Através dessa única aula eu aprendi o que não aprendi assistindo trocentas aulas de outras pessoas... você é diferenciado lê Santana Meus parabéns e continue esse trabalho maravilhoso cara...
Na minha humilde opinião,que ninguém pediu... és o melhor professor dessa área.Ainda mais que sabe que tem campo harmônico os modos ... acho que "eles"renegam essa idéia para facilitar o raciocínio deles que não vai além...Sexta faz um vídeo pra lembrar promoção e poder comprar.Abraço.
Muito bom ! Eu acho mais fácil pensar na escala alterada comparando com um jonio com a tônica aumentada ao invés da menor melódica . Mas era um segredo meu! Kkk E se o frigio dominante é brega , o saudoso metaleiro Reginaldo Rossi não tem nada com isso !!!!
Tenho esse songbook do Toninho Horta, na esperanca de a qualquer momento (quem sabe na black friday ;) ) comecar o curso de harmonia com o Leo e conseguir usufruir das obras do Toninho :)
Aula fantástica!!!! Como sempre, isso já não é novidade. A Black Friday está sensacional, vou dar meus "pulos" aqui pra conseguir o curso vitalício. Um abração. Sucesso irmão, tu merece sempre.
Lê, você é um dos caras com mais propriedade falando sobre harmonia na internet. Seu curso também é uma das melhores coisas que há por aqui. Permita-me tirar uma pequena duvida: na hora de estudar todas essas mil possibilidades, você indicaria abrir o livrão e ficar achando as relações e tudo que pode ser feito, ou simplesmente pegar uma ideia(como por exemplo a que você deu no G7alt) e ficar pirando, experimentando e se divertindo? Na hora de absorver o raciocínio, a brincadeira(que é a coisa mais séria que existe) é o melhor caminho, em sua opiniao? Grande abraço, te admiro não só como profissional, você é daqueles caras que a gente bate o olho e já saca que é uma pessoa sensacional. Pretendo um dia ter o prazer de te ver tocando ao vivo e te dar um abraço, talvez tentando retribuir o tanto de coisa boa que você ja fez por mim, sem nunca saber.
5 років тому+8
Obg queridão!!! Olha, uma coisa não elimina a outra. De vc olhar pra ciência vc vai encontrar uma etapa teórica e outra experimental - elas não se eliminam. Ao contrário: se integram de maneira a produzir conhecimento. Abrir livros de teoria é a fase teórica: vc vai entender os caminhos, fundamentos e mecanismos do objeto de estudo. Pegar uma ideia e submetê-la a testes práticos, repetições, ambientá-la a canções e etc é a fase experimental do processo: vc vai provar com o seu ouvido/percepção musical como aquele mecanismo soa. Essa segunda etapa é a mais importante. É ela que não deixa vc virar um “teórico de goela”. Saber harmonia não é ter os parâmetros todos bem memorizados: é conseguir identificar e jogar com as sensações musicais que relações intervalares geram em cada ambiente. Os dois métodos são complementares. Só não deixa a parte teórica virar uma piração. Mergulhe em bons repertórios e teste tudo com o seu ouvido. Abração!!
Diga-me, como posso saber qual acorde mais apropriado para uma substituição? Sei de podem pertencer a qualquer escala modal da tônica do acorde a ser substituído, mas qual o mais "conveniente"?
Lê me diz uma coisa lá no curso HC...vai ter maus vídeos tipo esse demonstrando na pratica a aplicação do material abordado... Esse foi excelente Parabéns 👏👏👏
Olá João tudo blz?,professor eu assistir teu vídeo sobre tirar música de ouvido tira uma dúvida é possível tirar harmonias complexas só pelo baixo ? estilo jazz e bossa nova.
5 років тому+1
Não, amigo. O baixo é só um elemento do acorde. Falando de uma harmonia complexa, o que estará sobre cada baixo pode ser uma infinidade de coisas.
Professor me tira uma dúvida por favor, a maioria das partituras que eu vi da música " la belle de jour " a fórmula de compasso é 4/4, mas não seria 2/4?
Se o dominante for o natural do campo e a melodia estiver na quinta justa do acorde?
5 років тому+1
Numa tonalidade maior: vc tem inicialmente o mixolidio (não vai ter muita “graça” usar esses recursos nesses caso, como eu falei do F7(13) aí no vídeo. Maaaasss um V7 (com 5j) tbm pode ser DOMDIM. Aí a brincadeira fica legal.
Lê eu tô iniciando a caminhada musical E quero adquirir um curso que realmente cumpre o que promete ,e vendo seus vídeos e acompanhando a maestria e o Amor com que vc faz em todo seu trabalho ,faz a agente ter confiança e segurança no seu curso Só tinha essa dúvida se era pra iniciantes! Quero fazer parte desse legado 🙏🎹
Me explica uma coisa Lê, sou guitarrista e quando escuto fusion, eu percebo que os acordes mudam muito rápido, eu queria saber qual é o raciocínio para improvisar nesse tipo de contexto, imagino que não seja um improviso modal, dada a velocidade da troca de acordes...(ahh...esse é o melhor canal de teoria musical do Brasil!).
5 років тому+1
Obg queridão!!! Olha... há muitos casos diferentes e cada um vai exigir uma abordagem. Numa troca rápida de acordes pode rolar: - todos estarem num msm CH. - a maioria estar num mesmo CH. - haver modulações a cada 2 ou 3 acordes. - V7’s extendidos. - modalzão: cada acorde uma escala. Qdo for esse último caso e a troca for impossível de acompanhar: chuta o balde. Taca outside e se preocupa só com a articulação das frases. Elas vão involuntariamente criar tensões sobre os acordes, mas o foco será o efeito do freaseado. O sentido melódico independente da harmonia.
@ muito obrigado Lê, não sei se vc conhece o Guthrie Govan, ele é muito fera, apesar do virtuosismo, ele tem uma musicalidade incrível, escute Bullet blues do Guthrie Govan, tenho certeza que vai gostar...um abraço.
Ótima aula! Gostaria de tirar uma dúvida... Eu sei que a menor melódica pode gerar algumas enarmonias. No tom que você usou mesmo, Abm Vi que você optou por Db7 e D#7 Há algum motivo por ter optado em colocar Db7 ao invés de C#7? Obrigado pelos vídeos. Abraço!
5 років тому+1
É que sobre o sétimo grau da menor melódica (qdo interpretado como ALTERADO, não como SUPERLÓCRIO) a questão enarmônica vai pra casa do caralho kkkkkkkkkk... O modo alterado vai dar b2, #2, 3, b5, #5, b7. Aí isso vai nos dar um campo harmônico cheio de tensões. Fica absolutamente inviável considerar todas as enarmonias dentro do modo alterado.
5 років тому+1
Ah! E só pra constar: Db e D# pq o modo SOL alterado nos dá REb (b5) e RE# (#5).
Cara acompanho o canal e curto muito. Na reharmonizacao minha dúvida é que nao encontro muitas musicas com acordes alterados. Geralmente as musicas seguem o II V I, e o maximo que consigo é trocar por substitutos Será que nao rolava pegar uma música mais simples para pensar a reharmonizacao por modos? Também vou pegar o curso na promoção da sexta. By the way, seu trampo é ótimo. Parabéns
O problema pode estar justamente no repertório, mano. Certos estilos musicais acabam sendo muito simplistas nas harmonias. Sorte nossa estarmos no Brasil. Nossa música é sensacional!
5 років тому
Pois é... se vc está acostumado com repertórios sem muitos recursos de harmonia é pq o foco desses repertórios é outro. Há níveis de rearmonização. Nessas canções vc pode, por exemplo, trabalhar recursos leves como inversões de baixos e substituiçoes de acordes pelos seus relativos. Mas o grande segredo é mergulhar em repertórios que usam desses recursos mais avançados. Assim vc habitua seu ouvido e seu raciocínio a isso. Estudar harmonia sem abordar esses repertórios não tem propósito.
@ outra dúvida, desculpa. Eu gosto msm é do baixo, posso estudar a harmonia no violão para q eu toque baixo melhor, ser um acompanhante melhor em uma banda!
fantástico, muito didático, estou aprendendo muito com o curso, o melhor do Brasil, sem dúvida.
Espetacular! Impossível não entender! Sou fã demais!
É muita informação em 15 minutos! Esse é o cara!
Através dessa única aula eu aprendi o que não aprendi assistindo trocentas aulas de outras pessoas... você é diferenciado lê Santana Meus parabéns e continue esse trabalho maravilhoso cara...
não entendo pq ainda não tem 1 milhão de inscritos...
Tirem as crianças da sala. Essa aula tem muito conteúdo. Obrigado, Lê.
Meu, que aula show de bola! Auto nível. Pra quem quer sair do lugar comum!
Musica Lindaaa♥️♥️ Aula incrível 🎹🎹🎹🎼🎼❤
Me quebrou quando ele falou da minha raça das 6 cordas em relação a estudar campo harmonico😂😂😂😂😂
Quanta mágoa com os guitarristas kkkk. Boa aula. Valeu
Na minha humilde opinião,que ninguém pediu... és o melhor professor dessa área.Ainda mais que sabe que tem campo harmônico os modos ... acho que "eles"renegam essa idéia para facilitar o raciocínio deles que não vai além...Sexta faz um vídeo pra lembrar promoção e poder comprar.Abraço.
Deve rolar live.
Muito bom ! Eu acho mais fácil pensar na escala alterada comparando com um jonio com a tônica aumentada ao invés da menor melódica . Mas era um segredo meu! Kkk E se o frigio dominante é brega , o saudoso metaleiro Reginaldo Rossi não tem nada com isso !!!!
Como sempre uma excelente aula. Com direto a mensagem subliminar haha
Um dia que tu vir pro Rio Grande do Sul avisa aí, abraço!!!
Alê na boa, pode ter os famosão e bla bla bla, mas vc tem a melhor cabeça harmonica dessa plataforma.
Uma das melhores aulas do canal faz mais aula assim por favor 😍
Dica pra arrebentar a boca da botija rsrsrsr muito bom demais da conta. Mega dica
Dois pentagramas com tanta musicalidade! Obra prima da arte musical
Melhor professor ever!!!!
Gosto muito desse vídeo seu...queria que ,se tivesse a possibilidade de por um vídeo desse la no seu curso bem detalhado, seria bom..
Abraço Lê
Muito legal! Parabéns pela aula! Obrigado
Queria uma analise harmonica da canção senhoras do amazonas do joao bosco...musica maravilhosa!
Demais o seu canal Lê, sucesso pra voce!
Melhores aulas que já vi! Melhor didática disparado! Vídeos muito bem formatado para a visualização das explicações! Excelente!!!! Parabéns!
Vc eh o cara Lê, se loko melhores aulas do you tube e com humildade .
Meu brother, os seus vídeos são muito foda!!!!
Esse cara é simplesmente sensacional. Não tem outro!
Boa, aí sim.
Parabéns Lê, pela excelente aula!
Bom dia amigo vim deixa meu joinha ótimo video abraços
Aula top super, hiper, master, blaster, das galáxias multiversais! Vlw pelo conteúdo!
Tenho esse songbook do Toninho Horta, na esperanca de a qualquer momento (quem sabe na black friday ;) ) comecar o curso de harmonia com o Leo e conseguir usufruir das obras do Toninho :)
Aula fantástica!!!! Como sempre, isso já não é novidade.
A Black Friday está sensacional, vou dar meus "pulos" aqui pra conseguir o curso vitalício.
Um abração. Sucesso irmão, tu merece sempre.
Lê, você é um dos caras com mais propriedade falando sobre harmonia na internet. Seu curso também é uma das melhores coisas que há por aqui.
Permita-me tirar uma pequena duvida: na hora de estudar todas essas mil possibilidades, você indicaria abrir o livrão e ficar achando as relações e tudo que pode ser feito, ou simplesmente pegar uma ideia(como por exemplo a que você deu no G7alt) e ficar pirando, experimentando e se divertindo?
Na hora de absorver o raciocínio, a brincadeira(que é a coisa mais séria que existe) é o melhor caminho, em sua opiniao?
Grande abraço, te admiro não só como profissional, você é daqueles caras que a gente bate o olho e já saca que é uma pessoa sensacional. Pretendo um dia ter o prazer de te ver tocando ao vivo e te dar um abraço, talvez tentando retribuir o tanto de coisa boa que você ja fez por mim, sem nunca saber.
Obg queridão!!!
Olha, uma coisa não elimina a outra. De vc olhar pra ciência vc vai encontrar uma etapa teórica e outra experimental - elas não se eliminam. Ao contrário: se integram de maneira a produzir conhecimento.
Abrir livros de teoria é a fase teórica: vc vai entender os caminhos, fundamentos e mecanismos do objeto de estudo.
Pegar uma ideia e submetê-la a testes práticos, repetições, ambientá-la a canções e etc é a fase experimental do processo: vc vai provar com o seu ouvido/percepção musical como aquele mecanismo soa.
Essa segunda etapa é a mais importante. É ela que não deixa vc virar um “teórico de goela”. Saber harmonia não é ter os parâmetros todos bem memorizados: é conseguir identificar e jogar com as sensações musicais que relações intervalares geram em cada ambiente.
Os dois métodos são complementares. Só não deixa a parte teórica virar uma piração. Mergulhe em bons repertórios e teste tudo com o seu ouvido.
Abração!!
@ muito muito obrigado!
Espetacular
Que aula fantástica.. Top de mais parabéns.
Aula sensacional cara !!! Vc abriu minha mente pra música de vdd!!!
Diga-me, como posso saber qual acorde mais apropriado para uma substituição? Sei de podem pertencer a qualquer escala modal da tônica do acorde a ser substituído, mas qual o mais "conveniente"?
Muito bom acho interessante demais o seu modo de raciocinar
Gênio João bemol
Simplesmente, sensacional!!👏👏👏👏👏👏
Ah, vai ser minha melhor compra dessa Black Friday
Que massa
Como eu faço pra olhar pra um acorde e saber o campo harmônico sobre ele pra entender esses eu raciocínio do vídeo
Lê, super demais essas dicas. Valeu mesmo.
Show de mais Lê 👏👏👏👏👏👏👍
Faz um video aplicando essa mesma ideia sobre uma musica simples
Vlw lê, vou pegar uma vitalício semana que vem ! Confiança total no trabalho
Honrado com sua amizade, man!!
Exemplo tem um V- I... G7- e C7M se eu pensar no campo harmônico de G Lídio eu posso substituir o G7 pelo C#° ?
Há guitarristas e guitarristas Man, claro que todo modo tem um C.H, abraço
Bora pro grupo no Telegram!!
t.me/canaljoaobemol
Boa noite, Lê! No dia 29 fiz minha compra do plano anual, mas está havendo algum problema, pois desde ontem não consigo acessar!
O que preciso estudar para saber de onde vem esse o G7(#9) ??
Baita vídeo!!!!
Mds!! Que aulão da porra kkk
Lê me diz uma coisa lá no curso HC...vai ter maus vídeos tipo esse demonstrando na pratica a aplicação do material abordado...
Esse foi excelente Parabéns 👏👏👏
Com toda certeza! =)
Olá João tudo blz?,professor eu assistir teu vídeo sobre tirar música de ouvido tira uma dúvida é possível tirar harmonias complexas só pelo baixo ? estilo jazz e bossa nova.
Não, amigo.
O baixo é só um elemento do acorde. Falando de uma harmonia complexa, o que estará sobre cada baixo pode ser uma infinidade de coisas.
Professor me tira uma dúvida por favor, a maioria das partituras que eu vi da música " la belle de jour " a fórmula de compasso é 4/4, mas não seria 2/4?
Muito bom
Se o dominante for o natural do campo e a melodia estiver na quinta justa do acorde?
Numa tonalidade maior: vc tem inicialmente o mixolidio (não vai ter muita “graça” usar esses recursos nesses caso, como eu falei do F7(13) aí no vídeo.
Maaaasss um V7 (com 5j) tbm pode ser DOMDIM. Aí a brincadeira fica legal.
Valeu
Gostaria muito de ter este domínio todo mas teria que ser com aula presencial como seria isso
Presencial não consigo, querido. Meus horários já estão muito lotados.
Você usou a menor melódica por causa da #5 ou se fosse G7 puro serviria a escala alterada também?
Teoricamente não. O pessoal usa na malandragem. Mas se vc quer uma escala com sonoridade legal tendo 5j, é a DOMDIM.
Consegue aí o endereço de onde consigo baixar esse livro de partituras do Horta!?
Não sei te dizer, amigo
Lê eu tô iniciando a caminhada musical
E quero adquirir um curso que realmente cumpre o que promete ,e vendo seus vídeos e acompanhando a maestria e o Amor com que vc faz em todo seu trabalho ,faz a agente ter confiança e segurança no seu curso
Só tinha essa dúvida se era pra iniciantes!
Quero fazer parte desse legado 🙏🎹
Pooooxa que honra mano!!!
Me explica uma coisa Lê, sou guitarrista e quando escuto fusion, eu percebo que os acordes mudam muito rápido, eu queria saber qual é o raciocínio para improvisar nesse tipo de contexto, imagino que não seja um improviso modal, dada a velocidade da troca de acordes...(ahh...esse é o melhor canal de teoria musical do Brasil!).
Obg queridão!!!
Olha... há muitos casos diferentes e cada um vai exigir uma abordagem.
Numa troca rápida de acordes pode rolar:
- todos estarem num msm CH.
- a maioria estar num mesmo CH.
- haver modulações a cada 2 ou 3 acordes.
- V7’s extendidos.
- modalzão: cada acorde uma escala.
Qdo for esse último caso e a troca for impossível de acompanhar: chuta o balde. Taca outside e se preocupa só com a articulação das frases. Elas vão involuntariamente criar tensões sobre os acordes, mas o foco será o efeito do freaseado. O sentido melódico independente da harmonia.
@ muito obrigado Lê, não sei se vc conhece o Guthrie Govan, ele é muito fera, apesar do virtuosismo, ele tem uma musicalidade incrível, escute Bullet blues do Guthrie Govan, tenho certeza que vai gostar...um abraço.
Ótima aula!
Gostaria de tirar uma dúvida...
Eu sei que a menor melódica pode gerar algumas enarmonias.
No tom que você usou mesmo, Abm
Vi que você optou por Db7 e D#7
Há algum motivo por ter optado em colocar Db7 ao invés de C#7?
Obrigado pelos vídeos. Abraço!
É que sobre o sétimo grau da menor melódica (qdo interpretado como ALTERADO, não como SUPERLÓCRIO) a questão enarmônica vai pra casa do caralho kkkkkkkkkk...
O modo alterado vai dar b2, #2, 3, b5, #5, b7. Aí isso vai nos dar um campo harmônico cheio de tensões. Fica absolutamente inviável considerar todas as enarmonias dentro do modo alterado.
Ah! E só pra constar:
Db e D# pq o modo SOL alterado nos dá REb (b5) e RE# (#5).
Cara acompanho o canal e curto muito. Na reharmonizacao minha dúvida é que nao encontro muitas musicas com acordes alterados. Geralmente as musicas seguem o II V I, e o maximo que consigo é trocar por substitutos
Será que nao rolava pegar uma música mais simples para pensar a reharmonizacao por modos?
Também vou pegar o curso na promoção da sexta.
By the way, seu trampo é ótimo. Parabéns
O problema pode estar justamente no repertório, mano. Certos estilos musicais acabam sendo muito simplistas nas harmonias. Sorte nossa estarmos no Brasil. Nossa música é sensacional!
Pois é... se vc está acostumado com repertórios sem muitos recursos de harmonia é pq o foco desses repertórios é outro.
Há níveis de rearmonização. Nessas canções vc pode, por exemplo, trabalhar recursos leves como inversões de baixos e substituiçoes de acordes pelos seus relativos.
Mas o grande segredo é mergulhar em repertórios que usam desses recursos mais avançados. Assim vc habitua seu ouvido e seu raciocínio a isso.
Estudar harmonia sem abordar esses repertórios não tem propósito.
João, sou aluno do Harmonia com consciência, então, quer dizer que não terá mais plano mensal a partir de dezembro? vai ter que comprar o curso mesmo?
Nãooooooooo
Kkkkkkkkkk
Continua tendo o mensal, o semestral e o anual normalmente.
@ kkkkkkkk, como sempre de bom humor, até nos comentários, entendido joão, seguimos firme nos estudos! ainda bem que não mudou os planos.
Seu curso dá pra estudar no violão ou só pra quem toca piano? E essa dica do vídeo tb dá pra estudar no violão?
Sim e sim, amigo!
@ outra dúvida, desculpa. Eu gosto msm é do baixo, posso estudar a harmonia no violão para q eu toque baixo melhor, ser um acompanhante melhor em uma banda!
Só não entendi direito esse G7/5#, mas na melodia rola um G#.
Se vc entender a melodia como um LAb, é o b9 do G7.
Lê seu curso é para iniciantes?
Roberto lima todos os níveis, man!
Pra mim isso é grego.Terei de voltar aqui passado alguns anos kk
dolar R$ 4,20 culpa do STF rsrsrs
Ahammmm kkkkkkkkkkkkkkk
Entendi nada
Então tem que voltar umas casinhas e estudar assuntos anteriores. 😊
Não e a aula e essa coisa que aconteceu com seu site
Ah kkkkkk
Frígio dominante deixa com pessoal do metal 😂😂😂😂😂
É a harmonia avançada deles kkkkkkkkkkk
Há 4.20 , não rola vitalício.kkk...!!!
Já pensou se eu vendesse em dólar?? 😱😱😱
@ Sexta feira comprarei esse curso de um ano .. Finalmente vou poder entender o que vc fala em seus vídeos .
Excelente explicação, mas preciso praticar muito esse raciocínio pra torná-lo natural...
US$4.20 é de cair o cú da bunda! Hahaha
Beijo nas teta!