Agr a querida usando q tudo é racismo, qm é branco não tem lugar de fala, querendo separar vegano preto/ vegano branco, q o veganismo é racista, veganismo não é racista, o mundo é racista infelizmente, mais é ... assim como existem pretos racista e brancos racistas ... q preguiça .. e ela fala como se ela ñ fizesse diferença entre brancos e pretos ... e eu nem deveria nem ter comentado pq sou branca, da licença ... veganismo não é sobre isso
Acredito que muita gente deixa de ser vegana, mas pessoas públicas acabam tendo que expor isso a seus seguidores. Assim como tb muita gente nova entra no Veganismo. No caso da Samanta, ela não deixou de ser vegana em seus hábitos, ela deixou claro que apenas não vai mais se rotular como vegana.
Veganismo é pelos animais que não tem sua voz ouvida.. se você ouvir os animais humanos que falam abobrinhas aos montes e decidir parar de querer defender aqueles que sofrem calados para sempre.
Nossa! Pra começar não conheço essa pessoa, nunca ouvi falar nela, e só tenho a dizer que ela nunca foi realmente vegana, porque quem é por amor aos animais não deixa jamais. Fiquei internada três dias após uma cirurgia de emergência e me recusei a comer qualquer alimento de origem animal. Principalmente na UTI onde só querem nos dar gelatina. Deve ter dito que era por modinha e na real nem sabe o que é veganismo.
@@mariainesgoiafavatto3966 quando eu fiquei internada o médico me questionou do porque eu não comia nada de origem animal,e eu respondi que é por amor!!! Então ele disse: Se é por amor então não tenho argumento!
@@elianacachova5170 👏👏 É um sábio seu médico,! O meu no momento ficou com aquela cara meio que não entendo, como meu caso foi grave que de 100 pacientes somente um ou dois só revivem, então ele e os que participaram da cirurgia que foi bem demorada começaram a estudar o caso e chegaram a conclusão que o veganismo teve importância fundamental para não ter acontecido o pior.🙏
"O Veganismo não é sobre saúde. O Veganismo é sobre animais!" Disse tudo Fábio. Não concordo com o posicionamento dessa moça pq independente do que ela fizer os animais estão aí sofrendo. O ponto central sempre tem que estar nos animais e toda essa discussão pode enfraquecer o movimento. Triste!😢
Vegano por amor aos animais, contra toda forma de crueldade aos animais!🤦🏽♀️🤦🏽♀️🤦🏽♀️ Comecei me veganizar há onze, pelos os animais, sim por eles! 💚🌱
Exatamente isso. Triste ver essa confusão toda! Veganismo é sobre animais e como o Fabio comentou, o veganismo é para a vida toda. Somos veganos e podemos comer tanto tranqueira quanto saudável. A libertação animal é o que importa. Muito triste o pronunciamento dessa moça 😥
Sou preta e vegana há 14 anos, moro num lugar com poucas opções veganas, embora seja na capital de São Paulo. Mas desde que entendi a importância da causa animal, nunca me passou pela cabeça voltar atrás. Agradeço a vc, Fábio, por ter me ajudado nesta trajetória. Na época, a partir de 2009, lia tudo o que vc colocava no site. Obrigada ❤
Assisti esse vídeo dela ontem e o meu sentimento foi EXATAMENTE como o seu. Veganismo é saúde mas é muito mais que isso. E esses selos veganos e todos esses produtos novos no mercado, são mais que necessários para aumentar a visibilidade do veganismo. E assim, talvez um dia, as pessoas perderem o preconceito com produtos veganos.
@@vegan6975 Sim! Muitas coisas são veganas , isto é, nem tudo que não tem origem animal vai ter um rótulo de "vegano", nem tudo que tem "rótulo" vegano é saudável, não podemos ficar bitolado em rótulos mas sim na consciência de um mundo sem maus tratos animais.
@@hugoferreira7539 É como religião,seguem o mesmo Deus mas sempre vai ter algumas divergências, e através dessas divergências cria-se outras religiões. Cada um com a sua consciência né.
@@julioc410 você está confundindo religião com vertentes. Por exemplo, no cristianismo existe o catolicismo e o protestantismo, os dois fazem parte da mesma religião mas são vertentes diferentes. Helenistas, satanistas e umbandistas acreditam em deuses diferentes uns dos outros.
Ontem comprei 2 pacotes do miojo vegano. Isso ñ abalou em absolutamente nada a minha opção pelo veganismo. Essa moça esqueceu q pra cada miojo vegano vendido é um miojo de carne deixado de vender. A causa é maior do q essa intransigência desnecessária.
Fábio, ti sigo por aqui, apesar de não ser vegana (ainda), acho vc muito coerente em todas as suas falas. Infelizmente essa moça estava no veganismo não pela causa certa, afinal ela mesmo disse, vegano não é dieta, então não posso considerar isso como norte para essa causa que é tão nobre. Obrigada por nos ensinar todo dia mais, Fábio! Sucesso no seu trabalho e família ❤❤
Ela não era vegana ,estava vegana,quem realmente é vegano e muito mais que isso é pra sempre não tem como.voltar atrás está entranhado e como tatuagem não sai mais❤
"Seja mais forte que suas desculpas". Vc pode fazer sua alimentação em casa ,bolos,bolachas ,creme ,suco, enfim é só querer. Não precisa comer o miogo, ou qualquer outro produto que vc acredita ser nocivo a sua saúde. O vegetariano/vegano vai muito além dessa questão.
Em homenagem ao seu vídeo, vou almoçar agora o meu miojo vegano com selo SVB, acrescido de ervilhas, milho verde, e acompanhado de nuggets veganos Incrível. Nunca vi pessoa mais sem noção do que essa ativista arrependida. Recomendo a ela que leia o livro "A Política Sexual da Carne", da ativista negra, feminista e vegetariana estadunidense Carol J. Adams.
Também pensei nisso, pois hoje em dia está insuportável navegar pela internet e expressar sua opinião… mas enfim, ainda podemos assistir a esse caos lacrador…
@@franciscogabriel1123 Qual o ponto? ela ja fazia isso, oq ela fez foi puramente uma escolha, a vida dela n vai mudar , ate porque ela disse que só não iria mais defender.
Ela tá beeeem embaralhada das ideias. A crítica sobre saúde é muito válida, muitos produtos não possuem valor nutricional e são totalmente desnecessários para nossa vitalidade. Ela só esqueceu que veganismo não é sobre nossa saúde, nem sobre nós, humanos. Tá muito focada nas pessoas!
Exato. E esse tipo de alimento (miojo vegano) é muito útil pros novos veganos fazerem a transição sem deixar pra trás os sabores que estavam acostumados a comer, e mo preço que estavam acostumados a pagar
@@claragrica Você é a única lúcida por aqui pelo visto. Veganismo não é e nunca foi só sobre animais não-humanos, mas sim a emancipação animal como um todo.
😢 triste. Acredito que o fato de já existir produto vegano pouco saudável no mercado é um indício do crescimento da causa. Isso significa q as indústrias estão se preocupando em atender esse público. Além disso, pessoas antes de serem veganas podem gostar de consumir coisas menos saudáveis e saber q terá a mesma opção qndo se tornar vegana é importante.
Isso mostra que necessitamos continuar divulgando o Veganismo para que seja melhor compreendido , e acima de tudo praticado em benefício dos não humanos ....GOVEGAN 🌱.
Tem gente que escolhe o veganismo por amor aos animais, ou pelo meio ambiente, ou pela saúde.... ou até pelo ego.... Quando se sente que o "selo" de ser vegano - no sentido literal, em produtos, e no figurado em pessoas - deixou de ser "exclusivão", o ego se revolta... "Como assim miojo vegano?"... "Como assim essas pessoas aí veganas?"... "E EU, que sou muito mais vegano que os outros??" O mais verdadeiro EGOísmo disfarçado de altruísmo. E a dissonância cognitiva cantando alto!
O povo confunde alimentação vegana com comida fitness ou saudável. A comida pode ser fitness ou fat. Ou junk food. Quem deixa de ser vegano, junca foi na verdade.
É impressionante como as pessoas levianamente aderem a movimentos sem saber o que realmente são. Eu sou vegana e como coisas não saudáveis. Uma coisa não tem a ver com a outra.
Fabioo, faz um video de produtos de limpeza veganos com marcas populares e baratas nois é pobre e precisa de coisa barata e que não faça mal pros bichinhos
Nunca foi vegana de verdade sempre foi moda. Aprendi sobre agora aos 37 anos e me arrependo de todos os bichos que comi..portanto jamais sentirei falta, pois fazia o mau no viés da ignorância.
@@marianacruz2623 O veganismo abraça outras causas sim, é importante ter gente preta no veganismo sim, falar sobre veganismo popular e acessível… mas no final a causa sempre foi e vai continuar sendo sobre os animais que não tem voz, não tem direitos e nós somos os únicos que podem lutar por eles. Por isso na minha opinião não tem coerência abandonar a luta por causa de pessoas.
@@carolvegana2556 Mas ela não deixou os animais, Carol. A Samanta até já fez vídeo explicando que ainda é vegana e só não quer mais ser associada ao termo do movimento por uma decisão pessoal. É direito dela, gente. Se não está ferindo ou prejudicando animais, esse alvoroço não é justo.
@@carolvegana2556 O veganismo inclui os animais humanos, é esse o ponto. Mesmo que, claro, implicitamente seja mais centrado nos irracionais, se algo fere, explora ou põe em risco os animais humanos, deixa de ser vegano por conceito.
Gente! Lendo os comentários de vcs eu entendo pq tantas pessoas públicas deixam de ser veganas. Vou comparar vcs com o que os evangélicos fazem com os lgbt+, eles julgam e condenam igualmente. A moça deixou claro que segue vegana, só não vai mais abordar o tema publicamente (é direito dela) e aí surgem vídeos expondo a moça, post em Instagram apontando: olha, fulana deixou de ser vegana! Sério gente, parem, a gente só tá perdendo c esse comportamento.
Tava pra achar mais algum comentário dizendo isso... Quando alguém para de frequentar a igreja, usam o mesmo discurso("nunca foi dos nossos", "nunca foi x", "quem é de verdade nunca deixa", "nunca entendeu o que é x"). Eles realmente não se enxergam...
Bem, independente dos motivos que ela apontou é uma pena que tenhamos perdido ela, o veganismo precisa de ativistas para crescer pois nada é mais forte do que o exemplo, e ela representa em diversos aspectos milhões de brasileiros e brasileiras Um dia triste para o veganismo Mas vida que segue, não vamos parar e fica o agradecimento a Samanta por tudo que ela fez pelo veganismo. Tmj Fábio @Fabricadeveganos
Uma pessoa se intitula vegana e depois de 10 descobrimos que ela não sabia oque era veganismo. Fica o alerta. E pela confusão de idéias talvez ela nunca saiba oque é, de fato, veganismo.
Vovó já dizia "desculpa esfarrapada", o termo cabe exatamente nessa situação. Nem considero que dizer que o veganismo prega alimentação saudável é um argumento. E ainda arrematou que o veganismo é um termo "branco" e de "gente vendida". Embora triste, reconheço que qualquer pessoa pode deixar de ser vegana, mas colocar essas justificativas chega a ser patético. Ao contrário da maioria, acho que o abandono do veganismo com este tipo de "desculpas" não é um desestímulo, mas sim uma afirmação de que o veganismo é uma filosofia amparada na compaixão aos animais, ao meio ambiente e a uma sociedade mais justa e fraterna.
O veganismo não é sobre a NOSSA saúde, é sobre a libertação dos animais. Ser saudável é uma escolha individual dentro de uma dieta vegetariana estrita. Acho que ela arrumou uma desculpa como muleta...e sim, eu entendo o que você quis dizer sobre a luta antirracista. Não há como dizer que um sistema exploratório e injusto pode ter a luta deixada de lado, é assim com o racismo e deve ser assim com a crueldade animal.
@@isa9104 Olha, sem querer ser chata, mas todos os conceitos oficiais de veganismo que já vi usam apenas "animais", o que inclui humanos. Dá uma olhada: "De acordo com a Organização The Vegan Society, do Reino Unido, o veganismo é uma filosofia e um estilo de vida que busca “excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade com animais para alimentação, vestuário ou qualquer outro propósito”. Por isso escravidão humana, exploração humana, maus-tratos ou coisa do gênero também são conceitualmente contra o veganismo. A Samanta viu como errado o selo vegano no miojo porque, se faz mal à saúde humana, tecnicamente faz mal a animais, pois também somos. Entendeu? Mas é óbvio que não foi só o miojo que levou ela a essa decisão. A Samanta já era crítica do elitismo enraizado no movimento vegano atual há tempos. Isso foi só o estopim mesmo. Fora isso, ela deixou bem claro que vai manter o estilo de vida vegano, justamente porque entende que uma questão politica. Enfim... Tire suas próprias conclusões.
@@marianacruz2623 Ah, sim, entendi seu ponto! Mas eu penso o seguinte, veja: suponha que uma feminista enxergue um problema no ativismo em geral e diga que, as pessoas que deturpam a causa é que não são feministas de fato. Mas, também, imagine que está feminista em vez de dizer que aquilo, na verdade, exclui, desiguala, ou não representa a verdadeira luta feminista, diga que ela mesma não é feminista, vai continuar sendo na prática, mas não no rótulo. Como o Fábio diz no vídeo: esvaziar o termo por causa dos nossos conflitos e incoerências não ajuda a causa. Sei lá. Achei bem estranho o posicionamento....
@@isa9104 Ss, eu entendo sua analogia. Só que ainda é um direito dela como ser humano não querer usar o termo, sabe? As pessoas aqui estão fazendo juízo de valor por algo que não é da conta delas. A Samanta não deixou os animais de forma alguma. Só se indignou com a hipocrisia cada vez mais gritante e presente na causa. Eu não abandonaria de vez o termo veganismo, mas respeito a decisão dela. É isso que a maior parte das pessoas aqui está deixando de lado. Ainda é um *direito* dela. Assim como tem mulheres que não se vêem no movimento feminista rad ou lib e criaram outras vertentes. Penso assim.
6:50 Exato! "Os animais do mundo existem para seus próprios propósitos. Não foram feitos para os seres humanos, do mesmo modo que os negros não foram feitos para os brancos, nem as mulheres para os homens." (Alice Walker ) #GoVegan
É a mesma coisa tb sobre orgânicos. Eu por exemplo vendo comida vegana mas não posso participar da feira orgânica do meu bairro pq não utilizo legumes, vegetais, insumos em geral orgânicos. Mas a comida não deixa de ser vegana. Complementando meu outro comentário, as pessoas ficam muito infladas com exposição, sucesso, ego...as vezes tem um outro amigo inluencer do veganismo que conseguiu algo legal e isso abala aquele q não conseguiu. Essas coisas de seres humanos pq todos nós somos seres humanos com as nossas falhas.
Tua fala me representa. ..acho que ela queria pular fora e tentou achar uma forma...vamos aguardar, talvez possa ter algum contrato publicitária na sequência. .. E, essa coisa de TD virar pauta racial prejudica a luta que é importante e fundamental pra evolução.
Ela confundiu, durante 10 anos, veganismo com educação alimentar. Estava bem perdida na causa. Agora deve ter se encontrado. O veganismo não é o lugar dela.
a impressão que tenho é que essas pessoas ñ veem os animais com a profundidade e a decisão pro veganismo talvez tenha sido mais por influência dos outros do que por uma decisão interna mesmo…. (ou por causas diferentes da empatia pelos animais)… mas ainda assim considero válida qualquer redução no consumo de produtos de origem animal e o período como vegana gerou impacto positivo…
Eu seguia. Ela é o tipo de pessoa que quer que o veganismo trabalhe pela causa e ideologia dela e não que a causa e e ideologia dela abracem o veganismo. Infelizmente tem MUITA gente assim.
@@luamorini ahh já me deparei com pessoas assim… ñ a conheço mas já me deparei com vários que misturam a causa animal com outras e como sempre os animais ficam em segundo plano na mente dessas pessoas… o comprometimento emocional ñ é pelos animais…
Criticou o que ela própria fez que é se apropriar de um termo para se dizer como tal, claramente deu pra perceber que a pauta dela era o lifestyle saudável é quando viu que muito mais pessoas brancas entraram no mesmo conceito disse que era apenas um termo branco. A pauta animal pra ela era o 'tambem' não o 'por isso'......
Não é possível que há tanto tempo sendo vegana ela deixe de ser por uma razão dessa. Eu não quero colocar em cheque o caminho que ela segue, mas me parece muito uma desculpa pra poder deixar de lado algo que só a incomodava pessoalmente. É igual àquela outra que foi num podcast dizer que deixou de ser vegana porque as pessoas eram "chatas". Onde ficam os animais nessa história? O engraçado é que Samanta diz que o veganismo não é só dieta e entra em contradição com a opinião dela de que veganismo deveria sr sobre dieta saudável (?). Honestamente, não consigo ver lógica nessa história. Ela só queria deixar o "peso" de lutar pela causa animal de lado mesmo.
Isso é culpa das disputas políticas que ocorrem através das redes sociais. Veganismo é sobre Ética Animal. Ponto. As pessoas tentam associar outras pautas em cima do veganismo, como forma de instrumentalizar o veganismo em outros movimentos políticos e ideológicos. Pra depois dizer o seguinte: "Pra você ser 'vegano de verdade' você também tem que representar essa outra pauta que eu defendo".
Sem conhecer ela, mas em ver e ouvir a maneira como essa moça fala aos 3 min desse vídeo, já vi que não importa nem um pouco se essa aí deixou ou não de ser Vegana, pois não dou ibope para pessoas narcisistas e arrogantes 🙄… depois vendo o texto dela, piorou com o discursinho de lacradora Nutella de internet 😒… Veganismo não é para determinadas raça de humanos mas sim é pelos animais, independente de sua cor de pele ou etnia… moça insuportável… tipo de gente que melhor manter distância e melhor ignorar… Inclusive, estou editando meu comentário para acrescentar que VIVA AS “TRANQUEIRAS” VEGANAS!!! e quanto mais barata, melhor ainda! 😆🌱
quem "desiste" de ser vegano nunca foi de fato, eu acho. não tem como você começar a achar razoável e concordar com a exploração. eu particularmente deixaria de comer qualquer coisa se fosse o caso, mas não é. inclusive uma pessoa como ela que suponho ter bastante acesso a tudo (por fazer parte de uma rede de tv) não teria problemas com isso. enfim
e após assistir o vídeo, ela definitivamente não sabe o significado de veganismo. como ela disse (mas não entende?) não é uma dieta. eu posso comer terra com suco de pedra e continuar sendo vegano. ENFIM
Gente não sejamos ignorantes,ela disse simplesmente que abandonou o selo a nomenclatura e não o movimento,pois segundo ela o nome " Veganismo"se tornou nicho de mercado e algo liberal e eletista,nós lutamos pelos animais e não por um rótulo chulo que não leva a população a lugar nenhum,o que nos leva a algum lugar é nossa luta e não um selo de " vegan" e sim veganismo se tornou coisa de branco! Fabio amo seu canal mas acho que você vacilou, abraço!!
Gnt, mais de 2 minutos pra explicar que está comentando sobre uma mulher e de cor preta😱 a que nível chegamos,? As pessoas tem que se desculpar antes de falar pra não serem mal entendidos, msm o tema não tendo nada a ver com isso. Eu como negra acho muito desnecessário, sinto como se eu estivesse mendigando respeito e inclusão, eu só quero os mesmos direitos, não quero ninguém com medo de falar comigo pra não ser mal interpretado. Não precisa se desculpar, Fábio, vc pode comentar sobre negros, brancos, amarelos, mulher, homem... Todos podemos, com respeito. Desculpa o desabafo, é que todo vez que ligo a tv tem alguém falando de cor, gênero, ao meu ver só separa mais do que inclui. E sobre ela desistir do veganismo, que pena
Minha interpretação foi diferente. Eu acho que ela quis dizer que veganismo tem a ver com preservação da vida, seja dos animais, seja do ser humano, isso inclui cuidar do meio ambiente, cuidar do corpo, por isso ela citou excesso de químicos no miojo.
É sobre isso e muito mais! Infelizmente o mercado usou o termo vegano somente como mais uma demanda para produzir dinheiro, muito dinheiro, e essas empresas não estão nem aí para os animais, inclusive continuam na exploração. Há uma galera que já não usa o termo, mas são ativistas antiespecistas, contra outras questões que tb estão muito ligadas a exploração animal e que alguns não percebem. Eu entendi o que ela quis falar, e entendo o posicionamento dos que mesmo luta pela causa, preferem não usar o título.
Olá! aproveitando a deixa, ontem eu estava numa loja de produtos orientais e comentei com a gerente que o SOBA que eu estava comprando não contem nada de origem animal, e que ela poderia fazer post no instagram da loja, aqui em Barueri, para que pessoas que tem vontade de conhecer variantes veganas (alimento exclusivamente) possam chegar até lá! Ela super apoiou mesmo não sendo vegana! PS: acho que a marca do produto não tem selo vegano, mas o alimento em si não contém produto de origem animal... acredito que já ajuda pra causa, ou estou errado? bjksss
Veganismo não é sinônimo de saúde é sinônimo de respeito aos animais, ponto! Ela está misturando causas aí e tbm tem uma idéia enviesada sobre o veganismo. Existe junk food vegano tbm se ela não sabe.
Fabio, fala sobre a sobremesa kids do outback, eu olhei a lista de ingredientes e alergênicos e não encontrei nada de origem animal. O nome da sobremesa é Choco Pop Sundae
Nop. Ela já reclamava há tempos na página pessoal sobre não se ver representada no termo vegana em função da massa ser de elite, confundir veganismo com dieta e reverberar racismo e demais preconceitos. Vocês estão julgando muito sem conhecer nada dela. Cuidado. É esse tipo de coisa que tem feito todo mundo odiar ainda mais os veganos.
Putz que errado, mano. Essa viajou muito na maionese (vegana). Por mais que ela não volte e comer carne, mas pareceu muito que ela vai engajar em outros produtos não veganos. E tipo, ela escreveu um texto com tantas contradições que parece que o problema é de lógica mesmo.
Nunca tinha ouvido falar dessa senhorita ainda bem, a atitude dela è de uma pessoa mimada e arrogante. Tentou biscoitar falando mal do miojo kkkk a galera corrigiu ela sobre o objetivo do veganismo e ela com ego ferido preferiu abandonar a causa ao invès de pedir desculpa ou corrigir a fala dela ai ai ai
Também não concordo com o posicionamento da Samanta de abandonar a luta pela libertação dos animais, mas é importante falarmos sobre soberania alimentar atrelada ao veganismo. É claro que as pessoas podem ter preferência por alimentos vegetarianos estritos não saudáveis, mas a questão do miojo é que é um produto extremamente nocivo feito para as camadas mais pobres da população. Talvez você possa escolher comer ou deixar de comer, mas para muitos, não é uma escolha. Veganismo é primeiramente sobre os animais, mas, se a causa não considerar as demais opressões, vai continuar sendo um movimento elitista.
Aeee fabio mandou bem 👏 🤲 🙌 eu amo miolo mas virei vegana ah alguns anos e na minha cidade interior de minas não tinha nenhum vegan até esse da Nissin chegar só alegria 😂 sou vegana por amor aos Animais até o fim
Sim, "Veganismo é uma causa e não o nome de uma dieta", por isso msm q é possível ter alimentos não saudáveis que são veganos. Eu tbm queria q todos (incluindo eu kk) comessem saudável e felizes pra sempre kkkk, mas não é assim q funciona. Muito do preconceito q as pessoas têm é justamente por achar q a comida vegana é só alface, sem graça, sem gosto, sem proteína e com sabor de terra. Precisamos sim de ter alimentos explicitamente veganos em todas as categorias de preço e de alimentos. Assim todos podem ter acesso à alimentação livre de crueldade.
Toda renúncia é válida e legítima. Ninguém melhor que Samanta para reconhecer as próprias dores, fazer os devidos apontamentos e tomar uma decisão. Desse modo, renunciar é legítimo sim. Por outro lado, as justificativas apontadas por Samanta, demonstram alguma confusão, no que diz respeito a definição única de veganismo. Falta a ela a compreender que veganismo pode ser liberal, ou, popular. Ainda assim, sendo liberal ou popular, o veganismo se ampara na mesma definição. Para sintetizar de algum modo, o veganismo é um posicionamento político, moral e ético, cujo objetivo central é libertar os animais que são explorados para finalidades humanas, isso inclui: alimentação, entretenimento ou testes (farmacêuticos e outros tipos). No caso de Samanta, além de (ex-) vegana, ela é também ativista por uma alimentação saudável para a população mais pobre, que é, sem qualquer acaso, majoritariamente negra. A crítica levantada ao Miojo é válida, já que, por ser um "alimento" barato, preenche, muitas vezes, a alimentação dos mais pobres. Tais alimentos industrializados, são nocivos à saúde, os chamados "nutricídas" (em referência a um diálogo entre Dráuzio Varela e Mano Brow).
Uma pena toda essa polêmica, Fábio. Como vc falou, e os animais? Eles são os principais seres que o Veganismo cuida. E tem muitas pessoas que confundem "veganismo" com "dieta saudável". Falta de leitura. Eu mesma, sou vegana e não tenho tenho, ainda, uma dieta saudável. Legal, Fábio, o seu esclarecimento. Por isso, estou sempre ligada em seu canal. Parabéns e gratidão pelo seu trabalho.
Nos EUA, ativistas negros veganos também falam que a questão do leite e iogurte nas escolas pode ser visto como um racismo alimentar, pois as crianças negras são mais sucetiveis a intolerancia a lactose, o que atrapalha até o desempenho escolar delas.
Ela está se despedindo da nomenclatura e não dos hábitos. A crítica está relacionada à apropriação do capitalismo a uma causa. Se a preocupação das pessoas que ainda se consideram veganas é relacionada ao respeito aos animais, então não vejo porque ficar ofendido já que ela vai permanecer na prática que é rotulada de veganismo, só vai se retirar da militância. Sinceramente: a prática vale mais do que o discurso.
A sua prática só dura quanto vc está vivendo, já seu disucuso arguementos etc podem durar gerações no futuro, alem que pode fazer muitas outras pessoas se tornem veganas. Se todas as pessoas veganas parem de falar que é vegana E parar de fazer ativismo o veganismo simplesmente morre... Contudo não é tão claro que parar se usar o termo prejudica o ativismo etc, mas é provável que prejudique sim. ¹⁵⁰⁸
Mas o veganismo é para os animais, qualquer coisa fora disso não é veganismo, sempre assim, querem jogar todo tipo de pauta nas costas do veganismo, mas quando o veganismo precisa é jogado para escanteio pq outras pautas são mais “importantes”
Eu entendo que ela não se identifica com a palavra vegana. Eu também prefiro alimentação baseada em plantas ou plant based. Estou iniciando uma caminhada no sentido de eliminar todo produto animal produtos estes que não me fazem falta. Mas a palavra vegana como rótulo do meu propósito me incomoda.
Não sou vegana, mas nunca imaginei que o veganismo estivesse ligado ao saudável. Talvez esta confusão da apresentadora fosse porque o vegetarianismo faça esta ligação entre não comer carne para ser saudável e toda a visão de se alimentar com alimentos não industrializados. De todo modo, acho que devemos ser mais piedosos e menos carrascos com a apresentadora, pois muitas vezes erramos querendo acertar.
Manooooo quantos argumentos infundados dessa menina! Termo branco...ok.... qual a raça dos animais? Essa luta pode esbarrar nas causas "políticas e sociais" mas o respeito e amor aos animais é além de qualquer coisa, eles não têm voz, não tem bandeira, é muito maior do que ser branco, preto, amarelo.... É sobre respeito, justiça e bom senso Francamente.....
Curta o vídeo e comente o que você achou sobre.
Ela te expôs no histories dela , vc já assistiu ? 😮
Bem incoerente o motivo apresentado por ela. Saber que nem toda comida vegana é saudável , é bem básico. Ex. Batata frita .
Curtido e comentado rs.
Agr a querida usando q tudo é racismo, qm é branco não tem lugar de fala, querendo separar vegano preto/ vegano branco, q o veganismo é racista, veganismo não é racista, o mundo é racista infelizmente, mais é ... assim como existem pretos racista e brancos racistas ... q preguiça .. e ela fala como se ela ñ fizesse diferença entre brancos e pretos ... e eu nem deveria nem ter comentado pq sou branca, da licença ... veganismo não é sobre isso
@@jullyaramos2992 Falou pouco mas falou bonito 👏🏻👏🏻👏🏻
Aos veganos que estão se desmotivando pela quantidade de pessoas públicas deixando de ser veganas não estão entendendo o real motivo do veganismo.
Acredito que muita gente deixa de ser vegana, mas pessoas públicas acabam tendo que expor isso a seus seguidores. Assim como tb muita gente nova entra no Veganismo. No caso da Samanta, ela não deixou de ser vegana em seus hábitos, ela deixou claro que apenas não vai mais se rotular como vegana.
Exatamente!
Veganismo é pelos animais que não tem sua voz ouvida.. se você ouvir os animais humanos que falam abobrinhas aos montes e decidir parar de querer defender aqueles que sofrem calados para sempre.
Isso mesmo!
Pois é!
Resumindo: Ela sempre achou que veganismo fosse dieta.
Exato!
Sim 😂😂😂
Falou tudo! 👊
Nossa , como ela é incoerente no argumento, o que importa é não ter origem animal , ser saudável ou não é outra história .
Veganismo é pelos animais . Acho que as pessoas tem que ler a definição de Veganismo antes de se dizer Vegano .
Ué mas...vegano alguma vez já significou saudável? Realmente ela não sabia o que veganismo significa...
Nossa! Pra começar não conheço essa pessoa, nunca ouvi falar nela, e só tenho a dizer que ela nunca foi realmente vegana, porque quem é por amor aos animais não deixa jamais. Fiquei internada três dias após uma cirurgia de emergência e me recusei a comer qualquer alimento de origem animal. Principalmente na UTI onde só querem nos dar gelatina. Deve ter dito que era por modinha e na real nem sabe o que é veganismo.
Sou vegana e adoro biscoito recheado, doces, . . .😵💫
@@mariainesgoiafavatto3966 quando eu fiquei internada o médico me questionou do porque eu não comia nada de origem animal,e eu respondi que é por amor!!! Então ele disse: Se é por amor então não tenho argumento!
@@elianacachova5170 👏👏 É um sábio seu médico,! O meu no momento ficou com aquela cara meio que não entendo, como meu caso foi grave que de 100 pacientes somente um ou dois só revivem, então ele e os que participaram da cirurgia que foi bem demorada começaram a estudar o caso e chegaram a conclusão que o veganismo teve importância fundamental para não ter acontecido o pior.🙏
"O Veganismo não é sobre saúde. O Veganismo é sobre animais!"
Disse tudo Fábio.
Não concordo com o posicionamento dessa moça pq independente do que ela fizer os animais estão aí sofrendo. O ponto central sempre tem que estar nos animais e toda essa discussão pode enfraquecer o movimento. Triste!😢
Exatamente!
Vegano por amor aos animais, contra toda forma de crueldade aos animais!🤦🏽♀️🤦🏽♀️🤦🏽♀️
Comecei me veganizar há onze, pelos os animais, sim por eles! 💚🌱
Sim! Animais, primeira e última causa!!
🌸🌸🌸
isso!!
Graças aos Orixás, ao Goku, à Virgem Maria, Jesus e ao Satanás, tô matriculado na Veganagem, e to melhorando a cada dia que passa.
Perfeito posicionamento, como sempre. É a maior prova de que o "ÓBVIO" também tem sempre que ser dito.
Sou uma vegana que come tanta tranqueira, sou viciada em doces, o veganismo é sobre o amor aos animais, simples assim.
Exatamente isso. Triste ver essa confusão toda! Veganismo é sobre animais e como o Fabio comentou, o veganismo é para a vida toda. Somos veganos e podemos comer tanto tranqueira quanto saudável. A libertação animal é o que importa. Muito triste o pronunciamento dessa moça 😥
Eu também como muita muita besteira e sou vegana
Eu sou muito viciada em batata frita e no óleo, nada de saudável, o negócio é não ter animais... Povo destoa tudo
@@cleopatrakanzler Penso da mesma forma. Vivo comendo besteira, e nenhuma delas tem animais
A faca só brilha depois que a Cavêra sorrir.
Triste... Ela está confundindo causa animal com causa dietética.
Pra mim, a pessoa que “deixa de ser”, nunca foi!
Tb cheguei nesta conclusão
Verdade! Também penso do mesmo jeito.
Também acho
Super concordo com você.
É isso leu minha mente
Sou preta e vegana há 14 anos, moro num lugar com poucas opções veganas, embora seja na capital de São Paulo. Mas desde que entendi a importância da causa animal, nunca me passou pela cabeça voltar atrás. Agradeço a vc, Fábio, por ter me ajudado nesta trajetória. Na época, a partir de 2009, lia tudo o que vc colocava no site. Obrigada ❤
Assisti esse vídeo dela ontem e o meu sentimento foi EXATAMENTE como o seu. Veganismo é saúde mas é muito mais que isso. E esses selos veganos e todos esses produtos novos no mercado, são mais que necessários para aumentar a visibilidade do veganismo. E assim, talvez um dia, as pessoas perderem o preconceito com produtos veganos.
Exatamente. Se o produto é vegano ou não, nada se relaciona com ser saudável ou não. Isso é opção do consumidor. Como é para todo tipo de produto.
Sim claro! Até uma parede de concreto é vegana! Rs
@@julioc410 Parede de concreto ?🤨🤨🤨🤨🤨
@@vegan6975 Sim! Muitas coisas são veganas , isto é, nem tudo que não tem origem animal vai ter um rótulo de "vegano", nem tudo que tem "rótulo" vegano é saudável, não podemos ficar bitolado em rótulos mas sim na consciência de um mundo sem maus tratos animais.
@@hugoferreira7539 É como religião,seguem o mesmo Deus mas sempre vai ter algumas divergências, e através dessas divergências cria-se outras religiões. Cada um com a sua consciência né.
@@julioc410 você está confundindo religião com vertentes. Por exemplo, no cristianismo existe o catolicismo e o protestantismo, os dois fazem parte da mesma religião mas são vertentes diferentes. Helenistas, satanistas e umbandistas acreditam em deuses diferentes uns dos outros.
Não me surpreende. Pra quem segue, estava claro que era “vegana” por saúde. Esse povo infla o movimento, mas acaba desistindo. Edit: seguia.
Ontem comprei 2 pacotes do miojo vegano. Isso ñ abalou em absolutamente nada a minha opção pelo veganismo. Essa moça esqueceu q pra cada miojo vegano vendido é um miojo de carne deixado de vender. A causa é maior do q essa intransigência desnecessária.
Não é bem assim
Fábio, ti sigo por aqui, apesar de não ser vegana (ainda), acho vc muito coerente em todas as suas falas. Infelizmente essa moça estava no veganismo não pela causa certa, afinal ela mesmo disse, vegano não é dieta, então não posso considerar isso como norte para essa causa que é tão nobre.
Obrigada por nos ensinar todo dia mais, Fábio! Sucesso no seu trabalho e família ❤❤
Ela não era vegana ,estava vegana,quem realmente é vegano e muito mais que isso é pra sempre não tem como.voltar atrás está entranhado e como tatuagem não sai mais❤
"Seja mais forte que suas desculpas". Vc pode fazer sua alimentação em casa ,bolos,bolachas ,creme ,suco, enfim é só querer. Não precisa comer o miogo, ou qualquer outro produto que vc acredita ser nocivo a sua saúde. O vegetariano/vegano vai muito além dessa questão.
Veganismo não é dieta, não é um movimento ant-racial ou de classe, veganismo é um ator de amor e respeito pelos animais e pelo planeta.
Em homenagem ao seu vídeo, vou almoçar agora o meu miojo vegano com selo SVB, acrescido de ervilhas, milho verde, e acompanhado de nuggets veganos Incrível. Nunca vi pessoa mais sem noção do que essa ativista arrependida. Recomendo a ela que leia o livro "A Política Sexual da Carne", da ativista negra, feminista e vegetariana estadunidense Carol J. Adams.
Gostei da indicação, vou procurar também.
Vou procurar também, obrigado kk
ESSE LIVRO É PERFEITO
Mulher aí só quer aparecer
Já estou procurando pra ler, se tiver mais indicações, agradeço
Por pessoas assim que sou criticado todos os dias kkkkkk "Como assim você não come carne e é gordinho?!" 😂 ( Sou vegetariano a 6 anos )
0:42 não precisava, mais o Fabio sabe das "politicas" de cancelamento do UA-cam, ele é muito esperto.
Também pensei nisso, pois hoje em dia está insuportável navegar pela internet e expressar sua opinião… mas enfim, ainda podemos assistir a esse caos lacrador…
Louco como as pessoas se colocam contra alguém da própria causa né? Ele precisa ficar se blindando o tempo todo só pra mostrar que tá do nosso lado.
Não é a política só do UA-cam e a da internet como um todo. Lacradores acumulam títulos para ficar cada vez mais intocáveis.
Aparentemente para ela, defender a dieta e ser saudável é mais importante do que o sofrimento dos animais
Ué mas ela precisa cuidar da vida dela tbm mano kk
@@franciscogabriel1123 Qual o ponto? ela ja fazia isso, oq ela fez foi puramente uma escolha, a vida dela n vai mudar , ate porque ela disse que só não iria mais defender.
Ela tá beeeem embaralhada das ideias. A crítica sobre saúde é muito válida, muitos produtos não possuem valor nutricional e são totalmente desnecessários para nossa vitalidade. Ela só esqueceu que veganismo não é sobre nossa saúde, nem sobre nós, humanos. Tá muito focada nas pessoas!
Exato. E esse tipo de alimento (miojo vegano) é muito útil pros novos veganos fazerem a transição sem deixar pra trás os sabores que estavam acostumados a comer, e mo preço que estavam acostumados a pagar
Olha, se não for sobre o ser humano também, é algo que não faz sentido algum.
exatamente.
@@claragrica Você é a única lúcida por aqui pelo visto. Veganismo não é e nunca foi só sobre animais não-humanos, mas sim a emancipação animal como um todo.
@@claragrica a liberação da exploração de A pelo B deve ser sobre o A, não sobre o B. Qualquer consequência dessa liberação para B é incidental
Gente, a moça completamente perdida!!!! Triste
😢 triste. Acredito que o fato de já existir produto vegano pouco saudável no mercado é um indício do crescimento da causa. Isso significa q as indústrias estão se preocupando em atender esse público. Além disso, pessoas antes de serem veganas podem gostar de consumir coisas menos saudáveis e saber q terá a mesma opção qndo se tornar vegana é importante.
Isso mostra que necessitamos continuar divulgando o Veganismo para que seja melhor compreendido , e acima de tudo praticado em benefício dos não humanos ....GOVEGAN 🌱.
Tem gente que escolhe o veganismo por amor aos animais, ou pelo meio ambiente, ou pela saúde.... ou até pelo ego....
Quando se sente que o "selo" de ser vegano - no sentido literal, em produtos, e no figurado em pessoas - deixou de ser "exclusivão", o ego se revolta...
"Como assim miojo vegano?"... "Como assim essas pessoas aí veganas?"... "E EU, que sou muito mais vegano que os outros??"
O mais verdadeiro EGOísmo disfarçado de altruísmo. E a dissonância cognitiva cantando alto!
O povo confunde alimentação vegana com comida fitness ou saudável. A comida pode ser fitness ou fat. Ou junk food.
Quem deixa de ser vegano, junca foi na verdade.
É impressionante como as pessoas levianamente aderem a movimentos sem saber o que realmente são. Eu sou vegana e como coisas não saudáveis. Uma coisa não tem a ver com a outra.
Meu veganismo pelos animais é um caminho sem volta também 💚
Fabioo, faz um video de produtos de limpeza veganos com marcas populares e baratas
nois é pobre e precisa de coisa barata e que não faça mal pros bichinhos
Que triste ela abandonar a causa por um erro de conceito… espero que as pessoas que apoiam ela assistam esse vídeo!
Fábio, você é MUITO coerente! Te admiro demais.
Ela é exatamente o que criticou.
Quem não é vegano pelos animais, geralmente desiste 🤷
Simmmmm
Concerteza
Perfeito, Fábio....
A guria viajou fortemente.
Nunca foi vegana de verdade sempre foi moda. Aprendi sobre agora aos 37 anos e me arrependo de todos os bichos que comi..portanto jamais sentirei falta, pois fazia o mau no viés da ignorância.
A nossa luta é pelos ANIMAIS, não faz sentido deixar de ser vegana por atitudes de pessoas, 0 coerência.
Humanos também são animais, Carol...
@@marianacruz2623 preciso deixar específico que é pelos animais irracionais?
@@marianacruz2623 O veganismo abraça outras causas sim, é importante ter gente preta no veganismo sim, falar sobre veganismo popular e acessível… mas no final a causa sempre foi e vai continuar sendo sobre os animais que não tem voz, não tem direitos e nós somos os únicos que podem lutar por eles. Por isso na minha opinião não tem coerência abandonar a luta por causa de pessoas.
@@carolvegana2556 Mas ela não deixou os animais, Carol. A Samanta até já fez vídeo explicando que ainda é vegana e só não quer mais ser associada ao termo do movimento por uma decisão pessoal. É direito dela, gente. Se não está ferindo ou prejudicando animais, esse alvoroço não é justo.
@@carolvegana2556 O veganismo inclui os animais humanos, é esse o ponto. Mesmo que, claro, implicitamente seja mais centrado nos irracionais, se algo fere, explora ou põe em risco os animais humanos, deixa de ser vegano por conceito.
Gente! Lendo os comentários de vcs eu entendo pq tantas pessoas públicas deixam de ser veganas. Vou comparar vcs com o que os evangélicos fazem com os lgbt+, eles julgam e condenam igualmente. A moça deixou claro que segue vegana, só não vai mais abordar o tema publicamente (é direito dela) e aí surgem vídeos expondo a moça, post em Instagram apontando: olha, fulana deixou de ser vegana! Sério gente, parem, a gente só tá perdendo c esse comportamento.
Tava pra achar mais algum comentário dizendo isso... Quando alguém para de frequentar a igreja, usam o mesmo discurso("nunca foi dos nossos", "nunca foi x", "quem é de verdade nunca deixa", "nunca entendeu o que é x"). Eles realmente não se enxergam...
Bem, independente dos motivos que ela apontou é uma pena que tenhamos perdido ela, o veganismo precisa de ativistas para crescer pois nada é mais forte do que o exemplo, e ela representa em diversos aspectos milhões de brasileiros e brasileiras
Um dia triste para o veganismo
Mas vida que segue, não vamos parar e fica o agradecimento a Samanta por tudo que ela fez pelo veganismo.
Tmj Fábio
@Fabricadeveganos
Fabio é incrívelmente sensato, ele já é vacinado contra os mi-mi-mi kkkkk. Eu acho que se os veganos se espalharem no Fabio teria muito mais veganos!
Sim! Veganismo é sobre animais. A escolha de ser saudável ou não, depende de cada um.
Uma pessoa se intitula vegana e depois de 10 descobrimos que ela não sabia oque era veganismo. Fica o alerta.
E pela confusão de idéias talvez ela nunca saiba oque é, de fato, veganismo.
Vovó já dizia "desculpa esfarrapada", o termo cabe exatamente nessa situação. Nem considero que dizer que o veganismo prega alimentação saudável é um argumento. E ainda arrematou que o veganismo é um termo "branco" e de "gente vendida". Embora triste, reconheço que qualquer pessoa pode deixar de ser vegana, mas colocar essas justificativas chega a ser patético. Ao contrário da maioria, acho que o abandono do veganismo com este tipo de "desculpas" não é um desestímulo, mas sim uma afirmação de que o veganismo é uma filosofia amparada na compaixão aos animais, ao meio ambiente e a uma sociedade mais justa e fraterna.
Tu é muito educado Fabio... eu já sou impaciente com esse pessoal
Gosto do jeito que ele fala, ele debocha educadamente
Tem uma galera misturando tudo as bolas das causas esquecendo que veganismo é sobre os animais.
O veganismo não é sobre a NOSSA saúde, é sobre a libertação dos animais. Ser saudável é uma escolha individual dentro de uma dieta vegetariana estrita. Acho que ela arrumou uma desculpa como muleta...e sim, eu entendo o que você quis dizer sobre a luta antirracista. Não há como dizer que um sistema exploratório e injusto pode ter a luta deixada de lado, é assim com o racismo e deve ser assim com a crueldade animal.
Humanos também são animais...
@@marianacruz2623 Sim! Eu poderia ter escrito: o veganismo é sobre os animais não humanos.
@@isa9104 Olha, sem querer ser chata, mas todos os conceitos oficiais de veganismo que já vi usam apenas "animais", o que inclui humanos. Dá uma olhada: "De acordo com a Organização The Vegan Society, do Reino Unido, o veganismo é uma filosofia e um estilo de vida que busca “excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade com animais para alimentação, vestuário ou qualquer outro propósito”.
Por isso escravidão humana, exploração humana, maus-tratos ou coisa do gênero também são conceitualmente contra o veganismo. A Samanta viu como errado o selo vegano no miojo porque, se faz mal à saúde humana, tecnicamente faz mal a animais, pois também somos. Entendeu?
Mas é óbvio que não foi só o miojo que levou ela a essa decisão. A Samanta já era crítica do elitismo enraizado no movimento vegano atual há tempos. Isso foi só o estopim mesmo. Fora isso, ela deixou bem claro que vai manter o estilo de vida vegano, justamente porque entende que uma questão politica. Enfim... Tire suas próprias conclusões.
@@marianacruz2623 Ah, sim, entendi seu ponto!
Mas eu penso o seguinte, veja: suponha que uma feminista enxergue um problema no ativismo em geral e diga que, as pessoas que deturpam a causa é que não são feministas de fato.
Mas, também, imagine que está feminista em vez de dizer que aquilo, na verdade, exclui, desiguala, ou não representa a verdadeira luta feminista, diga que ela mesma não é feminista, vai continuar sendo na prática, mas não no rótulo.
Como o Fábio diz no vídeo: esvaziar o termo por causa dos nossos conflitos e incoerências não ajuda a causa. Sei lá. Achei bem estranho o posicionamento....
@@isa9104 Ss, eu entendo sua analogia. Só que ainda é um direito dela como ser humano não querer usar o termo, sabe? As pessoas aqui estão fazendo juízo de valor por algo que não é da conta delas. A Samanta não deixou os animais de forma alguma. Só se indignou com a hipocrisia cada vez mais gritante e presente na causa. Eu não abandonaria de vez o termo veganismo, mas respeito a decisão dela. É isso que a maior parte das pessoas aqui está deixando de lado. Ainda é um *direito* dela. Assim como tem mulheres que não se vêem no movimento feminista rad ou lib e criaram outras vertentes. Penso assim.
6:50 Exato! "Os animais do mundo existem para seus próprios propósitos. Não foram feitos para os seres humanos, do mesmo modo que os negros não foram feitos para os brancos, nem as mulheres para os homens." (Alice Walker ) #GoVegan
Perfeito! É isso!
É a mesma coisa tb sobre orgânicos. Eu por exemplo vendo comida vegana mas não posso participar da feira orgânica do meu bairro pq não utilizo legumes, vegetais, insumos em geral orgânicos. Mas a comida não deixa de ser vegana. Complementando meu outro comentário, as pessoas ficam muito infladas com exposição, sucesso, ego...as vezes tem um outro amigo inluencer do veganismo que conseguiu algo legal e isso abala aquele q não conseguiu. Essas coisas de seres humanos pq todos nós somos seres humanos com as nossas falhas.
Tua fala me representa. ..acho que ela queria pular fora e tentou achar uma forma...vamos aguardar, talvez possa ter algum contrato publicitária na sequência. .. E, essa coisa de TD virar pauta racial prejudica a luta que é importante e fundamental pra evolução.
Ela confundiu, durante 10 anos, veganismo com educação alimentar. Estava bem perdida na causa. Agora deve ter se encontrado. O veganismo não é o lugar dela.
a impressão que tenho é que essas pessoas ñ veem os animais com a profundidade e a decisão pro veganismo talvez tenha sido mais por influência dos outros do que por uma decisão interna mesmo…. (ou por causas diferentes da empatia pelos animais)…
mas ainda assim considero válida qualquer redução no consumo de produtos de origem animal e o período como vegana gerou impacto positivo…
Eu seguia. Ela é o tipo de pessoa que quer que o veganismo trabalhe pela causa e ideologia dela e não que a causa e e ideologia dela abracem o veganismo. Infelizmente tem MUITA gente assim.
@@luamorini ahh já me deparei com pessoas assim… ñ a conheço mas já me deparei com vários que misturam a causa animal com outras e como sempre os animais ficam em segundo plano na mente dessas pessoas… o comprometimento emocional ñ é pelos animais…
Ainda bem que ela já começou dizendo: "é o que eu acho". Pq o que ela acha não tem nada a ver com a definição do veganismo.
Criticou o que ela própria fez que é se apropriar de um termo para se dizer como tal, claramente deu pra perceber que a pauta dela era o lifestyle saudável é quando viu que muito mais pessoas brancas entraram no mesmo conceito disse que era apenas um termo branco. A pauta animal pra ela era o 'tambem' não o 'por isso'......
Não é possível que há tanto tempo sendo vegana ela deixe de ser por uma razão dessa. Eu não quero colocar em cheque o caminho que ela segue, mas me parece muito uma desculpa pra poder deixar de lado algo que só a incomodava pessoalmente. É igual àquela outra que foi num podcast dizer que deixou de ser vegana porque as pessoas eram "chatas". Onde ficam os animais nessa história? O engraçado é que Samanta diz que o veganismo não é só dieta e entra em contradição com a opinião dela de que veganismo deveria sr sobre dieta saudável (?). Honestamente, não consigo ver lógica nessa história. Ela só queria deixar o "peso" de lutar pela causa animal de lado mesmo.
Desculpa esfarrapada mesmo...
Triste ver isso, mas acho que suas pontuações foram precisas. obrigada pelo vídeo Fabio.
*Nataly Neri* chame ela para conversar, ela é super cabeça, preta e vegana🎉
Simm, ela é incrível 💓
Isso é culpa das disputas políticas que ocorrem através das redes sociais. Veganismo é sobre Ética Animal. Ponto.
As pessoas tentam associar outras pautas em cima do veganismo, como forma de instrumentalizar o veganismo em outros movimentos políticos e ideológicos. Pra depois dizer o seguinte: "Pra você ser 'vegano de verdade' você também tem que representar essa outra pauta que eu defendo".
Por esse motivo o veganismo é a causa mais nobre de todas, poucos tem sua compreensão.
Sem conhecer ela, mas em ver e ouvir a maneira como essa moça fala aos 3 min desse vídeo, já vi que não importa nem um pouco se essa aí deixou ou não de ser Vegana, pois não dou ibope para pessoas narcisistas e arrogantes 🙄… depois vendo o texto dela, piorou com o discursinho de lacradora Nutella de internet 😒…
Veganismo não é para determinadas raça de humanos mas sim é pelos animais, independente de sua cor de pele ou etnia… moça insuportável… tipo de gente que melhor manter distância e melhor ignorar…
Inclusive, estou editando meu comentário para acrescentar que VIVA AS “TRANQUEIRAS” VEGANAS!!! e quanto mais barata, melhor ainda! 😆🌱
quem "desiste" de ser vegano nunca foi de fato, eu acho. não tem como você começar a achar razoável e concordar com a exploração. eu particularmente deixaria de comer qualquer coisa se fosse o caso, mas não é. inclusive uma pessoa como ela que suponho ter bastante acesso a tudo (por fazer parte de uma rede de tv) não teria problemas com isso. enfim
e após assistir o vídeo, ela definitivamente não sabe o significado de veganismo. como ela disse (mas não entende?) não é uma dieta. eu posso comer terra com suco de pedra e continuar sendo vegano. ENFIM
Gente não sejamos ignorantes,ela disse simplesmente que abandonou o selo a nomenclatura e não o movimento,pois segundo ela o nome " Veganismo"se tornou nicho de mercado e algo liberal e eletista,nós lutamos pelos animais e não por um rótulo chulo que não leva a população a lugar nenhum,o que nos leva a algum lugar é nossa luta e não um selo de " vegan" e sim veganismo se tornou coisa de branco! Fabio amo seu canal mas acho que você vacilou, abraço!!
Gnt, mais de 2 minutos pra explicar que está comentando sobre uma mulher e de cor preta😱 a que nível chegamos,? As pessoas tem que se desculpar antes de falar pra não serem mal entendidos, msm o tema não tendo nada a ver com isso. Eu como negra acho muito desnecessário, sinto como se eu estivesse mendigando respeito e inclusão, eu só quero os mesmos direitos, não quero ninguém com medo de falar comigo pra não ser mal interpretado. Não precisa se desculpar, Fábio, vc pode comentar sobre negros, brancos, amarelos, mulher, homem... Todos podemos, com respeito. Desculpa o desabafo, é que todo vez que ligo a tv tem alguém falando de cor, gênero, ao meu ver só separa mais do que inclui. E sobre ela desistir do veganismo, que pena
Infelizmente a Samanta foi totalmente incoerente nas justificativas para abandonar o veganismo. É uma pena!
Ela não deixou de ser vegana, ela apenas não quer ser chamada de vegana, ela explicou melhor no insta dela...
@@larimeneses ninguém aqui tá querendo entender isso, tão mais focados em atacá-la
Minha interpretação foi diferente. Eu acho que ela quis dizer que veganismo tem a ver com preservação da vida, seja dos animais, seja do ser humano, isso inclui cuidar do meio ambiente, cuidar do corpo, por isso ela citou excesso de químicos no miojo.
É sobre isso e muito mais! Infelizmente o mercado usou o termo vegano somente como mais uma demanda para produzir dinheiro, muito dinheiro, e essas empresas não estão nem aí para os animais, inclusive continuam na exploração. Há uma galera que já não usa o termo, mas são ativistas antiespecistas, contra outras questões que tb estão muito ligadas a exploração animal e que alguns não percebem. Eu entendi o que ela quis falar, e entendo o posicionamento dos que mesmo luta pela causa, preferem não usar o título.
Vídeo muito bem feito, Fábio, com bastante cuidado e ao mesmo tempo deixando claro os equívocos. Nada disso é pessoal, tão pouco sobre comer saudável.
Olá! aproveitando a deixa, ontem eu estava numa loja de produtos orientais e comentei com a gerente que o SOBA que eu estava comprando não contem nada de origem animal, e que ela poderia fazer post no instagram da loja, aqui em Barueri, para que pessoas que tem vontade de conhecer variantes veganas (alimento exclusivamente) possam chegar até lá! Ela super apoiou mesmo não sendo vegana! PS: acho que a marca do produto não tem selo vegano, mas o alimento em si não contém produto de origem animal... acredito que já ajuda pra causa, ou estou errado? bjksss
Veganismo não é sinônimo de saúde é sinônimo de respeito aos animais, ponto! Ela está misturando causas aí e tbm tem uma idéia enviesada sobre o veganismo. Existe junk food vegano tbm se ela não sabe.
10 anos acreditando que veganismo é algo que não é. E foi convidada pra ser apresentadora, com toda essa desinformação.
Fabio, fala sobre a sobremesa kids do outback, eu olhei a lista de ingredientes e alergênicos e não encontrei nada de origem animal. O nome da sobremesa é Choco Pop Sundae
Parece que as pessoas confundem um selo de uma associação com o movimento vegano. Uma associação não representa o movimento.
Fábio, faça vídeo de pessoas que se tornaram veganas tbm! Pq assim veremos que o movimento continua crescendo.
Era melhor ela ter feito um programa falando dos problemas de se alimentar de miojo.
Exatamente.
Meu... por causa de miojo ela dá essa unhada na causa vegana. Tá difícil com esses seres humanos egoístas e egocêntricos.
Nop. Ela já reclamava há tempos na página pessoal sobre não se ver representada no termo vegana em função da massa ser de elite, confundir veganismo com dieta e reverberar racismo e demais preconceitos. Vocês estão julgando muito sem conhecer nada dela. Cuidado. É esse tipo de coisa que tem feito todo mundo odiar ainda mais os veganos.
Concordo com tudo que você falou. Obrigada pelo vídeo.
Parabéns pela sua atenção a definição de veganismo, muito preciso.
Misturou as causas. Ser vegano é pela causa animal, diferente de ser saudável. E sim, parabéns ao macarrão por ter formulado uma opção vegana
Putz que errado, mano. Essa viajou muito na maionese (vegana). Por mais que ela não volte e comer carne, mas pareceu muito que ela vai engajar em outros produtos não veganos. E tipo, ela escreveu um texto com tantas contradições que parece que o problema é de lógica mesmo.
Nunca tinha ouvido falar dessa senhorita ainda bem, a atitude dela è de uma pessoa mimada e arrogante. Tentou biscoitar falando mal do miojo kkkk a galera corrigiu ela sobre o objetivo do veganismo e ela com ego ferido preferiu abandonar a causa ao invès de pedir desculpa ou corrigir a fala dela ai ai ai
O problema de ser militante é isso. A galera começa a alucinar e ficar atacando espantalho.
Excelente vídeo, com firmeza e clareza de idéias...parabéns por seu trabalho, Fábio💗✨
Aguardava o seu comentário e agradeço por sempre nos trazer, de forma clara, tantos assuntos ligados ao veganismo.
Nossa, ela confundiu legal em. Veganismo é sobre animais ❤
Essa mulher nunca teve a menor noção do q é veganismo, está totalmente equivocada. A fala dela chega a ser constrangedora.
Também não concordo com o posicionamento da Samanta de abandonar a luta pela libertação dos animais, mas é importante falarmos sobre soberania alimentar atrelada ao veganismo. É claro que as pessoas podem ter preferência por alimentos vegetarianos estritos não saudáveis, mas a questão do miojo é que é um produto extremamente nocivo feito para as camadas mais pobres da população. Talvez você possa escolher comer ou deixar de comer, mas para muitos, não é uma escolha. Veganismo é primeiramente sobre os animais, mas, se a causa não considerar as demais opressões, vai continuar sendo um movimento elitista.
Aeee fabio mandou bem 👏 🤲 🙌 eu amo miolo mas virei vegana ah alguns anos e na minha cidade interior de minas não tinha nenhum vegan até esse da Nissin chegar só alegria 😂 sou vegana por amor aos Animais até o fim
Sim, "Veganismo é uma causa e não o nome de uma dieta", por isso msm q é possível ter alimentos não saudáveis que são veganos. Eu tbm queria q todos (incluindo eu kk) comessem saudável e felizes pra sempre kkkk, mas não é assim q funciona. Muito do preconceito q as pessoas têm é justamente por achar q a comida vegana é só alface, sem graça, sem gosto, sem proteína e com sabor de terra. Precisamos sim de ter alimentos explicitamente veganos em todas as categorias de preço e de alimentos. Assim todos podem ter acesso à alimentação livre de crueldade.
Toda renúncia é válida e legítima. Ninguém melhor que Samanta para reconhecer as próprias dores, fazer os devidos apontamentos e tomar uma decisão. Desse modo, renunciar é legítimo sim.
Por outro lado, as justificativas apontadas por Samanta, demonstram alguma confusão, no que diz respeito a definição única de veganismo. Falta a ela a compreender que veganismo pode ser liberal, ou, popular. Ainda assim, sendo liberal ou popular, o veganismo se ampara na mesma definição. Para sintetizar de algum modo, o veganismo é um posicionamento político, moral e ético, cujo objetivo central é libertar os animais que são explorados para finalidades humanas, isso inclui: alimentação, entretenimento ou testes (farmacêuticos e outros tipos).
No caso de Samanta, além de (ex-) vegana, ela é também ativista por uma alimentação saudável para a população mais pobre, que é, sem qualquer acaso, majoritariamente negra. A crítica levantada ao Miojo é válida, já que, por ser um "alimento" barato, preenche, muitas vezes, a alimentação dos mais pobres. Tais alimentos industrializados, são nocivos à saúde, os chamados "nutricídas" (em referência a um diálogo entre Dráuzio Varela e Mano Brow).
Uma pena toda essa polêmica, Fábio. Como vc falou, e os animais? Eles são os principais seres que o Veganismo cuida. E tem muitas pessoas que confundem "veganismo" com "dieta saudável". Falta de leitura. Eu mesma, sou vegana e não tenho tenho, ainda, uma dieta saudável. Legal, Fábio, o seu esclarecimento. Por isso, estou sempre ligada em seu canal. Parabéns e gratidão pelo seu trabalho.
Nos EUA, ativistas negros veganos também falam que a questão do leite e iogurte nas escolas pode ser visto como um racismo alimentar, pois as crianças negras são mais sucetiveis a intolerancia a lactose, o que atrapalha até o desempenho escolar delas.
Que desserviço para a causa 😔 é uma pena que existam figuras públicas disseminando informações erradas sobre o veganismo para outras pessoas!…
O Fábio é tão fino .... Q entitula o argumento da Samanta ( sobre o miojo ) como " frágil" . Eu diria ridículo , nada haver , pobre e sem sentido!
Ela está se despedindo da nomenclatura e não dos hábitos. A crítica está relacionada à apropriação do capitalismo a uma causa. Se a preocupação das pessoas que ainda se consideram veganas é relacionada ao respeito aos animais, então não vejo porque ficar ofendido já que ela vai permanecer na prática que é rotulada de veganismo, só vai se retirar da militância. Sinceramente: a prática vale mais do que o discurso.
A sua prática só dura quanto vc está vivendo, já seu disucuso arguementos etc podem durar gerações no futuro, alem que pode fazer muitas outras pessoas se tornem veganas.
Se todas as pessoas veganas parem de falar que é vegana E parar de fazer ativismo o veganismo simplesmente morre...
Contudo não é tão claro que parar se usar o termo prejudica o ativismo etc, mas é provável que prejudique sim.
¹⁵⁰⁸
Pq deixou de ser vegana?
- Pq a Nissin usou o termo vegano!
Ué?!
Mas o veganismo é para os animais, qualquer coisa fora disso não é veganismo, sempre assim, querem jogar todo tipo de pauta nas costas do veganismo, mas quando o veganismo precisa é jogado para escanteio pq outras pautas são mais “importantes”
Eu entendo que ela não se identifica com a palavra vegana. Eu também prefiro alimentação baseada em plantas ou plant based. Estou iniciando uma caminhada no sentido de eliminar todo produto animal produtos estes que não me fazem falta. Mas a palavra vegana como rótulo do meu propósito me incomoda.
Considerem o Veganismo Popular.
Não sou vegana, mas nunca imaginei que o veganismo estivesse ligado ao saudável. Talvez esta confusão da apresentadora fosse porque o vegetarianismo faça esta ligação entre não comer carne para ser saudável e toda a visão de se alimentar com alimentos não industrializados. De todo modo, acho que devemos ser mais piedosos e menos carrascos com a apresentadora, pois muitas vezes erramos querendo acertar.
Manooooo quantos argumentos infundados dessa menina!
Termo branco...ok.... qual a raça dos animais? Essa luta pode esbarrar nas causas "políticas e sociais" mas o respeito e amor aos animais é além de qualquer coisa, eles não têm voz, não tem bandeira, é muito maior do que ser branco, preto, amarelo....
É sobre respeito, justiça e bom senso
Francamente.....