Fala Leo, sou fonoaudiólogo e trabalho na área de audiologia clínica e ocupacional desde que me formei há 14 anos. Posso ajudar com conteúdo sobre isso, caso tenha interesse. Inclusive estava pensando em enviar um fone(TDH-39) que usamos no teste de audiometria pra você ouvir e dar a sua opinião, obviamente não é um fone que foi feito para ter musicalidade, mas sim fidelidade em tons puros, nunca liguei em um sistema para ouvir.
30:16 uma coisa que devemos levar em conta tbm é o seguinte: Headsets gamers são conjuntos, fones pra música (os fones em sí, desconsiderando o sistema por trás) não, em um headset vc tá pagando pra ter o fone, o microfone e em vários casos um DAC e AMP no pacote (por mais simples que eles sejam), então pegando o Cloud Orbit por exemplo e comparando com um fone audiófilo de valor próximo, como um Sennheiser HD 560s (pelo menos a última vez que olhei eles tavam com preço parecido), se vc desmontasse eles vc veria que o Sennheiser é basicamente o corpo e o falante dentro, enquanto o Orbit, além do microfone, tbm tem um DAC e AMP integrados e uma bateria, algo que encarece o fone e vc paga por isso, então tenha em mente que quando vc compara um fone pra música com um headset gamer, geralmente vc tá comparando com um produto com muito mais valor agregado, a mesma lógica se aplica ao comparar um fone cabeado com um bluetooth, isso não significa que headsets sempre e fones sem fio vão sempre ser piores que fones audiófilos, mas o parâmetro pra se fazer a comparação acaba mudando. (Lembrando que a comparação que eu fiz entre os fones foi só pelo preço, são fones totalmente diferentes, ainda mais considerando que um é fechado e o outro é aberto)
Sobre perca auditiva em relação a fone de ouvido recomendo que as vezes retire o do ouvido e ouça se o mesmo está muito alto isso me ajudou a perceber quando estou exagerando
Na época em que eu pesquisei sobre exposição à ruídos, encontrei informação mais confiável em normas de segurança do trabalho: exposição contínua a 85dB SPL é segura por até 8 horas (causa nenhum dano ou dano mínimo na maioria dos indivíduos), e ai conforme a pressão sonora dobra, divide-se pela metade o tempo máximo de exposição (88dB SPL < 4 horas, 91dB SPL
Leonardo, obrigado por responder as minhas questões sobre o HD800S. Sim, já nos correspondemos em 2014 quando iniciei seriamente no hobby. O papo foi na seção de perguntas e respostas do seu artigo (no site) "Como montar um sistema", onde você deu um monte de dicas, praticamente montando um sistema peça por peça, atencioso como sempre! Nos correspondemos quando você elaborou o fantástico Guia Mind the Headphone em 2015, leitura obrigatória para todos os hobbistas de áudio. Também fiz o teste mp3 vs flac proposto por você no site e conversamos a respeito - e sempre concordamos. E depois nos falamos brevemente por telefone quando comprei o Disco em pré-lançamento bem no começo da Kuba. Guardei a nota de remessa assinada por você mesmo em fevereiro de 2018! Você ligou para saber o que eu estava achando do fone. Sensacional! Desejo a você, pela dedicação, esforço, simpatia e por tudo que tem nos ajudado a aproveitar melhor este maravilhoso mundo da música gravada, todo o sucesso do canal e da Kuba. Com relação ao HD800S, eu acabei comprando também, depois que li alguns reviews que eram realmente uma evolução do HD800. Na minha opinião também, não é tão analítico quanto o irmão antigo, mas certamente não é um all-rounder. Usando EQ paramétrica dá para expandir um pouco a gama de gravações que ficam legais nesse fone. Não custa nada, vale a pena experimentar. Grande abraço.
Usei o HD800S como all-rounder por um ano e pra mim a falta de graves nunca foi um problema. Depois de meia hora o próprio cérebro "equalizava" as frequências e só o que restava era imersão. Qual sua faixa ou artista favorito pra ouvir com ele?
@@FabioKasper pior que tenho problema com fones mais magros nessa região, no Tin Hi-Fi T1 mesmo tem quase 4db de boost nos graves e em muitas vezes pra mim falta impacto e dinâmica E olha que esse fone tem médios com uma textura muito boa, mas muito seletivo com minha biblioteca musical
@@FabioKasper Para mim, o maior problema não é na região dos graves, mas o pico na região dos 6kHz, que já existia no modelo anterior. Foi atenuado, mas não eliminado. Eu acredito que este pico é um dos responsáveis pela assinatura sônica do fone, por isso o fabricante não eliminou. Gosto de muitos gêneros musicais, mas acho que os concertos de Bach com instrumentos de época ficam maravilhosos neste fone. Ouça o concerto de Brandemburgo número 5 com a orquestra English Concert regida pelo Trevor Pinnock que, como o próprio Bach, também toca o cravo. Divino!
@@antoniosetz1354 Cravo/Harpsichord nunca foi minha praia, mas se for essa faixa, curti bastante a melodia: music.ua-cam.com/video/jYznJa9XjoY/v-deo.html Já cello, aí o buraco é mais embaixo. Gostei muito desse álbum no HD800S: music.ua-cam.com/play/OLAK5uy_krnnNjg4ppvO0td3hdqRkoXf5nBGqDPKI.html Sobre o 6kHz, também não me incomoda. Me remete até uma memória afetiva de um antigo Gradiente que havia lá em casa. Aquele twitter de papel era nervoso. Mas nunca ouvi o HD800 original. Minha cota de agudos já atingi com um Beyer há 3 anos.
@@FabioKasper Não é essa música. Tem no Spotify. O cravo nos concertos de Brandemburgo tem o papel do baixo contínuo, só no quinto concerto é que ele tem destaque. Se encontrar, ouça também o número 3. Depois vou ouvir as suas recomendações no HD800S. O que vc mais ouvia nesse fone?
Léo e equipe, boa noite! Já há algum tempo que me aventuro no mundo da equalização, e acumulo umas boas horas mexendo em um equalizador paramétrico. Hoje uso o Equalizer APO com a Interface Peace, e aprendi muito mais coisa do que imaginava. Porém, estou com muita dificuldade em encontrar um bom visualizador gráfico do espectro de áudio que funcione em tempo real com o Spotify no Windows. Seria muito interessante poder observar as faixas de frequência para identificar e fazer ajustes mais objetivos no equalizador. Tenho uma boa noção de todo o espectro e consigo julgar com certa facilidade a posição de alguns instrumentos dentro dele, mas certamente uma máquina faria isso bem melhor do que eu... rs. Esses visualizadores eram muito comuns na época do Winamp e cia, mas por algum motivos simplesmente desapareceram. Conhece alguma solução para isso? Um abraço, Pablo
Pergunta: De forma objetiva, o que define uma "qualidade técnica" superior de um fone? Mesmo sabendo que os aspectos subjetivos são os que mais fazem diferença no final. Gostaria de definir melhor um critério de "preço justo", já que como consumidor não tenho visibilidade do custo de produção, e investimento (ex "P&D").
Oi Leo, tudo bem? Vou fazer um rápido resumo da minha busca por um bom fone. Sou formado em música (graduação e doutorado) e, assim como vc, tive um pai que gosta de música e podia comprar bons equipamentos, mas o foco nunca foi fone de ouvido e sim caixas e receivers. Portanto sempre tive contato com áudio de qualidade em casa. Há alguns anos passei a pesquisar um bom fone para comprar e, como gosto de jazz e música clássica, sempre aparecia o HD600 como recomendação. Porém não tinha dinheiro para comprar um amplificador, apenas o fone, o que fez eu desistir do HD600. Foi aí que descobri seu site e canal, e acabei optando pelo beoplay H6 depois de ler uma crítica sua no site. Tenho um amigo que mora em NY e dei o dinheiro para ele comprar. Porém o H6 havia saído de linha e ele comprou o Beoplay H4. Gostei do fone mas ele tem muuuito grave e tenho sempre que usar muito equalizador. Acompanhando seu canal comprei o kz zsn mas confesso que odiei, achei o fone com muito grave e muito agudo. Acabei comprando também o kz do crinacle pois parecia mais equilibrado, apesar de ser um fone muito melhor eu também não gostei muito. Fiquei interessado pelo Chu mas o excesso de agudo me incomodou e acabei comprando o Tripowin Lea. Adorei o fone e descobri que gosto de uma sonoridade mais neutra. Também comprei o 7hz zero mas o encaixe não deu certo pra mim, ele tem uma parte meio pontuda atrás que machuca minha orelha depois de 1h de uso. Acho que minha orelha é grande e ele entra demais nos meus ouvidos. De qualquer forma eu prefiro fones over ear. Minha pergunta é: qual headphone over ear sem necessidade de amplificação você recomendaria com uma sonoridade mais neutra, ou seja, com graves e agudos presentes, porém controlados, e médios mais destacados? Pode ser tanto Bluetooth como apenas cabeado. De preferência uma opção mais em conta e outra um pouco mais cara porque a vida de músico e professor não tá fácil. Sugestão: que tal fazer um vídeo com um técnico de som experiente sobre fones para mixagem e gravação? Tenho muitos amigos músicos e alunos que iam curtir. Parabéns pelo canal! Abraço!
Adorando esse quadro de Q&A! Leo, tem uma recomendação de dongle que suporte microfone e seja forte para um HE400SE? Quero comprar o cabo gamer da Kuba e colocar nele!
Fala Léo! Hj eu vi um cara usando um fone da kuba no metrô e cada vez mais eu vejo pessoas com o kuba disco. Minha pergunta é: você ja viu alguém com esse fone na rua? como você se sente quando você vê?
Fala Leo! Uma coisa que nunca entendi é porque não existe Noise Canceling em in ears cabeados?! posso até entender que a proposta de um TWS é praticidade em ambiente externo, esportes, etc, mas eu prefiro fones cabeados, e adoraria também aproveitar esse tipo de recurso de muitos TWS's em fones cabeados. Porque não?
Sobre o entupimento dos ouvidos por causa de in ear: eu tive este problema no mês passado e gastei uma grana para desentupir (lavagem) os dois ouvidos em um otorrinolaringologista, fora o processo chato de ficar amolecendo a cera. A cera ultrapassou o limite do normal e entupio o canal, mesmo não usando nada além dos in ear. Conclusão: vou começar a usar menos in ear e priorizar as caixas de som e os over ear, pois não é legal abusar desses produtos envasivos. O chato e ter bons produtos e não poder usar muito, contudo, é o melhor para os meus ouvidos. Uma dica que a otorrinolaringologista me repassou foi: limpe o ouvido com gazes, papel higiênico, etc. (com o dedo), antes de usar in ear. Isso pode ajudar a não empurrar a cera para dentro do canal além do limite "saudável".
@@FabioKasper com certeza. Tinha perdido totalmente a sensibilidade com a banda de frequência de 16 kHz. Contudo, após a limpeza, consigo escutar "claramente" essa faixa. Digo isso porque tenho um equalizador com várias bandas de frequências (nas altas frequência, cada banda equivale a 1 kHz) e, nos 16 kHz, antigamente, apesar aplicar um boost de 15 dB, não notava diferença no som, agora, após limpeza, consigo escutar os detelhes disponíveis nesta banda com facilidade após o boost que mencionei.
Este é um caminho sem volta! Estou me apaixonando por fones. Adquiri Soundcore Q30, Audio technica ATH M20 BT, Kuba disco pro, TRN V90, 7Hz zero e o Hiby FC3. Estou namorando o tripowin Olina SE e o Tin hifi T3! Poderia estar roubando ou matando, mas estou gastando meu rico dinheirinho em fones de ouvido! Kkkkk
Fala Léo, parabéns pelo canal! Entrei nesse hobby há um ano e estou curtindo bastante. Os in-ears que mais ouço, comprados muito por influência do canal são: Moondrop Kato, Fiio Eclipse e Letshuoer Z12. Estou querendo agora comprar um headphone, mas estou em dúvida entre um aberto e um fechado. O aberto que eu penso seria o Sennheiser HD 650 e o fechado seria o Beyerdynamic DT 700 Pro X. Eu curto uns graves um pouco mais elevados e nisso a opção fechada deve ser melhor. Por outro lado eu achei surpreendente o “arejamento” do Kato (ainda que seja um in-ear) e acho que a opção aberta me traria mais essa característica. Se você puder falar um pouco sobre headphones abertos e fechados me ajudaria muito!
Também entrei no hobbie já faz um ano e me considero "técnico" em vários assuntos kkkk. Por influência do canal, só comprei o EDX e o CRA apesar de que último eu já conhecia um pouco mais e falavam bem. Também tô querendo ingressar nos headphones, só tive paralelos kkkkk
Fiquei sabendo por aqui que o Petrolicious não está mais fazendo vídeos e com certeza, estes V12 antigos tem um som sensacional, recentemente ouvi uns no canal do Tavarish e no Jay Leno Garage. Falando de som vi a recomendação pra Black Sabbath, vou dar uma procurada neste NF Audio.
Falae conterrâneo! Tudo na vida é experiência e de vários fones que você indicou eu tive alguns sempre baseado na sua animação nos resultados. Vi o seu vídeo do do JQ 4U Pro e comprei. Ainda bem porque aumentou quase 400 reais depois. Caramba o fone tem um punch mesmo! Ouvi você dizer sobre a espacialidade ser algo que mais ti atrai nos fones e fiquei pensando aqui o que mais me atrai. Pra mim, com certeza, é a resolução. Pegar um fone e ouvir coisas que você não ouvia em outros, pra mim isso é um upgrade. A espacialidade fica em segundo lugar. Acontece que não tive esse prazer tão satisfatório, tanto na resolução e principalmente na espacialidade no JQ 4U Pro. Eu usava o CCA CRA antes. A diferença em termos de punch entre eles é que o JQ parece um motor V8, mas no resto não sei se ganhei. Seria mérito da afinação do Crinnacle? Aí, você poderia fazer um Discos Portable com uma haste dobrável que acha?
Salve, Leo. Você tem alguma dica para equalizar fones sem utilizar nenhum preset? No caso, é um Havit H2002d onde não encontro nenhuma medição dele, mas gostaria de reduzir o brilho nas frequências mais altas Grande abraço, esse quadro do canal é fantástico
Fala Léo! Tudo certo? Espero que sim! Queria saber uma coisa com relação à modularidade de headphones: especialmente com relação ao ANC. Seguinte: Headphones com ANC comuns, tem seus microfones posicionados nas conchas enviando o sinal com polaridade invertida pros falantes Para headphones modulares, ex o próprio Kuba Disco ou o AIAIAI TMA, existe algum estudo no mundo no sentido de criar uma forma de colocar os microfones no arco e assim criar um arco modular bluetooth com noise cancelling? O que acha disso? Acha que pode ser o próximo passo na evolução dos headphones modulares?
e ai, Leo. você já disse anteriormente que não da opinião como produtor/mixer mas da como consumidor de audio, mas fala ai, nunca tentou se aventurar em uma DAW como o Ableton Live e fazer um som? seu canal é excelente
No iPhone dá para limitar os decibéis do fone pelas configurações do iOS. Coloco em 75db para não me preocupar em perda auditiva. Espero poder confiar nessa limitação.
2 роки тому+9
Impossível confiar. Aquele set é baseado no earpod. Cada fone é um caso. Tem fones que querem menor potência para tocar com a mesma intensidade x que um outro ou o referência do iPhone. Logo, o "volume" seria mais "alto" que o que iPhone apontaria
Creio que no fones mais avançados da Apple e Beats essa limitação é confiável sim.
2 роки тому
@@julianoalferes quando em um fone com dac e amp interno (bluetooth), ou um fone produzido pela própria Apple que conte com um circuito interno, pode ser confiável sim. Mas nesses fones que a gnt tá acostumado no hobby, não há como ter a menor certeza se pode confiar ou não
Fala Leo, Grande fã, pergunta para o próximo Q&A: Você fez um vídeo (bem antigo a esse ponto) falando sobre sua playlist para o teste de fones. Minha pergunta é: tem alguma(s) sugestão/dica de como montar uma playlist como essa? Exemplo: gêneros ou bandas que colocam certos aspectos técnicos e de tunning do fone em maior exposição, o que procurar nas músicas de maneira mais geral e coisas do tipo. Falo isso por que uso sua playlist sempre que compro um fone novo, mas também gostaria de montar uma própria com minhas músicas, assim posso diversificar mais e não enjoar das músicas da sua playlist. Abraço
Um tempo atrás você dizia que um ótimo trio de IEMs custo/benefício pra quem tava iniciando no hobby era o KBear F1, Tin T2 e KZ ZS10 Pro. Depois de tantos lançamentos/reviews subsequentes a esse trio, o que você recomendaria atualmente?
Não sou o Leo, mas se fosse para chutar a resposta dele eu diria que ele recomendaria o 7hz Salnotes zero (quase certeza), talvez o CCA CRA e algum possivelmente um moondrop chu, mas o mercado nessa faixa de preço está muito bom, fones como tanchjim ola também podem lhe agradar bastante. Comprei o T2 e não é um dos meus preferidos, mas não diria que está ultrapassado.
Léo, parabéns pelo conteúdo e pelo kuba, muito show mesmo. Conta um pouco (se é que tem algo) sobre sua foto de perfil, parece um louco hahahaha. Gostaria tbm que me indicasse um fone com bons graves. Pra vc ter uma ideia, meu melhor fone foi um hyperx. Pelo preço devo começar pelo cca cra. Mas gostaria que me indicasse um com bons graves para um futuro upgrade ou quem sabe começar por essa sua indicação. Novamente obrigado pelo seu conteúdo e todo o sucesso possível pra vc.
Fala, Leo. Mais uma vez parabéns pelo sucesso do MTH e da Kuba. Numa pergunta que fiz aqui mesmo nós comentários desse vídeo, citei o CCA CBX e depois fiquei pensando: será ele a melhor opção de adaptador bluetooth para in-ears? Aí resolvi passar a pergunta pra você que entende do assunto: Qual o melhor adaptador bluetooth para in-ears na sua opinião (CCA CBX, KZ AZ09, KZ AZ09 Pro, KZ AZ10 ou algum outro)?
Muito obrigado, por responder minha pergunta, Léo! Mas me surgiu mais uma dúvida: como eu faço para medir o volume que está saindo pelo fone de ouvido em decibéis? Recomenda algum app ou software que monitore isso? Valeu!
Da pra comprar um microfone Dayton iMM-6 (colocando algo na ponta para selar o fone - o Crinacle media os fones assim bem antigamente) ou um similar ao IEC-711 no aliexpress (a maioria dos reviewers de in ears usam e colocam no squiglink) e medir os decibéis. Eu comprei o Dayton e funciona muito bem.
Leo, o que achas de uma live com os principais representantes dos canais de audiofili no Brasil? Poderiam responder as perguntas do chat ou quem sabe ter um mediador com perguntas pré determinadas. Abraço!
Opa Leo, primeiro queria agradecer por responder minha pergunta a uns Q&As atrás! Tenho gostado muito do quadro, é impressionante a naturalidade e fluidez com que você consegue responder às perguntas! Pro próximo Q&A, caso você leia essa aqui, queria que falasse um pouco mais sobre as diferenças entre a sonoridade dos headphones e in-ears. Vale a pena pegar um headphone baratinho? Ou a troca de qualidade sonora, comparando a um in-ear é muito grande abaixo dos R$400? Queria saber se o headphone pode oferecer uma sensação de imersão maior e se isso compensa a perda em detalhamento ou se não é necessariamente essa a troca que rola.
pro carinha da questão 18, acho que seria uma boa comprar um fiio btr3k ou o btr5, que transforma qualquer um dos fones dele em bluetooth, ou comprar um desses módulos que o leo falou, que a própria fiio tem também
Léo, atualmente uso um fiio btr5 conectado a um topping a50s por um cabo adaptador 3.5mm para RCA. É possível que esteja perdendo qualidade sonora por causa desse tipo de conexão? Vale relatar que não sinto falta de volume nem consigo escutar nenhum ruído de fundo. Pessoalmente você compraria um DAC nessa situação?
Fala Léo! Quero te parabenizar pelo trabalho, muito top! Comprei um KZ Crn e um adaptador USB-C para P2. Testei o Crn em outro adaptador e senti uma pequena diferença no áudio, isso é normal?
Tem algum fone recomendo até uns 60 dólares ? O Tripowin Mele que está na lista de recomendações foi descontinuado então atualmente tem um "furo" na lista de recomendações, pois pula de 20~24 dólares direto pra 80 dólares (de 100 pula direto pra 400). (de preferência um all-rounder rsrsrsrs)
Léo, vi no anúncio de pré venda do arco bluetooth do Kuba Disco que haverá uma melhoria no som com a implementação do DSP. Por favor, pode nos dar um spoiler das "correções" que foram efetuadas? Abraço,
Prezado Léo. Parabéns pelo canal e pelos produtos da Kuba. Gostaria de saber se é possivel e em caso positivo se está nos planos da Kuba oferecer versões do Disco com falantes de melhor qualidade?
Leo, Primeiramente parabéns pelo sucesso do MTH e da Kuba. Me interessei pelo hobbie vendo seus vídeos. Adquiri um 7 Hz Salnotes Zero e gostaria de comprar um TWS que me entregue a mesma sonoridade dele (ou algo próximo). O que você me indica?
Opa Léo! Muito boa noite! Tudo bem? Há muito tempo já venho acompanhando o seu canal e fiz diversas aquisições. Comecei com Zs10 pro! Foi chocante qndo eu escutei a primeira vez. Infelizmente estragou, a cola vazou e perdeu a vedação. Peguei o Stellar tbm que foi muito útil e impressionante. Após isso adiquiri o Ry4s, CCA CRA, 7Hz Zero, Kz Edx. Por último adiquiri um Kbear Ink. Gostei muito do fone. Porém o encaixe é um problema como vc diz e possui um pico nos médios que incomoda as vezes, mas em geral eu gostei demais. Com essa trajetória eu vi que curto fones energéticos e com grande impacto. O próximo upgrade tô pensando num D13 ou um FHE Eclipse. Qual vc indica e a diferença dos 2? Também estou querendo uma pegada energética e com um bom palco sonoro em headfone caneado pra usar em casa, até uns 1500! O que vc indica? Bjs e até mais!
A maior parte das classificações (inclusive as suas) parte das faixas de preço. Imagino que você considere esse o melhor critério, mas certamente deve haver exceções que furam essa metodologia. Quais você apontaria como as mais gritantes? (Por exemplo, um IEM de US$ 50 notavelmente superior a um de US$ 200, ou algo do gênero).
Leo, sobre Equalização: Usando aquelas ferramentas de "Auto EQ" (Tipo a do Crinacle, onde vc põe curvas A e B e ele te gera automaticamente os parâmetros de EQ para que curva A fique idêntica à B), em que grau de realismo eu consigo "emular" o tuning de outros fones? Falando de produtos de realidades razoavelmente próximas, por exemplo, eu tenho um KZ ZS10 Pro... eu usando EQ para emular as curvas de fones tipo KZ Zex Pro, 7hz Zero, CCA CRA, Truthear X Crinacle Zero, que estão mais ou menos na mesma faixa, ou pouco acima, como Titan S, Tripowin Mele, HBB Olina, Moondrop Aria, etc, que tenho curiosidade de ouvir, ou que estou indeciso entre qual comprar..... eu teria uma experiencia minimamente próxima do que seria ouvir os próprios? Óbvio que a melhoria em tecnicalidades seria limitada, mas pelo menos o tuning dos mesmos? Abração e muito obrigado pelo conteúdo sensacional!
Também faço alterações dos turnings usando o Auto EQ junto ao Excel, contudo, já tive a oportunidade de testar a equalização do Moodrop Chu usando o Galaxy Buds e não achei tão parecido, o mesmo foi tentar equalizar o Galaxy Buds pro com a equalizacão do Auto EQ para o mesmo fone de ouvido (é complicado explicar aqui nos comentários como é feito, mas basicamente é feito transformando o turning original para a curva Harman e depois voltando ao original usando a curva do Auto EQ), também não ficou tão parecido. Meu chute é: são as próprias modificações do canal auditivo em relação ao equipamento de medição, provocando, em consequência, alteração da curva desejada. Concluído, acredito que deve chegar a uns 80% do original, o que pode, sim, ajudar na escolha do fone através dessa prévia.
Para os detentores do ZSN PRO da KZ e quem tem problema com impedância Leo, eu não consigo nem a pau resolver o chiado da baixa impedância do KZ, o que eu posso fazer pra resolver isso? É realmente necessário comprar algo?
Eu gostaria de te agradecer, eu entrei nesse canal para procurar o melhor custo benefício de um fone de ouvido pra propósito geral e agora eu preciso gastar milhares de reais em caixas de som pra ficar satisfeito. :P
Salve, Léo! Por indicação do canal, comprei um Letshuoer S12 e hoje ele é o meu fone favorito. Ocorre que de vez em quando os agudos me incomodam um pouco. Em algumas situações, um pequeno ajuste na equalização atenua, mas em outras gravações nem isso resolve. Acha que valeria trocar para outro fone da mesma categoria? Se sim, aconselharia qual? Abs!
Léo, a série S1000, 2000 e 3000 da Edifier não tem saída pra Sub como algumas das caixas mais baratas da marca. Faz falta? Ou as caixas dão conta de filmes em uma sala pequena sem precisar de um sub?
Eu já tinha decidido comprar o JQ 4U Pro, mas aí me aparece um tal de Aful Performer 5. Que dizem ser o melhor na faixa de preço. Mas o Leo não falou dele ainda ksksksksksk. Apenas esperando sua bênção, para poder comprá-lo sem peso na consciência.
Salve Léo! Sobre planares magnéticos, você já testou o Hifiman Arya Stealth? Sabe compara-lo com o HD800s? Estou em dúvida em qual dos 2 ir (importando) para ter maior espacialidade/palco sonoro. Outra dúvida sobre o Arya seria qual Amplificador e DAC seriam suficientes para toca-lo? Obrigado pelo conteúdo!!!
Leo, você poderia fazer um vídeo sobre os fones que mais casam com amplificadores valvulados, tanto da sua lista de recomendações ou não, pra assim mostrar pra galera que deseja comprar um amp valvulado quais fones tiram vantagem dele. Abraços.
Oi Leo, eu tenho uma dúvida. Em relação a fones abertos e fechados, vc tem alguma preferencia? Eu acabei de ter a minha primeira experiência com um fone aberto, o Sivga sv023, e fiquei surpreso com a espacialidade e naturalidade dele. Eu não sei o quanto ele se aproxima da realidade, já que não tenho um outro fone como referencia, mas o fone me parece tão equilibrado e me envolve com praticamente qualquer gênero musical, porém eu tenho que admitir que ainda consigo gostar de fones fechados, principalmente pra eletrônica. O gênero musical pode influenciar na sua preferencia por uma característica específica de um fone, ou pra vc isso depende exclusivamente da sonoridade de um fone, independente dele ser aberto ou fechado?
Pô cara esse quadro é muito bom, parabéns! Conhece os fones da soundcore? Liberty 3 pro, space A40 ou life p3? Podia trazê-los (ou algum deles) pro canal. Vejo muita gente elogiando eles atualmente! Abraço!
Olá Leo, gosto muito do seu canal onde tenho aprendido muito sobre audio e fones. Possuo os seguinte fones: Kuba Disco 1, MoonDrop CHU, Huawei freebuds 4i, TRN v90, TinHiFi T2, KBEAR Neon e fiquei interessado no Hifiman HE400se mas gostaria de usá-lo com um amplificador portátil, em casa mesmo, mas longe de uma tomada. O FiiO Ka3 é suficiente para tocar este fone ou só com um amplificador de mesa? Existe algum AMP portátil, mesmo não sendo dongle, capaz de tocar o HE400se. Agradeço pela resposta e desejo sucesso cada vez maior para o canal e para a Kuba. Abraço.
salve, Leo. Deixar sempre o amp/dac no ganho alto, pode prejudica-lo com o tempo? Tenho um topping dx3pro+ pra tocar um he400se e pra aguentar o meninão o bicho luta mais que um templário nas cruzadas
Leo, queria te agradecer pela indicação do Sennheiser Experience em São Paulo. Semana passada eu fui lá e testei todos os fones que quis (HD400 Pro, HD560s, HD600, HD650, HD660s, HD800s). Vejo sempre vc ouvir desses fones no canal e até agora só comprei fones baratinhos por falta de grana mesmo. Mas gostei muito da experiência, em especial para testar o conforto deles, porque em geral é difícil achar um headphone que seja confortável para mim. O pessoal da loja foi super atencioso. Gostei muito do HD650, vou me planejar pra comprar um. Mas se grana não fosse questão iria no HD800s porque além do som que gostei muito, nossa, que headphone confortável
Fala leo, to adorando os vídeos de Q&A, bom demais! Uma pergunta só por curiosidade mesmo: Eu sei que mudar a qualidade sonora de um in-ear com cabos de materiais diferentes é meio placebo, eu mesmo não sinto diferença. Recentemente eu comprei uns cabos pra mudar a estética de alguns fones (me julguem kk) e teve um único em específico (Nicehckl Blackcat) que eu realmente notei uma diferença até que interessante. Em todos os fones que eu testei os graves ficavam mais acentuados e sensação de espacialidade aumentava.Você já teve alguma experiência em que o cabo muda a sonoridade? Abraços!
Olá Leo! Gostaria de uma indicação de um fone bastante arejado sem ser muito caro. Eu tinha um fone AKG Samsung (aquele que vinha junto com o smartphone) que gostava dessa pegada dele mesmo não sendo um fone muito bom. Atualmente tenho um Kuba Disco e um Olina SE. Será que trocar as almofadas do Disco para as de camurça seria uma boa ideia ou melhor investir em algo diferente? Abraço!
Olá Leo preciso de sua ajuda! por gentileza, estou entre AD8 e HD800 na busca de uma opção dentre fones com a máxima transparência e detalhes, sei que são de tipos diferentes porém qual cumpre melhor essa característica ou indicaria outros tão bons quanto!? Obrigado
Fala Leo comprei um QCY T13 e um 7hz Zero (ainda não chegou) achei o T13 muito bom pelo preço, mas estranhei a quantidade de graves, grave pra c*** kkk. A pergunta é o T13 fica saindo do meu ouvido, uma ponteira de espuma ajudaria? e qual outro fone eu poderia adquirir de forma complementar ao zero?
Oi Leo, percebi que o seu óculos é daquela marca Zerezes, que vende os modelos para internet. Você indica a marca? O que achou do produto no geral? A lente tem qualidade? Valeu!
Estou a procura de um amplificador para o hifiman he400se, um topping l30 é suficiente?, tenho uma placa de som creative, será que ela consegue fazer o papel de dac ou terei que comprar um a parte?
Fala Leo, Ivan Reis aqui. Cara estou na busca de um fone fechado “definitivo”. Meu primeiro pensamento seria o Meze Liryc mas não tô afim de gastar essa grana pois uso 90% do tempo IEM. Os que tenho hoje são o Meze 99 Classic (que os graves me incomodam muito) e o B&O H6. Qual fechado vc me indica que seria um upgrade em relação a estes e com um custo menor que o Liryc ? Busco uma sonoridade mais neutra, seria mais um all-rounder
Eu quero comprar um 7Hz dioko, me disseram que ele precisa de amplificador, o que acha dobre isso? Qual seria o amplificador "minimo" para extrair o desempenho dele?
Leo, parabéns pelo quadro, tenho 2 caixas de som saída P2 que uso no pc atualmente, porém são ligadas por um adaptador em 1 saída de fone, existe algum aparelho placa ou controlador que pode indicar para eu ligar essas 2 caixas que tenha um controle de volume? Abraço!
Léo, parabéns por este que é o melhor canal do UA-cam! Tenho uma pergunta para o próximo Q&A: ouço música totalmente via streaming pelo celular e sempre utilizei o equalizador a partir do aplicativo de streaming. Tenho um iPhone 11 corporativo cujo equalizador fica acessível dentro do aplicativo de música, mas meu atual celular pessoal Android não tem este recurso. Meus fones são o CCA CRA, CHU, Jaybird X3, Arcano 414b e WH-1000XM3. Existe algum aplicativo de equalizador para Android que funcione como o Equalizer APO? Uso APO desde que você o indicou. Obrigado!
(Tentativa 2) Fala Leo, valeu muito por toda a ajuda. A um tempo atrás eu tinha uma caixinha da Fugoo, na época era uma bateria absurda com um som bem neutro, um pouco sem volume, mas também era um tanque. (De deixar muito no carro, o esquenta e esfria acabou acabando com o selo e queimou com água). Enfim, conhece alguma alternativa para esse ramo (caixinha de som À prova d'água que se passe com o Carro por cima?) O que acha das alternativas da Fugoo? Pergunta extra, a kuba está preparando uma caixinha bluetooth? EDIT: Acabei de receber meu TRN EMA. O acabamento e cabo é fantástico, e o som muito bom, meio pesado em grave!!! Recomendo, earbud barato com cabo removível!
oi leo, vejo pouca menção por você e pelo público referente ao HD820, comparado com o HD800/HD800S que é sempre lembrado, sempre me interessei por ele por ter as qualidades de um HD800/HD800S sendo um fone fechado combinando mais com as músicas que escuto (Metal, Heavy Metal, phonk, Eletronicas) pelo que vi sobre seu Review, com isso você diria que na faixa de preço dele, existe opções muito melhores fazendo com que ele não seja interessante e influente o suficiente igual o HD800/HD800S é? ou ainda existe um espacinho para ele? imagino também que ele não seja somente um HD800/HD800S fechado e tenha algo mais na experiência dele, mas você que testou os 2 vai saber falar melhor, valeu e obrigado pelo ótimo conteúdo.
Olá, tô adorando esse quadro do canal. Eu gostaria de saber se o smartphone interfere na qualidade do áudio em fones bluetooth ou apenas em fones cabeados?
Fala Leo, sou teu fã e sócio na Kuba! 😂 Indica um bom fone Bluetooth in-ear (de preferência com aquelas alças ao redor da orelha) até R$ 500, para prática de esportes?
Leo, salve xará! Estou começando no hobby e ao mesmo tempo gostaria de fone pra games portáteis (Nintendo switch), neste caso iniciaria por in-ear, mas não gosto deste formato que a maioria utiliza de colocar por cima da orelha... E o único abaixo dos 200 reais que encontrei foi o moondrop quarks, que são mais parecidos com os fones convencionais... Recomenda esse pra início ou tem outros para recomendar?
Salve Leo! Estou embarcando na jornada de bons fones! Uso a uns 3 anos um Sony XM3, e era IDEAL para mim, um equilibrio perfeito entre qualidade, noise canceling e praticidade (bluetooth e bateria boa), porém, o pestinha do meu filho quebrou uma parte do arco dele e agora não ta tão legal e fica "desmontando" hahaha não achei a peça para reposição e resolvi apostar em um KZ EDX Pro e KZ ZEX, e ambos quando uso no Notebook OU na saida de monitoramento do Fifine K690, eu fico com um "chiado" de fundo... como se fosse baixas frequencias... sabe o que pode ser? Preciso investir em um DAC? mesmo sendo para um fone tão simples..
Olá. 1° Dica, não tenha filhos kk 2° Uso um DAC P2 to USB-C e não da chiado, ai uso outro adaptador USB-C to USC-A para usar no computador sem precisar usar a porta de som do PC(que por sinal é uma porcaria mesmo sendo placa mãe cara), e não ouço chiado, uso outros fones para empurrar melhor e também não ouço, mas se fosse na entrada da placa mãe, sim. Espero ter ajudado.
leo, quero tocar no tema da amplificação! eu tenho um moonriver 2 como meu dac e amp, e só estava usando iems, mas resolvi comprar um planar,e cheguei no he400 se, mas fiquei com muito receio de não tocar bem, por falta de amplificação, mas comprei mesmo assim, a versão stealth magnets, e estou muito feliz, na balanceada toca muito bem em high gain, com otimos graves, bastante extensão e impacto, médios bem lineares e agudos muito limpos e extensos, mas sempre via a galera recomendando amplificadores de mesa pra ele, e fiquei curioso, será que as pessoas andam exagerando muito nisso. ou sera que a versão antiga do fone realmente precisava de muita amplficação??? gosto muito do canal, assito sempre, e alias, qual a versão do seu he400 se?
Eu acho que empurra bem. Eu usava ou meu Ananda com um dongle da Apple e sentia que empurrava legal. O Moonriver é bem superior e também tem high gain, então acho que não precisa comprar outro amp.
Não sou o Léo, mas vai minha opinião como engenheiro: o Moonriver 2 atinge 4 Vrms na saída balanceda, o que significa 500 mW em 32 ohms, o que é bem acima da média. Dongles comuns atingem só uns 30 mW. Considerando que o HE400SE tem uma sensibilidade de 91dB/mW, o seu dac/amp pode fazer o fone atingir 118 dB, o que é MUITO alto. Uma pergunta: o cabo original é single-ended 3,5 mm. Qual cabo vc está usando? Eu comprei também o mesmo fone, mas ainda não chegou.
@@antoniosetz1354 opa, valeu pela informação, eu não achava em lugar nenhum a potência do moonriver, sempre achava só que era 4vrms, o que não significa muita coisa sem o resto das infos...
Sobre o limite dos decibeis dentro do considerável saudável, achei interessante o APP do xm5, que dá status em tempo real dos decibeis que tu está ouvindo, e o respectivo tempo adequado de exposição pra cada nivel de volume. Não sei se as versões anteriores tem isso também, pois só testei esse. Mas fica a curiosidade. Abraço Leo!
Fala Leo! Recentemente comprei um Kuba Disco 2 e curti de mais o som, mas infelizmente optei por devolve-lo, não por ser um problema do Disco, mas por eu não conseguir me adaptar com nenhum headphone, todos me incomodam muito depois de somente 10 minutos de uso. Minhas duas dúvidas, já viu muito casos de pessoas que não sentem conforto com headphones e só conseguem usar in-ears? Pergunto porque parece mais comum pessoas preferirem o conforto dos headphones. Outra dúvida que sempre tive, o quão ruim é para a Kuba essas devoluções dentro dos 7 dias? Isso me parece gerar um grande prejuízo para as empresas e sempre me sinto mal quando preciso devolver uma compra pela internet.
Meu ouvido produz cera demais, tenho que limpar meus fones direto, comprei o novo trn xuanwu com o planar quadrado, tava a fim de um kirin mas a grana não deu.
@@pedroonofrio1040 Ele é perfeito para mim. Mas quem gosta de um grave com mais forca não recomendo. Os medios sao meio recuado na parte da voz e sao mais frios. Os Agudos é a melhor parte dele, nao morrem cedo, sao bem estendidos, mas tenho certeza que alguns vao achar muito abrasivos. Em tecnalidades eles sao bem segmentados e extremamente limpos, mas faz com que seja menos musical, mais causado, provavelmente , pelo dip no 200hz. Em compensações possui um otimo imaging e algumas musicas que eu escuto ele tras uma sensação de estar atras das orelhas ate mesmo da cabeca. Bem loco. Ainda assim, 1100$ com maid uma taxada que tu leva, nao compensa comprar sem ouvir antes.
Oi Léo. Sou músico e tenho curiosidade de conhecer melhor a linha KUBA PRO de moldados, pois tenho interesse futuro. Não encontrei muita informação sobre eles, nem análises e comparativos, apenas as descrições no próprio site. (Acho que você já disse que é uma parceria com outra empresa, mas é tudo que me lembro). Pretende falar mais sobre eles aqui no canal ou no canal da KUBA? Existe algum sistema de "Teste drive" com eles com uma versão universal para conhecer pessoalmente a sonoridade?
Uma vez vi algum especialista dizendo que o volume bom pra se ouvir música é o volume que você ainda consegue ouvir as coisas ao seu redor. Eu sempre segui esse princípio, espero não estar errado kkkkkk
Fala Leo, sou fonoaudiólogo e trabalho na área de audiologia clínica e ocupacional desde que me formei há 14 anos. Posso ajudar com conteúdo sobre isso, caso tenha interesse. Inclusive estava pensando em enviar um fone(TDH-39) que usamos no teste de audiometria pra você ouvir e dar a sua opinião, obviamente não é um fone que foi feito para ter musicalidade, mas sim fidelidade em tons puros, nunca liguei em um sistema para ouvir.
Quero um desses. 😁
Opa, seria muito maneiro o teste, Fellipe!
30:16 uma coisa que devemos levar em conta tbm é o seguinte: Headsets gamers são conjuntos, fones pra música (os fones em sí, desconsiderando o sistema por trás) não, em um headset vc tá pagando pra ter o fone, o microfone e em vários casos um DAC e AMP no pacote (por mais simples que eles sejam), então pegando o Cloud Orbit por exemplo e comparando com um fone audiófilo de valor próximo, como um Sennheiser HD 560s (pelo menos a última vez que olhei eles tavam com preço parecido), se vc desmontasse eles vc veria que o Sennheiser é basicamente o corpo e o falante dentro, enquanto o Orbit, além do microfone, tbm tem um DAC e AMP integrados e uma bateria, algo que encarece o fone e vc paga por isso, então tenha em mente que quando vc compara um fone pra música com um headset gamer, geralmente vc tá comparando com um produto com muito mais valor agregado, a mesma lógica se aplica ao comparar um fone cabeado com um bluetooth, isso não significa que headsets sempre e fones sem fio vão sempre ser piores que fones audiófilos, mas o parâmetro pra se fazer a comparação acaba mudando.
(Lembrando que a comparação que eu fiz entre os fones foi só pelo preço, são fones totalmente diferentes, ainda mais considerando que um é fechado e o outro é aberto)
Sobre perca auditiva em relação a fone de ouvido recomendo que as vezes retire o do ouvido e ouça se o mesmo está muito alto isso me ajudou a perceber quando estou exagerando
Na época em que eu pesquisei sobre exposição à ruídos, encontrei informação mais confiável em normas de segurança do trabalho: exposição contínua a 85dB SPL é segura por até 8 horas (causa nenhum dano ou dano mínimo na maioria dos indivíduos), e ai conforme a pressão sonora dobra, divide-se pela metade o tempo máximo de exposição (88dB SPL < 4 horas, 91dB SPL
Leonardo, obrigado por responder as minhas questões sobre o HD800S. Sim, já nos correspondemos em 2014 quando iniciei seriamente no hobby. O papo foi na seção de perguntas e respostas do seu artigo (no site) "Como montar um sistema", onde você deu um monte de dicas, praticamente montando um sistema peça por peça, atencioso como sempre! Nos correspondemos quando você elaborou o fantástico Guia Mind the Headphone em 2015, leitura obrigatória para todos os hobbistas de áudio. Também fiz o teste mp3 vs flac proposto por você no site e conversamos a respeito - e sempre concordamos. E depois nos falamos brevemente por telefone quando comprei o Disco em pré-lançamento bem no começo da Kuba. Guardei a nota de remessa assinada por você mesmo em fevereiro de 2018! Você ligou para saber o que eu estava achando do fone. Sensacional! Desejo a você, pela dedicação, esforço, simpatia e por tudo que tem nos ajudado a aproveitar melhor este maravilhoso mundo da música gravada, todo o sucesso do canal e da Kuba. Com relação ao HD800S, eu acabei comprando também, depois que li alguns reviews que eram realmente uma evolução do HD800. Na minha opinião também, não é tão analítico quanto o irmão antigo, mas certamente não é um all-rounder. Usando EQ paramétrica dá para expandir um pouco a gama de gravações que ficam legais nesse fone. Não custa nada, vale a pena experimentar. Grande abraço.
Usei o HD800S como all-rounder por um ano e pra mim a falta de graves nunca foi um problema. Depois de meia hora o próprio cérebro "equalizava" as frequências e só o que restava era imersão. Qual sua faixa ou artista favorito pra ouvir com ele?
@@FabioKasper pior que tenho problema com fones mais magros nessa região, no Tin Hi-Fi T1 mesmo tem quase 4db de boost nos graves e em muitas vezes pra mim falta impacto e dinâmica
E olha que esse fone tem médios com uma textura muito boa, mas muito seletivo com minha biblioteca musical
@@FabioKasper Para mim, o maior problema não é na região dos graves, mas o pico na região dos 6kHz, que já existia no modelo anterior. Foi atenuado, mas não eliminado. Eu acredito que este pico é um dos responsáveis pela assinatura sônica do fone, por isso o fabricante não eliminou. Gosto de muitos gêneros musicais, mas acho que os concertos de Bach com instrumentos de época ficam maravilhosos neste fone. Ouça o concerto de Brandemburgo número 5 com a orquestra English Concert regida pelo Trevor Pinnock que, como o próprio Bach, também toca o cravo. Divino!
@@antoniosetz1354 Cravo/Harpsichord nunca foi minha praia, mas se for essa faixa, curti bastante a melodia: music.ua-cam.com/video/jYznJa9XjoY/v-deo.html
Já cello, aí o buraco é mais embaixo. Gostei muito desse álbum no HD800S: music.ua-cam.com/play/OLAK5uy_krnnNjg4ppvO0td3hdqRkoXf5nBGqDPKI.html
Sobre o 6kHz, também não me incomoda. Me remete até uma memória afetiva de um antigo Gradiente que havia lá em casa. Aquele twitter de papel era nervoso. Mas nunca ouvi o HD800 original. Minha cota de agudos já atingi com um Beyer há 3 anos.
@@FabioKasper Não é essa música. Tem no Spotify. O cravo nos concertos de Brandemburgo tem o papel do baixo contínuo, só no quinto concerto é que ele tem destaque. Se encontrar, ouça também o número 3. Depois vou ouvir as suas recomendações no HD800S. O que vc mais ouvia nesse fone?
Você já passou Darko áudio. Parabéns.
Leo, compartilha suas playlists!
Gostava muito desse vídeo com um especialista em saúde auditiva.
Que tapa seguro no velho dhow em kkk
16:42
Léo e equipe, boa noite!
Já há algum tempo que me aventuro no mundo da equalização, e acumulo umas boas horas mexendo em um equalizador paramétrico. Hoje uso o Equalizer APO com a Interface Peace, e aprendi muito mais coisa do que imaginava. Porém, estou com muita dificuldade em encontrar um bom visualizador gráfico do espectro de áudio que funcione em tempo real com o Spotify no Windows. Seria muito interessante poder observar as faixas de frequência para identificar e fazer ajustes mais objetivos no equalizador. Tenho uma boa noção de todo o espectro e consigo julgar com certa facilidade a posição de alguns instrumentos dentro dele, mas certamente uma máquina faria isso bem melhor do que eu... rs. Esses visualizadores eram muito comuns na época do Winamp e cia, mas por algum motivos simplesmente desapareceram. Conhece alguma solução para isso?
Um abraço,
Pablo
Pergunta: De forma objetiva, o que define uma "qualidade técnica" superior de um fone?
Mesmo sabendo que os aspectos subjetivos são os que mais fazem diferença no final. Gostaria de definir melhor um critério de "preço justo", já que como consumidor não tenho visibilidade do custo de produção, e investimento (ex "P&D").
28: V12 Matra? Imagina. Nada é melhor que o daquelas CGs 125 com escapamento aberto/modificado que existem nas cidades Brasil afora.
Fica horrível essa CGzinhas com escapamento aberto, parecendo um peido o ronco kkkkk
Oi Leo, tudo bem?
Vou fazer um rápido resumo da minha busca por um bom fone. Sou formado em música (graduação e doutorado) e, assim como vc, tive um pai que gosta de música e podia comprar bons equipamentos, mas o foco nunca foi fone de ouvido e sim caixas e receivers. Portanto sempre tive contato com áudio de qualidade em casa.
Há alguns anos passei a pesquisar um bom fone para comprar e, como gosto de jazz e música clássica, sempre aparecia o HD600 como recomendação. Porém não tinha dinheiro para comprar um amplificador, apenas o fone, o que fez eu desistir do HD600. Foi aí que descobri seu site e canal, e acabei optando pelo beoplay H6 depois de ler uma crítica sua no site. Tenho um amigo que mora em NY e dei o dinheiro para ele comprar. Porém o H6 havia saído de linha e ele comprou o Beoplay H4. Gostei do fone mas ele tem muuuito grave e tenho sempre que usar muito equalizador.
Acompanhando seu canal comprei o kz zsn mas confesso que odiei, achei o fone com muito grave e muito agudo. Acabei comprando também o kz do crinacle pois parecia mais equilibrado, apesar de ser um fone muito melhor eu também não gostei muito. Fiquei interessado pelo Chu mas o excesso de agudo me incomodou e acabei comprando o Tripowin Lea. Adorei o fone e descobri que gosto de uma sonoridade mais neutra. Também comprei o 7hz zero mas o encaixe não deu certo pra mim, ele tem uma parte meio pontuda atrás que machuca minha orelha depois de 1h de uso. Acho que minha orelha é grande e ele entra demais nos meus ouvidos. De qualquer forma eu prefiro fones over ear.
Minha pergunta é: qual headphone over ear sem necessidade de amplificação você recomendaria com uma sonoridade mais neutra, ou seja, com graves e agudos presentes, porém controlados, e médios mais destacados? Pode ser tanto Bluetooth como apenas cabeado. De preferência uma opção mais em conta e outra um pouco mais cara porque a vida de músico e professor não tá fácil.
Sugestão: que tal fazer um vídeo com um técnico de som experiente sobre fones para mixagem e gravação? Tenho muitos amigos músicos e alunos que iam curtir.
Parabéns pelo canal! Abraço!
Adorando esse quadro de Q&A! Leo, tem uma recomendação de dongle que suporte microfone e seja forte para um HE400SE? Quero comprar o cabo gamer da Kuba e colocar nele!
Apoio vídeos sobre música!!
Fala Léo! Hj eu vi um cara usando um fone da kuba no metrô e cada vez mais eu vejo pessoas com o kuba disco. Minha pergunta é: você ja viu alguém com esse fone na rua? como você se sente quando você vê?
Recomendo Luke Howard uma bela música é “the great longing of an uniquiet heart”
Fala Leo! Uma coisa que nunca entendi é porque não existe Noise Canceling em in ears cabeados?! posso até entender que a proposta de um TWS é praticidade em ambiente externo, esportes, etc, mas eu prefiro fones cabeados, e adoraria também aproveitar esse tipo de recurso de muitos TWS's em fones cabeados. Porque não?
Também tenho essa dúvida.
Sobre o entupimento dos ouvidos por causa de in ear: eu tive este problema no mês passado e gastei uma grana para desentupir (lavagem) os dois ouvidos em um otorrinolaringologista, fora o processo chato de ficar amolecendo a cera. A cera ultrapassou o limite do normal e entupio o canal, mesmo não usando nada além dos in ear. Conclusão: vou começar a usar menos in ear e priorizar as caixas de som e os over ear, pois não é legal abusar desses produtos envasivos. O chato e ter bons produtos e não poder usar muito, contudo, é o melhor para os meus ouvidos.
Uma dica que a otorrinolaringologista me repassou foi: limpe o ouvido com gazes, papel higiênico, etc. (com o dedo), antes de usar in ear. Isso pode ajudar a não empurrar a cera para dentro do canal além do limite "saudável".
Pergunta clássica: você notou os agudos "voltando" depois da limpeza?
@@FabioKasper com certeza. Tinha perdido totalmente a sensibilidade com a banda de frequência de 16 kHz. Contudo, após a limpeza, consigo escutar "claramente" essa faixa. Digo isso porque tenho um equalizador com várias bandas de frequências (nas altas frequência, cada banda equivale a 1 kHz) e, nos 16 kHz, antigamente, apesar aplicar um boost de 15 dB, não notava diferença no som, agora, após limpeza, consigo escutar os detelhes disponíveis nesta banda com facilidade após o boost que mencionei.
Na prática, os sons são mais estridentes, ou seja, os agudos não estão sendo atenuados como anteriormente estavam.
Este é um caminho sem volta! Estou me apaixonando por fones. Adquiri Soundcore Q30, Audio technica ATH M20 BT, Kuba disco pro, TRN V90, 7Hz zero e o Hiby FC3. Estou namorando o tripowin Olina SE e o Tin hifi T3! Poderia estar roubando ou matando, mas estou gastando meu rico dinheirinho em fones de ouvido! Kkkkk
Fala Léo, parabéns pelo canal! Entrei nesse hobby há um ano e estou curtindo bastante. Os in-ears que mais ouço, comprados muito por influência do canal são: Moondrop Kato, Fiio Eclipse e Letshuoer Z12.
Estou querendo agora comprar um headphone, mas estou em dúvida entre um aberto e um fechado. O aberto que eu penso seria o Sennheiser HD 650 e o fechado seria o Beyerdynamic DT 700 Pro X. Eu curto uns graves um pouco mais elevados e nisso a opção fechada deve ser melhor. Por outro lado eu achei surpreendente o “arejamento” do Kato (ainda que seja um in-ear) e acho que a opção aberta me traria mais essa característica.
Se você puder falar um pouco sobre headphones abertos e fechados me ajudaria muito!
Também entrei no hobbie já faz um ano e me considero "técnico" em vários assuntos kkkk. Por influência do canal, só comprei o EDX e o CRA apesar de que último eu já conhecia um pouco mais e falavam bem. Também tô querendo ingressar nos headphones, só tive paralelos kkkkk
Trabalhando com um Casio Royale no pulso, e um café pavoroso na xícara. Me idenfiquei com você hoje, Leo.
Por favor 🙏, faça um review no Anker Q45. Ninguém no mundo consegue passar os mesmos detalhes que vc.
comprei um Ry4s por conta dos seus vídeos, é incrível, obrigado!
Fiquei sabendo por aqui que o Petrolicious não está mais fazendo vídeos e com certeza, estes V12 antigos tem um som sensacional, recentemente ouvi uns no canal do Tavarish e no Jay Leno Garage. Falando de som vi a recomendação pra Black Sabbath, vou dar uma procurada neste NF Audio.
sou mt fã da Kuba e do Canal.
Segue minha dúvida: já tem previsões de quando sai o Disco Bluetooth? tipo uma possível data da pré-venda?
Falae conterrâneo! Tudo na vida é experiência e de vários fones que você indicou eu tive alguns sempre baseado na sua animação nos resultados. Vi o seu vídeo do do JQ 4U Pro e comprei. Ainda bem porque aumentou quase 400 reais depois. Caramba o fone tem um punch mesmo! Ouvi você dizer sobre a espacialidade ser algo que mais ti atrai nos fones e fiquei pensando aqui o que mais me atrai. Pra mim, com certeza, é a resolução. Pegar um fone e ouvir coisas que você não ouvia em outros, pra mim isso é um upgrade. A espacialidade fica em segundo lugar. Acontece que não tive esse prazer tão satisfatório, tanto na resolução e principalmente na espacialidade no JQ 4U Pro. Eu usava o CCA CRA antes. A diferença em termos de punch entre eles é que o JQ parece um motor V8, mas no resto não sei se ganhei. Seria mérito da afinação do Crinnacle? Aí, você poderia fazer um Discos Portable com uma haste dobrável que acha?
Salve, Leo. Você tem alguma dica para equalizar fones sem utilizar nenhum preset? No caso, é um Havit H2002d onde não encontro nenhuma medição dele, mas gostaria de reduzir o brilho nas frequências mais altas
Grande abraço, esse quadro do canal é fantástico
Fala Léo! Tudo certo? Espero que sim!
Queria saber uma coisa com relação à modularidade de headphones: especialmente com relação ao ANC. Seguinte:
Headphones com ANC comuns, tem seus microfones posicionados nas conchas enviando o sinal com polaridade invertida pros falantes
Para headphones modulares, ex o próprio Kuba Disco ou o AIAIAI TMA, existe algum estudo no mundo no sentido de criar uma forma de colocar os microfones no arco e assim criar um arco modular bluetooth com noise cancelling?
O que acha disso? Acha que pode ser o próximo passo na evolução dos headphones modulares?
Como sempre, conteúdo de altíssima qualidade! Escrevendo só para agradecer por esse material riquíssimo para nós!
Fala Leo, poderia falar sobre o Aria Snow Edition?
e ai, Leo. você já disse anteriormente que não da opinião como produtor/mixer mas da como consumidor de audio, mas fala ai, nunca tentou se aventurar em uma DAW como o Ableton Live e fazer um som? seu canal é excelente
No iPhone dá para limitar os decibéis do fone pelas configurações do iOS. Coloco em 75db para não me preocupar em perda auditiva. Espero poder confiar nessa limitação.
Impossível confiar. Aquele set é baseado no earpod. Cada fone é um caso. Tem fones que querem menor potência para tocar com a mesma intensidade x que um outro ou o referência do iPhone. Logo, o "volume" seria mais "alto" que o que iPhone apontaria
Creio que no fones mais avançados da Apple e Beats essa limitação é confiável sim.
@@julianoalferes quando em um fone com dac e amp interno (bluetooth), ou um fone produzido pela própria Apple que conte com um circuito interno, pode ser confiável sim. Mas nesses fones que a gnt tá acostumado no hobby, não há como ter a menor certeza se pode confiar ou não
Fala Leo, Grande fã, pergunta para o próximo Q&A: Você fez um vídeo (bem antigo a esse ponto) falando sobre sua playlist para o teste de fones. Minha pergunta é: tem alguma(s) sugestão/dica de como montar uma playlist como essa? Exemplo: gêneros ou bandas que colocam certos aspectos técnicos e de tunning do fone em maior exposição, o que procurar nas músicas de maneira mais geral e coisas do tipo. Falo isso por que uso sua playlist sempre que compro um fone novo, mas também gostaria de montar uma própria com minhas músicas, assim posso diversificar mais e não enjoar das músicas da sua playlist. Abraço
Um tempo atrás você dizia que um ótimo trio de IEMs custo/benefício pra quem tava iniciando no hobby era o KBear F1, Tin T2 e KZ ZS10 Pro. Depois de tantos lançamentos/reviews subsequentes a esse trio, o que você recomendaria atualmente?
Não sou o Leo, mas se fosse para chutar a resposta dele eu diria que ele recomendaria o 7hz Salnotes zero (quase certeza), talvez o CCA CRA e algum possivelmente um moondrop chu, mas o mercado nessa faixa de preço está muito bom, fones como tanchjim ola também podem lhe agradar bastante. Comprei o T2 e não é um dos meus preferidos, mas não diria que está ultrapassado.
Léo, parabéns pelo conteúdo e pelo kuba, muito show mesmo. Conta um pouco (se é que tem algo) sobre sua foto de perfil, parece um louco hahahaha. Gostaria tbm que me indicasse um fone com bons graves. Pra vc ter uma ideia, meu melhor fone foi um hyperx. Pelo preço devo começar pelo cca cra. Mas gostaria que me indicasse um com bons graves para um futuro upgrade ou quem sabe começar por essa sua indicação.
Novamente obrigado pelo seu conteúdo e todo o sucesso possível pra vc.
Leo faz um vídeo com seu pai,vc já falou em alguns vídeos que ele tbem curte som hiend,seria legal entender como isso tudo começou e chegou até vc
Fala, Leo.
Mais uma vez parabéns pelo sucesso do MTH e da Kuba.
Numa pergunta que fiz aqui mesmo nós comentários desse vídeo, citei o CCA CBX e depois fiquei pensando: será ele a melhor opção de adaptador bluetooth para in-ears?
Aí resolvi passar a pergunta pra você que entende do assunto: Qual o melhor adaptador bluetooth para in-ears na sua opinião (CCA CBX, KZ AZ09, KZ AZ09 Pro, KZ AZ10 ou algum outro)?
Muito obrigado, por responder minha pergunta, Léo! Mas me surgiu mais uma dúvida: como eu faço para medir o volume que está saindo pelo fone de ouvido em decibéis? Recomenda algum app ou software que monitore isso? Valeu!
Da pra comprar um microfone Dayton iMM-6 (colocando algo na ponta para selar o fone - o Crinacle media os fones assim bem antigamente) ou um similar ao IEC-711 no aliexpress (a maioria dos reviewers de in ears usam e colocam no squiglink) e medir os decibéis. Eu comprei o Dayton e funciona muito bem.
Leo, o que achas de uma live com os principais representantes dos canais de audiofili no Brasil? Poderiam responder as perguntas do chat ou quem sabe ter um mediador com perguntas pré determinadas. Abraço!
Opa Leo, primeiro queria agradecer por responder minha pergunta a uns Q&As atrás! Tenho gostado muito do quadro, é impressionante a naturalidade e fluidez com que você consegue responder às perguntas!
Pro próximo Q&A, caso você leia essa aqui, queria que falasse um pouco mais sobre as diferenças entre a sonoridade dos headphones e in-ears. Vale a pena pegar um headphone baratinho? Ou a troca de qualidade sonora, comparando a um in-ear é muito grande abaixo dos R$400? Queria saber se o headphone pode oferecer uma sensação de imersão maior e se isso compensa a perda em detalhamento ou se não é necessariamente essa a troca que rola.
Qual fone aberto de até 500 dólares você recomenda para fazer contraste com meu Kuba Disco?
Faz um Review do hiby crystal6
pro carinha da questão 18, acho que seria uma boa comprar um fiio btr3k ou o btr5, que transforma qualquer um dos fones dele em bluetooth, ou comprar um desses módulos que o leo falou, que a própria fiio tem também
Léo, atualmente uso um fiio btr5 conectado a um topping a50s por um cabo adaptador 3.5mm para RCA. É possível que esteja perdendo qualidade sonora por causa desse tipo de conexão? Vale relatar que não sinto falta de volume nem consigo escutar nenhum ruído de fundo. Pessoalmente você compraria um DAC nessa situação?
Fala Léo! Quero te parabenizar pelo trabalho, muito top!
Comprei um KZ Crn e um adaptador USB-C para P2.
Testei o Crn em outro adaptador e senti uma pequena diferença no áudio, isso é normal?
Tem algum fone recomendo até uns 60 dólares ? O Tripowin Mele que está na lista de recomendações foi descontinuado então atualmente tem um "furo" na lista de recomendações, pois pula de 20~24 dólares direto pra 80 dólares (de 100 pula direto pra 400). (de preferência um all-rounder rsrsrsrs)
Léo, vi no anúncio de pré venda do arco bluetooth do Kuba Disco que haverá uma melhoria no som com a implementação do DSP. Por favor, pode nos dar um spoiler das "correções" que foram efetuadas? Abraço,
Prezado Léo. Parabéns pelo canal e pelos produtos da Kuba. Gostaria de saber se é possivel e em caso positivo se está nos planos da Kuba oferecer versões do Disco com falantes de melhor qualidade?
Leo,
Primeiramente parabéns pelo sucesso do MTH e da Kuba. Me interessei pelo hobbie vendo seus vídeos.
Adquiri um 7 Hz Salnotes Zero e gostaria de comprar um TWS que me entregue a mesma sonoridade dele (ou algo próximo).
O que você me indica?
Em tempo: o 7Hz Salnotes Zero com um CCA BTX seria uma boa saída? Sabe se eles são compatíveis?
Aproveitando a brecha, qual foi sua impressão do Zero? Gostou da sonoridade?
@@brenonardotto5363 estou gostando bastante. Som muito limpo, muito natural aos meus ouvidos.
Opa Léo! Muito boa noite! Tudo bem?
Há muito tempo já venho acompanhando o seu canal e fiz diversas aquisições. Comecei com Zs10 pro! Foi chocante qndo eu escutei a primeira vez. Infelizmente estragou, a cola vazou e perdeu a vedação. Peguei o Stellar tbm que foi muito útil e impressionante. Após isso adiquiri o Ry4s, CCA CRA, 7Hz Zero, Kz Edx. Por último adiquiri um Kbear Ink. Gostei muito do fone. Porém o encaixe é um problema como vc diz e possui um pico nos médios que incomoda as vezes, mas em geral eu gostei demais.
Com essa trajetória eu vi que curto fones energéticos e com grande impacto.
O próximo upgrade tô pensando num D13 ou um FHE Eclipse. Qual vc indica e a diferença dos 2?
Também estou querendo uma pegada energética e com um bom palco sonoro em headfone caneado pra usar em casa, até uns 1500! O que vc indica?
Bjs e até mais!
Faz um video sobre a harman kardon onyx studio 7 ou 8
A maior parte das classificações (inclusive as suas) parte das faixas de preço. Imagino que você considere esse o melhor critério, mas certamente deve haver exceções que furam essa metodologia. Quais você apontaria como as mais gritantes? (Por exemplo, um IEM de US$ 50 notavelmente superior a um de US$ 200, ou algo do gênero).
Leo, sobre Equalização: Usando aquelas ferramentas de "Auto EQ" (Tipo a do Crinacle, onde vc põe curvas A e B e ele te gera automaticamente os parâmetros de EQ para que curva A fique idêntica à B), em que grau de realismo eu consigo "emular" o tuning de outros fones? Falando de produtos de realidades razoavelmente próximas, por exemplo, eu tenho um KZ ZS10 Pro... eu usando EQ para emular as curvas de fones tipo KZ Zex Pro, 7hz Zero, CCA CRA, Truthear X Crinacle Zero, que estão mais ou menos na mesma faixa, ou pouco acima, como Titan S, Tripowin Mele, HBB Olina, Moondrop Aria, etc, que tenho curiosidade de ouvir, ou que estou indeciso entre qual comprar..... eu teria uma experiencia minimamente próxima do que seria ouvir os próprios? Óbvio que a melhoria em tecnicalidades seria limitada, mas pelo menos o tuning dos mesmos? Abração e muito obrigado pelo conteúdo sensacional!
Também faço alterações dos turnings usando o Auto EQ junto ao Excel, contudo, já tive a oportunidade de testar a equalização do Moodrop Chu usando o Galaxy Buds e não achei tão parecido, o mesmo foi tentar equalizar o Galaxy Buds pro com a equalizacão do Auto EQ para o mesmo fone de ouvido (é complicado explicar aqui nos comentários como é feito, mas basicamente é feito transformando o turning original para a curva Harman e depois voltando ao original usando a curva do Auto EQ), também não ficou tão parecido. Meu chute é: são as próprias modificações do canal auditivo em relação ao equipamento de medição, provocando, em consequência, alteração da curva desejada. Concluído, acredito que deve chegar a uns 80% do original, o que pode, sim, ajudar na escolha do fone através dessa prévia.
Para os detentores do ZSN PRO da KZ e quem tem problema com impedância
Leo, eu não consigo nem a pau resolver o chiado da baixa impedância do KZ, o que eu posso fazer pra resolver isso? É realmente necessário comprar algo?
Eu gostaria de te agradecer, eu entrei nesse canal para procurar o melhor custo benefício de um fone de ouvido pra propósito geral e agora eu preciso gastar milhares de reais em caixas de som pra ficar satisfeito. :P
Salve, Léo! Por indicação do canal, comprei um Letshuoer S12 e hoje ele é o meu fone favorito. Ocorre que de vez em quando os agudos me incomodam um pouco. Em algumas situações, um pequeno ajuste na equalização atenua, mas em outras gravações nem isso resolve. Acha que valeria trocar para outro fone da mesma categoria? Se sim, aconselharia qual? Abs!
Léo, a série S1000, 2000 e 3000 da Edifier não tem saída pra Sub como algumas das caixas mais baratas da marca. Faz falta?
Ou as caixas dão conta de filmes em uma sala pequena sem precisar de um sub?
Eu já tinha decidido comprar o JQ 4U Pro, mas aí me aparece um tal de Aful Performer 5. Que dizem ser o melhor na faixa de preço.
Mas o Leo não falou dele ainda ksksksksksk.
Apenas esperando sua bênção, para poder comprá-lo sem peso na consciência.
Salve Léo! Sobre planares magnéticos, você já testou o Hifiman Arya Stealth? Sabe compara-lo com o HD800s? Estou em dúvida em qual dos 2 ir (importando) para ter maior espacialidade/palco sonoro. Outra dúvida sobre o Arya seria qual Amplificador e DAC seriam suficientes para toca-lo? Obrigado pelo conteúdo!!!
Leo, você poderia fazer um vídeo sobre os fones que mais casam com amplificadores valvulados, tanto da sua lista de recomendações ou não, pra assim mostrar pra galera que deseja comprar um amp valvulado quais fones tiram vantagem dele. Abraços.
Oi Leo, eu tenho uma dúvida. Em relação a fones abertos e fechados, vc tem alguma preferencia? Eu acabei de ter a minha primeira experiência com um fone aberto, o Sivga sv023, e fiquei surpreso com a espacialidade e naturalidade dele. Eu não sei o quanto ele se aproxima da realidade, já que não tenho um outro fone como referencia, mas o fone me parece tão equilibrado e me envolve com praticamente qualquer gênero musical, porém eu tenho que admitir que ainda consigo gostar de fones fechados, principalmente pra eletrônica. O gênero musical pode influenciar na sua preferencia por uma característica específica de um fone, ou pra vc isso depende exclusivamente da sonoridade de um fone, independente dele ser aberto ou fechado?
Qual a sua opinião sobre o fone JBL C300?
Pô cara esse quadro é muito bom, parabéns! Conhece os fones da soundcore? Liberty 3 pro, space A40 ou life p3? Podia trazê-los (ou algum deles) pro canal. Vejo muita gente elogiando eles atualmente! Abraço!
vou mandar um de música então.
Slow Hot Wind da Penny Goodwin, qual fone?
Olá Leo, gosto muito do seu canal onde tenho aprendido muito sobre audio e fones. Possuo os seguinte fones: Kuba Disco 1, MoonDrop CHU, Huawei freebuds 4i, TRN v90, TinHiFi T2, KBEAR Neon e fiquei interessado no Hifiman HE400se mas gostaria de usá-lo com um amplificador portátil, em casa mesmo, mas longe de uma tomada. O FiiO Ka3 é suficiente para tocar este fone ou só com um amplificador de mesa? Existe algum AMP portátil, mesmo não sendo dongle, capaz de tocar o HE400se. Agradeço pela resposta e desejo sucesso cada vez maior para o canal e para a Kuba. Abraço.
salve, Leo. Deixar sempre o amp/dac no ganho alto, pode prejudica-lo com o tempo? Tenho um topping dx3pro+ pra tocar um he400se e pra aguentar o meninão o bicho luta mais que um templário nas cruzadas
Fica frio.... Não tem nenhum problema.
Leo, queria te agradecer pela indicação do Sennheiser Experience em São Paulo. Semana passada eu fui lá e testei todos os fones que quis (HD400 Pro, HD560s, HD600, HD650, HD660s, HD800s). Vejo sempre vc ouvir desses fones no canal e até agora só comprei fones baratinhos por falta de grana mesmo. Mas gostei muito da experiência, em especial para testar o conforto deles, porque em geral é difícil achar um headphone que seja confortável para mim. O pessoal da loja foi super atencioso. Gostei muito do HD650, vou me planejar pra comprar um. Mas se grana não fosse questão iria no HD800s porque além do som que gostei muito, nossa, que headphone confortável
Onde ele falou sobre isso?
Fala leo, to adorando os vídeos de Q&A, bom demais!
Uma pergunta só por curiosidade mesmo: Eu sei que mudar a qualidade sonora de um in-ear com cabos de materiais diferentes é meio placebo, eu mesmo não sinto diferença.
Recentemente eu comprei uns cabos pra mudar a estética de alguns fones (me julguem kk) e teve um único em específico (Nicehckl Blackcat) que eu realmente notei uma diferença até que interessante. Em todos os fones que eu testei os graves ficavam mais acentuados e sensação de espacialidade aumentava.Você já teve alguma experiência em que o cabo muda a sonoridade?
Abraços!
Tenho um Fosi Q4 Audio e não tenho ruído em nenhum fone, nem no CCA CRA, nem no KZ ZSN e nem no 7Hz Zero
Olá Leo! Gostaria de uma indicação de um fone bastante arejado sem ser muito caro. Eu tinha um fone AKG Samsung (aquele que vinha junto com o smartphone) que gostava dessa pegada dele mesmo não sendo um fone muito bom. Atualmente tenho um Kuba Disco e um Olina SE. Será que trocar as almofadas do Disco para as de camurça seria uma boa ideia ou melhor investir em algo diferente?
Abraço!
Olá Leo preciso de sua ajuda! por gentileza, estou entre AD8 e HD800 na busca de uma opção dentre fones com a máxima transparência e detalhes, sei que são de tipos diferentes porém qual cumpre melhor essa característica ou indicaria outros tão bons quanto!? Obrigado
Fala Leo comprei um QCY T13 e um 7hz Zero (ainda não chegou) achei o T13 muito bom pelo preço, mas estranhei a quantidade de graves, grave pra c*** kkk. A pergunta é o T13 fica saindo do meu ouvido, uma ponteira de espuma ajudaria? e qual outro fone eu poderia adquirir de forma complementar ao zero?
Quais as melhores opções de upgrade (até 3500 reais) pra quem gostou muito do timeless? Prism, variations?!
Oi Leo, percebi que o seu óculos é daquela marca Zerezes, que vende os modelos para internet. Você indica a marca? O que achou do produto no geral? A lente tem qualidade? Valeu!
Ricardo, indico demais. Eles são amigos meus, da época de faculdade. A empresa é fantástica e os produtos são excepcionais. Vai sem medo!
Estou a procura de um amplificador para o hifiman he400se, um topping l30 é suficiente?, tenho uma placa de som creative, será que ela consegue fazer o papel de dac ou terei que comprar um a parte?
Fala Leo, Ivan Reis aqui. Cara estou na busca de um fone fechado “definitivo”. Meu primeiro pensamento seria o Meze Liryc mas não tô afim de gastar essa grana pois uso 90% do tempo IEM. Os que tenho hoje são o Meze 99 Classic (que os graves me incomodam muito) e o B&O H6. Qual fechado vc me indica que seria um upgrade em relação a estes e com um custo menor que o Liryc ? Busco uma sonoridade mais neutra, seria mais um all-rounder
e ae, Leo?
Já mandou o Kuba Disco pro Crinacle ou outro influenciador gringo? Eles são acessíveis?
00:34 - Gostei muito da pergunta 1, super apoio um vídeo a respeito
Eu quero comprar um 7Hz dioko, me disseram que ele precisa de amplificador, o que acha dobre isso? Qual seria o amplificador "minimo" para extrair o desempenho dele?
Leo, parabéns pelo quadro, tenho 2 caixas de som saída P2 que uso no pc atualmente, porém são ligadas por um adaptador em 1 saída de fone, existe algum aparelho placa ou controlador que pode indicar para eu ligar essas 2 caixas que tenha um controle de volume? Abraço!
Léo, faz uma avaliação da harman kardon aura studio 3
(Q&A) Qual é a forma mais barata de tocar o hifiman he400se? (aquele Amp/dac q vc cita no review. você não testou, né? nem teria pra testar no caso)
Léo, parabéns por este que é o melhor canal do UA-cam! Tenho uma pergunta para o próximo Q&A: ouço música totalmente via streaming pelo celular e sempre utilizei o equalizador a partir do aplicativo de streaming. Tenho um iPhone 11 corporativo cujo equalizador fica acessível dentro do aplicativo de música, mas meu atual celular pessoal Android não tem este recurso. Meus fones são o CCA CRA, CHU, Jaybird X3, Arcano 414b e WH-1000XM3. Existe algum aplicativo de equalizador para Android que funcione como o Equalizer APO? Uso APO desde que você o indicou. Obrigado!
Você pode usar o Wavelet ou o Poweramp Equalizer. Mas verifique se são compatíveis com o app de streaming (o Spotify é).
(Tentativa 2) Fala Leo, valeu muito por toda a ajuda. A um tempo atrás eu tinha uma caixinha da Fugoo, na época era uma bateria absurda com um som bem neutro, um pouco sem volume, mas também era um tanque. (De deixar muito no carro, o esquenta e esfria acabou acabando com o selo e queimou com água). Enfim, conhece alguma alternativa para esse ramo (caixinha de som À prova d'água que se passe com o Carro por cima?) O que acha das alternativas da Fugoo? Pergunta extra, a kuba está preparando uma caixinha bluetooth?
EDIT: Acabei de receber meu TRN EMA. O acabamento e cabo é fantástico, e o som muito bom, meio pesado em grave!!! Recomendo, earbud barato com cabo removível!
O hd800 é elétrico estático?
oi leo, vejo pouca menção por você e pelo público referente ao HD820, comparado com o HD800/HD800S que é sempre lembrado, sempre me interessei por ele por ter as qualidades de um HD800/HD800S sendo um fone fechado combinando mais com as músicas que escuto (Metal, Heavy Metal, phonk, Eletronicas) pelo que vi sobre seu Review, com isso você diria que na faixa de preço dele, existe opções muito melhores fazendo com que ele não seja interessante e influente o suficiente igual o HD800/HD800S é? ou ainda existe um espacinho para ele? imagino também que ele não seja somente um HD800/HD800S fechado e tenha algo mais na experiência dele, mas você que testou os 2 vai saber falar melhor, valeu e obrigado pelo ótimo conteúdo.
Olá, tô adorando esse quadro do canal. Eu gostaria de saber se o smartphone interfere na qualidade do áudio em fones bluetooth ou apenas em fones cabeados?
O que interfere é o Codec. Se vc puder usar Codecs mais sofisticados como LDAC ou AptX no lugar do SBC, tanto faz o smartphone.
@@antoniosetz1354Atá, entendi, muito obrigado por me tirar essa dúvida
Fala Leo, sou teu fã e sócio na Kuba! 😂 Indica um bom fone Bluetooth in-ear (de preferência com aquelas alças ao redor da orelha) até R$ 500, para prática de esportes?
Leo, salve xará!
Estou começando no hobby e ao mesmo tempo gostaria de fone pra games portáteis (Nintendo switch), neste caso iniciaria por in-ear, mas não gosto deste formato que a maioria utiliza de colocar por cima da orelha... E o único abaixo dos 200 reais que encontrei foi o moondrop quarks, que são mais parecidos com os fones convencionais...
Recomenda esse pra início ou tem outros para recomendar?
Salve Leo! Estou embarcando na jornada de bons fones! Uso a uns 3 anos um Sony XM3, e era IDEAL para mim, um equilibrio perfeito entre qualidade, noise canceling e praticidade (bluetooth e bateria boa), porém, o pestinha do meu filho quebrou uma parte do arco dele e agora não ta tão legal e fica "desmontando" hahaha não achei a peça para reposição e resolvi apostar em um KZ EDX Pro e KZ ZEX, e ambos quando uso no Notebook OU na saida de monitoramento do Fifine K690, eu fico com um "chiado" de fundo... como se fosse baixas frequencias... sabe o que pode ser? Preciso investir em um DAC? mesmo sendo para um fone tão simples..
Olá.
1° Dica, não tenha filhos kk
2° Uso um DAC P2 to USB-C e não da chiado, ai uso outro adaptador USB-C to USC-A para usar no computador sem precisar usar a porta de som do PC(que por sinal é uma porcaria mesmo sendo placa mãe cara), e não ouço chiado, uso outros fones para empurrar melhor e também não ouço, mas se fosse na entrada da placa mãe, sim. Espero ter ajudado.
Hahahaha agora é tarde já veio o pestinha kkkk
Comprei um dac USB-C vou testar com um ADAPTADOR USB-A
leo, quero tocar no tema da amplificação! eu tenho um moonriver 2 como meu dac e amp, e só estava usando iems, mas resolvi comprar um planar,e cheguei no he400 se, mas fiquei com muito receio de não tocar bem, por falta de amplificação, mas comprei mesmo assim, a versão stealth magnets, e estou muito feliz, na balanceada toca muito bem em high gain, com otimos graves, bastante extensão e impacto, médios bem lineares e agudos muito limpos e extensos, mas sempre via a galera recomendando amplificadores de mesa pra ele, e fiquei curioso, será que as pessoas andam exagerando muito nisso. ou sera que a versão antiga do fone realmente precisava de muita amplficação??? gosto muito do canal, assito sempre, e alias, qual a versão do seu he400 se?
Eu acho que empurra bem. Eu usava ou meu Ananda com um dongle da Apple e sentia que empurrava legal. O Moonriver é bem superior e também tem high gain, então acho que não precisa comprar outro amp.
Não sou o Léo, mas vai minha opinião como engenheiro: o Moonriver 2 atinge 4 Vrms na saída balanceda, o que significa 500 mW em 32 ohms, o que é bem acima da média. Dongles comuns atingem só uns 30 mW. Considerando que o HE400SE tem uma sensibilidade de 91dB/mW, o seu dac/amp pode fazer o fone atingir 118 dB, o que é MUITO alto. Uma pergunta: o cabo original é single-ended 3,5 mm. Qual cabo vc está usando? Eu comprei também o mesmo fone, mas ainda não chegou.
@@antoniosetz1354 estou usando o cabo 4.4 da openheart
@@antoniosetz1354 opa, valeu pela informação, eu não achava em lugar nenhum a potência do moonriver, sempre achava só que era 4vrms, o que não significa muita coisa sem o resto das infos...
@@joaoguilhermenextlevel302 A potência é a tensão rms ao quadrado dividido pela impedância. Então 4x4/32 o que dá 0,5 e ou 500 mw.
Sobre o limite dos decibeis dentro do considerável saudável, achei interessante o APP do xm5, que dá status em tempo real dos decibeis que tu está ouvindo, e o respectivo tempo adequado de exposição pra cada nivel de volume. Não sei se as versões anteriores tem isso também, pois só testei esse. Mas fica a curiosidade. Abraço Leo!
Não sei se esses aplicativos medem bem, pois coloco o smartphone em sons bem altos e dificilmente passa dos 85 dB.
Fala Leo! Recentemente comprei um Kuba Disco 2 e curti de mais o som, mas infelizmente optei por devolve-lo, não por ser um problema do Disco, mas por eu não conseguir me adaptar com nenhum headphone, todos me incomodam muito depois de somente 10 minutos de uso. Minhas duas dúvidas, já viu muito casos de pessoas que não sentem conforto com headphones e só conseguem usar in-ears? Pergunto porque parece mais comum pessoas preferirem o conforto dos headphones. Outra dúvida que sempre tive, o quão ruim é para a Kuba essas devoluções dentro dos 7 dias? Isso me parece gerar um grande prejuízo para as empresas e sempre me sinto mal quando preciso devolver uma compra pela internet.
Boa noite. Comprei uma Edifier MR4. Agora nao sei qual amp e dac comprar, alguem tem alguma indicação??
Meu ouvido produz cera demais, tenho que limpar meus fones direto, comprei o novo trn xuanwu com o planar quadrado, tava a fim de um kirin mas a grana não deu.
Leonardo eu tenho um Symphonium Helios. Voce ja testou alguma vez, ou gostaria de testar?
Tá curtindo? Acho que a falta de mid bass e aquele dip na região (400 - 200hz) matariam o fone pra mim.
@@pedroonofrio1040 Ele é perfeito para mim. Mas quem gosta de um grave com mais forca não recomendo. Os medios sao meio recuado na parte da voz e sao mais frios. Os Agudos é a melhor parte dele, nao morrem cedo, sao bem estendidos, mas tenho certeza que alguns vao achar muito abrasivos.
Em tecnalidades eles sao bem segmentados e extremamente limpos, mas faz com que seja menos musical, mais causado, provavelmente , pelo dip no 200hz. Em compensações possui um otimo imaging e algumas musicas que eu escuto ele tras uma sensação de estar atras das orelhas ate mesmo da cabeca. Bem loco.
Ainda assim, 1100$ com maid uma taxada que tu leva, nao compensa comprar sem ouvir antes.
Oi Léo. Sou músico e tenho curiosidade de conhecer melhor a linha KUBA PRO de moldados, pois tenho interesse futuro. Não encontrei muita informação sobre eles, nem análises e comparativos, apenas as descrições no próprio site. (Acho que você já disse que é uma parceria com outra empresa, mas é tudo que me lembro). Pretende falar mais sobre eles aqui no canal ou no canal da KUBA? Existe algum sistema de "Teste drive" com eles com uma versão universal para conhecer pessoalmente a sonoridade?
Leo, vc vai fazer review do timeless ae?
Uma vez vi algum especialista dizendo que o volume bom pra se ouvir música é o volume que você ainda consegue ouvir as coisas ao seu redor. Eu sempre segui esse princípio, espero não estar errado kkkkkk
Muito vago. A isolação varia muito conforme o fone. Vocâ fica muito isolado com um IEM e bem pouco com um headphone aberto.