Eu não entendo como não morre muito mais gente no pico do Marumbi. Acho um absurdo que o parque não exija e nem sugira o uso de equipamentos de Via Ferrata nessa ascensão, sendo que estes são obrigatórios em vias muito mais simples. (como a Pedra do Baú) Quando eu fui ao Marumbi, eu já tinha bastante experiência prévia em Vias Ferratas (no Baú e algumas na Itália) e como não encontrei nenhuma menção aos equipamentos de segurança, fui esperando por uma Via Ferrata muito mais tranquila, por uma trilha com muito mais caminhada e escalaminhada. Fiquei CHOCADO de ver a extensão daquelas vias e o estado das cordas, inclusive tirei fotos de cordas extremamente degastadas em pontos críticos e enviei ao parque posteriormente. (sem resposta) Me senti extremamente idiota de estar ali naquelas condições e acabei abandonando a empreitada na Ponta do Tigre. Devemos considerar também o desgaste físico prévio de quem dorme naquela área de camping extremamente barulhenta. Ao meu ver, aquele parque tem a fórmula perfeita pra acidentes. A única coisa que o Parque exige é uma lanterna, mas no MÍNIMO deveriam exigir luvas e capacete, e IDEALMENTE deveriam exigir equipamentos de Via Ferrata. O COSMO é excelente, mas o parque deveria focar na prevenção de acidentes.
Qualquer pessoa com o mínimo conhecimento no montanhismo já no sopé do conjunto marumbi compreende que vai enfrentar pouquíssima caminhada e muita escalaminhada, olhar pro abrolhos do sopé e achar que vai chegar lá no trekking é muita ignorância, mesma coisa na ascensão até o Olimpo, 1.100m de desnível. “Parque estadual” é só um rótulo, grampos, cordas, correntes, são tudo trabalho voluntário dos clubes de montanhismo, desde a luta pelo camping até o serviço voluntário do cosmo. Órgãos ambientais e o governo do Paraná estão pouco se lixando para as montanhas.
Comentário super pertinente, Canal do Mato! Fica aqui o nosso apelo e alerta aos demais, é preciso tomar precauções e respeitar não apenas esta montanha, mas todas, acima de tudo! Muito Obrigado pela participação no Canal. Até Breve.
Pois é Will, é uma Montanha que assim como as demais deve ser respeitada!! É preciso tomar precauções, fica aqui o alerta aos demais. Obrigado pelo seu comentário e participação no Canal. Até breve.
@@guarumby olhando aquela montanha, a gente espera por escalaminhada sim, mas não por um monte de cordas velhas. O que me deixava preocupado ali era me acidentar por conta do material instalado se romper, por isso decidi não seguir na ascensão. Talvez vocês aí do Paraná vejam o Parque do Marumbi de outra forma (mais realista) por conhecer sua realidade, gestão e o trabalho dos Clubes de perto, mas quem vem de fora (como eu) se orienta pelas informações que estão disponíveis na internet, no site do parque, em agências de turismo, nos relatos, nos tracklogs, cartas topográficas e por fim no contato do parque por telefone. (isso tudo se a pessoa for bem prudente, e não um turista de Instagram) No caso do Marumbi, essa pesquisa por informações já começa estranha, pois o parque nem possui um site e os sites da IAT e da SEDEST informam apenas que a ascensão deve começar antes das 9h da manhã, eles não sugerem absolutamente nada mais. Pra comparação, aqui em SP (que tá longe de ser um bom exemplo), todos os parques possuem um site e pecam pela segurança até num nível exagerado e proibitivo. Qualquer caminhada de 1 hora aqui já recebe um alerta de "Trilha Difícil" ou "Obrigatoriedade de Guia". Quando liguei no Marumbi, fui informado apenas da necessidade de se levar uma lanterna. A gente com experiência vê tudo isso com suspeita, mas imagine uma pessoa leiga se limitando a essas informações que o parque provê na internet. Complemente isso ao resto da informação na internet (blogs e agências) que parece muito mais uma peça publicitária do que um informativo. É a fórmula perfeita do desastre. O esporte está cada vez mais popular por conta da internet e acho que nós precisamos nos unir mais pra providenciar a informação e orientação que o estado não providencia, senão veremos cada vez mais casos de acidentes graves. Eu criei meu canal pra contribuir nisso, mas sou apenas 1 praticante do esporte. Fico contente de que o Pedro e a galera do Alta Montanha façam esses vídeos com pessoal especialista, é de longe o canal mais informativo, mas acho que precisamos de ainda mais iniciativas entre os praticantes, principalmente nas redes sociais.
O uso do capacete não seria uma boa em certas trilhas para proteger a cabeça? Geralmente só se usa em escalada. Em meu curso de escalada, há um tempo atrás, a direção riu de mim quando falei no uso do capacete. Desisti no meio do curso. Soube depois que houve um acidente com uma aluna, que desmaiou ao ser atingida por uma pedra que se soltou com o movimento do escalador que estava acima. Depois dessa passaram a usá-lo!
Venho da aviação e nós costumamos dizer que uma sucessão de erros são como os elos de uma corrente. Os desastres da aviação acontecem quando essa corrente se fecha e acho que no caso do montanhismo não é diferente. Amando o canal!
Conjunto marumbi a pessoa precisa ser impecável em cada passo que der. Uma troca de mão no tempo errado nos grampos principalmente da noroeste tá feita a cagada. Eu acho até incrível acontecer tão poucas fatalidades por lá com tanta gente despreparada que sobe o conjunto.
Fiz o Marumbi embaixo de chuva. Achei que nunca sairia de lá. Foi sofrido e tenso. Não recomendo fazer... primeira gota volta. Triste por esse montanhista.
Adoro história de casos, mas fica muito mais fácil de compreender quando vocês contam a história de forma cronológica. Principalmente quando assistimos ao vídeo tempos depois do fato ter ocorrido e não termos conhecimento prévio do fato.
Um amigo e muito experientes em montanhas de neve me disse que chamais se deve deixar um comoanheiro sozinho.semore tem que andar em duplas e os mais experientes tem que fixar com os novatos.esse meu amigo e lider de um grupos de escaladores e mais de 30 anos de experiencia. Sinto muito por este senhor.ele aguentou ate o resgate chegar.parecia que estava juntando forcas ate o momento do resgate.
Essa história de "nadar e morrer na praia" lembra o caso do francês que morreu no fim do canion do Marins. Ele morreu a apenas 200 metros de uma pastagem, e 800m de uma casa de sítio. E lembra a do Gabriel Buchmann, no Malawi, que morreu perto de uma estrada, e não longe de um vilarejo.
Excelente vídeo. Realmente foi uma fatalidade. Sugestão: trazer alguém do BPMOA pra conversar com vocês sobre a atuação/resgates em áreas remotas. Montanhismo é coisa séria e muita gente nova acha que é "só chamar o helicóptero" que tá tudo certo, como o Rafael levantou durante a conversa. Sinto muito pela situação que o Rafael se deparou na montanha e sinto muito pelo falecimento do Félix. Que descanse em paz.
Obrigado pelos sentimentos prestados Luis! Obrigado também pela sugestão e participação no Canal. Iremos trabalhar para cada vez mais trazer informações para vocês! Até breve.
Encontrei esse canal uns dias atrás e já devia ter comentando antes mas sempre me esqueço, hoje me lembrei e quero parabenizar pelo ótimo conteúdo. Muito sucesso.
Meus sentimentos aos familiares do Sub. Félix, Marumbi é uma das montanhas mais técnicas do Paraná, tenho 43 anos e vou ao Marumbi desde meus 13 anos, infelizmente uma fatalidade.
É uma trilha bem desafiadora. Esteja com o físico em dia; Vá em grupo; Não deixe ninguém do grupo se aventurar sozinho; Leve um bom par de luvas resistentes para a hora dos grampos ou das correntes; Subindo as correntes, use um par de joelheiras macias como as de vôlei. Se você escorregar, não machuca o joelho.
Ótimos toques! Completando: tudo o que vale pro Olimpo, vale tb pro Ciririca, que não é apenas "mais longo" que o PP, mas francamente mais difícil, fisicamente, pela sucessão de subidas e descidas, e pela orientação. E, acrescentando: mesmo que seja apenas um humilde bate-volta, sempre bom levar itens prum possível pernoite forçado, como capa *impermeável*, uma muda *completa" de roupa seca, lanterna de cabeça, power bank pra recarregar o celular, e comida fácil de mastigar e engolir.
Esse senhor se teve uma queda de uma altura média a alta e vocês perceberam uma lesão em cabeça ele poderia estar com uma hemorragia interna não necessariamente na cabeça, mas de fratura importante de ossos como por exemplo fratura de quadril ou baço o sangrento interno é significativo e intenso e se não houver um socorro imediato ainda mais em pessoas idosas geralmente é fatal. Infelizmente houve uma fatalidade e esse senhor era/tinha experiência em montanhismo e escalada,a todo cuidado é pouco ainda mais tendo chovido, mesmo com material adequado acidentes podem ocorrer, como esse função.de riscos do próprio montanhismo. Que ele descanse paz.
3 роки тому+8
Via Ferrata tem de ter corda, talabarte, o q quer q seja. Simples assim.
Eu já fiz Pedra do Baú a seco, e sem capacete. E confesso que curti. Mas, atentar à previsão do tempo pra não correr risco de chuva nos grampos, e ter, pelo menos, um capacete, seriam ótimas pedidas!
Não sou montanhista, mas sei que eles usam buff (que são esses panos tubulares envoltos no pescoço) pra evitar o frio que pode entrar pelas vias aéreas, ressecar demais e por aí vai. Eu comprei dois essa semana na loja deles pela internet. E usarei no lugar de máscara (que detesto usar) contra o vírus chinês.
@@ADE1000SON o problema é que a bandana tubular ou mesmo lenços e similares não oferecem nenhuma proteção contra as partículas de saliva e aerosóis que transmiten o virus. No próprio vídeo se observa un dos apresentadores usando uma, que vai o tempo todo, não cobre perfeitamente a boca e o nariz sem frestas. O médico ao lado instintivamente de afastou dele em alguns momentos, observe. Portanto, não abra mão da sua segurança e claro, a proteção dos demais ao seu redor. Espero ter dado uma contribuição positiva.
Nenhuma máscara protege de vírus algum, no Texas e Califórnia foram abolidos estes decretos de máscaras inúteis, vida normal inclusive com aglomeração e os casos tem caído constantemente e significante.
@@silb.m.6828 Interessante, o médico se afasta por não confiar em sua própria “proteção “? A melhor proteção é um sistema imunológico forte. Em muitas cidades e estados no mundo (Texas, Flórida , etc) já não se usa focinheiras e não houve aumento de casos. Já Seychelles volta a Lockdown com o aumento DEPOIS da “vacina” experimental! 🤔
@@deisereginaf Está sendo um desafio fazer trilhas em grupo com essa histeria das focinheiras! Sem contar que há previsão legal de isenção (problemas respiratórios, Autismo, etc) mas o assédio é enorme! São chamados de negacionistas! Loucura!
Isso aí usar o equipamento adequado, prudência isso ai. Equipamento adequado fala o cara usando camiseta um pano na boca e nariz. Faca o que falo mas nao faça o que faço.... Vai por máscara pra falar em equipamento sujeito.
Está se referindo ao fato de ele usar um buff em vez de uma máscara contra o vírus chinês?? Esquece a oms (com letra minúscula mesmo) meu caro. Vírus nunca foi parado e jamais será parado devido a máscara. Dê uma olhadinha em Camberra, cidade sede da oms. Velharia toda na praia curtindo.
Eu não entendo como não morre muito mais gente no pico do Marumbi.
Acho um absurdo que o parque não exija e nem sugira o uso de equipamentos de Via Ferrata nessa ascensão, sendo que estes são obrigatórios em vias muito mais simples. (como a Pedra do Baú)
Quando eu fui ao Marumbi, eu já tinha bastante experiência prévia em Vias Ferratas (no Baú e algumas na Itália) e como não encontrei nenhuma menção aos equipamentos de segurança, fui esperando por uma Via Ferrata muito mais tranquila, por uma trilha com muito mais caminhada e escalaminhada.
Fiquei CHOCADO de ver a extensão daquelas vias e o estado das cordas, inclusive tirei fotos de cordas extremamente degastadas em pontos críticos e enviei ao parque posteriormente. (sem resposta)
Me senti extremamente idiota de estar ali naquelas condições e acabei abandonando a empreitada na Ponta do Tigre.
Devemos considerar também o desgaste físico prévio de quem dorme naquela área de camping extremamente barulhenta.
Ao meu ver, aquele parque tem a fórmula perfeita pra acidentes.
A única coisa que o Parque exige é uma lanterna, mas no MÍNIMO deveriam exigir luvas e capacete, e IDEALMENTE deveriam exigir equipamentos de Via Ferrata.
O COSMO é excelente, mas o parque deveria focar na prevenção de acidentes.
Qualquer pessoa com o mínimo conhecimento no montanhismo já no sopé do conjunto marumbi compreende que vai enfrentar pouquíssima caminhada e muita escalaminhada, olhar pro abrolhos do sopé e achar que vai chegar lá no trekking é muita ignorância, mesma coisa na ascensão até o Olimpo, 1.100m de desnível. “Parque estadual” é só um rótulo, grampos, cordas, correntes, são tudo trabalho voluntário dos clubes de montanhismo, desde a luta pelo camping até o serviço voluntário do cosmo. Órgãos ambientais e o governo do Paraná estão pouco se lixando para as montanhas.
Comentário super pertinente, Canal do Mato!
Fica aqui o nosso apelo e alerta aos demais, é preciso tomar precauções e respeitar não apenas esta montanha, mas todas, acima de tudo!
Muito Obrigado pela participação no Canal.
Até Breve.
Pois é Will, é uma Montanha que assim como as demais deve ser respeitada!!
É preciso tomar precauções, fica aqui o alerta aos demais.
Obrigado pelo seu comentário e participação no Canal.
Até breve.
@@guarumby olhando aquela montanha, a gente espera por escalaminhada sim, mas não por um monte de cordas velhas.
O que me deixava preocupado ali era me acidentar por conta do material instalado se romper, por isso decidi não seguir na ascensão.
Talvez vocês aí do Paraná vejam o Parque do Marumbi de outra forma (mais realista) por conhecer sua realidade, gestão e o trabalho dos Clubes de perto, mas quem vem de fora (como eu) se orienta pelas informações que estão disponíveis na internet, no site do parque, em agências de turismo, nos relatos, nos tracklogs, cartas topográficas e por fim no contato do parque por telefone. (isso tudo se a pessoa for bem prudente, e não um turista de Instagram)
No caso do Marumbi, essa pesquisa por informações já começa estranha, pois o parque nem possui um site e os sites da IAT e da SEDEST informam apenas que a ascensão deve começar antes das 9h da manhã, eles não sugerem absolutamente nada mais.
Pra comparação, aqui em SP (que tá longe de ser um bom exemplo), todos os parques possuem um site e pecam pela segurança até num nível exagerado e proibitivo. Qualquer caminhada de 1 hora aqui já recebe um alerta de "Trilha Difícil" ou "Obrigatoriedade de Guia".
Quando liguei no Marumbi, fui informado apenas da necessidade de se levar uma lanterna.
A gente com experiência vê tudo isso com suspeita, mas imagine uma pessoa leiga se limitando a essas informações que o parque provê na internet.
Complemente isso ao resto da informação na internet (blogs e agências) que parece muito mais uma peça publicitária do que um informativo.
É a fórmula perfeita do desastre.
O esporte está cada vez mais popular por conta da internet e acho que nós precisamos nos unir mais pra providenciar a informação e orientação que o estado não providencia, senão veremos cada vez mais casos de acidentes graves.
Eu criei meu canal pra contribuir nisso, mas sou apenas 1 praticante do esporte.
Fico contente de que o Pedro e a galera do Alta Montanha façam esses vídeos com pessoal especialista, é de longe o canal mais informativo, mas acho que precisamos de ainda mais iniciativas entre os praticantes, principalmente nas redes sociais.
Reforço o relato do Canal Do Mato e de seu ponto de vista.
O uso do capacete não seria uma boa em certas trilhas para proteger a cabeça? Geralmente só se usa em escalada. Em meu curso de escalada, há um tempo atrás, a direção riu de mim quando falei no uso do capacete. Desisti no meio do curso. Soube depois que houve um acidente com uma aluna, que desmaiou ao ser atingida por uma pedra que se soltou com o movimento do escalador que estava acima. Depois dessa passaram a usá-lo!
Venho da aviação e nós costumamos dizer que uma sucessão de erros são como os elos de uma corrente. Os desastres da aviação acontecem quando essa corrente se fecha e acho que no caso do montanhismo não é diferente. Amando o canal!
InstaBlaster
TÁ BOM LILO
Você aprendeu isso no canal Avioes e Musica, do Lito. 😂
Choveu? Não vá. Já levei uma queda escorregando em pedra úmida e cheia de limo e cortei o joelho profundamente. Lição aprendida.
Continuem com essa série de histórias de montanha no canal👍👍
Em breve tem mais, Curtindo o Nordeste!
E
Acompanhei o Resgate da Alda feito pelo COSMO e pelo GOST ,eles fazem um trabalho memorável parabéns .
Exatamente André!
Muito Obrigado pelo feedback e participação no Canal.
Conjunto marumbi a pessoa precisa ser impecável em cada passo que der. Uma troca de mão no tempo errado nos grampos principalmente da noroeste tá feita a cagada. Eu acho até incrível acontecer tão poucas fatalidades por lá com tanta gente despreparada que sobe o conjunto.
Realmente Will!
Como o Pedro levantou: "Na montanha, todo cuidado é pouco".
Muito Obrigado pela participação no Canal.
Concordo. Subi uma vez o Olimpo e percebi que não é lugar de facilitar.
Apesar do lamentável desfecho fatal, foi impressionante a agilidade no atendimento e regaste. Parabéns aos envolvidos!
Sim Elcio, coisa de primeiro Mundo!
Muito Obrigado pela participação no Canal.
Até Breve.
Fiz o Marumbi embaixo de chuva. Achei que nunca sairia de lá. Foi sofrido e tenso. Não recomendo fazer... primeira gota volta. Triste por esse montanhista.
Que equipe de resgate. Respeitável e admirável.
Saudações de Cornélio Procópio - PR.
Adoro história de casos, mas fica muito mais fácil de compreender quando vocês contam a história de forma cronológica. Principalmente quando assistimos ao vídeo tempos depois do fato ter ocorrido e não termos conhecimento prévio do fato.
Um amigo e muito experientes em montanhas de neve me disse que chamais se deve deixar um comoanheiro sozinho.semore tem que andar em duplas e os mais experientes tem que fixar com os novatos.esse meu amigo e lider de um grupos de escaladores e mais de 30 anos de experiencia.
Sinto muito por este senhor.ele aguentou ate o resgate chegar.parecia que estava juntando forcas ate o momento do resgate.
Isso é fundamental Grace!
Trilhar sozinho sempre é menos seguro.
Essa história de "nadar e morrer na praia" lembra o caso do francês que morreu no fim do canion do Marins. Ele morreu a apenas 200 metros de uma pastagem, e 800m de uma casa de sítio. E lembra a do Gabriel Buchmann, no Malawi, que morreu perto de uma estrada, e não longe de um vilarejo.
@@lulublaszoi, onde encontro algo sobre esse caso do francês?
@@ericaconce9891 Pesquisa por Eric Weterlin
Excelente vídeo. Realmente foi uma fatalidade. Sugestão: trazer alguém do BPMOA pra conversar com vocês sobre a atuação/resgates em áreas remotas. Montanhismo é coisa séria e muita gente nova acha que é "só chamar o helicóptero" que tá tudo certo, como o Rafael levantou durante a conversa. Sinto muito pela situação que o Rafael se deparou na montanha e sinto muito pelo falecimento do Félix. Que descanse em paz.
Obrigado pelos sentimentos prestados Luis!
Obrigado também pela sugestão e participação no Canal.
Iremos trabalhar para cada vez mais trazer informações para vocês!
Até breve.
Ótimos apontamentos...
Uma dica: quando forem contar essas histórias falem onde é o local, estado e município. É bacana saber onde aconteceu... Abraço
Conjunto Marumbi, Serra do Mar, Estado do Paraná.
Esses acidentes em montanhismo tem que ser compreendidos/estudados p evitar a repetição, como acidente aéreo.
Encontrei esse canal uns dias atrás e já devia ter comentando antes mas sempre me esqueço, hoje me lembrei e quero parabenizar pelo ótimo conteúdo. Muito sucesso.
Meus sentimentos aos familiares do Sub. Félix, Marumbi é uma das montanhas mais técnicas do Paraná, tenho 43 anos e vou ao Marumbi desde meus 13 anos, infelizmente uma fatalidade.
Agradecemos pelo seu Comentário, Luciano!
É uma trilha bem desafiadora. Esteja com o físico em dia; Vá em grupo; Não deixe ninguém do grupo se aventurar sozinho; Leve um bom par de luvas resistentes para a hora dos grampos ou das correntes; Subindo as correntes, use um par de joelheiras macias como as de vôlei. Se você escorregar, não machuca o joelho.
Ótimos toques! Completando: tudo o que vale pro Olimpo, vale tb pro Ciririca, que não é apenas "mais longo" que o PP, mas francamente mais difícil, fisicamente, pela sucessão de subidas e descidas, e pela orientação. E, acrescentando: mesmo que seja apenas um humilde bate-volta, sempre bom levar itens prum possível pernoite forçado, como capa *impermeável*, uma muda *completa" de roupa seca, lanterna de cabeça, power bank pra recarregar o celular, e comida fácil de mastigar e engolir.
@@lulublasz Excelente! É isso aí!
Comprei o livro q lançaram recentemente sobre o Marumbi...muitobom
Triste esse acontecimento... Segurança acima de tudo!
Exato Luiz.
Ele caiu, escorregou? O que houve exatamente?
Adoro este tipo de reportagem
Quanto mais experiente, mais cuidado devemos ter
Exato Diego!
Infelizmente e lamentável mas só aprendemos com os acontecimentos e que nos alerte quanto a prevenção forte abraço a todos
Exatamente!
Obrigado pela participação ativa no Canal!
Grande abraço da Equipe AltaMontanha.
Muito bom conteúdo, ótimo para instruir iniciantes e alertar os praticantes.
Parabéns pelo vídeo bastante esclarecedor, continuem com esta pegada no canal!!!!
Show!
Vídeo excelente. Parabéns!
Obrigado pelo elogio!!
Triste acontecimento
Muito!
Misericórdia ETERNO BENDITO SEJA... Descanse em paz ☮️💔😔🙏🙏🙏💎🌷🌷🌷
Eu não dou conta dê nada disso. Desmaio na hora. Tenho pavor dessas coisas. 😔😔😔😔💔💔💔
Acredito que cada um tem sua hora de partir.
Muito Obrigado pelo comentário e participação, Rita!
Aproveita e se inscreve no Canal, em breve te mais!
Vcs só esqueceram de dizer quais lesões ele teve!!!
Top
Esse senhor se teve uma queda de uma altura média a alta e vocês perceberam uma lesão em cabeça ele poderia estar com uma hemorragia interna não necessariamente na cabeça, mas de fratura importante de ossos como por exemplo fratura de quadril ou baço o sangrento interno é significativo e intenso e se não houver um socorro imediato ainda mais em pessoas idosas geralmente é fatal. Infelizmente houve uma fatalidade e esse senhor era/tinha experiência em montanhismo e escalada,a todo cuidado é pouco ainda mais tendo chovido, mesmo com material adequado acidentes podem ocorrer, como esse função.de riscos do próprio montanhismo. Que ele descanse paz.
Via Ferrata tem de ter corda, talabarte, o q quer q seja. Simples assim.
Parabéns
Tamo Junto, Ezequiel!
1997 um amigo faleceu nesse pico. Queda.
Foi na área dos grampos, ou escorregou em rampa?
Me desculpe a curiosidade, mas o que é esse barulho ao fundo? Parece que sempre tem alguém fuçando em uma sacola rsrsrs
É pq os vídeos são gravados numa loja.
É o cara arrumando a camisinha...
Adoro o canal, mas o cara com esse lenço na cara foi osso.
Era esse o dia e essa a forma dele ir... todo mundo fez tudo certo, só que era pra ser assim... 😕
Da pra vcs comentarem o acidente do catão, pois sou de Teresópolis
Obrigado pela sugestão, Lincoln!
Usei cadeirinha e auto quando fiz esta trilha.
Legal Agnaldo!
Segurança é tudo!
Eu subi aí de cadeirinha e auto. No pelo sinceramente, acho loucura.
Segurança nunca é demais!
Muito Obrigado pela participação no Canal, Wolfgang!
Verão não é época de montanha no Brasil por isso temos a temporada de montanhismo isso
Sim, mar_gobi # , existe a melhor época para a prática desta atividade que tanto amamos !
Infelizmente uma vida que se perde...mas neste local dos grampos é muito perigoso e o correto mesmo é utilizar cordas...
Eu já fiz Pedra do Baú a seco, e sem capacete. E confesso que curti. Mas, atentar à previsão do tempo pra não correr risco de chuva nos grampos, e ter, pelo menos, um capacete, seriam ótimas pedidas!
Marumbi é lindo demais, quintal da minha casa.. já fui ao cume umas 50 vezes,,
Ex policial não existe. O sub Félix era policial aposentado.
Verdade Vagner!
Grande bosta, depois que morre, passou a ser ex.
@@carlosmarceloalves8167 Que nível baixo! Reportado!
Ex policial..
Vocês escalam montanhas de máscaras?
Não sou montanhista, mas sei que eles usam buff (que são esses panos tubulares envoltos no pescoço) pra evitar o frio que pode entrar pelas vias aéreas, ressecar demais e por aí vai. Eu comprei dois essa semana na loja deles pela internet. E usarei no lugar de máscara (que detesto usar) contra o vírus chinês.
@@ADE1000SON o problema é que a bandana tubular ou mesmo lenços e similares não oferecem nenhuma proteção contra as partículas de saliva e aerosóis que transmiten o virus. No próprio vídeo se observa un dos apresentadores usando uma, que vai o tempo todo, não cobre perfeitamente a boca e o nariz sem frestas. O médico ao lado instintivamente de afastou dele em alguns momentos, observe. Portanto, não abra mão da sua segurança e claro, a proteção dos demais ao seu redor. Espero ter dado uma contribuição positiva.
Nenhuma máscara protege de vírus algum, no Texas e Califórnia foram abolidos estes decretos de máscaras inúteis, vida normal inclusive com aglomeração e os casos tem caído constantemente e significante.
@@silb.m.6828 Interessante, o médico se afasta por não confiar em sua própria “proteção “? A melhor proteção é um sistema imunológico forte. Em muitas cidades e estados no mundo (Texas, Flórida , etc) já não se usa focinheiras e não houve aumento de casos. Já Seychelles volta a Lockdown com o aumento DEPOIS da “vacina” experimental! 🤔
@@deisereginaf Está sendo um desafio fazer trilhas em grupo com essa histeria das focinheiras! Sem contar que há previsão legal de isenção (problemas respiratórios, Autismo, etc) mas o assédio é enorme! São chamados de negacionistas! Loucura!
🤗
O cara com lenço não é prudente.
Ridículo fazer vídeo de máscara.
Falando de equipamento, faltou máscaras PFF2 para proteção do convidado, pelo menos, que já é um senhor grisalho.
E hoje sabemos que essas máscaras resolvem quase nada ...
Isso aí usar o equipamento adequado, prudência isso ai. Equipamento adequado fala o cara usando camiseta um pano na boca e nariz. Faca o que falo mas nao faça o que faço....
Vai por máscara pra falar em equipamento sujeito.
Está se referindo ao fato de ele usar um buff em vez de uma máscara contra o vírus chinês?? Esquece a oms (com letra minúscula mesmo) meu caro. Vírus nunca foi parado e jamais será parado devido a máscara. Dê uma olhadinha em Camberra, cidade sede da oms. Velharia toda na praia curtindo.
Você esta certo o resto do mundo esta errado.
@@marido.dealuguel Oxítonas terminadas em "a" são acentuadas.
@@ADE1000SON Genebra é a sede da oms na Suíça. A “velharia” é bem rude. Talvez você não chegue lá. Eu talvez também não, mas respeito.
@@marido.dealuguel Ele está falando a vdd. Os fatos mostram na NZ, alguns estados dos EU, Escandinávia, etc.