Portugal não tinha alternativa ou investia em navio ou virava mais um país, então eles investiram tudo em navios e os ingleses e holandeses mandarem espiões
@jhonimiranda133 É tipo eu apoio o Kosovo existir pq se não haveria limpeza etnica mas o certo era união com a Albânia mas a Sérvia nunca aceitaria....na mente de muito Sérvio eu imagino que eles achem que o mundo deve ser igual a Grande Sérvia (vê na Wikipédia é a Sérvia gigante)
@@VanneGiova Não entendeu? O Império Carolíngio era formado por uma diversidade de povos unificados sob o domínio dos francos. No centro estavam os próprios francos, de origem germânica, que constituíam a base do poder político e militar. Na cabeça de Adolf.... Os franceses não são arianos. Mas os franceses não são descendentes dos francos de origem germânica? Kkk
@@leandrotorres4596 Na teoria ῥacialista clássica, os franceses principalmente o povo comun são considerados uma ῥaça δecadente, pois, embora sejam descendentes de povos germânicos, como os francos e os burgúndios, uma grande parte de sua origem é celta (gauleses). Além disso, os franceses também são descendentes de povos latinos (romanos).
Comparar império romano do ocidente com o mundo ocidental? Kkk É sério? 🤣 Se os gregos perdessem as batalhas decisivas que marcaram sua história, como as Guerras Médicas (contra os persas) ou as Guerras do Peloponeso (entre cidades-estado gregas), as consequências poderiam ser profundas e mudar significativamente a história do Ocidente. Aqui estão algumas possibilidades dependendo do contexto histórico: 1. Guerras Médicas (séculos V a.C.) Domínio Persa na Grécia: Se os gregos perdessem batalhas como a de Maratona (490 a.C.) ou Salamina (480 a.C.), o Império Persa poderia ter conquistado a Grécia. Isso significaria o fim da independência das cidades-estado gregas e a possível imposição da cultura e administração persa na região. Impacto na Cultura Ocidental: Muitas conquistas culturais gregas (filosofia, democracia ateniense, teatro, arte) poderiam não ter se desenvolvido ou teriam sido assimiladas de forma diferente dentro do contexto persa. Limitação da influência grega: O modelo político democrático de Atenas, que inspirou muitos governos ocidentais, talvez nunca tivesse surgido ou se espalhado. 2. Guerras do Peloponeso (431-404 a.C.) Hegemonia Espartana ou Ateniense: Se Atenas ou Esparta tivessem dominado completamente as cidades-estado rivais sem oposição, a diversidade política e cultural que caracterizou a Grécia clássica poderia ter desaparecido. Enfraquecimento para Invasões Externas: A guerra já debilitou as cidades-estado, mas uma derrota decisiva de um lado poderia ter acelerado a conquista da Grécia por forças externas, como os macedônios liderados por Filipe II e Alexandre, ou até mesmo por outras potências regionais. 3. Conquista pelos Romanos Mesmo que os gregos tivessem perdido batalhas históricas, eventualmente os romanos conquistaram a Grécia no século II a.C. Mas, se as cidades gregas estivessem unificadas ou mais enfraquecidas devido a derrotas anteriores, a assimilação cultural grega pelo Império Romano poderia ter sido menos significativa. Isso alteraria o legado da Grécia na formação da cultura europeia. Consequências Gerais: Menor influência da filosofia grega: Pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles poderiam ter tido impacto reduzido, ou nem mesmo surgido, se as condições políticas e sociais fossem diferentes. Mudança no curso do Cristianismo: A filosofia grega influenciou o desenvolvimento do pensamento cristão. Sem isso, a religião poderia ter tomado outra forma. Geopolítica diferente na Europa e Oriente Médio: A relação entre a Grécia, o Império Persa e Roma teria um impacto diferente sobre as fronteiras e as alianças históricas. As derrotas gregas, portanto, poderiam ter reconfigurado toda a base cultural, política e intelectual do Ocidente como o conhecemos hoje. Vai estudar história de verdade kkk Só falou bobagem 🤦🏻
A maior parte dos países mais desenvolvidos na Europa estão no que era a Roma Ocidental. Mesmo com a importância grega para a formação do que conhecemos como ocidente, foi Roma que fez esse processo acontencer na Europa, e maior parte da formação desses países é por causa de Roma. Desde Portugal até a Rússia, esses países sofreram influência de Roma, uns mais, outros menos. A cultura na Grécia foi importante, mas não foi capaz de fazer o que Roma fez. Roma se tornou um símbolo grandioso por unir vários povos e mudar boa parte do mundo que era conhecido e ainda influenciou mesmo anos depois de sua queda. Comentei isso daqui porque parece que você só consegue enxergar uma parte das coisas e agir deste modo desnecessário.
A Batalha de Hastings (14 de outubro de 1066) foi foda demais, e o brabo Guilherme I da Normandia conquistou a Terra dos Anglos
Irado msm, a historia da inglaterra até ai é uma grande historia de invasoes né kkkkk
Portugal não tinha alternativa ou investia em navio ou virava mais um país, então eles investiram tudo em navios e os ingleses e holandeses mandarem espiões
interessante amigo, faz sentido realmente
Eu sou novo a já amei esse canal assisto tudo que lança❤
po fico muito feliz em ler isso amigo ❤
Reage ao iceberg do Sudeste do Almanaque mundo, é muito legal e eu sabia quase todas as coisas do vídeo e me diverti muito, acho que você também vai
Já falei que na minha opinião batalha de Leipzig foi mais importante que warterloo
As duas foram importantes filho 🤦🏻
assim como trafalgar tbm
2:27 Anti!-Kisovo spotted (sou a favor de Kosovo ser Albanês,Kosovo is Albânia!)
Eu tbm sou a favor do Kosovo ser da Albânia, mas os servios nunca aceitariam isso sem maisuma guerra
@jhonimiranda133 É tipo eu apoio o Kosovo existir pq se não haveria limpeza etnica mas o certo era união com a Albânia mas a Sérvia nunca aceitaria....na mente de muito Sérvio eu imagino que eles achem que o mundo deve ser igual a Grande Sérvia (vê na Wikipédia é a Sérvia gigante)
@@pedrochagas-oc3ql eu apoio o kosovo ser parte da albania tbm, é mais pela brincadeira tudo kkkkkk
"Só salvou a frança" kkk A maior potência da alta idade média.
Pô cara tinha o império bizantino do outro lado da Europa tbm, que lidou com os muçulmanos por muito mais tempo, mas entendo sua opinião
@VanneGiova O Carlos martel é avó de Carlos Magno kkk
@@leandrotorres4596 to ligado ué, não entendi oq quis dizer amigo
@@VanneGiova Não entendeu? O Império Carolíngio era formado por uma diversidade de povos unificados sob o domínio dos francos. No centro estavam os próprios francos, de origem germânica, que constituíam a base do poder político e militar.
Na cabeça de Adolf.... Os franceses não são arianos.
Mas os franceses não são descendentes dos francos de origem germânica? Kkk
@@leandrotorres4596 Na teoria ῥacialista clássica, os franceses principalmente o povo comun são considerados uma ῥaça δecadente, pois, embora sejam descendentes de povos germânicos, como os francos e os burgúndios, uma grande parte de sua origem é celta (gauleses). Além disso, os franceses também são descendentes de povos latinos (romanos).
Muito estranho? Kkk Os soldados de Napoleão tinha lealdade 🤦🏻
de que parte do video esta falando amigo?
Comparar império romano do ocidente com o mundo ocidental? Kkk É sério? 🤣
Se os gregos perdessem as batalhas decisivas que marcaram sua história, como as Guerras Médicas (contra os persas) ou as Guerras do Peloponeso (entre cidades-estado gregas), as consequências poderiam ser profundas e mudar significativamente a história do Ocidente. Aqui estão algumas possibilidades dependendo do contexto histórico:
1. Guerras Médicas (séculos V a.C.)
Domínio Persa na Grécia: Se os gregos perdessem batalhas como a de Maratona (490 a.C.) ou Salamina (480 a.C.), o Império Persa poderia ter conquistado a Grécia. Isso significaria o fim da independência das cidades-estado gregas e a possível imposição da cultura e administração persa na região.
Impacto na Cultura Ocidental: Muitas conquistas culturais gregas (filosofia, democracia ateniense, teatro, arte) poderiam não ter se desenvolvido ou teriam sido assimiladas de forma diferente dentro do contexto persa.
Limitação da influência grega: O modelo político democrático de Atenas, que inspirou muitos governos ocidentais, talvez nunca tivesse surgido ou se espalhado.
2. Guerras do Peloponeso (431-404 a.C.)
Hegemonia Espartana ou Ateniense: Se Atenas ou Esparta tivessem dominado completamente as cidades-estado rivais sem oposição, a diversidade política e cultural que caracterizou a Grécia clássica poderia ter desaparecido.
Enfraquecimento para Invasões Externas: A guerra já debilitou as cidades-estado, mas uma derrota decisiva de um lado poderia ter acelerado a conquista da Grécia por forças externas, como os macedônios liderados por Filipe II e Alexandre, ou até mesmo por outras potências regionais.
3. Conquista pelos Romanos
Mesmo que os gregos tivessem perdido batalhas históricas, eventualmente os romanos conquistaram a Grécia no século II a.C. Mas, se as cidades gregas estivessem unificadas ou mais enfraquecidas devido a derrotas anteriores, a assimilação cultural grega pelo Império Romano poderia ter sido menos significativa. Isso alteraria o legado da Grécia na formação da cultura europeia.
Consequências Gerais:
Menor influência da filosofia grega: Pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles poderiam ter tido impacto reduzido, ou nem mesmo surgido, se as condições políticas e sociais fossem diferentes.
Mudança no curso do Cristianismo: A filosofia grega influenciou o desenvolvimento do pensamento cristão. Sem isso, a religião poderia ter tomado outra forma.
Geopolítica diferente na Europa e Oriente Médio: A relação entre a Grécia, o Império Persa e Roma teria um impacto diferente sobre as fronteiras e as alianças históricas.
As derrotas gregas, portanto, poderiam ter reconfigurado toda a base cultural, política e intelectual do Ocidente como o conhecemos hoje.
Vai estudar história de verdade kkk Só falou bobagem 🤦🏻
Usei chatGPT? Kkkk Esse é seu argumento palhaço? 🤣
Só nesse país de terceiro mundo msm.
mas usou n usou? kkkkkkk tem muito a cara, eu uso bastante as vezes e a montagem do texto é bem parecida
A maior parte dos países mais desenvolvidos na Europa estão no que era a Roma Ocidental. Mesmo com a importância grega para a formação do que conhecemos como ocidente, foi Roma que fez esse processo acontencer na Europa, e maior parte da formação desses países é por causa de Roma.
Desde Portugal até a Rússia, esses países sofreram influência de Roma, uns mais, outros menos. A cultura na Grécia foi importante, mas não foi capaz de fazer o que Roma fez.
Roma se tornou um símbolo grandioso por unir vários povos e mudar boa parte do mundo que era conhecido e ainda influenciou mesmo anos depois de sua queda.
Comentei isso daqui porque parece que você só consegue enxergar uma parte das coisas e agir deste modo desnecessário.
@@VanneGiova Oxi? Kkk Sou formado em história colega 🤣