Rlx @obibotalk, o analfabetismo hermenêutico impera... Querer é diferente de cobrar, mas pra quem quer causar é tudo igual.... Se mantenha no foco, continuamos juntos! Abcs
Mt bem observado. Tá certo que existe o exemplo de Timóteo, que na opinião de alguns estudiosos, tinha em torno de 19~20 anos quando assumiu suas funções. Mas mesmo assim, ele já conhecia "as sagradas letras" as quais podiam torná-lo sábio desde a infância. E além do mais, ele é uma exceção, já que a própria tradução da palavra "presbyteros" no grego indica uma pessoa mais madura - ancião.
@@josueinhan8436 Não tem nem comparação cara, Timóteo era jovem mais tinha ajuda de Paulo, ele entendia muito de bíblia, ele sim era um verdadeiro pregador do Evangelho ao contrário da Vitória Souza
Davi virou rei depois de adulto, levou anos. José virou governador do Egito já adulto, levou anos. Samuel virou profeta depois de adulto, levou anos. Tem mais aí.
Bibo, falando por experiência própria... Com 14 anos eu era Ministro de Louvor e um dos Líderes de Jovens da minha igreja e na época eu não fazia IDÉIA de como eu não estava preparado... Vivi experiencia EXTRAORDINÁRIAS, completamente SOBRENATURAIS. Mas não tinha estrutura para o depois e com 18 me afastei... Eu me precoupo MUITO com os pregadores mirins, ministro de louvor mirins, profetas e por ai vai.... Acho massa que sejam estimulados e porque não que atuem junto com sua liderança em cultos infantis ou de jovens... Mas eles PRECISAM ter um cuidado maior. Pois jovens que poderiam aproveitar e crescer em SABEDORIA e INCENDIAR suas faculdades, seus empregos e por ai vai... Acabam se perdendo antes mesmo de poder e as vezes até se afastam da igreja...
Acho que o exemplo do Jota A deveria ficar de alerta...alguém que comecou muito cedo e desviou, acredito que para subir no altar o obreiro (a) precisa de tempo e maturidade
Eu nunca tinha pensado sobre isso, mas já adianto que eu agradeço a Deus pela vida do meu pai, pelo discernimento que Deus deu para ele naquela época. Eu comecei a pregar na minha adolescência acho que foi com uns 11 anos, me colocaram para pregar no culto de jovens. A missionária esposa do pastor gostou da minha pregação e me colocou para pregar outras vezes nesse culto que era destinado aos jovens. Meu pai também pregava em várias igrejas e eu ia com ele na maioria das vezes. Confesso que me inspirava nele e no pastor da nossa igreja, como também em pregadores famosos da época que a gente gostava de ver as pregações. As pessoas começaram a saber que eu pregava também e comecei receber convites para pregar em outras igrejas e até preguei uma vez em uma igreja em outra cidade em uma festa destinada às crianças, porém meu pai ficou sabendo de algumas pessoas que tinham sido pregadores mirins e também filhos de pastores que quando ficaram mais velhas saíram da igreja, temendo que eu abandonasse a igreja no futuro por ficar sobrecarregado, ele não permitiu que eu ficasse aceitando convites para pregar sempre. Algumas pessoas o questionaram, mas ele dizia para elas e para mim que não ia transformar minha vocação para o ensino em uma carreira ou trabalho e que eu precisava aproveitar a minha infância e que Jesus só tinha começado o ministério dele com 30 anos. Agradeço a Deus por ter me ajudado a obedecer meu pai, porque hoje adulto com quase 30 anos, mesmo passando por vários momentos de desânimo em relação a igreja no Brasil, o Senhor continua aumentando a minha fé no seu Filho, e quero continuar a viver esse evangelho que transformou a vida da minha família, de várioas amigos meus e a minha vida também.
Concordo com vc, Bibo. É nítido ver que muitos desses mini queridos estão imitando, crianças usando entonações super esquisitas pra o falar de uma criança. Fora a maturidade que não tem. Quem aceitaria ser pastoreada por uma criança? eu hein... Enfim, falou tudo. (pô, achei que o vídeo tava acelerado kkkk)
1. Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja. 2. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; (1 Timóteo, 3)
Sou um jovem evangélico pentecostal e pregei pela primeira vez aos meus 17 anos, mas desde de um tempo pra cá decidi dá um tempo para mim dedicar mais no meu desenvolvimento pessoal como cristão na Palavra de Deus, hoje com meus 21 anos procuro crescer me dedicando em auxiliar a minha congregação principalmente como um dos técnicos de som e ajudando os professores da Escola Bíblica Dominical. Pretendo sim um dia voltar a subir no púlpito para pregar, mas não acho esse seja o momento certo
Penso que se mergulharmos no problema de Pregadores Mirins vamos chegar no mesmo lugar que se olharmos para outros tantos problemas do mundo pop gospel: o mercado.
Sou educador da infância o grande ponto é a criança experimentar e compartilhar a espiritualidade em seu contexto e características próprias da infância e não criar um personagem... Criança compartilha fé, mas na roda de brincadeira, na festinha de aniversário e na escola e principalmente com valores de alguém cheia de Jesus como amor, amizade carinho etc!
Me tornei mto ativa na igreja na infância, preguei algumas vezes, estava em escalas variadas...O problema é que a gente se tornava um mini adulto e não uma criança que participava da vida da igreja como criança. As pessoas "irmãos" cobravam postura de adulto da gente...O auge foi eu com 14 anos orando na cadeia para os presos, passei maior constrangimento na revista.
Na igreja Batista tradicional tem as organizações missionárias Embaixadores e Mensageiras do Rei onde somos preparados para tal responsabilidade. Eu posso dizer do que já vi em minha igreja criança pregando e foi incrível mas com supervisão da liderança!!! Pregadores mirins com supervisão e direcionamento da liderança é outro nível!! Deus abençoe a todos e tenha misericórdia dessas crianças que foram "adultizadas" cedo demais
Com 18 anos eu pregava, era diácono e era professor dos jovens na escola dominical. Me afastei e voltei agora. Foram 8 anos afastado. Agora estou muito diferente. Realmente colocar mui tá responsabilidade no jovem pode ser um grande problema. Muita carga espiritual.
Uma coisa que percebo no movimento pentecostal (inclusive em eventos de minha igreja local) é uma dicotomia entre a pregação e o ensino da Palavra. Parece que são atuaçõese trabalhos diferentes e que não deveriam ser. São pregadores que não gostam de frequentar os estudo bíblicos. Acredito que isso explica muita coisa
Também iniciei cedo com pregações, diaconato, presbitério e quase pastor. Parei, percebi que tudo foi muito rápido, e acabei parando no caminho. Hoje sou extremamente contrário a está espécie de precocidade, criança tem que fazer coisa de criança, adolescente deve fazer coisas de adolescente
Algo que é bem importante lembrar também é que nessa fase infantil, é comum que a criança queira agradar o adulto, e muitas vezes o que essas crianças fazem, mesmo não tendo a consciência disso, é utilizar trejeitos e falar aquilo que os adultos gostam, e por consequência serem aprovadas pelos tais e serem acolhidas pela comunidade. uma lembrança que me confirma esse pensamento é de quando eu era criança/pré-adolescente, me diziam sempre que deveríamos cantar e nos apresentar de um jeito que a igreja glorificasse e quanto mas a igreja fizesse barulho mais o senhor estava nos usando e por aí vai... esse glorificar da igreja era como se fosse um selo de aprovação do espírito santo. e na maioria das vezes a tendência era de que quanto mais a criança agia conforme um adulto, mais era considerada cheia da unção, cheia do espírito, enfim são tantos pesos colocados em tantas crianças, que vivem o seu "ministério" em busca de agradar os homens, é muito triste!!!
Mas está mudando, estão começando a dar mais valor ao estudo das Escrituras, tem o CFO também que é o curso para obreiros que ensina o básico da teologia, questões de ética, como o pregador deve se portar ao pregar etc e isso já é um bom começo
Fui batizado com o Espírito Santo e recebi a oportunidade de usufruir do dom de línguas ainda criança e também tive oportunidade de iniciar o ministério sem nenhum conhecimento bíblico, porem com a maturidade e responsabilidade me formei dentro das escrituras fiz cursos e hoje estou finalizando a segunda formação teologica. Como o irmão disse existe a benção da oportunidade mas acredito que os Pastores devem guiar essas ovelhas para o estudo e o exame serio das escrituras e não fazer um mercado milionário com isso
Por mais responsabilidade e maturidade que uma criança possa aparentar ter, ela não pode ser responsabilizada nem cobrada para ter! Cresci no meio pentecostal e o que sempre vi é a irresponsabilidade dos pastores em acompanhar e a ignorância de pais que permitem que os pastores digam e norteiem os acessos que essas crianças terão.
14:14 sinceramente, tá tudo errado quem cobra seja o valor que for... "Quero ganhar uma boa oferta sim, quero um bom restaurante e um bom hotel..." Então não pode ir a uma igreja pequena com não teria mais do que 100,00 para ofertar?
Qdo se levanta uma crítica qto a esse lance de pregador mirim logo vem aquela célebre frase "Deus usa quem quer" . Aí esvazia o diálogo racional. Eu assisti ao vídeo do Fontana e também te parabenizo pela crítica sensata.
Tenho o mesmo entendimento, há muitas pessoas sem preparo/estudo falando de Deus e trazendo escândalos. É preciso conhecer a Deus antes de fazê-lo Conhecido.
Acho que a generalização é um problema também. Minha irmã, por exemplo, pregou em dois congressos de crianças aqui da Igreja. Duas mensagens de meia hora mais ou menos. Ela estudou a Bíblia durante semanas, e a mensagem foi revisada várias vezes pelo meu pai - que é pastor. Ela não estava "só imitando". Ela estava PREGANDO O EVANGELHO! Não são todos que caem nesse problema, que sim é muito sério.
Cara muito bom, é a pura verdade. Infelizmente muitas das igrejas ( não todos porque tem muita igreja séria ) fomentam esse tipo de coisa Digo isso por experiência própria, vi muito disso. Temos que ter mais temor pela palavra e de como pregar. Temos crianças pregando mas o erro maior no meu ponto de vista não são delas, mas sim dos pastores e líderes porque se elas estão lá pregando é porque alguém autorizou. É lamentável também pregadores cobrarem tudo isso o pior é que as igrejas chamam estes pregadores que tem uma visibilidade para chamar mais fiéis, e os mesmo não tem profundidade na palavra. Ao invés de gastar 40 mil com um pregador, porque não fazem obra de caridade na igreja ou investem na obra missionária? Que Deus possa levantar mais pessoas com visão do reino e Cristocêntrico.
Oi Bibo, você tocou em diversos pontos importantes nesse vídeo. Acho o mais relevante é o tópico da grana envolvida em todo esse embróglio. Você comentou em "oferta" inflacionada para esses pregadores ( sejam mirins ou não ), esse é o ponto. Quando uma igreja faz um convite a esses pregadores, ela ( igreja ) tem ciência dos valores, sendo assim, alimenta esse sistema nefasto de comércio da palavra. No final, todos ganham ( igreja e pregador ), nenhum deles tem prejuízo. O pregador recebe muitas vezes adiantado o valor do cachê e a igreja lucra com as ofertas arrecadadas no evento. Virou um comércio rentável. Isso sem falar, que muitas vezes esses pagamentos nem são declarados como rendimento ( isso é outra coisa ). Sds
Comecei a pregar muito cedo, aos 16. Poucos dias de convertido, embora eu tenha abandonado meus pecados quase que instantaneamente. Hoje, tenho alguns traumas, que creio serem fruto da vida rígida (requeida pela igreja) que levei. Hoje, ate penso em dar um tempo na pregação e me curar desses problemas. Eu acho que isso é coisa séria. Para mim, não acho que tenha sido uma boa experiência.
Como Marcos Feliciano que fica falando coisas que não tem nada a ver , aí perde toda credibilidade . Então e melhor se tratar e se renovar para mas tarde vc se torna um grande ministrador da palavra de Deus
@@carlaavon8769 , sim, brevemente irei procurar ajuda. Acho que também vou procurar um psiquiatra, pois dessa época que comecei a pregar para cá desenvolvi alguns problemas. Também desconfio de autismo.
Concordo plenamente com tudo o que disse, eu inclusive recebi oportunidade sendo totalmente despreparada e fiz muita coisa de que hoje me arrependo, graças a Deus 🙌🏼 continuo no caminho
Caraca, eu sempre via esse movimento de pregadores mirins com maus olhos, mas não sabia justificar meu incômodo com o movimento. É complicado se posicionar contra algo que todo mundo diz que é bom. Agora, um caso que tem algumas vertentes do que disse no vídeo acerca da exploração do trabalho infantil, é o "Coral de Crianças Watoto". Eu fui assistir uma apresentação dessas crianças um dia e fui apedrejado por dizer que me incomodava eles utilizarem as crianças para fazerem Turnês mundiais levantando doações. Conhece esse trabalho? Acha que, no caso deles, também poderia se configurar como exploração de trabalho infantil?
Desde o princípio eu havia comentado que alguém deveria cuidar dessa menina, ela está exposta ao mercado "gospel", Internet, falta de preparado, trabalho infantil... Tem tudo para se tornar mais um caso de Jotta A. Que Deus ajude essa menina e de sabedoria aos pais e consiga reverter esse caso.
Eu acho muito importante a figura do pastor local nessas situações, não para "controlar", mas para orientar tanto a criança/adolescente etc. quanto aos pais. Muitas vezes a ignorância e a ganância colocam muitos crentes em zonas perigosas e a orientação de um bom pastor é essencial, até porque ele lida com o dia a dia e as necessidades da igreja. Muitos itinerantes não têm essa compreensão e orientação, acabando por adentrar num mercado achando que estão exercendo o ministério.
Comecei a pregar aos 15 anos, estudava demais a palavra e orava bastante, um temor enorme que eu tinha/tenho em levar a palavra de Deus. Nunca procurei imitar ninguém, so buscava ser cheia do Espírito Santo.
O conhecimento da palavra não é suficiente. Deve haver conexão entre conhecimento e experiência de vida e isso um jovem não tem...o discurso se torna vazio. O melhor mesmo é sentar e aprender aguardando a hora certa.
Sim, mas o pastor não me dava oportunidades em congressos ou eventos de médio/grande porte. Eram reuniões de Oração ou cultos com 20 pessoas no máximo. Onde eu era ensinada e encorajada.
É certo que os espaços e oportunidades que o meio pentecostal proporciona são incríveis! A gente se desenvolve demais! Costumamos dizer que quem cresceu "na igreja", envolvido, desenvolve muitas aptidões e desenvolturas. Contudo, existe um certo desleixo e falta de responsabilidade por parte de maioria massiva dos lideres/pastores e, principalmente dos pais! Porque temos, no meio pentecostal, a cultura de atribuir aos líderes decisões e acompanhamentos que devem ser, necessariamente, dos responsáveis. Vejo e experiencio muitas dessas crianças "se perdendo" durante a caminhada quando vão crescendo, porque terminam tendo acessos que até pra adultos é complexo para lidar. A própria compreensão das Escrituras e dedicação em desenvolver uma maturidade bíblica já é bastante complexa pros adultos... Isso sem colocar as "questões humanas" envolvidas como costumes, crendices etc., imagina para crianças ...
Se Jesus Viesse até você e falasse assim? : “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me” o que você faria? Responda só pra você.......
Essa questão da oferta,me lembro de Jesus dizendo,vão entre na casa comam o que lhe derem ,uma coisa e as pessoas quererem agradar e tratar bem o pregador,outra coisa e o pregador esperar isso 😢 foi se o tempo que se pregava o evangelho por chamado e por obediência,virou um mercado
Sobre pregar cedo: concordo com a pastora Sara Sheva: púlpito é linha de guerra,é perigoso colocar crianças desde cedo,não estão preparados e muitos acabam se desviando do caminho.
Eu penso que se isso está contecendo e por que tem muitas pessoas ganhado por trás, e dificilmente vai para, tudo que envolvem muito dinheiro e um lugar de poder. O que precisa realmente são as pessoas se consentizar, e para de dar mais poder para esse mercado gospel, e isso só será possível com aprendizagem da palavra de Deus. Cada dia mas fica evidentemente como as pessoas são enganada por falta de conhecimento.
Nas cartas de paulo a Timóteo, nós vamos ter diversos ensinamentos a igreja e principalmente pra nós jovens, alguns deles são focados aos diáconos e bispos ou pastores, mas uma coisa que pelo menos eu observei é que precisamos ter uma experiência maior, ter tempo de estudo, de conhecimento. Nós podemos ser jovens mas ainda sim somos novos, não acho errado jovem pregar, cantar, mas tudo com cuidado. Eu como jovem e crescida no evangelho, eu vejo que não sei de muitas coisas, minha mãe sempre fala que devemos ter sabedoria em primeiro lugar.
por conhecer a palavra do senhor na humidade...eu nao to créditos pra pregação com criança porque o ministério e com order e maturidade.....todos mártires era todos escolhidos criança mais quando.ia assumir a igreja ja era com idade .....todos ... Jesus ja falava na sinagogas com 12 anos mais comecou com 30 anos 🙏📖
Concordo em gênero, número e grau. Cresci na Assembleia de Deus e era mto nítido quando alguém imitava um famoso. E gostei mto de quando vc disse as situações em que a criança pode atuar, seja cantando/tocando um hino, uma breve palavra ou fazendo uma oração, mas não acho correto a criança ser o ministrante principal do culto
Bibo Sou assebleiano e a muito tempo ja tinha falado sobre assunto com meu irmão de fé. Desde minha infância fui encentivado pelos meus pais a conhecer mais de Deus atraz da oração e biblia. Concordo em tudo que vc falou sob o movimento e um " vergonha". "Fazer a coisa certo do jeito ERREDO e se torna ERRADO" E tem outra sobre essa menina por que ela está se pensando só com a agenda e não com a palavras( Evangelho). Eu aprentir se tenho que chorar por alguma injúria tenho que fazer aos pé de Cristo Jesus e não na net . Vamos continuar orando pela igreja do Senhor que venha o teu Reino Um abraço Deus continue abençoando sempre
Concordo contigo pastor. Sou pb em uma das Assembleias de Deus em Duque de Caxias- RJ e sou testemunha de quanto o movimento pentecostal foi/ é usado para levar à Palavra de Deus as multidões. Porém, reconheço que alguns irmãos em nosso meio são lenientes no que tange ao fomento de pregadores mirins e cobrança de cachês onerosos, por parte de certos pregadores.
PARABENS!! Finalmente alguém corajoso pra abordar o assunto dos pregadores mirins e trabalho infantil. Agora uma coisa: isso é mais complicado do que parece. Perante a sociedade pregar é o exercício de uma vocação; não trabalho. Isso deixa essas crianças numa situação ainda mais vulnerável, pois a lei não entende que essas crianças estão trabalhando, fomentando assim mais exploração
interessante O Bibo falando em oferta menor que R$ 3 mil... Em minha região muitos pastores ganham menos que isso para cuidarem da Igreja em sua totalidade ... rs Muita coisa a se pensar e o caminhos novos ... Deus abençoe BIBO
Ai questiona a escolha de quem ganha 8. No final das contas eu sou contra isso, porque as igrejas usam esses pregadores quase que como Influencers. Eles vem trazem mais gente dos arredores pra igreja que resulta em uma receita melhor pra igreja. Quanto mais o pastor atrai pessoa de fora e comove a igreja, mais ele ganha.
Grande Bibo!! Parabéns pelo trabalho. Acomponhava a Escola do Discípulo (já sei que são seus amigos, rsrs) e foi através deles (algorítimo) que cheguei até o seu canal. Gostei desde o início e acompanho sempre que possível. Oq acho interessante no seu trabalho e necessário, é a autenticidade do conteúdo. Honesto, correto e justo dentro do contexto cristão. Muita refexão e principalmente traquilidade para abordar temas espinhosos e sempre com muito respeito para aqueles que são de diferentes religiões, culturas etc. Acho que isso falta muito dentro do meio cristão. O respeito. Sou cristão e vejo que "O Caminho" está se perdendo aqui no Brasil, infelizmente. Muita igreja, muitos cultos, muitos pastores, pouco conteúdo, muita discurso de ódio, muita hipocrisia. É duro falar isso, porém é oq enxergo. Você e o Cacau se destacam da multidão por serem coerentes e corretos nas reflexões. Parabéns!!!
Idade não tem nada a ver. O que importa é a vida da pessoa com Deus e sua maturidade pra entender as coisas e sobre o que é o evangelho. Eu ministrei na igreja pela primeira vez com uns 14, 15, 16 anos e foi tudo pautado na bíblia, sobre a libertação do povo de Israel. Não tinha nada dessa teologia coach, nem imitação a outros pregadores
Fico impressionada com o tanto de pessoas que não lêem a Biblia e aceitam qualquer coisa como "pregação" a responsabilidade disso tudo são destes adultos que têm preguiça de orar, de ler a Palavra e levar isso a sério.
Belo o vídeo do Fontana, não poderia ser diferente, o cara arrasa sempre. Apesar de considerar o assunto complicado, por acreditar ter uma galera por trás se dando bem através dessas crianças, se não for falado vai continuar assim e só piora. Tem exemplos bons de alguns que começaram desde cedo e surtaram pois não souberam lidar com as pressões, cancelamentos, por uma indústria que provavelmente não se preocupa com a saúde da criança da mesma forma que com o sucesso dela.
achei ótimo o vídeo e como vc expos sua opinião de forma clara e sincera valorizo bastante isso mas cuidado ao falar certas coisas porque podem ficar mau interpretadas ainda mais na internet kk como por exemplo quando você fala que não tem critério cria uma ideia de que todo pentecostal ou igreja pentecostal segue esse padrão mas enfim concordo com algumas coisas e outras não mas que Deus te abençoe mano parabéns pelo video 👏👏
Esses conteúdos me remete ao sociólogo Pierre Bourdieu quando fala de campo social, cada participante buscando os melhores troféus. Minha dúvida é se isso é para o bem do próximo ou de si mesmo.
Uma coisa que eu tenho dúvida é sobre ela estar no casamento, pq acredito e já vi o bibo comentar também que nossa presença " confirma" nossa aceitação com algo, acho que até deu exemplo de estar num bar. Então no aniversário do meu tio que é homossexual eu também iria , mas tenho dúvidas quanto ao casamento .
Na vdd ja a um tempo que a intinerancia virou um seguimento de mercado, e o "pregador mirim" virou um loby atrativo pro "mercado" gospel, e não é so no meio pentecostal.
Concordo que no meio Pentecostal seja mais comum, mas eu sou da Igreja Presbiteriana do Brasil e comecei a pregar com 11 anos eventualmente, em reuniões de oração, em programação infantil e para adolescentes. Hoje eu tenho 34 e sou pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil.
EU NÃO COBRO 3MIL PARA PREGAR, TEM GENTE COM PREGUIÇA DE ENTENDER O QUE EU DISSE...
Você não disse e foi bem claro nisso. Fica bem, Bibo. Vc é benção... mas tem muita gente preguiçosa por aí...
@@wilsonjunior4673 pior que nem foi isso, mano, ouve lá novamente.
Rlx @obibotalk, o analfabetismo hermenêutico impera... Querer é diferente de cobrar, mas pra quem quer causar é tudo igual.... Se mantenha no foco, continuamos juntos! Abcs
@@davidandrews1432 Se não faz perfeito, pq? Oxe, tu faz trabalho de graça, é?
Bibo quanto seria o valor justo para um pregador trazer a palavra de Deus aqui em um bairro da periferia de manaus ?
Jesus levou 30 anos pra exercer integralmente seu ministério, e Ele já era Deus kkkkkkk e o povo querendo por criança pra pegar
Mt bem observado. Tá certo que existe o exemplo de Timóteo, que na opinião de alguns estudiosos, tinha em torno de 19~20 anos quando assumiu suas funções. Mas mesmo assim, ele já conhecia "as sagradas letras" as quais podiam torná-lo sábio desde a infância. E além do mais, ele é uma exceção, já que a própria tradução da palavra "presbyteros" no grego indica uma pessoa mais madura - ancião.
@@josueinhan8436 Não tem nem comparação cara, Timóteo era jovem mais tinha ajuda de Paulo, ele entendia muito de bíblia, ele sim era um verdadeiro pregador do Evangelho ao contrário da Vitória Souza
Davi virou rei depois de adulto, levou anos. José virou governador do Egito já adulto, levou anos. Samuel virou profeta depois de adulto, levou anos. Tem mais aí.
A culpa é dos adultos que a cercam e de crentes que não entendem nada.
@@aparecidafatima9998 Com certeza, concordo com tudo que você escreveu aí.
Bibo, falando por experiência própria... Com 14 anos eu era Ministro de Louvor e um dos Líderes de Jovens da minha igreja e na época eu não fazia IDÉIA de como eu não estava preparado... Vivi experiencia EXTRAORDINÁRIAS, completamente SOBRENATURAIS. Mas não tinha estrutura para o depois e com 18 me afastei... Eu me precoupo MUITO com os pregadores mirins, ministro de louvor mirins, profetas e por ai vai.... Acho massa que sejam estimulados e porque não que atuem junto com sua liderança em cultos infantis ou de jovens... Mas eles PRECISAM ter um cuidado maior. Pois jovens que poderiam aproveitar e crescer em SABEDORIA e INCENDIAR suas faculdades, seus empregos e por ai vai... Acabam se perdendo antes mesmo de poder e as vezes até se afastam da igreja...
Sua história é minha história, minha família é dge uma longa tradição pentencostal, que segue esse mesmo caminho
@@andercms Infelizmente a nossa história é a história de muitos...
Como digo nas igrejas: criança tem q ser criança.
Exatamente!
O peso espiritual é muito grande para uma criança ou um adolescente liderar um ministério sozinha.
@@julianarosilva exatamente... Temos tantos exemplos...
Acho que o exemplo do Jota A deveria ficar de alerta...alguém que comecou muito cedo e desviou, acredito que para subir no altar o obreiro (a) precisa de tempo e maturidade
Eu nunca tinha pensado sobre isso, mas já adianto que eu agradeço a Deus pela vida do meu pai, pelo discernimento que Deus deu para ele naquela época.
Eu comecei a pregar na minha adolescência acho que foi com uns 11 anos, me colocaram para pregar no culto de jovens. A missionária esposa do pastor gostou da minha pregação e me colocou para pregar outras vezes nesse culto que era destinado aos jovens. Meu pai também pregava em várias igrejas e eu ia com ele na maioria das vezes. Confesso que me inspirava nele e no pastor da nossa igreja, como também em pregadores famosos da época que a gente gostava de ver as pregações.
As pessoas começaram a saber que eu pregava também e comecei receber convites para pregar em outras igrejas e até preguei uma vez em uma igreja em outra cidade em uma festa destinada às crianças, porém meu pai ficou sabendo de algumas pessoas que tinham sido pregadores mirins e também filhos de pastores que quando ficaram mais velhas saíram da igreja, temendo que eu abandonasse a igreja no futuro por ficar sobrecarregado, ele não permitiu que eu ficasse aceitando convites para pregar sempre.
Algumas pessoas o questionaram, mas ele dizia para elas e para mim que não ia transformar minha vocação para o ensino em uma carreira ou trabalho e que eu precisava aproveitar a minha infância e que Jesus só tinha começado o ministério dele com 30 anos.
Agradeço a Deus por ter me ajudado a obedecer meu pai, porque hoje adulto com quase 30 anos, mesmo passando por vários momentos de desânimo em relação a igreja no Brasil, o Senhor continua aumentando a minha fé no seu Filho, e quero continuar a viver esse evangelho que transformou a vida da minha família, de várioas amigos meus e a minha vida também.
"Não quero discutir se a pregação dela é boa ou ruim.... Aliás, já digo que é Ruim"
Hahahaha exatamente.
Concordo com vc, Bibo. É nítido ver que muitos desses mini queridos estão imitando, crianças usando entonações super esquisitas pra o falar de uma criança. Fora a maturidade que não tem. Quem aceitaria ser pastoreada por uma criança? eu hein... Enfim, falou tudo.
(pô, achei que o vídeo tava acelerado kkkk)
Como diz um pastor que eu conheço, pastor que é também psicólogo, esse negócio de "pregador mirim" é uma insanidade.
1. Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja.
2. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar;
(1 Timóteo, 3)
Deus abençoe todos vocês do Bibotalk
Sou um jovem evangélico pentecostal e pregei pela primeira vez aos meus 17 anos, mas desde de um tempo pra cá decidi dá um tempo para mim dedicar mais no meu desenvolvimento pessoal como cristão na Palavra de Deus, hoje com meus 21 anos procuro crescer me dedicando em auxiliar a minha congregação principalmente como um dos técnicos de som e ajudando os professores da Escola Bíblica Dominical.
Pretendo sim um dia voltar a subir no púlpito para pregar, mas não acho esse seja o momento certo
Se dedique a estudar a Língua Portuguesa. Imprescindível entender o que está lendo pra depois compreender o que a Bíblia diz. Vlw
@@rcar1kkkkkk
Penso que se mergulharmos no problema de Pregadores Mirins vamos chegar no mesmo lugar que se olharmos para outros tantos problemas do mundo pop gospel: o mercado.
Sou educador da infância o grande ponto é a criança experimentar e compartilhar a espiritualidade em seu contexto e características próprias da infância e não criar um personagem... Criança compartilha fé, mas na roda de brincadeira, na festinha de aniversário e na escola e principalmente com valores de alguém cheia de Jesus como amor, amizade carinho etc!
A Fé não anula a capacidade cognitiva do indivíduo. Deve caminhar junto à fé e à razão.
Me tornei mto ativa na igreja na infância, preguei algumas vezes, estava em escalas variadas...O problema é que a gente se tornava um mini adulto e não uma criança que participava da vida da igreja como criança. As pessoas "irmãos" cobravam postura de adulto da gente...O auge foi eu com 14 anos orando na cadeia para os presos, passei maior constrangimento na revista.
Sou contra oferta... acho esquisito cobrar pra falar sobre bíblia. Creio que isso gera uma série de problemas.
Na igreja Batista tradicional tem as organizações missionárias Embaixadores e Mensageiras do Rei onde somos preparados para tal responsabilidade. Eu posso dizer do que já vi em minha igreja criança pregando e foi incrível mas com supervisão da liderança!!! Pregadores mirins com supervisão e direcionamento da liderança é outro nível!!
Deus abençoe a todos e tenha misericórdia dessas crianças que foram "adultizadas" cedo demais
Com 18 anos eu pregava, era diácono e era professor dos jovens na escola dominical. Me afastei e voltei agora. Foram 8 anos afastado. Agora estou muito diferente. Realmente colocar mui tá responsabilidade no jovem pode ser um grande problema. Muita carga espiritual.
Concordo PLENAMENTE com tudo que você falou.
Uma coisa que percebo no movimento pentecostal (inclusive em eventos de minha igreja local) é uma dicotomia entre a pregação e o ensino da Palavra. Parece que são atuaçõese trabalhos diferentes e que não deveriam ser. São pregadores que não gostam de frequentar os estudo bíblicos. Acredito que isso explica muita coisa
Também iniciei cedo com pregações, diaconato, presbitério e quase pastor. Parei, percebi que tudo foi muito rápido, e acabei parando no caminho.
Hoje sou extremamente contrário a está espécie de precocidade, criança tem que fazer coisa de criança, adolescente deve fazer coisas de adolescente
Na minha Igreja Batista Nacional que é pentencostal. Temos critérios sim para pregar, não sobe criança em altar, temos regrinhas para seguir.
Batista nacional é meio a meio kkkk já fui de uma
Vão causar tantos escândalos, quanto os jovens cantores gospel. São totalmente despreparados.
Nossa, fazia muito tempo que nao te via por aqii no UA-cam, bom te ver novamente
Algo que é bem importante lembrar também é que nessa fase infantil, é comum que a criança queira agradar o adulto, e muitas vezes o que essas crianças fazem, mesmo não tendo a consciência disso, é utilizar trejeitos e falar aquilo que os adultos gostam, e por consequência serem aprovadas pelos tais e serem acolhidas pela comunidade. uma lembrança que me confirma esse pensamento é de quando eu era criança/pré-adolescente, me diziam sempre que deveríamos cantar e nos apresentar de um jeito que a igreja glorificasse e quanto mas a igreja fizesse barulho mais o senhor estava nos usando e por aí vai... esse glorificar da igreja era como se fosse um selo de aprovação do espírito santo. e na maioria das vezes a tendência era de que quanto mais a criança agia conforme um adulto, mais era considerada cheia da unção, cheia do espírito, enfim são tantos pesos colocados em tantas crianças, que vivem o seu "ministério" em busca de agradar os homens, é muito triste!!!
Eu sou da Igreja Deus é Amor
O critério que se usa para pregar é ter uma voz boa para gritar e orar por revelações😂😂😂
Mas está mudando, estão começando a dar mais valor ao estudo das Escrituras, tem o CFO também que é o curso para obreiros que ensina o básico da teologia, questões de ética, como o pregador deve se portar ao pregar etc e isso já é um bom começo
@@AlexFerreira-og8fj sim! Eu mesmo estou passando por um processo de discipulado (Ekklesia) está sendo transformador
@@railandesouza5930❤que bom, graças a Deus!
@@railandesouza5930é pago?
Falar sobre voz boa para gritar é sacanagem, né?
Fui batizado com o Espírito Santo e recebi a oportunidade de usufruir do dom de línguas ainda criança e também tive oportunidade de iniciar o ministério sem nenhum conhecimento bíblico, porem com a maturidade e responsabilidade me formei dentro das escrituras fiz cursos e hoje estou finalizando a segunda formação teologica. Como o irmão disse existe a benção da oportunidade mas acredito que os Pastores devem guiar essas ovelhas para o estudo e o exame serio das escrituras e não fazer um mercado milionário com isso
Por mais responsabilidade e maturidade que uma criança possa aparentar ter, ela não pode ser responsabilizada nem cobrada para ter! Cresci no meio pentecostal e o que sempre vi é a irresponsabilidade dos pastores em acompanhar e a ignorância de pais que permitem que os pastores digam e norteiem os acessos que essas crianças terão.
@@carlosramos0lá vem com essas conversas... se for pra querer debater em comentário, acredito que seja melhor o irmão mudar de canal...
Bibo, tu foi cirúrgico na sua fala! Sem mais.
Bibo. Muito obrigada, meu irmão. Você nos presenteia com reflexões maravilhosas. Vc é claro, direto e reto, sem melindres e frescuras.
14:14 sinceramente, tá tudo errado quem cobra seja o valor que for... "Quero ganhar uma boa oferta sim, quero um bom restaurante e um bom hotel..."
Então não pode ir a uma igreja pequena com não teria mais do que 100,00 para ofertar?
Qdo se levanta uma crítica qto a esse lance de pregador mirim logo vem aquela célebre frase "Deus usa quem quer" . Aí esvazia o diálogo racional.
Eu assisti ao vídeo do Fontana e também te parabenizo pela crítica sensata.
Tenho o mesmo entendimento, há muitas pessoas sem preparo/estudo falando de Deus e trazendo escândalos. É preciso conhecer a Deus antes de fazê-lo Conhecido.
Excelente!!!!!🎉🎉🎉🎉
Acho que a generalização é um problema também. Minha irmã, por exemplo, pregou em dois congressos de crianças aqui da Igreja. Duas mensagens de meia hora mais ou menos. Ela estudou a Bíblia durante semanas, e a mensagem foi revisada várias vezes pelo meu pai - que é pastor. Ela não estava "só imitando". Ela estava PREGANDO O EVANGELHO! Não são todos que caem nesse problema, que sim é muito sério.
Eu sempre digo isso. Que não concordo com crianças e adolescentes com a responsabilidade de ser usado na palavra.
te vi na bienal, foi mt legal
Paulo fala do perigo dos neófitos.
Sua opinião é de suma importância l, mas queria muito que o Yago também se pronunciasse sobre essa moça…
Cara muito bom, é a pura verdade.
Infelizmente muitas das igrejas ( não todos porque tem muita igreja séria ) fomentam esse tipo de coisa
Digo isso por experiência própria, vi muito disso. Temos que ter mais temor pela palavra e de como pregar. Temos crianças pregando mas o erro maior no meu ponto de vista não são delas, mas sim dos pastores e líderes porque se elas estão lá pregando é porque alguém autorizou. É lamentável também pregadores cobrarem tudo isso o pior é que as igrejas chamam estes pregadores que tem uma visibilidade para chamar mais fiéis, e os mesmo não tem profundidade na palavra. Ao invés de gastar 40 mil com um pregador, porque não fazem obra de caridade na igreja ou investem na obra missionária?
Que Deus possa levantar mais pessoas com visão do reino e Cristocêntrico.
Concordo plenamente contigo meu querido irmão a paz
Oi Bibo, você tocou em diversos pontos importantes nesse vídeo. Acho o mais relevante é o tópico da grana envolvida em todo esse embróglio. Você comentou em "oferta" inflacionada para esses pregadores ( sejam mirins ou não ), esse é o ponto. Quando uma igreja faz um convite a esses pregadores, ela ( igreja ) tem ciência dos valores, sendo assim, alimenta esse sistema nefasto de comércio da palavra. No final, todos ganham ( igreja e pregador ), nenhum deles tem prejuízo. O pregador recebe muitas vezes adiantado o valor do cachê e a igreja lucra com as ofertas arrecadadas no evento. Virou um comércio rentável. Isso sem falar, que muitas vezes esses pagamentos nem são declarados como rendimento ( isso é outra coisa ). Sds
Comecei a pregar muito cedo, aos 16. Poucos dias de convertido, embora eu tenha abandonado meus pecados quase que instantaneamente. Hoje, tenho alguns traumas, que creio serem fruto da vida rígida (requeida pela igreja) que levei. Hoje, ate penso em dar um tempo na pregação e me curar desses problemas. Eu acho que isso é coisa séria. Para mim, não acho que tenha sido uma boa experiência.
Isso mesmo não abandone jesus , mas tudo tem seu tempo na terra e seus propósitos
Busque ajuda sim e agora, pq se vc não se tratar mas tarde pode dá problemas
Como Marcos Feliciano que fica falando coisas que não tem nada a ver , aí perde toda credibilidade . Então e melhor se tratar e se renovar para mas tarde vc se torna um grande ministrador da palavra de Deus
@@carlaavon8769 , sim, brevemente irei procurar ajuda. Acho que também vou procurar um psiquiatra, pois dessa época que comecei a pregar para cá desenvolvi alguns problemas. Também desconfio de autismo.
Concordo plenamente com tudo o que disse, eu inclusive recebi oportunidade sendo totalmente despreparada e fiz muita coisa de que hoje me arrependo, graças a Deus 🙌🏼 continuo no caminho
Excelente reflexão. "Nota de rodapé do vídeo do Victor Fontana". Esse Bibo, é cheio de graça. rsrsrs
Muito bom video Bibo!! O que eu penso? É que Jesua precisa voltar logo e colocar ordem no barraco 🙌🏼🙌🏼
Caraca, eu sempre via esse movimento de pregadores mirins com maus olhos, mas não sabia justificar meu incômodo com o movimento. É complicado se posicionar contra algo que todo mundo diz que é bom. Agora, um caso que tem algumas vertentes do que disse no vídeo acerca da exploração do trabalho infantil, é o "Coral de Crianças Watoto". Eu fui assistir uma apresentação dessas crianças um dia e fui apedrejado por dizer que me incomodava eles utilizarem as crianças para fazerem Turnês mundiais levantando doações. Conhece esse trabalho? Acha que, no caso deles, também poderia se configurar como exploração de trabalho infantil?
Timóteo 2:15
15Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade
Acho que esse tema daria um ótimo BT papo
Alguém já ouviu falar em médico mirim? Arquiteto mirim? Advogado mirim? Engenheiro mirim? A “igreja” e as suas bizarrices!
Desde o princípio eu havia comentado que alguém deveria cuidar dessa menina, ela está exposta ao mercado "gospel", Internet, falta de preparado, trabalho infantil... Tem tudo para se tornar mais um caso de Jotta A. Que Deus ajude essa menina e de sabedoria aos pais e consiga reverter esse caso.
Eu sempre achei bizarro crianças pregando e a igreja reagindo como se fosse o próprio Jesus no sermão do monte
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Parabéns irmão! E obrigado por seus esclarecimentos.
Eu acho muito importante a figura do pastor local nessas situações, não para "controlar", mas para orientar tanto a criança/adolescente etc. quanto aos pais. Muitas vezes a ignorância e a ganância colocam muitos crentes em zonas perigosas e a orientação de um bom pastor é essencial, até porque ele lida com o dia a dia e as necessidades da igreja. Muitos itinerantes não têm essa compreensão e orientação, acabando por adentrar num mercado achando que estão exercendo o ministério.
Alguns comentários só provam o quamto isto é comum em igrejas neopentecostais. Em igrejas compromissadas com o evangelho dificilmente irá ocorrer.
Comecei a pregar aos 15 anos, estudava demais a palavra e orava bastante, um temor enorme que eu tinha/tenho em levar a palavra de Deus. Nunca procurei imitar ninguém, so buscava ser cheia do Espírito Santo.
Não deixa de ser errado.
O conhecimento da palavra não é suficiente. Deve haver conexão entre conhecimento e experiência de vida e isso um jovem não tem...o discurso se torna vazio. O melhor mesmo é sentar e aprender aguardando a hora certa.
Sim, mas o pastor não me dava oportunidades em congressos ou eventos de médio/grande porte. Eram reuniões de Oração ou cultos com 20 pessoas no máximo. Onde eu era ensinada e encorajada.
Concordo.@@thechosen07
É certo que os espaços e oportunidades que o meio pentecostal proporciona são incríveis! A gente se desenvolve demais! Costumamos dizer que quem cresceu "na igreja", envolvido, desenvolve muitas aptidões e desenvolturas. Contudo, existe um certo desleixo e falta de responsabilidade por parte de maioria massiva dos lideres/pastores e, principalmente dos pais! Porque temos, no meio pentecostal, a cultura de atribuir aos líderes decisões e acompanhamentos que devem ser, necessariamente, dos responsáveis. Vejo e experiencio muitas dessas crianças "se perdendo" durante a caminhada quando vão crescendo, porque terminam tendo acessos que até pra adultos é complexo para lidar. A própria compreensão das Escrituras e dedicação em desenvolver uma maturidade bíblica já é bastante complexa pros adultos... Isso sem colocar as "questões humanas" envolvidas como costumes, crendices etc., imagina para crianças ...
Concordo Bibo
Ainda tem aquela questão dos assuntos de adulto, como casamento, sexo, violência e etc...
Enfim, criança é pra ser criança e ponto.
Se Jesus Viesse até você e falasse assim? : “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me” o que você faria? Responda só pra você.......
Essa questão da oferta,me lembro de Jesus dizendo,vão entre na casa comam o que lhe derem ,uma coisa e as pessoas quererem agradar e tratar bem o pregador,outra coisa e o pregador esperar isso 😢 foi se o tempo que se pregava o evangelho por chamado e por obediência,virou um mercado
Sobre pregar cedo: concordo com a pastora Sara Sheva: púlpito é linha de guerra,é perigoso colocar crianças desde cedo,não estão preparados e muitos acabam se desviando do caminho.
Eu penso que se isso está contecendo e por que tem muitas pessoas ganhado por trás, e dificilmente vai para, tudo que envolvem muito dinheiro e um lugar de poder. O que precisa realmente são as pessoas se consentizar, e para de dar mais poder para esse mercado gospel, e isso só será possível com aprendizagem da palavra de Deus. Cada dia mas fica evidentemente como as pessoas são enganada por falta de conhecimento.
Bibo como sempre, buscando o equilíbrio! Obrigado meu irmão! Deus te abençoe!!!
Nas cartas de paulo a Timóteo, nós vamos ter diversos ensinamentos a igreja e principalmente pra nós jovens, alguns deles são focados aos diáconos e bispos ou pastores, mas uma coisa que pelo menos eu observei é que precisamos ter uma experiência maior, ter tempo de estudo, de conhecimento. Nós podemos ser jovens mas ainda sim somos novos, não acho errado jovem pregar, cantar, mas tudo com cuidado. Eu como jovem e crescida no evangelho, eu vejo que não sei de muitas coisas, minha mãe sempre fala que devemos ter sabedoria em primeiro lugar.
Concordo plenamente com o Bibo. Coerente e lúcido!
Eu sou o pastor Cássio do canal ARREPENDIMENTO PARA HOJE e sou pentecostal mais não sou a favor de pregadores mirins por vários motivos
por conhecer a palavra do senhor na humidade...eu nao to créditos pra pregação com criança porque o ministério e com order e maturidade.....todos mártires era todos escolhidos criança mais quando.ia assumir a igreja ja era com idade .....todos ...
Jesus ja falava na sinagogas com 12 anos mais comecou com 30 anos 🙏📖
Concordo em gênero, número e grau. Cresci na Assembleia de Deus e era mto nítido quando alguém imitava um famoso. E gostei mto de quando vc disse as situações em que a criança pode atuar, seja cantando/tocando um hino, uma breve palavra ou fazendo uma oração, mas não acho correto a criança ser o ministrante principal do culto
Eu já chego dando like, pq confio muitoooooo
Bibo
Sou assebleiano e a muito tempo ja tinha falado sobre assunto com meu irmão de fé.
Desde minha infância fui encentivado pelos meus pais a conhecer mais de Deus atraz da oração e biblia.
Concordo em tudo que vc falou sob o movimento e um " vergonha".
"Fazer a coisa certo do jeito ERREDO e se torna ERRADO"
E tem outra sobre essa menina por que ela está se pensando só com a agenda e não com a palavras( Evangelho). Eu aprentir se tenho que chorar por alguma injúria tenho que fazer aos pé de Cristo Jesus e não na net .
Vamos continuar orando pela igreja do Senhor que venha o teu Reino
Um abraço
Deus continue abençoando sempre
Pregadores mirins, cantores mirins, atores mirins, apresentadores mirins, compositores mirins, escritores mirins…É tudo a mesma coisa: exploração, talento e dinheiro
Achei bem coerente tudo que disse, realmente é algo q n deveria ser fomentado
Concordo contigo pastor.
Sou pb em uma das Assembleias de Deus em Duque de Caxias- RJ e sou testemunha de quanto o movimento pentecostal foi/ é usado para levar à Palavra de Deus as multidões. Porém, reconheço que alguns irmãos em nosso meio são lenientes no que tange ao fomento de pregadores mirins e cobrança de cachês onerosos, por parte de certos pregadores.
Nota de rodapé do vídeo do Victor 😂😂😂.
Bibo monstro
PARABENS!! Finalmente alguém corajoso pra abordar o assunto dos pregadores mirins e trabalho infantil. Agora uma coisa: isso é mais complicado do que parece. Perante a sociedade pregar é o exercício de uma vocação; não trabalho. Isso deixa essas crianças numa situação ainda mais vulnerável, pois a lei não entende que essas crianças estão trabalhando, fomentando assim mais exploração
Tem pregador adulto por aí q tbm tem falhas, uns lance bobo aí de obsessão por caveiras q é o símbolo máximo da queda, então, ninguém é perfeito.
interessante O Bibo falando em oferta menor que R$ 3 mil... Em minha região muitos pastores ganham menos que isso para cuidarem da Igreja em sua totalidade ... rs Muita coisa a se pensar e o caminhos novos ... Deus abençoe BIBO
são escolhas, mano.
Ai questiona a escolha de quem ganha 8. No final das contas eu sou contra isso, porque as igrejas usam esses pregadores quase que como
Influencers. Eles vem trazem mais gente dos arredores pra igreja que resulta em uma receita melhor pra igreja. Quanto mais o pastor atrai pessoa de fora e comove a igreja, mais ele ganha.
Grande Bibo!! Parabéns pelo trabalho. Acomponhava a Escola do Discípulo (já sei que são seus amigos, rsrs) e foi através deles (algorítimo) que cheguei até o seu canal. Gostei desde o início e acompanho sempre que possível. Oq acho interessante no seu trabalho e necessário, é a autenticidade do conteúdo. Honesto, correto e justo dentro do contexto cristão. Muita refexão e principalmente traquilidade para abordar temas espinhosos e sempre com muito respeito para aqueles que são de diferentes religiões, culturas etc. Acho que isso falta muito dentro do meio cristão. O respeito. Sou cristão e vejo que "O Caminho" está se perdendo aqui no Brasil, infelizmente. Muita igreja, muitos cultos, muitos pastores, pouco conteúdo, muita discurso de ódio, muita hipocrisia. É duro falar isso, porém é oq enxergo. Você e o Cacau se destacam da multidão por serem coerentes e corretos nas reflexões. Parabéns!!!
Idade não tem nada a ver. O que importa é a vida da pessoa com Deus e sua maturidade pra entender as coisas e sobre o que é o evangelho. Eu ministrei na igreja pela primeira vez com uns 14, 15, 16 anos e foi tudo pautado na bíblia, sobre a libertação do povo de Israel. Não tinha nada dessa teologia coach, nem imitação a outros pregadores
Assistindo agora
Falou tudo 👏👏👏
Sou da Assembleia e penso exatamente como vc!
Fico impressionada com o tanto de pessoas que não lêem a Biblia e aceitam qualquer coisa como "pregação" a responsabilidade disso tudo são destes adultos que têm preguiça de orar, de ler a Palavra e levar isso a sério.
Concordo plenamente irmão, Deus abençoe sua vida
Belo o vídeo do Fontana, não poderia ser diferente, o cara arrasa sempre. Apesar de considerar o assunto complicado, por acreditar ter uma galera por trás se dando bem através dessas crianças, se não for falado vai continuar assim e só piora. Tem exemplos bons de alguns que começaram desde cedo e surtaram pois não souberam lidar com as pressões, cancelamentos, por uma indústria que provavelmente não se preocupa com a saúde da criança da mesma forma que com o sucesso dela.
achei ótimo o vídeo e como vc expos sua opinião de forma clara e sincera valorizo bastante isso mas cuidado ao falar certas coisas porque podem ficar mau interpretadas ainda mais na internet kk como por exemplo quando você fala que não tem critério cria uma ideia de que todo pentecostal ou igreja pentecostal segue esse padrão mas enfim concordo com algumas coisas e outras não mas que Deus te abençoe mano parabéns pelo video 👏👏
Excelente seu posicionamento e concordo plenamente!
Errado , tudo errado , sistema gospel , totalmente insano a loucura desse povo .
Pastor Bibo, como sempre, utilizando toda a sua capacidade de expressão para tratar de questões sérias, que afligem as nossas igrejas.
Esses conteúdos me remete ao sociólogo Pierre Bourdieu quando fala de campo social, cada participante buscando os melhores troféus.
Minha dúvida é se isso é para o bem do próximo ou de si mesmo.
Uma coisa que eu tenho dúvida é sobre ela estar no casamento, pq acredito e já vi o bibo comentar também que nossa presença " confirma" nossa aceitação com algo, acho que até deu exemplo de estar num bar. Então no aniversário do meu tio que é homossexual eu também iria , mas tenho dúvidas quanto ao casamento .
Na vdd ja a um tempo que a intinerancia virou um seguimento de mercado, e o "pregador mirim" virou um loby atrativo pro "mercado" gospel, e não é so no meio pentecostal.
Super concordo com o Bibo. Vou além, os pais estão tratando essas crianças como artistas. Pensando em carreira, fama e dinheiro.
seguir o Outfitdotemplo é um caminho sem volta.
Esquisito esse negócio de pagar alguém de outro estado pra vir no teu estado. Fim do mundo!
Isaías 3 diz que por falta de homens de verdade, Deus, como julgamento, entregaria o povo dele ao governo de crianças.
Excelente. É isso.
Meu pai amado...
Concordo que no meio Pentecostal seja mais comum, mas eu sou da Igreja Presbiteriana do Brasil e comecei a pregar com 11 anos eventualmente, em reuniões de oração, em programação infantil e para adolescentes. Hoje eu tenho 34 e sou pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil.
Tá todo mundo errado isso sim, e Jesus dizendo eu estou voltando
Qual era o critério que a igreja primitiva utilizava maioria esqueceu disso.
LUIZA MANOELA HAHAHAHAHAHAHA, ai Bibo, você é muito bom!!!!!