A Sociedade da Neve - O Difícil Tabu da ANTROPOFAGIA e suas CONSEQUÊNCIAS!!!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 лип 2024
  • O que os passageiros do vôo 571 tiveram que fazer para sobreviver? Que dilemas enfrentaram? Quais as consequências éticas, filosóficas, psicológicas, sociais, morais, religiosas das coisas que fizeram?
    Você tem medo de viajar de avião? Sim? Não? Pois imagine pegar um avião e ele cair na cordilheira dos Andes, um lugar cercado por montanhas, inóspito e gelado pra chuchu, mas por milagre ou apenas por sorte mesmo você sobrevive a queda junto de alguns outros passageiros. O você faria? Esperaria por socorro? Mas e se o socorre demorasse muito? Como você iria encarar essa difícil situação, considerando o frio intenso, a morte por todo lado, a fome apertando e a esperança diminuindo? Pois é disso que trata o filme "A Sociedade da Neve". E hoje a gente vai refletir sobre os dramas vividos pelos personagens tendo um certo foco ao enorme tabu que eles encararam: a questão da comida.
    O filme de hoje relata a história, onde em 1972 um time de Rugby parte do Uruguai em direção ao Chile num avião da Força Aérea Uruguaia, mas devido a problemas técnicos, erros de navegação e uma baita tempestade de neve, o avião colide contra uma montanha, e se parte em vários pedaços, sendo que em uma das partes, algumas pessoas sobreviveram. E este filme recria e nos mostra a luta deles para permanecerem vivos.
    Essa história deu origem a alguns filmes, livros, documentários, tendo destaque um filme chamado “Vivos” de 1993, filme muito bom também, depois deu origem ao livro “La Sociedad de la Nieve” escrito pelo Pablo Vierci em 2008, e agora, baseado nesse livro o filme foi criado, tendo como diretor o Juan Antonio Bayona. Pra vocês verem que foi uma baita história contada e recontada. E hoje vamos refletir sobre a luta deles pela sobrevivência, as questões e situações que tiveram que enfrentar, certo?
    Vale dizer que longe de mim querer julgar se o que eles pensaram ou fizeram foi certo, errado, aceitável, inaceitável, etc. O objetivo aqui é mais salientar os dramas que eles tiveram que encarar e te convidar a refletir sobre essa situação toda. Ok? Aliás, o filme também é muito sensível aos personagens, dando uma atenção a todos eles, inclusive aos que faleceram, colocando nome, idade, como quem diz: nós não esquecemos de vocês.
    Uma das coisas que marcam o pensamento dos personagens diz respeito sobre o que é aquela situação toda, seria uma infeliz tragédia que deve ser superada? Ou um milagre que deve ser valorizado? Como os sobreviventes devem encarar isso? Eles devem dar graças por terem sobrevivido? Alguns até levam para o lado religioso, pensando sobre o que Deus quer deles. Seria uma provação? Eles devem ser gratos? Devem ficar com raiva de Deus? Existe um sentido para aquele sofrimento todo?
    Um dos personagens, o Numa (Enzo Vogrincic) pensa em tudo o que gostaria de viver ainda e das coisas que ainda não fez, não viveu. Ele lamentou por ainda ser jovem, com seus 25 anos e estar tão perto da morte. Isso me lembra uma frase dita pelo filósofo Sêneca: “Quem não souber falecer bem terá vivido mal.”
    Principais atores e seus respectivos personagens:
    Enzo Vogrincic - Numa Turcatti
    Agustín Pardella - Fernando 'Nando' Parrado
    Matías Recalt - Roberto Canessa
    Esteban Bigliardi - Javier Methol
    Diego Vegezzi - Marcelo Pérez del Castillo
    Tendo como diretor o Juan Antonio Bayona.
    A intenção não é dar a palavra final sobre o filme ou sobre os temas abordados, jamais isso! A intenção é convidar os espectadores a refletir sobre os pontos colocados e aumentar nosso repertório cultural e intelectual. E eu espero contribuir com isso.
    Vou colocar os momentos desse vídeo.
    00:00 Introdução e Sinopse
    00:46 Breve Sinopse
    02:14 Qual o significado profundo da tragédia?
    03:24 Encarando as Dificuldades
    04:12 O Tabu - Sem Spoilers
    07:13 O que eles fizeram? - Contém Spoilers
    08:44 Conclusão
    #melhoresfilmes
    #filmes
    #sociedade
    #filosofia
    #sobrevivência
    #reflexão
    Se gostar, visite o canal e se inscreva :D
    / @pipocafilosofal
    O Pipoca Filosofal é um canal voltado para quem gosta de mergulhar nas tramas de filmes. A ideia é pensar nas angústias dos personagens, nos seus questionamentos, nas circunstâncias em que são colocados, nos problemas abordados, etc. Então, coma uma pipoca filosofal e bora mergulhar nessas artes :)
    Eu agradeço a atenção e bons mergulhos :D
  • Фільми й анімація

КОМЕНТАРІ • 4

  • @rosanagodoy4370
    @rosanagodoy4370 5 місяців тому +1

    Sera que algum dekes se tornou vegetariano?

    • @pipocafilosofal
      @pipocafilosofal  5 місяців тому +1

      Boa pergunta, rs. Até fiz uma rápida pesquisa, mas aparentemente não. :D

    • @rosanagodoy4370
      @rosanagodoy4370 5 місяців тому +1

      ​@@pipocafilosofalcomemos corpos todos os dias e não pensamos nas questões éticas... 😒🤔

    • @pipocafilosofal
      @pipocafilosofal  5 місяців тому +1

      Pois é, mas aparentemente isso está lentamente mudando, com um crescente número de veganos e defensores das causas animais :)