Já li o livro, abriu meus olhos para uma nova forma de ver a economia. Ele realmente foi um marco para minha forma de pensar. Agora, gostaria de ressaltar uns pontos. Acredito que esse livro seja muito informativo e poderia servir de grande base para a formulação de políticas públicas e avaliação de políticas públicas (tema que eu estudo na minha graduação de gestão de políticas públicas). Mas vi uma grande lacuna que, pelo conhecimento que a autora tem sobre o tema, me parece até proposital e que tira o crédito de todo uma bagagem de conhecimento (que fui conhecer me aprofundando no assunto) que se montou pra ela escrever esse livro e ela não deu reconhecimento. A economia donut na verdade é um outro nome para uma corrente da economia que já existia, a economia ecológica (ecoeco). O que a autora faz, que facilitou muito a forma de interpretar e passar a ideia da ecoeco foi o desenho em donut. Mas todas as demais ideias que ela trás estão baseadas em uma coisa que já existia e tem um debate mais profundo. Por exemplo o ecocapitalismo e o ecossocialismo. Essas correntes entendem os limites do mundo, mas são diferentes formas da gente não passar deles. Será que uma economia de livre iniciativa, que se baseia (como o próprio Adam Smith afirma) na vontade individual da riqueza, com um reduzido poder estatal que diminui cada vez mais diante do poder e independência de empresas multinacionais (que saem de qualquer país que tenha uma taxa maior sobre poluição ambiental), que presa o crescimento econômico infinito (pois o ganho da eficiência nos processos de produção gerada desemprego e logo pessoas que não podem comprar produtos) é o sistema ideal? É realista pensar que os donos do poder econômico vão aceitar uma redução da atividade econômica para salvarmos a nossa existência? Ou simplesmente vão fazer pose para falar que apoiam as medidas enquanto transferem mais fábricas para países pobres do mundo que ninguém nem lembra que existem, enquanto eles contratam especialistas em marketing para nos convencer a comprar um bando de coisa que não precisamos? Aí surge propostas como o ecossocialismo, afirmando que é o próprio sistema capitalista que gera esses problemas ambientais e que as taxas sobre carbono não só são legitimidade pra quem tem mais dinheiro poluir mais, mas que até hoje o "desenvolvimento sustentável" só serviu de slogan para deixar tudo como tá. Existem outras propostas também, como o estado de bem estar sustentável, que cai em alguns problemas do ecocapitalismo, mas trás para a gente ferramentas concretas para o que é possível no presente. Redistribuindo renda e regulando fortemente a economia (que é mais ou menos a proposta da Katie, mas de novo, ela deixou de lado o reconhecimento desse debate, que afastou um debate de como concretamente vai ser nossa economia)
Cara, por que esse vídeo só tem 3 mil visualizações? Fê, muitíssimo obrigada pelo seu conteúdo! Conheço seu canal há uns 2 anos, mas confesso que não estava pronta pra essa conversa. Ano passado comecei um mochilão pelo Brasil e comecei a abrir a cabeça pra um mundo novo e possível. Pretendo registrar meus primeiros passos aqui no UA-cam e queria que soubesse que você é uma super inspiração!
Seria revolucionário se conseguissem realizar uma nova avaliação econômica de vários paises, considerando estes novos modelos, e comparassem com o antiquado PIB, publicando os resultados.
Amei o conceito, vou pesquisar mais... Apenas acho que nosso país precisa evoluir mais moralmente para que algo assim possa ser implantado por aqui. Enquanto mantivermos nossa mentalidade corrupta e que sempre quer levar vantagem em tudo, nada vai mudar.
que conteúdo maravilhoso! nos dá um pouquinho de esperança de que os problemas podem ser solucionados em tempos tão sombrios quanto o que estamos vivendo 💔 mas de que maneira colocar em prática esta economia aqui no Brasil? como pressionar os nossos representantes a adotar ou tentar se aproximar desse modelo? porque sinceramente não consigo ver isso acontecendo por aqui. é tanto desserviço, crimes de Estado e violências à Constituição...
A pandemia passou, o capitalismo seguiu mais que nunca... e a conta das mudanças climáticas chegou... é bom o otimismo... mas a realidade é hobbesiana. Mas parabéns pelo excelente vídeo.
Oi, lindona! Eu sei que não é o lugar pra perguntar sobre isso, mas não achei um "Fale Conosco" no site. Está a informação para comprar o copo por preço de custo, mas eu clico e dá erro. ☹️ Sempre quis adquirir o seu copo mas nunca pude comprar por causa do preço. Ele vale o preço, Fê, e eu adoro o seu trabalho (inclusive sou carioca e adoraria fazer parte do seu trabalho 💚🌱)! Seria um prazer ajudar o seu trabalho adquirindo o copo! Ando com uma garrafa pra tudo que é lado e ela ocupa muito espaço, seu copo é um sonho rs. Só que a pessoa aqui tá desempregada há sete anos... Minimalismo também fala sobre educação financeira, né? Tava querendo saber como adquirir pelo preço de custo mas o link não tá valendo... Pode me ajudar? (Não uso Instagram, esse foi meu jeito de falar com você.) Beijos! Saúde!
Muito interessante! Vou pesquisar mais a respeito. Que delicia teus vídeos ! São um incentivo, uma dose de ânimo para quem quer sair dessa bolha do consumismo !
Muito legal! Bem interessante.
Sensacional exposição desse tema! Parabéns!!!!
Já li o livro, abriu meus olhos para uma nova forma de ver a economia. Ele realmente foi um marco para minha forma de pensar. Agora, gostaria de ressaltar uns pontos.
Acredito que esse livro seja muito informativo e poderia servir de grande base para a formulação de políticas públicas e avaliação de políticas públicas (tema que eu estudo na minha graduação de gestão de políticas públicas). Mas vi uma grande lacuna que, pelo conhecimento que a autora tem sobre o tema, me parece até proposital e que tira o crédito de todo uma bagagem de conhecimento (que fui conhecer me aprofundando no assunto) que se montou pra ela escrever esse livro e ela não deu reconhecimento.
A economia donut na verdade é um outro nome para uma corrente da economia que já existia, a economia ecológica (ecoeco). O que a autora faz, que facilitou muito a forma de interpretar e passar a ideia da ecoeco foi o desenho em donut. Mas todas as demais ideias que ela trás estão baseadas em uma coisa que já existia e tem um debate mais profundo. Por exemplo o ecocapitalismo e o ecossocialismo. Essas correntes entendem os limites do mundo, mas são diferentes formas da gente não passar deles.
Será que uma economia de livre iniciativa, que se baseia (como o próprio Adam Smith afirma) na vontade individual da riqueza, com um reduzido poder estatal que diminui cada vez mais diante do poder e independência de empresas multinacionais (que saem de qualquer país que tenha uma taxa maior sobre poluição ambiental), que presa o crescimento econômico infinito (pois o ganho da eficiência nos processos de produção gerada desemprego e logo pessoas que não podem comprar produtos) é o sistema ideal? É realista pensar que os donos do poder econômico vão aceitar uma redução da atividade econômica para salvarmos a nossa existência? Ou simplesmente vão fazer pose para falar que apoiam as medidas enquanto transferem mais fábricas para países pobres do mundo que ninguém nem lembra que existem, enquanto eles contratam especialistas em marketing para nos convencer a comprar um bando de coisa que não precisamos?
Aí surge propostas como o ecossocialismo, afirmando que é o próprio sistema capitalista que gera esses problemas ambientais e que as taxas sobre carbono não só são legitimidade pra quem tem mais dinheiro poluir mais, mas que até hoje o "desenvolvimento sustentável" só serviu de slogan para deixar tudo como tá.
Existem outras propostas também, como o estado de bem estar sustentável, que cai em alguns problemas do ecocapitalismo, mas trás para a gente ferramentas concretas para o que é possível no presente. Redistribuindo renda e regulando fortemente a economia (que é mais ou menos a proposta da Katie, mas de novo, ela deixou de lado o reconhecimento desse debate, que afastou um debate de como concretamente vai ser nossa economia)
Excelente análise Wallace. Obrigado _/\_
Já viu o documentário "Planet of the Humans"?
Que aula maravilhosa
O mais impactante e triste é saber que milhões passam fome mas não falta comida no mundo 😔
O André Trigueiro comentou no Papo das 9 sobre Economia Dunut e foi ótimo sua abordagem. Vou me inteirar do assunto e como implantar. Valeuuu Fe
Nunca faltou comida, nunca faltou moradia e nunca faltou saúde.
O que faltou foi humanidade
Cara, por que esse vídeo só tem 3 mil visualizações? Fê, muitíssimo obrigada pelo seu conteúdo! Conheço seu canal há uns 2 anos, mas confesso que não estava pronta pra essa conversa. Ano passado comecei um mochilão pelo Brasil e comecei a abrir a cabeça pra um mundo novo e possível. Pretendo registrar meus primeiros passos aqui no UA-cam e queria que soubesse que você é uma super inspiração!
Maravilhosa explanação, sou fã da eco donut e cabe a cada um de nós fazer a sua parte para um mundo melhor!
Estou lendo esse livro. Novas esperanças!
assistindo em 2023 e ver que NADA tem mudado,,,, estamos indo para o colapso de forma consciente, infelizmente.
👏👏👏
Muito obrigado pelo carinho! 💚
Países europeus sempre na frente em relação a boas mudanças
Incrível!! Faz um carinho na alma ver que existe sim uma forma de resolver os problemas que nos trouxeram até aqui!
Amei esse canal!
Seria revolucionário se conseguissem realizar uma nova avaliação econômica de vários paises, considerando estes novos modelos, e comparassem com o antiquado PIB, publicando os resultados.
Estou muito feliz de conhecer o seu trabalho, parabéns!! Somos uma família do bem ;-)
Ameiii! Gratidão
Nossa!!!! Que conteúdo incrível!!!! Pesquisarei mais sobre o assunto!
Maravilhoso!!! Há luz no fim do túnel!🙏🏼😊🦋
Ameiiii! Gratidão 🙏🏽💙
Excelente! Compartilhando essa reflexão sobre a real possibilidade de construção de uma nova forma de viver
Não conhecia e vou pesquisar mais, achei super interessante!
Tenho esse livro. Vou ler em breve
Amei o conceito, vou pesquisar mais...
Apenas acho que nosso país precisa evoluir mais moralmente para que algo assim possa ser implantado por aqui. Enquanto mantivermos nossa mentalidade corrupta e que sempre quer levar vantagem em tudo, nada vai mudar.
que conteúdo maravilhoso! nos dá um pouquinho de esperança de que os problemas podem ser solucionados em tempos tão sombrios quanto o que estamos vivendo 💔 mas de que maneira colocar em prática esta economia aqui no Brasil? como pressionar os nossos representantes a adotar ou tentar se aproximar desse modelo? porque sinceramente não consigo ver isso acontecendo por aqui. é tanto desserviço, crimes de Estado e violências à Constituição...
Não conhecia,mas de fato a proposta é maravilhosa. Vou pesquisar. Obrigada pelo vídeo.
Meu Deus!!!! Como é possível eu concordar com tudo? Amar e admirar essa mulher? ❤️
Economia circular similar mas a nivel social. Nas Ted Talks tem muitas coisas fixes. Tb lá conheci o holistic manegement of the landas.
Tô com o livro na mão pra ler... As referências tão incríveis, mais vontade de ler agora.
Maravilha, Fê! Não conhecia. Vou pesquisar sobre. Finalmente uma luz.
Você é maravilhosa. Obrigada pelas informações!
A pandemia passou, o capitalismo seguiu mais que nunca... e a conta das mudanças climáticas chegou... é bom o otimismo... mas a realidade é hobbesiana. Mas parabéns pelo excelente vídeo.
Oi, lindona! Eu sei que não é o lugar pra perguntar sobre isso, mas não achei um "Fale Conosco" no site. Está a informação para comprar o copo por preço de custo, mas eu clico e dá erro. ☹️
Sempre quis adquirir o seu copo mas nunca pude comprar por causa do preço. Ele vale o preço, Fê, e eu adoro o seu trabalho (inclusive sou carioca e adoraria fazer parte do seu trabalho 💚🌱)! Seria um prazer ajudar o seu trabalho adquirindo o copo!
Ando com uma garrafa pra tudo que é lado e ela ocupa muito espaço, seu copo é um sonho rs. Só que a pessoa aqui tá desempregada há sete anos... Minimalismo também fala sobre educação financeira, né? Tava querendo saber como adquirir pelo preço de custo mas o link não tá valendo... Pode me ajudar?
(Não uso Instagram, esse foi meu jeito de falar com você.)
Beijos!
Saúde!
Já tentou contato pelo Facebook? De repente lá vc obtém resposta 🥺
Muito interessante... Preciso pesquisar mais sobre pra me instruir melhor a respeito
Muito interessante! Vou pesquisar mais a respeito. Que delicia teus vídeos ! São um incentivo, uma dose de ânimo para quem quer sair dessa bolha do consumismo !
útil e didático, obrigada Fê!
Incrível, amei, vou pesquisar mais sobe, obrigada
Oi, queria fonte pro projeto de Amsterdã...
👏👏👏👏
👏👏👏👏