POR ISSO TEM TANTA GENTE DESISTINDO DO INSTRUMENTO | Daniel Sonnora e Guga Stuart | Starling Cast

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 1 лют 2025

КОМЕНТАРІ • 215

  • @AlcidesVespasiano
    @AlcidesVespasiano 7 місяців тому +181

    Aqui em Recife, em 2015, o Steve Vai se apresentou em um Masterclass em um teatrinho de uma escola tradicional em um bairro rodeado de antenas de radio e TV. Em um certo momento o set de pedais montado para ele deu pau , também no momento em que ele parava pra explicar alguma coisa entrava uma frequência de rádio ... ele morria de rir mas foi muito constrangedor,. Logo na sequencia a luz do teatro cai e quando volta fica oscilando a corrente. Então o cara despluga tudo e pluga direto no marshall e toca "For The Love of God" sem base, nem acompanhamento nem efeitos. foi incrível e lindo de presenciar !

  • @HenriquedePaulaNascimento
    @HenriquedePaulaNascimento 7 місяців тому +43

    Essa frase sobre o celular ter substituído o hobby foi muito precisa!

  • @osmarjunior7699
    @osmarjunior7699 6 місяців тому +3

    Excelente abordagem, parabéns! Anos 80 tocava com minha SG OOKPIK, uma distorção simples, às vezes sem distorção, um amp Simples, cordas ROUXINOL, tocamos junto com Garotos Podres, Esfinge (Sepultura) e fazíamos bonito....

  • @renildobispo1037
    @renildobispo1037 7 місяців тому +50

    Prova disso é os vídeos rápidos que as pessoas preferem. TD hoje tem q ser rápido, por isso os jovens n se interessam p as coisas difíceis de aprender

    • @tiagobordin6580
      @tiagobordin6580 7 місяців тому +2

      vdd, para se chegar em um nível de concentração em algo, entrar no clima e no fluxo da coisa, se vão muitos minutos. Não dá pra fazer isso em vídeos de um minuto onde se fica pulando de assunto em asunto aleatório.

    • @gustavodossantos472
      @gustavodossantos472 7 місяців тому +2

      Mas instrumento de cordas não é facil tanto que são 16 anos tocando e não cheguei nem num nivel intermediário de guitarra/violão

    • @tiagobordin6580
      @tiagobordin6580 7 місяців тому +2

      @@gustavodossantos472 Eu também toco faz 17 anos, e tenho um nível que considero decente. Talvez você toque muito melhor do que pensa, e acabe achando que sabe pouco por fazer comparações com os melhores do mundo. ;) Importa é fazer o teu som e ficar feliz com isso no fim do dia.

    • @juliantaroco
      @juliantaroco 6 місяців тому +1

      @@gustavodossantos472talvez falta upgrade no equipamento, eu estava desmotivado, me senti limitado e descobri que não era eu era meu amplificador

  • @sequela_sg
    @sequela_sg 7 місяців тому +5

    a melhor coisa que fiz foi me dedicar ao violão por um tempo e ficar tocando de forma acustica musicas que originalmente feitas na guitarra. me educou musicalmente e me fez conseguir tocar guitarra sabendo dosar corretamente efeitos como delay e reverb, e tbm saber tocar mais limpo sem necessitar de tanto drive

  • @rico_fernandes
    @rico_fernandes 7 місяців тому +4

    Puta vídeo bacana! Adorei o momento em q vcs falaram q a geração de hoje desanima fácil e eu concordo plenamente. Não sou dessa geração, tenho mais de 40 anos, porém confesso q a tecnologia veio pra ajudar e pra ferrar. Estamos ficando mto mal acostumados a ter tudo num click, fast food etc. Daí vem o desanimo de aprender guitarra pq ninguém quer sentar a bunda ali na cadeira e ficar praticando exercícios, escalas, etc. Isso demanda tempo e como o Daniel mesmo falou, qdo temos tempo, estamos sempre com a merda do celular na mão. Voltemos a ser "índios", com menos entretenimento e mais tempo pra se dedicar ao seu hobby, seja guitarra ou outra coisa qualquer. Acredito que só assim passaremos pelo processo da evolução e tentar atingir quem sabe 1/3 da técnica dos feras como Van Halen entre outros. Valeus demais! Parabéns pelo vídeo! Forte abraço

  • @danilolimas
    @danilolimas 7 місяців тому +7

    Qdo meu multi efeitos importado quebrou e nao tinha peça, eu optei por ficar só com amp por uns 5 anos. Foi a época q eu mais cresci. O amp era um valvestate q tinha drive, distorção e reverb. Hoje tenho pedais, multi efeitos e amps. Eu uso o q acho q vai rolar melhor na gig, mas nada de exageros.

  • @rogeriospitzoficial
    @rogeriospitzoficial 6 місяців тому +1

    Quando comecei na igreja há 17 anos atrás era a guitarra (que tinha) com o cubo Whatsom Ciclotron disponível e tinha que timbrar com banda no máximo com uma Zoom 505ii e quando tinha fora isso guitarra na cara do Amp direto! Desenvolvia ouvido e foi uma faculdade de música! Hj em dia Reverb e delay….melhor nem comentar rsrs…Parabéns pelo papo galera top de mais!

  • @JohnDoe-rq9ze
    @JohnDoe-rq9ze 7 місяців тому +3

    Guga Stuart é o cara. Quando comecei a tocar há 10 anos atrás, aprendi muita musica com as aulas dele aqui no youtube

    • @gugastuart
      @gugastuart 7 місяців тому +1

      Ow irmão. Valeu mesmo. Muito obrigado pela força

  • @ismaelserpa
    @ismaelserpa 7 місяців тому +10

    Para mim foi o contrário. A vida toda ligando guitarra em ampli simples, aprendendo a lidar com as limitações, até que formei meu som/timbre, e conseguia reproduzi-lo com coisas variadas. Aí veio plugin, IR, etc, foi um tapa na cara porque meu som sumiu, e parecia que engatinhava indo atrás do som que sempre tirava. Tive que estudar e mergulhar muito nessa área, mas no final das contas me trouxe um resultado além do que eu esperava.

  • @jdmetallica1265
    @jdmetallica1265 6 місяців тому +1

    Esse cara ai da esquerda é uma lenda das aulas da tv cifras com a guita amarela 🤘🤘🤘🤘🤘👍👍👏👏👏

  • @MundoCurioso1991-rs
    @MundoCurioso1991-rs 6 місяців тому +1

    Cara, caiu aqui de paraquedas e que papo foda!!!
    Teve um rapaz que falou sobre o estudo da guitarra ser longo e realmente, tem hora que desanima... Principalmente naqueles momentos que vc tá cansado, que vc vê o tempo gasto e quase não vê melhorias. E o pior que é um instrumento ingrato, pq as vezes tu tá tirando um som bem redondo, ai fica um dia sem tocar e improvisar, e parece que regrediu duas semanas kkkkkkkkk.
    Eu não tenho muito tempo, estudo depois do trabalho ou no intervalo (uma media de 2 horas por dias) e as vezes é meio exaustivo. Espero que tenha força pra persistir por boas décadas (estou a 7 meses na ativa).

  • @viniciusskp
    @viniciusskp 7 місяців тому +1

    Realmente faz diferença, comecei a tocar em 2018, quando ganhei uma guitarra e um cabo, e ligava apenas num aparelho dvd que esquentava e distorcia o som, passei boas epocas tocando nesse guerreiro ate 2020, quando comecei a tocar na igreja em 2020, ainda nao tinha pedaleira, e n tiver contato com pedais, apenas guitarra e amplificador e assim fazia o culto todo, com reverb padrao do amp e um phaser que o maximo de modulação que tinha, no amp, somente em 2022 tive minha primeira pedaleira que foi uma digitech, e agora, estou montando meu set de pedais, priorizem estudo, e tecnica, setup vem com o tempo.

  • @manufachini8514
    @manufachini8514 7 місяців тому +3

    Eu não sou Nutela, sou amador ainda na guitarra, uso uma Golden antiga com um ou dois pedais e um amplificador e caixa q eu mesmo montei. E adoro o timbre. Grato pelo canal.

  • @renan.moura.91
    @renan.moura.91 Місяць тому

    Esse podcast é muito bom. O adolescente dentro de mim gostaria muito de ouvir o Marcão e o Thiago Castanho falando sobre guitarra.

  • @diegobert8142
    @diegobert8142 7 місяців тому +3

    Estou há uns 20 e tantos anos tocando, e ate ano passado nunca precisei de um set-up alem da minha Guitarra, 1 pedalzinho de Equalização e meu Amp Marshall, nadaaaa alem disso e me sentia 100% satisfeito. Embora ha uns 5 anos atras botei um captador Seymour Duncan que deixou meu timbre mais tesao ainda, e nesse mês comprei um pedal Tank-g (iradooo) e um Zoom G1 antigo só para usar o pedal de expressão, whammy e wah wah. Tambem estou aproveitando para instalar mais dois captadores novos q comprei na pandemia e ate hj nao tinha instalado na guitarra hehe. Vou dizer, mesmo com os IRs fo Tank-g demorei para me acostumar com o timbre da guitarra, parecia que não era a minha cara, sei la hehe, mesmo ligando mo Fx Return da Marshall hehe. Sinceramente, uma boa guitarra e um amp bom já da para ficar bem de boa e fazer uma puta sonzeira, é só nao ficar de mi mi mi e tocar.

  • @fernandoalbuquerque1128
    @fernandoalbuquerque1128 7 місяців тому +2

    Gostei muito do Podcast, sem babaçao, conversa boa e de gente que entende do assunto.

  • @EduardoMartins-sz2oc
    @EduardoMartins-sz2oc 6 місяців тому +2

    Cara, concordo com o que o cara atrás da câmera falou.
    Para uma sociedade onde os ciclos são rápidos, os vídeos curtos dominam e ouvir um áudio em 2x no whatsapp te faz “ganhar” tempo.
    Falo por mim mesmo, comecei a tocar violão aos 16 anos, e hoje, para mim é muito difícil evoluir no instrumento porque, de fato, é um processo MUITO demorado. Meu pai (que toca ha mais de 30 anos) sempre diz que com o tempo que eu toco era pra estar bem mais evoluído.
    E não é o pelo fato de não querer, é o fato de ser muito difícil se dedicar a algo que hoje em dia não é tão rápido quanto o resto do mundo.

  • @diogoviolãosolo
    @diogoviolãosolo 6 місяців тому +1

    Aprender um instrumento e construir uma identidade dentro da música é um processo de médio e longo prazo.

  • @sakana1979
    @sakana1979 7 місяців тому +13

    Pa nos anos 80/ 90 eu e meus amigos praticavamos e tiravamos musica no violão e só depois ia meter a mao na guitarra.

    • @arthurdeoliveiradasilva7885
      @arthurdeoliveiradasilva7885 6 місяців тому +1

      90/2000 fazia a mesma coisa. Só fui ter guitarra depois de velho, tirava os sons no violão e passava para a guitarra quando ia na casa de um amigo que tinha.

  • @edysoul9614
    @edysoul9614 7 місяців тому +2

    Minha primeira distorção foi um gradiente 3 em 1, que eu cotei os fio da agulha do disco e fiz um auxiliar
    e a saída eu liguei em outro som antigo analógico p ajustar o volume
    melhor distorção que ja tive kkkkkk
    e ainda tinha um gate, bug do som kkkk

  • @alcimarramos
    @alcimarramos 7 місяців тому +4

    A galera de hoje não sei, mas eu sou da época de Strato Golden direto no Ciclotron ou Cubo Mereoro, aquele quadradão. Kkk
    Quando tive meu primeiro mult-efeito já tava cansado de tocar direto no Amp, como já toquei nos dias atuais de boa, galera formada na bléia é assim!!!
    Só ver meu board atual que tem apenas 2 pedais, um apenas pra som de Amp e outro pra Ambiências e Modulações, que não uso 10 de cada, até porque não curto essa onda “ÔRXIP”.

  • @kgo5087
    @kgo5087 7 місяців тому +7

    Meu setup: Amp valvuado, footswitch do amp com reverb e o drive e só um pedal de afinação.

    • @nevadacorretor
      @nevadacorretor 7 місяців тому +1

      Amp valvulado é uma espécie de pai para o guitarrista

    • @sandrohanbai
      @sandrohanbai 7 місяців тому +1

      Cara o mesmo que eu, e amo esta configuração, a diferença é que plugo antes um equalizador boss, que regulo quando troco de guita, tudo simples e funcional o meu é um LV300 Laney também com foot, tiro meu timbre rápido já usei ampero, gt, pedais e só complicavam pra chegar ao som que eu tiro com este setup simples..., acabei desistindo e a anos é só isso...

  • @vaguener
    @vaguener 6 місяців тому +1

    Eu sou vpéio e eu tocava nos anos 90 sem medo de nada, tinha uma golden lixosa e mandava ver com os pedais que eu conseguia, isso quando tinha pedal, já me apresentei só com distorção do amp. Agora retomando a tocar depois de 20 anos sem nada estou migrando para o PC e me deparei com uma trava, parece que tem tanta possibilidade que eu não sinto que estou escolhendo certo.

  • @omarcosantonios
    @omarcosantonios 7 місяців тому +17

    Cara, o podcast é bom pra caraio...é um insulto ter só 116k de inscritos...ou talvez seja uma benção kkkkk

  • @cleberbarrosoguitarra.3612
    @cleberbarrosoguitarra.3612 7 місяців тому +4

    Esse canal é top demais.

  • @fabiotheodosio2463
    @fabiotheodosio2463 7 місяців тому +1

    Corte muito bom! Disse tudo que eu estou passando agora. A quantidade absurda de informação e a vida louca que atravessamos, dificultam a timbragem do amp e o estudo da guitarra.

  • @luannicolas544
    @luannicolas544 7 місяців тому +4

    Desde quando eu tinha 15 anos, existem pessoas largando o instrumento pelos motivos mais paia e sem sentido.
    A real, é que ir além em alguma coisa não é para a maioria
    Eu passei meus primeiros 2 anos de guitarra, sem amp! Uma michael vermelha. Era so nas cordinhas kkkk Depois eu ganhei um amp velho de um amigo. Rapaz, fiz muita coisa com esse amp. Dps tive uma v-amp3, dps ela queimou aí usei um pedal analogico da efx, o crunch.
    Hj, uso uma ibanez de entrada, uma ampero stomp2 e pra zuar na rua, um meteoro nitro de 100w
    A facilidade de ligar o pc e o timbre ta pronto, ja era. Curtição dms. Consigo gravar, registrar ideias, estudar. Mt fácil, antes era mt mao de obra

  • @jadsonfilhoadv
    @jadsonfilhoadv 7 місяців тому +4

    Há tempos que eu não vejo tanta sinceridade!! Mandou ver!!!

  • @marcello3980
    @marcello3980 7 місяців тому +1

    Por ser dos anos 80, ter acompanhado o auge do analógico e essa transição para o digital, eu já venho de uma teoria de que tudo que vem "mastigado" demais, como essas pedaleiras e setups que só faltam tocar por vc, começam a tornar as coisas mais desinteressantes... A perda da interferência mais orgânica por produtos que tudo fazem, pode até ganhar na velocidade de chegar a um certo resultado final, mas compromete o fator principal: Espontaneidade!

  • @leandrosouza8720
    @leandrosouza8720 6 місяців тому

    Só monstro nessa mesa! 🤘🏻🥰

  • @rosembergfer
    @rosembergfer 7 місяців тому +1

    Interessante que, assisti este vídeo depois de passar duas horas tocando violão. Mas eu fiquei até impressionado com o tempo 😅
    E eu tenho um colega que, tem uma Jackson desde o final dos anos 90. E ele tocava de tudo, só com guitarra e amplificador. Quando ele pôde comprar uma pedaleira, pois era tudo muito mais difícil, aí ele arrebentou de vez. Até hoje ele utiliza a Jackson como guitarra principal. Hoje ele toca na banda da PM.

  • @TheXomanos
    @TheXomanos 7 місяців тому +7

    Não sei nas gringas, mas no Brasil o público associou músico apenas com os front (vocalistas), ainda mais atualmente com
    Artistas que colocam
    Seus músicos para ficarem de preto, e no lado menos iluminado do palco .. é por isso que o show da Madonna com playback não causou impacto negativo para a artista. Mas tbm não é só isso .. se vc vai tocar guitarra, isso implica em achar alguma guita razoável , um amplificador ou pedaleira , .. em um país que pouco produz internamente ou o q tem importa da China, vai gastar pelo menos de 1500 a 3000
    Reais nisso… E se ver que tá ficando bom e quer subir de degrau.. vai gastar muito mais.. além de pagar mensalidades em escola de música .. então assim, acaba já afunilando mais ainda o
    Interesse na guitarra . E até mesmo em outros instrumentos como baixo e bateria. A tendência é cada vez menos interesse nos instrumentos musicais . Ou no máximo tocar/aprender um violão. A monocultura da cultura tbm contribui para a queda… se não há referências no mainstreen, quem vai querer seguir?

    • @juliantaroco
      @juliantaroco 6 місяців тому

      Eu tava tocando num amp machintek tava desanimado, me senti limitado aí experimentei outro amp top e vi que não sou tão ruim assim 😂

  • @antonioribeiro3297
    @antonioribeiro3297 7 місяців тому

    Que papo bacana, galera entrevistada top...parabéns pelo canal!!!

  • @taken8
    @taken8 7 місяців тому +1

    O Guga é MT gnt fina além de ser mt profissional.

    • @gugastuart
      @gugastuart 7 місяців тому +1

      Muuuuito obrigado amigo

  • @sandrohanbai
    @sandrohanbai 7 місяців тому +2

    Pra tocar uso minha Ibanez semi acustica s fm 93, e uma Strato, vai direto num equalizador boss, plugado em um Laney lv300 e só, Foot pra drive quando precisa, e leve reverb e delay da propria caixa, nunca fiquei na mão e praticamente atende em tudo que toco, sem frescura e o resto na mão, todo desde 86, com porcarias da época, e aprendi assim, tive pedaleiras e pedais mas nunca gostei, ficavam encostados....é uma coisa geracional e muita tecnologia acaba tirando o foco do principal que é a musicalidade, mas é só minha opinião, respeito quem pensa differente...

  • @DanielPorfirio
    @DanielPorfirio 7 місяців тому

    Muito relativo isso, depende do ambiente,do projeto que voce vai encarar ,o importante é saber mesclar a tecnologia e a mão na hora e momento certo.

  • @glaucosouza1971
    @glaucosouza1971 7 місяців тому +4

    Eddie não fez "errado". Ele usava o phaser antes porque era o único jeito na época. O loop de efeitos não tinha sido inventado em 1978 ainda.

  • @talesbernardi4860
    @talesbernardi4860 7 місяців тому +54

    Eu não tenho a minima paciência de depender de computador, IR e sei lá o que pra tocar guitarra. Mas lógico, só estudo no quarto...músico profissional são outros 500. Aí o cara precisa dessas coisas pra tirar bons timbres para trabalhar em casa em volumes cada vez mais baixos

    • @PedroSilva-vm7zu
      @PedroSilva-vm7zu 7 місяців тому +19

      Eu não entendo quem acha maia fácil "timbrar pedaleira no pc". Pelamordedeus, deve ser mais fácil, mas caramba, eu já trabalho com computador, já uso muito o celular, quando vou tocar aqui em casa, a última coisa que eu quero é ficar de cara com uma tela. Ter muita opção às vezes é terrível.

    • @talesbernardi4860
      @talesbernardi4860 7 місяців тому

      @@PedroSilva-vm7zu Idem

    • @henricksbrasil
      @henricksbrasil 7 місяців тому +2

      @@PedroSilva-vm7zu eu uso um Tonex justamente pela praticidade de ter timbres muito bons em linha, mas concordo com a parte da dependência do computador, dá uma preguiça do caramba ter que ligar ele no PC pra fuçar. Toda vez que tenho que mexer eu perco umas 2h em que eu deveria estar tocando. Então faço isso tipo 2x por mês.

    • @tiagopedra1957
      @tiagopedra1957 7 місяців тому +3

      Mesmo assim. Com um amplificador transistorizado (não precisa ser valvulado e pode ser qualquer um) com auto-falante de 10”, uma distorção, um drive e um delay, já dá pra ter um timbre ótimo.

    • @brunobathe7797
      @brunobathe7797 6 місяців тому +1

      @@PedroSilva-vm7zu hoje em dia maiorias dos plugins bons é só plugar e tocar, vc só precisa mexer em alguma coisa se quiser experimentar algo mesmo. fora isso... deu 2 clicks no atalho do plugin. ligou a guitarra no p10 e tá pronto

  • @danielteixeira4162
    @danielteixeira4162 6 місяців тому +1

    quando vou tocar com a banda a pedaleira ta lá, mais em casa toco muito, mais muito mesmo so guitarra direto no meu Oneal OCG 1202H numa caixa Blackstar 4x12, isso e muito bom pra dinamica e pra aperfeiçoar a pegada de mão, porque não importa o equipamento que vc tem, se sua mão for uma merda seu som sera uma merda, então indico demais toca guitarra direto no amp, pra quem entende o que to falando sabe como melhora sua performance e pegada...

  • @otiagodesign
    @otiagodesign 7 місяців тому +2

    bate papo sensacional!

  • @andremedeiros6373
    @andremedeiros6373 6 місяців тому

    Tô passando por isso agora, investi em pedais e na hora de timbrar notei que não tô fazendo o básico bem feito que é acertar o som plugado direto no Amp, vou agora partir deste ponto, começar pelo início para após entende melhor como funciona todos os componentes

  • @lucasfonsecagomes4691
    @lucasfonsecagomes4691 7 місяців тому +1

    C loko, só fera nesse podcast , 👏👏👏👏👏

  • @claroquevai
    @claroquevai 7 місяців тому +2

    Papo excelente!!!

  • @lucasoliveira5458
    @lucasoliveira5458 7 місяців тому

    Esse é o Podcast!! Top!!

  • @igor_demian
    @igor_demian 7 місяців тому +6

    Há muitos anos atrás eu inventei de pegar um Godin e uma GR-55. Tinha visto um cara tocar bossa-nova no violão com som de piano e tinha achado o máximo. Depois de conseguir o equipamento fui ver a trabalheira que daria até dominar a pedaleira e a digitação necessária pra usar o MIDI e desisti. Há pouco tempo atrás também ensaiei usar VS, até ir num show voz/violão do Lenine em Búzios, e ficar embasbacado com a capacidade dele em tirar som do instrumento. Cheguei à conclusão que ter pouco ou nenhum recurso nesse sentido nos força a nos desenvolvermos tecnicamente; seria muito fácil ter um som cheio conjugando uma harmonia e rítmica simplória com um monte de VS; difícil é soar majestoso com um violão seco.

  • @gilmar1ful
    @gilmar1ful 7 місяців тому

    Tocava com uma mikassim uma guitarra que eu fiz e um pedal malagolli com distorção, wha wha e uma sirene! E vinham musicos hoje famosos dar canja, isso em 1986!

  • @mateussantos1549
    @mateussantos1549 7 місяців тому +2

    Já fui o cara do efeito com uma ponta de guitarra. Hoje é mto mais guitarra direto no amp e no maximo 3 pedais no setup.

  • @chrismsantos
    @chrismsantos 7 місяців тому +1

    é o que venho falando ha decadas... com a falta de bandas e musicas boas de todos os generos não teremos mais OS MELHORES ALBUNS DO ULTIMO ANO e sim das decadas passadas !!!

  • @Igor-ft3oq
    @Igor-ft3oq 7 місяців тому +1

    Tem menos gente tocando qualquer instrumento. Hoje em dia com as facilidades digitais é possível simular todos instrumentos em software ou mesmo com IA criando linhas do zero. Aí a pessoa que quer cantar pode se concentrar só em cantar com auto-tune, por exemplo e pronto. É um processo bem mais simplório. Tanto para acesso de informações sobre aprendizado musical gratuito, quanto pela variedade e tipos de efeitos, instrumentos, amps e etc.

  • @AnnE-uk6jp
    @AnnE-uk6jp 6 місяців тому +1

    Direto da caixa que fica bom, naquele estilo grunge/punk
    Antigamente era a guitarra com caixa Meteoro e só

  • @thiagopereira8231
    @thiagopereira8231 6 місяців тому +1

    Eu sou das antigas. Amp cru c reverb de mola.

  • @alexandremonteiri6765
    @alexandremonteiri6765 7 місяців тому +25

    Acho a tecnologia boa, mas o avanço tecnológico tb deixa a gente mais preguiçoso. Quando comecei a tocar guitarra lá no início dos anos 90, no interior e longe da capital do meu Estado... pelo menos pra maioria de nós faltava grana e tínhamos que nos virar com guitarras nacionais, pedais da onner que eram mais acessíveis... Era como tirar leite de pedra! E a gente tenha que se virar pra tentar tirar o melhor som possível! Meu primeiro amp foi uma picup de uma velha radiola com duas caixas ligadas em stereo! kkk

    • @zaxmaxlax
      @zaxmaxlax 7 місяців тому +6

      A galera hj tem tudo na mão e não se esforça. Uma guitarra de entrada hj é infinitamente melhor que uma dos anos 2000. Quisera eu na minha epoca ter cuvave com caralhada de efeito, quem tinha zoom era rei.

    • @viniciusamorim237
      @viniciusamorim237 7 місяців тому +4

      ​@@zaxmaxlax Mais ou menos, comecei a tocar tem 6 meses e a unica coisa q tenho é uma stratocaster d entrada da tagima e um meteoro space junior.

    • @diegobert8142
      @diegobert8142 7 місяців тому +2

      O meu primeiro, foi uma Guitarra Golden, Amp Wattson e na sequência Pedaleira Zoom 707 hehe. Lembro q não existia nem o Guita-Pro na época e para tirar música era ou achando tablatura na internet (depois da meia noite pq era discado), ou comprando revistas na banca hehe. E te digo, a gente tocava bemmmm mais do que hj em dia q tá tudo de mão beijada. Daqui um tempo só vão faltar a guitarra tocar sozinha para o cara heheh

    • @diegobert8142
      @diegobert8142 7 місяців тому +1

      ​@@viniciusamorim237pior q hj em dia isso aí já dá conta do recado, pq qualquer plaquinha de som de usb daquelas baratas de 20 pila de PC, um adaptador USB para Tipo-c e um cabo P3 com adaptador P2 para P10, já dá para ligar o celular (cheio de timbres tops gratuitos) no seu amplificador e fazer uma puta sonzeira. Por mais que essas plaquinhas jaguaras tenham uma qualidade meio ruim, elas funcionam sem atraso, da para tirar um som bem de boa com elas. A ordem vai ser assim: Guitarrra→Placa→Celular→Amp.

    • @alexandremonteiri6765
      @alexandremonteiri6765 7 місяців тому +3

      @@diegobert8142, isso mesmo! comecei a tocar em 94 e tive umas duas tonantes bem ruins, depois uma innsbruck, jennifer e então tive uma Golden com Floyd, que lembrava as Jacksons com aquela marcação em flecha... Essa Golden foi a melhorzinha! Isso já foi lá por 98... Os instrumentos de entrada de hoje são infinitamente melhores que qualquer nacional daqueles tempos! As primeiras guitarras Ibanez e Fender que toquei, não eram minhas e sim propriedade de bandas. Hj tenho duas guitarras de luthier simplesmente fantásticas! E uma LP da Washburn. Mas foi um loooongo caminho até aqui! kkkk

  • @facaacoisacertaDoTheRightThing
    @facaacoisacertaDoTheRightThing 7 місяців тому +1

    Hypado 440🎉

  • @kevinprado1380
    @kevinprado1380 7 місяців тому +5

    Primeiramente, bom dia.
    Segundamente, eu nunca consegui timbrar fuzz, mas também não gosto do efeito. Saturação que me agrada mais são os overdrives.
    Terceiramente, realmente hoje as possibilidades são quase infinitas. Se bobear, a gente perde todo nosso tempo tentando timbrar e não estuda e não toca. Já aconteceu comigo.
    Hoje eu ligo um multiefeito, escolho uma simulação de amp, um OD pra empurrar e um delay simples. E toco.
    Às vezes eu ligo no amp real e só um OD no input. Mesmo com a infinidade, as limitações estimulam nossa criatividade e exploração.

    • @raulgrangeiro
      @raulgrangeiro 7 місяців тому +1

      Concordo com todos os pontos kkk
      Eu toco guitarra há 5 anos somente, e quando comecei tinha uma Zoom G5n, que é uma ótima pedaleira, mas perdia todo meu tempo trocando de amps e pedais, e além de não saber tocar, não sabia timbrar e não tinha foco. Como já tocava violão, pensei nisso: pra aprender violão tive que estudar só a tocar, porque seria diferente aqui? Aí fiz isso, fui só aprender a tocar e deixava o timbre o melhor que conseguia sem perder tempo. Porque pra ser sincero, ou era isso ou acabar desistindo.
      Depois eu testei alguns amps já tocando melhor e me achei nos timbres Vox. Hoje só uso isso, apenas o Vox como amp. Aaaah mas e como toca um reggae no clean? Com o Vox. Se você usa só aquilo aprende as manhas. E como timbra uns drives pesados? Com três overdrives em cima do Vox. É meu amp, cara, e pronto, meu som eu gosto muito nele, não preciso de várias simulações de amps diferentes. Uso ele tanto na pedaleira que uso hoje quanto o amp mesmo, porque peguei um Pedrone VX-15, que é mais top que a pedaleira kkk

    • @kevinprado1380
      @kevinprado1380 7 місяців тому +1

      @@raulgrangeiro boa mano! É isso aí mesmo. Eu tenho uma G5, a primeira versão sem o "n". E uma Vox Stomplab, bem simplesinha. Mas acabei comprando um pedal Joyo California (simula Mesa Boogie Mark II) e um organic drive and booster da landscape. Agora falta um delay pra completar o set de pedal analógico.
      Amp eu tenho um Line 6 Spider III 30w. Os canais sujos são horríveis, então quando eu ligo é só no clean. Mas como eu sou violonista e a guitarra é meu instrumento secundário, não tenho grandes pretensões.

    • @raulgrangeiro
      @raulgrangeiro 7 місяців тому +1

      @@kevinprado1380 entendi. Eu era violonista como principal, mas hoje o violão é secundário. Na época o guitarrista da igreja tinha saído e haviam 4 violonistas contando comigo, mas eu era o único que não cantava, aí o pessoal começou a pedir que eu tocasse a guitarra já que ela tava parada e já haviam violonistas cantando. Acabei me apaixonando pelo instrumento rsrs.

    • @BarrabasAntipas
      @BarrabasAntipas 7 місяців тому

      Oi ele falou sobre um efeito fans ?
      Não seita phaser ?
      Ou qual o nome correto ✅

    • @raulgrangeiro
      @raulgrangeiro 7 місяців тому

      @@BarrabasAntipas se for do Eddie Van Halen é o Phaser mesmo.

  • @TheMrLoucrazy
    @TheMrLoucrazy 6 місяців тому

    01:25 Essa foi boa. Realmente, quem começou só encarando o amp.

  • @felipemarkus
    @felipemarkus 7 місяців тому +1

    Eu uso poucos pedais e é engraçado ver reação de quem me vê timbrado o volume e controlando distorção e clean com tone. Acho que pedal digital indispensável é o whammy de resto um set simples vc faz muita coisa.

  • @julianotaday2
    @julianotaday2 7 місяців тому +1

    Toquei em um pub e alguma coisa nos pedais que parou de sair , liguei so no amplificador e segui tocando, so que eu era base kkkk, mas cantava. Deu tudo certo

  • @luizguilhermemagnodossanto448
    @luizguilhermemagnodossanto448 7 місяців тому +1

    Som tem q ouvir. Pedal sempre mata som da guitarra. Sempre. Mas gosto é gosto.

  • @iagobroxado
    @iagobroxado 7 місяців тому +5

    5:23 Phaser ligado no loop? Nos anos 70 só usavam pedais indo no input do amp. Nenhum dos amps (os Marshall, Fender, Vox, Orange da vida) tinham loop.

    • @sougalvao
      @sougalvao 6 місяців тому

      como vc chegou nessa informação?

    • @iagobroxado
      @iagobroxado 6 місяців тому

      @@sougalvao Checando os amps seja na vida real ou em fotos de amps antigos.

  • @gilmar1ful
    @gilmar1ful 7 місяців тому

    Mais ainda Juneco Ramires, Rady Maya, Rogério Dy Castro , todos tocando muito com qualquer coisa plugado em qualquer lugar! São Gonçalo criou muitos artistas!

  • @paulosergio-ec4ie
    @paulosergio-ec4ie 6 місяців тому

    GRANDE GUGA!! !!!!

  • @gilmar1ful
    @gilmar1ful 7 місяців тому

    E tem mais , o saudoso paulinho roket , chegava com sua fender , plugava no mikassim e no malgoli e tocava muito, o William Magalhaes levava um poli 800 e tocava muito, equipamento nunca limitou criatividade!

  • @GabrielPHahn
    @GabrielPHahn 7 місяців тому

    Guitarra, afinador(como killswitch), amplificador. Tranquilão! 😇

  • @dk9024
    @dk9024 7 місяців тому +2

    Depende do seu approach como instrumentista. Pra muito guitarrista hoje em dia (E COM TODA RAZÃO), os pedais são tão instrumento quanto a própria guitarra.

  • @pegaaguitarra
    @pegaaguitarra 7 місяців тому +1

    Usar o drive do amp, mesmo sendo valvulado, é mais pesado, o ganho não é tão roubado como nos aparelhos digitais, a compressão do digital empurra o som da guitarra e isso é fato. Outra coisa que a galera nova não tem noção, o som do amp não é o som da gravação, aquilo que você esta escutando na frente do amp, não é o que o mic vai captar, tem a relação amp mic que precisa ser dominada pra chegar em um resultado coerente com aquilo que você está ouvindo... não vou entrar no mérito do som da sala e a reverberação natural... Resumindo, amp é vida, se for valvulado é o céu... e sempre será... É mais pesado de tocar, sim, porque a compressão da válvula é natural, mas o timbre é inigualável.

  • @Butcherbruto
    @Butcherbruto 6 місяців тому +1

    Comecei com um violão del rei velho , braço super empenado,depois passei pra uma guitarra com cheiro de mofo ,e sem ponte que comprei de um conhecido,hoje a galera é muito Nutela

  • @ronaldodias7355
    @ronaldodias7355 7 місяців тому

    Cara, Bryan May é clean e distortion. Tira o som dele? É phoda. As vezes uma Echoplex

  • @michelcesar85
    @michelcesar85 7 місяців тому +1

    "Toco" guitarra há 15 anos, mas estagnei, não consigo evoluir e atribuo meu fracasso à falta de comprometimento mas tbm à uma metodologia maçante...chega uma hora que desanima, você não sai do lugar e ai o tempo vai passando e você vai tendo menos tempo até que desiste...triste rsrs

  • @glaubermensch
    @glaubermensch 7 місяців тому +1

    E eu aqui tocando numa guita com as cordas que não são trocadas há 6 meses, com uma corda de violão improvisada e numa caixinha de 10 conto

  • @elit166rafahpubglitetm6
    @elit166rafahpubglitetm6 7 місяців тому +1

    Eu sou totalmente ao contrário, nao consigo timbrar nada em linha mas consigo timbrar em amp com ou sem pedais, tanto que eu uso uma pedaleira barata como set e nunca vi ninguem usando assim, e o timbre é bom

  • @TheMrLoucrazy
    @TheMrLoucrazy 6 місяців тому +1

    07:07 TOTAL

  • @ricardosimaovieira7175
    @ricardosimaovieira7175 6 місяців тому

    Bem massa esse assunto. A galera tem preguiça de saber todas as notas do braço da guitarra.

  • @andreh3088
    @andreh3088 7 місяців тому +4

    Tem um clip da banda Cake, "Guitar Man" (um cover do Bread), que resume bem esse rolê do aprendizado; a letra da música também 😌🎸

  • @MarcusTp
    @MarcusTp 7 місяців тому +3

    Isso ai mesmo, nas antigas eu sempre aquecia com " guitarra desplugada " pra depois ligar no ampli, só no cabo. Hoje sim tenho diversos pedais, mas o cara tem que se virar com o que tiver... tipo Luau com violão só com 4 cordas... vai, se vira!

  • @AngeloRicardoOfficial
    @AngeloRicardoOfficial 6 місяців тому

    Amigos, não toco nada mas tenho guitarra, amplificador e um Bos gt8. Será que consigo fazer uma distorção legal mesmo as guitarras sendo uma strato Eagle e uma Memphis?

  • @jorgerst
    @jorgerst 7 місяців тому +8

    Se for pra tocar num bom ampli valvulado, com um belo canal de drive não há pânico nenhum. Pelo contrário: o pânico é ser obrigado a tocar com pedaleira ligada em linha. Não sinto prazer nenhum em tocar em linha.

    • @juliantaroco
      @juliantaroco 6 місяців тому +1

      Quero ver tocar numa strimberg naqueles amp de 200 se tiram o mesmo som

  • @rimisck2
    @rimisck2 6 місяців тому

    Eu não sei se é por que eu não tô nem aí para o que os outros acham sobre minha tocabilidade, mas geralmente quem acha ruim não toca 10% do eu toco. Então tá sussa.

  • @bass_journey
    @bass_journey 7 місяців тому +4

    O dificil e encontrar um bom professor também. Ai vc fica num mar de informacao e se perde.

  • @douglasqueiroz4333
    @douglasqueiroz4333 7 місяців тому +1

    vivemos um tempo de super exposição, isso é bom por um lado mas é péssimo por outro ...

  • @wennlys
    @wennlys 6 місяців тому +1

    se eles verem a quantidade de efeito que de plugin que eu coloco na minha guitarra eles vão cair pra trás kkkkkkk

  • @gustavogoesgomes1863
    @gustavogoesgomes1863 6 місяців тому

    "toco" desde 2012 (pra valer mesmo desde 2015) e vou dar meu pitaco: a questao dos efeitos tem relaçao sim, mas nao é so isso. na vdd o ponto principal, na minha opiniao, é que tocar sem saber como é chato, ponto. os momentos que eu mais melhorei no meu instrumento foram os momentos em que eu estava GOSTANDO de tocar. la em 2015, foi quando eu arrumei o rocksmith (hoje a ubisoft nem vende mais, infelizmente) e gambiarrei minha guitarra pra funcionar no jogo. foi um ou dois anos em que eu tinha PRAZER de tocar, mas eventualmente vc bate num muro, nao tem mais musicas que vc gosta de tocar e que te desafiam ao mesmo tempo (ou é muito facil ou excessivamente dificil) e essa fase passou. e a segunda coisa que me fez apreciar o instrumento foi quando eu aprendi o basico de improvisaçao. a improvisaçao abriu um mundo pra mim. eu percebi que por todos esses anos, se musico é quem faz musica, eu nao era musico, porque eu nao conseguia simplesmente pegar minha guitarra e fazer musica com ela. eu conseguia compor, eu conseguia reproduzir, mas eu nao conseguia simplesmente pegar o instrumento e tocar. e nesse prazer de descobrir como tocar o instrumento que eu ja manuseava a anos, eu comecei a ter prazer de novo de simplesmente tocar. ao inves de abrir um jogo e acompanhar uma musica que eu gostava, agora eu botava uma backing track ou uma musica instrumental meio "vazia" (como north do phoenix) e tocava por cima, devagar, todo errado, mas eu conseguia acompanhar, e isso era uma maravilha. depois, eu ja conseguia tocar sozinho, sem ligar em nada, sem acompanhamento. e eu comecei a perceber que eu nao precisava fazer exercicio de treino nenhum se eu nao quisesse, ja que dava pra treinar toda e qualquer tecnica no contexto da improvisaçao. nao é tao eficiente, mas ao mesmo tempo que é treino, é lazer. e isso faz TODA a diferença. se vc nao consegue ter prazer tocando, vc nao vai conseguir melhorar. a muleta de usar pedal atrapalha nisso, a distraçao do telefone tb, mas a soluçao nao é jogar o telefone no lixo ou doar seus pedais. se vc gosta de tocar um som sujo, cheio de efeitos, sem problema, isso te atrapalha um pouco a desenvolver uma tecnica perfeita, mas honestamente... quem se importa? so vc sabe dos seus objetivos. o ponto é: se vc nao tem PRAZER em tocar seu instrumento, se vc nao consegue passar meia hora, quarenta minutos, uma hora BRINCANDO com seu instrumento, vc nao vai conseguir melhorar. se esse é o seu caso, sugiro o seguinte: busque o basico de teoria musical, aprenda a escala natural, entenda a relaçao dela com os modos gregos (vc so precisa saber que os 7 modos estao "dentro" dela), escolha seu modo preferido, escolha um tom (no começo isso ajuda, dps vc pega de ouvido) e busque uma backing track lenta no yt pra acompanhar. mesmo que vc fique so em 3 cordas, subindo e descendo escala aleatoriamente, se vc nao sentir como se fosse um novo mundo se abrindo pra vc, eu realmente nao sei como te ajudar. agora, se vc sentiu como se pela primeira vez na vida vc estivesse, REALMENTE, "tocando guitarra"... entao vc descobriu o caminho, amigo(a) kkkkkk
    dai pra frente, é outra jornada... é conhecer o braço da guitarra, treinar o ouvido, implementar tecnicas, treinar repertorio... dica: conforme vc for treinando o ouvido, a agilidade e a coordenaçao entre as maos e a mente, seu som vai melhorar naturalmente. eu passei meses buscando "formulas" de como improvisar "bem", e por mais que muita coisa ajude (como arpejar os acordes da base e circular eles durante a improvisaçao), com o tempo vc acaba melhorando naturalmente, é so praticar e nao se preocupar mt. o ponto principal é:
    VOCE
    PRECISA
    GOSTAR
    DE
    TOCAR
    se vc esta gostando, se ta te deixando satisfeito, entao otimo! f0d4-se se nao é o jeito mais eficiente. enquanto vc estiver sentindo a vontade espontaneamente de pegar seu instrumento e tocar, vc ta no caminho certo. quando vc assusta, os anos passam, e vc se surpreende com o quanto vc ja melhorou... so nao pode ter pressa!

  • @southernplague7144
    @southernplague7144 7 місяців тому +10

    Cadê o Mark Snow, Gilney Parson, Allisson Zakka??? Sacam muito e tem muita coisa pra acrescentar!

  • @oficinadomarcheto
    @oficinadomarcheto 6 місяців тому

    Acdc yjm gnr, black music 70, tudo era cru mas muito bem tocado

  • @pedropinheirocanta9431
    @pedropinheirocanta9431 3 місяці тому

    Acredito que os preços altos influenciam também nessa diminuição de guitarristas.

  • @frombrasilwithlove
    @frombrasilwithlove 7 місяців тому +2

    Isso não resume-se a tecnologia. A galera esquece de aprender o básico que vem lá da década de 50.

  • @jaomusico9142
    @jaomusico9142 7 місяців тому +27

    Esses worshipeiros, se botar na mão dos caras uma SG ou uma Tele plugada num Fendão véio em alto volume ou num Plexi, entram em choque na hora.
    "Ain, meldels, cadê o IR, cadê os 14 reverbs, cadê os delays com 35 modulações, cadê aquele som certinho que sai no monitor, ain, que som feio que esses amps de verdade têm, quero minha Quad Cortex, socorro".

    • @lucasdesouza614
      @lucasdesouza614 7 місяців тому +2

      Puro suco do milho verde, um fender saturado com um pedal de fuzz empurrando. Todos os timbres necessários em apenas guitarra-cabo-pedal-cabo-amp

    • @MarkoFrey
      @MarkoFrey 7 місяців тому +1

      Tipo essa bagaçada mesmo. Nem precisa ser um top de linha. Se for um valvulado, o cara já perde a linha.

  • @ars4455
    @ars4455 7 місяців тому +3

    tocar sem delay e sem reverber? acho que meio mundo do metal desistiria de fazer solos de guitarra...

  • @NolaoNolas
    @NolaoNolas 7 місяців тому

    se você tem um bom ampli, mas BOM mesmo, nem precisa periféricos pra tirar um som maravilhoso

  • @mathiaspontesbussinger9227
    @mathiaspontesbussinger9227 7 місяців тому +1

    Esse cara da mesa devia aparecer mais

  • @GS-bn6yf
    @GS-bn6yf 25 днів тому

    A geração z não quer nada q atrapalhe o seu cérebro ... geração preguiça ! uma floyd rose de má qualidade faz desistir qualquer um dessa geração .... uma paixão q nós tinhamos nos anos 80 de vencer e imitar nossos heróis ... afinavamos centenas de vezes até tirar com perfeição ouvindo de fita cassete e até fora da afinação padrão.... coitados muito dedo e pouca música de qualidade ... os 80 não voltam mais !! Mateus sou seu fã !

  • @rogeriodezem8666
    @rogeriodezem8666 7 місяців тому

    Top!

  • @andrebreder666
    @andrebreder666 7 місяців тому +1

    Esse lance de tocar somente com a guitarra e um amplificador, depende também do tipo de música e da qualidade do ampli que a pessoa tem. Se a pessoa toca rock pesado, por exemplo, e tem um amplificador transistor desses mais baratos, onde o canal de drive do ampli é muito ruim mas tem pelo menos um clean razoável, um bom pedal de distorção faz a diferença. Agora se a pessoa tem um Marshall JCM800, aí não precisa de pedal de distorção, salvo se quiser colocar um Overdrive tipo Tubescreamer para empurrar o canal de drive do ampli e deixá-lo um pouco melhor. No mais, o importante, o principal sempre será a pessoa que está tocando, já que guitarra não é pendrive. 😂 Mas pra quem toca bem, usar a tecnologia, pedais e efeitos diversos não é algo ruim, muito pelo contrário. Hendrix lá atrás mostrava que habilidade nas seis cordas e um bom Fuzz Face ou Wah-wah, fazem sim, uma grande diferença.

  • @marceloc.ribeiro6263
    @marceloc.ribeiro6263 5 місяців тому

    Bom corte....!!! Me garanto somente no Amp .....kkkkkk

  • @glpguitar
    @glpguitar 6 місяців тому +1

    Cara, eu não sou nenhum virtuose, não toco bem, estudo óbvio, como todo músico que quer evoluir, mas comecei a tocar com a guita plugada direto no ampli, pq vi o starling postando algo a respeito, o problema é que essas frescuras todas de guitarra isso, setup de pedais aquilo, ampli aquele, acaba limitando o verdadeiro potencial, claro, pedais legais, guitarras diferentes e amplis específicos são elementos importantes, mas nada como os próprios dedos e a capacidade técnica pra aprimorar aí.

  • @Diogoleenze
    @Diogoleenze 3 місяці тому

    Eu sempre falo isso. A molecada quer tudo pronto. Ninguém senta na frente do equipamento e extrair o próprio som.

  • @rosiqueira
    @rosiqueira 6 місяців тому

    Pego a minha todos os dias independente...estrumento músical tem que ter constância.

  • @moroboshidan7960
    @moroboshidan7960 7 місяців тому +1

    O Nuno Bettencourt deu a deixa do fuzz sem fuzz. Ganho no mínimo, volume o suficiente pra empurrar o amp até onde você quer e tone a gosto. É meio booster, meio compressor.
    Agora o "tone is on your fingers" é uma frase mal compreendida, o sentido é que o equipamento não vai tocar por você, uma interpretação boa com pouco ganha de uma ruim cheia de efeitos.

  • @djalmasilva6774
    @djalmasilva6774 7 місяців тому +4

    Fui tocar em um culto ao ar livre somente com um meteoro, depois do culto minha esposa disse: tu não falou que não ia levar nenhum pedal?! kkkkkk. Por isso que é importante saber timbrar, usei um pouco de drive e o reverb ambos do próprio amp e já era.

  • @filipedoria9561
    @filipedoria9561 7 місяців тому +2

    eu nao sei nem crackear um cd, imagina mexer em guitar rig entao pra mim guitarra é cabo e amp mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkk mas seria mentira falar que nao tenho preguiça de aprender