Já subi duas vezes, mas uma em especial que jamais esquecerei, saímos da base as 23:30 e chegamos as 5:00 no cume, noite sem lua, nunca vi um céu tão estrelado na vida, dava para ver as plêiades a olho nú........ inesquecível
Esse é o terceiro vídeo seu, que eu vejo. A forma como tu filma, captura as paisagens, nos prende, nos faz viajar contigo. Conheci teu canal, pelo vídeo da trilha do Morro da Boa Vista, onde tu saiu aqui de Anitápolis, cidade em que estou morando atualmente.
Eu comecei no montanhismo há 21 anos com meus 15 anos e já escalei o Pico Paraná por 27 vezes, porém há muito tempo não volto por lá. Não sei como seu vídeo veio parar na tela do meu celular, mas a forma como você contou a história e como filmou tudo me emocionou muito e me fez sentir a mesma alegria do dia 07/09/2003. Obrigado por compartilhar sua experiência e fazer renascer a vontade de voltar nesse local tão mágico.
Primeiramente, parabéns pelo vídeo, muito bom! Bem explicado. 👏🏻👏🏻 Realmente a trilha é bem pesada, principalmente pela distância. No dia que fui, fizemos ela na madrugada, pegamos o nascer do Sol com o bônus de um tapete de nuvens inesquecível. Não acampamos, descansamos um tempo no cume e descemos. Mas foi muito puxado. Quem não vai para acampar, vá muito bem preparado, física e psicologicamente! Além de levar bastante comida e muita água. É sugado. Mas valeu demais. Uma experiência que nunca vou esquecer! Recomendo também o Taipabuçu, que na minha opinião tem a vista mais bonita que a do Caratuva porém o cume é bem pequeno.
Que sensacional deve ser escutar o silêncio no meio da montanha, com esse céu estrelado. E alguns trechos parecem ser bem puxados, hein. Parabéns pela conquista do Paraná e do Sul!
Último final de semana eu subi e acampei no pico, foi meu primeiro pico, hoje fazem 4 dias que desci, e nao consigo parar de pensar nele, ver o vídeo me ajudou a matar a vontade. Vou voltar logo.
@@LucasCosta-or9cjeu fiz domingo agora o caratuva e o pp, tem que ter um bom condicionamento físico, tem partes cm grampos bem íngremes onde o pessoal chama de elevador, mas que eu considero as partes mais difíceis são 2, a do elevador e uma mais pra frente, tirando isso é tranquilo, só vai cm atenção onde pisa apoia a mão que dá boa
Esse ano estou fazendo o projeto Pico Paraná com a Trilha de Elite. Começamos ontem pelo Pão de Loth que eu já tinha feito. Eu, minha irmã, minha mãe e um grupo incrível. Ver esse vídeo me emocionou demaisss por pensar que daqui uns meses eu estarei aí, realizando esse sonho. Obrigada! Vídeo sensacional.
Não conhecia esse seu lado, mas sou fã. Montanhismo e rock, ótima combinação. Paraná e celeiro de grandes montanhistas. Sucesso nesse canal e bora conquistar a Mantiqueira.
Vou puxar pro meu barco de SC, os Campos do Quiriri!! Altitude mais alta é 1570 ou próximo disso...as trilhas são de nível fácil a intermediário (desnível bem mais de boa, nem se compara com o PP) tem muito lugar top lá, o Marco da Divisa, o Morro do Schmalz, o Paredão, que é próximo da tão famosinha Pedra da Tartaruga (infelizmente ou não tem MTA gente indo pra lá e o acesso é mais caro), a Pedra do Lagarto, a caverna enorme da Pedra do Picolé, o Pico Garuva, Morro da Igrejinha, Pico Jurema, enfim, é verdadeiramente mágico...e tem trilha pro Monte Crista também que é outro pico mais pra baixo, próximo de Joinville...amo aquele lugar Obs:. tem uma trilha que liga o Araçatuba com o Quiriri, é uma travessia bem fudida, tem os que fazem Araçatuba-Crista, dá aprox 50km e vai uns 4-5 dias pra fazer...essa, além do PP, é outra parada que um dia farei nessa vida de gaitero rsrsrsrrs
Parabéns Julio! És um cara muito interessante, com interesses e atividades tão variadas, e seus vídeos säo muito bons! Obrigado pelo seu esforço e trabalho para dividir conosco!
Vídeo sensacional, parabéns pelas imagens, pelas explicações, trilha sonora!! A 2 anos fizemos o Pico do Capim Amarelo, na Serra Fina. Lá anda-se muito pela crista, são imagens pra jamais esquecer. Estamos nos programando pra fazer o Pico Paraná agora em junho, seu vídeo nos deu ainda mais empolgação.
Trilha incrível! A mais louca que eu já fiz, tive a oportunidade de acampar sozinho no topo sem mais ninguém ver o pôr e nascer do sol e tempo limpo, dei muita sorte, só não vi o mar de nuvens! Parabéns seu vídeo me fez voltar ao dia da minha conquista
Meu Deus que vídeo perfeito ! Que imagens perfeitas!! Eu quero subir o pico do Paraná !!! Tem alguma empresa de turismo que sobe o pico do Paraná , para indicar de curitiba? Amei ! 🧗🏻♀️💙
Olá Adriele, tudo bom? Não conheço empresas que oferecem este roteiro, porém você podem encontrar guias ou grupos de trilhas no facebook e juntar-se a eles. Estes grupos são uma boa opção: web.facebook.com/groups/montanhasetrilhasnoparana?locale=pt_BR web.facebook.com/groups/130433810647039?locale=pt_BR Abraços!
Eu fiz essa trilha mas só fui até o A2. Um pouco antes de chegar na parte dos grampos eu tava exausto, esgotado. Ai não tiver forças pra ir até o cume.Trilha bem pesada pra ir com equipamento todo nas costas. E tava meio despreparado também
Fiz o Pico Araçatuba esse final de semana, tivemos sorte de pegar um tempo bem limpo, criando coragem pra explorar esses picos que você fez referência.
Sensacional o vídeo!! De muito bom gosto e com excelentes imagens! Show de bola!! Arriscou em deixar equipamentos e barraca pelo caminho hein?! Estamos no Brasil... Poderia ter perdido tudo ou parte do equipamento... O mais duro é fazer o bate e volta no mesmo dia da fazenda, cume, fazenda... Obrigado por compartilhar!! Show de bola!!! Um abraço!!!
caraca que daora em! uma coisa legal pra água é utilizar garrafa pet de 2L... primeiro pq não pesa nada praticamente segundo pq conforme o consumo, a garrafa vai esvaziando ai dá pra ir amassando ela pra deixar mais enxuta e liberar mais espaço
Olá Fui ao Tucum também, dá uma olhada que você tem uma boa noção da vista: ua-cam.com/video/aGc-8y6cmd8/v-deo.html Infelizmente, quando fui ao Caratuva a vista estava fechada, então só consigo comparar através de fotos, aí fica uma comparação desigual. O Caratuva é bem mais próximo do Paraná, isto posso afirmar. Não conheço a trilha que vai do Tucum ao Paraná, porém, do alto do Tucum, é possível visualizar trilhas que seguem naquela direção, então acredito que é possível sim. Porém você teria que procurar no Wikiloc. Abraços!
Olá Considero que sejam trilhas com características diferentes e que a resposta vai depender. O Pico Paraná é uma trilha de quilometragem alta e, no meu modo de trilhar, com duração alta (com acampamento). Por isto é uma trilha de resistência, em que o corpo precisa aguentar um tempo mais prolongado sob esforço físico e a ascensão é mais diluída. O Marumbi é uma trilha mais técnica e intensa, porque não é permitido acampar nele. Então é uma trilha com mais esforço psicológico (pra enfrentar as cordas, correntes e grampos) e esforço físico mais concentrado (ascensão constante). A dificuldade vai ser maior conforme suas características físicas e psicológicas. Pra mim, o Pico Paraná foi mais difícil porque meu corpo sente mais o esforço prolongado do que o concentrado - e gosto de trechos técnicos. A única comparação direta seria uma trilha sem acampamento no Pico Paraná, que acredito ser mais difícil que o Marumbi pela quilometragem bem maior (16km versus 10km). Abraços!
Olá Wagner É possível, muitas pessoas fazem isto. Pra saber se você consegue, dê uma olhada nas características da trilha (16 km no total; ascensão de 900m, sendo que você desce um pouco pra subir de novo; subidas com grampos em alguns trechos) e se pergunte: será que o meu físico dá conta? Pense em outras trilhas que você tenha feito. Você já fez um bate-volta numa trilha que chega perto dessas características? Se sim, e se você tem condições físicas semelhantes a quando fez isto, pode encarar. Agora, se o máximo que você fez é bem abaixo daquelas características, de repente era uma boa ideia praticar um bate-volta numa trilha menor (Caratuva, Itapiroca) e depois encarar o PP. Abraços!
Olá Leudenei Tem um ponto de água ali perto, porém é um pouco chato de chegar ali e ele é o primeiro a secar numa estiagem. Neste dia, eu cheguei a passar lá na volta, perdi uns 10 minutos, mas estava praticamente seco. Como deixei uma garrafa na barraca, acabou não fazendo falta. Abs
Olá, tudo bom? Em todas as trilhas do parque é muito comum pessoas fazerem um bate-volta, inclusive no Pico Paraná. A questão é: você está disposto a fazer uma caminhada noturna ou não? No bate-volta ao Pico Paraná, fazer parte da trilha com a lanterna de cabeça é praticamente uma regra, devido à extensão da caminhada. No entanto, se prefere caminhar apenas de dia, tanto as trilhas do Caratuva quanto Itapiroca podem ser feitas com uma boa margem de tempo. Fui ao Caratuva em 2020, iniciando por volta de 9h e retornando no meio da tarde. Abraços
Parabens pelo conteudo e pela conquista! Pretendo subir tb mas estava receoso, agora, com essa perspectiva da camera em alguns lugares deu pra ter uma ideia bem melhor do que vou enfrentar.
@@julioettore-hiking Feito em 15/07/2023. Apesar do sol, tudo branco em volta hahahha na volta se dissipou um pouco e deu pra curtir um pouco a vista. Um grande Abraço!
Olá Ana Considero que sejam trilhas com características diferentes e que a resposta vai depender. O Pico Paraná é uma trilha de quilometragem alta e, no meu modo de trilhar, com duração alta (com acampamento). Por isto é uma trilha de resistência, em que o corpo precisa aguentar um tempo mais prolongado sob esforço físico e a ascensão é mais diluída. O Marumbi é uma trilha mais técnica e intensa, porque não é permitido acampar nele. Então é uma trilha com mais esforço psicológico (pra enfrentar as cordas, correntes e grampos) e esforço físico mais concentrado (ascensão constante). A dificuldade vai ser maior conforme suas características físicas e psicológicas. Pra mim, o Pico Paraná foi mais difícil porque meu corpo sente mais o esforço prolongado do que o concentrado - e gosto de trechos técnicos. A única comparação direta seria uma trilha sem acampamento no Pico Paraná, que acredito ser mais difícil que o Marumbi pela quilometragem bem maior (16km versus 10km). Abraços!
Eu tinha muitas perguntas, mas quando o sol ...IA NASCER....eu só consegui pensar.....MEU DEUS....... VC é um sortudo(esforçado, claro), Vc ouviu o tempo sob um CÉU ESTRELADO, e a natureza ajudou(claro, vc estudou, previu e aguardou). Foi magnifico e eu só te achei porque queria saber o porque do nome GETÚLIO em um dos morros(kkkkk, acho que o menorzinho kkk). Agoravou te acompanhar. Porque NINGUÉM mostra as descidas?( muitos tombos? O numero de hs?) Vc ja tira um dia no mes para .....carregar alguem necessitado? ( pessoas ... com necessidades especiais?). DUS TE ABENÇOE.
Olá Maria, tudo bom? Muitos morros da serra do Ibitiraquire tinham nomes de personalidades políticas. Havia, por exemplo, o pico Manoel Ribas, o pico Ulrich Schmidel, pico do Hans Staden, etc. Não há uma explicação conhecida sobre o motivo destas homenagens. Com o tempo, a maioria destas denominações deu origem a outros nomes, porém o "Getúlio" não ganhou nenhuma nova denominação e é uma homenagem mesmo ao ex-presidente Getúlio Vargas - pelo menos é o que aponta uma tese de doutorado defendida no ano 2000 na UFPR. Sobre o retorno/descida das trilhas, quando existe algo que precisa ser mostrado, eu mostro sim. Porém, em 99% das vezes, não acontece nada demais no retorno e o caminho já foi exibido, então acabo não tendo o que comentar. Abraços
Olá, obrigado! Infelizmente não me lembro de cabeça. Porém, dá uma olhada no vídeo que eu coloco todos os horários e altitudes, no canto da tela, quando um objetivo é alcançado (A1 e cume, por exemplo), assim você consegue saber quanto tempo levei em cada etapa. Abraços!
Pq vc não gravou as partes dos grampos acho interessante pq vendo seu vídeo parece fácil mais não e não KKKl eu tive o prazer de subir a ver o nascer do sol mais e bem complicado de subir mais a vista vale a pena o cansaço
Olá Richard Na região de Curitiba, na média (de 1991 a 2020), há uma queda na precipitação mensal em abril, sendo que ela volta a subir em setembro. Portanto, em tese, o período abril-agosto seria aquele com a maior probabilidade de tempo bom. No entanto, esta é uma média - que pode sofrer variações a cada ano. Não existe uma estação chuvosa nesta região. Os períodos de estiagem podem acontecer em qualquer momento do ano, assim como os momentos de chuvas mais intensas. Infelizmente, não é possível saber com tanta antecedência se haverá períodos de tempo bom em maio. Neste vídeo explico como você pode consultar aplicativos de previsão do tempo, dias antes da trilha, para tentar atingir o tempo perfeito: ua-cam.com/video/iu7xpWRrEQ8/v-deo.html No cume tem espaço para barracas, porém cabem poucas. O espaço é aquele que podemos ver pelas imagens de quando chego ao cume, infelizmente não há nenhuma outra clareira ali perto. Espero ter ajudado, abraços e boa trilha!
Parabéns que vídeo bacana , comunicação excelente , sonhando com guaraná 😂😂 O que você pode me auxiliar com a informação , entre Monte Olimpo x PP qual seria uma classificação dos dois na escala 0 a 10 abraço
Valeu José! É um pouco difícil comparar as duas, porque são trilhas com características diferentes e vai depender um pouco da forma como você quer trilhar no PP. A trilha do Olimpo é curta, porém com bastante ascensão e trechos com grampos e cordas. Ela exige mais atenção e precisa ser feita num mesmo dia, por isto também exige esforço. No Pico Paraná a trilha é longa, a ascensão se dilui ao longo do caminho e você pode acampar em 3 pontos. Então no PP você tem a possibilidade de adequar a trilha ao seu estilo - fazendo um bate-volta, acampando mais cedo, etc. Eu diria que a trilha do Pico Paraná exige mais resiliência e a do olimpo exige controle psicológico, mas as duas possuem um grau de dificuldade muito similar. O Olimpo apenas fica acima por causa dos grampos e cordas, que possuem consequências mais sérias do que o mero cansaço. Abraços!
Olá, tudo bem? Se sua dívida foi sobre a dificuldade da trilha como um todo, isto vai depender da sua experiência. O que sugiro é você assistir ao vídeo (afinal estou fazendo a trilha sozinho, exatamente como você deseja) e prestar atenção a cada um dos trechos. Aí é só pensar: será que eu, numa situação idêntica, conseguiria estar sozinho ou deveria estar acompanhado? Se sua dúvida foi especificamente quanto ao acampamento no cume, sim, é possível ir sozinho, é só fazer o mesmo que eu fiz, porém levando os equipamentos de acampamento até o cume, em vez de montar tudo no acampamento A1. Apenas pesquise a condição do tempo e certifique-se que o vento não estará muito forte. No meu caso, optei em acampar no A1 porque tenho algumas limitações físicas que deixariam o acampamento no cume muito pesado para mim. Abs
Oi Julio.. Parabéns pelo vídeo. O pico Araçatuba, não tem em torno de 1600m? Como vc falou os mais altos do Sul e não comentou dele, fiquei na dúvida. Abraços
Olá Marcelo Não sei de cabeça a altitude, mas ele está entre os mais altos sim, tens razão. No vídeo que fiz lá eu coloco ela. Aqui no vídeo não quis dar uma lista, só citei alguns mesmo 😉 Abraços
Já subi duas vezes, mas uma em especial que jamais esquecerei, saímos da base as 23:30 e chegamos as 5:00 no cume, noite sem lua, nunca vi um céu tão estrelado na vida, dava para ver as plêiades a olho nú........ inesquecível
Os cadastros lá podem ser feitos a noite?
@@andrelarangeira9242 sim, muito comum fazer a subida a noite, uma ótima experiência
Esse é o terceiro vídeo seu, que eu vejo. A forma como tu filma, captura as paisagens, nos prende, nos faz viajar contigo. Conheci teu canal, pelo vídeo da trilha do Morro da Boa Vista, onde tu saiu aqui de Anitápolis, cidade em que estou morando atualmente.
Valeu, Marcos!
Seus vídeos são contagiantes irmão não para por favor
Valeu!
O sonho de todo montanhista do sul! Vídeo muito foda👏🏻
Valeu, Igor!!
Saudades. Fizemos esse morro eu , o Sapo e o Roland. Isso faz 32 anos.
O melhor vídeo sobre o PP sem enrolação e recheado de conteúdo!
Sensacional. Meu sonho, mas com 66 anos fica difícil. Parabéns pelo vídeo.
Eu comecei no montanhismo há 21 anos com meus 15 anos e já escalei o Pico Paraná por 27 vezes, porém há muito tempo não volto por lá.
Não sei como seu vídeo veio parar na tela do meu celular, mas a forma como você contou a história e como filmou tudo me emocionou muito e me fez sentir a mesma alegria do dia 07/09/2003.
Obrigado por compartilhar sua experiência e fazer renascer a vontade de voltar nesse local tão mágico.
Primeiramente, parabéns pelo vídeo, muito bom! Bem explicado. 👏🏻👏🏻
Realmente a trilha é bem pesada, principalmente pela distância. No dia que fui, fizemos ela na madrugada, pegamos o nascer do Sol com o bônus de um tapete de nuvens inesquecível. Não acampamos, descansamos um tempo no cume e descemos. Mas foi muito puxado. Quem não vai para acampar, vá muito bem preparado, física e psicologicamente! Além de levar bastante comida e muita água. É sugado.
Mas valeu demais. Uma experiência que nunca vou esquecer!
Recomendo também o Taipabuçu, que na minha opinião tem a vista mais bonita que a do Caratuva porém o cume é bem pequeno.
que vídeo absurdo, estou impressionada! passou toda a beleza do PP, com todas as informações mastigadas, parabéns!!!
Que sensacional deve ser escutar o silêncio no meio da montanha, com esse céu estrelado. E alguns trechos parecem ser bem puxados, hein. Parabéns pela conquista do Paraná e do Sul!
Valeu!!!!
Seus vídeos são muuuito legais!!!!!!!
Último final de semana eu subi e acampei no pico, foi meu primeiro pico, hoje fazem 4 dias que desci, e nao consigo parar de pensar nele, ver o vídeo me ajudou a matar a vontade. Vou voltar logo.
Parabéns!!!
É de boa pra subir? Tem alguma parte escorregadia?
@@LucasCosta-or9cjeu fiz domingo agora o caratuva e o pp, tem que ter um bom condicionamento físico, tem partes cm grampos bem íngremes onde o pessoal chama de elevador, mas que eu considero as partes mais difíceis são 2, a do elevador e uma mais pra frente, tirando isso é tranquilo, só vai cm atenção onde pisa apoia a mão que dá boa
top!!! novo sonho desbloqueado
Foi meu primeiro contato com vc e, que inspirador.Adorei
Um top 10 pra esse canal abraços.
Esse ano estou fazendo o projeto Pico Paraná com a Trilha de Elite. Começamos ontem pelo Pão de Loth que eu já tinha feito. Eu, minha irmã, minha mãe e um grupo incrível. Ver esse vídeo me emocionou demaisss por pensar que daqui uns meses eu estarei aí, realizando esse sonho. Obrigada! Vídeo sensacional.
Toca ficha, Maria!
Sua hora vai chegar.
Abraços!
Não conhecia esse seu lado, mas sou fã. Montanhismo e rock, ótima combinação. Paraná e celeiro de grandes montanhistas. Sucesso nesse canal e bora conquistar a Mantiqueira.
Muito massa como você explica as coisas junto com imagens de mapa etc, fica bem legal.
Hual a vista de lá de cima é muito linda. vale muito apena em.
Eu fiz em agosto de 2022, surreal. Parabéns pelo vídeo
Ameii!!! Ja quero fazer!! Quanta simpatia! Bgd por compartilhar essa experiência incrível ❤
Parabens Julio, gostei muito.
Cara, que vista maravilhosa desse pico!
Produção nível Canal Off, sensacional, parabéns irmão!
Sensacional
EXCELENTE VÍDEO JOVEM E UMA BOA ENERGIA. VALEU POR COMPARTILHAR.
Conheci o canal hoje com esse vídeo, top de maisnpra quem curte montanhismo ! Parabéns...
Valeu, Patrick!
Abraços
@@julioettore-hiking vamos acompanhar e indicar , obrigado , e nois e forte abraço....
Show
que vista linda.
Vou puxar pro meu barco de SC, os Campos do Quiriri!!
Altitude mais alta é 1570 ou próximo disso...as trilhas são de nível fácil a intermediário (desnível bem mais de boa, nem se compara com o PP) tem muito lugar top lá, o Marco da Divisa, o Morro do Schmalz, o Paredão, que é próximo da tão famosinha Pedra da Tartaruga (infelizmente ou não tem MTA gente indo pra lá e o acesso é mais caro), a Pedra do Lagarto, a caverna enorme da Pedra do Picolé, o Pico Garuva, Morro da Igrejinha, Pico Jurema, enfim, é verdadeiramente mágico...e tem trilha pro Monte Crista também que é outro pico mais pra baixo, próximo de Joinville...amo aquele lugar
Obs:. tem uma trilha que liga o Araçatuba com o Quiriri, é uma travessia bem fudida, tem os que fazem Araçatuba-Crista, dá aprox 50km e vai uns 4-5 dias pra fazer...essa, além do PP, é outra parada que um dia farei nessa vida de gaitero rsrsrsrrs
Show de vídeo parabéns
que vídeo incrível sobre o PP!!
Valeu, Victória!
Muito bom esse vídeo.
Teus vídeos são os melhores, parabéns faz um grande trabalho 👏
Valeu, Marcos!
muito bom!!!!!parabéns....
Parabéns pelo vídeo
👏👏👏
Eu vi o Nascer do Sol la do cume. 7 de setembro de 2019. Absurdamente LindO Demais .
Quero voltar ainda este Ano.
Parabéns pelo trabalho, vídeo excelente.
Já subi o PP e é muito massa mesmo, sensação indiscritível.
Parabéns 💪💪💪🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Parabéns Julio! És um cara muito interessante, com interesses e atividades tão variadas, e seus vídeos säo muito bons! Obrigado pelo seu esforço e trabalho para dividir conosco!
Valeu, André!
9:50 E aquela aranhazinha perto da mão esquerda alí...
Parabéns pela trilha e video! Sucesso
Nem vi!
Estou num projeto de 10 montanhas,o Pico do Paraná é o último da lista..ao ver o seu vídeo aumentou ainda mais a minha expectativa.
Parabéns pelos vidios....tô esperando vc fazer o pico ciririca...muito bons os vídeos
Valeu, Roberto!
Abraços
Top demais 👏
Excelente!
Vídeo sensacional, parabéns pelas imagens, pelas explicações, trilha sonora!! A 2 anos fizemos o Pico do Capim Amarelo, na Serra Fina. Lá anda-se muito pela crista, são imagens pra jamais esquecer. Estamos nos programando pra fazer o Pico Paraná agora em junho, seu vídeo nos deu ainda mais empolgação.
Incrível!!! Excelente filmagem e comentários como um todo.
Valeu, Atila!
Não te conhecia, que vídeo incrível 🤩 parabeeeeeéns pela conquista e obrigada pelas explicações, simplesmente sensacional!!!!
Parabéns pelo vídeo! Adorei❤
Legal demais Júlio! Sempre acompanho seus vídeos.
Valeu, Efraim!
Abraços
Estou completamente incrédulo. Adoro seu canal de música, não sabia que tinhas um de trilhas também. Ganhou mais um seguidor. Abraço!
Excelente conteúdo
Muito bom vídeo! Obrigada
Animal cara, parabéns pela conquista do cume. Altas trilha um dia quero fazer essa trilha. Vídeos ficou show.
Valeu Fabiano
Pode acreditar que você vai também!
Abraços
Lindo Vídeo 😍
Excelente Vídeo, me ajudou com preciosas informações!
Obrigado
Muito top, parabéns pela aventura!👏👏👏
Valeu!
Que maravilha! Tb escalo algumas montanhas.mais essa ai p mim nao da mais.seria meu sonho
Cara, que vídeo lindo! As imagens são incríveis, curti demais, parabéns!!!
Valeu, Rafael!
Abraços
Trilha incrível! A mais louca que eu já fiz, tive a oportunidade de acampar sozinho no topo sem mais ninguém ver o pôr e nascer do sol e tempo limpo, dei muita sorte, só não vi o mar de nuvens! Parabéns seu vídeo me fez voltar ao dia da minha conquista
Show, parabens
Meu Deus que vídeo perfeito ! Que imagens perfeitas!! Eu quero subir o pico do Paraná !!! Tem alguma empresa de turismo que sobe o pico do Paraná , para indicar de curitiba? Amei ! 🧗🏻♀️💙
Olá Adriele, tudo bom?
Não conheço empresas que oferecem este roteiro, porém você podem encontrar guias ou grupos de trilhas no facebook e juntar-se a eles.
Estes grupos são uma boa opção:
web.facebook.com/groups/montanhasetrilhasnoparana?locale=pt_BR
web.facebook.com/groups/130433810647039?locale=pt_BR
Abraços!
Essa está em minha lista.😎💪
Melhor video até hoje cara, parabéns, esse ano vou de novo lá. Deu saldade.
Valeu, Marcelo!
Muito bom seu vídeo!
Valeu, Wesley!
Abraços
Parabéns Júlio, bastante informações sobre o local, que belo vídeo esse está na minha lista .
Massa meu velho.
Que vídeo maravilhoso!! Parabéns, ganhou +1 inscrito
Valei, Danilo!
Abraços
Cara, que conteúdo fantástico.
Onde ve a previsão do tempo pra saber se o pico Parana esta boa a vista
Opa, tudo bom?
Dá uma olhada neste vídeo sobre previsão do tempo para trilhas:
ua-cam.com/video/iu7xpWRrEQ8/v-deo.html
Abraços
Muito massa, Júlio. Parabéns pelos vídeos. Abraço.
Valeu Éder!
Um abraço, amigo
Eu fiz essa trilha mas só fui até o A2. Um pouco antes de chegar na parte dos grampos eu tava exausto, esgotado. Ai não tiver forças pra ir até o cume.Trilha bem pesada pra ir com equipamento todo nas costas. E tava meio despreparado também
Além disso eu tinha ido direto de SP pra ai de ônibus. Tinha dormido muito mal na viagem. Aí o corpo não aguentou
muito bom, ano passado acampei no cume, quero ver se esse ano vou novamente 😂
Fiz o Pico Araçatuba esse final de semana, tivemos sorte de pegar um tempo bem limpo, criando coragem pra explorar esses picos que você fez referência.
Top
Sensacional o vídeo!! De muito bom gosto e com excelentes imagens! Show de bola!! Arriscou em deixar equipamentos e barraca pelo caminho hein?! Estamos no Brasil... Poderia ter perdido tudo ou parte do equipamento... O mais duro é fazer o bate e volta no mesmo dia da fazenda, cume, fazenda... Obrigado por compartilhar!! Show de bola!!! Um abraço!!!
Lindo
Valeu, Mario!
Top amigo !
caraca que daora em!
uma coisa legal pra água é utilizar garrafa pet de 2L...
primeiro pq não pesa nada praticamente
segundo pq conforme o consumo, a garrafa vai esvaziando ai dá pra ir amassando ela pra deixar mais enxuta e liberar mais espaço
O que você levou de comida?
Conteúdo fora de série de bom! Estou vendo todos ❤
Valeu Stefany!
Levei banana, dois pães, barras de cereal e amendoim.
Não sou de levar muita comida.
Abraços
Obrigada pelo retorno!
Boa noite.
Vc recomenda o tucum ou o caratuva. Qual o local mais bonito? E outra pergunta: Do tucum, consigo fazer o ataque no paraná?
Olá
Fui ao Tucum também, dá uma olhada que você tem uma boa noção da vista:
ua-cam.com/video/aGc-8y6cmd8/v-deo.html
Infelizmente, quando fui ao Caratuva a vista estava fechada, então só consigo comparar através de fotos, aí fica uma comparação desigual. O Caratuva é bem mais próximo do Paraná, isto posso afirmar.
Não conheço a trilha que vai do Tucum ao Paraná, porém, do alto do Tucum, é possível visualizar trilhas que seguem naquela direção, então acredito que é possível sim. Porém você teria que procurar no Wikiloc.
Abraços!
Já fiz o Marumbi algumas vezes .. o PP é mais pegado que o Marumbi ?
Olá
Considero que sejam trilhas com características diferentes e que a resposta vai depender.
O Pico Paraná é uma trilha de quilometragem alta e, no meu modo de trilhar, com duração alta (com acampamento). Por isto é uma trilha de resistência, em que o corpo precisa aguentar um tempo mais prolongado sob esforço físico e a ascensão é mais diluída.
O Marumbi é uma trilha mais técnica e intensa, porque não é permitido acampar nele. Então é uma trilha com mais esforço psicológico (pra enfrentar as cordas, correntes e grampos) e esforço físico mais concentrado (ascensão constante).
A dificuldade vai ser maior conforme suas características físicas e psicológicas.
Pra mim, o Pico Paraná foi mais difícil porque meu corpo sente mais o esforço prolongado do que o concentrado - e gosto de trechos técnicos.
A única comparação direta seria uma trilha sem acampamento no Pico Paraná, que acredito ser mais difícil que o Marumbi pela quilometragem bem maior (16km versus 10km).
Abraços!
Você fez o Pico Siririca? Falam que é muito difícil.
Olá Alessandro
Não fiz não.
Abs
Fala Júlio! Tudo bem? Júlio, pela sua experiência, é possível subir e descer no bate e volta?
Olá Wagner
É possível, muitas pessoas fazem isto.
Pra saber se você consegue, dê uma olhada nas características da trilha (16 km no total; ascensão de 900m, sendo que você desce um pouco pra subir de novo; subidas com grampos em alguns trechos) e se pergunte: será que o meu físico dá conta?
Pense em outras trilhas que você tenha feito. Você já fez um bate-volta numa trilha que chega perto dessas características? Se sim, e se você tem condições físicas semelhantes a quando fez isto, pode encarar.
Agora, se o máximo que você fez é bem abaixo daquelas características, de repente era uma boa ideia praticar um bate-volta numa trilha menor (Caratuva, Itapiroca) e depois encarar o PP.
Abraços!
Muito bom, parabéns pelo vídeo!!! Uma dúvida, no A2 tem ponto de água ou somente mais para baixo?
Olá Leudenei
Tem um ponto de água ali perto, porém é um pouco chato de chegar ali e ele é o primeiro a secar numa estiagem.
Neste dia, eu cheguei a passar lá na volta, perdi uns 10 minutos, mas estava praticamente seco.
Como deixei uma garrafa na barraca, acabou não fazendo falta.
Abs
@@julioettore-hiking legal, valeu pela ajuda! Abraço.
Caratuva é possível fazer bate e volta?
Olá, tudo bom?
Em todas as trilhas do parque é muito comum pessoas fazerem um bate-volta, inclusive no Pico Paraná.
A questão é: você está disposto a fazer uma caminhada noturna ou não?
No bate-volta ao Pico Paraná, fazer parte da trilha com a lanterna de cabeça é praticamente uma regra, devido à extensão da caminhada.
No entanto, se prefere caminhar apenas de dia, tanto as trilhas do Caratuva quanto Itapiroca podem ser feitas com uma boa margem de tempo.
Fui ao Caratuva em 2020, iniciando por volta de 9h e retornando no meio da tarde.
Abraços
Parabens pelo conteudo e pela conquista! Pretendo subir tb mas estava receoso, agora, com essa perspectiva da camera em alguns lugares deu pra ter uma ideia bem melhor do que vou enfrentar.
Valeu amigo! Fico feliz em ter ajudado
Abraços!
@@julioettore-hiking Feito em 15/07/2023. Apesar do sol, tudo branco em volta hahahha na volta se dissipou um pouco e deu pra curtir um pouco a vista.
Um grande Abraço!
@@junnkrd Parabéns pela conquista!!!
carai, o cara das historias do rock nacional
Júlio, qual é a mais difícil, Marumbi ou Pico Paraná?
Olá Ana
Considero que sejam trilhas com características diferentes e que a resposta vai depender.
O Pico Paraná é uma trilha de quilometragem alta e, no meu modo de trilhar, com duração alta (com acampamento). Por isto é uma trilha de resistência, em que o corpo precisa aguentar um tempo mais prolongado sob esforço físico e a ascensão é mais diluída.
O Marumbi é uma trilha mais técnica e intensa, porque não é permitido acampar nele. Então é uma trilha com mais esforço psicológico (pra enfrentar as cordas, correntes e grampos) e esforço físico mais concentrado (ascensão constante).
A dificuldade vai ser maior conforme suas características físicas e psicológicas.
Pra mim, o Pico Paraná foi mais difícil porque meu corpo sente mais o esforço prolongado do que o concentrado - e gosto de trechos técnicos.
A única comparação direta seria uma trilha sem acampamento no Pico Paraná, que acredito ser mais difícil que o Marumbi pela quilometragem bem maior (16km versus 10km).
Abraços!
IRADO!
Eu tinha muitas perguntas, mas quando o sol ...IA NASCER....eu só consegui pensar.....MEU DEUS.......
VC é um sortudo(esforçado, claro),
Vc ouviu o tempo sob um CÉU ESTRELADO, e a natureza ajudou(claro, vc estudou, previu e aguardou).
Foi magnifico e eu só te achei porque queria saber o porque do nome GETÚLIO em um dos morros(kkkkk, acho que o menorzinho kkk).
Agoravou te acompanhar.
Porque NINGUÉM mostra as descidas?( muitos tombos? O numero de hs?)
Vc ja tira um dia no mes para .....carregar alguem necessitado? ( pessoas ... com necessidades especiais?).
DUS TE ABENÇOE.
Olá Maria, tudo bom?
Muitos morros da serra do Ibitiraquire tinham nomes de personalidades políticas.
Havia, por exemplo, o pico Manoel Ribas, o pico Ulrich Schmidel, pico do Hans Staden, etc. Não há uma explicação conhecida sobre o motivo destas homenagens.
Com o tempo, a maioria destas denominações deu origem a outros nomes, porém o "Getúlio" não ganhou nenhuma nova denominação e é uma homenagem mesmo ao ex-presidente Getúlio Vargas - pelo menos é o que aponta uma tese de doutorado defendida no ano 2000 na UFPR.
Sobre o retorno/descida das trilhas, quando existe algo que precisa ser mostrado, eu mostro sim. Porém, em 99% das vezes, não acontece nada demais no retorno e o caminho já foi exibido, então acabo não tendo o que comentar.
Abraços
Parabéns pelo vídeo.
Quantas horas você levou para subir?
Olá, obrigado!
Infelizmente não me lembro de cabeça.
Porém, dá uma olhada no vídeo que eu coloco todos os horários e altitudes, no canto da tela, quando um objetivo é alcançado (A1 e cume, por exemplo), assim você consegue saber quanto tempo levei em cada etapa.
Abraços!
Pq vc não gravou as partes dos grampos acho interessante pq vendo seu vídeo parece fácil mais não e não KKKl eu tive o prazer de subir a ver o nascer do sol mais e bem complicado de subir mais a vista vale a pena o cansaço
9:39 😉
Uma baita aventura porém, não confio nessas cordas que ficam expostas ao tempo.
Quero fazer o PP em março pois estarei de férias acha que dá bom? Ouvi dizer que nessa época chove muito. Outra coisa tem espaço para acampar no cume?
Olá Richard
Na região de Curitiba, na média (de 1991 a 2020), há uma queda na precipitação mensal em abril, sendo que ela volta a subir em setembro. Portanto, em tese, o período abril-agosto seria aquele com a maior probabilidade de tempo bom.
No entanto, esta é uma média - que pode sofrer variações a cada ano.
Não existe uma estação chuvosa nesta região. Os períodos de estiagem podem acontecer em qualquer momento do ano, assim como os momentos de chuvas mais intensas.
Infelizmente, não é possível saber com tanta antecedência se haverá períodos de tempo bom em maio.
Neste vídeo explico como você pode consultar aplicativos de previsão do tempo, dias antes da trilha, para tentar atingir o tempo perfeito:
ua-cam.com/video/iu7xpWRrEQ8/v-deo.html
No cume tem espaço para barracas, porém cabem poucas. O espaço é aquele que podemos ver pelas imagens de quando chego ao cume, infelizmente não há nenhuma outra clareira ali perto.
Espero ter ajudado, abraços e boa trilha!
Parabéns que vídeo bacana , comunicação excelente , sonhando com guaraná 😂😂
O que você pode me auxiliar com a informação , entre Monte Olimpo x PP qual seria uma classificação dos dois na escala 0 a 10 abraço
Valeu José!
É um pouco difícil comparar as duas, porque são trilhas com características diferentes e vai depender um pouco da forma como você quer trilhar no PP.
A trilha do Olimpo é curta, porém com bastante ascensão e trechos com grampos e cordas. Ela exige mais atenção e precisa ser feita num mesmo dia, por isto também exige esforço.
No Pico Paraná a trilha é longa, a ascensão se dilui ao longo do caminho e você pode acampar em 3 pontos.
Então no PP você tem a possibilidade de adequar a trilha ao seu estilo - fazendo um bate-volta, acampando mais cedo, etc.
Eu diria que a trilha do Pico Paraná exige mais resiliência e a do olimpo exige controle psicológico, mas as duas possuem um grau de dificuldade muito similar. O Olimpo apenas fica acima por causa dos grampos e cordas, que possuem consequências mais sérias do que o mero cansaço.
Abraços!
@@julioettore-hiking valeu obrigado pela informação , entendido o recado abr
Estou pensando em fazer o pico Paraná nas férias e posar lá em cima, é possível ir sozinho ou é mais seguro ir acompanhando?
Olá, tudo bem?
Se sua dívida foi sobre a dificuldade da trilha como um todo, isto vai depender da sua experiência. O que sugiro é você assistir ao vídeo (afinal estou fazendo a trilha sozinho, exatamente como você deseja) e prestar atenção a cada um dos trechos. Aí é só pensar: será que eu, numa situação idêntica, conseguiria estar sozinho ou deveria estar acompanhado?
Se sua dúvida foi especificamente quanto ao acampamento no cume, sim, é possível ir sozinho, é só fazer o mesmo que eu fiz, porém levando os equipamentos de acampamento até o cume, em vez de montar tudo no acampamento A1. Apenas pesquise a condição do tempo e certifique-se que o vento não estará muito forte.
No meu caso, optei em acampar no A1 porque tenho algumas limitações físicas que deixariam o acampamento no cume muito pesado para mim.
Abs
Fiz duas vezes,sempre acampando no a2...tu foi muito mais inteligente
Oi Julio.. Parabéns pelo vídeo. O pico Araçatuba, não tem em torno de 1600m? Como vc falou os mais altos do Sul e não comentou dele, fiquei na dúvida. Abraços
Olá Marcelo
Não sei de cabeça a altitude, mas ele está entre os mais altos sim, tens razão. No vídeo que fiz lá eu coloco ela.
Aqui no vídeo não quis dar uma lista, só citei alguns mesmo 😉
Abraços