Programadores Altamente Eficazes: 7 Hábitos
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- ✅ 𝗔𝗚𝗢𝗥𝗔 𝗘𝗨 𝗧𝗘𝗡𝗛𝗢 𝗨𝗠 𝗖𝗨𝗥𝗦𝗢 😍
▸ Olha que massa que ficou: curso.dev/
Eu tenho certeza absoluta que pelo menos um desses hábitos vai dar aquele "clique" na sua cabeça, aquele momento de “Eureka!” e que vai mudar, daqui pra frente, o jeito que você evolui as suas habilidades como programador. E não interessa qual linguagem de programação você utiliza, seja JavaScript, PHP, Python, Java, Ruby ou até se você é desenvolvedor Frontend ou Backend. Depois de assistir esse vídeo você vai começar a notar algumas coisas que te impedia de evoluir de verdade na sua carreira de desenvolvedor, porque inclusive isso aconteceu comigo em alguns pontos enquanto eu estava estudando e escrevendo a respeito desse assunto. Então se você realmente quer sair do estágio de programador junior para conquistar algo como um programador pleno ou programador sênior, dominar esses hábitos é fundamental.
✅ 𝗚𝗢𝗦𝗧𝗔 𝗗𝗘 𝗡𝗢𝗧𝗜𝗖𝗜𝗔𝗦 𝗦𝗢𝗕𝗥𝗘 𝗧𝗘𝗖𝗡𝗢𝗟𝗢𝗚𝗜𝗔?
▸ Então você vai pirar nisso: filipedeschamp...
✅ 𝗢𝗟𝗛𝗔 𝗤𝗨𝗘 𝗠𝗔𝗦𝗦𝗔!
▸ Se essas conversas aqui estão fazendo você perceber coisas diferentes no seu código, ou na sua profissão de desenvolvedor, considera se tornar um Membro da Turma. É muito massa porque dá pra ter uma conversa muito mais próxima e discutir coisas bem diferentes e super importantes do nosso dia a dia: www.youtube.co...
✅ 𝗢𝗦 𝗠𝗘𝗟𝗛𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗩𝗜𝗗𝗘𝗢𝗦 𝗗𝗢 𝗖𝗔𝗡𝗔𝗟
▸ Preguiça: Descobri Como Consertar o Meu Maior Problema
• Descobri Como Conserta...
▸ 3 Técnicas Que Eu Uso Para Aprender a Programar Qualquer Coisa
• 3 Técnicas Que Eu Uso ...
▸ SOLID fica FÁCIL com Essas Ilustrações
• SOLID fica FÁCIL com E...
▸ Eu fiz um dos melhores cursos de Programação do Mundo!
• Eu fiz um dos melhores...
▸ Desafio: 10 projetos rápidos para treinar Programação e conseguir um Emprego
• Desafio: 10 projetos r...
✅ 𝗟𝗜𝗡𝗞𝗦 𝗖𝗜𝗧𝗔𝗗𝗢𝗦 𝗡𝗢 𝗩Í𝗗𝗘𝗢
▸ Os 4 hábitos que tornam você um programador ineficiente: • Os 4 hábitos que torna...
▸ Checklist do Programador Sênior: • Checklist do Programad...
▸ The 7 Habits of Highly Effective Programmers: / 7-habits-of-highly-eff...
▸ 7 Skills of Highly “Effective” Programmers: / 7-habits-of-highly-eff...
*PERA!!!!!* - Antes de ler os comentários, olha que *massinha* que ficou meu *Curso de Programação* curso.dev To muito orgulhoso, sério 🤝 🤝 🤝
Timeline
0:36 - Gostar de caçar informação do jeito certo
2:23 - Não morrer da paralisia do planejamento
6:10 - Saber ler e entender o código de outras pessoas
7:05 - Saber documentar de forma inteligente
8:35 - Conseguir desacoplar e abstrair com maestria
10:15 - Gostar de futucar código
11:22 - Conseguir entortar o tempo
Ótimo video, parabéns!
Você é meu tipo de pessoa favorita
I like you, só pra avisar
exato, seria melhor um post de um blog do que ter q ficar assistindo essa forçação
PORRA TU É FODA MENO , n consigo assistir esse maluco falando.
Esse é um dos melhores canais de tecnologia do UA-cam! Parabéns
Valeuuu Tiagooooooo 😍 😍 Tenha uma ótima semana meu caro!!!! 🤝 👍 🤝 👍 😍
Concordo plenamente!
Sem dúvidas!
No meu ponto de vista esse é o melhor canal sobre programação que já vi, tudo é tão perfeito que parece conteúdo gringo
Me identifiquei muito com o primeiro hábito, eu sempre busco resolver problemas sozinhos, e sempre consigo resolver sozinho, e olha a felicidade depois de ter conseguido é incrível, sensação muito boa.
Pra quem é fã de My Hero Academia, eu acho que ele é o Mirio se o Mirio fosse programador
Exatamente
Verdade kkkk
Mirio depois que perdeu os poderes, decidiu virar Desenvolvedor kkkkk
Hahahhahahaha foda
weebs
out
Você me fez lembrar de uma coisa que meu pai sempre fala: "Tem que saber de tudo um pouco". Depois que comecei a trabalhar e focar em alguns estudos específicos, vi que não é beeeem assim.
Uma vez li um artigo falando sobre "ignorância seletiva", que nada mais é do que focar no que é necessário aprender, deixando de lado, pelo menos por um tempo, o que está fora do seu contexto atual do objetivo.
No final das coisas se você focar em saber de tudo um pouco, vai acabar virando um especialista em "hello world", tem que saber dosar entre o "eu generalista" e "eu especialista". Acho mais satisfatório inverter a coisa: ao invés de saber de tudo um pouco, é melhor conhecer MUITO BEM o que você já sabe e a partir daí sair para o próximo tema. É lógico que essa abordagem também tem seus furos, afinal, é só mais uma postura, que precisa ser combinada com outras pra fazer as coisas darem certo.
Muito bem colocado Augusto! Até porque certos conhecimentos (os que vão fazer a maior diferença) estão enterrados lá no fundo 👍 Tenha uma excelente semana meu caro 👍 🤝
Existe uma técnica que fala sobre isso, o T-Shaped
A forma que você se mostra tão simples é tão técnico, é de verdade, muito inspirador. Parabéns
Os conteúdos desse canal são incríveis! E cada vez mais inspirado a começar a produzir meu próprio conteúdo!
Sobre o 1º ponto é algo que mudou completamente minha evolução como programador. A 1 ano atrás eu seria totalmente a pessoa que recebe o problema e o primeiro instinto era perguntar para alguém como resolvia, depois de muito treinar meu cérebro a pesquisar e quebrar a cara tentando isso definitivamente me jogou para outro patamar!
Acredito estar dentro do processo de entender melhor abstrações, planejar com mais cautela e tudo mais. Um pouco do meu processo atual: costumo realizar o mapeamento to minimo necessário para que um objetivo seja cumprido, se no meio do caminho percebo que outras demandas serão necessárias costumo tentar entender o motivo daquilo não ter me passado pela mente no planejamento inicial e tento ver os pontos que precisam ser alterados, isolo eles e ataco um por vez!
Sensacional José!!! É isso ai meu caro!!! Quando você aprende a "não desligar o cérebro" é quando você percebe todo o poder que ele tem 👍 Tenha uma ótima semana!!
Tive agencia web por 10 anos, como gerente do departamento de DEV. tinha que ler os códigos de toda equipe, com certeza foi onde eu mais apreendi. E o mais "delicinha" é que peguei gosto pela coisa, e quando me vejo estou pegando códigos na internet para tentar entender como funciona. "Curiosidade" realmente é um fator muito importante para um programador altamente eficaz.
Sensacional Rodrigo! E muitas vezes você acaba se acostumando a ler tanto código que quando vai para algum tutorial é comum pular a explicação pra ir direto para o código 😂 Tenha uma excelente semana meu caro 👍 🤝
@@FilipeDeschamps Kkk... sim esse eh um lado ruim!
Com certeza, tudo em que se tem curiosidade se aprende mais rápido e melhor, quando não se tem curiosidade pelo assunto se passa 10 vezes mais trabalho para aprender e se torna meio que uma tortura.
Aprendi a programar em casa no meu computador sem internet, eu só tinha o LuaForWindows 5.1, devcpp, TCC compilar e alguns arquivos PDF com conteúdo relacionado a programação c e c++. Comecei com lua script, sempre vi dizer que era a linguagem pequena, super leve e por isso muitos jogos estavam usando, mas me deparei com muita lentidão em um programa de tabelas/planilhas e processamento de imagens/texturas e uso excessivo de memória em muitas situações usando imagens. Então resolvi aprender c/c++, primeiro programa que compilei nem foi o "helo word" e sim o executável do lua script 5.1.5.x onde aprendi a compilar programas via prompt de comando usando o TCC, depois parti para o devcpp onde me ajudou muito, depois de muito tempo baixei o visual Studio 2008 ou 2010 e foi uma super ajuda, tanto no aprendizado, facilidade e melhor visualização do código, ano passado me mudei para cidade, contratei internet e no final do ano levei meu PC junto, aí comprei sdd, instalei windows 10 e baixei o último visual Studio que pra mim foi uma revolução na programação e produtividade em já ver o que estava de errado no código antes de compilar.
Estou desenvolvendo uma biblioteca de manipulação de imagens e texturas, carregamento, processamento e conversão (sei que já existem muitas, mas todos que testei são bugados, travam do nada ou dão erros estranhos, além de serem um tanto limitados e API fraca, nenhuma conseguiu fazer tudo que eu precisava, então como eu precisaria editar e criar muitas funções novas funções, melhor fazer do zero), depois vou aprender mais sobre OpenGL, depois Vulkan, banco de dados e por fim web.
Se não fosse a curiosidade em saber como se criava um arquivo.exe e .dll, acho que não saberia nada de programação hoje. Eu estava na condição mais desfavorável para aprender e aprendi.
Sua explicações são sensacionais!!!! As analogias perfeitas!!!!!
Atuei num grande projeto e tive que mexer em código legados em praticamente todas as funcionalidade. Para alterar o código e ter certeza que ele não estava quebrando o que já existia, eu navegava no fluxo desde o seu início "Escrutinizando" (palavra feia que inventei que significa analisar algo aos detalhes, derivada do Scrutinize - examine or inspect closely and thoroughly) o código até chegar ao ponto de eu teria que mexer. Considerando que os padrões arquiteturais eram extremamente variáveis, cada feature que eu entrava era uma nova jornada de aprendizado lendo códigos dos outros. E 95% desses códigos eu estava olhando pela primeira vez. A carga de aprendizado foi bruta! Uma experiência de aprendizado tão boa que vivo navegando pelas features de outras Squads par entender como eles escrevem o código. E hoje quando me pedem uma estimativa de alterar algo que já existe eu vou dar um Escrutinizada!
Cara, um hábito que levo como filosofia, é ser CURIOSO, querer saber o que está acontecendo por trás daquilo. Isso foi fantástico. Ótimo vídeo, padrinho, COMO SEMPRE ;) (ESTOU FAZENDO UMA PLATAFORMA DE PROGRAMAÇÃO GRATUITA, se alguém tiver interesse, cola mais).
Xará, concordo 100%!!!!!! Curiosidade, interesse (e diria até inquietação 😂) são fundamentais na nossa área 🤝 Tenha uma excelente semana!
@@FilipeDeschamps Ótima semana meu caro amigo ;)
ESTOU FAZENDO UMA PLATAFORMA DE PROGRAMAÇÃO GRATUITA, se alguém tiver interesse, cola mais
@@ofecoin opa, manda o link do Git pra acompanhar e poder ajudar!
@@ofecoin tô dentro. como fazer?
Sobre os Júnior, Pleno e Sênior, muito mais do que experiência em programação ou análise de situações, para ser um Sênior de verdade é necessária EXPERIÊNCIA DE VIDA, isso porque é ela, com o tempo e o AMADURECIMENTO DA PESSOA, é que fará ela parar e ter uma visão melhor (isso não quer dizer perfeita) do que é de fato necessário e o que será perda de tempo. Por isso, mesmo programadores que sejam Júnior hoje, pela pouca experiência numa linguagem específica, passaram quase que diretamente para Sênior pois já saberão analisar de antemão se determinada situação é ou não importante para ser trabalhada e o modo mais indicado para enfrentá-la.
Felipe,
Mais um video sensasional, parabéns.
Com certeza a melhor de todos é buscar entender um problema a fundo sem perguntar a alguem, acho que o processo de aprendizado quando você fica o tempo que for necessario para entender algo é a base de tudo.
Luiz, é isso ai!! E pode sim perguntar para alguém, é uma ótima forma de aprender inclusive, mas o comportamento de perguntar primeiro e pensar depois que é ruim 👍 vamo que vamo!
Legal, Filipe!
Quando eu li o título do vídeo, lembrei na hora do livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes" , um dos melhores que eu li.
Parabéns pelo seu trabalho!
Nessa quarentena, é o vídeo do Deschamps que me lembra que é segunda-feira
ahahahahahahahahahahhaahaha 😂
Esse canal é demais, o jeito do Filipe explicar a sua visão é extraordinária e ele é um Excelente comunicador, só parabéns
"Entortar o tempo" na hora eu pensei, "O Filipe quer que eu seja a gravidade?"...
Ótimo vídeo Mich... digo Filipe...
hahahahahahha na parte 2 do vídeo vai ter "você precisa entornar o espaço-tempo" 😂 boa semana meu caro!! 👍
Pensei "puts, relatividade geral cai em programação também?" 😅
Olá, Filipe. Sou formado em Ciências Biológicas e trabalho como educador. Antes de mais nada queria dizer que seus vídeos são ótimos e sua calma na maneira de explicar é crucial para cativar as pessoas que se deparam com eles. Como no meu caso, que comecei a estudar programação de curioso há algumas semanas e recentemente vi seus vídeos. Quanto mais estudo estudo mais vejo a vasta gama de possibilidades de aplicação dessa área na Biologia (claro que já utilizamos diversos softwares, mas muito ainda pode ser feito), bem como na Educação. Seus vídeos desempenham um papel importante nesse processo, de conquistar as pessoas para realizarem e produzirem coisas novas e que contribuam para as ciências.
Gostaria de complementar sua analogia da lâmpada: informação é corrente elétrica em todos os sentidos, haha, até no nível neurofisiológico. Afinal, impulsos nervosos são sinapses e, sinapses, impulsos químicos e elétricos.
que vídeo maravilhoso... a sensação que passa é de um primo ou irmão carinhoso que realmente se preocupa com vc, sua saúde e etc... obg pelas dicas, especialmente sobre a rotina e saber ocupar meu tempo de forma correta. Cada vídeo é um mindblow diferente
Deschamps, kra vc não é maluco, eu aprendo muito futucando código. Agora tô impressionado como seus assuntos estão casando com minhas necessidades agora. Estou envolvido em 4 projetos, é massa, ver você falando sobre agenda, tempo, júnior, sênior, complexidade, overengenier, parabéns, mais uma vez. Valeu!
PS: Já esperando chegar sexta para o DDrops. rsrsrs
hahahahah sensacional que os vídeos estão casando com suas necessidades 😂 e sobre os vídeos de sexta hahahahah exato, eu já to iniciando a semana com vontade de fazer 😂 😂 😂
Tenho aprendido muito aqui no canal, estou aprendendo vba pois trabalho muito com Excel e graças a este canal já estão iniciando python. Felipe me identifiquei muito com você. Parabéns pelo canal.
É muito show quando vc faz esse paralelo de comparação entre níveis de programadores.
Tenho um time e muitas vezes eles me perguntam como se auto avaliar, sempre cito algo dito em um dos seus videos e recomendo assistir. São ótimos concelhos de explodir a cabeça RSS...
Mais um q estrou pra lista. Muito show.
Sensacional Wesley, muito muito muito obrigado por recomendar os vídeos 🤝 🤝 🤝 👍
Filipe, já pensou em adicionar legendas em portugues nos vídeos e a turma fazer a tradução para o inglês/ espanhol? O Curso de Javascript do Curso em Vídeo fez assim e o resultado ficou muito massa.
O primeiro ponto é muito vdd!
Eu no começo da faculdade de ciência de computação eu era a pessoa não tão ótima, mas depois fui me virando mais.
Mas... Quando comecei a estagiar (e continuo estagiando) eu fiquei totalmente perdido e acuado a mexer na arquitetura (imensa aliás...). Então eu comecei a perguntar mt dos outros desenvolvedores e me ajudaram muito é claro.
Um dia, em numa conversa na copa do escritório, falaram de um desenvolvedor que já tinha saído da empresa, falando que, sempre que alguém ia perguntar dele algo sobre arquitetura de um módulo, ele dizia "tentou resolver sozinho por 15 - 30 minutos sozinho? Leu o código? Tentou entender? Se não, volta lá e tenta, se já fez tudo isso, te ajudo com tranquilidade!"
Esse pensamento me ajudou mt a tentar muito mais antes de perguntar!
Porém confesso que, mesmo pensando na solução e tentando ao máximo resolver por conta própria, eu ainda pergunto pra ver se a minha ideia ou resolução tá de acordo... Por mera insegurança...
Esse vídeo foi muito bom, vou aplicar esses hábitos pra ir de estagiário pra júnior de vez hehe. Muito obg pelo conteúdo maravilhoso!
As vezes me sinto perdido tentando entender o que preciso fazer para dar aquele próximo passo, dá até uma vontade desistir. Esses videos são extremamente importantes para me "destravar", fod$# d+ o vídeo !! Obrigado pela ajuda ! :)
Que masssaaaa Douglas!!! Vamos se ajudando que vai dar tudo certo!!!!! Abração e boa semana 😍
Que assunto maaaassa Filipe!!! Já vou deixar o meu like (=
Valeuuuuu IlustraDev 😍 Tenha uma ótima semana!!!!!
Esse título me lembrou o livro "Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" que está na minha lista para ler e que vídeo incrível Filipe, é muito bom perceber que está evoluindo quando começa a entender coisas citadas nesses vídeos e que ser programador está muito além de escrever código.
Perfeito Zagatti, é isso ai meu caro!!! 👍 Abração e boa semana 😍
@@FilipeDeschamps Abraço Filipe, boa semana também ❤️
Filipe parabéns, depois que eu descobri seu canal comecei a ver a programação de outra forma, cada vídeo vc passa uma nova experiência e isso e muito bom.
Que sensacional Fabricio!! Muito obrigado pela mensagem e pelo apoio! Vamos aprender muito juntos ainda através do canal 🤝 👍 seja sempre super bem vindo!
Sou um programador Junior e realmente ataco direto o problema hahaha.
Filipe, suas dicas vão me ajudar muito!!!! Estou em um momento em que estou querendo entender o que acontece dentro do código, o que já me deixa doido.
Showww Caue, você vai conseguir com certeza absoluta! Quando mais tempo e energia colocar em cima desse negócio, melhor você vai ficar, é inevitável 👍
Vc faz a programação ficar divertida e descomplicada incentivando muitos profissionais desmotivados parabéns, coitados dos novatos que caírem nessa oratória kkkk, ótimo conteúdo continue sempre com essa formato simples de passar informação.
Deschamps eu estudo na Europa, mas gosto imenso do teu canal. Força, estás a fazer um óptimo trabalho!
Cara fantástico! Esses vídeos de enumeração de detalhes na vida de um programador são maravilhosos pra dar tapas na cara de quem já programa a muito tempo e se esqueceu assim como eu do caminho que percorreu até onde está, e dar valor ao o que você é hoje, mas com uma grande ressalva, continuar percorrendo o caminho, ele nunca acaba, e não é a questão de aprender um novo framework JS (isso é impossível, só chineses e indianos conseguem) mas sim evoluir o seu cérebro no geral, por isso sou membro desse canal, o conteúdo não vai ajudar só eu, mas inúmeras pessoas aqui! (Foi mal pelo comentário enorme kkk)
Sensacional Leo, muito muito muito obrigado pelo comentário e pelo apoio!! Tenha uma excelente semana meu caro 👍 👍 👍
Cara, incrível como tenho um desses sete pilares (hábitos) já em minha vida desde sempre, que é o tentar achar o fim do nó sozinho.
Penso sempre no problema como um novelo de linha embaraçado, eu só tenho uma solução que é desembaraçar.
Sem por a mão, sem buscar, sem sofrer um pouco, isso não sai nunca.
Quando eu consigo buscar isso sozinho a quantidade de dopamina é muito maior, mas às vezes temos que recorrer aos mais experientes.
Obrigado mais uma vez, Filipe!
Acho legal quando vou buscar a resposta antes de perguntar a alguém, pq vem bastante conteúdo e depois eu posso ao invés de pedir a resposta gerar uma conversa um debate em relação ao assunto. Faço bastante isso com meus colegas. Aprendo mais ainda e meus colegas também.
show, já programo há 11 anos e me considerava senior, mas arrecem me sinto no processo de transição de pleno->senior devido estar focando bastante em Análise, por estar trabalhando agora com TDD, isto tem mudado e muito minha forma de pensar e também a forma de analisar as coisas, ou seja, utilizar o TDD seguindo as regras RED, Green e Refactor, faz toda diferença.
Abraço, muito show o video!
Alem do video ser otimo para o seu dia a dia, também explica certas coisas que também tenho dificuldade, por exemplo meu tempo, não tenho tempo para intervalo no trabalho e muita das vezes eu acabo me perdendo, Obrigado Filipe me ajudou muito a organizar meu tempo.
Você Filipe, apesar de muito jovem consegue entender de como as relações da vida funcionam. Amadureceu cedo e isso é pra poucos, aproveite bem essa responsabilidade.
Filipe, queria trazer algumas reflexões sobre os tópicos:
- "Gostar de caçar informação do jeito certo" - Concordo realmente com todas suas opiniões sobre, mas acrescentaria uma situação que (acredito) possa acontecer em qualquer nível do programador: Quando procuramos, procuramos e procuramos alguma solução DURANTE UM TEMPO RELATIVAMENTE ALTO para o problema em questão, porém "não encontramos" ou até achamos que teria uma forma melhor de ser implementada. Isso pode acabar causando em algum atraso na demanda ou até um certo desconforto por parte do programador. Uma forma que acredito ser eficaz em busca do equilíbrio disso, seria um alinhamento da equipe de passar um tempo hábil de busca pela solução e caso não seja encontrado, que seja repassado a equipe para ser discutido. Você teria uma opinião à respeito ?
- "Não morrer da paralisia do planejamento" - Qual "exercício" que você indica para que possamos periodicamente nos analisarmos se sofremos de "Analysis Paralysis" ou "Overengineering", com intuito de evoluirmos nossas habilidades de planejamento ?
Se algum integrante da turma também puder compartilhar exercícios que os fazem melhores dia pós dia, poderíamos discutirmos.
De resto, sensacional os posicionamentos. Show, show.
Grande abraço.
Guilherme, sensacional suas considerações! E respondendo as duas perguntas:
1. Se o prazo está curto, eu procuraria pelo menos uma única vez antes de perguntar. Digo isso porque as vezes na primeira vez você encontra a resposta e vai ser mais produtivo para a equipe inteira se você não parar ninguém. Mas talvez não deveria passar disso.
2. Puts, excelente pergunta e é por isso que estabelecer um prazo é importante. No meu caso eu já saquei quando eu começo a patinar e não sair do lugar, mas demorou muito tempo para eu ter esse tato comigo 👍
Correçaozinha de física em 1:55, Teló. O certo é Resistor. O Resistor que "puxa" a energia da corrente elétrica passando por ele e se aquece / emite luz no processo. A Resistência é uma grandeza que mede o quanto que um resistor "puxa" a energia da corrente elétrica, grafada em Ohns (letra Gama do alfabeto grego)
Boa, mas o resistor não puxa ele simplesmente resiste a energia que passa não? E nesse processo emite luz.
Sensacional, muito obrigado pela correção 😍
@@fagnerrodrigues9082 quis ser lúdico com "puxar". É que usa-se o resistor, no caso da lâmpada, pra "puxar" a energia mesmo. Em outros casos, como em circuitos de eletrônicos, o resistor está ali pra diminuir a corrente passando por um certo componente frágil, por exemplo.
Eu usei o verbo "puxar" só pra denotar a intenção do uso do Resistor. Anyway, o negócio hoje são lâmpadas fluorescentes e de LED, chega de resistores de tungstênio 😅😅
Mesmo para uma abstração do que acontece em um resistor, dizer que ele "puxa" energia fica um tanto incorreto. O melhor é dizer que ele dissipa energia e essa energia é convertida em energia térmica e luminosa no componente. E o que o Deschamps disse não está errado, pois o filamento dentro das lâmpadas incandescentes não é um resistor, mas sim uma resistência. Resistor é um componente eletrônico específico. Uma linha de transmissão, por exemplo, é uma grande IMPEDÂNCIA, pois ela tem uma RESISTÊNCIA e uma REATÂNCIA características. O que definine o quanto uma resistência vai dissipar de energia é a resistividade. Esses conceitos são meio confusos mesmo, ainda mais com a física ensinada nos colégios, que a fim de ser mais didática se apresenta de modo mais generalista.
@@edupazz a lâmpada incandescente é usada fogões domesticos
Comecei a minha segunda graduação em Gestão de TI faz 2, quase 3 meses, e fiquei super interessado em programação. A matéria dada no primeiro período pela faculdade é a linguagem C++, para os próximos períodos temos Python, JAVA e JS. Mas já estou correndo atrás de um curso complementar de C++ além da faculdade, para conseguir ainda mais conhecimentos, e ao mesmo tempo, também fazendo um curso a parte de JS. Assim que me sentir mais confiante em C++, vou passar para Python e assim seguir o caminho, o meu objetivo é ser Full Stack, já tenho algumas ideias de projetos pessoais que começarei a trabalhar ainda esse semestre!
Gostei bastante do vídeo!!! Valeu pela dica!
✅ Como foi estimulada a minha criatividade (quando criança): ua-cam.com/video/jjywNcPiCgQ/v-deo.html
✅ Os 4 hábitos que tornam você um programador ineficiente: ua-cam.com/video/H6TVXfb0BTw/v-deo.html
✅ Checklist do Programador Sênior: ua-cam.com/video/12GFiyMuVmc/v-deo.html
Felipe, me ajuda numa coisa. Tenho uma linguagem muito técnica e tenho dificuldade de expressar minhas ideias para outros. Você já passou por isso? Se sim, como você encara essa dificuldade e tenta melhorar? Abraçoo!!!
BELO video!
me ajudou bastante.
um duvidazinha, pelo seu modo de falar... vc já foi gago quando era mais novo?
Video super massa! Parabéns! O seu canal é um dos poucos que da pra assistir a sequência de videos postado, todo conteúdo muito bem explicado, de uma forma "DELICINHA" (pegando empresta, ok!?) de adquirir o conhecimento!
:X Eu só queria comentar que pra mim não aparece as sugestões de vídeo que você faz, em nenhum vídeo! Verifica se é só comigo ou se é com todos os usuários. Se for só comigo, sem crise!
Tem como aprender a programar pelo celular ?
@@GustavoAraujo-vj2hn tem
Cara seu canal é mt bom sério, queria te conhecer pessoalmente para conversar contigo e vc me guiar no mundo da programação, com tda essa experiência, tenho mt que aprender contigo!! Continue fznd vídeos, mt top!!!
Sobre o último hábito, eu tenho notado nessa época de home office que tenho um boost de produtividade quando programo à noite. Durante as manhãs e tardes, normalmente eu "entorto o tempo" como tu dizes. Quando eu entorto o tempo, eu consigo me alimentar regrado, praticar boa higiene, alongar, praticar uma música, realizar uma leitura, fazer tarefas de casa, etc. Porém, ao retomar as tarefas a partir dessa "entortada de tempo" eu sinto uma queda de rendimento. De madrugada, não há "trocas de contexto", dado o isolamento e o silêncio. Faço um trade-off com as madrugadas, mas me esgoto fisicamente e durmo pouco.
Sou programador iniciante, então achei as dicas bem legais, valeu.
Show Breno, muito obrigado por descrever um pouco a sua rotina! No passado não fazia muita diferença para mim dormir tarde, mas hoje me pesa MUITO. Talvez seja até a parte mais importante 👍
como todo desenvolvedor de repeito, esses dias eu demorei pra cacete pra dormir, pq? simples, um milhão de idéias na cabeça, e uma delas me chamou a atenção: Um tiktok para Devs, gênial não é? eu sei que pode soar um pouco estranho mas se vc pensar um pouco seria bem legal só meme para devs e dicas também toda a comunidade reunida em um só lugar, entretanto como eu sou bem iniciante, ainda preciso estudar bastante coisa para realizar este projeto então me aguardem (eu sei apenas HTML, CSS, JavaScript e um pouco de Bootstrap, e também pouca coisa de Python que eu estudei antes de começar na carreira Front-End). NÃO ROUBEM MINHA IDÉIA POR FAVOR!
Adorei a edição desse vídeo, e a música de fundo ta mt massa, parabéns felipe
Muito obrigado por este vídeo Filipe! Estava com um bloqueio nos estudos, mas ver este vídeo despertou o meu Momento Eureka. Parabéns pelo canal.
Trabalho a 13 anos como desenvolvedor web ja passei por tudo que ele falou no vídeo o incrível que aprendi antes de conhecer esse canal massa e minha eficácia hj e fenomenal eu escovo o código até fluir 1000%.
Sensacional Paulo 😍 vamos nos ajudar muito ao longo dos vídeos então 🤝
Mto foda! Só o title já diz mto coisa.. quem já leu o livro dos "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes" já deve ter brilhado ozoinhos como eu.. 😻 mais uma vez parabéns pelo conteúdo. 👏🏽👏🏽👏🏽🙏🏼
Sabe que assistindo seu video, eu percebi que passei por todas as etapas, mas foi sofrido e dolorido, teria sido muito mais fácil, se apenas tivesse visto um video como esse a uns 4 anos atrás e entendido, que talvez isso simplesmente é parte do caminho, o senior é bem a ponte que conecta o junior e o pleno, ele não complexa demais as coisas nem faz de qualquer forma, simplesmente bom Deschamps, arrocha ai, parabéns.
Seus vídeos me dão vontade de estudar! Queria que os professores fossem assim, parabéns!
3:05 You Are Not Gonna Need It, No início do projeto, quando você não é senior, acaba super dimensionando as necessidades do software. Decidi aceitar que posso estar errado e deixar pra corrigir o dimensionamento no futuro, o melhor é definir uma base, como um MVP, e começar logo a desenvolver.
Fala Filipe, que vídeo animal, uma excelente abordagem, principalmente no aspecto de analizar o código dos outros colegas, demorei um pouco pra me acostumar, mas hoje lá na agência onde trabalho eu consigo identificar que programou, justamente pelo fato de entender as entrelinhas!
A questão de ter medo do código, é super real, mas a medida que o tempo passa acabamos por desenvolvedor isso bem mesmo, é só entender que nossa somos os escolhidos de fato para tal responsabilidade.
Top, sigo admirando demais o seu trabalho!
A palavra do dia é curiosidade!
Consigo identificar essa evolução, no começo ficava feliz em fazer um formulario, validações de telas, abrir popups.
Depois começamos a separar alguns itens, tentar identificar funcoes que podem ser reaproveitaveis.
E ai chegamos nos planejamentos e quando começamos a enxergar o todo para podermos definir limites e claro uma boa literatura e exemplos durante o periodo da carreira fazem com que aconteçam estalados no cerebro!
Futucar codigo é uma arte, mas refatorar o codigo é uma delicinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Maravilha de video !
Abraço!
ahhahahahahahahah concordo 100%! Aliás, refatorar no começo é doloroso, porque possivelmente você está com um código ameba em mãos... mas depois que você aprende a fazer uma boa arquitetura, refatorar é full delicinha!!!!!!
Que video bom!! Ter o discernimento de todas essas ideias na cabeça te torna muito mais produtivo e eficaz. Parabéns pelo vídeo xará, muito bom,
Showww xará 😍 Abração e boa semana 😍
Que bacana! Filipe, vc tem algum vídeo que ajude os dev's plenos com o "too much information"? E igualmente para os Senior's, para que não construam canhões para matarem formigas? Eu particularmente sou Dev Senior, e depois de 10 anos na área um dos principios que mais tem me ajudado na hora de programar é o de manter as coisas mais simples possíveis (KISS) e de uma forma que consiga escalar para novas implementações.
Mano, todo sucesso do mundo para você! Seus vídeos tem me ajudado muito a construir conceitos como programador e quebrando paradigmas que eu tinha que me atrapalhavam muito. Como você mesmo diz, vem dando vários cliques no cérebro! Abraço!
Eu sofro com alguns desse problemas.
Preciso criar esses bons hábitos pra me tornar um programador melhor. dicas valiosicimas.
Vou tentar seguir essas dicas... Show 😍
opa Filipe, bem massa! Esse ponto que você colocou como número 1, e que eu chamo de: a arte de se virar, é realmente um grande divisor de águas de quem quer aprender a programar melhor. Buscar a solução sozinho economiza o tempo da equipe e quem procura acaba evoluindo exponencialmente, pois vai saber resolver mais um problema e ainda esta forma pode ser melhor do que as outras pessoas indicariam, né?
Perfeito, é isso ai Matheus!!!!! 😍 Tenha uma excelente semana meu caro 🤝
Puxa vida, teló, como esses vídeos são ótimos para mim! Reflexões "fora da caixa", ou como muitos gostam, pensando out-of-the-box!
A nossa profissão não é só digitar códigos, mas vai de como enxergamos os problemas e os enfrentamos com os códigos, que é a nossa ferramenta de trabalho!
Gostei do vídeo, particularmente tenho a maioria dos hábitos porem realmente podemos melhorar cada vez mais. Mas para min a chave de ouro foi a ultima dica, aprender a entortar o tempo, essa dica realmente é mto boa, eu vou colocar em pratica, eu melhorei mto o meu tempo com filas de trabalho mas acaba empurrando tudo para ser feito mto rápido !!!
Realmente estou me esforçando pra aprender a programar. Eu uso mto o udemy e várias didáticas diferentes para aprender 1 linguagem. Comprei mtos cursinhos de 20 reais em busca msm de exercícios resolvidos para o caso de eu não conseguir chegar a uma solução .
Eu procuro resolver tudo sozinho ou buscando no google. Eu já fiquei 2 dias pra solucionar um problema , eu cheguei num nível de ir dormir pensando no problema e acordar pensando no problema .
Ontem eu terminei os exercícios de um processo seletivo da digital house Santander Coders. Um exercício eu achei mto interessante apesar de mto fácil, mas a solução eu achei bastante interessante. Eu achei elegante pq outras pessoas teriam solucionando usando switch em java. Eu faço curso em java, mas o processo seletivo da digital house é em java script.
O programa pedia para criar uma função para de acordo com a posição retornar "ouro", "prata" , "bronze" ou "Nada" , mas só poderia usar 1 *if* .
Com o array, eu matei a solução em uma linha . Fácil, mas achei bastante elegante, pois antes de fazer zilhões de exercícios, provavelmente eu teria ficado "wtf?" .
Eu fiz assim
var array = [undefined, "ouro", "prata", "bronze"]
var posicao
criei a função e dentro dela eu fiz
return array[n] == undefined ? "Nada" : array[n];
Eu achei tão elegante, apesar de ser fácil, mas achei elegante pq vi mts pessoas resolverem algo parecido com switchs, geralmente em exercícios para retornar um dia de semana.
Não sou bom em matemática, mas estou curtindo, pois eu tive de resolver mta coisa com matemática, estou pensando seriamente em vez de fazer um ead em análise de sistemas ou sistema da informação, um ead em matemática e cair pra dentro em programação, ter raciocínio pra resolver coisas bastante complexas . Por enquanto eu sou mto noob . Eu não sei NADA de java script, só sei o que vi na digital house, pois foco mto em java, eu curti mto programação orientada a objetos e eu sou daquelas pessoas que sentem sabores ao pronunciar certas palavras, não são todas e a palavra java me dá um gosto bom, é meio louco, mas deve ser um dos motivos que eu procurei java . Eu já pesquisei sobre isso, se chama Sinestesia Léxico Gustativa , mas não sei explicar ao certo o que sinto, é meio bizarro.
Sensacional meu caro, muito legal seu comentário e de fato ficou bastante elegante a solução! E sobre a "Sinestesia Léxico Gustativa", muito massaaa, não conhecia isso, vou pesquisar a respeito 👍
Excelente esclarecimento!
Faço treinamento comportamental com desenvolvedores e esse conteúdo vai me ajudar a elaborar conteúdo. 😊
A forma como esse cara se expressa, MDS muito top como ele passa essa vida de programador..
Que vídeo incrível, Filipe! Abriu muito minha cabeça sobre alguns comportamentos que eu tenho e nem me atinei sobre o quanto eram prejudiciais pra mim...
#partiu ver os vídeos recomendados! hehe
Showwww Jeannn!! Fico muito feliz meu caro!!!! Vamo pra cima dessa semana!!!! 👍
"Se você encarar isso (Testes automatizados) como forma de documentar o que seu código deveria fazer, e ainda por cima garantir que você não vai ter regressão nesses comportamentos é maravilhoso."
Felipe você não tem idéia de como mudou minha percepção sobre o assunto com essa frase.
Preciso tirar essa defasagem urgentemente e começar a implementar testes em meus códigos!
Obrigado!
Sensacional Darlan 😍 quero trazer mais sobre testes aqui no canal 👍
@@FilipeDeschamps por favor, tenho certeza que é uma dor de muitos. Eu até já tenho uma boa noção de como funciona e o caminho pra começar a implementar. Mas não consegui até hoje achar um espaço no meu workflow para encaixar eles. O dia inteiro despejando código no repositório e testando tudo manualmente (e sempre deixando brechas...)
Muito bom todos os hábitos! Eu só queria destacar um que me ajudou bastante, o hábito de "futucar" código. Foi impressionante o meu desenvolvimento quando eu trocava uma jogada no Google por um "ah, deixa eu olhar essa implementação no código da própria biblioteca". Foi muito bacana mesmo!
Sensacional Hugo, é isso ai meu caro! E até em alguns casos quando você vai em um artigo, acaba pulando a explicação e lendo o código diretamente 😂 Tenha uma excelente semana meu caro 👍
O vídeo nem começou e já sei que merce o meu like! Sei que vale a pena você merece, parabéns cara, sucesso! Conteúdo maravilhoso
Valeuuuuuuu André!!!!! Tenha uma ótima semanaaaa!! 😍
Filipe, um assunto que é legal para ser explanado nesta epóca de pandemia onde muitos profissionais devem esta se sentindo muito pressionados, ou que nao estão entregando o que deveria por se achar incapaz - SINDROME DO IMPOSTOR.
Nunca fiz questão de comentar qualquer vídeo, mas é muito interessante como seus vídeos mesmo que seja focado na vida de um programador, suas dicas servem demais para minha vida e trabalho na área da saúde e muito das dicas utilizo para os estudos de vestibular, e até meu namorado que trabalha em designer já viu seus vídeos e aprendeu bastante. É um ótimo canal, desejo muito crescimento para você e que possa trazer mais aprendizagens como essas 💘 além da linguagem de fácil entendimento que conseguem tocar bem na ferida kkkk amei demais
Tive bastante interpretações mas pode ter certeza que mesmo que não fosse sobre esse trabalho seu, esses conhecimentos são libertadores
Show gostei principalmente de como vc falou em tratar nossos códigos, o negócio tratar o código ate o momento em que ele fala com nós kkkk
Mais uma vez Xará parabéns, meu like vc tem sempre
hahhahaha é isso ai xará!! Vamo pra cima 😍
Bom dia, Felipe e parabéns por mais um ótimo vídeo.
Queria sugerir, como tema para um próximo vídeo, sobre as diferenças nas formas de planejamento e desenvolvimento de qualquer aplicação. Digo isso pq, antigamente - isso há mais ou menos 10 anos - utilizava-se muito de fluxogramas e mapas UML para esboçar toda a estrutura de uma aplicação antes de começar a desenvolver os códigos e tenho observado que, atualmente, os códigos são desenvolvidos "na unha", o desenvolvimento é meio que feito no sistema passo-a-passo e "aprendendo com os erros".
Um abraço e até mais...
Excelente tópico, muito obrigado pela sugestão Henrique 👍
Essa dica de ler os testes unitários pra entender um sistema novo foi god demais 🤯, acabei de testar e é muito útil, mudou minha visão sobre os projetos de forma bem positiva. Só tenho a agradecer!
Filipe Parabéns brother 👏🏽👏🏽
Seu trabalho e ótimo!
Sua didatica de mostrar como o mundo da programação funciona é excelente, gosto muito dos seus conteudos.
Conteúdo excelente! Esses hábitos podem ser usados para muitos assuntos e não apenas programação!
Penso o mesmo! Que bom ver seu comentário!
Sei que o Dchamps conhece bastante artigos. Mas queria que ele comentasse um artigo antigo, de um programador na Europa. Algo como "Coisas que ninguém sabe sobre programadores". Nunca mais achei o artigo. Falava coisas como "se digita em média 12 linhas por dia", "mas tempo resolvendo problemas do que codando", coisas assim.
Show #devDark!
Esse vídeo delicinha traz hábitos que vão muito além da programação!
Totaaaaal Heraldo!!! 😍 Tenha uma excelente semana meu caro 👍 🤝
Cara obrigado pelos seus vídeos eu que tô começando (aprendendo programar) a querer entrar no mercado e é ótimo escutar esses tipos de dicas
O título desse vídeo é tão hermeticamente ideal que você poderia facilmente escrever um livro best-seller que seria atemporal nas prateleiras das livrarias
hahahhahahah 😂
Valeu Filipe, depois de muitas entrevistas consegui hoje meu primeiro emprego em front-end após uma realocação no mercado, e com certeza todo mindset que tenho sobre dev tem um toque seu! Mais um vídeo impecável.
AAAAEEEEEE QUE MASSAAAA MATHEUS!! Matou a pau e tenha uma excelente semana meu caro!! 👍 👍 👍 👍
Filipe, você poderia passar horas falando que eu não iria me incomodar e nem cansar, além de demonstrar dominar o assunto e ter uma ótima dicção, você falando parece que é um amigo dando algum conselho, agradeço por mais um vídeo !
O 7º hábito me causa um peso na consciência enorme, já que eu me vi obrigado a parar "meus estudos intensivos" de janeiro desse ano pra me concentrar no meu último ano da escola. Porém, nesse meio tempo sem conseguir arranjar um espaço na agenda pra praticar eu não parei de consumir conteúdo sobre programação e tecnologia (de devo uma por isso, inclusive). Só que agora, por conta da crise em que estamos, eu tenho um espaço de tempo pra voltar a estudar programação, além do que eu ainda venho tendo de aula convencional...
Só que eu cheguei em uma pequena barreira, o medo. Será que eu ainda lembrava como se fazem as coisas? Como eu vou voltar a normalidade com o material que eu estava estudando sendo que eu parei na metade do caminho? Eu precisava de um empurrão...
Foi aí que me veio uma ideia incrivelmente idiota, porém extremamente divertida. "E se eu fizesse um bot para o Twitter que posta um vídeo sempre que é marcado em algum post?"
Eu enfiei essa ideia na minha cabeça ontem de manhã e então passei o dia todo pesquisando e programando um bot em NodeJS, foi a primeira vez que eu peguei uma API realmente comercial pra trabalhar em cima e no fim das contas o resultado foi bem razoável...
Por enquanto o bot continua inativo já que eu pretendo testar algumas funcionalidades pra ele, além de eu não possuir recursos pra deixá-lo rodando 24/7 (o Heroku não calhou para o que propõe meu projeto), então vou continuar me esforçando para melhorá-lo, pois eu realmente fiquei animado e não é hora de largar tudo depois de apenas um dia trabalhando nele!
*Desculpa pelo comentário gigante, mas o vídeo + a situação onde eu me encontrava se encaixaram perfeitamente. Espero comentar mais vezes em seus vídeos, cara : )
felipe continua postando videos pfvr, além de serem ótimos com bom conteúdo sempre me motivam a programar hahahaha
Showwwww Paulo! Pode deixar meu caro, que agora não paro mais 😍 Tenha uma ótima semana!!
A uns 2 anos e meio, virei pai de um sistema pré adolescente (10 anos) em produção, os desenvolvedores originais não trabalham mais na empresa (ou seja não tem como ficar ligando pros caras para perguntar o porque disso ou daquilo). E pra ajudar documentação é quase nula pra não dizer inexistente... Realmente se tivesse medo de futucar o código, não suportaria nem uma semana de trabalho... O importante é não ter medo...
Justíssimo! Porque numa situação dessa a reação natural é medo, seja do código, do contexto, da pressão que a gente se coloca em não falhar 👍
Somos todos loucos kkkkkkk.
Cara, há exatamente 3 vezes eu não entendia quase nada do que vc falava.
Comecei a estudar e hj consigo entender e vejo que tenho alguns hábitos e os outros vou buscar. Parabéns pelo conteúdo
A primeira eu me encaxei muito bem, sou programador, e levei alguns amigos pra area, mas eu morrp de raiva quando um maluco vem perguntar algo pra mim, sendo que só basta ele pesquisar na net (eu explico tudo, as vezes eu nem sei, olho na net aprendo e explico) isso é em tudo, o povo acga que eu sou o master do pc qualquer probleminha vem me perguntar sendo que existe internet pra isso
Fantástico. Engraçado é como fazemos o switch do modo hard-core, para o mode "Question Man" em alguns momentos. Boa Filipe! Um abraço de Lisboa
Primeiro vídeo seu que vejo (e por acaso) e gostei muito. Inscrição feita! Obrigado!
Sensacional! Cara, não sei se você já fez um vídeo assim e nem se é seu público alvo mas, faz um vídeo falando de práticas para aprender a codar mais rápido. Digo isso porque sou iniciante e estou aprendendo por conta própria. Que conselhos você daria?
Seu canal é top! Tenho gostado bastante do conteúdo!
Gostaria de assistir um vídeo sobre RPA. Sua percepções são muito boas, Parabéns!
Fico feliz de ter o primeiro hábito, como eu não tenho ninguém pra perguntar algo que não sei, eu sempre vou até os confins da internet até achar a resposta para o meu problema.
Nossa filipe, tu sabe muito. Congratz bro. Acho que ja sou dev e não percebi.
Eu sempre fui o cara que não gosta de pedir ajuda pra ninguém kkkk bate uma dúvida eu corro pro pai Google tentar matar a tal dúvida, e as pessoas que me cercam sequer tentam, pra quê Google se basta me perguntar, isso irrita as vezes, mas faz parte do processo kkkk é isso meus amigos, não tenham medo de tentar se virar sozinhos, em um momento da vida você tem essa atitude elogiada no inicio do vídeo do Deschamps haha ♥
Exato Fellyp!!! Não tem problema perguntar para o colega... o que tem problema é desligar o cérebro e como única alternativa que sobra é justamente perguntar. Tenha uma ótima semana meu caro!!!! 👍
Nossa, eu me identifiquei em quase todos os hábitos 😅 atualmente estou em parceria com um amigo aprendendo C para desenvolver nossa própria linguagem, ou talvez somente vamos modificar o código fonte do Lua (sinceramente amamos a Lua C API, até chegamos a modificar o código fonte do Lua 5.1 para implementar operadores bitwise e corrigir um problema no metamethod __len)
Ótimo vídeo ♥️
É maluco como todo vídeo novo tem algo que estou precisando nesse exato momento. Vlw, Teló!
haahahah que massa Luiz 😍 Tenha uma excelente semana meu caro! 👍
@@FilipeDeschamps uma ótima semana p vc tbm, cara ✌🏼
eu estou neste momento exato entendendo um sistema de uma nova demanda minha totalmente pelos testes. todo o fluxo tá lá. mas só porque foi bem escrito antes, ainda bem! e com o passar do tempo esses hábitos ainda tão válidos
Teló teló, assim você me mata!
Me identifiquei super com a dica sobre ler e entender códigos.
Sou um júnior de uma startup e to pegando um projeto que foi super bem escrito pra trabalhar em cima dele, então cara, aprendo MUITA coisa legal no código.. é demais!
E lá trabalhamos com vuejs, ou seja, a curva de aprendizado é delicinha.. mas, ei teló!
O que você acha de fazer um vídeo sobre vue.js?
Você já fez vídeos sobre react e sobre angular um bom tempo atrás né?
Quem sabe quando sair a versão do Vue 3? Ela está pra sair do forno agorinha, no Q2 de 2020! Fica a dica!
Eduardo, show! Só escuto coisas boas sobre o Vue.js! Por enquanto não tenho nada programado no curto prazo, mas uma hora ou outra eu preciso trazer minha opinião sobre ele pra cá 👍
Felipe, sobre os rumos (ruins) que a internet tomou, parabéns pelo conteúdo e quero ver seu sucesso com o tabnews. Eu uso internet desde os anos 90 e sinto muita falta do espírito de igualdade e liberdade original, hoje controlado por grandes corporações. E se um dia quiser investir em outro projeto sobre esse assunto, me procure para eu explicar o meu projeto antes de pensar em qualquer outro, você não tem ideia do que eu quero lançar. Abraço
Felipe, você é sensacional! Você está cada vez mais me motivando a virar um programador. Me interesso muito pela área, mas sou um cara muito de humanas... Acho programação um tema muito frio...
Sobre a postura de ir atrás ao invés de sair perguntando. O que percebi é que quem sai perguntando acaba entregando mais rápido. Justamente pq não precisa sair lendo código e tentando entender o que precisa ser feito por conta própria. Isso dá a impressão pro gestor que aquela pessoa é melhor pq entrega mais rápido. Cansei de ver esse tipo de cenário, não só comigo mas com outros conhecidos tbm.