Fernando, gostaria de agradecer e acho que falo em nome de todos apreciadores, hobbistas e profissionais de marcenaria. Suas dicas são ótimas, sua didática é muito boa, inteligente, segura e bem humorada. Obrigado pela ajuda!
Suas aulas são muito boas e didática, a forma que vc explica já identifica o grande profissional que vc é, diferenciado, não é do tipo de fala mole e que tenta fazer um trabalho parecer mais difícil do que já é. Parabéns vc é O marceneiro Belchior.
Prezado, é sempre um baita prazer e divertimento assistir aos teus vídeos...são de fato, muito, muito bons...aprendo "truques" que são de extrema utilidade...no entanto, sou forçado a fazer alguns questionamentos: como pode, um canal como este que tão bem manténs, ter somente 28 mil inscritos quando comparado a outros que possuem 150 mil ou mais mas, que são "mestres" em vender quinquilharias das mais variadas, de qualidade perceptivelmente inferior e o conteúdo de marcenaria, que deveria ser o foco, quando produzido, é eventual e pífio...
Alô, Jorge ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Agradeço a pergunta - que, acho, deve ser respondida por outras pessoas... Aqui, continuamos a trabalhar para produzir e postar material que consideramos ter qualidade, e que achamos que faça diferença na vida das pessoas. O que fazem com isso não está no nosso controle... Existe uma grande probabilidade que não seja isso o que as pessoas desejem ver. Mas é o que consideramos que trará o melhor para as pessoas e para a marcenaria. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Caro professor, estou sempre aprendendo com seus videos e não sei se outras pessoas que assistem seus videos sente o mesmo que eu, você transmite uma paz com seus videos parece uma terapia pra mim, só posso desejar sucesso pra você e obrigado!
Grande mestre Belchior e mais uma excelente aula. Parabéns, Belchior. Confesso que só entendi que a madeira iria trabalhar na base auxiliar no desengrosso quando vi na prática. Fiquei tempo todo aqui matutando como aquele degrau iria ajudar o desempeno a fazer a peça maior..rs... quando foi pro desengrosso que eu matei a charada. Parabéns mais uma vez!!!
Alô, Boró ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Bom demais ouvir de você por aqui. Dei uma dica sobre o assunto quando estávamos no desempeno, mas eu tinha um sentimento de que a coisa só ficaria clara quando eu fosse para o desengrosso. O indispensável é a superfície plana gerada para que a prancha possa ser usinada, suportada pela base auxiliar, no desengrosso. O degrau pode ser visto como um consequência natural da usinagem parcial na desempenadeira e que, ao mesmo tempo, tem uma função importantíssima : trabalhar, junto com fita a dupla face, na manutenção da imobilidade da prancha auxiliar em relação à prancha a ser usinada. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Boa noite Fernando, ótima dica, eu não tinha esse conhecimento, e minha desempenadeira e estreita agora já tenho a solução, grato pela aula, muito bom mesmo.
Olá Fernando Belchior , muito bom como sempre , suas máquinas são verdadeiras Rochas , qualidade total nas confecções das peças , tudo aí parece ser muito bem feito das máquinas aos móveis , tudo de primeiro mundo que bacana de ver , a não podemos esquecer da fita adesiva dupla face , que te deu um certo trabalho pra retirar kkkkkkk , parabéns por mais essa aula mestre.
Alô, Marcos ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Apesar de ser um ancião, por força do trabalho tenho um pouco de força nos braços e nas mãos. Confesso que tive que colocar uma "vontade adicional" para soltar a prancha auxiliar da prancha de madeira - fato bem retratado pela diretora/camerawoman/editora/video publisher dona Evelyn. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Sucesso Professor Fernando, muito obrigado pelas dicas e sugestões, parabéns pelo trabalho feito seu e de sua esposa, que Deus continue abençoando vc e toda sua família.
Muito obrigado por dica tão útil, uma das melhores q já vi Tenho certeza q irá ajudar outros hobbystas como eu. Mais uma vez meus sinceros agradecimentos.
Simplesmente impecável em suas explanações, meu Guru, você é uma pessoa iluminada, sabe usar o conhecimento para encantar os outros. Feliz ano novo para você e toda sua família.
Alô, Alberto ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Em função da dedicação quase integral ao ensino, só tenho produzido vídeos do "Fernando responde". Todos os demais vídeos que estamos fazendo são projetos executados pelos mestres MIlton, João, e Larocca. De qualquer forma, vamos ver se conseguimos aumentar a quantidade de vídeos de projetos com eles. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
aula maravilhosa mestre... e que fita dupla face do c... kkkkk grade abraço mestre... pena que só poderei participar do intensivo no segundo semestre, só vou ter disponibilidade no final de agosto, início de setembro...
Alô, Júlio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Tivemos que editar o vídeo, mas quisemos fazer uma brincadeira, deixando um momento descontraído aparecer. E olha que não é para fazer propaganda da fita dupla face, mas ela é realmente espetacular. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Quando vc disse que ficava parecido com a princesa Leia ri um pouquinho mas agora kkkkkkkkkkkkkkk obrigado pelo bom humor e por disponibilizar conhecimento com alegria ..abraço
Boa noite, Fernando. Que bela dica, ainda não conhecia. Quando você descolou a prancha de apoio vi que a fita não soltou resíduo de cola. Você pode passar a referência da fita dupla-face? Grato.
Alô, Miro ! Muito obrigado por sua generosa mensagem !!! Não estou na oficina agora, e fico com medo de esquecer o assunto. Assim, darei uma resposta agora, mas a confirmarei depois. Acho que aquela fita é da 3M. Vou me certificar e te dou um alô, ok ? Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando! Grato pelos ensinamentos. Me ajude a entender melhor por favor: pra quem tem somente a plaina e precisa desempenar uma peça de 30cm em uma plaina de 20cm, é possível? No vídeo você respondeu isso, porem utilizando também o desengrosso. E sendo somente com a plaina é possivel?
Boa tarde Fernando Belchior. Parabéns pelo vídeo explicativo. Pelo que entendi, do início do seu vídeo, você iria ensinar "como fazer para desempenar uma prancha larga em um desempeno (plaina???) menor que que a prancha", no caso de eu ter somente um desempeno estreito (ex.: plaina manual). Você disse que tudo isso só valeria à pena se o equipamento (plaina) atendesse até 50% a mais da prancha (será que estou errado no entendimento?). Pelo que vi você aplainou um pedaço da prancha (+/- 10mm??) e depois utilizou uma Plaina de Bancada para plainar o outro lado e, depois de aplainado, você retirou a madeira que colocou para "nivelar" o lado que havia plainado, virou a prancha e igualou tudo. Minha pergunta é: Como fazer tudo isso se eu só possuo uma plaina manual?
Alô, Marcelo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Vamos às suas respostas : 1 - usei o nome "desempeno" por ser o comumente empregado para designar a plaina elétrica desempenadeira estacionária; 2 - em relação à largura da prancha versus largura da desempenadeira, eu não disse - ou não quis dizer - que só valeria a pena se a largura da prancha excedesse no máximo em 50 % a largura da plaina elétrica desempenadeira estacionária. O fato é que o processo indicado só deve ser executado se a largura da prancha for inferior à largura da plaina elétrica desempenadeira estacionária vezes 1,5. Exemplo : numa plaina elétrica desempenadeira estacionária com largura de usinagem de 200 mm, a maior largura de prancha que pode ser processada usando este método é de 300 mm, que é igual a 200 mm (largura da plaina elétrica desempenadeira estacionária) vezes 1,5 (50 % de excedente de largura). Isso se deve ao fato de que é necessário apoio, no desengrosso, para que a peça possa ser usinada; 3 - para que você esquadreje uma prancha de madeira usando uma plaina manual, você precisará minimamente de uma plaina manual, de um esquadro, e de um graminho. Você faz o aplainamento de um lado, checando a planicidade com o esquadro. Deixada esta face absolutamente plana, você encontra e manor espessura ao longo do perímtero da peça e, usando esta menor espessura como medida, regula o graminho. Feito isso, você gramina toda a peça usando o lado plano como referência, e aplaina o outro lado usando a linha do graminho como referência, sempre checando a planicidade usando o esquadro. Se não ficou claro, por favor, me acione. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Mais uma boa dica Fernando, gosto muito do seu canal, porem acho que tá faltando mais video de vc executando algum projeto, queria muito ver como é feito aquela porta de cumaru q vc mostrou em um vídeo aí, de mais um abraço.
Alô, Alberto ! Muito obrigado por sua mensagem ! No momento, com minha carga de trabalho atual, não consigo eu mesmo fazer projetos. Mas, em alguns meses, eles começarão a aparecer. Estamos nos preparando para isso. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
boa noite,otimo video,gostaria de tirar outra duvida,é normal ao desempenar um tabua no lado estreito é muito facil de ficar uma diferença no meio ta tabua pra unir e fazer um tampo por exemplo
Alô, Alexnadre ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Minhas desculpas, mas não entendi a pergunta... você pode me dar mais detalhes para eu tentar entender ? Desde já, muito obrigado por sua resposta. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando Belchior - Marcenaria Fina oi,vamos supor que façamos um tampo de mesa,ai passo a parte estreita da tabua no desenpeno para fazer a junçao das mesmas as veses acontece de nao ficar bem encostadas umas nas outras,ai ficam encostadas na ponta e uma leve fresta no meio da junçao,ai tenho que passar mais veses no desempeno só as pontas ate que a tabua encoste bem na outra,é normal esse procedimento ou é alguma falha minha ou da maquina,desde ja agradeço.
Muito interessante... Não conhecia esse método..!!! Muito legal..!! E me diga a marca dessa fita KKKKK tal vez poupe cola aqui KKKK Obrigado pela aula..!!!
Alô, Yonny ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Muito bom ouvir de você. Se bem me lembro, essa dupla face é da 3M. Cola que é uma coisa doida ... Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Parabéns pelo vídeo e demonstrações na prática, tenho uma plaina desengrosso da gama essa combinada, porém uso madeiras duras e as facas são de 1,5 mm de espessura e perdem o corte muito fácil, tem última dica ou tipo de faça especial? Obrigado
Alô, Davi ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você pode fazer, minimamente, duas coisas para que as facas da sua máquina mantenham o corte por mais tempo : 1 - Melhorar o grau de limpeza das pranchas, retirando partículas que acabam por danificar o corte. As pranchas vêm sujas das madeireiras, cheias de partículas de areia e pedra, que danificam as facas e acabam rapidamente com o corte delas. Para evitar ou reduzir esse efeito danoso, é necessário limpá-las, através do seguinte procedimento : a) cortar as pontas das pranchas - um mínimo - limpando-as, seja com o uso de um serrote, seja com o uso de uma serra circular; b) escovar as pranchas vigorosamente, nas duas faces e nas duas espessuras, com uma escova de aço, em movimentos transversais às fibras. Você deve fazer isso como se estivesse querendo chegar ao interior da prancha; 2 - Procurar facas melhores. Provavelmente, as facas que você está usando têm uma combinação ruim de material + tratamento térmico, resultando em dureza inadequada para a função (facas muito moles, ou muito duras). Procure comprar facas de melhor qualidade, que produzam melhor retenção do corte. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando Belchior - Marcenaria Fina , Fernando meus agradecimentos pela atenção e pelos conselhos, apenas ainda não sei onde encontrar ou como encontrar essas lâminas com um material melhor se você tiver algum fornecedor um referência poderia me enviar por e-mail davi.luzd3@gmail.com. E como sempre nos diz "vamos juntos".
Alô, Alberto ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Desculpe-me, mas não entendi o seu pedido. Você pode por favor detalhar ? Desde já, muito obrigado por sua resposta. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Boa noite, Fernando esse desempenho de 15 cm de largura da para passar uma tábua de 20 cm e para que serve esse braço que ela tem entre o rolete em uma das mesas
Oi boa noite tudo bem? Meu nome é Ricardo da Silva moro em Vidal Ramos SC, eu queria saber como trabalhar na desempenadeira sem que ocorra acidentes usando ela?
João, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você deve contatar empresas na Rua Piratininga, em São Paulo. Os preços giram em torno de R$ 2.000 a R$ 16.000, dependendo da máquina. Um grande abraço ! Fernando.
Depois de assistir esse vídeo, vou comprar uma Desempenadeira Infinity de 210mm. É a que posso comprar agora e acredito que vai servir usando dessa maneira que vc ensinou. Grato.
@@edersonmarostega-3971 não comprei, acabei comprando uma usada antiga de maior porte. Acho que foi a melhor escolha. Dá uma olhada no meu Instagram @ateliervertentedasartes
Fernando, boa noite. Vi que vc entende muito de madeira e isso faz eu acreditar que vc poderá me ajudar. Eu lutei muito e consegui comprar uma mesa de pranchão de quase cinco metros. Ela empenou dando diferença de dois cm. Ficou feia. Tem alguma solução ? Obrigada
Alô, Bruno ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Não conheço esta máquina especificamente, mas o preço está ótimo. Creio que, nas facas, você deva gastar algo em torno de uns R$ 2.000 a R$ 3.000, mais algum gasto eventual de manutenção. Mesmo assim, o preço parece altamente compensador - olhando-se apenas o valor. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Olá! Bem legal esse método mas um pouco demorado, e se passar uma peça de 30 cm em desempeno de 15cm, passando um lado e após o outro gerá o degrau? Agradeço a resposta Fernando.
Alô, Tamy e Rodrigo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Antes de mais nada, minhas desculpas por discordar do método proposto por você, Se ele for seguido, como você mesmo pergunta, haverá um degrau. Além disso, metade da largura usinada estará com bom acabamento, e a outra metada ficará com a superfície toda arrebentada, uma vez que você será, com seu método proposto, obrigado a usinar contra a fibra. O método que apresentei demora um pouco mais que o proposto por você, mas ele funciona - com toda a certeza, conforme demonstrado. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Obrigado pela resposta, nada melhor aprender com quem tem bastante conhecimento do assunto. Acho que vou tem que comprar um desempeno mais largo pois é mais rápido.
Olá amigo, não entendi esse teu vídeo? Achei que vc fosse mostrar como desempenar uma peça larga numa desempenadeira estreita, mas vc usou mais o desemgrosso?????
Alô, Júlio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Antes de mais nada, peço-lhe desculpas se o título do vídeo induziu-o a um engano. Desempenadeira e desengrosso devem trabalhar consorciados. É possível, com algumas limitações, fazer com que um desengrosso faça o trabalho de uma desempenadeira. mas não conheço jeito simples - pelo menos, não vi até hoje - de transformar uma desempenadeira num desengrosso. O que quero dizer com isso é que, a menos que você queira desempenar uma face - ou toda a prancha - usando plaina manual, você terá sempre que usar um desengrosso. Dessa forma, como a presença do desengrosso é algo "natural", considero justa sua utilização e, consequentemente, a apresentação do método. Se você discorda, peço-lhe por favor que me diga, e que apresente-me alternativa melhor. Se o fizer, vou aderir a ela, e a apresentarei aqui, dado que nosso objetivo é levar o melhor do conhecimento a quem faz marcenaria, independentemente de quem seja a fonte desse conhecimento. Pode estar certo de que terei o maior prazer em ser corrigido, se houver um método melhor. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Obrigado pela atenção amigo. Olha quem precisa passar por exemplo, uma tábua de 30 cm num desempeno de bancada de 15 cm, pode desdobrar a tábua em duas metades de 15 cm cada, e passar as duas tábuas pelo desempeno, e em seguida, unir novamente as duas partes através de cavilhas, ou outro método de união. Oque me confundiu foi o título, eu pensei que vc fosse pegar uma peça, por exemplo, de 20 cm de largura, e fosse Passar num desempeno de bancada de 15 cm. Mas blz, agradeço tua atenção, abraço.
Alô, HabitatZen ! Muito obrigado por sua mensagem ! Vejo menos restrições neste método do que no uso do gabarito para desempenar no desengrosso. Na realidade, temos duas situações diferentes : 1 - na primeira, a pessoa não tem uma desempenadeira, e tem um desengrosso, ou só tem dinheiro para comprar um dos dois; 2 - na segunda, a pessoa tem uma desempenadeira estreita e um desengrosso. São, como eu disse, duas situações diferentes. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
será que eu sempre fiz errado então? pq eu não passo a peça na plaina, passo direto no desengrosso. não entendi o pq ter que plainar a face na plaina...
Ola mestre Fernando, otimo video! tenho uma duvida, a fita que vc colocou ficou muito bem presa, mas teria algum risco na hora de passar a peça no desengrosso e ela soltar da peça de apoio? Abraço!
Alô, William ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Muito bom ouvir de você. Olha, com essa fita, zero risco. Além dela ter uma colagem espetacular - você precisa ver a força que tive que fazer para soltar a prancha auxiliar (aliás, acho que deu para ver...) - ainda há a pressão do desengrosso ajudando a manter a colagem no lugar. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Ola, as Vezes tenho esse "Problema" ( no Minuto 15:08 ), onde tenho que puxar a peça do Desengrosso... Porque Isso acontece, poderia me explicar ? Trabalho com peças pequenas de 20~45mm de espessura e 10~20mm de altura... e a cada passe retiro entre 0,5~0,8mm de Material... DEWALT DW733 Outra Duvida, sei que tem que passar a peça no sentido "Downhill" da fibra, para que haja um suporte quando a lamina executa o corte, possibilitando uma superfície mais uniforme. Tenho duvidas em identificar o sentido das fibras... Tive o prazer de parabeniza-lo pessoalmente na Formobile pelo trabalho excelente feito no YT, e venho mais uma vez agradecer por aqui... abraççç Edit : Fiz Uma Busca no Canal e encontrei a Dica da Cera na Mesa para facilitar o deslocamento da peça quando trava... Vou Testar na Proxima usinagem
Alô, Thiago ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Para identificar o sentido das fibras : 1 - olhe o lado da peça que seja perpendicular ao lado que você deseja usinar; 2 - olhando para este lado, procure identificar para que lado as fibras estão inclinadas; 3 - a ferramenta de corte deve se movimentar o lado a ser usinado seguindo o sentido favorável das fibras. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Normalmente tem a ver com a acumulação de "lixo" (pó, etc) que a máquina não extrai como deve de ser. não há nenhuma maquina perfeita. Nada de grave mas deve de medir regularmente as peças, em vários locais para verificar se esta tudo como deve de ser.
@@manuelalves4350 Obrigado Pela Dica... Notei Tambem que isso ocorre quando tendo passar mais de uma peça de uma vez ( uma peça ao lado da outra, para economizar tempo... Ja parei de fazer isso, melhor uma peça por vez... ) abraççç
@@TiuNapinha Isso tema ver com o sistema de exaustão da máquina o que recomendo e alongar a zona de recepção da máquina, onde sai, e com uma queda suave, não para o chão, assim pode alimentar a máquina em regime continuo ganha eficiência e não tem esse problema.
Olá, Daniel ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Claro que posso passar ... é um prazer para mim compartilhar conhecimento e informação. Comprei essa featherboard na Amazon americana. Veja abaixo um link que traz vários modelos : www.amazon.com/s/ref=nb_sb_ss_c_1_10?url=search-alias%3Daps&field-keywords=magswitch+featherboard&sprefix=magswitch+%2Caps%2C325&crid=3OC5E5N15JGCK Qualquer dúvida ou problema, favor acionar-me. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando boa tarde,gostaria de saber se você tem alguma técnica para detectar pregos em madeira já usada ,trabalho com peroba rosa e tenho problemas na hora do desempeno ,favor também de me indicar uma boa na marca para uma desempenadeira nova ,tenho um equipamento velho e estou querendo substituir,obrigado.
Roberto, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Sobre corpos metálicos em madeira : compre um detector de metais. Sobre desempenadeira : a imensa maioria das novas comercializadas aqui são muito ruins. Sugiro uma Invicta, usada, em bom estado. Um grande abraço ! Fernando.
Oi, Fernando, tudo bem? Parabéns pela iniciativa de falar sobre os fundamentos da marcenaria! Marcenaria é um assunto que sempre me fascinou, mas apenas agora (com mais de 50!!!) resolvi entrar mais fundo nesse mundo. Vídeos como este são fundamentais para qualquer iniciante. Obrigado mesmo!!! Gostaria de fazer uma pergunta: é possível garantir que a peça vai ficar exatamente esquadrejada (me refiro às faces maiores)? Quando você usa fita dupla face para fixar a peça principal na peça auxiliar, o que nos garante que a face da peça auxiliar (que vai servir de guia para o primeiro passe no desengrosso) está realmente paralela à face da peça principal (usinada no desempeno)? Essa condição é fundamental para o sucesso desse procedimento, concorda?
Giancarlo, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Giancarlo, quando se tem mais de 70 % da largura de uma peça, em cada ponto do seu comprimento, apoiada, é possível; fazer a usinagem no desengrosso. O que o processo mostrado explora é esta característica. Não é necessário que as faces estejam paralelas. Só é necessário que haja uma base de apoio que garanta a estabilidade da peça quando de sua usinagem, de tal forma que as arestas de corte do desengrosso possam fazer o seu trabalho. Se não ficou claro, por favor, me acione. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina O que garante o paralelismo das duas faces maiores, então, é o passe na segunda face (aquela que passou na plaina). É isso?
@Giancarlo Gentile eu estou com a mesma dúvida. Mas relembrando dos passos do vídeo, primeiro ele deixou uma lateral menor plana, depois quando forçar essa lateral reta contra o batente ela vai exigir um ângulo de 90 graus continuamente para a face que está sendo usinada na plaina. O que garante o planismo é o ângulo de 90graus e depois o apoio plano garante o paralelismo no desengroço
Alô, Fire Tongue ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você deve seguir o seguinte procedimento : 1 - prepare uma solução de vinagre (1 parte de vinagre para 4 de água quente), umedeça levemente um pano, e passe-o na madeira, sem encharcá-la. Deixe secar bem. Se você tiver problemas com o cheiro do vinagre, use uma solução de bicarbonato de sódio (1 colher de sopa para 2 litrois de água). Umedeça levemente um pedaço de pano e passe-o na madeira, deixando agir por 10 minutos no mínimo, e enxugue eventuais áreas úmidas. 2 - depois de aplicada a solução, use cera de natural de abelha, de carnaúba, ou de candelila, aplicando uma leve camada em todo o móvel. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando , depois fale dos acidentes que vc e seus funcionários já sofreu , e amigos também , muita gente é muito imprudente na oficina ... e isso causa custo a nós com auxílios e aposentadorias que não eram para receber caso fosse um marceneiro exemplar , assim como em vários ramos ! .... Atenção , Atenção e Atenção !
Alô, Warley ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Sugestão muito boa. Faremos um vídeo a respeito do assunto. Apenas para esclarecer : os outros marceneiros que você vê no vídeo não são meus funcionários. A marcenaria pertence ao meu amigo, mestre e mentor Milton Barbosa. João e Larocca são colegas de ofício. Trabalhamos em projetos de forma independente ou compartilhada, dependendo de cada caso. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Obrigado , muito bom ! não sabia ... Mas chama eles para cada um contar seu caso ou casos alheios ... é fundamental colher e expor os casos , para evitarmos transtornos gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/12/572027-imposto+sobe+para+empresas+com+mais+acidente+de+trabalho.html "As empresas com mais casos de acidentes de trabalho pagarão mais impostos a partir de 1º de janeiro de 2010. Nessa data, entra em vigor a nova cobrança do Seguro Acidente de Trabalho (SAT). " Existe imposto e um monte de coisa sobre isso em tudo que compramos ... "A nova cobrança vai funcionar assim: para uma empresa considerada de grau de risco 1, por exemplo, a alíquota do imposto do seguro de acidente no trabalho hoje é de 1%. Com o Fator Acidentário de Prevenção (FAT), que varia de 0,5 a 2 pontos, o desembolso poderá chegar a 2%, se a empresa registrar altos índices de acidentes em sua categoria. Para o presidente do Conselho Superior de Relações do Trabalho da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Manoel Pimenta, há empresas que poderão pagar até 500% a mais de imposto. “Vamos pegar como exemplo uma lanchonete. Antes, o grau de risco era 1 e passou para 3. Vamos supor que ela tenha FAP 2. Multiplicando-se os dois fatores, o imposto será de 6%. Ou seja, se ela pagava 1% agora pagará 500% a mais”, estimou. "
Maria, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Uma prancha pode ser desempenada, desde que se adotem as medidas corretas para fazê-lo. Um grande abraço ! Fernando.
Bom dia Fernando poderia passar a parte na desempenadeira será que dá certo? Ai teria um lado todo desempenado em seguida passaria o outro lado no desengrosso.
Se entendi o que você quis dizer, não. Quando a gente passa uma parte de uma face, o objetivo é criar um plano no qual possamos ancorar o MDF que fornecerá uma base estável para que possamos desempenar a outra face no desengrosso.
Alô, Tauan ! Muito obrigado por sua mensagem ! Há algumas formas de aplainar a lateral de uma prancha : 1 - "fazer o canto", colocando uma face desempenada da prancha contra a guia da desempenadeira e usinando a lateral; 2 - cortar contra um traço com serrote, ou serra circular, e aplainar com plaina manual. Não entendi o que você quis dizer, Tauan, sobre uni-las com um desengrosso. Você pode por favor explicar ? Desde já, muito obrigado por sua resposta. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando Belchior - Marcenaria Fina opa! Quando disse uni-las era pra poder colar uma na outra e ficar justinha já que não tenho desempenadeira, só desengrosso e queria um jeito bom de usa-lo fazendo o papel da plaina. Aí eu iria usinar as laterais.
Alô, Tauan ! Muito obrigado por sua mensagem ! Só será possível usar o desengrosso se você tiver um lado desempenado, ou se você usar um gabarito como eu mostrei de aplainar pranchas, mas com ela colocada na vertical, amparada por paredes justas de dois lados, e que garantam que a prancha não se mexerá. Além disso, ela terá que caber na altura do desengrosso. Sem isso, é fazer o que sugeri - cortar na circular ou no serrote, e fazer o canto na mão. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Parabeis professor Fernando sou aprendis de marcenaria fina e montei minha marcenaria Fasso trabalhos só com madeiras maciça trabalho com pranchas de 50 pra fazer mesas e tenho uma plaina raimam de 50 Agora quero comprar uma desempenadeira kirchner Leipzig alemã 60 de largura 2.50 de comprimento 2 facas motor 7.5 toda em ferro fundido tem 700 kilos. Gostaria de sua opinião sobre essa compra gosto de trabalhar com madeira maciça e minhas máquinas compro basiada em suas máquinas de possível me da essa opinião agradesso obrigado por compartilhar seu conhecimento 🤝 vamos juntos
Alô, Bruno ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Se a máquina faz as duas faces da largura serem planas e paralelas, ótimo ! Sugiro que você verifique se o eventual ganho de tempo que você terá compensará o investimento nesta máquina. Se sua produção for alta a ponto de compensar a compra, faça-a. Caso contrário, analise a compra de uma máquina de preço mais baixo. Avalie o tempo que você gasta atualmente com o desengrosso que você usa hoje, e levante quanto de tempo você ganhará usando a máquina de duas facas. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Marcelo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Supondo que você vá usar o desempeno em sua configuração original, a resposta é não. Você pode até "desengrossar" a peça, no sentido de que você estará reduzindo a sua espessura, mas as superfícies geradas em cada face não serão necessariamente paralelas entre si. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Carlos ! Muito obrigado por sua mensagem ! Não mais do que eu perderia no processo convencional. Explico. Ao usinar na prancha o plano parcial para que ele sirva de base para a prancha auxiliar, removo somente o necessário para obter um plano - a mesma coisa que eu faria no processo convencional. No vídeo, eu já tinha um plano na segunda passada pela desempenadeira. Dei uma terceira usinada para realçar o degrau, de forma a fazê-lo bem visível no vídeo. Se ficou alguma dúvida, por favor, me acione. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Gilton ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Verifique na Internet as plainas desengrossadeira da Dewalt (em torno de R$ 2.100) e da Makita (em torno de R$ 2.500). Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Daniel, alô ! Muito obrigado por sua mensagem ! Pelo que me lembro, esta dupla face também é da 3M. Não me recordo do modelo, e nem de onde a comprei. Um grande abraço ! Fernando.
Mardita fita adesiva. Você sofreu para descolar a prancha e aposto que editou o vídeo para achar a pontinha pra destacar o adesivo. kkkkk. Parabéns pela dica Fernando.
Alô, Luiz ! Muito obrigado por sua mensagem !!! "Mardita" bendita fita adesiva !!! Se ela não tivesse sido tão "mardita", a prancha poderia ter se soltado. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Boa noite. Mais um excelente vídeo mas quando a questão é económica (preço das maquinas) ou espaço a melhor opção é o "jig" e tornar uma máquina muito mais versátil. Um exemplo para este caso ua-cam.com/video/OK5CxqYmUSo/v-deo.html ATENÇÃO para os subscritores: O uso de um "jig" raramente tem o desempenho de uma máquina vocacionada para essa tarefa que uma outra foi adaptada assim como tem de se ter em conta o tempo que se vai perder e outros custos tanto a curto como médio e longo prazo, se for para uma utilização intensiva. Se acha que o seu tempo não tem valor tem de mudar de profissão, mecânico é um bom exemplo. Um grande abraço!
Paulo, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Só agora descobri que eu não a havia respondido. Minhas sinceras desculpas. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Alex ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Realmente, para aplicar este processo,é necessário que o desengrosse tenha uma largura razoável. A questão é que há no mercado desengrossos portáteis , com largura de usinagem em torno de 30 cm, e relativamente baratos (na casa dos R$ 2.500 - referência : Novembro / 2018). No caso das deempenadeiras, encontra-se algumas desempenadeiras antigas, usadas, em bom estado, de largura pequena (na casa dos 20 cm), e com preço na casa dos R$ 2.000. Isso permite a execução do serviço de aparelhamento de pranchas até certo tamanho com um investimento relativamebte baixo. Há também a alternativa de fazer todo o serviço de aparelhar uma prancha com gasto baixíssimo - cerca de uns R$ 500 - usando uma plaina manual, um graminho, e um esquadro. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Luciano ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Para pranchas mais finas, o número de dispositivos de apoio, bem como o seu formato, precisam ser alterados. São necessários mais dispositivos de apoio, e eles devem ser bi-partidos para que possam apoiar a prancha em mais pontos. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Bruno ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Por favor, me digao que não ficou claro, ou me passe um telefone de contato para que eu o contate e possa esclarecer suas dúvidas. Desde já, muito obrigado por sua resposta. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina equipe assisti umas 3 vezes e meu pequeno cérebro conseguiu captar vossa mensagem kkkkkk. Uma única dúvida, a base de apoio q é o compensado, já havia sido plainada previamente?
Alô, Bruno ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Compensados de boa qualidade são aplainados e bitolados com espessura constante. Se você não encontrar compensados bons, procure placas de MDF que estejam em bom estado. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Mais um vídeo com admirável qualidade em detalhes parabéns pela iniciativa de compartilhar seus conhecimentos grande abraço Deus abençoe sempre
Alô, Juninho !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, gostaria de agradecer e acho que falo em nome de todos apreciadores, hobbistas e profissionais de marcenaria. Suas dicas são ótimas, sua didática é muito boa, inteligente, segura e bem humorada. Obrigado pela ajuda!
Alô, Marcelo !
Muito obrigado por generosa sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Suas aulas são muito boas e didática, a forma que vc explica já identifica o grande profissional que vc é, diferenciado, não é do tipo de fala mole e que tenta fazer um trabalho parecer mais difícil do que já é.
Parabéns vc é O marceneiro Belchior.
Prezado, é sempre um baita prazer e divertimento assistir aos teus vídeos...são de fato, muito, muito bons...aprendo "truques" que são de extrema utilidade...no entanto, sou forçado a fazer alguns questionamentos: como pode, um canal como este que tão bem manténs, ter somente 28 mil inscritos quando comparado a outros que possuem 150 mil ou mais mas, que são "mestres" em vender quinquilharias das mais variadas, de qualidade perceptivelmente inferior e o conteúdo de marcenaria, que deveria ser o foco, quando produzido, é eventual e pífio...
Alô, Jorge !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Agradeço a pergunta - que, acho, deve ser respondida por outras pessoas...
Aqui, continuamos a trabalhar para produzir e postar material que consideramos ter qualidade, e que achamos que faça diferença na vida das pessoas.
O que fazem com isso não está no nosso controle...
Existe uma grande probabilidade que não seja isso o que as pessoas desejem ver. Mas é o que consideramos que trará o melhor para as pessoas e para a marcenaria.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Caro professor, estou sempre aprendendo com seus videos e não sei se outras pessoas que assistem seus videos sente o mesmo que eu, você transmite uma paz com seus videos parece uma terapia pra mim, só posso desejar sucesso pra você e obrigado!
Muito obrigado Sérgio !
Parabéns Fernando, você muito, muito fera.
Obrigado por nus proporcionar esses vídeos, dicas e truques quê são praticamente um curso on-line.
Alô, Renato !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Grande mestre Belchior e mais uma excelente aula. Parabéns, Belchior. Confesso que só entendi que a madeira iria trabalhar na base auxiliar no desengrosso quando vi na prática. Fiquei tempo todo aqui matutando como aquele degrau iria ajudar o desempeno a fazer a peça maior..rs... quando foi pro desengrosso que eu matei a charada. Parabéns mais uma vez!!!
Alô, Boró !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Bom demais ouvir de você por aqui.
Dei uma dica sobre o assunto quando estávamos no desempeno, mas eu tinha um sentimento de que a coisa só ficaria clara quando eu fosse para o desengrosso.
O indispensável é a superfície plana gerada para que a prancha possa ser usinada, suportada pela base auxiliar, no desengrosso. O degrau pode ser visto como um consequência natural da usinagem parcial na desempenadeira e que, ao mesmo tempo, tem uma função importantíssima : trabalhar, junto com fita a dupla face, na manutenção da imobilidade da prancha auxiliar em relação à prancha a ser usinada.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Que aula, mestre! Você é demais !!
Alô, Marcos !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Valeu Fernando pela dica.
E vamos juntos.👏👏👏
Alô, José !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns Fernando, você nos ajuda muito infelizmente a gente pensa pouco muito bom mesmo ter um grande mestre ok
Alô, Carlos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite Fernando, ótima dica, eu não tinha esse conhecimento, e minha desempenadeira e estreita agora já tenho a solução, grato pela aula, muito bom mesmo.
Olá Fernando Belchior , muito bom como sempre , suas máquinas são verdadeiras Rochas , qualidade total nas confecções das peças , tudo aí parece ser muito bem feito das máquinas aos móveis , tudo de primeiro mundo que bacana de ver , a não podemos esquecer da fita adesiva dupla face , que te deu um certo trabalho pra retirar kkkkkkk , parabéns por mais essa aula mestre.
Alô, Marcos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Apesar de ser um ancião, por força do trabalho tenho um pouco de força nos braços e nas mãos. Confesso que tive que colocar uma "vontade adicional" para soltar a prancha auxiliar da prancha de madeira - fato bem retratado pela diretora/camerawoman/editora/video publisher dona Evelyn.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom parabéns.
Seus vídeos são ótimos.
Gostei da espontaneidade pra descolar a peça auxiliar. 😅 Muito bom, professor! Já passei por essa dificuldade e agora aprendi mais essa. Abraços.
Sucesso Professor Fernando, muito obrigado pelas dicas e sugestões, parabéns pelo trabalho feito seu e de sua esposa, que Deus continue abençoando vc e toda sua família.
Muito obrigado por dica tão útil, uma das melhores q já vi Tenho certeza q irá ajudar outros hobbystas como eu. Mais uma vez meus sinceros agradecimentos.
Alô, Lúzio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelente técnica. Obrigado por compartilhar seus vastos e importantes conhecimentos.
Usei hoje...ajudou em muito. Funcionou perfeitamente.
Glauber, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
União da experiência com a criatividade; sensacional!
Alô, Antônio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Simplesmente impecável em suas explanações, meu Guru, você é uma pessoa iluminada, sabe usar o conhecimento para encantar os outros.
Feliz ano novo para você e toda sua família.
Genial mestre, obrigado por mais essa utilíssima aula.
Alô, Nelson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ótima aula mestre. Valeu...
Alô, Oficina !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá boa noite
Muito bem, é isso aí grande abraço do Edson Cunha
Alô, Edson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito bom ouvir de você.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns Fernando eu gosto muito de assistir seus vídeos
Sensacional essa dica. Valeu prof Fernando Belchior.
Obg professor Belchior. Excelente aula sobre desempeno.
Alô, Marcos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Aqui Mr Rossi mágico. Muito obrigado valeu demais a dica.
Alô, Mr. Rossi !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito bom ouvir de você.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito obrigado pela aula valeu parabéns mais uma vez 🙏🙏
Sempre boas dicas. Valeu, Fernando!
Alô, Romeu !
Muito obrigado por sua mensagem !
Muito bom ouvir de você.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado pela dica Fernando. Grande abraço.
Boa Fernando.
Vc como sempre sabe de tudo.
Muito bom o gabarito Fernando. Abraço.
Vc poderia fazer mais vídeos dos seus colegas de trabalho executado os projetos, passo a passo.
Alô, Alberto !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Em função da dedicação quase integral ao ensino, só tenho produzido vídeos do "Fernando responde".
Todos os demais vídeos que estamos fazendo são projetos executados pelos mestres MIlton, João, e Larocca.
De qualquer forma, vamos ver se conseguimos aumentar a quantidade de vídeos de projetos com eles.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Eu acho mais fácil planar a metade é depois virar a peça é planar novamente simples e depois usinar no desengrosso
aula maravilhosa mestre... e que fita dupla face do c... kkkkk grade abraço mestre... pena que só poderei participar do intensivo no segundo semestre, só vou ter disponibilidade no final de agosto, início de setembro...
Alô, Júlio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Tivemos que editar o vídeo, mas quisemos fazer uma brincadeira, deixando um momento descontraído aparecer.
E olha que não é para fazer propaganda da fita dupla face, mas ela é realmente espetacular.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Quando vc disse que ficava parecido com a princesa Leia ri um pouquinho mas agora kkkkkkkkkkkkkkk obrigado pelo bom humor e por disponibilizar conhecimento com alegria ..abraço
Boa noite, Fernando.
Que bela dica, ainda não conhecia. Quando você descolou a prancha de apoio vi que a fita não soltou resíduo de cola. Você pode passar a referência da fita dupla-face? Grato.
Alô, Miro !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Não estou na oficina agora, e fico com medo de esquecer o assunto. Assim, darei uma resposta agora, mas a confirmarei depois.
Acho que aquela fita é da 3M. Vou me certificar e te dou um alô, ok ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ok Fernando. Grato.
SHOW MESTRE!!!!
QUEM SABE UM DIA COMPRO UMA MAQUINA DESSA!
Alô, Fábio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Com certeza. Eu sei disso ;-).
Um grande abraço !
Fernando Bechior e equipe.
Fico admirado com a limpeza nesta marcenaria. Como pode?
Olá Fernando! Grato pelos ensinamentos. Me ajude a entender melhor por favor: pra quem tem somente a plaina e precisa desempenar uma peça de 30cm em uma plaina de 20cm, é possível? No vídeo você respondeu isso, porem utilizando também o desengrosso. E sendo somente com a plaina é possivel?
Boa tarde , gostei estou iniciando boa dica
Claudenir, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Fernando você sempre com seu capricho enorme parabéns !
Alô, Delvis !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa tarde Fernando Belchior. Parabéns pelo vídeo explicativo. Pelo que entendi, do início do seu vídeo, você iria ensinar "como fazer para desempenar uma prancha larga em um desempeno (plaina???) menor que que a prancha", no caso de eu ter somente um desempeno estreito (ex.: plaina manual). Você disse que tudo isso só valeria à pena se o equipamento (plaina) atendesse até 50% a mais da prancha (será que estou errado no entendimento?). Pelo que vi você aplainou um pedaço da prancha (+/- 10mm??) e depois utilizou uma Plaina de Bancada para plainar o outro lado e, depois de aplainado, você retirou a madeira que colocou para "nivelar" o lado que havia plainado, virou a prancha e igualou tudo. Minha pergunta é: Como fazer tudo isso se eu só possuo uma plaina manual?
Alô, Marcelo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Vamos às suas respostas :
1 - usei o nome "desempeno" por ser o comumente empregado para designar a plaina elétrica desempenadeira estacionária;
2 - em relação à largura da prancha versus largura da desempenadeira, eu não disse - ou não quis dizer - que só valeria a pena se a largura da prancha excedesse no máximo em 50 % a largura da plaina elétrica desempenadeira estacionária. O fato é que o processo indicado só deve ser executado se a largura da prancha for inferior à largura da plaina elétrica desempenadeira estacionária vezes 1,5. Exemplo : numa plaina elétrica desempenadeira estacionária com largura de usinagem de 200 mm, a maior largura de prancha que pode ser processada usando este método é de 300 mm, que é igual a 200 mm (largura da plaina elétrica desempenadeira estacionária) vezes 1,5 (50 % de excedente de largura). Isso se deve ao fato de que é necessário apoio, no desengrosso, para que a peça possa ser usinada;
3 - para que você esquadreje uma prancha de madeira usando uma plaina manual, você precisará minimamente de uma plaina manual, de um esquadro, e de um graminho. Você faz o aplainamento de um lado, checando a planicidade com o esquadro. Deixada esta face absolutamente plana, você encontra e manor espessura ao longo do perímtero da peça e, usando esta menor espessura como medida, regula o graminho. Feito isso, você gramina toda a peça usando o lado plano como referência, e aplaina o outro lado usando a linha do graminho como referência, sempre checando a planicidade usando o esquadro.
Se não ficou claro, por favor, me acione.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Mais uma boa dica Fernando, gosto muito do seu canal, porem acho que tá faltando mais video de vc executando algum projeto, queria muito ver como é feito aquela porta de cumaru q vc mostrou em um vídeo aí, de mais um abraço.
Alô, Alberto !
Muito obrigado por sua mensagem !
No momento, com minha carga de trabalho atual, não consigo eu mesmo fazer projetos.
Mas, em alguns meses, eles começarão a aparecer. Estamos nos preparando para isso.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
parabéns idéia brilhante
de que maquina eu necessito para desempeno e desemgrosso de chapas de madeira de 1,85 m de largura?
boa noite,otimo video,gostaria de tirar outra duvida,é normal ao desempenar um tabua no lado estreito é muito facil de ficar uma diferença no meio ta tabua pra unir e fazer um tampo por exemplo
Alô, Alexnadre !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Minhas desculpas, mas não entendi a pergunta... você pode me dar mais detalhes para eu tentar entender ?
Desde já, muito obrigado por sua resposta.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando Belchior - Marcenaria Fina oi,vamos supor que façamos um tampo de mesa,ai passo a parte estreita da tabua no desenpeno para fazer a junçao das mesmas as veses acontece de nao ficar bem encostadas umas nas outras,ai ficam encostadas na ponta e uma leve fresta no meio da junçao,ai tenho que passar mais veses no desempeno só as pontas ate que a tabua encoste bem na outra,é normal esse procedimento ou é alguma falha minha ou da maquina,desde ja agradeço.
Ótima dica .
Alô, Jorge !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito interessante... Não conhecia esse método..!!! Muito legal..!! E me diga a marca dessa fita KKKKK tal vez poupe cola aqui KKKK Obrigado pela aula..!!!
Alô, Yonny !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito bom ouvir de você.
Se bem me lembro, essa dupla face é da 3M. Cola que é uma coisa doida ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns pelo vídeo e demonstrações na prática, tenho uma plaina desengrosso da gama essa combinada, porém uso madeiras duras e as facas são de 1,5 mm de espessura e perdem o corte muito fácil, tem última dica ou tipo de faça especial? Obrigado
Alô, Davi !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você pode fazer, minimamente, duas coisas para que as facas da sua máquina mantenham o corte por mais tempo :
1 - Melhorar o grau de limpeza das pranchas, retirando partículas que acabam por danificar o corte.
As pranchas vêm sujas das madeireiras, cheias de partículas de areia e pedra, que danificam as facas e acabam rapidamente com o corte delas. Para evitar ou reduzir esse efeito danoso, é necessário limpá-las, através do seguinte procedimento :
a) cortar as pontas das pranchas - um mínimo - limpando-as, seja com o uso de um serrote, seja com o uso de uma serra circular;
b) escovar as pranchas vigorosamente, nas duas faces e nas duas espessuras, com uma escova de aço, em movimentos transversais às fibras. Você deve fazer isso como se estivesse querendo chegar ao interior da prancha;
2 - Procurar facas melhores.
Provavelmente, as facas que você está usando têm uma combinação ruim de material + tratamento térmico, resultando em dureza inadequada para a função (facas muito moles, ou muito duras). Procure comprar facas de melhor qualidade, que produzam melhor retenção do corte.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando Belchior - Marcenaria Fina , Fernando meus agradecimentos pela atenção e pelos conselhos, apenas ainda não sei onde encontrar ou como encontrar essas lâminas com um material melhor se você tiver algum fornecedor um referência poderia me enviar por e-mail davi.luzd3@gmail.com.
E como sempre nos diz "vamos juntos".
Eu entendo, mais poderia vc fazer em conjunto dos seus colegas ai igual daquela mesa, sera muito ultio para todos do canal, obrigado pela atenção.
Alô, Alberto !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Desculpe-me, mas não entendi o seu pedido.
Você pode por favor detalhar ?
Desde já, muito obrigado por sua resposta.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Vc poderia fazer vídeos dos seus colegas executando os projetos deles.
Boa noite, Fernando esse desempenho de 15 cm de largura da para passar uma tábua de 20 cm e para que serve esse braço que ela tem entre o rolete em uma das mesas
Oi boa noite tudo bem? Meu nome é Ricardo da Silva moro em Vidal Ramos SC, eu queria saber como trabalhar na desempenadeira sem que ocorra acidentes usando ela?
as maquinas são muito boas tanto o dezigroço como a planar eu gostaria de ver um vídeo de onde adquiri e ver preço de ambas
João, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você deve contatar empresas na Rua Piratininga, em São Paulo.
Os preços giram em torno de R$ 2.000 a R$ 16.000, dependendo da máquina.
Um grande abraço !
Fernando.
Depois de assistir esse vídeo, vou comprar uma Desempenadeira Infinity de 210mm. É a que posso comprar agora e acredito que vai servir usando dessa maneira que vc ensinou. Grato.
Sérgio, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Opa, vc comprou a desempenadeira infinity? Se sim o que ta achando dela?
@@edersonmarostega-3971 não comprei, acabei comprando uma usada antiga de maior porte. Acho que foi a melhor escolha. Dá uma olhada no meu Instagram @ateliervertentedasartes
GOSTEI DEMAIS DO VÍDEO. TOMA UM LIKE
Alô, Hermógenes !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, boa noite. Vi que vc entende muito de madeira e isso faz eu acreditar que vc poderá me ajudar. Eu lutei muito e consegui comprar uma mesa de pranchão de quase cinco metros. Ela empenou dando diferença de dois cm. Ficou feia. Tem alguma solução ? Obrigada
Obrigado pela resposta Fernando . a máquina está sem as facas. E o rapaz está me pedindo 3800 reais
Alô, Bruno !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Não conheço esta máquina especificamente, mas o preço está ótimo. Creio que, nas facas, você deva gastar algo em torno de uns R$ 2.000 a R$ 3.000, mais algum gasto eventual de manutenção. Mesmo assim, o preço parece altamente compensador - olhando-se apenas o valor.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Top!!!! Esse canal!!!!
Show de bola 👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Olá! Bem legal esse método mas um pouco demorado, e se passar uma peça de 30 cm em desempeno de 15cm, passando um lado e após o outro gerá o degrau? Agradeço a resposta Fernando.
Alô, Tamy e Rodrigo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Antes de mais nada, minhas desculpas por discordar do método proposto por você,
Se ele for seguido, como você mesmo pergunta, haverá um degrau. Além disso, metade da largura usinada estará com bom acabamento, e a outra metada ficará com a superfície toda arrebentada, uma vez que você será, com seu método proposto, obrigado a usinar contra a fibra.
O método que apresentei demora um pouco mais que o proposto por você, mas ele funciona - com toda a certeza, conforme demonstrado.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado pela resposta, nada melhor aprender com quem tem bastante conhecimento do assunto. Acho que vou tem que comprar um desempeno mais largo pois é mais rápido.
Olá amigo, não entendi esse teu vídeo?
Achei que vc fosse mostrar como desempenar uma peça larga numa desempenadeira estreita, mas vc usou mais o desemgrosso?????
Alô, Júlio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Antes de mais nada, peço-lhe desculpas se o título do vídeo induziu-o a um engano.
Desempenadeira e desengrosso devem trabalhar consorciados.
É possível, com algumas limitações, fazer com que um desengrosso faça o trabalho de uma desempenadeira. mas não conheço jeito simples - pelo menos, não vi até hoje - de transformar uma desempenadeira num desengrosso.
O que quero dizer com isso é que, a menos que você queira desempenar uma face - ou toda a prancha - usando plaina manual, você terá sempre que usar um desengrosso.
Dessa forma, como a presença do desengrosso é algo "natural", considero justa sua utilização e, consequentemente, a apresentação do método.
Se você discorda, peço-lhe por favor que me diga, e que apresente-me alternativa melhor. Se o fizer, vou aderir a ela, e a apresentarei aqui, dado que nosso objetivo é levar o melhor do conhecimento a quem faz marcenaria, independentemente de quem seja a fonte desse conhecimento.
Pode estar certo de que terei o maior prazer em ser corrigido, se houver um método melhor.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado pela atenção amigo.
Olha quem precisa passar por exemplo, uma tábua de 30 cm num desempeno de bancada de 15 cm, pode desdobrar a tábua em duas metades de 15 cm cada, e passar as duas tábuas pelo desempeno, e em seguida, unir novamente as duas partes através de cavilhas, ou outro método de união.
Oque me confundiu foi o título, eu pensei que vc fosse pegar uma peça, por exemplo, de 20 cm de largura, e fosse Passar num desempeno de bancada de 15 cm.
Mas blz, agradeço tua atenção, abraço.
É mestre demais
Alô, Celso !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Na falta de uma tábua ou compensado plano. Poderia usar duas réguas estreitas que tenham a mesma bitola, uma em cada lado?
Bom dia Fernando gostaria de saber do senhor se eu preciso primeiro um lado na plaina pata depois passar no desengrosso
o que seria mais pratico e eficiente, este método ou o uso de gabarito para desemepenar no desengrosso? valeu e parabens pelos videos!!
Alô, HabitatZen !
Muito obrigado por sua mensagem !
Vejo menos restrições neste método do que no uso do gabarito para desempenar no desengrosso.
Na realidade, temos duas situações diferentes :
1 - na primeira, a pessoa não tem uma desempenadeira, e tem um desengrosso, ou só tem dinheiro para comprar um dos dois;
2 - na segunda, a pessoa tem uma desempenadeira estreita e um desengrosso.
São, como eu disse, duas situações diferentes.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
será que eu sempre fiz errado então? pq eu não passo a peça na plaina, passo direto no desengrosso. não entendi o pq ter que plainar a face na plaina...
Henrique, assista a aula do Fernando " diferença entre plaina e desengrosso". Segue o link ua-cam.com/video/7BswPRZ1wGg/v-deo.html
Ola mestre Fernando, otimo video! tenho uma duvida, a fita que vc colocou ficou muito bem presa, mas teria algum risco na hora de passar a peça no desengrosso e ela soltar da peça de apoio? Abraço!
Alô, William !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito bom ouvir de você.
Olha, com essa fita, zero risco. Além dela ter uma colagem espetacular - você precisa ver a força que tive que fazer para soltar a prancha auxiliar (aliás, acho que deu para ver...) - ainda há a pressão do desengrosso ajudando a manter a colagem no lugar.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito obrigado pela resposta Fernando! mais uma bela aula! forte abraço!!!
Ola, as Vezes tenho esse "Problema" ( no Minuto 15:08 ), onde tenho que puxar a peça do Desengrosso... Porque Isso acontece, poderia me explicar ?
Trabalho com peças pequenas de 20~45mm de espessura e 10~20mm de altura... e a cada passe retiro entre 0,5~0,8mm de Material... DEWALT DW733
Outra Duvida, sei que tem que passar a peça no sentido "Downhill" da fibra, para que haja um suporte quando a lamina executa o corte, possibilitando uma superfície mais uniforme. Tenho duvidas em identificar o sentido das fibras...
Tive o prazer de parabeniza-lo pessoalmente na Formobile pelo trabalho excelente feito no YT, e venho mais uma vez agradecer por aqui... abraççç
Edit :
Fiz Uma Busca no Canal e encontrei a Dica da Cera na Mesa para facilitar o deslocamento da peça quando trava... Vou Testar na Proxima usinagem
Alô, Thiago !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Para identificar o sentido das fibras :
1 - olhe o lado da peça que seja perpendicular ao lado que você deseja usinar;
2 - olhando para este lado, procure identificar para que lado as fibras estão inclinadas;
3 - a ferramenta de corte deve se movimentar o lado a ser usinado seguindo o sentido favorável das fibras.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Normalmente tem a ver com a acumulação de "lixo" (pó, etc) que a máquina não extrai como deve de ser. não há nenhuma maquina perfeita. Nada de grave mas deve de medir regularmente as peças, em vários locais para verificar se esta tudo como deve de ser.
@@manuelalves4350 Obrigado Pela Dica... Notei Tambem que isso ocorre quando tendo passar mais de uma peça de uma vez ( uma peça ao lado da outra, para economizar tempo... Ja parei de fazer isso, melhor uma peça por vez... ) abraççç
@@TiuNapinha Isso tema ver com o sistema de exaustão da máquina o que recomendo e alongar a zona de recepção da máquina, onde sai, e com uma queda suave, não para o chão, assim pode alimentar a máquina em regime continuo ganha eficiência e não tem esse problema.
Olá Fernando,
Poderia passar a referência desse "featherboard" amarelo? É importado, correto?
Obrigado desde já! Um abraço!
Olá, Daniel !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Claro que posso passar ... é um prazer para mim compartilhar conhecimento e informação.
Comprei essa featherboard na Amazon americana. Veja abaixo um link que traz vários modelos :
www.amazon.com/s/ref=nb_sb_ss_c_1_10?url=search-alias%3Daps&field-keywords=magswitch+featherboard&sprefix=magswitch+%2Caps%2C325&crid=3OC5E5N15JGCK
Qualquer dúvida ou problema, favor acionar-me.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando boa tarde,gostaria de saber se você tem alguma técnica para detectar pregos em madeira já usada ,trabalho com peroba rosa e tenho problemas na hora do desempeno ,favor também de me indicar uma boa na marca para uma desempenadeira nova ,tenho um equipamento velho e estou querendo substituir,obrigado.
Roberto, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Sobre corpos metálicos em madeira : compre um detector de metais.
Sobre desempenadeira : a imensa maioria das novas comercializadas aqui são muito ruins. Sugiro uma Invicta, usada, em bom estado.
Um grande abraço !
Fernando.
Muito bom o vídeo, agora a fita dupla face é 10, qual a marca rss?
Oi, Fernando, tudo bem? Parabéns pela iniciativa de falar sobre os fundamentos da marcenaria! Marcenaria é um assunto que sempre me fascinou, mas apenas agora (com mais de 50!!!) resolvi entrar mais fundo nesse mundo. Vídeos como este são fundamentais para qualquer iniciante. Obrigado mesmo!!! Gostaria de fazer uma pergunta: é possível garantir que a peça vai ficar exatamente esquadrejada (me refiro às faces maiores)? Quando você usa fita dupla face para fixar a peça principal na peça auxiliar, o que nos garante que a face da peça auxiliar (que vai servir de guia para o primeiro passe no desengrosso) está realmente paralela à face da peça principal (usinada no desempeno)? Essa condição é fundamental para o sucesso desse procedimento, concorda?
Giancarlo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Giancarlo, quando se tem mais de 70 % da largura de uma peça, em cada ponto do seu comprimento, apoiada, é possível; fazer a usinagem no desengrosso.
O que o processo mostrado explora é esta característica.
Não é necessário que as faces estejam paralelas. Só é necessário que haja uma base de apoio que garanta a estabilidade da peça quando de sua usinagem, de tal forma que as arestas de corte do desengrosso possam fazer o seu trabalho.
Se não ficou claro, por favor, me acione.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina O que garante o paralelismo das duas faces maiores, então, é o passe na segunda face (aquela que passou na plaina). É isso?
@Giancarlo Gentile eu estou com a mesma dúvida. Mas relembrando dos passos do vídeo, primeiro ele deixou uma lateral menor plana, depois quando forçar essa lateral reta contra o batente ela vai exigir um ângulo de 90 graus continuamente para a face que está sendo usinada na plaina.
O que garante o planismo é o ângulo de 90graus e depois o apoio plano garante o paralelismo no desengroço
Por gentileza.
Como tiro cheiro de uma cadeira
de angelim pedra ?
Alô, Fire Tongue !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você deve seguir o seguinte procedimento :
1 - prepare uma solução de vinagre (1 parte de vinagre para 4 de água quente), umedeça levemente um pano, e passe-o na madeira, sem encharcá-la. Deixe secar bem. Se você tiver problemas com o cheiro do vinagre, use uma solução de bicarbonato de sódio (1 colher de sopa para 2 litrois de água). Umedeça levemente um pedaço de pano e passe-o na madeira, deixando agir por 10 minutos no mínimo, e enxugue eventuais áreas úmidas.
2 - depois de aplicada a solução, use cera de natural de abelha, de carnaúba, ou de candelila, aplicando uma leve camada em todo o móvel.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando como faço a curva do encosto de banqueta.
Fernando , depois fale dos acidentes que vc e seus funcionários já sofreu , e amigos também , muita gente é muito imprudente na oficina ... e isso causa custo a nós com auxílios e aposentadorias que não eram para receber caso fosse um marceneiro exemplar , assim como em vários ramos ! .... Atenção , Atenção e Atenção !
Alô, Warley !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Sugestão muito boa.
Faremos um vídeo a respeito do assunto.
Apenas para esclarecer : os outros marceneiros que você vê no vídeo não são meus funcionários. A marcenaria pertence ao meu amigo, mestre e mentor Milton Barbosa. João e Larocca são colegas de ofício. Trabalhamos em projetos de forma independente ou compartilhada, dependendo de cada caso.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado , muito bom ! não sabia ...
Mas chama eles para cada um contar seu caso ou casos alheios ... é fundamental colher e expor os casos , para evitarmos transtornos
gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/12/572027-imposto+sobe+para+empresas+com+mais+acidente+de+trabalho.html
"As empresas com mais casos de acidentes de trabalho pagarão mais impostos a partir de 1º de janeiro de 2010. Nessa data, entra em vigor a nova cobrança do Seguro Acidente de Trabalho (SAT).
"
Existe imposto e um monte de coisa sobre isso em tudo que compramos ...
"A nova cobrança vai funcionar assim: para uma empresa considerada de grau de risco 1, por exemplo, a alíquota do imposto do seguro de acidente no trabalho hoje é de 1%. Com o Fator Acidentário de Prevenção (FAT), que varia de 0,5 a 2 pontos, o desembolso poderá chegar a 2%, se a empresa registrar altos índices de acidentes em sua categoria.
Para o presidente do Conselho Superior de Relações do Trabalho da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Manoel Pimenta, há empresas que poderão pagar até 500% a mais de imposto.
“Vamos pegar como exemplo uma lanchonete. Antes, o grau de risco era 1 e passou para 3. Vamos supor que ela tenha FAP 2. Multiplicando-se os dois fatores, o imposto será de 6%. Ou seja, se ela pagava 1% agora pagará 500% a mais”, estimou. "
Fernando comprei mesa rústica 3 metros e rapaz desmontou p trazer, chegando ela estava empenada… ela vai desempenar?
Maria, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Uma prancha pode ser desempenada, desde que se adotem as medidas corretas para fazê-lo.
Um grande abraço !
Fernando.
Como chama a madeira felpuda?
Freijó.
Como faco pra desempenar tabua de pinos com poucos recursos?
Bom dia Fernando poderia passar a parte na desempenadeira será que dá certo?
Ai teria um lado todo desempenado em seguida passaria o outro lado no desengrosso.
Se entendi o que você quis dizer, não.
Quando a gente passa uma parte de uma face, o objetivo é criar um plano no qual possamos ancorar o MDF que fornecerá uma base estável para que possamos desempenar a outra face no desengrosso.
Fernando, tem alguma forma pra aplainar as laterais de uma prancha ou tábua pra poder uni-las com um desengrosso?
Alô, Tauan !
Muito obrigado por sua mensagem !
Há algumas formas de aplainar a lateral de uma prancha :
1 - "fazer o canto", colocando uma face desempenada da prancha contra a guia da desempenadeira e usinando a lateral;
2 - cortar contra um traço com serrote, ou serra circular, e aplainar com plaina manual.
Não entendi o que você quis dizer, Tauan, sobre uni-las com um desengrosso.
Você pode por favor explicar ?
Desde já, muito obrigado por sua resposta.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando Belchior - Marcenaria Fina
opa! Quando disse uni-las era pra poder colar uma na outra e ficar justinha já que não tenho desempenadeira, só desengrosso e queria um jeito bom de usa-lo fazendo o papel da plaina. Aí eu iria usinar as laterais.
Alô, Tauan !
Muito obrigado por sua mensagem !
Só será possível usar o desengrosso se você tiver um lado desempenado, ou se você usar um gabarito como eu mostrei de aplainar pranchas, mas com ela colocada na vertical, amparada por paredes justas de dois lados, e que garantam que a prancha não se mexerá. Além disso, ela terá que caber na altura do desengrosso.
Sem isso, é fazer o que sugeri - cortar na circular ou no serrote, e fazer o canto na mão.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabeis professor Fernando sou aprendis de marcenaria fina e montei minha marcenaria Fasso trabalhos só com madeiras maciça trabalho com pranchas de 50 pra fazer mesas e tenho uma plaina raimam de 50 Agora quero comprar uma desempenadeira kirchner Leipzig alemã 60 de largura 2.50 de comprimento 2 facas motor 7.5 toda em ferro fundido tem 700 kilos. Gostaria de sua opinião sobre essa compra gosto de trabalhar com madeira maciça e minhas máquinas compro basiada em suas máquinas de possível me da essa opinião agradesso obrigado por compartilhar seu conhecimento 🤝 vamos juntos
Alô, Bruno !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se a máquina faz as duas faces da largura serem planas e paralelas, ótimo !
Sugiro que você verifique se o eventual ganho de tempo que você terá compensará o investimento nesta máquina.
Se sua produção for alta a ponto de compensar a compra, faça-a. Caso contrário, analise a compra de uma máquina de preço mais baixo.
Avalie o tempo que você gasta atualmente com o desengrosso que você usa hoje, e levante quanto de tempo você ganhará usando a máquina de duas facas.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ola fernando tem como desengrossar uma madeira so no desenpeno? Abraco
Alô, Marcelo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Supondo que você vá usar o desempeno em sua configuração original, a resposta é não. Você pode até "desengrossar" a peça, no sentido de que você estará reduzindo a sua espessura, mas as superfícies geradas em cada face não serão necessariamente paralelas entre si.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Para fazer isto, em média, quanto você perde na espessura da peça a ser usina da?, forte abraço
Alô, Carlos !
Muito obrigado por sua mensagem !
Não mais do que eu perderia no processo convencional. Explico.
Ao usinar na prancha o plano parcial para que ele sirva de base para a prancha auxiliar, removo somente o necessário para obter um plano - a mesma coisa que eu faria no processo convencional.
No vídeo, eu já tinha um plano na segunda passada pela desempenadeira. Dei uma terceira usinada para realçar o degrau, de forma a fazê-lo bem visível no vídeo.
Se ficou alguma dúvida, por favor, me acione.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Bom dia, onde consigo comprar um desengrosso nesse preço que você mencionou? Desde já agradeço
Alô, Gilton !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Verifique na Internet as plainas desengrossadeira da Dewalt (em torno de R$ 2.100) e da Makita (em torno de R$ 2.500).
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito interessante mas se a pessoa não tiver um desengrosso ...🙄
As vezes a massa encefálica vale mais que uma máquina...
Que tipo de dupla face é essa tão fina? so conheço aquelas da 3m que são mais grossas
Daniel, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !
Pelo que me lembro, esta dupla face também é da 3M.
Não me recordo do modelo, e nem de onde a comprei.
Um grande abraço !
Fernando.
Fernando, sou seu fã! Que madeira é essa?
Alô, Alessandro !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Freijó.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
pergunta qual é a marca desta fita dupla face?
Alô, Luiz !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Esta fita é da 3m.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
valeu agradecido
Alô, Luiz !
Não há de que !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Mardita fita adesiva. Você sofreu para descolar a prancha e aposto que editou o vídeo para achar a pontinha pra destacar o adesivo. kkkkk. Parabéns pela dica Fernando.
Alô, Luiz !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
"Mardita" bendita fita adesiva !!! Se ela não tivesse sido tão "mardita", a prancha poderia ter se soltado.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite.
Mais um excelente vídeo mas quando a questão é económica (preço das maquinas) ou espaço a melhor opção é o "jig" e tornar uma máquina muito mais versátil.
Um exemplo para este caso ua-cam.com/video/OK5CxqYmUSo/v-deo.html
ATENÇÃO para os subscritores: O uso de um "jig" raramente tem o desempenho de uma máquina vocacionada para essa tarefa que uma outra foi adaptada assim como tem de se ter em conta o tempo que se vai perder e outros custos tanto a curto como médio e longo prazo, se for para uma utilização intensiva. Se acha que o seu tempo não tem valor tem de mudar de profissão, mecânico é um bom exemplo.
Um grande abraço!
Alô, Manuel !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
demais!
perfeito
Paulo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Só agora descobri que eu não a havia respondido. Minhas sinceras desculpas.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Tem desempenadeira estreita mas aí tem que ter um desengrosso largo.
Alô, Alex !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Realmente, para aplicar este processo,é necessário que o desengrosse tenha uma largura razoável.
A questão é que há no mercado desengrossos portáteis , com largura de usinagem em torno de 30 cm, e relativamente baratos (na casa dos R$ 2.500 - referência : Novembro / 2018). No caso das deempenadeiras, encontra-se algumas desempenadeiras antigas, usadas, em bom estado, de largura pequena (na casa dos 20 cm), e com preço na casa dos R$ 2.000. Isso permite a execução do serviço de aparelhamento de pranchas até certo tamanho com um investimento relativamebte baixo.
Há também a alternativa de fazer todo o serviço de aparelhar uma prancha com gasto baixíssimo - cerca de uns R$ 500 - usando uma plaina manual, um graminho, e um esquadro.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Tem a opção da tupia ua-cam.com/video/J0SDvKHcL5M/v-deo.html
Em pranchas mais finas esse método funciona também ou pode ocorrer vibração na parte que não tem escoras?
Alô, Luciano !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Para pranchas mais finas, o número de dispositivos de apoio, bem como o seu formato, precisam ser alterados.
São necessários mais dispositivos de apoio, e eles devem ser bi-partidos para que possam apoiar a prancha em mais pontos.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Dessa vez eu não entendi nada kkkk
Alô, Bruno !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Por favor, me digao que não ficou claro, ou me passe um telefone de contato para que eu o contate e possa esclarecer suas dúvidas.
Desde já, muito obrigado por sua resposta.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina equipe assisti umas 3 vezes e meu pequeno cérebro conseguiu captar vossa mensagem kkkkkk.
Uma única dúvida, a base de apoio q é o compensado, já havia sido plainada previamente?
Alô, Bruno !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Compensados de boa qualidade são aplainados e bitolados com espessura constante.
Se você não encontrar compensados bons, procure placas de MDF que estejam em bom estado.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Você tem watisap pra eu mandar um vidio a você dessa máquina nunca vi uma Igual e tão grande é alemã pelo que entendi é rara
Alô, Bruno !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
12 9 8148 0883
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
💯
Ivilson, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Top