Valeu Belchior, muito interessante, mais uma técnica que eu não conhecia. E já tive uma mesa que fiz e apresentou este problema da mesa se elevar nas junções das tábuas.
Al^o, Cirus ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Minhas desculpas pela demora. A vida esta' um pouco divertida por aqui ... Um grande abra'co ! Fernando Belchior e equipe.
Boa noite ,Ainda bem que voce nao guarda consigo essa riqueza de conhecimento e divide conosco ,Mais uma vez parabens e muito obrigado por tao impotante conteudo mestre!
Al^o, Gleber ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Como n~ao sou candidato a nada (e, mesmo que fosse, seria a mesma coisa), posso falar de cora'c~ao : conhecimento e' liberdade. E liberdade e' felicidade. Por que n~ao tentar fazer todo mundo feliz atrav'es = por exemplo - da marcenaria ? ;-) Um grande abra'co ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Carlos ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Ficamos felizes em saber que trouxemos algo novo ao seu conhecimento. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Al^o, Emerson ! Muito obrigado por sua mensagem !!! N~ao sei nem o que dizer depois de nossa conversa de hoje. Um imenso abra'co ! Fernando Belchior e equipe.
Francisco, alô ! Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta. Muito obrigado por sua generosa mensagem !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Boa noite Sr. Fernando, tudo bem? Obrigado pelo seu retorno viu? Então, eu verificar o esquadro da lâmina da serra, está correta (90 graus), O que ocorre na verdade, é o seguinte: Quando a madeira é maior que ´Serra de corte, preciso cortar em duas etapas, faço a primeira eta e serro, faltando um pedaço, eu viro a madeira para serrar o restante, consigo serrar, mas, um dos lados da madeira, fica ainda dentes, ou seja, esses dentes é exatamente a medida do disco da serra exemplo: a madeira mede 6,0 centímetros, a capacidade do disco da serra é 4,0centímetros. Quando eu viro a madeira com uma parte já cortada e corte o que falta, a serra corta, mas, num dos lados fica dentes exatamente a medida do disco da serra(4,0 centímetros, Se eu tentar virar e tirar essa marca de 4,00, novamente fica os 4,0centímetro na outra ponta. Está difícil resolver, somente o mestre mesmo poderá me ajudar. Muito obrigado mais uma vez, é possível postar vídeo para demonstrar esse problema? Forte abraço Ademir Augusto
Não tenho nada a ver com marcenaria , nem nada do gênero . Apenas uma curiosa . Mas , gostei de ver . Trabalho meticuloso que nos traz conforto e beleza em nossos lares em nosso dia _ a _ dia . Parabéns a esses profissionais artistas da marcenaria . Tanto , aos designers , quanto aos que , na prática , executam o trabalho , fazendo peças maravilhosas ! Minha admiração e respeito !
Alô, Sérgio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Se depender de nós, você continuará aprendendo. Será sempre um prazer para nós. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Prezado Fernando, parabéns por mais essa lição! Só me ocorreu um detalhe, que me parece deve ser observado: Não se deve apertar o parafuso que vai fixar o tampo com muita força, somente o suficiente para encostar as partes, para permitir a movimentação do tampo, é isso mesmo?
Al^o, Ademir ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Intutitivamente, parece ser assim. Mas, na realidade, n~ao e'. Voc^e pode apertar o parafuso tanto quanto consiga - tomando o cuidado para ele n~ao ultrapassar o furo de diametro menor, dado o menos apoio proporcionado pelo oblongo. Qualquer que seja o aperto, a madeira arrasta o parafuso com ela sorrindo... As for'cas exercidas pela madeira quando quer se movimentar s~ao descomunais. Pode ficar tranquilo. Um grande abra'co ! Fernando Belchior e equipe.
Ola Sr. Fernando, tudo bem com você? Quero lhe dar parabéns pelos excelentes vídeos aqui apresentados, todos muito bem explicados e muito eficiência da sua parte, parabéns. O que gostaria de saber é o seguinte, se possível: Quando vou serrar um pedaço de madeira(caibro etc), essa madeira é maior que o disco de corte. Eu serro até o limite do disco, falta serra o pedaço que o disco não serrou. Quando viro a madeira para serrar o restante, a serra corta, porém, fica dente. Como faço para eliminar isso, ou, se possível, você postar vídeo de como proceder nessa situação. Certo de ser atendido, desde já agradeço Atenciosamente Ademir Augusto
Alô, Ademir ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Este efeito acontece em função de alguns fatores : 1 - falta de esquadro e/ou planicidade da peça que está sendo cortada; 2 - folgas na máquina; 3 - deflexões e/ou oscilações do disco de serra; 4 - alterações na forma como a peça é usinada em cada um dos cortes. A fim de solucionar este problema, você deve atuar nos itens : 1 - certifique-se de que a peça a ser cortada tem as superfícies absolutamente planas, paralelas (as opostas, duas a duas) e no esquadro (as contíguas), Execute os cortes escorando as fibras, através de madeiras de sacrifício colocadas embaixo e atrás da peça que está sendo cortada, a fim de evitar o estilhaçamento das fibras. Além disso, lixe as superfícies cortadas para remover as fibras estilhaçadas, se existentes, com o lixamento sendo feito na superfície que contém as fibras estilhaçadas (e não transversalmente a ela); 2 - elimine todas as folgas de sua máquina, em especial as do goniômetro; 3 - use discos de serra muito bem afiados e limpos; 4 - mantenha uma mesma velocidade de corte, bem lenta, em todos os cortes; Se, mesmo com estes cuidados o problema continuar, por favor, me acione novamente. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando, Xará, você é o mestre e um dos nomes nos quais eu tenho total confiança e sigo com muito gosto. Dito isso, a variação de 4cm em um metro não lhe parece exagero? Desculpe se minha dúvida parece tola mas fiquei querendo sua confirmação. Grande abraço.
Alo, Luiz ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Eu mesmo acho que seria um exagero, se n~ao tivesse eu mesmo presenciado um caso, e ouvido outro. Vamos a eles : 1 - ha' cerca de dois anos, recebi uma encomenda de um parklet, que fizemos usando pranchas de cumaru. Ao comprar a madeira, busquei pranchas de 25 cm de largura. O empregado da empresa me falou de pranchas antigas de 25 cm que estavam guardadas ha' anos num outro galpao. Me interessei, dado que poderiam estar secas, e fiu verifica'-las. As pranchas de 25 cm de largura que la' estavam, originarias da mesma serraria, cortadas sob o mesmo padrao, estavam agora com 24 cm; 2 - um cliente a quem prestei consultoria me falou de uma prancha de freijo' de 1 m de largura que haviam comprado, e que ficou estocada por anos aguardando a chegada de um projeto onde pudesse ser usada na integra. Quando surgiu o projeto, foram veriicar a prancha - que estava agora com 96 cm de largura. Para agregar informacoes e ajudar a resolver sua duvida, use a calculadora cujo link encontra-se a seguir. Escolha uma especie de madeira e coloque, por exemplo, umidade inicial de 40 %, reduzida a 10 %. Veja com seus proprios olhos. Ha' especies que chegam a reduzir 17 mm de sua largura (veja oak pine), numa prancha originalmente de 10 ", ao ter sua umidade reduzida de 40 para 10 %. www.woodweb.com/cgi-bin/calculators/calc.pl?calculator=shrinkage Um grande abra'co ! Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Muito obrigado pelo esclarecimento Fernando! A calculadora é bem interessante, testei para o Ipê que é bastante utilizado em pisos e eles estimam em 8% de variação. Surpreendente!
Boa noite Fernando. Acabei de ver seu vídeo, e achei excelente a dica. Sou iniciante, estou fazendo uma mesa de trabalho com três tábuas de 30 cm e fiquei com dúvida. Qual parafuso utilizar para fixação, e como ele prende no tampo? Grande abraço.
Alô, Mclborges ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Tipo do parafuso : autoatarrachante, com cabeça escareada, pra madeira. Tamanho : - diâmetro : 5 mm (tomado na parte externa da rosca); - comprimento : existem no mercado parafusos de 5 mm de diânetro com comprimento de até 80 mm (se minha memória não falha). Escolha um que permita uma penetração no tampo mínima de uns 20 mm e máxima igual à espessura do tampo menos 5 mm, e que, desejavelmente, não tenha que penetrar muito dentro da travessa à qual está ligado. Por exemplo : tampo de 40 mm de espessura, travessa com largura de 70 mm - você pode usar um parafuso 5 x 80, deixando 30 mm no tampo, e 50 mm inseridos na travessa, com a cabeça do parafuso recolhida 20 mm no interior da travessa. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina bom dia. Muito obrigado. São pessoas como vc que nos dão condições de iniciar nesta arte, dividindo seu conhecimento. Abraços.
Alo, Itamar ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Sim. Um cent'imetro. Por incrivel que possa parecer... Um grande abraco ! Fernando Belchior e equipe.
Querido professor, como fazer o furo oblongo em nichos pra pendurar na parede. Vejo que o de dentro é mais aberto, porém não tem como fazer desse jeito. Não dá pra atravessar a madeira toda.
Alô, Paulo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! O fen^omeno de movimentação das fibras da madeira acontece em qualquer pe'ca de madeira maci'ca nas se'c~oes transversais `as dire'coes das fibras (largura e espessura). Portanto, acontece em qualquer pe'ca de m'ovel feito com madeira maci'ca, e deve ser considerado no projeto e na fabrica'c~ao da pe'ca. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Bom dia Fernando! Gostei muito desta aula como de outras tantas, obrigado por transferir seus conhecimentos! Gostaria de elucidar uma dúvida com relação aos furos oblongos em um tampo de mesa; pergunto se nas laterais da mesa colocamos os parafusos também ou se se é só no sentido do comprimento do tampo? Se eu entendi, nas laterais não pode ir parafuso, sendo que o tampo ficaria grampeado a base somente nas extremidades. Grato!
Jefferson, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você fará os furos oblongos apenas nas peças que são transversais às fibras das peças dos tampos, por dois motivos, minimamente : 1 - os furos oblongos tem que o ser na direção transversal às fibras do tampo, que é a direção na qual se dá a movimentação dessas mesmas fibras como decorrência da entrada ou saída de água das pranchas; 2 - se furos oblongos forem feitos nas travessas que estão na direção paralela às fibras do tampo, na direção na qual precisam ser feitos - transversalmente às fibras do tampo - eles enfraquecerão por demais tais peças, deixando tão pouco material que elas poderão partir-se. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Ofini ! Muito obrigado por sua mensagem !!! J'a usei furadeiras da Schulz e da Motomil e, sendo alguma desta marca com pot^encia acima dos 1/2 CV, posso dizer que s~ao m'aquinas bem razo'aveis. No curso de marcenaria, usei uma furadeira Delta americana de coluna. Era um sonho de consumo ...Mas aqui no Brasil custaria uma fortuna. Infelizmente, muito distante do nosso bolso (cerca de uns R$ 4.000 nos Estados Unidos). Veja, se quiser, o link : www.amazon.com/Delta-18-900L-18-Inch-Laser-Drill/dp/B003YCEEQC Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Bom dia amigo, gostaria de saber, esse tampo da mesa , é fixado só por esses parafusos que vão no furo oblongo ? Esse tampo não vai se mover sobre a estrutura da mesa ? Esses parafusos tem que ser bem apertados ? Quais os tipos de parafusos pra esse serviço? Desculpa a quantidade de perguntas , muito obrigado pela atenção.
Alô,, Cleuton ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Vamos às suas respostas : 1 - O tampo é fixado à estrutura através de parafusos. 2 - As pranchas do tampo sofrerão movimentações milimétricas, mas como função das variações de umidade que farão com que a madeira se dilata e se contraia. Se devidamente fixado, o tampo não se moverá por estar solto. Os parafusos proverão, devido ao esforço de tração, força de atrito que manterá o tampo quieto sobre a estrutura. 3 - Os parafusos têm que ser devidamente apertados - o máximo, mas sem que a cabeça do parafuso se introduza na porção de menor diâmetro do furo oblongo. 4 - O parafuso a ser utilizado é um auto atarrachante para madeira, com cabeça escareada. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Parabéns Fernando pelo vídeo, ficou uma duvida se possível me esclareça. Quando for colocar o parafuso nesse furo, o mesmo não vai rachar a peça e o parafuso ficar frouxo ?
Alô, Gelson ! Muito obrigado por sua mensagem !!! O furo por onde passa o parafuso tem dois diâmetros : um maior, para passagem da cabeça do parafuso, e um menor, com medida um pouco maior do que o corpo do parafuso. A cabeça do parafuso se apoia na área de transição entre os dois diâmetros. Como não há apoio integral para a parte escareada da cabeça, a força de tração a ser aplicada tem que ser um pouco menor do que seria se o furo fosse cilíndrico. Se devidamente aplicada, não há porque temer o aparecimento de rachaduras. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando, se der algum acabamento na madeira (óleo ou verniz) a gente não cessa a troca de umidade da madeira com o meio? Aí não precisaria fazer o furo oblongo...
Alô, Eduardo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A aplicação de um revestimento não cessa a troca de água com o ambiente. Com certeza, a velocidade de troca é alterada - ela é reduzida - mas ela não vai a zero. Um grande abraco ! Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando tenho uma furadeira Makita bancada ml 100 e vi vc usar sua ela gira velocidade devagar minha roda rápido uso mais pra furar caneco 35 mm pra dobradiça porta ela tem várias regulagens velocidades queria vc desse dica como onde usar velocidades corretas dela
Adauto, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Recomendo a você assistir o vídeo cujo link está abaixo. Nele, falo da relação entre diâmetro de ferramentas de corte e velocidade ideal associada : ua-cam.com/video/OILjPT6OcuY/v-deo.html Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Mestre Fernando, em mais um capítulo de Os Caçadores do Tampo Perfeito. KKKK Aproveitando ... Com um Tupia de coluna dá pra fazer também ou fica difícil?
Alo, Jorge ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Sim, continuamos a cacar os tampos perfeitos dos sacerdotes maias dos templos dos incas venusianos ... Da' para fazer usando tupia de coluna. Basta fazer o gabarito para estabelecer o inicio e o fim do oblongo, com nenhum movimento lateral. Fa'ca por um lado com a fresa de maior diametro e, mantendo a mesma posicao referencial, coloque o gabarito para executar o outro lado com a fresa menor. Se fixar duvida, por favor, me acione. Um grande abraco ! Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Vou comprar as fresas e tentar fazer com a tupia, Obrigado mais uma Vez. Só uma dúvida muito importante, Os Incas venusianos não foram extintos nos anos 60? ;)
Ótimo video!Por favor Fernando,gostaria que me tirasse uma duvida,já procurei várias vezes na internet e não obtive respostas,gostaria que me respondesse quais as melhores marcas de desempenadeiras dessas antigas que tu tens aí,me parece que tu tens uma da Invicta,gostaria de saber quais outras marcas tu me aconselha,por favor me responda,só mesmo alguém com a tua experiência pra sanar essa minha dúvida que não consigo achar resposta,obrigado desde já!
Muito obrigado!O senhor é um mestre,agradeço muito pela atenção que tens com seus inscritos,continue assim que ficaremos muito gratos pelo carinho que tu tens conosco!!!
Boa noite! Tudo bem? Por favor, vou colocar uma porta pivotante, madeira maciça de 900 a 1000mm . Para fixar o pino, este processo de colocação de parafuso oblongo, seria uma boa opção? Agradeço sua atenção. Muito sucesso e forte abraço
Alô, Esmeralda ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Vamos lá ... por porta pivotante, creio que você está se referindo às portas cujo eixo de rotação não está em uma das laterais da porta - como no caso das portas "convencionais", com dobradiças, que também pivotam (só que em relação a uma de suas laterais). Neste caso, supondo que : 1 - sua porta é feita de madeira maciça; 2 - as peças que compõem a porta estão dispostas verticalmente (como numa porta "mexican"); você não tem que se preocupar com as variações dimensionais em relação ao pivô, que é único, e que tem que estar perfeitamente assentado e "justo" tanto no batente quanto na porta, mas sim em relação à posição relativa da porta com os batentes laterais, deixando a devida distância entre as laterais da porta e os batentes laterais para que você não tenha nem um "buraco" entre as laterais da porta e os batentes laterais, nem as laterais da porta batendo ou roçando nos batentes laterais. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Ditmar ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Com certeza. Uma morsa coordenada facilitaria em muito a execução da furação. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernandoe esqueci e minha furadeira essa ml 100 não e Makita ela e Ferrari e tem um joguinho no eixo do mandril já veio assim fábrica essa folga da pra tirar conhece ela
Adauto, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Não conheço a máquina da Ferrari. Minhas desculpas. Recomendo que você contate o fabricante e reclame com ele, dado que a folga não deveria existir. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Álvaro, alô ! Muito obrigado por sua mensagem. Eu, particularmente, não gosto de broca chata. Acho-as instáveis, e com produção de acabamento ruim na entrada e na saída. A de 3 pontas, acho que funcionaria, mas nunca testei. Um grande abraço ! Fernando.
Genial Fernando , como sempre , a explicação é coisa de profissional , simplesmente perfeito ! Obrigado sempre.
Alo, Marcos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito bom ouvir de voce.
Um grande abraco !
Fernando Belchior e equipe.
Sempre prático,sempre didático.
Fernando B. Marcenaria fina um abraço 👍
Alo, Rubson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraco !
Fernando Belchior e equipe.
Muito obrigado por mais uma brilhante explicação, já estava sentindo falta dos seus vídeos. Um forte abraço
Alo, David !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abra'co !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado, agora sei como fazer direito.
Como sempre muito bem explicado.
Sempre juntos
Alo, Nelson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraco !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado Fernando por mais um ensinamento. Abraço!
Alo, Alberto !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abra'co !
Fernando Belchior e equipe.
Valeu Belchior, muito interessante, mais uma técnica que eu não conhecia. E já tive uma mesa que fiz e apresentou este problema da mesa se elevar nas junções das tábuas.
Al^o, Cirus !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Minhas desculpas pela demora. A vida esta' um pouco divertida por aqui ...
Um grande abra'co !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite ,Ainda bem que voce nao guarda consigo essa riqueza de conhecimento e divide conosco ,Mais uma vez parabens e muito obrigado por tao impotante conteudo mestre!
Al^o, Gleber !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Como n~ao sou candidato a nada (e, mesmo que fosse, seria a mesma coisa), posso falar de cora'c~ao : conhecimento e' liberdade.
E liberdade e' felicidade.
Por que n~ao tentar fazer todo mundo feliz atrav'es = por exemplo - da marcenaria ? ;-)
Um grande abra'co !
Fernando Belchior e equipe.
Valeu fernando com o coracao aberto o aprendizado fica muito mais facil muito obrigado.
Show de aula, parabéns
Alô,, Junemi !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Sensacional, como sempre !
Obrigado Fernando Belchior por dividir o conhecimento, de novo rs...
Alô, Arthurr. !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito bom ouvir de você.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Mestre é mestre! Excelente aula! Muito obrigado! Grande abraço!
Alo, andre' !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraco !
Fernando Belchior e equipe.
Muito obrigado mestre Fernando, tai uma coisa que eu não sabia, parabéns
Alô, Carlos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Ficamos felizes em saber que trouxemos algo novo ao seu conhecimento.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento. Nunca tinha ouvido falar. Com certeza vai ser muito útil pra mim.
Alô, Paulo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns por mais uma excelente aula de marcenaria.Show de bola.Grande abraço.
Al^o, Emerson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
N~ao sei nem o que dizer depois de nossa conversa de hoje.
Um imenso abra'co !
Fernando Belchior e equipe.
Grande Mestre Fernando. Show!
Alo, Jose' !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abra'co !
Fernando Belchior e equipe.
Bela aula, como sempre... abraço.
Alo, Luciano !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abra'co !
Fernando Belchior e equipe.
Valeu mestre.
Obrigado.
Renê
Alo, Rene !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abra'co !
Fernando Belchior e equipe.
como sempre seus videos é uma aula parabéns e obg
Alo, Roberval !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abra'co !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite Mestre Fernando aula dada conhecimento adquirido, muito obrigado e parabéns.
Al^o, Jose' !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abra'co !
Fernando Belchior e equipe.
Não sou marceneiro mas gostei muito do do vídeo isso sim que é vídeo de
Francisco, alô !
Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta.
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite Sr. Fernando, tudo bem? Obrigado pelo seu retorno viu?
Então, eu verificar o esquadro da lâmina da serra, está correta (90 graus), O que ocorre na verdade, é o seguinte:
Quando a madeira é maior que ´Serra de corte, preciso cortar em duas etapas, faço a primeira eta e serro, faltando um pedaço, eu viro a madeira para serrar o restante, consigo serrar, mas, um dos lados da madeira, fica ainda dentes, ou seja, esses dentes é exatamente a medida do disco da serra exemplo:
a madeira mede 6,0 centímetros, a capacidade do disco da serra é 4,0centímetros. Quando eu viro a madeira com uma parte já cortada e corte o que falta, a serra corta, mas, num dos lados fica dentes exatamente a medida do disco da serra(4,0 centímetros, Se eu tentar virar e tirar essa marca de 4,00, novamente fica os 4,0centímetro na outra ponta.
Está difícil resolver, somente o mestre mesmo poderá me ajudar.
Muito obrigado mais uma vez, é possível postar vídeo para demonstrar esse problema?
Forte abraço
Ademir Augusto
Não tenho nada a ver com marcenaria , nem nada do gênero . Apenas uma curiosa . Mas , gostei de ver . Trabalho meticuloso que nos traz conforto e beleza em nossos lares em nosso dia _ a _ dia . Parabéns a esses profissionais artistas da marcenaria . Tanto , aos designers , quanto aos que , na prática , executam o trabalho , fazendo peças maravilhosas ! Minha admiração e respeito !
Juliana, alô !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Boa tarde!! 👏👏
Alo, DS !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraco !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Um abraço de toda equipe DS CORREA. Otima noite!
Eu não conhecia essa técnica. Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.
Alô, João !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado pela aula!! Sempre aprendendo com o senhor!!
Alô, Ricardo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom Fernando parabéns pela explicação
Alô, Watson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bem explanado. Como sempre parabéns Mestre.
Alô, Élcio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Via este tipo de furo nas peças de meu falecido avô e não entendia obrigado pelo aula espero continuar aprendendo .
Alô, Sérgio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se depender de nós, você continuará aprendendo.
Será sempre um prazer para nós.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito boa explicação , valeu Fernando....
Alo, Jorge !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraco !
Fernando Belchior e equipe.
Jorge ?
Prezado Fernando, parabéns por mais essa lição!
Só me ocorreu um detalhe, que me parece deve ser observado:
Não se deve apertar o parafuso que vai fixar o tampo com muita força, somente o suficiente para encostar as partes, para permitir a movimentação do tampo, é isso mesmo?
Al^o, Ademir !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Intutitivamente, parece ser assim. Mas, na realidade, n~ao e'. Voc^e pode apertar o parafuso tanto quanto consiga - tomando o cuidado para ele n~ao ultrapassar o furo de diametro menor, dado o menos apoio proporcionado pelo oblongo.
Qualquer que seja o aperto, a madeira arrasta o parafuso com ela sorrindo...
As for'cas exercidas pela madeira quando quer se movimentar s~ao descomunais.
Pode ficar tranquilo.
Um grande abra'co !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Obrigado amigo! vivendo e aprendendo (com quem sabe), abraços!
Muito legal essa aula !
Abraço Deus abençõe
Alô, Rui !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, você é o cara!
Al^o, Ricardo !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abra'co !
Fernando Belchior e equipe.
Grato por compartilhar. Um forte abraço.
Alô, S'ergio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ola Sr. Fernando, tudo bem com você? Quero lhe dar parabéns pelos excelentes vídeos aqui apresentados, todos muito bem explicados e muito eficiência da sua parte, parabéns.
O que gostaria de saber é o seguinte, se possível:
Quando vou serrar um pedaço de madeira(caibro etc), essa madeira é maior que o disco de corte. Eu serro até o limite do disco, falta serra o pedaço que o disco não serrou. Quando viro a madeira para serrar o restante, a serra corta, porém, fica dente. Como faço para eliminar isso, ou, se possível, você postar vídeo de como proceder nessa situação.
Certo de ser atendido, desde já agradeço
Atenciosamente
Ademir Augusto
Alô, Ademir !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Este efeito acontece em função de alguns fatores :
1 - falta de esquadro e/ou planicidade da peça que está sendo cortada;
2 - folgas na máquina;
3 - deflexões e/ou oscilações do disco de serra;
4 - alterações na forma como a peça é usinada em cada um dos cortes.
A fim de solucionar este problema, você deve atuar nos itens :
1 - certifique-se de que a peça a ser cortada tem as superfícies absolutamente planas, paralelas (as opostas, duas a duas) e no esquadro (as contíguas), Execute os cortes escorando as fibras, através de madeiras de sacrifício colocadas embaixo e atrás da peça que está sendo cortada, a fim de evitar o estilhaçamento das fibras. Além disso, lixe as superfícies cortadas para remover as fibras estilhaçadas, se existentes, com o lixamento sendo feito na superfície que contém as fibras estilhaçadas (e não transversalmente a ela);
2 - elimine todas as folgas de sua máquina, em especial as do goniômetro;
3 - use discos de serra muito bem afiados e limpos;
4 - mantenha uma mesma velocidade de corte, bem lenta, em todos os cortes;
Se, mesmo com estes cuidados o problema continuar, por favor, me acione novamente.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom Fernando. Forte abraço
Alô, Daniel !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, Xará, você é o mestre e um dos nomes nos quais eu tenho total confiança e sigo com muito gosto. Dito isso, a variação de 4cm em um metro não lhe parece exagero? Desculpe se minha dúvida parece tola mas fiquei querendo sua confirmação.
Grande abraço.
Alo, Luiz !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Eu mesmo acho que seria um exagero, se n~ao tivesse eu mesmo presenciado um caso, e ouvido outro. Vamos a eles :
1 - ha' cerca de dois anos, recebi uma encomenda de um parklet, que fizemos usando pranchas de cumaru. Ao comprar a madeira, busquei pranchas de 25 cm de largura. O empregado da empresa me falou de pranchas antigas de 25 cm que estavam guardadas ha' anos num outro galpao. Me interessei, dado que poderiam estar secas, e fiu verifica'-las. As pranchas de 25 cm de largura que la' estavam, originarias da mesma serraria, cortadas sob o mesmo padrao, estavam agora com 24 cm;
2 - um cliente a quem prestei consultoria me falou de uma prancha de freijo' de 1 m de largura que haviam comprado, e que ficou estocada por anos aguardando a chegada de um projeto onde pudesse ser usada na integra. Quando surgiu o projeto, foram veriicar a prancha - que estava agora com 96 cm de largura.
Para agregar informacoes e ajudar a resolver sua duvida, use a calculadora cujo link encontra-se a seguir. Escolha uma especie de madeira e coloque, por exemplo, umidade inicial de 40 %, reduzida a 10 %. Veja com seus proprios olhos. Ha' especies que chegam a reduzir 17 mm de sua largura (veja oak pine), numa prancha originalmente de 10 ", ao ter sua umidade reduzida de 40 para 10 %.
www.woodweb.com/cgi-bin/calculators/calc.pl?calculator=shrinkage
Um grande abra'co !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Muito obrigado pelo esclarecimento Fernando!
A calculadora é bem interessante, testei para o Ipê que é bastante utilizado em pisos e eles estimam em 8% de variação.
Surpreendente!
Boa noite Fernando. Acabei de ver seu vídeo, e achei excelente a dica. Sou iniciante, estou fazendo uma mesa de trabalho com três tábuas de 30 cm e fiquei com dúvida. Qual parafuso utilizar para fixação, e como ele prende no tampo? Grande abraço.
Alô, Mclborges !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Tipo do parafuso : autoatarrachante, com cabeça escareada, pra madeira.
Tamanho :
- diâmetro : 5 mm (tomado na parte externa da rosca);
- comprimento : existem no mercado parafusos de 5 mm de diânetro com comprimento de até 80 mm (se minha memória não falha). Escolha um que permita uma penetração no tampo mínima de uns 20 mm e máxima igual à espessura do tampo menos 5 mm, e que, desejavelmente, não tenha que penetrar muito dentro da travessa à qual está ligado.
Por exemplo : tampo de 40 mm de espessura, travessa com largura de 70 mm - você pode usar um parafuso 5 x 80, deixando 30 mm no tampo, e 50 mm inseridos na travessa, com a cabeça do parafuso recolhida 20 mm no interior da travessa.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina bom dia. Muito obrigado. São pessoas como vc que nos dão condições de iniciar nesta arte, dividindo seu conhecimento. Abraços.
1cm ? Uau. Estou pasmo.
Valeu, meu irmão.
Forte abraço.
Alo, Itamar !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Sim. Um cent'imetro. Por incrivel que possa parecer...
Um grande abraco !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns pela aula professor
Querido professor, como fazer o furo oblongo em nichos pra pendurar na parede. Vejo que o de dentro é mais aberto, porém não tem como fazer desse jeito. Não dá pra atravessar a madeira toda.
Como sempre, muito detalhista! Parabéns!!!
Fiquei com uma dúvida, isso ocorre também em encaixes da estrutura e nas laterais de um móvel?
Alô, Paulo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
O fen^omeno de movimentação das fibras da madeira acontece em qualquer pe'ca de madeira maci'ca nas se'c~oes transversais `as dire'coes das fibras (largura e espessura).
Portanto, acontece em qualquer pe'ca de m'ovel feito com madeira maci'ca, e deve ser considerado no projeto e na fabrica'c~ao da pe'ca.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Valeu Fernando
Alô, Bergson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado Fernando 👏🏻👏🏻👏🏻
Alô, Edmilson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Bom dia Fernando! Gostei muito desta aula como de outras tantas, obrigado por transferir seus conhecimentos! Gostaria de elucidar uma dúvida com relação aos furos oblongos em um tampo de mesa; pergunto se nas laterais da mesa colocamos os parafusos também ou se se é só no sentido do comprimento do tampo? Se eu entendi, nas laterais não pode ir parafuso, sendo que o tampo ficaria grampeado a base somente nas extremidades. Grato!
Jefferson, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você fará os furos oblongos apenas nas peças que são transversais às fibras das peças dos tampos, por dois motivos, minimamente :
1 - os furos oblongos tem que o ser na direção transversal às fibras do tampo, que é a direção na qual se dá a movimentação dessas mesmas fibras como decorrência da entrada ou saída de água das pranchas;
2 - se furos oblongos forem feitos nas travessas que estão na direção paralela às fibras do tampo, na direção na qual precisam ser feitos - transversalmente às fibras do tampo - eles enfraquecerão por demais tais peças, deixando tão pouco material que elas poderão partir-se.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Mais um excelente vídeo. Parabéns. Tem alguma marca e modelo de furadeira de bancada que você recomendaria? Muito obrigado.
Alô, Ofini !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
J'a usei furadeiras da Schulz e da Motomil e, sendo alguma desta marca com pot^encia acima dos 1/2 CV, posso dizer que s~ao m'aquinas bem razo'aveis.
No curso de marcenaria, usei uma furadeira Delta americana de coluna. Era um sonho de consumo ...Mas aqui no Brasil custaria uma fortuna. Infelizmente, muito distante do nosso bolso (cerca de uns R$ 4.000 nos Estados Unidos).
Veja, se quiser, o link :
www.amazon.com/Delta-18-900L-18-Inch-Laser-Drill/dp/B003YCEEQC
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito obrigado pela aula.
Alô, Rossano !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Posso usar pra apoiar um tampo de vidro exprateleira
Bom dia amigo, gostaria de saber, esse tampo da mesa , é fixado só por esses parafusos que vão no furo oblongo ? Esse tampo não vai se mover sobre a estrutura da mesa ? Esses parafusos tem que ser bem apertados ? Quais os tipos de parafusos pra esse serviço? Desculpa a quantidade de perguntas , muito obrigado pela atenção.
Alô,, Cleuton !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Vamos às suas respostas :
1 - O tampo é fixado à estrutura através de parafusos.
2 - As pranchas do tampo sofrerão movimentações milimétricas, mas como função das variações de umidade que farão com que a madeira se dilata e se contraia. Se devidamente fixado, o tampo não se moverá por estar solto. Os parafusos proverão, devido ao esforço de tração, força de atrito que manterá o tampo quieto sobre a estrutura.
3 - Os parafusos têm que ser devidamente apertados - o máximo, mas sem que a cabeça do parafuso se introduza na porção de menor diâmetro do furo oblongo.
4 - O parafuso a ser utilizado é um auto atarrachante para madeira, com cabeça escareada.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns Fernando pelo vídeo, ficou uma duvida se possível me esclareça. Quando for colocar o parafuso nesse furo, o mesmo não vai rachar a peça e o parafuso ficar frouxo ?
Alô, Gelson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
O furo por onde passa o parafuso tem dois diâmetros : um maior, para passagem da cabeça do parafuso, e um menor, com medida um pouco maior do que o corpo do parafuso.
A cabeça do parafuso se apoia na área de transição entre os dois diâmetros. Como não há apoio integral para a parte escareada da cabeça, a força de tração a ser aplicada tem que ser um pouco menor do que seria se o furo fosse cilíndrico. Se devidamente aplicada, não há porque temer o aparecimento de rachaduras.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, se der algum acabamento na madeira (óleo ou verniz) a gente não cessa a troca de umidade da madeira com o meio? Aí não precisaria fazer o furo oblongo...
Alô, Eduardo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A aplicação de um revestimento não cessa a troca de água com o ambiente. Com certeza, a velocidade de troca é alterada - ela é reduzida - mas ela não vai a zero.
Um grande abraco !
Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando tenho uma furadeira Makita bancada ml 100 e vi vc usar sua ela gira velocidade devagar minha roda rápido uso mais pra furar caneco 35 mm pra dobradiça porta ela tem várias regulagens velocidades queria vc desse dica como onde usar velocidades corretas dela
Adauto, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Recomendo a você assistir o vídeo cujo link está abaixo.
Nele, falo da relação entre diâmetro de ferramentas de corte e velocidade ideal associada :
ua-cam.com/video/OILjPT6OcuY/v-deo.html
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Mestre Fernando, em mais um capítulo de Os Caçadores do Tampo Perfeito. KKKK
Aproveitando ... Com um Tupia de coluna dá pra fazer também ou fica difícil?
Alo, Jorge !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Sim, continuamos a cacar os tampos perfeitos dos sacerdotes maias dos templos dos incas venusianos ...
Da' para fazer usando tupia de coluna. Basta fazer o gabarito para estabelecer o inicio e o fim do oblongo, com nenhum movimento lateral. Fa'ca por um lado com a fresa de maior diametro e, mantendo a mesma posicao referencial, coloque o gabarito para executar o outro lado com a fresa menor.
Se fixar duvida, por favor, me acione.
Um grande abraco !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Vou comprar as fresas e tentar fazer com a tupia, Obrigado mais uma Vez.
Só uma dúvida muito importante, Os Incas venusianos não foram extintos nos anos 60? ;)
Ótimo video!Por favor Fernando,gostaria que me tirasse uma duvida,já procurei várias vezes na internet e não obtive respostas,gostaria que me respondesse quais as melhores marcas de desempenadeiras dessas antigas que tu tens aí,me parece que tu tens uma da Invicta,gostaria de saber quais outras marcas tu me aconselha,por favor me responda,só mesmo alguém com a tua experiência pra sanar essa minha dúvida que não consigo achar resposta,obrigado desde já!
Alô, Diego !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Procure pelas Invicta, Raimann, Dankaert, Petrópolis.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito obrigado!O senhor é um mestre,agradeço muito pela atenção que tens com seus inscritos,continue assim que ficaremos muito gratos pelo carinho que tu tens conosco!!!
Boa noite! Tudo bem? Por favor, vou colocar uma porta pivotante, madeira maciça de 900 a 1000mm . Para fixar o pino, este processo de colocação de parafuso oblongo, seria uma boa opção? Agradeço sua atenção. Muito sucesso e forte abraço
Alô, Esmeralda !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Vamos lá ... por porta pivotante, creio que você está se referindo às portas cujo eixo de rotação não está em uma das laterais da porta - como no caso das portas "convencionais", com dobradiças, que também pivotam (só que em relação a uma de suas laterais).
Neste caso, supondo que :
1 - sua porta é feita de madeira maciça;
2 - as peças que compõem a porta estão dispostas verticalmente (como numa porta "mexican");
você não tem que se preocupar com as variações dimensionais em relação ao pivô, que é único, e que tem que estar perfeitamente assentado e "justo" tanto no batente quanto na porta, mas sim em relação à posição relativa da porta com os batentes laterais, deixando a devida distância entre as laterais da porta e os batentes laterais para que você não tenha nem um "buraco" entre as laterais da porta e os batentes laterais, nem as laterais da porta batendo ou roçando nos batentes laterais.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Ok. Agradeço seu retorno. Obrigada
ola muito bom gostei obrigado
🤗 parabéns
Muito obrigado, Tânia.
Daria para usar uma morsa coordenada?
Alô, Ditmar !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Com certeza. Uma morsa coordenada facilitaria em muito a execução da furação.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Minha furadeira é igualzinha a essa aí. hehe
Alô, TalesBazz !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernandoe esqueci e minha furadeira essa ml 100 não e Makita ela e Ferrari e tem um joguinho no eixo do mandril já veio assim fábrica essa folga da pra tirar conhece ela
Adauto, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Não conheço a máquina da Ferrari. Minhas desculpas.
Recomendo que você contate o fabricante e reclame com ele, dado que a folga não deveria existir.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
E se usar uma broca chata ou de 3 pontas???
Álvaro, alô !
Muito obrigado por sua mensagem.
Eu, particularmente, não gosto de broca chata.
Acho-as instáveis, e com produção de acabamento ruim na entrada e na saída.
A de 3 pontas, acho que funcionaria, mas nunca testei.
Um grande abraço !
Fernando.
Show!
Se não vejo isso minha mesa ia ficar que nem costela de vaca magra.
Alô, Júlio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
nossa! obilongo ? como teimam em falar errado, o correto é oblongo, separação silábica: o-blon-go.