Rica passa o crime no RJ como se tivéssemos em 1990. Na prática, o Rica, nesse quesito, ele deveria escutar a mesma coisa que ele fala dos artistas, está descolado da realidade da grande maioria das pessoas...
ñ é isso...é q ele TEM AMIZADES com gente do crime, e passa pano pra esses amigos e o q eles fazem...Infelizmente nesse ponto ele é parcial e contraditório.
@@leonardobastos5672 eu não ligo muito pra ele gostar, mas o que me incomoda é ele achar que é assim hoje hoje dia, o que não é, o cara hoje em dia tem muito baba ovo, isso sim, mas aquela admiração que se tinha a tempos atrás não tem mais, digo porque "tô tô nilopolis" a mais de 10 anos.
"Casagrande a morte e violência e culpa sua que financia as drogas" Perrone,Rica Drogas e armas são encontrada na casa do cantor Belo e o ex- Jogador Jobson . " Aconteça o que acontecer tamo junto irmãos" Perrone,Rica
@@davidjobs3884 kkk mesma coisa que Pablo Escobar matava muita gente mais ajudava outras pessoas o Bangu foi Atletico Nacional time financiado pelo crime a única diferença e que Atlético Nacional ganhou títulos já Bangu não prestou pra ganhar nada !!
Relativizada monstra aí, Rica!! Sou de Realengo, irmão... sei quem é o Castor e suas histórias na área! Da mesma forma q vc critica os pela-saco do Leblon financiando o tráfico deveria criticar as escolas de samba e o carnaval, pela coerência. É absurdo como o carnaval serve para lavagem de dinheiro do tráfico e do jogo do bicho! É fato e vc sabe disso... certo é o certo e o errado é o errado, senão assume seu lado PSOLista da direita e passa pano para o q lhe convém. Sorte, irmão!
Cara. Eu nasci na Vila Vintem(Padre Miguel) e pra nós facil de explicar esse carinho pelo Dr Castor e muita gente inclusive continuou por muito tempo a "dar moral" pro Clã Andrade por aqui. A Zona Oeste do Rio de Janeiro(Realengo, Padre Miguel, Bangu, Campo Grande e Santa Cruz, Barra da Tijuca e Recreio é outro mundo nao conta) é a região mais populosa e que eleje politicos no Rio, porem ironicamente é mais esquecida e esculaxada que da cidade, o Rio que as pessoas veem na televisão nao é do Zona Oeste, aqui a gente tem pouco motivo pra se orgulhar, ai temos um cara que torna um dos maiores senão o Maior simbolo da Zona Oeste, a Mocidade Independente em uma escola famosa, chama atenção pra essa terra de ninguem, enche as pessoas de orgulho! A Mocidade Independente de Padre Miguel é o Orgulho da Zona Oeste, como a Beija Flor é pra muitos o Orgulho da Baixada(muito mais do que a Grande Rio e seus globais) pq a região mais desprezada do Rio cosneguiu ter uma representação em um dos maiores espetaculos do mundo, dando voz a comunidade, por um mes no ano nao somos mais esquecidos, isso é um pouco do pq um contraventor é tão revenciado em um lugar como ele é! É mais ou menos isso, salve a Estrela guia de Padre Miguel!⭐
É difícil falar isso, mas cada vez mais o Rica se mostra um psolista de direita.. Aceita canalhices da direita, desde que não o afetem e agora tem um bandido de estimação porque ajudava a escola de samba dele... Inacreditável... Não imaginei que esse dia chegaria
Pois é... Parei de acompanhar o Rica por causa disso. De vez em quando entro para dar uma olhada em um ou outro video, mas assinar ou superchat não mais. Ele tem algumas opiniões bem justas e com argumentos, mas quando é algo que ele gosta, ele passa pano independente se seja certo ou errado para ele. Resumindo bandido é bandido, não importa se ele era um cara legal. Ai fico imaginando o seguinte, se o casa Grande fosse amigo do Rica de longa data, aposto que ele estaria relativizando tudo que ele faz também.
Rica Perrone e o Fortunato do tropa do elite fala mal das drogas e tráficantes na Tv mas sabadão tá curtindo samba e feijoada com tráficantes, milícianos, assasinos.
@@caduoliveira8751 mais falso que Rica Perrone só aquela pastora evangélica que mandou matar o marido , aquele lixos ficam fazendo imagem de Família unida feliz cheia de adotados mas na verdade aquilo lá era suruba pai adotivo comida filhas a mãe dava para o filhos adotivo até outros pastores participavam da Suruba aí tem cara de pau de falar mal em casais de lgbts falando que coisa do diabo pecado.
A explanação é ótima e fidedigna. Só tenho um ponto de discordância e que o próprio documentário mostra. Os bicheiros também matam aqueles que não estão de acordo com o seu ''negócio'' ou se posicionam contrários a prática. Então não é somente entre eles.
Ainda que fosse apenas entre eles, matar continua sendo crime. O Rica deixa a paixão falar mais alto quando o assunto é Samba. Parece um petista passando pano pro Lula.
@@VitorBarone você é imbecil? O Rica falou bem claramente que ele gosta do SAMBA, isso não significa que ele concorde com a situação dos governos paralelos do RJ.
@@VitorBarone eu acho que o intuito dele foi de passar com uma linguagem mais simples a visão do que acontece aqui. Lembrando que ele está falando da relação que os moradores e quem mora na área tem. Porém, como ele mesmo disse que não daria um vídeo para aprofundar o “estudo”, poderíamos traçar um paralelo simples na relação de HOJE dos bicheiros: Devido a importância e ao serviço que mantém, as comunidades são como regimes parlamentaristas. A figura do bicheiro está ali como status. Por todo o serviço que já fizeram. Mas, hoje, não são mais eles quem mandam de fato na área. Porém, em respeito aos “serviços prestados”, se perpetuam. Mas não tem mais o dinheiro que tinham, não na quantidade em que vemos na série. Ainda são ricos e tem poder, pois jogo do bicho da grana, porém, drogas e serviços (tb a cabo pirata, gaz, internet e proteção), dão muito mais.
Igor Fernandes Lopes e o usuário gosta de droga,não necessariamente ele concorda com o traficante! Exatamente a mesma situação,não adianta tentar ignorar 🤷🏻♂️
Discordo, o bicheiro é tão bandido quanto o traficante ou miliciano. A Lei é pra todos, não existe o mais bonzinho ou o menos ruim. São todos farinha do mesmo saco.
Vou resumir o que os comentários estão dizendo: Se o Castor fosse patrono de outra escola de samba, ou se não fosse de nenhuma, a retórica do vídeo seria outra. Gosto demais de você, Rica! Mas, esse vídeo foi feito com o coração.
Mas os bicheiros também entraram no ramo das drogas e tráfico de armas, mais rentáveis que o jogo do bicho... Não são tão românticos como o Rica quer mostrar...
Tudo que ele gosta presta essa questão defende com unha e dentes Acho se Maradona fosse Brasileiro e amigo tava escrevendo um textão no dia da sua morte e com certeza se Zico fosse Argentino ia meter o pau ganhou o quê ? Alguém duvida, do jeito que ele defendeu o Belo que foi preso pela terceira vez e aínda foi encontrado drogas e armas na casa dele denovo,Rica fala que foi perseguição, tamo junto.
Acho q vc esta sendo incoerente em "romantizar" esse tipo de coisa, e não pedir para que as pessoas julguem.....Contraventor tb é bandido...contraventor tb é assassino....contraventor tb é corrupto....contraventor tb se envolve com trafico de drogas (direta ou indiretamente...) e um monte de outras coisas erradas. Só para mostrar o qt vc esta sendo incoerente, o Lula é um bandido mal carater tb, e tem mt gente que defende ele, e o partido dele, mas não vejo vc romantizar oupedir para as pessoas "tentarem entender" quem gosta dele e vota nele. Ao contrário, ja vi vc julgar o carater de quem votaria nele, ja vi vc taxar de burro....fora que hoje em dia, as pessoas são quase demonizadas.... Eu não concordo e jamais votaria no Lula ou no PT de novo, mas entendo pq muitas pessoas tem um carinho grande e o defendem com unhas e dentes.... Enfim, acho incoerencia de sua parte
Se percebe no discurso um tom romântico quando se trata de contraventores homicidas. Concordo em quase tudo com o rica, mas essa aí foi bola fora demais
Brincou nesse vídeo. Glamourizou o bicheiro pq faz parte de uma paixão sua que é a escola de samba. A atuação do bicheiro é muito semelhante ao do antigo traficante que ajudava a comunidade para tirar o foco de quem eles realmente são, assim são os bicheiros e a guerra deles não é só com os outros bicheiros e sim com quem atrapalha o funcionamento das atividades ilegais deles.
Tudo o que vc falou é verdade, vc concordando ou não, somente quem mora em comunidade tem a real sensibilidade do que acontece, perfeita explanação,👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿.
Eu, tenho 68 anos, conheci o Castor de Andrade, desde meus 11, anos, lá no campo do Bangu; quando o Pres. do Bangu, era Sr. Eusébio de Andrade, pai do Castor, que naquela oportunidade era o Diretor da Futebol. Meu primo jogava no Bangu....Isso em 61 e 62. O Bangu sempre teve um timaço.
Fui jogador Juvenil e Júnior do BAC entre 85/87 e tenho mtas lembranças como memórias, camisas e etc... Doutor Castor sempre nos tratou como filhos, com toda educação e carinho do mundo!!! Em Moça Bonita, Realengo, Bangu, Padre Miguel, Vila Vintém e td aquela região existem histórias mil sobre ele... Apesar de tudo o que possa estar errado ele era LENDA assim com maiúsculas e até hj existe briga pelo seu legado e herança... Saudades do que vivi lá até sofrer aos 18 anos uma contusão seríssima no joelho esquerdo que me traz problemas até hj aos 52 anos... Mas o Doutor Castor me deu todo apoio financeiro, médico e acompanhamento psicológico disponível a época!!! Que Deus o tenha em bom lugar... Sei de mtas dessas histórias por ouvir falar e acredite, são sim verdadeiras!!! Forte abraço...
A 4'50", vc está falando da incapacidade da polícia de bater nos outros três "poderes". Suas palavras: "o bicheiro chega aqui e fala assim: 'vai ser assim aqui na escola de samba'. Vc quer o que? Que a porta-bandeira e o cara da velha guarda fale 'não vai não, mando eu'? O cara vai morrer, pô. Se a polícia não lida com o cara, não vai ser um CPF que vai lidar." Portanto, a questão da intimidação social mafiosa em nada se diferencia daquela praticada pelo miliciano e pelo traficante. O miliciano e o traficante também podem ser igualmente respeitados em suas comunidades - "Cidade de Deus" retrata bem isso quando o bando do Zé Pequeno enquadra os pivetes da "caixa-baixa" prá que eles não assaltem no local. Vc parece querer romantizar uma grave distopia social que se enraizou de forma cultural em uma comunidade porque lá vc se diverte e construiu relações. Tudo prá proteger as convicções deformadas que ali imperam. Bom, vc avisou de cara que sabia que o vídeo ia dar mherda. De fato....
Exatamente. Ele msm diz que o bicheiro se estabelece através da opressão. Como ja dizia o Rappa a 30 anos atrás: "Paz sem voz, não é paz, é medo" Quando é pra falar de samba e amigo o Rica liga do modo "dois neurônios"
Só faltou explicar como que o cara da comunidade faz para bater de frente com eles (seja traficante, miliciano ou bicheiro) que estão inseridos na comunidade dele, gostando ou não, sem morrer? Única saída é abdicar de tudo e viver trancado dentro de casa?
Na minha opinião, todos são criminosos. O Castor não foi exemplo pra nada, muito pelo contrário. Um tremendo contraventor. Denise Frossart o define muito bem!!
O cara não defendeu o jogo de bicho, apenas explicou o motivo pelo qual muitas pessoas que vivem/viveram aquela realidade gostam dos caras! Só isso! Mas como o pessoal tem dificuldade de interpretar texto, viu?!
Ricca minhas ideias batem muito com o que vc prega. Concordo que não pode se comparar um bicheiro com um traficante. Mas os bicheiros são um belo exemplo de milicianos. Na própria série mostra que tem 53 mortes na conta da cúpula do Castor. Ele ajudou muita gente, porém foi bandido. Quem de alguma forma o atrapalhava morria!
O melhor do documentário é ver o time do Bangu dando várias surras em times grandes. Meteu 6 a 2 no Flamengo. Chegou a ser vice campeão brasileiro em 85. O Marinho foi pra seleção. Os caras recebiam bicho em treino se os titulares ganhassem dos reservas. Surreal! Era o Dom Corleone da zona oeste e na época todo mundo achava lindo e sobretudo normal. O dinheiro é um rolo compressor.
Eu assisti a série, e bem cá entre nós, Dr Castor era muito, mas muito inteligente. Ele amava a comunidade dele, o time dele, a escola dele. Viveu intensamente.
Rica defendendo bicheiro só por causa das escolas de samba piada, todos usam os pobres para beneficio próprio, e dizer que bicheiro na usa força piada kkkkkkk
Meu avô era dono dos pontos de bicho da Mangueira, ele foi um dos fundadores da escola e samba, patrocinando, protegendo e ajudando como pode pra acontecer. Era outra época, não tinha essa violência toda. Hoje lembram bem dele, histórias boas em relação à Mangueira, ele é eternizado como o sócio número 1.
Rica nunca foi tão de esquerda em um video, dando o contexto social para justificar o porquê do bandido ser bandido. Mas só o bandido dos outros que tá errado, o do meu samba não.
O documentário é excepcional! Assisti a primeira parte. Bem...para por aí. Era uma pessoa de altíssima periculosidade e pronto. Não cabe relativismo. Recordo quando ele, preso, recebeu - com ampla cobertura da imprensa podre, ainda com credibilidade à época - Visita do João Havelange e do Boni na cadeia. Isto explica muito Porque chegamos a esse ponto hoje no país.
nem existe essa delimitação de poderes , existe grupos rivais que fazem contravenção tráfico e milícia , ou seja o bicheiro tem milícia e faz tráfico de drogas , ou a milícia faz tráfico de drogas e tem ponto de jogo do bicho , ou o traficante faz a proteção da sua área e tem ponto de jogo do bicho além de vender droga , é isso que acontece de verdade .
Ainda que fosse apenas entre eles, matar continua sendo crime. O Rica deixa a paixão falar mais alto quando o assunto é Samba. Parece um petista passando pano pro Lula.
Se infringe a lei é crime. Crime é crime. Bandido é bandido. O problema não está nas pessoas que amam e dependem do carnaval ou qualquer outro evento em que é escancarada a lavagem de dinheiro e(ou) outros crimes e sim em quem tem a consciência de toda a sujeira, não precisa do carnaval ou outro evento pra sobreviver mas continua prestigiando e fazendo a máquina funcionar.
É muito contraditório mesmo. Eu curto Dom Vito Corleone pra caramba por exemplo. E o Castor era contraventor porque ? Porque o jogo do bicho não rende impostos ao governo. E o estado sempre foi conivente com o Castor.
Esperava um vídeo desse de qualquer pessoa, Rica, menos de você. Caiu por terra todo o seu discurso de anos. Parabéns, você atingiu o nível “hipócrita” do qual tanto falou mal. 👏👏👏
@@ChamandarHodler Mas é engraçado. Legalizar o jogo é uma discussão muito mais fácil do que drogas ou armas. Mas por algum motivo poucas pessoas falam a respeito.
Porra Rica, sua visão é bem interessante..lembro muito bem do final da época do Castor. O cara era iconico pro bem e pro mal. Bola dentro da Globo finalmente
@@rogeriocardoso6006 Moro no Rio de Janeiro. Castor de Andrade era bandido, ajuda a comunidade para benefício próprio. Ao contrário de traficantes ou milicianos que intimidam pessoas com suas armas de guerra.
@@usasupersoccer esta emocionado com o vídeo da globoplay e do rica ..... castor era bandido não tente romântizar ou tornar menos bandido tinha ligações com várias esferas da sociedade e transitava em todas as classes dinheiro de sangue
Ótimo vídeo. Morei muito tempo no Rio e é isso mesmo. O que discordo é que apesar do Bicho não ser o problema em si, por ser uma contravenção e a mera exploração de jogo de azar, ele é meio para cometimento de outros crimes, como a lavagem de dinheiro, organização criminosa, e até o tráfico de drogas e armas. Isso é fato, eu mesmo cheguei ao Rio pela primeira vez naquela semana do atentado da Avenida das Américas, passei por ali meia hora depois do acontecido, pois coincidentemente fui pegar as chaves de um AP que aluguei com uma senhora que era do círculo particular da família que perdeu o jovem. O filho dela é muito conhecido ali no projac e região. Na superfície, realmente parece menos grave mas ao seguir o dinheiro, não necessariamente é. No mais, você está corretíssimo, o cidadão que gosta, ou tem amor pelo Castor é o que menos deveria ser cobrado ou esculachado.
8:30 Incrível como um cara tão inteligente como o Rica consegue ao mesmo tempo ser tão ingênuo! Num instante ele recrimina quem compra droga pra financiar criminosos e noutro defende que cada um faz o que quiser com seu dinheiro, como se nas experiências de cassino, bingo, etc que tivemos não tivesse justamente os bandidos e o crime organizado por trás.
Esse tipo de vídeo escancara o quanto o Rica é fraquíssimo fazendo análises sócio-históricas e como assume pesos diferentes pras coisas. O Traficante e o usuário de droga são sempre o esgoto humano que estão lá porque foram de livre e espontânea vontade, mas a figura do bicheiro e do miliciano até são romantizáveis. Envolveu alguém que tem paixão por Carnaval e futebol, o Rica fica cego. Ele consegue "compreender" a complexidade da figura de um Castor de Andrade, mas trata o Casagrande como um lixo humano porque foi usuário. Acho que a gente precisa sempre de heróis e vilões muito bem definidos na narrativa das nossas vidas, né Rica? Lidar com a gigantesca complexidade do Mundo e das relações sociais é muito difícil e sofrido, não é?
@@dossantos558 Exatamente, cara! O Casagrande - como comentarista esportivo ou de outros tópicos- já falou muita besteira? Sem dúvidas! Mas a maneira como o Rica o pega pra Cristo chega a ser constrangedora.
@@dossantos558 E o que eu acho mais engraçado é a forma como ele pede uma análise mais reflexiva a respeito da origem e relacionamento do Bicheiro e do Miliciano, e simplesmente faz a avaliação mais simplória possível a respeito de como o tráfico se estabeleceu e se fortaleceu. Se ele soubesse como historicamente (e pelo mundo todo, na verdade) a criminalização e política de Guerra total a certas substâncias apenas fortaleceu Cartéis criminosos, talvez ele não fosse simplificar tanto...
@@ArturMarangoni Obrigado, cara! E é exatamente isso que você disse: o Rica é muito mais moralista do que ele gostaria de admitir. Acaba sendo bem irônico, já que ele adora criticar cagação de regra dos outros. Mas em vídeos como esse dá pra perceber o quanto ele também caga regra, quando quase "impõem" o que é o certo e o errado, o que é "compreensivo" e o que é apenas digno de condenação, o que vale ser criticado e o que não pode ser discutido, etc. O que me incomoda nisso tudo é que muitas vezes a visão dele de bem e mal parece bem maniqueísta, e sinceramente, não dá pra compreender o nosso cenário social e todas as merdas que acontecem nele desta forma. E ficar achando que a acusação de "hipócrita" é um xeque mate em qualquer debate sobre aspectos sociais, também não o ajuda...
Cara, eu nasci e fui criado em Bangu. Era criança na época do Castor. Bangu hoje é uma zona, uma bandidagem geral que não respeita ninguém, faz miséria com as pessoas do local. Na época do Castor, vagabundo não se criava. Os bicheiros não deixavam bandido fazer merda lá. Os bicheiros mexiam com jogo e não prejudicam em nada a população local, diferente das milícias que protegem, mas exploram as pessoas. Castor de Andrade fez muito pelo meu bairro natal e manteve a ordem por lá enquanto pôde. Pergunta pra qualquer banguense se é melhor hoje ou na época dele que a resposta das pessoas de bem vai ser uma só.
Fazendo um paralelo com seu exemplo que ocorreu na Colômbia. Aqui no Brasil, em SE temos a rota do cangaço. Muito visitada pelos turistas. E sem falar que até hoje muitos acham que Lampião foi um herói.
A milícia é o Estado, então é muito mais difícil conseguir pegar eles, que são criminosos, tanto quanto o traficante. Mas o bicheiro tem o carinho da comunidade, eles cativaram a população, gerando neles um sentimento de pertencimento, de orgulho da comunidade deles. Então concordo com vc Rica, não tem como colocar o bicheiro no mesmo pacote que o traficante e o miliciano.
Sou do Rio de Janeiro, nascido e criado na Baixada Fluminense e nunca tive que conhecer bicheiro, miliciano ou traficante. Posso dizer com propriedade que a maioria das pessoas que são do Rio não entendem isso e nem admiram.
Traficantes e milicianos também são contraventores(palavra que apenas classifica qualquer indivíduo que quebra leis e/ou regras), portanto, não, bicheiros não são "apenas" contraventores, até pq essa palavra é meio vaga, um cara que pula a catraca do metro e um assassino em serie ambos são contraventores. Segundo ponto: É meio hipócrita o traficante ser um demônio por fazer com que viciados gastem todo seu dinheiro em droga e o bicheiro ser "ok" viciar as pessoas em jogo, ambos tão tirando dinheiro de pessoas desfavorecidas e prejudicando a localidade onde atuam. Além disso, todas as comunidades contam com traficantes(ou milicianos) além dos bicheiros, assim como o bicheiro agrada os moradores da comunidade, OBVIAMENTE ele agrada os traficantes(ou milicianos) da mesma região, caso contrario nem deixariam ele "atuar" ali.
Entendi o que vc disse rica mais discordo. Bandido e bandido, vc tem razão em dizer que nos dá população não iremos fazer nada sobre há que nem a polícia pode fazer nada. Mas. Gostar desses caras lá vai uma grande diferença.
Ainda que fosse apenas entre eles, matar continua sendo crime. O Rica deixa a paixão falar mais alto quando o assunto é Samba. Parece um petista passando pano pro Lula.
De acordo com o promotor Antônio Carlos Biscaia, "o Ministério Público do Rio de Janeiro investigou seu envolvimento em mais de 130 homicídios e verificou o esquema de corrupção centralizado e liderado por Castor de Andrade [...], que registrou propinas para policiais militares e civis, servidores públicos, incluindo os do Ministério Público e do Judiciário, e até mesmo políticos conhecidos que receberam ajuda financeira para suas campanhas políticas comprometidas".
Na moral Rica, assina Globopley aqui em casa nunca meu mano globo aqui nem de graça , Mais admiro sua compreensão. graças a Deus eu na vida ñ tenho desafeto c/ ninguém , MAIS vou ti falar EU TOMEI RANÇO DA GLOBO SÉRIO MANO.
Tu vê como o Brasil é louco, o Rica falou de bicheiro como algo que manda no Rio e eu nunca tinha nem ouvido falar dessa palavra. No fim a gente nem sonha de tudo que ocorre nos outros cantos desse país gigante.
O Rica fala de um jeito como se todo carioca tivesse contato com traficante, bicheiro e miliciano...calma aí! Não estrague ainda mais a fama dos cariocas. Moro há 40 anos no Rio e nunca tive contato com essas pessoas, conheço vários que também não. Não use seus parceiros como parâmetro.
Não é questão de usar como parâmetro Mariana. É a realidade da maioria dos cariocas. Você pode não sofrer as consequências dessa realidade diretamente, graças a Deus por isso, mas indiretamente com certeza sim. A nossa fama somos nós que construímos individualmente. Lembre-se disso! Abraço!!
Rica, esses dias você comentou que o Casão não tinha moral pra falar de violência porque financiava o tráfico com a cocaína dele. O jogo do bicho é igualzinho, tem gente que gosta e tem gente que sofre. Não se iguale ao Casão. Bora falar de futebol.
Vejo esse negócio de "É assim, RJ acostumou ser assim" com uma profunda tristeza. De forma geral acostumamos a ver barbaridades diariamente nos jornais e não nos surpreendemos mais. Presidente montando maior esquema de corrupção na história do Mundo e candidato apoiado por ele chega em segundo turno. Jovem sendo esfaqueado 18vezes por conta de uma bicicleta, filho matando pai, mãe matando filho ... E passamos não ficar mais surpresos com isso. Por isso o Brasil está perdido moralmente. Terra do cada um por si. Aquela velha frase poderia ser colocada no Hino " Cada cachorro que lamba sua caceta"
Gente sejamos práticos: O Rica é do meio do samba, alguém realmente achou que que ele falaria mal de um camarada que literalmente foi o patrono do carnaval carioca? Essa gente tem influência mas que foi uma passada de pano no até o foi hein Rica? Na dúvida era melhor nem ter falado nada.
Seja bem vindo a era do cancelamento. Como eu nasci, e fui criado durante as décadas de 80, 90, e início do ano 2000, numa das favelas mais perigosas do Rio de Janeiro, fui testemunha ocular da trajetória de traficantes, milicianos, e contraventores. Por isso acredito que o Rica, conseguiu manifestar de forma fidedigna, a visão da maioria dos cariocas (principalmente dos moradores de favelas), sobre esse assunto específico. Mas como eu não sou todo mundo, prefiro continuar desejando a morte de todos os traficantes, milicianos, e contraventores. O Rio de Janeiro seria muito melhor, estando livre desses criminosos.
Quando você compra uma camisa da escola de samba, ou toma uma cerveja na quadra, você acha que uma parte da grana vai pra quem ? Pro traficante. E todo mundo já sabe o que o traficante faz com o dinheiro. Financia do mesmo jeito que quem vai lá comprar a maconha.
@@rogeriocardoso6006 Não faço ideia, cara. Eu sei que esse filme chegou a ser lançado até mesmo em DVD, então pelo menos temos noção de que é possível encontrá-lo disponível em alta qualidade. Mas, local para download, eu desconheço.
"Eu vou ao baile funk no morro pra me divertir. Se o dinheiro da cerveja vai pro traficante, eu não tenho nada a ver com isso. Se eu aperto a mão do traficante toda semana no baile, eu não tenho culpa por ele ser traficante". O rica falou exatamente isso, com outras palavras.
Independente da opinião das pessoas, o documentário é sensacional. Rica, seria interessante você fazer um vídeo falando sobre o documentário do Pelé. Vi seu comentário nos Stories do Instagram e seria bacana.
Rica isso tudo ai na é só na teoria e em uma época mais antiga do rj. Hj em dia , miliciano , traficante e bicheiro são a mesma coisa. Faz tempo que miliciano só defendia a comunidade e que bicheiro só ficava no jogo do bicho.
Nasci no RJ, vivo no RJ e não consigo me acostumar com nada disso. O certo é o certo, o errado é errado e acabou.
Entao vai embora rapido porque isso aqui nesse aspecto ja era
Então vai embora, pois isso não vai mudar não
No Brasil n tem certo ou errado que determina é o sistema.
De qual bairro vc é?
Disse a Nivea, moradora do Leblon.
Rica passa o crime no RJ como se tivéssemos em 1990. Na prática, o Rica, nesse quesito, ele deveria escutar a mesma coisa que ele fala dos artistas, está descolado da realidade da grande maioria das pessoas...
ñ é isso...é q ele TEM AMIZADES com gente do crime, e passa pano pra esses amigos e o q eles fazem...Infelizmente nesse ponto ele é parcial e contraditório.
Você não deve ter visto o mesmo vídeo que eu... Só pode!
Deplorável essa hipocrisia dele
Vdd. Ele tem essa visão romântica de crime no rj que miliciano e bicheiro são criminosos que ajudam.
@@leonardobastos5672 eu não ligo muito pra ele gostar, mas o que me incomoda é ele achar que é assim hoje hoje dia, o que não é, o cara hoje em dia tem muito baba ovo, isso sim, mas aquela admiração que se tinha a tempos atrás não tem mais, digo porque "tô tô nilopolis" a mais de 10 anos.
bandido bom é bandido morto, a não ser que patrocine minha escola de samba.
"Casagrande a morte e violência e culpa sua que financia as drogas" Perrone,Rica
Drogas e armas são encontrada na casa do cantor Belo e o ex- Jogador Jobson .
" Aconteça o que acontecer tamo junto irmãos" Perrone,Rica
é o famoso passa pano!
Imagina se o casagrandre elogia esse veio o que vc falaria
Castor era foda. Dane-se sua opinião
@@davidjobs3884 kkk mesma coisa que Pablo Escobar matava muita gente mais ajudava outras pessoas o Bangu foi Atletico Nacional time financiado pelo crime a única diferença e que Atlético Nacional ganhou títulos já Bangu não prestou pra ganhar nada !!
Relativizada monstra aí, Rica!! Sou de Realengo, irmão... sei quem é o Castor e suas histórias na área! Da mesma forma q vc critica os pela-saco do Leblon financiando o tráfico deveria criticar as escolas de samba e o carnaval, pela coerência. É absurdo como o carnaval serve para lavagem de dinheiro do tráfico e do jogo do bicho! É fato e vc sabe disso... certo é o certo e o errado é o errado, senão assume seu lado PSOLista da direita e passa pano para o q lhe convém. Sorte, irmão!
Cara. Eu nasci na Vila Vintem(Padre Miguel) e pra nós facil de explicar esse carinho pelo Dr Castor e muita gente inclusive continuou por muito tempo a "dar moral" pro Clã Andrade por aqui. A Zona Oeste do Rio de Janeiro(Realengo, Padre Miguel, Bangu, Campo Grande e Santa Cruz, Barra da Tijuca e Recreio é outro mundo nao conta) é a região mais populosa e que eleje politicos no Rio, porem ironicamente é mais esquecida e esculaxada que da cidade, o Rio que as pessoas veem na televisão nao é do Zona Oeste, aqui a gente tem pouco motivo pra se orgulhar, ai temos um cara que torna um dos maiores senão o Maior simbolo da Zona Oeste, a Mocidade Independente em uma escola famosa, chama atenção pra essa terra de ninguem, enche as pessoas de orgulho! A Mocidade Independente de Padre Miguel é o Orgulho da Zona Oeste, como a Beija Flor é pra muitos o Orgulho da Baixada(muito mais do que a Grande Rio e seus globais) pq a região mais desprezada do Rio cosneguiu ter uma representação em um dos maiores espetaculos do mundo, dando voz a comunidade, por um mes no ano nao somos mais esquecidos, isso é um pouco do pq um contraventor é tão revenciado em um lugar como ele é! É mais ou menos isso, salve a Estrela guia de Padre Miguel!⭐
Rica, o Castor é bandido e ponto final. Não tem como defender isso.
Só pq não anda igual o estado manda?
@@brunomoraes428então os outros bandidos que ele critica não são pela sua lógica?
Bandido é bandido. Não dá pra fazer meio termo.
É difícil falar isso, mas cada vez mais o Rica se mostra um psolista de direita.. Aceita canalhices da direita, desde que não o afetem e agora tem um bandido de estimação porque ajudava a escola de samba dele... Inacreditável... Não imaginei que esse dia chegaria
@@eduardoleal9080 Tenho a mesma impressão.
@@eduardoleal9080 concordo com você. Rica é o típico brasileiro médio, carnaval e futebol, tudo que se faz de merda no meio disso pode.
@@eduardoleal9080 Rica e Carol Konká que tem saco e de direita , só o que gosta e perfeito o resto que ele não gosta não presta.
Pois é... Parei de acompanhar o Rica por causa disso.
De vez em quando entro para dar uma olhada em um ou outro video, mas assinar ou superchat não mais.
Ele tem algumas opiniões bem justas e com argumentos, mas quando é algo que ele gosta, ele passa pano independente se seja certo ou errado para ele.
Resumindo bandido é bandido, não importa se ele era um cara legal.
Ai fico imaginando o seguinte, se o casa Grande fosse amigo do Rica de longa data, aposto que ele estaria relativizando tudo que ele faz também.
Resumindo o vídeo: meu bandido é bonzinho o seu é ruim, passapanismo nível hard
Vi o vídeo inteiro querendo acreditar q ele não faria assim, mas foi. Lambeu saco de bandido legal
Exatamente 🤣
Bandido bom é o bandido que a gente gosta, rs
Rica Perrone e o Fortunato do tropa do elite fala mal das drogas e tráficantes na Tv mas sabadão tá curtindo samba e feijoada com tráficantes, milícianos, assasinos.
Vide a glamourização da Máfia.
@@sassamutema9482 Não seria o contrario, os traficantes e milicianos que estão lá no meio?
@@caduoliveira8751 mais falso que Rica Perrone só aquela pastora evangélica que mandou matar o marido , aquele lixos ficam fazendo imagem de Família unida feliz cheia de adotados mas na verdade aquilo lá era suruba pai adotivo comida filhas a mãe dava para o filhos adotivo até outros pastores participavam da Suruba aí tem cara de pau de falar mal em casais de lgbts falando que coisa do diabo pecado.
Na lata....kkkkkkkk
A explanação é ótima e fidedigna. Só tenho um ponto de discordância e que o próprio documentário mostra.
Os bicheiros também matam aqueles que não estão de acordo com o seu ''negócio'' ou se posicionam contrários a prática. Então não é somente entre eles.
Ainda que fosse apenas entre eles, matar continua sendo crime. O Rica deixa a paixão falar mais alto quando o assunto é Samba. Parece um petista passando pano pro Lula.
@@VitorBarone você é imbecil? O Rica falou bem claramente que ele gosta do SAMBA, isso não significa que ele concorde com a situação dos governos paralelos do RJ.
@@VitorBarone eu acho que o intuito dele foi de passar com uma linguagem mais simples a visão do que acontece aqui. Lembrando que ele está falando da relação que os moradores e quem mora na área tem. Porém, como ele mesmo disse que não daria um vídeo para aprofundar o “estudo”, poderíamos traçar um paralelo simples na relação de HOJE dos bicheiros: Devido a importância e ao serviço que mantém, as comunidades são como regimes parlamentaristas. A figura do bicheiro está ali como status. Por todo o serviço que já fizeram. Mas, hoje, não são mais eles quem mandam de fato na área. Porém, em respeito aos “serviços prestados”, se perpetuam. Mas não tem mais o dinheiro que tinham, não na quantidade em que vemos na série. Ainda são ricos e tem poder, pois jogo do bicho da grana, porém, drogas e serviços (tb a cabo pirata, gaz, internet e proteção), dão muito mais.
ele deu uma leve passada de pano
Igor Fernandes Lopes e o usuário gosta de droga,não necessariamente ele concorda com o traficante! Exatamente a mesma situação,não adianta tentar ignorar 🤷🏻♂️
Discordo, o bicheiro é tão bandido quanto o traficante ou miliciano.
A Lei é pra todos, não existe o mais bonzinho ou o menos ruim. São todos farinha do mesmo saco.
Vou resumir o que os comentários estão dizendo:
Se o Castor fosse patrono de outra escola de samba, ou se não fosse de nenhuma, a retórica do vídeo seria outra. Gosto demais de você, Rica! Mas, esse vídeo foi feito com o coração.
Perfeito seu comentário cara.
Seus “poucos” 8 anos no RJ te fazem ter uma visão muito distorcida da realidade que foi o RJ ao longo dos últimos 30 anos.
Mas os bicheiros também entraram no ramo das drogas e tráfico de armas, mais rentáveis que o jogo do bicho... Não são tão românticos como o Rica quer mostrar...
Tudo que ele gosta presta essa questão defende com unha e dentes Acho se Maradona fosse Brasileiro e amigo tava escrevendo um textão no dia da sua morte e com certeza se Zico fosse Argentino ia meter o pau ganhou o quê ? Alguém duvida, do jeito que ele defendeu o Belo que foi preso pela terceira vez e aínda foi encontrado drogas e armas na casa dele denovo,Rica fala que foi perseguição, tamo junto.
Acho q vc esta sendo incoerente em "romantizar" esse tipo de coisa, e não pedir para que as pessoas julguem.....Contraventor tb é bandido...contraventor tb é assassino....contraventor tb é corrupto....contraventor tb se envolve com trafico de drogas (direta ou indiretamente...) e um monte de outras coisas erradas.
Só para mostrar o qt vc esta sendo incoerente, o Lula é um bandido mal carater tb, e tem mt gente que defende ele, e o partido dele, mas não vejo vc romantizar oupedir para as pessoas "tentarem entender" quem gosta dele e vota nele. Ao contrário, ja vi vc julgar o carater de quem votaria nele, ja vi vc taxar de burro....fora que hoje em dia, as pessoas são quase demonizadas....
Eu não concordo e jamais votaria no Lula ou no PT de novo, mas entendo pq muitas pessoas tem um carinho grande e o defendem com unhas e dentes....
Enfim, acho incoerencia de sua parte
Ele não está romantizando nada, isso acontece mesmo.
Não existe romantismo nenhum em bicheiro ....bandidos e ponto final no caso do rica se for da mocidade ou beija flor de nilopolis tudo bem
@@andersonclaytonsilvaferrei8313 perfeita colocação contra fatos não existe argumento
Concordo com o rica, dessa forma podemos pensar "o pobre que melhorou de vida no governo do Lula e gosta dele tem seus motivos ".
Tem nao
A corrupção da quadrilha que ele formou matou muitos, mas muitos inocentes.
A corrupção da quadrilha que ele formou matou muitos, mas muitos inocentes.
@@nmaestro concordo com vc . Mas bandido é bandido . N da pra condenar um e passar pano pro outro 👍
É o que estou falando, embora eu nunca mais vote no Lula e no PT de novo....
Basicamente pela lógica: Se o crime não me atinge e você faz coisas boas aqui e acolá, tá liberado.
...
É mta burrice entender isso de 17 minutos explicando o pq das pessoas gostarem deles mesmo sem fazer juizo de valor. Mas a burrice é inegociavel.
Não é "tá liberado", é "não tenho o que fazer"
Se percebe no discurso um tom romântico quando se trata de contraventores homicidas. Concordo em quase tudo com o rica, mas essa aí foi bola fora demais
@@RicaPerrone mas tu fez isso msm
Brincou nesse vídeo. Glamourizou o bicheiro pq faz parte de uma paixão sua que é a escola de samba. A atuação do bicheiro é muito semelhante ao do antigo traficante que ajudava a comunidade para tirar o foco de quem eles realmente são, assim são os bicheiros e a guerra deles não é só com os outros bicheiros e sim com quem atrapalha o funcionamento das atividades ilegais deles.
Que passada de pano ABSURDA!!!
Por diversos motivos assim, a frase que sempre rondará em minha mente é: “O sistema é F... “
Tudo o que vc falou é verdade, vc concordando ou não, somente quem mora em comunidade tem a real sensibilidade do que acontece, perfeita explanação,👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿.
Eu, tenho 68 anos, conheci o Castor de Andrade, desde meus 11, anos, lá no campo do Bangu; quando o Pres. do Bangu, era Sr. Eusébio de Andrade, pai do Castor, que naquela oportunidade era o Diretor da Futebol. Meu primo jogava no Bangu....Isso em 61 e 62. O Bangu sempre teve um timaço.
Fui jogador Juvenil e Júnior do BAC entre 85/87 e tenho mtas lembranças como memórias, camisas e etc...
Doutor Castor sempre nos tratou como filhos, com toda educação e carinho do mundo!!!
Em Moça Bonita, Realengo, Bangu, Padre Miguel, Vila Vintém e td aquela região existem histórias mil sobre ele...
Apesar de tudo o que possa estar errado ele era LENDA assim com maiúsculas e até hj existe briga pelo seu legado e herança...
Saudades do que vivi lá até sofrer aos 18 anos uma contusão seríssima no joelho esquerdo que me traz problemas até hj aos 52 anos...
Mas o Doutor Castor me deu todo apoio financeiro, médico e acompanhamento psicológico disponível a época!!!
Que Deus o tenha em bom lugar...
Sei de mtas dessas histórias por ouvir falar e acredite, são sim verdadeiras!!!
Forte abraço...
A 4'50", vc está falando da incapacidade da polícia de bater nos outros três "poderes". Suas palavras: "o bicheiro chega aqui e fala assim: 'vai ser assim aqui na escola de samba'. Vc quer o que? Que a porta-bandeira e o cara da velha guarda fale 'não vai não, mando eu'? O cara vai morrer, pô. Se a polícia não lida com o cara, não vai ser um CPF que vai lidar." Portanto, a questão da intimidação social mafiosa em nada se diferencia daquela praticada pelo miliciano e pelo traficante. O miliciano e o traficante também podem ser igualmente respeitados em suas comunidades - "Cidade de Deus" retrata bem isso quando o bando do Zé Pequeno enquadra os pivetes da "caixa-baixa" prá que eles não assaltem no local. Vc parece querer romantizar uma grave distopia social que se enraizou de forma cultural em uma comunidade porque lá vc se diverte e construiu relações. Tudo prá proteger as convicções deformadas que ali imperam. Bom, vc avisou de cara que sabia que o vídeo ia dar mherda. De fato....
Exatamente. Ele msm diz que o bicheiro se estabelece através da opressão.
Como ja dizia o Rappa a 30 anos atrás:
"Paz sem voz, não é paz, é medo"
Quando é pra falar de samba e amigo o Rica liga do modo "dois neurônios"
Só faltou explicar como que o cara da comunidade faz para bater de frente com eles (seja traficante, miliciano ou bicheiro) que estão inseridos na comunidade dele, gostando ou não, sem morrer? Única saída é abdicar de tudo e viver trancado dentro de casa?
Na minha opinião, todos são criminosos. O Castor não foi exemplo pra nada, muito pelo contrário. Um tremendo contraventor. Denise Frossart o define muito bem!!
Huuuum entendi...o Castor botou grana na Padre Miguel... aí ele se tornou um bandido bom. Hahhahaha hahhahaha. Que vídeo patético.
Como se miliciano e bicheiro também não se envolvessem com trafico
Miliciano sim bicheiro não sei
É muito da hora quando toca do no seu ponto fraco ne. Ai arruma discurso da casa do caralho pra defender. E isso vale pra TUDOOOO na vida...
O cara não defendeu o jogo de bicho, apenas explicou o motivo pelo qual muitas pessoas que vivem/viveram aquela realidade gostam dos caras! Só isso! Mas como o pessoal tem dificuldade de interpretar texto, viu?!
Ricca minhas ideias batem muito com o que vc prega. Concordo que não pode se comparar um bicheiro com um traficante. Mas os bicheiros são um belo exemplo de milicianos. Na própria série mostra que tem 53 mortes na conta da cúpula do Castor. Ele ajudou muita gente, porém foi bandido. Quem de alguma forma o atrapalhava morria!
Algo que ninguém pode negar Castor de Andrade um personagem formidável, difícil não se divertir com ele
Muito conveniente.
Muito controverso...
Esse é o Pica Esporrone
Seu amor pela Padre Miguel, nesse assunto "Castor", lhe deixou cego.
Paciência!
O melhor do documentário é ver o time do Bangu dando várias surras em times grandes. Meteu 6 a 2 no Flamengo. Chegou a ser vice campeão brasileiro em 85. O Marinho foi pra seleção. Os caras recebiam bicho em treino se os titulares ganhassem dos reservas. Surreal! Era o Dom Corleone da zona oeste e na época todo mundo achava lindo e sobretudo normal. O dinheiro é um rolo compressor.
Eu assisti a série, e bem cá entre nós, Dr Castor era muito, mas muito inteligente. Ele amava a comunidade dele, o time dele, a escola dele. Viveu intensamente.
Rica defendendo bicheiro só por causa das escolas de samba piada, todos usam os pobres para beneficio próprio, e dizer que bicheiro na usa força piada kkkkkkk
Falando em série sobre este tema, lembrei de "Filhos do Carnaval", produzido pela HBO em 2005. Uma das melhores que já assisti até hoje!
Bela e esclarecedora explicação!
Parabéns Rica! Abs
Meu avô era dono dos pontos de bicho da Mangueira, ele foi um dos fundadores da escola e samba, patrocinando, protegendo e ajudando como pode pra acontecer.
Era outra época, não tinha essa violência toda.
Hoje lembram bem dele, histórias boas em relação à Mangueira, ele é eternizado como o sócio número 1.
Rica nunca foi tão de esquerda em um video, dando o contexto social para justificar o porquê do bandido ser bandido. Mas só o bandido dos outros que tá errado, o do meu samba não.
O documentário é excepcional! Assisti a primeira parte. Bem...para por aí. Era uma pessoa de altíssima periculosidade e pronto. Não cabe relativismo. Recordo quando ele, preso, recebeu - com ampla cobertura da imprensa podre, ainda com credibilidade à época - Visita do João Havelange e do Boni na cadeia. Isto explica muito Porque chegamos a esse ponto hoje no país.
Que forma de enxergar as coisas de uma forma esclarecedoras !! Parabéns pelo trabalho👏🏽👏🏽👏🏽
Fala do viciado que gera violência, mas bicheiro não né.
Definição perfeita !!! E pode crer que muitos cariocas nunca fizeram essa comparação dos quatro poderes e vc conseguiu com maestria, parabéns!
nem existe essa delimitação de poderes , existe grupos rivais que fazem contravenção tráfico e milícia , ou seja o bicheiro tem milícia e faz tráfico de drogas , ou a milícia faz tráfico de drogas e tem ponto de jogo do bicho , ou o traficante faz a proteção da sua área e tem ponto de jogo do bicho além de vender droga , é isso que acontece de verdade .
Ainda que fosse apenas entre eles, matar continua sendo crime. O Rica deixa a paixão falar mais alto quando o assunto é Samba. Parece um petista passando pano pro Lula.
Exatamente igual !!! kkkkkkkk
Já vi todo ótimo documentário.
Anos 80 excelente vendo os dias de hj onde foi que erramos?
"Cidade maldita onde as pessoas passam mal: o que é certo é errado e o que é errado é legal..." *Pra mim, não, nunca!*
Se infringe a lei é crime.
Crime é crime. Bandido é bandido.
O problema não está nas pessoas que amam e dependem do carnaval ou qualquer outro evento em que é escancarada a lavagem de dinheiro e(ou) outros crimes e sim em quem tem a consciência de toda a sujeira, não precisa do carnaval ou outro evento pra sobreviver mas continua prestigiando e fazendo a máquina funcionar.
Mandou uma “casagrandice”
Vdd kkkk
De 0 a 10 ,chance de ser bandido 8, e chance de ser bonzinho 4,digo 8 pra bom e 4 pra ruim
Big house
É muito contraditório mesmo. Eu curto Dom Vito Corleone pra caramba por exemplo. E o Castor era contraventor porque ? Porque o jogo do bicho não rende impostos ao governo. E o estado sempre foi conivente com o Castor.
Rica meu bom , o Castor era um bandido muito perigoso não tem como passar pano pra isso.
Perfeita explicação!!
Crime é crime, não tem que passar pano .. foda se qual é o cidade, estado ou país
Esperava um vídeo desse de qualquer pessoa, Rica, menos de você.
Caiu por terra todo o seu discurso de anos.
Parabéns, você atingiu o nível “hipócrita” do qual tanto falou mal. 👏👏👏
Assinar? Globo? Nunca! Dá-lhe gatonet!
Tb tenho kkkk
O teu é da milícia do Rocha? Hahahaha
Rica, mesmo você não sendo do Rio você deu um show na sua explicação.....
Jogo deveria ser legalizado no Brasil.
Concordo. Mas não temos maturidade pra isso. Ainda.
@@ChamandarHodler Mas é engraçado. Legalizar o jogo é uma discussão muito mais fácil do que drogas ou armas.
Mas por algum motivo poucas pessoas falam a respeito.
Não, vá trabalhar.
Porra Rica, sua visão é bem interessante..lembro muito bem do final da época do Castor. O cara era iconico pro bem e pro mal. Bola dentro da Globo finalmente
Aprendi mais nos comentários do que no próprio vídeo.
Entendi e concordo plenamente com o que vc falou, Rica ! É isso aí mesmo.
Sai fora baixar GloboPlay 🤮🤮
assinar,né? não tem como baixar globo play
Não entendo esses caras , metem o pau na globo mas vivem assistindo e assinando globo play e indicando aos outros , ficam meio incoerentes ...
@@fernandoclemente536 você entendeu 👍🏿
Baixei via torrent e fodasekkkkkkk nunca que vou assinar globoplay
Ah o futebol dos anos 80/90 que saudade... Dessa época!! Tudo era muito melhor e mais legal, sem as FRESCURAS de hoje em dia!!
Castor de Andrade era esperto, conseguia controlar as pessoas ajudando a sua comunidade ao invés de impor o medo.
Traficantes fazem isso em SP tbm
Ao invés de impor o medo ???? Mora no R.J tem parentes no R.J que viveram nessa época???? Como vc fala "ao invés "
@@rogeriocardoso6006 Moro no Rio de Janeiro. Castor de Andrade era bandido, ajuda a comunidade para benefício próprio. Ao contrário de traficantes ou milicianos que intimidam pessoas com suas armas de guerra.
@@usasupersoccer esta emocionado com o vídeo da globoplay e do rica ..... castor era bandido não tente romântizar ou tornar menos bandido tinha ligações com várias esferas da sociedade e transitava em todas as classes dinheiro de sangue
@@usasupersoccer muitos traficantes ajudam a moradores para não serem denunciados
Ótimo vídeo. Morei muito tempo no Rio e é isso mesmo. O que discordo é que apesar do Bicho não ser o problema em si, por ser uma contravenção e a mera exploração de jogo de azar, ele é meio para cometimento de outros crimes, como a lavagem de dinheiro, organização criminosa, e até o tráfico de drogas e armas. Isso é fato, eu mesmo cheguei ao Rio pela primeira vez naquela semana do atentado da Avenida das Américas, passei por ali meia hora depois do acontecido, pois coincidentemente fui pegar as chaves de um AP que aluguei com uma senhora que era do círculo particular da família que perdeu o jovem. O filho dela é muito conhecido ali no projac e região.
Na superfície, realmente parece menos grave mas ao seguir o dinheiro, não necessariamente é.
No mais, você está corretíssimo, o cidadão que gosta, ou tem amor pelo Castor é o que menos deveria ser cobrado ou esculachado.
8:30 Incrível como um cara tão inteligente como o Rica consegue ao mesmo tempo ser tão ingênuo! Num instante ele recrimina quem compra droga pra financiar criminosos e noutro defende que cada um faz o que quiser com seu dinheiro, como se nas experiências de cassino, bingo, etc que tivemos não tivesse justamente os bandidos e o crime organizado por trás.
Não é ingenuidade, é hipocrisia mesmo.
Contravenção é um delito assim como o crime.
Sim ele errou muito só por que gosta do rio
@@matheussmocovitz7712 não porque gosta do Rio, é sim porque gosta de bandido
Esse tipo de vídeo escancara o quanto o Rica é fraquíssimo fazendo análises sócio-históricas e como assume pesos diferentes pras coisas. O Traficante e o usuário de droga são sempre o esgoto humano que estão lá porque foram de livre e espontânea vontade, mas a figura do bicheiro e do miliciano até são romantizáveis. Envolveu alguém que tem paixão por Carnaval e futebol, o Rica fica cego. Ele consegue "compreender" a complexidade da figura de um Castor de Andrade, mas trata o Casagrande como um lixo humano porque foi usuário.
Acho que a gente precisa sempre de heróis e vilões muito bem definidos na narrativa das nossas vidas, né Rica? Lidar com a gigantesca complexidade do Mundo e das relações sociais é muito difícil e sofrido, não é?
@@dossantos558 Exatamente, cara! O Casagrande - como comentarista esportivo ou de outros tópicos- já falou muita besteira? Sem dúvidas! Mas a maneira como o Rica o pega pra Cristo chega a ser constrangedora.
@@dossantos558 E o que eu acho mais engraçado é a forma como ele pede uma análise mais reflexiva a respeito da origem e relacionamento do Bicheiro e do Miliciano, e simplesmente faz a avaliação mais simplória possível a respeito de como o tráfico se estabeleceu e se fortaleceu.
Se ele soubesse como historicamente (e pelo mundo todo, na verdade) a criminalização e política de Guerra total a certas substâncias apenas fortaleceu Cartéis criminosos, talvez ele não fosse simplificar tanto...
@@gabrielmeireles8851 Só tenho que bater palmas para o teu comentário! Perfeito!!
Comentei no video passado a respeito disso, o Rica tem que aprender a ser menos moralista. só isso.
@@ArturMarangoni Obrigado, cara! E é exatamente isso que você disse: o Rica é muito mais moralista do que ele gostaria de admitir. Acaba sendo bem irônico, já que ele adora criticar cagação de regra dos outros. Mas em vídeos como esse dá pra perceber o quanto ele também caga regra, quando quase "impõem" o que é o certo e o errado, o que é "compreensivo" e o que é apenas digno de condenação, o que vale ser criticado e o que não pode ser discutido, etc.
O que me incomoda nisso tudo é que muitas vezes a visão dele de bem e mal parece bem maniqueísta, e sinceramente, não dá pra compreender o nosso cenário social e todas as merdas que acontecem nele desta forma. E ficar achando que a acusação de "hipócrita" é um xeque mate em qualquer debate sobre aspectos sociais, também não o ajuda...
Cara, eu nasci e fui criado em Bangu. Era criança na época do Castor. Bangu hoje é uma zona, uma bandidagem geral que não respeita ninguém, faz miséria com as pessoas do local. Na época do Castor, vagabundo não se criava. Os bicheiros não deixavam bandido fazer merda lá. Os bicheiros mexiam com jogo e não prejudicam em nada a população local, diferente das milícias que protegem, mas exploram as pessoas. Castor de Andrade fez muito pelo meu bairro natal e manteve a ordem por lá enquanto pôde. Pergunta pra qualquer banguense se é melhor hoje ou na época dele que a resposta das pessoas de bem vai ser uma só.
A que ponto a "passação" de pano e incoerência chegaram.
Fazendo um paralelo com seu exemplo que ocorreu na Colômbia. Aqui no Brasil, em SE temos a rota do cangaço. Muito visitada pelos turistas. E sem falar que até hoje muitos acham que Lampião foi um herói.
Rica, traz um video sobre o documentário do Pelé na Netflix. Tá incrível!
UP.
A milícia é o Estado, então é muito mais difícil conseguir pegar eles, que são criminosos, tanto quanto o traficante. Mas o bicheiro tem o carinho da comunidade, eles cativaram a população, gerando neles um sentimento de pertencimento, de orgulho da comunidade deles. Então concordo com vc Rica, não tem como colocar o bicheiro no mesmo pacote que o traficante e o miliciano.
Desculpe-me, mas era criminoso, assim como um traficante, um ladrão... Na verdade era o chefe dos chefes!
Só pelo fato de "PAGAR GLOBO PLAY" não há condições de eu assistir. Não dou nem audiência no que está de "graça" imagina pagando diretamente...
Nasci e cresci no Rio e é isso mesmo. Explicou muito bem o microcosmos q é o RJ. Inclusive cresci em Realengo, área do Castor.
Sou do Rio de Janeiro, nascido e criado na Baixada Fluminense e nunca tive que conhecer bicheiro, miliciano ou traficante. Posso dizer com propriedade que a maioria das pessoas que são do Rio não entendem isso e nem admiram.
Traficantes e milicianos também são contraventores(palavra que apenas classifica qualquer indivíduo que quebra leis e/ou regras), portanto, não, bicheiros não são "apenas" contraventores, até pq essa palavra é meio vaga, um cara que pula a catraca do metro e um assassino em serie ambos são contraventores. Segundo ponto: É meio hipócrita o traficante ser um demônio por fazer com que viciados gastem todo seu dinheiro em droga e o bicheiro ser "ok" viciar as pessoas em jogo, ambos tão tirando dinheiro de pessoas desfavorecidas e prejudicando a localidade onde atuam. Além disso, todas as comunidades contam com traficantes(ou milicianos) além dos bicheiros, assim como o bicheiro agrada os moradores da comunidade, OBVIAMENTE ele agrada os traficantes(ou milicianos) da mesma região, caso contrario nem deixariam ele "atuar" ali.
Belo vídeo! Não está acobertando crime algum. Só está especificando de uma maneira muito fina a diferença entre criminosos.
Entendi o que vc disse rica mais discordo. Bandido e bandido, vc tem razão em dizer que nos dá população não iremos fazer nada sobre há que nem a polícia pode fazer nada. Mas. Gostar desses caras lá vai uma grande diferença.
Ainda que fosse apenas entre eles, matar continua sendo crime. O Rica deixa a paixão falar mais alto quando o assunto é Samba. Parece um petista passando pano pro Lula.
De acordo com o promotor Antônio Carlos Biscaia, "o Ministério Público do Rio de Janeiro investigou seu envolvimento em mais de 130 homicídios e verificou o esquema de corrupção centralizado e liderado por Castor de Andrade [...], que registrou propinas para policiais militares e civis, servidores públicos, incluindo os do Ministério Público e do Judiciário, e até mesmo políticos conhecidos que receberam ajuda financeira para suas campanhas políticas comprometidas".
O mais interessante é que quando o rica descreveu a milícia eu achei que ele tava falando do governo
É do mesmo jeito, quem diz que não ou é funcionário público ou marionete.
Na moral Rica, assina Globopley aqui em casa nunca meu mano globo aqui nem de graça , Mais admiro sua compreensão. graças a Deus eu na vida ñ tenho desafeto c/ ninguém , MAIS vou ti falar EU TOMEI RANÇO DA GLOBO SÉRIO MANO.
Sempre sensato e coerente. Amo seus conteúdos, seja sobre futebol, política, pagode ou qualquer outro assunto. Você é foda! 👏👏
Rica te gosto demais cara👏👍vc é SAGITARIANO 😂pois tu parece comigo nas opiniões e amoooo isso👏👏👏👏❤️
Um monte de vídeo seu falando das drogas, que o Casagrande é um drogado e não pode falar nada. E aí você aparece falando isso????
Foi muito controverso! Cai a partir desse vídeo, qualquer argumentos dele contra o Casagrande, e assuntos relacionados.
Tu vê como o Brasil é louco, o Rica falou de bicheiro como algo que manda no Rio e eu nunca tinha nem ouvido falar dessa palavra. No fim a gente nem sonha de tudo que ocorre nos outros cantos desse país gigante.
O Rica fala de um jeito como se todo carioca tivesse contato com traficante, bicheiro e miliciano...calma aí! Não estrague ainda mais a fama dos cariocas. Moro há 40 anos no Rio e nunca tive contato com essas pessoas, conheço vários que também não. Não use seus parceiros como parâmetro.
Não é questão de usar como parâmetro Mariana.
É a realidade da maioria dos cariocas.
Você pode não sofrer as consequências dessa realidade diretamente, graças a Deus por isso, mas indiretamente com certeza sim.
A nossa fama somos nós que construímos individualmente. Lembre-se disso!
Abraço!!
se vc n teve ctt com nenhum deles, vc é super privilegiada.
vdd iria falar a mesma coisa , logo ele que gosta tanto do rj falando uma idiotice dessas.
Eu não gosto de escola de samba por causa disso. Mas tua explicação me deu uma visão que eu não tinha.
Rica, esses dias você comentou que o Casão não tinha moral pra falar de violência porque financiava o tráfico com a cocaína dele. O jogo do bicho é igualzinho, tem gente que gosta e tem gente que sofre. Não se iguale ao Casão.
Bora falar de futebol.
Vejo esse negócio de "É assim, RJ acostumou ser assim" com uma profunda tristeza. De forma geral acostumamos a ver barbaridades diariamente nos jornais e não nos surpreendemos mais. Presidente montando maior esquema de corrupção na história do Mundo e candidato apoiado por ele chega em segundo turno. Jovem sendo esfaqueado 18vezes por conta de uma bicicleta, filho matando pai, mãe matando filho ... E passamos não ficar mais surpresos com isso. Por isso o Brasil está perdido moralmente. Terra do cada um por si. Aquela velha frase poderia ser colocada no Hino " Cada cachorro que lamba sua caceta"
Vendo pano de flanela, 3 por R$10,00.
"O Rica deixou a sua paixão pelo samba falar mais alto, assim como vem fazendo com alguns políticos"
Gente sejamos práticos: O Rica é do meio do samba, alguém realmente achou que que ele falaria mal de um camarada que literalmente foi o patrono do carnaval carioca? Essa gente tem influência mas que foi uma passada de pano no até o foi hein Rica? Na dúvida era melhor nem ter falado nada.
Seja bem vindo a era do cancelamento.
Como eu nasci, e fui criado durante as décadas de 80, 90, e início do ano 2000, numa das favelas mais perigosas do Rio de Janeiro, fui testemunha ocular da trajetória de traficantes, milicianos, e contraventores.
Por isso acredito que o Rica, conseguiu manifestar de forma fidedigna, a visão da maioria dos cariocas (principalmente dos moradores de favelas), sobre esse assunto específico.
Mas como eu não sou todo mundo, prefiro continuar desejando a morte de todos os traficantes, milicianos, e contraventores.
O Rio de Janeiro seria muito melhor, estando livre desses criminosos.
A Globo já mostrou o "Bicheiro" na novela... Com o 'Dr. Giovani in Brora' em Senhora do Destino!!!
Mostrou um bicheiro bonzinho,quase uma madre Tereza!
@@rogeriodomangue3394 Pois é...não existe bicheiro bonzinho !! rsss
Realmente, um excelente documentário.
Quando você compra uma camisa da escola de samba, ou toma uma cerveja na quadra, você acha que uma parte da grana vai pra quem ? Pro traficante. E todo mundo já sabe o que o traficante faz com o dinheiro. Financia do mesmo jeito que quem vai lá comprar a maconha.
Tem muita coisa suja por trás dessa beleza visuao das escolas,,,Mocidade é um grande exemplo.
Um filme interessante, que fala sobre o jogo do bicho, é "Águia na Cabeça" (1984). Tinha completo aqui no UA-cam.
Tem algum link para assistir esse filme 🎥
@@rogeriocardoso6006 Não faço ideia, cara. Eu sei que esse filme chegou a ser lançado até mesmo em DVD, então pelo menos temos noção de que é possível encontrá-lo disponível em alta qualidade. Mas, local para download, eu desconheço.
Esse filme aparece no documentário do Castor, na época foi assistido em pleno clube do Bangu.
@@tiagor.369 não sabia. Ainda não vi esse documentário. Obrigado pela informação
Liberdade para decidir o que eu faço com minha vida desde que não faça agressões contra terceiros ajudaria resolver estes problemas.
"Eu vou ao baile funk no morro pra me divertir. Se o dinheiro da cerveja vai pro traficante, eu não tenho nada a ver com isso. Se eu aperto a mão do traficante toda semana no baile, eu não tenho culpa por ele ser traficante".
O rica falou exatamente isso, com outras palavras.
Independente da opinião das pessoas, o documentário é sensacional. Rica, seria interessante você fazer um vídeo falando sobre o documentário do Pelé. Vi seu comentário nos Stories do Instagram e seria bacana.
Rica isso tudo ai na é só na teoria e em uma época mais antiga do rj. Hj em dia , miliciano , traficante e bicheiro são a mesma coisa. Faz tempo que miliciano só defendia a comunidade e que bicheiro só ficava no jogo do bicho.
Sou de Bangu e o Castor era foda !!! Nao tinha bagunça em Bangu