Professor, no minuto 12:27 vc descarta Vd1 fazendo a comparação Vd1 < Vg, porém na expressão da saturação isso é feito com o Vg-Vt. Nesse caso, 4.66 > 5 - 1 = 4, respeitando a regra de saturação. É isso msm?
Olá Matheus, blz? Repara que a condição [V_ds >=(V_gs-Vt)>=0] é em função de Vds(=Vd-Vs) e Vgs(=Vd-Vs), ao invés de apenas Vd e Vg. Como neste caso o terminal Fonte (S) não é conectado diretamente ao terra, essas tensões serão diferentes. Tente refazer a análise utilizando as informações de V_ds e V_gs e veja se consegue encontrar a condição que deixa inválido o primeiro resultado. Complementando a resposta, no instante do vídeo que você mencionou eu fiz uma análise rápida para descarte de V_d1, pois se V_d1=0. Espero ter ajudado. Até mais!
@@matheuscascalho6359 Tem que tomar cuidado com esse cancelamento, pois você "perde a informação" que Vgs é negativo para esse caso ( tornando incorreta essa solução). A sua análise permite verificar que V_d>Vg-Vt, contudo, isso não é o suficiente. Repare que para o caso Id=0,89mA a tensão Vs deveria ser igual a 5,34V que resulta em um Vgs < 0, pois Vgs = (5 - 5,34) = - 0,34V. Com isso, a parte da condição referente ao surgimento do canal V_gs - V_t>=0 não é atendida.
muito bom o video, parabens
Professor, no minuto 12:27 vc descarta Vd1 fazendo a comparação Vd1 < Vg, porém na expressão da saturação isso é feito com o Vg-Vt. Nesse caso, 4.66 > 5 - 1 = 4, respeitando a regra de saturação. É isso msm?
Olá Matheus, blz?
Repara que a condição [V_ds >=(V_gs-Vt)>=0] é em função de Vds(=Vd-Vs) e Vgs(=Vd-Vs), ao invés de apenas Vd e Vg. Como neste caso o terminal Fonte (S) não é conectado diretamente ao terra, essas tensões serão diferentes.
Tente refazer a análise utilizando as informações de V_ds e V_gs e veja se consegue encontrar a condição que deixa inválido o primeiro resultado.
Complementando a resposta, no instante do vídeo que você mencionou eu fiz uma análise rápida para descarte de V_d1, pois se V_d1=0.
Espero ter ajudado.
Até mais!
Opa, blz!
@@fogli. mas se eu tenho -Vs dos dois lados da inequação, não posso só cortar os valores?
@@matheuscascalho6359 Tem que tomar cuidado com esse cancelamento, pois você "perde a informação" que Vgs é negativo para esse caso ( tornando incorreta essa solução). A sua análise permite verificar que V_d>Vg-Vt, contudo, isso não é o suficiente.
Repare que para o caso Id=0,89mA a tensão Vs deveria ser igual a 5,34V que resulta em um Vgs < 0, pois Vgs = (5 - 5,34) = - 0,34V. Com isso, a parte da condição referente ao surgimento do canal V_gs - V_t>=0 não é atendida.
2º exemplo ficou muito vago.
Agradeço o feedback