Excelente a referência do Simon. O livro com o golden circle chama-se "Comece pelo porquê" ou se preferir ler em inglês é "Start With Why". Recomendo a leitura e serve para qualquer área.
10:26 e depois disso tudo, programar, olhar bases, entender o que o cliente quer ainda precisa ter o momento de paz, de ficar quieto pensando em como vai traduzir aqueles numeros, em qual grafico ou ferramenta seria interessante cores, visuais, listagens. Realmente trabalhar na area de dados é sempre pensar no melhor pra quem vc vai disonibilizar todo seu tempo gasto em analises
Caramba, nunca imaginei o quanto que a contabilidade moderna tem a ver com ciência de dados. .. O contador atua justamente na interpretação dos dados contábeis para o auxílio na tomada de decisão.
Linkei isso tb! Sou contador e estou estudando sobre esse assunto! Existe uma lenda falando que a contabilidade vai acabar, na verdade, acredito que ela vai se modular para a ciência de dados
Me formei em Ciências Contábeis em 2015, sendo que de 2011 a 2019 trabalhei com Auditoria contábil de Empresas, tedo inclusive feito um MBA em Auditoria 2018. Agora em Agosto de 2022 vou começar uma Pós em Ciência de Dados e estou buscando me informar ao máximo, pois quero redirecionar minha carreira para essa área.
Fala Lucas. Como você está? Também sou formado em ciências contábeis em 2018. Fui para área de marketing digital e me apaixonei pela ciências de Dados, penso também em seguir essa carreira. Como tá a tua caminhada? E os estudos?
7:40 isso a 2 anos atras, hj em dia com a evolução do chatGPT daria para manter a mesma opnião sobre como o tempo é gasto com as ia ? sabemos que hj em dia economiza e muito do seu tempo no dia a dia entao como um excel por exemplo poderia ser mais produtivo com a tecnologia atual ?
Uma ótima questão, Jounin! Inclusive, na nossa Imersão IA falamos sobre isso. Vamos deixar aqui duas dicas para você otimizar o uso do Excel com ChatGPT: 📌SheetGPT: sheetgpt.ai/ É uma extensão que conecta as duas ferramentas; 📌ChatGPT com Excel | Automação com macros: www.alura.com.br/curso-online-chatgpt-excel-automacao-macros Um dos nossos cursos lançados recentemente para otimizar o uso do Excel com o uso da IA; Se tiver qualquer dúvida, pode contar com a gente! 💙
E aí, Patricia. 😄 Fizemos uma temporada dedicada a explorar as faculdades de tecnologia e conhecer os seus diferenciais, grades curriculares e o que alunas e alunos poderão esperar dos cursos. Dá uma olhada: ua-cam.com/play/PLh2Y_pKOa4Uc3HtqEeCXC9ApMixqsx6Os.html 💙 Bons estudos por aí!
Acredito na ciência de dados como uma ferramenta para especialistas de determinadas áreas para que organizem as informações necessárias de forma inteligente. Ou seja o cientista de dados terá de mergulhar na informações, mas de forma que entenda do negócio correlacionada aquelas informações, para que possa filtrar e selecionar as informações de forma inteligente. Ou no mínimo onde esteja o cientista de dados haja por parte da estrutura da corporação que todos setores especializados informem com informações precisas.
@@Ruyo8 porque eles querem vender o produto deles, é óbvio, mas ninguém disse que tinha que ser imparcial, nem deveria, é tipo um psicólogo falar que psicologia não é eficiente, não existe
Muito bom. Fiquei feliz em ouvir que começa as vezes com excel e power b.i, e é o que trabalho no momento. E até estou na graduação de ciência da computação, acho muito sensacional data science
tenho uma duvida sou formado em Direito, e nessa area de lidar com cliente, a conversa no Direito e bem desevolvido, entretatnto tenho uma serta dificuldade em matemática, eu consegueria ser um cientista de dados ?.
Oie Paulo 🤗 Que demais! Ter conhecimento em outras áreas te torna um profissional único! Parabéns pela sua ideia! 🤩 Acreditamos muito no conceito do profissional em T, você já ouviu falar? Aqui explicamos um pouquinho sobre: www.alura.com.br/dev-em-t Respondendo a sua dúvida... Com muita dedicação e estudos, é possível você se especializar na área sim. Temos trilhas de estudos para começar do zero: www.alura.com.br/formacao-data-science ✨ Inclusive, se precisar de dicas de estudos e por onde começar, nós também estamos à disposição, Paulo! 🪄 Caso tenha interesse em conhecer melhor a plataforma e a área, é possível fazer um acesso teste! Pode nos chamar em uma de nossas redes sociais ou através dos nossos canais de atendimento: 📌Whatsapp: api.whatsapp.com/send?phone=5511984510258 📌E-mail (preenchendo esse formulário e descrevendo suas dúvidas): suporte.alura.com.br/support/tickets/new Grande abraço!
Excelente! Gostei muito da conversa :) To trampando como cientista de dados faz uns meses e to curtindo muito, aprendendo bastante e anima muito saber que pode ser aplicado à muitas coisas, então de projeto em projeto você vai acabar trabalhando com muitas áreas diferentes.
Sempre fui fascinado por mexer com dados e ver o que acontece, como funciona e o que significa. Estou pensando em ingressar na área de Ciência de dados, com o objetivo final de trabalhar na área de inteligência artificial. Acredito que seja uma boa base para entender sobre mercado puxado para base de dados e como posso resolver problemas com inteligência artificial.
@@herdinandomitranotsu7813 Depois de 3 anos de estudos posso dizer que me encontrei na área de dados. Estou finalizando meu Tecnólogo em Ciência de Dados e sou assinante Alura pelo 4 ano seguido. Hoje estou na liderança de uma equipe de dados e crescendo ainda mais. Agora consigo ver que consigo realizar o objetivo de criar uma startup voltada ao aprendizado de máquina. O começo é nebuloso mas o futuro é glorioso. CONTINUEM POIS ESSE É O FUTURO.
Mika 💜 maravilhosa! Sou fã! Um ponto legal para complementar pra quem possa estar lendo é que dentro da área de Data tem empresas que possuem papéis mais técnicos relacionados a dados e modelos, como Machine Learning Engineer e papéis ainda mais próximos do código como Data Engineer. Também existem cargos mais distantes do código e mais próximos ainda do negócio como Data Analyst e Business Intelligence.
Tenho experiência como enfermeiro há 10 anos e concluo neste semestre a graduação em Ciência de dados. Preciso compartilhar umas das minhas maiores inseguranças e diferenças , oque para mim é o grande déficit desta área, que é a ausência de estágios durante a graduação. Na área da saúde, independente da formação, (seja medicina, enfermagem ou fisioterapia, etc) na maioria das instituições, a partir da metade do curso, são ofertados estágios obrigatórios na maioria das áreas de atuação destes profissionais, sendo tanto em unidades hospitalares ( em setores como uti, ps, pediatria, cc, etc), quanto em postos de saúde e clínicas, por exemplo. O que é um grande diferencial, clareza e amadurecimento do estudante, pois realmente ele pode observar como e o que faz o profissional no dia-a-dia, suas áreas e formas de atuação, além também do aluno poder despertar a curiosidade para futuras especializações.
Acho que é o problema da maioria dos cursos, aqui no meu estado, por exemplo, só a área da saúde tem esse estágio quase "certeiro" durante e após a conclusão do curso
A área de TI é igual a Clinico Geral, não existe uma divisão lógica de área de atuação. Por não se uma profissão regulamentada por algum órgão acaba virando um faz tudo. Diferente de profissões regulamentada com CRM, OAB, CRC, CREA.
Acho a sintaxe do R complicada em relação a Python para manipular dados, porém, a apresentação dos dados com R é melhor devido ao Shiny apps e ggplot. Aí faço o trabalho todo em Python e apresento os resultados com o R, o melhor dos dois mundos.
Fala Jorge, blz? Espero que sim! Cara engraçado, acho o contrário. Em Python escrevemos muito mais do que o R para fazer uma determinada ação. Mas acredito que isso depende da iniciação. Eu iniciei no R, possivelmente vc deve ter iniciado no Python. Vlw!
@@geomatikaio É exatamente isso...Levei um susto com R no início mas depois aprendi tranquilo. Faço as coisas com Python porque aprendi primeiro, de vez em quando faço com R para não esquecer (falo da parte de limpeza de dados). Agora para fazer análise Multivariada, só faço com R porque acho bem melhor e mais completa.
Amigo eu vou começar fazer faculdade de ciência de dados esse mês que dica você daria para um iniciante da área? Tô meio apreensivo em não conseguir aprender. Obs: Gosto muito dessa área de dados
@@7adrianoO Foca primeiro na teoria (estatística é chata para quem nunca viu) , se não sabe programação, começa aprendendo lógica de programação, algoritmos (assiste os vídeos do Guanabara), depois escolha uma linguagem para aprender (python ou R (recomendo a primeira pra quem nunca programou)) e se especialize nela, depois parte para outra. E por último, faça desafios, pega os desafios do Kaggle e tenta solucionar, se não procura a solução, isso não é vergonha nenhuma, mas não esquece que o importante é tentar. Não esquece da teoria, saber a ferramenta e não saber a teoria é não saber apresentar/concluir os resultados. Boa sorte!
Sou engenheiro mecânico e estou pensando em migrar para área de tecnologia voltada para área de engenharia. Seria interessante cursar uma outra faculdade? Ou sera que com cursos na área consigo entrar no mercado?
Muito bom! Conheci a Alura recentemente através do Imersão Dev e já estou vendo que a contribuição para o meu crescimento vai além do evento! Atualmente curso graduação em Banco de dados e já penso em qual caminho tomar após a faculdade. Esse vídeo contribuiu demais.
show de bola. Mas eu queria saber como é o trabalho do cientista, mostrar a tela do computador e ver o que ele usa pra fazer o que, como ele apresenta o resultado e etc. Tem como fazer um vídeo assim? :D
Opa, Bruce! Temos alguns projetos que simulam o dia a dia de trabalho em diversas áreas como o Alura Challenges e alguns live codings em que passamos por tudo na prática... Depois dá uma olhada aqui no canal ou manda mensagem pra gente nas redes sociais que te explicamos melhor sobre 😉
Oi Bruce, o ou a cientista de dados, resumidamente, busca inteligência nos dados, com 2 objetivos: entregar conhecimento para a estrategia da emprasa (geralmente para mostrar o presente e o futuro). O segundo objetivo é melhorar e eficientar os procesos de dados com modelos prescritivos. Para os 2 objetivos vc vai precisar obrigatoriamente de 3 coisas: programação (em geral Python), matemática e estatística. Abs!
@@cf8362 Exige matemática para entender melhor o que ta acontecendo nos codigo. Hoje a maioria das coisas Python ja tem implmeentada, mas é importante entender o que acontece nos bastidores, assim o programador pode optimizar os codigos. Abs!
Oi Lucas, é necessario entender algumas coisas sim, mas não significa que vc tem que ser matemático, não é necessario ser fera em matemática mas algo é bom.
@@EduardaReis9 , é necessario entender algumas coisas sim, mas não significa que vc tem que ser matemático, não é necessario ser fera em matemática mas algo é bom.
Muito obrigado pelo feedback, Ivo! Atualmente nós fazemos a captação de sugestões por um formulário para ter todos os dados centralizados. Você pode, por favor, preenchê-lo e assim que tivermos um feedback sobre sua ideia entramos em contato para falar sobre isso. Pode ser? O link é esse aqui: forms.gle/gX1BaePAwZS3NLy57😉
Meu irmãos nunca tinha entrado na área de tecnologia, mas o conhecimento dele é tão grande em matemática que, quando ele se envolveu com programação, ele se tornou um fera em cientista dados em 2 anos, ou seja, aos 42 anos ele estava empregado, ganhando bem e fez a segunda graduação em Engenharia da computação, depois fez ciência de dados.
Olá! Existem vários cursos superiores que possuem disciplinas onde é possível trabalhar a Ciência de Dados, por exemplo, TI, Ciências Sociais, Marketing, Economia, Administração e por aí vai... 😉
@@aluraAhhh...eu acreditava que seria um curso na área de TI como Sistema de informação, Ciência da computação, Análise e desenvolvimento de sistemas etc. Então, o meu curso serve? Faço Gestão Financeira, estou com uma disciplina chama "Novas Tecnologias Aplicadas a Gestão Financeira" ( tem Big data, Inteligencia das coisas, inteligência artificial, criptomoeda, automação de dados etc.)
Que vídeo incrível!!! adorei as informações e me deu uma boa clareada nas ideias e que talvez ciência de dados não seja exatamente o que eu devo procurar.
Que programa esclarecedor! Não que seja fácil trabalhar com ciência de dados, mas como muitas áreas de tecnologia, sempre parece muito mais complicado do que realmente é. Acompanho um pouco do trabalho da Mikaeri e já vi uma palestra dela no ifood alguns anos atrás. Ela realmente tem propriedade no que diz.
Temos esse artigo super legal que pode te ajudar com a sua dúvida www.alura.com.br/artigos/cientista-de-dados-programa#:~:text=Como%20dito%20anteriormente%2C%20se%20voc%C3%AA,s%C3%A3o%20Python%2C%20R%20e%20Julia. 😄
Oi, Denisson! Com muita dedicação e estudos é possível você se especializar na área sim. Se precisar de dicas de estudos e por onde começar, chama a gente por inbox em uma das nossas redes sociais 💙
Só uma curiosidade referente ao título. O que UMA cientista de dados faz é diferente do que UM cientista de dados. Não é por nada além do fato que, na língua portuguesa, o feminino tem mais força, ou seja, quando se usa o feminino, fica especificado que é para o sexo feminino. Quando a coisa é genérica, ou seja, quando serve para ambos os sexos, usa-se o masculino, que não tem tanta força, então é mais genérico. Por isso a minha dúvida. Pois, como pertencendo ao sexo masculino, talvez este vídeo não se aplique a mim. Grato antecipadamente por esclarecer minha dúvida.
Pra ser um cientista de dados é preciso ser um programador primeiro? A dúvida que eu fico é tipo... como chegar lá? Saca? Isso que é meio nebuloso pra mim.
Eu já fiz boa parte de 2 formações de datascience em outra plataforma. Você, primeiramente terá que ser uma pessoa muito curiosa pois você terá que se fazer diversas perguntas. Algumas são perguntas genéricas outras específicas, que necessitarão conhecimento aprofundado da área de atuação. Mas seria interessante saber SIM programação, pois em determinado momento vocÊ terá que traduzir sua pergunta em dados, ou programação. Porém para você não se assustar muito, você poderia estudar python diretamente e construindo seu conhecimento. Já aviso que não sou especialista da área, mas estou estudando para chegar lá =}
No fim vc vai .... o básico de um cientista de dados é: python, R, SQL, Power Bi, Tableau, Excel avançado (VBA), Data warehouse,..... isso é o mínimo pra vc ser um cientista de dados
Ciência de dados sem matemática, é você ser escravo da ferramenta. Por exemplo:. O Teorema de Bayes é um dos conceitos mais importantes da teoria da probabilidade usada em Ciência de Dados. Ele nos permite atualizar nossas crenças com base na ocorrência de novos eventos. As ferramentas são importante mas o pilar é a matemática !!!
Cara, sinceramente, tudo é fundamentado na matemática. Qualquer pessoa que não tenha uma base sólida de matemática vai sempre depender de ferramentas ou de terceiros.
@@pedrobarbosa4588 Fato mas vender o "peixe" dizendo que você vai virar o cientista de dados só usando ferramentas é ilusão !!!. Lógico que existe todo um marketing da Alura mas matemática assusta a galera mesmo e pode ser ruim para os negócios da Alura que são pessoas com perfil iniciante.
Video interessante, estou começando a me interessar por essa área depois de ter lido Homo Deus do Yuval Harari, fiquei admirado pelo dataísmo. Sou completamente leigo, e gostaria de começar do zero, a Alura possui algum curso sobre essa área?
Opa, Gilberto! Temos diversos cursos sobre Data Science sim 😉 Para quem está começando do zero recomendamos essa formação, criada exatamente pra esse público: www.alura.com.br/formacao-python-data-science
Por que virou moda no ambiente empresarial se chamar necessidades de "dor"? Qual é a sua dor? Passa a impressão que todo mundo vive chorando. Ah, a minha dor é no dente.
Tenho interesse em aprender da área. Estou fazendo a matrícula na Alura. Minha dúvida, para iniciar com Data Science, devo estudar antes python ou outra tecnologia? Não tenho conhecimento. Trabalho com RH, apoiando área do financeiro e contabilidade. Agradeço quem poder ajudar.
Opa, Marcelo! Conta pra gente sobre quais cursos você sente que precisam de revisão, por favor? Pode mandar um e-mail no contato@alura.com.br ou uma mensagem nas nossas redes sociais, por favor 😉 Assim nosso time pode dar uma olhada nesses conteúdos e reavaliar se fizer sentido.
ou seja é um analista com roupagem alterada pra valorizar algo que ja existe a um tempão, é um analista ou um programador, só mudou o nome, pra galerinha nutelinha
Excelente a referência do Simon. O livro com o golden circle chama-se "Comece pelo porquê" ou se preferir ler em inglês é "Start With Why". Recomendo a leitura e serve para qualquer área.
Eu serei uma cientista de dados 😍
eu também !
Vai simm🙏🙏.
@@93MR Eu pensei isso também kkkkkkkkkkk
Vamos pra cima
@@GabrielFerreira-mi2xx eu tbm kkkkk eu acho que NN tenho potencial pra ser cientista de dados🙂
10:26 e depois disso tudo, programar, olhar bases, entender o que o cliente quer ainda precisa ter o momento de paz, de ficar quieto pensando em como vai traduzir aqueles numeros, em qual grafico ou ferramenta seria interessante
cores, visuais, listagens. Realmente trabalhar na area de dados é sempre pensar no melhor pra quem vc vai disonibilizar todo seu tempo gasto em analises
Caramba, nunca imaginei o quanto que a contabilidade moderna tem a ver com ciência de dados. .. O contador atua justamente na interpretação dos dados contábeis para o auxílio na tomada de decisão.
Linkei isso tb! Sou contador e estou estudando sobre esse assunto!
Existe uma lenda falando que a contabilidade vai acabar, na verdade, acredito que ela vai se modular para a ciência de dados
Gostei muito do vídeo, tirou bastante dúvidas, vi que ciências de dados não é pra mim, vlw
😂😂😂
Poxa kkkkkkkkkkkkkk
Iniciei em Python e estou muito animado
Boooa! Parabéns pela iniciativa, @user-ro8zn4pk2c!
Mergulhe fundo nessa jornada e conta com a gente 😉💙
Muito bom vou-me Escrever no curso "facudade " muito interessante.
Quero trabalhar com isso 🤩 Já trabalhei com Excel para analisar dados para tomada de decisões e era muito legal.
Boaaa, Denis! Conta com a gente nessa jornada! 🤗💙
Me formei em Ciências Contábeis em 2015, sendo que de 2011 a 2019 trabalhei com Auditoria contábil de Empresas, tedo inclusive feito um MBA em Auditoria 2018. Agora em Agosto de 2022 vou começar uma Pós em Ciência de Dados e estou buscando me informar ao máximo, pois quero redirecionar minha carreira para essa área.
Fala Lucas. Como você está? Também sou formado em ciências contábeis em 2018. Fui para área de marketing digital e me apaixonei pela ciências de Dados, penso também em seguir essa carreira. Como tá a tua caminhada? E os estudos?
@@JonasDiazCorrea porra muita matemática
Oi Lucas tudo bem ? Também tô fazendo isso tô migrando de auditoria. Eai começou na área ? Como tem sido ?
O que tem achado de ciências de dados ?
7:40 isso a 2 anos atras, hj em dia com a evolução do chatGPT daria para manter a mesma opnião sobre como o tempo é gasto com as ia ? sabemos que hj em dia economiza e muito do seu tempo no dia a dia entao como um excel por exemplo poderia ser mais produtivo com a tecnologia atual ?
Uma ótima questão, Jounin! Inclusive, na nossa Imersão IA falamos sobre isso. Vamos deixar aqui duas dicas para você otimizar o uso do Excel com ChatGPT:
📌SheetGPT: sheetgpt.ai/
É uma extensão que conecta as duas ferramentas;
📌ChatGPT com Excel | Automação com macros: www.alura.com.br/curso-online-chatgpt-excel-automacao-macros
Um dos nossos cursos lançados recentemente para otimizar o uso do Excel com o uso da IA;
Se tiver qualquer dúvida, pode contar com a gente! 💙
Estudamos em administração o exemplo dado de administração de recursos materiais.
Gostei gosto dessa área de economia contabilidade,planejamentos e ciências de dados estou achando interessante.
Estou comecando hoje ciencias de dados tecnologo.... nao estava conseguindo diferenciar de analise e desenvolvimento de sistemas.
E aí, Patricia. 😄 Fizemos uma temporada dedicada a explorar as faculdades de tecnologia e conhecer os seus diferenciais, grades curriculares e o que alunas e alunos poderão esperar dos cursos. Dá uma olhada: ua-cam.com/play/PLh2Y_pKOa4Uc3HtqEeCXC9ApMixqsx6Os.html 💙 Bons estudos por aí!
Essa garota é sensacional. Bonita e inteligente. Explica de forma clara mas com rigor científico. Parabéns !
Acredito na ciência de dados como uma ferramenta para especialistas de determinadas áreas para que organizem as informações necessárias de forma inteligente. Ou seja o cientista de dados terá de mergulhar na informações, mas de forma que entenda do negócio correlacionada aquelas informações, para que possa filtrar e selecionar as informações de forma inteligente. Ou no mínimo onde esteja o cientista de dados haja por parte da estrutura da corporação que todos setores especializados informem com informações precisas.
excelente vídeo! muito bom mesmo
Ficamos felizes que tenha curtido! 🥰💙
Acabo de descobrir essa profissão. Estou muito animado. Pesquisando bastante! Se Deus quiser, estou dentro. 🎓
Com certeza, Kaique! Estamos torcendo por você 💙
Olá, eu também. O que ten visto por aí sobre? Obrigado
Sensacional ❤
Eu gosto muito da area de negócios, sou estudante de mkt e quero muito trabalhar na area de ciencia de dados
Top...Foi muito obrigado por vocês explicarem de maneira tão simples um conteúdo tão importante!!!
Algum vídeo sobre analista de dados?
Muito bom esse feedback de alguém que já trabalha na área! !
Que bom que curtiu, Renan! 💙 Conte conosco!
@@alura um estatístico pode se considerar um cientista de dados???
Massa! Gostei...
EU SINTO QUE ESSE CANAL NÃO ESTÁ SENDO INPARCIAL
COMO UM CANAL DE NOTÍCIAS DEVERIA SER
Por quê?
@@Ruyo8 porque eles querem vender o produto deles, é óbvio, mas ninguém disse que tinha que ser imparcial, nem deveria, é tipo um psicólogo falar que psicologia não é eficiente, não existe
@@victordaderio Todo mundo quer vender algo amigo ninguém faz nada de graça
Desculpa a ignorância, mas qual área para se formar em um cientista da computação ou programador é melhor?
Muito bom. Fiquei feliz em ouvir que começa as vezes com excel e power b.i, e é o que trabalho no momento. E até estou na graduação de ciência da computação, acho muito sensacional data science
deu crt ser cientista de dados?
tenho uma duvida sou formado em Direito, e nessa area de lidar com cliente, a conversa no Direito e bem desevolvido, entretatnto tenho uma serta dificuldade em matemática, eu consegueria ser um cientista de dados ?.
Oie Paulo 🤗
Que demais! Ter conhecimento em outras áreas te torna um profissional único! Parabéns pela sua ideia! 🤩 Acreditamos muito no conceito do profissional em T, você já ouviu falar? Aqui explicamos um pouquinho sobre: www.alura.com.br/dev-em-t
Respondendo a sua dúvida... Com muita dedicação e estudos, é possível você se especializar na área sim. Temos trilhas de estudos para começar do zero: www.alura.com.br/formacao-data-science ✨
Inclusive, se precisar de dicas de estudos e por onde começar, nós também estamos à disposição, Paulo! 🪄
Caso tenha interesse em conhecer melhor a plataforma e a área, é possível fazer um acesso teste! Pode nos chamar em uma de nossas redes sociais ou através dos nossos canais de atendimento:
📌Whatsapp: api.whatsapp.com/send?phone=5511984510258
📌E-mail (preenchendo esse formulário e descrevendo suas dúvidas): suporte.alura.com.br/support/tickets/new
Grande abraço!
Excelente! Gostei muito da conversa :)
To trampando como cientista de dados faz uns meses e to curtindo muito, aprendendo bastante e anima muito saber que pode ser aplicado à muitas coisas, então de projeto em projeto você vai acabar trabalhando com muitas áreas diferentes.
voce estuda ciencia de dados a quanto tempo? to querendo começar
@@hl3075 Que eu comecei a estudar faz mais de 1 ano, que estou efetivamente trabalhando com isso faz +/- uns 7 meses!
@@boira_dani comecei pós em ciência do dados a pouco tempo, alguma dica ?
Tem que viver em cidade grande ou onde estou - no nada (?).
Muito bom! Gosto bastante da didática do Paulo. Além disso, já conhecia trabalho da Mikaeri, ela é uma fonte de conhecimento!!
Sempre fui fascinado por mexer com dados e ver o que acontece, como funciona e o que significa.
Estou pensando em ingressar na área de Ciência de dados, com o objetivo final de trabalhar na área de inteligência artificial. Acredito que seja uma boa base para entender sobre mercado puxado para base de dados e como posso resolver problemas com inteligência artificial.
E aí? Fez?
@@herdinandomitranotsu7813 Depois de 3 anos de estudos posso dizer que me encontrei na área de dados. Estou finalizando meu Tecnólogo em Ciência de Dados e sou assinante Alura pelo 4 ano seguido.
Hoje estou na liderança de uma equipe de dados e crescendo ainda mais. Agora consigo ver que consigo realizar o objetivo de criar uma startup voltada ao aprendizado de máquina.
O começo é nebuloso mas o futuro é glorioso. CONTINUEM POIS ESSE É O FUTURO.
Excelente vídeo..
Mika 💜 maravilhosa! Sou fã!
Um ponto legal para complementar pra quem possa estar lendo é que dentro da área de Data tem empresas que possuem papéis mais técnicos relacionados a dados e modelos, como Machine Learning Engineer e papéis ainda mais próximos do código como Data Engineer. Também existem cargos mais distantes do código e mais próximos ainda do negócio como Data Analyst e Business Intelligence.
Apresentação excelente! Dados, são informações! Como traçar estratégias sem informações ? Parabéns, Mikaeri!
Que bom que você curtiu, Davi 😉
Gostei bastante!
A ferramenta do Google colab ajuda muito nesse processo
vlw
@@Jdjddirbrjjrnrorp1o1023 Curtiu né.. junção perfeita né? kkkk 😂
Tenho experiência como enfermeiro há 10 anos e concluo neste semestre a graduação em Ciência de dados.
Preciso compartilhar umas das minhas maiores inseguranças e diferenças , oque para mim é o grande déficit desta área, que é a ausência de estágios durante a graduação.
Na área da saúde, independente da formação, (seja medicina, enfermagem ou fisioterapia, etc) na maioria das instituições, a partir da metade do curso, são ofertados estágios obrigatórios na maioria das áreas de atuação destes profissionais, sendo tanto em unidades hospitalares ( em setores como uti, ps, pediatria, cc, etc), quanto em postos de saúde e clínicas, por exemplo.
O que é um grande diferencial, clareza e amadurecimento do estudante, pois realmente ele pode observar como e o que faz o profissional no dia-a-dia, suas áreas e formas de atuação, além também do aluno poder despertar a curiosidade para futuras especializações.
Acho que é o problema da maioria dos cursos, aqui no meu estado, por exemplo, só a área da saúde tem esse estágio quase "certeiro" durante e após a conclusão do curso
A área de TI é igual a Clinico Geral, não existe uma divisão lógica de área de atuação. Por não se uma profissão regulamentada por algum órgão acaba virando um faz tudo. Diferente de profissões regulamentada com CRM, OAB, CRC, CREA.
Essa profissão me enche os olhos!!!🤩
Que tipo de cálculo matemático eixte além de estatística?
Acho a sintaxe do R complicada em relação a Python para manipular dados, porém, a apresentação dos dados com R é melhor devido ao Shiny apps e ggplot. Aí faço o trabalho todo em Python e apresento os resultados com o R, o melhor dos dois mundos.
Fala Jorge, blz? Espero que sim! Cara engraçado, acho o contrário. Em Python escrevemos muito mais do que o R para fazer uma determinada ação. Mas acredito que isso depende da iniciação. Eu iniciei no R, possivelmente vc deve ter iniciado no Python. Vlw!
@@geomatikaio É exatamente isso...Levei um susto com R no início mas depois aprendi tranquilo. Faço as coisas com Python porque aprendi primeiro, de vez em quando faço com R para não esquecer (falo da parte de limpeza de dados). Agora para fazer análise Multivariada, só faço com R porque acho bem melhor e mais completa.
Amigo eu vou começar fazer faculdade de ciência de dados esse mês que dica você daria para um iniciante da área? Tô meio apreensivo em não conseguir aprender. Obs: Gosto muito dessa área de dados
@@7adrianoO Foca primeiro na teoria (estatística é chata para quem nunca viu) , se não sabe programação, começa aprendendo lógica de programação, algoritmos (assiste os vídeos do Guanabara), depois escolha uma linguagem para aprender (python ou R (recomendo a primeira pra quem nunca programou)) e se especialize nela, depois parte para outra. E por último, faça desafios, pega os desafios do Kaggle e tenta solucionar, se não procura a solução, isso não é vergonha nenhuma, mas não esquece que o importante é tentar. Não esquece da teoria, saber a ferramenta e não saber a teoria é não saber apresentar/concluir os resultados. Boa sorte!
@@geomatikaio tenho uma curiosidade, me ajude?! O cientista de dados faz cálculos? Tipos funções e outros cálculos na mão
Parabéns pela Aula. Muito objetiva e acertiva. A ciência de dados é mais humana que técnica.
Que bom que curtiu 💙
Que bom que curtiu 💙
Olha ela!!!! Parabéns Mika, você arrasa como sempre!! 👏👏👏
muito bem explicado
Mikaeri é fodaaaaaaaaaaaa
Parabéns para os dois!
Mi, que show! Adorei 👏
Não sou boa com número e não tenho conhecimento, mas gostaria de aprender, será se é possível eu aprender do zero ??
Sim
Sensacional!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Sou engenheiro mecânico e estou pensando em migrar para área de tecnologia voltada para área de engenharia. Seria interessante cursar uma outra faculdade? Ou sera que com cursos na área consigo entrar no mercado?
Muito bom! Conheci a Alura recentemente através do Imersão Dev e já estou vendo que a contribuição para o meu crescimento vai além do evento!
Atualmente curso graduação em Banco de dados e já penso em qual caminho tomar após a faculdade. Esse vídeo contribuiu demais.
Cadê o curso de tableau alura??
Tá aqui: www.alura.com.br/curso-online-tableau-self-service-business-intelligence 💙
Estou vendo agora! E a base matemática? A Alura disponibiliza essas aulas tb?
Op,a Gessualdo! Temos cursos que abordam a parte matemática sim, dá uma olhada: www.alura.com.br/busca?query=matem%C3%A1tica 😉
show de bola. Mas eu queria saber como é o trabalho do cientista, mostrar a tela do computador e ver o que ele usa pra fazer o que, como ele apresenta o resultado e etc. Tem como fazer um vídeo assim? :D
Opa, Bruce! Temos alguns projetos que simulam o dia a dia de trabalho em diversas áreas como o Alura Challenges e alguns live codings em que passamos por tudo na prática... Depois dá uma olhada aqui no canal ou manda mensagem pra gente nas redes sociais que te explicamos melhor sobre 😉
Oi Bruce, o ou a cientista de dados, resumidamente, busca inteligência nos dados, com 2 objetivos: entregar conhecimento para a estrategia da emprasa (geralmente para mostrar o presente e o futuro). O segundo objetivo é melhorar e eficientar os procesos de dados com modelos prescritivos. Para os 2 objetivos vc vai precisar obrigatoriamente de 3 coisas: programação (em geral Python), matemática e estatística. Abs!
@@LCDados ola tudo bem, exige saber muita matemática? Quais cálculos mais usados?
@@cf8362 Exige matemática para entender melhor o que ta acontecendo nos codigo. Hoje a maioria das coisas Python ja tem implmeentada, mas é importante entender o que acontece nos bastidores, assim o programador pode optimizar os codigos. Abs!
Matrícula feita. Especialização vou eu. ❤
Excelente conversa, a Mikaeri manda muito bem :))
Que bom que curtiu, Marco! Valeu pelo carinho 💙
Vocês sempre surpreendem !
Show.... . . .
Precisa ser mt bom em matemática?
também tenho essa duvida,não sou uma das melhores em matemática.
Oi Lucas, é necessario entender algumas coisas sim, mas não significa que vc tem que ser matemático, não é necessario ser fera em matemática mas algo é bom.
@@EduardaReis9 , é necessario entender algumas coisas sim, mas não significa que vc tem que ser matemático, não é necessario ser fera em matemática mas algo é bom.
Muito obrigado Alura, que conteudo fantastico!
O exemplo do excel me pegou de cheio! Sanou muitas duvidas na minha cabeça!!!!
Ahh, que bom saber que ajudou, Vander! Conte sempre com a gente 💙
Eu nunca fui de matemática rsrs mas será que se eu meter a cara eu consigo?
Massa que ela cita o Jupyter Notebook, mas never um RMarkdown será lembrado! ehhehehehe
Só faltou falar como é o mercado de trabalho.
Muito obrigado pelo feedback, Ivo!
Atualmente nós fazemos a captação de sugestões por um formulário para ter todos os dados centralizados. Você pode, por favor, preenchê-lo e assim que tivermos um feedback sobre sua ideia entramos em contato para falar sobre isso. Pode ser?
O link é esse aqui: forms.gle/gX1BaePAwZS3NLy57😉
Meu irmãos nunca tinha entrado na área de tecnologia, mas o conhecimento dele é tão grande em matemática que, quando ele se envolveu com programação, ele se tornou um fera em cientista dados em 2 anos, ou seja, aos 42 anos ele estava empregado, ganhando bem e fez a segunda graduação em Engenharia da computação, depois fez ciência de dados.
Olá! Existem vários cursos superiores que possuem disciplinas onde é possível trabalhar a Ciência de Dados, por exemplo, TI, Ciências Sociais, Marketing, Economia, Administração e por aí vai... 😉
@@aluraAhhh...eu acreditava que seria um curso na área de TI como Sistema de informação, Ciência da computação, Análise e desenvolvimento de sistemas etc. Então, o meu curso serve? Faço Gestão Financeira, estou com uma disciplina chama "Novas Tecnologias Aplicadas a Gestão Financeira" ( tem Big data, Inteligencia das coisas, inteligência artificial, criptomoeda, automação de dados etc.)
Quero comprar uma camiseta igual a essa que você está usando, onde tem?
Eai, Matheus! Essas camisetas não possuem uma loja especifica, mas é possível mandar fazer uma igual 👀💙
Que vídeo incrível!!! adorei as informações e me deu uma boa clareada nas ideias e que talvez ciência de dados não seja exatamente o que eu devo procurar.
Que programa esclarecedor! Não que seja fácil trabalhar com ciência de dados, mas como muitas áreas de tecnologia, sempre parece muito mais complicado do que realmente é. Acompanho um pouco do trabalho da Mikaeri e já vi uma palestra dela no ifood alguns anos atrás. Ela realmente tem propriedade no que diz.
Muito legal! Parabéns!
Muito bom ótimo video parabéns
O único problema é não ver muitas mulheres atuando nessa área:(
Para ser cientista de dados precisa saber programar?
Temos esse artigo super legal que pode te ajudar com a sua dúvida www.alura.com.br/artigos/cientista-de-dados-programa#:~:text=Como%20dito%20anteriormente%2C%20se%20voc%C3%AA,s%C3%A3o%20Python%2C%20R%20e%20Julia. 😄
mesmo não sendo bom em exatas posso me tornar cientista de dados se formando em bioinformática ou precisa fazer cursos?
Oi, Denisson! Com muita dedicação e estudos é possível você se especializar na área sim. Se precisar de dicas de estudos e por onde começar, chama a gente por inbox em uma das nossas redes sociais 💙
Excelente vídeo! Que abordagem ótima!! Parabéns pelo conteúdo!
Ela resumiu super bem como é o trabalho!
Show
Quem cursa Anális e Dev de sistemas pode ser Cientista d dados?
Ohana quer dizer familia, e eu queria ter esse sobrenome agora :v
Hahahahah sempre me falam isso! Acho a coisa mais fofa :)
Família quer dizer nunca abandonar ou esquecer.
é essencial fluência em inglês nesse tipo de área, né?
Mellina, é interessante ter fluência em inglês para a área, pois além da maioria dos termos técnicos serem em inglês, a documentação também é 🙂
Alguem indica um lugar bacana para comecar os estudos?
Como diz a Camila Farani: Dados é o novo Petróleo
Legal!
❤❤
Excelente !!
Ciência de dados é considerado difícil ? Quem tem dificuldade com a matemática deve evitar fazer ciência de dados ? LIKE DADO
Só uma curiosidade referente ao título. O que UMA cientista de dados faz é diferente do que UM cientista de dados. Não é por nada além do fato que, na língua portuguesa, o feminino tem mais força, ou seja, quando se usa o feminino, fica especificado que é para o sexo feminino. Quando a coisa é genérica, ou seja, quando serve para ambos os sexos, usa-se o masculino, que não tem tanta força, então é mais genérico. Por isso a minha dúvida. Pois, como pertencendo ao sexo masculino, talvez este vídeo não se aplique a mim. Grato antecipadamente por esclarecer minha dúvida.
Ora, tem que chamar a lacrosfera pra comprar curso porra. Kkkkkkkk
Espero conseguir entrar na área de data science até o final desse ano 🙏💻
Estamos torcendo por você, Murilo! Bons estudos por aí e conte com a gente para o que precisar 💙
Curto demais a Alura. Com uma convidada da CI&T, gosto mais ainda!
uma das palavras que me chamou atenção: DESMAPIVOTABLE. 🤪
Pra ser um cientista de dados é preciso ser um programador primeiro? A dúvida que eu fico é tipo... como chegar lá? Saca? Isso que é meio nebuloso pra mim.
Eu já fiz boa parte de 2 formações de datascience em outra plataforma. Você, primeiramente terá que ser uma pessoa muito curiosa pois você terá que se fazer diversas perguntas. Algumas são perguntas genéricas outras específicas, que necessitarão conhecimento aprofundado da área de atuação.
Mas seria interessante saber SIM programação, pois em determinado momento vocÊ terá que traduzir sua pergunta em dados, ou programação.
Porém para você não se assustar muito, você poderia estudar python diretamente e construindo seu conhecimento. Já aviso que não sou especialista da área, mas estou estudando para chegar lá =}
No fim vc vai .... o básico de um cientista de dados é: python, R, SQL, Power Bi, Tableau, Excel avançado (VBA), Data warehouse,..... isso é o mínimo pra vc ser um cientista de dados
@@danieldepaula3872 e também muita matemática
conteúdo excelente, pessoal! :)
Ciência de dados sem matemática, é você ser escravo da ferramenta. Por exemplo:. O Teorema de Bayes é um dos conceitos mais importantes da teoria da probabilidade usada em Ciência de Dados. Ele nos permite atualizar nossas crenças com base na ocorrência de novos eventos. As ferramentas são importante mas o pilar é a matemática !!!
É isso não é avançado, é fundamento !!!
Cara, sinceramente, tudo é fundamentado na matemática. Qualquer pessoa que não tenha uma base sólida de matemática vai sempre depender de ferramentas ou de terceiros.
@@pedrobarbosa4588 Fato mas vender o "peixe" dizendo que você vai virar o cientista de dados só usando ferramentas é ilusão !!!. Lógico que existe todo um marketing da Alura mas matemática assusta a galera mesmo e pode ser ruim para os negócios da Alura que são pessoas com perfil iniciante.
Exato !! Não tem como ser cientista de dados sem base sólida em matemática/estatística.
Video interessante, estou começando a me interessar por essa área depois de ter lido Homo Deus do Yuval Harari, fiquei admirado pelo dataísmo. Sou completamente leigo, e gostaria de começar do zero, a Alura possui algum curso sobre essa área?
Opa, Gilberto! Temos diversos cursos sobre Data Science sim 😉
Para quem está começando do zero recomendamos essa formação, criada exatamente pra esse público: www.alura.com.br/formacao-python-data-science
Por que virou moda no ambiente empresarial se chamar necessidades de "dor"?
Qual é a sua dor?
Passa a impressão que todo mundo vive chorando.
Ah, a minha dor é no dente.
É complicado iniciar nesta área. Alguém sabe me dizer quais são os requisitos básicos ou essenciais qo mercado atual solicita pra iniciar nesta área?
Superior completo, programação e experiência
Gostei da explicação desejo uma assim sobre profissional segurança da informação
Tenho interesse em aprender da área. Estou fazendo a matrícula na Alura. Minha dúvida, para iniciar com Data Science, devo estudar antes python ou outra tecnologia? Não tenho conhecimento. Trabalho com RH, apoiando área do financeiro e contabilidade. Agradeço quem poder ajudar.
O mesmo que um cientista de dados.
Como aplicar isso no mundo das criptomoedas e análises?
Alura tinha arrumar os cursos de data science.
Opa, Marcelo! Conta pra gente sobre quais cursos você sente que precisam de revisão, por favor? Pode mandar um e-mail no contato@alura.com.br ou uma mensagem nas nossas redes sociais, por favor 😉
Assim nosso time pode dar uma olhada nesses conteúdos e reavaliar se fizer sentido.
Agora fiquei curioso, como o copywrite pode trabalhar como cientistas de dados?
ou seja é um analista com roupagem alterada pra valorizar algo que ja existe a um tempão, é um analista ou um programador, só mudou o nome, pra galerinha nutelinha
Excelente!