Eu sempre fiz terapia, fui diagnosticada com depressão, mas os sintomas que descrevem a distimia, e conforme explicação minuciosa me ajudaram muito, irei conversar com minha terapeuta, e procurar um psiquiatra para auxiliar. No meu caso eu sempre me senti assim desde a infância, e sempre achei estranho essa mudança de humor, infelicidade como foi falado na maior parte do dia, com uma certa duração de dias, e isso é frequente não passo, não tem gatilhos, às vezes me sinto bem, mas a frequẽncia do quadro é maior, mudança de apetites, normalmente eu perco o apetite mas em alguns episódios como demais. Doces ajudam, me deixam "melhor". Sono varia. E essa "moleza", falta de forças, de vontade de fazer as coisas, é difícil fazer as coisas do dia, trabalho, estudo, pre iso de um esforço grande, pelos sintomas serem parecidos com a depressão, fui diagnosticada dessa forma, mas nunca fez sentido. Quem tem sabe o quanto é difícil, você trazer esse sentimento sempre com você, você vê as pessoas ao redor felizes, e se acha diferente, irritação às vezes, isolamento :(.
Menina, seu comentário foi direto ao alvo. Me descreveu completamente em TODOS os itens. Também faço terapia, mas sem grandes resultados para a distimia, até por que a vida sempre traz um novo problema. Também tenho altos e baixos em relação à alimentação, e essa "melhora" que os doces trazem é por causa do hormônio do prazer que liberam. Exercício físico pode ajudar um pouco, mas ultimamente nem isso estou podendo fazer, devido a uma lesão no joelho. Enfim, vamos "tocando", como ele diz no vídeo. A distimia tem isso de nos fazer ir levando, e suportar a vida e as pessoas.
@@saraluzz eu prático exercios todos os dias, até nos Domingos quando não vou à academia eu vou correr no parque, e realmente me faz muito bem. Vou começar inclusive aulas de boxe pra ajudar nessa irritação, raiva ou sei lá o quê, que aparece às vezes. Mas vamos vivendo, cada um carrega sua cruz, não é mesmo? E essa é a nossa, eu costumo conquistar tudo que quero, e vem aquele sentimento de felicidade, mas é só passar um pouco de tempo que eu tenho que procurar outra coisa pra fazer pra me dar ânimo, sempre uma coisa nova e ir me reinventando. Eu tô focando nas atividades físicas pra cuidar de mim e conseguir o corpo que eu quero. Sempre fui muito vaidosa e inclusive a pandemia até me ajudou nisso, pq trabalhando em casa, eu tenho flexibilidade pros exercícios, aulas e tratamentos estéticos, rsrs
@@amandaavelino8362 que bom que você pratica exercícios físicos diários e consegue focar nisso. Acho que ajuda bastante no mental, e cada vez mais os estudos comprovam sua efetividade. Aula de boxe deve ser muito legal, e se você costuma sentir raiva, ajuda muito a extravasar mesmo. Que bom que a pandemia te ajudou nisso, e você soube aproveitar a oportunidade. :) Muita gente acabou se descuidando e engordando. Também tenho esse sentimento de felicidade por alguma conquista, até mesmo por algo pequeno que consigo realizar (quando se está na fase ruim da distimia qualquer coisa pequena fica gigante), mas depois parece que vem uma frustração, uma sensação de "OK, mas e agora?", e em seguida vem a queda de ânimoe humor. É uma doença terrível, embora não pareça para quem está de fora. O pior é a sensação de que ela sempre vai me acompanhar. Mas vamos levando...
Ola 👋 Estou me reconhecendo em seus relatos . Desde criança sentia isto . Uma sensação ruim , uma agonia , uma falta de paz e ao mesmo tempo uma inércia ... Algumas vezes tive crise de de Pânico terríveis . E compulsão por comprar para me sentir melhor . Enfim... Tomei vários remédios, fiz terapia ... As vc eles melhoro , outras não . Mas sigo firme , crendo que amanhã será melhor que hoje . Mas abandonei os remédios . Não vi resultado algum .
O que me assusta além de ter distimia..é não encontrar um profissional capacitado pra tratar esse disturbio...que vida horrivel é de quem tem distimia...misericórdia!!!
Meu Deus eu sempre né culpei achando que era preguiçosa, que procritinava, mas acha esquisito ao chegar a noite eu piorar, caramba nunca fui no psiquiatra ou psicólogo que falasse alguma coisa dessas pra mim
Tenho isso desde os 14 anos.. foi quando tive a primeira crise, não consegui dormir por uma semana. Hj tenho 25. Perdi minha mãe e a dor foi horrível, mas não foi maior do que a depressão que está sempre puxando o freio de mão da minha vida. Sinto que não consigo evoluir emocionalmente, sempre refém dessa condição. Estou suplementando vit E, D3, B6, B9, B12, vitex, Mg. A fluoxetina só ajuda na fase lutea.
O melhor vídeo que já vi até hoje sobre distimia. Parabéns! Além da clareza e didática nas explicações, direto ao assunto. A frase de que quem tem distimia "vai tocando" é precisa, pois é assim mesmo: a gente vai levando, disfarçando muito bem a doença, suportando a vida e as pessoas. Outro ótimo apontamento é o de que a distimia é uma doença subdiagnosticada. Infelizmente é verdade: os profissionais dão pouca atenção e deixam passar, mesmo ouvindo as queixas. Só não vou elencar todos os pontos positivos do vídeo para o comentário não ficar muito grande, mas me trouxe vários pontos novos e que eu desconhecia.
Ouvindo o Sr. falar, me encaixo neste perfil, tive ou tenho depressão acho, já tomei medicamentos, mas só me engordaram e ficava dopada com eles, fazia terapia, e depois veio o desemprego de mais um subemprego q tinha e parei de fazer terapia, tenho muitas dificuldades durante o dia, meu humor oscila o tempo todo, e sinto medo quase que sempre por coisas banais. Durmo e acordo com dores na cabeça e no corpo. Um verdadeiro inferno interior.
Minha filha foi diagnosticada com a doença, fez mapeamento cerebral e foi passado as medicações, a maior característica que ela apresenta é irritabilidade ( pavio curto) e muita dificuldade de desenvolvimento no colégio. Falta de concentração e memória bem curta para conseguir decorar exercícios fácies que a turma toda já conseguiu fazer e pra ela é muito difícil de decorar. Já ficou retida um 1 no colégio ela tem 8 anos. E outra situação que ela repete muito é: se for chamada a atenção ou se de alguma forma for irritada ela se estravassa dizendo coisas como: não era pra eu nascer. Eu matar, ou morrer. Frases bem negativas para uma criança da sua idade. Gostei muito do vídeo me estimulou a buscar cada vez mais ajuda para ela.
Dr.eu tentei né matar umas 4 vezes,eu não sei o que eu faça.Tomo. Quetros de 25 mg,tomo Sertralina 100mg.tomo Rivotril 2mg.fixo péssima porque os remédios são caros e o Meu genro é. Quem paga,s minha mãe pode pagar mais ela não paga.Isso piora.Não tenho amigos, a minha filha casada só mais nunca me chama pra nada ,só a minha mãe. E sou Bipolar também.Portador me ajude e quero me mar.Eu não aguento mais essa vida.amigos não tenho.Me ajude.O meu medico só passa remédio e nem olhar para a minha cara.A minha filha gosta de desfazer décimo.Novis estamos Tao amigas.MINHA MÃE AJUDOU A NOS SEPARAR.
Boa noite Dr! Descobri que tenho distimia a poucos dias. Tenho 44 anos, e desde a adolescência sofro deste mal, não me tratando toda a minha vida foi desregrada, me envolvendo com drogas pesadas, relacionamentos abusivos e meus estudos sempre medíocres. Hoje me trato adequadamente pela primeira vez, estou a 3 anos abstinente de cocaina, faço terapia e e acompanhamento psiquiátrico, tomo Amato de 100 mg e citalopran de 40mg, estou super bem, parece que minha distimia foi embora!!!! Primeira vez na vida que me sinto bem de verdade! Acredito que o álcool seja um fator importante a se levar em conta para quem sofre de distimia, pois ele é um depressor do sistema nervoso central, e nós por si só já somos depressivos. Enfim…estou bem!!!! Obrigada pela explicação! Meu psiquiatra bem sabe ainda que eu já sei meu CID verdadeiro hehe
Parabéns pela mudança! Vencer o as drogas não deve ser nada fácil. Concordo sobre o funcionamento do álcool no organismo: ele causa uma falsa sensação de euforia e bem-estar, para em seguida, após passados os efeitos, deprimir ainda mais a pessoa. Para quem sofre de depressão o estrago acaba sendo maior.
Tenho 57 anos e desde que me entendo por gente tinha uma falta de concentração que todos denominavam como "burrice"...sofria muito quando criança por conta disso. Com o tempo a falta de concentração foi crescendo e outros sintomas se juntaram a ela. Cresci frustrada, deprimida e tentei o suicídio por volta dos 18 anos. Depois disso comecei a me distanciar das pessoas e sempre me culpando por isso. Na pior parte da distimia eu era extremamente irritada. Jogava as coisas longe, gritava e me batia. Nossa, como foi difícil...e ainda é, mas bem mais branda e o fundamental pelo menos pra mim foi o diagnóstico, pois pude perceber que eu não era louca e sim uma pessoa doente e com isso a cortina se abriu e continuo, dia após dia lutando pra me livrar de algumas atitudes que a distimia nós impõe sem querer. É uma luta diária, mas bem mais leve.
Minha mãe tá insuportável,chegou ao ponto de não conseguir ouvir a voz dela sem ficar irritada pois ela começa o dia reclamando , lamentando, murmurando,e se falar ela se torna agressiva,chegou ao ponto de eu ter que me esconder para sair daquele poço sem fundo que ela está me levando .Deus me defenda!
Faça terapia para aprender a lidar com ela (quando quem precisa fazer terapia não faz, cabe a quem convive fazer para não sofrer tanto). Além disso, terapia ajuda muito no autoconhecimento.
Eu cresci sendo chamada de chata, grossa, rabugenta. Quando fui buscar terapia, uma das questões era essa, eu não aguentava mais ser chata. Mas minha terapeuta trabalhou comigo a minha aceitação. Agora, 6 anos depois, com 38 anos, achando que estava com compulsão alimentar e sindrome disfórica, fui encaminhada pro psiquiátra pela primeira vez. E ele disse que, em uma primeira conversa, ele acha q eu me encaixo na distimia. E vendo esse video e eu me vejo perfeitamente.
Pessoal , portador de distimia tem uma certa irritabilidade , sensibilidade a luz, sensibilidade ao calor, ansiedade crônica, medos infundados, tinha tudo isso, não ficava prostrada não, levantava cedo , só que o dia parecia qeu não rendia, procurem um médico , tem jeito sim, hoje faço terapia, tomo medicação , tenho uma vida normal graças a Deus!
@@saraluzz sim, eu tinha uma baixa energia, a medicação corrigiu, me adaptei bem com a medicação, se será p sempre , eu não sei, mas também não estou preocupada, tenho uma vida normal, faço tudo que tenho vontade, estudo, cuido da minha casa, faço academia, tenho um bom relacionamento com minha família , então , se tiver que tomar p sempre , p mim não tem problema, a minha condição é de família, tem outros na mesma situação, sendo assim, só me resta , me cuidar
Doutor, o senhor foi excelente na explicação!!! Tenho distimia a anos e encontrar um médico que trata o assunto como deve ser tratado é muito difícil!!! As pessoas que convivem conosco realmente não nos entendem, às vezes nem os profissionais que procuramos!!! Parabéns pela elucidação do assunto!!!!!
Agora, acredito que enredo o que aconteceu comigo!! Pois, estava entrando numa fase que Hj chamam de adolescência. Mas, na minha época não existia. Foi quando observar que eu tinha mudado!! Eu era alegre, brincava, ria muito, mais mudei ao longo do tempo, e me tornei triste, pessimista e até me chamavam de chata. E na fase adulta, sempre mais séria, embora não fosse dinâmica, mais me.esforçava para fazer as coisas bem feita. É sempre foi muito cansativo para mim. Já tive vários diagnóstico. Mas, vou investigar esse mais a fundo. Faço tratamento há 17 anos e diariamente é a mesma coisa ou piorando com o passar do tempo. Obrigada, ir essas informações.
Comigo tbm foi assim mas reparei que quando estou tomando erva de São João fico bem humorada e mais calma, só não pode misturar com remédio de farmácia
Vontade de chorar! Iniciei tratamento pra depressão umas 3 x e parei. Na última vez tive este diagnóstico. Tenho 50 anos e tenho consciência de quantas perdas já tive. Isso q vc disse é o que sinto: vou tocando a vida.
Não desista de buscar ajuda. Eu também tive várias perdas por causa da distimia, às vezes me acho fraca... Faço terapia, e costuma ajudar. Exercício físico e alimentação também. Mas é algo que sinto que vou ter para sempre.
@@andressacosta2424oi, desculpa a demora, o YT não me notificou. Só vi hoje porque voltei ao vídeo. Não tomo remédio, mas tenho uma amiga que toma, e fiz essa mesma pergunta a ela: se ela percebe algum efeito. Ela me disse que não, mas que a psicóloga dela acha que melhora um pouco a baixa energia dela. Mas sem medicamento ela não funciona tão bem, então ela continua tomando. Acho que depende muito do psiquiatra acertar a medicação e a dose. Algumas pessoas relatam melhora no humor, pois "equilibra" a função cerebral.
Boa tarde Dr.Fernando. Acho q estou com Distimia.Pois ah 05 anos venho tratando de depressão e não melhoro. É horrível.Sem concentração, perdido,sem energia, sem felicidade, irritado e sempre com dor de cabeça.Misericórdia que Barra.
Graças a Deus, descobri o que tenho, estava acabando comigo,nao via sentido em nada, dormia mal,comia mal,uma ansiedade absurda,pensamentos negativos,comecei com a medicação, estou me sentindo melhor, voltei a cantar e a dançar, 🙏🙏🙏
Eu tenho,nesse exato momento estou me acabando de tanto chorar,como a gente cansa de viver assim,por isso que tem muita gente que de mata,porquê a gente cansa de viver uma vida de tanta infelicidade.
Perfeito! Parabéns Dr. Elucidou vários crimes cometidos por outros profissionais da área. Revelou verdades escondidas de muitas pessoas. Que Deus continue lhe dando sabedoria para poder discernir com tanta expertise minha doença e de tantos outros ocultas. Felicidades!!
Vou descrever de uma forma poética o que sinto: pense na maior tristeza que já sentiu.....multiplique pela eternidade. ....e ainda assim, não terá a menor noção do que estou falando! Querem ouvir outra coisa "esteticamente bela"? .......assistam "Gênio Indomável " ( com Robin Williams ), ele descreve assim a sua falecida esposa para o jovem rebelde : "......é como se Deus tivesse colocado um anjo na Terra só para me apoiar e me compreender " ! Eu tivesse essa sorte. Tive uma terapeuta com esse "dom" (apenas um outro nome para competência ). Aprendi a conviver com essa doença (um câncer invisível ), tive que me conformar com as perdas profissionais e aceitar o que deu para salvar. ....e me tornei a pessoa mais solitária do mundo! (E ainda tenho que esconder de todos, para não ser discriminado )
Olá estou contigo na tua dor Adorei o texto. A forma poética com que defines a doença. É pior que cancro pois cancro toda a gente vê mas, depressão ninguém vê ...
Oi Maria! Obrigado pelo elogio! Só quem tem, sabe realmente como é, porque as doenças que aparecem nos exames de sangue, no raio X, etc. , ninguém questiona, ninguém fica duvidando..... O ano passado por causa da obrigatoriedade de trabalhar online (sou professor), quando eu não estava conseguindo acompanhar e falei para a coordenadora de uma escola que estava relacionado a esse problema, ela falou que "não existe depressão crônica" que ela teve uma depressão e ficou "curada" fazendo dança do ventre! E essa escola me deixou com faltas 1 mês inteiro porque não conseguia postar as atividades no dia e na hora marcada.
Puxa vida, carrego isso desde minha juventude, nunca valorizei, hoje com 57 anos , com carácter ilibado, porém destruído na vida profissional, sem nunca entender, e tenho sido conduzido pela esposa há 30 anos. Muito sono, cansaço, sem gosto em nada. Também gostaria de começar a viver. Obrigado
Nunca é tarde. Procure ajuda psiquiátrica e psicológica, caso ainda não faça. Um bom profissional da área da psicologia ajuda a rever e mudar padrões de comportamento,e entendero porquê, e o psiquiatra entra com a medicação para "modular" o funcionamento cerebral.
Eu tenho distimia desde a adolescência e piorou na fase adulta mas já reparei que quando tomo a erva de São João (extrato), fico bem humorada, aí tomo uns dias ,melhoro e paro.Teria que fazer o tratamento por 6 meses, vou me empenhar pra isso porque é muito difícil ser assim tanto pra quem convive quanto pra gente mesma.Eu compro na Pastoral da Igreja Católica e NÃO pode misturar com remédio de farmácia.
Vc não tem que conviver com isso, vc precisa "tratar" a doença. Se vc nao tem força pra fazer isso sozinha (marcar médico, etc) fale com alguma pessoa de confiança pra te ajudar.
@@jhonnatanrodrigues3166, o problema que as drogas para o tratamento não é tão simples assim. Ou a pessoa emagrece é vira uma caveira ou engorda que é um absurdo. Parei de tomar, não sei o que fazer. Tenho TOC e sinto muita tristeza mas ao mesmo tempo sou vaidosa e quando percebi que estava engordando, parei
Excelente explicação. Fui diagnósticada com Distimia depois de aproximadamente uns vinte anos. Não vejo a hora de começar a viver. Gratidão pelo vídeo.
@@taniacataldi1918, faço sim. Ainda não estou 100% ,acho que ainda não encontrei a medicação certo.Tenho muita vontade de me consultar com o Dr.Fernando.
@@fabiolaolegario5706 Obrigado por me responder! Vi o vídeo dele ontem e realmente, nunca tinha visto alguém explicar com tanta clareza. Infelizmente a gente pergunta , mais quase sempre ñ temos retorno ... Hj eles estão muito requisitados. Queria saber de onde ele é ou se faz consulta on line . Obrigado mesmo ! 🌷 Melhoras !
@@taniacataldi1918 ,imagina querida estou às ordens para qualquer dúvida .Verdade, eu também gostaria muito de saber se ele faz consulta on-line. Beijos.
Trato de depressão desde osc18 anos mais pelo que tenho visto e ouvido dos profissionais, estou + para distímica. Cada vez + mal humorada , irrirada + ansiosa + dificuldade nos relacionamentos mesmo sempre medicada.
Depois de quase 20 anos e várias idas ao psiquiatra, hoje eu descobrir o que tenho, já me disseram que era depressão, ansiedade, já me chamaram de chata de dramática, enjoada , estraga prazer e hoje estou chorando muito ao ver que sinto tudo isso.
Excelente! Muito obrigado Professor Fernando Fernandes. Parabéns. Continue ajudando os mau humorados, eles precisam de empatia. Difícil, mas possível se temos o coração aberto ao bem.
tenho distimia desde a adolescencia, os sintomas confundem muito com os traços da minha personalidade, minha familia me acha irritada e preguiçosa, que eu sou uma pessoa dificil de lidar, durante muito tempo tambem confundi essas duas questoes, só fui entender melhor depois que comecei a fazer terapia, mas ainda é muito dificil porque tenho uma visão distorcida da minha propria aparencia e personalidade
Eu tenho isso, descobri em 1995, e faço tratamento até hoje, as minhas mudanças de humor era horríveis, o senhor não falou do mau humor que essa doença provoca
É interessante essa questão da personalidade. Eu tenho distimia desde criança, mas o diagnóstico veio só aos meus 30 anos. Então eu nem sei quem eu sou, não sei traçar uma linha que divida quem sou eu de verdade e o que é sintoma. Eu nem sei quem eu seria fora da depressão.
É exatamente assim que me sinto. E não consigo me imaginar sem isso, embora haja fases em que eu melhore. Tenho a impressão de que a distimia vai sempre me acompanhar, mesmo com tratamento.
Verdade! Toda doença que é "invisivel" se torna muito triste e solitário...Tenho fibromialgia , uma doença crônica q se arrasta, com isso insônia crônica e com uma depressão q ñ termina ..cheguei até Distimia ...São doenças q matam aos poucos e ñ se vê .
Dr, boa noite, tenho 67 anos trabalhei 24 anos depois de aposentado, tive 3 episodios de fobia, e era de fundo psicologico, tratei com medicamento e terapia, passei mais de 10 anos sem medicamento e bem, voltei a tem um novo episodio de depressao com ansiedade, teatei com medicamento e me manntive bem mas usando 2 medicamento em dose de manutencao.agora ja faz 1 ano que nao estou bem com 4 medicamento de ponta, porem nao é um caso grave, faço caminhada de 1 hora td dia jogo baralho 3 dias por semana por 3hs tds os dias, hoje meu psiquiatra me diagnosticou com distimia, mas nao me vejo inserido em nenhum contesto da distemia,durmo bem ,me alimento bem, interajo bem com as pessoas, toco a vida porem sem ter alegria e nao ver cor nas coisas,porem nao sinto tristeza, parece estranho dizer que nao tenho tristesa mas tbm nao tenho alegria, parece que estou entre este dois sentimento, dificil dr, a psicologa nao ve este duagnostico, mas com o tratamento para depresao maior e distimia sao os mesmos, so me resta continuar os dois tratamento, se o sr tiver alguma coisa que possa me ajudar ...deus te abencoe
Sei exatamente. Como é sinto me sem ânimo para nada, e não adianta falar com ninguém sobre o que sinto pois ninguém entende. Durmo porém sem qualidade e como mais do q deveria.
Minha mãe tem 81 anos e sempre foi uma pessoa muito difícil de conviver, ela tem todos os sintomas de depressão, bipolaridade e outros transtornos mentais, já tentou vários tratamentos mas abandona alguns meses depois. Acho tão estranho as mudanças que ela tem de comportamento, para pessoas de fora ela sociável e se revela bondosa , tratando muito bem, mas para pessoas da família ela faz coisas que nem o diabo acredita, mente manipula e se vitimiza o tempo todo. Quando consultava piscológo mentia sobre tudo, dizia que estava tudo bem, mas em casa só reclama e dá bufadas o tempo todo. Briga com os vizinhos e adora arrumar confusão, fazer fofocas e saber da vida dos outros, parece que fica feliz quando consegue entristecer alguém.Tem mania de mexer com água, lava tudo o que consegue achar. Odeia o meu pai, mas manda nele a ponto de até decidir o que ele vai comer e quando. Eu já tive vários embates com ela, e assim consegui um pouco de respeito mesmo ela faltando por detrás depois, no entanto, com os meus irmãos que não a confronta ela só falta pisar no pescoço e fala o que quer, já chegou inclusive a dar um tapa na cara da minha irmã perto do marido e de outras pessoas numa festa de casamento, simplesmente porque minha irmã não a levou embora na hora que ela pediu, interessante que, como já disse, o tratamento com os de fora ela muda completamente, é muito sociável, trata bem e ama fazer alimentação pras pessoas, se alguém liga ela xinga, faz careta, mas quando atende se derrete de bondade ao falar, é inacreditáve!l E sempre são as pessoas que a magoam, ela nunca! Gente! Não contei nem a metade, cansei só de escrever....o que será isso? Ruindade mesmo ou vários transtornos agrupados?🤔
Parece transtorno de personalidade nascisista, e certamente deve ter mais alguma doença psiquiátrica. Ela é claramente abusiva e "tóxica" (para usar uma palavra da moda). Precisava de tratamento, mas uma pessoa assim raramente aceita que precisa se tratar. Nesse caso, quem deve fazer terapia é a pessoa que convive, para conseguir suportar e aprender a lidar.
Acho que ela sente que o marido e os filhos são um peso para ela, quando a pessoa idealiza um tipo de vida e não consegue alcançar, tudo a volta é culpado dessa frustração.
Dr, era bem humorado alegre, gostava de uma prosa, pescar agora ja faz um ano estou na luta com quatro antidepressivo de ponta, terapia porem o unico sintoma que tenho de mais relevante e a falta de alegria mesmo sem ter tristeza, e nao ver colorido nas coisa, fui diagnosticado com distimia hoje, porem nao tenho a maioria dos sintomas que e atribuido a distimia, nao tenho problema com sono,alimento, irritabilidade, peso,me sinto perdido pois psiquiatra e psicologa diferem do diagnostico
Fui diagnostica, acerca de vinte anos com distimia, e fui reformada por invalidez, com 48 anos; suponho, portanto, que é uma depressão crónica. Tenho neste momento (72 anos), e continuo a ser medicada com antidepressivos e com estabilização de humor. Obrigada Lucilia Teixeira
Muito bom Dr Fernando.Doença leve sem tratamento se tornará doença grave e cronica .Importantíssimo está atento as doenças seja elas quais forem.Parabéns pelo vídeo.
O Doutor falou de mim mais o meu piora muito no período menstrual fico ensuportavel tenho depressão e tomo remédio mais não sinto mais gosto pela vida a muito tempo.
Doutor meu companheiro foi diagnosticado com distimia, e eu entendo pq uma seguidora lhe fez uma pergunta associando a distimia ao um transtorno de personalidade. Pq eu mesma obriguei meu companheiro a procurar um psiquiatra por achar que se tratava de transtorno bipolar ou narcisismo. Quem vive no dia-a-dia com uma pessoa assim, sabe o quanto elas são tóxicas, eu desenvolvi transtorno ansiodepressivo. Vc conviver com alguém colérico, que grita, que xinga, que esmurra os móveis por qualquer bobagem, por uma reclamação, uma crítica... affs só quem vive que sabe. Agora ele está sendo acompanhado por uma équipe multi disciplinar e vejo grande melhora, ele toma antidepresivo, faz terapia e consulta com uma adctòloga por sua adição ao alcool.
Bom dia! Procuro respostas para todos estes sintomas a minha vida inteira, nunca entendi porque o meu mau humor, tudo Que eu faço ou acontece, qualquer evento é motivo para mai humor até uma viagem maravilhosa de avião para o.nordeste , eu tenho.mau humor, já está caracterizado pelas pessoas que é o.meu jeito, não tenho ânimo, vontade de nada.Agora que meu filho cresceu estou sendo questionada porque sou assim. Isto interferiu na minha vida profundamente em todos os aspectos,nunca pensei em.pricurar um.medico porque achava que era de mim mesmo é não um problema, mas não aguento mais e vejo que as pessoas ao meu lado também não. Hoje nao tenho amigos porque sempre me afastei de todos.Tenho pensamentos horríveis, pessimista,impotente em questão de decisões etc...Entao estou procurando respostas e me deparo com seu vídeo muito esclarecedor.Nao tenho convênio, não consigo pagar um profissional, O que eu poderia fazer para diminuir tudo isso dentro das minhas condições? Preciso de ajuda por favor.
É muito difícil tentar resolver sozinha, precisa de ajuda profissional, até para receber o diagnóstico correto. Procure pelo menos fazer terapia. Há atendimento gratuito nas faculdades de psicologia, e profissionais que atendem por um valor simbólico ou mesmo de graça. Pesquise na internet por "atendimento psicológico com valor social ou gratuito". E psiquiatra você pode tentar pelo SUS. Ou tentar economizar um pouco por mês até juntar o dinheiro da consulta.
Psiquiatria Online Sim, claro. Sou inscrita. Já conheci vários psiquiatras e foi muito bom saber que existe um profissional como o senhor. Seus vídeos têm sido extremamente importantes para mim. Luto contra a depressão a mais de vinte anos e não é fácil... Muito, muito obrigada.
Eu não sou mal humorada, mas não me sinto feliz e não sinto felicidade pelos outros. Sinto tudo isso. Não sei o que fazer. Psicóloga que fui, me tratou com ironia e não voltei mais. Já estou com isso a mais de 10 anos.
Eu também já fui em 2 psicólogas e não gostei nem um pouco da forma que elas me trataram. Mas resolvi tentar mais uma vez, semana que vem vou em uma nova psicóloga, espero que dê certo. Tenta ir em outra psicóloga também, talvez agora você consiga uma que te entenda melhor.
Minha mãe tem distimia e se nega a procurar ajuda pois ela acha que a culpa dos problemas dela sou eu,e se recusa a enxergar a realidade,é agressiva comigo,a forma que eu encontrei para me distânciar disto é me esconder pela casa,mas n adianta muito.
Sabia que o intestino sujo pode trazer vários males a saúde. Procure vídeos que fale como desintoxicar o intestino. Fazer caminhada, usar suplementos. As vezes é falta de suplementar vitaminas.
Descobri hoje que tenho isso, distimia. Sempre fui nervoso, estressado, pessimista, sentimento grande de culpa por algo que não fiz, sentimento de algo pior está por vim, isolamento social, cansaço.. não é depressão, é de ficar cansado e triste. Achava que eu era assim, meu jeito. Mas vc explicou bem. Sou distimia de início tardio, era feliz e de Boa, mas depois da faculdade início de 2004 me quebrei do que era. Me sinto muito mal. Tenho então isso. Porcaria. Não queria ter. Não procuro ajuda profissional pq não acredito muito e não gosto de tomar remédios pq posso ficar dependente. Odeio remédios e médicos me dopando. Vou ficar na minha e tranquilo, tranquilo nada.. por que sempre estou com essa coisa que não sei o que! Mas eh o que? Um desequilíbrio químico do cérebro ou frescuragem minha e negativismo? Tento nem pensar nisso pq se não me sinto vitimismo! NAO QUERO ISSO COMIGO. Psicologia vai ficar só batendo papo, e psiquiatra vai me dopar .. TO FORA!!!!!! Maldito o que acredita nos humanos. Tenho isso mas ninguém vai me ajudar, se não for eu mesmo sozinho que me mudar!!! NÃO EH DOENÇA ISSO!!!
Na verdade é problema nos neurotransmissores, é químico sim. Da mesma forma que alguém trata o diabetes, câncer, etc...vai tratar o cérebro. É bem difícil de diagnosticar, pois tem o transtorno bipolar também, pode confundir os sintomas. Precisa de remédio para sempre e terapia pra sempre, pois precisará também tratar o comportamento. Doenças mentais mudam o pensamento, sentimentos emoções e comportamentos, e as pessoas acham que é personalidade difícil e aceitam. O diagnóstico vem depois de uma pesquisa longa do médico quanto a sua vida e comportamentos, e também antecedentes familiares, como abuso de álcool e suicídios.
Tenho distimia, foi diagnosticado quando eu tinha 28 anos, hoje tenho 44, senti que isso começou com 13 anos, convivo com isso com muita força, mas tem dia que é difícil, tomo medicamento mas teve muito efeito colateral, penso diariamente em suicídio, inclusive já tentei, não aguento mais, essa doença acabou com a minha vida, profissional, social e não sai do lugar até hoje, só me formei na faculdade agora com 44 anos, foi uma vida jogada no lixo...
Aconteceu comigo tbém, tive muitos problemas nas minhas relações e eu não sabia o que era. Fiquei sabendo em 2011, minha tinha distimia tbém. Você é jovem, cuide-se. Ainda há tempo de ser feliz
Ainda dá tempo de ser feliz, sim , busque na vida espiritual, eu fui curada assim, Deus me deu paz, alegria, me deu filhos maravilhosos! Não desista! Busque sozinho primeiro, leia a bíblia!
ola a todos amei o vídeo tudo falado se encaixou comigo não me suporto mas não tenho uma boa convivência no meio familiar ja me divorciei e tou em outro relacionamento e tudo ta igual nao tenho dulvidas sobre a distimia so hoje descobri esse mal que ta em mim
Tenho distimia ,tenho pânico e distimia ,confundia ataque distímico com o ataque de pânico, hoje em dia tenho ataques de pânico pequenos ,prefiria um ataque de pânico forte do que um ataque distímico forte
"O objetivo é fazer a pessoa voltar ao funcionamento prévio dela". Mas e se a pessoa sente que sempre foi assim? É possível alguém nascer com distimia? Ou é possível a pessoa ter todos esses sintomas da distimia, mas não sê-la, na verdade ser apenas a personalidade da pessoa?
Eu nunca Vou ter normal 😄 já Tomei remédios e tudo. Eu me esforço vou pra academia,tento desenhar, estudar que eu amo,ler, e etc. Más cansei de brigar com a energia. Nunca tenho energia. Já fiz de tudo pra levar a vida mesmo sendo assim. Eu sou realmente amaldiçoada ,acho que vou ter paz no dia que eu morrer 😄
E quando voce gosta de uma pessoa que sofre desse problema? No caso é a minha ex, ela disse que não sentia mais nada por mim, porém converso com ela pelo what's app de vez em quando. Ela costuma ter desânimo, irritabilidade constantemente e costuma reclamar bastante das coisas, porém quando conversamos ela parece fingir que está tudo bem. Disseram pra ela que tem dem depressão e TAG, porém reparei que tem essa irritabilidade e um humor pra baixo.
Meu filho tem 23 anos ,mas desde uns 8 anos ,foi diagnosticado com TDAH e impulsividade associado a depressão ,já fez uso de vários anti depressivos ,no momento está fazendo o uso de notripitilina e clonazepam e de uns 4 anos mais ou menos deu problema sério no estomago e no intestino.Inflamação que nunca se cura ,está fazendo uso de mesalazina ,azatioprina ,pantoprazol e omeprazol ...Sinceramente estou desesperada! Ele tem todos esses sintomas aí ,e não tem nem um pouco de qualidade de vida ,na cidade onde moro tá precária a área da saúde os medicamentos não acha em área pública,ele está com encaminhamento pra psiquiatra e nunca sai .Sei que é frustante além dele tenho outro de 16 anos com depressão grave também tenho gastado quase salário só com medicamentos ,a verdade é que pobre com depressão tá jogado pra morrer.Descobri seus vídeos só agora ,são ótimos ....
Fiquei muito sensibilizada com seu drama. Que Deus te dê força para ser o equilíbrio dos seus filhos. Também tenho um filho com Défcit de atenção e hiperatividade. Sofri muito, mas evitei dar remédios. Hoje ele tem 34 anos e agora que está começando a seguir uma carreira. Abraço
Vi minha mãe se entupir desses remédios e ficar cada ano pior, morreu na loucura . Tenho muitos desses sintomas que o médico está dizendo , porém nunca acreditei tomar esses remédios .
Cuidado com esses remédios, eles só pioram a situação. Vc tem que procurar remédios naturais e suplementos. Existe muitos médicos na internet que falam de chás que melhoram a saúde. Dr Marcos Menelau, Angela Xavier Renato Rocha., Procure. Alguns alimentos também fazem mal e pioram a situação. Procure no UA-cam sobres esses alimentos que dão gatilhos para a depressão.
Eu não tenho o mau humor em evidência, pelo contrário, muita vezes pareço muito palhaça, cheia de piadas, mas a tristeza é minha companheira, tenho insônia, apetite alto, dificuldade de concentração, falta de energia, baixa alta estima e o cansaço é imenso, já estou assim há muito tempo, costumo me isolar e fico irritada fácil mas guardo comigo, minha vida é cinza 🩶
Oi doutor eu sou desse jeito , eu tinha episódio de depressão e passava mais agora amadoras dos dias eu acordo bem e do nada vem essa tristeza e eu fico assim o dia inteiro e muito triste
Dr eu tenho fui em uma dr que me falou que não tinha mas tratamento pra mim tive vontade de morrer fui em outro que salvou minha vida associando alguns medicamentos
Acho que tenho distimia, desde de criança sou irritada, negativa, não consigo manter amizades, nunca namorei, não acho graça em nada e está piorando com a idade.
Distimia é a pessoa se sentir morta e continuar vivendo. Tudo nà vida FICA pelo meio pela METADE. É muuuiuuuito doído.
Bem assim!
Descreveu direitinho
Isso aí
E tem o olhar das pessoas q olham como falta de caráter
Nossa 😲
Me definiu todinha .
Eu sempre fiz terapia, fui diagnosticada com depressão, mas os sintomas que descrevem a distimia, e conforme explicação minuciosa me ajudaram muito, irei conversar com minha terapeuta, e procurar um psiquiatra para auxiliar. No meu caso eu sempre me senti assim desde a infância, e sempre achei estranho essa mudança de humor, infelicidade como foi falado na maior parte do dia, com uma certa duração de dias, e isso é frequente não passo, não tem gatilhos, às vezes me sinto bem, mas a frequẽncia do quadro é maior, mudança de apetites, normalmente eu perco o apetite mas em alguns episódios como demais. Doces ajudam, me deixam "melhor". Sono varia. E essa "moleza", falta de forças, de vontade de fazer as coisas, é difícil fazer as coisas do dia, trabalho, estudo, pre iso de um esforço grande, pelos sintomas serem parecidos com a depressão, fui diagnosticada dessa forma, mas nunca fez sentido. Quem tem sabe o quanto é difícil, você trazer esse sentimento sempre com você, você vê as pessoas ao redor felizes, e se acha diferente, irritação às vezes, isolamento :(.
Menina, seu comentário foi direto ao alvo. Me descreveu completamente em TODOS os itens. Também faço terapia, mas sem grandes resultados para a distimia, até por que a vida sempre traz um novo problema. Também tenho altos e baixos em relação à alimentação, e essa "melhora" que os doces trazem é por causa do hormônio do prazer que liberam. Exercício físico pode ajudar um pouco, mas ultimamente nem isso estou podendo fazer, devido a uma lesão no joelho. Enfim, vamos "tocando", como ele diz no vídeo. A distimia tem isso de nos fazer ir levando, e suportar a vida e as pessoas.
@@saraluzz eu prático exercios todos os dias, até nos Domingos quando não vou à academia eu vou correr no parque, e realmente me faz muito bem. Vou começar inclusive aulas de boxe pra ajudar nessa irritação, raiva ou sei lá o quê, que aparece às vezes. Mas vamos vivendo, cada um carrega sua cruz, não é mesmo? E essa é a nossa, eu costumo conquistar tudo que quero, e vem aquele sentimento de felicidade, mas é só passar um pouco de tempo que eu tenho que procurar outra coisa pra fazer pra me dar ânimo, sempre uma coisa nova e ir me reinventando. Eu tô focando nas atividades físicas pra cuidar de mim e conseguir o corpo que eu quero. Sempre fui muito vaidosa e inclusive a pandemia até me ajudou nisso, pq trabalhando em casa, eu tenho flexibilidade pros exercícios, aulas e tratamentos estéticos, rsrs
@@amandaavelino8362 que bom que você pratica exercícios físicos diários e consegue focar nisso. Acho que ajuda bastante no mental, e cada vez mais os estudos comprovam sua efetividade. Aula de boxe deve ser muito legal, e se você costuma sentir raiva, ajuda muito a extravasar mesmo. Que bom que a pandemia te ajudou nisso, e você soube aproveitar a oportunidade. :) Muita gente acabou se descuidando e engordando. Também tenho esse sentimento de felicidade por alguma conquista, até mesmo por algo pequeno que consigo realizar (quando se está na fase ruim da distimia qualquer coisa pequena fica gigante), mas depois parece que vem uma frustração, uma sensação de "OK, mas e agora?", e em seguida vem a queda de ânimoe humor. É uma doença terrível, embora não pareça para quem está de fora. O pior é a sensação de que ela sempre vai me acompanhar. Mas vamos levando...
Ola 👋
Estou me reconhecendo em seus relatos . Desde criança sentia isto . Uma sensação ruim , uma agonia , uma falta de paz e ao mesmo tempo uma inércia ...
Algumas vezes tive crise de de Pânico terríveis . E compulsão por comprar para me sentir melhor . Enfim...
Tomei vários remédios, fiz terapia ... As vc eles melhoro , outras não . Mas sigo firme , crendo que amanhã será melhor que hoje . Mas abandonei os remédios . Não vi resultado algum .
O que me assusta além de ter distimia..é não encontrar um profissional capacitado pra tratar esse disturbio...que vida horrivel é de quem tem distimia...misericórdia!!!
Falou tudo agora 😭😭 minha vida estagnou por 23 anos por causa dessa porcaria de doença
E eu que me odiava por não ter alegria, não conseguir aprender nada, até minhas filhas já me disseram que eu sou negativa.
Meu Deus eu sempre né culpei achando que era preguiçosa, que procritinava, mas acha esquisito ao chegar a noite eu piorar, caramba nunca fui no psiquiatra ou psicólogo que falasse alguma coisa dessas pra mim
Sou psicóloga, tenho alguns pacientes com distimia...e tenho conseguido ajuda los. Se quiser conversar, estou a disposição ok?
Tenho isso desde os 14 anos.. foi quando tive a primeira crise, não consegui dormir por uma semana. Hj tenho 25. Perdi minha mãe e a dor foi horrível, mas não foi maior do que a depressão que está sempre puxando o freio de mão da minha vida. Sinto que não consigo evoluir emocionalmente, sempre refém dessa condição.
Estou suplementando vit E, D3, B6, B9, B12, vitex, Mg. A fluoxetina só ajuda na fase lutea.
Não deixe de buscar tratamento, Letícia
O que é fase lútea?
,
O melhor vídeo que já vi até hoje sobre distimia. Parabéns! Além da clareza e didática nas explicações, direto ao assunto. A frase de que quem tem distimia "vai tocando" é precisa, pois é assim mesmo: a gente vai levando, disfarçando muito bem a doença, suportando a vida e as pessoas. Outro ótimo apontamento é o de que a distimia é uma doença subdiagnosticada. Infelizmente é verdade: os profissionais dão pouca atenção e deixam passar, mesmo ouvindo as queixas. Só não vou elencar todos os pontos positivos do vídeo para o comentário não ficar muito grande, mas me trouxe vários pontos novos e que eu desconhecia.
Obrigado por prestigiar!
Ouvindo o Sr. falar, me encaixo neste perfil, tive ou tenho depressão acho, já tomei medicamentos, mas só me engordaram e ficava dopada com eles, fazia terapia, e depois veio o desemprego de mais um subemprego q tinha e parei de fazer terapia, tenho muitas dificuldades durante o dia, meu humor oscila o tempo todo, e sinto medo quase que sempre por coisas banais.
Durmo e acordo com dores na cabeça e no corpo.
Um verdadeiro inferno interior.
Uma sugestão: caminhada ajuda, tomar suplementos (vitaminas D3 e k2, zinco, vitaminas C, A, coenzima Q10, omega3, ajuda.
Minha filha foi diagnosticada com a doença, fez mapeamento cerebral e foi passado as medicações, a maior característica que ela apresenta é irritabilidade ( pavio curto) e muita dificuldade de desenvolvimento no colégio. Falta de concentração e memória bem curta para conseguir decorar exercícios fácies que a turma toda já conseguiu fazer e pra ela é muito difícil de decorar. Já ficou retida um 1 no colégio ela tem 8 anos. E outra situação que ela repete muito é: se for chamada a atenção ou se de alguma forma for irritada ela se estravassa dizendo coisas como: não era pra eu nascer. Eu matar, ou morrer. Frases bem negativas para uma criança da sua idade. Gostei muito do vídeo me estimulou a buscar cada vez mais ajuda para ela.
Dr.eu tentei né matar umas 4 vezes,eu não sei o que eu faça.Tomo. Quetros de 25 mg,tomo Sertralina 100mg.tomo Rivotril 2mg.fixo péssima porque os remédios são caros e o Meu genro é. Quem paga,s minha mãe pode pagar mais ela não paga.Isso piora.Não tenho amigos, a minha filha casada só mais nunca me chama pra nada ,só a minha mãe. E sou Bipolar também.Portador me ajude e quero me mar.Eu não aguento mais essa vida.amigos não tenho.Me ajude.O meu medico só passa remédio e nem olhar para a minha cara.A minha filha gosta de desfazer décimo.Novis estamos Tao amigas.MINHA MÃE AJUDOU A NOS SEPARAR.
Jeeh, lute mesmo por sua filha. Que Deus te ilumine.
@@rossanaqueiroz880 já percebi tudo. Infelizmente esse tipo de mãe nos destrói. Falo por experiência própria
Boa noite Dr! Descobri que tenho distimia a poucos dias. Tenho 44 anos, e desde a adolescência sofro deste mal, não me tratando toda a minha vida foi desregrada, me envolvendo com drogas pesadas, relacionamentos abusivos e meus estudos sempre medíocres. Hoje me trato adequadamente pela primeira vez, estou a 3 anos abstinente de cocaina, faço terapia e e acompanhamento psiquiátrico, tomo Amato de 100 mg e citalopran de 40mg, estou super bem, parece que minha distimia foi embora!!!! Primeira vez na vida que me sinto bem de verdade! Acredito que o álcool seja um fator importante a se levar em conta para quem sofre de distimia, pois ele é um depressor do sistema nervoso central, e nós por si só já somos depressivos. Enfim…estou bem!!!! Obrigada pela explicação! Meu psiquiatra bem sabe ainda que eu já sei meu CID verdadeiro hehe
Parabéns pela mudança! Vencer o as drogas não deve ser nada fácil. Concordo sobre o funcionamento do álcool no organismo: ele causa uma falsa sensação de euforia e bem-estar, para em seguida, após passados os efeitos, deprimir ainda mais a pessoa. Para quem sofre de depressão o estrago acaba sendo maior.
Tenho 57 anos e desde que me entendo por gente tinha uma falta de concentração que todos denominavam como "burrice"...sofria muito quando criança por conta disso. Com o tempo a falta de concentração foi crescendo e outros sintomas se juntaram a ela. Cresci frustrada, deprimida e tentei o suicídio por volta dos 18 anos. Depois disso comecei a me distanciar das pessoas e sempre me culpando por isso. Na pior parte da distimia eu era extremamente irritada. Jogava as coisas longe, gritava e me batia. Nossa, como foi difícil...e ainda é, mas bem mais branda e o fundamental pelo menos pra mim foi o diagnóstico, pois pude perceber que eu não era louca e sim uma pessoa doente e com isso a cortina se abriu e continuo, dia após dia lutando pra me livrar de algumas atitudes que a distimia nós impõe sem querer. É uma luta diária, mas bem mais leve.
Parecido meu! Bullyng! Maldade! Mau trato! Isso passado. Marca traumatizado... nunca nasci mau humor! Me tornei após de me tratar mal desde infância
Minha mãe tá insuportável,chegou ao ponto de não conseguir ouvir a voz dela sem ficar irritada pois ela começa o dia reclamando , lamentando, murmurando,e se falar ela se torna agressiva,chegou ao ponto de eu ter que me esconder para sair daquele poço sem fundo que ela está me levando .Deus me defenda!
Faça terapia para aprender a lidar com ela (quando quem precisa fazer terapia não faz, cabe a quem convive fazer para não sofrer tanto). Além disso, terapia ajuda muito no autoconhecimento.
Eu cresci sendo chamada de chata, grossa, rabugenta. Quando fui buscar terapia, uma das questões era essa, eu não aguentava mais ser chata. Mas minha terapeuta trabalhou comigo a minha aceitação. Agora, 6 anos depois, com 38 anos, achando que estava com compulsão alimentar e sindrome disfórica, fui encaminhada pro psiquiátra pela primeira vez. E ele disse que, em uma primeira conversa, ele acha q eu me encaixo na distimia. E vendo esse video e eu me vejo perfeitamente.
Eu também me sinto assim
Pessoal , portador de distimia tem uma certa irritabilidade , sensibilidade a luz, sensibilidade ao calor, ansiedade crônica, medos infundados, tinha tudo isso, não ficava prostrada não, levantava cedo , só que o dia parecia qeu não rendia, procurem um médico , tem jeito sim, hoje faço terapia, tomo medicação , tenho uma vida normal graças a Deus!
Mas a medicação vai ser para sempre? Você se adaptou bem a ela? E baixa energia, você tinha? A melhora com o remédio se deu em que sentido?
@@saraluzz sim, eu tinha uma baixa energia, a medicação corrigiu, me adaptei bem com a medicação, se será p sempre , eu não sei, mas também não estou preocupada, tenho uma vida normal, faço tudo que tenho vontade, estudo, cuido da minha casa, faço academia, tenho um bom relacionamento com minha família , então , se tiver que tomar p sempre , p mim não tem problema, a minha condição é de família, tem outros na mesma situação, sendo assim, só me resta , me cuidar
Doutor, o senhor foi excelente na explicação!!! Tenho distimia a anos e encontrar um médico que trata o assunto como deve ser tratado é muito difícil!!! As pessoas que convivem conosco realmente não nos entendem, às vezes nem os profissionais que procuramos!!! Parabéns pela elucidação do assunto!!!!!
Boa tarde vc faz tratamento com medicação para a distimia? qual remédio vc usa
Agora, acredito que enredo o que aconteceu comigo!! Pois, estava entrando numa fase que Hj chamam de adolescência. Mas, na minha época não existia. Foi quando observar que eu tinha mudado!! Eu era alegre, brincava, ria muito, mais mudei ao longo do tempo, e me tornei triste, pessimista e até me chamavam de chata. E na fase adulta, sempre mais séria, embora não fosse dinâmica, mais me.esforçava para fazer as coisas bem feita. É sempre foi muito cansativo para mim. Já tive vários diagnóstico. Mas, vou investigar esse mais a fundo. Faço tratamento há 17 anos e diariamente é a mesma coisa ou piorando com o passar do tempo. Obrigada, ir essas informações.
Comigo tbm foi assim mas reparei que quando estou tomando erva de São João fico bem humorada e mais calma, só não pode misturar com remédio de farmácia
Como você estar atualmente?
@@niveamaria9529 por favor, você toma pílulas ou chá da Erva de São João , quantas vezes ao dia?
Depois de dois anos encontrei seu video e acho que vai me ajudar muito. Obrigada por manter este vídeo no ar e ajudar as pessoas !!!
Mto interessante este esclarecimento. Acho que poucas pessoas conhecem sobre Distimia.
De fato!
Aleluia! É uma doença? Misericórdia! Creio ser o caminho para voltar a sorrir. Obrigada, doutor! Pena eu demorar a encontrar esse vídeo.
Vontade de chorar! Iniciei tratamento pra depressão umas 3 x e parei. Na última vez tive este diagnóstico. Tenho 50 anos e tenho consciência de quantas perdas já tive. Isso q vc disse é o que sinto: vou tocando a vida.
Não desista de buscar ajuda. Eu também tive várias perdas por causa da distimia, às vezes me acho fraca... Faço terapia, e costuma ajudar. Exercício físico e alimentação também. Mas é algo que sinto que vou ter para sempre.
@@saraluzz Boa tarde ,você toma remédio para tratar a distimia? vê resultados na questão do meu humor e no ânimo ?
@@andressacosta2424oi, desculpa a demora, o YT não me notificou. Só vi hoje porque voltei ao vídeo. Não tomo remédio, mas tenho uma amiga que toma, e fiz essa mesma pergunta a ela: se ela percebe algum efeito. Ela me disse que não, mas que a psicóloga dela acha que melhora um pouco a baixa energia dela. Mas sem medicamento ela não funciona tão bem, então ela continua tomando. Acho que depende muito do psiquiatra acertar a medicação e a dose. Algumas pessoas relatam melhora no humor, pois "equilibra" a função cerebral.
Boa tarde Dr.Fernando. Acho q estou com Distimia.Pois ah 05 anos venho tratando de depressão e não melhoro. É horrível.Sem concentração, perdido,sem energia, sem felicidade, irritado e sempre com dor de cabeça.Misericórdia que Barra.
Eu também estou assim
Pode ser transtorno bipolar
Graças a Deus, descobri o que tenho, estava acabando comigo,nao via sentido em nada, dormia mal,comia mal,uma ansiedade absurda,pensamentos negativos,comecei com a medicação, estou me sentindo melhor, voltei a cantar e a dançar, 🙏🙏🙏
Qual medicação vc toma?
Qual é a medicação?
@@josebrunoamerico1596 tomo uma medição p ansiedade
Minha mãe é assim e está me deixando doente.😒😪
Tenho uma filha assim sofro muito qual remedio vc toma
Eu tenho,nesse exato momento estou me acabando de tanto chorar,como a gente cansa de viver assim,por isso que tem muita gente que de mata,porquê a gente cansa de viver uma vida de tanta infelicidade.
Eu também chorei muito quando assisti
Perfeito! Parabéns Dr. Elucidou vários crimes cometidos por outros profissionais da área. Revelou verdades escondidas de muitas pessoas. Que Deus continue lhe dando sabedoria para poder discernir com tanta expertise minha doença e de tantos outros ocultas. Felicidades!!
Vou descrever de uma forma poética o que sinto: pense na maior tristeza que já sentiu.....multiplique pela eternidade. ....e ainda assim, não terá a menor noção do que estou falando!
Querem ouvir outra coisa "esteticamente bela"?
.......assistam "Gênio Indomável " ( com Robin Williams ), ele descreve assim a sua falecida esposa para o jovem rebelde : "......é como se Deus tivesse colocado um anjo na Terra só para me apoiar e me compreender " !
Eu tivesse essa sorte. Tive uma terapeuta com esse "dom" (apenas um outro nome para competência ).
Aprendi a conviver com essa doença (um câncer invisível ), tive que me conformar com as perdas profissionais e aceitar o que deu para salvar. ....e me tornei a pessoa mais solitária do mundo! (E ainda tenho que esconder de todos, para não ser discriminado )
Olá estou contigo na tua dor
Adorei o texto. A forma poética com que defines a doença. É pior que cancro pois cancro toda a gente vê mas, depressão ninguém vê
...
Oi Maria!
Obrigado pelo elogio!
Só quem tem, sabe realmente como é, porque as doenças que aparecem nos exames de sangue, no raio X, etc. , ninguém questiona, ninguém fica duvidando.....
O ano passado por causa da obrigatoriedade de trabalhar online (sou professor), quando eu não estava conseguindo acompanhar e falei para a coordenadora de uma escola que estava relacionado a esse problema, ela falou que "não existe depressão crônica" que ela teve uma depressão e ficou "curada" fazendo dança do ventre! E essa escola me deixou com faltas 1 mês inteiro porque não conseguia postar as atividades no dia e na hora marcada.
Eu me identifiquei 100,%
Puxa vida, carrego isso desde minha juventude, nunca valorizei, hoje com 57 anos , com carácter ilibado, porém destruído na vida profissional, sem nunca entender, e tenho sido conduzido pela esposa há 30 anos. Muito sono, cansaço, sem gosto em nada. Também gostaria de começar a viver. Obrigado
Nunca é tarde. Procure ajuda psiquiátrica e psicológica, caso ainda não faça. Um bom profissional da área da psicologia ajuda a rever e mudar padrões de comportamento,e entendero porquê, e o psiquiatra entra com a medicação para "modular" o funcionamento cerebral.
Eu tenho distimia desde a adolescência e piorou na fase adulta mas já reparei que quando tomo a erva de São João (extrato), fico bem humorada, aí tomo uns dias ,melhoro e paro.Teria que fazer o tratamento por 6 meses, vou me empenhar pra isso porque é muito difícil ser assim tanto pra quem convive quanto pra gente mesma.Eu compro na Pastoral da Igreja Católica e NÃO pode misturar com remédio de farmácia.
Eu não era do jeito que sou isso me entristece muito mais através de ajuda de vários vidios estou tentando aprender a conviver com isso
Vc não tem que conviver com isso, vc precisa "tratar" a doença. Se vc nao tem força pra fazer isso sozinha (marcar médico, etc) fale com alguma pessoa de confiança pra te ajudar.
Médico e psicólogo
@@jhonnatanrodrigues3166, o problema que as drogas para o tratamento não é tão simples assim. Ou a pessoa emagrece é vira uma caveira ou engorda que é um absurdo. Parei de tomar, não sei o que fazer. Tenho TOC e sinto muita tristeza mas ao mesmo tempo sou vaidosa e quando percebi que estava engordando, parei
Excelente explicação. Fui diagnósticada com Distimia depois de aproximadamente uns vinte anos. Não vejo a hora de começar a viver. Gratidão pelo vídeo.
Olá Fabíola...hj vc faz tratamento , e está bem ?
@@taniacataldi1918, faço sim. Ainda não estou 100% ,acho que ainda não encontrei a medicação certo.Tenho muita vontade de me consultar com o Dr.Fernando.
@@fabiolaolegario5706 Obrigado por me responder! Vi o vídeo dele ontem e realmente, nunca tinha visto alguém explicar com tanta clareza. Infelizmente a gente pergunta , mais quase sempre ñ temos retorno ... Hj eles estão muito requisitados.
Queria saber de onde ele é ou se faz consulta on line .
Obrigado mesmo ! 🌷
Melhoras !
@@taniacataldi1918 ,imagina querida estou às ordens para qualquer dúvida .Verdade, eu também gostaria muito de saber se ele faz consulta on-line. Beijos.
Tânia e Fabíola, o dr Fernando atende em SP, e online também.
Trato de depressão desde osc18 anos mais pelo que tenho visto e ouvido dos profissionais, estou + para distímica. Cada vez + mal humorada , irrirada + ansiosa + dificuldade nos relacionamentos mesmo sempre medicada.
Pode ser transtorno bipolar
Depois de quase 20 anos e várias idas ao psiquiatra, hoje eu descobrir o que tenho, já me disseram que era depressão, ansiedade, já me chamaram de chata de dramática, enjoada , estraga prazer e hoje estou chorando muito ao ver que sinto tudo isso.
Excelente! Muito obrigado Professor Fernando Fernandes. Parabéns. Continue ajudando os mau humorados, eles precisam de empatia. Difícil, mas possível se temos o coração aberto ao bem.
tenho distimia desde a adolescencia, os sintomas confundem muito com os traços da minha personalidade, minha familia me acha irritada e preguiçosa, que eu sou uma pessoa dificil de lidar, durante muito tempo tambem confundi essas duas questoes, só fui entender melhor depois que comecei a fazer terapia, mas ainda é muito dificil porque tenho uma visão distorcida da minha propria aparencia e personalidade
Sou da mesma forma
Estava olhando a sua foto e fiquei em dúvida se era uma pintura antiga ou real .😂😊
Eu tenho isso, descobri em 1995, e faço tratamento até hoje, as minhas mudanças de humor era horríveis, o senhor não falou do mau humor que essa doença provoca
Muito obrigado, Fernando estou aqui sempre aprendendo.
Infelizmente acordo com um mau humor que prefiro q nem falem cmg,q não olhe na minha cara e fico muito triste por sentir isso, quero mudar.
É interessante essa questão da personalidade. Eu tenho distimia desde criança, mas o diagnóstico veio só aos meus 30 anos. Então eu nem sei quem eu sou, não sei traçar uma linha que divida quem sou eu de verdade e o que é sintoma. Eu nem sei quem eu seria fora da depressão.
É exatamente assim que me sinto. E não consigo me imaginar sem isso, embora haja fases em que eu melhore. Tenho a impressão de que a distimia vai sempre me acompanhar, mesmo com tratamento.
Tenho todos esses sintomas dito pelo Doutor, eu sinto isso desde dos meus 15 anos, hoje tenho 53
Verdade! Toda doença que é "invisivel" se torna muito triste e solitário...Tenho fibromialgia , uma doença crônica q se arrasta, com isso insônia crônica e com uma depressão q ñ termina ..cheguei até Distimia ...São doenças q matam aos poucos e ñ se vê .
Estou melhorando com limpeza hepática do protocolo do Dr Walter Lopes, tudo natural. Já saiu do remédio nortriptilina que tomava para não ter dores
Muito obrigada pelo conteúdo 😊
Dr, boa noite, tenho 67 anos trabalhei 24 anos depois de aposentado, tive 3 episodios de fobia, e era de fundo psicologico, tratei com medicamento e terapia, passei mais de 10 anos sem medicamento e bem, voltei a tem um novo episodio de depressao com ansiedade, teatei com medicamento e me manntive bem mas usando 2 medicamento em dose de manutencao.agora ja faz 1 ano que nao estou bem com 4 medicamento de ponta, porem nao é um caso grave, faço caminhada de 1 hora td dia jogo baralho 3 dias por semana por 3hs tds os dias, hoje meu psiquiatra me diagnosticou com distimia, mas nao me vejo inserido em nenhum contesto da distemia,durmo bem ,me alimento bem, interajo bem com as pessoas, toco a vida porem sem ter alegria e nao ver cor nas coisas,porem nao sinto tristeza, parece estranho dizer que nao tenho tristesa mas tbm nao tenho alegria, parece que estou entre este dois sentimento, dificil dr, a psicologa nao ve este duagnostico, mas com o tratamento para depresao maior e distimia sao os mesmos, so me resta continuar os dois tratamento, se o sr tiver alguma coisa que possa me ajudar
...deus te abencoe
Parece q vi meu marido na sua explicação. Ele é uma boa pessoa, mas é muito difícil conviver com o mal humor dele. Ele tb reclama muito de cansaço.
Ele ja foi diagnosticado com distimia ?
Só Deus em nossas vidas 🙌🙌🙏
Sei exatamente. Como é sinto me sem ânimo para nada, e não adianta falar com ninguém sobre o que sinto pois ninguém entende. Durmo porém sem qualidade e como mais do q deveria.
Eu sou assim tbm
Minha mãe tem 81 anos e sempre foi uma pessoa muito difícil de conviver, ela tem todos os sintomas de depressão, bipolaridade e outros transtornos mentais, já tentou vários tratamentos mas abandona alguns meses depois. Acho tão estranho as mudanças que ela tem de comportamento, para pessoas de fora ela sociável e se revela bondosa , tratando muito bem, mas para pessoas da família ela faz coisas que nem o diabo acredita, mente manipula e se vitimiza o tempo todo. Quando consultava piscológo mentia sobre tudo, dizia que estava tudo bem, mas em casa só reclama e dá bufadas o tempo todo. Briga com os vizinhos e adora arrumar confusão, fazer fofocas e saber da vida dos outros, parece que fica feliz quando consegue entristecer alguém.Tem mania de mexer com água, lava tudo o que consegue achar. Odeia o meu pai, mas manda nele a ponto de até decidir o que ele vai comer e quando. Eu já tive vários embates com ela, e assim consegui um pouco de respeito mesmo ela faltando por detrás depois, no entanto, com os meus irmãos que não a confronta ela só falta pisar no pescoço e fala o que quer, já chegou inclusive a dar um tapa na cara da minha irmã perto do marido e de outras pessoas numa festa de casamento, simplesmente porque minha irmã não a levou embora na hora que ela pediu, interessante que, como já disse, o tratamento com os de fora ela muda completamente, é muito sociável, trata bem e ama fazer alimentação pras pessoas, se alguém liga ela xinga, faz careta, mas quando atende se derrete de bondade ao falar, é inacreditáve!l
E sempre são as pessoas que a magoam, ela nunca!
Gente! Não contei nem a metade, cansei só de escrever....o que será isso? Ruindade mesmo ou vários transtornos agrupados?🤔
Olha amiga entendo - muito bem
Desculpa mas para mim é maldade mesmo. Desculpa amiga. Haja paciência, ❤️❤️❤️
Credo acho quê é um tipo de loucura não por maldade mas sem se dar conta 🙄🙄🙄🙄🙄🤔🤔🤔🤔
Parece transtorno de personalidade nascisista, e certamente deve ter mais alguma doença psiquiátrica. Ela é claramente abusiva e "tóxica" (para usar uma palavra da moda). Precisava de tratamento, mas uma pessoa assim raramente aceita que precisa se tratar. Nesse caso, quem deve fazer terapia é a pessoa que convive, para conseguir suportar e aprender a lidar.
Acho que ela sente que o marido e os filhos são um peso para ela, quando a pessoa idealiza um tipo de vida e não consegue alcançar, tudo a volta é culpado dessa frustração.
Vc descreveu a minha sogra! 😳
Maravilhoso amei a explicação ,que capricho que dedicação,Deus abençoe tirou minhas dúvida.
Valquira aparecida perez serigioli vdd
Dr, era bem humorado alegre, gostava de uma prosa, pescar agora ja faz um ano estou na luta com quatro antidepressivo de ponta, terapia porem o unico sintoma que tenho de mais relevante e a falta de alegria mesmo sem ter tristeza, e nao ver colorido nas coisa, fui diagnosticado com distimia hoje, porem nao tenho a maioria dos sintomas que e atribuido a distimia, nao tenho problema com sono,alimento, irritabilidade, peso,me sinto perdido pois psiquiatra e psicologa diferem do diagnostico
Fui diagnostica, acerca de vinte anos com distimia, e fui reformada por invalidez, com 48 anos; suponho, portanto, que é uma depressão crónica. Tenho neste momento (72 anos), e continuo a ser medicada com antidepressivos e com estabilização de humor.
Obrigada
Lucilia Teixeira
Obrigado por prestigiar, Lucilia!
Muito bom Dr Fernando.Doença leve sem tratamento se tornará doença grave e cronica .Importantíssimo está atento as doenças seja elas quais forem.Parabéns pelo vídeo.
Obrigado por prestigiar, sr Elmar!
Ando sem vontade de me levantar da cama, de sair de casa, mau estar geral,sem apetite ,pessimista,Já não aguento mais essa tristeza em mim!
Tabm sinto isso tudo ,só Deus
Que.bom q todos tivessem a felicidade de conhecer o que e defato acontece o esse tipo de pessoa. Que esta sendo ignorada injustamente
O Doutor falou de mim mais o meu piora muito no período menstrual fico ensuportavel tenho depressão e tomo remédio mais não sinto mais gosto pela vida a muito tempo.
Live providencial....Gratidão!
Gratidão
Doutor meu companheiro foi diagnosticado com distimia, e eu entendo pq uma seguidora lhe fez uma pergunta associando a distimia ao um transtorno de personalidade.
Pq eu mesma obriguei meu companheiro a procurar um psiquiatra por achar que se tratava de transtorno bipolar ou narcisismo.
Quem vive no dia-a-dia com uma pessoa assim, sabe o quanto elas são tóxicas, eu desenvolvi transtorno ansiodepressivo.
Vc conviver com alguém colérico, que grita, que xinga, que esmurra os móveis por qualquer bobagem, por uma reclamação, uma crítica... affs só quem vive que sabe.
Agora ele está sendo acompanhado por uma équipe multi disciplinar e vejo grande melhora, ele toma antidepresivo, faz terapia e consulta com uma adctòloga por sua adição ao alcool.
Conheci hoje seu canal, doutor.
Só tenho a agradecer.
Bem esclarecedor. Eu tive muito deste quadro na infância. Obrigada.
O pior é quando o paciente não aceita o tratamento.
Minha filha não aceita que tem o problema e nem aceita tratamento....😓
Bom dia!
Procuro respostas para todos estes sintomas a minha vida inteira, nunca entendi porque o meu mau humor, tudo Que eu faço ou acontece, qualquer evento é motivo para mai humor até uma viagem maravilhosa de avião para o.nordeste , eu tenho.mau humor, já está caracterizado pelas pessoas que é o.meu jeito, não tenho ânimo, vontade de nada.Agora que meu filho cresceu estou sendo questionada porque sou assim. Isto interferiu na minha vida profundamente em todos os aspectos,nunca pensei em.pricurar um.medico porque achava que era de mim mesmo é não um problema, mas não aguento mais e vejo que as pessoas ao meu lado também não. Hoje nao tenho amigos porque sempre me afastei de todos.Tenho pensamentos horríveis, pessimista,impotente em questão de decisões etc...Entao estou procurando respostas e me deparo com seu vídeo muito esclarecedor.Nao tenho convênio, não consigo pagar um profissional,
O que eu poderia fazer para diminuir tudo isso dentro das minhas condições? Preciso de ajuda por favor.
É muito difícil tentar resolver sozinha, precisa de ajuda profissional, até para receber o diagnóstico correto. Procure pelo menos fazer terapia. Há atendimento gratuito nas faculdades de psicologia, e profissionais que atendem por um valor simbólico ou mesmo de graça. Pesquise na internet por "atendimento psicológico com valor social ou gratuito". E psiquiatra você pode tentar pelo SUS. Ou tentar economizar um pouco por mês até juntar o dinheiro da consulta.
Excelente, Dr.! Obrigada. Deus o abençoe sempre!
Obrigado por prestigiar. Não deixe de se inscrever no canal!
Psiquiatria Online
Sim, claro. Sou inscrita. Já conheci vários psiquiatras e foi muito bom saber que existe um profissional como o senhor. Seus vídeos têm sido extremamente importantes para mim. Luto contra a depressão a mais de vinte anos e não é fácil...
Muito, muito obrigada.
Me indica um remédio que não aquento mais
Antes de qualquer diagnóstico, não deveria antes descobrir o temperamento da pessoa? O vídeo foi muito esclarecedor.
Eu não sou mal humorada, mas não me sinto feliz e não sinto felicidade pelos outros. Sinto tudo isso. Não sei o que fazer. Psicóloga que fui, me tratou com ironia e não voltei mais. Já estou com isso a mais de 10 anos.
Eu também já fui em 2 psicólogas e não gostei nem um pouco da forma que elas me trataram. Mas resolvi tentar mais uma vez, semana que vem vou em uma nova psicóloga, espero que dê certo. Tenta ir em outra psicóloga também, talvez agora você consiga uma que te entenda melhor.
Minha mãe tem distimia e se nega a procurar ajuda pois ela acha que a culpa dos problemas dela sou eu,e se recusa a enxergar a realidade,é agressiva comigo,a forma que eu encontrei para me distânciar disto é me esconder pela casa,mas n adianta muito.
Sou assim, sempre de mau humor. Qualquer coisa me aborrece e acaba com meu dia.
Sabia que o intestino sujo pode trazer vários males a saúde. Procure vídeos que fale como desintoxicar o intestino. Fazer caminhada, usar suplementos. As vezes é falta de suplementar vitaminas.
Gosto muito do Sr. Bom dia
Obrigado por prestigiar, Silvania. Não deixe de se inscrever no canal!
Já sou inscrita.
Curta também nossa página: goo.gl/FCHTtN
Gratidão...sua explicaçào é de exelência..tendo como resultado um grande consolo pra quem vive por toda vida esse grande mal. Parabéns pelo trabalho.
Maravilha explicação 💗🙏
Que bom que gostou
Gosto MT de ver seus vídeos e sempre compartilho.Tu fala com mta clareza.🤗
Eu tenho o sentimento de que sempre fui distímico, desde criança. Sempre senti calor anormal e força física muito abaixo da média.
Tenho 34 anos e Sofro desse mal desde os 15 anos.
Eu também. Você consegue trabalhar sem ter problemas com algumas pessoas do ambiente? Tenho esse problema.
Descobri hoje que tenho isso, distimia. Sempre fui nervoso, estressado, pessimista, sentimento grande de culpa por algo que não fiz, sentimento de algo pior está por vim, isolamento social, cansaço.. não é depressão, é de ficar cansado e triste. Achava que eu era assim, meu jeito. Mas vc explicou bem. Sou distimia de início tardio, era feliz e de Boa, mas depois da faculdade início de 2004 me quebrei do que era. Me sinto muito mal. Tenho então isso. Porcaria. Não queria ter. Não procuro ajuda profissional pq não acredito muito e não gosto de tomar remédios pq posso ficar dependente. Odeio remédios e médicos me dopando. Vou ficar na minha e tranquilo, tranquilo nada.. por que sempre estou com essa coisa que não sei o que! Mas eh o que? Um desequilíbrio químico do cérebro ou frescuragem minha e negativismo? Tento nem pensar nisso pq se não me sinto vitimismo! NAO QUERO ISSO COMIGO. Psicologia vai ficar só batendo papo, e psiquiatra vai me dopar .. TO FORA!!!!!! Maldito o que acredita nos humanos. Tenho isso mas ninguém vai me ajudar, se não for eu mesmo sozinho que me mudar!!! NÃO EH DOENÇA ISSO!!!
Na verdade é problema nos neurotransmissores, é químico sim. Da mesma forma que alguém trata o diabetes, câncer, etc...vai tratar o cérebro. É bem difícil de diagnosticar, pois tem o transtorno bipolar também, pode confundir os sintomas. Precisa de remédio para sempre e terapia pra sempre, pois precisará também tratar o comportamento. Doenças mentais mudam o pensamento, sentimentos emoções e comportamentos, e as pessoas acham que é personalidade difícil e aceitam. O diagnóstico vem depois de uma pesquisa longa do médico quanto a sua vida e comportamentos, e também antecedentes familiares, como abuso de álcool e suicídios.
Muito obrigada Doutor. Excelente explicação.
Muito bem explicado Agradeço a sua disposição para ensinar.
Ganhou um seguidor. Estou entendendo o assunto e procurando ajuda. Obg!
Tenho distimia, foi diagnosticado quando eu tinha 28 anos, hoje tenho 44, senti que isso começou com 13 anos, convivo com isso com muita força, mas tem dia que é difícil, tomo medicamento mas teve muito efeito colateral, penso diariamente em suicídio, inclusive já tentei, não aguento mais, essa doença acabou com a minha vida, profissional, social e não sai do lugar até hoje, só me formei na faculdade agora com 44 anos, foi uma vida jogada no lixo...
Aconteceu comigo tbém, tive muitos problemas nas minhas relações e eu não sabia o que era. Fiquei sabendo em 2011, minha tinha distimia tbém. Você é jovem, cuide-se. Ainda há tempo de ser feliz
Ainda dá tempo de ser feliz, sim , busque na vida espiritual, eu fui curada assim, Deus me deu paz, alegria, me deu filhos maravilhosos! Não desista! Busque sozinho primeiro, leia a bíblia!
ola a todos amei o vídeo tudo falado se encaixou comigo não me suporto mas não tenho uma boa convivência no meio familiar ja me divorciei e tou em outro relacionamento e tudo ta igual nao tenho dulvidas sobre a distimia so hoje descobri esse mal que ta em mim
Mudar o ambiente urbano estressante
Há alguns anos atrás descobri num depoimento de um padre que seguia que ele tinha distimia aí vi que sofria desse mal do humor irritado
Ótima explicação, Dr.
Que Deus te abençoe ricamente.
Obrigado por prestigiar, Janieele. Não deixe de se inscrever no canal!
Curta também nossa página: goo.gl/FCHTtN
O pior é não ter dinheiro pra procurar ajuda!!!
Procure o CAPS da sua região
Parabéns pela matéria Dr. Fernado , admiro muito isso .
Obrigado por prestigiar. Não deixe de se inscrever no canal!
Curta também nossa página: goo.gl/FCHTtN
Maravilha de vídeo! Obrigada!
Só gosto de ficar sozinha porquê não acho que sou boa companhia pras pessoas 😢😢
Muito obrigada por postar esses videos
Obrigado por prestigiar, Kinha. Não deixe de se inscrever no canal!
Tenho distimia ,tenho pânico e distimia ,confundia ataque distímico com o ataque de pânico, hoje em dia tenho ataques de pânico pequenos ,prefiria um ataque de pânico forte do que um ataque distímico forte
"O objetivo é fazer a pessoa voltar ao funcionamento prévio dela". Mas e se a pessoa sente que sempre foi assim? É possível alguém nascer com distimia? Ou é possível a pessoa ter todos esses sintomas da distimia, mas não sê-la, na verdade ser apenas a personalidade da pessoa?
Pois é. Eu nunca funcionei bem. Nem sei qual é o jeito certo que eu tenho que ser.
Parabéns pela live, Dr👏👏👏👏👏
Obrigado por prestigiar o canal, Tania!
Eu nunca Vou ter normal 😄 já Tomei remédios e tudo. Eu me esforço vou pra academia,tento desenhar, estudar que eu amo,ler, e etc. Más cansei de brigar com a energia. Nunca tenho energia. Já fiz de tudo pra levar a vida mesmo sendo assim. Eu sou realmente amaldiçoada ,acho que vou ter paz no dia que eu morrer 😄
E quando voce gosta de uma pessoa que sofre desse problema? No caso é a minha ex, ela disse que não sentia mais nada por mim, porém converso com ela pelo what's app de vez em quando. Ela costuma ter desânimo, irritabilidade constantemente e costuma reclamar bastante das coisas, porém quando conversamos ela parece fingir que está tudo bem. Disseram pra ela que tem dem depressão e TAG, porém reparei que tem essa irritabilidade e um humor pra baixo.
Excelente!!!
Com certeza sou bipolar e meu filho também!!
Nossa difícil é achar um médico q acerte no cuidado da distimia pq os mesmo lavam anos pra aceitar o diagnóstico eu tenho é horrível
Dr.Fernando estou em tratamento com psicologo, ainda nao tenho dignostico decisivo mas apresento alguns dos sintomas citados.
Meu filho tem 23 anos ,mas desde uns 8 anos ,foi diagnosticado com TDAH e impulsividade associado a depressão ,já fez uso de vários anti depressivos ,no momento está fazendo o uso de notripitilina e clonazepam e de uns 4 anos mais ou menos deu problema sério no estomago e no intestino.Inflamação que nunca se cura ,está fazendo uso de mesalazina ,azatioprina ,pantoprazol e omeprazol ...Sinceramente estou desesperada! Ele tem todos esses sintomas aí ,e não tem nem um pouco de qualidade de vida ,na cidade onde moro tá precária a área da saúde os medicamentos não acha em área pública,ele está com encaminhamento pra psiquiatra e nunca sai .Sei que é frustante além dele tenho outro de 16 anos com depressão grave também tenho gastado quase salário só com medicamentos ,a verdade é que pobre com depressão tá jogado pra morrer.Descobri seus vídeos só agora ,são ótimos ....
Fiquei muito sensibilizada com seu drama. Que Deus te dê força para ser o equilíbrio dos seus filhos. Também tenho um filho com Défcit de atenção e hiperatividade. Sofri muito, mas evitei dar remédios. Hoje ele tem 34 anos e agora que está começando a seguir uma carreira. Abraço
Vi minha mãe se entupir desses remédios e ficar cada ano pior, morreu na loucura . Tenho muitos desses sintomas que o médico está dizendo , porém nunca acreditei tomar esses remédios .
Deus seja com vocês
Cuidado com esses remédios, eles só pioram a situação. Vc tem que procurar remédios naturais e suplementos. Existe muitos médicos na internet que falam de chás que melhoram a saúde. Dr Marcos Menelau, Angela Xavier Renato Rocha., Procure. Alguns alimentos também fazem mal e pioram a situação. Procure no UA-cam sobres esses alimentos que dão gatilhos para a depressão.
Tenho distimia .confesso que pra quem sofre disso está sempre atrás e tem uma vida mediana e terrível e cronico
Oque fazer se a pessoa não aceita que tem a doença, e se nega ao tratamento.
Eu não tenho o mau humor em evidência, pelo contrário, muita vezes pareço muito palhaça, cheia de piadas, mas a tristeza é minha companheira, tenho insônia, apetite alto, dificuldade de concentração, falta de energia, baixa alta estima e o cansaço é imenso, já estou assim há muito tempo, costumo me isolar e fico irritada fácil mas guardo comigo, minha vida é cinza 🩶
Oi doutor eu sou desse jeito , eu tinha episódio de depressão e passava mais agora amadoras dos dias eu acordo bem e do nada vem essa tristeza e eu fico assim o dia inteiro e muito triste
Boa noite 🌃
Parabéns. ...muito profissional
Como eu queria consultar com vc Dr.
Boa noite !!!
Dr eu tenho fui em uma dr que me falou que não tinha mas tratamento pra mim tive vontade de morrer fui em outro que salvou minha vida associando alguns medicamentos
Acho que eu tenho esse problema.
Sempre estou mal humorada.
Sempre para baixo.
Tenho todos os sintomas!
Acho que tenho distimia, desde de criança sou irritada, negativa, não consigo manter amizades, nunca namorei, não acho graça em nada e está piorando com a idade.