Esse vídeo é bem diferenciado mesmo, tentar mostrar a marcenaria teórica como vc fez nesse vídeo Fernando tem que ter muita confiança no conhecimento que tem, e por isso Vc fez. Chuto que uns 99% dos vídeos sobre marcenaria é ensinado a técnica na prática, sem mostrar a matemática por traz, que é básica em todo ramo da marcenaria, claro que isso decorre do nível de estudo da maioria dos marceneiros. Falta esse tipo de vídeo mesmo por aqui, no entanto o aproveitamento desse seu vídeo não será tão expressivo como se gostaria (por que para ensinar o aluno precisa estar pronto para aprender, ter pré-requisitos), mas é um bom começo. Quando souberem que marcenaria é geometria euclidiana e buscarem esse conhecimento, o nível dos marceneiros crescerá significativamente. Parabéns Fernando por ousar fazer esse tipo de vídeo, espero que faça muitos outros como esse. Eu tenho um inclinômetro, muito útil mesmo! Essa ferramenta já está bem comum no Brasil
Tem APP que fax essa medição,funciona perfeitamente. Udo muito nas montagens de forro de isopor, assentamento de portas e janelas e aferir na serra se está correto o ângulo. Excelente aula de geometria...
6 років тому
Boa noite mestre bela apresentação, eu sou tecnólogo em radiologia de profissão e Hobista nas horas vagas, em minha profissão trabalhamos com precisão e o que me chamou a atenção foi este transferidor com haste que na minha profissão o chamamos de goniômetro e exerce a mesma função que na marcenaria. Porque determinados posicionamentos que fazemos, o ângulo tem que ser preciso. Tipo posicionar o tornozelo com uma rotação da perna a 15 graus e á referencia é o Halux mas conhecido como dedão do pé; Verificamos a angulação com esta ferramenta entre outras. Grato mas uma vez mestre e sou grato por seu compartilhamento da informação, um forte abraço.
Israel, alô ! Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta. Muito obrigado por sua mensagem !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando, como falou sobre ângulos, não poderia fazer um vídeo falando sobre como se tira as medidas de diferentes tipos de rodapés, principalmente aqueles mais trabalhados para se fazer o corte na madeira e um encaixe perfeito. Parabéns pelos vídeos.
Obrigado por compartilhar seu conhecimento Fernando, já assisti a alguns de seus vídeos e acho sua didática muito boa. Não sou profissional da área, mas tenho interesse em marcenaria como hobby rs Seus vídeos estruturados e bem produzidos, estimulam ainda mais o interesse em aprender, parabéns amigo.
Alô, Edgar ! Muito obrigado por suas palavras. Pode estar certo de que temos como objetivo melhorar ainda mais cada material que produzimos. A cada vídeo, analisamos o que fizemos e pensamos sobre como podemos produzir material com qualidade superior. Um grande abraço a você ! Fernando Belchior
Alô, Fabrício ! Vendo agora sua mensagem. Muito obrigado por ela !!! A gente trabalha, como sempre, para trazer algo novo e agregador. Pelo seu comentário, acertamos !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior.
*Olá Fernando, consigo sim, na fábrica perto da minha casa, todas as sexta-feira pego o retalho q eu precisar, respondendo tuas perguntas, a espessura q tem a madeira é de 25 mm, já está aplainada,acho q respondi corretamente né? Obrigado pelo respeito q tens com quem te segue, quanta diferença, estão emocionado por chamar sua atenção,ainda mais se tratando de um simples motorista q quer começar num ramo tão nobre e admirado por muitos, vc é famoso porém humilde, tem ainda mais o meu respeito!*
Alô, Marcelo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Vamos lá ... nos passe um e-mail para que nós te enviemos um desenho de uma espécie de gabarito que vamos desenhar para você fazer os cortes que precisa, ok ? Vamos supor que você consiga grampos para prender as peças, ok ? Isso, para garantir as medidas. Ficamos no aguardo do seu endereço de e-mail. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando, gostaria de saber se vc tem um método "eficiente" - ou, pelo menos, do seu jeito! - de fazer cortes em 60° para fazermos colagens de madeiras e construir aquele efeito 3D. Esse efeito (só pra esclarecer a pergunta.) é obtido colando três tipos de madeiras com tonalidades diferentes formando um hexágono. Obrigado por nos dar a liberdade de perguntar e o conhecimento que vc sempre agrega nos seus vídeos.
Alô, Alex ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Minhas desculpas pela demora na resposta. Vou propor um método - o que eu faria, se não tivesse um goniômetro confiável - e só tivesse uma serra circular : 1 - tome um pedaço de MDF de no mínimo 18 mm de espessura, com largura de uns 200 mm e comprimento de uns 330 mm; 2 - numa das extremidades do comprimento, faça um corte a 90 graus; 3 - usando o ângulo reto gerado, coloque um esquadro de ângulos 30 e 60 graus sobre o MDF, e trace o triângulo coincidindo o lado de ângulo reto. Se obter o esquadro for um problema, trace nos catetos (os lados adjacentes a este ângulo reto) as medidas exatas de 183 e 317 mm; 4 - usando um método de corte inclinado - por exemplo, o apresentado no vídeo cujo link está abaixo - faça o corte da hipotenusa resultante da união das extremidades dos catetos gerados no passo 3. Seguido este procedimento, você tem agora um gabarito no qual um dos ângulos é extremamente próximo dos 60 graus. Para obter os 60 graus exatos, você pode fixar um dos catetos e ir variando o outro, obtendo diferentes ângulos até chegar aos 60 graus. Link para processo de execução de cortes inclinados : ua-cam.com/video/x7sV4CW_UoY/v-deo.html Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina muito obrigado! Vou fazer, sim. Marcenaria é assim. Depois de ouvir a explicação e estudar, o próximo passo é colocar a "mão na massa" (na Madeira!) Obrigado, grande Mestre!
Alô, Paulo ! Muito obrigado pela sua mensagem !!! Minhas desculpas pela demora na resposta. Não sei o que está acontecendo, mas parece-me que meu sinalizador de mensagens no UA-cam não está me avisando de todas as mensagens que chegam. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Maravilha fala muito bem!! Quero muito ser marceneiro, estou amando a profissão e com suas aulas fico mais tranquilo de estudar sobre, sempre fugi de exatas por trauma de cálculos e acabei virando musico e logo mais marceneiro
Alô, Felipe ! Acho que as pessoas aprenderm mais facilmente quando existe uma conexão clara entre o que está sendo ensinado e o uso do que foi aprendido. Trabalhamos aqui para desmistificar, simplificar, clarear, e enobrecer o conhecimento porque ele é a base de tudo. Conhecimento é poder. E é isso que desejamos levar para as pessoas - porque, com isso, vem a felicidade da descoberta desse ofício maravilhoso que é a marcenaria. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Lucivaldo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você pode baixar gratuitamente no seu celular aplicativos que fazem as vezes dos inclinômetros. Procure por "nível de bolha". Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Boa tarde Fernando, mais uma vez, um excelente video! Experimente um app chamado angle meter, sei que tem para ios mas não tenho certeza se existe para android, é um bom app que tranforma seu celular num tilt box, medindo o angulo em mais de um eixo. Em tempo, como dizia meu Pai, muitas vezes se conhece um profissional pela qualidade e cuidado com suas ferramentas. As suas são excelentes. Um abraço.
Alô, 222DRICO ! Muito obrigado pela mensagem, e pela dica ! Assim que eu der uma paradinha nos trabalhos da marcenaria, vou fazer um teste com o aplicativo e, se você autorizar, divulgá-lo citando seu nome como a pessoa que trouxe a sugestão. Pode ser ? Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, jgomes911 ! Muito obrigado pela sua mensagem !!! Minhas desculpas pela demora na resposta. Não sei o que está acontecendo, mas parece-me que meu sinalizador de mensagens no UA-cam não está me avisando de todas as mensagens que chegam. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Mais uma excelente aula! talvez faltou comentar sobre os cuidados ao aferir uma medida e angulos congruentes, infelizmente é bem comum aferirmos uma medida do angulo e quando regular a maquina as escalas estão invertidas, tbm ocorre entre maquinas diferentes. Ja presencie problemas sérios quando um profissional mediu o local e outro executou as peças..... tudo errado.... talvez tenha sido inexperiência ou desconhecimento. Continue compartilhado conhecimento!! abraço!!
Alô, Laércio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Acho interessante comentar que esse é um primeiro vídeo abordando ângulos. Trata-se de um dos assuntos, na minha percepção, que mais assustam os marceneiros. Acreditamos aqui que temos que ir pouco a pouco, para não afastar as pessoas. Ao longo do tempo, falaremos de ângulos congruentes e outras infomações sobre geometria plana, espacial, e trigonometria. Mas uma coisa de cada vez ... Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Certo Fernando, ir devagar para não gera confusões com um assunto bastante complexo. Ótima ideia dividir o tema em várias aulinhas aprofundando pouco a pouco. Abraço
É essa a idéia, Laércio ... Ir pouco a pouco, para permitir que as pessoas absorvam os conceitos, os usem, e estejam preparados para níveis mais aprofundados. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Blz ...acredito que saber angulos e trabalhar com medições precisas [e extremamente fundamental á se alcançar bons resultados ...por isso eis aí mais uma aula extremamente importante tb...e eu aprendendo um pouco mais ...abraço Belchior !
Alô, Paulino ! Uma das maiores dificuldades que vejo marceneiros encontrando é no trabalho com ângulos. Por isso decidimos preparar esse vídeo como uma introdução ao assunto. Pouco a pouco, voltaremos a ele - com cuidado, para não assustar ninguëm ... Um grande abraço ! Fernando Belchior.
certamente. ...também vejo isso...e ai está o porque de vermos tantos trabalhos mau acabados e os caras se achando marceneiros. ..achar a solução de certos problemas de construção passa por esse ponto e que é sem dúvida fundamental na construção de bom móvel. ..tô acompanhando haha...abraço amigo !
muito bom o video fernando,sempre levo esses detalhes sobre ferramentas muito a serio,seja qual for a profissao so aprender a pratica nao basta,tem que aprender a teoria. ainda estou esperando o video tour pela marcenaria,grande abraço
Alô, Thiago ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Se tudo sair conforme o planejado, o vídeo com o tour será postado na semana que vem, ok ? Um grande abraço, Fernando Belchior.
Salve Fernando. Que baita canal bacana, parabéns. Eu faço umas coisinhas aqui, até bacanas, mas apanho dos ângulos ainda, mesmo no básico e entendendo a parte matemática. É bem frustrante pois me trava em vários projetos que gostaria de fazer. Por exemplo, uma mesinha com tampo redondo e com pés levemente angulados (não sei qual o ângulo devo ter na junção deles com o tampo para os pés ficarem com 68cm de altura e em X) ou um rack super simples, com a base levente menor que o tampo superior, ficando um retângulo meio "em V" (um trapézio invertido). Eu não sei calcular os ângulos de corte das junções laterais para bater certinho com a distância que eu quero do vão livre (25cm). Você já deu essa dica em algum vídeo? Me indicaria qual? Com isso eu vou conseguir fazer muita coisa bacana aqui, indo além do ângulo reto. Fiz minha mesa de jantar com pés hairpin já e outras coisinhas, marcenaria é meu remédio pra desanuviar, mas tá virando algo frustrante por conta de limitações básicas. Abração e grato!
Ricardo, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Recomendo FORTEMENTE que você aprenda a usar o Sketchup. Com ele, você vai desenhar as suas peças e determinar lá - ou extrair facilmente do desenho - todas as características de uma peça, ângulos aí inclusos. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Bruno ! Muito obrigado pela sua mensagem, generosa como sempre !!! Nós é que agradecemos a oportunidade de compartilhar o que a gente aprendeu por aí ... Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Belchior, a Makita disponibiliza para Smartphones um aplicativo que tem varias funções e uma delas é um inclinômetro. O nome do aplicativo é: Makita Mobile Tools. Vale a pena , pois traz diversas funcionalidades. Parabéns pelo trabalho, abraços. Evandro
Alô, Gerson ! Muito obrigado por sua mensagem. Ela é um sinal de que o material que estamos produzindo está trazendo algo de bom, e fazendo alguma diferença. Isso é extremamente motivador para nós. Um grande abraço ! Fernando Belchior
Excelente aula jovem! Você mencionou em outro vídeo, que abandonou uma profissão pra dedicar-se a marcenaria, Seria um grande professor também! Parabéns.
Alô, Carlos ! Muito obrigado pela mensagem !!! Só não ri até cair da cadeira porque, na minha idade, isso pode representar algum risco (mesmo eu tendo um esqueleto de mamute...). Uma das coisas que me fascina demais no ofício de marcenaria - e aí estou falando no marceneiro completo, o marceneiro designer - é a necessidade de saber uma série de assuntos em várias áreas de conhecimento - Matemática, inclusive. Física, Química, Matemática, Geometria Plana e Espacial, Resistência dos Materiais, Desenho, Botânica, Materiais, Metalurgia .... É uma penca - deliciosa - de coisas a conhecer. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Bruno ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Estamos trabalhando aqui, continuamente, para levar a melhor, mais clara e mais fácil informação possível sobre o que consideramos necessário para se fazer marcenaria de alto nível. Pouco a pouco, vamos trazendo conhecimento para que as pessoas tenham as ferramentas necessárias para se apaixonar pelo ofício, e/ou praticá-lo com maestria. Um grande abraço a você ! Fernando Belchior.
Fernando Belchior Que isso, amigo. O mínimo que devo fazer é curtir e deixar uma mensagem de apoio. Imagino o quanto foi difícil adquirir estes conhecimentos, agradeço imensamente por você compartilha-lo. Estou iniciando como hobby. Trabalhos como o seu fazem nosso caminho mais fácil. Novamente muito obrigado e sucesso!
Alô, Romeu ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Pode estar certa que ela, assim como as de todos que nos acompanham, são um enorme estímulo para que a gente continue preparando nossos vídeos, e querendo que eles sejam cada vez melhores. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Caroline ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Desejo esclarecer sua pergunta. Você deseja saber se tenho algum vídeo mostrando como fazer gabaritos que usinem a 45 e a 90 graus ? Desde já, muito obrigado por sua resposta. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
A Starrett tem um medidor de ângulos analógico e custa bem barato, na faixa de R$ 42,00. Funciona do mesmo jeito que o Tilt Box - preso por magnetismo.
Alô, Alexandre ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Ficam aqui minhas desculpas por não ter me lembrado desse equipamento ... Eu já o vi numa boa loja de máquinas e ferramentas aqui da cidade, e acabei não me lembrando de mencioná-lo. Que bom que sua dica está aqui registrada !!! Um grande abraço, Fernando Belchior.
Alô, Helton ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Minhas desculpas pela demora na resposta. Com certeza, o goniômetro merecia a menção. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando você indicaria alguns livros de referência na área,? Nacionais ou importados. Muito obrigado pelos esclarecimentos. tenho aprendido muito com esse canal. parabens
Alô, Márcio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Fico muito feliz de receber um pedido como o seu, porque os livros são presentes deixados por pessoas que, independentemente dos motivos, nos deixaram e deixam um legad preciosíssimo de conhecimento. Tenho uma coleção com cerca de uns 50 livros sobre marcenaria, mais um outro tanto de revistas - todos importados porque, infelizmente, não temos - ou eu nunca consegui encontrar - publicações minimamente decentes sobre marcenaria geradas aqui no Brasil. Necessário dizer que pode ter sido falha minha ao procurar - mas eu nunca encontrei. Que aspecto da marcenaria você deseja cobrir ? Filosófico, técnico ? E, se for algum assunto técnico, qual especificamente ? Desde já, muito obrigado por sua resposta. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Fernando gostaria ter acesso a bons livros ou e-books relacionados com o a temática do DIY ou do it yourself ou faça você mesmo, e também com muitos planos de corte com projetos criativos. É uma pena o Brasil carecer tanto de uma área que gera renda e empregos a tantas pessoas. Esse livro seria especial - Um livro que cobriria todos dos temas e mais um pouco. Tipo a "Biblia do trabalho em madeira"...
Fernando depois de muita pesquisa, eu descobri alguns livros em portugues interessantes. São os seguinte: 1)Manual prático de marcenaria - de Domingos Marcellini - livro bastante detalhado porém com um texto muito antigo - requer cuidadosa leitura com a ajuda de um bom dicionário. 2) Guia de trabalhos em madeira - Rinaldo Donzelli, Bruno Munari, e Piero Polato. livro bem didático e fácil de entender. 3) Enciclopedia do Trabalho em madeira - Mark Ramuz. em portugues de portugal , porem livro bastante abrangente, e atualizado.
Alô, Márcio ! Muito obrigado por suas informações a respeito de livros de marcenaria. Procurei-os há uns dez anos atrás. Com certeza, minha busca foi incompleta - qualquer que seja o motivo/ Ando pensando em escrever livros de marcenaria. Se eu me decidir, pode estar certo de que procurarei-o. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Cristiano, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Só agora descobri que eu não a havia respondido. Minhas sinceras desculpas Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
*Ola Fernando, a precisão do corte é aquela q de maneira as partes possam se unir com uso de cola à base de água, acho q entendi essa 4 pergunta né? Se caso não, peço desculpas pela ignorância! Abraço!*
Alô, Marcelo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Se você pretende unir as peças usando como superfície de união aquela obtida pelo corte da serra circular, você poderá experimentar alguma dificuldade. Mesmo numa máquina estacionária (a menos das seccionadoras), a precisão obtida no corte executado por uma serra circular pode não ser suficiente para que você obtenha um paralelismo entre as superfícies das peças que lhe permita fazer uma boa colagem. Se você estiver cortando as peças para colá-las face a face - supondo que as faces foram bem aparelhadas, e estão planas - deixando a superfície gerada pelo corte da serra circular de topo, para cima e para baixo, aí nenhum problema. Mas, se você vai unir as superfícies geradas pelo corte, há uma boa chance de você experimentar problemas sérios não só na hora da colagem, como também posteriormente. Outro fator importantíssimo : esta madeira tem que estar para lá de seca. Se a madeira que você estiver usando estiver com teor de água acima de uns 10, 12 %, grande chance de você ter problemas de colagem também. Desculpe-me se damos a você a impressão de que o estamos desestimulando. Só queremos evitar que você tenha problemas, ok ? Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
*Ok Fernando, vou prestar bem atenção nessas dicas, pois quero entregar ao meu suposto cliente peças de ótima qualidade, porém gostaria de obter a solução para meu problema, se isso for possível, a pergunta do início é, como posso realizar cortes em tiras dessas madeiras q mencionei usando minha serra circular manual? Me ensine se possível, pois quebrei a cuca e não vejo solução, pois prendendo com grampos não consegui realizar ném o primeiro corte devido o fato da peça ser de apenas 120mm!*
Alô, Marcelo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Por favor, mande seu endereço de e-mail aqui para a gente, para que possamos lhe mandar um desenho da solução que imaginamos aqui. Ficamos no aguardo do endereço de e-mail. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Marlon ! À medida em que os celulares ficam cada vez mais sofisticados, revelando o que verdadeiramente são - pequenos computadores que podemos usar para nos comunicar via telefone (entre outras formas) - vou chegando à conclusão de que, já já, vários aparelhos que hoje existem serão substituídos por eles, ou por eles associados a algum tipo de interface. É o caso, por exemplo, dessa questão de medição de ângulo, que podemos fazer através de apps (os "angle meter") . O que você acha ? Já chegou a usar esse aplicativo ? Um grande abraço ! Fernando Belchior.
apesar de toda a tecnologia e do avanço da física ainda dou mais valor aos aparelhos analógicos quando a questão for fidelidade na medida fora isso dou preferencia aos digitas pela rapidez, comodidade respeitando a tolerância de 5% de erro sim ja usei o meu celular para nível e trena se for para cálculos grosseiros e uma boa opção
*Ok Fernando, tenho um problema q alguns profissionais q não sitarei nomes não puderam ou não quiseram me ajudar, profissionais esses q se dizem bam bam bam no assunto, e no entanto me ignoraram, acho que pelo fato de eu dizer q estou iniciando na marcenaria hob, mas com intuito de obter lucro com peças fabricadas, enfim, vamos ao meu problema q tenho por falta de dinheiro Kkkk,tão logo consiga comprar uma serra circular estacionária acabará meu problema, vamos à ele, tenho peças de madeira maciça q mede 120 milímetros de largura e 1500 centímetros de comprimento, pois bem, Agora q vem a minha dificuldade, eu só possuo serra circular manual, de boa marca, porém preciso cortar dessas peças q relatei acima, tiras de 30 milímetros de largura,me ensine como fazer usando minha serra, pois não vejo solução de como cortar já q pelo fato de ser de pouca largura, Não consigo prender no gabarito de corte reto q construí, preciso dessas tiras para fabricar tábuas de carne, se não tiver solução por favor me fale,pois teve um profissional bem conhecido na internet q prometeu me ligar e até agora nada, e faz tempo isso, te agradeço se obter resposta, pois é para mim muito importante, sou gaúcho de Caxias do Sul, acompanho teus vídeos, aí lembrei de te fazer esse pedido, obrigado tchê!*
Alô, Marcelo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Para que eu possa ajudá-lo, peço-lhe por favor que me responda às seguintes perguntas : 1 - qual a espessura da prancha da qual você deseja tirar estas peças de 30 mm de largura ? 2 - estas peças estão brutas, ou já foram aparelhadas ? 3 - você conseguiria um pedaço de MDF cru com espessura de 18 mm ou acima, com comprimento de uns 1600 mm e largura de uns 400 mm ? 4 - qual a precisão do corte que você precisa obter ? Desde já, muito obrigado por suas respostas. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Dalton ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Uma reta é, na definição usada em Matemática, um ente geométrico infinito definido em uma dimensão - ou seja, uma sucessão infinita de pontos, sem começo e sem fim, alinhados (sem curvas ou ângulos). Uma semi-reta parte de um ponto - ou seja, ela tem uma origem, embora não tenha um fim. Essa é a diferença entre elas. Como um ângulo aparece entre duas retas que se encontram, o correto é dizer que o ângulo existe entre duas semi-retas - pois existe um ponto de origem, ao contrário da reta (que não tem ponto de origem, ou início, e nem ponto de destino, ou fim). Complemento : uma reta com começo e fim, conceitualmente falando, não é uma reta - é um segmento de reta. Se ficou alguma dúvida, por favor, me acione. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Fernando ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Posso lhe assegurar que não complica não. É só ter calma, aprender os conceitos numa boa, e ir devagar, um pé de cada vez ... Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Esse vídeo é bem diferenciado mesmo, tentar mostrar a marcenaria teórica como vc fez nesse vídeo Fernando tem que ter muita confiança no conhecimento que tem, e por isso Vc fez. Chuto que uns 99% dos vídeos sobre marcenaria é ensinado a técnica na prática, sem mostrar a matemática por traz, que é básica em todo ramo da marcenaria, claro que isso decorre do nível de estudo da maioria dos marceneiros. Falta esse tipo de vídeo mesmo por aqui, no entanto o aproveitamento desse seu vídeo não será tão expressivo como se gostaria (por que para ensinar o aluno precisa estar pronto para aprender, ter pré-requisitos), mas é um bom começo. Quando souberem que marcenaria é geometria euclidiana e buscarem esse conhecimento, o nível dos marceneiros crescerá significativamente. Parabéns Fernando por ousar fazer esse tipo de vídeo, espero que faça muitos outros como esse. Eu tenho um inclinômetro, muito útil mesmo! Essa ferramenta já está bem comum no Brasil
Tem APP que fax essa medição,funciona perfeitamente. Udo muito nas montagens de forro de isopor, assentamento de portas e janelas e aferir na serra se está correto o ângulo. Excelente aula de geometria...
Boa noite mestre bela apresentação, eu sou tecnólogo em radiologia de profissão e Hobista nas horas vagas, em minha profissão trabalhamos com precisão e o que me chamou a atenção foi este transferidor com haste que na minha profissão o chamamos de goniômetro e exerce a mesma função que na marcenaria. Porque determinados posicionamentos que fazemos, o ângulo tem que ser preciso.
Tipo posicionar o tornozelo com uma rotação da perna a 15 graus e á referencia é o Halux mas conhecido como dedão do pé; Verificamos a angulação com esta ferramenta entre outras. Grato mas uma vez mestre e sou grato por seu compartilhamento da informação, um forte abraço.
Alô, Sérgio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Tá tudo perfeito: a matemática, o português e a marcenaria.
Israel, alô !
Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta.
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, como falou sobre ângulos, não poderia fazer um vídeo falando sobre como se tira as medidas de diferentes tipos de rodapés, principalmente aqueles mais trabalhados para se fazer o corte na madeira e um encaixe perfeito. Parabéns pelos vídeos.
Alô, Klinger !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Pedido anotado !
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Prezado Fernando , a medida que vou trabalhando com madeiras e assistindo vossos vídeos, aprendo cada vez mais.
Parabéns e vamos juntos
Impressionante como tudo que você diz é especial para quem quer melhorar na profissão obrigado por nos ajudar .
Alô, Sérgio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
e como eu sempre digo PERFEITO.
Alô, Paulo !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado por compartilhar seu conhecimento Fernando, já assisti a alguns de seus vídeos e acho sua didática muito boa. Não sou profissional da área, mas tenho interesse em marcenaria como hobby rs Seus vídeos estruturados e bem produzidos, estimulam ainda mais o interesse em aprender, parabéns amigo.
Alô, Edgar !
Muito obrigado por suas palavras.
Pode estar certo de que temos como objetivo melhorar ainda mais cada material que produzimos. A cada vídeo, analisamos o que fizemos e pensamos sobre como podemos produzir material com qualidade superior.
Um grande abraço a você !
Fernando Belchior
maravilhoso. sem dúvida o melhor canal sobre marcenaria .parabéns Fernando informações de muito valia ...
Alô, Vânia ! Muito obrigado pela generosidade de sua mensagem !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Olá Fernando! este vídeo tinha passado desapercebido e só fui ver hoje, ótima aula! Ótima forma de mudar hábitos na oficina e facilitar trabalhos.
Alô, Fabrício !
Vendo agora sua mensagem. Muito obrigado por ela !!!
A gente trabalha, como sempre, para trazer algo novo e agregador. Pelo seu comentário, acertamos !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
👏👏👏 Perfeito! Muito obrigada.
Sensacional a fórmula para cálculo dos ângulos internos de um polígono. Adorei. Muito obrigado pela aula.
Alô, Ofini !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
*Olá Fernando, consigo sim, na fábrica perto da minha casa, todas as sexta-feira pego o retalho q eu precisar, respondendo tuas perguntas, a espessura q tem a madeira é de 25 mm, já está aplainada,acho q respondi corretamente né? Obrigado pelo respeito q tens com quem te segue, quanta diferença, estão emocionado por chamar sua atenção,ainda mais se tratando de um simples motorista q quer começar num ramo tão nobre e admirado por muitos, vc é famoso porém humilde, tem ainda mais o meu respeito!*
Alô, Marcelo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Vamos lá ... nos passe um e-mail para que nós te enviemos um desenho de uma espécie de gabarito que vamos desenhar para você fazer os cortes que precisa, ok ?
Vamos supor que você consiga grampos para prender as peças, ok ? Isso, para garantir as medidas.
Ficamos no aguardo do seu endereço de e-mail.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, gostaria de saber se vc tem um método "eficiente" - ou, pelo menos, do seu jeito! - de fazer cortes em 60° para fazermos colagens de madeiras e construir aquele efeito 3D. Esse efeito (só pra esclarecer a pergunta.) é obtido colando três tipos de madeiras com tonalidades diferentes formando um hexágono.
Obrigado por nos dar a liberdade de perguntar e o conhecimento que vc sempre agrega nos seus vídeos.
Alô, Alex !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Minhas desculpas pela demora na resposta.
Vou propor um método - o que eu faria, se não tivesse um goniômetro confiável - e só tivesse uma serra circular :
1 - tome um pedaço de MDF de no mínimo 18 mm de espessura, com largura de uns 200 mm e comprimento de uns 330 mm;
2 - numa das extremidades do comprimento, faça um corte a 90 graus;
3 - usando o ângulo reto gerado, coloque um esquadro de ângulos 30 e 60 graus sobre o MDF, e trace o triângulo coincidindo o lado de ângulo reto. Se obter o esquadro for um problema, trace nos catetos (os lados adjacentes a este ângulo reto) as medidas exatas de 183 e 317 mm;
4 - usando um método de corte inclinado - por exemplo, o apresentado no vídeo cujo link está abaixo - faça o corte da hipotenusa resultante da união das extremidades dos catetos gerados no passo 3.
Seguido este procedimento, você tem agora um gabarito no qual um dos ângulos é extremamente próximo dos 60 graus. Para obter os 60 graus exatos, você pode fixar um dos catetos e ir variando o outro, obtendo diferentes ângulos até chegar aos 60 graus.
Link para processo de execução de cortes inclinados :
ua-cam.com/video/x7sV4CW_UoY/v-deo.html
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina muito obrigado! Vou fazer, sim. Marcenaria é assim. Depois de ouvir a explicação e estudar, o próximo passo é colocar a "mão na massa" (na Madeira!)
Obrigado, grande Mestre!
Alô, Alex !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá meu amigo. .. Muito obrigado pela aula. .. Sempre tive dúvidas sobre ângulos. . vc me ajudou bastante. Um abraço. ..
Alô, Paulo !
Muito obrigado pela sua mensagem !!!
Minhas desculpas pela demora na resposta. Não sei o que está acontecendo, mas parece-me que meu sinalizador de mensagens no UA-cam não está me avisando de todas as mensagens que chegam.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Maravilha fala muito bem!! Quero muito ser marceneiro, estou amando a profissão e com suas aulas fico mais tranquilo de estudar sobre, sempre fugi de exatas por trauma de cálculos e acabei virando musico e logo mais marceneiro
Alô, Felipe ! Acho que as pessoas aprenderm mais facilmente quando existe uma conexão clara entre o que está sendo ensinado e o uso do que foi aprendido. Trabalhamos aqui para desmistificar, simplificar, clarear, e enobrecer o conhecimento porque ele é a base de tudo. Conhecimento é poder. E é isso que desejamos levar para as pessoas - porque, com isso, vem a felicidade da descoberta desse ofício maravilhoso que é a marcenaria. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Obrigado Amigo Fernando você é um excelente professor!
Alô, Caio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ótimo vídeo e vou pesquisar sobre esse inclinômetro. Sucesso na vida e em seu trabalho. Tudo de bom.
Alô, Lucivaldo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você pode baixar gratuitamente no seu celular aplicativos que fazem as vezes dos inclinômetros.
Procure por "nível de bolha".
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Tens alguns app de celular q faz a função de inclinômetro
Boa tarde Fernando, mais uma vez, um excelente video! Experimente um app chamado angle meter, sei que tem para ios mas não tenho certeza se existe para android, é um bom app que tranforma seu celular num tilt box, medindo o angulo em mais de um eixo. Em tempo, como dizia meu Pai, muitas vezes se conhece um profissional pela qualidade e cuidado com suas ferramentas. As suas são excelentes. Um abraço.
Alô, 222DRICO !
Muito obrigado pela mensagem, e pela dica !
Assim que eu der uma paradinha nos trabalhos da marcenaria, vou fazer um teste com o aplicativo e, se você autorizar, divulgá-lo citando seu nome como a pessoa que trouxe a sugestão.
Pode ser ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Logico! um abraço
Alô, 222DRICO !
Mais uma vez, muito obrigado pela dica !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Excepcional a aula apresentada. Parabéns.
Alô, jgomes911 !
Muito obrigado pela sua mensagem !!!
Minhas desculpas pela demora na resposta. Não sei o que está acontecendo, mas parece-me que meu sinalizador de mensagens no UA-cam não está me avisando de todas as mensagens que chegam.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Mais uma excelente aula! talvez faltou comentar sobre os cuidados ao aferir uma medida e angulos congruentes, infelizmente é bem comum aferirmos uma medida do angulo e quando regular a maquina as escalas estão invertidas, tbm ocorre entre maquinas diferentes. Ja presencie problemas sérios quando um profissional mediu o local e outro executou as peças..... tudo errado.... talvez tenha sido inexperiência ou desconhecimento. Continue compartilhado conhecimento!! abraço!!
Alô, Laércio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Acho interessante comentar que esse é um primeiro vídeo abordando ângulos. Trata-se de um dos assuntos, na minha percepção, que mais assustam os marceneiros. Acreditamos aqui que temos que ir pouco a pouco, para não afastar as pessoas. Ao longo do tempo, falaremos de ângulos congruentes e outras infomações sobre geometria plana, espacial, e trigonometria. Mas uma coisa de cada vez ... Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Certo Fernando, ir devagar para não gera confusões com um assunto bastante complexo. Ótima ideia dividir o tema em várias aulinhas aprofundando pouco a pouco. Abraço
É essa a idéia, Laércio ... Ir pouco a pouco, para permitir que as pessoas absorvam os conceitos, os usem, e estejam preparados para níveis mais aprofundados. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Blz ...acredito que saber angulos e trabalhar com medições precisas [e extremamente fundamental á se alcançar bons resultados ...por isso eis aí mais uma aula extremamente importante tb...e eu aprendendo um pouco mais ...abraço Belchior !
Alô, Paulino ! Uma das maiores dificuldades que vejo marceneiros encontrando é no trabalho com ângulos. Por isso decidimos preparar esse vídeo como uma introdução ao assunto. Pouco a pouco, voltaremos a ele - com cuidado, para não assustar ninguëm ... Um grande abraço ! Fernando Belchior.
certamente. ...também vejo isso...e ai está o porque de vermos tantos trabalhos mau acabados e os caras se achando marceneiros. ..achar a solução de certos problemas de construção passa por esse ponto e que é sem dúvida fundamental na construção de bom móvel. ..tô acompanhando haha...abraço amigo !
Abraço, Paulino !!!
Fernando, parabéns! Sua didática é excelente!
Alô, Giovani !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
muito bom o video fernando,sempre levo esses detalhes sobre ferramentas muito a serio,seja qual for a profissao so aprender a pratica nao basta,tem que aprender a teoria.
ainda estou esperando o video tour pela marcenaria,grande abraço
Alô, Thiago !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se tudo sair conforme o planejado, o vídeo com o tour será postado na semana que vem, ok ?
Um grande abraço,
Fernando Belchior.
Thiago, alô !
Viu o vídeo com o tour ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Salve Fernando. Que baita canal bacana, parabéns. Eu faço umas coisinhas aqui, até bacanas, mas apanho dos ângulos ainda, mesmo no básico e entendendo a parte matemática.
É bem frustrante pois me trava em vários projetos que gostaria de fazer.
Por exemplo, uma mesinha com tampo redondo e com pés levemente angulados (não sei qual o ângulo devo ter na junção deles com o tampo para os pés ficarem com 68cm de altura e em X) ou um rack super simples, com a base levente menor que o tampo superior, ficando um retângulo meio "em V" (um trapézio invertido). Eu não sei calcular os ângulos de corte das junções laterais para bater certinho com a distância que eu quero do vão livre (25cm). Você já deu essa dica em algum vídeo? Me indicaria qual? Com isso eu vou conseguir fazer muita coisa bacana aqui, indo além do ângulo reto. Fiz minha mesa de jantar com pés hairpin já e outras coisinhas, marcenaria é meu remédio pra desanuviar, mas tá virando algo frustrante por conta de limitações básicas.
Abração e grato!
Ricardo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Recomendo FORTEMENTE que você aprenda a usar o Sketchup. Com ele, você vai desenhar as suas peças e determinar lá - ou extrair facilmente do desenho - todas as características de uma peça, ângulos aí inclusos.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando suas explicações são perfeitas obg.
Alô, Robson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
VC é fera, show!!
Falai Fernando td certo ? Mais uma vez dando uma aula , parabéns e obrigado lor compartilhar .
Alô, Bruno !
Muito obrigado pela sua mensagem, generosa como sempre !!!
Nós é que agradecemos a oportunidade de compartilhar o que a gente aprendeu por aí ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Belchior, a Makita disponibiliza para Smartphones um aplicativo que tem varias funções e uma delas é um inclinômetro.
O nome do aplicativo é:
Makita Mobile Tools.
Vale a pena , pois traz diversas funcionalidades.
Parabéns pelo trabalho, abraços.
Evandro
Alô, NationwideBrasilJR !
Muito obrigado pela mensagem e pela informação !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelente, estou aprendendo diversas coisas que nunca sequer havia ouvido falar!! Continue em frente, com certeza vai ajudar muita gente.
Alô, Gerson !
Muito obrigado por sua mensagem.
Ela é um sinal de que o material que estamos produzindo está trazendo algo de bom, e fazendo alguma diferença.
Isso é extremamente motivador para nós.
Um grande abraço !
Fernando Belchior
Excelente aula jovem! Você mencionou em outro vídeo, que abandonou uma profissão pra dedicar-se a marcenaria, Seria um grande professor também! Parabéns.
Alô, Charles !
Muito obrigado por generosa e elogiosa sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Eu é quem agradeço, os ensinamentos e atenção!
Fernando, além de excelente marceneiro, podias abrir um curso de matemática para aumentar o caixa.
Tá tudo justo e perfeito.
Alô, Carlos !
Muito obrigado pela mensagem !!!
Só não ri até cair da cadeira porque, na minha idade, isso pode representar algum risco (mesmo eu tendo um esqueleto de mamute...).
Uma das coisas que me fascina demais no ofício de marcenaria - e aí estou falando no marceneiro completo, o marceneiro designer - é a necessidade de saber uma série de assuntos em várias áreas de conhecimento - Matemática, inclusive.
Física, Química, Matemática, Geometria Plana e Espacial, Resistência dos Materiais, Desenho, Botânica, Materiais, Metalurgia .... É uma penca - deliciosa - de coisas a conhecer.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Parabéns amigo! Uma aula muito boa.
Alô, Henrique !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom seus vídeos, Fernando. Didática excelente. Parabéns e boa sorte com o canal!
Alô, Bruno ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Estamos trabalhando aqui, continuamente, para levar a melhor, mais clara e mais fácil informação possível sobre o que consideramos necessário para se fazer marcenaria de alto nível. Pouco a pouco, vamos trazendo conhecimento para que as pessoas tenham as ferramentas necessárias para se apaixonar pelo ofício, e/ou praticá-lo com maestria. Um grande abraço a você ! Fernando Belchior.
Fernando Belchior Que isso, amigo. O mínimo que devo fazer é curtir e deixar uma mensagem de apoio. Imagino o quanto foi difícil adquirir estes conhecimentos, agradeço imensamente por você compartilha-lo. Estou iniciando como hobby. Trabalhos como o seu fazem nosso caminho mais fácil. Novamente muito obrigado e sucesso!
Bruno, alô ! Muito obrigado pela generosidade de sua mensagem !!! Um grande abraço, Fernando Belchior.
Como sempre muito boa a aula.Valeu, Fernando!
Alô, Romeu ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Pode estar certa que ela, assim como as de todos que nos acompanham, são um enorme estímulo para que a gente continue preparando nossos vídeos, e querendo que eles sejam cada vez melhores. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Cada vídeo uma aula! Obrigado e #vamosjuntos!!
*João.*
Alô, João ! Muito obrigado pela mensagem !!! Um grande abraço, Fernando Belchior.
Obrigada mestre, compartilhei com os alunos da escola
Alô, Beth !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Espero que tenha sido 'util ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Exelente explicação.
Muito bom ....me inscreví!
Alô, Marcelo !
Muito obrigado por sua mensagem, e por inscrever-se !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Perfeito muito bom.
Alô, Lucas ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Um grande abraço !!! Fernando Belchior.
Tu tens vídeo fazendo esquadros de 90 e 45 graus para base de tupia e/ou serras?
Alô, Caroline !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Desejo esclarecer sua pergunta. Você deseja saber se tenho algum vídeo mostrando como fazer gabaritos que usinem a 45 e a 90 graus ?
Desde já, muito obrigado por sua resposta.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
A Starrett tem um medidor de ângulos analógico e custa bem barato, na faixa de R$ 42,00. Funciona do mesmo jeito que o Tilt Box - preso por magnetismo.
Alô, Alexandre !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Ficam aqui minhas desculpas por não ter me lembrado desse equipamento ... Eu já o vi numa boa loja de máquinas e ferramentas aqui da cidade, e acabei não me lembrando de mencioná-lo.
Que bom que sua dica está aqui registrada !!!
Um grande abraço,
Fernando Belchior.
Nem em sonho em ensinar o mestre. Mas uma "menção honrosa" para o goniômetro seria bom. Abraço grande!
Alô, Helton !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Minhas desculpas pela demora na resposta.
Com certeza, o goniômetro merecia a menção.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando você indicaria alguns livros de referência na área,? Nacionais ou importados. Muito obrigado pelos esclarecimentos. tenho aprendido muito com esse canal. parabens
Alô, Márcio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Fico muito feliz de receber um pedido como o seu, porque os livros são presentes deixados por pessoas que, independentemente dos motivos, nos deixaram e deixam um legad preciosíssimo de conhecimento.
Tenho uma coleção com cerca de uns 50 livros sobre marcenaria, mais um outro tanto de revistas - todos importados porque, infelizmente, não temos - ou eu nunca consegui encontrar - publicações minimamente decentes sobre marcenaria geradas aqui no Brasil. Necessário dizer que pode ter sido falha minha ao procurar - mas eu nunca encontrei.
Que aspecto da marcenaria você deseja cobrir ? Filosófico, técnico ? E, se for algum assunto técnico, qual especificamente ?
Desde já, muito obrigado por sua resposta.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Fernando gostaria ter acesso a bons livros ou e-books relacionados com o a temática do DIY ou do it yourself ou faça você mesmo, e também com muitos planos de corte com projetos criativos. É uma pena o Brasil carecer tanto de uma área que gera renda e empregos a tantas pessoas. Esse livro seria especial - Um livro que cobriria todos dos temas e mais um pouco. Tipo a "Biblia do trabalho em madeira"...
Fernando depois de muita pesquisa, eu descobri alguns livros em portugues interessantes. São os seguinte: 1)Manual prático de marcenaria - de Domingos Marcellini - livro bastante detalhado porém com um texto muito antigo - requer cuidadosa leitura com a ajuda de um bom dicionário. 2) Guia de trabalhos em madeira - Rinaldo Donzelli, Bruno Munari, e Piero Polato. livro bem didático e fácil de entender. 3) Enciclopedia do Trabalho em madeira - Mark Ramuz. em portugues de portugal , porem livro bastante abrangente, e atualizado.
Caso queira criar um e-books, é só falar comigo pois possuo amplos conhecimentos no assunto.fikdik
Alô, Márcio !
Muito obrigado por suas informações a respeito de livros de marcenaria.
Procurei-os há uns dez anos atrás. Com certeza, minha busca foi incompleta - qualquer que seja o motivo/
Ando pensando em escrever livros de marcenaria. Se eu me decidir, pode estar certo de que procurarei-o.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Boa
Cristiano, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Só agora descobri que eu não a havia respondido. Minhas sinceras desculpas
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
*Ola Fernando, a precisão do corte é aquela q de maneira as partes possam se unir com uso de cola à base de água, acho q entendi essa 4 pergunta né? Se caso não, peço desculpas pela ignorância! Abraço!*
Alô, Marcelo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se você pretende unir as peças usando como superfície de união aquela obtida pelo corte da serra circular, você poderá experimentar alguma dificuldade.
Mesmo numa máquina estacionária (a menos das seccionadoras), a precisão obtida no corte executado por uma serra circular pode não ser suficiente para que você obtenha um paralelismo entre as superfícies das peças que lhe permita fazer uma boa colagem.
Se você estiver cortando as peças para colá-las face a face - supondo que as faces foram bem aparelhadas, e estão planas - deixando a superfície gerada pelo corte da serra circular de topo, para cima e para baixo, aí nenhum problema. Mas, se você vai unir as superfícies geradas pelo corte, há uma boa chance de você experimentar problemas sérios não só na hora da colagem, como também posteriormente.
Outro fator importantíssimo : esta madeira tem que estar para lá de seca. Se a madeira que você estiver usando estiver com teor de água acima de uns 10, 12 %, grande chance de você ter problemas de colagem também.
Desculpe-me se damos a você a impressão de que o estamos desestimulando. Só queremos evitar que você tenha problemas, ok ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
*Ok Fernando, vou prestar bem atenção nessas dicas, pois quero entregar ao meu suposto cliente peças de ótima qualidade, porém gostaria de obter a solução para meu problema, se isso for possível, a pergunta do início é, como posso realizar cortes em tiras dessas madeiras q mencionei usando minha serra circular manual? Me ensine se possível, pois quebrei a cuca e não vejo solução, pois prendendo com grampos não consegui realizar ném o primeiro corte devido o fato da peça ser de apenas 120mm!*
Alô, Marcelo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Por favor, mande seu endereço de e-mail aqui para a gente, para que possamos lhe mandar um desenho da solução que imaginamos aqui.
Ficamos no aguardo do endereço de e-mail.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
eu comprei um goniômetro e um inclinômetro ambos digital na china não me lembro o valor mas foi por volta dos R$150,00 as duas peças
Alô, Marlon !
À medida em que os celulares ficam cada vez mais sofisticados, revelando o que verdadeiramente são - pequenos computadores que podemos usar para nos comunicar via telefone (entre outras formas) - vou chegando à conclusão de que, já já, vários aparelhos que hoje existem serão substituídos por eles, ou por eles associados a algum tipo de interface.
É o caso, por exemplo, dessa questão de medição de ângulo, que podemos fazer através de apps (os "angle meter") .
O que você acha ? Já chegou a usar esse aplicativo ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
apesar de toda a tecnologia e do avanço da física ainda dou mais valor aos aparelhos analógicos quando a questão for fidelidade na medida fora isso dou preferencia aos digitas pela rapidez, comodidade respeitando a tolerância de 5% de erro
sim ja usei o meu celular para nível e trena se for para cálculos grosseiros e uma boa opção
Alô, Marlon !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
*Ok Fernando, tenho um problema q alguns profissionais q não sitarei nomes não puderam ou não quiseram me ajudar, profissionais esses q se dizem bam bam bam no assunto, e no entanto me ignoraram, acho que pelo fato de eu dizer q estou iniciando na marcenaria hob, mas com intuito de obter lucro com peças fabricadas, enfim, vamos ao meu problema q tenho por falta de dinheiro Kkkk,tão logo consiga comprar uma serra circular estacionária acabará meu problema, vamos à ele, tenho peças de madeira maciça q mede 120 milímetros de largura e 1500 centímetros de comprimento, pois bem, Agora q vem a minha dificuldade, eu só possuo serra circular manual, de boa marca, porém preciso cortar dessas peças q relatei acima, tiras de 30 milímetros de largura,me ensine como fazer usando minha serra, pois não vejo solução de como cortar já q pelo fato de ser de pouca largura, Não consigo prender no gabarito de corte reto q construí, preciso dessas tiras para fabricar tábuas de carne, se não tiver solução por favor me fale,pois teve um profissional bem conhecido na internet q prometeu me ligar e até agora nada, e faz tempo isso, te agradeço se obter resposta, pois é para mim muito importante, sou gaúcho de Caxias do Sul, acompanho teus vídeos, aí lembrei de te fazer esse pedido, obrigado tchê!*
Alô, Marcelo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Para que eu possa ajudá-lo, peço-lhe por favor que me responda às seguintes perguntas :
1 - qual a espessura da prancha da qual você deseja tirar estas peças de 30 mm de largura ?
2 - estas peças estão brutas, ou já foram aparelhadas ?
3 - você conseguiria um pedaço de MDF cru com espessura de 18 mm ou acima, com comprimento de uns 1600 mm e largura de uns 400 mm ?
4 - qual a precisão do corte que você precisa obter ?
Desde já, muito obrigado por suas respostas.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bacana 👏👏👏👏👏
Alô, João !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Se eu voltasse no tempo, ia focar na aula de geometria
Mais uma vez 'fui junto '.
Alô, Raimundo !
Muito obrigado por sua mensagem - e, principalmente, por estar conosco !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
o que é uma semi reta??
Alô, Dalton !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Uma reta é, na definição usada em Matemática, um ente geométrico infinito definido em uma dimensão - ou seja, uma sucessão infinita de pontos, sem começo e sem fim, alinhados (sem curvas ou ângulos).
Uma semi-reta parte de um ponto - ou seja, ela tem uma origem, embora não tenha um fim.
Essa é a diferença entre elas.
Como um ângulo aparece entre duas retas que se encontram, o correto é dizer que o ângulo existe entre duas semi-retas - pois existe um ponto de origem, ao contrário da reta (que não tem ponto de origem, ou início, e nem ponto de destino, ou fim).
Complemento : uma reta com começo e fim, conceitualmente falando, não é uma reta - é um segmento de reta.
Se ficou alguma dúvida, por favor, me acione.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
essa é a hora que a marcenaria complicada 😳😳😳
Alô, Fernando !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Posso lhe assegurar que não complica não. É só ter calma, aprender os conceitos numa boa, e ir devagar, um pé de cada vez ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior.