Caro Fernando. Vejo que você é um dos poucos profissionais que publica no UA-cam que se preocupa, efetivamente, em disseminar conhecimento, e não como forma de se projetar. Tenho visto vídeos sobre marcenaria, mormente amadora, de postagens de inúmeros youtubers em todo o mundo, com maior incidência dos americanos e canadenses. Por aqui, dificilmente se vê vídeos com as qualidades que você destaca. Portanto, parabéns! É nós, amadores ou hobbistas, agradecemos. Abraço!
Alô, Elson ! Muito obrigado por sua mensagem, e pela generosidade que ela encerra. De coração. Mensagens como a sua, e todas que temos recebido, são uma fonte de estímulo enorme para que façamos cada vez melhor. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Mafra ! Só agora vi sua mensagem. Minhas desculpas pela demora na resposta. Muito obrigado por sua generosa mensagem !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
acabei de assistir alguns vídeos seus agora, depois de um bom dia de um gratificante trabalho. ainda não conhecia suas postagens e vendo seu trabalho voluntário em compartilhar conhecimento pensei: agora achei alguém com autoridade no assunto. nesses poucos vídeos que assisti já aprendi um bocado de coisas novas... estou realmente muito grato. nasci pra marcenaria, amo o que faço, mas ainda estou engatinhando pelo mdf, compensado, etc. quero amadurecer nesse elevado nível da madeira.
Alô, Paulo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Entendo bem sua descrição de paixão, porque marcenaria para mim é isso : paixão pura.... Que voc6e sgia sempre nesse caminho, e que seja feliz estando nele. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
10:00 os cachorros até correram quando falou em colagem de topo!!!! mais uma vez obrigado pelas aulas que vem tornando meu hobby cada vez mais prazeroso!!!
Obrigado Fernando pelas aulas. São conhecimentos numa linguagem totalmente acessível e de um valor inestimável. Precisamos ter essa mentalidade de buscar sempre o conhecimento, para melhor desenvolvermos como profissionais e hobistas. Valeu!!!!
Alô, Nilmar ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Agradeço a generosidade do comentário. Esclareço que, a cada diz que passa, percebo ainda mais a enormidade da minha ignorância - o que é um baita estímulo, dado que morrerei e a quantidade de coisas a aprender nunca se acabará !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Boa fessôr, é..., que a colagem de topo eu já sabia que não era tão segura, sabia, mas que "never". Faço alguns trabalhos de segmentados no torno e às vezes faz se necessário colar de tôpo, vou procurar evitar tal situação. Obrigado fessôr.
Me inscrevi no seu canal após assistir esse vídeo, já vou partir para os outros. Não foi um vídeo, foi um show de técnica e conhecimento. Obrigado por partilhar conosco.
Alô, Beto ! Um problema na nossa configuração do UA-cam estava fazendo com que não recebêssemos os avisos de mensagens recebidas. Assim, nossas desculpas pela demora em responder à sua mensagem. Muito obrigado por sua mensagem, e por nos acompanhar !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior
Bom dia Fernando Excelente explicações. Gratidão. A minha distração é fazer tábuas de corte utilizando a técnica de marchetaria. Sempre me incomodou o desperdício de cola que ficava na mesa de colagem no final do aperto . Passei a utilizar menos de 1 mm de cola na parede da madeira e reparei o quanto passei a economizar. Tenho uma dúvida, a força da prensagem precisa ser extrema para uma boa colagem ? Ou tem uma referência além do bom senso é claro kkkkkkk Obrigado, paz e luz.
FERNANDO PARABENS MAIS UMA VEZ. ADORO PESSOAS COMPETENTES E ALTAMENTES TÉCNICAS. NÃO É SÓ COLAR POR COLAR. ADORO ASSISTIR SEUS VÍDEOS. ALIÁS CONHECI UM GRANDE AMIGO BELCHIOR E TRABALHAVA COMIGO NO RIO . PRECISAMENTE NA ILHA DO GOVERNADOR. UM GRANDE ABRAÇO.
Bom dia, Fernando. Tenho acompanhado seus conteúdos ultimamente. Além dos ensinamentos e conteúdos sempre muito bem esplanados e completos, observo sempre sua extrema facilidade de comunicação e ótimo português. Parabéns por disseminar seu vasto conhecimento. Te admiro muito.
Grande Fernando ! ótimo vídeo ! claro , principalmente dica quanto a colagem de madeiras oleosas ( caí do cavalo !! ) abraço , continue com seus vídeos .
Alô, José ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Temos um imenso prazer em disseminar conhecimentos de marcenaria. Só pararemos de fazê-los se não for possível. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fiquei muito contente em ver este e outros vídeos técnicos, abordado com profissional altamente qualificado em sua área. Muito bom em saber que neste pais á profissional muito bem formado na teoria e também na pratica.
Parabéns professor.... To aprendendo muito com senhor.... Eu sou fabricante de CNC, então uso suas teorias para ajudar nos meus projetos Estou querendo entrar no mundo da marcenaria.... Mas com tecnologia, usando minhas CNC... Obrigado
Muito boas as informações, você disse e eu descobri a pouco tempo é fazer a limpeza com acetona nas superfícies, isso faz toda a diferença na qualidade de colagem de peças que sofrem muita compressão/torção.
Olá Fernando, tudo tranquilo? Primeiramente que te parabenizar pelos vídeos e pelo belo trabalho executado em sua marcenaria. Segundo que eu queria, se possível, que você me desse uma luz, é o seguinte: meu pai tem uma marcenaria de móveis planejados desde 1984 e aos 12 anos comecei a trabalhar com ele. Hoje ele está passando o bastão pra mim e para o meu irmão e percebo que hoje o mercado não tá tão quente como alguns anos atrás no setor de planejados com MDF, MDP... Venho procurando alternativas para da procedimento a fábrica e conseguir alcançar outros patamares e eu como amante da arte em madeira maciça venho pensando seriamente em agregar móveis feitos exclusivamente de madeira, mas não fugindo do segmento da exclusividade. O que você tem de Conselho? Me dê aquela luz meu amigo, estou precisando e muito. Preciso salvar essa empresa! Forte abraço
Alô, Jr. ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Minhas desculpas pela demora em responder. Estava envolvido com uma instalação em São Paulo e com a produção de alguns vídeos e só ontem voltei a ler minhas mensagens. Por favor, envie um e-mail para fernandoresponde@uol.com.br para conversarmos sobre alternativas de negócios. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Saudações! Mais um ótimo conteúdo Fernando!!! Colagem merece horas de estudos e discussões... Para termos uma colagem perfeita precisamos nos responder umas perguntas.. O que preciso colar? (madeira, papel, vidro etc) Para que vou colar? (uso interno, externo, temporário, alimentício,etc) E como vou colar? (com ou sem prensa, área, quantidade, etc) Sabendo todas estas informaçoes podemos escolher melhor o processo e adesivo com as caracteristicas para atender as necessidades de resistencia, acabamento, produtividade e custo. Quanto a colar de topo é desaconselhavel com a grande maioria dos adesivos, sendo necessário é possível ter otimos resustados utilizando por exe resina epoxi, alguns adesivos de montagem (aquelas tipo embalagem de silicone), entre outras opções, apenas observar as características de cada produto. Abraços!!!!
Caro Fernando, Muito obrigado por mais esta aula, pensei que sabia fazer uma colagem em madeira, vi que não sei nada, a partir de agora tomarei outros cuidados. Abração
Alô, Antônio ! Muito bom ouvir de você ! Muito obrigado pela mensagem. E, sobre nada saber, é ótimo : sinal de quem tem um monte de coisa para a gente descobrir e aprender. Ainda há bilhões de toneladas de coisas para eu aprender em marcenaria - o que me deixa para lá de feliz, porque sei que vou morrer e o objeto de meu interesse não vai ter se acabado .... Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Fico muito encantado com a sua generosidade em compartilhar um das coisas que temos de mais valioso: tempo e conhecimento. Desejo sucesso para o senhor!
Parabéns pela excelente aula. Poderia nos falar sobre a cola de proteína animal, a famosa cola coqueiro. E também se seria uma opção para tabua de corte de carne. Obrigado. Att.: Paulo Peralta / RS
Alô, Paulo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Eu, pessoalmente, nunca trabalhei com a cola coqueiro (chamada, em Inglês, de "hide glue"). Meu professor de marcenaria usou-a no passado. Feita a partir de partes de animais, é usada após aquecimento (ouvi falar de uma versão importada dessa cola que funciona a frio). Tem, assim, esse primeiro problema, de necessitar de um equipamento de aquecimento para que possa ser usada. O segundo problema que ela apresenta refere-se ao cheiro. Dependendo da conservação, pode apresentar um odor muito ruim quando aquecida. A terceira característica que vejo como problema é o fato de que, submetida a altas temperaturas - por exemplo, água fervente - ela se solta. Dessa forma eu, pessoalmente, não usaria a cola coqueiro, dada a probabilidade - alta, a meu ver - de que alguém deseje limpar a tábua de carnes usando água quente (eu, pelo menos, a limparia assim). Respeitada essa condição. é uma cola que funciona perfeitamente, conforme narrado a mim por meu professor de marcenaria. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Olá Fernando parabéns pelos vídeos, fui uma vez em uma fábrica de compensado em Gramado RS, vi que lá eles usavam uma cola feita com Maisena se não me engano, você poderia falar sobre essa cola e suas composições, tem mesmo eficácia, cola com Maisena ou era Farinha de trigo? Bom não sou um profissional da área mas aprendo muito com seus vídeos...um abraço Deus Abençoe.
Alô, Wolverine ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Provavelmente, estavam usando alguma cola uréia formol. Trata-se de uma cola quadricomponente - usa água, resina, farinha de trigo, e um endurecedor. Trata-se de uma cola muito boa e, ao mesmo tempo, um "filler" - um preenchedor. Necessário muito cuidado na sua preparação, dada a necessidade de misturar os componentes na sequência correta, obter homogeneidade da mistura, e prestar muita atenção ao fato de seu uma cola catalisada. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Simplesmente show!!! Fernando trabalho com Manutenção em Hospitais e sempre querem que eu use cola de contato vencida, para colagem de fórmica em porta no osso, disse que não era recomendado, você poderia me auxiliar por gentileza em quais são as consequências em utilizar cola vencida e qual o procedimento ao descarte se necessário? Obrigado...
Alô, Washington ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A cola vencida não apresentará a mesma qualidade de colagem que uma cola que esteja dentro do seu prazo de validade apresenta. Já tivemos algumas experiências aqui deste tipo. Usamos e, quando vamos fazer a colagem, ela não acontece, ou acontece muito fracamente. Quanto ao descarte, é necessário verificar com o fabricante quais os procedimentos recomendados, bem como verificá-los também junto aos órgãos ambientais de sua cidade/estado para ter certeza de que estão em conformidade com as leis de sua região. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Matheus ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Se quiser visitar-nos, para ver ao vivo aquilo que, pela Internet, são só as imagens, será um prazer ! Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando Boa noite, seus vídeos são sempre ótimos! Obrigado por compartilhar seus conhecimentos com a gente Gostaria de saber se a cola de ureia formol, tipo cascamite, é adequada para colar cadeiras Obrigado pela atenção e um abraço
Alô, Fernando !! Muito obrigado por sua mensagem !!! A cola uréia formol pode ser usada para colagem de cadeiras. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Thiago ! Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta. A vida anda meio divertida ;-) ... Muito obrigado por sua mensagem !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Obrigado pelas orientações. Gostei muito. Gostaria de saber sobre a qualidade ou resistência desse tipo de cola usada nos pedaços de madeira nesse vídeo.
Alô, Sérgio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A fim de respondermos de maneira apropriada, devemos executar um teste devidamente conduzido com tais colas, ou seja : para cada tipo de colagem, verificar qual a força necessárias, bem como outras condições, que promovam o descolamento. Isso levaria um tempo. Assim, respondendo à sua pergunta de maneira mais empírica, para auxiliá-lo na tomada de decisões, vamos lá, exibindo as colas da de maior resistência para a de menor resistência (no nosso sentimento), para colagem de madeira : 1) Titebond III; 2) Titebond 50; 3) Cascorez. Para colagem de MDF com MDF, usamos as colas PU reativas, todas elas com resistência similar. Para as colagens de folhas de madeira em grandes superfície (acima dos 100 mm de largura), usamos a cola uréia formol. Para a colagem de fita de bordo, ou folhas de madeira em superfícies menores (largura de colagem inferior a 100 mm), usamos as colas de contato. Para colagens rápidas em gabaritos, ou emergenciais, ou onde a penetração das colas de madeira, devido à sua viscosidade, é difícil, ou onde é difícil manter o aperto, usamos as colas de cianoacrilato - neste caso, sempre em pequenas áreas. Se ficou alguma dúvida, por favor, me acione. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Fernando muito bom os seus videos, eu que estou iniciando neste seguimento , mas como um hoby estou tirando muitas duvidas com eles , um abraço e vamos juntos .....
Caro Mestre Fernando Belchior. Antes de mais nada, meu muito obrigado por compartilhar do seu conhecimento. Seus vídeos são incríveis, sempre nos apresentando o que há de melhor em técnica e didática. Bem, continuando sobre o assunto colas, queria sua opinião da cola de proteína. Já foi bastante usada no passado, porém perdeu mercado para as colas sintéticas. Para fabricação de tábuas de corte, seria uma boa escolha?
Alô, Jair ! Muito obrigado por sua mensagem !!! O uso da cola de proteína - a chamda cola coqueiro, ou "hide glue" em Inglês - não é uma boa alternativa para as tábuas de corte devido à baixa resistência dela à água. Recomendo o uso da Titebond III, por 3 motivos : 1 - excelente resistência à água; 2 - permite contato indireto com alimentos (aprovação do FDA americano); 3 - cola quaisquer espécies de madeira, inclusive as oleosas, com alta resistência. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Parabéns pelo vídeo. Existe uma alternativa à cola de contato, pra fórmica na madeira ou na parede? Acho contato contraprodutiva, passar nos dois lados, o cheiro... Talvez alguma cola tipo fixtudo ou acrílica ? Fix Pro Fortaleza ?
Alô, Luan ! Muito obrigado por sua mensagem !!! No dia 08 de Maio, fizemos o lançamento de um curso on line sobre o assunto. As vendas já foram encerradas. Deveremos lança-lo novamente em Setembro deste ano. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando e demais amigos, boa noite, é verdade que para colar uma madeira na outra exemplo forro paulista fica melhor quando passa um pano umido onde vai a cola? obrigado pela atenção
excelente aula parabéns, gostaria que você apresentasse um video qual tipo de produto de acabamento devo aplicar apos o termio do lixamento de uma peça passo a passo? tenho problema a respeito, desde já agradeço!
Alô, José ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Um vídeo abordando pelo menos o básico sobre acabamento já está na fila. Como pode levar um tempo, se você quiser me ligar para dizer quais as "dores" específicas que você tem, é só fazê-lo, ok ? Ou você pode encaminhar suas dúvidas para o fernandoresponde@uol.com.br Um grande abraço ! Fernando Belchior (12) 9 8148 0883
boa tarde....Sou novo no seu canal.....Acho que vc tem uma didática muito boa......Eu gostaria de saber se vc tem algum projeto de mesa de embutir para uma área de churrasqueira pequena. para quatro pessoas...O Espaço que tenho para instalar essa mesa no espaço: 1,86 mts....Agradeço. Forte Abraço
7 років тому+1
like sempre,vídeos nota 1000,não perco um,forte abraço.
Fernando, é uma delícia assistir aos seus videos. Clareza, precisão nas explicações e uma enorme quantidade de informações úteis. Perdoe-me a indiscrição: qual é a sua formação? Ou seja: onde você aprendeu tudo isso? Grande abraço e meus parabéns.
Alô, Ivan ! Muito obrigado por sua mensagem, e pela generosidade dela !!! Formei-me em Engenharia Mecânica, modalidade Projetos, pela Escola Politécnica da USP, em 1983. Trabalhei em diversas áreas, de diversas empresas, primeiro como executante, e depois como gestor. Com relação à marcenaria : graduei-me como craftsman pelo Rosewood Studio, de Ontario, Canadá, com ênfase em fabricação e design de móveis. Estudo cerca de 10 horas por semana, em média, só sobre marcenaria (sem contar outros assuntos de meu interesse). Adicionalmente, produzo peças para meus clientes, e tenho a honra de ter ao meu lado marceneiros muito mais experientes do que eu (mais de 50 anos de experiência) com os quais converso quase todos os dias. Procuro, assim, alinhar conhecimento acadêmico com vivência diária para preparar os vídeos e demais materiais postados. Espero ter respondido adequadamente à sua pergunta. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Oi Fernando, tudo bem? Aproveito a pergunta do Ivan pra perguntar duas coisas diferentes: sua oficina é em SP? Você dá cursos? Sou um iniciante tipo bem iniciante, mas gosto da estruturação dos seus vídeos, são sempre muito didáticos e se aprofundam no assunto o que é possível no tempo que duram. Minha outra dúvida é sobre as colas em escamas, meu avô era marceneiro naval e ele tinha algumas peças coladas com colas de proteína, tipo cola coqueiro. Ela tem serventia hoje em dia? Apresenta alguma vantagem? Obrigado pela atenção e parabéns pelo trabalho!
Olá,sou novo aqui no canal mas já virei fã do seu trabalho,gostaria de uma explicação sobre a colagem de topo não ser boa,e como fazer essa junção do modo correto, um abraço.
Alô, Márcio ! Muito obrigado por sua mensagem ! Colagens de topo não são boas por um motivo muito simples. Imagine que as fibras da madeira são como canudos. Quando você aplica cola no topo, esses "canudos" "sugam" a cola para o seu interior, fazendo com que pouco dela reste, enfraquecendo a colagem. Há empresas que estão produzindo colas para colagens de topo, mas as próprias empresas recomendam que não sejam colagens onde haja necessidade de grande resistência. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando, ótimo esse vídeo sobre as colas, o q vc tem a dizer da cola coquinho ou as atóxicas para colagem de tábuas de carne ou para alimentos, obrigado
Fernando procurando colas achei seu vídeo. Se for colar algo que requer uma certa tensão, como instrumento de madeira qual usar? Aquela cola que cola e não solte.
Mestre Fernando qual a melhor escolha no caso de prensagem por exemplo de material como filetes de espessura milimétricas. Tipo laminados de filetes de bambu.
Alô, Pedro ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Não conheço melhor método do que o uso de sacos de vácuo. Se usados corretamente, conferem exercício de pressão uniforme, e muito grande, ao que se deseja colar. Veja, por favor, o vídeo cujo link está abaixo : ua-cam.com/video/QLopi9KJkkg/v-deo.html Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando muito obrigado por me ensinar a arte da marcenaria, eu montando uma oficina como hobby aqui em casa e tenho muitas perguntas e a primeira é pqn color topo?
Alô, Fábio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A madeira é formada, basicamente, por canudinhos colados. Os canudinhos são as fibras - celulose - e a cola que os une é a lignina. Quando você passa cola no topo da madeira, as fibras "chupam" a cola para o seu interior, produzindo o que se chama em Inglês de "starving joint" - uma junta "faminta"... faminta de cola. Acabamos, assim, com uma baixa quantidade de cola na junta, produzindo uma colagem fraca. Além disso, embora eu não tenha encontrado ainda informação sobre isso, creio que a ligação mecânica, bem como a ligação química, nas colagens de topo, é inerentemente mais fraca do que nas colagens de fibra com fibra. Esta última parte, reforço, é "feeling", e não conhecimento embasado em ciência, devendo ser, assim, descartado, até comprovação. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Ola Fernando! Mais um ótimo vídeo, parabéns. Fiquei em dúvida a respeito da cola para uso em folhas de madeira, na qual vc não citou a cola de contato que eu sempre ouvi falar que seria a cola adequada. Grato, Ari
Alô, Aristarcho ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Antes de responder, minhas desculpas pela demora. A vida anda meio divertida, e estou pulando mais do que pipoca para dar conta... A cola de contato apresenta, para colagem de folhas, dois problemas, a saber : 1 - quando você tem colagens com larguras superiores a 10, 12 cm, e grande comprimento, fica difícil manusear a folha e impedir que ela toque, inadvertidamente, o substrato onde será colada, causando colagens indesejadas, produzindo bolhas ou torções na folha. Esse problema é de fácil entendimento (assim creio); 2 - há um segundo problema, relatado por três marceneiros extremamente experientes com quem conversei (mais de 140 anos de experiência reunidos) : eles me relataram, sem saber explicar a causa do fenômeno que, em grandes áreas, com o tempo, a folha colada começa a despreender-se. Reforço que isso me foi relatado por 3 pessoas diferentes, todas elas com vasta experiência de marcenaria. Fico lhe devendo a causa do problema, dado que não descoberta por mim até o momento. Qualquer dúvida, favor acionar-me. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Bom dia, Fernando.Meu nome é Elias, tenho marcenaria a 20 anos. Trabalho muito com MDF e Compensado, mas estou iniciando com madeira massisa. Ok?Consegui umas máquinas estacionárias como tupia de mesa, serra fita é uma desempenadeira, pois através de seus vídeos eu aprendi regular a serra de fita, mais estou um um problema com a desempenadeia, no alinhamento das facas, vc pode me ajudar? Eu agradeço.
Alô, Elias ! Muito obrigado por sua mensagem ! Vamos fazer um vídeo sobre regulagem de facas nestas máquinas. Só tenha um pouco de paciência, porque já há uma fila de vídeos. Se a coisa estiver apertada, me ligue : (12) 9 8148 0883. Pode usar o Whatsapp. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Caro Fernando. Vejo que você é um dos poucos profissionais que publica no UA-cam que se preocupa, efetivamente, em disseminar conhecimento, e não como forma de se projetar. Tenho visto vídeos sobre marcenaria, mormente amadora, de postagens de inúmeros youtubers em todo o mundo, com maior incidência dos americanos e canadenses. Por aqui, dificilmente se vê vídeos com as qualidades que você destaca. Portanto, parabéns! É nós, amadores ou hobbistas, agradecemos. Abraço!
Alô, Elson !
Muito obrigado por sua mensagem, e pela generosidade que ela encerra. De coração.
Mensagens como a sua, e todas que temos recebido, são uma fonte de estímulo enorme para que façamos cada vez melhor.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Realmente, seus vídeos são equivalentes aos videos estrangeiros, com detalhes, capricho e é claro, com muito conhecimento.
Alô, Mafra !
Só agora vi sua mensagem. Minhas desculpas pela demora na resposta.
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Marceneiro fino é outro nível, só não aprende quem não quer. Explicadíssimo. Parabéns e obrigada pelo ensinamento.
Concordo plenamente.
Suas falas são carregadas de muita informação. Engrandecedor para quem quer aprender de verdade.
Muito Bom a sua aula,não sou da área,mas gostei muito das suas dícas sobre colagem, Parabéns pelo canal
Alô, Élzio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Como sempre mais uma lição, tudo se torna simples em suas mãos, mãos abençoadas.
Almir, alô !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Cara, vc é um mestre da marcenaria fina. Gostei muito das dicas, principalmente da colagem de topo.
Alô, Itamar !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Não me canso de falar q ninguém explica tão bem como o Fernando .
Parabéns , Deus proteja vc , sua equipe e família
Aureo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem, para la' de generosa para comigo !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Seu Trato com a Madeira é Único
Alô, Danilo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Vídeo postado explicado com detalhes e objetivo
acabei de assistir alguns vídeos seus agora, depois de um bom dia de um gratificante trabalho. ainda não conhecia suas postagens e vendo seu trabalho voluntário em compartilhar conhecimento pensei: agora achei alguém com autoridade no assunto. nesses poucos vídeos que assisti já aprendi um bocado de coisas novas... estou realmente muito grato. nasci pra marcenaria, amo o que faço, mas ainda estou engatinhando pelo mdf, compensado, etc. quero amadurecer nesse elevado nível da madeira.
Alô, Paulo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Entendo bem sua descrição de paixão, porque marcenaria para mim é isso : paixão pura....
Que voc6e sgia sempre nesse caminho, e que seja feliz estando nele.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
10:00 os cachorros até correram quando falou em colagem de topo!!!!
mais uma vez obrigado pelas aulas que vem tornando meu hobby cada vez mais prazeroso!!!
Alô, jl chao !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado Fernando pelas aulas. São conhecimentos numa linguagem totalmente acessível e de um valor inestimável. Precisamos ter essa mentalidade de buscar sempre o conhecimento, para melhor desenvolvermos como profissionais e hobistas. Valeu!!!!
Alô, Álvaro !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Show de aula sobre colagem
Alô, Délcio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Bom dia.
Fernando vc é o cara.
Assistir seus vídeos é aprender. Muito obrigado por mais esta aula a cada vídeo somo mais conhecimento. Forte abraço.
Armando, muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Rapaz, isto é que é trabalhar com excelência. Parabéns!
Alô, Abdalla !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelente apresentação, sua didática é ótima e foi a melhor explicação objetiva sobre colas, faça mais videos..vc leva jeito para isso...parabéns!
Caramba, sabe tudo no tocante à cola, imagina nos resultados dos trabalhos. Parabéns.
Alô, Nilmar !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Agradeço a generosidade do comentário. Esclareço que, a cada diz que passa, percebo ainda mais a enormidade da minha ignorância - o que é um baita estímulo, dado que morrerei e a quantidade de coisas a aprender nunca se acabará !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa fessôr, é..., que a colagem de topo eu já sabia que não era tão segura, sabia, mas que "never". Faço alguns trabalhos de segmentados no torno e às vezes faz se necessário colar de tôpo, vou procurar evitar tal situação. Obrigado fessôr.
demontra conhecimento profundo sem arrogância ,fora a simpatia e astral tranquilo que demostra que sabe o que faz e fala ..parabéns ..!!!
Alô, Jairo !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom Fernando
Fabiano, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Boa Fernando...nota mil pra você...aprendi com teu vídeo coisas que não tinha a mínima noção...
Alô, Carlos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Me inscrevi no seu canal após assistir esse vídeo, já vou partir para os outros. Não foi um vídeo, foi um show de técnica e conhecimento. Obrigado por partilhar conosco.
Alô, Beto !
Um problema na nossa configuração do UA-cam estava fazendo com que não recebêssemos os avisos de mensagens recebidas. Assim, nossas desculpas pela demora em responder à sua mensagem.
Muito obrigado por sua mensagem, e por nos acompanhar !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior
Aula de mestre é outra coisa. Parabéns, muito bem explicado e de extrema utilidade. Grande abraço e sucesso Fernando.
Alô, Adilson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Bom dia Fernando
Excelente explicações. Gratidão.
A minha distração é fazer tábuas de corte utilizando a técnica de marchetaria. Sempre me incomodou o desperdício de cola que ficava na mesa de colagem no final do aperto . Passei a utilizar menos de 1 mm de cola na parede da madeira e reparei o quanto passei a economizar.
Tenho uma dúvida, a força da prensagem precisa ser extrema para uma boa colagem ? Ou tem uma referência além do bom senso é claro kkkkkkk
Obrigado, paz e luz.
Que aula. Bravo 👏👏👏👏
Marc, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
FERNANDO PARABENS MAIS UMA VEZ. ADORO PESSOAS COMPETENTES E ALTAMENTES TÉCNICAS. NÃO É SÓ COLAR POR COLAR. ADORO ASSISTIR SEUS VÍDEOS. ALIÁS CONHECI UM GRANDE AMIGO BELCHIOR E TRABALHAVA COMIGO NO RIO . PRECISAMENTE NA ILHA DO GOVERNADOR. UM GRANDE ABRAÇO.
Alô, Henrique !
Muito obrigado por sua mensagem, e pela generosidade que ela encerra !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Vendo e aprendendo. E agora tem até PDF? Mais uma vez, parabéns!!!
Alô, Alberto !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Parabéns. Apresentação altamente clara e objetiva.
Alô, Maurício !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Extremamente profissional imaterial.
Parabéns
Alô, Douglas !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelente explanação! Parabéns!
Muito obrigado !!!
Bom dia, Fernando.
Tenho acompanhado seus conteúdos ultimamente.
Além dos ensinamentos e conteúdos sempre muito bem esplanados e completos, observo sempre sua extrema facilidade de comunicação e ótimo português.
Parabéns por disseminar seu vasto conhecimento.
Te admiro muito.
Fábio, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Grande Fernando ! ótimo vídeo ! claro , principalmente dica quanto a colagem de madeiras oleosas ( caí do cavalo !! ) abraço , continue com seus vídeos .
Alô, José !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Temos um imenso prazer em disseminar conhecimentos de marcenaria. Só pararemos de fazê-los se não for possível.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fiquei muito contente em ver este e outros vídeos técnicos, abordado com profissional altamente qualificado em sua área. Muito bom em saber que neste pais á profissional muito bem formado na teoria e também na pratica.
Parabéns show de ensinamento
Alô, Rosival !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Grande mestre, muito obrigado pelos ensinamentos! Que Deus abençoe a sua vida!
Felipe, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Você entende muito de cola, eu também entendo, passo de ano sempre...he he. Gostei do vídeo-aula.
Cara, teus vídeos são simplesmente fenomenais.
Alô Rafael !
Muito obrigado por sua mensagem e por nos acompanhar.
Grande abraço,
Fernando Belchior e equipe.
Ótima didática.
Parabéns professor.... To aprendendo muito com senhor.... Eu sou fabricante de CNC, então uso suas teorias para ajudar nos meus projetos
Estou querendo entrar no mundo da marcenaria.... Mas com tecnologia, usando minhas CNC... Obrigado
Alô, João !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Boas usinagens em madeira, usando CNC, para você !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito boas as informações, você disse e eu descobri a pouco tempo é fazer a limpeza com acetona nas superfícies, isso faz toda a diferença na qualidade de colagem de peças que sofrem muita compressão/torção.
Alô, Caldeira !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Com estas explicações do mestre não há como restarem dúvidas!!!
Olá Fernando, tudo tranquilo? Primeiramente que te parabenizar pelos vídeos e pelo belo trabalho executado em sua marcenaria. Segundo que eu queria, se possível, que você me desse uma luz, é o seguinte: meu pai tem uma marcenaria de móveis planejados desde 1984 e aos 12 anos comecei a trabalhar com ele. Hoje ele está passando o bastão pra mim e para o meu irmão e percebo que hoje o mercado não tá tão quente como alguns anos atrás no setor de planejados com MDF, MDP... Venho procurando alternativas para da procedimento a fábrica e conseguir alcançar outros patamares e eu como amante da arte em madeira maciça venho pensando seriamente em agregar móveis feitos exclusivamente de madeira, mas não fugindo do segmento da exclusividade. O que você tem de Conselho?
Me dê aquela luz meu amigo, estou precisando e muito. Preciso salvar essa empresa!
Forte abraço
Alô, Jr. !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Minhas desculpas pela demora em responder. Estava envolvido com uma instalação em São Paulo e com a produção de alguns vídeos e só ontem voltei a ler minhas mensagens.
Por favor, envie um e-mail para fernandoresponde@uol.com.br para conversarmos sobre alternativas de negócios.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Fernando, outra excelente aula, Parabens.
Parabéns pela aula, sobre colas excelente vídeo!
Paulo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Muito bom, Fernando! Mais uma aula interessante, hoje sobre colagens. Valeu!
Alô, Romeu !
Muito bom ouvir de você.
Muito obrigado pela mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Grande aula, Fernando!
Muito obrigado por todo conhecimento que tem compartilhado. : )
Alô, Marcelo !
Muito bom ouvir de você !!!
Muito obrigado por sua mensagem !
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Vendo e aprendendo. E agora tem até PDF? Mais uma vez, parabéns!!! Abs.
obrigado pelas dicas....adorei a parte final....vai me ajudar a melhorar minhas tabuas de corte de carne
Alô, Adriano !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Fico feliz pelo fato de ter sido útil.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Saudações! Mais um ótimo conteúdo Fernando!!!
Colagem merece horas de estudos e discussões...
Para termos uma colagem perfeita precisamos nos responder umas perguntas..
O que preciso colar? (madeira, papel, vidro etc)
Para que vou colar? (uso interno, externo, temporário, alimentício,etc)
E como vou colar? (com ou sem prensa, área, quantidade, etc)
Sabendo todas estas informaçoes podemos escolher melhor o processo e adesivo com as caracteristicas para atender as necessidades de resistencia, acabamento, produtividade e custo.
Quanto a colar de topo é desaconselhavel com a grande maioria dos adesivos, sendo necessário é possível ter otimos resustados utilizando por exe resina epoxi, alguns adesivos de montagem (aquelas tipo embalagem de silicone), entre outras opções, apenas observar as características de cada produto.
Abraços!!!!
Jóia professor!! Gostei do seu trabalho. Um forte abraço.
Alô, Flávio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Professor sou um grande fã do Sr. Parabéns pelo canal.
Excelente! Aprendendo muito.
Alô, Ronaldo !
Muito obrigado por mais esta mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Caro Fernando,
Muito obrigado por mais esta aula, pensei que sabia fazer uma colagem em madeira, vi que não sei nada, a partir de agora tomarei outros cuidados.
Abração
Alô, Antônio !
Muito bom ouvir de você !
Muito obrigado pela mensagem. E, sobre nada saber, é ótimo : sinal de quem tem um monte de coisa para a gente descobrir e aprender.
Ainda há bilhões de toneladas de coisas para eu aprender em marcenaria - o que me deixa para lá de feliz, porque sei que vou morrer e o objeto de meu interesse não vai ter se acabado ....
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Fico muito encantado com a sua generosidade em compartilhar um das coisas que temos de mais valioso: tempo e conhecimento. Desejo sucesso para o senhor!
Obrigado pelos video! Muito bem explicados.
Lucas, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Grande Fernando! Sempre com vídeos muito bem explicados, facilitando nossa aprendizagem!
Parabéns!
Alô, Robson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns Fernando, aula de muita qualidade.
Muito legal a aula. Parabéns Belchior
Alô, Din !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ótima aula Mestre Fernando. Obrigado.
Grande Mestre, muito obrigado!
Alô, Cláudio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns pela excelente aula. Poderia nos falar sobre a cola de proteína animal, a famosa cola coqueiro. E também se seria uma opção para tabua de corte de carne. Obrigado. Att.: Paulo Peralta / RS
Alô, Paulo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Eu, pessoalmente, nunca trabalhei com a cola coqueiro (chamada, em Inglês, de "hide glue"). Meu professor de marcenaria usou-a no passado.
Feita a partir de partes de animais, é usada após aquecimento (ouvi falar de uma versão importada dessa cola que funciona a frio). Tem, assim, esse primeiro problema, de necessitar de um equipamento de aquecimento para que possa ser usada.
O segundo problema que ela apresenta refere-se ao cheiro. Dependendo da conservação, pode apresentar um odor muito ruim quando aquecida.
A terceira característica que vejo como problema é o fato de que, submetida a altas temperaturas - por exemplo, água fervente - ela se solta.
Dessa forma eu, pessoalmente, não usaria a cola coqueiro, dada a probabilidade - alta, a meu ver - de que alguém deseje limpar a tábua de carnes usando água quente (eu, pelo menos, a limparia assim).
Respeitada essa condição. é uma cola que funciona perfeitamente, conforme narrado a mim por meu professor de marcenaria.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Acompanhando o canal! Cada vídeo é uma excelente aula, obrigada!
Alô, Maria !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Bom dia e muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos, aprender é sempre bom 😁 ganhou mais um inscrito 👍.
André, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Olá Fernando parabéns pelos vídeos, fui uma vez em uma fábrica de compensado em Gramado RS, vi que lá eles usavam uma cola feita com Maisena se não me engano, você poderia falar sobre essa cola e suas composições, tem mesmo eficácia, cola com Maisena ou era Farinha de trigo? Bom não sou um profissional da área mas aprendo muito com seus vídeos...um abraço Deus Abençoe.
Alô, Wolverine !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Provavelmente, estavam usando alguma cola uréia formol. Trata-se de uma cola quadricomponente - usa água, resina, farinha de trigo, e um endurecedor.
Trata-se de uma cola muito boa e, ao mesmo tempo, um "filler" - um preenchedor.
Necessário muito cuidado na sua preparação, dada a necessidade de misturar os componentes na sequência correta, obter homogeneidade da mistura, e prestar muita atenção ao fato de seu uma cola catalisada.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando Belchior - Marcenaria Fina sim, eu é que agradeço pelos seus encinamentos... abraço Deus Abençoe...
Simplesmente show!!! Fernando trabalho com Manutenção em Hospitais e sempre querem que eu use cola de contato vencida, para colagem de fórmica em porta no osso, disse que não era recomendado, você poderia me auxiliar por gentileza em quais são as consequências em utilizar cola vencida e qual o procedimento ao descarte se necessário? Obrigado...
Alô, Washington !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A cola vencida não apresentará a mesma qualidade de colagem que uma cola que esteja dentro do seu prazo de validade apresenta. Já tivemos algumas experiências aqui deste tipo. Usamos e, quando vamos fazer a colagem, ela não acontece, ou acontece muito fracamente.
Quanto ao descarte, é necessário verificar com o fabricante quais os procedimentos recomendados, bem como verificá-los também junto aos órgãos ambientais de sua cidade/estado para ter certeza de que estão em conformidade com as leis de sua região.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, muito obrigado pelos esclarecimentos e pela resposta rápida...que vc continue com esse trabalho maravilhoso...
Alô, Washington !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
mds que qualidade de marcenaria chega ser incrivel
Alô, Matheus !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se quiser visitar-nos, para ver ao vivo aquilo que, pela Internet, são só as imagens, será um prazer !
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom!
Só uma perguntinha, qual a melhor cola para colar madeira em parede de alvenaria??
O vídeo mais esperado. Obrigado
Alô, Leandro !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Olá Fernando Boa noite, seus vídeos são sempre ótimos! Obrigado por compartilhar seus conhecimentos com a gente Gostaria de saber se a cola de ureia formol, tipo cascamite, é adequada para colar cadeiras Obrigado pela atenção e um abraço
Alô, Fernando !!
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A cola uréia formol pode ser usada para colagem de cadeiras.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando Belchior - Marcenaria Fina Obrigado pela atenção meu caro!!!! Abraços
Muito bom.
Bem explicado.
Obrigado por essas dicas!
Murilo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Gostei da explicação parabéns
Muito obrigado !
parabéns !!! mais uma dicas super importante
Alô, Leonaldo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Muito bom amigo, excelente, muito obrigado por compartilhar conhecimento, grande abraço
Alô, Danilo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Oi Fernando, parabéns! As questóes levantadas são sempre muito pertinentes
Alô, Anderson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Excelente video, muito instrutivo.
Alô, Thiago !
Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta. A vida anda meio divertida ;-) ...
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado pelas orientações. Gostei muito.
Gostaria de saber sobre a qualidade ou resistência desse tipo de cola usada nos pedaços de madeira nesse vídeo.
Alô, Sérgio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A fim de respondermos de maneira apropriada, devemos executar um teste devidamente conduzido com tais colas, ou seja : para cada tipo de colagem, verificar qual a força necessárias, bem como outras condições, que promovam o descolamento.
Isso levaria um tempo.
Assim, respondendo à sua pergunta de maneira mais empírica, para auxiliá-lo na tomada de decisões, vamos lá, exibindo as colas da de maior resistência para a de menor resistência (no nosso sentimento), para colagem de madeira :
1) Titebond III;
2) Titebond 50;
3) Cascorez.
Para colagem de MDF com MDF, usamos as colas PU reativas, todas elas com resistência similar.
Para as colagens de folhas de madeira em grandes superfície (acima dos 100 mm de largura), usamos a cola uréia formol.
Para a colagem de fita de bordo, ou folhas de madeira em superfícies menores (largura de colagem inferior a 100 mm), usamos as colas de contato.
Para colagens rápidas em gabaritos, ou emergenciais, ou onde a penetração das colas de madeira, devido à sua viscosidade, é difícil, ou onde é difícil manter o aperto, usamos as colas de cianoacrilato - neste caso, sempre em pequenas áreas.
Se ficou alguma dúvida, por favor, me acione.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Legal o vídeo ewclarece bem. Eu no caso uso a cola aninal, da um pouco mais de trabalho
Fernando muito bom os seus videos, eu que estou iniciando neste seguimento , mas como um hoby estou tirando muitas duvidas com eles , um abraço e vamos juntos .....
Alô, Lojão !~
Muito obrigado por sua mensagem !!!
No que eu puder ajudá-lo com informações, conte comigo !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Caro Mestre Fernando Belchior. Antes de mais nada, meu muito obrigado por compartilhar do seu conhecimento. Seus vídeos são incríveis, sempre nos apresentando o que há de melhor em técnica e didática. Bem, continuando sobre o assunto colas, queria sua opinião da cola de proteína. Já foi bastante usada no passado, porém perdeu mercado para as colas sintéticas. Para fabricação de tábuas de corte, seria uma boa escolha?
Alô, Jair !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
O uso da cola de proteína - a chamda cola coqueiro, ou "hide glue" em Inglês - não é uma boa alternativa para as tábuas de corte devido à baixa resistência dela à água.
Recomendo o uso da Titebond III, por 3 motivos :
1 - excelente resistência à água;
2 - permite contato indireto com alimentos (aprovação do FDA americano);
3 - cola quaisquer espécies de madeira, inclusive as oleosas, com alta resistência.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito obrigado mestre!
Alô, Jair !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns pelo vídeo. Existe uma alternativa à cola de contato, pra fórmica na madeira ou na parede? Acho contato contraprodutiva, passar nos dois lados, o cheiro... Talvez alguma cola tipo fixtudo ou acrílica ? Fix Pro Fortaleza ?
Fernando obrigado pelo os vídeos você poderia falar sobre orçamentos como cobrar o preço certo
Alô, Luan !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
No dia 08 de Maio, fizemos o lançamento de um curso on line sobre o assunto. As vendas já foram encerradas.
Deveremos lança-lo novamente em Setembro deste ano.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando e demais amigos, boa noite, é verdade que para colar uma madeira na outra exemplo forro paulista fica melhor quando passa um pano umido onde vai a cola? obrigado pela atenção
Ótima aula! Obrigado.
Alô, Ivan !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Fernando, tem algum vídeo seu falando como você começou? Se não fica aqui minha sugestão.
excelente aula parabéns, gostaria que você apresentasse um video qual tipo de produto de acabamento devo aplicar apos o termio do lixamento de uma peça passo a passo? tenho problema a respeito, desde já agradeço!
Alô, José !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um vídeo abordando pelo menos o básico sobre acabamento já está na fila. Como pode levar um tempo, se você quiser me ligar para dizer quais as "dores" específicas que você tem, é só fazê-lo, ok ?
Ou você pode encaminhar suas dúvidas para o fernandoresponde@uol.com.br
Um grande abraço !
Fernando Belchior
(12) 9 8148 0883
boa tarde....Sou novo no seu canal.....Acho que vc tem uma didática muito boa......Eu gostaria de saber se vc tem algum projeto de mesa de embutir para uma área de churrasqueira pequena. para quatro pessoas...O Espaço que tenho para instalar essa mesa no espaço: 1,86 mts....Agradeço.
Forte Abraço
like sempre,vídeos nota 1000,não perco um,forte abraço.
Alô, sobrevivência e afins !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Fernando, é uma delícia assistir aos seus videos. Clareza, precisão nas explicações e uma enorme quantidade de informações úteis. Perdoe-me a indiscrição: qual é a sua formação? Ou seja: onde você aprendeu tudo isso? Grande abraço e meus parabéns.
Alô, Ivan !
Muito obrigado por sua mensagem, e pela generosidade dela !!!
Formei-me em Engenharia Mecânica, modalidade Projetos, pela Escola Politécnica da USP, em 1983. Trabalhei em diversas áreas, de diversas empresas, primeiro como executante, e depois como gestor.
Com relação à marcenaria : graduei-me como craftsman pelo Rosewood Studio, de Ontario, Canadá, com ênfase em fabricação e design de móveis. Estudo cerca de 10 horas por semana, em média, só sobre marcenaria (sem contar outros assuntos de meu interesse).
Adicionalmente, produzo peças para meus clientes, e tenho a honra de ter ao meu lado marceneiros muito mais experientes do que eu (mais de 50 anos de experiência) com os quais converso quase todos os dias.
Procuro, assim, alinhar conhecimento acadêmico com vivência diária para preparar os vídeos e demais materiais postados.
Espero ter respondido adequadamente à sua pergunta.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Oi Fernando, tudo bem?
Aproveito a pergunta do Ivan pra perguntar duas coisas diferentes: sua oficina é em SP? Você dá cursos? Sou um iniciante tipo bem iniciante, mas gosto da estruturação dos seus vídeos, são sempre muito didáticos e se aprofundam no assunto o que é possível no tempo que duram.
Minha outra dúvida é sobre as colas em escamas, meu avô era marceneiro naval e ele tinha algumas peças coladas com colas de proteína, tipo cola coqueiro. Ela tem serventia hoje em dia? Apresenta alguma vantagem?
Obrigado pela atenção e parabéns pelo trabalho!
Boa tarde Fernando .
Que tipo de cola é usada na colagem de madeira que resista a água .
Como por exemplo , TEKA PAINEL
Olá,sou novo aqui no canal mas já virei fã do seu trabalho,gostaria de uma explicação sobre a colagem de topo não ser boa,e como fazer essa junção do modo correto, um abraço.
Alô, Márcio !
Muito obrigado por sua mensagem !
Colagens de topo não são boas por um motivo muito simples. Imagine que as fibras da madeira são como canudos. Quando você aplica cola no topo, esses "canudos" "sugam" a cola para o seu interior, fazendo com que pouco dela reste, enfraquecendo a colagem.
Há empresas que estão produzindo colas para colagens de topo, mas as próprias empresas recomendam que não sejam colagens onde haja necessidade de grande resistência.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando, ótimo esse vídeo sobre as colas, o q vc tem a dizer da cola coquinho ou as atóxicas para colagem de tábuas de carne ou para alimentos, obrigado
Ótimo vídeo. Obrigado por compartilhar o conhecimento e experiência.
Alô, Alison !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Muito boas suas explicações!!
Alô, André !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Fernando procurando colas achei seu vídeo. Se for colar algo que requer uma certa tensão, como instrumento de madeira qual usar? Aquela cola que cola e não solte.
Valeu!!!
Mais um aprendizado, achava que era só passar a cola, abraço bom final de semana.
Alô, Fabiano !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Ótimas dicas.
Carlos, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando você poderia fazer um vídeo sobre selagem, resinas, endurecimento de madeira e até do tal Pentacryl ? Abraços
Alô, Pedro !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Pedido anotado !
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Mestre Fernando qual a melhor escolha no caso de prensagem por exemplo de material como filetes de espessura milimétricas. Tipo laminados de filetes de bambu.
Alô, Pedro !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Não conheço melhor método do que o uso de sacos de vácuo.
Se usados corretamente, conferem exercício de pressão uniforme, e muito grande, ao que se deseja colar.
Veja, por favor, o vídeo cujo link está abaixo :
ua-cam.com/video/QLopi9KJkkg/v-deo.html
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando muito obrigado por me ensinar a arte da marcenaria, eu montando uma oficina como hobby aqui em casa e tenho muitas perguntas e a primeira é pqn color topo?
Alô, Fábio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A madeira é formada, basicamente, por canudinhos colados. Os canudinhos são as fibras - celulose - e a cola que os une é a lignina.
Quando você passa cola no topo da madeira, as fibras "chupam" a cola para o seu interior, produzindo o que se chama em Inglês de "starving joint" - uma junta "faminta"... faminta de cola.
Acabamos, assim, com uma baixa quantidade de cola na junta, produzindo uma colagem fraca. Além disso, embora eu não tenha encontrado ainda informação sobre isso, creio que a ligação mecânica, bem como a ligação química, nas colagens de topo, é inerentemente mais fraca do que nas colagens de fibra com fibra.
Esta última parte, reforço, é "feeling", e não conhecimento embasado em ciência, devendo ser, assim, descartado, até comprovação.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ola Fernando!
Mais um ótimo vídeo, parabéns.
Fiquei em dúvida a respeito da cola para uso em folhas de madeira, na qual vc não citou a cola de contato que eu sempre ouvi falar que seria a cola adequada.
Grato,
Ari
Alô, Aristarcho !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Antes de responder, minhas desculpas pela demora. A vida anda meio divertida, e estou pulando mais do que pipoca para dar conta...
A cola de contato apresenta, para colagem de folhas, dois problemas, a saber :
1 - quando você tem colagens com larguras superiores a 10, 12 cm, e grande comprimento, fica difícil manusear a folha e impedir que ela toque, inadvertidamente, o substrato onde será colada, causando colagens indesejadas, produzindo bolhas ou torções na folha. Esse problema é de fácil entendimento (assim creio);
2 - há um segundo problema, relatado por três marceneiros extremamente experientes com quem conversei (mais de 140 anos de experiência reunidos) : eles me relataram, sem saber explicar a causa do fenômeno que, em grandes áreas, com o tempo, a folha colada começa a despreender-se. Reforço que isso me foi relatado por 3 pessoas diferentes, todas elas com vasta experiência de marcenaria. Fico lhe devendo a causa do problema, dado que não descoberta por mim até o momento.
Qualquer dúvida, favor acionar-me.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Bom dia, Fernando.Meu nome é Elias, tenho marcenaria a 20 anos. Trabalho muito com MDF e Compensado, mas estou iniciando com madeira massisa. Ok?Consegui umas máquinas estacionárias como tupia de mesa, serra fita é uma desempenadeira, pois através de seus vídeos eu aprendi regular a serra de fita, mais estou um um problema com a desempenadeia, no alinhamento das facas, vc pode me ajudar? Eu agradeço.
Alô, Elias !
Muito obrigado por sua mensagem !
Vamos fazer um vídeo sobre regulagem de facas nestas máquinas.
Só tenha um pouco de paciência, porque já há uma fila de vídeos.
Se a coisa estiver apertada, me ligue : (12) 9 8148 0883.
Pode usar o Whatsapp.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.