Ficou show cara, seu Curso de Programação !!!! Parabéns !!!!E outra ... sua explicação,, com três técnicas para aprender programação, ficou muito, mas muito bom e bem detalhado. Tive um discernimento para me inclinar a um aprendizado com mais comprometimento, com isso visando um futuro promissor !
Comecei a programar em 2022, há uns anos desisti justamente por conta de achar que os outros tinham o dom e eu não . Esse vídeo me fortalece ainda mais nessa jornada, desejo que todos aqui alcancem seus objetivos e sonhos. Pra cima gurizada!!!
Eu quero começar, mas não sei por onde. Já procurei vários vídeos, e uns fala q dar para aprender sozinho ou até em curso. Mas quase ninguém fala uma coisa boa pra quem não sabe nada. Tem alguma dica? De como começar. Por que só procurar na internet a cegas não dar
Irmão, além do UA-cam, tem a Coursera, tem vários cursos de graça lá, uma boa linguagem de programação boa para começar, comece por uma simples, por exemplo HTML 5, VB, depois parte pra c++, SQL, python, e nessa você vai vendo onde se encaixa mais, back end, front, tem várias áreas diferentes, basta começar e ver o que você gosta mais
"Aprende a Programar" 1. Destrave sua mente - Entenda q vc pode aprender qualquer coisa, vc só n sabe o tempo q vai levar 2. Alinhe estudo e prática - Escreva o código, n copie e cole. Leia e estude sobre o tema mesmo q n esteja entendo tudo completamente, pause e avance para outra fonte de estudos conforme a necessidade. 3. Repetição espaçada - Praticar todos os dias, ainda q seja por pouco tempo. Em resumo, isso faz total diferença no aprendizado e memorização (muito usado no aprendizado de idiomas com o app Anki) By Filipe Deschamps
Uso anki pra aprender inglês e francês, mas uma coisa que vale lembrar é que o Anki é um app de repetição espaçada, você não vai usar ele pra aprender nada, somente para REVISAR conteúdo. Então se você aprendeu uma palavra nova em inglês, ou uma tag nova em PHP, se garanta que você aprendeu mesmo e depois só jogar no Anki e revisar diariamente que o resto do trabalho, o Anki faz. :)
@Bryan Corrêa Você não sabe o que tá dizendo. Assisto vídeo aula todo dia. Invisto meu tempo c aquilo que me acrescenta algo. N tenho paciência pra quem não vai direto ao ponto. Só venho ler os comentários que ganho mais. Vc nem sabe em que caminho estou. Cuida da tua vida. Abraço.
Hj tenho 47 anos e resolvi entrar no mundo da programação. Estou no segundo ano de engenharia da computação. Tem sido um desafio...percebo que minha aprendizagem é lenta,mas tenho conseguido. Concordo plenamente com tudo oq vc falou. Há etapas para esse processo de aprendizagem.
Que maravilha! Parabéns! Tenho 37 e por enquanto estou me virando na internet e com a ajuda de um amigo com vasta experiência na área. Pretendo iniciar um curso o mais breve possível!
Eu tenho 30, sou graduada em Finanças, fiz transição de carreira aos 30 devido a uma experiência que eu tive como gestora de comunicação. Tive contato com programação no meu trabalho, aprendi a programar sem saber programar para construir um robô integrado a um API.... Me apaixonei, hoje faço engenharia de software, estudo programação por fora com os cursos que comprei e muito feliz e grata a Deus por ter feito essa transição.
Inspiradora demais Lia! Fiquei feliz de ler o seu relato, to com 30 anos, sou publicitário e to mega frustrado com a área. Estou me preparando para essa transição de carreira e apostando todas minhas fichas na programação.
Clube dos 30 rsrsrsrs Tive meu primeiro contato com a programação aos 29 e me arrependo amargamente por não ter conhecido/começado antes. Hoje aos 30 curso Analise e Desenvolvimento de Sistemas e Eng. da Computação simultaneamente, amo e cada vez quero aprender mais e mais!!!
@@thalesfazan10 Sei que não me perguntou nada, mas recomendo mt a transição, minha ex é de uma área relativamente parecida com a sua, ela é formada em jornalismo e eu passei 2 anos no pé dela para ela ir atrás de tentar ser design de ux e ui ou front-end, e digo a mesma coisa a você, não sei oque pretende, mas recomendo muito que tente trocar de área, não se prenda somente a programação em si(incluindo desenvolvimento Web) tem muita coisa que você pode tentar, então crie gosto e se esforce bastante que tem mt caminho pra vc tentar, da pra ser web, mobile, Ux e UI, Product Manager, Scrum, Banco de Dados, cloud, QA(testador) e muito mais. Digo que são infinitas possibilidades kkkkk
Filipe, que vídeo maravilhoso. Como instrutora, esse é um dos principais gaps que vejo em alunos, eles não sabem se vão conseguir, quando na verdade precisam alterar o tempo e não a variável de conseguir ou não. Tenho um vídeo roteirizado pra gravar sobre esse assunto sobre o "Desamparo Aprendido", e agora vou ter que te citar nele. Essa alteração das variáveis foi SENSACIONAL.
Nossa!!! Eu as 20 anos sonhava em trabalhar só com computador 💻, mas as dificuldades e minha mente achando que era incapaz isto me bloqueou. Hj com 35 comecei a estudar e não quero parar … Apaixonada por programar
Têm uma frase, que não sei quem falou originalmente, mas que destravou minha mente nessa questão de aprendizado. Que é a seguinte: "A confusão é o primeiro passo para o aprendizado". Ou seja, se eu consigo aceitar, que quando eu estou confuso com algo, já estou de fato aprendendo, as coisas ficam muito mais tranquilas. Porque entendo que aquilo faz parte do processo e aprendo até a gostar de quando olho pra alguma coisa e não entendo p**** nenhuma na primeira vez. :)
1. Aprender é um fato. --tempo é uma variável. 2. Preparar o ambiente. --jogar informações o máximo possível, depois praticar e praticar. 3. Espaçar o aprendizado.
Assistindo em 12 junho de 2022. Sou Eng trabalho com telecom a 12 anos, 41 anos de idade dois filhos e tb percebi essa virada de chave. Faço pós graduação na área de desenvolvimento porém o medo eh de não ter espaço no mercado. O pensamento no momento é. Não desista Deus está contigo e no final do deserto encontrarei o oasis. Gratidão por compartilhar suas experiências. Deus abençoe 🙏
Caraca, sério, sem babação de Ovo ou coisa parecida, mas o Deschamps todo vídeo consegue trazer um conteudo top para nós de graça, sem qualquer firula ou coisa do gênero Parabens Filipe, mais um Vídeo Delicinha
@@FilipeDeschamps te confesso q com toda a verdade do mundo q esse vídeo na hora certa, o tal "complexo de inferioridade" (q afeta muitos brasileiros comparando nosso país com outros), já estava me deixando muito pra baixo, vou me esforçar agora a fazer as sugestões apresentadas no vídeo todos os dias I promise S2
Totalmente! Nem trabalho com programação, mas mesmo assim vejo tudo o que ele posta. O conteúdo é sempre relevante e passado de uma forma super interessante (além estruturada, clara e direta) e é tão bom que mesmo sem um interesse profissional, vale a pena ser visto; só "ciência pela ciência". Parabens, cara!
Cara, tenho 51 anos e estou na área de programação desde os meus 15. Seu vídeo é sensacional e vai de encontro com o que eu acredito e também passei em minha vida. Gostei demais e passarei a recomenda-lo a todos. Um abraço!
Cara, só posso te agradecer por este vídeo, me fez arrancar lágrimas inclusive, pelo momento que estou passando, por sofrer de depressão e não acreditar em mim, em duvidar de mim das diversas vezes se é o que eu realmente sei fazer de melhor. E me deu um ponta de esperança, em saber que posso dar e fazer o meu melhor, mudando minha postura, sendo minha melhor versão!
Me identifiquei muito com o vídeo, pelo momento que passo hoje: Desde o dia 04-05, estou desempregado, sendo um Pleno que entregava menos que um Junior! Antes, tive uma crise de pânico onde eu, com 35 anos, não conseguia colocar na minha cabeça tecnologias como Vue e Laravel, sendo que tenho 12 anos de experiência com PHP... PURO! Me vi estacionado nas tecnologias ou, como dito no vídeo, *ATROPELADO!* Sinto, além do alto problema de foco que tenho e essa ansiedade que pensei que não tinha, esse cenário de correr atrás da molecada de hoje para aprender o que eles sabem e trabalhar como se pede o mercado hoje em dia. Hoje, 13-05, comecei a VOLTAR A ESTUDAR os vários cursos que deixei parado e, após, estudar coisas novas exatamente para destravar meu cérebro. Fato que já tive que fazer isso tempos atrás, mas com matérias simples: entrei num curso de matemática para concursos, só pra VOLTAR a saber matemática! Texto grande, sei que não é chamariz pra ninguém ler, mas é o que passo. É meu momento e uso essas linhas para desabafar e deixar aqui toda minha prolíxie, minha falta de foco, minha zona de conforto, para ser um melhor trabalhador, programador, fazer crescer a minha carreira e o negócio de muitas pessoas que dependem das tecnologias!
Já deu uma pesquisada em Low Code? OutSystems pode ser um bom caminho... a curva de aprendizado é muita rápida, principalmente para vc que já tem experiência em outra linguagem. Fora que o mercado está bastante aquecido. Boa sorte!!
O primeiro passo pra você dar a volta por cima é entender a realidade que se apresenta, e você fez isso melhor do que a maioria das pessoas ao admitir erros, problemas, pontos de melhoria e já até está agindo. Tenho certeza que você está no caminho certo. Boa sorte e nunca se subestime! :) Abraço
Até parei o vídeo p ler seu comentário! Eu tenho quase 49 e estou começando em TI agora e ninguém vai me provar que estou velho pra isso! Eu acredito e se vc acredita basta, o resto vem fruto do esforço!
Amigo se você sabe php e está desempregado, o seu problema não é saber programar e sim saber vender, eu sou iniciante e curioso, e estou vendendo programas para pequenos comércios em quanto me preparo para vender para grandes, se eu soubesse programar em php de verdade, estaria faturando muito mais principalmente durante a pandemia
Parabens , nunca é tarde e o recomeço é meio difícil. Estou com 59 anos e estou afastado por motivo de doença, durante esse periodo quarentena começei uma Pós a distancia - Big Data. estou destravando ainda ...
Eu estava quase desistindo de estudar programação, quando conheci seus vídeos . Muito Obrigado Mano Tmj . Vou por o link aqui só pra eu rever de vez em quando. Dica Nº1 - 00:52 - " Um pensamento que mudou a minha Vida " Dica Nº2 - 02:49 - " Neuroplasticidade " Dica Nº3 - 07:48 - " Spacing Effect " Dica Nº4 - 10:43 - "Capacidade de Perceber o futuro.
Essa inspiração de mudança me ocorreu DO NADA no domingo (22/05/2021). Eu comecei ADS em fevereiro desse ano,mas ainda tinha muitas dúvidas se era isso que queria. Quando começou a lógica de programação, tive muita dificuldade e aí acabei não aprofundando muito, empurrando com a barriga com o objetivo de tirar nota boa e terminar a disciplina. Hj estou vendo que a área de tecnologia é uma área que eu realmente quero trabalhar, e cursos que eu estava enrolando pra fazer, já comecei. Espero poder voltar aqui em 2023 (deixa ao like no comment) para falar que conclui o curso e que valeu cada segundo de estudos! Sou grata a vídeos assim que nos inspiram.
Estou em ads também comecei faz 2 meses, depois de muito tempo achando que não conseguiria programar por culpa de ter tido professores ruins no curso técnico, que me ensinaram mal e também me culpo pela falta de insistência em buscar cursos que ajudassem a entender o que me travava. Hoje estou em ads e faço diversos cursos também, e a cada dia e a cada curso terminado dá pra sentir que o cérebro vai destravando e que programar é sensacional.
Tenho 26 anos, nunca pensei em ser programador, até 2 meses atrás. Estou aprendendo do zero, nunca tive contato, e queria te agradecer imensamente por este vídeo, não consigo explicar o gás pra seguir em frente que você me deu agora, mesmo estando um pouquinho atrasado na idade sei que vou conseguir.
Cara tenho a mesma idade que vc, e sua história é idêntica a minha kkk, como vc ta lindando com tudo? comigo deu um nó na cabeça quando vi aquele tanto de tipo de linguagens, paradigmas, códigos e tal, e no meu caso não tá tendo a preparação do terreno por parte dos professores e materiais de estudo que recebi da faculdade, os exemplos que eles dão e que tem nos materiais é como se a gente soubesse o que é tudo aquilo, tipo explica um assunto citando outro assunto que nunca foi explicado, ta tenso viu, mas agora nesse vídeo aqui fiquei mais confiante.
Poh caras tbm tenho 26 anos e to igual vcs kkk comecei a fazer os cursos da alura recentemente pra ja ir tendo contato com programação pois ano que vem quero fazer faculdade de analise e desenvolvimento de sistemas.
nossa, e eu que comecei com 20, to no meio da faculdade, fazendo 21 anos agora, e já to achando que estou super velho pra começar, q estou super atrasado, q eu já deveria ter feito coisas incriveis na minha vida e já ser bem sucedido e os caralho, e eu to tipo, com ansiedade pq eu to aprendendo, mas ainda não consigo fazer programas inteiros sozinho e isso me faz me sentir um programador merda que vai demorar muito pra conseguir emprego pq eu sinto q não me qualifico ainda, apesar de um amigo senior falar q eu já não sou mais junior, e q eu deveria tentar me candidatar pras vagas, mas me sinto despreparado e tenho +10 projetos pra fazer antes de tentar, pra eu poder me sentir com mais confiança
Quero compartilhar algo com vocês que me aconteceu antes de assistir esse vídeo, talvez aconteça com mais pessoas, mas enfim... eu acho muito mágico quando acontece... Mano, comecei a estudar programação agora como aluno do IFPI no curso de Técnico de Desenvolvimento de sistemas... Pois bem, uma vez batendo cabeça com um exercício há mais de 2 dias, tentando até tarde da noite, não consegui, mas fui dormir justamente com o pensamento do Deschamps: "A certeza de que você vai conseguir, só não sabe quando". Ok! Cara, na madrugada, simplesmente meu cérebro começou a sonhar, saca? tipo, era como o Deschamps falou q é como se fosse uma rede neural de escolhas certas e erradas...eu comecei a sonhar na resolução dos códigos, eu lembro da lucidez e de como eu acompanhava a inserção das 'escolhas certas e erradas', e só se encaixavam as certas...Cara q bagulho foda. Ai eu dormi tranquilo, tão tranquilo, que eu lembro da minha consciência no sonho dizendo: "falou, de manhã eu tento isso quando acordar"...o sonho acabou, ai de manhãzinha, cedo, umas 5 e poco eu acordei e já abri o netbook, comecei a tentar resolver, só q eu não conseguia acessar meu sonho, eu lembrava q tinha sonhado com as linhas, mas não via...Sabe, as vezes você sonha com algo, mas não sabe como.... Cara, então eu fiz uma força pra lembrar do sonho, e consegui, quando eu acessei aquele sonho, minha resolução tava lá, rapidão escrevi pra não esquecer. Isso já aconteceu 3 vezes. Eu sempre estudo da forma q vc diz no vídeo, por isso me identifiquei. Eu me encho de conteúdo, tipo... agora estamo em LISTAS E TUPLAS, e então eu vejo o material do guanaraba, vejo o material do professor várias vezes, tipo, bem tranquilo..sem me preocupara em aprender, mas em preparar terreno, de repente tua mente já assimilou tudo de uma forma esplendorosa. CARA Q FODA! Acho q programar me deu uma vida, tenho 28 anos e foi a profissão q eu escolhi, PROGRAMADOR. Estou na luta, não é fácil, mas também não é difícil, é só ter dedicação, e saber trabalhar a mente! forte abraço a todos.
Mano que top eu comecei ADS agr tbem, fico me sabotando com pensamentos tipo, não vou conseguir, não é pra mim, sou burro, minha memória tá fraca etc ... Estudei hj desde as 8 da noite até agr pra aprender metodologias ágeis Scrum etc... Depois de ver esse vídeo e ler seu comentário eu tô aqui chorando, eu vou conseguir tenho fé em Deus, tudo que eu mais quero e dar um futuro e uma educação de qualidade pro meu filho que vai nascer 🙏
@@hig4o cara eu to começando ADS esse ano e comecei a estudar programação ano passado, tenho uma filha de 1 ano e é a minha maior motivação! Tenho certeza q as adversidades só aumentaram pois com ela crescendo tu precisa dar mais atenção, mas eu me aplico estudo na madruga, estudo de manhã cedo, deixo de fazer coisas q eu gosto pra estudar, pois sei q o futuro me aguardo algo top, basta eu manter minha dedicação, porém as vzs vem o medo, vem q incerteza, da vontade de chorar ou de achar q n vou conseguir por ser tão corrido meu dia, com trabalho, filha, casa, esposa e ainda ter o tempo de estudo! Porém eu acho q consegui virar a “chavinha” q tem na cabeça e minha mente tá blindada, por mais q venha esses pensamentos eles só aparecem e eu jogo eles pra fora e continuo... bora 💪🏽💪🏽
O cerebro trabalha enquanto a gente dorme. Tem um curso learn how to learn. Ele ensina sobre como o cerebro fubciona e como melhorar o aprendizado e a memoriazaçao. Durante o dia é como se o cérebro fosse poluindo com várias informaçoes, ao dormir, essa poluiçao é "limpa" e filtra só aquilo q é mais importante. Outro fato importante é que o cerebro cria novas conexoes exatamente enquanto a gente dorme... A memorizaçao dessas conexoes vem com as revisoes espaçadas. Por isso é comum, depois de dormir ou descansar por dias q a gente consiga chegar a uma soluçao. É literalmente deixar o cerebro trabalhando enquanto a gente dorme. Outra coisa: quer melhorar a memorizaçao? Faça revisao dos mapas mentais antes de dormir
Comecei a me forçar a programar. Durante o tempo que estive na faculdade, vi alguns MONSTROS que já estavam na área a muito tempo e repetia pra mim mesmo, por não conseguir fazer as coisas na velocidade deles "Isso aí não é pra mim". Passado um tempo, a vontade de querer construir coisas não saíram da minha cabeça, então como também estou me dedicando a aprender a utilizar sistemas UNIX, comecei a aprender Shell Script, e to realmente orgulhoso, por estar conseguindo fazer as coisas que pareciam impossíveis. Fica aqui a dica pra galera: CONTINUEM, NÃO COMPARE VOCÊ COM MAIS NINGUÉM, CADA UM NO SEU RITMO, APENAS CONTINUE. A próxima linguagem que eu vou estudar é Python (gosto de Dados) e depois me aprofundar mais em SQL.
Olha só: tenho vontade de fazer faculdade na área de TI e às vezes penso na quantidade de monstros, gênios etc que vou encontrar lá. Por isso que se tem tempo (agora, na quarentena) aproveite para aperfeiçoar, não para competir, mas para aumentar a sua "elasticidade neural" rs. A gente aprende para nós mesmos.
@@marcelalima8312 Isso que estou fazendo, estou estudando Python como entrada faz 2 meses eu acho, e vou aproveitar mt dessa quarentena pra poder me aperfeiçoar, gosto muito de Python mas n tenho certeza se é backhend q eu qro msm.
Por isso que eu digo para os jovens: "que tem 13-18 anos, comecem agora a programar, para ter uma vantagem mais pra frente", o cara que começa a estudar sério com 13 anos se continuar a estudar até os 23, pensa, 10 anos de prática!
Muito obrigada pelo seu testemunho. To mudando de carreira com esse novo mindset de que posso aprender tudo, por que ja me sabotei muito ao pensar que so os MONSTROS que sabem. Boa sorte pra todos nos!
O maior erro é vc se diminuir por causa dos outros Eu lembro q quando entrei num curso de programação com 17 anos, só tinha gente mais velha, que literalmente viu o mundo da tecnologia nascendo e q tinha muito mais conhecimento. Eu me pressionava muito pq me sentia extremamente burra, parecia q não sabia de nada! Mas com o tempo eu comecei a ver de modo diferente essa situação, comecei a pensar "Não sei mesmo, e daí?" E depois disso eu aprendi a usar o conhecimento das outras pessoas pra agregar a mim mesmo sem me pressionar! Isso me deu um alívio enorme
Mano, a parte que voce fala que voce percebeu que o mundo daqui pra frente é tecnológico e quem nao souber, nao se atualizar vai ficar pra trás, é MUITO real e foi exatamente isso que aconteceu comigo. Eu sempre amei tecnologia, desde pequeno era bastante inteirado e meu primeiro contato com programação se deu ha 1 semana atrás. Ja havia pesquisado antes e como sempre, vinha aquele pensamento de que eu nao ia conseguir, nao era pra mim. Mas parece que, quanto mais voce estuda e pratica o que estuda, mais voce aprende. E eu jamais imaginei que, mesmo com 1 semana de estudo, eu estaria curtindo muito programação!! Tudo o que eu aprendo eu ja coloco em prática. É exatamente o que voce disse, se voce apenas copiar e colar, voce nao aprende, mas se voce digitar, parece que fixa mais tudo no cérebro. Esse video caiu pra mim como uma luva, pois me inspirou demais a continuar, mesmo estando ciente das dificuldades!!! Obrigado mesmo!!!
Sou disléxico e consigo programar devido a outo complete da ide. criei um frame work sozinho depois que assisti um vídeo seu, falando: pq as pessoas não fazem as coisas apenas por fazer, pela simples pira, elas não fazem ideia como isso evolui. muito obrigado.
Cara, eu sempre gostei de computação, hardware em especial. Tentei aprender programação a uns dois anos, foi tão difícil que eu desanimei e abandonei, mas de uns dois meses pra cá venho sentindo um apetite muito grande por programação e comecei a procurar pessoas para falar sobre isso, pegar dicas com programadores reais, ali, cara a cara, e hj tomei a decisão de recomeçar. Eu sinto que dessa vez vai dar certo, pois meu cérebro está amadurecido. Provavelmente o terreno esteja preparado, após me expor a conteúdos que eu não conseguia assimilar naquela época. Hj entro na programação com uma mentalidade e uma visão diferente e esse seu vídeo foi fundamental para que eu tomasse essa decisão. Obrigado e sucesso.
Hoje ta sendo um dia ruim... Antes de ver esse vídeo eu ja vinha pensando, como você disse "É isso, ou isso! Nao existe a opção de falhar" Mas especialmente hoje eu falhei por estar perdido nos estudos, e em como estudar. Vou tirar o dia pra refletir, processar o que eu ja aprendi até aqui e amanhã eu retorno às aulas. Obrigado
Filipe, sinto que esse vídeo foi um divisor de águas na minha vida! Estou iniciando na programação e sinto que eu precisava assistir esse vídeo nesse momento. Muito obrigado por compartilhar sua experiência!!!
Me identifiquei muito com o depoimento. Estudo programação há um ano e recentemente comecei os estudos de ReactJS. Nesse momento percebi exatamente o que foi dito sobre tempo de aprendizagem e hoje minha postura mudou de "não vou aprender isso nunca" para "vou aprender em algum momento".
Mano do céu! Que explicação fantástica pro aprendizado. Me identifiquei muito com a 2a e 3a dicas. Sempre faço dessa mesma forma, porém, totalmente involuntário. Exemplo claríssimo disso foi eu assistindo a série de vídeos "PHP vai morrer?!" um pouco antes desse: não entendi um único raciocínio comentado, sequer. Fiquei boiando, só assistindo e dando like, até que cheguei neste aqui. E graças a Deus! Leio e estudo sobre programação mesmo sem saber e sem entender. Para praticar, pesquiso por vídeos ensinando VBA; quando chega na parte do código, pauso o vídeo e digito tudo no VBA do excel, pois é a plataforma que tenho acesso e sei que aceitará os termos. Um dia eu memorizo. Comecei a estudar programação ontem, 15/05 (LP no DevDojo). Não sei nada de nada. Decidi aprender porque enxerguei uma tendência já existente no mercado Mobile. E isso mexeu com minha cabeça a ponto de eu sentir a necessidade/falta de saber programar. No meu caso, contratar um programador seria um caminho muito fácil, pois tenho só 33 anos, tenho condição de estudar. Vou aprender! Não sei em quanto tempo, mas vou. Com o que eu aprender, vou desenvolver um APP gratuito para a sociedade. Se vai dar certo, não sei. No final, saberei programar. KKkkkk!!! Um enorme ganho. Muito obrigado pelo enorme incentivo, @Filipe Deschamps.
Seus vídeos são motivadores e me fizeram abrir minha visão para programação, meus pensamentos estão com foco no futuro. Parabéns pelo conteúdo é de muito valor! Pra mim foi.
Exatamente assim que me sinto. Esse está sendo um divisor de águas na minha vida, hoje mais cedo eu estava pensando em desistir. Obrigado por existir amigo.
Sinceramente todas as dicas foi um puxão de orelhas e um tapa na cara me senti como se meu cérebro saise do meu corpo me desse um tapa na cara e dissesse acorda
Velho, que vídeo! Eu sempre tive muita vontade de aprender a programar. Mas sempre esbarrei no critério "dificuldade". Agora pus na cabeça que, se existem pessoas que aprenderam a programar, eu também posso. E eu estou estudando para me tornar um programador e construir o futuro com base nos valores já aprendidos. Que vídeo! Que vídeo!
Esse vídeo não mexeu somente com meu cérebro, mas com as minhas emoções! Obrigado Filipe!
4 роки тому+13
Cara eu quase me emocionei vendo suas dicas hoje, eu me sentia exatamente assim Filipe, com vontade joga tudo pra cima e em um estado de negação por não atigir determinado conhecimento no período doido que a minha cabeça colocava. Foi assim durante todo o aprendizado que tive em Java, por exemplo, porém hoje, eu sei que eu posso parar um pouco mais, e ler a Javadoc com mais calma (risos). Forte abraço!
Cara, que massa esse video! Tenho 50 anos, comecei a me interessar por programação em 2022 para ajudar meu esposo que é programador, devido a dificuldade de contratação. Eu não entendo NADA, comecei por este caminho, assistindo vários videos, comprei uma plataforma para treinar. Ainda não estou programando, mas consigo entender algumas linguagens de programação... Sinceramente, depois de ver este video, acredito que eu consiga programar sim, não sei quanto tempo vou levar kkkkkk Adorei o video!! Muito obrigada por compartilhar. 😉
Eu percebi esse ano de 2023 com 52 anos a importância de se aprender programação para se adaptar profissionalmente as mudanças que estão ocorrendo de maneira tão rápida!
Esse interesse real me pegou felipinho, comecei a focar tanto em programar e comecei a amar isso, não importa se é sábado ou domingo, muito menos feriado ou final de ano, coloquei na minha cabeça de alcançar meu futuro e minha vida em algo que eu goste, todo dia eu coloco minhas mãos para codar, mesmo com preguiça, tento sempre fazer um pouco a cada dia, mesmo em um ambiente péssimo e toxico eu faço pelo meu futuro e por minha nova vida que eu quero conquistar.
- EXERCÍCIOS - PRATICA - ANALOGIAS - ASSOCIAÇÕES - PENSAMENTO MATEMÁTICO - PRÉ-REQUISITO - DEDUÇÃO E INDUÇÃO > PARTICULAR PARA GERAL E GERAL PARA PARTICULAR - LÓGICAS - PORTUGUÊS - COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO - PENSAMENTO CORRETO - MOTIVAÇÃO/OBJETIVO OBS: SÓ DESTAQUEI ALGUMAS TÉCNICAS DE ESTUDO SEM EXPLICAR COMO CADA UMA FUNCIONA.
Tenho 40 anos,sempre gostei de tecnologia,mas descobri programação em 2019 estou fazendo curso de ADS..bem difícil,mas não me vejo fazendo outra coisa.. adorei seu vídeo.. obrigada.👍
Felipe eu já assistir este teu vídeo umas 3x eu tenho 40 anos e assim que decidi voltar estudar Modelmaking aqui na 🇬🇧 2 anos atraz foi vendo esse teu vídeo que decide também que queria aprender um pouco de programação continuo não entendendo muito até porque estudar em inglês é muito puxado e não tenho muito tempo porém esse semana consegui com i arduino programar um motor é isso é muito massa. Valeu por compartilhar.
Caro Filipe, estou iniciando os primeiros contatos com este universo da programação, e com os vídeos aqui no UA-cam a respeito do assunto. Parabéns pelo teu trabalho aqui! Estou gostando muito dos teus vídeos! Gosto muito do teu jeito espontâneo, natural e alegre de te comunicar! Um grande abraço!
Hoje tenho 28 e voltei a aprender programação. Me formei quando tinha 21, desisti da carreira por falta de dedicação e culpei a área. Hoje voltei a prática, o futuro já me deu um tapão na fuça, agora é bola pra frente, não se preocupar com o tempo mas com a qualidade de aprendizado que estou tendo para poder um dia repassar. Hoje sou PM mas não quero seguir essa carreira, quero ser desenvolvedor back end
@@relacionamentoemxeque1982 Cara te falar a vdd, não se preocupe com faculdade. Eu faço na Estácio, aprendi muito mais por fora que na própria faculdade, creio que na maioria deve ser assim, eles jogam o conteúdo pra vc e quer que o mundo se exploda, tão nem aí. Acho mais vantajoso vc comprar um curso. Guanabara do Cursos em vídeo ensina muito bem tbm, não se preocupe com faculdade, mas aí vai de vc, se eu soubesse disso eu nem tinha entrado na faculdade .
Meu caro amigo, conheci seu canal hoje por acaso , chegou uma certa hora do vídeo que eu estava tão focado no assunto que parecia que agente estava conversando, parabéns ,por sua ajuda e inspiração que você traz ao mundo! estou muito grato por isso!
Que vídeo maravilhoso! Me identifico extremamente com essa postura de estar 100% dedicado à me transformar em um programador de verdade e estou 100% comprometido em aprender OU APRENDER. Trabalhei muitos anos como programador, mas sempre fui empurrando com a barriga a parte de me especializar e à fazer coisas com qualidade por achar que o conhecimento que eu tinha sempre seria suficiente para eu sobreviver e eu estava ERRADO. O mundo da programação evoluiu muito e eu sempre em posição full stack em empresas que não se preocupavam muito com qualidade de código, acabei parando no tempo e deixando de me preocupar com questões que claramente me trouxeram dificuldades ao longo do tempo, como a ausência de código limpo e bem estruturado ou até mesmo tecnologias mais avançadas e que aumentam E MUITO a produtividade. Depois de muitas reviravoltas na vida, estarei iniciando outro trabalho agora no mês que vem, uma vaga que eu nem sequer acreditava que conseguiria, mas que consegui por conta da minha experiência em me virar em resolver problemas que conquistei trabalhando sozinho em empresas no passado. De repente eu me senti na obrigação moral de ser (NO MÍNIMO) extremamente competente e com um sentimento de que eu aprenderia o que fosse necessário para ser um profissional de excelência e qualidade. Eu fui completamente intimidado na entrevista quando questionado sobre uma rotina de estudos que eu simplesmente NÃO TINHA e isso me deixou muito envergonhado! Como posso eu querer uma vaga que depende exclusivamente não só da competência lógica de criar soluções bem estruturadas, mas também do conhecimento em tecnologias e na melhor maneira de utilizá-las sem ao menos me dedicar à aprender e à ser melhor todos os dias? Não tem como! Foi ai que tudo mudou, eu não tinha o hábito de leitura, mas comecei a ler o livro do "Código Limpo" do Robert C. Martin que comprei e deixei guardado na gaveta há pelo menos 6 ANOS! Estou me aprofundando em conhecimentos técnicos que já deveria possuir à muito tempo e que nunca tive por sempre conseguir me virar com "o mínimo" e está sendo uma virada de chave fascinante na minha cabeça. Acredito que pela experiência em diferentes tipos de problemas e ter ficado em posições (sozinho por muito tempo) de tomadas de decisões cruciais bem sucedidas me deram esse sentimento de que NÃO EXISTA NADA QUE EU NÃO VÁ CONSEGUIR APRENDER e já me comprometi à ser O MELHOR programador de uma empresa que nem entrei ainda por conta disso. Ainda tenho dificuldades em criar uma rotina, tenho uma filha de 4 anos que acostumou comigo home office e com uma flexibilidade de horários que não vai existir por sabe-se lá quanto tempo, mas tanto eu quanto minha mulher já estamos nesse processo de adaptação em uma rotina completamente nova, especialmente com relação à estudos. Tenho uma gratidão eterna pelos seus vídeos que abriram meus olhos, não só com relação à novidades de tecnologia, mas também à conteúdos como esse que me fazem sentir cada vez mais inspirado à me tornar não só um programador melhor, mas uma pessoa melhor para mim mesmo! Muito obrigado por tudo que faz pela comunidade. Eu sei que em partes você visa seu lucro (e quem não?), mas poderia estar fazendo isso de muitas maneiras diferentes e graças à Deus escolheu um caminho que segue iluminando não só a minha vida, como a de muita gente! Você é o melhor, Filipe! 🙏
Felipe, serio mano, obrigado pelo video. Embora tenha me formado na area de TI, trabalhei minha vida quase toda na aviacao civil, fora da minha formacao. Por causa desta pandemia, fui desligado da empresa este ano. Resumo da opera: Com 40 anos de idade, resolvi acordar 2 horas mais cedo todo dia e to rasgando nos estudos pra me tornar um programador. Sinceramente, nao sei "quando" vou conseguir, mas sei que VOU conseguir e esta tua palavra me ajudou um bocado. Deus te abencoe!
Eu estou indo para a área de T.I, e quando eu chegar lá,depois de ter me estruturado bem financeiramente e em recursos, meu objetivo depois é a aviação rs.
Mano. Na moral, vc é o homem haranha. Um cara humano, gente da gente, disponível e com aquela sagacidade velada. No mundo com gente tão fodona o simples é rei.
Comecei os meus estudos de programação essa semana e escolhi o Python para ser a minha cobaia. O motivo da escolha é por ele ser mais simples mesmo. Acho que é uma ótima opção para quem não entende nada de programação. Estou fazendo um curso online do canal "Curso em video", do prof. Guanabara. Enfim, ainda estou no básico, mas de uma coisa eu sei: Eu nunca mais vou desistir de algo que eu gosto por causa de pessoas que não conseguem sair da zona de conforto. Só eu sei o que eu quero e o que me faz feliz e pretendo correr atrás disso. Bom video e bom trabalho. Seu video me deixou ainda mais motivado.
eu tambemmmm, comecei esse mesmo curso há 4 dias e estou adorando. Me interessei muito e nesses quatro dias só tenho me dedicado a isso! Antes eu nao sabia de absolutamente nada do mundo da programação, e esse curso está me ajudando absurdamente!
@Otaku Sossegado Tô agora começando o Mundo 2. Sinceramente, eu adorei demais o professor Gustavo Guanabara, ele explica tudo de uma forma tão fácil e simples que é impossível alguém não compreender. Bom curso pra nós! =D
@Otaku Sossegado Estou no desafio 070 do mundo 2. Só preciso concluir ele, fazer as correções, dar uma revisada e já poderei começar a aula 16, sobre tuplas.
@Otaku Sossegado Eu optei por revisar tudo depois de concluir todo o curso. No caso, eu concluo o curso, reviso tudo desde o início do curso e separo 1 semana só para praticar tudo que eu aprendi, repetindo e sintetizando os métodos e funções em 1 só programa. Depois eu parto para o próximo passo, que eu acho ser POO (Programação orientada a objetos). Vou dar uma pesquisada para saber.
De paraquedas cai um vídeo em minha tela, falando de programação de sistemas. Estou a horas assistindo diversos vídeos e de repente me veio um desejo de aprender, mas pensando se seria capaz, estando eu hoje com 50 anos. Acho que tô saindo de um daqueles portais dos filmes e me apaixonando por uma área que nem eu imaginava ! Nunca passou pela minha cabeça. Senhor me ajuda, vou mergulhar nessa !!! Valeuuuuu Filipe !... 👍
Eu me identifiquei muito com essa dica bônus. Sou biólogo licenciado, mas não consegui emprego na área, então eu e minha esposa decidimos agarrar uma oportunidade de emprego/mudança de vida que surgiu para ela (e para mim por tabela), e viemos morar na Alemanha. Hoje eu estudo programação com foco em entrar no mercado de trabalho daqui. Então, as opções para mim também são: "isso ou isso". E sim, foi vendo que essa área só tem a crescer que eu decidi (junto com mais dois amigos) a começar os estudos. :)
Cara, as suas últimas palavras sobre o motivo simplesmente definiram o que estou passando no momento. De fato eu tive um grande interesse e vi o mercado crescendo, consegui perceber o valor futuro de todo esse conhecimento e sei que no futuro vai ser bastante gratificante e útil ver que dei esse primeiro passo.
Valeu The Champ!! Cara, esse vídeo me caiu como uma luva. Esses clicks mudam nosso futuro se prestarmos real atenção a eles. Parabéns por mais esse conteúdo de qualidade. 👏🏻
Obrigado por esse vídeo cara, comecei a estudar programação esse ano, fiz um teste técnico em uma empresa semana passada e fiquei MUITO desanimado com meu desempenho. depois de desistir de alguns cursos durante minha vida, desse eu não posso e não irei, você me lembrou que não tem essa de voltar atrás, eu tô aqui e vou fazer parte desse futuro também! Grande abraço bro.
Estou no meio do curso , e vê seu vídeo no meio do curso que estou fazendo, é muito bom para agrega mais vontade de concluir e me tornar um programador.
Fala Filipe, sou novo na area de Data, e to "lutando" para aprender, e realmente penso as vezes que nao sou a pessoa certa para tal area, mas nao vou desistir! Grande fã seu , sempre seguindo seus conselhos!
A primeira vez que assisti esse vídeo, foi há 1 ano ou 2. E cara, é incrível lembrar que a minha mentalidade daquela época era totalmente diferente da de hoje. Somente hoje comecei a sentir a paixão por programação e tecnologia. E antes, era só porque eu achava legal. Ao assistir esse vídeo com uma mentalidade diferente, me senti animada e motivada de uma forma que não sei descrever. Sinto de verdade, que minha mente teve a virada de chave que eu precisava, assim como você teve. Obrigada! Como sempre, um excelente conteúdo.
eu estava relutante em assistir o vídeo que ficara aparecendo pra mim até que alguém compartilhou no grupo do curso de python q estou fazendo... aí pensei: "tá, vou dar uma chance.." , SEN-SA-CIO-NAL!!!! Parabéns Filipe...
Realmente eu vejo que tudo no processo de aprendizagem leva tempo, tudo pode ser e o tempo é necessário. Ótimas dicas professor! eu sou péssimo em exatas, mais eu sou daquele que com toda dificuldade eu boto a cara mesmo sem medo!
QUE VÍDEO!!! Eu decidi a mesma coisa: vou me dedicar a aprender, e só tenho essa escolha, ou é ou é!! To struggling? Tô! mas todo dia eu acordo e corro pro computador pra estudar, escrevo em papel o código todo pra assim meu cérebro se acostumar com o formato onde quer que seja. E to indo, na força e foco que um dia eu vou olhar pra esse dia e agradecer que comecei. Eu gosto de me visualizar no futuro que não sei quando será, mas que me vejo orgulhosa e segura do que to fazendo. Obrigada por esse vídeo, você encoraja muita gente tenha certeza. ⚡️
@@passaronegro349 Estou em Python e estou viciada kkkkk, todos os dias assisto aula de Python, tenho muita vontade de finalmente fazer coisas, mexer com dados, com o Python.
Depois dos 40 também resolvi voltar a estudar, cursar técnico em informática, estou adorando programação, no princípio tive muita dificuldade com os exercícios e me perguntava o que estava fazendo ali. Mas depois de entender o processo e começar a praticar, a coisa fluiu naturalmente. Ainda continuo errando e aprendendo. Mas desistir não está nos meus planos.
Gente tu é minha versão masculina, espero chegar um dia aí nesse nível de conhecimento e dominio da ansiedade ❤️🥰 te admiro muito e obrigada pelas informações 🙏
Eu começo a ver os vídeos dele e não consigo parar 😅😅😅 Estou começando ainda na programação e você está abrindo minha mente para tudo. Muito obrigado mesmo de coração ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Cai aqui nesse video do nada hahaha...mas quanta coerência, me representou d+ ....mais um inscrito!! Comecando 2023 na programação (do zero) boa sorte a todos !!!
Mano! Que conteúdo fantástico!! Felipe, parabéns pela sua dedicação, posso percebe td o seu esforço e empenho em tudo. No roteiro, cenário, conteúdo. Estou maravilhado com o seu canal. Saiba q cada detalhe valeu apena! E todo esse rico conhecimento disponível de graça, só tenho a agradecer. Continua por favor. Abc
O seu vídeo foi um dos melhores vídeo que assisti até hoje, se não foi o melhor. No meu caso não estou estudando programação e sim inglês. Mais os puxões de orelha que você me deu, abriu meus olhos. Muito obrigado pela ajuda. Deus abençoe. 🙏🏼
Oi galera, sou o Ash Ross. A partir de hoje (01/01/2023) vou começar a estudar Desenvolvimento Web todos os dias durante 8 meses (até 01/09/2023) com somente recursos gratuitos, com o passar do tempo irei voltar aqui e ir conversando com vocês sobre o meu desempenho, podem me cobrar a vontade que irei responder os comentários de vocês e caso eu der certo, espero encoraja-los, é isso, me desejem boa sorte.
@@gmg267 Esta indo muito bem, estudei hoje binario, abstracao, algoritmo, conceitos e exemplos reais disso (Desculpe a falta de acento, to sem a entrada de portugues kk)
@@JulioCesar-hf1uc Vou estar em várias, atualmente estou fazendo o curso de introdução a ciência da computação de Havard, é online e gratuito, o curso se chama CS50x
esse vídeo parece que foi feito pra mim! eu tenho um filhinho que está dentro do espectro autista, e com certeza se eu consegui, ou melhor quando eu conseguir! vai ser pra ele e toda a futura geração, muito obrigado Felipe! acho que não falo só por mim, com certeza outros pais que por ventura venham a assistir esse vídeo vão sentir a mesma coisa!
Essa estratégia funcionou comigo em react. Meu professor passou algumas aulas no curso que eu faço e confesso que tava parecendo grego pra mim. Não relativamente, tive que viajar por quase uma semana e não consegui estudar o conteudo de novo. Depois dessa semana, no primeiro dia que eu consegui uma folguinha, resolvi assistir as aulas de novo. Eu consegui entender tudo, a lógica parecia a coisa mais fácil do mundo. "Preparar o terreno" antes de aprender alguma coisa, se expor a esse conteúdo antes de prorpriamente começar a praticar ajuda demais
Eu estou aprendendo a programar há 4 meses, e me sinto lenta nisso, levo dias pra aprender algo simples e me vejo pesquisando no google muito mais do que sabendo o que escrever depois. Mas estou com essa mentalidade que você falou, "é isso ou é isso", porque também acredito profundamente que ter essas habilidades vai ser cada vez mais obrigatório. Além de ser um ótimo instrutor, gostaria de dizer que seus vídeos me motivam tanto que depois desse eu levantei da cama, deixei o desânimo e a descrença de lado e fui programar!
@@cuecafreada4020 pior que estou kk! Eu consegui um estágio em que estou trabalhando com análise de dados usando R. Mas nesse período eu estudei muito e fiz mtos cursos. Ainda dou uma apanhada, mas evolui muito 😁😁😁
Obrigado Felipe pelas palavras e direções. Meu primeiro contato com a programação foi em agosto desse ano. E desde o primeiro dia, até hoje, tenho me dedicado 1000%, segunda a domingo, ocupando sempre os meus horários livres após trabalho ou qualquer outra função que exercia. E percebi que no decorrer dessa caminhada, o meu maior desafio / inimigo, tem sido eu mesmo. Exatamente como você falou no video, a falta de estruturação sobre o que pensamos, torna-se a nossa própria ancorá. Tenho buscado trabalhar nisso, para não deixar que essa ansiedade tome conta de mim e do meu desempenho. "Tempo não é constante, é variável" ... Jamais me esquecerei disso. Muito obrigado.
"12:19 " Contadores sem tato para tecnologia serão atropelados por contadores com tato profundo com a tecnologia. " Por isso aqui estou a alguns anos só estudando tecnologia. Comecei com PHP mais estou inclinado a me aprofundar em Python pela questão de automatização. Minha área ainda precisa de automatizar muitas tarefas. Tenho muitas tarefas repetitivas e idéias para colocar em prática. Se alguém estiver lendo este comentário e enteder da linguagem e disponível para algumas parcerias só me chamar. Obrigado Filipe, esse frase sua me mostrou ainda mais a importância de estar nesse caminho da programação e saber que não estou no caminho errado. Valeu.
Quando estou aprendendo algum assunto novo, ou vendo algum tutorial eu invento um problema parecido, mas diferente o suficiente pra eu ter que pensar pra resolver o problema utilizando o assunto que estou estudando.
Nooooossa, esse vídeo fez um bum! Na minha cabeça! Sempre sonhei em ser programador e achava que pra isso deveria ter ensino superior (engano meu ... Mas como não tinha referências pra dizer que estava errado mantive minha ideia e por isso sempre sonhei em fazer faculdade em TI) mas por diversos motivos nunca dava certo de fazer essa faculdade e deixei por muito tempo esse sonho engavetado... Em 2018 eu finalmente comecei meu tão sonhado curso de Análise e desenvolvimento de sistemas, mas como era EAD e não tinha muitas motivações e fui levando o curso meio na barriga =) kkk mas em 2019 percebi que eu queria msm ser programador e comecei a consumir muito material de programação: -podcasts -diversos canais do UA-cam -livros -E até comprei um curso!! No começo achei que estava indo muito bem, estudando muito na faculdade (já no 2 ano) e consumindo todo esse conteúdo. O problema é eu anotava tudo que não sabia e pesquisava, consequentemente achava mais conteúdo que não conhecia e me sentia mais perdido... tudo isso acabou por me desfocar mais ainda , e senti que praticamente não aprendia nada, nem na faculdade nem nos cursos ou conteúdos... Fiquei muito frustrado, achei que não era pra mim, e confesso que quase cheguei a desistir. Mas por decidi seguir estudando somente na facul já que havia investido muito tempo e dinheiro e consumir esse material de leve dessa vez, sem anotar nada. incrivelmente esse ano de 2020 está sendo meu ano mais produtivo, tanto na faculdade, como no curso que comprei, pois sinto que estou aprendendo como nunca aprendi antes, e esse todo conhecimento está sendo consumido, sinto que está sendo aproveitado desse vez: como numa NEUROPLASTICIDADE! - e isso realmente fez um Bum! na minha mente, e agora tenho ctz que conseguirei minha tão sonhada vaga como programador ainda esse ano! =D Parabéns Filipe! vc é demais cara!
Opa! Sou Engenheiro Civil há 10 anos. Agora, com 32 anos, decidi me tornar desenvolvedor front-end. Estudo desde o início desse ano. Lá se vão 7 meses e hoje, mesmo sem nunca antes ter digitado uma única linha de código, já desenvolvo aplicações em React JS com Typescript e outras libs. Também assumi essa postura, aprender a qualquer custo. De domingo a domingo. A evolução é gradativa. O esforço é constante. A satisfação é enorme. Obrigado pelos seus vídeos, Filipe! Extrema importância, qualidade e apoio. Um grande abraço.
1. Clean Code (aprendi a escrever bons códigos) 2. Refactoring (aprendi a refatorar/recuperar códigos) 3. Domain Driven Design (aprendi sobre arquitetura de software) Os livros estão por ordem de dificuldade. Os outros dois foram de JavaScript e foram muito ruins, não me lembro nem mais do nome 👍
Assistindo de novo, 1 ano depois porque estou me esguelando para aprender Python. Estou em um verdadeiro caminho das pedras para aprender a programar em Python.
Vendo esse vídeo em 2022 e vc estava certo ao dizer que todas os profissionais precisam saber linguagem de programação para não serem atropeladas. Eu deveria ter confiado nisso antes. O futuro chegou!! Parabéns pelo vídeo!
*PERA!!!!!* - Antes de ler os comentários, olha que *massinha* que ficou meu *Curso de Programação* curso.dev To muito orgulhoso, sério 🙏 🙏 🙏
Ficou show cara, seu Curso de Programação !!!! Parabéns !!!!E outra ... sua explicação,, com três técnicas para aprender programação, ficou muito, mas muito bom e bem detalhado. Tive um discernimento para me inclinar a um aprendizado com mais comprometimento, com isso visando um futuro promissor !
A PESSOA TEM QUE SER PANCADA PRA PAGAR 2 MIL NUM CURSO SENDO QUE TEM OUTROS CURSOS BONS E BARATOS.
Comecei a programar em 2022, há uns anos desisti justamente por conta de achar que os outros tinham o dom e eu não . Esse vídeo me fortalece ainda mais nessa jornada, desejo que todos aqui alcancem seus objetivos e sonhos. Pra cima gurizada!!!
Eu acreditava, que não tinha talento. mas o Felipe, me fez acreditar, que sou capaz de aprender.
Eu quero começar, mas não sei por onde. Já procurei vários vídeos, e uns fala q dar para aprender sozinho ou até em curso. Mas quase ninguém fala uma coisa boa pra quem não sabe nada.
Tem alguma dica? De como começar. Por que só procurar na internet a cegas não dar
@@lindembergjunior9172 Fala amigo! Cara começa pelos cursos da plataforma 'Curso em vídeo". Depois só vai... Abraço!
@@Felipe81438 Vlw man
Irmão, além do UA-cam, tem a Coursera, tem vários cursos de graça lá, uma boa linguagem de programação boa para começar, comece por uma simples, por exemplo HTML 5, VB, depois parte pra c++, SQL, python, e nessa você vai vendo onde se encaixa mais, back end, front, tem várias áreas diferentes, basta começar e ver o que você gosta mais
"Aprende a Programar"
1. Destrave sua mente - Entenda q vc pode aprender qualquer coisa, vc só n sabe o tempo q vai levar
2. Alinhe estudo e prática - Escreva o código, n copie e cole. Leia e estude sobre o tema mesmo q n esteja entendo tudo completamente, pause e avance para outra fonte de estudos conforme a necessidade.
3. Repetição espaçada - Praticar todos os dias, ainda q seja por pouco tempo. Em resumo, isso faz total diferença no aprendizado e memorização (muito usado no aprendizado de idiomas com o app Anki)
By Filipe Deschamps
😍
Valeu pelo resumo, até parei de ver o vídeo.
Uso anki pra aprender inglês e francês, mas uma coisa que vale lembrar é que o Anki é um app de repetição espaçada, você não vai usar ele pra aprender nada, somente para REVISAR conteúdo. Então se você aprendeu uma palavra nova em inglês, ou uma tag nova em PHP, se garanta que você aprendeu mesmo e depois só jogar no Anki e revisar diariamente que o resto do trabalho, o Anki faz. :)
Obrigado por sintetizar. Haja paciência pra ouvir o textão de Facebook desse homem. Ele poderia ir direto mas enrola tanto. 🤦🏻♂️
@Bryan Corrêa Você não sabe o que tá dizendo. Assisto vídeo aula todo dia. Invisto meu tempo c aquilo que me acrescenta algo. N tenho paciência pra quem não vai direto ao ponto. Só venho ler os comentários que ganho mais. Vc nem sabe em que caminho estou. Cuida da tua vida. Abraço.
Hj tenho 47 anos e resolvi entrar no mundo da programação. Estou no segundo ano de engenharia da computação. Tem sido um desafio...percebo que minha aprendizagem é lenta,mas tenho conseguido. Concordo plenamente com tudo oq vc falou. Há etapas para esse processo de aprendizagem.
Uauu parabéns! Eu tambem curso engenharia de computação, é um curso fodaaaaaaaa
Tenho 19 anos e também faço Engenharia da Computação, no caso na UNINTER. E Parabéns, nunca é tarde para aprender.
Show. Não existe idade para mudar.
@Leandro Oliveira kkkk...eu ainda vou tentar o mestrado
Que maravilha! Parabéns! Tenho 37 e por enquanto estou me virando na internet e com a ajuda de um amigo com vasta experiência na área. Pretendo iniciar um curso o mais breve possível!
Eu tenho 30, sou graduada em Finanças, fiz transição de carreira aos 30 devido a uma experiência que eu tive como gestora de comunicação. Tive contato com programação no meu trabalho, aprendi a programar sem saber programar para construir um robô integrado a um API.... Me apaixonei, hoje faço engenharia de software, estudo programação por fora com os cursos que comprei e muito feliz e grata a Deus por ter feito essa transição.
Inspiradora demais Lia! Fiquei feliz de ler o seu relato, to com 30 anos, sou publicitário e to mega frustrado com a área. Estou me preparando para essa transição de carreira e apostando todas minhas fichas na programação.
Clube dos 30 rsrsrsrs
Tive meu primeiro contato com a programação aos 29 e me arrependo amargamente por não ter conhecido/começado antes. Hoje aos 30 curso Analise e Desenvolvimento de Sistemas e Eng. da Computação simultaneamente, amo e cada vez quero aprender mais e mais!!!
Eu também faço Engenharia de software
@@thalesfazan10 Sei que não me perguntou nada, mas recomendo mt a transição, minha ex é de uma área relativamente parecida com a sua, ela é formada em jornalismo e eu passei 2 anos no pé dela para ela ir atrás de tentar ser design de ux e ui ou front-end, e digo a mesma coisa a você, não sei oque pretende, mas recomendo muito que tente trocar de área, não se prenda somente a programação em si(incluindo desenvolvimento Web) tem muita coisa que você pode tentar, então crie gosto e se esforce bastante que tem mt caminho pra vc tentar, da pra ser web, mobile, Ux e UI, Product Manager, Scrum, Banco de Dados, cloud, QA(testador) e muito mais. Digo que são infinitas possibilidades kkkkk
Arrasou !!! Parabéns !!!!
Filipe, que vídeo maravilhoso. Como instrutora, esse é um dos principais gaps que vejo em alunos, eles não sabem se vão conseguir, quando na verdade precisam alterar o tempo e não a variável de conseguir ou não. Tenho um vídeo roteirizado pra gravar sobre esse assunto sobre o "Desamparo Aprendido", e agora vou ter que te citar nele. Essa alteração das variáveis foi SENSACIONAL.
hahahahah showwwww Karine 😍 estou mega curioso pelo seu vídeo 👍 🤝
@Pedro Henrique o link foi revogado
Karine sua didática é incrível me salvou dezenas de vezes com o Power B.i
Percebo que falam muito "variável" kkkk
@@j.luanderson8232 é porque é a variável que guarda buffers nela (eu acho)
Nossa!!! Eu as 20 anos sonhava em trabalhar só com computador 💻, mas as dificuldades e minha mente achando que era incapaz isto me bloqueou. Hj com 35 comecei a estudar e não quero parar … Apaixonada por programar
Conseguiu?
Cara, muito obrigado! Tu não imaginas o quanto tu me ajudou. O quanto tu me fez acreditar que sou capaz. Muito obrigado!
@Pedro Henrique ainda está ativo o grupo?
Pode mandar outro link do grupo pedro?
Exatamente, o mesmo comigo, que estou começando com 29 anos e sempre duvidando da minha capacidade. Ele foi perfeito nesse vídeo.
@Pedro Henrique Tem um link atualizado,amigo?
Têm uma frase, que não sei quem falou originalmente, mas que destravou minha mente nessa questão de aprendizado. Que é a seguinte: "A confusão é o primeiro passo para o aprendizado".
Ou seja, se eu consigo aceitar, que quando eu estou confuso com algo, já estou de fato aprendendo, as coisas ficam muito mais tranquilas. Porque entendo que aquilo faz parte do processo e aprendo até a gostar de quando olho pra alguma coisa e não entendo p**** nenhuma na primeira vez. :)
Maneiro em, gostei
Obrigada por compartilhar! Estava precisando muito disso.
"eu tô te explicando pra te confundir
eu tô te confundindo pra te esclarecer" - Tô - Tom Zé
Perfeito.
1. Aprender é um fato.
--tempo é uma variável.
2. Preparar o ambiente.
--jogar informações o máximo possível, depois praticar e praticar.
3. Espaçar o aprendizado.
Boa
Fato.
Gostei
Filipe nem parece que tem acima de 30 anos
Muito novo
Assistindo em 12 junho de 2022. Sou Eng trabalho com telecom a 12 anos, 41 anos de idade dois filhos e tb percebi essa virada de chave. Faço pós graduação na área de desenvolvimento porém o medo eh de não ter espaço no mercado. O pensamento no momento é. Não desista Deus está contigo e no final do deserto encontrarei o oasis. Gratidão por compartilhar suas experiências. Deus abençoe 🙏
Caraca, sério, sem babação de Ovo ou coisa parecida, mas o Deschamps todo vídeo consegue trazer um conteudo top para nós de graça, sem qualquer firula ou coisa do gênero
Parabens Filipe, mais um Vídeo Delicinha
Vamo pra cimaaaa Jonathas!!! Quanto mais a gente se ajudar, melhor a nossa área vai ficar 👍
@@FilipeDeschamps te confesso q com toda a verdade do mundo q esse vídeo na hora certa, o tal "complexo de inferioridade" (q afeta muitos brasileiros comparando nosso país com outros), já estava me deixando muito pra baixo, vou me esforçar agora a fazer as sugestões apresentadas no vídeo todos os dias
I promise S2
Totalmente!
Nem trabalho com programação, mas mesmo assim vejo tudo o que ele posta. O conteúdo é sempre relevante e passado de uma forma super interessante (além estruturada, clara e direta) e é tão bom que mesmo sem um interesse profissional, vale a pena ser visto; só "ciência pela ciência".
Parabens, cara!
Realmente a forma como o conteúdo e apresentado dá gosto de assistir cada vídeo nem sinto o tempo passar como inscrito só tenho a agradecer.
Eu sou animador 2D e agora entrando no 3D, a forma como ele lida com a aprendizagem me deixa com ímpeto pra ser melhor a cada dia
Cara, tenho 51 anos e estou na área de programação desde os meus 15. Seu vídeo é sensacional e vai de encontro com o que eu acredito e também passei em minha vida. Gostei demais e passarei a recomenda-lo a todos. Um abraço!
Sou professor e vejo que esse amadurecimento é fundamental para alcançar o sucesso em qualquer área do conhecimento. Parabéns por não desistir.
Cara, só posso te agradecer por este vídeo, me fez arrancar lágrimas inclusive, pelo momento que estou passando, por sofrer de depressão e não acreditar em mim, em duvidar de mim das diversas vezes se é o que eu realmente sei fazer de melhor.
E me deu um ponta de esperança, em saber que posso dar e fazer o meu melhor, mudando minha postura, sendo minha melhor versão!
Me identifiquei muito com o vídeo, pelo momento que passo hoje:
Desde o dia 04-05, estou desempregado, sendo um Pleno que entregava menos que um Junior!
Antes, tive uma crise de pânico onde eu, com 35 anos, não conseguia colocar na minha cabeça tecnologias como Vue e Laravel, sendo que tenho 12 anos de experiência com PHP... PURO!
Me vi estacionado nas tecnologias ou, como dito no vídeo, *ATROPELADO!*
Sinto, além do alto problema de foco que tenho e essa ansiedade que pensei que não tinha, esse cenário de correr atrás da molecada de hoje para aprender o que eles sabem e trabalhar como se pede o mercado hoje em dia.
Hoje, 13-05, comecei a VOLTAR A ESTUDAR os vários cursos que deixei parado e, após, estudar coisas novas exatamente para destravar meu cérebro. Fato que já tive que fazer isso tempos atrás, mas com matérias simples: entrei num curso de matemática para concursos, só pra VOLTAR a saber matemática!
Texto grande, sei que não é chamariz pra ninguém ler, mas é o que passo. É meu momento e uso essas linhas para desabafar e deixar aqui toda minha prolíxie, minha falta de foco, minha zona de conforto, para ser um melhor trabalhador, programador, fazer crescer a minha carreira e o negócio de muitas pessoas que dependem das tecnologias!
Já deu uma pesquisada em Low Code? OutSystems pode ser um bom caminho... a curva de aprendizado é muita rápida, principalmente para vc que já tem experiência em outra linguagem. Fora que o mercado está bastante aquecido. Boa sorte!!
O primeiro passo pra você dar a volta por cima é entender a realidade que se apresenta, e você fez isso melhor do que a maioria das pessoas ao admitir erros, problemas, pontos de melhoria e já até está agindo. Tenho certeza que você está no caminho certo. Boa sorte e nunca se subestime! :) Abraço
Até parei o vídeo p ler seu comentário! Eu tenho quase 49 e estou começando em TI agora e ninguém vai me provar que estou velho pra isso! Eu acredito e se vc acredita basta, o resto vem fruto do esforço!
Amigo se você sabe php e está desempregado, o seu problema não é saber programar e sim saber vender, eu sou iniciante e curioso, e estou vendendo programas para pequenos comércios em quanto me preparo para vender para grandes, se eu soubesse programar em php de verdade, estaria faturando muito mais principalmente durante a pandemia
Parabens , nunca é tarde e o recomeço é meio difícil. Estou com 59 anos e estou afastado por motivo de doença, durante esse periodo quarentena começei uma Pós a distancia - Big Data. estou destravando ainda ...
Eu estava quase desistindo de estudar programação,
quando conheci seus vídeos . Muito Obrigado Mano Tmj .
Vou por o link aqui só pra eu rever de vez em quando.
Dica Nº1 - 00:52 - " Um pensamento que mudou a minha Vida "
Dica Nº2 - 02:49 - " Neuroplasticidade "
Dica Nº3 - 07:48 - " Spacing Effect "
Dica Nº4 - 10:43 - "Capacidade de Perceber o futuro.
As vezes é só isso que a pessoa precisa, acreditar em si mesmo. 👏🏾👏🏾👏🏾
Essa inspiração de mudança me ocorreu DO NADA no domingo (22/05/2021). Eu comecei ADS em fevereiro desse ano,mas ainda tinha muitas dúvidas se era isso que queria. Quando começou a lógica de programação, tive muita dificuldade e aí acabei não aprofundando muito, empurrando com a barriga com o objetivo de tirar nota boa e terminar a disciplina.
Hj estou vendo que a área de tecnologia é uma área que eu realmente quero trabalhar, e cursos que eu estava enrolando pra fazer, já comecei.
Espero poder voltar aqui em 2023 (deixa ao like no comment) para falar que conclui o curso e que valeu cada segundo de estudos!
Sou grata a vídeos assim que nos inspiram.
Também quero fazer ads, e seu relato é muito legal. Meus parabéns, e que você conclua esse curso
Estou em ads também comecei faz 2 meses, depois de muito tempo achando que não conseguiria programar por culpa de ter tido professores ruins no curso técnico, que me ensinaram mal e também me culpo pela falta de insistência em buscar cursos que ajudassem a entender o que me travava. Hoje estou em ads e faço diversos cursos também, e a cada dia e a cada curso terminado dá pra sentir que o cérebro vai destravando e que programar é sensacional.
@@MrFelipesjc17 o que é Ads mano? Que curso é esse?
@@yagorhuan3037 Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Eai já conseguiu muita coisa?
Tenho 26 anos, nunca pensei em ser programador, até 2 meses atrás. Estou aprendendo do zero, nunca tive contato, e queria te agradecer imensamente por este vídeo, não consigo explicar o gás pra seguir em frente que você me deu agora, mesmo estando um pouquinho atrasado na idade sei que vou conseguir.
Cara tenho a mesma idade que vc, e sua história é idêntica a minha kkk, como vc ta lindando com tudo? comigo deu um nó na cabeça quando vi aquele tanto de tipo de linguagens, paradigmas, códigos e tal, e no meu caso não tá tendo a preparação do terreno por parte dos professores e materiais de estudo que recebi da faculdade, os exemplos que eles dão e que tem nos materiais é como se a gente soubesse o que é tudo aquilo, tipo explica um assunto citando outro assunto que nunca foi explicado, ta tenso viu, mas agora nesse vídeo aqui fiquei mais confiante.
Poh caras tbm tenho 26 anos e to igual vcs kkk comecei a fazer os cursos da alura recentemente pra ja ir tendo contato com programação pois ano que vem quero fazer faculdade de analise e desenvolvimento de sistemas.
nossa, e eu que comecei com 20, to no meio da faculdade, fazendo 21 anos agora, e já to achando que estou super velho pra começar, q estou super atrasado, q eu já deveria ter feito coisas incriveis na minha vida e já ser bem sucedido e os caralho, e eu to tipo, com ansiedade pq eu to aprendendo, mas ainda não consigo fazer programas inteiros sozinho e isso me faz me sentir um programador merda que vai demorar muito pra conseguir emprego pq eu sinto q não me qualifico ainda, apesar de um amigo senior falar q eu já não sou mais junior, e q eu deveria tentar me candidatar pras vagas, mas me sinto despreparado e tenho +10 projetos pra fazer antes de tentar, pra eu poder me sentir com mais confiança
@@Recomeçar-Denovo Eu também comecei agora, e faço 20 no próximo mês.
@@Recomeçar-Denovo As vezes eu tenho a sensação de ter 20 anos e ainda não ter feito nada.
Quero compartilhar algo com vocês que me aconteceu antes de assistir esse vídeo, talvez aconteça com mais pessoas, mas enfim... eu acho muito mágico quando acontece...
Mano, comecei a estudar programação agora como aluno do IFPI no curso de Técnico de Desenvolvimento de sistemas... Pois bem, uma vez batendo cabeça com um exercício há mais de 2 dias, tentando até tarde da noite, não consegui, mas fui dormir justamente com o pensamento do Deschamps: "A certeza de que você vai conseguir, só não sabe quando". Ok! Cara, na madrugada, simplesmente meu cérebro começou a sonhar, saca? tipo, era como o Deschamps falou q é como se fosse uma rede neural de escolhas certas e erradas...eu comecei a sonhar na resolução dos códigos, eu lembro da lucidez e de como eu acompanhava a inserção das 'escolhas certas e erradas', e só se encaixavam as certas...Cara q bagulho foda. Ai eu dormi tranquilo, tão tranquilo, que eu lembro da minha consciência no sonho dizendo: "falou, de manhã eu tento isso quando acordar"...o sonho acabou, ai de manhãzinha, cedo, umas 5 e poco eu acordei e já abri o netbook, comecei a tentar resolver, só q eu não conseguia acessar meu sonho, eu lembrava q tinha sonhado com as linhas, mas não via...Sabe, as vezes você sonha com algo, mas não sabe como.... Cara, então eu fiz uma força pra lembrar do sonho, e consegui, quando eu acessei aquele sonho, minha resolução tava lá, rapidão escrevi pra não esquecer. Isso já aconteceu 3 vezes. Eu sempre estudo da forma q vc diz no vídeo, por isso me identifiquei. Eu me encho de conteúdo, tipo... agora estamo em LISTAS E TUPLAS, e então eu vejo o material do guanaraba, vejo o material do professor várias vezes, tipo, bem tranquilo..sem me preocupara em aprender, mas em preparar terreno, de repente tua mente já assimilou tudo de uma forma esplendorosa. CARA Q FODA! Acho q programar me deu uma vida, tenho 28 anos e foi a profissão q eu escolhi, PROGRAMADOR. Estou na luta, não é fácil, mas também não é difícil, é só ter dedicação, e saber trabalhar a mente! forte abraço a todos.
Que depoimento interessante
Mano que top eu comecei ADS agr tbem, fico me sabotando com pensamentos tipo, não vou conseguir, não é pra mim, sou burro, minha memória tá fraca etc ... Estudei hj desde as 8 da noite até agr pra aprender metodologias ágeis Scrum etc...
Depois de ver esse vídeo e ler seu comentário eu tô aqui chorando, eu vou conseguir tenho fé em Deus, tudo que eu mais quero e dar um futuro e uma educação de qualidade pro meu filho que vai nascer 🙏
@@hig4o cara eu to começando ADS esse ano e comecei a estudar programação ano passado, tenho uma filha de 1 ano e é a minha maior motivação! Tenho certeza q as adversidades só aumentaram pois com ela crescendo tu precisa dar mais atenção, mas eu me aplico estudo na madruga, estudo de manhã cedo, deixo de fazer coisas q eu gosto pra estudar, pois sei q o futuro me aguardo algo top, basta eu manter minha dedicação, porém as vzs vem o medo, vem q incerteza, da vontade de chorar ou de achar q n vou conseguir por ser tão corrido meu dia, com trabalho, filha, casa, esposa e ainda ter o tempo de estudo! Porém eu acho q consegui virar a “chavinha” q tem na cabeça e minha mente tá blindada, por mais q venha esses pensamentos eles só aparecem e eu jogo eles pra fora e continuo... bora 💪🏽💪🏽
O cerebro trabalha enquanto a gente dorme. Tem um curso learn how to learn. Ele ensina sobre como o cerebro fubciona e como melhorar o aprendizado e a memoriazaçao. Durante o dia é como se o cérebro fosse poluindo com várias informaçoes, ao dormir, essa poluiçao é "limpa" e filtra só aquilo q é mais importante. Outro fato importante é que o cerebro cria novas conexoes exatamente enquanto a gente dorme...
A memorizaçao dessas conexoes vem com as revisoes espaçadas.
Por isso é comum, depois de dormir ou descansar por dias q a gente consiga chegar a uma soluçao. É literalmente deixar o cerebro trabalhando enquanto a gente dorme.
Outra coisa: quer melhorar a memorizaçao? Faça revisao dos mapas mentais antes de dormir
Comecei a me forçar a programar. Durante o tempo que estive na faculdade, vi alguns MONSTROS que já estavam na área a muito tempo e repetia pra mim mesmo, por não conseguir fazer as coisas na velocidade deles "Isso aí não é pra mim". Passado um tempo, a vontade de querer construir coisas não saíram da minha cabeça, então como também estou me dedicando a aprender a utilizar sistemas UNIX, comecei a aprender Shell Script, e to realmente orgulhoso, por estar conseguindo fazer as coisas que pareciam impossíveis. Fica aqui a dica pra galera: CONTINUEM, NÃO COMPARE VOCÊ COM MAIS NINGUÉM, CADA UM NO SEU RITMO, APENAS CONTINUE. A próxima linguagem que eu vou estudar é Python (gosto de Dados) e depois me aprofundar mais em SQL.
Olha só: tenho vontade de fazer faculdade na área de TI e às vezes penso na quantidade de monstros, gênios etc que vou encontrar lá. Por isso que se tem tempo (agora, na quarentena) aproveite para aperfeiçoar, não para competir, mas para aumentar a sua "elasticidade neural" rs. A gente aprende para nós mesmos.
@@marcelalima8312 Isso que estou fazendo, estou estudando Python como entrada faz 2 meses eu acho, e vou aproveitar mt dessa quarentena pra poder me aperfeiçoar, gosto muito de Python mas n tenho certeza se é backhend q eu qro msm.
Por isso que eu digo para os jovens: "que tem 13-18 anos, comecem agora a programar, para ter uma vantagem mais pra frente", o cara que começa a estudar sério com 13 anos se continuar a estudar até os 23, pensa, 10 anos de prática!
Muito obrigada pelo seu testemunho. To mudando de carreira com esse novo mindset de que posso aprender tudo, por que ja me sabotei muito ao pensar que so os MONSTROS que sabem. Boa sorte pra todos nos!
O maior erro é vc se diminuir por causa dos outros
Eu lembro q quando entrei num curso de programação com 17 anos, só tinha gente mais velha, que literalmente viu o mundo da tecnologia nascendo e q tinha muito mais conhecimento.
Eu me pressionava muito pq me sentia extremamente burra, parecia q não sabia de nada! Mas com o tempo eu comecei a ver de modo diferente essa situação, comecei a pensar "Não sei mesmo, e daí?" E depois disso eu aprendi a usar o conhecimento das outras pessoas pra agregar a mim mesmo sem me pressionar!
Isso me deu um alívio enorme
Mano, a parte que voce fala que voce percebeu que o mundo daqui pra frente é tecnológico e quem nao souber, nao se atualizar vai ficar pra trás, é MUITO real e foi exatamente isso que aconteceu comigo. Eu sempre amei tecnologia, desde pequeno era bastante inteirado e meu primeiro contato com programação se deu ha 1 semana atrás. Ja havia pesquisado antes e como sempre, vinha aquele pensamento de que eu nao ia conseguir, nao era pra mim. Mas parece que, quanto mais voce estuda e pratica o que estuda, mais voce aprende. E eu jamais imaginei que, mesmo com 1 semana de estudo, eu estaria curtindo muito programação!! Tudo o que eu aprendo eu ja coloco em prática. É exatamente o que voce disse, se voce apenas copiar e colar, voce nao aprende, mas se voce digitar, parece que fixa mais tudo no cérebro. Esse video caiu pra mim como uma luva, pois me inspirou demais a continuar, mesmo estando ciente das dificuldades!!! Obrigado mesmo!!!
Sou disléxico e consigo programar devido a outo complete da ide. criei um frame work sozinho depois que assisti um vídeo seu, falando: pq as pessoas não fazem as coisas apenas por fazer, pela simples pira, elas não fazem ideia como isso evolui. muito obrigado.
Minha autoestima ⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️
Cara, eu sempre gostei de computação, hardware em especial. Tentei aprender programação a uns dois anos, foi tão difícil que eu desanimei e abandonei, mas de uns dois meses pra cá venho sentindo um apetite muito grande por programação e comecei a procurar pessoas para falar sobre isso, pegar dicas com programadores reais, ali, cara a cara, e hj tomei a decisão de recomeçar. Eu sinto que dessa vez vai dar certo, pois meu cérebro está amadurecido. Provavelmente o terreno esteja preparado, após me expor a conteúdos que eu não conseguia assimilar naquela época. Hj entro na programação com uma mentalidade e uma visão diferente e esse seu vídeo foi fundamental para que eu tomasse essa decisão. Obrigado e sucesso.
Hoje ta sendo um dia ruim... Antes de ver esse vídeo eu ja vinha pensando, como você disse "É isso, ou isso! Nao existe a opção de falhar"
Mas especialmente hoje eu falhei por estar perdido nos estudos, e em como estudar. Vou tirar o dia pra refletir, processar o que eu ja aprendi até aqui e amanhã eu retorno às aulas. Obrigado
Filipe, sinto que esse vídeo foi um divisor de águas na minha vida! Estou iniciando na programação e sinto que eu precisava assistir esse vídeo nesse momento. Muito obrigado por compartilhar sua experiência!!!
Me identifiquei muito com o depoimento. Estudo programação há um ano e recentemente comecei os estudos de ReactJS. Nesse momento percebi exatamente o que foi dito sobre tempo de aprendizagem e hoje minha postura mudou de "não vou aprender isso nunca" para "vou aprender em algum momento".
Todo programador tanto iniciante ou nao, deveriam assistir este video
Mano do céu! Que explicação fantástica pro aprendizado.
Me identifiquei muito com a 2a e 3a dicas. Sempre faço dessa mesma forma, porém, totalmente involuntário.
Exemplo claríssimo disso foi eu assistindo a série de vídeos "PHP vai morrer?!" um pouco antes desse: não entendi um único raciocínio comentado, sequer. Fiquei boiando, só assistindo e dando like, até que cheguei neste aqui. E graças a Deus!
Leio e estudo sobre programação mesmo sem saber e sem entender. Para praticar, pesquiso por vídeos ensinando VBA; quando chega na parte do código, pauso o vídeo e digito tudo no VBA do excel, pois é a plataforma que tenho acesso e sei que aceitará os termos. Um dia eu memorizo.
Comecei a estudar programação ontem, 15/05 (LP no DevDojo). Não sei nada de nada.
Decidi aprender porque enxerguei uma tendência já existente no mercado Mobile. E isso mexeu com minha cabeça a ponto de eu sentir a necessidade/falta de saber programar. No meu caso, contratar um programador seria um caminho muito fácil, pois tenho só 33 anos, tenho condição de estudar.
Vou aprender! Não sei em quanto tempo, mas vou.
Com o que eu aprender, vou desenvolver um APP gratuito para a sociedade. Se vai dar certo, não sei.
No final, saberei programar. KKkkkk!!! Um enorme ganho.
Muito obrigado pelo enorme incentivo, @Filipe Deschamps.
✅ *GOSTA DE NOTÍCIAS SOBRE PROGRAMAÇÃO E TECNOLOGIA?* Então você vai pirar nisso: filipedeschamps.com.br/newsletter
Seus vídeos são motivadores e me fizeram abrir minha visão para programação, meus pensamentos estão com foco no futuro. Parabéns pelo conteúdo é de muito valor! Pra mim foi.
Super me identifiquei com seu vídeo. Parabéns.
Exatamente assim que me sinto. Esse está sendo um divisor de águas na minha vida, hoje mais cedo eu estava pensando em desistir. Obrigado por existir amigo.
Sinceramente todas as dicas foi um puxão de orelhas e um tapa na cara me senti como se meu cérebro saise do meu corpo me desse um tapa na cara e dissesse acorda
Felipe, faz um site ou APP da sua newslatter!
Velho, que vídeo! Eu sempre tive muita vontade de aprender a programar. Mas sempre esbarrei no critério "dificuldade". Agora pus na cabeça que, se existem pessoas que aprenderam a programar, eu também posso. E eu estou estudando para me tornar um programador e construir o futuro com base nos valores já aprendidos.
Que vídeo! Que vídeo!
Esse vídeo não mexeu somente com meu cérebro, mas com as minhas emoções! Obrigado Filipe!
Cara eu quase me emocionei vendo suas dicas hoje, eu me sentia exatamente assim Filipe, com vontade joga tudo pra cima e em um estado de negação por não atigir determinado conhecimento no período doido que a minha cabeça colocava. Foi assim durante todo o aprendizado que tive em Java, por exemplo, porém hoje, eu sei que eu posso parar um pouco mais, e ler a Javadoc com mais calma (risos). Forte abraço!
Showwww, é isso ai Vítor 👍 😍
Cara, que massa esse video! Tenho 50 anos, comecei a me interessar por programação em 2022 para ajudar meu esposo que é programador, devido a dificuldade de contratação. Eu não entendo NADA, comecei por este caminho, assistindo vários videos, comprei uma plataforma para treinar. Ainda não estou programando, mas consigo entender algumas linguagens de programação... Sinceramente, depois de ver este video, acredito que eu consiga programar sim, não sei quanto tempo vou levar kkkkkk
Adorei o video!! Muito obrigada por compartilhar. 😉
Eu percebi esse ano de 2023 com 52 anos a importância de se aprender programação para se adaptar profissionalmente as mudanças que estão ocorrendo de maneira tão rápida!
Esse interesse real me pegou felipinho, comecei a focar tanto em programar e comecei a amar isso, não importa se é sábado ou domingo, muito menos feriado ou final de ano, coloquei na minha cabeça de alcançar meu futuro e minha vida em algo que eu goste, todo dia eu coloco minhas mãos para codar, mesmo com preguiça, tento sempre fazer um pouco a cada dia, mesmo em um ambiente péssimo e toxico eu faço pelo meu futuro e por minha nova vida que eu quero conquistar.
Cara, que conteúdo dazzora. Obrigado em nome de todos.
Showwww Eliton, muito obrigado por deixar essa mensagem 🤝 👍
Pootz que Quadrúpedde e puxa saco kkk
- EXERCÍCIOS
- PRATICA
- ANALOGIAS
- ASSOCIAÇÕES
- PENSAMENTO MATEMÁTICO
- PRÉ-REQUISITO
- DEDUÇÃO E INDUÇÃO > PARTICULAR PARA GERAL E GERAL PARA PARTICULAR
- LÓGICAS
- PORTUGUÊS
- COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO
- PENSAMENTO CORRETO
- MOTIVAÇÃO/OBJETIVO
OBS: SÓ DESTAQUEI ALGUMAS TÉCNICAS DE ESTUDO SEM EXPLICAR COMO CADA UMA FUNCIONA.
Showww Lonet, valeu!! 👍
Tenho 40 anos,sempre gostei de tecnologia,mas descobri programação em 2019 estou fazendo curso de ADS..bem difícil,mas não me vejo fazendo outra coisa.. adorei seu vídeo.. obrigada.👍
Felipe eu já assistir este teu vídeo umas 3x eu tenho 40 anos e assim que decidi voltar estudar Modelmaking aqui na 🇬🇧 2 anos atraz foi vendo esse teu vídeo que decide também que queria aprender um pouco de programação continuo não entendendo muito até porque estudar em inglês é muito puxado e não tenho muito tempo porém esse semana consegui com i arduino programar um motor é isso é muito massa. Valeu por compartilhar.
Caro Filipe, estou iniciando os primeiros contatos com este universo da programação, e com os vídeos aqui no UA-cam a respeito do assunto. Parabéns pelo teu trabalho aqui! Estou gostando muito dos teus vídeos! Gosto muito do teu jeito espontâneo, natural e alegre de te comunicar! Um grande abraço!
As tuas dicas sobre programação mudaram muito a minha vida como programador
Hoje tenho 28 e voltei a aprender programação. Me formei quando tinha 21, desisti da carreira por falta de dedicação e culpei a área. Hoje voltei a prática, o futuro já me deu um tapão na fuça, agora é bola pra frente, não se preocupar com o tempo mas com a qualidade de aprendizado que estou tendo para poder um dia repassar. Hoje sou PM mas não quero seguir essa carreira, quero ser desenvolvedor back end
Boa noite amigo.
Qual faculdade vc fez?
@@relacionamentoemxeque1982 Cara te falar a vdd, não se preocupe com faculdade. Eu faço na Estácio, aprendi muito mais por fora que na própria faculdade, creio que na maioria deve ser assim, eles jogam o conteúdo pra vc e quer que o mundo se exploda, tão nem aí. Acho mais vantajoso vc comprar um curso. Guanabara do Cursos em vídeo ensina muito bem tbm, não se preocupe com faculdade, mas aí vai de vc, se eu soubesse disso eu nem tinha entrado na faculdade .
@@M-scott Vaaaaleu amigo.
@@M-scott A faculdade é importante para que as empresas tenham em conta seu currículo, o aprendizado já depende de cada um
Sábias palavras! É isso mesmo. Nada é impossível não existe nada impossível de aprender. Deus o abençoe!
Meu caro amigo, conheci seu canal hoje por acaso , chegou uma certa hora do vídeo que eu estava tão focado no assunto que parecia que agente estava conversando, parabéns ,por sua ajuda e inspiração que você traz ao mundo! estou muito grato por isso!
Sensacional Romario, seja super bem vindo no canal! 🤝
Caramba cara, que vídeo!
Estou na mesma trilha, só que aos 40 e suas dicas serão fundamentais para eu conseguir fazer a diferença. Obrigado!!!
Filipe, você é altamente didático e empático!
Parabéns pelo trabalho e o incentivo que você promove no seu discurso!
Que vídeo maravilhoso!
Me identifico extremamente com essa postura de estar 100% dedicado à me transformar em um programador de verdade e estou 100% comprometido em aprender OU APRENDER.
Trabalhei muitos anos como programador, mas sempre fui empurrando com a barriga a parte de me especializar e à fazer coisas com qualidade por achar que o conhecimento que eu tinha sempre seria suficiente para eu sobreviver e eu estava ERRADO.
O mundo da programação evoluiu muito e eu sempre em posição full stack em empresas que não se preocupavam muito com qualidade de código, acabei parando no tempo e deixando de me preocupar com questões que claramente me trouxeram dificuldades ao longo do tempo, como a ausência de código limpo e bem estruturado ou até mesmo tecnologias mais avançadas e que aumentam E MUITO a produtividade.
Depois de muitas reviravoltas na vida, estarei iniciando outro trabalho agora no mês que vem, uma vaga que eu nem sequer acreditava que conseguiria, mas que consegui por conta da minha experiência em me virar em resolver problemas que conquistei trabalhando sozinho em empresas no passado. De repente eu me senti na obrigação moral de ser (NO MÍNIMO) extremamente competente e com um sentimento de que eu aprenderia o que fosse necessário para ser um profissional de excelência e qualidade.
Eu fui completamente intimidado na entrevista quando questionado sobre uma rotina de estudos que eu simplesmente NÃO TINHA e isso me deixou muito envergonhado!
Como posso eu querer uma vaga que depende exclusivamente não só da competência lógica de criar soluções bem estruturadas, mas também do conhecimento em tecnologias e na melhor maneira de utilizá-las sem ao menos me dedicar à aprender e à ser melhor todos os dias? Não tem como!
Foi ai que tudo mudou, eu não tinha o hábito de leitura, mas comecei a ler o livro do "Código Limpo" do Robert C. Martin que comprei e deixei guardado na gaveta há pelo menos 6 ANOS!
Estou me aprofundando em conhecimentos técnicos que já deveria possuir à muito tempo e que nunca tive por sempre conseguir me virar com "o mínimo" e está sendo uma virada de chave fascinante na minha cabeça.
Acredito que pela experiência em diferentes tipos de problemas e ter ficado em posições (sozinho por muito tempo) de tomadas de decisões cruciais bem sucedidas me deram esse sentimento de que NÃO EXISTA NADA QUE EU NÃO VÁ CONSEGUIR APRENDER e já me comprometi à ser O MELHOR programador de uma empresa que nem entrei ainda por conta disso.
Ainda tenho dificuldades em criar uma rotina, tenho uma filha de 4 anos que acostumou comigo home office e com uma flexibilidade de horários que não vai existir por sabe-se lá quanto tempo, mas tanto eu quanto minha mulher já estamos nesse processo de adaptação em uma rotina completamente nova, especialmente com relação à estudos.
Tenho uma gratidão eterna pelos seus vídeos que abriram meus olhos, não só com relação à novidades de tecnologia, mas também à conteúdos como esse que me fazem sentir cada vez mais inspirado à me tornar não só um programador melhor, mas uma pessoa melhor para mim mesmo!
Muito obrigado por tudo que faz pela comunidade. Eu sei que em partes você visa seu lucro (e quem não?), mas poderia estar fazendo isso de muitas maneiras diferentes e graças à Deus escolheu um caminho que segue iluminando não só a minha vida, como a de muita gente!
Você é o melhor, Filipe! 🙏
Felipe, serio mano, obrigado pelo video. Embora tenha me formado na area de TI, trabalhei minha vida quase toda na aviacao civil, fora da minha formacao. Por causa desta pandemia, fui desligado da empresa este ano. Resumo da opera: Com 40 anos de idade, resolvi acordar 2 horas mais cedo todo dia e to rasgando nos estudos pra me tornar um programador. Sinceramente, nao sei "quando" vou conseguir, mas sei que VOU conseguir e esta tua palavra me ajudou um bocado. Deus te abencoe!
Fé na luta
Eu estou indo para a área de T.I, e quando eu chegar lá,depois de ter me estruturado bem financeiramente e em recursos, meu objetivo depois é a aviação rs.
Mano. Na moral, vc é o homem haranha. Um cara humano, gente da gente, disponível e com aquela sagacidade velada. No mundo com gente tão fodona o simples é rei.
Comecei os meus estudos de programação essa semana e escolhi o Python para ser a minha cobaia. O motivo da escolha é por ele ser mais simples mesmo. Acho que é uma ótima opção para quem não entende nada de programação. Estou fazendo um curso online do canal "Curso em video", do prof. Guanabara. Enfim, ainda estou no básico, mas de uma coisa eu sei: Eu nunca mais vou desistir de algo que eu gosto por causa de pessoas que não conseguem sair da zona de conforto. Só eu sei o que eu quero e o que me faz feliz e pretendo correr atrás disso.
Bom video e bom trabalho. Seu video me deixou ainda mais motivado.
Parabéns vc vai conseguir se torna um programado muito top. Deus te ajude
eu tambemmmm, comecei esse mesmo curso há 4 dias e estou adorando. Me interessei muito e nesses quatro dias só tenho me dedicado a isso! Antes eu nao sabia de absolutamente nada do mundo da programação, e esse curso está me ajudando absurdamente!
@Otaku Sossegado Tô agora começando o Mundo 2. Sinceramente, eu adorei demais o professor Gustavo Guanabara, ele explica tudo de uma forma tão fácil e simples que é impossível alguém não compreender. Bom curso pra nós! =D
@Otaku Sossegado Estou no desafio 070 do mundo 2. Só preciso concluir ele, fazer as correções, dar uma revisada e já poderei começar a aula 16, sobre tuplas.
@Otaku Sossegado Eu optei por revisar tudo depois de concluir todo o curso. No caso, eu concluo o curso, reviso tudo desde o início do curso e separo 1 semana só para praticar tudo que eu aprendi, repetindo e sintetizando os métodos e funções em 1 só programa. Depois eu parto para o próximo passo, que eu acho ser POO (Programação orientada a objetos). Vou dar uma pesquisada para saber.
De paraquedas cai um vídeo em minha tela, falando de programação de sistemas.
Estou a horas assistindo diversos vídeos e de repente me veio um desejo de aprender, mas pensando se seria capaz, estando eu hoje com 50 anos.
Acho que tô saindo de um daqueles portais dos filmes e me apaixonando por uma área que nem eu imaginava !
Nunca passou pela minha cabeça.
Senhor me ajuda, vou mergulhar nessa !!!
Valeuuuuu Filipe !... 👍
Eu me identifiquei muito com essa dica bônus. Sou biólogo licenciado, mas não consegui emprego na área, então eu e minha esposa decidimos agarrar uma oportunidade de emprego/mudança de vida que surgiu para ela (e para mim por tabela), e viemos morar na Alemanha. Hoje eu estudo programação com foco em entrar no mercado de trabalho daqui. Então, as opções para mim também são: "isso ou isso". E sim, foi vendo que essa área só tem a crescer que eu decidi (junto com mais dois amigos) a começar os estudos. :)
Cara, as suas últimas palavras sobre o motivo simplesmente definiram o que estou passando no momento. De fato eu tive um grande interesse e vi o mercado crescendo, consegui perceber o valor futuro de todo esse conhecimento e sei que no futuro vai ser bastante gratificante e útil ver que dei esse primeiro passo.
Valeu The Champ!! Cara, esse vídeo me caiu como uma luva. Esses clicks mudam nosso futuro se prestarmos real atenção a eles. Parabéns por mais esse conteúdo de qualidade. 👏🏻
Showw Carlos, tamo junto nessa meu caro 🤝
Nada grande, q vc começa, vc é bem-vindo. Seu cérebro precisa moldar. A não ser q seja alguma coisa fácil q todo mundo sabe e q não vale a pena.
Um dos melhores vídeos que já assisti! Foi a motivação que eu precisava pro último semestre de sistemas ! Obrigada!
Obrigado por esse vídeo cara, comecei a estudar programação esse ano, fiz um teste técnico em uma empresa semana passada e fiquei MUITO desanimado com meu desempenho. depois de desistir de alguns cursos durante minha vida, desse eu não posso e não irei, você me lembrou que não tem essa de voltar atrás, eu tô aqui e vou fazer parte desse futuro também! Grande abraço bro.
eu começei a estudar programação porque sempre que eu começo a programar me da uma sensação de felicidade muito grande
Estou no meio do curso , e vê seu vídeo no meio do curso que estou fazendo, é muito bom para agrega mais vontade de concluir e me tornar um programador.
Rapaz... Tu simplesmente reacendeu em mim a vontade de ser programador! PQP, sensacional
Fala Filipe, sou novo na area de Data, e to "lutando" para aprender, e realmente penso as vezes que nao sou a pessoa certa para tal area, mas nao vou desistir!
Grande fã seu , sempre seguindo seus conselhos!
Guilherme Walter cara não desista. Pratique, aprenda o desafio, após resolver pratique buscando superar novos obstáculos. Impossível não é. Persista!
Show Gui! É isso ai, nunca sabemos quanto tempo o cérebro precisa para "refatorar" as modelagens ali dentro... cada um na sua velocidade 👍
@@PintSizo obrigado mano!
@@FilipeDeschamps isso ai, obrigado!
Você é sensacional! Amo sua sinceridade, alegria, didática e disponibilidade de nos ajudar com o coração aberto. Você é TOP!
A primeira vez que assisti esse vídeo, foi há 1 ano ou 2. E cara, é incrível lembrar que a minha mentalidade daquela época era totalmente diferente da de hoje. Somente hoje comecei a sentir a paixão por programação e tecnologia. E antes, era só porque eu achava legal.
Ao assistir esse vídeo com uma mentalidade diferente, me senti animada e motivada de uma forma que não sei descrever. Sinto de verdade, que minha mente teve a virada de chave que eu precisava, assim como você teve. Obrigada! Como sempre, um excelente conteúdo.
eu estava relutante em assistir o vídeo que ficara aparecendo pra mim até que alguém compartilhou no grupo do curso de python q estou fazendo...
aí pensei: "tá, vou dar uma chance.." ,
SEN-SA-CIO-NAL!!!!
Parabéns Filipe...
hahhahahahah showww Ricardooooo!! Obrigado pela chance meu caro!!! 👍 🤝
Realmente eu vejo que tudo no processo de aprendizagem leva tempo, tudo pode ser e o tempo é necessário. Ótimas dicas professor! eu sou péssimo em exatas, mais eu sou daquele que com toda dificuldade eu boto a cara mesmo sem medo!
QUE VÍDEO!!! Eu decidi a mesma coisa: vou me dedicar a aprender, e só tenho essa escolha, ou é ou é!!
To struggling? Tô! mas todo dia eu acordo e corro pro computador pra estudar, escrevo em papel o código todo pra assim meu cérebro se acostumar com o formato onde quer que seja. E to indo, na força e foco que um dia eu vou olhar pra esse dia e agradecer que comecei. Eu gosto de me visualizar no futuro que não sei quando será, mas que me vejo orgulhosa e segura do que to fazendo. Obrigada por esse vídeo, você encoraja muita gente tenha certeza. ⚡️
Comecei usando VBA no Excel .. depois fui para o Python
@@passaronegro349 Estou em Python e estou viciada kkkkk, todos os dias assisto aula de Python, tenho muita vontade de finalmente fazer coisas, mexer com dados, com o Python.
@@jenifferdiniz7544 se quiser unir forças ...a gente conversa pelo whatsapp !!!! Aceita???
Depois dos 40 também resolvi voltar a estudar, cursar técnico em informática, estou adorando programação, no princípio tive muita dificuldade com os exercícios e me perguntava o que estava fazendo ali. Mas depois de entender o processo e começar a praticar, a coisa fluiu naturalmente. Ainda continuo errando e aprendendo. Mas desistir não está nos meus planos.
Cara! Que realidade top que tu expôs aqui! Excelente apoio psicológico! Muito obrigado pelas dicas valiosas!
Gente tu é minha versão masculina, espero chegar um dia aí nesse nível de conhecimento e dominio da ansiedade ❤️🥰 te admiro muito e obrigada pelas informações 🙏
Parabéns! Fiquei impressionado! Vídeo muito bem feito, oratória impecável, dinâmica, ritmo e claro: conteúdo excelente!
Visão além do alcance! Show!
Eu começo a ver os vídeos dele e não consigo parar 😅😅😅
Estou começando ainda na programação e você está abrindo minha mente para tudo.
Muito obrigado mesmo de coração ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Parabéns pelo vídeo! Se aplica à qualquer área do conhecimento, não apenas à programação.
"aos trinta anos de idade" E eu aqui achando que ele tinha sei lá, 25. Deitou no formol
quando ele disse a idade minha cabeça explodiu ehuaheuahuea..
Eu levei um susto! Carinha de menino!
Quem vê pensa que 30 anos é idoso.
pensei o mesmo aqui....
PS tenho 32 e mesmo assim fiquei chocado
@@sergio.ventura tenho 28 e também fiquei extremamente surpreso kkkkkkk
Um curso que recomendo para ajudar na aprendizagem, é Learn how to learn do coursera.
Recomendo também!
Faz tempo que não olho os cursos do coursera, verificarei hoje. Obrigada pela dica
eu estou fazendo ele, é ótimo mesmo!!
Cai aqui nesse video do nada hahaha...mas quanta coerência, me representou d+ ....mais um inscrito!! Comecando 2023 na programação (do zero) boa sorte a todos !!!
Mano! Que conteúdo fantástico!! Felipe, parabéns pela sua dedicação, posso percebe td o seu esforço e empenho em tudo. No roteiro, cenário, conteúdo. Estou maravilhado com o seu canal. Saiba q cada detalhe valeu apena! E todo esse rico conhecimento disponível de graça, só tenho a agradecer. Continua por favor. Abc
Essa é a primeira vez que me sinto realmente motivado a fazer algo, você faz parte disso, valeu XD
Eu vejo que hoje, agora é real, eu aprendi a gostar, tanto que quando eu erro, eu fico maluco kkk, começo a pensar que não sou capaz e etc...
O seu vídeo foi um dos melhores vídeo que assisti até hoje, se não foi o melhor.
No meu caso não estou estudando programação e sim inglês.
Mais os puxões de orelha que você me deu, abriu meus olhos.
Muito obrigado pela ajuda.
Deus abençoe. 🙏🏼
Oi galera, sou o Ash Ross. A partir de hoje (01/01/2023) vou começar a estudar Desenvolvimento Web todos os dias durante 8 meses (até 01/09/2023) com somente recursos gratuitos, com o passar do tempo irei voltar aqui e ir conversando com vocês sobre o meu desempenho, podem me cobrar a vontade que irei responder os comentários de vocês e caso eu der certo, espero encoraja-los, é isso, me desejem boa sorte.
eai, como andam os estudos? Comecei hoje também.
@@gmg267 Esta indo muito bem, estudei hoje binario, abstracao, algoritmo, conceitos e exemplos reais disso (Desculpe a falta de acento, to sem a entrada de portugues kk)
@@ashrossel aí sim cara, to apanhando pra executar a aula de hoje.
Vc está estudando através de qual plataforma?
@@JulioCesar-hf1uc Vou estar em várias, atualmente estou fazendo o curso de introdução a ciência da computação de Havard, é online e gratuito, o curso se chama CS50x
Saitama sempre falou, "A capacidade de se transformar é a maior força da humanidade"
Ótimo vídeo, Filipe! Você poderia fazer um vídeo falando sobre esses livros. Acho que seria super interessante! Abraços!
esse vídeo parece que foi feito pra mim!
eu tenho um filhinho que está dentro do espectro autista, e com certeza se eu consegui, ou melhor quando eu conseguir! vai ser pra ele e toda a futura geração, muito obrigado Felipe! acho que não falo só por mim, com certeza outros pais que por ventura venham a assistir esse vídeo vão sentir a mesma coisa!
Simplesmente sensacional, te ouvir falando com tanta alegria e animaçao nos faz aprender qualquer coisa
7:21 "É como se o seu cérebro fosse uma rede neural"
Ele literalmente é, kkkkk
Eu ri tbm.
kkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Rolei até achar alguém comentando isso kkkkk
Essa estratégia funcionou comigo em react. Meu professor passou algumas aulas no curso que eu faço e confesso que tava parecendo grego pra mim. Não relativamente, tive que viajar por quase uma semana e não consegui estudar o conteudo de novo. Depois dessa semana, no primeiro dia que eu consegui uma folguinha, resolvi assistir as aulas de novo. Eu consegui entender tudo, a lógica parecia a coisa mais fácil do mundo. "Preparar o terreno" antes de aprender alguma coisa, se expor a esse conteúdo antes de prorpriamente começar a praticar ajuda demais
Simplificando os 3 conceitos em 1: perseverança
Boaaa 👍
é aquele ditado:
"Antes só eu e Deus sabiam o que tava fazendo, agora é só Deus"
obrigado pelas dicas kkkkk
Eu estou aprendendo a programar há 4 meses, e me sinto lenta nisso, levo dias pra aprender algo simples e me vejo pesquisando no google muito mais do que sabendo o que escrever depois. Mas estou com essa mentalidade que você falou, "é isso ou é isso", porque também acredito profundamente que ter essas habilidades vai ser cada vez mais obrigatório. Além de ser um ótimo instrutor, gostaria de dizer que seus vídeos me motivam tanto que depois desse eu levantei da cama, deixei o desânimo e a descrença de lado e fui programar!
será que 6 meses depois você já está programando?
@@cuecafreada4020 pior que estou kk! Eu consegui um estágio em que estou trabalhando com análise de dados usando R. Mas nesse período eu estudei muito e fiz mtos cursos. Ainda dou uma apanhada, mas evolui muito 😁😁😁
@@AmandaFreitas1998 continue!
@@AmandaFreitas1998 Parabéns : D
Tá aprendendo online? Por onde?
Obrigado Felipe pelas palavras e direções. Meu primeiro contato com a programação foi em agosto desse ano. E desde o primeiro dia, até hoje, tenho me dedicado 1000%, segunda a domingo, ocupando sempre os meus horários livres após trabalho ou qualquer outra função que exercia. E percebi que no decorrer dessa caminhada, o meu maior desafio / inimigo, tem sido eu mesmo. Exatamente como você falou no video, a falta de estruturação sobre o que pensamos, torna-se a nossa própria ancorá. Tenho buscado trabalhar nisso, para não deixar que essa ansiedade tome conta de mim e do meu desempenho. "Tempo não é constante, é variável" ... Jamais me esquecerei disso. Muito obrigado.
"12:19 " Contadores sem tato para tecnologia serão atropelados por contadores com tato profundo com a tecnologia. " Por isso aqui estou a alguns anos só estudando tecnologia. Comecei com PHP mais estou inclinado a me aprofundar em Python pela questão de automatização. Minha área ainda precisa de automatizar muitas tarefas. Tenho muitas tarefas repetitivas e idéias para colocar em prática. Se alguém estiver lendo este comentário e enteder da linguagem e disponível para algumas parcerias só me chamar. Obrigado Filipe, esse frase sua me mostrou ainda mais a importância de estar nesse caminho da programação e saber que não estou no caminho errado. Valeu.
Quando estou aprendendo algum assunto novo, ou vendo algum tutorial eu invento um problema parecido, mas diferente o suficiente pra eu ter que pensar pra resolver o problema utilizando o assunto que estou estudando.
Nooooossa, esse vídeo fez um bum! Na minha cabeça!
Sempre sonhei em ser programador e achava que pra isso deveria ter ensino superior (engano meu ... Mas como não tinha referências pra dizer que estava errado mantive minha ideia e por isso sempre sonhei em fazer faculdade em TI) mas por diversos motivos nunca dava certo de fazer essa faculdade e deixei por muito tempo esse sonho engavetado...
Em 2018 eu finalmente comecei meu tão sonhado curso de Análise e desenvolvimento de sistemas, mas como era EAD e não tinha muitas motivações e fui levando o curso meio na barriga =) kkk
mas em 2019 percebi que eu queria msm ser programador e comecei a consumir muito material de programação:
-podcasts
-diversos canais do UA-cam
-livros
-E até comprei um curso!!
No começo achei que estava indo muito bem, estudando muito na faculdade (já no 2 ano) e consumindo todo esse conteúdo. O problema é eu anotava tudo que não sabia e pesquisava, consequentemente achava mais conteúdo que não conhecia e me sentia mais perdido... tudo isso acabou por me desfocar mais ainda , e senti que praticamente não aprendia nada, nem na faculdade nem nos cursos ou conteúdos...
Fiquei muito frustrado, achei que não era pra mim, e confesso que quase cheguei a desistir.
Mas por decidi seguir estudando somente na facul já que havia investido muito tempo e dinheiro e consumir esse material de leve dessa vez, sem anotar nada.
incrivelmente esse ano de 2020 está sendo meu ano mais produtivo, tanto na faculdade, como no curso que comprei, pois sinto que estou aprendendo como nunca aprendi antes, e esse todo conhecimento está sendo consumido, sinto que está sendo aproveitado desse vez: como numa NEUROPLASTICIDADE! - e isso realmente fez um Bum! na minha mente, e agora tenho ctz que conseguirei minha tão sonhada vaga como programador ainda esse ano! =D
Parabéns Filipe! vc é demais cara!
Parabéns mano, vc vai conseguir com certeza sua vaga de dev. Persista...
Interessante... as pessoas que mais têm dificuldade em aprender, são as mesmas que têm as melhores didáticas. Vídeo show!!!
Opa! Sou Engenheiro Civil há 10 anos. Agora, com 32 anos, decidi me tornar desenvolvedor front-end. Estudo desde o início desse ano. Lá se vão 7 meses e hoje, mesmo sem nunca antes ter digitado uma única linha de código, já desenvolvo aplicações em React JS com Typescript e outras libs. Também assumi essa postura, aprender a qualquer custo. De domingo a domingo. A evolução é gradativa. O esforço é constante. A satisfação é enorme.
Obrigado pelos seus vídeos, Filipe!
Extrema importância, qualidade e apoio.
Um grande abraço.
Já conseguiu migrar de área.? Ou ainda na luta.?
Exelente vídeo.
Quais foram os 5 livros de programação que você comprou?
1. Clean Code (aprendi a escrever bons códigos)
2. Refactoring (aprendi a refatorar/recuperar códigos)
3. Domain Driven Design (aprendi sobre arquitetura de software)
Os livros estão por ordem de dificuldade. Os outros dois foram de JavaScript e foram muito ruins, não me lembro nem mais do nome 👍
@@FilipeDeschamps Esse Clean Code é de como escrever códigos bonitos coisas assim?
Assistindo de novo, 1 ano depois porque estou me esguelando para aprender Python. Estou em um verdadeiro caminho das pedras para aprender a programar em Python.
e hoje 10 meses depois, deu certo ??
Vendo esse vídeo em 2022 e vc estava certo ao dizer que todas os profissionais precisam saber linguagem de programação para não serem atropeladas. Eu deveria ter confiado nisso antes. O futuro chegou!! Parabéns pelo vídeo!