Olá @adrianemoreira5967 ! Sabe-se que IE = IC + IB e IC = BETA*IB; Para elevados valores de BETA IC se torna tão elevado que IC fica muito maior que IB, e assim, pode-se aproximar IE=IC sem problemas. Já para a tensão térmica (Vt), ela é definida como VT = kT/q; em que k é a constante de Boltzmann, T é a temperatura (em Kelvin) e q é a carga no elétron. No vídeo [ua-cam.com/video/3mGA5E0oHf4/v-deo.htmlsi=us5r9Tn_5aRyztrn] eu comento um pouco mais sobre essa fórmula Para aplicações em que a temperatura esteja próximo dos 25ºC, o valor de VT pode ser aproximado por 26mV, sem problemas. Espero ter ajudado.
É possível obter o ganho de corrente Ai em função da impedância de entrada (Zi), da carga (RL) e do ganho de tensão (Av). Para isto, você pode usar o mesmo procedimento de Av para deduzir Ai, ou seja, Ai = io/ii (corrente de saída dividido pela corrente de entrada). Deduzindo para este exercício: Sabe-se que io = -vout/RL e ii = vi/Zi. E para este circuito, Zi=(RB //Beta*re), então: Ai = io/ii = (-vout/RL)/(vi/Zi). Como vout é igual a Av*Vi, Ai = (-Av*vi/RL)/(vi/Zi) = -Av*Zi/RL.
ficou muito bom
Espero que tenha lhe ajudado. Abraços
Boa explicação !!
Tem algum assunto em classe D ? Ou onde posso encontar sob o assunto.
Vish... Ainda não produzi nada sobre classe D. Vou ficar lhe devendo essa haha. Até mais
@@fogli. imagina! O Sr. Não me deve nada....mas sim quero lhe agradecer pelas suaa aulaa e explicações sobre eletrônica analógica, eu amo muito isso.
por quê você pode considerar Ie igual a Ic? Vt tem um valor fixo de 26mV por convenção?
Olá @adrianemoreira5967 ! Sabe-se que IE = IC + IB e IC = BETA*IB; Para elevados valores de BETA IC se torna tão elevado que IC fica muito maior que IB, e assim, pode-se aproximar IE=IC sem problemas.
Já para a tensão térmica (Vt), ela é definida como VT = kT/q; em que k é a constante de Boltzmann, T é a temperatura (em Kelvin) e q é a carga no elétron. No vídeo [ua-cam.com/video/3mGA5E0oHf4/v-deo.htmlsi=us5r9Tn_5aRyztrn] eu comento um pouco mais sobre essa fórmula
Para aplicações em que a temperatura esteja próximo dos 25ºC, o valor de VT pode ser aproximado por 26mV, sem problemas.
Espero ter ajudado.
Muito bom, eu aqui antes da minha prova 🤡🤡🤡🤡
Antes tarde do que nunca
Mas Ai?
É possível obter o ganho de corrente Ai em função da impedância de entrada (Zi), da carga (RL) e do ganho de tensão (Av).
Para isto, você pode usar o mesmo procedimento de Av para deduzir Ai, ou seja, Ai = io/ii (corrente de saída dividido pela corrente de entrada).
Deduzindo para este exercício:
Sabe-se que io = -vout/RL e ii = vi/Zi. E para este circuito, Zi=(RB //Beta*re), então:
Ai = io/ii = (-vout/RL)/(vi/Zi). Como vout é igual a Av*Vi,
Ai = (-Av*vi/RL)/(vi/Zi) = -Av*Zi/RL.