Problemas de uma Criação Superprotetora

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 24 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 40

  • @sweetmimi286
    @sweetmimi286 9 днів тому +5

    Recebi uma criação superprotetora, com muita restrição de liberdade e quase nenhum espaço para desenvolver minha própria personalidade e autenticidade.
    Porém não recebi muita atenção. O resultado foi ter me tornado uma pessoa tão independente, que tenho imensa dificuldade em pedir ajuda. Detesto ter que depender das pessoas, não importa o nível de proximidade que tenho com elas nem o contexto da situação.

  • @wilesfrisonalexanderflores1776
    @wilesfrisonalexanderflores1776 Місяць тому +3

    Alan mocellin para mim você é o melhor canal de psicólogia ❤

  • @alinecristina6586
    @alinecristina6586 3 дні тому +1

    Eu fui muito castrada, então hoje eu vivo de forma muito livre...

  • @Lidião666
    @Lidião666 2 місяці тому +7

    Mais um dos vários motivos pros pais fazerem terapia antes de terem filhos e durante a criação. Aliás, motivos é o que mais temos

  • @Ceciroch
    @Ceciroch 2 місяці тому +6

    Que legal mais um vídeo!!
    Eu tive uma criação superprotetora, por todos meus familiares. Acham que queriam que eu não sentisse a falta do meu pai frio e distante!
    Eu cresci fria e distante!
    Inclusive, ontem estava meio mal por não ter figura paterna e masculina, pode falar sobre? Senti falta do meu pai, e não consigo ter relações saudáveis com homens
    O jeito que vc aborda os temas é maravilhoso!

  • @FabiaBaptista-sx5fz
    @FabiaBaptista-sx5fz 2 місяці тому +9

    Tema de extrema relevância!!

  • @diletolobobranco8786
    @diletolobobranco8786 2 місяці тому +6

    Grato, sempre, por doar seu conhecimento e suas experiências de vida.
    Poderia, se possível, abordar o cenário inverso.... explico.
    Não tendo super proteção qual as causas para uma insatisfação crônica onde se espera , pede muito e quando o resultado vem, infelizmente no tempo do outro, um tempo longo, sabido necessário, sempre chega após a desistência da espera.

  • @PaolaMartins6580
    @PaolaMartins6580 2 місяці тому +6

    Boa tarde DR. professor !!!

  • @Anny-uf8wi
    @Anny-uf8wi 2 місяці тому +6

    Saudades, Allan. Obrigada

  • @furost_nova
    @furost_nova 2 місяці тому +10

    Me vejo nesse vídeo e o importante é isso mesmo. Todo transtorno tem algum fundamento na criação. Mas sempre que tem esses problemas, é necessariamente caso de transtorno? Não.
    É por isso que uma coisa que notei. Um ponto em comum entre relacionamentos tóxicos, abusos, jogos, pais superprotetores ou negligentes e escolas? Todo jogo ou esporte tende a forçar o desenvolvimento da habilidade de negociar, de esperar, de liderança, etc. É o que eu vejo nos jogos competitivos. Quanto mais tóxica e agressiva é a média dos jogadores, mais eu fico pensando nessas coisas de criação familiar. Hoje eu daria muito mais importância à jogos e esportes, principalmente coletivos, do que aquele monte de teoria de livro que cobram no vestibular.

    • @thaisrodrigues9947
      @thaisrodrigues9947 2 місяці тому +1

      Sem dúvida. Na vdd eu não acho a escola algo fundamental ma vida de ninguém. Os relacionamentos são muito mais importantes. O estudo é importante? Sim, desde que a pessoa tenha livre escolha. Não temos isso. Um monte de baboseira que não usamos. Além de que a gente tem essa percepção mas somos doutrinados que isso é necessário. Daí nos sentimos deslocados, e até burros, sendo que muitas vezes não estamos tendo as energias e foco direcionados nas coisas certas que valorizam nosso potencial e inclinação natural.

  • @brunyelle8075
    @brunyelle8075 2 місяці тому +8

    Sou filha única e resulto de uma criação super protetora com controle e ausência de liberdade, restrições do tipo que nem podia frequentar a vizinhança ou raramente ia aos aniversários das coleguinhas, ouvir bastante nãos e devido a isso não me tornei uma adulta mimada, porém já tive muita dificuldade de entender e lidar com emoções. Nem sei se possuo alguma patologia mais tenho pavor a ser controlada, meu subconsciente teme a perder a liberdade que tanto almejei na infância.

    • @AlanMocellim
      @AlanMocellim  2 місяці тому +6

      Só controle não torna uma pessoa mimada, mas cria uma aversão ao controle e busca por independência ou, inversamente, conformismo e resignação. Quando soma-se ao controle ganhar coisas sem esforços, não ser punida por erros e ser tratada como diferente/especial, aí se tem maior incidência de uma personalidade que poderíamos chamar de mimada.

    • @brunyelle8075
      @brunyelle8075 2 місяці тому +4

      @ Realmente tenho bastante aversão ao controle e sempre estive em busca até conseguir minha independência, essa criação resultou em muitas escolhas para a minha vida, por exemplo não sou e não serei mãe, tomei essa decisão ainda na infância e devo ser honesta em dizer que ainda bem pois tenho a certeza que eu seria uma protetora exagerada e percebo pelo jeito que cuido do meu cachorro que se eu pudesse colocaria dentro de uma bolha para protegê-lo.

    • @Jaspe_C
      @Jaspe_C 2 місяці тому +1

      O oposto disso, uma criação permissiva, sem limites e, especialmente, afeto, tem gerado seres humanos bem mais traumatizados... e pior, sem tamanha autoconsciência...

    • @davidsunfeld3185
      @davidsunfeld3185 2 місяці тому +2

      @@brunyelle8075 boa noite, entendi tudo, perfeitamente. O seu caso é emblemático. Oxalá você conseguisse mudar de idéia. Ter, sim, uma família. Não se privar dessa dádiva. Um dia, mais tarde, você poderá ter outro ponto de vista. Somente pelo fato de reconhecer a sua situação emocional, já te possibilita passar por mudanças.

    • @davidsunfeld3185
      @davidsunfeld3185 2 місяці тому +3

      @@AlanMocellim boa noite, professor Alan, o seu conteúdo é espetacular. Já assisti a vários dos seus vídeos. Parabéns! Gratidão!

  • @LucasSoltoski-l9v
    @LucasSoltoski-l9v Місяць тому +1

    Vídeo necessário
    Obrigado

  • @Jaspe_C
    @Jaspe_C 2 місяці тому +2

    Impecáveis ponderações! 👏🏻

  • @S.i.m.o.n.e
    @S.i.m.o.n.e 2 місяці тому +4

    Sabia que teria vídeo hoje! Intuição 😊

  • @jaciarajunqueira1761
    @jaciarajunqueira1761 2 місяці тому +2

    Boa noite Professor Alan. Desde de criança tive problemas com saude.Tive uma Auta confiança especial dos meus pais e família, só que adulta fui diferente, olhei minha mãe doente e sou muito grata por isso.Minhas irmãs tem ciúmes.Eu não, tenho consciência de tudo que deveria.O resto não me deixa com qualquer problema. Parabéns. Shalom.

    • @thaisrodrigues9947
      @thaisrodrigues9947 2 місяці тому +1

      Eu tbm. Mas descobri qye muitas vezes ficamos doentes pra sermos cuidados. Tem fundo emocional tbm

  • @PaolaMartins6580
    @PaolaMartins6580 2 місяці тому +8

    Dr. Professor sobre o último tema, foi extremamente relevante. Procuro melhorar já tinha noção, não sabia o quanto é chato uma pessoa depressiva.

    • @diletolobobranco8786
      @diletolobobranco8786 2 місяці тому +2

      Não é a depressão chato.
      É cansativo conviver com alguém depressivo porque vc doa sua energia, alegria, se exaure e não tem a reciprocidade.
      Ou seja vc sempre faz. Mas, tem dias que se está pra baixo, deprimido e o depressivo não nos levanta. Não dá colo. Não existe herói. Existem humanos que se doam mais.

  • @DJC.KC.A..
    @DJC.KC.A.. 2 місяці тому +3

    Exatamente, e quando os pais tem dificuldade de dizer não para o filhos de impor limites ou ensinar a ter paciência respeito com o próximo ou não passar por frustrações tbm, os pais dão presentes toda semana ou até todos os dias mesmo, dão mais presente que a presença enfim.. levam pra passear no shopping... Fazem de tudo pra não ver a criança passar por nada disso, e aí quando essas crianças cresce vira um adulto que não sabe lidar com essas emoções com frustrações e querendo tudo pra ontem e sempre buscando opção de vida fácil mesmo que errado pq foi ensinado assim né.
    Um risco enorme pra virar um adulto abusivo sem empatia sem se de conta ou depressivo qua do se dá conta tbm, e chegar até o ponto de entrar no mundo das drogs ou da prostit e traflc de drg infelizmente tbm !

  • @marioalvesbrasil
    @marioalvesbrasil 7 днів тому

    Existe diferença entre superproteção e controle excessivo? Sempre tive essa dúvida e quais impactos causam! 😢 Fui criado por pais extremamente controladores e tiranos e adquiri fobia social e pânico. 😢

  • @Tfalar
    @Tfalar 26 днів тому

    Descreveu meus ex namorados com exatidão. Eu só "topava" com homem assim, provavelmente porque meu pai é bem assim também.

  • @claraestupida
    @claraestupida Місяць тому

    acho q esse caso de criação é bem comum em pessoas com personalidade dependente, nao?

  • @toninha4658
    @toninha4658 2 місяці тому +2

    Está chegando uma geração muito problemática

  • @TassiaNathalia
    @TassiaNathalia 2 місяці тому +2

  • @S.i.m.o.n.e
    @S.i.m.o.n.e 2 місяці тому +5

    Alan, o tema parece muito relacionado à Síndrome de Peter Pan e ao "filho dourado" da dinâmica familiar narcisista.

    • @AlanMocellim
      @AlanMocellim  2 місяці тому +6

      O que falo aqui é bem mais comum que essa dinâmica de "filho doutorado" em famílias narcisistas e costuma estar presente, em contrário, em famílias com membros saudáveis. Aliás, são cuidadores com ótimas intenções que produzem isso. Normalmente a superproteção é adotada por familiares e cuidadores que tiveram experiências prévias ruins, seja consigo mesmos, ou com um primeiro filho ou ainda outro familiar, nos quais muita liberdade e/ou muita punição resultaram em uma pessoa problemática. Para não repetir o erro observado adotam um modelo de criação que acreditam ser ideal (controlando mas sem punição) que acaba por criar também problemas, criando na pessoa que cresce assim um sistema de crenças velado de que todos devem fazer por ela, sem que ela precise fazer o mesmo. Também na pessoa criada assim não há tipicamente narcisismo, mas uma tendência à insatisfação permanente e incapacidade de aceitar falhas em outras pessoas.

    • @S.i.m.o.n.e
      @S.i.m.o.n.e 2 місяці тому +3

      Perfeita a sua análise. São fatos. Vivi isso. Obrigada pela resposta.

    • @furost_nova
      @furost_nova 2 місяці тому +3

      O que eu penso que diferencia o filho dourado e dinâmica narcisista é que narcisista vai tratar filho dourado como troféu ou medalha de ouro. Um objeto mesmo. É mais profundo do que superproteção.

    • @AlanMocellim
      @AlanMocellim  2 місяці тому +3

      @@furost_nova isso, é um objeto a ser exibido como medalha do sucesso de seus cuidadores, para que possam se enaltecer. Não há preocupação genuína com esse filho, apenas uso dele para os efeitos que ele pode produzir.