 1. Compre uma mochila cargueira boa pois eu levei uma q comprei no mercado livre por $120 de 70 L, acabou com meu ombro. 2. Não economize na água pois lá em cima não tem onde pegar água, se for acampar no mínimo 4 litros.
Agora em janeiro antes da pandemia eu subi ate o acampamento base 2, cheguei ali 8 horas da noite tranquilo acampei tinha lanterna tudo certo, só que 2 horas da manha começo a chover muito forte e raio e tudo mais eu optei por descer ai desci embaixo de chuva sai 7 horas da manha cheguei por volta das 14 lá na base embaixo de chuva, valeu a experiência quero tentar ir de novo mas vo no inverno na época certa dessa vez. Sai de porto alegre pra subir o pp
Que experiência em Cléber! Dá até pra imaginar a aventura, mas sim venha na melhor época!! Muito Obrigado por compartilhar a sua trip conosco e um grande abraço ao pessoal de Porto Alegre!
Parabéns pelo vídeo, sou de Nova Friburgo , a cidade das mais altas montanhas da Serra do Mar , e aqui vejo os mesmos problemas que vocês relataram , uma chuva de pessoas sem preparo e orientação querendo começar fazendo as mais difíceis. Pretendo um dia conhecer essa.linda montanha, um abração e boas trilhas
Show, Antonio! Muito Obrigado pelo comentário e participação no Canal. Desejamos que você venha conhecer o PP em breve, sempre com muita precaução e aventura! Grande abraço.
Muito bom o vídeo, excelentes colocações. Quanto ao clima, uma coisa importante a se levar em conta é que as serras quanto mais próximas ao litoral, maior é a chance de uma alteração brusca de clima. Saudações.
Muito Obrigado Delta! Que pena você não ter feito Cume, porém como o próprio Hilton disse, "A montanha não vai sair de lá" não é mesmo ? Obrigado por acompanhar o canal e até o próximo vídeo!
Pico Paraná, fui duas vezes. Acampei no A1 e fomos um amigo e eu ao Pico só com garrafa de água. O percurso do A1 até ao Pico demoramos só uma hora. Na segunda passamos pelo Pico Caratuva.
bem vamos la tenho 40 anos de montanhismo ja fiz muita coisa mas nunca fui ao pico paraná fiz uma vez o passeio de trem ate morretes e passa prox a ele ali é a entrada para subida tem como ir de trem dar alguma dica a mais? qualquer coisa que necessitar na serra dos orgãos é só falar é meu quintal forte abraço parabens por tudo aqui tambem tem seus farofeiros acabando com tudo achando que esta na cidade levando radio sei lá devo estar muito errado
Adorei o vídeo ! Parabéns aos dois , principalmente por enfatizar tanto : sem JBL, sem fogueira, etc ! Fiquei com uma dúvida : onde pousou seu paraca ??
Mesmo que for fazer bate e volta na montanha, além de levar lanterna, levar pilhas de reserva e lona para improvisar abrigo de emergência para chuva ou pernoite caso não consiga retornar ao início da trilha,por algum acidente ou se anoitecer, devido a um erro de cálculo logístico de ida e volta.
Quero saber se tem escorpião 🦂, aranha 🕷 cobra, onça, gato do mato e outros baixos que a gente tem que ter cuidado. Pra fazer acampamento e dormir na montanha... alguém pode me responder. Obrigado
Oi José, na Serra do Ibitiraquire onde fica o Pico Paraná tem todos esses animais e ratos por causa do volume grande de pessoas que acampam por lá. As onças e os gatos do mato são mais facilmente avistados nos vales e próximos as chácaras.
Poderia por favor falar sobre o Camapuã? Vi um pessoal indo de madrugada para pegar o sol nascendo, da trilha é demarcada o suficiente para ver à noite? Se sim, com a pandemia pode entrar de madruga? A propriedade aceita isso? Alguma outra dica importante para este pico? Também pretendo ir até o Tucum e voltar
Já fui lá umas 50 vezes. É sempre uma bela experiência! Mas tem perigos iminentes. Cuidado, sempre. A subida é longa e pesada. Tem que ter um pouco de preparo. Amanhecer, lá, um êxtase!
Parabéns pelo vídeo só fiquei com uma dúvida em relação às cordas que tem nas subidas alguém faz manutenção delas e troca quando necessário? Pelo que eu vi ali parece ser o ponto de maior risco de queda
Bom dia Ivaldo, tudo bem ? O pessoal costuma fazer manutenções na trilha, se a corda estiver danificada, certamente alguém irá resolver, geralmente o pessoal dos Clubes, como o CPM.
Muito bom o vídeo!!! Dicas valiosas pro pessoal começar no montanhismo de uma forma diferente, muito mais sustentável! Eu tenho uma sugestão, e um pedido também haha... Se vocês poderiam explicar um pouco mais detalhadamente o caminho até o cume... Acho que seria bem interessante e útil pra quem sobe pela primeira vez
Bom dia. O melhor video explicado de todos que ja vi. Vcs são foda. Nada d mimimi falam o que precisar ser ouvido. Adorei as dicas. Entro em férias em Abril agora d 2022 ja to c novas ideias graças a vcs de qual pico fazer. Fiz um trekking agora dia 15/01/22 e sofri um acidente q resultou em uma artéria rompida no braço e fui resgatado pelos Bombeiros se n ia a óbito. Ja entrei no site d vcs, e vou fazer umas compras on line. Obrigadomemso pelas dicas. Ja vou repassar pros amigos trilheiros tb. Abc @leitebike
Salve e nois tentando subir o pico em 2025 tamo na preparação quanto fisicamente quanto financeiramente vou sair de motoca de Franca SP fica 550 km do pico Paraná bora pra cima ,o máximo de pico já fui foi em minas gerais passeando pela serra da canastra subidas descidas mais nada de mais caminhadas de 3 horas no máximo
eu ajo o pico Paraná olhando do caratuva do itapiroca taipa ciririca tucum Ferreira muito mais lindo que estando lá encima porque ela ela é linda a montanha maus linda da área pelo dicenho ...comparo o pico Paraná com uma mulher linda bonita
Morro do Cal dá pra subir de bicicleta, eu acho. E, a título de curiosidade, Kilimanjaro é a montanha mais alta que dá pra subir de bicicleta. Eu acho.
Subi o pico agudo em Sapopema na semana passada. Estava sol no dia. Mas tinha chovido no dia anterior. Tava super escorregadia a trilha e as pedras. No dia seguinte choveu e até neblinou. Esses meses é complicado mesmo. Sem contar que até as fotos não ficam lá aquelas coisas né 😥😅
Parabéns pela conversa, muito esclarecedor. Gostaria de subir o PP com minha filha de 12 anos, vocês acham que é perigoso para ela esta parte final, das escadas?
Ficamos felizes que tenha gostado Marco! Como tratamos no vídeo, seria interessante outra montanha mais leve para começar. A partir daí você pode ter uma noção sobre encarar montanhas mais difíceis como o PP.
muito obrigado pelo retorno, mas não mencionei que já subimos o Itapiróca, Tucum, Caratuva, Capivari mirim e ela foi bem tranquilo, minha dúvida seria na parte das escadas mesmo.
Olá Marco. Oferece risco sim, porém ela já está acostumada com montanha né!? Acreditamos que irá tirar de letra, ainda mais com o pai dando apoio e segurança!
Chegar até o A2 é “seguro” e relativamente tranquilo? Esse é meu objetivo, pois não sou muito experiente e gostaria apenas de ir e acampar no A2… se possível me respondam pois estou meio nervoso hahaha grato pela atenção!
Olá Gabriel, de tranquilo e seguro não tem nada rs. Passa por trechos íngremes de escadinhas e escalaminhadas. Se está apreensivo melhor ir a primeira vez com um de nossos parceiros que fazem este trekking, segue Quintal de Casa Ecoturismo (41) 98865-6014.
Olá, a caminhada ao cume do Pico Paraná, é mais longa (5 horas em média de subida )e trabalhosa devido ao trajeto com muitas pedras e raízes, inúmeros valezinhos, diferente da Pedra do Bau, os lances de degraus do Pico Paraná são menores que a da Pedra do Bau.
Olá Suzana, segue o contato dos nossos parceiros que fazem este roteiro Soul Outdoor 41 9 9596-8981, Brasil Montanhismo 47 9 9208-3701, Quintal de Casa Ecoturismo (41) 98865-6014
Cada caso é um caso. Minha primeira montanha foi o pico Paraná, aos 62 anos. Com muito planejamento e preparação, consegui chegar com tranquilidade, eu e minha esposa com 55 anos, na época.
Que show, Lucio!
Muito Obrigado pela participação no Canal!
Nossa, que lindo. Eu amo trilha, mas acho que o Pico Paraná não é pra mim. Tenho 48 anos e fico feliz em saber que pessoas com mais idade subiram lá. Parabéns... Acredito que com planejamento e preparo físico eu conseguiria chegar no topo. Mas não é um sonho. Acho lindo olhar aqui no UA-cam quem sobe lá. Grande abraço.
Excelente vídeo!! Já fui guia de montanha no Paraná e olha o que me aconteceu!! HISTÓRIA SINISTRA!!!! Subi tudo o que tinha direito aqui no Sul do Brasil entre 2013 e 2017 e deixei o Pico Paraná como a cereja do bolo... No início de 2017 comecei a sentir uma dorzinha no tornozelo esquerdo bem nos preparativos para subir o "meu Everest" que era o PP... Fiz um raio X e nada, fiz ecografia e nada, dores só aumentando e quando a médica me passou que poderia ser um câncer no pé, fiz uma ressonância magnética e BINGO!! Uma fratura por stress dentro do osso do tálus!! Extremamente rara!! Usei bota ortopédica por 70 dias e sem colocar o pé no chão. Após tratamento médico, retomei meu trabalho e vida normal e as dores voltaram... Nova ressonância magnética e BINGO!!! O osso necrosou por dentro!!!!! Resultado: tive que me aposentar TOTALMENTE de caminhadas, montanhismo nunca mais (eu poderia ter um afundamento de tálus e ver o capeta na frente e me ferrar pra nunca mais andar normalmente na vida), aposentadoria do futebol e nada de longas caminhadas para o resto da vida!! Não há prótese de tálus nem no exterior e nem cirurgia de reparo de osso necrosado (já visitei todos os especialistas em pé e ortopedistas especialistas em traumatologia esportiva, sem volta...) e tive que comprar um carro por prescrição médica para dirigir mais e andar menos!!!! Fim de jornada para mim!!!!!! Sou historiador com pós-graduação em História e Geografia do Paraná e fazia medições de altitudes na Serra do Mar... Quando vendi todos os meus equipamentos de montanhismo chorei copiosamente e hoje estou completamente aposentado do ramo... Até atividades físicas em academia tive que mudar muitas coisas... Ficaram as fotos, vídeos, lembranças e relógio com altímetro... Um abraço a todos!!!!
Agradecemos pelo seu feedback e participação no Canal, Érico!
poxa amigo que história.
😞😞😞😞
Força!!!
Karaka Erico. Imagino a dor de n poder fazer o esporte novamente. Mas ainda vc ta vivo e sei q vai aparecer outro esporte q vc venha a se adaptar. Tenho um amigo q era mountain biker e sofreu um acidente e ficou p sempre numa cadeira d rodas (situação bem pior). Logo descobriu algo d esporte novo q é a canoa havaiana e ja virou campeão desse esporte, se relaciona c vários atletas c o mesmo problema e o mesmo esporte e montou uma escola d remo havaiana. Desejo sucessos aí p vc fera. Forte abraço.
Isso tudo tem que ser dito. O povo pensa que “é só colocar uma mochila nas costas e ir caminhando”- ótimo vídeo, parabéns.
Verdades e mais verdades... Falta palavras para definir gente ESCROTA na trilha. Obrigado por dizer essas verdade e muitoo mais pelas dicas. Não sou trilheiro, mas quem é de São Paulo e acha que a trilha que leva ao Pico do Jaraguá é difícil, nem cogite o Pico Paraná, simples assim!!
Fica a dica para o pessoal!
Muito obrigado pelo comentário e pela participação no canal, Daniel!
Continue conosco e até o próximo vídeo!
1h40mde subida e sub 3 horas ida e volta. Já tive a honra de ter o recorde no strava que foi destruído pelo Gilberto Bandeira esse ano.
Cara, a galera da corrida está muito forte! Recordes sendo batidos anualmente!!!
Acho que vai demorar pra cair agora, só o Silvestrini tem cancha pra bater o Bandeira, cara era da seleção Brasileira militar!
Impressionante The Hill Method!!
Parabéns aos envolvidos!!
Obrigado por acompanhar o canal e até o próximo vídeo.
Realmente Juliano, o cara é uma lenda.
Gente, vocês sabem se os recordes do caratuva e do itapiroca são aqueles mesmo do Strava? Parecem bem "menos fortes" que esses tempos absurdos abaixo de 2h do PP. Parabéns pelos tempos vocês todos, aliás 🔥🔥
Excelente vídeo.. muito importante.. quando fiz a besteira de subir o PP pela 1ª vez, não existia esse tipo de recurso (vídeos explicativos, canais de youtube, etc).. foi a minha primeira montanha.. fui com uma roupa pesada e tênis casual.. pior cagada.. fui com mais 2 amigos.. também nunca tinham subido o PP.. chegamos no cume.. mas levamos umas 13 horas pra fazer esse ataque. Não aconselho a ninguém cometer esse erro.. encontramos muita gente na trilha.. todos com olhares de reprovação contra a nossa atitude.. entendi exatamente o que estava acontecendo.. maior irresponsabilidade de nossa parte.. total falta de respeito à montanha.. Mas valeu a experiência.. depois dessa, me equipei melhor.. roupas e botas adequadas.. e a partir daí, só alegria e satisfação.. E vamos lá.. pq só o cume interessa!!! E não sejam porcos.. levem pra baixo o seu lixo.. logo as autoridades fecham a trilha e começam cobrar valores exorbitantes pra acesso por causa dessa gente escrota e sem educação..
Adorei o vídeo, pretendo fazer o Pico Paraná no inverno 2021. Essas dicas foram muito importantes!
Somos Verdes, que bom que gostou!
Continue conosco e até o próximo vídeo!
To procurando um pessoal pra subir comigo.
Eu nao sou do Paraná, porem estarei em Curitiba a viagem nas duas primeiras semanas de março. Subirei o pico PR no primeiro final de semana de março (dia 6 e 7) acampando no pico.
Se interessarem por favor entre em contato comigo, pois a principio vou só.
@@diogohansen1396 olá amigo, estou programando pra ir esse final de semana também!
O youtube apresentou o canal para mim. Minhas aventuras são sentada no sofá assistindo youtube. Estou adorando canal. 💖💗💕A parte do puxão de orelha nas pessoas sem noção que poluem é de rir para não chorar. Parabéns pela preocupação e cuidado com os desavisados e iniciantes! Com o zelo pela natureza! Ganharam uma inscrição.
amei as dicas!!!! Nossa... caixa de som em trilha ninguém merece , já tive esse desprazer....
Que bom que gostou, Carla!
Muito Obrigado pela participação no Canal.
Música nem no camping é bom, boas dicas
Fiz o Pico dos Marins, primeira montanha. Foi difícil por conta do físico 😕 mas valeu muito a pena. Infelizmente fui com um tênis 👟 nada ver para trilha kkkkk resultado faltando 30 min para terminar escorreguei e caí. Bati o cóccix e a mão, quebrei um ossinho 😕 mas faria de novo. Pq a vista é incrível, seu corpo cansa mas a mente descansa.
Excelente vídeo com dicas muito esclarecedoras!
Minha namorada e eu seguimos as orientações e concluímos a expedição com sucesso no dia 24/05/2021.
Ótimo conteúdo.
Que show. Eu conheço a Serra do mar desde 1996, subi o marumbi, itapiroca, caratuva quem me dera exisstisse youtube e google para me informar naquela época. Parabéns pelas dicas, informações e orientações com foco no respeito ao ambiente natural.
Estou com a travessia já planejada para esse ano ainda , estou esperando abrir o Pico Paraná , estive na Travessia Marins a Itaguaré fiz no mês de Fevereiro de 2021 e FINALIZADA, e referente a chuva, realmente chove bastante na região de montanha nessa época, teve 1 casal que cancelou a travessia por conta disso pela chuva forte que caia , utilizei duas camadas para barraca isso que me salvou foi 1 capa em cima da outra de barrracas diferentese e referente a água que fica na vegetação utilizei anorak e calça impermeável, a dica é fuja destas épocas se vc não gosta de chuvas, bom eu não ligo e a aventura fica até mais desafiadora, e valeu pelas super dicas equipe da Alta Montanha, vcs são nota 10 e a mulher com todo respeito é Super Gata.
Show, Adriano!
Muito Obrigado pela participação no Canal!
Excelente vídeo, muito didático; de suma importância assistir e levar ao pé da letra, com muita seriedade! Sou iniciantes, estou me preparando para subir o PP. Sempre gostei de fazer caminhadas com minha esposa, e tive a ideia de aprimorar nossas caminhadas através das trilhas.Para fortalecer a musculatura, começamos a subir montanhas, começamos pelo Anhangava, morro pão de Lo, caminho do itupava, morro do canal em piraquara. Agora já estamos se programando para subir o PP...ansioso para chegar esse dia!!!
Obrigada pelas dicas ,farei o PP mês que vem ,ansiosa para subir essa montanha linda!
gosto muito do canal , vcs estão completamente certos , principalmente com o pessoal porco que joga lixo e caga na montanha , excelente vídeo .
Foi a minha primeira montanha de verdade e subi com a Ju e o Gente de Montanha. Não é uma montanha difícil mas eu sofri pra descer/voltar, foi bastante desgastante, as pernas falharam. Não se deve subestimar de modo algum. Hoje fica claro que eu fiz a opção certa de subir com guia porque eu não tinha a menor condição de ir lá na cara e na coragem. O objetivo primeiro de ir pra montanha é voltar vivo e inteiro. Um grande abraço pra turma!
Legal você compartilhar conosco, Fabio!
Fica a dica para o pessoal.
Muito Obrigado pela participação no Canal.
Fica ligado, em breve tem mais.
sabe me dizer se pega sinal de celular (internet) no cume?
Sim.
Parabéns pelo vídeo, pretendo começar a subir montanhas assim, subi a primeira vez o Pico da Bateias aqui perto com 620 metros, subi de bike, pretendo subir o Monte Crista em Garuva e quem sabe um dia o Pico Paraná
Hilton e Juliana.. vlw pelas dicas!!!
Alimentos ótimos para acampamento na montanha, são os prontos para consumo: arroz, feijão/feijoada; carne cozida em sachê ou em lata.
Arroz, eu levo aquele em saquinhos. É um pacote de 1 kg. com 8 saquinhos de 125 gramas, cada. Coloca um saquinho na panela com 1 ou 1 1/2 de água e temperos. O arroz coxinha e suja pouco a panela. Eu costumo usar caldo knnor para temperar o arroz. Levo também linguiça calabresa, ovos e às vezes batatas. Calculo a porção diária para não levar muito alimentos e sobrar. É certo que eu sempre reservo o alimento de emergência/sobrevivência para o caso de eu não conseguir retornar no dia previsto por algum fato inesperado e ter que ficar mais um ou dois dias. Este alimento de sobrevivência tem que voltar na mochila até sair da trilha, caso não tenha sido necessário consumir. É quase uma regra de sobrevivência ter reservado o alimento de emergência, para necessidade extrema.
Estive ontem no PP (4 e 5/12/2021) - Primeira vez! E segundo o guia que nos levou até lá, a previsão de chuva era quase no final da expedição. Mas infelizmente, surpresas acontecem e tivemos que encarar chuva na última subida ao pico. Montamos nossa barraca na chuva. Ainda bem que as roupas, comida e papel higiênico, estavam todas nos sacos plásticos. Imaginem a minha preocupação de encarar a descida do paredão no dia seguinte. Felizmente, para nossa tranquilidade, no dia seguinte, o céu estava limpo, azul, e pudemos descer com "certa segurança" e cuidado. Por falta de preparo adequado e pré-treino, sofri com o cansaço. Mas valeu a pena. É uma experiência indescrítivel que ficará na minha memória para sempre. Ressalto algumas observações: vá sempre acompanhado com gente experiente, e de preferência, com capacete e talabarte. O paredão, á primeira vista, é assustadora. Mas conforme vai escalaminhado, atentando bem aonde pisar e onde segurar, o medo vai saindo. Só que, se bobear, o "encontro com Deus" é certo.
Boa tarde. Eu sou de Ribeirão Preto , São Paulo e gostei muito das dicas que vocês deram e estou me equipando para escalar Montanhas. Comprei uma bota de vcs da vento. Um dia quem sabe vou conhecer o pico Paraná
Fala Claudio!!
Que bom que gostou do vídeo e melhor ainda por saber que é nosso cliente!
Venha mesmo, você não vai se arrepender!
Aproveite e venha tomar um café na nossa loja física!
Até o próximo vídeo.
Excelente o vídeo, altamente didático!!! Obrigado
Parabéns pelo vídeo , muitas informações linguagem direta Mês que vem será minha primeira vez , valeu muito e vamos ver se chegamos no cume
Muito bom parabéns pelo vídeo a trilha é bem marcada corre o risco de se perder
Eu recomendo a galera levar um par de luvas, ajuda muito nas escaladas.
"Você não é um ser especial porque tem uma JBL" kkk
Eu tentando economizar cada grama e gente levando caixa de som haha
Só verdades não é, Rôney ? hahah...
eu adoro levar minha jbl pra tocar o fervo
@@diegodimbarre1062 adoro chutar jbl morro abaixo e dizer que foi sem querer pq nao ví kkkkkkk
@@whiterastasoul adoro homens chutadores
@@diegodimbarre1062 casa com um cavalo kkkk
Muito bom o vídeo!!! Pretendo subir quando estiver melhor preparada.
Papo muito bacana e informativo. Pretendo fazer em novembro, mas ciente de todos os riscos.
Minha primeira trilha pra picos foi o PP, depois foi o camapuã (3x), tucum, caratuva, Itapiroca, esse ano eu subo o siririca 🙌🏻🙌🏻
me ajudou muito parabens pela as dicas
Pretendo fazer esse pico,foram ótimas dicas parabéns
Aventura agendada, muito obrigado!
Continue conosco e até o próximo vídeo.
opa gente, tudo certo? sou jovem e tenho bom condicionamento físico, estou querendo fazer o pico paraná minha porta de entrada no mundo do montanhismo. estou planejando uma expedição com dois amigos para lá o ano que vem. achei bacana o vídeo, compreendo a fala do apresentador sobre a dificuldades dele e que o PP não deve ser a primeira montanha de alguém, mas eu acredito que tenho um condicionamento físico adequado e o treinamento certo eu consiga subir sim. Talvez até podemos ir de SoulOutdoor kkkk
Show, segue o contato da Soul Outdoor whatsapp (41) 99596-8981
@@AltaMontanha acha que é possível escalar o PP como a minha primeira montanha?
Fui pro pico Paraná com uns amigos quando chegou a partes dos grampos desisti e voltei achei muito arriscado
Olá Roberto, uma dica é usar algum equipamento de proteção. Mas se quiser evoluir no montanhismo, um curso de escalada vai te deixar afiado para superar esse desafio. O Gente de Montanha tem cursos abertos com regularidade. Bora evoluir no esporte!!!
Excelentes dicas para chegar ao cume do Pico Paraná e que também pode ser usado para ir em outras montanhas relativamente difíceis, muito bom o vídeo galera (que também pode se chamar de aula), obrigado mais uma vez, vocês são foda, abraço !!
Valeu Well, Tamo Junto!
Até o próximo vídeo.
Muito bom o vídeo, dicas de ouro. Obrigadooo
Parabéns dicas muito importantes
Valeu Carlos, que bom que gostou!
Perfeitas as dicas. Principalmente quanto ao respeito aos demais trilheiros e proteção à montanha e natureza. A cada montanha que subimos estamos encontrando mais problemas e pessoas que não respeitam a ninguém
Que bom que gostou Andrey!
Obrigado pelo comentário no vídeo e continue conosco nos próximos vídeos!
Obrigado pelas dicas.
Vou incluir com certeza em minhas expedições .
Show, Reinaldo!
Esperamos ter ajudado.
Obrigado pelo comentário.
Precisava desse vídeo. Vou levar uns amigos para o PP.
Na nossa época de piá lá por 1995, íamos de ônibus de Curitiba, e a pé da BR até a chácara.
Todos !! Toooodos os iniciantes deveriam assistir este vídeo.
Todos !!
Exatamente Marcelo, temos este e mais conteúdos para este público aqui no canal.
Muito Obrigado pela participação e até o próximo vídeo!!
Parabéns pelo vídeo, Hilton e Juliana! Adorei!
Valeu gimroczek!
Que bom que gostou!
Amei o vídeo.. Parabéns. Não fui a única louca que levou MC Donald's para as montanhas.. Levei no Escalavrado, RJ ... Beijos
Ótimas dicas. Futuramente pretendo fazer. Um grande abraço.
Faça isso Erivelton!
Muito obrigado por acompanhar o canal e até o próximo vídeo!
Minha primeira trilha em montanha foi o Pico Paraná porém treinei bem antes em trilhas com subidas e isso ajudou muito, duas dicas importantes é: 1. Compre uma mochila cargueira boa pois eu levei uma q comprei no mercado livre por $120 de 70 L, acabou com meu ombro.
2. Não economize na água pois lá em cima não tem onde pegar água, se for acampar no mínimo 4 litros.
Fica a dica para o pessoal!
Muito Obrigado por acompanhar o canal e até o próximo vídeo, Marcos!
Agora em janeiro antes da pandemia eu subi ate o acampamento base 2, cheguei ali 8 horas da noite tranquilo acampei tinha lanterna tudo certo, só que 2 horas da manha começo a chover muito forte e raio e tudo mais eu optei por descer ai desci embaixo de chuva sai 7 horas da manha cheguei por volta das 14 lá na base embaixo de chuva, valeu a experiência quero tentar ir de novo mas vo no inverno na época certa dessa vez. Sai de porto alegre pra subir o pp
Que experiência em Cléber!
Dá até pra imaginar a aventura, mas sim venha na melhor época!!
Muito Obrigado por compartilhar a sua trip conosco e um grande abraço ao pessoal de Porto Alegre!
Ótimo gostei demais deus deixou essas maravilha mas infelizmente alguns humanos destrói tudo pra obter ganhos financeiro
Excelente vídeo, muito bom mesmo. Sou iniciante e depois deste vídeo vou fazer outras antes dela. Obrigada 🙏🏽🌻🌻
Ficamos extremamente felizes pelo seu comentário e participação, Bruna!
Até breve!
Parabéns pelo vídeo, sou de Nova Friburgo , a cidade das mais altas montanhas da Serra do Mar , e aqui vejo os mesmos problemas que vocês relataram , uma chuva de pessoas sem preparo e orientação querendo começar fazendo as mais difíceis. Pretendo um dia conhecer essa.linda montanha, um abração e boas trilhas
Show, Antonio!
Muito Obrigado pelo comentário e participação no Canal.
Desejamos que você venha conhecer o PP em breve, sempre com muita precaução e aventura!
Grande abraço.
Loja alta montanha poderia fazer uns encontros pra grupos que vão subir... Juntamente com o gente de montanha!
Ótimo, Somos Verdes!
Estaremos estudando a possibilidade quando tudo voltar ao normal!
Obrigado por acompanhar o canal e até o próximo vídeo.
Parabéns pessoal! Ficou top o vídeo!
Muito bom o vídeo, excelentes colocações. Quanto ao clima, uma coisa importante a se levar em conta é que as serras quanto mais próximas ao litoral, maior é a chance de uma alteração brusca de clima. Saudações.
Que bom que Gostou Leão!
Obrigado pela participação no canal e até o próximo vídeo!
Excelente as dicas! Eu tentei uma vez há 16 anos atrás, mas começou a chover muito. Na metade do caminho voltamos. Talvez algum dia tente de novo.
Muito Obrigado Delta!
Que pena você não ter feito Cume, porém como o próprio Hilton disse, "A montanha não vai sair de lá" não é mesmo ?
Obrigado por acompanhar o canal e até o próximo vídeo!
Pico Paraná, fui duas vezes. Acampei no A1 e fomos um amigo e eu ao Pico só com garrafa de água. O percurso do A1 até ao Pico demoramos só uma hora.
Na segunda passamos pelo Pico Caratuva.
Muito bom o video, obrigado Hilton.
Valeu Hercules, até o próximo vídeo.
Bom dia me diz esses pontos de água é por todo ano
bem vamos la tenho 40 anos de montanhismo ja fiz muita coisa mas nunca fui ao pico paraná fiz uma vez o passeio de trem ate morretes e passa prox a ele ali é a entrada para subida tem como ir de trem dar alguma dica a mais? qualquer coisa que necessitar na serra dos orgãos é só falar é meu quintal forte abraço parabens por tudo aqui tambem tem seus farofeiros acabando com tudo achando que esta na cidade levando radio sei lá devo estar muito errado
Adorei o vídeo ! Parabéns aos dois , principalmente por enfatizar tanto : sem JBL, sem fogueira, etc !
Fiquei com uma dúvida : onde pousou seu paraca ??
Olá Bertram. Tem um aeroporto de grama em Bairro Alto / Antonina…
Parabéns pelo vídeo..
Mesmo que for fazer bate e volta na montanha, além de levar lanterna, levar pilhas de reserva e lona para improvisar abrigo de emergência para chuva ou pernoite caso não consiga retornar ao início da trilha,por algum acidente ou se anoitecer, devido a um erro de cálculo logístico de ida e volta.
Que delícia de sotaque! Abraços para vcs!
Bom papo, belo vídeo.
Estou querendo ir no Pico Paraná essa semana
O termo abrigo se refere a edificacao ou estrutura natural que permite o Abrigo... nesse caso "A" de acampamento..
Dicas valiosas desse vídeo, muito bom.
Bom dia Eduardo!
Ficamos felizes que tenha gostado do vídeo!
O Feedback de vocês é importantíssimo para o nosso desenvolvimento.
Em breve tem mais.
Massa dimais. 👏👏👏👏👏
Muito obrigado pelas dicas.
👏👏👏
Muito Obrigado Marcos.
Continue conosco e até o próximo vídeo!
Eu gostei muito do Araçatuba fiz um bati volta
Foi minha primeira travessia, fiz 5 montanhas, a intenção do grupo era fazer os 7 cumes, mas foi uma experiência incrível!
Show Peterson!
Obrigado por compartilhar a sua experiência conosco aqui no canal.
Olá vcs poderiam falar sobre como inicializar crianças e adolescentes em acampamento alimentação mochila roupas remédio etc,
Vídeo muito bom! 👏
Coitados dos porcos. Eles não tem culpa.
Que bom que gostou Tiago!
Obrigado por acompanhar o canal e até o próximo vídeo!
Vocês têm vídeos do que levar para o pico Paraná? De todos os equipamentos.
Em breve Edivaldo!
Quero saber se tem escorpião 🦂, aranha 🕷 cobra, onça, gato do mato e outros baixos que a gente tem que ter cuidado. Pra fazer acampamento e dormir na montanha... alguém pode me responder. Obrigado
Oi José, na Serra do Ibitiraquire onde fica o Pico Paraná tem todos esses animais e ratos por causa do volume grande de pessoas que acampam por lá. As onças e os gatos do mato são mais facilmente avistados nos vales e próximos as chácaras.
Poderia por favor falar sobre o Camapuã? Vi um pessoal indo de madrugada para pegar o sol nascendo, da trilha é demarcada o suficiente para ver à noite? Se sim, com a pandemia pode entrar de madruga? A propriedade aceita isso? Alguma outra dica importante para este pico? Também pretendo ir até o Tucum e voltar
Já fui lá umas 50 vezes. É sempre uma bela experiência! Mas tem perigos iminentes. Cuidado, sempre. A subida é longa e pesada. Tem que ter um pouco de preparo. Amanhecer, lá, um êxtase!
Show, Charles!
Agradecemos a sua participação.
Parabéns pelo vídeo só fiquei com uma dúvida em relação às cordas que tem nas subidas alguém faz manutenção delas e troca quando necessário? Pelo que eu vi ali parece ser o ponto de maior risco de queda
Bom dia Ivaldo, tudo bem ?
O pessoal costuma fazer manutenções na trilha, se a corda estiver danificada, certamente alguém irá resolver, geralmente o pessoal dos Clubes, como o CPM.
Muito bom o vídeo!!! Dicas valiosas pro pessoal começar no montanhismo de uma forma diferente, muito mais sustentável! Eu tenho uma sugestão, e um pedido também haha... Se vocês poderiam explicar um pouco mais detalhadamente o caminho até o cume... Acho que seria bem interessante e útil pra quem sobe pela primeira vez
Boa sugestão Luciano!
Muito obrigado pelo comentário e até o próximo vídeo.
Oiii, Ótimas dicas! Sabe se está aberta? Pretendo fazer em março
Olá Guilherme, o parque do Pico Paraná está aberto sim.
Bom dia. O melhor video explicado de todos que ja vi. Vcs são foda. Nada d mimimi falam o que precisar ser ouvido. Adorei as dicas. Entro em férias em Abril agora d 2022 ja to c novas ideias graças a vcs de qual pico fazer. Fiz um trekking agora dia 15/01/22 e sofri um acidente q resultou em uma artéria rompida no braço e fui resgatado pelos Bombeiros se n ia a óbito. Ja entrei no site d vcs, e vou fazer umas compras on line. Obrigadomemso pelas dicas. Ja vou repassar pros amigos trilheiros tb. Abc @leitebike
É possível acampar no cume ou na base com uma barraca não auto portante? Exemplo azteq nepal?
É possível sim Thiago. Tem alguns locais que é possível usar estacas.
Salve e nois tentando subir o pico em 2025 tamo na preparação quanto fisicamente quanto financeiramente vou sair de motoca de Franca SP fica 550 km do pico Paraná bora pra cima ,o máximo de pico já fui foi em minas gerais passeando pela serra da canastra subidas descidas mais nada de mais caminhadas de 3 horas no máximo
Gostaria de saber se é uma boa ideia ir todo impermeavel (bota, calça, anorak...) ou é melhor ir comum sabendo que vai se molhar mesmo?
Olá, Diogo!!
Sem dúvidas, é uma boa ideia ir todo impermeável.
eu ajo o pico Paraná olhando do caratuva do itapiroca taipa ciririca tucum Ferreira muito mais lindo que estando lá encima porque ela ela é linda a montanha maus linda da área pelo dicenho ...comparo o pico Paraná com uma mulher linda bonita
Morro do Cal dá pra subir de bicicleta, eu acho. E, a título de curiosidade, Kilimanjaro é a montanha mais alta que dá pra subir de bicicleta. Eu acho.
Quanto tempo mais ou menos leva das primeiras placas (bifurcação) até a primeira bica d'água (onde tem uma cano)?
Olá Luan. Depende muito do ritmo de cada um, mas em média uns 15 minutos, mais ou menos…
@@AltaMontanha Valeu!
Subi o pico agudo em Sapopema na semana passada. Estava sol no dia. Mas tinha chovido no dia anterior. Tava super escorregadia a trilha e as pedras. No dia seguinte choveu e até neblinou. Esses meses é complicado mesmo.
Sem contar que até as fotos não ficam lá aquelas coisas né 😥😅
Obrigado por compartilhar conosco a sua experiência, Patrícia!
Se tirar o "Paraná" do título, este video serve para qualquer um que está iniciando e até muitos "experientes".
Parabéns pela conversa, muito esclarecedor.
Gostaria de subir o PP com minha filha de 12 anos, vocês acham que é perigoso para ela esta parte final, das escadas?
Ficamos felizes que tenha gostado Marco!
Como tratamos no vídeo, seria interessante outra montanha mais leve para começar.
A partir daí você pode ter uma noção sobre encarar montanhas mais difíceis como o PP.
muito obrigado pelo retorno, mas não mencionei que já subimos o Itapiróca, Tucum, Caratuva, Capivari mirim e ela foi bem tranquilo, minha dúvida seria na parte das escadas mesmo.
Olá Marco. Oferece risco sim, porém ela já está acostumada com montanha né!? Acreditamos que irá tirar de letra, ainda mais com o pai dando apoio e segurança!
À noite, a temperatura é em torno de quanto?
adorei o video parabens
Muito Obrigado pelo comentário e participação, Rodrigo!
Aproveita e se inscreve no Canal, em breve te mais!
Muito bom conteúdo, valeu! Agora o MFrias no início é de embrulhar o estômago.
Chegar até o A2 é “seguro” e relativamente tranquilo? Esse é meu objetivo, pois não sou muito experiente e gostaria apenas de ir e acampar no A2… se possível me respondam pois estou meio nervoso hahaha grato pela atenção!
Olá Gabriel, de tranquilo e seguro não tem nada rs. Passa por trechos íngremes de escadinhas e escalaminhadas. Se está apreensivo melhor ir a primeira vez com um de nossos parceiros que fazem este trekking, segue Quintal de Casa Ecoturismo (41) 98865-6014.
Salvador Bahia! Onde posso ir para começar ?.
Uma dica da boa pra levar pra tilha, torresmo galera !
Sustenta, tem bastante sal e é leve pra caregar.
Fica a dica para o pessoal!
Obrigado pela participação no canal Witkosky!
Até o próximo vídeo.
haja água depois né!
Já subi a pedra do baú , via ferrata são 600 degraus , posso encarar o pico Paraná ?
Olá, a caminhada ao cume do Pico Paraná, é mais longa (5 horas em média de subida )e trabalhosa devido ao trajeto com muitas pedras e raízes, inúmeros valezinhos, diferente da Pedra do Bau, os lances de degraus do Pico Paraná são menores que a da Pedra do Bau.
indicação de guia p 2 pessoas, p subirmos de ataque?
Olá Suzana, segue o contato dos nossos parceiros que fazem este roteiro Soul Outdoor 41 9 9596-8981, Brasil Montanhismo 47 9 9208-3701, Quintal de Casa Ecoturismo (41) 98865-6014
👏👏👏 ótimo vídeo
Agradecemos pelo seu feedback e participação no Canal!
Adorei! Pra fazer trilha nao precisa ser milionario!
Amém!
Ótimas dicas!
Já está podendo ir? Abriu normalmente? Abc, Grato
Que bom que gostou Flavio!
Em breve tem mais.
Sobre o acesso, os parques continuam fechados.