Olá, pessoal! No vídeo, mencionamos que o avião acidentado em 2002 estava indo para um show de Leandro e Leonardo. Essa informação, baseada em uma entrevista com um sobrevivente, estava incorreta, pois o cantor Leandro faleceu em 1998. Agradecemos a todos que nos alertaram e pedimos desculpas pelo erro.
Ia mencionar isso hahaha boa Litão! Muita gente, creio, continuou chamando de Leandro e Leonardo por um tempo, até se acostumar com a consolidação da carreira solo do Leonardo
Eu Jairo era o co-piloto desse voo e horas antes minha escala havia sido mudada. gratidão LITO pela lembrança e história muito bem narrada. Deus abençoe a todos.
Lito, eu consigo me lembrar quase que perfeitamente deste dia. Chovia muito. Eu jogava bola na rua. Veio um relâmpago muito forte e todos correram para suas casas, sem despedida. 30 minutos após passam os carros de bombeiros em direção ao aeroporto. No plantão local, pela Tv Rio Branco, afiliada do SBT, surgem as primeiras imagens. O avião tinha caído próximo ao aeroporto. Anos depois, conheci uma das sobreviventes que contou sobre o dia e que comandou o próprio resgate. Ela tava presa às ferragens e orientou sua retirada de dentro do charuto do avião. Foi um dos dias mais triste da história do Acre. Obrigado por trazer essa história. Algumas vezes te escrevi aqui pedindo ela. Atualmente moro em João Pessoa, mas sou nascido em Rio Branco. Obrigado, Lito!
Eu me lembro desse dia, chovia muito e a BR 364 ficou movimentada de ambulâncias e viaturas, cheguei em casa e nem sabia do ocorrido fui saber no dia seguinte 😢
Katia foi minha amiga de infância e vizinha de muro. Muitos anos depois após sua mudança, nos encontramos na primeira turma de comissários do Aeroclube do Amazonas em 98. Excelente profissional, havia acabado de concluir o curso de piloto privado. Saudade
@@aureliossjros profissionais de saúde do PS trabalharam muito naquela noite e dias subsequentes. Muita chuva! Quem estava em casa de folga foi chamado para ajudar
Para quem mora em cidade menores, a aviação brasileira andou para trás. Aqui, na Bahia, Nordeste e Abaeté ofereciam voos regulares para várias cidades que ficaram desassistidas com o fim das companhias regionais. Fico triste também com a história do Fokker 100. Voei muito nele e só tenho boas lembranças. Um avião confortável e seguro que, com o serviço de bordo da TAM na época (entre 1998 e 2002) era garantia de um voo agradável e tranquilo.
Viajei muitas vezes pela Rico linhas aéreas, servi na 1/1 Bec Cia de engenharia e construção em São Gabriel da Cachoeira, de 1999 a início de 2001. Meu último vôo naquela região foi inclusive com o cmt Paulo quando fui transferido para o Sul. A comissária Cátia também era minha conhecida. A primeira vez que viajei de Manaus para São Gabriel era ela comissária. E no último dia em que estive em São Gabriel me lembro dela chegando no vôo, mas não estava trabalhando. Não sei se tinha amigos e parentes por lá. Parece que foi ontem. Descansem todos em paz.
Sou do Acre, havia trabalhado no Departamento de Planejamento, da Secretaria de Assistência Social, então chamada SESIAS, Departamento esse que perdeu 5 doas 6 colaboradores que haviam ido à Cruzeiro do Sul, numa viagem à trabalho. Foi uma manhã triste...passamos o dia visitando velórios de colegas queridos de trabalho. Até hj as lembranças desses colgas nos deixam emocionados e saudosos.
Eu sou aqui de Rio Branco. Lembro bem desse dia, coisas engraçadas e tristes eu lembro em casa. Uma curiosidade, os trilheiros da nossa cidade foram os responsáveis por abrir o caminho com Jeeps off road para as equipes de resgate!
O principal show do evento foi de fato do Leonardo, mas já havia acontecido, numa terça-feira e o acidente ocorreu na sexta-feira, onde ocorreria o show do Frank Aguiar.
Recebi a notificação quando saiu o vídeo, mas demorei um mês pra conseguir assistir. Lembro bem do plantão nos jornais, dos carros tentando chegar até o local da queda, das imagens dos corpos, das famílias desesperadas tentando invadir o pronto socorro. Era criança na época e tive muitos pesadelos com esse acidente.
Hoje trabalho em uma instituição onde uns dos tripulantes desse avião vai lá até hoje e conta como sobreviveu o acidente do avião, e mostra as marcas do acidente, apesar de nao ter nascido nessa epoca, marcou muito nosso estado
"Saudações aeronáuticas!" Lito, sou acreano de Cruzeiro do Sul, cidade de onde esse avião decolou. Acompanho seu canal desde 2022, já vi inúmeros vídeos seus, as explicações são excelentes. Parabéns! Teve uma época que minha esposa disse que não aguentava mais ouvir sua voz. 😂😂😂 Eu lembro muito bem desse acidente, tinha 13 anos; chocou o acre à época, principalmente minha cidade, pois a maioria dos passageiros eram daqui. E um detalhe foi que eu embarquei no primeiro vôo de Cruzeiro a Rio Branco na época, sendo que muitos passageiros cancelaram a viagem por medo.
Relato interessantíssimo. Nasci e cresci em Manaus e até hoje sou bem traumatizado com os tantos acidentes regionais aqui no norte entre os anos 90 e 2000, principalmente envolvendo a Rico. Trabalhei num grupo de pesquisa de agricultura em Tefé em 2018 que foi coordenado por uma das vítimas do acidente da Rico próximo a Manaus, em 2004. Ela estava grávida, conheci amigos e familiares dela em Tefé e até hoje esse acidente marcou muito aqui na região. Tenho lembranças do dia do acidente da Gol 1907 que partiu de Manaus, eu tenho quase certeza que lembro dele passando em cima de casa, pois morava próximo do aeroporto. Esse vídeo do Lito também demonstra que desde essa época a mídia sudestina mantém o norte esquecido e distante, não fisicamente, mas na pauta de informação e notícia. Um dos mais relevantes acidentes de aviação regional perdeu espaço para incidentes no sudeste. O mesmo é observado hoje em relação à gigantesca crise climática que o norte tá passando com rios importantes secos e centenas de milhares de pessoas sendo afetadas, e sem a mesma visibilidade dos episódios no RS no começo do ano. Parabéns pelo vídeo!
@@cristianoalves9 Me desculpe mas a analogia foi falha. O RS é um estado esquecido pelo Brasil. Eu já perdi as contas dos problemas e tragédias climáticas, ocorridas no RS, que q mídia simplesmente ignorou. Em 2016 houve um ciclone que devastou Porto Alegre e ninguém comentou. Se aquilo tivesse ocorrido no RJ e SP, seria assunto de semanas. As cidades do interior do RS já passaram por estiagens de sobrar apenas milhares de peixes mortos em rios secos e ninguém comentou. A mídia não liga para o que acontece aqui. Mesmo o assunto da enchente, Porto Alegre já estava colapsada e a mídia ainda estava falando sobre o show da madona com apoios e críticas. O assunto só veio à baila pq foi uma tragédia sem igual que não era possível ser ignorado. O estado todo colapsado sem estradas e sem aeroporto. Isolado do resto do Brasil. Nem água conseguia chegar. Só quem estava aqui sabe o que vivemos e estamos vivendo pois nem aeroporto temos, ainda. Me diz qual estado do Brasil já viveu esta situação e daí eu te darei razão! 😉
@@cgbrytNão tiro tua razão pq o show da Madonna teve mais destaque que a tragédia do RS. Só depois que lembraram de vcs. Porém ele quiz dizer que nós do Norte, não tem nem uma notinha de rodapé. Essa seca severa já estava anunciada desde o ano passado pelos órgãos de fiscalização e absolutamente nada foi feito. Muitas famílias estão isoladas e passando por necessidades sem comida e água.
@@cgbryt Por quê esta choradeira sobre quem é o mais "esquecido"? Os brasileiros desmataram seu país como se não houvesse amanhã e o amanhã chegou. O RS desmatou 90% de sua Mata Atlântica e agora está cobrindo o pampa de monoculturas de espécies exóticas. O Norte faz a mesma coisa com a Floresta amazônica.Vocês acham mesmo que podem ignorar os alertas de cientistas e especialistas na área ambiental "para progredir"? Fazem o quê para restaurar a floresta que desmataram? Eu faço parte de um grupo que planta árvore por conta própria e aciona a justiça e a Patram quando vemos desmatamento. E ainda somos xingados de "ecoxiitas", "inimigos do progresso e dos empregos", "inimigos dos pobres"...
@@ricardoj.rodrigues969 que tristeza. Eu perdi uma pessoa muito importante, para mim, num acidente aéreo. Foi uma sensação de desamparo horrível. Imagina uma noiva 😢
Lito, fiquei surpreso. Achei que nunca comentaria este caso. Minha tia morreu neste lamentável acidente. É horrível ver o nome das vítimas de um acidente, especialmente quando é alguém da sua família. Ver o desalento da mãe é uma lembrança que tenho até hoje… Acrescento que o local do acidente realmente era de difícil acesso. Ao chegar de veículo, vc tinha que estacionar e seguir a pé. Dia com chuva e pessoas desesperadas… triste lembrança….obrigado por esclarecer o acidente
Mesmo com esses acidentes sérios, me lembro bem e com carinho da era jato da Rico. Como nortista e brasileiro digo que precisamos urgentemente de mais companhias aéreas. Se a galera no sul e sudeste reclama sobre monopólio das linhas aéreas, é porque não sabem o quanto sofremos aqui no norte, principalmente em Rondônia, tanto por questões estruturais quanto por nítida falta de vontade das empresas.
Eu morava em Cruzeiro do Sul e nunca viajei de Rico, nessa época viajava de Varig, que na minha opinião foi a melhor companhia aérea do BR. Eu lembro bem que depois desse acidente o povo tinha pavor de viajar na Rico, ela não é muito lembrada com carinho não.
@avioesemusicas meu pai trabalhou por muito tempo na empresa Rico, eu vivia no hangar da empresa quando criança. Meu pai acabou presenciando e ajudando no resgaste das vitimas e dos corpos no dia do acidente! Mecheu muito com ele esse acidente, apos esse acidente a empresa não durou muito no estado... A imprensa local esteve em loco do acidente e tem muito materia que agraria muito no video. Muito bom o vídeo!!!
É impressionante como o Lito sabe de todos os detalhes do avião, se bobear sabe até o nome dos funcionários que fabricou cada parte do avião. Impressionante!
Meu avô era o Godofredo, lendário funcionário da Rico em Tefé-Am. Eu tinha 8 anos e morava em Tefé na época, lembro do meu avô entrando em casa desesperado tarde da noite pois um aviao da Rico tinha caído no Acre. Ele perdeu muitos amigos que as vezes iam la em casa que estavam na escala desse voo. Foi uma noite traumática!!!
Olá Lito! Será que tem como você fazer um episódio falando de um acidente aéreo ocorrido em 28 de setembro de 1971, no município de Sena Madureira-Acre. Valeu!
6:00 Lito , uma sugestão, colocar as animações de partida e chegada do voo com as setas no mapa geográfico , que nem nos vídeos mais antigos , ajuda muito na orientação do vídeo!!!
Olá Lito. Boa noite! Entrei na Rico em 1999 e saí em 2008... Esse acidente e o outro de 2004 foram muito marcante para mim em meus 20 anos de aviação. Era do time de solo, mas voei muito no WRO e no WRQ... Muito obrigado pelo vídeo.
Provavelmente então foi erro humano. Que tristeza. As pessoas nunca devem ficar sem os cintos de segurança caso estejam sentados. Mas o povo não respeita as regras de segurança.
eu lembro desse dia, Minha mãe fez a cobertura de reportagem durante todo o percurso do acidente. Esteve no campo ainda com corpos no chão. Foi um dia louco
Eu morava em Cruzeiro do Sul nessa época e foi uma comoção muito grande na época do acidente. Em 2004 perdi um amigo no vôo de Tefé para Manaus da mesma Rico. Lembro que quando me mudei para Cruzeiro do Sul, fui de Varig que era a empresa que operava com jatos na região.
Sou acreano, morava no estado na época e lembro bem deste dia. Eu estava na expoacre e ficamos, todos, muitos consternados com as notícias desencontradas que se seguiram no dia e nos dias subsequentes. O Acre é um estado pequeno até hoje de modo que uma tragédia como essa bate forte no emocional e no inconsciente coletivo local. Parabéns pelo excelente vídeo, como sempre.
Meu pai perdeu vários amigos nesse voo. Por conta do trabalho dele, foi pro IML reconhecer as pessoas e avisar as famílias. Até hj ele não comenta muito sobre essa noite. Quem é do Acre sabe como chocou a população inteira. Foi muito triste.
Amiga, tu por aqui? Eu morava em São Paulo nessa época. Então não vivi o impacto da notícia na cidade. Mas lembro que esse acidente foi muito lamentado por anos. Também eram amigos dos meus pais alguns dos que faleceram e também dos sobreviventes.
@@PaaulaLimaa eu mesma kkkkk pois é, amiga. As redes locais notícias não paravam de mostrar imagens dos regastes. Aquele desespero. Lembro até hj da minha mãe recebendo a ligação do meu pai e ela começando a chorar. Era a confirmação da morte de um grande amigo. Horrível, amiga. Horrível.
Depois desse acidente os canais de TV no Acre passaram a programação inteira exibindo imagens do acidente com aquela música Ameno do grupo Era, lembro mt bem disso, deixava um clima mais tenso e tenebroso do que já era, eu tinha 10 anos em 2002 e foi a primeira vez que ouvi essa música sinistra.
' Meu pai e eu estávamos esperando o avião vir de Cruzeiro do Sul, pois o chefe dele, Ailton Rodrigues, da Funasa estava voltando para Rio Branco. Ele faleceu no acidente. Lembro em que o dia todo estava chovendo aqui em Rio Branco, aquele sereno grosso. Vimos tudo na TV, com trilha sonora sinistra e tudo. Eu tinha 12 amos mas lembro de tudo.
Me lembro desse acidente, na época ainda morava em RBR, e tinha muitos conhecidos nesse voo. Muito triste! Mas no minuto 16:42 claramente não é uma imagem do EMB 120! Saudações aeronáuticas
Opa boa tarde assistindo o "senta que la vem história" , de hoje não estou entendendo as datas, em 2002 não tinha como ter show do Leandro e Leonardo, visto que o Leandro infelizmente faleceu em 98, mas quanto ao restante da história, ótimo conteúdo como sempre, valeu Lito.
@@CrisLisboa37 sim amigo, de acordo com o novo acordo ortográfico, a forma correta seria essa que você indicou. Porém, o termo anterior que sempre fora utilizado, foi institucionalizada como o gentílico oficial do Acre pela Lei 3.148, de 2016, do estado. A legislação determina que fica "facultado, no âmbito da administração pública estadual, em respeito aos usos, costumes, memória social, aspectos históricos e culturais, o uso do termo acreano, em preferência à construção ortográfica acriano".
Lito, porque você não fala sobre o acidente aéreo que aconteceu com o avião bimotor da Rico 4815 matrícula PT-WRO. Ocorrido em Manaus. Nesse acidente morreram 33 pessoas
Eu sou do Acre, eu era criança quando aconteceu esse acidente, me lembro bem da comoção geral aqui no Estado, por pouco meu pai não embarcou nesse voo, overbooking salvou ele.
Esse dia foi muito triste mesmo. A reportagem da Lenilda Cavalcante nos levou pra dentro do acidente e nos deu uma dimensão impressionante do que tinha ocorrido.
Mais uma vez, excelente trabalho do Canal Aviões e Músicas. A foto que aparece no minuto 16:43 não é desse acidente. Muito grande para ser um EMB-120 Brasília
Eu não sei se o canal tem estagiários para fazer o trabalho de pesquisa mas quem faz isso não tem muita responsabilidade pois sempre tem tem informações acessórias erradas. Só neste vídeo foi a foto e o show de Leonardo que tomaram toda atenção dos comentários desnecessariamente. Não custava nada as pessoas cuidarem mais. Já comentei isso outras vezes. O canal está grande demais para erros tão banais
Aí sabe o que diz. Tudo da aviação agora,só confio no que lito diz. Assisto filme,mas como alguns gostam de aumentar. Assisto o filme,depois o lito ou vice versa❤
Em minha humilde opiniao , o Emb 120 ainda eh o mais belo bimotor turboelice regional pressurizado, ateh entaum em atividade. Saudades dessa pujante fase da aviacao regional brasileira.
@@adrianogouveia2255 então… eu fiz um comentário ali em cima, que ninguém vai ler, perguntando sobre este assunto. Pq estas companhias de voos regulares para estas cidades pequenas desapareceram, deixando tantas cidades desamparadas? O Lito já fez vídeo sobre isso? Vc poderia me explicar?
@@cgbryt olah , bem , ateh o fim dos anos 80 / comecinho dos anos 90 , havia por parte do governo federal um incentivo ( era um programa do qual nao me lembro o nome ) para essas cias aéreas .I regionais .Incentivo este que dentre tantas facilidades , havia reducao de impostos sobre pecas importadas , e combustiveis tbm .( eh uma explicacao simples tah...) Lamentavelmente , este programa se encerrou , e dentre outros probremas tais como falta de investimento em infraestrutura dos aeroportos , etc.... foi tornando o custo operacional destas pequenas porem valentes cias aereas cada vez mais oneroso. CIAS como BRASIL CENTTAL , TAVAJ , TABA , TAF , PUMA AIR , GENSA, EXPRESSO MT , CRUISER , VOTEC , META , Dentre tantas outras nao citadas aqui , foram absorvidas por cias maiores , ou sucumbiram em dificuldades financeiras .... Espero te lo ajudado.BONS VOOS!!
@@cgbrytvou chutar um palpite aqui No fim do vídeo o Lito disse que alguns políticos locais tentaram incentivar empresas maiores a entrar no mercado do Amazonas, Acre, etc, e que a própria Rico anos mais tarde parou a operação. Provavelmente essa foi uma das razões. Também a questão econômica, o país vivia dias melhores que os atuais no início dos anos 2000, o dólar não era tão alto, isso provavelmente tornava mais favorável o cenário da aviação que depende de tudo em dólar. Hoje em dia com nossa moeda valendo 5 x menos do que a americana, não é um cenário muito competitivo. Não sei como é a aviação lá pra aqueles lados do Brasil, mas aqui no sul aviação regional meio que se limita a Azul e Voepass, isso onde tem, poucos lugares. É uma pena, é um setor muito importante e que se o governo não se importasse em roubar e sim em investir, com certeza ajudaria a desenvolver mais certas regiões e lugares do país. Precisava um pacote de incentivo a aviação regional, isso sim.
@@cgbrytestrutura aeroportuaria, homologações, burocracia, falta de demanda, distancia, custo operacional … esses são os principais motivos, tenho 22 anos na aviação regional na amazonia sendo 12 na rico, eu estava la quando ocorreu esse acidente e quando a gloriosa gol entrou no mercado nortista.
Eu era moleque estava em um campeonato de futsal no bairro tucumã que fica na saida para o aeroporto. Lembro muito bem das ambulancias, bombeiros e policia passando.. e pouco tempo depois fiquei sabendo do acidente. Você relatou muito bem, parabéns pelo trabalho.
Uma contribuição, agora na região o políticos estão trabalhando pra autorizar, empresas aereas dos países vizinhos, operar na região amazônica devido a falta de voos regionais. Além disso é comum o vôo em pequenas aerobaves , algumas duvidosas no interior do Acre, Amazonas, Rondônia.
Não respeitar as normas provocam acidentes e acidentes quebram empresas. A ideia de que empresas são apenas irresponsáveis visando o lucro pode até ter sido verdadeira em diversos casos, mas é muito leviana para ser assumida antes de uma investigação, como vem ocorrendo com último acidente da Voepass. Parabéns ao canal por promover não só cultura de segurança, mas de responsabilidade na divulgação de informações.
@@carolinecostamilan infelizmente, o que está acontecendo com a voepass foi algo que eles mesmos plantaram. Eu já viajei de passaredo há muitos anos e tudo acontecida direitinho dentro do avião. Não havia assentos quebrados, não havia frestas nas paredes, coisas coladas com fitas adesivas e o ar condicionado funcionava. A segurança era mal cuidada? Não sei, mas sei que era agradável voar. Se este acidente tivesse acontecido naquela época, não haveria tantos relatos criticando a companhia sem antes saber do que aconteceu. Na medida que a companhia deixou os aviões serem sucateados por dentro, ela esperava o que?! Vc já pegou um Uber sujo, com tudo estragado? Eu já peguei vários e é uma decepção. Eu me sinto desrespeitada pq isso não é aquele serviço que eu paguei. Agora imagina um avião! As pessoas pagam caro por aquelas passagens. Ninguém ali voa de favor. Eles estão colhendo o que plantaram. Eu espero, sinceramente, que o relatório revele que o acidente aconteceu por um evento climático fora do comum, que o avião não conseguiu suportar, é que a companhia tenha zero responsabilidade. Eu espero, também, que a companhia pare de colocar passageiros em aviões sucateados por dentro. Respeito pelo bem estar mínimo do passageiro é fundamental!
@@cgbrytTenho a certeza e confiança no trabalho científico que o pessoal do Cenipa faz que as causas do acidente em Vinhedo, serão esclarecidas. Como também acho que, o acidente não foi causado por um fator apenas, mas por um conjunto.
@@cgbryt compreendo seu ponto de vista Carla e de certa forma concordo! nunca voei na companhia e portanto não tenho uma opinião direta. Sinto que o Transporte aéreo no Brasil de forma geral ainda é relativamente limitado e muitas vezes as companhias nos colocam em situações terríveis, até piores do que a estética e conforto da aeronave. SACs são uma piada, isso quando os atendentes não são desrespeitosos e desinformados com os protocolos da própria empresa, horas esperando. Já perdi meu voo internacional (depois de implorar pra aeromoça pra não me deixar sair por último na conexão) e me disseram “não tem problema, a gente paga hotel”. Resumo: me mandaram pra dois hotéis lotados em São Paulo, fique até as 4h da manhã rodando de táxi pra conseguir onde dormir. Estou tentando viajar com meu cachorro, não consigo descrever a insegurança e dificuldade. E se reclamar só falta te dizerem: não gostou? Pega um ônibus. É super complicado.
@@cgbryt o que me incomoda bastante é que todo esse desrespeito que eu e você citamos ocorre o tempo todo e é ignorado de forma geral pela mídia. Todo mundo passando essas dificuldades e nenhuma pressão por um serviço melhor. Depois que perderam o palanque dos absurdos do apagão aéreo eles só lembram dos problemas quando tem acidentes. Daí começa uma caça às bruxas com baixíssimo nível de evidência, o que é ruim. A retratação nunca é igual a retaliação.
Eu sou do amazonas , quando era criança ouvia muito falar da Rico, era meu sonho em viajar na Rico ( Manaus - humaitá ) mas hoje em dia nem tem mais voo para humaitá
Sou do RGS,mas já moro há 16 anos no Acre. Muito bom ver o acidente detalhado por um profissional da área. Lito,pelo que sei existe um outro acidente no Acre ,no município de Sena Madureira ,e parece ter sido um Varig. Fica essa dica !!!
Eu lembro que Rio Branco parou. Via muita gente chorando pelos lugares. Eu não entendia o porquê das pessoas chorando, por quem nao conheciam. Hoje eu entendo. Um dia nublado, muito muito triste 😢
Eu moro perto do aeroporto desde sempre, ainda lembro do estrondo que fez a aeronave quando caiu, meus irmaos e eu corremos oara a rua oara entender o que havia acontecido, assim que retornamos oara denteo de casa, o plantao de noticias daqui noticiou a queda e rapidamente ligamos ao estrondo. Foi muito impactante para nós!
Eu moro em Assis Brasil Acre, aqui na tríplice fronteira com Peru e Bolívia. Eu era pequeno e até hoje as pessoas relatam essa triste tragédia. Uso o fly simulador porque gosto da aviação. Lito obrigado por mencionar a aviação acreana!
Tínhamos ido em cruzeiro do sul de moto, foram 11 amigos, 1 ficou la para voltar depois, nós voltamos de moto, o filho dele comprou a passagem para ele vir de avião, ele desistiu de vir nesse vôo e voltou de moto, não era a hora dele, infelizmente pessoas perderam a vida nesse acidente.
Eu lembro desse fatídico dia! Fiz curso com o tanatopraxista que na época atendeu na operação de resgate (foram mobilizado todo mundo da saúde ) ele com detalhes oq encontrou no local!
Olá, pessoal! No vídeo, mencionamos que o avião acidentado em 2002 estava indo para um show de Leandro e Leonardo. Essa informação, baseada em uma entrevista com um sobrevivente, estava incorreta, pois o cantor Leandro faleceu em 1998. Agradecemos a todos que nos alertaram e pedimos desculpas pelo erro.
Parabéns pela correção. Verifiquem as fotos tbm. A segunda parece ser de outro acidente, com uma aeronave maior. Grande abraço.
Isssso q estava pensando qd falou, me perdi...resolvi vir nos comentários 😅
Oi gente! Em 16:43, a foto que aparece é do Boeing 737 da Lion Air, não do Emb-120 envolvido no acidente.
Ia mencionar isso hahaha boa Litão! Muita gente, creio, continuou chamando de Leandro e Leonardo por um tempo, até se acostumar com a consolidação da carreira solo do Leonardo
@@umtaldejesustb percebi!
Eu Jairo era o co-piloto desse voo e horas antes minha escala havia sido mudada. gratidão LITO pela lembrança e história muito bem narrada. Deus abençoe a todos.
Eu não ia te deixar de fora, eu mandei sua foto pra ele; e o nome Cmte hahaha.
@@Educalietinha que ser meu amigo Dudu 😂😂😂
O dono da história é o nipo-brasileiro Lo Rota
Sempre muito top 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Jairo, me fala o minuto que teu nome foi falado. Video grande demais não tenho paciência de ver...
Na minha opinião, o "Senta que lá vem história" é o melhor programa do Canal.
Forte abraço! ✈🛩
Só na sua não, fico contando os dias pra chegar domingo pra poder ver!
Tbm concordo, antes de dormir sempre dou uma conferida no canal
Tem outros melhores. Realmente curioso, Techo air português.
Tbm acho
Descobriu agora, gênio?!
Lito, eu consigo me lembrar quase que perfeitamente deste dia. Chovia muito. Eu jogava bola na rua. Veio um relâmpago muito forte e todos correram para suas casas, sem despedida. 30 minutos após passam os carros de bombeiros em direção ao aeroporto. No plantão local, pela Tv Rio Branco, afiliada do SBT, surgem as primeiras imagens. O avião tinha caído próximo ao aeroporto. Anos depois, conheci uma das sobreviventes que contou sobre o dia e que comandou o próprio resgate. Ela tava presa às ferragens e orientou sua retirada de dentro do charuto do avião. Foi um dos dias mais triste da história do Acre. Obrigado por trazer essa história. Algumas vezes te escrevi aqui pedindo ela. Atualmente moro em João Pessoa, mas sou nascido em Rio Branco. Obrigado, Lito!
Me lembro como se fosse hoje desses trovões.
Bem vindo a João Pessoa, meu nobre. Espero que esteja gostando de nossa cidade ;)
Precisando de algo, só chamar
Eu adoro João Pessoa, moraria lá facilmente.
@@TheAndreiaZ é uma cidade ótima. vivo aqui há alguns anos.
Eu me lembro desse dia, chovia muito e a BR 364 ficou movimentada de ambulâncias e viaturas, cheguei em casa e nem sabia do ocorrido fui saber no dia seguinte 😢
Katia foi minha amiga de infância e vizinha de muro. Muitos anos depois após sua mudança, nos encontramos na primeira turma de comissários do Aeroclube do Amazonas em 98. Excelente profissional, havia acabado de concluir o curso de piloto privado. Saudade
@@moniquinha918 que tristeza
@@moniquinha918 Vc foi comissário na Rico?
@@aldemarsilva1872 Não, entrei em outra companhia. A Total Linhas Aéreas, na mesma época.
@@aldemarsilva1872 Não, fui contratada por outra companhia na época, a Total Linhas Aéreas.
"Sao tantos elos, que eu nem contei os elos..." Caramba mesmo!
Cara, faz um tempo que queria esse vídeo! A gente que é do Acre, sabe como foi o impacto desse acidente a época!!
Aquela trilha sonora do solaris passando na TV Rio Branco, com imagens do acidente…inesquecível, era criança ainda
Eu lembro muito bem desse triste acidente. Na época eu tinha 12 anos, mas lembro como se fosse ontem. Marcou muito esse triste acidente.
@@aureliossjros profissionais de saúde do PS trabalharam muito naquela noite e dias subsequentes. Muita chuva! Quem estava em casa de folga foi chamado para ajudar
O Clube de jeep, Acre Jeep Club, foi um dos principais no resgate, pq nao tinha nenhuma viatura que conseguisse entrar naquele ramal cheio de lama.
Falta ele fazer do vasp que caiu em mancio lima também
Para quem mora em cidade menores, a aviação brasileira andou para trás. Aqui, na Bahia, Nordeste e Abaeté ofereciam voos regulares para várias cidades que ficaram desassistidas com o fim das companhias regionais.
Fico triste também com a história do Fokker 100. Voei muito nele e só tenho boas lembranças. Um avião confortável e seguro que, com o serviço de bordo da TAM na época (entre 1998 e 2002) era garantia de um voo agradável e tranquilo.
Viajei muitas vezes pela Rico linhas aéreas, servi na 1/1 Bec Cia de engenharia e construção em São Gabriel da Cachoeira, de 1999 a início de 2001.
Meu último vôo naquela região foi inclusive com o cmt Paulo quando fui transferido para o Sul. A comissária Cátia também era minha conhecida. A primeira vez que viajei de Manaus para São Gabriel era ela comissária. E no último dia em que estive em São Gabriel me lembro dela chegando no vôo, mas não estava trabalhando. Não sei se tinha amigos e parentes por lá. Parece que foi ontem. Descansem todos em paz.
Sou do Acre, havia trabalhado no Departamento de Planejamento, da Secretaria de Assistência Social, então chamada SESIAS, Departamento esse que perdeu 5 doas 6 colaboradores que haviam ido à Cruzeiro do Sul, numa viagem à trabalho. Foi uma manhã triste...passamos o dia visitando velórios de colegas queridos de trabalho. Até hj as lembranças desses colgas nos deixam emocionados e saudosos.
Eu sou aqui de Rio Branco. Lembro bem desse dia, coisas engraçadas e tristes eu lembro em casa. Uma curiosidade, os trilheiros da nossa cidade foram os responsáveis por abrir o caminho com Jeeps off road para as equipes de resgate!
Sou jornalista e moro no Acre e nesse início de noite trabalhei muito nessa missão. Foi exatamente dessa forma. Ótimo trabalho de pesquisa.
Sou de Cruzeiro do Sul, conheço muito bem esse primeiro aeroporto que mostrou o vídeo. Alguem de Cruzeiro ai, Curte !!!!
Lito, faz um vídeo do vôo 4815, é da rico tbm que caiu em 2004 em Manaus.. meu tio estava nesse vôo 😢
Up
Up
Up
Up!
Up
Saudações!
Observação: Leandro faleceu em 1998. Acredito que seria um show da carreira solo de Leonardo.
Bem observado.
Bem isso
Acredito, não. Tenho certeza kkkkkk
Show era do Frank Aguiar nesse dia
O principal show do evento foi de fato do Leonardo, mas já havia acontecido, numa terça-feira e o acidente ocorreu na sexta-feira, onde ocorreria o show do Frank Aguiar.
Recebi a notificação quando saiu o vídeo, mas demorei um mês pra conseguir assistir. Lembro bem do plantão nos jornais, dos carros tentando chegar até o local da queda, das imagens dos corpos, das famílias desesperadas tentando invadir o pronto socorro. Era criança na época e tive muitos pesadelos com esse acidente.
Viajei de Embraer - Brasília em 1995: era bem apertadinho! Mas, voava bem e foi uma viagem tranquila!
Dava era medo 😂
top
Hoje trabalho em uma instituição onde uns dos tripulantes desse avião vai lá até hoje e conta como sobreviveu o acidente do avião, e mostra as marcas do acidente, apesar de nao ter nascido nessa epoca, marcou muito nosso estado
Nunca ouvi falar nesse acidente. Obrigado Lito, por mais um show de apresentação e narração.
Sou do Acre e já pedi esse vídeo!
Obrigado por contar esse caso, Lito!
"Saudações aeronáuticas!"
Lito, sou acreano de Cruzeiro do Sul, cidade de onde esse avião decolou. Acompanho seu canal desde 2022, já vi inúmeros vídeos seus, as explicações são excelentes. Parabéns! Teve uma época que minha esposa disse que não aguentava mais ouvir sua voz. 😂😂😂
Eu lembro muito bem desse acidente, tinha 13 anos; chocou o acre à época, principalmente minha cidade, pois a maioria dos passageiros eram daqui. E um detalhe foi que eu embarquei no primeiro vôo de Cruzeiro a Rio Branco na época, sendo que muitos passageiros cancelaram a viagem por medo.
Um ex funcionário ficou pra atender um chamado pra nos e nao foi nesse voo. Ficou pra ir no próximo pra nos atender. Graças a Deus. Ta vivo
Obrigado Lito por falar do nosso Estado. Depois faça um vídeo falando das companhias aéreas que operaram na região norte!
Relato interessantíssimo. Nasci e cresci em Manaus e até hoje sou bem traumatizado com os tantos acidentes regionais aqui no norte entre os anos 90 e 2000, principalmente envolvendo a Rico. Trabalhei num grupo de pesquisa de agricultura em Tefé em 2018 que foi coordenado por uma das vítimas do acidente da Rico próximo a Manaus, em 2004. Ela estava grávida, conheci amigos e familiares dela em Tefé e até hoje esse acidente marcou muito aqui na região. Tenho lembranças do dia do acidente da Gol 1907 que partiu de Manaus, eu tenho quase certeza que lembro dele passando em cima de casa, pois morava próximo do aeroporto. Esse vídeo do Lito também demonstra que desde essa época a mídia sudestina mantém o norte esquecido e distante, não fisicamente, mas na pauta de informação e notícia. Um dos mais relevantes acidentes de aviação regional perdeu espaço para incidentes no sudeste. O mesmo é observado hoje em relação à gigantesca crise climática que o norte tá passando com rios importantes secos e centenas de milhares de pessoas sendo afetadas, e sem a mesma visibilidade dos episódios no RS no começo do ano. Parabéns pelo vídeo!
@@cristianoalves9 Me desculpe mas a analogia foi falha. O RS é um estado esquecido pelo Brasil. Eu já perdi as contas dos problemas e tragédias climáticas, ocorridas no RS, que q mídia simplesmente ignorou. Em 2016 houve um ciclone que devastou Porto Alegre e ninguém comentou. Se aquilo tivesse ocorrido no RJ e SP, seria assunto de semanas. As cidades do interior do RS já passaram por estiagens de sobrar apenas milhares de peixes mortos em rios secos e ninguém comentou. A mídia não liga para o que acontece aqui. Mesmo o assunto da enchente, Porto Alegre já estava colapsada e a mídia ainda estava falando sobre o show da madona com apoios e críticas. O assunto só veio à baila pq foi uma tragédia sem igual que não era possível ser ignorado. O estado todo colapsado sem estradas e sem aeroporto. Isolado do resto do Brasil. Nem água conseguia chegar. Só quem estava aqui sabe o que vivemos e estamos vivendo pois nem aeroporto temos, ainda. Me diz qual estado do Brasil já viveu esta situação e daí eu te darei razão! 😉
Faz o L
Ou seja pode ser de norte a Sul estamos totalmente esquecidos .
Perfeito, amigo. Estou assistindo esse vídeo em Porto Velho. Crise total por aqui, com varios voos cancelados na ultima semana. Pouco se fala
@@cgbrytNão tiro tua razão pq o show da Madonna teve mais destaque que a tragédia do RS. Só depois que lembraram de vcs. Porém ele quiz dizer que nós do Norte, não tem nem uma notinha de rodapé.
Essa seca severa já estava anunciada desde o ano passado pelos órgãos de fiscalização e absolutamente nada foi feito. Muitas famílias estão isoladas e passando por necessidades sem comida e água.
@@cgbryt Por quê esta choradeira sobre quem é o mais "esquecido"? Os brasileiros desmataram seu país como se não houvesse amanhã e o amanhã chegou. O RS desmatou 90% de sua Mata Atlântica e agora está cobrindo o pampa de monoculturas de espécies exóticas. O Norte faz a mesma coisa com a Floresta amazônica.Vocês acham mesmo que podem ignorar os alertas de cientistas e especialistas na área ambiental "para progredir"? Fazem o quê para restaurar a floresta que desmataram? Eu faço parte de um grupo que planta árvore por conta própria e aciona a justiça e a Patram quando vemos desmatamento. E ainda somos xingados de "ecoxiitas", "inimigos do progresso e dos empregos", "inimigos dos pobres"...
Eu perdi a minha noiva neste acidente aéreo da Rico. Teve gente que só se arranhou.
@@ricardoj.rodrigues969 que tristeza. Eu perdi uma pessoa muito importante, para mim, num acidente aéreo. Foi uma sensação de desamparo horrível. Imagina uma noiva 😢
Meus sentimentos
Lito, fiquei surpreso. Achei que nunca comentaria este caso. Minha tia morreu neste lamentável acidente. É horrível ver o nome das vítimas de um acidente, especialmente quando é alguém da sua família. Ver o desalento da mãe é uma lembrança que tenho até hoje… Acrescento que o local do acidente realmente era de difícil acesso. Ao chegar de veículo, vc tinha que estacionar e seguir a pé. Dia com chuva e pessoas desesperadas… triste lembrança….obrigado por esclarecer o acidente
Que bom ver vc lembrando do meu Acre, Lito. Embora seja por um momento triste, é bom saber que vc se importa ❤
Saudações aeronáuticas! Sou de Cruzeiro do Sul, cidade de origem do vôo... Foi um choque esse acidente!
Eu morava em Cruzeiro do Sul na época do acidente e lembro muito bem da comoção que foi. Eu servia no 61 BIS. Muito triste mesmo.
Mesmo com esses acidentes sérios, me lembro bem e com carinho da era jato da Rico. Como nortista e brasileiro digo que precisamos urgentemente de mais companhias aéreas. Se a galera no sul e sudeste reclama sobre monopólio das linhas aéreas, é porque não sabem o quanto sofremos aqui no norte, principalmente em Rondônia, tanto por questões estruturais quanto por nítida falta de vontade das empresas.
Eu morava em Cruzeiro do Sul e nunca viajei de Rico, nessa época viajava de Varig, que na minha opinião foi a melhor companhia aérea do BR. Eu lembro bem que depois desse acidente o povo tinha pavor de viajar na Rico, ela não é muito lembrada com carinho não.
Sou muito fã do canal e do lito! Sou de Boca do Acre - AM, e fiquei muito feliz em ver ele citando minha cidade
@avioesemusicas meu pai trabalhou por muito tempo na empresa Rico, eu vivia no hangar da empresa quando criança. Meu pai acabou presenciando e ajudando no resgaste das vitimas e dos corpos no dia do acidente! Mecheu muito com ele esse acidente, apos esse acidente a empresa não durou muito no estado... A imprensa local esteve em loco do acidente e tem muito materia que agraria muito no video. Muito bom o vídeo!!!
Esses vídeos do lito sao uma verdadeira obra de arte do mundo moderno
É impressionante como o Lito sabe de todos os detalhes do avião, se bobear sabe até o nome dos funcionários que fabricou cada parte do avião. Impressionante!
Será pq está tudo no relatório?
@@h.r472 Não sei, se você puder mandar o link do relatório pra a gente dar uma olhada, seria bom.
Os vídeos do Lito são super editados. São vários micro cortes bem precisos. Por isso que parece que ele sabe tanto, e tudo, tão sequencial.
Meu avô era o Godofredo, lendário funcionário da Rico em Tefé-Am. Eu tinha 8 anos e morava em Tefé na época, lembro do meu avô entrando em casa desesperado tarde da noite pois um aviao da Rico tinha caído no Acre. Ele perdeu muitos amigos que as vezes iam la em casa que estavam na escala desse voo. Foi uma noite traumática!!!
por acaso teu avô tem um prédio aqui em Cruzeiro do Sul? sou motoboy e sempre faço entrega nos apartamentos que os clientes dizem ser do "Godofredo"
@@DavidSantos-wd6wj não sei mano, mas acho que não
Conheci seu avô
@@aldemarsilva1872 que bacana!!!
Olá Lito! Será que tem como você fazer um episódio falando de um acidente aéreo ocorrido em 28 de setembro de 1971, no município de Sena Madureira-Acre. Valeu!
6:00 Lito , uma sugestão, colocar as animações de partida e chegada do voo com as setas no mapa geográfico , que nem nos vídeos mais antigos , ajuda muito na orientação do vídeo!!!
Saudações aeronáuticas, tudo bem com vocês ?
Diretamente do Acre🇬🇫
Abraços Lito 🤝🏼
Olá Lito. Boa noite! Entrei na Rico em 1999 e saí em 2008... Esse acidente e o outro de 2004 foram muito marcante para mim em meus 20 anos de aviação. Era do time de solo, mas voei muito no WRO e no WRQ... Muito obrigado pelo vídeo.
Provavelmente então foi erro humano. Que tristeza. As pessoas nunca devem ficar sem os cintos de segurança caso estejam sentados. Mas o povo não respeita as regras de segurança.
Nos anos 1990 eu voei de Rico Linhas Aéreas. Mais precisamente em 1999. Foi uma experiência perturbadora e inesquecível. Que voo pavoroso!!!
eu lembro desse dia, Minha mãe fez a cobertura de reportagem durante todo o percurso do acidente. Esteve no campo ainda com corpos no chão. Foi um dia louco
Até hoje lembro dela cobrindo o acidente ao som de Conquest of Paradise
Sua mãe é a lendária Lenilda Cavalcante?
@@daniellesantyago2584 sim
Eu morava em Cruzeiro do Sul nessa época e foi uma comoção muito grande na época do acidente. Em 2004 perdi um amigo no vôo de Tefé para Manaus da mesma Rico. Lembro que quando me mudei para Cruzeiro do Sul, fui de Varig que era a empresa que operava com jatos na região.
Sou acriana e lembro, como se fosse hoje, do anúncio desse acidente. Nos impactou profundamente.
Que linda essa acriana! 👀
Sou acriano, me recordo da noite triste e do forte temporal na cidade . Foi muito triste !
Obrigado por contar essa história ignorada pela mídia brasileira e sua ganância. Importante para aperfeiçoar a segurança na aviação,
Sou acreano, morava no estado na época e lembro bem deste dia. Eu estava na expoacre e ficamos, todos, muitos consternados com as notícias desencontradas que se seguiram no dia e nos dias subsequentes. O Acre é um estado pequeno até hoje de modo que uma tragédia como essa bate forte no emocional e no inconsciente coletivo local.
Parabéns pelo excelente vídeo, como sempre.
Meu pai perdeu vários amigos nesse voo. Por conta do trabalho dele, foi pro IML reconhecer as pessoas e avisar as famílias. Até hj ele não comenta muito sobre essa noite. Quem é do Acre sabe como chocou a população inteira. Foi muito triste.
Amiga, tu por aqui? Eu morava em São Paulo nessa época. Então não vivi o impacto da notícia na cidade. Mas lembro que esse acidente foi muito lamentado por anos. Também eram amigos dos meus pais alguns dos que faleceram e também dos sobreviventes.
@@PaaulaLimaa eu mesma kkkkk pois é, amiga. As redes locais notícias não paravam de mostrar imagens dos regastes. Aquele desespero. Lembro até hj da minha mãe recebendo a ligação do meu pai e ela começando a chorar. Era a confirmação da morte de um grande amigo. Horrível, amiga. Horrível.
Pior era a cobertura passando sem pudor vídeo com os corpos em plena luz do dia.... Estudei com o filho de uma das vítimas no Lato Sensu
Lito, como sempre, impecável em esclarecimentos! Pura competência! Boa noite! Abraço forte de um admirador!
Depois desse acidente os canais de TV no Acre passaram a programação inteira exibindo imagens do acidente com aquela música Ameno do grupo Era, lembro mt bem disso, deixava um clima mais tenso e tenebroso do que já era, eu tinha 10 anos em 2002 e foi a primeira vez que ouvi essa música sinistra.
Era uma música do filme 1492- Conquest of Paradise, do Vangelis, Lenilda Cavalcante cobrindo a cena do acidente e pisando em restos mortais
' Meu pai e eu estávamos esperando o avião vir de Cruzeiro do Sul, pois o chefe dele, Ailton Rodrigues, da Funasa estava voltando para Rio Branco. Ele faleceu no acidente. Lembro em que o dia todo estava chovendo aqui em Rio Branco, aquele sereno grosso. Vimos tudo na TV, com trilha sonora sinistra e tudo. Eu tinha 12 amos mas lembro de tudo.
Me lembro desse acidente, na época ainda morava em RBR, e tinha muitos conhecidos nesse voo. Muito triste! Mas no minuto 16:42 claramente não é uma imagem do EMB 120! Saudações aeronáuticas
Lito outra aula. Sua didática é perfeita. Parabéns. Luiz Paulo - Rio de Janeiro - RJ
Opa boa tarde assistindo o "senta que la vem história" , de hoje não estou entendendo as datas, em 2002 não tinha como ter show do Leandro e Leonardo, visto que o Leandro infelizmente faleceu em 98, mas quanto ao restante da história, ótimo conteúdo como sempre, valeu Lito.
Pra mim o Emb120- Brasília é uma das aeronaves mais bonitas. Gosto muito
Sou Acreano e tinha 11 anos na época do acidente, e realmente o caso parou todo o estado. Esperava ancisioso por essa história.
Você é acriano
@@CrisLisboa37 sim amigo, de acordo com o novo acordo ortográfico, a forma correta seria essa que você indicou. Porém, o termo anterior que sempre fora utilizado, foi institucionalizada como o gentílico oficial do Acre pela Lei 3.148, de 2016, do estado. A legislação determina que fica "facultado, no âmbito da administração pública estadual, em respeito aos usos, costumes, memória social, aspectos históricos e culturais, o uso do termo acreano, em preferência à construção ortográfica acriano".
@felipelinconl9547 Exatamente! Também sou Acreano, com orgulho 🫂
@@CrisLisboa37 Nam, Acriano é muito feio!
Eu era pequeno. Foi uma tragédia, até hoje lembro
Realmente, ele foi ofuscado. Eu não tinham memória desse acidente.
Lito, porque você não fala sobre o acidente aéreo que aconteceu com o avião bimotor da Rico 4815 matrícula PT-WRO. Ocorrido em Manaus. Nesse acidente morreram 33 pessoas
Up
Up Lito!
Eu sou do Acre, eu era criança quando aconteceu esse acidente, me lembro bem da comoção geral aqui no Estado, por pouco meu pai não embarcou nesse voo, overbooking salvou ele.
Obrigado lito. A participação dos envolvidos enriquecem muito o canal. Condolências as famílias mais uma aprendizado para nós.
Para zero surpresa minha, após assistir mais um vídeo, notei que não estava mais inscrito no canal. Difícil demais. Parabéns @Lito, pelo trabalho.
Esse dia foi muito triste mesmo. A reportagem da Lenilda Cavalcante nos levou pra dentro do acidente e nos deu uma dimensão impressionante do que tinha ocorrido.
Diretamente de Boca do Acre - AM, assistindo a melhor série!!!! " Senta que lá vem história"
Mais uma vez, excelente trabalho do Canal Aviões e Músicas. A foto que aparece no minuto 16:43 não é desse acidente. Muito grande para ser um EMB-120 Brasília
Também notei isso. Parece um 737
Eu não sei se o canal tem estagiários para fazer o trabalho de pesquisa mas quem faz isso não tem muita responsabilidade pois sempre tem tem informações acessórias erradas. Só neste vídeo foi a foto e o show de Leonardo que tomaram toda atenção dos comentários desnecessariamente. Não custava nada as pessoas cuidarem mais. Já comentei isso outras vezes. O canal está grande demais para erros tão banais
Bom relato.
Triste,mas bom!!!!!!
A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS!!!!!!!
Esses vídeos do Lito são sensacionais. Ótimo domingo para todos!
Fiz esse trajeto nesse avião algumas vezes, pois morava em Tarauacá 🥲 nesse mesmo avião da Rico e tbm muito na TAVAJ
Cara sou seu fã eu tinha muito medo de avião mais você fez eu esquecer esse medo, eu sigo vc e todas as redes sociais, e vejo todos seus vídeos
Aí sabe o que diz.
Tudo da aviação agora,só confio no que lito diz.
Assisto filme,mas como alguns gostam de aumentar.
Assisto o filme,depois o lito ou vice versa❤
Em minha humilde opiniao , o Emb 120 ainda eh o mais belo bimotor turboelice regional pressurizado, ateh entaum em atividade. Saudades dessa pujante fase da aviacao regional brasileira.
@@adrianogouveia2255 então… eu fiz um comentário ali em cima, que ninguém vai ler, perguntando sobre este assunto. Pq estas companhias de voos regulares para estas cidades pequenas desapareceram, deixando tantas cidades desamparadas? O Lito já fez vídeo sobre isso? Vc poderia me explicar?
@@cgbryt olah , bem , ateh o fim dos anos 80 / comecinho dos anos 90 , havia por parte do governo federal um incentivo ( era um programa do qual nao me lembro o nome ) para essas cias aéreas .I regionais .Incentivo este que dentre tantas facilidades , havia reducao de impostos sobre pecas importadas , e combustiveis tbm .( eh uma explicacao simples tah...) Lamentavelmente , este programa se encerrou , e dentre outros probremas tais como falta de investimento em infraestrutura dos aeroportos , etc.... foi tornando o custo operacional destas pequenas porem valentes cias aereas cada vez mais oneroso. CIAS como BRASIL CENTTAL , TAVAJ , TABA , TAF , PUMA AIR , GENSA, EXPRESSO MT , CRUISER , VOTEC , META , Dentre tantas outras nao citadas aqui , foram absorvidas por cias maiores , ou sucumbiram em dificuldades financeiras .... Espero te lo ajudado.BONS VOOS!!
@@cgbrytvou chutar um palpite aqui
No fim do vídeo o Lito disse que alguns políticos locais tentaram incentivar empresas maiores a entrar no mercado do Amazonas, Acre, etc, e que a própria Rico anos mais tarde parou a operação.
Provavelmente essa foi uma das razões.
Também a questão econômica, o país vivia dias melhores que os atuais no início dos anos 2000, o dólar não era tão alto, isso provavelmente tornava mais favorável o cenário da aviação que depende de tudo em dólar. Hoje em dia com nossa moeda valendo 5 x menos do que a americana, não é um cenário muito competitivo. Não sei como é a aviação lá pra aqueles lados do Brasil, mas aqui no sul aviação regional meio que se limita a Azul e Voepass, isso onde tem, poucos lugares.
É uma pena, é um setor muito importante e que se o governo não se importasse em roubar e sim em investir, com certeza ajudaria a desenvolver mais certas regiões e lugares do país. Precisava um pacote de incentivo a aviação regional, isso sim.
@@cgbrytestrutura aeroportuaria, homologações, burocracia, falta de demanda, distancia, custo operacional … esses são os principais motivos, tenho 22 anos na aviação regional na amazonia sendo 12 na rico, eu estava la quando ocorreu esse acidente e quando a gloriosa gol entrou no mercado nortista.
Eu era moleque estava em um campeonato de futsal no bairro tucumã que fica na saida para o aeroporto. Lembro muito bem das ambulancias, bombeiros e policia passando.. e pouco tempo depois fiquei sabendo do acidente. Você relatou muito bem, parabéns pelo trabalho.
Uma contribuição, agora na região o políticos estão trabalhando pra autorizar, empresas aereas dos países vizinhos, operar na região amazônica devido a falta de voos regionais. Além disso é comum o vôo em pequenas aerobaves , algumas duvidosas no interior do Acre, Amazonas, Rondônia.
Sim, interior do Amazonas além do preço ser absurdamente caro, são vôos complicados. tantos acidentes já
Minha mãe e minha irmã deveriam estar nesse voo, mas pela bondade de Deus, elas chegaram atrasadas no aeroporto de Cruzeiro do Sul e não embarcaram.
Não respeitar as normas provocam acidentes e acidentes quebram empresas. A ideia de que empresas são apenas irresponsáveis visando o lucro pode até ter sido verdadeira em diversos casos, mas é muito leviana para ser assumida antes de uma investigação, como vem ocorrendo com último acidente da Voepass. Parabéns ao canal por promover não só cultura de segurança, mas de responsabilidade na divulgação de informações.
@@carolinecostamilan infelizmente, o que está acontecendo com a voepass foi algo que eles mesmos plantaram. Eu já viajei de passaredo há muitos anos e tudo acontecida direitinho dentro do avião. Não havia assentos quebrados, não havia frestas nas paredes, coisas coladas com fitas adesivas e o ar condicionado funcionava. A segurança era mal cuidada? Não sei, mas sei que era agradável voar. Se este acidente tivesse acontecido naquela época, não haveria tantos relatos criticando a companhia sem antes saber do que aconteceu. Na medida que a companhia deixou os aviões serem sucateados por dentro, ela esperava o que?! Vc já pegou um Uber sujo, com tudo estragado? Eu já peguei vários e é uma decepção. Eu me sinto desrespeitada pq isso não é aquele serviço que eu paguei. Agora imagina um avião! As pessoas pagam caro por aquelas passagens. Ninguém ali voa de favor. Eles estão colhendo o que plantaram. Eu espero, sinceramente, que o relatório revele que o acidente aconteceu por um evento climático fora do comum, que o avião não conseguiu suportar, é que a companhia tenha zero responsabilidade. Eu espero, também, que a companhia pare de colocar passageiros em aviões sucateados por dentro. Respeito pelo bem estar mínimo do passageiro é fundamental!
@@cgbrytTenho a certeza e confiança no trabalho científico que o pessoal do Cenipa faz que as causas do acidente em Vinhedo, serão esclarecidas. Como também acho que, o acidente não foi causado por um fator apenas, mas por um conjunto.
@@ewertonsouza7076 tenho a mesma impressão!
@@cgbryt compreendo seu ponto de vista Carla e de certa forma concordo! nunca voei na companhia e portanto não tenho uma opinião direta. Sinto que o Transporte aéreo no Brasil de forma geral ainda é relativamente limitado e muitas vezes as companhias nos colocam em situações terríveis, até piores do que a estética e conforto da aeronave. SACs são uma piada, isso quando os atendentes não são desrespeitosos e desinformados com os protocolos da própria empresa, horas esperando. Já perdi meu voo internacional (depois de implorar pra aeromoça pra não me deixar sair por último na conexão) e me disseram “não tem problema, a gente paga hotel”. Resumo: me mandaram pra dois hotéis lotados em São Paulo, fique até as 4h da manhã rodando de táxi pra conseguir onde dormir. Estou tentando viajar com meu cachorro, não consigo descrever a insegurança e dificuldade. E se reclamar só falta te dizerem: não gostou? Pega um ônibus. É super complicado.
@@cgbryt o que me incomoda bastante é que todo esse desrespeito que eu e você citamos ocorre o tempo todo e é ignorado de forma geral pela mídia. Todo mundo passando essas dificuldades e nenhuma pressão por um serviço melhor. Depois que perderam o palanque dos absurdos do apagão aéreo eles só lembram dos problemas quando tem acidentes.
Daí começa uma caça às bruxas com baixíssimo nível de evidência, o que é ruim. A retratação nunca é igual a retaliação.
Trabalho com um Brasília, e posso dizer que é um avião ótimo, muito seguro, confiável e durável… pena que estão à beira da extinção
Saudações aeronáuticas, diretas do Acre, tudo bem com vocês?
estou quase acreditando q ele existe.
Tuuuuuudo bem! 😅
Como é morar aí ?
Sou acreano também.
@@saymonfernandes1758eu sou acreano, acho q eu não existo 💀
Sou de Rio Branco Acre, até hoje minha mãe lembra com tristeza desse acidente
Retificando,foi um DC3 da empresa Cruzeiro do Sul , em Boca do Caeté bem próximo ao Município de Sena Madureira em 1971!!!
Nesse acidente faleceu o bispo Dom Giocondo?
Eu sou do amazonas , quando era criança ouvia muito falar da Rico, era meu sonho em viajar na Rico ( Manaus - humaitá ) mas hoje em dia nem tem mais voo para humaitá
Sou de Boca do Acre e não sabia que a RICO operou aqui no município
Sou do RGS,mas já moro há 16 anos no Acre. Muito bom ver o acidente detalhado por um profissional da área. Lito,pelo que sei existe um outro acidente no Acre ,no município de Sena Madureira ,e parece ter sido um Varig.
Fica essa dica !!!
Dc-3 da Cruzeiro do Sul
Lito uma correção o cantor Leandro faleceu em 1998 e o acidente em questão aconteceu em 2002
Pode ser que o ano em questão seja em 1992.
Foi 2002. Na verdade o show era do Frank Aguiar.
O show deve ter sido feito apenas pelo Leonardo, que seguiu carreira solo!
Isso que eu fiquei me perguntando rsrsrs
??
Historia super bem contada e respeitosa, sinto muito familia e amigos das vítimas, Deus os tenha.
Eu lembro que Rio Branco parou. Via muita gente chorando pelos lugares. Eu não entendia o porquê das pessoas chorando, por quem nao conheciam. Hoje eu entendo. Um dia nublado, muito muito triste 😢
@@brunaschaurich4216 O sentimento de empatia cresce conforme vamos aprendendo o que é a vida… 😔
Eu moro perto do aeroporto desde sempre, ainda lembro do estrondo que fez a aeronave quando caiu, meus irmaos e eu corremos oara a rua oara entender o que havia acontecido, assim que retornamos oara denteo de casa, o plantao de noticias daqui noticiou a queda e rapidamente ligamos ao estrondo. Foi muito impactante para nós!
Lito, você precisa fazer também sobre outro acidente da RICO, o 4815 em Manaus.
Meu tio estava nesse vôo 😢
@@daniel52801 😢
Up!
Eu moro em Cruzeiro do Sul e tinha 10 anos quando o acidente aconteceu. Me marcou demais. Até hj fico meio triste com chuva.
Até que enfim um episódio do meu estado! Diretamente de Santa Rosa do Purus!
Assistindo vídeos, vejo a dimensão de mundo que é a aviação. É um mundo gigantesco.
tem no youtube imagens do resgate do povo, uma emissora gravou na hora. bem assustador
Eu moro em Assis Brasil Acre, aqui na tríplice fronteira com Peru e Bolívia. Eu era pequeno e até hoje as pessoas relatam essa triste tragédia. Uso o fly simulador porque gosto da aviação. Lito obrigado por mencionar a aviação acreana!
🎉Um domingo abençoado 🙏🏻 para todos!
Vamos pra mais um "Senta Que Lá Vem História" 👍🏻
0:00 😊😊 0:00 😊
Eu voei na Puma Air em Belém do Pará, como comissária de bordo.
EMB 120, bons tempos.
Leandro já era falecido nessa época.
Pensei a mesma coisa 🤔
Pensei o mesmo! Ele faleceu em 98!
tb pensei isso na hora! kkk
Sim. Ele se confundiu
Era show do Frank Aguiar.
Sou do Acre e não sabia dessa história. Eu era criança na época. Obrigada, Lito por contar!
Tínhamos ido em cruzeiro do sul de moto, foram 11 amigos, 1 ficou la para voltar depois, nós voltamos de moto, o filho dele comprou a passagem para ele vir de avião, ele desistiu de vir nesse vôo e voltou de moto, não era a hora dele, infelizmente pessoas perderam a vida nesse acidente.
Eu lembro desse fatídico dia! Fiz curso com o tanatopraxista que na época atendeu na operação de resgate (foram mobilizado todo mundo da saúde ) ele com detalhes oq encontrou no local!
Lito faz vídeo sobre o Alitalia 404🇮🇹🇮🇹🇮🇹
Lembro-me muito bem desse fatídico episódio em Rio Branco. Eu conhecia pessoas que estavam embarcadas. 😢
Lito, só uma observação… o saudoso Leandro faleceu em 1998…