Jose Monir Nasser era um cara inteligentíssimo e com uma perspicácia fora de série. Pena ter ido tão cedo. da mesma forma que o professor Pierluigi Piazzi, outro grande educador.
Eu fui aluno do Prof.Monir e tive oportunidade de observar suas falas e teorizar sobre assuntos de economia e da educação no Brasil.Nunca vi nada igual. Com que facilidade ele transcorria sobre os mais diversos temas da atualidade,de economia à educação.Era,ao meu ver, antes de tudo, um pensador.Deixou saudades,era um verdadeiro pensador.
Queria ter conhecido ele, acho que nenhuma personalidade me fascinou tanto quanto o monir nasser, nao sei pq, so sei que ele conseguiu. Hj no colegio apresentei um trabalho sobre ele com relação a educação.
@@lightfamiliatrapo1043 Todos eles contribuiram (Olavo ainda contribui) ainda que mortos, vivem conosco em todo o conteúdo disponível. Basta agora fazermos o trabalho de absorver e passar adiante. O Brasil será diferente!
@@OGR-s14 , hj quase todos tem acesso a esse tipo de conteúdo, mas como o próprio José Monir Nasser disse, a educação só é possível em um processo voluntário. Quando as pessoas querem. E o que o UA-cam mostra é que elas querem: Funk (Anitta) Felipe Neto Piadas e distrações (Winderson Nunes) Esses são apenas alguns dos conteúdos (me dói o cérebro chamá-los de conteúdo) mais visualizados... Daí entende-se o porque da miséria brasileira...
@@selmasousa3935 Pois é isso só indica que o monir estava COMPLETAMENTE ERRADO!!! sem falar que existem palestras que ele diz que brasileiro possui uma má genética!!! isso me parece ser RACISMO!!! E INCENTIVAR UM PENSAMENTO EUGENISTA O QUE É TERRÍVEL!!! Pra mim esse monir e o olavo devem ser esquecidos da história do Brasil.
Tô triste de só conhecer esse grande homem agora . E ficar sabendo que ele ñ está mais entre nós é desolador. Tão difícil existir pessoas brilhantes como ele . Perda imensa pro Brasil.
no estado de sp, por exemplo temos uma resolução 53 de 2014, que lardeia a ideia de progressão continuada vulgo "aprovação continuada", pois não temos professor auxiliar, alunos em contra turno, tudo é um lixo, o que o estado pede é que passemos todos, e pior aqueles que não fazem nada fiquem com "azul", que é nota cinco 5,0, somos governados por imbecis.
Aprovação automática é a irresponsabilidade e falta de compromisso com o ensino que produz resultados com o tempo o aluno será capaz de desempenhar suas atividades longe dos que praticam estelionato intelectual fingem que ensinam,porém não capacitam ninguém, pois nos querem todos vassalos, manipulados distante das competências .
Certa vez quando ministrava um treinamento na empresa, pedi que um dos participantes fizesse a leitura de um pequeno parágrafo de um livro relacionado ao tema, e para meu espanto o rapaz simplesmente balbuciou alguns sons indecifráveis. O cara não leu mal, antes fosse isso, ele simplesmente não sabia ler! Agradeci a participação tentando disfarçar, explanei o tópico e em seguida reli o trecho como se estivesse reforçando. Desde então. quando peço para ler, solicito voluntários. Deve ser a aprovação automática...
Eu me formei a pouco tempo em geografia, me formei para ensinar geografia,se no processo de ensino da geografia eu puder educar alguém, ótimo, ficaria contente por isso. Eu não vejo em meu histórico nenhuma disciplina da faculdade que me capacite a ser um Educador, eu tive 2/3 de disciplinas da ciência geográfica e 1/3 de disciplinas que tentam passar técnicas de ensino da geografia, eu digo tentam, pois percebemos que muitas delas são totalmente equivocadas feitas por pessoas que não vivem o dia a dia de uma sala de aula.Tão equivocada quanto essa politica de empurração continuada do governo paulista, no conselho de classe só faltam colocar uma faca no seu pescoço para você dar 5 para um aluno que não mereça nem 3. Eu entendo o seguinte se sou pago para avaliar avaliei, dei chances de recuperação não recuperou. Se o Estado quer passar o aluno, o problema é dele, porque eu deva ser coagido a dar um 5. Muita recuperação, não passa de farsa, e os colegas sabem disso, como o conceito é subjetivo, muitos avaliam qualquer porcaria como 7, 8. Da-se um "trabalho" para o aluno que precisa de nota e ele vai no Word cola um monte de texto sem uma sequencia lógica, e tá tudo certo, 8,9 para ele.É meu primeiro ano como professor, os colegas falam para mim o jogo é esse, se quer jogar é assim, você ainda aprende.Nesse sistema a meritocracia é posta de lado, meritocracia que para os socialistas soa como palavrão. Eu não posso dispertar no aluno o orgulho de ser o melhor trazer a tona as suas qualidades, porque afinal a sociedade deve ser igual e o aluno ruim que não quiz aprender e ficou no celular, não tem problema, qualquer coisa ele será amparado pelo Estado "protetor". Eu não vejo problemas em preparar alunos para competir no mercado de trabalho, é nesse aspecto que entra a educação no meu ensino. O que a escola deve formar é homens livres, que sejam premiados pelos seus méritos. Os militantes dessa quadrilha que está no poder diz que o partido que tá no poder em São Paulo, que é uma merda também diga se de passagem, é neoliberal, antes fossem. Eu tenho certeza que o dia que entrar um governador minimamente sintonizado com o pensamento liberal essa politica do coitadismo, essa empurração continuada cairia por terra no primeiro dia de governo. Enquanto houver dependentes de assistência haverá Estado forte, é por isso que meritocracia não interessa para essa gente. Estamos preparando alunos com principios socialistas para enfrentar uma sociedade capitalista(ainda, e espero que continue) altamente competitiva ou preparamos alunos que possam competir por um bom emprego ou ser um empreendedor ou preparamos um exercito de dependentes de assistencialismo, que sofrerão chantagem em toda eleição e corre-se o risco dessa quadrilha se perpetuar no poder através do voto. Se alguém duvida,não conhece a natureza humana e muito menos esses farsantes que hoje estão no poder.
Junior Fernandes eu sinto muito por você Junior se acreditou na profissão de professor. Bom, isso acontece no Estado e nas Prefeituras. Nunca se privilegiou tanto as "elites" como nesse governo da esquerda ( incluindo o psdb) que diz pensar na população...A verdade é que sequer alfabetizam. Já pediu para seus alunos escreverem um parágrafo por conta própria? Se não fez isso , peça, recolha as folhas e você verá "quem é seu público". São alunos analfabetos funcionais, que vem da primeira série com esse "sistema"...Estão já com as mentes "embotadas" e suas famílias se importam pouco. Geralmente, a mãe trabalha o dia todo e o pai você não sabe se o aluno tem. Os pais tentam sobreviver e pagar as contas ....não estão preocupados com livros, geografia ou política ou geopolítica.....Não vão abrir os livros deles quando chegam cansados depois de um serviço pesado, aguentando chefes tão chatos quanto os seus.....ou piores. O que "eles" ( o sistema) fazem com o aluno é CRIME EM MINHA MODESTA OPINIÃO.....Eles condenam os filhos dos pobres MUITO MAIS DO QUE NA MINHA E NA SUA ÉPOCA DE MENINO......SE VC ESTUDOU EM ESCOLA PÚBLICA SABE DISSO....ELES DERAM CONTA DE FALIR A EDUCAÇÃO DE TAL FORMA, QUE RAROSSSSSSSSSS PROFESSORES ( SÓ PROFESSORES NA PINDAÍBA) TEM CORAGEM DE COLOCAR SEUS PRÓPRIOS FILHOS NA ESCOLA PÚBLICA.....Os netos do Serra e do Alckmin etc...vão todos pra escola particular e de quatro em quatro anos o sujeito aparece para prometer que EDUCAÇÃO É PRIORIDADE...VC SEMPREEEEEEEEEE OUVIRÁ ESSA MENTIRA PREGADA DE ANO EM ANO ELEITORAL.....Hoje, mais do que nunca , as elites vão pegar todosssssssssssss os postos porque os mais carentes tem escolas como a sua ...aonde o professor tem a faca na garganta por uma notinha de droga......com classes super lotadas, sem equipamentos, sem atrativo algum pra uma molecada cheia de tecnologia ......O professor na minha época ( tenho 44 anos) era visto ainda como alguém importante e , hoje é visto como perdedor porque todosssssssssss sabem que ganham pouco e que não tem respeito algum......nem da direção ou das secretarias ou diretorias de ensino..é tudo um faz de conta.....eu saí da área da educação e ainda trabalho com o que me formei .....prestei concursos. tenho amigas coordenadoras e professoras etc.....a gente sabe da realidade...o professor precisa se superar todos os dias.....
+Junior Fernandes Monir, em suas colocações, falava da importância de se ver tudo com olhar mais afastado, pois a só assim é possível a visão do todo. Por exemplo, quando você contrapõe socialismo e capitalismo, sem perceber como o socialismo, ao invés de se contrapor ao capitalismo na visão marxista, associa-se a ele, porque não há sociedade e projeto político que resistam a uma falta de economia. Portanto, os farsantes são apenas resultado de uma sociedade composta por indivíduos despreparados.
+ketzia m Acho que a humanidade está condenada a morrer por insuficiência intelectual. Quando se dá mais importância a quem come do que a quem planta, a quem fala do que a quem ensina, diz-se que formamos uma sociedade de idiotas fundamentalistas.
+Samurai Banzai não sei se seria tão radical dizendo que estaríamos condenados à insuficiência. Só que nossa realidade atual mostra que o mundo "regrediu" . Quando vemos o Estado Islâmico, por exemplo e , aquele pessoal estuprando na Europa, parece que estamos diante de antigos bárbaros ou seres que deveriam ter nascido no século VIII , durante a expansão do Islã...Não se parecem com pessoas que , supostamente, mereceriam estarem vivas no século XXI....São "tribais".. E essa horda de gente TRIBAL também existe no Brasil. Outro dia, vendo a confusão no Rio , no carnaval , durante a apresentação da Preta Gil, podíamos verificar ali um bando de gente completamente desclassificada e animalizada e sem noção alguma.... O mundo atual de 2016 também está terrivelmente VULGAR....A elegância, a honra, a educação ficou esquecida em algum lugar láaaaaaaaaaaa atrás.....Animais extremamente sexuais.....que se reproduzem de monte - é o que mais temos hoje em dia. Cultura? Massificada ......cultura que , na verdade é CURTURA.......NO SENTIDO DE SERMOS CURTOS MESMO... POR FALAR EM FUNDAMENTALISMO - HÁ CERTOS EXAGEROS Também.....por parte dos chamados religiosos ou muito conservadores...NEM TANTO A PEDRO E NEM TANTO A PAULO....AS PESSOAS SE ESQUECEM DE QUE É PRECISO HAVER EQUILÍBRIO....o meio termo....
Esse professor foi Mito! Devia ter muitos desafetos , inimigos e invejosos no seu calcanhar o tempo todo. Mas também não lhe faltaram verdadeiros admiradores.
Só vislumbrei verdades não ditas no dia de hoje. Parabéns pelas palavras e seria muito bom se as coisas ditas aqui se propague de forma plena em todos os corações daqueles brasileiros que de verdade quer um país melhor e próspero!
Um homem do quilate do José Monir Nasser é muito raro. Ele vai fazer muita falta para seus alunos ( classe na qual modestamente me incluo). Infelizmente ficamos cada vez mais órfãos de professores assim.
Triste, por só hoje ficar sabendo de sua existência. E mais triste ainda, por saber de sua morte prematura.Uma grande perda para o país. Com certeza ele teria gostado de conhecer o livro PROFESSOR NÃO É EDUCADOR, justamente separando estes conceitos do que é educar e do que é instruir. Um não tem nada a ver com o outro. Que Deus o tenha.
Prezado Gustavo. Obrigado por seu depoimento. De fato também fiquei muito triste por somente ter conhecido este professor, após seu falecimento. Só não posso concordar com a expressão: ensino no Brasil é irrecuperável, que ele diz. Temos muitos e graves problemas, mas temos muitos exemplos bons, que precisam ser multiplicados. Mas o pensamento dele, tem muito a ver com o Professor não é Educador. Abraços.
+Edésio Reichert Fui um dos 600 alunos do Monir até o mês que antecedeu o AVC no final de 2011. Pessoa magnífica, sob todos os aspectos, sobremaneira, intelectual. Quando dizia que o ensino é irrecuperável, estava se referindo aos fatores que provocaram a quase permanente e irreversível crise brasileira. Como você mesmo diz e ele também dizia, somente a reprodução e disseminação dos bons modelos e práticas é que podem contribuir com o desenvolvimento e as transformações. Leia dois livros dele chamados: "O Brasil que deu certo" e "A economia do mais", onde mostra, por exemplos práticos, que as soluções estão nas pessoas e na sua capacidade de se organizarem e entenderem a amplitude de seus pensamentos, ideias, interesses e ações. Pessoas assim, veem no Estado, apenas o protetor e impulsionador de arranjos produtivos e econômicos. Porém, tal visão esbarra nas deformidades de hoje, onde o Estado é o porto seguro da estabilidade, visto pela sociedade, e o provedor das grandes lideranças econômicas, visto pelos produtores, empreendedores e empresários. Tudo isso com o "consentimento" da maioria, através de um sistema eleitoral torto, amparado numa pseudo-democracia que confere autoridade e poder decisório a mentirosos, mal intencionados, psicopatas e despreparados. Como pretender reformas e mudanças substanciais com pessoas assim? O despreparo atinge setores que consideramos à prova disso, por exemplo, a USP, onde, aliás sou formado e testemunha de que é um reduto disseminador de ideias esquerdistas, cujo grande feito no plano social foi a conquista da liberdade democrática. Seria isso muito ou pouco para aquela que é considerada uma das grandes reservas intelectuais do Brasil? Boa sorte e que seu exemplo se multiplique. Abçs.
Samurai Banzai obrigado pelas sugestões de livros e pelo belíssimo depoimento. De fato, nunca tantos medíocres tiveram tanto poder de mandar. E para mudar estas estruturas, temos que ter pessoas decentes que ocupem estes espaços.Aproveito para lhe perguntar: já conhece o livro Professor não é Educador?
+Edésio Reichert Assim, aos poucos, talvez cheguemos a um bom lugar. Essa conquista do poder pelos medíocres tem suas razões e motivações, sobretudo no nosso obscurantismo cultural, o que nos faz reféns de líderes e manipuladores que se aproveitam desse desinteresse e impõe formas de dominação baseadas em estratégias e recursos previamente pensadas, mas que passam quase despercebidas pela maioria da população. Quando se apercebe, já é tarde e aí a reversão é quase impossível, porque o aparelhamento somado à doutrinação e dependência deixam todos perplexos, a dizer: e agora? Veja o caso das manifestações, do nosso governo, das barbaridades, dos escândalos, da corrupção, que tomam proporções assustadoras e depois começam a se esvair, esbarrar em dificuldades, até cair no esquecimento... Participo de grupos de discussão que colocam a educação como principal bandeira para quaisquer transformações pretendidas. Não fiz uma leitura específica do "Professor não é educador", mas esta obra já foi motivo de abordagem. Todas as pessoas, educadores ou não que têm algo relevante a acrescentar ou colocar são citadas, sobretudo aquelas que veem no socio-construtivismo um dos males maiores da educação no Brasil, já que está muito mais associado a uma ideologia nefasta do que a uma proposta séria de desenvolvimento das pessoas e, por consequência, de um país. Enfim, o brasileiro costuma ler pouco, estudar pouco e falar muito. Pior ainda, há os que além disso, roubam muito, fingem muito e mentem muito. Quando nos conformamos em ter líderes despreparados, incultos e os colocamos no posto mais alto co comando da nação, em detrimento de pessoas preparadas, de bem, mas que não são se prestam a se candidatar a nada, alguma coisa está muito errada e com certeza Edésio, não somos nós. Um abraço, até mais.
Interessante: "...a educação no Brasil se tornou um método pelo qual você distribui entre as pessoas, privilégios que depois podem ser usados para fins profissionais. Apenas um meio de separar as pessoas com perspectivas diferentes".
correto, hoje a educação/ensino, não existe, somos babás de alunos sem educação de família, pais que largam seus filhos na escola, achando que assim resolverá os problemas sociais, e aprenderá algo. estamos sem futuro.
sou professora, muito infeliz pq vivo o inferno da burocracia em sala de aula. sou crucificada por querer aprovar os alunos por mérito, cobrar e querer ensinar. infelizmente estou a poucos dias de enlouquecer e chutar o pau. Quem sofre é quem quer aprender pq a escola virou um deposito de adolescentes, obrigados por lei a estarem lá a fazer tudo, menos aprender. aí no próximo ano eles viram para o professor, sorrindo alegremente e dizem q não irão fazer nada pq passam mesmo. Só baderna.
A educação tem de ser necessariamente voluntária, consiste em aquele que quer aprender alguma coisa se encontrar com aquele que quer ensinar alguma coisa.
6 anos e 5 meses após a publicação desse vídeo, o quadro continua igual ou pior. Infelizmente, assim como o ensino no Brasil tornou-se irrecuperável, o país não tem chances de atingir suas reais possibilidades, condenando 210 milhões de pessoas ao atraso. Lamentável.
+Clara Mítia Preocupante sim, mas sem ação não há reação. Só nos resta arregaçar as mangas e fazendo nossa parte. Haverá o dia em que nossos políticos, lideranças, comunicadores e autoridades terão lucidez. Treva não é estágio permanente.
" É um fenômeno, criado pelos senhores sujos desse mundo. Querem torna os grandes sábios vistos como algo nosivo" obrigado saudoso professor José Monir.
A unica função da educação é a formação de pessoas capacitadas para o trabalho. Sua função só dará resultado quando ela for livre das regulações estatais. Educação estatal tem como destino controle. É o estado determinando no que as escolas ensina e o que as pessoas devem aprender. Passa-se 12 anos aprendendo coisas que não servem pra nada na vida cotidiana. Querem um educação de primeira? Então façam a separação educação do estado. Eu preferiria separar tudo do estado.
Pseudopensadores feito Leandro Karnal, Cortella e Clóvis de Barros Filho nos fazem sentir saudades dos verdadeiros intelectuais do Brasil, que infelizmente, não são imortais.
Esses pseudo-intelectuais fazem parte do sistema. São militantes esquerdistas travestidos de pensadores. Proferem um discurso bonito, cheio de termos rebuscados, e colocam no meio fragmentos da ideologia deles, para que o povo engula de forma imperceptível o marxismo. Acrescente aí na lista Marilena Chauí, Marcia Tiburi, outras duas ativistas de esquerda travestidas de filósofas.
*Tiburcius Van der Leeuwen... Assisti à uma "palestra" da Márcia Tiburi na CPFL e só me serviu pra sorrir do quanto ela agonizava em tentar explicar a própria confusão mental, a coisa ficou bem mais "divertida", quando o Pondé iniciou seu raciocínio, tão confuso quanto o da primeira...*
Esses 03 Pseudo pensadores e a Erika Kokay na tribuna do congresso, não há diferença nenhuma. Assista e tire suas conclusões...retórica aveludada é a mesma.
Os coxinhas trabalham Sr. Angelm, e é justamente por apenas trabalhar e não ter tempo pra se dedicar à politicagem que deixamos sindicalistas, terroristas, presidiários, invasores de propriedade alheia e outros tipos como vocês tomarem conta do Brasil. Mas estamos aprendendo com vocês e tomando de volta o que é do verdadeiro trabalhador. Afinal não adianta trabalhar duro no campo se o celeiro está cheio de ratos.
Alexandre de Castro Prado esclarece, em seu livro 'Preparação ao Correto Pensar que: 'a instrução e gênero de aperfeiçoamento humano, do qual são especies: a formação, a educação, a aprendizagem e o ensino. Há uma diferença sutil entre FORMAR, EDUCAR, aprender e ensinar. FORMAR significa moldar o homem. EDUCAR, a aprimorar o homem. Aprender, ao domínio de técnicas. Ensinar a dar-lhe uma profissão.' É por aí vai, depois ele explica cada uma dessas espécies.
Infelizmente, perdemos uma das maiores referências pensadoras deste pobre País. De alguma forma, precisamos manter acesa a luz que o Prof. Monir deixou. Gente, vamos pensar e propor uma maneira para que a obra do Monir continue e crie alguma perspectiva para a nossa miserável condição humana.
saudoso professor José Monir Nasser... tempos bons. Uma pena ter nos deixado tão prematuramente. Faz falta. Coloca fácil no bolso esses pseudopensadores dos dias atuais. Cortella, Karnal, Pondé...
Gente agorinha 23:06;2017 as 23 hs e 15 eu vi na tv Band fizeram a pergunta qual oceano banha a costa brasileira,uma mulher respondeu o PARAGUAI,que ensino bom e o do Brasil
Eu acho José Monir Nasser único inteligente neste meio de ensino e educação! Eu ficava horas ouvindo Ele, embevecida com suas palavras! Olavo tem razão, temos poucas pessoas inteligentes no Brasil!
"A verdadeira educação deve limitar-se aos homens que INSISTEM em conhecer. O resto é pastoreio do ovelhas." Ezra Pound, "ABC da Literatura, Capítulo VIII, página 79 da edição da Cultrix.
O verdadeiro professor é aquele que educa no conhecimento, além do livro. Posso afirmar isso depois de longos anos de estudo no curso de ciências juristas e sociais.
Suponho que a educação é o elemento de suporte para que o ensino obtenha êxito. Pois que, elementos como respeito a si próprio e aos outros, comportamento adequado, compreensão do ambiente em que está inserido, concentração, atenção, obediência as regras do estabelecimento, competição saudável, senso de direção, discernimento entre certo e errado, gosto pelas vitorias pessoais, humildade entre outros elementos, abrem as oportunidades para que o ensino tenha êxito. Esses elementos, também suponho que não sejam objeto de responsabilidade última das escolas. O mehor método de ensino, os melhores e mais capacitados professores, não obterão êxito se aqueles poucos elementos acima não estiverem sendo formados desde a mais tenra idade. Suponho também que educar significa atender a alma, por que a alma quer a beleza e a beleza é a verdade, as virtudes e a razão. Quem as dará?
Não me canso de repetir: José Monir Nasser tinha uma lucidez assombrosa!!!!
Esse cara em 2004 descrevia o Brasil de 2017
Discípulo de Hiram como assim tinha???
Faleceu...Se não me engano em 2014
Licantropus q pena q os mitos tambem se vão, mas ficou um legado de muitas palestras q hj nos dar a chance de adquirir muitos conhecimentos
Jose Monir Nasser era um cara inteligentíssimo e com uma perspicácia fora de série. Pena ter ido tão cedo. da mesma forma que o professor Pierluigi Piazzi, outro grande educador.
Eu fui aluno do Prof.Monir e tive oportunidade de observar suas falas e teorizar sobre assuntos de economia e da educação no Brasil.Nunca vi nada igual. Com que facilidade ele transcorria sobre os mais diversos temas da atualidade,de economia à educação.Era,ao meu ver, antes de tudo, um pensador.Deixou saudades,era um verdadeiro pensador.
Thiago Guedes ele escreveu algum livro?
Queria ter conhecido ele, acho que nenhuma personalidade me fascinou tanto quanto o monir nasser, nao sei pq, so sei que ele conseguiu. Hj no colegio apresentei um trabalho sobre ele com relação a educação.
então vc viu ele falar que o brasileiro possui má genética!!! falas terríveis dele.
.....ua-cam.com/video/zR16cJMqs2M/v-deo.html
Monir Nasser mais Pierluigi Piazzi .acho que nunca mais veremos alguém assim
Ele, olavo e outros participantes ilustres, no mídia sem máscara fizeram o melhor programa da televisão brasileira.
se juntasse ele, Olavo e o professor Pier, Brasil tava bem das pernas hoje
@@lightfamiliatrapo1043 Todos eles contribuiram (Olavo ainda contribui) ainda que mortos, vivem conosco em todo o conteúdo disponível. Basta agora fazermos o trabalho de absorver e passar adiante.
O Brasil será diferente!
@@OGR-s14 , hj quase todos tem acesso a esse tipo de conteúdo, mas como o próprio José Monir Nasser disse, a educação só é possível em um processo voluntário. Quando as pessoas querem. E o que o UA-cam mostra é que elas querem:
Funk (Anitta)
Felipe Neto
Piadas e distrações (Winderson Nunes)
Esses são apenas alguns dos conteúdos (me dói o cérebro chamá-los de conteúdo) mais visualizados...
Daí entende-se o porque da miséria brasileira...
@@selmasousa3935 Pois é isso só indica que o monir estava COMPLETAMENTE ERRADO!!! sem falar que existem palestras que ele diz que brasileiro possui uma má genética!!! isso me parece ser RACISMO!!! E INCENTIVAR UM PENSAMENTO EUGENISTA O QUE É TERRÍVEL!!! Pra mim esse monir e o olavo devem ser esquecidos da história do Brasil.
.....ua-cam.com/video/zR16cJMqs2M/v-deo.html
Foi embora cedo demais...
.....ua-cam.com/video/zR16cJMqs2M/v-deo.html
Não. Deus livrou ele da nossa atual miséria de tudo.2020. O justo é retirado sem que ninguém perceba. Diz o verbo eterno...2020
Hoje em 2019 suas palavras são tão atuais. Não é pessimismo, mas não vejo melhora em um sistema falido de faz de contas que existe.
.....ua-cam.com/video/zR16cJMqs2M/v-deo.html
Tô triste de só conhecer esse grande homem agora . E ficar sabendo que ele ñ está mais entre nós é desolador.
Tão difícil existir pessoas brilhantes como ele . Perda imensa pro Brasil.
Esse negócio de aprovação automática é simplesmente a cereja do bolo. Sou aluno de graduação e fico aterrorizado com o nível dos meus colegas.
no estado de sp, por exemplo temos uma resolução 53 de 2014, que lardeia a ideia de progressão continuada vulgo "aprovação continuada", pois não temos professor auxiliar, alunos em contra turno, tudo é um lixo, o que o estado pede é que passemos todos, e pior aqueles que não fazem nada fiquem com "azul", que é nota cinco 5,0, somos governados por imbecis.
Aprovação automática é a irresponsabilidade e falta de compromisso com o ensino que produz resultados com o tempo o aluno será capaz de desempenhar suas atividades longe dos que praticam estelionato intelectual fingem que ensinam,porém não capacitam ninguém, pois nos querem todos vassalos, manipulados distante das competências .
@@nidialicia8737 , isso mesmo! 👏👏👏👏
Certa vez quando ministrava um treinamento na empresa, pedi que um dos participantes fizesse a leitura de um pequeno parágrafo de um livro relacionado ao tema, e para meu espanto o rapaz simplesmente balbuciou alguns sons indecifráveis. O cara não leu mal, antes fosse isso, ele simplesmente não sabia ler! Agradeci a participação tentando disfarçar, explanei o tópico e em seguida reli o trecho como se estivesse reforçando. Desde então. quando peço para ler, solicito voluntários. Deve ser a aprovação automática...
.....ua-cam.com/video/zR16cJMqs2M/v-deo.html
O Prof. José Monir Nasser foi um grande pensador que infelizmente deixou esse mundo cedo demais.
.....ua-cam.com/video/zR16cJMqs2M/v-deo.html
Poucas pessoas com ideias claras e com muito conhecimento e geralmente não são ouvidos. Temos muitos exemplos.
Esse cara é um gênio!!!!!!!! Brilhante........
.....ua-cam.com/video/zR16cJMqs2M/v-deo.html
Chamar o ensino no Brasil de lixo, é um desagravo ao nobre material Reciclável.
.....ua-cam.com/video/zR16cJMqs2M/v-deo.html
é o chorume da merda isso sim
2023 aqui, estamos vivendo essa catástrofe!
EDUCAR-SE É DEVER DE TODOS
Fora de Série!!! Brilhante!!! Magnífico!!!
Eu me formei a pouco tempo em geografia, me formei para ensinar geografia,se no processo de ensino da geografia eu puder educar alguém, ótimo, ficaria contente por isso. Eu não vejo em meu histórico nenhuma disciplina da faculdade que me capacite a ser um Educador, eu tive 2/3 de disciplinas da ciência geográfica e 1/3 de disciplinas que tentam passar técnicas de ensino da geografia, eu digo tentam, pois percebemos que muitas delas são totalmente equivocadas feitas por pessoas que não vivem o dia a dia de uma sala de aula.Tão equivocada quanto essa politica de empurração continuada do governo paulista, no conselho de classe só faltam colocar uma faca no seu pescoço para você dar 5 para um aluno que não mereça nem 3. Eu entendo o seguinte se sou pago para avaliar avaliei, dei chances de recuperação não recuperou. Se o Estado quer passar o aluno, o problema é dele, porque eu deva ser coagido a dar um 5. Muita recuperação, não passa de farsa, e os colegas sabem disso, como o conceito é subjetivo, muitos avaliam qualquer porcaria como 7, 8. Da-se um "trabalho" para o aluno que precisa de nota e ele vai no Word cola um monte de texto sem uma sequencia lógica, e tá tudo certo, 8,9 para ele.É meu primeiro ano como professor, os colegas falam para mim o jogo é esse, se quer jogar é assim, você ainda aprende.Nesse sistema a meritocracia é posta de lado, meritocracia que para os socialistas soa como palavrão. Eu não posso dispertar no aluno o orgulho de ser o melhor trazer a tona as suas qualidades, porque afinal a sociedade deve ser igual e o aluno ruim que não quiz aprender e ficou no celular, não tem problema, qualquer coisa ele será amparado pelo Estado "protetor". Eu não vejo problemas em preparar alunos para competir no mercado de trabalho, é nesse aspecto que entra a educação no meu ensino. O que a escola deve formar é homens livres, que sejam premiados pelos seus méritos. Os militantes dessa quadrilha que está no poder diz que o partido que tá no poder em São Paulo, que é uma merda também diga se de passagem, é neoliberal, antes fossem. Eu tenho certeza que o dia que entrar um governador minimamente sintonizado com o pensamento liberal essa politica do coitadismo, essa empurração continuada cairia por terra no primeiro dia de governo. Enquanto houver dependentes de assistência haverá Estado forte, é por isso que meritocracia não interessa para essa gente. Estamos preparando alunos com principios socialistas para enfrentar uma sociedade capitalista(ainda, e espero que continue) altamente competitiva ou preparamos alunos que possam competir por um bom emprego ou ser um empreendedor ou preparamos um exercito de dependentes de assistencialismo, que sofrerão chantagem em toda eleição e corre-se o risco dessa quadrilha se perpetuar no poder através do voto. Se alguém duvida,não conhece a natureza humana e muito menos esses farsantes que hoje estão no poder.
Junior Fernandes Falou tudo cara, estou há 4 anos em sala de aula e pretendo abandonar a profissão!
Junior Fernandes eu sinto muito por você Junior se acreditou na profissão de professor. Bom, isso acontece no Estado e nas Prefeituras. Nunca se privilegiou tanto as "elites" como nesse governo da esquerda ( incluindo o psdb) que diz pensar na população...A verdade é que sequer alfabetizam. Já pediu para seus alunos escreverem um parágrafo por conta própria? Se não fez isso , peça, recolha as folhas e você verá "quem é seu público". São alunos analfabetos funcionais, que vem da primeira série com esse "sistema"...Estão já com as mentes "embotadas" e suas famílias se importam pouco. Geralmente, a mãe trabalha o dia todo e o pai você não sabe se o aluno tem. Os pais tentam sobreviver e pagar as contas ....não estão preocupados com livros, geografia ou política ou geopolítica.....Não vão abrir os livros deles quando chegam cansados depois de um serviço pesado, aguentando chefes tão chatos quanto os seus.....ou piores. O que "eles" ( o sistema) fazem com o aluno é CRIME EM MINHA MODESTA OPINIÃO.....Eles condenam os filhos dos pobres MUITO MAIS DO QUE NA MINHA E NA SUA ÉPOCA DE MENINO......SE VC ESTUDOU EM ESCOLA PÚBLICA SABE DISSO....ELES DERAM CONTA DE FALIR A EDUCAÇÃO DE TAL FORMA, QUE RAROSSSSSSSSSS PROFESSORES ( SÓ PROFESSORES NA PINDAÍBA) TEM CORAGEM DE COLOCAR SEUS PRÓPRIOS FILHOS NA ESCOLA PÚBLICA.....Os netos do Serra e do Alckmin etc...vão todos pra escola particular e de quatro em quatro anos o sujeito aparece para prometer que EDUCAÇÃO É PRIORIDADE...VC SEMPREEEEEEEEEE OUVIRÁ ESSA MENTIRA PREGADA DE ANO EM ANO ELEITORAL.....Hoje, mais do que nunca , as elites vão pegar todosssssssssssss os postos porque os mais carentes tem escolas como a sua ...aonde o professor tem a faca na garganta por uma notinha de droga......com classes super lotadas, sem equipamentos, sem atrativo algum pra uma molecada cheia de tecnologia ......O professor na minha época ( tenho 44 anos) era visto ainda como alguém importante e , hoje é visto como perdedor porque todosssssssssss sabem que ganham pouco e que não tem respeito algum......nem da direção ou das secretarias ou diretorias de ensino..é tudo um faz de conta.....eu saí da área da educação e ainda trabalho com o que me formei .....prestei concursos. tenho amigas coordenadoras e professoras etc.....a gente sabe da realidade...o professor precisa se superar todos os dias.....
+Junior Fernandes Monir, em suas colocações, falava da importância de se ver tudo com olhar mais afastado, pois a só assim é possível a visão do todo. Por exemplo, quando você contrapõe socialismo e capitalismo, sem perceber como o socialismo, ao invés de se contrapor ao capitalismo na visão marxista, associa-se a ele, porque não há sociedade e projeto político que resistam a uma falta de economia. Portanto, os farsantes são apenas resultado de uma sociedade composta por indivíduos despreparados.
+ketzia m Acho que a humanidade está condenada a morrer por insuficiência intelectual. Quando se dá mais importância a quem come do que a quem planta, a quem fala do que a quem ensina, diz-se que formamos uma sociedade de idiotas fundamentalistas.
+Samurai Banzai não sei se seria tão radical dizendo que estaríamos condenados à insuficiência. Só que nossa realidade atual mostra que o mundo "regrediu" . Quando vemos o Estado Islâmico, por exemplo e , aquele pessoal estuprando na Europa, parece que estamos diante de antigos bárbaros ou seres que deveriam ter nascido no século VIII , durante a expansão do Islã...Não se parecem com pessoas que , supostamente, mereceriam estarem vivas no século XXI....São "tribais".. E essa horda de gente TRIBAL também existe no Brasil. Outro dia, vendo a confusão no Rio , no carnaval , durante a apresentação da Preta Gil, podíamos verificar ali um bando de gente completamente desclassificada e animalizada e sem noção alguma.... O mundo atual de 2016 também está terrivelmente VULGAR....A elegância, a honra, a educação ficou esquecida em algum lugar láaaaaaaaaaaa atrás.....Animais extremamente sexuais.....que se reproduzem de monte - é o que mais temos hoje em dia. Cultura? Massificada ......cultura que , na verdade é CURTURA.......NO SENTIDO DE SERMOS CURTOS MESMO... POR FALAR EM FUNDAMENTALISMO - HÁ CERTOS EXAGEROS Também.....por parte dos chamados religiosos ou muito conservadores...NEM TANTO A PEDRO E NEM TANTO A PAULO....AS PESSOAS SE ESQUECEM DE QUE É PRECISO HAVER EQUILÍBRIO....o meio termo....
Monstro.....comparo - ao Sr. Enéias....Saudades. ...Deus o tenha !!!!
Faynnelf 15 , Enéias , deus , tudo BOSTA ❗
@@artedaguerrawushu6444 cala a boca seu ateu de merda,não chega a 5% do conhecimento dele.
Engraçado que grandes mentes se despedem muito cedo nesse país.
Esse professor foi Mito!
Devia ter muitos desafetos , inimigos e invejosos no seu calcanhar o tempo todo. Mas também não lhe faltaram verdadeiros admiradores.
Só vislumbrei verdades não ditas no dia de hoje. Parabéns pelas palavras e seria muito bom se as coisas ditas aqui se propague de forma plena em todos os corações daqueles brasileiros que de verdade quer um país melhor e próspero!
Um homem do quilate do José Monir Nasser é muito raro. Ele vai fazer muita falta para seus alunos ( classe na qual modestamente me incluo). Infelizmente ficamos cada vez mais órfãos de professores assim.
Todo no Brasil é irrecuperável, já estou perdendo o resto das esperanças que tinha em relação a algumas coisas neste país.
.....ua-cam.com/video/zR16cJMqs2M/v-deo.html
Prof. Monir e o meu herói!!!!
Triste, por só hoje ficar sabendo de sua existência. E mais triste ainda, por saber de sua morte prematura.Uma grande perda para o país. Com certeza ele teria gostado de conhecer o livro PROFESSOR NÃO É EDUCADOR, justamente separando estes conceitos do que é educar e do que é instruir. Um não tem nada a ver com o outro. Que Deus o tenha.
Prezado Gustavo. Obrigado por seu depoimento. De fato também fiquei muito triste por somente ter conhecido este professor, após seu falecimento. Só não posso concordar com a expressão: ensino no Brasil é irrecuperável, que ele diz. Temos muitos e graves problemas, mas temos muitos exemplos bons, que precisam ser multiplicados. Mas o pensamento dele, tem muito a ver com o Professor não é Educador. Abraços.
+Edésio Reichert Fui um dos 600 alunos do Monir até o mês que antecedeu o AVC no final de 2011. Pessoa magnífica, sob todos os aspectos, sobremaneira, intelectual. Quando dizia que o ensino é irrecuperável, estava se referindo aos fatores que provocaram a quase permanente e irreversível crise brasileira. Como você mesmo diz e ele também dizia, somente a reprodução e disseminação dos bons modelos e práticas é que podem contribuir com o desenvolvimento e as transformações. Leia dois livros dele chamados: "O Brasil que deu certo" e "A economia do mais", onde mostra, por exemplos práticos, que as soluções estão nas pessoas e na sua capacidade de se organizarem e entenderem a amplitude de seus pensamentos, ideias, interesses e ações. Pessoas assim, veem no Estado, apenas o protetor e impulsionador de arranjos produtivos e econômicos. Porém, tal visão esbarra nas deformidades de hoje, onde o Estado é o porto seguro da estabilidade, visto pela sociedade, e o provedor das grandes lideranças econômicas, visto pelos produtores, empreendedores e empresários. Tudo isso com o "consentimento" da maioria, através de um sistema eleitoral torto, amparado numa pseudo-democracia que confere autoridade e poder decisório a mentirosos, mal intencionados, psicopatas e despreparados. Como pretender reformas e mudanças substanciais com pessoas assim? O despreparo atinge setores que consideramos à prova disso, por exemplo, a USP, onde, aliás sou formado e testemunha de que é um reduto disseminador de ideias esquerdistas, cujo grande feito no plano social foi a conquista da liberdade democrática. Seria isso muito ou pouco para aquela que é considerada uma das grandes reservas intelectuais do Brasil? Boa sorte e que seu exemplo se multiplique. Abçs.
Samurai Banzai
obrigado pelas sugestões de livros e pelo belíssimo depoimento. De fato, nunca tantos medíocres tiveram tanto poder de mandar. E para mudar estas estruturas, temos que ter pessoas decentes que ocupem estes espaços.Aproveito para lhe perguntar: já conhece o livro Professor não é Educador?
+Edésio Reichert Assim, aos poucos, talvez cheguemos a um bom lugar. Essa conquista do poder pelos medíocres tem suas razões e motivações, sobretudo no nosso obscurantismo cultural, o que nos faz reféns de líderes e manipuladores que se aproveitam desse desinteresse e impõe formas de dominação baseadas em estratégias e recursos previamente pensadas, mas que passam quase despercebidas pela maioria da população. Quando se apercebe, já é tarde e aí a reversão é quase impossível, porque o aparelhamento somado à doutrinação e dependência deixam todos perplexos, a dizer: e agora? Veja o caso das manifestações, do nosso governo, das barbaridades, dos escândalos, da corrupção, que tomam proporções assustadoras e depois começam a se esvair, esbarrar em dificuldades, até cair no esquecimento...
Participo de grupos de discussão que colocam a educação como principal bandeira para quaisquer transformações pretendidas. Não fiz uma leitura específica do "Professor não é educador", mas esta obra já foi motivo de abordagem. Todas as pessoas, educadores ou não que têm algo relevante a acrescentar ou colocar são citadas, sobretudo aquelas que veem no socio-construtivismo um dos males maiores da educação no Brasil, já que está muito mais associado a uma ideologia nefasta do que a uma proposta séria de desenvolvimento das pessoas e, por consequência, de um país.
Enfim, o brasileiro costuma ler pouco, estudar pouco e falar muito. Pior ainda, há os que além disso, roubam muito, fingem muito e mentem muito.
Quando nos conformamos em ter líderes despreparados, incultos e os colocamos no posto mais alto co comando da nação, em detrimento de pessoas preparadas, de bem, mas que não são se prestam a se candidatar a nada, alguma coisa está muito errada e com certeza Edésio, não somos nós.
Um abraço, até mais.
tive o mesmo sentimento , porém dois anos mais tarde de você !
Interessante: "...a educação no Brasil se tornou um método pelo qual você distribui entre as pessoas, privilégios que depois podem ser usados para fins profissionais. Apenas um meio de separar as pessoas com perspectivas diferentes".
Essa análise é uma obra-prima! 👏👏👏
Bendita internet que não deixa legados como desse professor morrer! 🙏🙏🙏🙏
correto, hoje a educação/ensino, não existe, somos babás de alunos sem educação de família, pais que largam seus filhos na escola, achando que assim resolverá os problemas sociais, e aprenderá algo. estamos sem futuro.
.....ua-cam.com/video/zR16cJMqs2M/v-deo.html
Educação no Brasil, a nível de Estado, significa condicionamento mental e controle da maioria das pessoas. Não se enganem.
sou professora, muito infeliz pq vivo o inferno da burocracia em sala de aula. sou crucificada por querer aprovar os alunos por mérito, cobrar e querer ensinar. infelizmente estou a poucos dias de enlouquecer e chutar o pau. Quem sofre é quem quer aprender pq a escola virou um deposito de adolescentes, obrigados por lei a estarem lá a fazer tudo, menos aprender. aí no próximo ano eles viram para o professor, sorrindo alegremente e dizem q não irão fazer nada pq passam mesmo. Só baderna.
a escola virou um inferno. todo dia quando acordo penso... pqp, vou pra aquela merda de novo.
Muito obrigado por disponibilizar esse vídeo... Um Grande Mestre, saudades de Monir...
Saudoso prof Nasser! Ele bateu nessa tecla do Ensino X Educação assim como o prof Pier. Quando eles morreram, o Brasil ficou mais burro.
A educação tem de ser necessariamente voluntária, consiste em aquele que quer aprender alguma coisa se encontrar com aquele que quer ensinar alguma coisa.
"Você finge que me ensina e eu finjo que aprendo." Sobre o ensino brasileiro, por Olavo de Carvalho
6 anos e 5 meses após a publicação desse vídeo, o quadro continua igual ou pior. Infelizmente, assim como o ensino no Brasil tornou-se irrecuperável, o país não tem chances de atingir suas reais possibilidades, condenando 210 milhões de pessoas ao atraso. Lamentável.
e uma pena um homem desse ir embora triste a educação chora a sua falta fique em paz de Deus professor
GIGANTE! MONIR ETERNO!
Análise brilhante, porém muito preocupante...
Perfil da educação no Brasil por José Monir Nasser.
+Clara Mítia Preocupante sim, mas sem ação não há reação. Só nos resta arregaçar as mangas e fazendo nossa parte. Haverá o dia em que nossos políticos, lideranças, comunicadores e autoridades terão lucidez. Treva não é estágio permanente.
Educação... A arte de ser ...
Ensino..... A arte de aprender...
Conhecimento..... A nobreza de partilhar....
Esse homem foi brilhante!
Um dos grandes pensadores brasileiros, conhecia o Brasil como ninguém!
Saudades do mestre Nasser. Grande homem, grande inteligência.
que programa, que debate, infeliz aquele que acha que temos uma excelente educação pública.
Olavo de Carvalho, José Monir,Batista Vidal, mestre Enéas Carneiro. porquê o Brasil, não deixou fazer parte do governo.
.....ua-cam.com/video/zR16cJMqs2M/v-deo.html
Super verdade! Aprendemos algumas "coisas" mas, não fomos educados, na verdadeira concepção da palavra! Excelente explanação sobre o assunto! Obrigado
Se era urgente nessa época, imagina hoje.
Bolsonaro Neles !
Bolsonaro é o caralho!
Bolsonaro sim, sempre.
@@MarleneWalecheski queiroz neles corrupção para todos kkkk
Feliz estes alunos tiveram um excelente professor.
jose monir nasser é um nome que deve ser lembrado sempre, era uym profeta com conhecimento do que esta acontecendo no brasil.
O Brasil é um país completamente irrecuperável, sua sociedade fracassou
Grato pelo compartilhamento.
" É um fenômeno, criado pelos senhores sujos desse mundo. Querem torna os grandes sábios vistos como algo nosivo" obrigado saudoso professor José Monir.
A unica função da educação é a formação de pessoas capacitadas para o trabalho. Sua função só dará resultado quando ela for livre das regulações estatais.
Educação estatal tem como destino controle. É o estado determinando no que as escolas ensina e o que as pessoas devem aprender. Passa-se 12 anos aprendendo coisas que não servem pra nada na vida cotidiana. Querem um educação de primeira? Então façam a separação educação do estado. Eu preferiria separar tudo do estado.
Nem para isso, não tem emprego nesse país.
.....ua-cam.com/video/zR16cJMqs2M/v-deo.html
"A unica função da educação é a formação de pessoas capacitadas para o trabalho."
ÚNICA???? Já errou na primeira frase.
O cara é um gênio.
Muito bom.
Para existir educação formal precisa haver interesse por parte de todos. Também precisa de dedicação. Acreditar que a educação é preciso.
Pseudopensadores feito Leandro Karnal, Cortella e Clóvis de Barros Filho nos fazem sentir saudades dos verdadeiros intelectuais do Brasil, que infelizmente, não são imortais.
Felipe Felisberto Esses bostas atuais só o Pondé escapa, o resto...
Esses pseudo-intelectuais fazem parte do sistema. São militantes esquerdistas travestidos de pensadores. Proferem um discurso bonito, cheio de termos rebuscados, e colocam no meio fragmentos da ideologia deles, para que o povo engula de forma imperceptível o marxismo. Acrescente aí na lista Marilena Chauí, Marcia Tiburi, outras duas ativistas de esquerda travestidas de filósofas.
*Tiburcius Van der Leeuwen... Assisti à uma "palestra" da Márcia Tiburi na CPFL e só me serviu pra sorrir do quanto ela agonizava em tentar explicar a própria confusão mental, a coisa ficou bem mais "divertida", quando o Pondé iniciou seu raciocínio, tão confuso quanto o da primeira...*
Esses 03 Pseudo pensadores e a Erika Kokay na tribuna do congresso, não há diferença nenhuma. Assista e tire suas conclusões...retórica aveludada é a mesma.
Os coxinhas trabalham Sr. Angelm, e é justamente por apenas trabalhar e não ter tempo pra se dedicar à politicagem que deixamos sindicalistas, terroristas, presidiários, invasores de propriedade alheia e outros tipos como vocês tomarem conta do Brasil. Mas estamos aprendendo com vocês e tomando de volta o que é do verdadeiro trabalhador. Afinal não adianta trabalhar duro no campo se o celeiro está cheio de ratos.
Pena que já não se encontra entre nós. Homem brilhante.
Pena que homens como ele (verdadeiros ) ja se foram o sr Jose Monir Nasser se foi esse ano (2013) que Deus o tenha .
Uma ótima pessoa ...
Profeta !
Monir, simplesmente genial.
Como eu gostaria de ter encontrado o Prof Nasser durante minha formação universitária! Rj
Foi um grande brasileiro, gênio!
É. No Brasil nunca existiu Educação. Foi sempre um ensino, feito meio nas coxas.
O que ele fala é muito pra cabeça, é a pura verdade e triste demais!
Um dos maiores gênios que pisaram no Brasil.
Triste porém, verdadeiro!
Sou professor e penso nisso mesmo... Verdade!
Alexandre de Castro Prado esclarece, em seu livro 'Preparação ao Correto Pensar que: 'a instrução e gênero de aperfeiçoamento humano, do qual são especies: a formação, a educação, a aprendizagem e o ensino. Há uma diferença sutil entre FORMAR, EDUCAR, aprender e ensinar. FORMAR significa moldar o homem. EDUCAR, a aprimorar o homem. Aprender, ao domínio de técnicas. Ensinar a dar-lhe uma profissão.'
É por aí vai, depois ele explica cada uma dessas espécies.
Que saudade do Professor Nasser! ❤
Infelizmente, perdemos uma das maiores referências pensadoras deste pobre País. De alguma forma, precisamos manter acesa a luz que o Prof. Monir deixou. Gente, vamos pensar e propor uma maneira para que a obra do Monir continue e crie alguma perspectiva para a nossa miserável condição humana.
acho que eles partem de tanto desgosto de brasil
saudoso professor José Monir Nasser... tempos bons. Uma pena ter nos deixado tão prematuramente. Faz falta. Coloca fácil no bolso esses pseudopensadores dos dias atuais. Cortella, Karnal, Pondé...
a Blblia diz que satanas ia cegar o entendimento de muitos , a final de contas ele que manda nesse mundo de forma sistematica
Gente agorinha 23:06;2017 as 23 hs e 15 eu vi na tv Band fizeram a pergunta qual oceano banha a costa brasileira,uma mulher respondeu o PARAGUAI,que ensino bom e o do Brasil
Um Curitibano de excelencia!! Deveria ser homenageado com uma estatua em nossa cidade.
Eu acho José Monir Nasser único inteligente neste meio de ensino e educação! Eu ficava horas ouvindo Ele, embevecida com suas palavras! Olavo tem razão, temos poucas pessoas inteligentes no Brasil!
O wikipedia é a revista Caras da internet. Brilhante fonte de consulta.
Parece que o que nos ensinam até hoje não nos permite reconhecer as mentes brilhantes do país.
Um vídeo muito a frente do nosso tempo.
Muito inteligente 👏👏👏👏
Esse cara é foda !!!!
Lucidez!
Esse professor é dez
Maravilhoso!
Análise perfeita. Sistema educacional falido. Tudo propositalmente planejado para controlar a massa.😔
Esquerdiburrização cada vez mais aprofundada desde 1986.
Era isso que precisava concluir sobre a educação!!!!
Achei que era só eu que pensava assim.
Excelente
Sensacional!
Comparado a essa intelectualidade de esquerda, esse ilustre Sr. Estava 10 anos na frente de hj, vista lá de longe. Parabéns!!!
Ensino como enganação é um fato. Mestrados apenas como ritual para garantir títulos existem mesmo em faculdades tidas como sérias .
"A verdadeira educação deve limitar-se aos homens que INSISTEM em conhecer. O resto é pastoreio do ovelhas."
Ezra Pound, "ABC da Literatura, Capítulo VIII, página 79 da edição da Cultrix.
Um grande professor.
O verdadeiro professor é aquele que educa no conhecimento, além do livro. Posso afirmar isso depois de longos anos de estudo no curso de ciências juristas e sociais.
Um grande mestre que eu conheci por acaso e direto pelo professor Olavo.
Atual total.
Suponho que a educação é o elemento de suporte para que o ensino obtenha êxito. Pois que, elementos como respeito a si próprio e aos outros, comportamento adequado, compreensão do ambiente em que está inserido, concentração, atenção, obediência as regras do estabelecimento, competição saudável, senso de direção, discernimento entre certo e errado, gosto pelas vitorias pessoais, humildade entre outros elementos, abrem as oportunidades para que o ensino tenha êxito. Esses elementos, também suponho que não sejam objeto de responsabilidade última das escolas. O mehor método de ensino, os melhores e mais capacitados professores, não obterão êxito se aqueles poucos elementos acima não estiverem sendo formados desde a mais tenra idade. Suponho também que educar significa atender a alma, por que a alma quer a beleza e a beleza é a verdade, as virtudes e a razão. Quem as dará?
Caramba! A educação é feita pra peneirar e nivelar.
grande verdade
Diferença de educação e ensino.
"Educação não é Ensino"
Simplesmente correto!.
Esse cara é um gênio
Era, né?
Avante, Bolsonaro eleito, Olavo tem razão 💛💚
A educação tem que ficar na mão da sociedade isso sim