Que vídeo bom! Explicativo, didático e simples de entender. Vi no dicionário, não entendi, no Google também não, aqui eu entendi perfeitamente. Obrigado!
Sou das Letras. Nem todos os textos são argumentativos no sentido de mudar a opinião do outro, mas tem dimensão argumentativa, podem tentar midificar o nosso modo de ver e sentir às coisas, as obras literárias são um exemplo.
Obrigada pela explicação... muito clara e objetiva! Facilitou demais minha resolução de exercicio visto que eu nao estava entendendo o que era e como deveria identificar cada uma das partes.
olá, você concluiu seus estudos? estou no primeiro semestre de logística e também estou penando nessa matéria, poderia me dizer que caso concluiu os estudos se atua na área ?
Qq isso tem haver? E eu procurando opinião pra me ajudar na minha prova e vc aih nessa babaquice!!! Eu acredito em Deus, mas falar disso aqui???? Aaaahhh, pelo amor!...
Vi um comentário seu na live do Claysson e chamou atenção pela cidade que você é por eu ser da cidade vizinha, vim ver o conteúdo do canal e achei interessantíssimos, continue com esse conteúdo ótimo e de forma tão simples que você os aborda Ganhou mais um inscrito
tô achando ótimo os vídeos! bem estruturados e nem um pouco confusos, coisa comum em algumas abordagens filosóficas. Além da qualidade audiovisual tbm. Deixo como sugestão de tema, se me permite, um vídeo sobre dialética e lógica dialética. Obs.: tu curte fotografia tbm?? que foda :))
Muito obrigada pelo comentário, Dener. Fico feliz em saber que vocês estão gostando dos vídeos e que a qualidade tem melhorado. Vou anotar sua sugestão, mas pode ser que demore porque é um assunto que eu não domino. De qualquer forma, está anotada. Sim, eu amo fotografia. Esses livros ficam aí porque não cabem nos outros nichos da estante (são muito grandes).
Ótimo vídeo! Vai trazendo esses conteúdos, pois minha meta na (redação 2019) é buscar 700. Eu tenho o hábito de leitura e principalmente de escrever no meu (caderno de reflexão).
Parabéns Ludmila !!!! Ótimos vídeos. Obrigado Veio uma dúvida na mente e não estou certo se vem a se relacionar com o tema, mas p. ex.: quais as razões que me levam a uma premissa ? Por exemplo, como posso afirmar esta premissa: todo homem é mortal ? Isso teria a ver com o "conhecimento a priori" ou algo assim ?
Oi, Jonathan. Obrigada pelo comentário. Então, esse é o requisito que chamamos de "solidez" (vou tratar de todos no próximo vídeo). Um argumento para ser bom tem de ser dedutivamente válido, tem de ser sólido, ou seja, deve possuir premissas verdadeiras - que correspondam com a realidade. Nesse caso, "todo homem é mortal" é uma premissa que corresponde à realidade. Agora, a sua pergunta leva a outra questão: como formamos nossos juízos. Alguns juízos são a priori, na medida em que não dependem da experiência e alguns são advindos da experiência, ou seja, a posteriori. Acredito que "todo homem é mortal" seja um juízo de experiência.
@@ideiasfilosoficas8921É, eu pensei o mesmo. Só sei da realidade da Morte quando tenho a experiência desse fato. Agora, você me pegou porque eu realmente cheguei a conclusão de que não sei exatamente o que a Filosofia chama de "juízo". E se percebe isso justamente pela questão que fiz e como relacionei uma coisa na outra hehehe Mas já ficou mais claro pela tua resposta. Eu queria perguntar também se você conhece algum livro bom e didático sobre Lógica, por favor ? É uma disciplina que você estuda na Graduação, não ? Acho que isso ajudaria de alguma forma, né ?
@@jonathan2388 Juízos são enunciados que fazemos acerca da realidade (de modo bem geral). Sim, na graduação em filosofia a disciplina de lógica é obrigatória. Eu tenho algumas indicações de livros, mas preciso saber se vc está interessado por lógica informal ou lógica formal. (Nos vídeos estou tratando noções de lógica informal.) Você pode começar dando uma olhada nos textos que deixei na descrição desse e do outro vídeo. 🙃
@@ideiasfilosoficas8921 Massa ! É verdade, acabei não olhando a descrição para verificar isso. Peguei os outros textos do vídeo anterior também agora. Mas fica tranquila, irei lê-los. N'outra oportunidade, com calma, você faz um vídeo indicando os livros. Mas para ser sincero eu acabei pedindo a indicação, bem como fiquei mais atento para a "lógica pura" digamos, por conta da Matemática. Eu já vinha lendo aquele livro do Euclides sobre Geometria (Elementos), bem como Kant e Poincaré, mas eu sinto que talvez me falte essa base da Lógica, sabes ? Também me interessou muito uma aula no IMPA do Prof Antônio Branco sobre "Cálculo Proposicional". E agora, este mês, começo minha segunda graduação: Bacharel em Matemática Pura, lá na Unesp (hehe); tenho motivos de sobra agora para melhorar minhas bases nesse sentido em Lógica. Talvez tenha a ver com essa "lógica formal" que citou. Mas comecemos pelo básico, vou ler os texto é já !! Enfim, quando você puder a Srª faz um vídeo indicando... fica já como dica de vídeo hehehe Obrigado. Fica bem.
@@jonathan2388 sim, vou fazer um vídeo indicando uns livros de lógica. Olha, se vc quer lógica formal, procure o Introdução à Lógica do César Mortari (professor de lógica daí de SP). Abraços!
“De acordo com o código penal brasileiro, somente há crime se esse crime estiver previsto em lei anterior que o defina. Assim, como Carlos praticou pedofilia e a pedofilia está definida em lei, Carlos praticou um crime”. Cite quais são as premissas e qual é a conclusão do argumento e estabeleça qual dos três modos básicos de inferência esse argumento se enquadra, justificando a sua resposta. vc pode me ajudar???
Acho que ficaria assim: premissa 1: De acordo com o código penal brasileiro, somente há crime se esse crime estiver previsto em lei anterior que o defina premissa 2: Carlos praticou pedofilia premissa 3: Pedofilia está definida em lei conclusão: Carlos praticou um crime Modo de inferência acho que seria "dedutivo"
Se a vida fizesse sentido , Deus existiria. Deus não existe. Logo, a vida não faz sentido. No nada nada aparece, para algo surgir do nada primeiro precisamos de um lugar aonde este algo irá aparecer, então do nada primeiro surgiu o espaço aonde surgiram, apareceriam todas as coisas. Como que o espaço chamado universo aonde tudo que conhecemos existe, surgiu? Em que lugar na dimensão ele escolheu aparecer como existir por conta própria? Com existir algo complexo sem raciocínio? Do nada nada aparece, o nada não pensa , o nada não cria , o não tem propósito, o nada nunca será algo sempre será nada. Se do nada nada se cria. Existe um criador Logo Deus existe.
Você juntar "Se a vida fizesse sentido" com "Deus existiria" não é uma argumentação. Porque não se pode dizer se ela é verdadeira ou falsa. Deveria haver condições para que, Deus não existir implicasse no sentido da vida, porém ambas são premissas então não tem conclusão. O mesmo é para "o nada não cria" não tem como afirmar isso, pois não temos um conceito correto do que é nada. Para nós parece ser a ausência de algo, mas será que é mesmo?
Muito bom , bem explicativo , estou iniciando o curso de gestão hospitalar
Esse vídeo faz já um bom tempo de postado, mas ele me ajudou muito!
Que vídeo bom! Explicativo, didático e simples de entender. Vi no dicionário, não entendi, no Google também não, aqui eu entendi perfeitamente. Obrigado!
É um exemplo
Muito boas essas informacoes.
Gostei. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
Sou das Letras. Nem todos os textos são argumentativos no sentido de mudar a opinião do outro, mas tem dimensão argumentativa, podem tentar midificar o nosso modo de ver e sentir às coisas, as obras literárias são um exemplo.
Obrigada pela explicação... muito clara e objetiva! Facilitou demais minha resolução de exercicio visto que eu nao estava entendendo o que era e como deveria identificar cada uma das partes.
Adorei o vídeo bem esclarecedor.
Muito obrigado, ta me salvando em raciocínio lógico e analítico
olá, você concluiu seus estudos? estou no primeiro semestre de logística e também estou penando nessa matéria, poderia me dizer que caso concluiu os estudos se atua na área ?
muito bons os videos preciso urgentemente entender obrigado.
Os seus vídeos estão cada dia melhores. Parabéns!
Muito obrigada pelo comentário, Viviane.
super didático. parabéns
Passando apenas para afirmar que DEUS existe sim, quer queiram quer não. Que Deus te abençoe!!
Qq isso tem haver? E eu procurando opinião pra me ajudar na minha prova e vc aih nessa babaquice!!! Eu acredito em Deus, mas falar disso aqui???? Aaaahhh, pelo amor!...
Muito bom obrigado Professora
Vi um comentário seu na live do Claysson e chamou atenção pela cidade que você é por eu ser da cidade vizinha, vim ver o conteúdo do canal e achei interessantíssimos, continue com esse conteúdo ótimo e de forma tão simples que você os aborda
Ganhou mais um inscrito
Muito obrigada pelo comentário, Douglas. Seja bem-vindo, espero que continue gostando do conteúdo.
Dica importante, melhore sua iluminação, pois o ambiente ficou muito escuro. Parabéns pelo seu canal !!!
Amei
Gratidão!!!
tô achando ótimo os vídeos! bem estruturados e nem um pouco confusos, coisa comum em algumas abordagens filosóficas. Além da qualidade audiovisual tbm.
Deixo como sugestão de tema, se me permite, um vídeo sobre dialética e lógica dialética.
Obs.: tu curte fotografia tbm?? que foda :))
Muito obrigada pelo comentário, Dener. Fico feliz em saber que vocês estão gostando dos vídeos e que a qualidade tem melhorado. Vou anotar sua sugestão, mas pode ser que demore porque é um assunto que eu não domino. De qualquer forma, está anotada.
Sim, eu amo fotografia. Esses livros ficam aí porque não cabem nos outros nichos da estante (são muito grandes).
Ótimo vídeo!
Vai trazendo esses conteúdos, pois minha meta na (redação 2019) é buscar 700.
Eu tenho o hábito de leitura e principalmente de escrever no meu (caderno de reflexão).
Poxa, Paulo, espero que te ajude. Os próximos vídeos serão sobre como escrever bons argumentos e como identificar os maus. Abraços.
eae, como foi no Enem?
Muito bom gostei muito❤❤
aaaaaa continuaaa
Muito bom o vídeo. Ótimo explicação,.obrigado.🙂
Ficou bem compreensivo muito obg!!!! 🥰😍
Oii! Amei seu vídeo. Queria saber qual livro você recomenda pra me aprofundar no assunto?
Parabéns, os vídeos estão cada dia melhores! 😍
Muito obrigada pelo comentário, Ana.
Oi Ludimila todo bem com você? Você poderia me ajudar a descobrir as premissas no texto la mestiza? Obrigado
o que difere primissas e proposicao?
Ótimo!
Muito obrigada pelo comentário!
Parabéns!
Ótimo, ajudou-me bastante.
Quem mais veio aqui depois que descobriu a light copy? 😂
puta video foda
gostei muito do vídeo e da moça também. Linda!
Parabéns Ludmila !!!!
Ótimos vídeos.
Obrigado
Veio uma dúvida na mente e não estou certo se vem a se relacionar com o tema, mas p. ex.: quais as razões que me levam a uma premissa ? Por exemplo, como posso afirmar esta premissa: todo homem é mortal ? Isso teria a ver com o "conhecimento a priori" ou algo assim ?
Oi, Jonathan. Obrigada pelo comentário.
Então, esse é o requisito que chamamos de "solidez" (vou tratar de todos no próximo vídeo). Um argumento para ser bom tem de ser dedutivamente válido, tem de ser sólido, ou seja, deve possuir premissas verdadeiras - que correspondam com a realidade. Nesse caso, "todo homem é mortal" é uma premissa que corresponde à realidade. Agora, a sua pergunta leva a outra questão: como formamos nossos juízos. Alguns juízos são a priori, na medida em que não dependem da experiência e alguns são advindos da experiência, ou seja, a posteriori. Acredito que "todo homem é mortal" seja um juízo de experiência.
@@ideiasfilosoficas8921É, eu pensei o mesmo. Só sei da realidade da Morte quando tenho a experiência desse fato. Agora, você me pegou porque eu realmente cheguei a conclusão de que não sei exatamente o que a Filosofia chama de "juízo". E se percebe isso justamente pela questão que fiz e como relacionei uma coisa na outra hehehe
Mas já ficou mais claro pela tua resposta.
Eu queria perguntar também se você conhece algum livro bom e didático sobre Lógica, por favor ? É uma disciplina que você estuda na Graduação, não ? Acho que isso ajudaria de alguma forma, né ?
@@jonathan2388 Juízos são enunciados que fazemos acerca da realidade (de modo bem geral).
Sim, na graduação em filosofia a disciplina de lógica é obrigatória. Eu tenho algumas indicações de livros, mas preciso saber se vc está interessado por lógica informal ou lógica formal. (Nos vídeos estou tratando noções de lógica informal.) Você pode começar dando uma olhada nos textos que deixei na descrição desse e do outro vídeo. 🙃
@@ideiasfilosoficas8921 Massa ! É verdade, acabei não olhando a descrição para verificar isso. Peguei os outros textos do vídeo anterior também agora. Mas fica tranquila, irei lê-los. N'outra oportunidade, com calma, você faz um vídeo indicando os livros. Mas para ser sincero eu acabei pedindo a indicação, bem como fiquei mais atento para a "lógica pura" digamos, por conta da Matemática. Eu já vinha lendo aquele livro do Euclides sobre Geometria (Elementos), bem como Kant e Poincaré, mas eu sinto que talvez me falte essa base da Lógica, sabes ? Também me interessou muito uma aula no IMPA do Prof Antônio Branco sobre "Cálculo Proposicional". E agora, este mês, começo minha segunda graduação: Bacharel em Matemática Pura, lá na Unesp (hehe); tenho motivos de sobra agora para melhorar minhas bases nesse sentido em Lógica. Talvez tenha a ver com essa "lógica formal" que citou. Mas comecemos pelo básico, vou ler os texto é já !!
Enfim, quando você puder a Srª faz um vídeo indicando... fica já como dica de vídeo hehehe
Obrigado. Fica bem.
@@jonathan2388 sim, vou fazer um vídeo indicando uns livros de lógica. Olha, se vc quer lógica formal, procure o Introdução à Lógica do César Mortari (professor de lógica daí de SP). Abraços!
Com uma professora dessa eu até parava para prestar atenção na aula kkkkk 😍⚡
Ludmila t apaixonando p you beautiful girl!
Está bem , vamos lá . TODOS OS POLÍTICOS SÃO CORRUPTOS , BOLSONARO É POLÍTICO, LOGO , BOLSONARO E CORRUPTO .
aaaaaaaaa quer dar aula no lugar da minha professora, nao? hahah
Quem me dera se meus alunos fossem interessados assim.
É silogismo my dear!
Sem DEUS a vida nao faz sentido.
Você nao tem Deus na sua vida, logo sua vida nao faz sentido.
E só faz um vídeo por ano?
Galera às vezes a conclusão pode não ter a palavra logo e no lugar de logo pode se ter a palavra portanto
A existência de Deus é a única explicação de estarmos aqui argumentando o seu vídeo, o sentido da vida se consiste na presença de Deus.
“De acordo com o código penal brasileiro, somente há crime se esse crime estiver previsto em lei anterior que o defina.
Assim, como Carlos praticou pedofilia e a pedofilia está definida em lei, Carlos praticou um crime”.
Cite quais são as premissas
e qual é a conclusão do argumento
e estabeleça qual dos três modos básicos de inferência esse argumento se enquadra,
justificando a sua resposta.
vc pode me ajudar???
Acho que ficaria assim:
premissa 1: De acordo com o código penal brasileiro, somente há crime se esse crime estiver previsto em lei anterior que o defina
premissa 2: Carlos praticou pedofilia
premissa 3: Pedofilia está definida em lei
conclusão: Carlos praticou um crime
Modo de inferência acho que seria "dedutivo"
🤦🏻♀️
Se a vida fizesse sentido , Deus existiria.
Deus não existe.
Logo, a vida não faz sentido.
No nada nada aparece, para algo surgir do nada primeiro precisamos de um lugar aonde este algo irá aparecer, então do nada primeiro surgiu o espaço aonde surgiram, apareceriam todas as coisas. Como que o espaço chamado universo aonde tudo que conhecemos existe, surgiu? Em que lugar na dimensão ele escolheu aparecer como existir por conta própria? Com existir algo complexo sem raciocínio?
Do nada nada aparece, o nada não pensa , o nada não cria , o não tem propósito, o nada nunca será algo sempre será nada.
Se do nada nada se cria.
Existe um criador
Logo Deus existe.
Você juntar "Se a vida fizesse sentido" com "Deus existiria" não é uma argumentação. Porque não se pode dizer se ela é verdadeira ou falsa. Deveria haver condições para que, Deus não existir implicasse no sentido da vida, porém ambas são premissas então não tem conclusão.
O mesmo é para "o nada não cria" não tem como afirmar isso, pois não temos um conceito correto do que é nada. Para nós parece ser a ausência de algo, mas será que é mesmo?
Todo político e ladrão , Bolsonaro é político , logo Bolsonaro e ladrão .
Essa históra que Deus não existe, se Deus existisse você nao falaria nem tinha ar nos seus pulmões,toma cuidado ao falar do Supremo Deus !
Já vi melhores