+Aline Aimee Jurava que vc ia dizer que o foco da câmera tava bizarro em algum momento HAHAHAHAHA Olha, na maior parte do tempo eu estou pensando que falei demais e você já foram pra casa dormir, então muito obrigada
Muito bom, Vevs. Espero mesmo que os vídeos de teoria literária não acabem, gosto pacas da sua visão sobre elas e da maneira como as expressa. Parabéns.
Ah Vevs, eu estava esperando MUITO por esse bonde! Super legal e bem explicativo, sim. Adorando passear pelas teorias literárias. Ansioso para um próximo!
Excelente vídeo, elucidou bem os gêneros pra mim, achava que Deadpool era uma paródia, agora descobri que é sátira. E descobri tmb que Qentin Tarantino é o rei do pastiche.
Você tá MUITO à vontade com a câmera! Tô comparando com uns dois anos atrás. O humor é o de sempre e a gente ama! Tô gostando demais desse Literatura for dummies (no caso, sou dummie) - complementam demais tuas explicações do tumblr. Sucesso!
Ah, esqueci de dizer que acompanho teu tumblr desde o início e que finalmente tomei vergonha na cara e comecei Ballet (aos 18 XD). Obrigada mesmo, Vevs!
Muito legal, Vevs. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Adoro essa série da teoria literária, por mim vc abria um canal só sobre isso! haha Obrigado mesmo!
Gostei da vinheta nova. "Não me pergunte como, sou de humanas" minha resposta pra quase tudo na vida hahahahaha Agora tudo ficou mais claro. Continue com essa série ;-)
+Israel Barros Vou escrever isso na testa, assim as pessoas nem ficarão tentadas a me perguntar algo que envolva mais do que posso contar com os dedos das mãos.
Que vídeo incrível! Minha mente estava um nó kkkk Me tira duas dúvida, por favor: - Aquelas imagens que tem Mona Lisa com o rosto trocado, ou fazendo biquinho são uma Paródia ou um Pastiche? - Os covers de música são um pastiche?
+Caio Araujo estudei Gregório de Matos quando fiz Literatura Brasileira na Faculdade de Letras da UFMG e a professora trabalhou com esse poema em sala de aula.
Adorei essa série! Continua vai... Gosto muito do seu canal, mas tenho uma dúvida: vc não gosta de literatura nacional? Ou latino americana? Pois eu AMO, por isso acho uma pena quase não ter resenhas com autores brasileiros ou latinos/hermanos. As resenhas seriam ótimas, pois vc tem um jeito bem divertido e interessante de analisar. Fica a dica. ps. dá um google no projeto Leia Mulheres, que consiste basicamente em ler mais escritoras, como forma de dar mais visibilidade às obras maravilhosas escritas por mulheres.
Sempre fica essa impressão de que não gosto de literatura brasileira só porque não tem muito vídeo rs Já comentei em outros momentos que meu interesse maior na literatura em língua portuguesa (aqui abrangendo todos os coleguinhas lusófonos) é a poesia. Mas como fazer vídeo sobre poesia?! Tem gente que arrepia só de ouvir a palavra escansão HAHAHAHA Há também o fato de eu ter formado em Letras - Português, e como o canal sempre foi um hobby, eu queria focar em outras coisas, não sendo o que estava analisando para a faculdade. Sobre o leia Leia Mulheres, eu conheço e acho incrível! Algumas vlogueiras conhecidas minhas inclusive participam. Infelizmente, eu não funciono com grupos de leitura, porque delimitar um livro é o primeiro passo pra eu mudar meu foco de interesse e não o ler. Já falei desse meu problema aqui, né? rs Mas, por outro lado, mesmo sem participar do projeto, no 2º semestre do ano passado, eu só li livros escritos por mulheres e um dos assuntos mais recorrentes seja no canal, seja no blog, é representatividade feminina, então acho que está bem balanceado (: No mais, obrigada pelas sugestões e, sim, a série vai continuar!
Claro que conheces o Leia Mulheres, pelo visto eu q demorei a conhecer. :) Na minha cidade não tem representação, mas to sempre lendo obras de escritoras, todo mês leio pelo menos duas. Putz, vídeo sobre poesia...ta explicado então (eu que perdi a explicação). ahahaha Bjo e aguardo a continuação da série.
"não é só porque a sua história vai vai fazer um monte de referências a outras histórias que ela não vai ter história própria..." você basicamente profetizou o maior defeito de Stranger Things.
Tava assistindo "A Princesa Prometida" e me lembrei desse video. Me toquei que talvez se trate de um Pastiche das histórias e romances medievais! Abraços!
acho que o deadpool não se enquadra muito bem a uma satira, pois o filme ri de si mesmo, uma caracteristica muito presentes nas parodias, uma obra realmente satirica sobre suler herois seria o kick-ass, tanto o livro quanto a grafic novel, e o exemplo maximo pra mim, de satira é o filme tropas estelares, que satiriza uma sociedade militarista, so que é uma satira tao perfeita, que a maioria nem percebe
Tudo que eu leio e é chato eu transformo numa paródia na minha cabeça. Fui obrigada a ler romeu e julieta e imaginei tudo como uma grande piada, sei que tem muita gente que gosta, mas não consegui entender o porquê. Deadpool foi um alívio para o gênero cada vez mais "manjado" de filme de super-herói, ele entrou fácil no meu top 5. Como estão suas expectativas para o guerra civil?
+erika lovebooks HAHAHAHAHAHA Eu faço algo parecido: quando acho algo muito ruim, eu penso que talvez aquilo seja uma paródia da qual apenas não alcançamos a genialidade ainda. Foi assim que suportei Gotham por 8 longos episódios...
nossa, obrigado pela luz. Já me perguntaram a diferença entre paródia e sátira e eu fiz a maoir cara de paisagem ever querendo falar "sátira não é a mulher do sátiro". Me julgue
Pode-se dizer que a saga de livros Crepúsculo é uma paródia do livro Drácula de Bram Stoker. E o livro 50 Tons de Cinza seria um pastiche da paródia Crepúsculo? Seria interessante fazer com outros gêneros também. Bacana os vídeos!
+pompeu teles É uma interpretação válida interessantíssima e pode ser expandida, mas a gente tem que tomar cuidado pra não sair achando que qualquer obra que fale de um mesmo tema é necessariamente paródia/pastiche/sátira de outra. Às vezes um charuto é só um charuto.
+Vevsvaladares Concordo, mas um Cohiba é um clássico... rs. Parabéns pelo seu canal, vc sintetiza muito bem as ideias que desenvolve, tem muita desenvoltura e carisma, seu sotaque é um charme... rs!! Espero que continue com os vídeos sobre teoria literária. Sucesso.
Fanfic é um gênero próprio. Algumas podem ser pastiches, assim como podem ser terror, comédia, etc. A fanfic reaproveita personagens em uma história própria, o pastiche imita um estilo, mas fora isso, história e personagens são originais.
Hmm... OUAT vai na contramão do pastiche, na verdade, porque eles pegam os personagens e constroem algo novo em cima, no caso um drama bem contemporâneo. Ninguém vê OUAT e pensa "estou vendo um filme da Disney", no máximo rolam umas homenagens à alguma cena das animações. É diferente de um A Colina Escarlate, por exemplo, que foi feito imitando o estilo dos filmes góticos dos anos 40 e é quase como se você estivesse assistindo um.
+Higor Pinheiro Acho que tá mais para pastiche com um pé de paródia. A série tem mais um tom de prestigio pelos slashers + uma zoada meio caricata - tipo Mean Girls, Clueless ou Glee msm - a alguns grupos de xovéns-q Não sou bom em explicações, mas espero ter ajudado :v
Oi Vevs! Tudo bem? Adoro seu canal e achei muito legal esse vídeo, mas quando estava no curso de Letras, li algumas obras de um autor russo chamado Bakhtin e ele diz que a paródia moderna não tem mais o tom unicamente engraçado, ou burlesco e pode renovar o texto original, fazer com que seja visto por outras pessoas, de outras épocas e não seja esquecida e esteja sempre atual. Um exemplo disso é a série Once Upon a Time que já parodiou quase todos os contos de fadas mais conhecidos pela cultura ocidental. Beijão!! Leitora Compulsiva olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/
+Andrea Morais Bakhtin e eu somos velhos amigos :D Ele sempre dá um jeito de aparecer na minha vida... Ele criou praticamente uma categoria própria quando começou a trabalhar o carnavalesco, mas eu sempre gosto de trazer a base aqui nos vídeos. Como desconstruir um conceito sem antes construí-lo? Sem contar que admito ter os dois pezinhos na Narratologia, acho que é a melhor corrente a ser abordada nesses vídeos por ser a que os autores mais utilizam, conscientemente ou não. Engraçado, teve outro comentário falando sobre OUAT e eu não consigo pensar nessa série como paródia ou sátira ou pastiche! Segundo a visão do Bakhtin, sim, podemos encaixar, mas eu tendo a ver mais como uma releitura (não que paródia e afins não sejam releituras, mas vc entendeu HAHAHAHA). Muito obrigada por iniciar essa discussão (:
Eu e o Bakhtin também somos velhos conhecidos porque o estudei muito durante toda a graduação! Fiz Iniciação Científica e ele foi meu respaldo teórico e meu corpus era análise de paródias! kkkkkkkkk Me identifico muito com os estudos dele.
+Mario Jardel Gostou? Tô trabalhada no noir agora (; Mas me desculpe, vou ficar devendo essa do Kill Bill porque não acompanho o trabalho do Tarantino, mas eu tenho a impressão que já li que ele gosta de fazer pastiches, sim, mas não saberia te dizer quais são os elementos, etc.
Vevs você esclareceu o que antes era mais obscuro que romance gótico.
+francisco franca Com passagens secretas a serem exploradas à luz de um candelabro.
Procurei explicação de "pastiche" no UA-cam inteiro e depois de uma hora encontrei seu vídeo. Mds, obrigado :')
Obrigado ! Não se preocupa não, você não deixou nada confuso, ao contrário, esclareceu :)
Seu foco e sua concisão para dizer coisas importantes em tão pouco tempo são admiráveis!
+Aline Aimee Jurava que vc ia dizer que o foco da câmera tava bizarro em algum momento HAHAHAHAHA
Olha, na maior parte do tempo eu estou pensando que falei demais e você já foram pra casa dormir, então muito obrigada
Muito bom, Vevs. Espero mesmo que os vídeos de teoria literária não acabem, gosto pacas da sua visão sobre elas e da maneira como as expressa. Parabéns.
Quanto conteúdo de qualidade em apenas 6 minutos :) Seus vídeos são sempre incríveis, Vevs!
Ah Vevs, eu estava esperando MUITO por esse bonde! Super legal e bem explicativo, sim. Adorando passear pelas teorias literárias. Ansioso para um próximo!
Você é incrível.
Que saudade dos vídeos de teoria
Excelente vídeo, elucidou bem os gêneros pra mim, achava que Deadpool era uma paródia, agora descobri que é sátira. E descobri tmb que Qentin Tarantino é o rei do pastiche.
Eu aprendo tanto com você Verônica!! Sou auto didata em teoria literária e estou lendo um pouco sobre o assunto. Adoro esse seus vídeos!!
Amo seus vídeos sobre a teoria literária...
MEU DEUS OBRIGADA até que enfim um raio de vídeo nesse youtube me explicou o que é Pastiche
VINHETA NOVA QUE COISA MAIS LINDA
Você tá MUITO à vontade com a câmera! Tô comparando com uns dois anos atrás. O humor é o de sempre e a gente ama! Tô gostando demais desse Literatura for dummies (no caso, sou dummie) - complementam demais tuas explicações do tumblr. Sucesso!
Ah, esqueci de dizer que acompanho teu tumblr desde o início e que finalmente tomei vergonha na cara e comecei Ballet (aos 18 XD). Obrigada mesmo, Vevs!
AMEI a nova vinheta!
+Mell Ferraz Literature se MELLZINHA
Muito legal, Vevs. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Adoro essa série da teoria literária, por mim vc abria um canal só sobre isso! haha Obrigado mesmo!
Dando graças pela existência da Verônica e dos vídeos sobre teoria literária da Verônica
Amei a vinheta
arrasou vevs! adoro seus vídeos de teoria, aprendo muito!
+lidolendo Vc fala como se a gente não conversasse, sei lá, quase todo dia HAHAHAHAHA
Sátira ♥
Escrevo uma e meu livro de fantasia favorito, O Nome do Vento, é uma também.
Gostei da vinheta nova.
"Não me pergunte como, sou de humanas" minha resposta pra quase tudo na vida hahahahaha
Agora tudo ficou mais claro. Continue com essa série ;-)
+Israel Barros Vou escrever isso na testa, assim as pessoas nem ficarão tentadas a me perguntar algo que envolva mais do que posso contar com os dedos das mãos.
perfeito....vc é demais
Ótimo!
Parabéns ameiii o videoo , obrigada mesmo 😍😍
Rainha da Internetchy!
Show de bola!
Tô com muita dificuldade em fazer uma pastiche de uma música ...
Ameeeeeei esse vídeo! Adorei demais!
Olá!
Poderia por gentileza indicar obras literárias que contam sobre a conquista das américas.
Obrigado :)
Simples, direta e divertida como não gostar?
Dom Quixote é uma sátira clássica
Que vídeo incrível!
Minha mente estava um nó kkkk
Me tira duas dúvida, por favor:
- Aquelas imagens que tem Mona Lisa com o rosto trocado, ou fazendo biquinho são uma Paródia ou um Pastiche?
- Os covers de música são um pastiche?
Saudades dos vídeos de Teoria Literária ❤️. Falou de sátira já me lembro do Gregório de Matos 💕
+Caio Araujo O poema Picaflor
+Artur Villaça Exatamente 👏
+Caio Araujo estudei Gregório de Matos quando fiz Literatura Brasileira na Faculdade de Letras da UFMG e a professora trabalhou com esse poema em sala de aula.
Adorei essa série! Continua vai...
Gosto muito do seu canal, mas tenho uma dúvida: vc não gosta de literatura nacional? Ou latino americana?
Pois eu AMO, por isso acho uma pena quase não ter resenhas com autores brasileiros ou latinos/hermanos. As resenhas seriam ótimas, pois vc tem um jeito bem divertido e interessante de analisar. Fica a dica.
ps. dá um google no projeto Leia Mulheres, que consiste basicamente em ler mais escritoras, como forma de dar mais visibilidade às obras maravilhosas escritas por mulheres.
Sempre fica essa impressão de que não gosto de literatura brasileira só porque não tem muito vídeo rs Já comentei em outros momentos que meu interesse maior na literatura em língua portuguesa (aqui abrangendo todos os coleguinhas lusófonos) é a poesia. Mas como fazer vídeo sobre poesia?! Tem gente que arrepia só de ouvir a palavra escansão HAHAHAHA Há também o fato de eu ter formado em Letras - Português, e como o canal sempre foi um hobby, eu queria focar em outras coisas, não sendo o que estava analisando para a faculdade.
Sobre o leia Leia Mulheres, eu conheço e acho incrível! Algumas vlogueiras conhecidas minhas inclusive participam. Infelizmente, eu não funciono com grupos de leitura, porque delimitar um livro é o primeiro passo pra eu mudar meu foco de interesse e não o ler. Já falei desse meu problema aqui, né? rs Mas, por outro lado, mesmo sem participar do projeto, no 2º semestre do ano passado, eu só li livros escritos por mulheres e um dos assuntos mais recorrentes seja no canal, seja no blog, é representatividade feminina, então acho que está bem balanceado (:
No mais, obrigada pelas sugestões e, sim, a série vai continuar!
Claro que conheces o Leia Mulheres, pelo visto eu q demorei a conhecer. :) Na minha cidade não tem representação, mas to sempre lendo obras de escritoras, todo mês leio pelo menos duas.
Putz, vídeo sobre poesia...ta explicado então (eu que perdi a explicação). ahahaha
Bjo e aguardo a continuação da série.
"não é só porque a sua história vai vai fazer um monte de referências a outras histórias que ela não vai ter história própria..."
você basicamente profetizou o maior defeito de Stranger Things.
As séries sitcom na televisão seriam um tipo de sátira da sociedade atual? E remakes ou reboots de filmes são pastiches?
Tava assistindo "A Princesa Prometida" e me lembrei desse video. Me toquei que talvez se trate de um Pastiche das histórias e romances medievais! Abraços!
acho que o deadpool não se enquadra muito bem a uma satira, pois o filme ri de si mesmo, uma caracteristica muito presentes nas parodias, uma obra realmente satirica sobre suler herois seria o kick-ass, tanto o livro quanto a grafic novel, e o exemplo maximo pra mim, de satira é o filme tropas estelares, que satiriza uma sociedade militarista, so que é uma satira tao perfeita, que a maioria nem percebe
Os motivos pra dar joinha são cada vez melhores hahaha
Yay, teoria literária *-* Fiquei tentando falar pastiche como você, mas não dá! hahaha
+Mariana Fernandes Como você fala? HAHAHAHA No meu caso, são dois chiados, um do S pro Ti e outro no CH.
Não consigo "chiar" no S, o TI fica mais forte '-' hahaha
Vevs, o seriado dos simpsons serião uma paródia,sátira ou pastiche?
+César Perira Por que você acha que seria um dos três? Não é pergunta retórica, quero saber seu raciocínio.
Os simpsons tem várias críticas ao modo de vida americano, sem falar à certas referências aos filmes famosos.
Muito bom !!
Tudo que eu leio e é chato eu transformo numa paródia na minha cabeça. Fui obrigada a ler romeu e julieta e imaginei tudo como uma grande piada, sei que tem muita gente que gosta, mas não consegui entender o porquê. Deadpool foi um alívio para o gênero cada vez mais "manjado" de filme de super-herói, ele entrou fácil no meu top 5. Como estão suas expectativas para o guerra civil?
+erika lovebooks HAHAHAHAHAHA Eu faço algo parecido: quando acho algo muito ruim, eu penso que talvez aquilo seja uma paródia da qual apenas não alcançamos a genialidade ainda. Foi assim que suportei Gotham por 8 longos episódios...
Lolita de Nabokov poderia ser considerado uma sátira?
Vevs, você disse em um outro vídeo que faz mestrado (creio que seja em letras), mas qual a área de concentração dele?
Literatura e Outras Artes, vou trabalhar com adaptação (;
Que legal. Na universidade daqui tem em Literatura Comparada, pelo que li sobre é incrível!
nossa, obrigado pela luz. Já me perguntaram a diferença entre paródia e sátira e eu fiz a maoir cara de paisagem ever querendo falar "sátira não é a mulher do sátiro". Me julgue
Pode-se dizer que a saga de livros Crepúsculo é uma paródia do livro Drácula de Bram Stoker. E o livro 50 Tons de Cinza seria um pastiche da paródia Crepúsculo? Seria interessante fazer com outros gêneros também. Bacana os vídeos!
+pompeu teles É uma interpretação válida interessantíssima e pode ser expandida, mas a gente tem que tomar cuidado pra não sair achando que qualquer obra que fale de um mesmo tema é necessariamente paródia/pastiche/sátira de outra. Às vezes um charuto é só um charuto.
+Vevsvaladares Concordo, mas um Cohiba é um clássico... rs. Parabéns pelo seu canal, vc sintetiza muito bem as ideias que desenvolve, tem muita desenvoltura e carisma, seu sotaque é um charme... rs!! Espero que continue com os vídeos sobre teoria literária. Sucesso.
Pastiche é próximo a uma fanfic?
Fanfic é um gênero próprio. Algumas podem ser pastiches, assim como podem ser terror, comédia, etc.
A fanfic reaproveita personagens em uma história própria, o pastiche imita um estilo, mas fora isso, história e personagens são originais.
Once upon a time é um pastiche ?
Hmm... OUAT vai na contramão do pastiche, na verdade, porque eles pegam os personagens e constroem algo novo em cima, no caso um drama bem contemporâneo. Ninguém vê OUAT e pensa "estou vendo um filme da Disney", no máximo rolam umas homenagens à alguma cena das animações. É diferente de um A Colina Escarlate, por exemplo, que foi feito imitando o estilo dos filmes góticos dos anos 40 e é quase como se você estivesse assistindo um.
Ouvi "pastiche", entendi "pistache" e ri por meia hora xD
Scream queens seria satira ou parodia dos slashers 80's?
+Higor Pinheiro Eu não assisto, então não saberia responder.
Alguém aí se habilita?
+Vevsvaladares Eu tenho quase certeza que é uma parodia, só queria uma conformação. Obg
+Higor Pinheiro Acho que tá mais para pastiche com um pé de paródia. A série tem mais um tom de prestigio pelos slashers + uma zoada meio caricata - tipo Mean Girls, Clueless ou Glee msm - a alguns grupos de xovéns-q
Não sou bom em explicações, mas espero ter ajudado :v
Talvez dizer que é o Ryan Murphy ryanmurphyando baste :P
+Thiago Domício IIIIIIISSSO THIAGO, as vezes eu esqueço que não é zoeira o tempo todo uahsuahsua
Eu gostiiii
Nossa, vc é muito linda guria.
Quer ir no cinema comigo???
💕💕💕💕💕💕💕
Oi Vevs! Tudo bem? Adoro seu canal e achei muito legal esse vídeo, mas quando estava no curso de Letras, li algumas obras de um autor russo chamado Bakhtin e ele diz que a paródia moderna não tem mais o tom unicamente engraçado, ou burlesco e pode renovar o texto original, fazer com que seja visto por outras pessoas, de outras épocas e não seja esquecida e esteja sempre atual. Um exemplo disso é a série Once Upon a Time que já parodiou quase todos os contos de fadas mais conhecidos pela cultura ocidental.
Beijão!!
Leitora Compulsiva
olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/
+Andrea Morais Bakhtin e eu somos velhos amigos :D Ele sempre dá um jeito de aparecer na minha vida...
Ele criou praticamente uma categoria própria quando começou a trabalhar o carnavalesco, mas eu sempre gosto de trazer a base aqui nos vídeos. Como desconstruir um conceito sem antes construí-lo? Sem contar que admito ter os dois pezinhos na Narratologia, acho que é a melhor corrente a ser abordada nesses vídeos por ser a que os autores mais utilizam, conscientemente ou não.
Engraçado, teve outro comentário falando sobre OUAT e eu não consigo pensar nessa série como paródia ou sátira ou pastiche! Segundo a visão do Bakhtin, sim, podemos encaixar, mas eu tendo a ver mais como uma releitura (não que paródia e afins não sejam releituras, mas vc entendeu HAHAHAHA).
Muito obrigada por iniciar essa discussão (:
Eu e o Bakhtin também somos velhos conhecidos porque o estudei muito durante toda a graduação! Fiz Iniciação Científica e ele foi meu respaldo teórico e meu corpus era análise de paródias! kkkkkkkkk Me identifico muito com os estudos dele.
Adorei o vídeo Vevs
Só me explica que eu não entendi: o que realmente diferencia a paródia da sátira?
+André Figueiredo Uai, paródia é pela zoeira, sátira é pela crítica e não necessariamente precisa ser cômica.
Pela paródia e pela resistência.
Paxxxtcichxxe ❤
Poucos sabem o quanto brasiliense puxa o S e o CH... Quase carioca, eu HAHAHAHAHA
Vevsvaladares ah mas belenense tbm 😂
Vevs Kill Bill pode ser considerado um pastiche?
Bjs sua linda!!!
P.S.: Mulher que vinheta babadeira é essa? Razô.
+Mario Jardel Gostou? Tô trabalhada no noir agora (;
Mas me desculpe, vou ficar devendo essa do Kill Bill porque não acompanho o trabalho do Tarantino, mas eu tenho a impressão que já li que ele gosta de fazer pastiches, sim, mas não saberia te dizer quais são os elementos, etc.