Infelizmente faço parte deste grupo de jovens adultos e mesmo sem histórico familiar, grandes traumas e há anos seguindo as recomendações de meditação, exercícios físicos, sono, alimentação saudável etc, além de terapia e meia dúzia de antidepressivos e mesmo apesar de relativa melhora e estabilidade na maioria dos sintomas, a distimia e, em principal a anedonia, não parece recuar o suficiente e muito provavelmente também não tem cura, podendo no máximo ser administrada. É bastante frustrante e decepcionante, mas parece que é o único jeito não desistir e tentar conviver com ela, mesmo me prejudicando e cortando meu potencial intelectual, afetivo e interpessoal, literalmente uma high functioning depression. Parabéns pela entrevista e obrigado pelo canal, até fiquei surpreso quando recebi a notificação do vídeo sobre distimia, que quase nunca é abordada, ainda mais no Brasil e na mídia.
"É bastante frustrante e decepcionante, mas parece que é o único jeito não desistir e tentar conviver com ela". Andrey, mais do que "não desistir e conviver", é preciso "não desistir de tratar"! Obrigado por prestigiar o canal! :)
Minha mãe percebia um comportamento melancólico, introspectivo e triste desde os meus cinco anos, porém só fui diagnosticada corretamente recentemente aos 31 anos. Estou reaprendendo quem eu sou depois de iniciar o tratamento adequado. E sim, os prejuízos a minha vida foram enormes ao longo desses anos.
É exatamente isso. Tocando a vida porque em 2010 fui diagnosticada com DISTIMIA mas o médico esqueceu de dizer que eu também tenho SÍNDROME do PÂNICO. Viver com medo e terrível e o pior de tudo isso é que ninguém te entende. Pensam que e fricote, preguiça, arrogância etc. Eu tomo três medicamentos e um deles é um estabilizador de humor porque eu não consigo controlar o meu nervosismo. Me afasto de tudo e de todos. Não saio para lugar nenhum porque não vejo graça em nada, pra mim tá tudo chato, triste, cinza e pois vai...
Aquela ansiedade que sempre esteve comigo desde menina, fruto de insegurança a respeito de como as pessoas às vezes falavam do meu jeito (eu era muito mais ativa que o meu irmão), hoje eu entendo que tudo começou ali.
Tenho isso, não desejo pra meu pior inimigo. A sensação de desânimo, falta de energia, irritabilidade e tristeza é devastadora. Já tentei diversos tipos de tratamento e não tive sucesso, estarei tentando outros tratamentos mais recentes nos próximos meses. Enquanto eu tiver recurso e alternativa de tratamento, vou continuar tentando.
Pesquisa sobre alimentação....o intestino é o segundo cérebro...já que você não tem bons resultados com medicação. Procura sobre o medico dr Nelson da Jolivi. Como tratar da depressão.
Você encontrou um bom tratamento? Espero que sim… Eu tomo Desvenlafaxina a 5 anos, receitada por um neurologista. A cada ano fui melhorando muito! Nunca pensei q sentiria a felicidade, e hoje posso dizer q sou a pessoa mais feliz do mundo, aos 54 anos.
Eu tenho essa doença, como eu sofro com isso! Não consigo dar sequência em nada, tudo que começo tenho que parar porque dois dias estou melhor e logo ela vem e me derruba fico até 5 dias sem tomar banho, sem jogar o lixo fora, tudo espalhado, e como se eu estivesse arrastando uma pedra no pé o tempo todo! As críticas me deixa ainda pior, muitas vezes pensei em tirar minha vida.😭😭
Parabéns pela explicação muito profissional, o problema é. Vc ter asseso à esses profissionais, que custa caro as consultas, tenho um filho que tem depressão, por isso busco a cura em Jesus, porque vai atrás de um profissional desse nível p ver a consulta dele? Por isso se torna difícil para quem não tem recursos financeiros, lamentável só Deus por isso Vc que passa por situações de doenças emocionais busca o socorro em Jesus, também. Ele é o médico dos médicos.
recebi ontem um diagnostico, e sabe, me levou a um medo excessivo de certas situações, alcoolismo, abandono dos estudos, abandonos sucessivos de emprego, etc, frustrante sabe ! ouvir de pessoas próximas que sou preguiçoso, que não tomo jeito, e sabe, achar que é algo de mim quando eu to doente a uns 6 ou 7 anos e ver que isso me tirou quase tudo... dói ver que uns de nós tem tanto tirado por falta de conhecimento, falta de sensibilidade familiar que trata a gente como sendo alguém ruim sendo que tudo que a gente precisava era de uma atenção maior e cuidado médico... enfim, obrigada pelo vídeo doutor, retorno aqui dar um feedback sobre melhora agora que vou iniciar a administração da fluoxetina, abraço e tudo de bom
Fala Jovem! Não dê mais importância para as pessoas que não se importam com você, tome suas decisões, faça acompanhamento psiquiátrico regular e mesmo que melhore não abandone, abraço e fique em paz.
Acompanho o seu maravilhoso canal, de grandiosa utilidade pública, para ajudar pessoas e amigos que chegam a mim relatando quadros de possível ligação a patologias psiquiátricas. Tenho aprendido muito com este canal que vc "alimenta com muito carinho". Não se preocupe, estou fazendo uso da forma correta, nunca deixo de orientar o acompanhamento psiquiátrico e psicológico após as conversas. Só continua doutor! Que Deus te abençoe! Grande Abraço!
Acredito que todos nós precisamos de dar um sentido à nossa vida, cumprir a missão que Deus nos deu para realizarmos. Fazer o que mais gosta, que te faz parar de pensar demais (pintar, tocar, fazer artesanato), como um hobby mesmo, nos momentos de lazer. Ajudar ao próximo, sentir que o seu viver melhora a vida de outras pessoas. Estou dizendo isso por experiência própria, pois coloco isso em prática.
Parabéns Dr, por seus esclarecimentos... Tô fazendo tratamento, mesmo assim tá muito difícil, ainda têm muitas pessoas que precisam ENTENDEREM SOBRE DEPRESSÃO...
Sandra Bertocci , foram muitos remédios. Cheguei ao fundo do poço e pensei ter chegado ao fim. Mas existiram pessoas que não desistiram de mim (mesmo que eu mesma já tinha feito isso). Primeiro comecei a acreditar que Deus não tinha me deixado e que as pessoas que ainda estavam alí do meu lado me amavam e precisavam de mim. Decidi parar com os remédios, pois o psiquiatra que me acompanhava só sabia me drogar. Fui retirando a droga aos poucos com acompanhamento do psicólogo, que foi um anjo em minha vida. Encontrei este canal e os vídeos do Dr. Fernando também me ajudaram bastante, pois eu havia tentado o suicídio por duas vezes e ao vê-lo falar percebi que alguém compreendia de fato essa doença e o pensamento suicida. Enfim, foi difícil, é difícil, mas agora quero ir até o fim. Forte abraço!
Sandra Bertocci , de fato é muito complicado, mas remédios apenas não vão te ajudar. Precisamos aprender a conviver com isso, mas da melhor forma possível. Não sei se estou sendo clara,as é mais ou menos assim: se você perdesse as duas descobrisse que está com diates teria que se cuidar, né? A vida continuaria... Eu sei que não há comparações e, nem gosto disso, pois a maior dor é a dor sentida, né? O que posso dizer é: lute! É possível!
Fui diagnosticado com distimia aos 28 anos, infelizmente por dificuldades financeiras não pude seguir com o tratamento, e sempre que toco no assunto sobre a distimia as pessoas ficam com cara de paisagem sem saber o que é isso. Comecei a apresentar os sintomas ainda muito jovem, por volta de 10 anos de idade, aos 13 comecei a passar no psicólogo, mas a falta de dinheiro e a falta de informação da minha família, principalmente meu pai, fez com que todos ignorássemos os primeiros sinais de que algo de errado estava acontecendo, e hoje eu amargo as consequências desse transtorno, que com um pouco de informação poderia ter sido combatido antes de se perpetuar. Se você conhece uma criança que apresenta uma alteração em seu comportamento, não negligenciem, investiguem com muito cuidado. Se hoje eu estou vivo, pode-se dizer que é um milagre, porque ainda jovem eu quase dei cabo da minha própria vida, e mesmo adulto, tenho dificuldades graves em vários aspectos da minha vida.
Eu tenho transtorno depressivo ,eu não sou triste ,só não consigo ficar animada ,feliz esses tipos de coisa mais nunca passa ,já acordo com ódio , fico o dia todo no trabalho sem querer está e com muitaaa dor muita é horrível
Sinto tudo isso têm muito tempo que eu vivo assim vou nos medicos tomo remédios para depressão para ansiedade más não melhoro não durmo só levanto meio dia não tenho coragem para fazer nada e nem vontade de sair más de casa não tenho vontade de falar e sinto raiva das pessoas sem me fazer nada . Não choro más não tenho mas lagrimas.
Faco parte desse grupo alem de explodir dores da cabeça até o pé já tive vontade de tirar minha vida nao tenho vontade pra nada isso é mais do que cronici desde 2004 fui diagnosticada com ansiedade melanconia profunda seguida de tistimia tomo sertralina rivotril mesmo assim nao resolvi muito já cheguei a surtar e colocar fogo em tudo que me fazia raiva crise de choro e tudo que você falou tem dia que nao olho nem para o espelho tivi varios períodos depressivos a mais de 16 anos
Muito adoecedor viver com uma pessoa assim, eu adoeci de depressão. Meu companheiro aceitou começar o tratamento. Eu achava que ele era natcisista ou bipolar. Sofri muito, muito colérico, rancoroso,preguiçoso, adicto ao alcool...
Fui diagnosticada com bipolaridade. Mas já li tanto sobre e não consigo me encaixar na bipolaridade. Não tenho fases felizes. Manias. Dias que quero fazer algo compulsivamente. Sempre procuro por algo sobre distimia, pois isso sim me identifico. Estou há 8 anos tomando remédios e não sinto vontade de levantar da cama nunca, estou sempre triste e não gosto nem de assistir nada engraçado. Posso ter sido diagnosticada errada?
Meu caso...na minha próxima consulta com o psiquiatra vou falar sobre a distimia. Não tenho episódios de euforia ou hipomania que relatam na bipolaridade.
Ai eu sou prisioneira desse maldito disturbio..começo o tal tratamento e passo a ser prisioneira do psiquiatra ( que aqui é uma fortuna a consulta) e dos remédios que são muito caros e fortes..tá solucionado o problema SQN
Boa noite! o meu médico me passou brintellix 20 mg e aripiprazol gotas(comecei a tomar o aripiprazol ontem) ; vc sabe se essa combinação pode funcionar para depressão resistente? Obrigado
Doutor há 1 ano atrás tomava escitalopram genérico (Medley) e parei. Esse ano voltei novamente com o medicamento (Exodus) similar, mas não estou sentindo nenhum efeito colateral inicial igual senti ano passado. Pelo intervalo de tempo sem tomar (1 ano) o normal seria efeitos colaterais de início, mas não estou tendo... tem alguma explicação para isso?
se o bipolar sente sonolência , desanimo cansaço o tempo todo, não tem sono reparador Toma lítio 450mg a noite , 2 torarip a noite, zonadipen 3 ao dia e topiramato 2 pela manhã pode ter essas reações citadas anteriormente?
Na adolescência,meu apelido era Hardy ( aquela hiena depressiva). Faço tratamento há anos. Tenho 47 anos atuamente Mas eu não tive problemas escolares ou acadêmicos. Eu estudei e tive bom rendimento escolar e acadêmico( notas altas, pelo menos). Poderia ter sido melhor, se não houvesse necessidade de interação com outras pessoas. Só que recentemente perdi o interesse por conhecimento intelectual.Pq é mais uma bobagem humana: o blá, blá, blá acadêmico, que não resolve nada na prática. Pelo menos na área de humanas. Parei de usar álcool até socialmente, pq me deixa mais irritada. Mas eu nunca tive diagnóstico de distimia, só de episódios depressivos. Minha família inteira tem depressão. Parentes, suicidas, inclusive. Enfim, me conformei em ser funcional, cumprir as obrigações, pq me casei e tive filhos. Mas fora isso não quero saber de relações humanas. Não tenho vontade de nada, muito menos de contribuir com esse mundo sem sentido Maior prejuízo é não conseguir trabalhar. Invento desculpas para mim mesma, mas o que eu quero é não ser incomodada por outras pessoas e seus problemas insolúveis e idiotas. Mas nem assim conseguimos ter paz, nem nos afastando das pessoas: "o inferno são os outros". Viver é uma obrigação . Acho hipócrita essa imposição de viver ao depressivo crônico. Não acredito em cura para minha doença q não sei qual é.E por que não nos liberam dessa obrigação? Há bilhões de pessoas neste planeta que querem viver. E vcs não cuidam delas, por quê? Perdem tempo dificultando a vida de que não suporta existir. Têm que fazer a gent sofrer o maior tempo possível m PS: Tomo medicação, faço atividade física e cumpro obrigações. Parei com a psicóloga, pq ficou caro. Não me peçam para ser alegre. Temo a velhice. Vou acabar num asilo jogada. Tenho pavor de envelhecimento. Aí que a situação complica mais, né,? Qdo finalmente jogam os ranzinzas nos asilo s, onde fatalmente, seremos maltratados.. Não gosto nem de pensar nisso. Melhor morrer jovem, no caso. Pergunta: Por que os psiquiatras e psicólogos, normalmente, não dão diagnóstico preciso? Fico confuso, pq não há um diagnóstico para mim. De qq forma, fico grata pelas informações a respeito dessa doença.
Oi Cristina! Não tinha visto esse longo texto de tristeza e desolação como senti inúmeras vezes e de repente fui pego nessa rede intrincada de pandemia e política, (pois sou professor) e trabalhei até a exaustão e tive uma "recaída" ! Eu ia somente te responder a questão que você colocou - "nesse país tem-se obrigação em ser feliz!" Eu sou muito crítico com o brasileiro porque os considero, no mínimo, um "povo em fase de crescimento" ! Dizem que é cultural! Morrer 60.000 pessoas no trânsito por alcoolismo e negligência é cultural, ou é falta de responsabilidade, moral, emocional, respeito.....? Aqui nesse país alegria é sinônimo de promover a desgraça alheia junto! Humilhar os desfavorecidos com OSTENTAÇÃO......Beber e causar acidentes e mortes e desgraças......Investir fortunas num lixo de comemoração como o carnaval e não ter psiquiatras e psicólogos decentes na rede Pública de Saúde.....Porque o brasileiro é alegre! Porque uma coisa não tem nada a ver com a a outra! Até poderia ser se não fosse a obrigatoriedade de gostar e ser discriminado.....Aí vem o oposto disso, que são os moralistas e religiosos que dizem que a "verdadeira felicidade" é falar Jesus e Aleluia a cada 5 minutos e que depressão é falta de fé, "você precisa aceitar Jesus" ........ e na mesmo lugar onde um é "curado" outros estão morrendo de câncer, coração como qualquer pessoa e depressão inclusive!
@@laertescaglianti1780 É um povo formados por pessoas esquisitas. Trabalham duro, mas sentem que precisam ser salvos por alguém ou por algum Deus. Como se não fossem capazes de agir por si mesmos. E essa alegria toda que demonstram pode ser desespero ou um escapismo doentio. Talvez sofram de algum tipo de mania. Não sei. Mas o Brasil me deprime e comportamento dos brasileiros, no geral, me irrita.
@@criselvox1 concordo com vc em parte... A vida n é do jeito q deveria ser ... E as pessoas dificultam por fazer parecer felizes .. quando n são... E promover a religião como meio para prosperidade e cura. . Quando na verdade ... Os médicos estão aí ,entre aspas, para isso... Mas quando vc jugar lembre-se se q o seu problema acaba colocando uma lente de aumento . ... E faz as atitudes da pessoas parecerem bem pior do q são... Por fim.. são só pessoas como nos tentando encontrar algum Sentido na vida.... E eu acredito q não nascemos pra ser infelizes tbm n.... Então elas n estão erradas em buscar a felicidade..a questão é como e q custo... Como o comentário do senhor acima... Creio q um dia teremos paz e felicidade... No fim... Duatimicos ou n estamos todos em busca de uma verdadeira vida ... E apesar de encontrá-lo lá parecer algo difícil quase impocivel.... Não é por nada q estamos aqui.... O mundo de hoje é feito para n termos contentamento com nada... Dar valor a coisas superficiais, e desprezar o q é de fato necessário para uma real felicidade... No fim estamos TDS... Tanto os eufóricos como os duatimicos... Doentes tentando encontrar de alguma forma.. a cura... O q eu sei é q vale apena percistir..... Vale apena acreditar na vida... Pois a vida n nós fez nada... Quem nós adoece é esse mundo... Artificial... Onde as pessoas correm correm pra chegar a lugar algum..... Eu acredito em Deus.... Não como um deus q promete milagres. Mas q promete uma verdadeira vida... Não nesse sistema falido ..... Mas aqui onde TDS as coisas serão novas.... ..
Doutor, poderia falar sobre o transtorno de personalidade esquiva,pois, me ajudaria muito a entender o meu comportamento patológico, sofro muito com isso.
Bom dia Dr, eu me chamo Cristiane e tenho uma filha com síndrome de down e traços altistas tem acompanhamento no CEPRED Salvador. Eu sofro muito com isso, não por ela ser especial, mas como as pessoas trata minha filha. Cídia minha filha tem um comportamento forte, principalmente quando é contrariada. A neurologista dela Dr Vera Lúcia que a acompanha a 8 anos receitou Depaquene para convulsões e Rispiridona mas a rispiridona ela não se adaptou e está sem medição. Ela não deixa pentir o cabelo, escovar os dentes ... so gosta de tomar banho, mas ela tem muita irritabilidade. Me ajude e por favor ajude minha filha, que é a minha vida.
Depressivo: pare de fazer o que você está fazendo e venha fazer outra coisa.................! Como explicar que para passar de uma atividade para outra, o cérebro tem que dar uma volta de 180º????? Tenho certeza que quando chegar a minha hora de partir, não sentirei a mesma angústia, desolação, frustração e sentimento de impotência............
Eu faço parte dessa fatia do bolo. Dr. Fernando gostaria da referencia do Artigo fo trabalho científico que o senhor citou. Aguardo. Se puder enviar para meu email ezilrolim@gmail.com Obrigada
Bao noite dr meu marido já vinha com quadro depressivo e 1 e pouco mal tava bem 1 dia seguinte dor de cabeça mais já via com quadro depressivo mais ficou internado 23 dia fez 2 ressonância foi diagnóstico comecefalia erpetica médico falou ele não tem cura e quadro deli está pio dr eu tenho depressão 18 anos eu dei um dia a metade de um clopam para eli achei podi ser uma depressão eli tem dia tá bem tem dia não anda fala está na cama mais eu pesquisei e achei o senho podi mi ajuda dr eli tem 72 tá tomado ciclovi cabebezepina de 200
A apresentadora/ entrevistadora, é o típico caso das pessoas que serão substituídas por um robô que com certeza fará o trabalho muito melhor, pois a mulher parece um "robô enferrujado".
Além de provável distímico, tenho T.A.R.E. E T.A.R.E é tão ruim quanto. Pesquisando sobre tratamento, casos de sucesso vão nada além de introduzir um ou outro alimento, depois de alguns vários anos. E a cereja do bolo, zumbidos.
Excelente entrevista. Deveria ter um projeto nas escolas com reunioes de pais e professores que abordem o assunto.
Infelizmente faço parte deste grupo de jovens adultos e mesmo sem histórico familiar, grandes traumas e há anos seguindo as recomendações de meditação, exercícios físicos, sono, alimentação saudável etc, além de terapia e meia dúzia de antidepressivos e mesmo apesar de relativa melhora e estabilidade na maioria dos sintomas, a distimia e, em principal a anedonia, não parece recuar o suficiente e muito provavelmente também não tem cura, podendo no máximo ser administrada. É bastante frustrante e decepcionante, mas parece que é o único jeito não desistir e tentar conviver com ela, mesmo me prejudicando e cortando meu potencial intelectual, afetivo e interpessoal, literalmente uma high functioning depression.
Parabéns pela entrevista e obrigado pelo canal, até fiquei surpreso quando recebi a notificação do vídeo sobre distimia, que quase nunca é abordada, ainda mais no Brasil e na mídia.
"É bastante frustrante e decepcionante, mas parece que é o único jeito não desistir e tentar conviver com ela". Andrey, mais do que "não desistir e conviver", é preciso "não desistir de tratar"! Obrigado por prestigiar o canal! :)
Descreveu muito bem Andrey, convivo com a distimia há anos.
Oii!!! Vc está melhor hj?!! Como está sendo tratamento?!
Andrey como você está?
@@Angel-ho6hi como você está Karla?
Minha mãe percebia um comportamento melancólico, introspectivo e triste desde os meus cinco anos, porém só fui diagnosticada corretamente recentemente aos 31 anos. Estou reaprendendo quem eu sou depois de iniciar o tratamento adequado. E sim, os prejuízos a minha vida foram enormes ao longo desses anos.
Quando ele disse que as marcas são indeléveis no caso da doença ter origem na infância, eu, com 26 anos agora, vi minha descrição perfeita.
Eu me vi quando ele falou "conseguem ir tocando a vida..."
É exatamente isso. Tocando a vida porque em 2010 fui diagnosticada com DISTIMIA mas o médico esqueceu de dizer que eu também tenho SÍNDROME do PÂNICO. Viver com medo e terrível e o pior de tudo isso é que ninguém te entende. Pensam que e fricote, preguiça, arrogância etc. Eu tomo três medicamentos e um deles é um estabilizador de humor porque eu não consigo controlar o meu nervosismo. Me afasto de tudo e de todos. Não saio para lugar nenhum porque não vejo graça em nada, pra mim tá tudo chato, triste, cinza e pois vai...
Aquela ansiedade que sempre esteve comigo desde menina, fruto de insegurança a respeito de como as pessoas às vezes falavam do meu jeito (eu era muito mais ativa que o meu irmão), hoje eu entendo que tudo começou ali.
Tenho isso, não desejo pra meu pior inimigo. A sensação de desânimo, falta de energia, irritabilidade e tristeza é devastadora. Já tentei diversos tipos de tratamento e não tive sucesso, estarei tentando outros tratamentos mais recentes nos próximos meses. Enquanto eu tiver recurso e alternativa de tratamento, vou continuar tentando.
Pesquise sobre a TRG. Vai ti ajudar.
Pesquisa sobre alimentação....o intestino é o segundo cérebro...já que você não tem bons resultados com medicação. Procura sobre o medico dr Nelson da Jolivi. Como tratar da depressão.
Você encontrou um bom tratamento? Espero que sim…
Eu tomo Desvenlafaxina a 5 anos, receitada por um neurologista. A cada ano fui melhorando muito! Nunca pensei q sentiria a felicidade, e hoje posso dizer q sou a pessoa mais feliz do mundo, aos 54 anos.
Eu tenho essa doença, como eu sofro com isso! Não consigo dar sequência em nada, tudo que começo tenho que parar porque dois dias estou melhor e logo ela vem e me derruba fico até 5 dias sem tomar banho, sem jogar o lixo fora, tudo espalhado, e como se eu estivesse arrastando uma pedra no pé o tempo todo! As críticas me deixa ainda pior, muitas vezes pensei em tirar minha vida.😭😭
Jesus ama você.. Ele cuida de vc.
Passo por isso. É bem assim.
Parabéns pela explicação muito profissional, o problema é. Vc ter asseso à esses profissionais, que custa caro as consultas, tenho um filho que tem depressão, por isso busco a cura em Jesus, porque vai atrás de um profissional desse nível p ver a consulta dele? Por isso se torna difícil para quem não tem recursos financeiros, lamentável só Deus por isso Vc que passa por situações de doenças emocionais busca o socorro em Jesus, também. Ele é o médico dos médicos.
Eu tenho desde criança, hoje tenho 49 anos e eu acho que isso é eterno
recebi ontem um diagnostico, e sabe, me levou a um medo excessivo de certas situações, alcoolismo, abandono dos estudos, abandonos sucessivos de emprego, etc, frustrante sabe ! ouvir de pessoas próximas que sou preguiçoso, que não tomo jeito, e sabe, achar que é algo de mim quando eu to doente a uns 6 ou 7 anos e ver que isso me tirou quase tudo... dói ver que uns de nós tem tanto tirado por falta de conhecimento, falta de sensibilidade familiar que trata a gente como sendo alguém ruim sendo que tudo que a gente precisava era de uma atenção maior e cuidado médico... enfim, obrigada pelo vídeo doutor, retorno aqui dar um feedback sobre melhora agora que vou iniciar a administração da fluoxetina, abraço e tudo de bom
Fala Jovem! Não dê mais importância para as pessoas que não se importam com você, tome suas decisões, faça acompanhamento psiquiátrico regular e mesmo que melhore não abandone, abraço e fique em paz.
Passo por isso. É bem assim.😢
... e quando os factos da vida, não nos permitem encarar as situações duma maneira mais simples, mais alegre.....
19:45 ir tocando a vida, vivendo pela metade, com distimia
São muito esclarecedoras suas entrevistas doutor
Acompanho o seu maravilhoso canal, de grandiosa utilidade pública, para ajudar pessoas e amigos que chegam a mim relatando quadros de possível ligação a patologias psiquiátricas. Tenho aprendido muito com este canal que vc "alimenta com muito carinho". Não se preocupe, estou fazendo uso da forma correta, nunca deixo de orientar o acompanhamento psiquiátrico e psicológico após as conversas. Só continua doutor! Que Deus te abençoe! Grande Abraço!
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos tão valiosos de graça. Isso, é um verdadeiro auxílio no combate a depressão.
bju
Obrigada Doutor. Muito esclarecedor.
Acredito que todos nós precisamos de dar um sentido à nossa vida, cumprir a missão que Deus nos deu para realizarmos. Fazer o que mais gosta, que te faz parar de pensar demais (pintar, tocar, fazer artesanato), como um hobby mesmo, nos momentos de lazer. Ajudar ao próximo, sentir que o seu viver melhora a vida de outras pessoas. Estou dizendo isso por experiência própria, pois coloco isso em prática.
Como você se encontra hoje? Deus contigo, sempre.
Muito rico o conteúdo da explanação, parabéns.
Seguramente auxiliará muitas pessoas.
excelente entrevista!
Parabéns Dr, por seus esclarecimentos...
Tô fazendo tratamento, mesmo assim tá muito difícil, ainda têm muitas pessoas que precisam ENTENDEREM SOBRE DEPRESSÃO...
Verdade!
Amo seu trabalho, Dr. Fernando. Muito grata.
A vida é cor de rosa.
Como a rosa
E tem espinhos.
Como a vida
---Carmem Dalmazo---
eu tenho distimia e meu pai tb, somos bem incompreendidos na familia, acham que é nosso jeito de ser
Estive cinco meses afastada do trabalho por causa da depressão. Foi terrível...
Cian Pessoa oque vc tomou para sair desta?
Sandra Bertocci , foram muitos remédios. Cheguei ao fundo do poço e pensei ter chegado ao fim. Mas existiram pessoas que não desistiram de mim (mesmo que eu mesma já tinha feito isso). Primeiro comecei a acreditar que Deus não tinha me deixado e que as pessoas que ainda estavam alí do meu lado me amavam e precisavam de mim.
Decidi parar com os remédios, pois o psiquiatra que me acompanhava só sabia me drogar. Fui retirando a droga aos poucos com acompanhamento do psicólogo, que foi um anjo em minha vida. Encontrei este canal e os vídeos do Dr. Fernando também me ajudaram bastante, pois eu havia tentado o suicídio por duas vezes e ao vê-lo falar percebi que alguém compreendia de fato essa doença e o pensamento suicida. Enfim, foi difícil, é difícil, mas agora quero ir até o fim.
Forte abraço!
Cian Pessoa é complicado. Já tomei de tdo.
Sandra Bertocci , de fato é muito complicado, mas remédios apenas não vão te ajudar. Precisamos aprender a conviver com isso, mas da melhor forma possível. Não sei se estou sendo clara,as é mais ou menos assim: se você perdesse as duas descobrisse que está com diates teria que se cuidar, né? A vida continuaria... Eu sei que não há comparações e, nem gosto disso, pois a maior dor é a dor sentida, né?
O que posso dizer é: lute! É possível!
Fui diagnosticado com distimia aos 28 anos, infelizmente por dificuldades financeiras não pude seguir com o tratamento, e sempre que toco no assunto sobre a distimia as pessoas ficam com cara de paisagem sem saber o que é isso.
Comecei a apresentar os sintomas ainda muito jovem, por volta de 10 anos de idade, aos 13 comecei a passar no psicólogo, mas a falta de dinheiro e a falta de informação da minha família, principalmente meu pai, fez com que todos ignorássemos os primeiros sinais de que algo de errado estava acontecendo, e hoje eu amargo as consequências desse transtorno, que com um pouco de informação poderia ter sido combatido antes de se perpetuar.
Se você conhece uma criança que apresenta uma alteração em seu comportamento, não negligenciem, investiguem com muito cuidado. Se hoje eu estou vivo, pode-se dizer que é um milagre, porque ainda jovem eu quase dei cabo da minha própria vida, e mesmo adulto, tenho dificuldades graves em vários aspectos da minha vida.
Muito útil essa entrevista acabo de descobrir que tenho distimia desde os 13 anos ou antes que me sinto assim.
Muitíssimo obrigada Dr por falar dessa doença que rouba tanto da gente.
Dr. Por que distimia causa indecisão? Qual é a relação entre a distimia e esse sintoma oculto. Obrigado pela divulgação sobre o assunto.
Tenho desde a infância e só fui descobrir agora, aos 24. Infelizmente é exatamente como ele disse: os danos são pro resto da vida.
Á😊₩
Exatamente isso. Também tenho e o pior é que acompanha pela vida toda
Trabalho fantástico,parabéns!
Obrigado por prestigiar!
Eu tenho transtorno depressivo ,eu não sou triste ,só não consigo ficar animada ,feliz esses tipos de coisa mais nunca passa ,já acordo com ódio , fico o dia todo no trabalho sem querer está e com muitaaa dor muita é horrível
Eu passo por isso. É horrível 😔
Obrigada pelo vídeo pouco ouço falar nesse problema que tenho 😭
Sou muito fã desse cara ♥️
o que mais me incomoda é a anedonia social, tem alguns medicamento que melhoram e outros que pioram esse ponto
Gostei muito da explicação, me identifiquei bastante.
Fico feliz
Sinto tudo isso têm muito tempo que eu vivo assim vou nos medicos tomo remédios para depressão para ansiedade más não melhoro não durmo só levanto meio dia não tenho coragem para fazer nada e nem vontade de sair más de casa não tenho vontade de falar e sinto raiva das pessoas sem me fazer nada . Não choro más não tenho mas lagrimas.
Gratidão por compartilhar conosco
Nós que agradecemos!
Dr Fernando, o senhor citou 2 personagens de desenho que tem distimia, tem o personagem Lula Molusco do Bob Esponja que também é distimico kkkk
O único q soube explicar
É muito difícil lidar com pessoas assim. Tô quase terminando com meu noivo ele é muito mal morado.
Faco parte desse grupo alem de explodir dores da cabeça até o pé já tive vontade de tirar minha vida nao tenho vontade pra nada isso é mais do que cronici desde 2004 fui diagnosticada com ansiedade melanconia profunda seguida de tistimia tomo sertralina rivotril mesmo assim nao resolvi muito já cheguei a surtar e colocar fogo em tudo que me fazia raiva crise de choro e tudo que você falou tem dia que nao olho nem para o espelho tivi varios períodos depressivos a mais de 16 anos
Meu Deus, faça terapia da trg
Vou ser psicólogo vou seguir lá.
Muito adoecedor viver com uma pessoa assim, eu adoeci de depressão.
Meu companheiro aceitou começar o tratamento.
Eu achava que ele era natcisista ou bipolar.
Sofri muito, muito colérico, rancoroso,preguiçoso, adicto ao alcool...
Perfeito, Dr!
7:24 Muito importante
Like é claro!
Há 19 anos enfrentando os sintomas. Medicação é paliativo pra mim.
Para mim efeito placebo tbm e de longa data
Já tentou TCC?
Tenho depressão a mais de 30anos.Ja usei muitos tratamentos nunca deram resultados.O que eu faço?
Fui diagnosticada com bipolaridade. Mas já li tanto sobre e não consigo me encaixar na bipolaridade. Não tenho fases felizes. Manias. Dias que quero fazer algo compulsivamente. Sempre procuro por algo sobre distimia, pois isso sim me identifico. Estou há 8 anos tomando remédios e não sinto vontade de levantar da cama nunca, estou sempre triste e não gosto nem de assistir nada engraçado. Posso ter sido diagnosticada errada?
Meu caso...na minha próxima consulta com o psiquiatra vou falar sobre a distimia. Não tenho episódios de euforia ou hipomania que relatam na bipolaridade.
Ótimo vídeo sensacional
Muito bom!!
SavioN🎗🎗🎗🎗🎗😭😭😭😭😭
- Crônica.
- E persistente.
Boa tarde Dr o senhor indica algum médico especialista em distimia em Salvador -BA?
Recebi um diagnóstico de distimia , porém tenho um problema ,não gosto de tomar remédios, não tenho paciência para psicóloga !
Ai eu sou prisioneira desse maldito disturbio..começo o tal tratamento e passo a ser prisioneira do psiquiatra ( que aqui é uma fortuna a consulta) e dos remédios que são muito caros e fortes..tá solucionado o problema
SQN
Veja pra ir no SUS
@@vlogdamo Se pagando já tá difícil ver resultado, imagina SUS
@@vlogdamo ij
Entendi ...agradeço a Deus não ter esta maldita!!! Ja passei muitas pontes sem corrimão....mas estou aqui sustentada no Eterno!!!!!!
Boa noite! o meu médico me passou brintellix 20 mg e aripiprazol gotas(comecei a tomar o aripiprazol ontem) ; vc sabe se essa combinação pode funcionar para depressão resistente? Obrigado
Dr será possível conseguir resolver a anedonia quando há distimia? Essa parte nunca é resolvida, é horrível
Eu tinha muita triteza
E agora tenho muita raiva e mal humor
Dr. Fernando,
Conhece algum profissional especializado em Distimia em Curitiba para indicar?
Muito obrigada,
Sim, entre em contato no email contato@psiquiatrafernandofernandes.com
E a desesperança? falem dela pfvr!
A esperança é um sentimento importante, sem dúvida!
Tenho isso.. afff um inferno
Doutor há 1 ano atrás tomava escitalopram genérico (Medley) e parei. Esse ano voltei novamente com o medicamento (Exodus) similar, mas não estou sentindo nenhum efeito colateral inicial igual senti ano passado. Pelo intervalo de tempo sem tomar (1 ano) o normal seria efeitos colaterais de início, mas não estou tendo... tem alguma explicação para isso?
se o bipolar sente sonolência , desanimo cansaço o tempo todo, não tem sono reparador
Toma lítio 450mg a noite , 2 torarip a noite, zonadipen 3 ao dia e topiramato 2 pela manhã pode ter essas reações citadas anteriormente?
Dr. Há relação entre Hipotireoidismo e Distimia?
Curioso voce perguntar isso, pois conheço uma pessoa que parece ter esses dois problemas.
Eu tenho distimia e hipotireoidismo
Mudança de humor tipo de alegre a tristeza também é Distimia Dr ?
Na adolescência,meu apelido era Hardy ( aquela hiena depressiva). Faço tratamento há anos. Tenho 47 anos atuamente Mas eu não tive problemas escolares ou acadêmicos. Eu estudei e tive bom rendimento escolar e acadêmico( notas altas, pelo menos). Poderia ter sido melhor, se não houvesse necessidade de interação com outras pessoas. Só que recentemente perdi o interesse por conhecimento intelectual.Pq é mais uma bobagem humana: o blá, blá, blá acadêmico, que não resolve nada na prática. Pelo menos na área de humanas. Parei de usar álcool até socialmente, pq me deixa mais irritada. Mas eu nunca tive diagnóstico de distimia, só de episódios depressivos. Minha família inteira tem depressão. Parentes, suicidas, inclusive. Enfim, me conformei em ser funcional, cumprir as obrigações, pq me casei e tive filhos. Mas fora isso não quero saber de relações humanas. Não tenho vontade de nada, muito menos de contribuir com esse mundo sem sentido Maior prejuízo é não conseguir trabalhar. Invento desculpas para mim mesma, mas o que eu quero é não ser incomodada por outras pessoas e seus problemas insolúveis e idiotas. Mas nem assim conseguimos ter paz, nem nos afastando das pessoas: "o inferno são os outros". Viver é uma obrigação . Acho hipócrita essa imposição de viver ao depressivo crônico. Não acredito em cura para minha doença q não sei qual é.E por que não nos liberam dessa obrigação? Há bilhões de pessoas neste planeta que querem viver. E vcs não cuidam delas, por quê? Perdem tempo dificultando a vida de que não suporta existir. Têm que fazer a gent sofrer o maior tempo possível m PS: Tomo medicação, faço atividade física e cumpro obrigações. Parei com a psicóloga, pq ficou caro. Não me peçam para ser alegre. Temo a velhice. Vou acabar num asilo jogada. Tenho pavor de envelhecimento. Aí que a situação complica mais, né,? Qdo finalmente jogam os ranzinzas nos asilo s, onde fatalmente, seremos maltratados.. Não gosto nem de pensar nisso. Melhor morrer jovem, no caso. Pergunta: Por que os psiquiatras e psicólogos, normalmente, não dão diagnóstico preciso? Fico confuso, pq não há um diagnóstico para mim. De qq forma, fico grata pelas informações a respeito dessa doença.
Oi Cristina! Não tinha visto esse longo texto de tristeza e desolação como senti inúmeras vezes e de repente fui pego nessa rede intrincada de pandemia e política, (pois sou professor) e trabalhei até a exaustão e tive uma "recaída" !
Eu ia somente te responder a questão que você colocou - "nesse país tem-se obrigação em ser feliz!"
Eu sou muito crítico com o brasileiro porque os considero, no mínimo, um "povo em fase de crescimento" ! Dizem que é cultural! Morrer 60.000 pessoas no trânsito por alcoolismo e negligência é cultural, ou é falta de responsabilidade, moral, emocional, respeito.....?
Aqui nesse país alegria é sinônimo de promover a desgraça alheia junto! Humilhar os desfavorecidos com OSTENTAÇÃO......Beber e causar acidentes e mortes e desgraças......Investir fortunas num lixo de comemoração como o carnaval e não ter psiquiatras e psicólogos decentes na rede Pública de Saúde.....Porque o brasileiro é alegre! Porque uma coisa não tem nada a ver com a a outra! Até poderia ser se não fosse a obrigatoriedade de gostar e ser discriminado.....Aí vem o oposto disso, que são os moralistas e religiosos que dizem que a "verdadeira felicidade" é falar Jesus e Aleluia a cada 5 minutos e que depressão é falta de fé, "você precisa aceitar Jesus" ........ e na mesmo lugar onde um é "curado" outros estão morrendo de câncer, coração como qualquer pessoa e depressão inclusive!
@@laertescaglianti1780 É um povo formados por pessoas esquisitas. Trabalham duro, mas sentem que precisam ser salvos por alguém ou por algum Deus. Como se não fossem capazes de agir por si mesmos. E essa alegria toda que demonstram pode ser desespero ou um escapismo doentio. Talvez sofram de algum tipo de mania. Não sei. Mas o Brasil me deprime e comportamento dos brasileiros, no geral, me irrita.
@@criselvox1 concordo com vc em parte... A vida n é do jeito q deveria ser ... E as pessoas dificultam por fazer parecer felizes .. quando n são... E promover a religião como meio para prosperidade e cura. . Quando na verdade ... Os médicos estão aí ,entre aspas, para isso... Mas quando vc jugar lembre-se se q o seu problema acaba colocando uma lente de aumento . ... E faz as atitudes da pessoas parecerem bem pior do q são... Por fim.. são só pessoas como nos tentando encontrar algum Sentido na vida....
E eu acredito q não nascemos pra ser infelizes tbm n.... Então elas n estão erradas em buscar a felicidade..a questão é como e q custo... Como o comentário do senhor acima...
Creio q um dia teremos paz e felicidade... No fim... Duatimicos ou n estamos todos em busca de uma verdadeira vida ... E apesar de encontrá-lo lá parecer algo difícil quase impocivel....
Não é por nada q estamos aqui....
O mundo de hoje é feito para n termos contentamento com nada... Dar valor a coisas superficiais, e desprezar o q é de fato necessário para uma real felicidade... No fim estamos TDS... Tanto os eufóricos como os duatimicos... Doentes tentando encontrar de alguma forma.. a cura...
O q eu sei é q vale apena percistir..... Vale apena acreditar na vida... Pois a vida n nós fez nada... Quem nós adoece é esse mundo... Artificial... Onde as pessoas correm correm pra chegar a lugar algum.....
Eu acredito em Deus.... Não como um deus q promete milagres. Mas q promete uma verdadeira vida... Não nesse sistema falido ..... Mas aqui onde TDS as coisas serão novas....
..
@@Andii.El. Você tem razão! Vamos levando. Obrigada!
@@criselvox1 suas palavras são quase todos os meu pensamentos. Achei uma pessoa igual a mim!
Quem tem problemas na tireóide tem tendências a ter de pressão
Dr. Fernando, como é feito o desmame do Clonazepam? Eu faço uso do Clonazepam a oito anos. Por favor me ajude.
Doutor, poderia falar sobre o transtorno de personalidade esquiva,pois, me ajudaria muito a entender o meu comportamento patológico, sofro muito com isso.
Tenho há ,33 anos, era distimia grave, agora te depressão bipolar..
Bom dia Dr, eu me chamo Cristiane e tenho uma filha com síndrome de down e traços altistas tem acompanhamento no CEPRED Salvador. Eu sofro muito com isso, não por ela ser especial, mas como as pessoas trata minha filha. Cídia minha filha tem um comportamento forte, principalmente quando é contrariada. A neurologista dela Dr Vera Lúcia que a acompanha a 8 anos receitou Depaquene para convulsões e Rispiridona mas a rispiridona ela não se adaptou e está sem medição. Ela não deixa pentir o cabelo, escovar os dentes ... so gosta de tomar banho, mas ela tem muita irritabilidade. Me ajude e por favor ajude minha filha, que é a minha vida.
cristiane sao pedro aredite NONI no canal do Israel
cristiane sao pedro moro em salvador também, qdo quiser conversar me fale,será um prazer te ouvir..
Já pensou em ouvir outra opinião médica?
Nossa...Eu tenho 100%por dia. Vixi
eu tenho ansiedade insônia ir tacão
Meu Deus !o mau humor crônico do meu irmão ,é Distimia!!.. e o pior , ele toma umas cachaças de vez em quando... só por Deus...
Pode uma pessoa ter distimia e ciclotimia ao mesmo tempo?
Nesse caso o diagnóstico é ciclotimia (a ciclotimia inclui a distimia)
Obrigado!
Pq a necessidade rotular formas distintas de depressão!? Distimia ñ é uma depressao cronica???
É a doença do mau humor.
Depressivo: pare de fazer o que você está fazendo e venha fazer outra coisa.................!
Como explicar que para passar de uma atividade para outra, o cérebro tem que dar uma volta de 180º?????
Tenho certeza que quando chegar a minha hora de partir, não sentirei a mesma angústia, desolação, frustração e sentimento de impotência............
Eu faço parte dessa fatia do bolo. Dr. Fernando gostaria da referencia do Artigo fo trabalho científico que o senhor citou. Aguardo. Se puder enviar para meu email
ezilrolim@gmail.com
Obrigada
O médico do PSF disse a mim que depressão não é doença
Complicado... =\
Ele qlq coisa, menos médico...corre!!
Triste é ver o quanto é erroneamente diagnosticada.
Bao noite dr meu marido já vinha com quadro depressivo e 1 e pouco mal tava bem 1 dia seguinte dor de cabeça mais já via com quadro depressivo mais ficou internado 23 dia fez 2 ressonância foi diagnóstico comecefalia erpetica médico falou ele não tem cura e quadro deli está pio dr eu tenho depressão 18 anos eu dei um dia a metade de um clopam para eli achei podi ser uma depressão eli tem dia tá bem tem dia não anda fala está na cama mais eu pesquisei e achei o senho podi mi ajuda dr eli tem 72 tá tomado ciclovi cabebezepina de 200
A apresentadora/ entrevistadora, é o típico caso das pessoas que serão substituídas por um robô que com certeza fará o trabalho muito melhor, pois a mulher parece um "robô enferrujado".
Além de provável distímico, tenho T.A.R.E.
E T.A.R.E é tão ruim quanto.
Pesquisando sobre tratamento, casos de sucesso vão nada além de introduzir um ou outro alimento, depois de alguns vários anos.
E a cereja do bolo, zumbidos.