Excelente vídeo! Quando eu era adolescente, consegui 1000 horas de CSGO e 1500 horas de R6. Aí no 3º ano do ensino médio comecei a trabalhar, depois me casei, tive filho, abri minha empresa... Às vezes ainda bate uma vontade, mas não é mais a mesma coisa. Da última vez, eu simplesmente quitei depois de 40 min kkkkkkk morri e perdeu a graça pra mim. Por mais que seja uma atividade que eu goste, trabalhar (minha maior fonte de dopamina é receber um pix), cuidar do meu filho e da minha esposa são atividades muuuuito mais importantes e que me agradam mais do que ficar jogando. Eu acho que hoje essa vontade é mais um sentimento de nostalgia, de revisitar algo ao qual me dediquei inúmeras horas e que eu era bom, do que qualquer outra coisa. Por isso que passa, 30 minutos são mais que suficientes pra eu voltar a sentir saudade da vida real.
Parei com jogos competitivos/online pois não estavam agregando nada mais a mim, era sempre mais do mesmo, mesmas mecânicas, mesmas estratégias, comportamentos e o principal motivo: consumo de tempo. Jogo online consome seu tempo muito rápido e fácil, pois você joga para manter o seu nível ou conseguir algo promocional daquela temporada, etc. Quando eu passei a me envolver mais com minha vida pessoal real ao invés dos jogos, vi que estava perdendo tempo por passar tanto tempo nos onlines. Minha vida melhorou muito após isso, tristeza, frustração, etc, deixei de sentir e percebi que jogos online retardavam meu crescimento pessoal. Agora jogo bem mais singleplayer, do jeito que quero, quando quero e não preciso ficar no aguardo de conseguir uma partida boa para conseguir essa dopamina, essa sensação de realização, pois a adquiro jogando offline ou obtendo sucesso em tarefas diárias com o tempo que não gasto mais em jogos competitivos e online. Não estou dizendo que esta é a fórmula pra ser feliz e ter sucesso na vida, estou dizendo que assim funciona pra mim e me sinto muito bem e feliz com isso. Problema é que agora eu repudio a idéia de jogar qualquer coisa online. E dou muito mais valor em passar momentos com as outras pessoas ao vivo do que via internet.
Curti bastante o tema do vídeo, curso psicologia e quero me especializar em E-sports, e é incrível como funciona a mente dentro da área da competitividade.
@@Lorenzo-chan Inútil pra você que não sabe nem metade do que se faz um psico em E-sports... Jogadores profissionais possuem assim como jogadores de futebol e etc, antes de comentar pesquisa e vai saber que não é inútil.
Excelente vídeo, eu era assim com fortnite, passava horas jogando para virar pro e ganhar dinheiro, e o q custou? Crises de ansiedade e uma ida ao hospital tomar soro por exaustão, tomem muito cuidado por não estarem sem matando por causa de um "ícone" (global do cs, gold valorant, etc) hoje me encontro muito bem mentalmente, trabalho bom, jogo mais no final de semana com ênfase em jogos modo história, pratico bons hábitos e o mais importante é, sair de casa, tomar sol e viver o mundo real, ótimo vídeo, grato
Faz tempo que reparei isso, os jogos que jogo são todos competitivos, não consigo mais jogar modo historia, meu jogo favorito era god of war, zerei mais de 200x , porem depois de começar jogar cs, só zerei god4 uma vez e nunca mais abri o jogo, inclusive quando vejo boas promoçoes de jogos e acabo comprando, muitas vezes sequer abro o jogo, tem jogo que comprei a 2 anos atras e nunca joguei. É isso, bom video amigo.
kk eu tbm depois que comecei a jogar online não condigo jogar modo historia , mais compro os jogos nas promoções e nunca entro , steam com 300 jogos, epic games com uns 200 e so jogo cs ou warzone kk
Tô na mesma vibe, tinha dezenas de jogos na Steam que nem instalei pois não sentia vontade de jogar outra coisa além do COD mesmo passando mais raiva do que me divertindo, só me interessava aquele vício do competitivo, mas hoje agradeço a Treyarch por ter lançado o BO6 todo esquisito que me fez perder a vontade de jogar COD kkkkkkkkkkkkk Parece zoeira, mas desinstalei o COD há mais de um mês porque achei esse novo horrível e minha saúde mental melhorou consideravelmente. Antes me irritava a ponto de dar porrada na mesa, quebrei um teclado no soco, hoje tô de boa mesmo perdendo. Quando um jogo começa me irritar eu fecho independente se é campanha ou multiplay e f0da-se se tem punição por sair antes da partida acabar, aliás, excelente que tenha punição, se tem punição por sair de algo que não te agrada é porque não presta.
Tenho 24 e nem uma conquista na vida real. Ficar jogando depois do trabalho como eu fazia, não está mais me divertindo como antes, parei de jogar porque a vida começo a ficar ruim de mais para se esconder atrás de uma telinha.
Ocupa tua mente o máximo possível man, seja fazendo um curso novo sobre algo que você goste, aprimorando seus conhecimentos sobre a sua profissão, etc. Tenho feito isso e os resultados estão vindo.
Jogo Overwatch desde que lançou praticamente. Eu num dado momento, ainda no 1, eu comecei a sentir que o modo como as partidas são feitas, é similar ao de jogos de azar. A estrutura, do perde/ ganha/ faz de novo, é pensada para vc continuar vidrado, apostando. A casa sempre ganha, e se o game competitivo decide que é sua vez de perder ou de ganhar para aumentar seu engajamento, isso vai acontecer. A verdade é que é difícil largar, mesmo com o game capengando, eu estou lá, buscando minha dopamina a qualquer custo. Ao custo de me arrancar horas diárias disso, ao custo de ter dificuldade de me concentrar em qualquer outra coisa. Quantas vezes vc está lá, desanimado e começa a ganhar umas partidas, um calorzinho no coração e volta com tudo a impulsividade de mais uma partida, mais um elo que vou subir, mais um cosmético que faltam 3 partidas para ganhar.
Tinha visto um vídeo n lembro em q canal falando do matchmake do ow, e eu comecei a reparar e é igual ao vídeo e ao q vc falou. Vc fica um tempo sem jogar e quando volta ganha bastante partida e dps de um tempo jogando começa a parar uns cara extremamente ruim no teu time q parece q o cara baixou o jogo naquele momento e tá só testando. Ontem enquanto eu jogava eu reparei q quando um Sigma saiu entrou outro no lugar com mais ou menos a mesma play de se enfiar no meio dos inimigo sozinho. Essa teoria de fazer vc perder ou ganhar é forte tá. Já percebi tbm q tem partidas q parece q vc n cura direito(main Sup) msm vc jogando em um mapa q vc acabou de jogar e com o mesmo personagem q vc fez 14k de cura vc fez 8k.
Essa madrugada eu travei na execução de um trabalho, preciso editar um vídeo mas criativamente estou travado, fechei o programa de edição abri o youtube e o lol pra jogar TFT, e simplesmente mergulhei em algumas partidas. E esse vídeo caiu pra mim no momento exato, e cá estou eu, desinstalando o lol e o valorant pra tentar "desintoxicar" minha mente. Ótimo vídeo mano, parabéns ai!
Salve mano, desinstalar o jogo é uma boa ideia, mas de cara eu diria que é melhor você deixar o jogo lá e controlar sua vontade. Provavelmente alguma hora você vai querer voltar a jogar e vai baixar o jogo novamente, e isso começará novamente o ciclo que vc encerrou agora… basicamente eu acho que deixar o jogo de lado é melhor que desinstalar… ( estou apenas dizendo a minha opniao baseado na minha experiência) espero que consiga sair dessa e volte a aproveitar o mundo real tmj
Já vinha refletindo sobre isso a um tempo... de uns tempos pra cá senti que estava com a mente desregulada, muita dopamina, sem paciência para ler um texto pequeno ou não tinha paciência para jogar um jogo single player. Sempre joguei competitivo desde criança, já joguei vários tipos diferentes, teve um fps que joguei por uns 7 anos (crossfire)eu era viciado, e faz sentido tudo que você falou, jogos competitivos, junta redes sociais, vídeos curtos... Condiciona nossa mente a sempre querer dopamina barata, e atrapalha quando precisa fazer algum esforço cognitivo, ou fazer alguma tarefa que exige mais paciência.
Eu jogava muito o competitivo de COD Mobile, campeonatos etc e viva super ansioso, sem paciência com nada, o que você falou é muito verdade, concordo em tudo. O que fiz para melhorar usos foi parar de usar todas às redes sociais com exceção do zap que é necessário e comecei a jogar jogos com modo história mais longas como o Genshin Impact, que você tem puzzles para fazer que exigem paciência e estudo!
@@icarolucas098 Cara estou fazendo praticamente a mesma coisa, reduzi o tempo em redes sociais e parei com jogos competitivos. Estou jogando The witcher 3, é um jogo que tem muito dialogo e é bom ouvir todos, e te dá opções do que responder, fora que o gráfico é foda. Voltei a ler livros, a ter mais paciência para estudar. E não estou mais ansioso que nem antes... Estou gostando pq reduzindo a dopamina barata, parece que assim a gente da mais valor as coisas simples.
@@lz7.h exatamente meu caro, eu também tinha perdido o prazer pela leitura, e depois disso voltei a ler livros também igual a você. Estamos juntos cara, sucessos.... 👏👏
Obrigado. Esse vídeo literalmente me acordou, eu bem sabia dos malefícios e me deixei levar nas férias, ficando até a madrugada jogando e cada partida que terminava já começava a próxima num loop infinito e um stress que nunca tinha sentido antes. Vou desapegar dos resultados das partidas e diminuir as expectativas de elo, assim como jogar menos horas por dia. As vezes estamos perdendo não só outros hobbies como a paz de fazer algo que não frite seu cérebro.
Eu precisei fazer esse Detox de games competitivos, eu era uma rata de RPGs e games single player, historia e afins me prendia muito e começar a jogar competitivo me fez perder a vontade de jogar games normais, entrava e passava 1 hora dropava o game e abria o cs ou o starcraft, e eu no fundo sentia falta de jogar games de historia, mas não conseguia mais me interessar, e para mim era foda pq tenho quase 650 games na steam, e antes de começar a jogar competitivo eu tinha zerado no minimo 400 ali e do nada comecei a jogar competitivo e abandonei, continuei comprando games e sempre falava ''Fim de semana jogo'' entrava e dropava e abria o CS, comecei a pensar como games de historia perdeu a graça do nada? e vi que foi por conta dos games competitivos, e foi muito bom ver esse video hoje e saber que fez sentido oq eu passei e como me recuperei, nesses 3 meses sem jogos competitivos, zerei 4 games. Mas dizer a verdade, os primeiros 5 dias foram dificeis, pq dava tédio jogar, mas eu forçava e depois de 2 horas forçada jogando ficava natural novamente, meu corpo teve que acostumar. Jogava CS(comecei a treinar e melhorar, e tive uma meta de pegar 10k premier, consegui e do nada queria 15k e também consegui, e do nada entrou na mente que queria 20k, fiquei travada nos 17k e comecei a estressar muito a ponto de tiltar e quando acabava a partida eu ainda continuar estressada, ai vi que precisava me afastar, desinstalei e fiquei 3 meses sem jogar e agora coloquei uma meta de jogar apenas 1 partida por dia para relaxar e não fico mais estressadad ao ganhar ou perder) E também jogo Starcraft, eu era gold afundada e cheguei até a pagar um coach para me ajudar e consegui evoluir até o platina e vi que comecei o ciclo de cs novamente então sair antes. Então esse negocio do competitivo e criar metas dentro dele não faz sentido para pessoas comuns, só se você quer viver disso ou trabalhe com isso, sem ter esses dois motivos apenas jogue competitivo para realxar. PS: atualemten estou zerando FF16 e Sleeping dogs
Detox é realmente necessário, ainda mais quando você acostuma com metas dentro do game. Colocar metas em jogos competitivos assim só faz sentido mesmo pra quem quer algo a mais no game, seja entrar num time semi-pro ou ter mais atenção na comunidade, porque pro mesmo não faz isso. Boa jogatina com FF16 e Sleeping Dogs, são dois jogos sensacionais! Acabando esses, recomendo jogar o FF15 se tiver gostado do 16, vai te trazer bastante conteúdo pra explorar! Muito obrigado pelo comentário maninha!
Joga cs, valorant ou cod pae? Bora jogar junto pra se divertir... Estudos e esportes ocupam a mente, por isso não jogo tanto, mas não deixo de jogar uma ou duas horas por dia pra não enferrujar. O jeito hoje é se divertir, já cansei de buscar elo tbm rsrs
@Xerife_John e quanto a todo o tempo destinado aos treinos? Desistir do jogo é abandonar todo o tempo destinado a ele bem como o dinheiro investido na compra de skins
Eu estou tentando parar de jogar jogos competitivos para regular a tal da dopamina e deixar a ansiedade e estresse mais estável. O meu caso é bem parecido com os citados nos seus vídeos, chegar do trabalho / faculdade cansado e jogar jogos competitivos no final do dia, me sentia perdendo alguns neurônios jogando com desmiolados que xingam, gritam com sua toxicidade. Isso tava me causando reações estranhas e daí vi que era hora de parar. Desde então zerei alguns joguinhos singleplayer e to buscando mais uns pra jogar, sinto que tenho sido mais contente com isso. Inclusive, ótimo vídeo! Falar a verdade que dei uma pensada comigo mesmo depois de ver vídeo sobre "Porque não conseguimos escolher nada para jogar".
Boa! jogos single player sempre vão ajudar mais o mental do que os competitivos, que na maioria das vezes, só estraga kkkk Muito obrigado pelo comentário maninho! ❤️
Poxa cara, um vídeo excelente pra também poder apresentar a quem não vive nesse mundinho de jogos. E algo que agregaria muito seria pequenas notas sobre os termos usados dos jogos, eu que não jogo CS consigo me situar dentro do pouco que conheço, mas pros meus ou pais da galera vai passar de um jeito esquisito a mensagem.
Eu comecei a jogar Airsoft recentemente, jogos não estavam mais me proporcionando o entretenimento que eu queria, claro eu ainda jogo, más toda semana jogo no mínimo 3 vezes airsoft, é satisfatório é diferente e é uma experiência que gera muito mais memorias. É algo palpável, é vivido, é real saca? faça estrategias, combine, conheça pessoas, tire fotos! é algo muito mais memorável, você não vai se lembrar de suas 30 partidas num dia, más lembrará de 1 partida que você jogou no airsoft a 30 dias atrás. Sua mente seleciona o que quer, é isso que a minha quer, viver.
Tô nessa luta, querendo abandonar sou viciado, a ponto de deixar de ir trabalhar no meu próprio comércio, pra ficar jogando. Sem contar que não durmo viro a noite. MDS tenho que parar isso 😵💫
eu fiquei 1 ano sem jogar jogos competitivos, so joguei jogo de historia e meu humor e minha paz melhorou muiito, de uns meses pra ca voltei a jogar cs, e estresse e agressividade ja voltaram pro meu ser. ja planejo fazer outro detox quando virar o ano, passar o verão sem. joguinho faz bem, mas ficar sem ele tbm.
Tenho um grande problema com R6, jogo esse jogo desde o primeiro ano de lançamento, na época tinha 13 anos, hoje ja tenho 21. Nesse período de tempo, deixei de jogar em alguns momentos, mas sempre voltava, da última vez agora estava voltando a focar nos estudos e nas coisas que realmente importam, mas só bastou algumas partidas para que me viciasse dnv. Amigos, garanto a vcs, R6 n é apenas um jogo para mim, faz parte da minha vida, fiz amigos, desfiz amizades, vivi bastante esse jogo, ele fez eu esquecer problemas, sempre sendo uma forma de refúgio a minha mente, mas não posso mas me dar esse luxo, não tenho mais 13 anos, as responsabilidades aumentaram. Sinto, uma certa “inveja” daquele menino que n tinha obrigações a n ser passar na escola e chegar em ks, ligar o ps4, esquecer os problemas e apenas jogar com os amigos online. Isso meus amigos, isso é Nostalgia. A todos companheiros que fiz nessa trajetória de games e n pude ver, a todas as lines com só recruta no time, a todas plays pensadas, a todos os clãzinhos de R6 que participei e a todas as noites viradas jogando, fica aqui minha recordação, jamais esquecerei os momentos bons compartilhados. Obrigado! Não posso mais voltar para esse ciclo, pois o objetivo agr n é mais subir KD.
Um problema também é que TODO jogo multiplayer ta virando competitivo, por exemplo parei de jogar cod pq trabalho, estudo e tenho família pra cuidar, logo não tenho tanto tempo pra jogar. Aí quando vou jogar uma partida de cod sempre parece final de campeonato, vc n consegue nem respirar no jogo, fora a comunidade tóxica.
Realmente, os jogos casuais acabam virando competição já que a comunidade não consegue mais só jogar pela diversão, todo mundo compete pra ficar top 1 no placar ou pegar highlights e tudo mais. Daria um bom video comentar sobre isso, quem sabe! Muito obrigado pelo comentário!
Eu amo jogos competitivos, me estresso, me frustro, mas ao mesmo tempo me divirto. Comecei com o PVP do Neverwinter, passei por FIFA e fui pro LoL. Esse último dei uma pausa de 2 anos por vários motivos pessoais, um deles é porque eu ficava horas jogando e acabei deixando de jogar todos os jogos single players que foram lançados nos últimos anos e que sempre senti vontade de jogar, mas não conseguia ficar 5 minutos dentro do jogo. Atualmente venho zerando o que deixei pra trás, alguns até platino. Sinto saudades do Lol, mas dá pra aguentar mais um tempo até tirar o atraso dos singles. Ótimo vídeo. Abraço.
Jogos competitivos são legais justamente por isso, cada um tem o seu próprio jeito de lidar com os games. Mas é uma boa sempre dar aquela pausa pra jogar uns singles mesmo! Muito obrigado pelo comentário maninho!
Irmao, esse video foi enviado por Deus não eh possível kkkkkkkkk eu sou viciado em apex, nao consigo jogar outra coisa... Por exemplo, comprei resident 4 remake em pre venda, E NÃO ACABEI ATE HOJE!!!! Entre outros... Peguei red dead 2 na plus, o jogo ate ja saiu e eu nao joguei também kkkkkkk fora a falta de paciência pra outras coisas. Que absurdo! Baita video, obrigado por isso!
@@MrEvandroers essa Season eu não tô jogando e na próxima pretendo jogar mto pouco. Sou dos viciadinho q tá desde o lançamento, mas tava me fazendo mal já kkkkkkkk
Eu não sei nem como consegui ver esse vídeo, eu tive que prestar muita atenção pra capitar alguma coisa, podia estar jogando mas vim ver seu vídeo, muito bom cara vc é demais 🎉❤
eu só jogo jogos competitivos por falta de opção, não dinheiro, mas sim opção, se eu comprar um jogo de historia, eu nunca termino, eu prefiro ficar fazendo mil e cem outras coisas dentro do jogo do que ouvindo a narrativa ou fazendo missão, então eu fico só jogando jogo competitivo e evoluindo o inventario, mas eu realmente gostaria de poder começar a gostar de outros tipos de jogos. Alias, belo video, merece muito mais :D
Cara, mas tu não precisa zerar um jogo pra aproveitar ele, só o ato de se divertir enquanto joga vale, não necessariamente completar missões e afins. Joguei bastante Skyrim, devo ter umas 600 horas de jogo fácil e inúmeros saves, mas só zerei o jogo uma única vez, na maioria do tempo só fico brincando de fazer um roleplay e evoluir o personagem, nem ligando para a main quest.
Entendo cara, realmente os jogos competitivos acabam sendo opções melhores do que os singleplayer pois a grande maioria é grátis também né, mas se você quer jogar outros jogos, o esquema é dar aquela pausa pros competitivos e ir aos poucos migrando pros singleplayer, mesmo que demore maninho! Muito obrigado pelo comentário!
@@pseudoanonimo33 eu jogo no xbox, então as opções são pouco variavel, se tem 3 jogos de história BOA, é muito, e quando falo de jogo de história tô me referindo a rdr2, skyrim, gta, etc... jogos com uma boa história e gameplay
@duck3yy123 entendi, se assinar game pass tem alguns jogos, mas aí pega mensalidade. Já um Pc, com o preço do Xbox compra um mediano e jogo só alguns, e ainda tem que comprar com controle. Aí é fazer escolhas
Desde os meus 10-12 anos eu jogo jogos competitivos. Comecei pelo crossfire e passei para o CSGO. Jogava muuuuuito mesmo, porém, nunca deixei de lado os estudos. Acho que o que mais me prendia nesses jogos era justamente querer ser o melhor. Após pegar level 20 na GC e global no CSGO, comecei a jogar cada vez menos. Praticamente nem entro mais no CSGO hoje em dia. Mesmo assim, Ainda sinto uma dependência em estar realizando metas dentro de jogos e em tudo na minha vida, como pegar skins no bo6, aumentar de nivel no mmorpg e aquela pressão para “ascender na vida”, aquela necessidade de estar sempre ocupado fazendo algo pra melhorar em algum quesito. Apesar de tudo, vejo que os jogos me ajudaram em muita coisa, apesar de ao mesmo tempo, agora com 24 anos, ver que também teve bastante malefício, principalmente nesse quesito de dependência e ansiedade para estar sempre precisando fazer algo, pois “descansar é perda de tempo” e se eu não fizer, os outros estarão fazendo…… Por isso digo pra vocês. Se gostam de jogar, joguem. Aproveitem suas vidas. Mas nada em excesso é benéfico e principalmente, nunca abandonem a escola ou parem de estudar. Façam uma faculdade se tiverem a oportunidade e nunca abandonem seus sonhos. Esse ano me formo em medicina. Vocês podem ser os próximos. Nos vemos dentro do game 💪🏻
mano, muito obrigado pelo video. nunca percebi que estava passando por isso e esse video chegou na hora certa, abriu minha mente, desde 2020 nessa pegada de cs todo dia kkkkkkkkkkkkkkkkk realmente dia 4 de dezembro e foi a coisa mais importante do ano para mim. obrigado por abrir meus olhos
Ótimo conteúdo, parabéns. Jogos competitivos nos levam ao extremo rapido de mais, euforia e decepção, em poucos minutos, esse tipo de alteracao no organismo gera distúrbios, como explicado no video, e ainda digo mais, atentem com o lado espiritual, que esta envolvido em tudo na vida. Exercício físico e boa alimentação, caminho do meio e questione tudo.
Cara, vou me inscrever no canal! Warzone eu amo mas a cada jogo vai ficando ruim e minha cabeça pior, sem falar que eu gosto de neurociência e vc usou uma didática bem daora pra explicar o tema! Continua assim q vê vai longe!
Excelente seus vídeos me impressionei por ter poucos inscritos. No meu caso eu parei de jogar competitivo pelo estresse e joguei muito jogo história mas agr de vez em quando eu brinco com os amigos em alguns jogos online mas sem compromisso acho que esse foi um bom balanço
É isso ai maninho! É melhor só curtir com os amigos mesmo sem compromisso do que ficar "se matando" em buscar vitória atrás de vitória. Muito obrigado pelo comentário!
Video lindo ! Eu nunca gostei, nem jogo on-line , sou adepto dos single players. Mas faz todo sentido a forma que voce trouxe a explicação! Um comentário pessoal : Quando vejo outros jogando esses jogos de tiro e ficam numa trocação de arma toda hora como se fosse um tique , isso me irrita demais kkk pra que ficar fazendo isso kk e nunca entendi essas abreviações que cada jogo tem
eu sou um cara extremamente competitivo independente do que seja, eu jogo duas vezes na semana só, pois trabalho, sou casado e tenho filha, mas mesmo assim quando vou jogar eu procuro jogar competitivos e de fato dar a vida pra ganhar, primeiro pq naturalmente sou competitivo, gosto dessa sensação de amassar quem ta do outro lado e segundo por que gosto de está sempre vendo esse meu senso competitivo evoluir, afinal, a vida é uma competição, seja na vida empresarial, financeira, saúde fisica e etc. Então no meu ponto de vista, afiar o senso competitivo atraves dos jogos é uma excelente ideia desde que seja de forma saudável.
@@silva1527 amigo, com certeza um viciado não é um cara que joga duas vezes por semana e dedica a maior parte do seu tempo em trabalho, familia e desenvolvimento pessoal, e eu não disse que sou competitivo somente nos jogos, aprenda a interpretar corretamente antes de tirar suas conclusões. Vigia!.
Rapaz, o negócio é cuidar pra não se viciar, toda vez que eu abro um jogo eu lembro disso. Acho que a gente que é casado consegue se policiar muito melhor do que um adolescente solteiro, porque se a nossa família tiver sentindo nossa falta a gente percebe rapidinho
@@ogustavomoura Eu era esse tipo de adolescente que jogava todo dia e por varias horas, mas depois que casa vc consegue se controlar sem muito esforço, na real vc percebe que se sente muito mais bem quando jogar 1 ou 2 vezes na semana doque todos os dias kkkk
Muito bom esse seu vídeo, me ajudou a abrir a mente. Vou deixar os jogos competitivos de lado por um tempo e tentar focar mais no que realmente importa
Comecei a jogar CS há uns 5 anos, e foi a minha primeira experiência com jogos competitivos. Aliás, um dos primeiros jogos que comecei a jogar desde que consegui montar meu PC. Eu jogava CS 1.6 na época da Lan House, sempre curti o game (apesar de na época, GTA Vice City e NFSU2 serem mais interessantes pra mim), e ter a vhance de jogar uma versão moderna do CS me cativou. Comecei jogando sozinho, depois comecei no competitivo com um amigo, cheguei até o AK1. Conheci um amigo que jogava bem, e ele era Global no passado e tava voltando a jogar. Com ele, conheci outros amigos que eram Global, e coloquei a meta de pegar Global até o fim do CS:GO. Não consegui atingir a meta, cheguei no Águia 2, quase Supremo. CS2 chegou, e esse ranking por patente me deixou tiltado. Tem épocas que eu jogo super bem, de ficar 16, 17K de ranking, e em outros momentos eu to penando no 11K. Queria jogar outros jogos, mas eles simplesmente não parecem legais. São entediantes, sem nada de muito dinâmico. É estranho pra um jogador de CS, que a cada momento tem um botão pra apertar (nem que seja inspecionar a arma). Enfim, excelente vídeo
ai ce ta fraco amigao se vc pega 16k/17k impossivel penar no 11k e outro tipo de game, tirando o fato q muitos no 16k/17k nao sabem um terço como o game funciona dito isso quer evoluir de vdd estuda o game e joga faceit ou ate mesmo gc
@cauazin8840 esse é o ponto: mental afeta demais, a pressão pra jogar bem tudo isso me faz passar raiva no 11K. Já joguei GC, mesma coisa. Eu já amassei no LV 18 como tbm já perdi feio no LV 8. Tudo tem a ver com o mental, eu sei que não sou uma mula jogando
Totalmente vinculado com o mental mesmo, as vezes no dia que você jogou mal você dormiu mal, e o LV 8 te amassou por que tá num dia bom dele. Manter uma constância é uma das coisas mais difíceis no cenário competitivo se você quer ficar bom mesmo, por que tudo vai variar do dia e com quem você joga, ainda mais se for random...
Que isso pai, para melhorar sua constância no CS do dia a dia que tal começar a literalmente abrir os pixels de maneira correta? Somente isso já vai te garantir não pinar nos 11k de ranking. E eu falo isso como um lvl 19 GC lvl 8 faceit constante(não que seja um bom nível), mas que não perde pra quem tá abaixo.
Eu já conhecia todos esses conceitos e como esses jogos competitivos são prejudiciais. Mesmo assim, acho que foi com esse vídeo que eu consegui girar a chave. Muito obrigado, Zoika!
Belo vídeo. Comigo aconteceu algo similar ao descrito no vídeo. Sempre joguei jogos competitivos, desde 2014 "dando a vida" em jogos variados de modo competitivo de forma que isso diminuiu e muito a felicidade e a vontade de jogar jogos no modo single player, jogos de história que sempre achei divertidos. A partir de março desse ano eu comecei a desintoxicação desse tipo de jogo, e adicionei a vida real no meu cotidiano, saindo mais da vida virtual e quando estou em gameplay dou prioridade para jogos offline de modo campanha mas ainda sim conversando com meus amigos no discord.
Estava comentando isso ontem!!! Por mais que seja apenas um jogo, nada que realmente vai afetar sua vida mesmo sendo um jogador casual, mas a derrota e uma partida competitiva da uma sensação de merda do caramba. Pode até ser uma partida valendo nada, sem rank ou algo assim, pelo menos eu, acabo me frustando pra caramba
Muito bom seu vídeo, isso é real. Me encaixo perfeitamente no conteúdo, faz muiro tempo q um jogo de campanha nao me prende. Mas pra mim tem 2 razões que mais me afasta de jogos campanha. 1 falta de tempo pra jogar, ficar jogando muito picado jogos assim quebra a experiência. 2 Jogo desde atari, Master Systen, SNES, Neo geo, N64 e por aí vai. Poucos jogos me trazem satisfação Ultimo jogo que zerei e meu deu grande satisfação foi Sombras de Mordor. Depois não me lembro de outro. Parabéns mesmo pelo vídeo 🎉
Deixei de jogar jogos competitivos porque o stress começou a ser demais. Agora, todo o qualquer jogo que se torne chato ou simplesmente cause esse familiares sentimos de raiva como indicas no vídeo, é automaticamente posto de lado. Não é para isso que os jogos serverm. Há tanto peixe neste oceano que não vale mesmo a pena.
Vídeo muito bom irmão, jogava lol a 10 anos, nesses últimos meses estava me estressando muito, muito mesmo. Qualquer coisa que dava errado durante o jogo, me matava de ódio, parei tem 3 meses, minha vida mudou pra melhor, não me vejo jogando mais jogos assim.
Cara, parabéns pelo vídeo, me identifiquei demais, mas no caso o meu jogo de dopamina barata é fall guys. Faz uns 3 anos que é praticamente a única coisa que eu jogo, mesmo tendo games incríveis na minha biblioteca. Me toquei que é o mesmo principio do tiktok: eu abro o jogo, faço partidas rápidas, as vezes ganho, as vezes não, recebo as recompensas da temporada e repito a mesma coisa que faço nos vídeos curtos: um atrás do outro, sem aprofundar a jogatina. Obrigado por abrir meus olhos pra isso.
Ótimo vídeo cara. Eu gosto de jogos single player, mas sempre gastei mt mais horas em jogos competitivos, nunca pensei nessa sua explicação. Hoje em dia jogo muito menos, mais por desbalanceamento, é muito frustante quando você joga muito bem e ainda perde o jogo por conta de gente que não quer jogar ou é simplesmente muito ruim e trolla a partida. Mais ainda quando você já tem um time ruim e cai contra um cara muito melhor que você na lane. Aí você teria que ser o carry, e acaba se culpando for apanhar...
Muito bom o vídeo amigo, eu jogo jogos competitivos já faz mais de 10 anos, hoje sou radiante e um dos melhores jogadores do Brasil no Valorant e tudo que foi dito é verdade, rapaziada que quer ser high elo em um jogo ou até mesmo entrar pro cenário competitivo de algum saiba que você vai ter que abrir a mão de muitas coisas na sua vida, sua habilidade social vai piorar de uma maneira absurda, nas vezes que você perder ou estiver na má fase dentro do jogo sua personalidade vai mudar de um jeito que você fica irreconhecível como pessoa, hoje já fazem dois anos que sou praticante de musculação e aos poucos to deixando de lado a dopamina dos eSports e voltando a evoluir na minha vida pessoal.
Vídeo muito bom mano, parabéns! Eu atualmente estou livre do vício em jogos competitivos, ainda jogo apenas 1, dead by daylight, porém com moderação e sem cobrança em ser pro player!
No meu caso eu tava esgotado mentalmente e esse ano conheci o souls like kkkkkk mas pra mim ajudou porque é um tipo de competição diferente. E agora acabei de zerar re. Fico joguei durante 15 anos jogos competitivos e só agora estou descobrindo o mundo maravilhoso de um the last of us, sekiro, dark souls, lies of p, starfield, campanha dos cod e dos battlefield. Depois que você sai desse mundo dos jogos competitivos e joga os single é outro mundo muito mais foda. Excelente vídeo meu mano tamo junto !!
há um tempo atras eu era extremamente viciado em jogos competitivos, tinha mais de 1000horas em cs, lol e valorant cada, tanto que me atrapalhou nos estudos e relacionamento. Porem teve um dia que me estressei tanto que estourei e nunca mais joguei nenhum jogo por um bom tempo. Isso me fez tao bem que voltei a ler livros e me exercitar, hoje em dia tenho uma vida estavel e so jogo de vez em qnd jogos single players ou jogos multiplayers com amigos apenas para se divertir. Atualmente a única problemática seria as redes socias que tomam uma parte considerável da minha semana. qnd jogava não tinha o costume de usa-las, porem ao parar tornou-se o meio de conseguir a tal da dopamina barata, mas como disse, venci os jogos competitivos e estou na luta para vencer as redes socias também, força guerreiros!
Eu quero ser pro de Valorant e venho treinando para isso. Quando eu estava só spammando ranqueada e querendo upar de elo rápido, eu me frustrava. De uns meses para cá, olho a derrota muito mais como oportunidade, focando muito mais no meu desempenho individual com o foco na melhora, apenas tentando ser consistente com o foco na progressão mecânica, noção de jogo, etc. Isso me deixou mais feliz jogando por causa de meu desempenho e também fez com que eu começasse a upar de elo de novo. Mesmo perdendo uma partida ou outra, não fico triste; vejo o que eu poderia ter feito melhor e vou para a próxima.
Eu realmente parei de jogar competitivos ou até mesmo online, ficava num looping eterno e frustrado porque os matchmaking fazem questão de esfregar na sua cara que é ruim ou quando você tem uma melhora, na próxima partida vira um inferno. Hoje em dia jogo mais single player e liberando mais espaço no meu tempo para outros jogos que tinha vontade e hoje realmente jogo pra relaxar
Vídeo interessante. Me fez notar que alguns amigos meus devem ter esse vício na dopamina rápida dos jogos competitivos. Sempre curti jogos multiplayers, desde MMORPG, Mobas e shooters, mas com o passar do tempo fui tomando gosto pelos jogos single player, exemplo: Skyrim, Dark Souls, Hollow Knight etc. Só que eu vejo que alguns amigos meus não conseguem jogar outra coisa que não seja esses jogos competitivos. Geralmente eles argumentam que não tem tempo, mas passam horas e horas no dotinha ou CS. Eu achava que eles eram cabeça dura, mas deve ser essa questão da dopamina.
Isso aqui foi um ótimo vídeo. Você deu dicas muito boas e explicou muito bem o assunto. Você tem podcast no spotify? Achei esse vídeo bem estilo podcast
3:26 Eu sou o calvo! jajajaj Mas falando serio eu estou faz tempo com muita vontade de vender meu pc e comprar um bike pq eu não aguento mais esse estresse do cs e minha ansiedade só piora. Esse video tá muito top, parabéns eu precisava muito desse contéúdo!
Obrigado voce me fez sarar do looping do comp ouvindo isso, eu não sabia disso e pensava que somente era problema comigo, vou aplicar nos meus pais tbm, eles entraram no looping do tikoteko
Que nostalgia gostosa que vc me deu quando vi o COD de PS2. Lembro que eu precisava de dois controles para passar do início do jogo. Pois um deles nak funcionava o botão de tocar granada, e o outro a mira ficava rodando infinitamente. Como sofri pra tocar a granada naquela janela. Mas como foi bom viver essa época
8:35 Isso é literalmente eu, nunca zerei 1 jogo de campanha pq não consigo jogar jogos de campanhas muito tempo. Mas falando sério, eu gosto disso, dessa competitividade, troca de tiros. Desde os 6 anos jogo jogos competitivamente, desde o saudoso CS1.6, DDTank, TankiOnline, Crossfire, entre outros.
essa parada dos jogos como serviço, causam uma sensação que alguns chamam de FOMO (medo de perder algo), eles passam por várias atualizações e toda vez que você se integra neles por um tempo, o inconsciente anseia por mais e mais novidades. As indústrias tendem a abusar mais e mais da dopamina e sinceramente, por mais que os problemas da vida de cada um sejam individuais, não sei se essa tendência é algo bom ou ruim
Deixei de jogar PVP por estar me estressando mais do q se divertindo e também por ter um tempo menor para jogá-los, foi assim primeiro com o FIFA quando cheguei nas divisões altas e depois com os FPS no ranques altos, trabalho com comex e grande parte dos dias chegava pilhado em casa, aí entrava nos jogos para despressurizar e ficava mais pilhado ainda. Foi aí que voltei a jogar os singoplayers com histórias imersivas mas tbm com objetivo de platinar os games e comecei a jogar PVE como, helldivers, deep rock, anthem e etc pq o multiplayer um ajuda o outro e ambos progridem juntos
Dependendo de como joga-se Os jogos também tem sua importância ou valor: • Conhecer novas pessoas e fazer amizades que podem mudar sua vida! Sejam comunicativos Há quem conheceu famosos entre outras pessoas que agregaram valor em suas vidas através de jogos etc.. • ganhar dinheiro com competições • diminui ou elimina por vezes sentimentos negativos Etc…. Tudo tem vantagem e suas desvantagens na vida
Quando eu percebi que jogos online competitivos não são sobre eu ser bom ou ruim porque dependem de mais fatores que me façam ganhar ou perder do que eu jogar bem ou mal, minha forma de consumir eles mudou completamente, eu jogo MUITO menos e me e me estreso pouquíssimas vezes.
Recentemente a Steam Deu Half-Life 2 de Graça pra Todo mundo e eu Resolvi abrir o Jogo e Simplesmente ele Abriu minha Mente, aquele Mundo era tão Magnífico, os Personagens, a Histiria, a Narrativa e ate a Gameplay me Fizeram eu Simplesmente quebrar os meus 4 anos de Jogos Competitivos (Principalmente os Mobiles), faz um pouco mais de 2 semanas que simplesmente larguei qualquer jogo Competitivo e estou me sentindo otimo, inclusive, vídeo incrível
Eu admito, sou viciado em jogos competitivos, último jogo de história que zerei foi Midnight Club do PS2, isso lá pra 2013... Aí conheci o CS 1.6 na Lan house. Depois daí conheci o CROSSFIRE AL, jogo até hoje mas não com a mesma frequência de a um ano atrás. Brincadeira que quase custou meu casamento, eu nunca tive condições se ter um PC de qualidade, saca? Que todos os periféricos eram profissionais, enfim, trabalhei e conquistei... Eu chegava do trabalho as 17h e ficava até 23h, 02h da manhã jogando pra acordar às 5h, eu já estava com ansiedade... Entraa no trabalho pensando na hora de sair pra jogar... Esposa? "Nem tinha mais" várias vezes ela dormiu só. Eu tinha um time, estava tentando chegar ao profissional, era meu sonho, não me sinto totalmente culpado pq eu estava vivendo uma parte desse sonho, de ter um PC bom e ter todos os equipamentos pra ir em frente... Brigas no casamento, ansiedade, falta de interesse no trabalho... Larguei em março de 2024, com 7 meses abri minha loja no centro da cidade. E acreditem se eu tivesse jogando até hoje, nada eu teria realizado. Fora que eu deixava de vender minhas mercadorias pra jogar acredita? Graças a Deus hoje eu entro, me estresso e saio sem data ou hora kkkk Video muito foda! Eu sempre fui pra frente e já tinha percebido que os jogos geravam picos de dopamina altos em mim, a cada kill, a cada jogada, ver o chat louco pq você fez um clutch de 1x3 com 10hp (ontem kk) isso é prazeroso demais 😂 enfim! Reparem se os jogos não estão lhe afetando tropa, você pode estar perdendo tempo de focar em coisas que lhe traram resultado!!
Excelente vídeo, parabéns. Fica uma sugestão de assunto para um próximo: "Como GAAS (Games as a Service) afetam nossa mente". É um tema parecido, mas contempla mais gêneros - como RPGs, MMOs, Gachas, etc. - e o próprio Destiny que você mencionou. Esse assunto támbem viabiliza um gancho para falar sobre FOMO e Sunk Cost Fallacy (mais no sentido de tempo gasto).
Com certeza vale um vídeo separado para os GaaS e FOMO, vai ter bastante coisa pra cobrir. Agradeço demais pelas recomendações! Muito obrigado pelo comentário maninho!
Eu como a maioria dos comentários aqui parei com competitivos, CS e valorant, pq é só estresse e raiva na maior parte do tempo, o fator diversão se perde em jogos assim. Ps: muito bom o vídeo e o conteúdo que apresenta.
Comecei a me limitar em jogos competitivos antes jogava 10 matas matas, 5 partidas competitivas e nunca me saciava, comecei a parar de jogar partidas de mata mata e hoje jogo apenas duas ou uma partida por dia e as vezes uma por semana, com isso consegui zerar vários jogos modo história, exemplo zerei shadow of the tomb raider, the quarry e no momento estou jogando the witcher 3, uma dica: se você tem muita vontade de jogar valorant, cs ou lol, independente, e quer parar com isso, então se limita a apenas uma partida por dia que consequentemente seu cérebro vai diminuir a vontade de jogar, isso funcionou comigo e depois que comecei a jogar xadrez a minha ansiedade de jogar jogos competitivos diminuiu drasticamente. Espero que funcione para você :)
Eu usava os jogos competitivos como fulga dos meus blocos de estudos, mas isso me prendia ainda mais neles. Conforme eu tinha que estudar mais, mais eu sentia vontade, desejo de jogar. Nas férias eu joguei só rd2 e por incrível que pareça não tenho vontade de jogar como antes r6, cs2. Minha mente está em paz.
finalmente um bom vídeo sobre esse assunto que não seja parcial dizendo "se afasta dos jogos competitivos e venha curtir uma experiência single player"
Esses jogos competitivos trazem uma emoção mais rápida e deixam o nosso cérebro viciado em receber a sensação de vitória ou derrota rapidamente. No meu caso, eu desenvolvi muita dificuldade pra jogar jogos de campanha, porque o natural é que você precise avançar na história para adquirir itens e ficar forte, e às vezes isso demora, enquanto que em um jogo competitivo como o LOL, se você se destacar logo no início da partida, com 15 ou 20 minutos você já consegue até carregar teu time. A gente fica preso nessa sensação de vitória que vem muito rápido e quer sempre mais.
Eu sempre fui extremamente competitivo, entrei pra escolinha de futebol com menos de 4 anos e até os 15 minha vida era "jogar bola" até machucar o joelho. Encontrei no CS 1.6 a competitividade que eu tinha no futebol e daí em diante meio que não parei mais com jogos competitivos, fui do CS 1.6 pro condition zero, source, smite, csgo, CS 2. No final do ano passado comecei a perceber como o CS tava atrapalhando meu sono, eu chegava do serviço e tinha que ganhar pelo menos uma partida, isso as vezes significava ter q jogar 2/3 na noite e após o jogo eu tava na adrenalina e demorava horas pra diminuir a energia e conseguir dormir. Além disso muitas vezes deixava de lado minha esposa e afazeres domésticos pq "CS não tem pause". Finalmente em novembro decidi parar e migrei pro Path of Exile 2. Jogo casualmente (as vezes até mais tempo que jogava CS) mas agora o jogo é single player, tem história, tem grind e a melhor parte: TEM PAUSE, posso parar de jogar a qqr momento, o jogo é uma delícia não me deixa na Full adrenalina (só em situações mto específicas e planejadas pra isso). Depois q larguei o CS meu sono melhorou, minha relação com a esposa tbm, voltei a ler e estou acordando mais cedo. Sigo sem nenhum jogo competitivo instalado no Pc, só não sei quanto tempo isso vai durar.
Cheguei a esse video depois de um mano que tenho amizade a anos, tiltou de uma forma tão grande no jogo que eu me senti mal por ele, simplesmente em 5 min ele quitou do game, voltou , foi pro mid, farmou o mid do kra, depois que o mid saiu ele farmou jungle e ainda ficou xingando no chat de uma forma tao grande que meu Deus
Resposta pra tudo que vc passa ou passou está ai nesse vídeo, agradeça a ele! Eu só jogo por alegria mesmo, se eu perder um round por coisa simples q eu poderia fazer no cs2 eu nem ligo, eu jogava sempre com fps baixo e agr tenho um pc ótimo! Tenho minhas amizades que fiz aqui a muitos anos atrás q até agora estão presentes, mas tem alguns que não não jogam mais comigo pq as vzs eu falo muito ou slá deixo eles nervosos sem querer. Mas eles não estão errados, nós temos q respeitar cada um. Valeu mano, Deus abençoe! ♥
Eu tive que parar com LOL. Foi meu escape durante anos dos problemas do dia a dia, mas acabou se tornando um vício a ponto deu ficar o dia todo vendo vídeos sobre LOL para jogar de noite. Já tentei ficar sem jogar, para isso eu ficava desinstalando o jogo, mas no outro dia voltava a instalar (devo ter feito isso mais de 50x) Estou há quase um mês sem jogar.
Eu nunca fui lá muito fã de jogos online. Na minha infancia jogava um cs, sudden attack e tal, mas não passava disso. Sempre critiquei jogos online... Sempre gostei de futebol por ser um sonho e cerca de 3 anos atras um amigo me fez o convite de entrar no ultimate team, o fifa. Hoje, não consigo jogar de forma offline, só me prendo a essa competição. Atualmente tenho 2 empregos e acabo trabalhando 24/24(trabalho 24 e folgo 24) e a semana inteira de folga, esse jogo me prende. É um jogo que é o mrsmo ciclo toda semana, tem que fazer tudo toda semana... Eu me estresso e toma meu tempo todo. Queria parar mas ao mesmo tempo, também gosto da sensação que o jogo tras quando ganhamos. O complicado também é que nem sempre o melhor ganha, é futebol ne... Enfim, hoje eu penso que se soubesse, nunca teria entrado nesse jogo.
Galera, eu li a maioria dos comentários, e percebi que vcs buscam sempre um jogo que passe uma noção de conquista e adrenalina e isso foi consumindo vcs aos poucos,na minha opinião vcs precisam de uma história bem escrita que de uma noção de experiência vivida, eu recomendo pra vcs, joguem TWDG Season One da Telltale Games, e depois se quiserem qualquer outro jogo dessa empresa, vcs não vão se arrepender...., eu garanto
Quando Valorant lançou, eu jogava facilmente umas 12 horas divididas na semana. Atualmente, tenho só 4 horas semanais entre sábado e domingo, por questões da vida adulta mesmo. Fui ficando pior que no jogo e só enfrentava pessoas que colocavam muito mais horas no jogo. Isso foi me afastando e eventualmente “me libertou” do jogo. Agora estou focando em outros jogos. Levo semanas, meses, para zerar, mas também aproveito muito porque passo a semana na expectativa para jogar.
Excelente vídeo! Quando eu era adolescente, consegui 1000 horas de CSGO e 1500 horas de R6. Aí no 3º ano do ensino médio comecei a trabalhar, depois me casei, tive filho, abri minha empresa... Às vezes ainda bate uma vontade, mas não é mais a mesma coisa. Da última vez, eu simplesmente quitei depois de 40 min kkkkkkk morri e perdeu a graça pra mim. Por mais que seja uma atividade que eu goste, trabalhar (minha maior fonte de dopamina é receber um pix), cuidar do meu filho e da minha esposa são atividades muuuuito mais importantes e que me agradam mais do que ficar jogando.
Eu acho que hoje essa vontade é mais um sentimento de nostalgia, de revisitar algo ao qual me dediquei inúmeras horas e que eu era bom, do que qualquer outra coisa. Por isso que passa, 30 minutos são mais que suficientes pra eu voltar a sentir saudade da vida real.
Eu ja to no 3° do médio e n tive nem pc ainda pra jogar Ksksksksks, espero ter tempo pra jogar ano que vem 🥲
Também tenho 1k de horas no CS, nunca pensava que iria achar a vida real mais prazerosa doque jogar... Hoje em dia quase não ligo o PC
Só n ter filho
@@Zetgun não tenho filho e jogar perdeu a graça
Vira homem
Parei com jogos competitivos/online pois não estavam agregando nada mais a mim, era sempre mais do mesmo, mesmas mecânicas, mesmas estratégias, comportamentos e o principal motivo: consumo de tempo. Jogo online consome seu tempo muito rápido e fácil, pois você joga para manter o seu nível ou conseguir algo promocional daquela temporada, etc. Quando eu passei a me envolver mais com minha vida pessoal real ao invés dos jogos, vi que estava perdendo tempo por passar tanto tempo nos onlines. Minha vida melhorou muito após isso, tristeza, frustração, etc, deixei de sentir e percebi que jogos online retardavam meu crescimento pessoal. Agora jogo bem mais singleplayer, do jeito que quero, quando quero e não preciso ficar no aguardo de conseguir uma partida boa para conseguir essa dopamina, essa sensação de realização, pois a adquiro jogando offline ou obtendo sucesso em tarefas diárias com o tempo que não gasto mais em jogos competitivos e online. Não estou dizendo que esta é a fórmula pra ser feliz e ter sucesso na vida, estou dizendo que assim funciona pra mim e me sinto muito bem e feliz com isso. Problema é que agora eu repudio a idéia de jogar qualquer coisa online. E dou muito mais valor em passar momentos com as outras pessoas ao vivo do que via internet.
Curti bastante o tema do vídeo, curso psicologia e quero me especializar em E-sports, e é incrível como funciona a mente dentro da área da competitividade.
Área interessante
No começo do curso de psico eu tinha essa mesma vontade hehe
Q especialização inútil
@@Lorenzo-chan Inútil pra você que não sabe nem metade do que se faz um psico em E-sports... Jogadores profissionais possuem assim como jogadores de futebol e etc, antes de comentar pesquisa e vai saber que não é inútil.
Estuda e ver que esse negócio de jejum de dopamina é pseudociencia
Excelente vídeo, eu era assim com fortnite, passava horas jogando para virar pro e ganhar dinheiro, e o q custou? Crises de ansiedade e uma ida ao hospital tomar soro por exaustão, tomem muito cuidado por não estarem sem matando por causa de um "ícone" (global do cs, gold valorant, etc) hoje me encontro muito bem mentalmente, trabalho bom, jogo mais no final de semana com ênfase em jogos modo história, pratico bons hábitos e o mais importante é, sair de casa, tomar sol e viver o mundo real, ótimo vídeo, grato
Verdade, costumo dizer que a vida acontece off-line e fora de casa. Abraço, fica com Jesus.
Faz tempo que reparei isso, os jogos que jogo são todos competitivos, não consigo mais jogar modo historia, meu jogo favorito era god of war, zerei mais de 200x , porem depois de começar jogar cs, só zerei god4 uma vez e nunca mais abri o jogo, inclusive quando vejo boas promoçoes de jogos e acabo comprando, muitas vezes sequer abro o jogo, tem jogo que comprei a 2 anos atras e nunca joguei.
É isso, bom video amigo.
MEU DEUS ME IDENTIFIQUEI COMPLETAMENTE
kk eu tbm depois que comecei a jogar online não condigo jogar modo historia , mais compro os jogos nas promoções e nunca entro , steam com 300 jogos, epic games com uns 200 e so jogo cs ou warzone kk
Tô na mesma vibe, tinha dezenas de jogos na Steam que nem instalei pois não sentia vontade de jogar outra coisa além do COD mesmo passando mais raiva do que me divertindo, só me interessava aquele vício do competitivo, mas hoje agradeço a Treyarch por ter lançado o BO6 todo esquisito que me fez perder a vontade de jogar COD kkkkkkkkkkkkk
Parece zoeira, mas desinstalei o COD há mais de um mês porque achei esse novo horrível e minha saúde mental melhorou consideravelmente. Antes me irritava a ponto de dar porrada na mesa, quebrei um teclado no soco, hoje tô de boa mesmo perdendo. Quando um jogo começa me irritar eu fecho independente se é campanha ou multiplay e f0da-se se tem punição por sair antes da partida acabar, aliás, excelente que tenha punição, se tem punição por sair de algo que não te agrada é porque não presta.
Tenho 24 e nem uma conquista na vida real. Ficar jogando depois do trabalho como eu fazia, não está mais me divertindo como antes, parei de jogar porque a vida começo a ficar ruim de mais para se esconder atrás de uma telinha.
Ocupa tua mente o máximo possível man, seja fazendo um curso novo sobre algo que você goste, aprimorando seus conhecimentos sobre a sua profissão, etc. Tenho feito isso e os resultados estão vindo.
Ninguém tanka o cuzil
se vc apenas trabalhar e jogar, um dos dois sempre vai te afundar.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@ahnert37 e outra, jogar é um refúgio e uma diversão.
Jogo Overwatch desde que lançou praticamente. Eu num dado momento, ainda no 1, eu comecei a sentir que o modo como as partidas são feitas, é similar ao de jogos de azar. A estrutura, do perde/ ganha/ faz de novo, é pensada para vc continuar vidrado, apostando. A casa sempre ganha, e se o game competitivo decide que é sua vez de perder ou de ganhar para aumentar seu engajamento, isso vai acontecer. A verdade é que é difícil largar, mesmo com o game capengando, eu estou lá, buscando minha dopamina a qualquer custo. Ao custo de me arrancar horas diárias disso, ao custo de ter dificuldade de me concentrar em qualquer outra coisa. Quantas vezes vc está lá, desanimado e começa a ganhar umas partidas, um calorzinho no coração e volta com tudo a impulsividade de mais uma partida, mais um elo que vou subir, mais um cosmético que faltam 3 partidas para ganhar.
Tinha visto um vídeo n lembro em q canal falando do matchmake do ow, e eu comecei a reparar e é igual ao vídeo e ao q vc falou.
Vc fica um tempo sem jogar e quando volta ganha bastante partida e dps de um tempo jogando começa a parar uns cara extremamente ruim no teu time q parece q o cara baixou o jogo naquele momento e tá só testando.
Ontem enquanto eu jogava eu reparei q quando um Sigma saiu entrou outro no lugar com mais ou menos a mesma play de se enfiar no meio dos inimigo sozinho.
Essa teoria de fazer vc perder ou ganhar é forte tá.
Já percebi tbm q tem partidas q parece q vc n cura direito(main Sup) msm vc jogando em um mapa q vc acabou de jogar e com o mesmo personagem q vc fez 14k de cura vc fez 8k.
Era um Sigma tbm, esqueci de falar isso no comentário a cima.
Essa madrugada eu travei na execução de um trabalho, preciso editar um vídeo mas criativamente estou travado, fechei o programa de edição abri o youtube e o lol pra jogar TFT, e simplesmente mergulhei em algumas partidas. E esse vídeo caiu pra mim no momento exato, e cá estou eu, desinstalando o lol e o valorant pra tentar "desintoxicar" minha mente.
Ótimo vídeo mano, parabéns ai!
Salve mano, desinstalar o jogo é uma boa ideia, mas de cara eu diria que é melhor você deixar o jogo lá e controlar sua vontade. Provavelmente alguma hora você vai querer voltar a jogar e vai baixar o jogo novamente, e isso começará novamente o ciclo que vc encerrou agora… basicamente eu acho que deixar o jogo de lado é melhor que desinstalar… ( estou apenas dizendo a minha opniao baseado na minha experiência) espero que consiga sair dessa e volte a aproveitar o mundo real tmj
Já vinha refletindo sobre isso a um tempo... de uns tempos pra cá senti que estava com a mente desregulada, muita dopamina, sem paciência para ler um texto pequeno ou não tinha paciência para jogar um jogo single player. Sempre joguei competitivo desde criança, já joguei vários tipos diferentes, teve um fps que joguei por uns 7 anos (crossfire)eu era viciado, e faz sentido tudo que você falou, jogos competitivos, junta redes sociais, vídeos curtos... Condiciona nossa mente a sempre querer dopamina barata, e atrapalha quando precisa fazer algum esforço cognitivo, ou fazer alguma tarefa que exige mais paciência.
Eu sinto a mesma coisa e estou extremamente incomodado por não sentir prazer em atividades no mundo real
Eu jogava muito o competitivo de COD Mobile, campeonatos etc e viva super ansioso, sem paciência com nada, o que você falou é muito verdade, concordo em tudo. O que fiz para melhorar usos foi parar de usar todas às redes sociais com exceção do zap que é necessário e comecei a jogar jogos com modo história mais longas como o Genshin Impact, que você tem puzzles para fazer que exigem paciência e estudo!
@@icarolucas098 Cara estou fazendo praticamente a mesma coisa, reduzi o tempo em redes sociais e parei com jogos competitivos. Estou jogando The witcher 3, é um jogo que tem muito dialogo e é bom ouvir todos, e te dá opções do que responder, fora que o gráfico é foda. Voltei a ler livros, a ter mais paciência para estudar. E não estou mais ansioso que nem antes... Estou gostando pq reduzindo a dopamina barata, parece que assim a gente da mais valor as coisas simples.
@@lz7.h exatamente meu caro, eu também tinha perdido o prazer pela leitura, e depois disso voltei a ler livros também igual a você. Estamos juntos cara, sucessos.... 👏👏
Obrigado. Esse vídeo literalmente me acordou, eu bem sabia dos malefícios e me deixei levar nas férias, ficando até a madrugada jogando e cada partida que terminava já começava a próxima num loop infinito e um stress que nunca tinha sentido antes. Vou desapegar dos resultados das partidas e diminuir as expectativas de elo, assim como jogar menos horas por dia. As vezes estamos perdendo não só outros hobbies como a paz de fazer algo que não frite seu cérebro.
Eu precisei fazer esse Detox de games competitivos, eu era uma rata de RPGs e games single player, historia e afins me prendia muito e começar a jogar competitivo me fez perder a vontade de jogar games normais, entrava e passava 1 hora dropava o game e abria o cs ou o starcraft, e eu no fundo sentia falta de jogar games de historia, mas não conseguia mais me interessar, e para mim era foda pq tenho quase 650 games na steam, e antes de começar a jogar competitivo eu tinha zerado no minimo 400 ali e do nada comecei a jogar competitivo e abandonei, continuei comprando games e sempre falava ''Fim de semana jogo'' entrava e dropava e abria o CS, comecei a pensar como games de historia perdeu a graça do nada? e vi que foi por conta dos games competitivos, e foi muito bom ver esse video hoje e saber que fez sentido oq eu passei e como me recuperei, nesses 3 meses sem jogos competitivos, zerei 4 games.
Mas dizer a verdade, os primeiros 5 dias foram dificeis, pq dava tédio jogar, mas eu forçava e depois de 2 horas forçada jogando ficava natural novamente, meu corpo teve que acostumar.
Jogava CS(comecei a treinar e melhorar, e tive uma meta de pegar 10k premier, consegui e do nada queria 15k e também consegui, e do nada entrou na mente que queria 20k, fiquei travada nos 17k e comecei a estressar muito a ponto de tiltar e quando acabava a partida eu ainda continuar estressada, ai vi que precisava me afastar, desinstalei e fiquei 3 meses sem jogar e agora coloquei uma meta de jogar apenas 1 partida por dia para relaxar e não fico mais estressadad ao ganhar ou perder)
E também jogo Starcraft, eu era gold afundada e cheguei até a pagar um coach para me ajudar e consegui evoluir até o platina e vi que comecei o ciclo de cs novamente então sair antes.
Então esse negocio do competitivo e criar metas dentro dele não faz sentido para pessoas comuns, só se você quer viver disso ou trabalhe com isso, sem ter esses dois motivos apenas jogue competitivo para realxar.
PS: atualemten estou zerando FF16 e Sleeping dogs
Detox é realmente necessário, ainda mais quando você acostuma com metas dentro do game. Colocar metas em jogos competitivos assim só faz sentido mesmo pra quem quer algo a mais no game, seja entrar num time semi-pro ou ter mais atenção na comunidade, porque pro mesmo não faz isso.
Boa jogatina com FF16 e Sleeping Dogs, são dois jogos sensacionais! Acabando esses, recomendo jogar o FF15 se tiver gostado do 16, vai te trazer bastante conteúdo pra explorar!
Muito obrigado pelo comentário maninha!
@@ozoika Estou com ele aqui faz quase 1 e meio na Steam parado.
vou zerar o 16 e ir para o 15.
Joga cs, valorant ou cod pae? Bora jogar junto pra se divertir... Estudos e esportes ocupam a mente, por isso não jogo tanto, mas não deixo de jogar uma ou duas horas por dia pra não enferrujar. O jeito hoje é se divertir, já cansei de buscar elo tbm rsrs
@Xerife_John e quanto a todo o tempo destinado aos treinos? Desistir do jogo é abandonar todo o tempo destinado a ele bem como o dinheiro investido na compra de skins
Eu estou tentando parar de jogar jogos competitivos para regular a tal da dopamina e deixar a ansiedade e estresse mais estável. O meu caso é bem parecido com os citados nos seus vídeos, chegar do trabalho / faculdade cansado e jogar jogos competitivos no final do dia, me sentia perdendo alguns neurônios jogando com desmiolados que xingam, gritam com sua toxicidade. Isso tava me causando reações estranhas e daí vi que era hora de parar. Desde então zerei alguns joguinhos singleplayer e to buscando mais uns pra jogar, sinto que tenho sido mais contente com isso.
Inclusive, ótimo vídeo! Falar a verdade que dei uma pensada comigo mesmo depois de ver vídeo sobre "Porque não conseguimos escolher nada para jogar".
Boa! jogos single player sempre vão ajudar mais o mental do que os competitivos, que na maioria das vezes, só estraga kkkk
Muito obrigado pelo comentário maninho! ❤️
Poxa cara, um vídeo excelente pra também poder apresentar a quem não vive nesse mundinho de jogos.
E algo que agregaria muito seria pequenas notas sobre os termos usados dos jogos, eu que não jogo CS consigo me situar dentro do pouco que conheço, mas pros meus ou pais da galera vai passar de um jeito esquisito a mensagem.
Eu comecei a jogar Airsoft recentemente, jogos não estavam mais me proporcionando o entretenimento que eu queria, claro eu ainda jogo, más toda semana jogo no mínimo 3 vezes airsoft, é satisfatório é diferente e é uma experiência que gera muito mais memorias. É algo palpável, é vivido, é real saca? faça estrategias, combine, conheça pessoas, tire fotos! é algo muito mais memorável, você não vai se lembrar de suas 30 partidas num dia, más lembrará de 1 partida que você jogou no airsoft a 30 dias atrás. Sua mente seleciona o que quer, é isso que a minha quer, viver.
Eu parei um tempo já com os jogos competitivos consegui perder o vício graças a Deus kkk, btw ótimo vídeo zoika.
Boa! fugir dos jogos competitivos é um livramento kkkk muito obrigado pelo comentário maninho!
btw ☝🏽🥸
Tô nessa luta, querendo abandonar sou viciado, a ponto de deixar de ir trabalhar no meu próprio comércio, pra ficar jogando. Sem contar que não durmo viro a noite. MDS tenho que parar isso 😵💫
eu fiquei 1 ano sem jogar jogos competitivos, so joguei jogo de historia e meu humor e minha paz melhorou muiito, de uns meses pra ca voltei a jogar cs, e estresse e agressividade ja voltaram pro meu ser. ja planejo fazer outro detox quando virar o ano, passar o verão sem. joguinho faz bem, mas ficar sem ele tbm.
@@michek420 boa, mano, é isso ai
QUE CANAL DAHORA! ERA O VIDEO QUE EU QUERIA VER HA ANOS
Tenho um grande problema com R6, jogo esse jogo desde o primeiro ano de lançamento, na época tinha 13 anos, hoje ja tenho 21. Nesse período de tempo, deixei de jogar em alguns momentos, mas sempre voltava, da última vez agora estava voltando a focar nos estudos e nas coisas que realmente importam, mas só bastou algumas partidas para que me viciasse dnv. Amigos, garanto a vcs, R6 n é apenas um jogo para mim, faz parte da minha vida, fiz amigos, desfiz amizades, vivi bastante esse jogo, ele fez eu esquecer problemas, sempre sendo uma forma de refúgio a minha mente, mas não posso mas me dar esse luxo, não tenho mais 13 anos, as responsabilidades aumentaram. Sinto, uma certa “inveja” daquele menino que n tinha obrigações a n ser passar na escola e chegar em ks, ligar o ps4, esquecer os problemas e apenas jogar com os amigos online. Isso meus amigos, isso é Nostalgia. A todos companheiros que fiz nessa trajetória de games e n pude ver, a todas as lines com só recruta no time, a todas plays pensadas, a todos os clãzinhos de R6 que participei e a todas as noites viradas jogando, fica aqui minha recordação, jamais esquecerei os momentos bons compartilhados. Obrigado! Não posso mais voltar para esse ciclo, pois o objetivo agr n é mais subir KD.
Um problema também é que TODO jogo multiplayer ta virando competitivo, por exemplo parei de jogar cod pq trabalho, estudo e tenho família pra cuidar, logo não tenho tanto tempo pra jogar. Aí quando vou jogar uma partida de cod sempre parece final de campeonato, vc n consegue nem respirar no jogo, fora a comunidade tóxica.
Realmente, os jogos casuais acabam virando competição já que a comunidade não consegue mais só jogar pela diversão, todo mundo compete pra ficar top 1 no placar ou pegar highlights e tudo mais. Daria um bom video comentar sobre isso, quem sabe!
Muito obrigado pelo comentário!
Vídeo incrível! Esse canal foi a descoberta do ano!
Muito obrigado pelo comentário maninho ❤️
Eu amo jogos competitivos, me estresso, me frustro, mas ao mesmo tempo me divirto. Comecei com o PVP do Neverwinter, passei por FIFA e fui pro LoL. Esse último dei uma pausa de 2 anos por vários motivos pessoais, um deles é porque eu ficava horas jogando e acabei deixando de jogar todos os jogos single players que foram lançados nos últimos anos e que sempre senti vontade de jogar, mas não conseguia ficar 5 minutos dentro do jogo. Atualmente venho zerando o que deixei pra trás, alguns até platino. Sinto saudades do Lol, mas dá pra aguentar mais um tempo até tirar o atraso dos singles. Ótimo vídeo. Abraço.
Jogos competitivos são legais justamente por isso, cada um tem o seu próprio jeito de lidar com os games. Mas é uma boa sempre dar aquela pausa pra jogar uns singles mesmo!
Muito obrigado pelo comentário maninho!
Lol é um cancer irmao traz muitos prejuizos a saude
Baita conteúdo cara, gostei pra caramba desses efeitos sonoros e trilhas sonoras de jogos de PS2, Silent Hill a rodo, uma de Tekken… foda 👏🏻
Simplesmente as melhores trilhas sonoras estão aqui nessa geração né cara? Muito obrigado pelo comentário!
Sem contar os efeitos sonoros de stardew valley que aparecem vez ou outra. Nossa que joguinho gostoso em 🙏
Irmao, esse video foi enviado por Deus não eh possível kkkkkkkkk eu sou viciado em apex, nao consigo jogar outra coisa... Por exemplo, comprei resident 4 remake em pre venda, E NÃO ACABEI ATE HOJE!!!! Entre outros... Peguei red dead 2 na plus, o jogo ate ja saiu e eu nao joguei também kkkkkkk fora a falta de paciência pra outras coisas. Que absurdo! Baita video, obrigado por isso!
Red dead 2 é uma experiência maravilhosa, jogue
Joguei Apex por 3 anos direto
@@jhonbrito9180 tô jogando mano, comprei definitivo pq não tá mais na plus.... Melhor coisa q eu fiz
@@MrEvandroers essa Season eu não tô jogando e na próxima pretendo jogar mto pouco. Sou dos viciadinho q tá desde o lançamento, mas tava me fazendo mal já kkkkkkkk
Eu não sei nem como consegui ver esse vídeo, eu tive que prestar muita atenção pra capitar alguma coisa, podia estar jogando mas vim ver seu vídeo, muito bom cara vc é demais 🎉❤
CONTEÚDO MUITO FODA IRMÃO !!! tenho certeza que agregou na vida de muita gente, parabéns…🏆🔥
eu só jogo jogos competitivos por falta de opção, não dinheiro, mas sim opção, se eu comprar um jogo de historia, eu nunca termino, eu prefiro ficar fazendo mil e cem outras coisas dentro do jogo do que ouvindo a narrativa ou fazendo missão, então eu fico só jogando jogo competitivo e evoluindo o inventario, mas eu realmente gostaria de poder começar a gostar de outros tipos de jogos. Alias, belo video, merece muito mais :D
Cara, mas tu não precisa zerar um jogo pra aproveitar ele, só o ato de se divertir enquanto joga vale, não necessariamente completar missões e afins.
Joguei bastante Skyrim, devo ter umas 600 horas de jogo fácil e inúmeros saves, mas só zerei o jogo uma única vez, na maioria do tempo só fico brincando de fazer um roleplay e evoluir o personagem, nem ligando para a main quest.
Entendo cara, realmente os jogos competitivos acabam sendo opções melhores do que os singleplayer pois a grande maioria é grátis também né, mas se você quer jogar outros jogos, o esquema é dar aquela pausa pros competitivos e ir aos poucos migrando pros singleplayer, mesmo que demore maninho!
Muito obrigado pelo comentário!
Se eu falar que jogo de história é de graça tbm, estou cometendo um crime?
@@pseudoanonimo33 eu jogo no xbox, então as opções são pouco variavel, se tem 3 jogos de história BOA, é muito, e quando falo de jogo de história tô me referindo a rdr2, skyrim, gta, etc... jogos com uma boa história e gameplay
@duck3yy123 entendi, se assinar game pass tem alguns jogos, mas aí pega mensalidade.
Já um Pc, com o preço do Xbox compra um mediano e jogo só alguns, e ainda tem que comprar com controle.
Aí é fazer escolhas
Desde os meus 10-12 anos eu jogo jogos competitivos. Comecei pelo crossfire e passei para o CSGO. Jogava muuuuuito mesmo, porém, nunca deixei de lado os estudos. Acho que o que mais me prendia nesses jogos era justamente querer ser o melhor. Após pegar level 20 na GC e global no CSGO, comecei a jogar cada vez menos. Praticamente nem entro mais no CSGO hoje em dia. Mesmo assim, Ainda sinto uma dependência em estar realizando metas dentro de jogos e em tudo na minha vida, como pegar skins no bo6, aumentar de nivel no mmorpg e aquela pressão para “ascender na vida”, aquela necessidade de estar sempre ocupado fazendo algo pra melhorar em algum quesito.
Apesar de tudo, vejo que os jogos me ajudaram em muita coisa, apesar de ao mesmo tempo, agora com 24 anos, ver que também teve bastante malefício, principalmente nesse quesito de dependência e ansiedade para estar sempre precisando fazer algo, pois “descansar é perda de tempo” e se eu não fizer, os outros estarão fazendo……
Por isso digo pra vocês. Se gostam de jogar, joguem. Aproveitem suas vidas. Mas nada em excesso é benéfico e principalmente, nunca abandonem a escola ou parem de estudar. Façam uma faculdade se tiverem a oportunidade e nunca abandonem seus sonhos.
Esse ano me formo em medicina. Vocês podem ser os próximos. Nos vemos dentro do game 💪🏻
Caraca, se deu bem demais pô, perdeu nada.
mano, muito obrigado pelo video. nunca percebi que estava passando por isso e esse video chegou na hora certa, abriu minha mente, desde 2020 nessa pegada de cs todo dia kkkkkkkkkkkkkkkkk realmente dia 4 de dezembro e foi a coisa mais importante do ano para mim. obrigado por abrir meus olhos
Eu to desde 1999 nessa pegada, o que ganhei foi só prejudicar minha visão e milhares de caixas no inventário
@@eduardonomundo qual a tua idade Man ?
Muito obrigado pelo vídeo irmão, muito bom!!! Estamos carentes de vídeos assim nos tempos de hj! Tudo é video de 30s a 60s
muita informação sem ficar chorando e reclamando, video top
Ótimo conteúdo, parabéns. Jogos competitivos nos levam ao extremo rapido de mais, euforia e decepção, em poucos minutos, esse tipo de alteracao no organismo gera distúrbios, como explicado no video, e ainda digo mais, atentem com o lado espiritual, que esta envolvido em tudo na vida. Exercício físico e boa alimentação, caminho do meio e questione tudo.
Ótimo vídeo, meu mano!!
Cara, vou me inscrever no canal! Warzone eu amo mas a cada jogo vai ficando ruim e minha cabeça pior, sem falar que eu gosto de neurociência e vc usou uma didática bem daora pra explicar o tema! Continua assim q vê vai longe!
Namoral que video, bom so sucesso irmão adorei o canal ❤❤
Excelente seus vídeos me impressionei por ter poucos inscritos.
No meu caso eu parei de jogar competitivo pelo estresse e joguei muito jogo história mas agr de vez em quando eu brinco com os amigos em alguns jogos online mas sem compromisso acho que esse foi um bom balanço
É isso ai maninho! É melhor só curtir com os amigos mesmo sem compromisso do que ficar "se matando" em buscar vitória atrás de vitória. Muito obrigado pelo comentário!
To esperando a atualização de xadrez desde o século XV e até hoje eles não nerfaram a Dama, slk muito apelão tem como não
Video lindo ! Eu nunca gostei, nem jogo on-line , sou adepto dos single players. Mas faz todo sentido a forma que voce trouxe a explicação! Um comentário pessoal : Quando vejo outros jogando esses jogos de tiro e ficam numa trocação de arma toda hora como se fosse um tique , isso me irrita demais kkk pra que ficar fazendo isso kk e nunca entendi essas abreviações que cada jogo tem
Que vídeo sensacional. sério mesmo!
eu sou um cara extremamente competitivo independente do que seja, eu jogo duas vezes na semana só, pois trabalho, sou casado e tenho filha, mas mesmo assim quando vou jogar eu procuro jogar competitivos e de fato dar a vida pra ganhar, primeiro pq naturalmente sou competitivo, gosto dessa sensação de amassar quem ta do outro lado e segundo por que gosto de está sempre vendo esse meu senso competitivo evoluir, afinal, a vida é uma competição, seja na vida empresarial, financeira, saúde fisica e etc. Então no meu ponto de vista, afiar o senso competitivo atraves dos jogos é uma excelente ideia desde que seja de forma saudável.
Esse papo de "sou competitivo" é apenas uma desculpa para manter seu vício, vigia irmão.
@@silva1527 amigo, com certeza um viciado não é um cara que joga duas vezes por semana e dedica a maior parte do seu tempo em trabalho, familia e desenvolvimento pessoal, e eu não disse que sou competitivo somente nos jogos, aprenda a interpretar corretamente antes de tirar suas conclusões. Vigia!.
Rapaz, o negócio é cuidar pra não se viciar, toda vez que eu abro um jogo eu lembro disso. Acho que a gente que é casado consegue se policiar muito melhor do que um adolescente solteiro, porque se a nossa família tiver sentindo nossa falta a gente percebe rapidinho
@@ogustavomoura Eu era esse tipo de adolescente que jogava todo dia e por varias horas, mas depois que casa vc consegue se controlar sem muito esforço, na real vc percebe que se sente muito mais bem quando jogar 1 ou 2 vezes na semana doque todos os dias kkkk
@@ramondavidson7722 sim kkkkkkk da última vez eu joguei 40 min e já enjoei
Muito bom esse seu vídeo, me ajudou a abrir a mente. Vou deixar os jogos competitivos de lado por um tempo e tentar focar mais no que realmente importa
Boa! fico feliz que o vídeo tenha ajudado maninho! muito obrigado pelo comentário
Comecei a jogar CS há uns 5 anos, e foi a minha primeira experiência com jogos competitivos. Aliás, um dos primeiros jogos que comecei a jogar desde que consegui montar meu PC. Eu jogava CS 1.6 na época da Lan House, sempre curti o game (apesar de na época, GTA Vice City e NFSU2 serem mais interessantes pra mim), e ter a vhance de jogar uma versão moderna do CS me cativou. Comecei jogando sozinho, depois comecei no competitivo com um amigo, cheguei até o AK1. Conheci um amigo que jogava bem, e ele era Global no passado e tava voltando a jogar. Com ele, conheci outros amigos que eram Global, e coloquei a meta de pegar Global até o fim do CS:GO. Não consegui atingir a meta, cheguei no Águia 2, quase Supremo. CS2 chegou, e esse ranking por patente me deixou tiltado. Tem épocas que eu jogo super bem, de ficar 16, 17K de ranking, e em outros momentos eu to penando no 11K. Queria jogar outros jogos, mas eles simplesmente não parecem legais. São entediantes, sem nada de muito dinâmico. É estranho pra um jogador de CS, que a cada momento tem um botão pra apertar (nem que seja inspecionar a arma). Enfim, excelente vídeo
ai ce ta fraco amigao se vc pega 16k/17k impossivel penar no 11k e outro tipo de game, tirando o fato q muitos no 16k/17k nao sabem um terço como o game funciona dito isso quer evoluir de vdd estuda o game e joga faceit ou ate mesmo gc
@cauazin8840 esse é o ponto: mental afeta demais, a pressão pra jogar bem tudo isso me faz passar raiva no 11K. Já joguei GC, mesma coisa. Eu já amassei no LV 18 como tbm já perdi feio no LV 8. Tudo tem a ver com o mental, eu sei que não sou uma mula jogando
Totalmente vinculado com o mental mesmo, as vezes no dia que você jogou mal você dormiu mal, e o LV 8 te amassou por que tá num dia bom dele. Manter uma constância é uma das coisas mais difíceis no cenário competitivo se você quer ficar bom mesmo, por que tudo vai variar do dia e com quem você joga, ainda mais se for random...
Que isso pai, para melhorar sua constância no CS do dia a dia que tal começar a literalmente abrir os pixels de maneira correta? Somente isso já vai te garantir não pinar nos 11k de ranking. E eu falo isso como um lvl 19 GC lvl 8 faceit constante(não que seja um bom nível), mas que não perde pra quem tá abaixo.
Eu já conhecia todos esses conceitos e como esses jogos competitivos são prejudiciais. Mesmo assim, acho que foi com esse vídeo que eu consegui girar a chave. Muito obrigado, Zoika!
Boa! As vezes tudo que a gente precisa é fixar as informações que a gente já tem!
Muito obrigado pelo comentário ❤️
Belo vídeo.
Comigo aconteceu algo similar ao descrito no vídeo. Sempre joguei jogos competitivos, desde 2014 "dando a vida" em jogos variados de modo competitivo de forma que isso diminuiu e muito a felicidade e a vontade de jogar jogos no modo single player, jogos de história que sempre achei divertidos.
A partir de março desse ano eu comecei a desintoxicação desse tipo de jogo, e adicionei a vida real no meu cotidiano, saindo mais da vida virtual e quando estou em gameplay dou prioridade para jogos offline de modo campanha mas ainda sim conversando com meus amigos no discord.
Nossa, irmão, excelente vídeo. Meus parabéns!
Estava comentando isso ontem!!! Por mais que seja apenas um jogo, nada que realmente vai afetar sua vida mesmo sendo um jogador casual, mas a derrota e uma partida competitiva da uma sensação de merda do caramba. Pode até ser uma partida valendo nada, sem rank ou algo assim, pelo menos eu, acabo me frustando pra caramba
ótimo vídeo e conteúdo amigo, conheci o canal através desse vídeo e me surpreendi pela qualidade e sua oratória. Tudo de bom pra você
Obrigado, me fez enxergar de outra forma, meu sonho é ser pro player e esses conselhos foi essenciais pra mim!
Muito bom seu vídeo, isso é real. Me encaixo perfeitamente no conteúdo, faz muiro tempo q um jogo de campanha nao me prende. Mas pra mim tem 2 razões que mais me afasta de jogos campanha.
1 falta de tempo pra jogar, ficar jogando muito picado jogos assim quebra a experiência.
2 Jogo desde atari, Master Systen, SNES, Neo geo, N64 e por aí vai. Poucos jogos me trazem satisfação
Ultimo jogo que zerei e meu deu grande satisfação foi Sombras de Mordor. Depois não me lembro de outro.
Parabéns mesmo pelo vídeo 🎉
Deixei de jogar jogos competitivos porque o stress começou a ser demais.
Agora, todo o qualquer jogo que se torne chato ou simplesmente cause esse familiares sentimos de raiva como indicas no vídeo, é automaticamente posto de lado. Não é para isso que os jogos serverm.
Há tanto peixe neste oceano que não vale mesmo a pena.
Vídeo muito bom irmão, jogava lol a 10 anos, nesses últimos meses estava me estressando muito, muito mesmo. Qualquer coisa que dava errado durante o jogo, me matava de ódio, parei tem 3 meses, minha vida mudou pra melhor, não me vejo jogando mais jogos assim.
Cara, parabéns pelo vídeo, me identifiquei demais, mas no caso o meu jogo de dopamina barata é fall guys. Faz uns 3 anos que é praticamente a única coisa que eu jogo, mesmo tendo games incríveis na minha biblioteca. Me toquei que é o mesmo principio do tiktok: eu abro o jogo, faço partidas rápidas, as vezes ganho, as vezes não, recebo as recompensas da temporada e repito a mesma coisa que faço nos vídeos curtos: um atrás do outro, sem aprofundar a jogatina. Obrigado por abrir meus olhos pra isso.
Ótimo vídeo cara. Eu gosto de jogos single player, mas sempre gastei mt mais horas em jogos competitivos, nunca pensei nessa sua explicação. Hoje em dia jogo muito menos, mais por desbalanceamento, é muito frustante quando você joga muito bem e ainda perde o jogo por conta de gente que não quer jogar ou é simplesmente muito ruim e trolla a partida. Mais ainda quando você já tem um time ruim e cai contra um cara muito melhor que você na lane. Aí você teria que ser o carry, e acaba se culpando for apanhar...
Muito bom o vídeo amigo, eu jogo jogos competitivos já faz mais de 10 anos, hoje sou radiante e um dos melhores jogadores do Brasil no Valorant e tudo que foi dito é verdade, rapaziada que quer ser high elo em um jogo ou até mesmo entrar pro cenário competitivo de algum saiba que você vai ter que abrir a mão de muitas coisas na sua vida, sua habilidade social vai piorar de uma maneira absurda, nas vezes que você perder ou estiver na má fase dentro do jogo sua personalidade vai mudar de um jeito que você fica irreconhecível como pessoa, hoje já fazem dois anos que sou praticante de musculação e aos poucos to deixando de lado a dopamina dos eSports e voltando a evoluir na minha vida pessoal.
Tá em qual time? Nunca ouvi falarem seu nome no VCB
Vídeo muito bom mano, parabéns!
Eu atualmente estou livre do vício em jogos competitivos, ainda jogo apenas 1, dead by daylight, porém com moderação e sem cobrança em ser pro player!
Boa! jogar esses jogos sem cobrança muda totalmente a nossa experiência, muito obrigado pelo comentário maninho!
No meu caso eu tava esgotado mentalmente e esse ano conheci o souls like kkkkkk mas pra mim ajudou porque é um tipo de competição diferente. E agora acabei de zerar re. Fico joguei durante 15 anos jogos competitivos e só agora estou descobrindo o mundo maravilhoso de um the last of us, sekiro, dark souls, lies of p, starfield, campanha dos cod e dos battlefield. Depois que você sai desse mundo dos jogos competitivos e joga os single é outro mundo muito mais foda. Excelente vídeo meu mano tamo junto !!
Teu conteúdo é muito bom, continua primo
Pode deixar cara! Fico feliz que tenha curtido o conteúdo, muito obrigado pelo comentário!
há um tempo atras eu era extremamente viciado em jogos competitivos, tinha mais de 1000horas em cs, lol e valorant cada, tanto que me atrapalhou nos estudos e relacionamento. Porem teve um dia que me estressei tanto que estourei e nunca mais joguei nenhum jogo por um bom tempo. Isso me fez tao bem que voltei a ler livros e me exercitar, hoje em dia tenho uma vida estavel e so jogo de vez em qnd jogos single players ou jogos multiplayers com amigos apenas para se divertir. Atualmente a única problemática seria as redes socias que tomam uma parte considerável da minha semana. qnd jogava não tinha o costume de usa-las, porem ao parar tornou-se o meio de conseguir a tal da dopamina barata, mas como disse, venci os jogos competitivos e estou na luta para vencer as redes socias também, força guerreiros!
parabéns pelo vídeo, muito bem feito e informativo.
Excelente vídeo! Parabéns
cara... q conteúdo de primeira! parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Muito obrigado pelo comentário maninho!
Que video top, parabens.
Eu quero ser pro de Valorant e venho treinando para isso. Quando eu estava só spammando ranqueada e querendo upar de elo rápido, eu me frustrava. De uns meses para cá, olho a derrota muito mais como oportunidade, focando muito mais no meu desempenho individual com o foco na melhora, apenas tentando ser consistente com o foco na progressão mecânica, noção de jogo, etc. Isso me deixou mais feliz jogando por causa de meu desempenho e também fez com que eu começasse a upar de elo de novo. Mesmo perdendo uma partida ou outra, não fico triste; vejo o que eu poderia ter feito melhor e vou para a próxima.
Que video bom. Trabalho com esports e contemplou perfeitamente varios pontos importantes
Eu realmente parei de jogar competitivos ou até mesmo online, ficava num looping eterno e frustrado porque os matchmaking fazem questão de esfregar na sua cara que é ruim ou quando você tem uma melhora, na próxima partida vira um inferno. Hoje em dia jogo mais single player e liberando mais espaço no meu tempo para outros jogos que tinha vontade e hoje realmente jogo pra relaxar
Vídeo interessante. Me fez notar que alguns amigos meus devem ter esse vício na dopamina rápida dos jogos competitivos. Sempre curti jogos multiplayers, desde MMORPG, Mobas e shooters, mas com o passar do tempo fui tomando gosto pelos jogos single player, exemplo: Skyrim, Dark Souls, Hollow Knight etc. Só que eu vejo que alguns amigos meus não conseguem jogar outra coisa que não seja esses jogos competitivos. Geralmente eles argumentam que não tem tempo, mas passam horas e horas no dotinha ou CS. Eu achava que eles eram cabeça dura, mas deve ser essa questão da dopamina.
Isso aqui foi um ótimo vídeo. Você deu dicas muito boas e explicou muito bem o assunto.
Você tem podcast no spotify? Achei esse vídeo bem estilo podcast
Muito obrigado maninho! Não tenho podcast, mas se rolar futuramente vou deixar na descrição do vídeo!
3:26 Eu sou o calvo! jajajaj Mas falando serio eu estou faz tempo com muita vontade de vender meu pc e comprar um bike pq eu não aguento mais esse estresse do cs e minha ansiedade só piora. Esse video tá muito top, parabéns eu precisava muito desse contéúdo!
Obrigado voce me fez sarar do looping do comp ouvindo isso, eu não sabia disso e pensava que somente era problema comigo, vou aplicar nos meus pais tbm, eles entraram no looping do tikoteko
Que nostalgia gostosa que vc me deu quando vi o COD de PS2.
Lembro que eu precisava de dois controles para passar do início do jogo. Pois um deles nak funcionava o botão de tocar granada, e o outro a mira ficava rodando infinitamente.
Como sofri pra tocar a granada naquela janela. Mas como foi bom viver essa época
8:35 Isso é literalmente eu, nunca zerei 1 jogo de campanha pq não consigo jogar jogos de campanhas muito tempo. Mas falando sério, eu gosto disso, dessa competitividade, troca de tiros.
Desde os 6 anos jogo jogos competitivamente, desde o saudoso CS1.6, DDTank, TankiOnline, Crossfire, entre outros.
Eu tbm, mto bom
Ddtank era matemática pura cara kkkkkkk@@FelipeLeal-rr3sp
@@Rlgpay sim kakaka slc desde novo viciado em jogos competitivos, hj em dia to comendo CS2 com farinha.
essa parada dos jogos como serviço, causam uma sensação que alguns chamam de FOMO (medo de perder algo), eles passam por várias atualizações e toda vez que você se integra neles por um tempo, o inconsciente anseia por mais e mais novidades. As indústrias tendem a abusar mais e mais da dopamina e sinceramente, por mais que os problemas da vida de cada um sejam individuais, não sei se essa tendência é algo bom ou ruim
Deixei de jogar PVP por estar me estressando mais do q se divertindo e também por ter um tempo menor para jogá-los, foi assim primeiro com o FIFA quando cheguei nas divisões altas e depois com os FPS no ranques altos, trabalho com comex e grande parte dos dias chegava pilhado em casa, aí entrava nos jogos para despressurizar e ficava mais pilhado ainda. Foi aí que voltei a jogar os singoplayers com histórias imersivas mas tbm com objetivo de platinar os games e comecei a jogar PVE como, helldivers, deep rock, anthem e etc pq o multiplayer um ajuda o outro e ambos progridem juntos
cara essa batedeira no coracao , ansiedade mesmo jogando competitivo casual, ta me afastando cada vez menos do cs, as vezes acho q to me torturando.
Dependendo de como joga-se
Os jogos também tem sua importância ou valor:
• Conhecer novas pessoas e fazer amizades que podem mudar sua vida! Sejam comunicativos
Há quem conheceu famosos entre outras pessoas que agregaram valor em suas vidas através de jogos etc..
• ganhar dinheiro com competições
• diminui ou elimina por vezes sentimentos negativos
Etc….
Tudo tem vantagem e suas desvantagens na vida
Quando eu percebi que jogos online competitivos não são sobre eu ser bom ou ruim porque dependem de mais fatores que me façam ganhar ou perder do que eu jogar bem ou mal, minha forma de consumir eles mudou completamente, eu jogo MUITO menos e me e me estreso pouquíssimas vezes.
Conteúdo muito bom!
C pretende fazer um vídeo falando sobre o medo que algumas pessoas têm das partidas ranqueadas nos jogos? Acho que ia ser bem interessante.
Recentemente a Steam Deu Half-Life 2 de Graça pra Todo mundo e eu Resolvi abrir o Jogo e Simplesmente ele Abriu minha Mente, aquele Mundo era tão Magnífico, os Personagens, a Histiria, a Narrativa e ate a Gameplay me Fizeram eu Simplesmente quebrar os meus 4 anos de Jogos Competitivos (Principalmente os Mobiles), faz um pouco mais de 2 semanas que simplesmente larguei qualquer jogo Competitivo e estou me sentindo otimo, inclusive, vídeo incrível
ele ainda ta de graça?
Eu admito, sou viciado em jogos competitivos, último jogo de história que zerei foi Midnight Club do PS2, isso lá pra 2013... Aí conheci o CS 1.6 na Lan house. Depois daí conheci o CROSSFIRE AL, jogo até hoje mas não com a mesma frequência de a um ano atrás.
Brincadeira que quase custou meu casamento, eu nunca tive condições se ter um PC de qualidade, saca? Que todos os periféricos eram profissionais, enfim, trabalhei e conquistei... Eu chegava do trabalho as 17h e ficava até 23h, 02h da manhã jogando pra acordar às 5h, eu já estava com ansiedade... Entraa no trabalho pensando na hora de sair pra jogar... Esposa? "Nem tinha mais" várias vezes ela dormiu só. Eu tinha um time, estava tentando chegar ao profissional, era meu sonho, não me sinto totalmente culpado pq eu estava vivendo uma parte desse sonho, de ter um PC bom e ter todos os equipamentos pra ir em frente... Brigas no casamento, ansiedade, falta de interesse no trabalho... Larguei em março de 2024, com 7 meses abri minha loja no centro da cidade. E acreditem se eu tivesse jogando até hoje, nada eu teria realizado. Fora que eu deixava de vender minhas mercadorias pra jogar acredita? Graças a Deus hoje eu entro, me estresso e saio sem data ou hora kkkk
Video muito foda! Eu sempre fui pra frente e já tinha percebido que os jogos geravam picos de dopamina altos em mim, a cada kill, a cada jogada, ver o chat louco pq você fez um clutch de 1x3 com 10hp (ontem kk) isso é prazeroso demais 😂 enfim! Reparem se os jogos não estão lhe afetando tropa, você pode estar perdendo tempo de focar em coisas que lhe traram resultado!!
que baita vídeo!
Excelente vídeo, parabéns. Fica uma sugestão de assunto para um próximo: "Como GAAS (Games as a Service) afetam nossa mente". É um tema parecido, mas contempla mais gêneros - como RPGs, MMOs, Gachas, etc. - e o próprio Destiny que você mencionou. Esse assunto támbem viabiliza um gancho para falar sobre FOMO e Sunk Cost Fallacy (mais no sentido de tempo gasto).
Com certeza vale um vídeo separado para os GaaS e FOMO, vai ter bastante coisa pra cobrir. Agradeço demais pelas recomendações! Muito obrigado pelo comentário maninho!
Eu como a maioria dos comentários aqui parei com competitivos, CS e valorant, pq é só estresse e raiva na maior parte do tempo, o fator diversão se perde em jogos assim.
Ps: muito bom o vídeo e o conteúdo que apresenta.
Comecei a me limitar em jogos competitivos antes jogava 10 matas matas, 5 partidas competitivas e nunca me saciava, comecei a parar de jogar partidas de mata mata e hoje jogo apenas duas ou uma partida por dia e as vezes uma por semana, com isso consegui zerar vários jogos modo história, exemplo zerei shadow of the tomb raider, the quarry e no momento estou jogando the witcher 3, uma dica: se você tem muita vontade de jogar valorant, cs ou lol, independente, e quer parar com isso, então se limita a apenas uma partida por dia que consequentemente seu cérebro vai diminuir a vontade de jogar, isso funcionou comigo e depois que comecei a jogar xadrez a minha ansiedade de jogar jogos competitivos diminuiu drasticamente. Espero que funcione para você :)
Eu usava os jogos competitivos como fulga dos meus blocos de estudos, mas isso me prendia ainda mais neles. Conforme eu tinha que estudar mais, mais eu sentia vontade, desejo de jogar. Nas férias eu joguei só rd2 e por incrível que pareça não tenho vontade de jogar como antes r6, cs2. Minha mente está em paz.
Parabéns pelo excelente vídeo realmente muito bom
Muito bom o vídeo!!!
finalmente um bom vídeo sobre esse assunto que não seja parcial dizendo "se afasta dos jogos competitivos e venha curtir uma experiência single player"
Você é fodaa!!!
Cada dia mais agradeço por sair dos competitivos e ir para os jogos de história
Esses jogos competitivos trazem uma emoção mais rápida e deixam o nosso cérebro viciado em receber a sensação de vitória ou derrota rapidamente. No meu caso, eu desenvolvi muita dificuldade pra jogar jogos de campanha, porque o natural é que você precise avançar na história para adquirir itens e ficar forte, e às vezes isso demora, enquanto que em um jogo competitivo como o LOL, se você se destacar logo no início da partida, com 15 ou 20 minutos você já consegue até carregar teu time. A gente fica preso nessa sensação de vitória que vem muito rápido e quer sempre mais.
Eu sempre fui extremamente competitivo, entrei pra escolinha de futebol com menos de 4 anos e até os 15 minha vida era "jogar bola" até machucar o joelho. Encontrei no CS 1.6 a competitividade que eu tinha no futebol e daí em diante meio que não parei mais com jogos competitivos, fui do CS 1.6 pro condition zero, source, smite, csgo, CS 2. No final do ano passado comecei a perceber como o CS tava atrapalhando meu sono, eu chegava do serviço e tinha que ganhar pelo menos uma partida, isso as vezes significava ter q jogar 2/3 na noite e após o jogo eu tava na adrenalina e demorava horas pra diminuir a energia e conseguir dormir. Além disso muitas vezes deixava de lado minha esposa e afazeres domésticos pq "CS não tem pause". Finalmente em novembro decidi parar e migrei pro Path of Exile 2. Jogo casualmente (as vezes até mais tempo que jogava CS) mas agora o jogo é single player, tem história, tem grind e a melhor parte: TEM PAUSE, posso parar de jogar a qqr momento, o jogo é uma delícia não me deixa na Full adrenalina (só em situações mto específicas e planejadas pra isso).
Depois q larguei o CS meu sono melhorou, minha relação com a esposa tbm, voltei a ler e estou acordando mais cedo. Sigo sem nenhum jogo competitivo instalado no Pc, só não sei quanto tempo isso vai durar.
Senti falta de falar de FIFA Ultimate Team como exemplo de jogo competitivo , com destaque de ser um jogo profundamente solitário por ser 1x1
seu video foi tão bom, que um amiguinho parou de passar raiva em joguinho competitivo, famosos games CLT.
Cheguei a esse video depois de um mano que tenho amizade a anos, tiltou de uma forma tão grande no jogo que eu me senti mal por ele, simplesmente em 5 min ele quitou do game, voltou , foi pro mid, farmou o mid do kra, depois que o mid saiu ele farmou jungle e ainda ficou xingando no chat de uma forma tao grande que meu Deus
Resposta pra tudo que vc passa ou passou está ai nesse vídeo, agradeça a ele!
Eu só jogo por alegria mesmo, se eu perder um round por coisa simples q eu poderia fazer no cs2 eu nem ligo, eu jogava sempre com fps baixo e agr tenho um pc ótimo!
Tenho minhas amizades que fiz aqui a muitos anos atrás q até agora estão presentes, mas tem alguns que não não jogam mais comigo pq as vzs eu falo muito ou slá deixo eles nervosos sem querer. Mas eles não estão errados, nós temos q respeitar cada um. Valeu mano, Deus abençoe! ♥
e quando não tem amigos, nem computador bom, mas quer jogar algum jogo e só n consegue
Eu tive que parar com LOL. Foi meu escape durante anos dos problemas do dia a dia, mas acabou se tornando um vício a ponto deu ficar o dia todo vendo vídeos sobre LOL para jogar de noite.
Já tentei ficar sem jogar, para isso eu ficava desinstalando o jogo, mas no outro dia voltava a instalar (devo ter feito isso mais de 50x)
Estou há quase um mês sem jogar.
Eu nunca fui lá muito fã de jogos online. Na minha infancia jogava um cs, sudden attack e tal, mas não passava disso.
Sempre critiquei jogos online...
Sempre gostei de futebol por ser um sonho e cerca de 3 anos atras um amigo me fez o convite de entrar no ultimate team, o fifa.
Hoje, não consigo jogar de forma offline, só me prendo a essa competição.
Atualmente tenho 2 empregos e acabo trabalhando 24/24(trabalho 24 e folgo 24) e a semana inteira de folga, esse jogo me prende. É um jogo que é o mrsmo ciclo toda semana, tem que fazer tudo toda semana...
Eu me estresso e toma meu tempo todo. Queria parar mas ao mesmo tempo, também gosto da sensação que o jogo tras quando ganhamos. O complicado também é que nem sempre o melhor ganha, é futebol ne...
Enfim, hoje eu penso que se soubesse, nunca teria entrado nesse jogo.
Galera, eu li a maioria dos comentários, e percebi que vcs buscam sempre um jogo que passe uma noção de conquista e adrenalina e isso foi consumindo vcs aos poucos,na minha opinião vcs precisam de uma história bem escrita que de uma noção de experiência vivida, eu recomendo pra vcs, joguem TWDG Season One da Telltale Games, e depois se quiserem qualquer outro jogo dessa empresa, vcs não vão se arrepender...., eu garanto
Quando Valorant lançou, eu jogava facilmente umas 12 horas divididas na semana. Atualmente, tenho só 4 horas semanais entre sábado e domingo, por questões da vida adulta mesmo. Fui ficando pior que no jogo e só enfrentava pessoas que colocavam muito mais horas no jogo. Isso foi me afastando e eventualmente “me libertou” do jogo. Agora estou focando em outros jogos. Levo semanas, meses, para zerar, mas também aproveito muito porque passo a semana na expectativa para jogar.
Era por isso que gostava tanto do battlefield, podia estar a perder mas o gameplay era sempre divertido com helis, avioes, tanques