Conheça meu novo canal só com devocionais: youtube.com/@devocional-victorfontana Saiba quais livros ler com o Roteiro de Estudos Teológicos por Victor Fontana: go.hotmart.com/R79320458D Conheça o meu curso "Como Preparar um Estudo Bíblico": hotm.art/htH2kgcT Artigo de Gianfranco Ravasi: www.cortiledeigentili.com/gesu-e-cosi-umano-da-farci-ridere/
Paz, Victor! Quando puder, recomenda alguns materiais, livros, autores, que abordem o assunto do humor no AT, NT e na história da Igreja também, tenho muito interesse 💓
Victor, sou membra da CCB (e também do seu canal, por mais surpreendente que seja) e acho que sua análise foi muito correta. Tem surgido um movimento pró-estudo bíblico em meio a instituição, e tenho fé de que com o passar do tempo (décadas) a instituição possa se tornar mais bíblica. Não me oponho à nota de repúdio por si só, mas analisando o contexto todo, você está corretíssimo. É inegável que problemas muito maiores e mais graves (doutrinários, que deturpam a Palavra, etc) são varridos debaixo do tapete. Dito isso, agradeço pelo seu respeito em relação aos membros da CCB! Mesmo com tantos erros e problemas ao longo dos anos, o Senhor tem sido misericordioso e tem se feito presente em nosso meio, chamando para si crentes fiéis, desde os que se debruçam intensamente sobre as escrituras até os mais simples que mesmo sem instrução bíblica sistematizada, mantém uma fé verdadeira. Ore por nós!
Uma pergunta sincera e honesta: Porque continua na CCB que já demonstrou todos esses problemas dentro da instituição e também sendo que ela não é considerada uma igreja verdadeira mas sim uma seita?
@@sanzziomartins9229 sobre ser considerada uma seita, isso não é unanimidade entre teólogos. Não podemos dizer que é uma igreja saudável, mas seita, há controvérsias. Mas respondendo a pergunta, continuo por entender que há espaço para mudanças (já enxergamos algumas evoluçoes por mais que pequenas) e que se todos os membros que entendem os problemas e se envolvem com as escrituras sairem, essa cultura negativa nunca será transformada. Além disso, há muitas CCBs dentro da CCB. É uma denominação muito grande, com milhares de igrejas e cada uma vive uma realidade. Mesmo entre lideres de uma mesma comunidade nao é incomum haver muitas divergencias doutrinarias. Por isso, nem todas as comunidades vivem o pior da CCB. Existem pregadores fieis ao evangelho e esse numero so aumenta. Em resumo, nao passo pano para os problemas mas vejo espaço para crescimento e continuo na CCB para tentar trabalhar, mesmo que de pouco em pouco, em prol disso, junto a outros irmãos comprometidos com esse propósito. Por outro lado, entendo e nao julgo nem condeno quem decide sair para uma comunidade mais saudável, como foi o caso de vários amigos e conhecidos.
@sanzziomartins9229 continuo por entender que há espaço para mudanças (já enxergamos algumas evoluçoes por mais que pequenas, como posicionamentos oficiais que deixam claro que a CCB nao é a unica igreja que salva, etc) e que se todos os membros que entendem os problemas e se dedicam a conhecer as escrituras sairem, essa cultura negativa nunca será transformada. Além disso, há muitas CCBs dentro da CCB. É uma denominação muito grande, com milhares de igrejas e cada uma vive uma realidade. Mesmo entre lideres de uma mesma comunidade nao é incomum haver muitas divergencias doutrinarias. Por isso, nem todas as comunidades vivem o pior da CCB. Existem pregadores fieis ao evangelho e esse numero so aumenta. Em resumo, nao passo pano para os problemas mas vejo espaço para crescimento e continuo na CCB para tentar trabalhar, mesmo que de pouco em pouco, em prol disso, em prol do evangelho, junto a outros irmãos comprometidos com esse propósito. Mas, entendo e nao julgo nem condeno aqueles que escolhem sair, como muitos amigos e conhecidos ja fizeram.
@@elensoares3196 vc sabe que não é membra, né? Vc é frequentadora. A CCB não registra membros. Eles não sabem nem quem se batizou, o que é bizarro ja de largada. Membros são apenas a turma do ministério. Vc sabe disso?
Eu ainda (infelizmente) faço parte da Congregação Cristã no Brasil (CCB), mas gostaria de fazer uma observação: esses jovens são exatamente o reflexo do que a CCB tem a oferecer. Trata-se de uma denominação que impõe diversas proibições relacionadas ao uso de calças, regatas, barbas e outros aspectos externos. Ainda assim, é essa mesma denominação que tem os jovens mais "vaidosos". Tudo o que fazem parece ser movido pela aparência: tocam bem, vestem ternos, bolsas e vestidos caríssimos, mas não há profundidade no entendimento espiritual. Por ser uma denominação com uma teologia superficial, a CCB falha em ensinar e discipular seus membros. Os jovens, em especial, não são instruídos adequadamente sobre o que realmente é pecado ou vaidade, nem sobre os fundamentos do Evangelho. Esses comportamentos são, portanto, um reflexo direto dessa carência de ensino bíblico sólido e orientação espiritual. Um exemplo claro disso é que um dos jovens citados sequer é batizado, pois acredita que "ainda não sentiu" o momento certo. Isso revela uma falta de compreensão sobre o significado do batismo e da caminhada cristã, evidenciando o quanto a ausência de discipulado tem prejudicado a formação espiritual dentro dessa denominação.
Hoje eu estava conversando com minha mãe a respeito da falta de ensino quanto ao discernimento. Meu irmão tinha postado um stories com uma música do Grelo que claramente carregava um discurso promíscuo, com referências a uma vida dedicada a prostituição, isso depois de passar a virada do ano cantando "Maranata". O legalismo mata todo e qualquer senso crítico, criando uma lista proibições que impedem o cristão de exercer juízo com base na escritura.
Um comentário triste porém muito real. A CCB virou um grande show e os membros não têm o menor discernimento da palavra. Cresci na CCB, vivi dentro da igreja desde criança e com o tempo fui sentindo uma falta de embasamento teológico, comecei a procurar outras denominações e enfim saí da CCB. É triste ver isso acontecendo, dentro de toda a história da igreja, mas a cada dia mais eu vejo que pessoas sérias e que realmente buscam conhecer a Deus não conseguem mais ficar dentro da CCB.
Não existe teologia na CCB. Não tem credo! Logo, não há necessidade de ensino. O que importa são as revelações triunfalistas cheias de parvonices. As heresias saem do púlpito em todo culto que tiver na semana. Tudo que foi dito no vídeo é apenas o óbvio da CCB, fora os ensinamentos esdrúxulo que não tem qualquer base bíblica, mas que o povo aceita por simplesmente ter preguiça de ler.
Minha oração é para que no tempo adequado você consiga sair de lá sem maiores problemas. Seu relato é a mais pura verdade. Eu e minha esposa éramos da CCB desde criança, mas o Senhor nos alcançou e hoje estamos em outra igreja. Foi a melhor decisão de nossas vidas. Deus te abençoe
Cuidado pastoral na congregação? Tá aí algo que eu nunca vivenciei lá dentro. É tudo sobre a imagem da igreja, sobre o glamour próprio e nunca sobre os outros, nunca sobre os membros.
@@mfreitas144eu saí. E continuo falando da Bíblia. Mesmo sendo excluída diariamente. Inclusive pela minha família. Não é nada fácil. Pois fui criada lá dentro. A maior parte dos meus amigos estão lá. Ao longo desses 10 anos que saí, tudo que recebi muitas vezes foi desprezo. Nos últimos anos depois da pandemia e ser exposto muitas heresias as pessoas mudaram um pouco. Mas continuam na ignorância a cerca da essência do Evangelho. Mas eu não me importo mais. Com desprezo ou julgamentos. Hoje entendo que não sou mais eu, Cristo vive em mim. Eu vou continuar falando e orando para se libertarem dessa cegueira espiritual. Peço a Deus pela verdade sempre e que abra meus olhos espirituais. Foi difícil e doloroso. Hoje é libertador!
A péssima teologia da CCB foi um dos motivos cruciais que fizeram minha família sair de lá, não foi fácil tomar essa decisão, mas o Senhor nos deu forças!
Na CCB não tem conversa, é simplesmente sentença e pronto, se os líderes te chamam para uma " reunião" , você não tem direito de fala. Eles não sabem o que é pastoreio.
Eu passei por isso, não tive direito de fala e pior, nem participei da tal reunião que me tiraram a liberdade, isso já faz vinte anos e nem querem saber como estou!
@joilsonsilva8530 É o grande " amor" que eles tem, no meu caso fizeram uma reunião na minha casa mesmo, só porque entreguei meu cargo e não iria mais congregar, tudo porque eu conheci o verdadeiro evangelho, foi horrível, mas não me calei pra eles, hoje sinto até vergonha do barraco que foi🫠🥴
Cara eu n queria comentar por ter medo de acabar sendo injusto de alguma forma, mas vou falar sobre minha experiência dentro da igreja. Eu me batizei com 12 anos no ano de 2009 , nao conhecia nada de igreja, nao fui orientado em nada, nao recebi nenhum estudo sobre a Bíblia. Eu tinha diversas experiências com Deus porem quando se tratava de visoes com imagens eu nao entendia nada, pq nao tinha conhecimento bíblico pra comparar. E assim fui crescendo, vi varias vezes eles literalmente excluirem pessoas, olharem torto e menosprezar essas pessoas por terem segundo eles "caído" ou seja, terem feito sexo fora do casamento. Eles sao extremamente julgadores e exclusivistas. Para eles somente os hinos deles Deus se agrada, e somente a igreja deles servem a Deus de vdd... Lembrando que to falando isso pq fui de la e tenho propriedade pra falar. Quando me afastei da Igreja muitos que antes eram meus amigos começaram a me desprezar e infelizmente hj eu percebo que aquela igreja é uma seita.
Victor, sou CCB e no meio de tanta gente que nos crítica vou gastar o verbete com vc pq realmente vc é uma pessoa q contribui para o evangelho. Entendo e acato boa parte das críticas q vc coloca. Nós temos muito a crescer em sabedoria. Porém, gostaria de pontuar alguns detalhes: 1º Que pena que vc resolveu deixar a diplomacia habitual ao se tratar do Ministério da CCB. Não sou do Ministério, porém, o nosso ministério é composto imensa maioria de trabalhadores e aposentados que dedicam o seu tempo extra ao serviço e atendimento das necessidades da obra. 2º Entendo a sua crítica contundente, mas ela ocorre na minha avaliação em cima de um desconhecimento da história e dos desafios da igreja. 2.1 Victor se foi correto ou não. Não vem ao caso. Porém, vale ressaltar que a CCB históricamente é uma igreja que menos se coloca através de mídias, não somente das mídias sociais, mas tbm de mídias como televisão, rádios e jornais. Somente recentemente, viemos ter um canal youtube. Ao que diga se de passagem, a avaliação é muito positiva, porém de maneira sempre prudente. 2.2 As intrigas políticas, as quais vc se refere, relativamente elas inexistem, se levarmos em consideração o gingatismo da CCB. São mais de 20.000 templos no Brasil e estamos se não me engano em mais de 70 países. Se desconsiderarmos os anciães e diáconos, pq não são todos os templos que tem esses irmãos, temos em torno de 40.000 irmãos do Ministério. Considerando eles (anciães e diaconos) teriamos a incrível soma de 80.000 obreiros cuidando de gente. E eu ainda não estou falando em orquestra, porteiros e Administradores. Sofremos as dores do crescimento. 2.3 Com todas as nossas dificuldades e ignorancias, ainda mantemos uma unidade impar no mundo, e educar ao tão grande e diverso é um desáfio enorme. 2.4 Em relação a educação teológica, realmente temos muitas dificuldades, pois, a frente da nossa igreja hj, temos irmãos que não tiveram acesso a educação básica, temos irmãos que não sabe ler e que aprenderam a ler, lendo a bíblia. E não serão rifados, pq plantaram igrejas em lugares onde só tinha florestas e cerrados. Nós os novatos e mais esclarecidos teremos q saber lidar com essa realidade. 2.5 Temos difilcudade tbm, pq somos a igreja mais diversa do mundo. Entre nós, temos irmãos velhinhos, q não se reconheceriam e uma igreja com muitas mudanças e jovens como o Pedrinho que é futuro da nossa igreja. Temos irmão sustentados pela igreja e bilionários de todas as especies. A nossa igreja está recheiada de refugo de pessoas que não acham abrigo em outro lugar se não conosco. 2.6 A despeito de todos essas fatores, a nossa igreja tem feito nos últimos anos mudanças espetáculares. Inimagináveis em outros momentos. Que me enchem de boa esperança! E se tem uma igreja em que há condições administrativas para surpreender é a nossa. 3 Vc desconsidera o fato, de que a nota oficial foi lida no Brás, porém, esses meninos tem um cooperador de Jovens. E os nossos Cooperadores de Jovens estão batendo um bolão. A família deles tem um cooperador de adulto q a pastoreia. Os meninos não estão sendo jogados no lixo. Desculpe, me alonguei no assunto. Pq te respeito e acho que vc realmente não faz a crítica pela crítica. Mas pq vc compartilha comigo desejo de uma Congregação melhor. Obrigado por compartilhar o seu conhecimento conosco!
@leonardoabcdefghijkl leonardo, vc fala instituição como se fosse um palavrão. Vc porém desconhece que a irmandade o ministério desta "instituição" são amados. Por razões, tais como o amor de cristo, caridade a convivência mútua por anos a fio. Sabe Leonardo, o que é paradoxal entender em muitas das nossas comunidades especialmente as mais simples as pessoas não entendem teologia e no final do dia o irmão simples q trabalhou o dia inteiro, analfabeto, porém, amoroso maturado na oração. Trás alívio e aproxima a pessoa de hj, muito mais do muita teologia. E olha q eu sou um amante da palavra! Desculpe é a vida como ela é!
Irmão, fico feliz com seu interesse e esperança em melhorar a CCB! Não quero ser ofensivo de maneira nenhuma com esse comentário. A maioria das dificuldades de você citou é dificuldade normal de qualquer igreja. Eu como batista ouço muitas histórias de igrejas plantadas em lugares isolados e da pluralidade de pessoas dentro da igreja. A falta de conhecimento acadêmico não é desculpa para os problemas teológicos, pois se existe o reconhecimento de que a pessoa não foi capacitada teologicamente, ela não deve ser colocada em grandes posições de liderança e deve existir a preocupação em capacitá-la. A denominação é grande e pode pagar um seminário teológico para quem não tem condições. Se a falta de tempo dos ministros é um problema, por que não contratar irmãos para que exista pessoas para haver disponibilidade de trabalhadores? De novo, a denominação é grande e, como você disse, tem muitos dizimistas. (Não entendi o que você quis dizer com "rifados")
@@mariodepaula8107 Obrigado pelo comentário, irmão Mário! Sei que a CCB é uma dessas comunidades que tem certo desprezo pela teologia. Só confirmou meu primeiro comentário, ainda que não fosse sua intenção.
Parabens Victor, para uma pessoa de fora da denominacao voce foi de uma precisao rara. Permita-me oferecer um exemplo do que é empurrar sujeira para debaixo do tapete. Pois bem, em 2008 a CCB possuia um criterio de que o Anciao com mais tempo de cargo, assumiria o posto de Presidente da instituicao. Sendo assim, o anciao Jose Nicolau assume a presidencia. Porem, o anciao mais popular perante a "cara irmandade" era um anciao de familia tradicional por nome de Jorge Couri. Com menos de um ano de presidencia do anciao Jose Nicolau, o motorista dele, se dirigiu aos demais anciaes da cupula do Bras dizendo que o anciao Jose Nicolau era homosexual e que o teria assediado. Sem o devido direito de ampla defesa, o anciao Jose Nicolau foi deposto e o anciao Jorge Couri assume a presidencia da CCB. Algum tempo depois, o motorista Sergio Soares faz uma carta pedindo desculpas ao ex anciao Jose Nicolau por ter levantado falso testemunho, apos ter recebido suborno de um diacono por nome de Jeremias Guido, ligado ao anciao Jorge Couri. Resumo da opera, ha um inquerito policial instaurado desde entao. A CCB fez de tudo para encobrir o caso. Muitos membros nem sabem da historia. Mas ha acao ajuizada no ministerio publico de Sao Paulo. Ambos as pessoas que foram corrompidas, Jeremias Guido e Sergio Soares confessaram o crime. Ha evidencias do pagamento e etc. Neste interim, o anciao Jorge Couri morre. Desde entao a CCB elege um colegio para definir a presidencia. Claudio Marcola assumiu a presidencia apos Jorge Couri e o proprio Claudio Marcola sofreu uma especie de golpe por parte de seu vice, o anciao Salvador Bueno. Assim como voce, acredito que os meninos jump seja apenas um cisco face os argueiros que existem na CCB.
Em tempo, aos que nao acreditam, antes de perderem tempo em falar que estou inventando tudo isso, dê-se ao trabalho de dar um google antes e de ver o material sobre o caso disponivel no You Tube.
Um exemplo claríssimo disso que o Victor comentou sobre a igreja acobertar erros e pecados escandalosos de líderes para preservar a imagem da instituição aconteceu no bairro onde moro. Simplesmente um líder foi denunciado por uma família de cometer abuso infantil. Esse líder foi excluído da igreja e do cargo que tinha (ancião). Nunca deram nenhuma nota pública sobre o acontecido nem mesmo para os membros da igreja local. Abafaram o caso, enfiaram outro "lider" no lugar e seguiram a vida como se nada tivesse acontecido. As pessoas começaram se perguntar onde está o irmão fulano? e as fofocas começaram surgir. Em resumo, eles matam pessoas para idolatrar a deusa CCB. Eles preferem que haja um pecado coletivo de fofoca, divisão e brigas dentro da igreja, do que serem transparentes e tratarem o problema com a devida seriedade, cuidado e respeito que os membros merecem. Historias como essa são mais comuns do que imaginamos nas congregações mundo a fora. 1 ano que Deus tirou eu e minha esposa desse Egito.
Concordo com você que deveria ter tido uma explicação formal à irmandade, mas fizeram o básico o tirando do cargo e da liberdade é realmente tão criticável assim? A acusação chegou a esfera criminal, ele foi condenado? Porque se não uma nota pública realmente não seria a melhor das decisões judicialmente.
É evidente a sua má vontade quanto a CCB, remover o indivíduo do seu cargo e do convívio da igreja não é o suficiente? Você acredita que o caso tem que ser ainda mais exposto? Que a família tem que ser ainda mais exposta? Você quer que a congregação torne ainda maior o escandâlo? Suas critícas são forçadas, em muitas outras igrejas, principalmente reformadas, já ouvi de casos similares que foram tratados de forma muito mais leviana.
@@thomasnathanael4377 ué, mas o ponto são os meninos pula pula. A própria igreja dá tiro no pé ao valorizar algo bobo. Aí quando a coisa é séria eles não fazem esse estardalhaço. Esse é o ponto. Se dois bobos têm tanta importância, por que não dar a devida importância e publicidade ao que realmente importa? Tratar um escândalo sexual / criminal de modo discreto e expor dois meninos. Tá certinho, né?
Abuso infantil tem que ser denunciado à polícia, retirar o culpado da igreja e "matar o assunto" não é suficiente, porque o abusador vai continuar a atacar.
@@thomasnathanael4377 removê-lo do cargo é suficiente? O indivíduo simplesmente se mudou para o Maranhão depois da acusação e você acha que o simples fato dele não ser mais ancião é o suficiente para lidar com está situação? A questão não expor a família ou tornar maior o escândalo, a questão é ser transparente com as outras tantas famílias que confiaram naquele homem por anos. O mínimo que uma membresia de uma igreja saudável precisa é de transparência. Mas não adianta eu ficar aqui dando meus argumentos que como você disse não passa de "má vontade" . Vamos para as escrituras? Quando Paulo descobriu que na igreja de corinto havia um homem se deitando com a própria madrasta, ele não só tornou o fato público, como escreveu uma carta para que fosse lida em alto e bom tom para toda aquele comunidade tratar aquele homem como um pecador impenitente e entregado a satanás. Forte né ? Mas isso é a própria bíblia que recomenda, o problema é que quem não lê a bíblia vai agir conforme os padrões deste século... E me desculpe CCB e bíblia são inimigos declarados. Afinal um outro ancião bem famoso expulsou "o espírito de estudar a bíblia" em uma reunião de mocidade. Sabe qual a foi a nota pública de repudio a fala dele ? Nenhuma, porque toda liderança concorda (:
Por muito tempo o inimigo luta contra aqueles que servem a Deus, usando de todos os meios possíveis para desviar os pés daqueles que tentam caminhar na verdade, porém aqueles que ainda não conheceram a graça de Deus ele usa meios pra que isso não venha a acontecer, hoje com a tecnologia ele não precisa se esforçar muito pra isso, pessoas se elevam ao ridículo a si mesmo só para que outras pessoas verem,o inimigo pediu pra jesus, para poder cirandar os que estavam com jesus, mas o senhor rogou para que a fé deles não viesse a desfalecer, aquele que ama o mundo aborrece a Deus, aquele que ama a Deus aborrece o mundo, Deus abençoe a todos e oremos uns pelos outros, oremos e vigiemos , para que a vinda do senhor Jesus não nos pegue de surpresa.
12:41 na vdd kkkk a CCB "não" tem teologia kkkkk tem gente que prega em um culto uma coisa e no próximo culto essa mesma pessoa prega o contrário do que ela pregou!! Hora o pregador é calvinista bora é arminiano! É uma coxa de retalhos e totalmente fora do que o evangelho ensina
Vovô Louis ficaria chateado ao ver alguns caminhos que a CCB tomou dos anos 60 pra frente. Espero que alguns jovens com a mentalidade mais bíblica e menos denominacionalista possam oxigenar a CCB de volta pelo menos ao que era o pentecostalismo histórico dos seus primórdios nas decadas de 1910 a 1950.
@@ArturSilvaGonçalves-i8r Eu faço essa brincadeira porque meu trisavô Domenico Francescon nasceu na mesma comuna, Cavasso Nuovo na Itália, porém sua descendêcia migrou direto para o Brasil, região de Descalvado e Pirassununga-SP, então se for, deve ser um primo bem distante, pois toda a descendência do Louis ficou nos EUA
Sim sim. Você está certo, não é atoa que o irmão Louis deixou a CCB antes de sua morte. Então, o rumo tomado foi completamente repudiado pelo próprio fundador.
@@Sambarilove-m2s Espero que mentes mais esclarecidas possam influenciar positivamente a CCB, eu tive uma péssima experiência há mais de 20 anos atrás de ameaça de perda da salvação pelo simples fato de ir em outra denominação. Mas hoje entendo que foram uns idosos de mente endurecida que agiram dessa forma.
@@CarlosFranciscondesde lá os jovens viraram idosos e continuam com as mesmas ameaças. E acredito que esses jovens de hoje quando se tornarem idosos irão perpetuar esse mesmo pensamento. A CCB está mais radicalizada do que nunca.
Os vídeos gravados por eles nunca foi o problema. A participação no rancho sim é o problema. Só não acha problema quem não sabe o que é o rancho e o que rola por lá.
@diegomedella6624 eu não acho, tenho certeza. O rancho é um local de depravação, imoralidade, perversão e homossexualismo. Não vejo Jesus participando disso com a desculpa de se mostrar diferente e pregar o evangelho.
Ou Victor, tudo bem? Vou compartilhar uma experiência que tive com minha filha, sobre essa questão do Jesus sisudo. Fomos assistir a 4 temp de The chosen, teve o episódio da morte de João Batista, e mostrou o processo de luto, que claro, Jesus tb participou. Em uma cena, um dos discípulos conversa com Jesus e tem lembranças boas de João, nisso Jesus sorri. Minha filha vira para mim e fala, uai mamãe, Jesus ri? Eu fiquei na dualidade entre achar graça e tbm me preocupar sobre como eu estava demonstrando quem é Jesus para meus filhos. Sei que a série é só uma interpretação e meus filhos tb sabem, mas aproveitei pra demonstrar que Jesus como humano sentiu tudo o que nós sentimos, só que diferente de nós que lutamos contra o pecado, Ele venceu o pecado.
Os meninos precisam do anúncio do evangelho, assim como todos os demais que estavam na festa e GRANDE maioria que está na CCB. Onde não há exposição das escrituras sagradas, há consequências terríveis.
Nasci e fui criado na CCB, ainda sou membro mas confesso que é só decepção lá dentro! Sinto que joguei toda minha infância e juventude, seguindo regras malucas dessa seita.
Estive assim também, meu irmão. 35 anos na instituição e comecei a perceber o que havia de errado, heresias e falta do Evangelho. Nós desligamos e hoje estamos em uma igreja Reformada, Bíblica, saudável.
@mfreitas144 A pessoa que sobe no púlpito tem a obrigação de fazer uma pregação cristocêntrica expositiva da bíblia e não a bibliomância, e profetadas aleatórias, você ir a igreja e depois ter que pegar o texto e reler em casa ou procurar outro pregador no youtube para saber o que de fato deveria ter sido explanado lá no púlpito da CCB é demais praticamente um malabarismo. Nem todo mundo tem essa capacidade teológica de entender o texto biblico lendo em casa, na CCB só enchem linguiça com o texto,falam falam falam,e não dizem nada, pq não sabem,pregam coisas da cabecinha deles parece uma consulta de tarot só que usam a bíblia. ( "alguém entrou aqui hoje",Deus manda t dizer" bla bla bla)
Quando o Josué bengson, líder da quadrangular do pará, foi pego no esquema da máfia da sanguessuga, a igreja se reuniu e fez um culto de homenagem pra ele.
Victor Fontana, que o Senhor continue te iluminando e que você possa continuar contribuindo com o Reino de Deus. Fiz parte por 28 anos da CCB e posso assegurar que tua leitura externa do fato em questão foi perspicaz e afinada, apresentando a atitude desproporcional e indevida da liderança da CCB. Muitos casos de escândalos internos não sofrem repúdio dessa magnitude, porém, como sentem que a repercusão do canal dos comediantes pode, eventualmente, afetar a imagem de suposta santidade e seriedade da instituição, a carta serviu para tentar resguardar uma imagem que, a bem da verdade, está cada dia mais comprometida, principalmente por causa das críticas oriundas das péssimas ações, comportamentos, crenças e tradições ensinadas pela CCB.
A corda sempre arrebenta no lado dos mais fracos. Se vc não tem cargo importante ou é de família influente, se vc não da o melhor dismo, pouco importa.
Na CCB não e cobrado o dízimo, nem tem pastor mas tabm não se estuda a bíblia mesmo,só se fala da bíblia entre os homens acho eu pirq entra às irmãs não se fala de bíblia
Excelente análise, Victor. Alegro-me em ver você denunciando a liderança dessa seita que um dia fiz parte. Que seu vídeo chegue a membros e os faça refletir se estão num ambiente saudável, e que o Senhor transforme corações por meio do evangelho!
Eu acredito que a CCB acertou em fazer a nota de repúdio pois isso estava influenciando toda a mocidade na minha região, com chocarrices e zombarias, profanando o movimento verdadeiro do Espírito Santo. Inclusive nos cultos e reuniões de jovens estavam com certas manias que mais tiravam a comunhão do que preservavam a unidade. Além disso, jovens aqui da regional estavam participando de alguns eventos e baladas e achavam que estava tudo bem, desde que não bebessem ou estivessem com roupas modestas. Dizendo que iriam para evangelizar... Agora algo que acho interessante é que se a CCB faz uma nota criticam, se não faz uma nota e deixa rolar também criticam. Há pontos positivos e negativos (analisados dentro de um viés) a nota lida no culto oficial, cabe a cada qual analisar
O erro da CCB foi sair de uma igreja que não participava de mídia e adentrar neste mundo virtual expondo assim coisas que antes eram resolvidas entre a própria irmandade expondo assim coisas santas aos porcos doutores donos da verdade que se inflamam em discursos sábios e cheios de sabedoria carregados de ódio porque a congregação e tão odiada? E agora exposta ainda mais? Existe miliares de igrejas e até daqueles que servem sozinhos porque cada um não vai cuidar da sua própria fé e alma? O COVID desestabilizou um importante ensinamento que a igreja tinha a pregação apenas dentro das casas de oração.
@@renanroma isso diz muito da CCB, não? Dois moleques abobados influenciam muito mais do que é pregado no púlpito? Pense nisso. Uma igreja sem teologia séria, sem EBD, sem apreço pelo ensino, sem pastoreio, sem evangelho e, principalmente, sem Jesus tá mal há muito tempo. Um meme abala tanto assim? Rsrsrs. Vcs estão mal demais.
@Jornz sim, infelizmente dois "moleques" influenciam mais do que calhamaços de teologia sistemática, mais do que várias horas de estudo bíblico e mais do que dias e dias de congressos e convenções. Basta ver na atualidade como vídeos curtos influenciam os jovens em seus trejeitos e linguajar
@@renanroma mas não tem isso na CCB ou tem? Tem calhamaço de teologia sistemática? Tem congresso? Como saber se dá resultado? Um meme abala o que não tem alicerce. Aí o que resta é a ironia. Saia da bolha e vá conhecer onde o evangelho abunda. Deus está agindo nesses últimos tempos e há uma juventude sedenta pela palavra. Se a sua igreja se assemelha ao mundo, saia dela.
@Jornz eu ainda prefiro ficar na CCB e militar em prol dos ensinamentos bíblicos dentro dela. Que vantagem teria o homem saindo de um lugar que se pode apresentar a Bíblia para leigos e ir para um lugar onde todos já a conhecem de trás para frente e frente para trás?
Não sei se foi proporcional essa nota de repúdio, porém os últimos vídeos nesse tal de rancho eles gravaram fazendo menção a Deus usando esses jargões em meio a mulheres rebolando.. por exemplo.. maaasss sempre tem uma forma melhor da gente abordar situações complicadas né.. principalmente a luz das escrituras
Um membro da CCB no meio de descrentes não ensina nada como ser crente. Os meninos não conhecem o evangelho, não sabem anunciar o básico da salvação. O fato de se abster de bebidas e promiscuidade é apenas reflexo da salvação por obras ensinada nessa seita. Não é suficiente para usar o exemplo de que Jesus frequentaria esses lugares para ganhar pecadores.
E a respeito da ideia de eles serem luz em meio às trevas, tudo bem, eles tem que ir para esse tipo de lugar para pregar o evangelho de forma descomplicada leve também.. mas eu acho que não era isso o que tava acontecendo na prática, eles só estavam sendo envergonhados e aos poucos se contaminando essa foi a minha análise, pode estar errada, talvez a estratégia deles não foi tão boa.. mas eu concordo com o que você disse Fontana são dois moleques apenas, eles tem força e projeção mas são imaturos em algumas áreas, talvez com mais apoio e menos repúdio de líderes capacitados eles possam ser uma grande voz de Deus nas redes sociais para glória de Deus..
A ansiedade foi longa pra esperar pra comentar, 😂😂😂, mas assisti o vídeo até o final 😅. Resumindo: a falta de estudo das escrituras, faz jovens como estes não entenderem o perigo dos ambientes que frequentam, e a placa ainda é mais importante que almas, espero que em pouco tempo, haja mudanças na CCB.
Concordo em partes. Em relação sobre o comunicado que a igreja postou você está correto. Foi a primeira coisa que notei a preocupação com o nome da denominação. Mas um ponto que não ouvi ninguém falar foi o personagem desses jovens. Não tem nada inocente. Talvez seja para eles que cresceram nesse meio e não tem o mínimo conhecimento de Bíblia. Mas essa mania de ficar pulando é bem frequente nas igrejas pentecostais. Eles dizem ser manifestações do Espírito Santo, eu deixo claro que acredito nas manifestações de falar em línguas. O problema é que muitas vezes se percebe que é ensaiado. E cria mania de falar palavras no meio de orações ou mesmo exortação da palavra. A Bíblia diz que: “O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja” Ou seja para edificar os outros tem que haver interpretação. O que estou tentando dizer é que tudo isso passa a ser uma sátira porque é ensaiado e no caso deles ridicularizado. Quem teme a Deus jamais brincaria com isso. Ficar pulando e se denominar “jumper” A igreja perdeu a oportunidade e ensinar que o Espírito Santo é Santo e não se brinca nem com Deus, o Filho ou o Espírito Santo. Isso ao meu ver se torna uma blasfêmia. Não se deve em hipótese alguma fazer isso. Minha maior preocupação ao ver o vídeo que de inocente não tem nada. E esses jovens pelo meio que cresceram nunca pensaram nisso pois não foram ensinados. Desconhecem as escrituras. E seus pais também, senão seriam instruídos a cerca disso. Vejo vídeos na internet que certas igrejas pentecostais ou neopentecostais fazem isso diariamente. A CCB perdeu a oportunidade de falar sobre isso porque eles não tem o conhecimento mínimo de Bíblia. E a real preocupação sempre foi a imagem. Fui criada lá dentro sei muito bem como se comportam. Enfim eles sempre vão preferir lançar as pessoas fora do que instruir. Pois como irão instruir se não tem conhecimento.
Infelizmente o ministério encobre seus próprios podres e são rígidos com os mais simples, embora nem todos, acontece que estamos sendo coniventes esperando a mão de Deus operar
em 3,2,1 que comecem os jogos para os defensores da zanta cinza aparecem e dizer que o Vitor não conhece a CCB 🫣🫣posso dizer com todas as letras pois nasci e cresci na ccb e somente na pandemia que vim conhecer o que é evangelho e agradeço ao Espírito Santo por te me convertido e por isso tenho muito pena desses meninos pois sei que lá não existe pastoreio e disciplina bíblica é o ministério do Brás só se preocupa com a placa da igreja é isso se reflete na grande maioria dos membros 🫠🙏🏼
A minha pergunta é por que não repreenderam antes, por que quando viralizaram já não repudiaram, esperar o tal escândalo para poder se manifestar, sei não hein....
Victor Fontana, é exatamente essa falta de aprofundamento e conhecimento bíblico que tem faltado em muitas igrejas. Quanto a esses rapazes conhecidos como 'Jump e Pedrinho', se querem fazer humor, que o façam, mas sem esse oportunismo de vincular suas piadas ao nome da igreja que frequentam. O humor deles é raso, chato e sem noção, causando vergonha alheia. Se querem entreter, que o façam de forma independente, sem manchar a liturgia da igreja. Essa atitude não é correta, mas sim um reflexo do caráter de pessoas tolas e vaidosas. Usar jargões ou experiências da igreja para suas performances é um deboche claro e não contribui em nada para a proclamação do evangelho. Na verdade, agem como ridículos até aos olhos dos infiéis. Que se contenham e respeitem o que é sagrado.
é preciso ter o ensino do Mashiach no coração, e é só o Pai Eterno que sela no coração, e depois disso não tem nada(pessoa ou lugar) que tire da pessoa, isso reflete nas atitudes
Uma das doutrinas mais engraçadas da CCB é o exclusivismo. Apenas o batismo deles é válido na visão deles. Ou seja, se Jesus chegasse lá pessoalmente para congregar numa CCB o diálogo seria assim: Jesus: Paz de Deus, posso congregar aqui? Membro da CCB: Pode sim, qual o seu batismo? Jesus: Fui batizado por João Batista. Membro da CCB: Não aceitamos esse batismo aqui, somente os que foram feitos dentro da nossa denominação, você precisa se batizar de novo.
A presbiteriana declarou a ccb como seita e defende que os crentes vindos de lá sejam batizados novamente na presbiteriana….mas isso pode neh…é a ccb que é intolerante….
A primeira vez que vi um vídeo dos rapazes de cara pensei: Eles são da CCB mesmo? Já estava demorando a denominação criar polêmica... Lamentável como são seletivos na forma que tratam os, supostos, problemas da igreja.
Cara mesmo não gostando de quem fala de onde sirvo a Deus, pois vejo que muita coisa é dita sem evidência concreta ou com pouco embasamento, não consigo ficar com sentimento de revolta com Vitor. Não concordei em muita coisa do que fala, pois sei muito bem do que aconteceu e a preocupação real da CCB, isso não tem sentido falar que é com o nome, mas não vamos entrar nesse detalhe, a questão é entender sua posição e ver que mesmo com um sentimento contra a CCB você tem algo diferente, e quanto a CCB acredito que um dia vai entender como é realmente
Cara, mas tu acha normal mesmo? A nota de repúdio é, talvez, algo muito grande. Sim, com certeza os caras devem esconder coisa de gente grande lá, mas esses caras não estavam num lugar maneiro pro que eles acreditam.
Vitor infelizmente tudo que vc disse é a verdade, para pior! Não existe a pessoa de JESUS sendo pregado da forma correta nos cultos e "cara irmandade" na sua grande maioria é ingnorante de escrituras, muitos inclusive tem medo de ler, principalmente agora que muitos que passaram ler as escrituras e teve os olhos abertos pelo Espírito Santo e sairam. A CCB infelizmente tem essa conduta de fazerem os membros idolatrarem a propria instituição e ter ministério como "santos" Infelizmente!! Infelizmente, muitos estão na ilusão de mudarem a tal instituição e tolerando o que DEUS não tolera. Infelizmente!
Eu vi um comentário falando que os vídeos gravados por eles nunca foram um problema, mas sinceramente, é um problema sim. Tem um grande problema e um problema menor: O grande é que o evangelho são as boas novas, para ser pregado com seriedade e também com temor a Deus, não é "boas palhaçadas". Eu não me torno religioso comentando isso, caso alguém ache que estou sendo religioso, é muito diferente ser religioso e levar o evangelho a sério com senso... Aliás, muitas pessoas começam a ver esse estilo de vídeo e vão relativizando a seriedade do Reino, sem saber equilibrar as coisas e convertendo isso em libertinagem. O segundo e menor problema é que n tem graça nenhuma, é super esquisito e forçado, nunca entendi quem acha esses vídeos engraçados, acho que tem haver com não levar o reino de Deus a sério também, enfim...
Mano, não vejo que eles estão fazendo piada do evangelho, apenas dos trejeitos cristãos que eles vêem. E isso é o que o Victor falou, se você não tem capacidade de rir de si mesmo, isso é fanatismo. Não acho tão engraçado, mas sei lá, dou umas risadinhas deles kjkkk Não quero te ofender, me perdoe por qualquer coisa, meu irmão em Cristo 🫂
@@shinde_4 Precisa pedir perdão não, rlx kkkkk. Mas ent mano, é que assim, eu não imagino um Jesus que não seja humano e que não tenha senso de humor, mas Jesus ter senso de humor não faz com que a seriedade da palavra diminua também. No momento, eu não consigo entender direito isso. Eu abri o Instagram deles aqui (nesse exato momento, depois de escrever o primeiro parágrafo) e isso me levou a refletir, talvez eu esteja mesmo sendo religioso demais. Mas n faz sentido mano, eu n consigo enxergar como que esse conteúdo espalha o evangelho que confronta as pessoas, parece que ta relativizando sabe? Ah mano, sei lá...
Adolescente brincando com senso de humor não é problema cara. Se você acha que é um problema, o problema é você. É por causa desse tipo de mentalidade atrasada que a juventude cada vez mais se move pra essas igrejas de pastor coach com show de workship, máquina de fumaça e parede pintada de preto.
@@pedroluizsouzapinto1980 O problema sou eu? Nossa irmão, talvez minha forma de pensar esteja sendo errada, isso não significa que eu ou qualquer outra pessoa que pense diferente de você seja um problema. Sobre o restante do seu comentário, nem faz sentido com o contexto, pois eu to falando exatamente da falta de temor, seriedade e reverência, entendeu? E o terceiro ponto que eu queria comentar é que a cor da igreja não define a santidade dela, pois ir pra assembleia todo trajado de terno aos domingos não faz ninguém mais santo, assim como também não faz com que sejam mais pecadores, a bíblia ensina a se vestir com modéstia, apenas. Posso até destacar que por conta de vestimentas e luxos, algumas pessoas se tornam arrogantes, com nariz empinado e se ensoberbecem (não estou generalizando, estou dizendo que acontece.)
Aparentemente a nota de repúdio foi motivada por conta dos rapazes participarem da festa do Carlinhos Maia, não por eles fazerem os vídeos. Pelo menos foi assim que entendi
Eu fico sem entender porque dentre várias denominações nenhuma outra se preocupa tanto com a Congregação quanto a "Prebesteriana" Quanto ataque, acho que o sonho dessa denominação era ser refutada por algum membro do ministério CCB.
O pessoal dos comentários está completamente insano. Tem aqueles que "eu era da CCB e só conheci o evangelho quando saí" ou "Estão defendendo a santa cinza", me desculpem pela verdade, mas vocês, se um dia foram realmente membros da CCB, estavam esquentando banco, pois Deus e Jesus Cristo são pregados e louvados do primeiro ao último minuto de TODOS OS CULTOS. A CCB repudia também publicamente sim quem é do ministério, e não fizeram errado de maneira nenhuma em repudiar atitudes que não são contra doutrina da CCB, mas que são contra a admoestação dos tempos atuais! Ou será que, no lugar de um líder pastoral, seria correto incentivar que seus jovens frequentem baladas, conheçam o mundo das drogas, da perversidade sexual, orgias, e tudo que o mundo oferece de mal? Dizer que tem "joguinho político" é desconhecer realmente o que acontece, e qual é a teologia errada que a CCB tem? Tirando o termo "contém" referente a bíblia nos pontos doutrinários, o que é há de errado? O ponto é que só foi necessária a exposição pública justamente porque foram pessoas de carater público que sujaram sim o nome da instituição, não só por normalizar entrar em um lugar de promiscuidade dizendo que iam evangelizar, quando claramente não foram, mas também por fazer chocarrice com algo que, na fé, é a presença do Espírito Santo, e escarnecer isso é um perigo muito grave, uma linha tênue entre humor e blasfêmia, e no meu entendimento é muito mais prudente sim repudiar do que apoiar. De qualquer forma, a CCB tem sim muitos erros, mas como todas as outras instituições tem, por isso não se deve abraçar placas, mas sim a BÍBLIA, coisa que a CCB faz sim, incansavelmente, mas uma pena que a mocidade não dá ouvidos aos conselhos BÍBLICOS.
Típica defesa da CCB: quem crítica não conhecesse, os problemas da CCB são pequenos (não heresias) e as coisas erradas que são culpa dos "membros", nunca dos líderes/instituição...
"A coleta é santa e faz parte da salvação." "Salvação é igual um terreno que vc compra financiado e depois vai pagando parcelado." Sim, amiguinho ,CCB é uma igreja séria,pode confiar 😅
Kkk. Vejo isso em todos os canais de pastores. Ao crescer na net ego cresce junto. Meus pais foram da Presbiteriana. Negócio bom lá e importante era o dízimo. Lembro uma vez que pastor cometeu adultério. Gancho de alguns meses e depois passa a régua
Quando vc julga e afirma que a CCB teria uma doutrina anti-bíblica, ou completamente errada teologicamente, vc não estaria incorrendo na sua própria acusação, olhando para a CCB de cima para baixo, apontando é a colocando num patamar, segundo vc, de menor valor?
Socorro, alguém discípula a Claudia Leite fora da bolha puritana gospel! Faz o Paulo fazer um feat com ela pra ela ser abraçada por ALGUMA esfera cristã. Pq o público dela tá macetando e ninguém tá se colocando junto dela. Faz o Coletivo candieiro ver isso, por favor!!!
Sou membro da Congregação Cristã no Brasil, e afirmo que voce está corretamente certo, Victor. Isso de omitir o comportamento dos líderes que erram grave é acobertado em boa parte dos casos, e esses que acobertam, sempre aproveitam da ignorancia da irmandade sobre a bíblia. O fato é que se não houver uma reforma urgente na nossa igreja, estamos levando boa parte dos nossos irmãos ao inferno, por criar doutrina de homens.
Não generalizando, mas o parênteses mencionando o respeito ao membros tem efeito quase nulo. Quando se crítica a liderança, os liderados se sentem atacados. Quase sempre. Nesse tipo de contexto é claro.
Convenhamos, esse humor deles é muito dos sem graça . Rapaz , que palhaçada dois crentes pulando sem parar sem apresentar qualquer tipo de variação nas brincadeiras. Tem prazo validade quase vencendo, mas acredito que eles já já vão anunciar que sao gratos à CCB e que vão voar mais alto assim como Priscila Alcântara, Jotta A e Jamyli.
Os Judeus tem SETE FESTAS, Cristãos tentar "aguar" Pascoa e Natal, pra estragar a graça. Agora essa. Também não ví nada demais com os maninhos. Gostei da fala do Fontana.
"O nosso jeito de fazer disciplina na igreja revela quem a gente pensa que Jesus de fato é." Será que Jesus era realmente um homem carrancudo e ultra conservador? Os dialogos com os fariseus e saduceus revelam o contrário.
Gente ... e esses comentários aqui ?? Bora acordar povão. O problema não são os vídeos que eles fazem, mas sim o ambiente em que eles estão. Cristão não frequenta "rancho do carlinhos" ou "farofa da gkay " Não existe essa de "pregar o evangelho". Existe uma separação entre Cristo e o deus desse mundo. O cristão é livre pra ir onde quiser, mas nem por isso eu posso usar isso como desculpa pra dizer "Ain, eu fui numa orgia pregar a palavra".
A questão é que se tratassem todos iguais ia ser mais simples, mais alguns é encoberto e outros exageram no julgamento, porém não posso ignorar que já passei pelo mesmo, por ser jovem algumas autoridades da igreja sempre pegam mais pesados cm jovem, uma vez virei fofoca na igreja, por esta na casa de uns amigos e lá do lado tinha um bar da família deles, então algum fofoqueiro foi dizer pro pastor que estávamos desviados, só pelo fato de estávamos brincando na sinuca cm o bar fechado, a confusão foi grande, mais não era só ter perguntado pra gente.
@charlieweber9624 Entendi. Já passei por algo parecido e sei bem como é isso, a fofoca é um abismo que suga pessoas, é um verdadeiro demônio. Mas meu ponto é justamente isso, evitar falatório, por ações que eu sei que tive a opção de não fazer. Liderança abusiva nas igrejas existe e é um problema ... um problema grande, mas de verdade tem coisas que dá pra gente evitar. Cristão não se mistura com o mundo. Cristão tem que ser separado do mundo.
Incrível que poucas pessoas percebem o malabarismo desse suposto pastor para atacar a CCB e defender os membros da igreja que mostraram mau testemunho.
A CCB é uma boa igreja, por nao ter apreço pelo dinheiro, mas peca no conhecimento bíblico, na escolha dos membros para os seus ministérios, pessoas que em maioria nao têm experiência do evangelho e nem em cultura, seria bom se a sua preocupação fosse o amor ao próximo!
Que abordagem simplista, Victor. Pontos negativos pra vc. Primeiro a igreja não está preocupada com a imagem, mas com a difusão deste comportamento para os outros jovens. Isso está extremamente claro na nota e para quem é pai. Talvez lhe falte experiência… O que os adolescentes fizeram traz incentivo a comportamentos jocosos, bobos ou chocarrices, não condizentes com a seriedade do evangelho. Note que além disso, o cume do problema foi quando eles foram participar de uma festa mundana com o propósito de “mostrar que não vão se contaminar” incentivando ainda mais os jovens a esse tipo de risco. Incrível vc ficar fazendo tantos vídeos teológicos e não enxergar algo tão simples. Faça assim, pegue seus filhos e levem ai rancho di carlinhos ou incentive esse tipo de comportamento, além de seus filhos serem influencers e vincularem o nome da igreja presbiteriana, já que não tem problema. O caso demandava intervenção por isso e também pela imagem da igreja não pq a imagem foi prejudicada em si, mas para que não se ache que a CCB tolera esse tipo de comportamento que trás risco para o futuro dos jovens. Tire sua insatisfação pessoal com a CCB de lado e faça uma análise séria do caso. Mas vc ganhou views no final das contas neh…. Falar mal da ccb com suposições de escândalos políticos e teologia fraca é fácil, ainda mais no conforto da sua casa….
Com o devido respeito, discordo. Entendo q deve existir uma preocupação com o testemunho individidual e coletivo dos membros da igreja por parte de todo crente. Pergunto, estão ali fazendo o quê? Evangelizando? Cristo quando esteve com as pessoas os pecadorea citados no vídeo, o fez porque em tudo havia um propósito. Quanto a péssima teologia da CBN , creio q isso é outro assunto. Outra coisa, um erro não justifica outro. Se os lideres erram, os demais membros tb devem errar e isso ser banalizado? A Biblia diz que não devemos usar nossa liberdade como pretexto para o pecado. Espero ter colaborado. DEUS NOS ABENÇOE!!!
Conheça meu novo canal só com devocionais:
youtube.com/@devocional-victorfontana
Saiba quais livros ler com o Roteiro de Estudos Teológicos por Victor Fontana: go.hotmart.com/R79320458D
Conheça o meu curso "Como Preparar um Estudo Bíblico":
hotm.art/htH2kgcT
Artigo de Gianfranco Ravasi:
www.cortiledeigentili.com/gesu-e-cosi-umano-da-farci-ridere/
Paz, Victor! Quando puder, recomenda alguns materiais, livros, autores, que abordem o assunto do humor no AT, NT e na história da Igreja também, tenho muito interesse 💓
Victor, sou membra da CCB (e também do seu canal, por mais surpreendente que seja) e acho que sua análise foi muito correta. Tem surgido um movimento pró-estudo bíblico em meio a instituição, e tenho fé de que com o passar do tempo (décadas) a instituição possa se tornar mais bíblica. Não me oponho à nota de repúdio por si só, mas analisando o contexto todo, você está corretíssimo. É inegável que problemas muito maiores e mais graves (doutrinários, que deturpam a Palavra, etc) são varridos debaixo do tapete. Dito isso, agradeço pelo seu respeito em relação aos membros da CCB! Mesmo com tantos erros e problemas ao longo dos anos, o Senhor tem sido misericordioso e tem se feito presente em nosso meio, chamando para si crentes fiéis, desde os que se debruçam intensamente sobre as escrituras até os mais simples que mesmo sem instrução bíblica sistematizada, mantém uma fé verdadeira. Ore por nós!
Uma pergunta sincera e honesta: Porque continua na CCB que já demonstrou todos esses problemas dentro da instituição e também sendo que ela não é considerada uma igreja verdadeira mas sim uma seita?
@@sanzziomartins9229 sobre ser considerada uma seita, isso não é unanimidade entre teólogos. Não podemos dizer que é uma igreja saudável, mas seita, há controvérsias. Mas respondendo a pergunta, continuo por entender que há espaço para mudanças (já enxergamos algumas evoluçoes por mais que pequenas) e que se todos os membros que entendem os problemas e se envolvem com as escrituras sairem, essa cultura negativa nunca será transformada. Além disso, há muitas CCBs dentro da CCB. É uma denominação muito grande, com milhares de igrejas e cada uma vive uma realidade. Mesmo entre lideres de uma mesma comunidade nao é incomum haver muitas divergencias doutrinarias. Por isso, nem todas as comunidades vivem o pior da CCB. Existem pregadores fieis ao evangelho e esse numero so aumenta. Em resumo, nao passo pano para os problemas mas vejo espaço para crescimento e continuo na CCB para tentar trabalhar, mesmo que de pouco em pouco, em prol disso, junto a outros irmãos comprometidos com esse propósito. Por outro lado, entendo e nao julgo nem condeno quem decide sair para uma comunidade mais saudável, como foi o caso de vários amigos e conhecidos.
@sanzziomartins9229 continuo por entender que há espaço para mudanças (já enxergamos algumas evoluçoes por mais que pequenas, como posicionamentos oficiais que deixam claro que a CCB nao é a unica igreja que salva, etc) e que se todos os membros que entendem os problemas e se dedicam a conhecer as escrituras sairem, essa cultura negativa nunca será transformada. Além disso, há muitas CCBs dentro da CCB. É uma denominação muito grande, com milhares de igrejas e cada uma vive uma realidade. Mesmo entre lideres de uma mesma comunidade nao é incomum haver muitas divergencias doutrinarias. Por isso, nem todas as comunidades vivem o pior da CCB. Existem pregadores fieis ao evangelho e esse numero so aumenta. Em resumo, nao passo pano para os problemas mas vejo espaço para crescimento e continuo na CCB para tentar trabalhar, mesmo que de pouco em pouco, em prol disso, em prol do evangelho, junto a outros irmãos comprometidos com esse propósito. Mas, entendo e nao julgo nem condeno aqueles que escolhem sair, como muitos amigos e conhecidos ja fizeram.
@@sanzziomartins9229Sua igreja e perfeita? Acho que isso responde sua pergunta.
@@elensoares3196 vc sabe que não é membra, né? Vc é frequentadora. A CCB não registra membros. Eles não sabem nem quem se batizou, o que é bizarro ja de largada. Membros são apenas a turma do ministério. Vc sabe disso?
Eu ainda (infelizmente) faço parte da Congregação Cristã no Brasil (CCB), mas gostaria de fazer uma observação: esses jovens são exatamente o reflexo do que a CCB tem a oferecer. Trata-se de uma denominação que impõe diversas proibições relacionadas ao uso de calças, regatas, barbas e outros aspectos externos. Ainda assim, é essa mesma denominação que tem os jovens mais "vaidosos". Tudo o que fazem parece ser movido pela aparência: tocam bem, vestem ternos, bolsas e vestidos caríssimos, mas não há profundidade no entendimento espiritual.
Por ser uma denominação com uma teologia superficial, a CCB falha em ensinar e discipular seus membros. Os jovens, em especial, não são instruídos adequadamente sobre o que realmente é pecado ou vaidade, nem sobre os fundamentos do Evangelho. Esses comportamentos são, portanto, um reflexo direto dessa carência de ensino bíblico sólido e orientação espiritual.
Um exemplo claro disso é que um dos jovens citados sequer é batizado, pois acredita que "ainda não sentiu" o momento certo. Isso revela uma falta de compreensão sobre o significado do batismo e da caminhada cristã, evidenciando o quanto a ausência de discipulado tem prejudicado a formação espiritual dentro dessa denominação.
Teologia nula né, pq é proibido estudar a bíblia lá
Hoje eu estava conversando com minha mãe a respeito da falta de ensino quanto ao discernimento.
Meu irmão tinha postado um stories com uma música do Grelo que claramente carregava um discurso promíscuo, com referências a uma vida dedicada a prostituição, isso depois de passar a virada do ano cantando "Maranata".
O legalismo mata todo e qualquer senso crítico, criando uma lista proibições que impedem o cristão de exercer juízo com base na escritura.
Um comentário triste porém muito real. A CCB virou um grande show e os membros não têm o menor discernimento da palavra.
Cresci na CCB, vivi dentro da igreja desde criança e com o tempo fui sentindo uma falta de embasamento teológico, comecei a procurar outras denominações e enfim saí da CCB. É triste ver isso acontecendo, dentro de toda a história da igreja, mas a cada dia mais eu vejo que pessoas sérias e que realmente buscam conhecer a Deus não conseguem mais ficar dentro da CCB.
Não existe teologia na CCB. Não tem credo! Logo, não há necessidade de ensino. O que importa são as revelações triunfalistas cheias de parvonices. As heresias saem do púlpito em todo culto que tiver na semana.
Tudo que foi dito no vídeo é apenas o óbvio da CCB, fora os ensinamentos esdrúxulo que não tem qualquer base bíblica, mas que o povo aceita por simplesmente ter preguiça de ler.
Minha oração é para que no tempo adequado você consiga sair de lá sem maiores problemas. Seu relato é a mais pura verdade. Eu e minha esposa éramos da CCB desde criança, mas o Senhor nos alcançou e hoje estamos em outra igreja. Foi a melhor decisão de nossas vidas. Deus te abençoe
O Victor pistola é o melhor!
Acompanho ele e o Yago. Vê-los indignados é pq o negócio realmente foi feio. Que sejamos também assim, aí ouvirmos ofensas ao Evangelho verdadeiro!!
Cuidado pastoral na congregação? Tá aí algo que eu nunca vivenciei lá dentro. É tudo sobre a imagem da igreja, sobre o glamour próprio e nunca sobre os outros, nunca sobre os membros.
Exatamente isso
E o que você tem feito sobre isso? Visita seus amigos? Ora por eles ou so critica e diz que todo mundo tá errado?
e você faz o que?
@@mfreitas144eu saí. E continuo falando da Bíblia. Mesmo sendo excluída diariamente. Inclusive pela minha família. Não é nada fácil. Pois fui criada lá dentro. A maior parte dos meus amigos estão lá. Ao longo desses 10 anos que saí, tudo que recebi muitas vezes foi desprezo. Nos últimos anos depois da pandemia e ser exposto muitas heresias as pessoas mudaram um pouco. Mas continuam na ignorância a cerca da essência do Evangelho. Mas eu não me importo mais. Com desprezo ou julgamentos. Hoje entendo que não sou mais eu, Cristo vive em mim. Eu vou continuar falando e orando para se libertarem dessa cegueira espiritual. Peço a Deus pela verdade sempre e que abra meus olhos espirituais. Foi difícil e doloroso. Hoje é libertador!
Victor Fontana sábio e sensato como sempre.
Tava nem sabendo dessa história aí mas obrigada pelo aprendizado tirado através disso.
A péssima teologia da CCB foi um dos motivos cruciais que fizeram minha família sair de lá, não foi fácil tomar essa decisão, mas o Senhor nos deu forças!
Na CCB não tem conversa, é simplesmente sentença e pronto, se os líderes te chamam para uma " reunião" , você não tem direito de fala. Eles não sabem o que é pastoreio.
Eu passei por isso, não tive direito de fala e pior, nem participei da tal reunião que me tiraram a liberdade, isso já faz vinte anos e nem querem saber como estou!
@joilsonsilva8530 É o grande " amor" que eles tem, no meu caso fizeram uma reunião na minha casa mesmo, só porque entreguei meu cargo e não iria mais congregar, tudo porque eu conheci o verdadeiro evangelho, foi horrível, mas não me calei pra eles, hoje sinto até vergonha do barraco que foi🫠🥴
Obrigada, Vitor. Glória a Deus por sua vida. Nunca perca Cristo de vista.
Cara eu n queria comentar por ter medo de acabar sendo injusto de alguma forma, mas vou falar sobre minha experiência dentro da igreja. Eu me batizei com 12 anos no ano de 2009 , nao conhecia nada de igreja, nao fui orientado em nada, nao recebi nenhum estudo sobre a Bíblia. Eu tinha diversas experiências com Deus porem quando se tratava de visoes com imagens eu nao entendia nada, pq nao tinha conhecimento bíblico pra comparar. E assim fui crescendo, vi varias vezes eles literalmente excluirem pessoas, olharem torto e menosprezar essas pessoas por terem segundo eles "caído" ou seja, terem feito sexo fora do casamento. Eles sao extremamente julgadores e exclusivistas. Para eles somente os hinos deles Deus se agrada, e somente a igreja deles servem a Deus de vdd... Lembrando que to falando isso pq fui de la e tenho propriedade pra falar. Quando me afastei da Igreja muitos que antes eram meus amigos começaram a me desprezar e infelizmente hj eu percebo que aquela igreja é uma seita.
Tá em qual igreja agora, irmãozinho?
Victor, sou CCB e no meio de tanta gente que nos crítica vou gastar o verbete com vc pq realmente vc é uma pessoa q contribui para o evangelho. Entendo e acato boa parte das críticas q vc coloca. Nós temos muito a crescer em sabedoria.
Porém, gostaria de pontuar alguns detalhes:
1º Que pena que vc resolveu deixar a diplomacia habitual ao se tratar do Ministério da CCB. Não sou do Ministério, porém, o nosso ministério é composto imensa maioria de trabalhadores e aposentados que dedicam o seu tempo extra ao serviço e atendimento das necessidades da obra.
2º Entendo a sua crítica contundente, mas ela ocorre na minha avaliação em cima de um desconhecimento da história e dos desafios da igreja.
2.1 Victor se foi correto ou não. Não vem ao caso. Porém, vale ressaltar que a CCB históricamente é uma igreja que menos se coloca através de mídias, não somente das mídias sociais, mas tbm de mídias como televisão, rádios e jornais. Somente recentemente, viemos ter um canal youtube. Ao que diga se de passagem, a avaliação é muito positiva, porém de maneira sempre prudente.
2.2 As intrigas políticas, as quais vc se refere, relativamente elas inexistem, se levarmos em consideração o gingatismo da CCB. São mais de 20.000 templos no Brasil e estamos se não me engano em mais de 70 países. Se desconsiderarmos os anciães e diáconos, pq não são todos os templos que tem esses irmãos, temos em torno de 40.000 irmãos do Ministério. Considerando eles (anciães e diaconos) teriamos a incrível soma de 80.000 obreiros cuidando de gente. E eu ainda não estou falando em orquestra, porteiros e Administradores. Sofremos as dores do crescimento.
2.3 Com todas as nossas dificuldades e ignorancias, ainda mantemos uma unidade impar no mundo, e educar ao tão grande e diverso é um desáfio enorme.
2.4 Em relação a educação teológica, realmente temos muitas dificuldades, pois, a frente da nossa igreja hj, temos irmãos que não tiveram acesso a educação básica, temos irmãos que não sabe ler e que aprenderam a ler, lendo a bíblia. E não serão rifados, pq plantaram igrejas em lugares onde só tinha florestas e cerrados. Nós os novatos e mais esclarecidos teremos q saber lidar com essa realidade.
2.5 Temos difilcudade tbm, pq somos a igreja mais diversa do mundo. Entre nós, temos irmãos velhinhos, q não se reconheceriam e uma igreja com muitas mudanças e jovens como o Pedrinho que é futuro da nossa igreja. Temos irmão sustentados pela igreja e bilionários de todas as especies. A nossa igreja está recheiada de refugo de pessoas que não acham abrigo em outro lugar se não conosco.
2.6 A despeito de todos essas fatores, a nossa igreja tem feito nos últimos anos mudanças espetáculares. Inimagináveis em outros momentos. Que me enchem de boa esperança! E se tem uma igreja em que há condições administrativas para surpreender é a nossa.
3 Vc desconsidera o fato, de que a nota oficial foi lida no Brás, porém, esses meninos tem um cooperador de Jovens. E os nossos Cooperadores de Jovens estão batendo um bolão. A família deles tem um cooperador de adulto q a pastoreia. Os meninos não estão sendo jogados no lixo.
Desculpe, me alonguei no assunto. Pq te respeito e acho que vc realmente não faz a crítica pela crítica. Mas pq vc compartilha comigo desejo de uma Congregação melhor.
Obrigado por compartilhar o seu conhecimento conosco!
Ótimo. Teve paciência que eu não tive. Muito bem pontuado.
Mais um comentário defendendo a instituição.
Já tinha cantado essa pedra.
Idolatram a instituição sem perceber.
@leonardoabcdefghijkl leonardo, vc fala instituição como se fosse um palavrão. Vc porém desconhece que a irmandade o ministério desta "instituição" são amados. Por razões, tais como o amor de cristo, caridade a convivência mútua por anos a fio. Sabe Leonardo, o que é paradoxal entender em muitas das nossas comunidades especialmente as mais simples as pessoas não entendem teologia e no final do dia o irmão simples q trabalhou o dia inteiro, analfabeto, porém, amoroso maturado na oração. Trás alívio e aproxima a pessoa de hj, muito mais do muita teologia.
E olha q eu sou um amante da palavra!
Desculpe é a vida como ela é!
Irmão, fico feliz com seu interesse e esperança em melhorar a CCB! Não quero ser ofensivo de maneira nenhuma com esse comentário.
A maioria das dificuldades de você citou é dificuldade normal de qualquer igreja. Eu como batista ouço muitas histórias de igrejas plantadas em lugares isolados e da pluralidade de pessoas dentro da igreja.
A falta de conhecimento acadêmico não é desculpa para os problemas teológicos, pois se existe o reconhecimento de que a pessoa não foi capacitada teologicamente, ela não deve ser colocada em grandes posições de liderança e deve existir a preocupação em capacitá-la. A denominação é grande e pode pagar um seminário teológico para quem não tem condições.
Se a falta de tempo dos ministros é um problema, por que não contratar irmãos para que exista pessoas para haver disponibilidade de trabalhadores?
De novo, a denominação é grande e, como você disse, tem muitos dizimistas.
(Não entendi o que você quis dizer com "rifados")
@@mariodepaula8107 Obrigado pelo comentário, irmão Mário!
Sei que a CCB é uma dessas comunidades que tem certo desprezo pela teologia.
Só confirmou meu primeiro comentário, ainda que não fosse sua intenção.
Glória à Deus, por essas palavras Victor.
Quando eu era jovem e músico la na CCB comecei a tocar na fanfarra da escola quase fui excomungado, cuidado pastoral lá não existe e nunca existiu.
Quando um irmão atirou no outro no banheiro da igreja por causa de visão política, ficaram todos calados. Não teve nota. Não vi isso ser repudiado.
Minha esposa disse exatamente isso, irmão. Ademais, nunca houve nota de repúdio para nenhuma outra heresia dita pelos anciãos do Brás.
Puxa, lembrei desse acontecimento também.
Parabéns,uma fala,uma posição,que qualquer cristão que segue verdadeirmente a cristo com certeza teria zelo e amor para com esses meninos .❤❤❤
Parabens Victor, para uma pessoa de fora da denominacao voce foi de uma precisao rara.
Permita-me oferecer um exemplo do que é empurrar sujeira para debaixo do tapete.
Pois bem, em 2008 a CCB possuia um criterio de que o Anciao com mais tempo de cargo, assumiria o posto de Presidente da instituicao. Sendo assim, o anciao Jose Nicolau assume a presidencia. Porem, o anciao mais popular perante a "cara irmandade" era um anciao de familia tradicional por nome de Jorge Couri. Com menos de um ano de presidencia do anciao Jose Nicolau, o motorista dele, se dirigiu aos demais anciaes da cupula do Bras dizendo que o anciao Jose Nicolau era homosexual e que o teria assediado. Sem o devido direito de ampla defesa, o anciao Jose Nicolau foi deposto e o anciao Jorge Couri assume a presidencia da CCB.
Algum tempo depois, o motorista Sergio Soares faz uma carta pedindo desculpas ao ex anciao Jose Nicolau por ter levantado falso testemunho, apos ter recebido suborno de um diacono por nome de Jeremias Guido, ligado ao anciao Jorge Couri.
Resumo da opera, ha um inquerito policial instaurado desde entao. A CCB fez de tudo para encobrir o caso. Muitos membros nem sabem da historia. Mas ha acao ajuizada no ministerio publico de Sao Paulo. Ambos as pessoas que foram corrompidas, Jeremias Guido e Sergio Soares confessaram o crime. Ha evidencias do pagamento e etc. Neste interim, o anciao Jorge Couri morre.
Desde entao a CCB elege um colegio para definir a presidencia. Claudio Marcola assumiu a presidencia apos Jorge Couri e o proprio Claudio Marcola sofreu uma especie de golpe por parte de seu vice, o anciao Salvador Bueno.
Assim como voce, acredito que os meninos jump seja apenas um cisco face os argueiros que existem na CCB.
Em tempo, aos que nao acreditam, antes de perderem tempo em falar que estou inventando tudo isso, dê-se ao trabalho de dar um google antes e de ver o material sobre o caso disponivel no You Tube.
Ótimas ponderações, Victor! Obrigado por nos abençoar ✌️😁
Um exemplo claríssimo disso que o Victor comentou sobre a igreja acobertar erros e pecados escandalosos de líderes para preservar a imagem da instituição aconteceu no bairro onde moro.
Simplesmente um líder foi denunciado por uma família de cometer abuso infantil. Esse líder foi excluído da igreja e do cargo que tinha (ancião). Nunca deram nenhuma nota pública sobre o acontecido nem mesmo para os membros da igreja local. Abafaram o caso, enfiaram outro "lider" no lugar e seguiram a vida como se nada tivesse acontecido.
As pessoas começaram se perguntar onde está o irmão fulano? e as fofocas começaram surgir. Em resumo, eles matam pessoas para idolatrar a deusa CCB. Eles preferem que haja um pecado coletivo de fofoca, divisão e brigas dentro da igreja, do que serem transparentes e tratarem o problema com a devida seriedade, cuidado e respeito que os membros merecem.
Historias como essa são mais comuns do que imaginamos nas congregações mundo a fora. 1 ano que Deus tirou eu e minha esposa desse Egito.
Concordo com você que deveria ter tido uma explicação formal à irmandade, mas fizeram o básico o tirando do cargo e da liberdade é realmente tão criticável assim? A acusação chegou a esfera criminal, ele foi condenado? Porque se não uma nota pública realmente não seria a melhor das decisões judicialmente.
É evidente a sua má vontade quanto a CCB, remover o indivíduo do seu cargo e do convívio da igreja não é o suficiente? Você acredita que o caso tem que ser ainda mais exposto? Que a família tem que ser ainda mais exposta? Você quer que a congregação torne ainda maior o escandâlo? Suas critícas são forçadas, em muitas outras igrejas, principalmente reformadas, já ouvi de casos similares que foram tratados de forma muito mais leviana.
@@thomasnathanael4377 ué, mas o ponto são os meninos pula pula. A própria igreja dá tiro no pé ao valorizar algo bobo. Aí quando a coisa é séria eles não fazem esse estardalhaço. Esse é o ponto. Se dois bobos têm tanta importância, por que não dar a devida importância e publicidade ao que realmente importa?
Tratar um escândalo sexual / criminal de modo discreto e expor dois meninos. Tá certinho, né?
Abuso infantil tem que ser denunciado à polícia, retirar o culpado da igreja e "matar o assunto" não é suficiente, porque o abusador vai continuar a atacar.
@@thomasnathanael4377 removê-lo do cargo é suficiente? O indivíduo simplesmente se mudou para o Maranhão depois da acusação e você acha que o simples fato dele não ser mais ancião é o suficiente para lidar com está situação? A questão não expor a família ou tornar maior o escândalo, a questão é ser transparente com as outras tantas famílias que confiaram naquele homem por anos. O mínimo que uma membresia de uma igreja saudável precisa é de transparência. Mas não adianta eu ficar aqui dando meus argumentos que como você disse não passa de "má vontade" .
Vamos para as escrituras? Quando Paulo descobriu que na igreja de corinto havia um homem se deitando com a própria madrasta, ele não só tornou o fato público, como escreveu uma carta para que fosse lida em alto e bom tom para toda aquele comunidade tratar aquele homem como um pecador impenitente e entregado a satanás. Forte né ? Mas isso é a própria bíblia que recomenda, o problema é que quem não lê a bíblia vai agir conforme os padrões deste século... E me desculpe CCB e bíblia são inimigos declarados. Afinal um outro ancião bem famoso expulsou "o espírito de estudar a bíblia" em uma reunião de mocidade. Sabe qual a foi a nota pública de repudio a fala dele ? Nenhuma, porque toda liderança concorda (:
Por muito tempo o inimigo luta contra aqueles que servem a Deus, usando de todos os meios possíveis para desviar os pés daqueles que tentam caminhar na verdade, porém aqueles que ainda não conheceram a graça de Deus ele usa meios pra que isso não venha a acontecer, hoje com a tecnologia ele não precisa se esforçar muito pra isso, pessoas se elevam ao ridículo a si mesmo só para que outras pessoas verem,o inimigo pediu pra jesus, para poder cirandar os que estavam com jesus, mas o senhor rogou para que a fé deles não viesse a desfalecer, aquele que ama o mundo aborrece a Deus, aquele que ama a Deus aborrece o mundo, Deus abençoe a todos e oremos uns pelos outros, oremos e vigiemos , para que a vinda do senhor Jesus não nos pegue de surpresa.
12:41 na vdd kkkk a CCB "não" tem teologia kkkkk tem gente que prega em um culto uma coisa e no próximo culto essa mesma pessoa prega o contrário do que ela pregou!! Hora o pregador é calvinista bora é arminiano! É uma coxa de retalhos e totalmente fora do que o evangelho ensina
Ja me inscrevi no canal 2. Que Deus te guie nos devocionais desse novo ano.
Vovô Louis ficaria chateado ao ver alguns caminhos que a CCB tomou dos anos 60 pra frente. Espero que alguns jovens com a mentalidade mais bíblica e menos denominacionalista possam oxigenar a CCB de volta pelo menos ao que era o pentecostalismo histórico dos seus primórdios nas decadas de 1910 a 1950.
Era seu avô?
@@ArturSilvaGonçalves-i8r Eu faço essa brincadeira porque meu trisavô Domenico Francescon nasceu na mesma comuna, Cavasso Nuovo na Itália, porém sua descendêcia migrou direto para o Brasil, região de Descalvado e Pirassununga-SP, então se for, deve ser um primo bem distante, pois toda a descendência do Louis ficou nos EUA
Sim sim. Você está certo, não é atoa que o irmão Louis deixou a CCB antes de sua morte. Então, o rumo tomado foi completamente repudiado pelo próprio fundador.
@@Sambarilove-m2s Espero que mentes mais esclarecidas possam influenciar positivamente a CCB, eu tive uma péssima experiência há mais de 20 anos atrás de ameaça de perda da salvação pelo simples fato de ir em outra denominação. Mas hoje entendo que foram uns idosos de mente endurecida que agiram dessa forma.
@@CarlosFranciscondesde lá os jovens viraram idosos e continuam com as mesmas ameaças. E acredito que esses jovens de hoje quando se tornarem idosos irão perpetuar esse mesmo pensamento. A CCB está mais radicalizada do que nunca.
Muito bom, não tinha está percepção sobre o caso
Desculpe pastor, mas lá ninguém conhece Jesus. Eu fui de lá por anos e posso afirmar isso. Porque quem conhece a Jesus não fica naquele lugar
Os vídeos gravados por eles nunca foi o problema. A participação no rancho sim é o problema. Só não acha problema quem não sabe o que é o rancho e o que rola por lá.
Uma pergunta sincera de acordo com os 4 Evangelhos: Se Jesus fosse convidado a participar "desse" rancho, você acha que Ele iria?
@diegomedella6624 eu não acho, tenho certeza. O rancho é um local de depravação, imoralidade, perversão e homossexualismo. Não vejo Jesus participando disso com a desculpa de se mostrar diferente e pregar o evangelho.
@@diegomedella6624 Jesus nem seria convidado pra um evento desses. O Jesus da Bíblia não seria o Jesus que essa galera curtiria.
@@diegomedella6624 ja leu o salmo 23?
@@Umdostaisoficial exatamente! O pessoal tá normalizando todo tipo de coisa
Ou Victor, tudo bem?
Vou compartilhar uma experiência que tive com minha filha, sobre essa questão do Jesus sisudo.
Fomos assistir a 4 temp de The chosen, teve o episódio da morte de João Batista, e mostrou o processo de luto, que claro, Jesus tb participou. Em uma cena, um dos discípulos conversa com Jesus e tem lembranças boas de João, nisso Jesus sorri. Minha filha vira para mim e fala, uai mamãe, Jesus ri?
Eu fiquei na dualidade entre achar graça e tbm me preocupar sobre como eu estava demonstrando quem é Jesus para meus filhos.
Sei que a série é só uma interpretação e meus filhos tb sabem, mas aproveitei pra demonstrar que Jesus como humano sentiu tudo o que nós sentimos, só que diferente de nós que lutamos contra o pecado, Ele venceu o pecado.
Os meninos precisam do anúncio do evangelho, assim como todos os demais que estavam na festa e GRANDE maioria que está na CCB. Onde não há exposição das escrituras sagradas, há consequências terríveis.
Obrigada por falar disso Victor! Deus te abençoe pelo seu trabalho.
Nasci e fui criado na CCB, ainda sou membro mas confesso que é só decepção lá dentro! Sinto que joguei toda minha infância e juventude, seguindo regras malucas dessa seita.
Estive assim também, meu irmão. 35 anos na instituição e comecei a perceber o que havia de errado, heresias e falta do Evangelho. Nós desligamos e hoje estamos em uma igreja Reformada, Bíblica, saudável.
Eu tbm estive lá por 22 anos .Minha família e eu saímos no ano passado,existe vida fora da CCB,estou numa igreja bíblica, graças a Deus
Ótimo vídeo! Já fiz parte dessa seita. Foram 22 anos lá dentro e nunca ouvi o verdadeiro evangelho, apenas cuidado com o nome da instituição.
Eu tbm,vinte e dois anos jogados no lixo😢
Provavelmente porquê não buscava a Deus, só homens. Eu sou da CCB e conheço o verdadeiro Evangelho, leio a biblia e tudo mais.
@mfreitas144 A pessoa que sobe no púlpito tem a obrigação de fazer uma pregação cristocêntrica expositiva da bíblia e não a bibliomância, e profetadas aleatórias, você ir a igreja e depois ter que pegar o texto e reler em casa ou procurar outro pregador no youtube para saber o que de fato deveria ter sido explanado lá no púlpito da CCB é demais praticamente um malabarismo. Nem todo mundo tem essa capacidade teológica de entender o texto biblico lendo em casa, na CCB só enchem linguiça com o texto,falam falam falam,e não dizem nada, pq não sabem,pregam coisas da cabecinha deles parece uma consulta de tarot só que usam a bíblia. ( "alguém entrou aqui hoje",Deus manda t dizer" bla bla bla)
Quando o Josué bengson, líder da quadrangular do pará, foi pego no esquema da máfia da sanguessuga, a igreja se reuniu e fez um culto de homenagem pra ele.
Nessa época foi tenso 🥴
Victor Fontana, que o Senhor continue te iluminando e que você possa continuar contribuindo com o Reino de Deus.
Fiz parte por 28 anos da CCB e posso assegurar que tua leitura externa do fato em questão foi perspicaz e afinada, apresentando a atitude desproporcional e indevida da liderança da CCB.
Muitos casos de escândalos internos não sofrem repúdio dessa magnitude, porém, como sentem que a repercusão do canal dos comediantes pode, eventualmente, afetar a imagem de suposta santidade e seriedade da instituição, a carta serviu para tentar resguardar uma imagem que, a bem da verdade, está cada dia mais comprometida, principalmente por causa das críticas oriundas das péssimas ações, comportamentos, crenças e tradições ensinadas pela CCB.
A corda sempre arrebenta no lado dos mais fracos. Se vc não tem cargo importante ou é de família influente, se vc não da o melhor dismo, pouco importa.
Irmão, leia o livro "Uma Igreja Chamada TOV". O Vitor já fez uma resenha desse livro aqui no canal dele. Vc pode procurar a resenha no canal.
Na CCB não e cobrado o dízimo, nem tem pastor mas tabm não se estuda a bíblia mesmo,só se fala da bíblia entre os homens acho eu pirq entra às irmãs não se fala de bíblia
Excelente análise, Victor. Alegro-me em ver você denunciando a liderança dessa seita que um dia fiz parte. Que seu vídeo chegue a membros e os faça refletir se estão num ambiente saudável, e que o Senhor transforme corações por meio do evangelho!
Boa tarde, vim aqui dizer que só o amor de Deus pode preencher nosso vazio. Só falem com Ele
Comentário profundo e bem embasado. Acredito que a liderança da CCB emita nota contra você tbm😂
Simplesmente minha opinião! eu sou da CCB e tento colocar isso na cabeças das pessoas
Vc não vai conseguir,esse trabalho é do Espírito Santo,os membros não te ouvem,eles idólatra a igreja,eu tbm idolatrava a CCB
Eu acredito que a CCB acertou em fazer a nota de repúdio pois isso estava influenciando toda a mocidade na minha região, com chocarrices e zombarias, profanando o movimento verdadeiro do Espírito Santo. Inclusive nos cultos e reuniões de jovens estavam com certas manias que mais tiravam a comunhão do que preservavam a unidade.
Além disso, jovens aqui da regional estavam participando de alguns eventos e baladas e achavam que estava tudo bem, desde que não bebessem ou estivessem com roupas modestas. Dizendo que iriam para evangelizar...
Agora algo que acho interessante é que se a CCB faz uma nota criticam, se não faz uma nota e deixa rolar também criticam.
Há pontos positivos e negativos (analisados dentro de um viés) a nota lida no culto oficial, cabe a cada qual analisar
O erro da CCB foi sair de uma igreja que não participava de mídia e adentrar neste mundo virtual expondo assim coisas que antes eram resolvidas entre a própria irmandade expondo assim coisas santas aos porcos doutores donos da verdade que se inflamam em discursos sábios e cheios de sabedoria carregados de ódio porque a congregação e tão odiada? E agora exposta ainda mais? Existe miliares de igrejas e até daqueles que servem sozinhos porque cada um não vai cuidar da sua própria fé e alma? O COVID desestabilizou um importante ensinamento que a igreja tinha a pregação apenas dentro das casas de oração.
@@renanroma isso diz muito da CCB, não? Dois moleques abobados influenciam muito mais do que é pregado no púlpito? Pense nisso.
Uma igreja sem teologia séria, sem EBD, sem apreço pelo ensino, sem pastoreio, sem evangelho e, principalmente, sem Jesus tá mal há muito tempo.
Um meme abala tanto assim? Rsrsrs. Vcs estão mal demais.
@Jornz sim, infelizmente dois "moleques" influenciam mais do que calhamaços de teologia sistemática, mais do que várias horas de estudo bíblico e mais do que dias e dias de congressos e convenções. Basta ver na atualidade como vídeos curtos influenciam os jovens em seus trejeitos e linguajar
@@renanroma mas não tem isso na CCB ou tem? Tem calhamaço de teologia sistemática? Tem congresso? Como saber se dá resultado?
Um meme abala o que não tem alicerce. Aí o que resta é a ironia.
Saia da bolha e vá conhecer onde o evangelho abunda. Deus está agindo nesses últimos tempos e há uma juventude sedenta pela palavra.
Se a sua igreja se assemelha ao mundo, saia dela.
@Jornz eu ainda prefiro ficar na CCB e militar em prol dos ensinamentos bíblicos dentro dela. Que vantagem teria o homem saindo de um lugar que se pode apresentar a Bíblia para leigos e ir para um lugar onde todos já a conhecem de trás para frente e frente para trás?
Leitura perfeita acerca da CCB. Deus abençoe-o pelo video, Victor!
A falta de habilitade social das lideranças me chama muito a atenção.
Não sei se foi proporcional essa nota de repúdio, porém os últimos vídeos nesse tal de rancho eles gravaram fazendo menção a Deus usando esses jargões em meio a mulheres rebolando.. por exemplo.. maaasss sempre tem uma forma melhor da gente abordar situações complicadas né.. principalmente a luz das escrituras
Um membro da CCB no meio de descrentes não ensina nada como ser crente.
Os meninos não conhecem o evangelho, não sabem anunciar o básico da salvação.
O fato de se abster de bebidas e promiscuidade é apenas reflexo da salvação por obras ensinada nessa seita.
Não é suficiente para usar o exemplo de que Jesus frequentaria esses lugares para ganhar pecadores.
EXCELENTE VITOR . FUI CCB 40 ANOS E 25 ANOS DE MINISTÉRIO, VI CLARAMENTE O QUE SE DEVERIA REPUDIAR E COBRIAM PRA DEFENDER A SANTA CINZA .
Ex-CCB convicto aqui. Pastereio nunca vi lá.
E a respeito da ideia de eles serem luz em meio às trevas, tudo bem, eles tem que ir para esse tipo de lugar para pregar o evangelho de forma descomplicada leve também.. mas eu acho que não era isso o que tava acontecendo na prática, eles só estavam sendo envergonhados e aos poucos se contaminando essa foi a minha análise, pode estar errada, talvez a estratégia deles não foi tão boa.. mas eu concordo com o que você disse Fontana são dois moleques apenas, eles tem força e projeção mas são imaturos em algumas áreas, talvez com mais apoio e menos repúdio de líderes capacitados eles possam ser uma grande voz de Deus nas redes sociais para glória de Deus..
Não tem como ir ao inferno e não abraçar o capeta.
Não tem como ir ao inferno e não abraçar o capeta.
A ansiedade foi longa pra esperar pra comentar, 😂😂😂, mas assisti o vídeo até o final 😅.
Resumindo: a falta de estudo das escrituras, faz jovens como estes não entenderem o perigo dos ambientes que frequentam, e a placa ainda é mais importante que almas, espero que em pouco tempo, haja mudanças na CCB.
Bom resumo.
Concordo em partes. Em relação sobre o comunicado que a igreja postou você está correto. Foi a primeira coisa que notei a preocupação com o nome da denominação. Mas um ponto que não ouvi ninguém falar foi o personagem desses jovens. Não tem nada inocente. Talvez seja para eles que cresceram nesse meio e não tem o mínimo conhecimento de Bíblia. Mas essa mania de ficar pulando é bem frequente nas igrejas pentecostais. Eles dizem ser manifestações do Espírito Santo, eu deixo claro que acredito nas manifestações de falar em línguas. O problema é que muitas vezes se percebe que é ensaiado. E cria mania de falar palavras no meio de orações ou mesmo exortação da palavra. A Bíblia diz que: “O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja” Ou seja para edificar os outros tem que haver interpretação. O que estou tentando dizer é que tudo isso passa a ser uma sátira porque é ensaiado e no caso deles ridicularizado. Quem teme a Deus jamais brincaria com isso. Ficar pulando e se denominar “jumper” A igreja perdeu a oportunidade e ensinar que o Espírito Santo é Santo e não se brinca nem com Deus, o Filho ou o Espírito Santo. Isso ao meu ver se torna uma blasfêmia. Não se deve em hipótese alguma fazer isso. Minha maior preocupação ao ver o vídeo que de inocente não tem nada. E esses jovens pelo meio que cresceram nunca pensaram nisso pois não foram ensinados. Desconhecem as escrituras. E seus pais também, senão seriam instruídos a cerca disso. Vejo vídeos na internet que certas igrejas pentecostais ou neopentecostais fazem isso diariamente. A CCB perdeu a oportunidade de falar sobre isso porque eles não tem o conhecimento mínimo de Bíblia. E a real preocupação sempre foi a imagem. Fui criada lá dentro sei muito bem como se comportam. Enfim eles sempre vão preferir lançar as pessoas fora do que instruir. Pois como irão instruir se não tem conhecimento.
Victor sensacional
Infelizmente o ministério encobre seus próprios podres e são rígidos com os mais simples, embora nem todos, acontece que estamos sendo coniventes esperando a mão de Deus operar
Muito bom, Victor!
em 3,2,1 que comecem os jogos para os defensores da zanta cinza aparecem e dizer que o Vitor não conhece a CCB 🫣🫣posso dizer com todas as letras pois nasci e cresci na ccb e somente na pandemia que vim conhecer o que é evangelho e agradeço ao Espírito Santo por te me convertido e por isso tenho muito pena desses meninos pois sei que lá não existe pastoreio e disciplina bíblica é o ministério do Brás só se preocupa com a placa da igreja é isso se reflete na grande maioria dos membros 🫠🙏🏼
A minha pergunta é por que não repreenderam antes, por que quando viralizaram já não repudiaram, esperar o tal escândalo para poder se manifestar, sei não hein....
Muito bom!
Não conheço toda história, mas gente pulando, fingindo aquilo que eles chamam de "manto" é oq mais tem na internet por todo lado.
Victor Fontana, é exatamente essa falta de aprofundamento e conhecimento bíblico que tem faltado em muitas igrejas. Quanto a esses rapazes conhecidos como 'Jump e Pedrinho', se querem fazer humor, que o façam, mas sem esse oportunismo de vincular suas piadas ao nome da igreja que frequentam. O humor deles é raso, chato e sem noção, causando vergonha alheia.
Se querem entreter, que o façam de forma independente, sem manchar a liturgia da igreja. Essa atitude não é correta, mas sim um reflexo do caráter de pessoas tolas e vaidosas. Usar jargões ou experiências da igreja para suas performances é um deboche claro e não contribui em nada para a proclamação do evangelho. Na verdade, agem como ridículos até aos olhos dos infiéis. Que se contenham e respeitem o que é sagrado.
CCB só preocupa com sua placa e mais nada !!
o pessoal da CCB nem são irmãos nossos... Nem deveríamos comentar sobre eles
Quanto menos pano a gente passar pra SEITA, melhor pro Evangelho de Cristo......
é preciso ter o ensino do Mashiach no coração, e é só o Pai Eterno que sela no coração, e depois disso não tem nada(pessoa ou lugar) que tire da pessoa, isso reflete nas atitudes
Uma das doutrinas mais engraçadas da CCB é o exclusivismo.
Apenas o batismo deles é válido na visão deles. Ou seja, se Jesus chegasse lá pessoalmente para congregar numa CCB o diálogo seria assim:
Jesus: Paz de Deus, posso congregar aqui?
Membro da CCB: Pode sim, qual o seu batismo?
Jesus: Fui batizado por João Batista.
Membro da CCB: Não aceitamos esse batismo aqui, somente os que foram feitos dentro da nossa denominação, você precisa se batizar de novo.
A presbiteriana declarou a ccb como seita e defende que os crentes vindos de lá sejam batizados novamente na presbiteriana….mas isso pode neh…é a ccb que é intolerante….
A primeira vez que vi um vídeo dos rapazes de cara pensei: Eles são da CCB mesmo? Já estava demorando a denominação criar polêmica... Lamentável como são seletivos na forma que tratam os, supostos, problemas da igreja.
Certeza que podem até frequentar a CCB mas já ouviu falar joio e trigo
Que sensatez do Victor, parabéns
Cara mesmo não gostando de quem fala de onde sirvo a Deus, pois vejo que muita coisa é dita sem evidência concreta ou com pouco embasamento, não consigo ficar com sentimento de revolta com Vitor. Não concordei em muita coisa do que fala, pois sei muito bem do que aconteceu e a preocupação real da CCB, isso não tem sentido falar que é com o nome, mas não vamos entrar nesse detalhe, a questão é entender sua posição e ver que mesmo com um sentimento contra a CCB você tem algo diferente, e quanto a CCB acredito que um dia vai entender como é realmente
Só queria deixar registrado aqui que estou muito feliz com a volta dos devocionais!!!
Eles apenas imitam o que acontece em algumas igrejas da CCB
Cara, mas tu acha normal mesmo? A nota de repúdio é, talvez, algo muito grande. Sim, com certeza os caras devem esconder coisa de gente grande lá, mas esses caras não estavam num lugar maneiro pro que eles acreditam.
esse video foi a maior passada de pano de 2025, parabéns.
Excelente, Victor.
Quais livros você recomenda para entender melhor sobre o Jesus histórico ?
Vitor infelizmente tudo que vc disse é a verdade, para pior!
Não existe a pessoa de JESUS sendo pregado da forma correta nos cultos e "cara irmandade" na sua grande maioria é ingnorante de escrituras, muitos inclusive tem medo de ler, principalmente agora que muitos que passaram ler as escrituras e teve os olhos abertos pelo Espírito Santo e sairam.
A CCB infelizmente tem essa conduta de fazerem os membros idolatrarem a propria instituição e ter ministério como "santos"
Infelizmente!!
Infelizmente, muitos estão na ilusão de mudarem a tal instituição e tolerando o que DEUS não tolera.
Infelizmente!
Eu vi um comentário falando que os vídeos gravados por eles nunca foram um problema, mas sinceramente, é um problema sim. Tem um grande problema e um problema menor: O grande é que o evangelho são as boas novas, para ser pregado com seriedade e também com temor a Deus, não é "boas palhaçadas". Eu não me torno religioso comentando isso, caso alguém ache que estou sendo religioso, é muito diferente ser religioso e levar o evangelho a sério com senso... Aliás, muitas pessoas começam a ver esse estilo de vídeo e vão relativizando a seriedade do Reino, sem saber equilibrar as coisas e convertendo isso em libertinagem. O segundo e menor problema é que n tem graça nenhuma, é super esquisito e forçado, nunca entendi quem acha esses vídeos engraçados, acho que tem haver com não levar o reino de Deus a sério também, enfim...
Mano, não vejo que eles estão fazendo piada do evangelho, apenas dos trejeitos cristãos que eles vêem. E isso é o que o Victor falou, se você não tem capacidade de rir de si mesmo, isso é fanatismo.
Não acho tão engraçado, mas sei lá, dou umas risadinhas deles kjkkk
Não quero te ofender, me perdoe por qualquer coisa, meu irmão em Cristo 🫂
@@shinde_4 Precisa pedir perdão não, rlx kkkkk. Mas ent mano, é que assim, eu não imagino um Jesus que não seja humano e que não tenha senso de humor, mas Jesus ter senso de humor não faz com que a seriedade da palavra diminua também.
No momento, eu não consigo entender direito isso. Eu abri o Instagram deles aqui (nesse exato momento, depois de escrever o primeiro parágrafo) e isso me levou a refletir, talvez eu esteja mesmo sendo religioso demais. Mas n faz sentido mano, eu n consigo enxergar como que esse conteúdo espalha o evangelho que confronta as pessoas, parece que ta relativizando sabe? Ah mano, sei lá...
Adolescente brincando com senso de humor não é problema cara. Se você acha que é um problema, o problema é você. É por causa desse tipo de mentalidade atrasada que a juventude cada vez mais se move pra essas igrejas de pastor coach com show de workship, máquina de fumaça e parede pintada de preto.
@@pedroluizsouzapinto1980 O problema sou eu? Nossa irmão, talvez minha forma de pensar esteja sendo errada, isso não significa que eu ou qualquer outra pessoa que pense diferente de você seja um problema. Sobre o restante do seu comentário, nem faz sentido com o contexto, pois eu to falando exatamente da falta de temor, seriedade e reverência, entendeu? E o terceiro ponto que eu queria comentar é que a cor da igreja não define a santidade dela, pois ir pra assembleia todo trajado de terno aos domingos não faz ninguém mais santo, assim como também não faz com que sejam mais pecadores, a bíblia ensina a se vestir com modéstia, apenas. Posso até destacar que por conta de vestimentas e luxos, algumas pessoas se tornam arrogantes, com nariz empinado e se ensoberbecem (não estou generalizando, estou dizendo que acontece.)
Aparentemente a nota de repúdio foi motivada por conta dos rapazes participarem da festa do Carlinhos Maia, não por eles fazerem os vídeos. Pelo menos foi assim que entendi
Com respeito a nota da ccb bem como o teor da mesma, quem conhece essa instituição não se surpreende nem um pouco.
O que pegou mais foi a questão da participação deles no racho do Carlinhos Maia, ali rola todo tipo de impureza.
Eu fico sem entender porque dentre várias denominações nenhuma outra se preocupa tanto com a Congregação quanto a "Prebesteriana" Quanto ataque, acho que o sonho dessa denominação era ser refutada por algum membro do ministério CCB.
Fera
O pessoal dos comentários está completamente insano.
Tem aqueles que "eu era da CCB e só conheci o evangelho quando saí" ou "Estão defendendo a santa cinza", me desculpem pela verdade, mas vocês, se um dia foram realmente membros da CCB, estavam esquentando banco, pois Deus e Jesus Cristo são pregados e louvados do primeiro ao último minuto de TODOS OS CULTOS.
A CCB repudia também publicamente sim quem é do ministério, e não fizeram errado de maneira nenhuma em repudiar atitudes que não são contra doutrina da CCB, mas que são contra a admoestação dos tempos atuais! Ou será que, no lugar de um líder pastoral, seria correto incentivar que seus jovens frequentem baladas, conheçam o mundo das drogas, da perversidade sexual, orgias, e tudo que o mundo oferece de mal?
Dizer que tem "joguinho político" é desconhecer realmente o que acontece, e qual é a teologia errada que a CCB tem? Tirando o termo "contém" referente a bíblia nos pontos doutrinários, o que é há de errado?
O ponto é que só foi necessária a exposição pública justamente porque foram pessoas de carater público que sujaram sim o nome da instituição, não só por normalizar entrar em um lugar de promiscuidade dizendo que iam evangelizar, quando claramente não foram, mas também por fazer chocarrice com algo que, na fé, é a presença do Espírito Santo, e escarnecer isso é um perigo muito grave, uma linha tênue entre humor e blasfêmia, e no meu entendimento é muito mais prudente sim repudiar do que apoiar.
De qualquer forma, a CCB tem sim muitos erros, mas como todas as outras instituições tem, por isso não se deve abraçar placas, mas sim a BÍBLIA, coisa que a CCB faz sim, incansavelmente, mas uma pena que a mocidade não dá ouvidos aos conselhos BÍBLICOS.
Típica defesa da CCB: quem crítica não conhecesse, os problemas da CCB são pequenos (não heresias) e as coisas erradas que são culpa dos "membros", nunca dos líderes/instituição...
"A coleta é santa e faz parte da salvação."
"Salvação é igual um terreno que vc compra financiado e depois vai pagando parcelado."
Sim, amiguinho ,CCB é uma igreja séria,pode confiar 😅
Lá não tem Evangelho e ponto final 😢😢😢 aceita q dói menos 😂😂😂
O cara fala que é presbiteriano no começo do video, pra depois falar que não vai revelar sua denominação pra não "pescar em aquário" 😂
Não vou revelar minha igreja local.
Kkk. Vejo isso em todos os canais de pastores. Ao crescer na net ego cresce junto. Meus pais foram da Presbiteriana. Negócio bom lá e importante era o dízimo. Lembro uma vez que pastor cometeu adultério. Gancho de alguns meses e depois passa a régua
@@VictorFontanaTeologia ua-cam.com/video/og80bZypXfI/v-deo.html
👏🏻👏🏻👏🏻
Quando vc julga e afirma que a CCB teria uma doutrina anti-bíblica, ou completamente errada teologicamente, vc não estaria incorrendo na sua própria acusação, olhando para a CCB de cima para baixo, apontando é a colocando num patamar, segundo vc, de menor valor?
Esses moleques sao extremamente chattttooooosssssss
Socorro, alguém discípula a Claudia Leite fora da bolha puritana gospel! Faz o Paulo fazer um feat com ela pra ela ser abraçada por ALGUMA esfera cristã. Pq o público dela tá macetando e ninguém tá se colocando junto dela. Faz o Coletivo candieiro ver isso, por favor!!!
O legalismo não aguenta nem uma brincadeira inocente, sinto pena de quem é aprisionado por esses sistemas.
Sou membro da Congregação Cristã no Brasil, e afirmo que voce está corretamente certo, Victor.
Isso de omitir o comportamento dos líderes que erram grave é acobertado em boa parte dos casos, e esses que acobertam, sempre aproveitam da ignorancia da irmandade sobre a bíblia.
O fato é que se não houver uma reforma urgente na nossa igreja, estamos levando boa parte dos nossos irmãos ao inferno, por criar doutrina de homens.
O que esperar de uma seita? 🤷♂
Cara vocês nem sabe o que é uma seita.
Não generalizando, mas o parênteses mencionando o respeito ao membros tem efeito quase nulo. Quando se crítica a liderança, os liderados se sentem atacados. Quase sempre. Nesse tipo de contexto é claro.
Convenhamos, esse humor deles é muito dos sem graça . Rapaz , que palhaçada dois crentes pulando sem parar sem apresentar qualquer tipo de variação nas brincadeiras. Tem prazo validade quase vencendo, mas acredito que eles já já vão anunciar que sao gratos à CCB e que vão voar mais alto assim como Priscila Alcântara, Jotta A e Jamyli.
Os Judeus tem SETE FESTAS, Cristãos tentar "aguar" Pascoa e Natal, pra estragar a graça.
Agora essa. Também não ví nada demais com os maninhos.
Gostei da fala do Fontana.
Cara, do jeito que tu se manifesta aí; se a ponte JK tivesse caído na tua cabeça ninguém tinha morrido.
Jesus Cristo condena o juízo hipócrita. Julguem segundo a reta justiça.
"O nosso jeito de fazer disciplina na igreja revela quem a gente pensa que Jesus de fato é." Será que Jesus era realmente um homem carrancudo e ultra conservador? Os dialogos com os fariseus e saduceus revelam o contrário.
Gente ... e esses comentários aqui ?? Bora acordar povão.
O problema não são os vídeos que eles fazem, mas sim o ambiente em que eles estão. Cristão não frequenta "rancho do carlinhos" ou "farofa da gkay "
Não existe essa de "pregar o evangelho". Existe uma separação entre Cristo e o deus desse mundo. O cristão é livre pra ir onde quiser, mas nem por isso eu posso usar isso como desculpa pra dizer "Ain, eu fui numa orgia pregar a palavra".
A questão é que se tratassem todos iguais ia ser mais simples, mais alguns é encoberto e outros exageram no julgamento, porém não posso ignorar que já passei pelo mesmo, por ser jovem algumas autoridades da igreja sempre pegam mais pesados cm jovem, uma vez virei fofoca na igreja, por esta na casa de uns amigos e lá do lado tinha um bar da família deles, então algum fofoqueiro foi dizer pro pastor que estávamos desviados, só pelo fato de estávamos brincando na sinuca cm o bar fechado, a confusão foi grande, mais não era só ter perguntado pra gente.
Finalmente alguém sensato
@charlieweber9624 Entendi. Já passei por algo parecido e sei bem como é isso, a fofoca é um abismo que suga pessoas, é um verdadeiro demônio.
Mas meu ponto é justamente isso, evitar falatório, por ações que eu sei que tive a opção de não fazer. Liderança abusiva nas igrejas existe e é um problema ... um problema grande, mas de verdade tem coisas que dá pra gente evitar. Cristão não se mistura com o mundo. Cristão tem que ser separado do mundo.
Incrível que poucas pessoas percebem o malabarismo desse suposto pastor para atacar a CCB e defender os membros da igreja que mostraram mau testemunho.
Excelente comentário.
❤
A CCB é uma boa igreja, por nao ter apreço pelo dinheiro, mas peca no conhecimento bíblico, na escolha dos membros para os seus ministérios, pessoas que em maioria nao têm experiência do evangelho e nem em cultura, seria bom se a sua preocupação fosse o amor ao próximo!
Eles nem tem pastores, como serão pastoreados?
16:36 acharam que Jesus era um relioso rabugento igual os anciãos da CCB e outros religiosos de outras igrejas tbm! Que acham que sorrir é errado!
Jump Pedrinho, Pedrinho Jump!😅
Que abordagem simplista, Victor. Pontos negativos pra vc.
Primeiro a igreja não está preocupada com a imagem, mas com a difusão deste comportamento para os outros jovens. Isso está extremamente claro na nota e para quem é pai. Talvez lhe falte experiência…
O que os adolescentes fizeram traz incentivo a comportamentos jocosos, bobos ou chocarrices, não condizentes com a seriedade do evangelho.
Note que além disso, o cume do problema foi quando eles foram participar de uma festa mundana com o propósito de “mostrar que não vão se contaminar” incentivando ainda mais os jovens a esse tipo de risco.
Incrível vc ficar fazendo tantos vídeos teológicos e não enxergar algo tão simples.
Faça assim, pegue seus filhos e levem ai rancho di carlinhos ou incentive esse tipo de comportamento, além de seus filhos serem influencers e vincularem o nome da igreja presbiteriana, já que não tem problema.
O caso demandava intervenção por isso e também pela imagem da igreja não pq a imagem foi prejudicada em si, mas para que não se ache que a CCB tolera esse tipo de comportamento que trás risco para o futuro dos jovens.
Tire sua insatisfação pessoal com a CCB de lado e faça uma análise séria do caso.
Mas vc ganhou views no final das contas neh….
Falar mal da ccb com suposições de escândalos políticos e teologia fraca é fácil, ainda mais no conforto da sua casa….
Com o devido respeito, discordo. Entendo q deve existir uma preocupação com o testemunho individidual e coletivo dos membros da igreja por parte de todo crente. Pergunto, estão ali fazendo o quê? Evangelizando?
Cristo quando esteve com as pessoas os pecadorea citados no vídeo, o fez porque em tudo havia um propósito.
Quanto a péssima teologia da CBN , creio q isso é outro assunto.
Outra coisa, um erro não justifica outro. Se os lideres erram, os demais membros tb devem errar e isso ser banalizado?
A Biblia diz que não devemos usar nossa liberdade como pretexto para o pecado.
Espero ter colaborado. DEUS NOS ABENÇOE!!!
Mais um que percebeu que, colocando ccb no título do vídeo, rende visualização e ibope, é só ver os o outros vídeos que tem mísera visualização.
@@aluisiobueno2132 vcs são muito egocêntricos...
O irmão falando do que não conhece. Só quer engajamento no vídeo.
Eles não tem pastoreio. O pastoreio não faz parte da cultura CCB.