Rapaz, seguinte… Tenho espondilite anquilosante e megapofise transversa. Sofro de dor crônica e dependo de opioides, que me deixam letárgica. Meu quadro se agravou devido à falta de tratamento adequado por parte dos médicos do plano. Um fica passando o caso pro outro e muitos exames são negados. Meu quadro se agravou e atualmente estou usando bengala. Sei a dor que esse cara sentiu e achei a atitude dele bela e moral. Se o cara é branco, preto, amarelo, rico ou pobre tanto faz. Pra mim ele está corretíssimo.
@@yvesmaiafilho897 Exatamente. As pessoas não estão questionando quem ele é ou de onde ele veio simplesmente pq o ato dele lavou a alma de muita gente.
Hehe separar a obra do seu autor. "Ah, mas ele não tem o conceito de luta de classe"... Que se lasque isso, até porque todo mundo sabe que pessoas de esquerda não tem coragem para isso
Não tenho maturidade pra pensar sobre isso agora. Minha mãe morreu a 4 meses após o plano não obedecer a sucessivas liminares de justiça mandando fornecer os procedimentos que ela precisava. Então sim, neste momento, eu faria como ele fez se eu pudesse. E achei muito bem feito e merecido. Eu acho o argumento de "não vai adiantar " muito bobo. Obvio que um caso isolado nao vai adiantar. Mas sim esse é um caso que causa muito medo em certas classes sociais que fazem de tudo pra conter revoltas contra eles. Tudo é direcionado em fragmentar o povo contra o próprio povo. Então embora um caso nao "adiante". O que isso causa nas pessoas não dá pra saber. Foram com casos assim, de violência pontual contra classes opressoras, que os oprimidos conseguiram muitos direitos. Uma boa olhada na história e se encontra isso em momentos que parecia que era impossível mudar. Eu detesto esse discurso conformista e preguiçoso . "Ah não vai adiantar ". Mas o dia que bate em alguém que vc ama, não vai adiantar chorar. Um povo passivo é o ambiente perfeito pra se criar injustiças. E vamos combinar que somos extremamente passivos. E mesmo assim, adiantou pra tirar a vida de um serial killer engravatado. Se fosse um pobre roubando todo mundo concordaria que foi merecido. Já que é um CEO, aí as pessoas ficam com pé atrás.
@@npb7934 Herói, herói eu tenho minhas dúvidas, mas tbm tô torcendo pra essa moda pegar. Adélio Bispo é uma inspiração contra fachos e CEOs carniceiros. ✊🏾
Por mim deveria virar uma onda, bilionário deveria ficar com medo mesmo, temer por suas vidas, vida de pobre fds, agora de bilionário vira toda uma questão social e política, a se fudr... nenhum bilionário merece viver tranquilo!
@@Billyce18Porra, falo sim, principalmente do Batman, considerando que o negócio da família está ligado direta e indiretamente aos problemas sociais de Gotham se o Batman fosse qualquer exemplo pra qualquer coisa ele iria bater nele mesmo em primeiro lugar. Se tu não vê a diferença de meter a porrada em pobre e atacar aqueles que são a raiz do problema como CEOs de grandes conglomerados, você precisa voltar duas casas e reler/reassistir tuas referências culturais
Que o LUIGi seja o primeiro de muitos , que os politicos e as elites tenham um alvo nas costas, que esse seja o primeiro passo, esses caras tem que ter medo de dormir, medo sair as ruas, medo de que suas faxineiras, cozinheiros, jardineiros, motorista encham seus corações e mentes de paranoia, medo pela propria vida.
Não resolve muito, porque ricos têm seguranças particulares, muitos policiais também (vide silas malacheia), corrupção é a palavra de sempre e, caso se sintam ameaçados, vão simplesmente prender (e talvez executar) quem passa pela frente, como é o caso de uma mulher da Flórida que foi presa por repetir as mesmas palavras das balas do Luigi para um funcionário do plano de saúde, quando teve o pedido negado. Ela foi detida, sob a acusação de 'terrorismo'. Taí o resultado. Vão continuar explorando e pior, prendendo quem reclamar agora.
Primeiro de muitos a fazer o que? O que isso vai impactar na sua vida, a única coisa que ele fez foi colocar holofotes numa indústria terrível, mas ele não fez isso por um bom motivo, é só mais um doido estadunidense.
Esse cara jogou fora a própria vida de privilégios aos 26 anos e sabia o que estava fazendo. Independente do julgamento que cada um fizer, Luigi Mangione nunca será esquecido.
O Luigi não é um herói, até porque essas construções são a posteriore, mas o ato dele está servindo a uma enorme causa, de qualquer forma, gracas a este ato temos mais uma chance de lutar
@@pedrovieira961 assisti e vou morrer discordando dele "AI MAS NAO É MINHA CAUSA" foda-se? inimigo do meu inimigo é meu amigo, mata os problema primeiro e DEPOIS A GENTE VE QUEM TA CERTO
exato. É um combatente orgânico. A gente não precisa concordar com tudo pra ser aliado. Luigi era uma pessoa comum que estudou um problema e foi lá e tomou uma atitude.
Difícil sentir empatia... Meu primo passou anos pagando por um plano de saúde, pra eventualmente descobrir um câncer de orofaringe e ter seu tratamento negado, com atraso ele ainda conseguiu fazer seu tratamento pelo SUS. Agora imagine nos EUA que o acesso a saúde é ainda mais restrito .
Ele não é um herói, ele é o sintoma de um problema muito mais profundo e sério que é o capitalismo, e com o passar do tempo quanto mais fortes e profundas as contradoções do capitalismo mais gente vai pirar, perder a cabeça e partir para extremos.
O capitalismo cerca e privatiza e ai o caminho dos sucateados/precariezados é ficar insano e adoecido, vai aumentar esses numeros por causa do Capetalismo e ai a classe dominante vai usurpar esses fatos/desfecho de consequências e tratar com eufemismo e demagogia como sempre fazem, ce ve que a classe dominante nunca pode estar errada tlgd
@@precisodeumvulgolembre-se que ação concreta que requer organização é bem semelhante ao que o Luigi fez mas em escala e proporção maiores. Não ache que a transição de poder vai acontecer pacificamente não.
@@grudgebearer1404 Falou tudo, não adianta só se organizar e continuar a pensar que vai ganhar pacificamente, pq quem vai levar tiro nas costas é a organização inteira. Pode perguntar pro Martin e pra Dona Rosa se a materialidade não comprova isso.
Mas Emílio, o Luigi Mangione não foi quem matou o CEO de verdade, ele tá sendo acusado de um crime que não cometeu, quem matou o CEO foi o Waluigi Wamangione
só vc acha essas ideias seriam cada vez mais difundidas e assim o fascismo ia se tornar normal aí já sabe ia começar a perseguição de qualquer oposição isso é básico kkkk
@@killerqueen8008 ERRADO. Isso é uma GUERRA DE CLASSE. E ódio social de classe SEMPRE NOS É UTIL. E mesmo entre os burgueses AINDA EXISTEM franjas de classe.
Honestamente, to feliz do cara ser homem, branco, hétero, “rico”, não comuna e dificilmente de esquerda. A direita NÃO CONSEGUE atacar ele com preconceitos e abafar o barulho que isso fez. Ninguém aguenta mais o sistema, nem os privilegiados. Que seja essa a fagulha que vai fazer bilionário desaparecer do mundo
tu acha q ele é dificilmente de esquerda mano?? pq dado o teor do manifesto dele, e das reviews das paradas q ele lia, eu acho q dificilmente ele seja de direita, até pq ter dinheiro nao impede ninguem de ser de esquerda vc sabe disso pelo visto.
@@KeyDeath01 é só ver quarta teoria política, tem todo um envolucro bonitinho de defender trabalhador, saúde e educação pra todo mundo, no fundo se vc cava é fascismo purinho. Só do cara se espelhar num serial killer já diz muito sobre, e vale lembrar, fascismo pega um alvo e usa um discurso para unir a população em torno de uma mazela com uma justificativa """nobre""", não interessa se o alvo foi um bilionário ceo de uma empresa de seguro de saúde, é preciso pegar esse episódio para discutir os temas da saúde e privatização com foco em discutir soluções a esquerda, não torcer para que o indivíduo seja de esquerda.
Eu tenho uma doença crônica e preciso de um remédio caro, minha medica falou pra eu tentar pelo plano pq no sus demorava mais (e agora está até em falta). Consegui mas esse mês fomos constatar que mudaram o plano de toda a minha família pra pior, sem falar um a, e eu estou com medo de ter sido por minha causa :p Mas ainda não temos uma resposta se mudou mesmo ou é um erro no sistema deles…
se tiver mudado cabe processo, é totalmente ilegal alterar planos de saúde por conta de gastos, até pq plano de saúde é pago pra ser usado, se eles tem medo de ter que pagar, que não vendam seguros. Se for confirmado, pede uma bela indenização
Essa discussão sobre "não endeusar" o cara é contraproducente. Não produz uma direção para capitular as pessoas que também estão revoltadas com o sistema de saúde para a esquerda radical. Não oferece alternativa. A pessoa ouve o "não podemos endeusar porque ele era de origem nobre", tá, e depois? O que vamos fazer? Pra mim, o Jones fez a análise mais correta. Pegou pra além da pessoa, analisou a situação como um todo, e está capitulando isso como uma pauta para ser puxada para a esquerda, para além do indivíduo que iniciou ela. Imagina só se o assassino do CEO fosse um comunista convicto? Iriam vasculhar o passado dele, descobrir que é comunista, e iniciar uma CRUZADA contra qualquer esquerdista nos EUA. Vamos pra além do indivíduo. Precisamos aproveitar e capitular a CLARA revolta popular que está canalizada nele, para a esquerda. Se não, a direita se apropria, e aí fodeu.
Em nenhum momento o que o Jones diz e o que Emílio diz se anulam, na real se completam. O que o Emílio coloca aponta justamente para uma base analítica dos envolvidos, existem socialistas, páginas de memes à esquerda usando foto de perfil dele e dia sim e dia tbm usando a imagem dele como algo admirável. O ponto não é ele ser de origem nobre, tanto que o próprio Emílio contrapõe o exemplo do Engels, que pro Luigi tem uma diferença gritante, Luigi é claramente fascista, o cara se inspira diretamente em um serialkiller e esse é o ponto de não endeusar ninguém. Justamente no final do vídeo ele aponta, "isso joga luz no problema real na saúde da sociedade estadunidense e por isso temos que ficar atentos para o que pode e vai acontecer no Brasil com o avanço das privatizações", isso é literalmente uma base para a discussão que o Jones ou qqr um da esquerda radical pegar o debate da saúde e colocar em voga agora que as pessoas estão discutindo mais. Se ficarmos somente na caricatura de "matar ceo hahaha" colocando qualquer um que aparece como exemplo vai alimentar justamente o fascismo, que endeusa discurso violento e suas imagens são justamente fascistas. Então sua análise é completamente equivocada, seja por não ter visto o vídeo por completo ou não ter relacionado os pontos que se concordam e complementam.
@skyn33trodrigues32 eu vi o vídeo completo, só acho contraproducente ficar levantando qualquer ponto pra não "endeusar" o cara porque ele é de origem supostamente "nobre". Foca na ação, e descarta o indivíduo. Ficar por aí falando pra descartar o cara só vai afastar pessoas pra longe do discurso.
É meu herói e não tô nem aí para a posição de moralismo superior que tem gente que quer se posicionar. As ações dele foram uma resposta necessária, mas a arte é diferente do artista, ele fez o que fez, radicalizado de um jeito não tão certo. Muito provavelmente se fosse conversar com ele, ainda discordaria de muitas posições que ele possa ter sobre muitas coisas na vida, por isso existe a frase: "nunca conheça os seus heróis"
@blablalogia difícil dizer pq bruce wayne é um bilionário heroico de histórias em quadrinhos. Na obra fictícia ele é todo virtuoso e a fortuna serve para atos nobres e justos. Mas o Luigi pertence ao mundo real e aqui essa retórica de bilionário bonzinho é mais difícil de colar. Dito isso, ficção ou realidade, não sei dizer se Mangione mataria Bruce Wayne. Mas na boa? Deveria!
Só um detalhe (6:25), penn state não é Ivy League, e é pública. Upenn, ou simplesmente”penn” (outra universidade) sim é da ivy league e privada, onde ele obteve seu BsC e MsC. Outra curiosidade: ele foi o melhor aluno do ano (valedictorian) da escola preparatória dele… então o cara era bem estudioso.
Vídeo necessário! A primeira impressão de nós da esquerda radical foi de que o cara é um herói e etc, mas no fundo a gente sabe que matar um CEO n muda porra nenhuma. Oque importa é usar esse olofote pra falar do todo e apontar as contradições capitalistas, assim como você bem fez, parabéns pelo vídeo Emilio
O pior de toda esta miscelânea de probabilidades e tudo mais , é JÁ deve ter outro no cargo ( talvez pior que o finado ) e NADA vai mudar , a não ser uma maior cautela destes CEOs. Sim , há casos que hospitais estadunidense chutam o paciente... O caso da pandemia aqui foi a PREVENT SENIOR .... Abutres
Mesmo que ele tenha a grana, se vc paga um serviço que nega a prestação por ter muito poder. Esses devem pagar, poderiam ser de outras formas, mas como não anda adiantando tem que partir pra meios mais medievais.
7 meses pra conseguir um remédio pra minha ex-sogra pra diminuir os efeitos negativos da químio. 370 reais o remédio, ela pagou o planos de 1000 reias por mais de 12 anos. Tem mais que se foderem mesmo.
Emílio dando esse argumento parece que o problema foi o cara não ser um partidário das causas da esquerda, por isso ele não merece nenhum tipo de validação social. A questão não é essa. Luigi chegou numa conclusão correta (de que os planos de saúde dos EUA são nocivos ao povo) sem precisar dessa parafernália ideológica de esquerda. E isso é fascinante. Embora a atitude que ele tomou foi errada, ele simplesmente não viu alternativa pra chamar atenção pra esse problema.
A questão não é o cara ser partidário ou não, qualquer um que usa transporte público no Brasil sabe que é uma porcaria, seja de direita ou esquerda. Se alguém mata do dono/ceo da CPTM muita gente vai achar massa, mas isso vai mudar o metro paulistano? Vai mudar alguma porcaria no dia seguinte? E mesmo que mude, pouco tempo depois vai voltar a ser a mesma merda. Qualquer um pode atestar qualquer problema, a questão do que você chama de "parafernalha da esquerda" é uma base teórica e metodológica que entende como cientificamente fazer análise política e econômica e dá bases para alterar a sociedade de forma eficiente, sem precisar matar a porra do CEO. Então não, não é facinante, ou qualquer um que pegar exemplo de um serial killer com um discurso que na face parece justo, mas no final tá travestido de vingança e fascismo é daora pra vc?
Na segunda parte do vídeo , a qual o Emílio discorre sobre o funcionamento das "seguradoras" nos EUA e até mesmo no Brasil, já mostra que apesar de não sabermos exatamente o posicionamento do Luigi (lembrando que nos EUA essa questão é bem diferente daqui) , sabemos que ele quis se vingar por uma causa que mói o povo estadunidense, então em partes é sim complicado colocar possíveis posicionamentos pessoais dele diante de um ato que agregou o ódio que os caras sentem lá pelas seguradoras. Esse ato deu nome a alguns dos agentes do caos que é o sistema de saúde deles . Tem relevância e dá pano pra manga
Manifesto de Luigi Mangione (traduzido em Português) “Minha mãe me disse que em um dia bom, a dor nos nervos era como se suas pernas estivessem imersas em água gelada. Em um dia ruim, era como se suas pernas estivessem presas em uma morsa de oficina mecânica, apertadas até ao ponto em que as manivelas parassem de girar e depois, esmagadas ainda mais até que os ossos dos tornozelos se rachassem e quebrassem para acomodar o aperto da morsa. Ela teve mais dias ruins do que bons. Minha mãe rastejava até o banheiro de joelhos e mãos. Eu dormia na sala de estar para criar mais distância dos gritos dela. A noite era terrível. Mesmo assim, eu acordava e voltava a dormir com os gritos horrendos. Naquela época, eu pensava que não havia nada que eu pudesse fazer. Escrever uma regra a transforma em lei. Eu não dou a mínima para a lei. A lei não significa nada. O que importa é seguir a orientação da nossa própria lógica, o que aprendemos com aqueles que vieram antes de nós para maximizar nosso próprio bem-estar. Foi aí que a United Healthcare errou. Eles violaram o seu contrato com a minha mãe, comigo e com dezenas de milhões de outros americanos. Esta ameaça à minha própria saúde, à saúde da minha família e à saúde do povo do nosso país, exige que eu responda com um ato de guerra.”
O que destrói qualquer hegemonia são suas crises internas. Pode não ser um dos nosso (tbm acredito que não seja porque nossa causa tem a ver com Justiça e não vingança) . Mas colocou o medo nos que ficaram e isto é bom, útil e agradável ...
Não, ele é um sintoma de uma doença que precisa ser tratada. A ação dele criou uma oportunidade de discutir essa doença. Se concluir que a solução é matar mais pessoas, as elites vão usar a força contra gente inocente para conter ameaças contra si e o a doença vai prosperar. Ele não é um herói, não salvou ninguém.
O mais importante em toda essa história é a clara insatisfação popular com o estado das coisas..... Estamos com ódio. Mas esse odio precisa ser encaminhado em direção a revolução
Não precisa ser de direita ou esquerda pra se revoltar com a opressão de qualquer forma, se o burgues não te oprimir o Estado faz. O negócio é ir pra cima! O povo contra o sistema e não meio povo contra meio povo. Além do que você claramente pode ter condições socio-economicas e mesmo assim se revoltar pela filhadaputagem contra a sociedade geral.
@@pedrovieira961Mas adora fingir que não é pra por na bunda do povo. Inclusive dizendo ser contra os burgueses e aqueles que não são que chegarem lá vão se tornar agindo da mesma forma.
Sobre o SUS: poucos países do tamanho do Brasil possuem saúde pública. No caso do Sus é talvez o único sistema com população acima de 200 milhões de habitantes e que possuem a maior cobertura de tratamentos existentes. Eu vivencio isso na família, ao descobrir que por exemplo, o Hospital Mario Covas fornece remédios de ALTO CUSTO enquanto os planos de saúde brigam para negar a maioria deste remédios. Para quem não sabe, em Dezembro de 2019 os planos de saúde tiveram uma vitória: A taxatividade do ROL da ANS ( lista de procedimentos médicos, remédios, etc que os planos de saúde não são obrigados a fornecer ) decidido pela quarta turma do STJ. Com isso, a judicialização de procedimentos se tornaria mais difícil. A justificativa dos defensores do Rol taxativo foi : Preservar o equilíbrio econômico do mercado de planos de saúde. Isso demonstra claramente que, embora o SUS possa ter ainda dificuldades estruturais, é assim essencial a população pois consegue fornecer o necessário ao contrário dos planos de saúde e, no início dos anos 80 ( época do INAMPS ) somente quem tinha carteira assinada tinha acesso a saúde pública, os demais ( em torno de 70% da população ) ficava vulnerável. Para quem não tem idéia do que é remédio de alto custo, pesquisem: doenças cardíacas, esclerose múltipla, etc. remédios que custam de 1000,00 a 5 milhões de reais, garantido pelo SUS. Então pensem e pesquisem antes a respeito, o quanto os CEOS ( que são funcionários de bilionários ) destroem milhares de vidas.
Assim como a direita coopta as nossas pautas (um exemplo é a red pill, que era pra ser uma metáfora para a luta de classes), nós também temos que cooptar as pautas deles. Se nós não pegarmos essa pauta pra nós, a direita vai fazer. Claro que tem que ser de maneira crítica, mas a gente tem que pegar essa pauta pra nós, urgente.
cara, não sei se é pq o cara é branco e bonito, não. Se vc abre qualquer vídeo sobre o caso em inglês e vai ler os comentários dos americanos, só o que vc vai ver é gente comentando como plano de saúde destruiu a vida ou a família da pessoa, seja por gente perdendo a vida ou sofrendo dor pro resto da vida em função de tratamentos negados, dizendo que não tem pena. Comentários contra o Luigi dizem apenas que ele foi longe demais mas que é impossível negar que motivos existem aos montes
"Ele é burguês, é incel, é branco, não passa necessidade, não é nosso herói..." Cara, quem é esse cidadão que diz o que pessoas podem ou não fazer? E é claro que ele sabia que seria preso e julgado. Que pessoa frustrada!
@@elisangelagomesdearaujo4133 estranho que o que define o herói não é o ato de heroísmo mas o status, cor de pele e outras características tribais, né?
@@elisangelagomesdearaujo4133 O ponto não é só a posição que ele ocupa, Emílio traça uma comparação, se fosse uma pessoa preta teria esses holofotes? Não sei você, mas eu não quero ter como herói alguém que se inspira em serial killer e tem um discurso ecofascista, esse é o ponto de "não é nosso herói", até porque ele cita Engels q era branco, burguês, não passava necessidades, era lindo e traiu sua própria classe por uma mudança estrutural e permanente da sociedade, criando e consolidando uma base científica de discussão da sociedade e atuando ativamente para essa mudança estrutural, e não uma vingança particular. É completamente compreensível alguém que sofreu e sofre por questão de saúdes e negligência do sistema privado de saúde olhar para ele com admiração, mas temos de ser racionais também, não dá pra usar qualquer um que aparece como possível solução a qualquer momento, senão desaba em fascismo MT rápido.
Ele matou um CEO. Mas isso não vai diminuir a concentração de renda. Os dois filhos dele vão herdar seu dinheiro. A UnitedHealthcare vai continuar causando a morte de seus clientes em troca de lucro. Vamos discutir a respeito de quão terrível é o sistema de saúde estadunidense. E de como as seguradoras de saúde pensam apenas no lucro e não na vida de seus clientes. Mas essa discussão vai diminuir com tempo. A precarização e privatização vai continuar ocorrendo. Nada vai mudar. Mesmo assim, eu não fiquei infeliz com a morte de Bryan Thompson. Muito pelo contrário. E se ele era um extremista de direita, pelo menos não entrou numa escola atirando em crianças e professores. Vídeo muito bom e necessário Emílio. ❤
Gostaria de apontar que as social-democracias europeias surgem num clima de medo das elites ocidentais de organizações sociais e trabalhistas apoiadas pela União Soviética. Só o medo do povo teve resultado no passado e só o medo do povo trará resultados no futuro.
Este senhor tem que ter medo. E nesse ponto Luigi acertou. E isso vai gerar mudanças. Porque essa gente que explora que mata que escraviza precisa ter medo da população da qual eles fazem isso.
Esse Luigi é só o primeiro. Essa foi a única maneira que ele encontrou de fazer justiça, pois o rico sistema de saúde é protegido pelo sistema. E pro CEO, tudo deu certo, até dar errado.
A realidade tem que bater muito mais na cara dessa galera, essa morte não resolve o problema mas com certeza não atrapalhou a luta de classes. Menos um deles a custo de vários dos nossos, enquanto for assim pode ter CEO espalhado no chão da cidade pra servir de mictório
Me desculpe Emilio mas ele é sim um heroi... Independente do que ele acredita... da cor dele... da raça dele... o que importa é que ele fez algo que esta chamando a atenção para um problema grave na sociedade!! Ele fez um manifesto que mostra claramente o porque ele fez isso... Se isso vai se espalhar mais ainda não sabemos mas... é um começo!! A vontade do povo é soberana... e o povo ja fez seu julgamento sobre o ato que ele cometeu!! E mais... o sistema que o falecido participava e ajudava a liderar é responsável pela morte não por milhares... mas sim MILHÕES de mortes!! Então so digo uma coisa... Bem feito para o falecido e sim o Luigi é um heroi sim... quer voce queira ou não!!
O unabomber têm o viés de luta de Classes sim, ele era anarcoprimitivista. Claro que o anarcoprimitivismo é uma das alas mais problemáticas dentro do anarquismo, mas não tem como fugir do viés da classe. Agora se esse tal luigi absorvia essa parte do unabomber eu não sei.
Emílio, só um adendo, embora as seguradoras de saúde no Brasil paguem um valor baixo por consulta, para atrair os médicos aceitarem participar, eles pagam um bônus pela assinatura do contrato. Já ouvi relatos de pagamento de até 90k para o credenciamento mínimo de 2 anos. Essa narrativa de que os médicos são explorados pelas seguradoras acaba sendo muito explorado por eles para justificar o agendamento ultra mega lento em algumas especialidades, ou seja, o cliente paga o pato 2x 😅😅
Ele pra mim não é um herói (pessoas são falhas e ele n fez nada por mim), mas desmerecer o que ele fez (mesmo sabendo que isso n é a solução total, ou que o cara é branco, rico, engenheiro, ou que ele adora o Kaczynski) é impossível. O pessoal demonstrou que está cansado de levar chute na cara ainda no chão, e poxa, uma ação é necessária. Eu nem sei se é fake news isso de que teve asseguradoras começando a aceitar reclamos depois do evento, mas n tem jeito, o abuso é gigante, ninguém aguenta mais, e muitos ficaram com medo, foi uma ação que ninguém esperou.
16:15 "só o jeito que ele esta sendo trado já mostra que ele não é tão bonzinho assim" O jeito que ele está sendo tratado é um problema da sociedade que vivemos e não dele
Eu só acho que esse canal dá orgulho demais para quem torcia por um avanço de consciência de classe dos youtubers Brs. Sua análise, Emílio, tá mais coerente (materialista) que a dos camaradas do Jacobin Brasil.
Concordo com vc Emilio, mas eu acho q devemos tomar a pauta pra gente. A direita vive fazendo isso. Quero dizer, n louvar o cara, mas roubar o assunto: se ele se sente injustiçado pelas empresas de saúdes americanas é explicar pq ele se sente assim, pq ele se sentiu frustrado, e pq todos devemos se sentir assim. Luta de classe é luta de classe, vamos brigar! Se vc discorda tudo bem, é uma ideia que n desenvolvi, estava só aqui pensando assistindo o vídeo, talvez eu mude opinião daqui a pouco, talvez não...
Perfeita análise, é justamente isso mesmo, acho que ele só não deixou claro, mas pra mim a mensagem final é essa. "Olha como é o sistema lá, e olha o que aqui vai virar, vamos nos preparar pra isso", pra mim, pelo menos, entendo como "vamos tomar o discurso da saúde com força e pautar o debate a partir de agora". Mas como disse, poderia ser mais clrlaro
No Brasil não acontece tanto porque quando os planos de saúde negam tratamento, o SUS assume - e especulo que neguem muito mais do que seguradoras americanas, porque se elas negassem como os planos negam aqui, seria um morticínio.
Será interessante analisar no futuro se a empresa mudara as políticas de aprovação e/ou gasto no tratamento dos clientes depois da morte do CEO... Mas algo me diz que eles só vão investir mais em empresas de segurança privada para pessoas em altos cargos.
Não me importo se ele não é de esquerda. Herói sim, leitura correta do Luigi sim. Falta radicalismo, estamos apáticos demais. Qualquer um que balance o sistema e cause consciência de classe como efeito, eu estou endossando.
Concordo com os apontamentos, realmente é importante não perder essas reflexões de vista, MAS... Sou muito emocionalmente inclinado a defesa da apoteose de um tiranicida. 😅
Finalmente alguém sóbrio, falando sobre esse cara não ser herói, e sim um sintoma do capitalismo extremo. Obrigado, eu tô falando isso tem quase um mês, e fica geral me atacando. E vejo que muitos aqui nos comentários não tão entendendo esse assunto.
Rapaz, seguinte… Tenho espondilite anquilosante e megapofise transversa. Sofro de dor crônica e dependo de opioides, que me deixam letárgica. Meu quadro se agravou devido à falta de tratamento adequado por parte dos médicos do plano. Um fica passando o caso pro outro e muitos exames são negados. Meu quadro se agravou e atualmente estou usando bengala. Sei a dor que esse cara sentiu e achei a atitude dele bela e moral. Se o cara é branco, preto, amarelo, rico ou pobre tanto faz. Pra mim ele está corretíssimo.
Ninguém quer saber oq vc tem
Ele pode até não ser herói, mas o ato foi heróico!
@@yvesmaiafilho897 Exatamente.
As pessoas não estão questionando quem ele é ou de onde ele veio simplesmente pq o ato dele lavou a alma de muita gente.
Hehe separar a obra do seu autor.
"Ah, mas ele não tem o conceito de luta de classe"... Que se lasque isso, até porque todo mundo sabe que pessoas de esquerda não tem coragem para isso
@@ElderRodrigo Esquerdistas NÃO. Agora MARXISTAS SIM!
Não tenho maturidade pra pensar sobre isso agora. Minha mãe morreu a 4 meses após o plano não obedecer a sucessivas liminares de justiça mandando fornecer os procedimentos que ela precisava. Então sim, neste momento, eu faria como ele fez se eu pudesse. E achei muito bem feito e merecido.
Eu acho o argumento de "não vai adiantar " muito bobo. Obvio que um caso isolado nao vai adiantar. Mas sim esse é um caso que causa muito medo em certas classes sociais que fazem de tudo pra conter revoltas contra eles. Tudo é direcionado em fragmentar o povo contra o próprio povo. Então embora um caso nao "adiante". O que isso causa nas pessoas não dá pra saber. Foram com casos assim, de violência pontual contra classes opressoras, que os oprimidos conseguiram muitos direitos. Uma boa olhada na história e se encontra isso em momentos que parecia que era impossível mudar. Eu detesto esse discurso conformista e preguiçoso . "Ah não vai adiantar ". Mas o dia que bate em alguém que vc ama, não vai adiantar chorar. Um povo passivo é o ambiente perfeito pra se criar injustiças. E vamos combinar que somos extremamente passivos.
E mesmo assim, adiantou pra tirar a vida de um serial killer engravatado. Se fosse um pobre roubando todo mundo concordaria que foi merecido. Já que é um CEO, aí as pessoas ficam com pé atrás.
Meus sentimentos. É isso mesmo.
Só quem nunca passou por uma dessa consegue ficar sinalizando virtude e não se sentiu vingado com isso. HERÓI SIM! Quero que a moda pegue.
@@npb7934 Herói, herói eu tenho minhas dúvidas, mas tbm tô torcendo pra essa moda pegar. Adélio Bispo é uma inspiração contra fachos e CEOs carniceiros. ✊🏾
@@rafaelsmXD digo herói mais pela provocação, confesso. Só queria ver mais notícias assim. São coisas assim que aquecem o coração. Pena 0 de CEO
Por mim deveria virar uma onda, bilionário deveria ficar com medo mesmo, temer por suas vidas, vida de pobre fds, agora de bilionário vira toda uma questão social e política, a se fudr... nenhum bilionário merece viver tranquilo!
Temos que começar lembrano que quem morreu tbm era um assassino
mas depois não vai falar mal de quem curte superherois como o Batman ou justiceiro, hein
@@Billyce18 morre um americano a cada 7 minutos por causas dessas empresas..... quanto mais bilionários mortos melhor para nós....
O problema que no olho por olho e dente por dente a elite burguesa vai ganhar de 7x1.
@@Billyce18 veja que eu não defendi ninguém.
@@Billyce18Porra, falo sim, principalmente do Batman, considerando que o negócio da família está ligado direta e indiretamente aos problemas sociais de Gotham se o Batman fosse qualquer exemplo pra qualquer coisa ele iria bater nele mesmo em primeiro lugar.
Se tu não vê a diferença de meter a porrada em pobre e atacar aqueles que são a raiz do problema como CEOs de grandes conglomerados, você precisa voltar duas casas e reler/reassistir tuas referências culturais
Que o LUIGi seja o primeiro de muitos , que os politicos e as elites tenham um alvo nas costas, que esse seja o primeiro passo, esses caras tem que ter medo de dormir, medo sair as ruas, medo de que suas faxineiras, cozinheiros, jardineiros, motorista encham seus corações e mentes de paranoia, medo pela propria vida.
Concordo, eles tem que ter o mesmo medo que nós pobres temos do 'amanhã.'
✊
Não resolve muito, porque ricos têm seguranças particulares, muitos policiais também (vide silas malacheia), corrupção é a palavra de sempre e, caso se sintam ameaçados, vão simplesmente prender (e talvez executar) quem passa pela frente, como é o caso de uma mulher da Flórida que foi presa por repetir as mesmas palavras das balas do Luigi para um funcionário do plano de saúde, quando teve o pedido negado. Ela foi detida, sob a acusação de 'terrorismo'. Taí o resultado. Vão continuar explorando e pior, prendendo quem reclamar agora.
!!
Primeiro de muitos a fazer o que? O que isso vai impactar na sua vida, a única coisa que ele fez foi colocar holofotes numa indústria terrível, mas ele não fez isso por um bom motivo, é só mais um doido estadunidense.
Esse cara jogou fora a própria vida de privilégios aos 26 anos e sabia o que estava fazendo. Independente do julgamento que cada um fizer, Luigi Mangione nunca será esquecido.
O Luigi não é um herói, até porque essas construções são a posteriore, mas o ato dele está servindo a uma enorme causa, de qualquer forma, gracas a este ato temos mais uma chance de lutar
Ou seja, um herói
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Nao é o heroi que merecemos. É o que precisamos.
você assistiu o vídeo?
@@pedrovieira961Eu assisti. Não muda em nada
@@pedrovieira961 assisti e vou morrer discordando dele "AI MAS NAO É MINHA CAUSA" foda-se? inimigo do meu inimigo é meu amigo, mata os problema primeiro e DEPOIS A GENTE VE QUEM TA CERTO
@@igorsousa7415 Isso é exatamente o que os governantes da Alemanha pensaram quando colocaram Hitler no poder. Acho que você já sabe como acabou.
Não é o que precisamos. É o que temos!
Atitude necessária e uma ação heróica
Ele não é o herói que queríamos, mas é o herói que tá tendo. Espero que outros sigam o exemplo
exato. É um combatente orgânico. A gente não precisa concordar com tudo pra ser aliado. Luigi era uma pessoa comum que estudou um problema e foi lá e tomou uma atitude.
Difícil sentir empatia...
Meu primo passou anos pagando por um plano de saúde, pra eventualmente descobrir um câncer de orofaringe e ter seu tratamento negado, com atraso ele ainda conseguiu fazer seu tratamento pelo SUS. Agora imagine nos EUA que o acesso a saúde é ainda mais restrito .
Ele não é um herói, ele é o sintoma de um problema muito mais profundo e sério que é o capitalismo, e com o passar do tempo quanto mais fortes e profundas as contradoções do capitalismo mais gente vai pirar, perder a cabeça e partir para extremos.
sem organização o caminho que resta é esse... mas com organização a gente consegue ação concreta
O capitalismo cerca e privatiza e ai o caminho dos sucateados/precariezados é ficar insano e adoecido, vai aumentar esses numeros por causa do Capetalismo e ai a classe dominante vai usurpar esses fatos/desfecho de consequências e tratar com eufemismo e demagogia como sempre fazem, ce ve que a classe dominante nunca pode estar errada tlgd
@@precisodeumvulgolembre-se que ação concreta que requer organização é bem semelhante ao que o Luigi fez mas em escala e proporção maiores.
Não ache que a transição de poder vai acontecer pacificamente não.
@@grudgebearer1404 Falou tudo, não adianta só se organizar e continuar a pensar que vai ganhar pacificamente, pq quem vai levar tiro nas costas é a organização inteira. Pode perguntar pro Martin e pra Dona Rosa se a materialidade não comprova isso.
@@grudgebearer1404 Tudo bem, mas simplismente matar CEO’s não vai resolver, tem varios na fila, o negócio e a desapropriação e/ou nacionalização.
Mas Emílio, o Luigi Mangione não foi quem matou o CEO de verdade, ele tá sendo acusado de um crime que não cometeu, quem matou o CEO foi o Waluigi Wamangione
Mano... PQ ESSE COMENTÁRIO N TEM MAIS LIKE? KDE OS GAMERS??😂😂
Melhor comentário!!
Luta de classes é luta de classes!
E vice-versa! KKKKKKKKKKKK
E também ao contrário.@@GothysTonny
@@jeffersonsilva8982e muito pelo contrário tbm é verdade!
!!!!!!!!!!!!!
"Ele não é nosso herói". Pra vc, cara pálida!
Imagine se todo incel-ecofascista saísse matando CEO bilionário, seria maravilhoso, dois coelhos com uma cajadada só
só vc acha essas ideias seriam cada vez mais difundidas e assim o fascismo ia se tornar normal aí já sabe ia começar a perseguição de qualquer oposição isso é básico kkkk
ele foi um ted kaczynski que deu certo
@ não existe isso até pq não vai mudar nada não passa de mais um criminoso q vai ser idolatrado por adolescente na net
@@killerqueen8008 ERRADO. Isso é uma GUERRA DE CLASSE. E ódio social de classe SEMPRE NOS É UTIL. E mesmo entre os burgueses AINDA EXISTEM franjas de classe.
@@killerqueen8008exato, os caras não aprenderam o básico, o fascismo sempre se criou assim, esquerda tá doida pra chocar o ovo da serpente
Honestamente, to feliz do cara ser homem, branco, hétero, “rico”, não comuna e dificilmente de esquerda. A direita NÃO CONSEGUE atacar ele com preconceitos e abafar o barulho que isso fez. Ninguém aguenta mais o sistema, nem os privilegiados. Que seja essa a fagulha que vai fazer bilionário desaparecer do mundo
não vai kkkkkkk fascismo foi isso e a única coisa q mudou foi q os empresários andavam mais juntos com o estado
tu acha q ele é dificilmente de esquerda mano?? pq dado o teor do manifesto dele, e das reviews das paradas q ele lia, eu acho q dificilmente ele seja de direita, até pq ter dinheiro nao impede ninguem de ser de esquerda vc sabe disso pelo visto.
@ tem mt movimento assim de direita man como os eco fascista e o os baba ovo do ted kaczynsky mas não é impossível ele ser de esquerda como vc falou
@@killerqueen8008 é esperança que fala kkkkkkk
@@KeyDeath01 é só ver quarta teoria política, tem todo um envolucro bonitinho de defender trabalhador, saúde e educação pra todo mundo, no fundo se vc cava é fascismo purinho. Só do cara se espelhar num serial killer já diz muito sobre, e vale lembrar, fascismo pega um alvo e usa um discurso para unir a população em torno de uma mazela com uma justificativa """nobre""", não interessa se o alvo foi um bilionário ceo de uma empresa de seguro de saúde, é preciso pegar esse episódio para discutir os temas da saúde e privatização com foco em discutir soluções a esquerda, não torcer para que o indivíduo seja de esquerda.
Na pandemia, quase TODAS as empresas de plano de saúde NÃO COBRIRAM os testes de COVID...
O genial deste caso foi escolher uma vítima que não se tornaria mártir.
Separem o artista de sua obra
Achei sensato. Muito bom, Emílio. Valeu! Bom fim de semana pra vc!
Toda vez que um Bilionário é desligado a sociedade agradece.
Eu tenho uma doença crônica e preciso de um remédio caro, minha medica falou pra eu tentar pelo plano pq no sus demorava mais (e agora está até em falta). Consegui mas esse mês fomos constatar que mudaram o plano de toda a minha família pra pior, sem falar um a, e eu estou com medo de ter sido por minha causa :p
Mas ainda não temos uma resposta se mudou mesmo ou é um erro no sistema deles…
se tiver mudado cabe processo, é totalmente ilegal alterar planos de saúde por conta de gastos, até pq plano de saúde é pago pra ser usado, se eles tem medo de ter que pagar, que não vendam seguros.
Se for confirmado, pede uma bela indenização
@@Uranio235-apode dar certo. Aqui no Brasil os nossos familiares vão receber uns 10 mil de indenização, porque o doente já foi de Olavo.
Essa discussão sobre "não endeusar" o cara é contraproducente. Não produz uma direção para capitular as pessoas que também estão revoltadas com o sistema de saúde para a esquerda radical. Não oferece alternativa. A pessoa ouve o "não podemos endeusar porque ele era de origem nobre", tá, e depois? O que vamos fazer? Pra mim, o Jones fez a análise mais correta. Pegou pra além da pessoa, analisou a situação como um todo, e está capitulando isso como uma pauta para ser puxada para a esquerda, para além do indivíduo que iniciou ela. Imagina só se o assassino do CEO fosse um comunista convicto? Iriam vasculhar o passado dele, descobrir que é comunista, e iniciar uma CRUZADA contra qualquer esquerdista nos EUA. Vamos pra além do indivíduo. Precisamos aproveitar e capitular a CLARA revolta popular que está canalizada nele, para a esquerda. Se não, a direita se apropria, e aí fodeu.
Em nenhum momento o que o Jones diz e o que Emílio diz se anulam, na real se completam. O que o Emílio coloca aponta justamente para uma base analítica dos envolvidos, existem socialistas, páginas de memes à esquerda usando foto de perfil dele e dia sim e dia tbm usando a imagem dele como algo admirável. O ponto não é ele ser de origem nobre, tanto que o próprio Emílio contrapõe o exemplo do Engels, que pro Luigi tem uma diferença gritante, Luigi é claramente fascista, o cara se inspira diretamente em um serialkiller e esse é o ponto de não endeusar ninguém. Justamente no final do vídeo ele aponta, "isso joga luz no problema real na saúde da sociedade estadunidense e por isso temos que ficar atentos para o que pode e vai acontecer no Brasil com o avanço das privatizações", isso é literalmente uma base para a discussão que o Jones ou qqr um da esquerda radical pegar o debate da saúde e colocar em voga agora que as pessoas estão discutindo mais. Se ficarmos somente na caricatura de "matar ceo hahaha" colocando qualquer um que aparece como exemplo vai alimentar justamente o fascismo, que endeusa discurso violento e suas imagens são justamente fascistas.
Então sua análise é completamente equivocada, seja por não ter visto o vídeo por completo ou não ter relacionado os pontos que se concordam e complementam.
@skyn33trodrigues32 eu vi o vídeo completo, só acho contraproducente ficar levantando qualquer ponto pra não "endeusar" o cara porque ele é de origem supostamente "nobre". Foca na ação, e descarta o indivíduo. Ficar por aí falando pra descartar o cara só vai afastar pessoas pra longe do discurso.
Não é herói mas HOJE não tem material suficiente para falar que ele é "claramente fascista" @@skyn33trodrigues32
Não importa qual a cor do gato, desde que ele mate o rato...
É meu herói e não tô nem aí para a posição de moralismo superior que tem gente que quer se posicionar.
As ações dele foram uma resposta necessária, mas a arte é diferente do artista, ele fez o que fez, radicalizado de um jeito não tão certo.
Muito provavelmente se fosse conversar com ele, ainda discordaria de muitas posições que ele possa ter sobre muitas coisas na vida, por isso existe a frase: "nunca conheça os seus heróis"
Sim, é nosso herói sim
O Luigi não é um herói. Ele é um guardião silencioso, um protetor cuidadoso. Um CAVALEIRO DAS TREVAS!!!!
Na sua analogia o Mangione mataria o Bruce Wayne então
@blablalogia difícil dizer pq bruce wayne é um bilionário heroico de histórias em quadrinhos. Na obra fictícia ele é todo virtuoso e a fortuna serve para atos nobres e justos. Mas o Luigi pertence ao mundo real e aqui essa retórica de bilionário bonzinho é mais difícil de colar.
Dito isso, ficção ou realidade, não sei dizer se Mangione mataria Bruce Wayne. Mas na boa? Deveria!
Mangione E Bruce seriam a mesma pessoa
Só um detalhe (6:25), penn state não é Ivy League, e é pública. Upenn, ou simplesmente”penn” (outra universidade) sim é da ivy league e privada, onde ele obteve seu BsC e MsC. Outra curiosidade: ele foi o melhor aluno do ano (valedictorian) da escola preparatória dele… então o cara era bem estudioso.
Tinha que fazer isso com os Faria limers quando estiverem comemorando os resultados da taxa de juros.
Excelente video, valeu pelas infos atualizadas e resumidas
Vídeo necessário! A primeira impressão de nós da esquerda radical foi de que o cara é um herói e etc, mas no fundo a gente sabe que matar um CEO n muda porra nenhuma. Oque importa é usar esse olofote pra falar do todo e apontar as contradições capitalistas, assim como você bem fez, parabéns pelo vídeo Emilio
Quando a revolução chega: "calma, não pode m4t4r o patrão"
Eu ando totalmente desacreditado, acho que em alguns poucos anos iremos viver uma distopia digna de filme apocalíptico..
Siimm, em breve estaremos vivendo quase um Mad Max
infelizmente parece ser mesmo esse o rumo das coisas
Que a distopia seja anarquista ✊🏼
Engano seu, a gente já vive.
Já estamos vivendo, lamento infomar.
O pior de toda esta miscelânea de probabilidades e tudo mais , é JÁ deve ter outro no cargo ( talvez pior que o finado ) e NADA vai mudar , a não ser uma maior cautela destes CEOs. Sim , há casos que hospitais estadunidense chutam o paciente... O caso da pandemia aqui foi a PREVENT SENIOR .... Abutres
Luigi é o heroi que a classe trabalhadora necessita
"Ele não é o herói que nós merecemos, mas é o herói que nós precisamos"
Apesar das posições políticas dele, com relação ao holofote de como os planos de saúde tratam as pessoas, ele é um herói, sim.
Mesmo que ele tenha a grana, se vc paga um serviço que nega a prestação por ter muito poder. Esses devem pagar, poderiam ser de outras formas, mas como não anda adiantando tem que partir pra meios mais medievais.
Lembre que já teve dono de plano de saúde por aqui que disse 'm0r73 também é alta (médica)'. Prevent Sênior.
7 meses pra conseguir um remédio pra minha ex-sogra pra diminuir os efeitos negativos da químio. 370 reais o remédio, ela pagou o planos de 1000 reias por mais de 12 anos. Tem mais que se foderem mesmo.
Emílio dando esse argumento parece que o problema foi o cara não ser um partidário das causas da esquerda, por isso ele não merece nenhum tipo de validação social. A questão não é essa. Luigi chegou numa conclusão correta (de que os planos de saúde dos EUA são nocivos ao povo) sem precisar dessa parafernália ideológica de esquerda. E isso é fascinante. Embora a atitude que ele tomou foi errada, ele simplesmente não viu alternativa pra chamar atenção pra esse problema.
A questão não é o cara ser partidário ou não, qualquer um que usa transporte público no Brasil sabe que é uma porcaria, seja de direita ou esquerda. Se alguém mata do dono/ceo da CPTM muita gente vai achar massa, mas isso vai mudar o metro paulistano? Vai mudar alguma porcaria no dia seguinte? E mesmo que mude, pouco tempo depois vai voltar a ser a mesma merda. Qualquer um pode atestar qualquer problema, a questão do que você chama de "parafernalha da esquerda" é uma base teórica e metodológica que entende como cientificamente fazer análise política e econômica e dá bases para alterar a sociedade de forma eficiente, sem precisar matar a porra do CEO. Então não, não é facinante, ou qualquer um que pegar exemplo de um serial killer com um discurso que na face parece justo, mas no final tá travestido de vingança e fascismo é daora pra vc?
E é exatamente isso. Toda hora "ele não defendia luta de classes", ah, se defendesse era beleza? Hahahaha patético
Na segunda parte do vídeo , a qual o Emílio discorre sobre o funcionamento das "seguradoras" nos EUA e até mesmo no Brasil, já mostra que apesar de não sabermos exatamente o posicionamento do Luigi (lembrando que nos EUA essa questão é bem diferente daqui) , sabemos que ele quis se vingar por uma causa que mói o povo estadunidense, então em partes é sim complicado colocar possíveis posicionamentos pessoais dele diante de um ato que agregou o ódio que os caras sentem lá pelas seguradoras. Esse ato deu nome a alguns dos agentes do caos que é o sistema de saúde deles . Tem relevância e dá pano pra manga
Muito bom vc trazer aqui uma visão mais ampliada dessa discussão.
Manifesto de Luigi Mangione (traduzido em Português)
“Minha mãe me disse que em um dia bom, a dor nos nervos era como se suas pernas estivessem imersas em água gelada. Em um dia ruim, era como se suas pernas estivessem presas em uma morsa de oficina mecânica, apertadas até ao ponto em que as manivelas parassem de girar e depois, esmagadas ainda mais até que os ossos dos tornozelos se rachassem e quebrassem para acomodar o aperto da morsa. Ela teve mais dias ruins do que bons. Minha mãe rastejava até o banheiro de joelhos e mãos. Eu dormia na sala de estar para criar mais distância dos gritos dela. A noite era terrível. Mesmo assim, eu acordava e voltava a dormir com os gritos horrendos. Naquela época, eu pensava que não havia nada que eu pudesse fazer.
Escrever uma regra a transforma em lei. Eu não dou a mínima para a lei. A lei não significa nada. O que importa é seguir a orientação da nossa própria lógica, o que aprendemos com aqueles que vieram antes de nós para maximizar nosso próprio bem-estar.
Foi aí que a United Healthcare errou. Eles violaram o seu contrato com a minha mãe, comigo e com dezenas de milhões de outros americanos. Esta ameaça à minha própria saúde, à saúde da minha família e à saúde do povo do nosso país, exige que eu responda com um ato de guerra.”
Tbm é bom lembrar que o Cunha e o Lira recebem/receberam lobby dos planos de saúde
Excelente! Concordo com tudo! É isso que penso dos planos de saúde no Brasil. Imagina nos Estados Unidos!! 😢😢😢
Te amo Emílio
Amo a Cami tb
Ótimo vídeo! Abraços!
Ótimo vídeo Emilio, obrigado!
Lindo!!! Amei!!
O que destrói qualquer hegemonia são suas crises internas. Pode não ser um dos nosso (tbm acredito que não seja porque nossa causa tem a ver com Justiça e não vingança) . Mas colocou o medo nos que ficaram e isto é bom, útil e agradável ...
Não entendi... não é herói? Ele é mais. ELE É UM MASTER FOCKER HERÓI
Não, ele é um sintoma de uma doença que precisa ser tratada.
A ação dele criou uma oportunidade de discutir essa doença.
Se concluir que a solução é matar mais pessoas, as elites vão usar a força contra gente inocente para conter ameaças contra si e o a doença vai prosperar.
Ele não é um herói, não salvou ninguém.
Assistiu o vídeo?
@@Le.Medusa sim?
@@Le.Medusa e...?
O mais importante em toda essa história é a clara insatisfação popular com o estado das coisas..... Estamos com ódio. Mas esse odio precisa ser encaminhado em direção a revolução
luta de classes é luta de classes
o que ele fez passa um recado, a classe trabalhadora estadunidense em peso o considera um herói, isso tem um motivo.
Não precisa ser de direita ou esquerda pra se revoltar com a opressão de qualquer forma, se o burgues não te oprimir o Estado faz. O negócio é ir pra cima! O povo contra o sistema e não meio povo contra meio povo. Além do que você claramente pode ter condições socio-economicas e mesmo assim se revoltar pela filhadaputagem contra a sociedade geral.
o estado É burguês, não tem essa.
@@pedrovieira961Mas adora fingir que não é pra por na bunda do povo. Inclusive dizendo ser contra os burgueses e aqueles que não são que chegarem lá vão se tornar agindo da mesma forma.
Herói sim, essa gente tem q temer o povo.
Minha mãe com 84 anos foi diagnosticada com cancer a 3 anos...e minha irma com cancer de mama...nao imagino oque seria de nós se não fosse o SUS...
Sobre o SUS: poucos países do tamanho do Brasil possuem saúde pública. No caso do Sus é talvez o único sistema com população acima de 200 milhões de habitantes e que possuem a maior cobertura de tratamentos existentes. Eu vivencio isso na família, ao descobrir que por exemplo, o Hospital Mario Covas fornece remédios de ALTO CUSTO enquanto os planos de saúde brigam para negar a maioria deste remédios. Para quem não sabe, em Dezembro de 2019 os planos de saúde tiveram uma vitória: A taxatividade do ROL da ANS ( lista de procedimentos médicos, remédios, etc que os planos de saúde não são obrigados a fornecer ) decidido pela quarta turma do STJ. Com isso, a judicialização de procedimentos se tornaria mais difícil. A justificativa dos defensores do Rol taxativo foi : Preservar o equilíbrio econômico do mercado de planos de saúde.
Isso demonstra claramente que, embora o SUS possa ter ainda dificuldades estruturais, é assim essencial a população pois consegue fornecer o necessário ao contrário dos planos de saúde e, no início dos anos 80 ( época do INAMPS ) somente quem tinha carteira assinada tinha acesso a saúde pública, os demais ( em torno de 70% da população ) ficava vulnerável.
Para quem não tem idéia do que é remédio de alto custo, pesquisem: doenças cardíacas, esclerose múltipla, etc. remédios que custam de 1000,00 a 5 milhões de reais, garantido pelo SUS. Então pensem e pesquisem antes a respeito, o quanto os CEOS ( que são funcionários de bilionários ) destroem milhares de vidas.
que papo bunda, é claro que ele tinha outras questões e era mais complexo do que parece, o cara é um SER HUMANO, porra.
Exatamente..
Um possível ecofascista
Melhor comentário
Hitler também era, vcs estão loucos pra dar uma chance pro próximo, impressionante
@@nini_ei amigo tu prefere um CEO vivo ou um ecofacista?
Muito obrigada por: nao endeusar o cara q matou o CEO, por falar a real, e por explicar realmente o que ocorre, obrigada!!!!!!
Temos que endeusar matador de playboy sim! Voce é branca nao sofre o que o povo de verdade sofre, entao xiu
Assim como a direita coopta as nossas pautas (um exemplo é a red pill, que era pra ser uma metáfora para a luta de classes), nós também temos que cooptar as pautas deles. Se nós não pegarmos essa pauta pra nós, a direita vai fazer. Claro que tem que ser de maneira crítica, mas a gente tem que pegar essa pauta pra nós, urgente.
cara, não sei se é pq o cara é branco e bonito, não. Se vc abre qualquer vídeo sobre o caso em inglês e vai ler os comentários dos americanos, só o que vc vai ver é gente comentando como plano de saúde destruiu a vida ou a família da pessoa, seja por gente perdendo a vida ou sofrendo dor pro resto da vida em função de tratamentos negados, dizendo que não tem pena. Comentários contra o Luigi dizem apenas que ele foi longe demais mas que é impossível negar que motivos existem aos montes
"Ele é burguês, é incel, é branco, não passa necessidade, não é nosso herói..." Cara, quem é esse cidadão que diz o que pessoas podem ou não fazer? E é claro que ele sabia que seria preso e julgado. Que pessoa frustrada!
@@elisangelagomesdearaujo4133 estranho que o que define o herói não é o ato de heroísmo mas o status, cor de pele e outras características tribais, né?
@@elisangelagomesdearaujo4133 O ponto não é só a posição que ele ocupa, Emílio traça uma comparação, se fosse uma pessoa preta teria esses holofotes?
Não sei você, mas eu não quero ter como herói alguém que se inspira em serial killer e tem um discurso ecofascista, esse é o ponto de "não é nosso herói", até porque ele cita Engels q era branco, burguês, não passava necessidades, era lindo e traiu sua própria classe por uma mudança estrutural e permanente da sociedade, criando e consolidando uma base científica de discussão da sociedade e atuando ativamente para essa mudança estrutural, e não uma vingança particular. É completamente compreensível alguém que sofreu e sofre por questão de saúdes e negligência do sistema privado de saúde olhar para ele com admiração, mas temos de ser racionais também, não dá pra usar qualquer um que aparece como possível solução a qualquer momento, senão desaba em fascismo MT rápido.
Ele matou um CEO. Mas isso não vai diminuir a concentração de renda. Os dois filhos dele vão herdar seu dinheiro. A UnitedHealthcare vai continuar causando a morte de seus clientes em troca de lucro. Vamos discutir a respeito de quão terrível é o sistema de saúde estadunidense. E de como as seguradoras de saúde pensam apenas no lucro e não na vida de seus clientes. Mas essa discussão vai diminuir com tempo. A precarização e privatização vai continuar ocorrendo. Nada vai mudar. Mesmo assim, eu não fiquei infeliz com a morte de Bryan Thompson. Muito pelo contrário. E se ele era um extremista de direita, pelo menos não entrou numa escola atirando em crianças e professores. Vídeo muito bom e necessário Emílio. ❤
Se for um caso isolado sim, mas se for o primeiro de muitos as coisas vão mudar.
Gostaria de apontar que as social-democracias europeias surgem num clima de medo das elites ocidentais de organizações sociais e trabalhistas apoiadas pela União Soviética.
Só o medo do povo teve resultado no passado e só o medo do povo trará resultados no futuro.
Este senhor tem que ter medo.
E nesse ponto Luigi acertou. E isso vai gerar mudanças.
Porque essa gente que explora que mata que escraviza precisa ter medo da população da qual eles fazem isso.
@@miicomics5593não vão eu te garanto, na revolução francesa mt mortes ocorreram com nobres e ricos oq aconteceu dps? exatamente napoleão
Sim, melhor fazer uma carta de repúdio.
Esse Luigi é só o primeiro. Essa foi a única maneira que ele encontrou de fazer justiça, pois o rico sistema de saúde é protegido pelo sistema. E pro CEO, tudo deu certo, até dar errado.
As motivações dele são irrelevantes, o que importa é o efeito que tá causando na classe trabalhadora e o holofote que ele deu pro assunto
Total apoio a esse rapaz. ❤ e o que morreu era um saco de merda foi tarde
A realidade tem que bater muito mais na cara dessa galera, essa morte não resolve o problema mas com certeza não atrapalhou a luta de classes. Menos um deles a custo de vários dos nossos, enquanto for assim pode ter CEO espalhado no chão da cidade pra servir de mictório
Amo você, Emilio!!!
Me desculpe Emilio mas ele é sim um heroi... Independente do que ele acredita... da cor dele... da raça dele... o que importa é que ele fez algo que esta chamando a atenção para um problema grave na sociedade!! Ele fez um manifesto que mostra claramente o porque ele fez isso... Se isso vai se espalhar mais ainda não sabemos mas... é um começo!! A vontade do povo é soberana... e o povo ja fez seu julgamento sobre o ato que ele cometeu!! E mais... o sistema que o falecido participava e ajudava a liderar é responsável pela morte não por milhares... mas sim MILHÕES de mortes!! Então so digo uma coisa... Bem feito para o falecido e sim o Luigi é um heroi sim... quer voce queira ou não!!
Baita vídeo irmão
Que o medo que nós sentimos quando vamos a uma emergência médica, seja o mesmo que eles sintam antes de dormir.
Muito boa análise.
Bom dia, Emílio e comunidade.
O unabomber têm o viés de luta de Classes sim, ele era anarcoprimitivista. Claro que o anarcoprimitivismo é uma das alas mais problemáticas dentro do anarquismo, mas não tem como fugir do viés da classe. Agora se esse tal luigi absorvia essa parte do unabomber eu não sei.
Emílio, só um adendo, embora as seguradoras de saúde no Brasil paguem um valor baixo por consulta, para atrair os médicos aceitarem participar, eles pagam um bônus pela assinatura do contrato. Já ouvi relatos de pagamento de até 90k para o credenciamento mínimo de 2 anos. Essa narrativa de que os médicos são explorados pelas seguradoras acaba sendo muito explorado por eles para justificar o agendamento ultra mega lento em algumas especialidades, ou seja, o cliente paga o pato 2x 😅😅
Não é herói é um anti-herói.
Finalmente alguém matou a charada. Que nem era tão charada assim.
Obrigada milio ❤
Mereceu?, mereceu! - Mas ninguém é Herói nessa história!
Sim, ele é🎉🎉🎉
Vídeo perfeito
Ele pra mim não é um herói (pessoas são falhas e ele n fez nada por mim), mas desmerecer o que ele fez (mesmo sabendo que isso n é a solução total, ou que o cara é branco, rico, engenheiro, ou que ele adora o Kaczynski) é impossível. O pessoal demonstrou que está cansado de levar chute na cara ainda no chão, e poxa, uma ação é necessária. Eu nem sei se é fake news isso de que teve asseguradoras começando a aceitar reclamos depois do evento, mas n tem jeito, o abuso é gigante, ninguém aguenta mais, e muitos ficaram com medo, foi uma ação que ninguém esperou.
independente do histórico ele conseguiu fazer mt mais pela sociedade que pessoa que fica na sua casa grifando texto de hegel, de marx, de adorno
Luigi é um herói.
o unico erro dele foi ser um assassino e não um serial killer
Só não é meu herói porque ele desviveu apenas um
16:15 "só o jeito que ele esta sendo trado já mostra que ele não é tão bonzinho assim" O jeito que ele está sendo tratado é um problema da sociedade que vivemos e não dele
Ele não é o SEU herói. MEU, é!
É sim. ✨
Gostei do sorrisinho no canto da boca. 😂😂😂 Não é herói. Mas deu pra ver no seu rosto o sorriso do Emílio. 😅
Eu pensava que você era o Miguel Nicolelis. poderia convida-lo para uma conversa... excelente canal.ç
Eu só acho que esse canal dá orgulho demais para quem torcia por um avanço de consciência de classe dos youtubers Brs. Sua análise, Emílio, tá mais coerente (materialista) que a dos camaradas do Jacobin Brasil.
Valeu!
Saldo positivo
Luigi é de família rica, mas nada se compara à riqueza das grandes corporações. Logo, é pobre.
O Boça careca agora é fiscal de herói.
Na verdade o que estava escrito na munição do Luigi era: DENY, DEFEND, DEPOSE.
Concordo com vc Emilio, mas eu acho q devemos tomar a pauta pra gente. A direita vive fazendo isso. Quero dizer, n louvar o cara, mas roubar o assunto: se ele se sente injustiçado pelas empresas de saúdes americanas é explicar pq ele se sente assim, pq ele se sentiu frustrado, e pq todos devemos se sentir assim. Luta de classe é luta de classe, vamos brigar!
Se vc discorda tudo bem, é uma ideia que n desenvolvi, estava só aqui pensando assistindo o vídeo, talvez eu mude opinião daqui a pouco, talvez não...
Perfeita análise, é justamente isso mesmo, acho que ele só não deixou claro, mas pra mim a mensagem final é essa. "Olha como é o sistema lá, e olha o que aqui vai virar, vamos nos preparar pra isso", pra mim, pelo menos, entendo como "vamos tomar o discurso da saúde com força e pautar o debate a partir de agora". Mas como disse, poderia ser mais clrlaro
Abençoado Sus!
Por mais que o Luigi não tenha percebido, isso não é sobre seguro/sistema de saúde, é sobre capitalismo.
Ele mostrou que é possível. Os inimigos morrem!!! Que seja o precursor de um movimento.
No Brasil não acontece tanto porque quando os planos de saúde negam tratamento, o SUS assume - e especulo que neguem muito mais do que seguradoras americanas, porque se elas negassem como os planos negam aqui, seria um morticínio.
É meu herói sim
Será interessante analisar no futuro se a empresa mudara as políticas de aprovação e/ou gasto no tratamento dos clientes depois da morte do CEO... Mas algo me diz que eles só vão investir mais em empresas de segurança privada para pessoas em altos cargos.
Não me importo se ele não é de esquerda. Herói sim, leitura correta do Luigi sim. Falta radicalismo, estamos apáticos demais. Qualquer um que balance o sistema e cause consciência de classe como efeito, eu estou endossando.
29:20 eu não posso falar o que esse cara da empresa que ganhou aí o contrato da água em SP merece pq o UA-cam poderia me banir.
Concordo com os apontamentos, realmente é importante não perder essas reflexões de vista, MAS... Sou muito emocionalmente inclinado a defesa da apoteose de um tiranicida. 😅
Finalmente alguém sóbrio, falando sobre esse cara não ser herói, e sim um sintoma do capitalismo extremo. Obrigado, eu tô falando isso tem quase um mês, e fica geral me atacando. E vejo que muitos aqui nos comentários não tão entendendo esse assunto.