Sou a favor de falar o salário, não para as empresas, mas para sua “rede” de networking. Se engolir o orgulho e a inveja, isso na verdade nos ajuda a entender quando podemos ganhar mais.
@@thiagoelav633 Os últimos dois aumentos de 10% cada que tive no trabalho programação foram graças ao trabalho do sindicado de TI. Inclusive o partido comunista brasileiro atua forte no sindicato na minha região.
@@brunonovais8801 aí vc tem as grandes demissões em massa que apelidaram de "layoff" provando que na real quem manda é eles e o sindicato pode ser um escudo (mínimo) para ajudar o trabalhador
Não costumo informar range, pois logicamente vai ser oferecido o mínimo desse range. Eu geralmente já falo de salário no início do processo seletivo pra que ambos não tenhamos tempo, e o meu valor não é mto negociável, até posso aceitar um pouco a menos, mas diferença mínima. Já dei um salto para o dobro do que ganhava fazendo isso e batendo o pé no valor. Logicamente tem que pesquisar o mercado para saber o seu valor. Ainda, aconselho fortemente TODOS A FALAREM DE SALÁRIO ABERTAMENTE COM OS SEUS COLEGAS, ajuda mto a se posicionar no mercado.
Normalmente, as empresas pedem a pretensão antes mesmo de marcar a entrevista. Eu passo um range: valor mínimo a depender do projeto e da empresa, e valor que me daria ''muita motivação''. Se oferecerem o mínimo e eu avaliar que o projeto parece bom, eu inicio a atividade mas não deixo de continuar procurando outras empresas. O período de experiência é mutuo, serve tanto para a empresa quanto para nós.
Minha técnica pra essa pergunta é responder: “Boa pergunta. Na verdade eu estava curioso pra saber, qual é a escala salarial pra essa posição?” Isso colocar o recruiter numa posição onde eles não podem me dar um valor abaixo do real por que se não eu rejeito a oferta e eles perdem uma oportunidade. Se a escala que eles me derem forem maior do que eu pensava, eu dou uma escala que vai entre o meio ao topo da escala da empresa.
Concordo. Acho que é a melhor "tática". Eu não gosto de aplicar pra vagas que nao falam o salário. Mas quando isso ocorre, eu pergunto na entrevista. Se me perguntarem antes, qual a pretensão salarial, eu respondo com essa questão. Se falarem que nao podem falar, eu digo que tbm prefiro nao falar o valor, mas que estou disposto a ouvir a proposta, caso achem que eu me encaixo na vaga.
@@brunonovais8801 aí minha resposta automática é: quando eu perguntei a escala de salário, eu não insinuei que somos todos iguais como tic tac. Por isso eu estou perguntando a “escala” (salary range). Qual é o mínimo a pagar por um candidato mais inexperiente, qual o máximo a pagar por um candidato mais experiente. Se o entrevistador me dá uma resposta dessa, isso me diz que a empresa provavelmente não é boa pra trabalhar lá. Provavelmente vou rejeitar mesmo se tiver oferta.
Quando você está em uma posição confortável na sua empresa atual, é o melhor momento para olhar vagas novas no mercado. Você fica tranquilo e não engole as besteiras que as empresas inventam para explorar quem tá procurando uma vaga nova no desespero.
O que já me aconteceu foi entrar na empresa e depois descobrir que eu tinha o menor salário dentro todos os analistas, mesmo com mais certificações e escolaridade. Esse sentimento é péssimo, você se sente enganado, começa a achar que a culpa é sua por ter informado o salário anterior. Eu não faço mais isso, eu informo a faixa salarial a que estou disposto aceitar a vaga. Quando vc fala seu salário atual, o poder de negociação muda de lado, vc sempre sai perdendo.
Quem se comunica melhor sempre terá vantagem, eu já disputei vagas com pessoas que tinha faculdades, muitas experiências profissionais em grandes empresas e no final conseguir passar e eles não. Na entrevista sempre mostro que sou a melhor opção mesmo não sendo. Quem sabe se vender sempre terá vantagens.
@@GantSamma se for desenv, ai cara tem muitos assim e depois coloca um sistema critico na mão, congela e não sabe fazer nada... melhor falar a verdade do que mentira, e isso infelizmente tem demais no mercado, lotado de gente ruim e mentirosa.
@@gepetovovo2509 Como programador ainda não enviei currículos, pois sempre preso por trabalho de qualidade, todos os dias estou estudando muito, ainda estou no quarto mês de estudo e quando estiver experiência suficiente vou preparar os melhores currículos e vou dar meu melhor nas entrevista. Tem muitos profissionais ótimos, mas grande parte deles não sabem se venderem, e quem não se comunica bem ou não é bom em negociar sempre irá ser desvalorizado. Eu trabalhava em uma empresa e eu era o melhor, abriu uma vaga e a gerente iria escolher 1 pessoa para essa vaga, na minha cabeça eu achava que seria a melhor escolha mas ela escolheu outra pessoa que fazia um trabalho muito inferior ao meu, eu fiquei puto da vida e a partir dai comecei estudar muito sobre comunicação, vendas, negociação e poucos meses depois fui promovido para essa mesma vaga, em poucos dias já estava me destacando nessa vaga pq gosto da excelência.
@@GantSamma mas DESENV é outros 500 amigo, mentiras não rolam, eu por exemplo não trabalho por menos de 15k, pois o negócio é resolver e não conversar.
@@gepetovovo2509 Acho que vc não entendeu o que falei acima, eu não falei em mentira, o profissional tem que se preparar, eu falei em ser bom na comunicação e ser bom em se vender.
Eu trabalho como recrutadora na Europa, mas recruto também para a filial da empresa no Brasil. Ao responder a pergunta sobre salário na conversa telefônica, o ideal é que antes você tenha feito uma pequena pesquisa salarial sobre quanto o mercado está pagando para funções similares em empresas do mesmo porte, então você pode dar sua expectativa salarial sem que seja exageradamente acima da média do mercado, e dizer que você é negociável sobre o valor. Você terá muito mais chance de ser convidado para uma entrevista e se adorarem seu perfil podem chegar a pagar o que você quer. Fica a dica. Detalhe: felizmente eu não tenho que perguntar o salário atual dos candidatos, só a expectativa. ☺️
Na empresa onde trabalho, não existe esse tipo de "barganha". Alías, aqui todos sabem a remuneração de todos, desde o time de limpeza até os C-levels. Então, quando um candidato está na etapa de proposta salarial, nós apresentamos a faixa da qual ele faria parte e todo o processo de crescimento que ele pode ter, extremamente bem definido. Isso gera alguns desafios, quando falamos de revisão salarial, aumentos e etc, mas vale muito a pena.
Opa Elias, tudo bem? Cara, fiquei bastante curioso pra saber como funciona esse modelo. Na sua empresa, então, tem tipo um "tabela" (ou algo do tipo) em que todo mundo consegue consultar o salário de qualquer pessoa a qualquer momento? E como que vocês lidam com problemas como as pessoas começarem a ter pensamentos negativos em relação às outras (ex: "ah, Fulana tá ganhando mais do que eu mas eu tô trampando mais do que ela. Injusto!)?
@@vitorsantana2795 fala cara, blz? Exatamente. Temos uma planilha mesmo, com o nome da pessoa, a faixa que ela está, tempo de casa, salário e mais informações. Falando do contexto de desenvolvedor, existe junior, pleno e senior, ambos com nível 1, 2 e 3. Cada faixa tem seu valor estabelecido e se ocorre alguma mudança, ela é aplicada a todos. O que nos ajuda a não ter esse tipo de situação é a transparência e aprendizado continuo. Temos um processo de evolução salarial bem definido, então se alguém está naquele nível é por merecimento e quem quer chegar lá sabe exatamente o que e como deve fazer. Não é uma utopia, claro. Existem desafios, mas a abertura para lidar com descontentamentos é muito grande.
Já trabalhei em uma empresa assim, o lance é tentar entrar no nível mais alto possível. Porque o processo do "plano de carreira" é extremamente burocrático. A sensação de "injustiça" nesse caso vem de pessoas que entram num cargo mais alto e produzem menos que você, simplesmente porque negociaram a entrada melhor. Aí você fica lá produzindo muito bem, esperando uns 2 anos pra subir de nível... Daí pra frente varia de empresa pra empresa, algumas vão colocar algumas etapas super herói onde você tem que produzir o triplo, pra poder 2x por ano, passar por uma avaliação absurda onde seu salário vai subir 5%.
Uma informação importante também é que se a sua orientação sexual ou condição sexual é abordada em detalhes muito minuciosos, a empresa tem a visão de extrair a informação sobre o quanto passivo, ou maleável e não combativa seja a sua personalidade. Empresas assim normalmente são lideradas por pessoas que no final das contas estão nem aí com seu bem estar e farão de tudo para reforçar ainda mais qualquer fragilidade que venham a perceber. De nada
Lucas vc é muito necessário, graças a vc eu poupo minha saúde mental de utilizar twitter para ver oq o povo ta comentando sem ficar com aquele sentimento de FOV.
Boa lucas a forma que você aborda também tras empatia ao recrutador, que está apenas fazendo seu trabalho. Quando recebo uma proposta eu pesquiso muito sobre a empresa, e se realmente eu quero entrar lá, eu procuro ver quantas pessoas sairam de lá em meses, dados assim é facilmente encontrado
Já me perguntaram isso e o entrevistador falou que estava muito alto e que não caberia no orçamento. Respondi que se o atual não cabe então o próximo não caberia mesmo, poderia ter colocado o range do salário na vaga pra poupar nosso tempo. Também já respondi um valor bem mais alto do que o atual, isso sim dá certo.
@@FelipeOliveir4 Seu salário atual é x, se te pergutarem, sempre responda x+y. "y" é o quanto vc acha que deveria receber para entrar na tal empresa. Normalmente funciona pq te já te olham diferente por conta do valor alto. Se não estão dispostos à te pagarem isso então cai fora.
Na minha concepção tem 2 situações em jogo, o fato de não responder a pergunta do salário atual, que concordo, mas tem uma segunda, que é em relação ao contrato. Acho que essa parte deve variar de pessoa para pessoa. Na minha situação, se eu recebo 10k atualmente por exemplo, mas em uma entrevista eu digo que quero 12k, porém me oferecem 15k, eu fico satisfeito, independente do que os meus colegas de trabalho negociaram. Mas claro, isso sou eu, e muda de pessoa para pessoa, como eu disse. Se eu decidir em algum momento que os 15k já não fazem mais sentido, eu começo a procurar outro e o ciclo se reinicia.
De acordo. Penso a mesma coisa, eu negocio o que julgo melhor para mim e minha familia. Como sempre ouvi, não sou piolho para ir com a cabeça dos outros...hehehe
@kaique concordo com você em algumas coisas, mas no seu exemplo, Acho dificil te oferecerem a mais do que você pediu, pode até acontecer. Por isso que a galera recomenda você falar uma pretensão maior do que você gostaria.
No Brasil é o contrário! Empresas tier 3 pagam MENOS do que empresas locais, pq exploram o seus nomes fortes para atrair devs msm que pagando menos, exceto as fangs 😅
É verdade, isso ocorre bastante nos bancos... mas é legitimo, eles tem uma 'fama' de serem bons empregadores, e os menos experientes acreditam que irão ganhar muito conhecimento encarando o desafio de decifrar os legados dos bancos kkkkkkk.... e enfim, o cara ganha pouco, a empresa paga pouco, os sistemas sempre cheios de problemas, mas a roda segue girando...
@@seveng0th banco até paga pouco, mas as vezes o sindicato dos bancários na cidade é tão forte que os benefícios compensam completamente o salário mais baixo. A ponto de superar todas as empresas de outras categorias.
@@victorrodrigues55555 trabalhei no Itau, e o sindicato dos bancarios era um, dos trabalhadores de TI era outro. E sei que no santander é assim tb, e obviamente é um sindicato muito pior que o dos bancarios hahaha
Tava comentando com um amigo esses tempos atrás, quer barganhar um salário bom? Empresas menores e médias... Normalmente você vai fazer mais funções, mas vai conseguir mexer em tudo e se mostrar serviço aumento de salário todo ano.
Lucas, esse video é muito bom, aconteceu extremamente isso comigo, ainda estou na empresa, mas por saberem do meu primeiro salario de programador, ficaram alegres e preocupados, pois era bem baixo, mas acabaram fazendo uma proposta com o dobro que eu recebia, sei que poderia ter recebido mais pois, minha tech lead disse que esperavam pagar um pouco a mais kkkkk acabei perdendo oportunidade de ganhar 3 mil a mais cada mês kkkkkkkk mas, tudo certo, renovação de contrato anual sempre tem aumento, mas sinto como enganado quando entrei. Obs: o principal do trabalho não é apenas o salario, e sim o quanto a empresa te valoriza, incentiva e cuida do funcionario em si.
Não vejo problemas em responder qual o salário atual, desde que faça como o Lucas disse no video: Dê o range que você quer nessa vaga. Ganho 10, mas para essa vaga estou considerando algo entre 12 e 15. Então, explique o pq vc aceitaria o mínimo e também os motivos para a empresa te pagar o máximo. Cada um é dono da sua realidade e é capaz de saber quanto a mais ou a menos gostaria de ganhar (em casos de mudar para um ambiente melhor, seja qual for o motivo disso)
Não cara... usando seu exemplo de "ganho 10 mas quero ganhar entre 12 e 15". Vc precisa falar: "Ganho 12 e pra trocar quero entre 15 e 17. Mas se o projeto for muito interessante e houver possibilidade de crescimento, eu aceito negociar". ;)
Minha dica é aumente o valor suposto salario atual X para pedir algo a mais dizendo que esta a procura de uma empresa melhor que valorize os trabalhadores por isso procuro ao menos Y a mais, com isso, desse modo voce já vai estar no minimo com um aumento maior, a proposta deles vai tender para baixo como barganha, mas eles vão oferecer algo a mais e com essa diferença vai ter na pratica o aumento ficticio e mais um plus rsrs.
@@luizgustavo77 Quase sempre o RH interno de registro não faz parte do time de recrutamento, e ainda assim sempre pode tirar outra carteira para levar. Enfim e quanto ao trabalho não fale que é CLT enfim a empresa não está mentindo quando te pergunta isso? Ou quando faz contratações com valores diferentes com pessoas no mesmo nivel? Enfim e quando vamos fazer uma entrevista temos que aprender a nos valorizar, não dá para vender nosso esforço e nossos dias por nada, a empresa vai lucrar com seu trabalho e na maioria dos casos muito, mais muito mais.
@uhm? Sim sem duvidas, mas é isso e ainda pode falar que recebe um bom valor em formato de auxilios, que é uma pratica muito comum quando as empresas querer fazer aumentar os salarios e diminuir a carga tributaria.
Os pontos do artigo são bons. De qualquer forma, se puderem, abram o salário para os colegas de profissão, é uma forma de organização e de abrir a mente dos que estão mais alienados.
Um "truque" que eu já usei diversas vezes e acabou funcionando muito bem é me fazer de desentendido e somente responder qual é minha expectativa salarial. Sem confrontar o recrutador... Acaba funcionando porque ele se sente "pedante" em voltar a fazer a mesma pergunta de qual é o seu salário de novo. Recomendo fazer o teste.
O problema: a empresa quer saber quanto eu ganho isso significa que ela não quer saber quanto eu tenho de valor. Realidade: a empresa visa lucro, a médio prazo isso significa manter vc nela trabalhando e ter margem para negociar aumentos, do contrário vc sai e vai pra próxima. Solução: diga quanto vc ganha mas adicione a margem do melhor slario do seu time. Se vc for o menor adicione 20% a isso. E diga assim: tudo depende do que vão me oferecer em termos de vantagens e do projeto, se eu gostar fica melhor pra vc. Vamos ficar na mesma, mas ao menos não há vantagem para ninguém. Tudo se resume a mais valia, no fim.
Queria ter assistido esse vídeo a um mês atrás, além de ter sido perguntado o salário, me ofereceram 500 reais a mais do antigo salário, observação era CLT agora vou ser PJ. E antes que me julguem, estava parado a 6 meses e tenho que prover em casa, então acabei aceitando e assinando o contrato. Bora ver como vai ser, gratidão por esse conhecimento 🙏
Eu, enquanto dev web jr desempregado, à essa pergunta responderia: "Minha pretensão é, no primeiro momento, ganhar 10% a menos que o desenvolvedor que ganha menos." Obrigado.
Aqui onde moro, em todas aseempresas que já trabalhei rolava isso, ninguém falava com seus colegas sobre salário parece que somos proibidos de falar sobre, e algumas empresas pregam que isso é proibido. Excelente vídeo cara temos que saber nos posicionar da melhor forma para termos salários compatíveis as funções
Trabalhei em uma empresa em que, fui contratado como Pleno e tinha o mesmo salário outros colegas, mas nem todo mundo tinha o salário igual mas todo mundo tinha a mesma responsabilidade. Empresas BR tem esse detalhe. É bom tomar cuidado. Eu sempre envio mensagem para alguém da empresa que possui o mesmo cargo que eu estou aplicando. Algumas pessoas falam abertamente (depois de uma boa conversa kkkk).
Salve Lucas, tudo bom ? Topa mais um vídeo de perguntas ? Comecei a estudar front-end e UI Design ao mesmo tempo porque queria conhecer mais a fundo as duas áreas. achei o front end extremamente complicado, JS é coisa de outro mundo, com o esforço eu acho que conseguiria dominar sim, mas, não sei se gostaria de ficar centralizando div e corrigindo bug. Gostei bastante de UI, mas, não fiquei muito fan de UX Research e acredito que o mercado possa estar seco. OBS: Além do figma, já possuo um background em design como Social Media e trabalho voluntário como UI. Minha situação é: tenho 12 dias pra me matricular na faculdade, estava querendo me matricular em ciência da computação, tenho medo da área da ti por ter muita conta e porque eu acho que não sou bom em ficar criando código, to com medo dessa faculdade ter muita conta e não queria fazer um tecnólogo em design porque já tenho 25 anos, sou casado e moro com meus pais, preciso tomar a decisão certa.
Outro ponto é que eu sinto curiosidade no mercado de segurança, e ios developer, mas tenho medo de ter muita conta ou ser pior. O meu principal problema com JS é que parece que eu preciso criar códigos pra fazer algo, na minha cabeça é como se eu tivesse que criar formulas matemáticas, eu morro de medo da dificuldade piorar. Muitíssimo obrigado pela atenção do melhor Dev Android, seus vídeos tem me inspirado, TMJ.
Esse tipo de análise, não está mais compatível com empresas grandes e muitas delas na gringa? Porquê eu como recrutador da minha própria empresa de software, me deparo com situações em que o programador está ja empregado e com remuneração em que ele conquistou dentro da empresa pelo destaque, somando bônus e participações. Eu como quero trazê-lo pra meu negócio, não posso chegar ofertando o valor salarial médio de mercado. Eu preciso saber dele a expectativa para eu oferecer algo melhor do que ele ja tem, para justificar a sua mudança. Eu sou o “cliente” que vai contratar um profissional “fornecedor” eu preciso saber quanto ele cobra, nao sou eu cliente que coloco o preço, isso pra mim é valorizar o profissional.
Resumindo, se perguntarem teu salário atual na entrevista, diga que é uma informação confidencial e que por lei ou contrato você não está autorizado a divulgar essa informação.
Eu revelo meu salario, não vejo problemas se vc souber negociar.. mas tem que ser firme no ponto que vc colocou, do que vc poderá agregar para a empresa e a sua pretensão salarial não pode ser afetada por isso.. no meu ultimo emprego eu ganhava por volta de 5k pj, falei pro recrutador que ganhava isso.. mas fui firme em dizer que não sairia por menos de 8 ou 9 k pj ou equivalente no clt. Resultado: me pagam mais do que minha propria pretensão salarial inicial equivalente no CLT. A dica de ouro é se lembrar que esse é o melhor momento pra vc definir seu salario na empresa.. não aceite menos pra ganhar mais depois, ainda mais se ja estiver empregado.. as promoções podem demorar mais do que sua paciencia e vc vivera frustrado ali. Aprenda a negociar seu salario como o Lucas disse.. 20% acima da media pro minimo e 20% acima do mais alto pro maximo (veja a explicação dele aí).. essa eu não sabia, mas é uma boa tbm vc pensar qual salario faz valer o risco de sair da sua zona de conforto e que salario vai realmente fazer a diferença na sua vida
O problema, não só dá área de programação por que sou da área da saúde atualmente, é que os processos seletivos são muito obscuros. Te dão o mínimo de informação possível, te fazem perder tempo numa entrevista online, ou transporte e tempo numa presencial, as vezes nem com a própria empresa, pra dizer que a vaga na verdade não tem nada a ver com o que estão divulgando.
Aprendi da pior for possível essa lição. NUNCA diga seu salário numa entrevista, e seja até um pouco mais firme nessa questão PESSOAL. Tem que deixar claro que prefere não dizer. Caso sejam insistentes, diga que você considera irrelevante e até invasivo esse tipo de pergunta. Digo isso porque, tanto um crescimento alto quanto uma redução salarial são vistas com desconfiança e contam pontos negativos. Nesse momento em que muitas pessoas estão migrando de carreira para programação, às vezes aceitam até ganhar menos para entrar nesse mercado. Esses devem ter atenção redobrada e não dizer mesmo. É tudo muito lindo no papel e na cabeça do vendedor de curso, que você pode sair de um salário de R$1500 para R$9000 em seis meses, porém, na prática, os próprios RH não vão te propor isso. Migração de carreira então, esquece... dificilmente um RH prossegue com a contratação de alguém que diz ser Engenheiro Eletricista Sênior, por exemplo, para uma função de Júnior em programação, ganhando menos então, mesmo que seja 10% a menos, nem pensar. Já aconteceu comigo, estava trabalhando fora da minha área, cuja faixa salarial era entre três e CINCO vezes maior do que a que eu tenho uma carreira consolidada. Ao ser entrevistado para uma vaga área, falei minha pretensão, adequada à vaga e à localidade, porém, ela era 3x maior do que o salário registrado que eu estava recebendo nessa outra carreira diferente. Eu pude ver pela câmera a cara da RH olhando de lado para o Coordenador técnico da vaga e ela pedindo para repetir a pretensão e, depois, repetir o salário atual... na verdade, foi um infortúnio deles não terem entendido o básico do momento, por volta de 2017/19, onde o ramo industrial estava em crise, e muitas pessoas aceitando carreiras diferentes até a coisa toda melhorar. Daí pra frente, não há o que falar, o processo já está finalizado... Depois disso, entendi que revelar o salário atual raramente é benéfico, a não ser que o processo seja EXTREMAMENTE direcionado a VOCÊ, ou seja, algo fechado, e que uma empresa queira muito ter você no staff, algo RARÍSSIMO e que só acontece com pessoas de carreiras altamente consolidadas.
use a malandragem das empresas contra elas, e de um migué se tem umas que coloca clausulas pra não falar o salario (entre os amiguinhos), então com a recrutadora diga que o contrato da atual empresa te impossibilita de comentar o seu salario.
Eu respondi quando pretendia ganhar quando comecei como junior, descobri que era um pouco mais do que estava descrito na vaga. Hoje já fui promovido e me incomodo tanto no novo cargo que espero ser promovido novamente além do meu salário já está a baixo da média.
Ao meu ver, o certo é jogar a pergunta *de volta* pro recrutador. Se eles querem saber se alguém cabe no orçamento da empresa, então eles que digam quanto estão dispostos a pagar e nós dizemos se aquele é um bom valor ou não. Se em vez de responder a pretensão salarial, passássemos a perguntar qual é a pretensão *da empresa,* aí sim poderia haver uma mudança, e é muito mais razoável do que o extremo e constrangedor "tapa na cara e sai" apresentada pelo cara do post.
o meu problema com esse video é: eu estou em busca do meu primeiro emprego na area. Como muitos lugares pedem por experiencia, e eu não tenho, eu acabo abrindo mão do valor do salario (isto é, não estou em posição de ficar recusando salario, mesmo baixo) em troca de ter uma chance pra começar a trabalhar e ganhar experiência. Mas entendo que o ponto do video é voltado para profissionais que já estão inseridos no mercado e, no melhor dos casos, estão sendo recrutados por iniciativa da empresa.
Como seria o mundo sem negociação! No ponto de Vista o escritor do artigo tem o conhecimento sobre o assunto porém em questão de resolver o problema é um sonhador... uma pessoa preparada não fugiria de uma pergunta e sim estaria prevendo as perguntas e com as respostas prontas e com manobra se necessário
Sempre vai ter alguem disposto a responder a pergunta pq essa pessoa não liga, está muito desesperada ou ainda não teve acesso a informação de como tomar um caminho melhor. É importante a gente conversar com os colegas de trabalho para que eles fiquem espertos com esse tipo de coisa. Se deixarmos de fazer algo que é certo pq um ou outro não vão se juntar aí que a gente nunca vai conseguir nada, rs.
Salário é o mínimo que te pagam pra vocês trabalhar sem reclamar, ou seja sempre vão querer pagar o mínimo. Quando me perguntam sobre pretensão salarial, quando início do processo, digo que prefiro fala sobre isso ao final do processo pois ambos terão se conhecido melhor e a empresa terá um noção do meu potencial. Se mesmo assim insistirem em saber, repondo dizendo que sei que a empresa tem um range que ela pode dizer o range que digo se faz sentido ou não. A ideia é sempre fazer com que quem esta receitando faça uma oferta primeiro, ou ao menos diga primeiro qual valor pois quem fala primeiro perde a oportunidade de negociar.
Nossa eu conto pra todo mundo to nem ai, o que mais quero e que saibam msm, e todo mundo cobre um valor parecido. Eu Não tenho problema quanto a isso....
trabalho pra uma empresa do exterior, em nenhum momento das entrevistas me perguntaram quanto era o meu salário, ou pretensão, após passar nas entrevistas, me jogaram o valor do salário que iria ganhar e aceitei. quando perguntam a pretensão na entrevista já começa mal.
É simples, quando tenho qualquer tipo de contato/oferta eu de cara é que tomo a iniciativa e pergunto qual é o budget que eles tem para essa posição. Assim ninguém perde tempo.
Falando do ponto de vista de quem já foi contratado muitas vezes, e agora contrata desenvolvedores: O profissional quer a melhor empresa pelo maior valor. A empresa quer o melhor profissional pelo menor valor. Se vocês conseguirem chegar em um meio termo que deixa os dois lados felizes, sai negócio. Se um dos lados sente que não é justo, ou que não está sendo valorizado, é só dizer: "obrigado pela oportunidade, mas não é o que eu procuro no momento". Às vezes as pessoas problematizam demais processos simples.
Cara, é muito mais simples você perguntar o budget da vaga. Você vai saber o quanto estão dispostos a pagar e simples, ngm vai te perguntar o seu salário e você sabe o real valor dela.
Antes caia muito nessa, agora sempre que eles perguntam taco meu actual salario quase no triplo, ai ja saiu de boas da situacao. Mas se a empresa que me contacto tem um projeto que me chama muito a atencao pergunto acerca do rango salarial e dependendo se o salario atinge a minha expectative prosigo ou so paro a entrevista.
Nunca tinha visto esse artigo, mas minhas resposta para essa pergunta sempre foi: "Não vejo como essa resposta poderá ajudar a conduzir o processo de seleção, não me sinto confortável para responder".
Participei de um processo seletivo, realizei a primeira entrevista com a recrutadora que me perguntou sobre salario atual(eu respondi e aumentei um pouquinho) e pretensão, realizei uma segunda entrevista tecnica, no WhatsApp a recrutadora pediu meu diploma e minha carteira de trabalho digital(PDF)... na hora achei estranho, será que pediram talvez para saber se eu estava mentindo sobre o quanto recebo ? e pior que enviei os documentos, sendo que eu nem estava contratado, era o processo de recrutamento.
Um feedback: leia o artigo antes e passe pra gente suas percepções sobre. Assistir alguém lendo (com dificuldade) um artigo é meio zuado, se for assim eu prefiro ler sozinho.
Cara, estou me sentindo burro 😂 Na contratação da vaga atual eu tinha um valor X na cabeça que se ela (recrutadora) me oferecesse eu aceitaria, quando ela me perguntou a minha remuneração eu mostrei até contra-cheque pra ela 😅, fui mega transparente em relação a tudo, ela me ofereceu X + 500 mais uma pá de bônus sendo que X já era mais de 2/3 do que eu recebia no antigo job, fui felizão 😂
Na minha opinião isso varia muito de pessoa para pessoa. Concordo com uma coisa que você falou: o candidato tem de ter a sensibilidade de saber o quanto ele está agregando à empresa. Uma vez sabendo de quanto ele vale falar o seu salário atual não faz muita diferença. Exemplo: imagine que eu ganhe 10k e eu acho que com meu trabalho eu posso trazer bons resultados para a empresa então 10k + 20% seria um valor legal para mim, mas o recrutador tem até 16k de orçamento e é ai que a sensibilidade do candidato entra. Eu acho que valho 12k, mas 16k, não. Nesse exemplo se eu conseguir os 12k pretendidos tá ok ai entra a minha pergunta: Se você conseguiu o valor desejado qual a diferença entre ter falado seu salário ou não?
Geralmente a estratégia que eu utilizo é perguntar a media salarial dos desenvolvedores da empresa para aquela área, para depois pensar em uma boa resposta. Nao é melhor dos mundos mas me dá um certo espaço de tempo para pensar em qual caminho segui durante o bate papo
eu disse o salario, me ofereceram 5.5k era tipo 3 vez mais do que eu ganhava, ai depois dentro da empresa o mesmo cargo que eu no mesmo tempo de empresa ganha 8 xd dev pleno dotnet backend
Eu sempre busco como medida de saída para esse tipo de pergunta fazer antecipadamente a pergunta de qual a faixa salarial que a vaga dispõem, dessa forma evito de ser questionado sobre o meu salário atual e já me possibilita saber qual a margem salarial estão negociando para vaga. Talvez para muito essa não seja uma saída, mas para mim depois de cair diversas vezes neste cenário que o recrutador sempre questiona o salário atual, tem sido uma maneira muito eficaz, pois depois que é me dito o faixa consigo tomar a decisão se sigo no processo ou se de cara descarto a oportunidade. Mas Lucas Montano excelente conteúdo, pois é um assunto que sempre busco me manter atualizado, como devo agir para as entrevistas que surgem. Obrigado.
Algumas considerações. Se estiver no Brasil, disputando uma vaga CLT para um cargo especifico, por exemplo Engenheiro de Dados Pleno. Exceto caso a empresa não tenha nenhum Engenheiro de Dados Pleno, ela não vai poder te pagar salario menor do que ela já pagar para outra pessoa na empresa. Tampounco vai pagar mais, no mesmo cargo, no maximo talvez ela diga que vai te enquadrar em um nivel diferente. Se for maior do que o seu, e o salario também, ok, se for menor, seu direito de declinar. "Sua oferta não é boa o suficiente" é uma boa resposta caso queira uma saida pela tangente apenas. Se for PJ, a conversa é outra, porém não cabe aqui. Se a empresa não for clara com a vaga, agradeça a oportunidade e decline, ou seja incisivo. Qual profissional voces estão procurando ? E ai por diante.
Tem que perguntar primeiro qual o range que eles trabalham para a vaga. Se eles não falarem nenhum valor, derem alguma desculpa (depende da senioridade...etc) aí é bomba confirmada. As vagas boas normalmente sempre tem o range no primeiro contato
Na minha empresa eu falei meu salario anterior (3.5k clt), falei minha expectativa (4.2k clt), eles falariam que o minimo era 5.6k clt, e me deram 6k clt (na época eu tinha apenas 4 meses de experiencia com programação, sem nunca ter feito faculdade, e meu primeiro hello world foi há um ano atrás em outra linguagem, então era um puta salário). Tenho nada a reclamar, mas imagino que isso seja fora do comum
A resposta pra esse problema é mais simples do que parece, se o recrutador perguntar quanto é o seu salário vc responde: "O suficiente" Assim já deixa claro que a mudança não está sendo motivada por questões financeiras e sim o oque a vaga tiver a oferecer
Em 2020 quando estava procurando emprego todos sem exceção faziam essa pergunta, e eu respondia com medo de ser indigesto, uma vez falei algo sobre ética e o rh faltou me xingar por chamá-lo de anti-ético, jogando com minhas respostas, que sufoco.
Na minha recusa de falar salário eu costumo ser acertivo, pergunto qual a relevância do meu salario atual para essa entrevista? Geralmente me dizem que é uma pesquisa e eu digo que estou baseando meu valor em quanto as empresas estao me oferecendo e nao em quanto estou ganhando.
Esta deve ser uma preocupação mais voltada para o mercado brasileiro por não valorizarem o programador. Na Samsung (Coréia) fizeram-me mais ou menos a mesma pergunta e disse quanto ganhava juntamente com o valor que a LG tinha oferecido. Hoje estou com 120k USD/ano com contrato de 8 anos.
eu pergunto antes de qualquer entrevista se a minha pretensao salarial (e mando) esta no budget deles para nao perder tempo. Infelizmente alguns respondem sim e seguem o processo para no final quando vc é aprovado tentar contratar por um valor bem menor
e como corrige o fato de vc ter feito cagada no momento da pergunta de salario? por exemplo quando vc de fato entrou na empresa e existe alguem trabalhando junto com voce no mesmo cargo (junior por exemplo) e ganhando mais? to fudido ate o fim dos tempos e a unica saida seria ir para outra?
Não precisa lacrar. É só não responder o salário e perguntar quanto a empresa tá pagando na vaga ao invés da resposta. Aí você ve se o que a empresa paga tá de acordo ou não com a sua pretensão. Se a pessoa insistir pra saber seu salário, você pode dizer que não sabe nada sobre salários e que seu salário pode não refletir o mercado atual ou suas aptidões, você pode estar sendo pago acima ou abaixo e por isso prefere não usar ele como base.
O problema da conclusão do artigo é assumir que existe uma paridade de forças entre empresa e recrutados (no caso esses que têm escolha). É um problema sistêmico no qual não vai mudar nada qualquer candidato recusar ou nao.
Não acho. Falei quanto ganhava, e a nova empresa dobrou o valor, colocou o mesmo valor em salário(na carteira assinada) e o mesmo salário em bônus anual (RSU + Bonus de performance). Inclusive o valor que me ofereceram era maior do que o que estava mostrando no glassdoor (um pouco maior).
E um outro ponto que acho importante é saber qual é a real demanda da empresa que está buscando um profissional com perfil XYZ... sabendo dos desafios, com certeza a pessoa vai ter um entendimento de quanto cobrar para encarar as demandas... somos pagos para garantir a qualidade de um produto, deixar um coordenador, gerente, VP... dormirem bem bem bem... imagina uma cagada em produção e tendo que acordar as pessoas antes do café da manhã. ;)
o dia em que eu tiver uma empresa, a regra do rh vai ser: não pergunte o salário, informe o quanto estamos dispostos a pagar pelo serviço do profissional. e tenha a possibilidade de negociação com ele, desde que ele demonstre um potencial melhor do que esperado. acha justo?
Seria mais transparente, justo é uma palavra forte. A dinâmica do sistema segue uma lógica de extrair o máximo do valor produzido pelo trabalhador pagando o menor valor, dessa forma, aumentando a margem de lucro. Se você quer usar outra dinâmica, beleza. Só que se a empresa não for sua, acho difícil conseguir atingir as metas da empresa e de acionistas.
A real é que o Jean quer que ninguém passe nas entrevistas de emprego com essas dicas dele. Primeiro ele vem com: "Diga não para o desafio técnico", agora com essa, daqui a pouco ele vem com um artigo "Diga não a entrevista de emprego". Vou dar uma dica muito melhor: "Não crie atrito desnecessário com o entrevistador". Garanto que essa vai te levar mais longe.
Bizarro esse papo de não falar o salário, todas áreas tem isso, todas entrevistas no geral. O que eu costumo fazer é dar uma aumentada quando vou dizer meu salário atual, e tem dado certo
Bom, uma vez me perguntaram, eu respondi que era um terço, multiplicado por dois, mais duzentos e cinquenta, vezes dois, dividido por cinco, menos três porcento do valor hora pago para um lexicógrafo e mais um terço da quarta parte de um salário mensal de um ajudante de pedreiro no sul do Azerbaijão.
Posso estar equivocado, mas não vejo isso como algo ruim. Pelo contrário, quando me perguntam quanto recebo atualmente, fica mais fácil de negociar e informar que só saio da empresa que estou, por 1, 2, 3, 4k a mais, dependendo da faixa que vc está. E se o entrevistador entende que não pode cobrir, encerramos ali.
É exatamente o que penso: informe a sua pretensão, mas não o seu salário atual. É extremamente incoerente à mesma empresa que põe tudo em "confidencial" (salário, empresa, benefícios, local...) te pedir pra abrir toda a informação sua: teu salário, endereço, documentos.....Não informo mais meu salário, a menos que o outro lado abra o salário que vão pagar primeiro. Afinal, eles que começaram.
Trabalho na Europa, e desde que comecou a onda de layoffs + a febre de IA, os salarios despencaram, e as empresas que NAO perguntavam seu salario atual, passaram a perguntar, e esse video veio so pra compravar a impressao que eu estava tendo. Tempos dificeis hahaha
cientista de dados foi um enorme exemplo disso, salario despencou, agora estão pagando merreca, e python saturou, até minha avó sabe python, tá saindo gente pelo ladrão.. kkkk
Basicamente o Jean tá desempregado e tá incentivando todo mundo a sair do processo seletivo pra sobrar só ele. O cara é um idealista nato, esses dois artigos que vi dele que você reagiu não tem materialidade nenhuma, é puramente idealismo. "Ah, mas se todo mundo fizer assim, todo mundo vai sair ganhando". O cara vive em um planeta paralelo, completamente fora da realidade. Não tem nenhuma condição de você desistir de um processo seletivo por simplesmente não concordar com as práticas utilizadas, seja por meio de perguntas ou desafios, isso não existe, se você está precisando de um emprego, ou quer evoluir na sua carreira, não façam isso pelo amor de deus. Dito isso, concordo com tudo o que o Lucas disse, você não tem que falar o salário que você tá ganhando, tudo se trata da negociação da sua PRETENSÃO salarial, e nada mais.
Olha, acredito que um movimento bom é todos começarmos a dobrar o salário atual com base do tear e ainda reajustar em 20% acima esse dobro, para eventuais balanceamentos. Pode parecer exagerado, mas as empresas são exageradas quando é em questão de pagar. Mas teria de ser um movimento aceito, no cenário do Brasil, onde a massa é explorada por ser individualista, muito difícil!
É negociação. O mercado de trabalho é como qualquer outro mercado. Já vi gente responder que ganhava mais do que era na realidade pra essa pergunta de salário atual
Cara, eu como estou empregado, se surge alguém querendo me entrevistar, elas apresentam a vaga e pergunta se me interessa. Eu sempre digo - "Depende do salário? " Pq eu participaria de um processo seletivo de 1 mil se eu ganho 2 mil? Não faz sentido. Então eu, já estando empregado, pergunto sem medo, e eles sempre respondem. Agora se eu estivesse desempregado, seria outra história.
Sou a favor de falar o salário, não para as empresas, mas para sua “rede” de networking. Se engolir o orgulho e a inveja, isso na verdade nos ajuda a entender quando podemos ganhar mais.
Concordo!
inclusive a função original dos sidicatos eram essas, inves de ser uma ferramenta para burocratas.
Diga não para sindicatos na TI
@@thiagoelav633 Os últimos dois aumentos de 10% cada que tive no trabalho programação foram graças ao trabalho do sindicado de TI. Inclusive o partido comunista brasileiro atua forte no sindicato na minha região.
@@candidosilva9062 sindicado meu ovo. ou me paga mais ou trabalho pra outra empresa. é assim e fim.
@@brunonovais8801 aí vc tem as grandes demissões em massa que apelidaram de "layoff" provando que na real quem manda é eles e o sindicato pode ser um escudo (mínimo) para ajudar o trabalhador
Nada melhor como leitura de artigos para almoçar em paz.
Não costumo informar range, pois logicamente vai ser oferecido o mínimo desse range. Eu geralmente já falo de salário no início do processo seletivo pra que ambos não tenhamos tempo, e o meu valor não é mto negociável, até posso aceitar um pouco a menos, mas diferença mínima. Já dei um salto para o dobro do que ganhava fazendo isso e batendo o pé no valor.
Logicamente tem que pesquisar o mercado para saber o seu valor.
Ainda, aconselho fortemente TODOS A FALAREM DE SALÁRIO ABERTAMENTE COM OS SEUS COLEGAS, ajuda mto a se posicionar no mercado.
Normalmente, as empresas pedem a pretensão antes mesmo de marcar a entrevista. Eu passo um range: valor mínimo a depender do projeto e da empresa, e valor que me daria ''muita motivação''. Se oferecerem o mínimo e eu avaliar que o projeto parece bom, eu inicio a atividade mas não deixo de continuar procurando outras empresas. O período de experiência é mutuo, serve tanto para a empresa quanto para nós.
e por menos de 10k nao trabalho.. nem perco tempo nessas empresas que provavelmente só terá jr, com turnover alto e ambiente tóxico.
10K PJ ?@@gepetovovo2509
Minha técnica pra essa pergunta é responder:
“Boa pergunta. Na verdade eu estava curioso pra saber, qual é a escala salarial pra essa posição?”
Isso colocar o recruiter numa posição onde eles não podem me dar um valor abaixo do real por que se não eu rejeito a oferta e eles perdem uma oportunidade.
Se a escala que eles me derem forem maior do que eu pensava, eu dou uma escala que vai entre o meio ao topo da escala da empresa.
Concordo. Acho que é a melhor "tática".
Eu não gosto de aplicar pra vagas que nao falam o salário. Mas quando isso ocorre, eu pergunto na entrevista. Se me perguntarem antes, qual a pretensão salarial, eu respondo com essa questão. Se falarem que nao podem falar, eu digo que tbm prefiro nao falar o valor, mas que estou disposto a ouvir a proposta, caso achem que eu me encaixo na vaga.
A Resposta automatica é depende do profissional. Afinal nao somos tictac, todos iguais.
@@brunonovais8801 aí minha resposta automática é: quando eu perguntei a escala de salário, eu não insinuei que somos todos iguais como tic tac. Por isso eu estou perguntando a “escala” (salary range). Qual é o mínimo a pagar por um candidato mais inexperiente, qual o máximo a pagar por um candidato mais experiente. Se o entrevistador me dá uma resposta dessa, isso me diz que a empresa provavelmente não é boa pra trabalhar lá. Provavelmente vou rejeitar mesmo se tiver oferta.
Quando você está em uma posição confortável na sua empresa atual, é o melhor momento para olhar vagas novas no mercado. Você fica tranquilo e não engole as besteiras que as empresas inventam para explorar quem tá procurando uma vaga nova no desespero.
O que já me aconteceu foi entrar na empresa e depois descobrir que eu tinha o menor salário dentro todos os analistas, mesmo com mais certificações e escolaridade. Esse sentimento é péssimo, você se sente enganado, começa a achar que a culpa é sua por ter informado o salário anterior. Eu não faço mais isso, eu informo a faixa salarial a que estou disposto aceitar a vaga. Quando vc fala seu salário atual, o poder de negociação muda de lado, vc sempre sai perdendo.
Quem se comunica melhor sempre terá vantagem, eu já disputei vagas com pessoas que tinha faculdades, muitas experiências profissionais em grandes empresas e no final conseguir passar e eles não.
Na entrevista sempre mostro que sou a melhor opção mesmo não sendo.
Quem sabe se vender sempre terá vantagens.
@@GantSamma se for desenv, ai cara tem muitos assim e depois coloca um sistema critico na mão, congela e não sabe fazer nada... melhor falar a verdade do que mentira, e isso infelizmente tem demais no mercado, lotado de gente ruim e mentirosa.
@@gepetovovo2509 Como programador ainda não enviei currículos, pois sempre preso por trabalho de qualidade, todos os dias estou estudando muito, ainda estou no quarto mês de estudo e quando estiver experiência suficiente vou preparar os melhores currículos e vou dar meu melhor nas entrevista.
Tem muitos profissionais ótimos, mas grande parte deles não sabem se venderem, e quem não se comunica bem ou não é bom em negociar sempre irá ser desvalorizado.
Eu trabalhava em uma empresa e eu era o melhor, abriu uma vaga e a gerente iria escolher 1 pessoa para essa vaga, na minha cabeça eu achava que seria a melhor escolha mas ela escolheu outra pessoa que fazia um trabalho muito inferior ao meu, eu fiquei puto da vida e a partir dai comecei estudar muito sobre comunicação, vendas, negociação e poucos meses depois fui promovido para essa mesma vaga, em poucos dias já estava me destacando nessa vaga pq gosto da excelência.
@@GantSamma mas DESENV é outros 500 amigo, mentiras não rolam, eu por exemplo não trabalho por menos de 15k, pois o negócio é resolver e não conversar.
@@gepetovovo2509 Acho que vc não entendeu o que falei acima, eu não falei em mentira, o profissional tem que se preparar, eu falei em ser bom na comunicação e ser bom em se vender.
Eu trabalho como recrutadora na Europa, mas recruto também para a filial da empresa no Brasil. Ao responder a pergunta sobre salário na conversa telefônica, o ideal é que antes você tenha feito uma pequena pesquisa salarial sobre quanto o mercado está pagando para funções similares em empresas do mesmo porte, então você pode dar sua expectativa salarial sem que seja exageradamente acima da média do mercado, e dizer que você é negociável sobre o valor. Você terá muito mais chance de ser convidado para uma entrevista e se adorarem seu perfil podem chegar a pagar o que você quer. Fica a dica. Detalhe: felizmente eu não tenho que perguntar o salário atual dos candidatos, só a expectativa. ☺️
Na empresa onde trabalho, não existe esse tipo de "barganha". Alías, aqui todos sabem a remuneração de todos, desde o time de limpeza até os C-levels. Então, quando um candidato está na etapa de proposta salarial, nós apresentamos a faixa da qual ele faria parte e todo o processo de crescimento que ele pode ter, extremamente bem definido. Isso gera alguns desafios, quando falamos de revisão salarial, aumentos e etc, mas vale muito a pena.
Opa Elias, tudo bem? Cara, fiquei bastante curioso pra saber como funciona esse modelo. Na sua empresa, então, tem tipo um "tabela" (ou algo do tipo) em que todo mundo consegue consultar o salário de qualquer pessoa a qualquer momento? E como que vocês lidam com problemas como as pessoas começarem a ter pensamentos negativos em relação às outras (ex: "ah, Fulana tá ganhando mais do que eu mas eu tô trampando mais do que ela. Injusto!)?
@@vitorsantana2795 fala cara, blz? Exatamente. Temos uma planilha mesmo, com o nome da pessoa, a faixa que ela está, tempo de casa, salário e mais informações. Falando do contexto de desenvolvedor, existe junior, pleno e senior, ambos com nível 1, 2 e 3. Cada faixa tem seu valor estabelecido e se ocorre alguma mudança, ela é aplicada a todos.
O que nos ajuda a não ter esse tipo de situação é a transparência e aprendizado continuo. Temos um processo de evolução salarial bem definido, então se alguém está naquele nível é por merecimento e quem quer chegar lá sabe exatamente o que e como deve fazer. Não é uma utopia, claro. Existem desafios, mas a abertura para lidar com descontentamentos é muito grande.
@@eliasricardovieira5718 Que massa cara! Achei muito foda o modelo haha. Qual o nome da empresa?
@@vitorsantana2795 é a Softfocus! Uma empresa do interior do Paraná
Já trabalhei em uma empresa assim, o lance é tentar entrar no nível mais alto possível. Porque o processo do "plano de carreira" é extremamente burocrático. A sensação de "injustiça" nesse caso vem de pessoas que entram num cargo mais alto e produzem menos que você, simplesmente porque negociaram a entrada melhor. Aí você fica lá produzindo muito bem, esperando uns 2 anos pra subir de nível... Daí pra frente varia de empresa pra empresa, algumas vão colocar algumas etapas super herói onde você tem que produzir o triplo, pra poder 2x por ano, passar por uma avaliação absurda onde seu salário vai subir 5%.
Minha estratégia sempre foi jogar 30% a mais. Sempre funcionou! 😁
Uma informação importante também é que se a sua orientação sexual ou condição sexual é abordada em detalhes muito minuciosos, a empresa tem a visão de extrair a informação sobre o quanto passivo, ou maleável e não combativa seja a sua personalidade.
Empresas assim normalmente são lideradas por pessoas que no final das contas estão nem aí com seu bem estar e farão de tudo para reforçar ainda mais qualquer fragilidade que venham a perceber.
De nada
"Ser rejeitado na entrevista", eu sou rejeitado antes dela kkkkk
O ideal é contra-atacar e colocar lá bem acima da média.
Eu assistia seus videos na epoca do BFP4F
Vc quer dizer, mentir?
@@lordsir351 Muito obrigado pelo apoio
@@HenriqueAraujo174 vc pode julgar meus métodos mas não os resultados...
@@HenriqueAraujo174 Como se o recrutador não mentisse...
Vou sempre usar a cartada do NDA! “Não posso abrir meu salário atual pois está sob meu NDA” hahahah
Isso é quase um "invoco a 5ª emenda"
@@rocunha09 "Meu único direito é ficar calado, não quero falar com Bandeirantes, com ninguém na frente das câmeras, tá bom"
Perfeito. Fica de aprendizado pra mim, que acabei respondendo esses dias. Never again
Lucas vc é muito necessário, graças a vc eu poupo minha saúde mental de utilizar twitter para ver oq o povo ta comentando sem ficar com aquele sentimento de FOV.
Boa lucas a forma que você aborda também tras empatia ao recrutador, que está apenas fazendo seu trabalho.
Quando recebo uma proposta eu pesquiso muito sobre a empresa, e se realmente eu quero entrar lá, eu procuro ver quantas pessoas sairam de lá em meses, dados assim é facilmente encontrado
Já me perguntaram isso e o entrevistador falou que estava muito alto e que não caberia no orçamento. Respondi que se o atual não cabe então o próximo não caberia mesmo, poderia ter colocado o range do salário na vaga pra poupar nosso tempo. Também já respondi um valor bem mais alto do que o atual, isso sim dá certo.
Como assim o valor mais alto da certo?
@@FelipeOliveir4 Seu salário atual é x, se te pergutarem, sempre responda x+y. "y" é o quanto vc acha que deveria receber para entrar na tal empresa. Normalmente funciona pq te já te olham diferente por conta do valor alto. Se não estão dispostos à te pagarem isso então cai fora.
Na minha concepção tem 2 situações em jogo, o fato de não responder a pergunta do salário atual, que concordo, mas tem uma segunda, que é em relação ao contrato. Acho que essa parte deve variar de pessoa para pessoa. Na minha situação, se eu recebo 10k atualmente por exemplo, mas em uma entrevista eu digo que quero 12k, porém me oferecem 15k, eu fico satisfeito, independente do que os meus colegas de trabalho negociaram. Mas claro, isso sou eu, e muda de pessoa para pessoa, como eu disse. Se eu decidir em algum momento que os 15k já não fazem mais sentido, eu começo a procurar outro e o ciclo se reinicia.
De acordo.
Penso a mesma coisa, eu negocio o que julgo melhor para mim e minha familia. Como sempre ouvi, não sou piolho para ir com a cabeça dos outros...hehehe
@kaique concordo com você em algumas coisas, mas no seu exemplo, Acho dificil te oferecerem a mais do que você pediu, pode até acontecer. Por isso que a galera recomenda você falar uma pretensão maior do que você gostaria.
No Brasil é o contrário! Empresas tier 3 pagam MENOS do que empresas locais, pq exploram o seus nomes fortes para atrair devs msm que pagando menos, exceto as fangs 😅
É verdade, isso ocorre bastante nos bancos... mas é legitimo, eles tem uma 'fama' de serem bons empregadores, e os menos experientes acreditam que irão ganhar muito conhecimento encarando o desafio de decifrar os legados dos bancos kkkkkkk.... e enfim, o cara ganha pouco, a empresa paga pouco, os sistemas sempre cheios de problemas, mas a roda segue girando...
@@seveng0th Já trabalhei em banco, é bem isso aí kk
@@seveng0th banco até paga pouco, mas as vezes o sindicato dos bancários na cidade é tão forte que os benefícios compensam completamente o salário mais baixo. A ponto de superar todas as empresas de outras categorias.
@@victorrodrigues55555 trabalhei no Itau, e o sindicato dos bancarios era um, dos trabalhadores de TI era outro. E sei que no santander é assim tb, e obviamente é um sindicato muito pior que o dos bancarios hahaha
Tava comentando com um amigo esses tempos atrás, quer barganhar um salário bom? Empresas menores e médias... Normalmente você vai fazer mais funções, mas vai conseguir mexer em tudo e se mostrar serviço aumento de salário todo ano.
Lucas, esse video é muito bom, aconteceu extremamente isso comigo, ainda estou na empresa, mas por saberem do meu primeiro salario de programador, ficaram alegres e preocupados, pois era bem baixo, mas acabaram fazendo uma proposta com o dobro que eu recebia, sei que poderia ter recebido mais pois, minha tech lead disse que esperavam pagar um pouco a mais kkkkk acabei perdendo oportunidade de ganhar 3 mil a mais cada mês kkkkkkkk mas, tudo certo, renovação de contrato anual sempre tem aumento, mas sinto como enganado quando entrei.
Obs: o principal do trabalho não é apenas o salario, e sim o quanto a empresa te valoriza, incentiva e cuida do funcionario em si.
sempre troque de trampo, eu ganhava 7k ai eu falei q otura empresa tava querendo me contratar e ai me ofereceram 10k
@@policiacivil3867 Um amigo meu que é sênior me dá o mesmo conselho, o salário chega a dobrar mudando de empresa.
Não vejo problemas em responder qual o salário atual, desde que faça como o Lucas disse no video: Dê o range que você quer nessa vaga.
Ganho 10, mas para essa vaga estou considerando algo entre 12 e 15. Então, explique o pq vc aceitaria o mínimo e também os motivos para a empresa te pagar o máximo.
Cada um é dono da sua realidade e é capaz de saber quanto a mais ou a menos gostaria de ganhar (em casos de mudar para um ambiente melhor, seja qual for o motivo disso)
Não cara... usando seu exemplo de "ganho 10 mas quero ganhar entre 12 e 15".
Vc precisa falar: "Ganho 12 e pra trocar quero entre 15 e 17. Mas se o projeto for muito interessante e houver possibilidade de crescimento, eu aceito negociar". ;)
@Elodin Além de já ser uma pergunta desnecessária e até ilegal, então com tudo abordado, não tem motivos para responder
Minha dica é aumente o valor suposto salario atual X para pedir algo a mais dizendo que esta a procura de uma empresa melhor que valorize os trabalhadores por isso procuro ao menos Y a mais, com isso, desse modo voce já vai estar no minimo com um aumento maior, a proposta deles vai tender para baixo como barganha, mas eles vão oferecer algo a mais e com essa diferença vai ter na pratica o aumento ficticio e mais um plus rsrs.
Cara já pensei nisso, mas se a empresa atual for clt e a próxima tbm isso pode trazer um desconforto quando descobrirem que vc já entrou mentindo.
@@luizgustavo77 Quase sempre o RH interno de registro não faz parte do time de recrutamento, e ainda assim sempre pode tirar outra carteira para levar. Enfim e quanto ao trabalho não fale que é CLT enfim a empresa não está mentindo quando te pergunta isso? Ou quando faz contratações com valores diferentes com pessoas no mesmo nivel?
Enfim e quando vamos fazer uma entrevista temos que aprender a nos valorizar, não dá para vender nosso esforço e nossos dias por nada, a empresa vai lucrar com seu trabalho e na maioria dos casos muito, mais muito mais.
@uhm? Sim sem duvidas, mas é isso e ainda pode falar que recebe um bom valor em formato de auxilios, que é uma pratica muito comum quando as empresas querer fazer aumentar os salarios e diminuir a carga tributaria.
@@fcosantos Hoje em dia só usam a clt digital nem tem como esconder rsr, mas concordo que temos que nos valorizar!
Os pontos do artigo são bons. De qualquer forma, se puderem, abram o salário para os colegas de profissão, é uma forma de organização e de abrir a mente dos que estão mais alienados.
Eu sempre dupliquei ou tripliquei, me ajudou MUITO a evoluir meus recebimentos
Obrigado pelo ótimo conteúdo de sempre, Lucas Montano do Canal Lucas Montano
Um "truque" que eu já usei diversas vezes e acabou funcionando muito bem é me fazer de desentendido e somente responder qual é minha expectativa salarial. Sem confrontar o recrutador... Acaba funcionando porque ele se sente "pedante" em voltar a fazer a mesma pergunta de qual é o seu salário de novo. Recomendo fazer o teste.
O problema: a empresa quer saber quanto eu ganho isso significa que ela não quer saber quanto eu tenho de valor. Realidade: a empresa visa lucro, a médio prazo isso significa manter vc nela trabalhando e ter margem para negociar aumentos, do contrário vc sai e vai pra próxima. Solução: diga quanto vc ganha mas adicione a margem do melhor slario do seu time. Se vc for o menor adicione 20% a isso. E diga assim: tudo depende do que vão me oferecer em termos de vantagens e do projeto, se eu gostar fica melhor pra vc.
Vamos ficar na mesma, mas ao menos não há vantagem para ninguém.
Tudo se resume a mais valia, no fim.
Queria ter assistido esse vídeo a um mês atrás, além de ter sido perguntado o salário, me ofereceram 500 reais a mais do antigo salário, observação era CLT agora vou ser PJ. E antes que me julguem, estava parado a 6 meses e tenho que prover em casa, então acabei aceitando e assinando o contrato. Bora ver como vai ser, gratidão por esse conhecimento 🙏
Leia pai rico pai pobre
@@MarcosMoraes97 Já li, mas deu vontade de ler de novo, gratidão 🙏
Eu, enquanto dev web jr desempregado, à essa pergunta responderia: "Minha pretensão é, no primeiro momento, ganhar 10% a menos que o desenvolvedor que ganha menos." Obrigado.
Essa frequência de vídeos está salvando meus almoços, coisa boa dms!
Aqui onde moro, em todas aseempresas que já trabalhei rolava isso, ninguém falava com seus colegas sobre salário parece que somos proibidos de falar sobre, e algumas empresas pregam que isso é proibido. Excelente vídeo cara temos que saber nos posicionar da melhor forma para termos salários compatíveis as funções
Oh vídeo bom pra ver em quando almoçar
Trabalhei em uma empresa em que, fui contratado como Pleno e tinha o mesmo salário outros colegas, mas nem todo mundo tinha o salário igual mas todo mundo tinha a mesma responsabilidade.
Empresas BR tem esse detalhe. É bom tomar cuidado. Eu sempre envio mensagem para alguém da empresa que possui o mesmo cargo que eu estou aplicando. Algumas pessoas falam abertamente (depois de uma boa conversa kkkk).
Salve Lucas, tudo bom ? Topa mais um vídeo de perguntas ?
Comecei a estudar front-end e UI Design ao mesmo tempo porque queria conhecer mais a fundo as duas áreas. achei o front end extremamente complicado, JS é coisa de outro mundo, com o esforço eu acho que conseguiria dominar sim, mas, não sei se gostaria de ficar centralizando div e corrigindo bug. Gostei bastante de UI, mas, não fiquei muito fan de UX Research e acredito que o mercado possa estar seco.
OBS: Além do figma, já possuo um background em design como Social Media e trabalho voluntário como UI.
Minha situação é: tenho 12 dias pra me matricular na faculdade, estava querendo me matricular em ciência da computação, tenho medo da área da ti por ter muita conta e porque eu acho que não sou bom em ficar criando código, to com medo dessa faculdade ter muita conta e não queria fazer um tecnólogo em design porque já tenho 25 anos, sou casado e moro com meus pais, preciso tomar a decisão certa.
Esqueci, meu nome é Gabriel :)
Outro ponto é que eu sinto curiosidade no mercado de segurança, e ios developer, mas tenho medo de ter muita conta ou ser pior. O meu principal problema com JS é que parece que eu preciso criar códigos pra fazer algo, na minha cabeça é como se eu tivesse que criar formulas matemáticas, eu morro de medo da dificuldade piorar.
Muitíssimo obrigado pela atenção do melhor Dev Android, seus vídeos tem me inspirado, TMJ.
Esse tipo de análise, não está mais compatível com empresas grandes e muitas delas na gringa? Porquê eu como recrutador da minha própria empresa de software, me deparo com situações em que o programador está ja empregado e com remuneração em que ele conquistou dentro da empresa pelo destaque, somando bônus e participações. Eu como quero trazê-lo pra meu negócio, não posso chegar ofertando o valor salarial médio de mercado. Eu preciso saber dele a expectativa para eu oferecer algo melhor do que ele ja tem, para justificar a sua mudança. Eu sou o “cliente” que vai contratar um profissional “fornecedor” eu preciso saber quanto ele cobra, nao sou eu cliente que coloco o preço, isso pra mim é valorizar o profissional.
Resumindo, se perguntarem teu salário atual na entrevista, diga que é uma informação confidencial e que por lei ou contrato você não está autorizado a divulgar essa informação.
eu sempre devolvo a pergunta: qual o orçamento para esta vaga? se falam que é confidencial eu não respondo meu salário, só minha pretensão salarial
Que belezura, video agorinha pra almoçar
Eu revelo meu salario, não vejo problemas se vc souber negociar.. mas tem que ser firme no ponto que vc colocou, do que vc poderá agregar para a empresa e a sua pretensão salarial não pode ser afetada por isso.. no meu ultimo emprego eu ganhava por volta de 5k pj, falei pro recrutador que ganhava isso.. mas fui firme em dizer que não sairia por menos de 8 ou 9 k pj ou equivalente no clt. Resultado: me pagam mais do que minha propria pretensão salarial inicial equivalente no CLT. A dica de ouro é se lembrar que esse é o melhor momento pra vc definir seu salario na empresa.. não aceite menos pra ganhar mais depois, ainda mais se ja estiver empregado.. as promoções podem demorar mais do que sua paciencia e vc vivera frustrado ali. Aprenda a negociar seu salario como o Lucas disse.. 20% acima da media pro minimo e 20% acima do mais alto pro maximo (veja a explicação dele aí).. essa eu não sabia, mas é uma boa tbm vc pensar qual salario faz valer o risco de sair da sua zona de conforto e que salario vai realmente fazer a diferença na sua vida
O problema, não só dá área de programação por que sou da área da saúde atualmente, é que os processos seletivos são muito obscuros. Te dão o mínimo de informação possível, te fazem perder tempo numa entrevista online, ou transporte e tempo numa presencial, as vezes nem com a própria empresa, pra dizer que a vaga na verdade não tem nada a ver com o que estão divulgando.
Tô preferindo empreender do que passar por entrevistas dos érreAgá humanizado, cada seleção uma aventura 🥩🍺
Aprendi da pior for possível essa lição. NUNCA diga seu salário numa entrevista, e seja até um pouco mais firme nessa questão PESSOAL. Tem que deixar claro que prefere não dizer. Caso sejam insistentes, diga que você considera irrelevante e até invasivo esse tipo de pergunta. Digo isso porque, tanto um crescimento alto quanto uma redução salarial são vistas com desconfiança e contam pontos negativos.
Nesse momento em que muitas pessoas estão migrando de carreira para programação, às vezes aceitam até ganhar menos para entrar nesse mercado. Esses devem ter atenção redobrada e não dizer mesmo. É tudo muito lindo no papel e na cabeça do vendedor de curso, que você pode sair de um salário de R$1500 para R$9000 em seis meses, porém, na prática, os próprios RH não vão te propor isso. Migração de carreira então, esquece... dificilmente um RH prossegue com a contratação de alguém que diz ser Engenheiro Eletricista Sênior, por exemplo, para uma função de Júnior em programação, ganhando menos então, mesmo que seja 10% a menos, nem pensar.
Já aconteceu comigo, estava trabalhando fora da minha área, cuja faixa salarial era entre três e CINCO vezes maior do que a que eu tenho uma carreira consolidada. Ao ser entrevistado para uma vaga área, falei minha pretensão, adequada à vaga e à localidade, porém, ela era 3x maior do que o salário registrado que eu estava recebendo nessa outra carreira diferente. Eu pude ver pela câmera a cara da RH olhando de lado para o Coordenador técnico da vaga e ela pedindo para repetir a pretensão e, depois, repetir o salário atual... na verdade, foi um infortúnio deles não terem entendido o básico do momento, por volta de 2017/19, onde o ramo industrial estava em crise, e muitas pessoas aceitando carreiras diferentes até a coisa toda melhorar. Daí pra frente, não há o que falar, o processo já está finalizado...
Depois disso, entendi que revelar o salário atual raramente é benéfico, a não ser que o processo seja EXTREMAMENTE direcionado a VOCÊ, ou seja, algo fechado, e que uma empresa queira muito ter você no staff, algo RARÍSSIMO e que só acontece com pessoas de carreiras altamente consolidadas.
use a malandragem das empresas contra elas, e de um migué se tem umas que coloca clausulas pra não falar o salario (entre os amiguinhos), então com a recrutadora diga que o contrato da atual empresa te impossibilita de comentar o seu salario.
genial
@@dionecarvalho8584 Muito bom!
Eu respondi quando pretendia ganhar quando comecei como junior, descobri que era um pouco mais do que estava descrito na vaga. Hoje já fui promovido e me incomodo tanto no novo cargo que espero ser promovido novamente além do meu salário já está a baixo da média.
Ao meu ver, o certo é jogar a pergunta *de volta* pro recrutador. Se eles querem saber se alguém cabe no orçamento da empresa, então eles que digam quanto estão dispostos a pagar e nós dizemos se aquele é um bom valor ou não. Se em vez de responder a pretensão salarial, passássemos a perguntar qual é a pretensão *da empresa,* aí sim poderia haver uma mudança, e é muito mais razoável do que o extremo e constrangedor "tapa na cara e sai" apresentada pelo cara do post.
É a primeira coisa que eu pergunto pro recrutador, e se estiver fora da minha pretensão ou se ele diz que não pode me informar eu encerro a conversa.
É isso aí. Tava sumidão. Bem vindo de volta a ativa
o meu problema com esse video é: eu estou em busca do meu primeiro emprego na area. Como muitos lugares pedem por experiencia, e eu não tenho, eu acabo abrindo mão do valor do salario (isto é, não estou em posição de ficar recusando salario, mesmo baixo) em troca de ter uma chance pra começar a trabalhar e ganhar experiência. Mas entendo que o ponto do video é voltado para profissionais que já estão inseridos no mercado e, no melhor dos casos, estão sendo recrutados por iniciativa da empresa.
Como seria o mundo sem negociação! No ponto de Vista o escritor do artigo tem o conhecimento sobre o assunto porém em questão de resolver o problema é um sonhador... uma pessoa preparada não fugiria de uma pergunta e sim estaria prevendo as perguntas e com as respostas prontas e com manobra se necessário
Sempre vai ter alguem disposto a responder a pergunta pq essa pessoa não liga, está muito desesperada ou ainda não teve acesso a informação de como tomar um caminho melhor. É importante a gente conversar com os colegas de trabalho para que eles fiquem espertos com esse tipo de coisa. Se deixarmos de fazer algo que é certo pq um ou outro não vão se juntar aí que a gente nunca vai conseguir nada, rs.
Salário é o mínimo que te pagam pra vocês trabalhar sem reclamar, ou seja sempre vão querer pagar o mínimo. Quando me perguntam sobre pretensão salarial, quando início do processo, digo que prefiro fala sobre isso ao final do processo pois ambos terão se conhecido melhor e a empresa terá um noção do meu potencial. Se mesmo assim insistirem em saber, repondo dizendo que sei que a empresa tem um range que ela pode dizer o range que digo se faz sentido ou não. A ideia é sempre fazer com que quem esta receitando faça uma oferta primeiro, ou ao menos diga primeiro qual valor pois quem fala primeiro perde a oportunidade de negociar.
Nossa eu conto pra todo mundo to nem ai, o que mais quero e que saibam msm, e todo mundo cobre um valor parecido.
Eu Não tenho problema quanto a isso....
trabalho pra uma empresa do exterior, em nenhum momento das entrevistas me perguntaram quanto era o meu salário, ou pretensão, após passar nas entrevistas, me jogaram o valor do salário que iria ganhar e aceitei. quando perguntam a pretensão na entrevista já começa mal.
É simples, quando tenho qualquer tipo de contato/oferta eu de cara é que tomo a iniciativa e pergunto qual é o budget que eles tem para essa posição. Assim ninguém perde tempo.
eu acho que empresa que não revela quanto vai pagar não deve saber quanto recebemos no atual emprego, ninguém grita truco, só joga no monte
Falando do ponto de vista de quem já foi contratado muitas vezes, e agora contrata desenvolvedores:
O profissional quer a melhor empresa pelo maior valor. A empresa quer o melhor profissional pelo menor valor. Se vocês conseguirem chegar em um meio termo que deixa os dois lados felizes, sai negócio. Se um dos lados sente que não é justo, ou que não está sendo valorizado, é só dizer: "obrigado pela oportunidade, mas não é o que eu procuro no momento".
Às vezes as pessoas problematizam demais processos simples.
Cara, é muito mais simples você perguntar o budget da vaga. Você vai saber o quanto estão dispostos a pagar e simples, ngm vai te perguntar o seu salário e você sabe o real valor dela.
Antes caia muito nessa, agora sempre que eles perguntam taco meu actual salario quase no triplo, ai ja saiu de boas da situacao. Mas se a empresa que me contacto tem um projeto que me chama muito a atencao pergunto acerca do rango salarial e dependendo se o salario atinge a minha expectative prosigo ou so paro a entrevista.
Nunca tinha visto esse artigo, mas minhas resposta para essa pergunta sempre foi: "Não vejo como essa resposta poderá ajudar a conduzir o processo de seleção, não me sinto confortável para responder".
Preciso como sempre, Mucas Lontano. Muito obrigado pelo conteúdo
Participei de um processo seletivo, realizei a primeira entrevista com a recrutadora que me perguntou sobre salario atual(eu respondi e aumentei um pouquinho) e pretensão, realizei uma segunda entrevista tecnica, no WhatsApp a recrutadora pediu meu diploma e minha carteira de trabalho digital(PDF)... na hora achei estranho, será que pediram talvez para saber se eu estava mentindo sobre o quanto recebo ? e pior que enviei os documentos, sendo que eu nem estava contratado, era o processo de recrutamento.
mano qual plataforma tu ve esses artigo dahora
Aqui nos EUA dependendo do estado, essa pergunta eh considerada ilegal pacivo de processo contra a empresa!
Um feedback: leia o artigo antes e passe pra gente suas percepções sobre. Assistir alguém lendo (com dificuldade) um artigo é meio zuado, se for assim eu prefiro ler sozinho.
Cara, estou me sentindo burro 😂
Na contratação da vaga atual eu tinha um valor X na cabeça que se ela (recrutadora) me oferecesse eu aceitaria, quando ela me perguntou a minha remuneração eu mostrei até contra-cheque pra ela 😅, fui mega transparente em relação a tudo, ela me ofereceu X + 500 mais uma pá de bônus sendo que X já era mais de 2/3 do que eu recebia no antigo job, fui felizão 😂
Infelizmente já passei por isso e é verdade. Barganharam em cima de quanto eu ganhava na empresa anterior. Mas eu sabia que lá poderia pagar melhor.
Na minha opinião isso varia muito de pessoa para pessoa.
Concordo com uma coisa que você falou: o candidato tem de ter a sensibilidade de saber o quanto ele está agregando à empresa. Uma vez sabendo de quanto ele vale falar o seu salário atual não faz muita diferença. Exemplo: imagine que eu ganhe 10k e eu acho que com meu trabalho eu posso trazer bons resultados para a empresa então 10k + 20% seria um valor legal para mim, mas o recrutador tem até 16k de orçamento e é ai que a sensibilidade do candidato entra. Eu acho que valho 12k, mas 16k, não. Nesse exemplo se eu conseguir os 12k pretendidos tá ok ai entra a minha pergunta: Se você conseguiu o valor desejado qual a diferença entre ter falado seu salário ou não?
Geralmente a estratégia que eu utilizo é perguntar a media salarial dos desenvolvedores da empresa para aquela área, para depois pensar em uma boa resposta. Nao é melhor dos mundos mas me dá um certo espaço de tempo para pensar em qual caminho segui durante o bate papo
Já fizeram isso cmg, e eu respondi kkkkk, e depois de um tempo percebi que meu salário pro mesmo cargo ficou uns 20% menor que de outros colegas.
eu disse o salario, me ofereceram 5.5k era tipo 3 vez mais do que eu ganhava, ai depois dentro da empresa o mesmo cargo que eu no mesmo tempo de empresa ganha 8 xd dev pleno dotnet backend
Eu sempre busco como medida de saída para esse tipo de pergunta fazer antecipadamente a pergunta de qual a faixa salarial que a vaga dispõem, dessa forma evito de ser questionado sobre o meu salário atual e já me possibilita saber qual a margem salarial estão negociando para vaga. Talvez para muito essa não seja uma saída, mas para mim depois de cair diversas vezes neste cenário que o recrutador sempre questiona o salário atual, tem sido uma maneira muito eficaz, pois depois que é me dito o faixa consigo tomar a decisão se sigo no processo ou se de cara descarto a oportunidade. Mas Lucas Montano excelente conteúdo, pois é um assunto que sempre busco me manter atualizado, como devo agir para as entrevistas que surgem. Obrigado.
Oh Lucas, já podemos mudar o nome do canal pra Lucas Montano feat Jean hahaha
Tmj
Algumas considerações. Se estiver no Brasil, disputando uma vaga CLT para um cargo especifico, por exemplo Engenheiro de Dados Pleno. Exceto caso a empresa não tenha nenhum Engenheiro de Dados Pleno, ela não vai poder te pagar salario menor do que ela já pagar para outra pessoa na empresa. Tampounco vai pagar mais, no mesmo cargo, no maximo talvez ela diga que vai te enquadrar em um nivel diferente. Se for maior do que o seu, e o salario também, ok, se for menor, seu direito de declinar. "Sua oferta não é boa o suficiente" é uma boa resposta caso queira uma saida pela tangente apenas. Se for PJ, a conversa é outra, porém não cabe aqui. Se a empresa não for clara com a vaga, agradeça a oportunidade e decline, ou seja incisivo. Qual profissional voces estão procurando ? E ai por diante.
Tem que perguntar primeiro qual o range que eles trabalham para a vaga. Se eles não falarem nenhum valor, derem alguma desculpa (depende da senioridade...etc) aí é bomba confirmada. As vagas boas normalmente sempre tem o range no primeiro contato
Na minha empresa eu falei meu salario anterior (3.5k clt), falei minha expectativa (4.2k clt), eles falariam que o minimo era 5.6k clt, e me deram 6k clt (na época eu tinha apenas 4 meses de experiencia com programação, sem nunca ter feito faculdade, e meu primeiro hello world foi há um ano atrás em outra linguagem, então era um puta salário). Tenho nada a reclamar, mas imagino que isso seja fora do comum
@@engmecfleck rapaz...top demais viu..ce e louco kkkk
Você deu bastante sorte, porque foi quase que um tiro no pé a sua resposta, deu sorte de pegar alguém "honesto".
Eu to começando em programação agora. Vcs se importam de falar qual a empresa de vcs?
Parece que falar de salário é um tabu entre brasileiros. mas isso deveria ser algo para uma ajuda mutua.
A resposta pra esse problema é mais simples do que parece, se o recrutador perguntar quanto é o seu salário vc responde: "O suficiente"
Assim já deixa claro que a mudança não está sendo motivada por questões financeiras e sim o oque a vaga tiver a oferecer
Em 2020 quando estava procurando emprego todos sem exceção faziam essa pergunta, e eu respondia com medo de ser indigesto, uma vez falei algo sobre ética e o rh faltou me xingar por chamá-lo de anti-ético, jogando com minhas respostas, que sufoco.
É muito mais simples, ignore a pergunta e responda o quanto você consideraria para a vaga.
Na minha recusa de falar salário eu costumo ser acertivo, pergunto qual a relevância do meu salario atual para essa entrevista? Geralmente me dizem que é uma pesquisa e eu digo que estou baseando meu valor em quanto as empresas estao me oferecendo e nao em quanto estou ganhando.
Esta deve ser uma preocupação mais voltada para o mercado brasileiro por não valorizarem o programador. Na Samsung (Coréia) fizeram-me mais ou menos a mesma pergunta e disse quanto ganhava juntamente com o valor que a LG tinha oferecido. Hoje estou com 120k USD/ano com contrato de 8 anos.
eu pergunto antes de qualquer entrevista se a minha pretensao salarial (e mando) esta no budget deles para nao perder tempo. Infelizmente alguns respondem sim e seguem o processo para no final quando vc é aprovado tentar contratar por um valor bem menor
e como corrige o fato de vc ter feito cagada no momento da pergunta de salario? por exemplo quando vc de fato entrou na empresa e existe alguem trabalhando junto com voce no mesmo cargo (junior por exemplo) e ganhando mais? to fudido ate o fim dos tempos e a unica saida seria ir para outra?
Não precisa lacrar. É só não responder o salário e perguntar quanto a empresa tá pagando na vaga ao invés da resposta. Aí você ve se o que a empresa paga tá de acordo ou não com a sua pretensão. Se a pessoa insistir pra saber seu salário, você pode dizer que não sabe nada sobre salários e que seu salário pode não refletir o mercado atual ou suas aptidões, você pode estar sendo pago acima ou abaixo e por isso prefere não usar ele como base.
O problema da conclusão do artigo é assumir que existe uma paridade de forças entre empresa e recrutados (no caso esses que têm escolha). É um problema sistêmico no qual não vai mudar nada qualquer candidato recusar ou nao.
Você só precisa demonstrar um bom valor próprio e será horrível para a empresa te rejeitar, o que deixa a força de ambos em pé de igualdade
Não acho. Falei quanto ganhava, e a nova empresa dobrou o valor, colocou o mesmo valor em salário(na carteira assinada) e o mesmo salário em bônus anual (RSU + Bonus de performance).
Inclusive o valor que me ofereceram era maior do que o que estava mostrando no glassdoor (um pouco maior).
Nunca pergunte a um homem seu salário e nunca pergunte a uma mulher sua idade.
E um outro ponto que acho importante é saber qual é a real demanda da empresa que está buscando um profissional com perfil XYZ... sabendo dos desafios, com certeza a pessoa vai ter um entendimento de quanto cobrar para encarar as demandas... somos pagos para garantir a qualidade de um produto, deixar um coordenador, gerente, VP... dormirem bem bem bem... imagina uma cagada em produção e tendo que acordar as pessoas antes do café da manhã. ;)
o dia em que eu tiver uma empresa, a regra do rh vai ser: não pergunte o salário, informe o quanto estamos dispostos a pagar pelo serviço do profissional.
e tenha a possibilidade de negociação com ele, desde que ele demonstre um potencial melhor do que esperado.
acha justo?
O dia que você tiver uma empresa você vai ver que não é assim que a banda toca
Seria mais transparente, justo é uma palavra forte. A dinâmica do sistema segue uma lógica de extrair o máximo do valor produzido pelo trabalhador pagando o menor valor, dessa forma, aumentando a margem de lucro. Se você quer usar outra dinâmica, beleza. Só que se a empresa não for sua, acho difícil conseguir atingir as metas da empresa e de acionistas.
No dia que você tiver sua empresa, vai ver que esse mundo de alice no pais das maravilhas não existe e vai querer pagar menos ainda que pagam hoje.
A real é que o Jean quer que ninguém passe nas entrevistas de emprego com essas dicas dele. Primeiro ele vem com: "Diga não para o desafio técnico", agora com essa, daqui a pouco ele vem com um artigo "Diga não a entrevista de emprego". Vou dar uma dica muito melhor: "Não crie atrito desnecessário com o entrevistador". Garanto que essa vai te levar mais longe.
Fiquei tão incoformado com que ele disse que vou até denuncia lo por Fake News.
Eu sei que isso nao vai derrubar o video e muito menos mudar a mente mediocre dele, mas é melhor do que nao fazer nada
Bizarro esse papo de não falar o salário, todas áreas tem isso, todas entrevistas no geral. O que eu costumo fazer é dar uma aumentada quando vou dizer meu salário atual, e tem dado certo
@@nAna36628 o Jean fez vídeo?
Bom, uma vez me perguntaram, eu respondi que era um terço, multiplicado por dois, mais duzentos e cinquenta, vezes dois, dividido por cinco, menos três porcento do valor hora pago para um lexicógrafo e mais um terço da quarta parte de um salário mensal de um ajudante de pedreiro no sul do Azerbaijão.
Porque nao usar sua rede e engajamento para perguntar aos tech recruiters da bolha tech o que eles acham dessa pergunta?
Posso estar equivocado, mas não vejo isso como algo ruim. Pelo contrário, quando me perguntam quanto recebo atualmente, fica mais fácil de negociar e informar que só saio da empresa que estou, por 1, 2, 3, 4k a mais, dependendo da faixa que vc está. E se o entrevistador entende que não pode cobrir, encerramos ali.
Na Espanha já é ilegal perguntar sobre o salário atual.
É exatamente o que penso: informe a sua pretensão, mas não o seu salário atual. É extremamente incoerente à mesma empresa que põe tudo em "confidencial" (salário, empresa, benefícios, local...) te pedir pra abrir toda a informação sua: teu salário, endereço, documentos.....Não informo mais meu salário, a menos que o outro lado abra o salário que vão pagar primeiro. Afinal, eles que começaram.
Trabalho na Europa, e desde que comecou a onda de layoffs + a febre de IA, os salarios despencaram, e as empresas que NAO perguntavam seu salario atual, passaram a perguntar, e esse video veio so pra compravar a impressao que eu estava tendo. Tempos dificeis hahaha
cientista de dados foi um enorme exemplo disso, salario despencou, agora estão pagando merreca, e python saturou, até minha avó sabe python, tá saindo gente pelo ladrão.. kkkk
Basicamente o Jean tá desempregado e tá incentivando todo mundo a sair do processo seletivo pra sobrar só ele. O cara é um idealista nato, esses dois artigos que vi dele que você reagiu não tem materialidade nenhuma, é puramente idealismo. "Ah, mas se todo mundo fizer assim, todo mundo vai sair ganhando". O cara vive em um planeta paralelo, completamente fora da realidade. Não tem nenhuma condição de você desistir de um processo seletivo por simplesmente não concordar com as práticas utilizadas, seja por meio de perguntas ou desafios, isso não existe, se você está precisando de um emprego, ou quer evoluir na sua carreira, não façam isso pelo amor de deus.
Dito isso, concordo com tudo o que o Lucas disse, você não tem que falar o salário que você tá ganhando, tudo se trata da negociação da sua PRETENSÃO salarial, e nada mais.
Olha, acredito que um movimento bom é todos começarmos a dobrar o salário atual com base do tear e ainda reajustar em 20% acima esse dobro, para eventuais balanceamentos. Pode parecer exagerado, mas as empresas são exageradas quando é em questão de pagar. Mas teria de ser um movimento aceito, no cenário do Brasil, onde a massa é explorada por ser individualista, muito difícil!
O que geralmente acontece é que o recrutador pergunta qual salario que eu pretendo receber..
É negociação. O mercado de trabalho é como qualquer outro mercado. Já vi gente responder que ganhava mais do que era na realidade pra essa pergunta de salário atual
Cara, eu como estou empregado, se surge alguém querendo me entrevistar, elas apresentam a vaga e pergunta se me interessa. Eu sempre digo - "Depende do salário? "
Pq eu participaria de um processo seletivo de 1 mil se eu ganho 2 mil? Não faz sentido. Então eu, já estando empregado, pergunto sem medo, e eles sempre respondem. Agora se eu estivesse desempregado, seria outra história.