As peças mais importantes de Vídeo Cassete K7 VHS modernos.Vídeo Aula Documentário Histórico Parte 1

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 3 жов 2024
  • Salve queridos fãs de Eletrônica Vintage! No vídeo de hoje iremos trazer uma detalhada e extensa explicação sobre as peças mais importantes de um vídeo cassete K7 VHS clássico. O vídeo cassete já foi objeto e até ostentação na casa de muitos brasileiros principalmente nos anos 70/80 mas nos anos 90 ele já era um ítem muito comum e presente até quase de forma "comum" junto com um televisor á cores! Era a época em que as locadoras de filmes VHS estavam em auge, com centenas de títulos para se alugar com baixo custo e melhor ainda, com mais praticidade.
    O vídeo cassete VHS era um meio analógico de reprodução de vídeo, e usava eletrônica muito complexa para unir o vídeo e o áudio em uma fita magnética especial, que muitos conheciam como fita de VHS! Era bem mais larga e maior que as fitas K7 cassete de áudio! Tudo isso em partes graças ao vídeo que ocupava uma maior banda (comparado ao áudio por exemplo), e além do sincronismo, tínhamos as informações de luminância e crominância também armazenados! E claro o áudio Stereo também, inicialmente o mono era gravado em apenas uma borda da fita, no Stereo o áudio ficava dividido nas duas bordas da fita
    Poucos sabem mas o vídeo cassete VHS era uma obra prima de engenharia, um dos primeiros robôs domésticos! Sim, o vídeo cassete unia a tão famosa mecatrônica, por isso era um objeto tão caro nos anos 70/80!
    Já nas últimas versões (próximo dos anos 1996) já reunia microcircuitos integrados que eram dedicados, e economizavam espaço e custo, ajudando a popularizar o vídeo cassete no Brasil, os vídeos cassetes dessa época eram muito diferentes dos primeiros modelos dos anos 70, que eram bem mais pesados e complexos! As últimas versões eram mais leves, tinham um mecanismo mais enxuto e uma eletrônica mais reduzida graças aos microcontroladores dedicados que faziam todo o controle do mecanismo e funções!
    Esse vídeo não é uma vídeo aula técnica nem Curso de como reparar vídeo cassete k7, mas ensina as peças principais e suas funções para o público leigo e curiosos. Os mais técnicos também podem conferir a saudade de ver novamente um vídeo cassete aberto pela última vez!
    Já extintos pelo DVD as últimas versões eram as famosas 7 Head (Sete cabeças) quando na verdade eram 4 cabeças de vídeo, 2 de áudio Stereo e uma Mono, uma jogada de marketing para impactar o consumidor comparando com os fracos Duas cabeças dos anos 1980!
    Claro que o cabeçote recebeu melhorias técnicas comparados aos primeiros modelos, as famosas 19u (microns) que permitiam mais qualidade, e circuitos amplificadores melhorados que obtinham correções de fracos sinais de fitas antigas, obtendo um tracking automático e uma qualidade superior aos modelos de 1970 por exemplo!
    Contudo ainda eram as fracas 480 linhas do televisor, o famoso 480i de qualidade, que na prática eram bem menos, que limitava a qualidade do VHS, que no DVD foi a grande sacada, liberando até 480p (progressivos) melhorando de vez a qualidade numa incrível definição nos anos 2000.
    Com isso o vídeo cassete foi morrendo aos poucos, até sumir de vez no mercado e só estar voltando aqui na ESIJMJG onde o mundo vintage Nunca Morre!
    Ainda temos modelos de vídeo cassete pra vender! Todos revisados e com garantia!
    No próximo vídeo mostraremos o funcionamento completo do vídeo cassete com uma fita rodando, e assim encerrar a segunda parte sobre a história dos videos cassete e seu marco na vida de todos os brasileiros!
    Até a próxima, e cuidado, rebobinem sempre as fitas antes de devolver! Só os fortes entenderam!...kkkkkk

КОМЕНТАРІ • 2